Vania Maria Cavallari
Atualmente é professora do Centro Universitário Ítalo Brasileiro - Uniitalo, capacita professores no Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo - SIEEESP e pela editora FTD, atua em pós graduação de Psicopedagogia, Distúrbios de aprendizagem e a Arte de contar Histórias. É especialista em Recreação e Lazer, Psicomotricidade, Jogos Cooperativos e Neuroeducação. Tem experiência na área de Educação, Educação Física e Recursos Humanos. Autora do livro "Recreação em Ação" e co-autora dos livros: "Virando o jogo na Educação: Moral e Ética na escola", "A criança de seis anos: reflexões e práticas" e "A arte de contar Histórias Abordagem poética, literária e performática"
Informações coletadas do Lattes em 28/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Neuroeducação
2006 - 2008
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Orientador: Profº Ms.Luiz Felippe Matta Ramos
Especialização em curso de pós graduação em jogos cooperativos
2004 - 2005
Universidade Monte Serrat
Orientador: Roberto Martini
Especialização em Psicomotricidade
1999 - 2000
Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação
Orientador: Cláudia Galvani
Especialização em especialização em recreação e lazer
1994 - 1995
Faculdade de Educação Física de Santo Andre
Orientador: Roberto Rodrigues Paes
Formação complementar
1995 - 1995
O Jogo na sala de aula. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOMOTRICIDADE.
Participação em eventos
IX Congresso Mundial de Psicomotricidade. Psicomotricitá: Gioco e giocattolo nell'educazione infantile. 2010. (Congresso).
Conferência Internacional "Criança hoje", que adulto amanhã?. Rodas e brincadeiras cantadas. 2010. (Congresso).
IX Congressso MUndial de Psicomotricidade. 2010. (Congresso).
1º Congresso Nacional de Psicomotricidade. 2010. (Congresso).
XIV Congresso de Educação Saber 2010 "Cuidar do presente para garantir o futuro" - O saber agindo para um mundo sustentável. 2010. (Congresso).
Apresentação de dança sênior na ABP.Brincar é coisa séria. 2010. (Encontro).
IX Ciranda da recreação... 2010. (Encontro).
Distúrbios Atencionais e Dificuldades de Aprendizagem: Como intervir com a Psicomotricidade?. 2010. (Encontro).
Congresso Pitágoras. 2008. (Congresso).
III Simpósio Internacional de Acampamentos Educativos e V Curso de Monitoria.Recreação e Psicomotricidade: um par perfeito. 2008. (Simpósio).
Semana Presencial do Programa de Educação Continuada 2º edição Municípios.Jogos que favoreçam o conhecimento do esquema corporal. 2008. (Oficina).
Palestra.Motivação. 2008. (Encontro).
JOPEF WELLNESS 2007. Recreação e Psicomotricidade: um par perfeito. 2007. (Congresso).
Congresso Nacional de Psicomotricidade. 2007. (Congresso).
Forum do Esporte para lojas, indústrias, academias, clubes, escolas, construção esportiva e proffisionais da saúde e educação física. A importância do profissional de educação física no processo educacional da criança. 2007. (Congresso).
2º Congresso SOBEI de Educação Infantil. Rodas e Brincadeiras Cantadas. 2007. (Congresso).
II Simpósio Internacional de Acampamentos Educativos e IV Curso de Monitoria.Psicomotricidade e a recração como ferramenta pedagógica. 2007. (Simpósio).
IX Ciranda da Recreação.Psicomotricidade e Recreação: um par perfeito. 2007. (Oficina).
Oficinas no PEC.Recreação e Psicomotricidade para a Educação. 2007. (Oficina).
Palestra aos discentes do curso de Educação Física da IMENSU.Recreação x Psicomotricidade. 2007. (Encontro).
X Congresso Educação Saber 2006. Psicomotricidade e recreação integradas ao conjunto das dsiciplinas escolares. 2006. (Congresso).
Congresso Pitágoras. 2006. (Congresso).
XIV Semana de Educação Física "O lazer e os diversos campos de atuação e intervenção profissional".Recreação Escolar. 2006. (Encontro).
8ª Ciranda da Recreação.Ciranda da recreação. 2006. (Encontro).
Seminário Esporte, Lazer e Juventude. 2005. (Seminário).
IX Semana de Educação.O Estudo do mundo. 2005. (Encontro).
XVII Encontro Nacional de Recreação. 2005. (Encontro).
XVII Encontro Nacional de Recreação e Lazer.Contadores de História Grupo Gwaia. 2005. (Encontro).
Congresso Pitágoras - Empreendedorismo - um novo passo em Educação. 2004. (Congresso).
I Simpósio de Educação da Faculdade Ítalo-Brasileira.A Recreação na formação do educador. 2004. (Simpósio).
I Encontro de Educação Física Escolar.Psicomotricidade em Ação. 2004. (Encontro).
IX Workshop das Escolas de Esporte.Psicomotricidade em Ação. 2004. (Outra).
XV ENAPEL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer. 2003. (Encontro).
XV ENAPEL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer / II Encontro de Professores das disciplinas de Recreação e Lazer. 2003. (Encontro).
Encontro Nacional de Educação Física.Psicomotricidade e atividades Lúdicas. 2002. (Encontro).
IX ENAPSIM e VI ELAPSIM - Encontros Nacional e Latino Americano de Psicomotricidade. 2002. (Encontro).
I Congresso de Educação Católica "Expressões de Vida e Perspectivas". Recrear...Recriar...Repensar. 2000. (Congresso).
La psychomotricité entre passé et avenir Apports conceptuels et methodologiques. 2000. (Seminário).
6º Semana de Educação de Praia Grande. Brincar é coisa séria. 1999. (Congresso).
XI Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Brasil. Recreação Escolar. 1999. (Congresso).
I Encontro de Recreação, Lazer e Educação, Norte/Nordeste... 1999. (Encontro).
I Encontro de Recreação, lazer e Educação, Norte/Nordeste... 1999. (Encontro).
II Congresso e Feira de Educação - Saber 98. Recriar... Recrear... Repensar. 1998. (Congresso).
5º Congresso Mundial do Lazer. 1998. (Congresso).
I Seminário Latino -Americano e do Caribe Pelo Direito da Criança Brincar - O Brincar como instrumento de inclusão social. 1997. (Seminário).
14ª Convenção Internacional de Esportes e Fitness.Ed. Física Escolar: Perspectivas Educãcionais através do lúdico. 1997. (Encontro).
13HT Internacional Convention Sports & Fitness. Recreação e Psicomotricidade. 1996. (Congresso).
Palestrante disciplina EDM 644 - USP.Recreação no processo educacional. 1996. (Encontro).
I Encontro Municipal de Educação Física Escolar.Regente. 1996. (Encontro).
Psicologia das relações humanas - III Módulo. 1996. (Encontro).
Ciranda da Recreação módulo III.Ciranda da recreação. 1996. (Encontro).
Participação em bancas
CAVALLARI, V. M.. Brincadeira é coisa séria: O lúdico como instrumento no processo de desenvolvimento da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Brinquedoteca, mais uma opção de recreação dentro da Educação Física infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Os prós e contras da hidroginástica na terceira idade com ênfase no tratamento da osteoporose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. A importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento de crianças de 5 a 7 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Dario Ferreira, Edgar Silva, José Maciel Jr.Educação Física adaptada para crianaças com síndrome do autismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. A ludicidade como ícone de transformação no mundo aquático. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. A influência da recreação no desenvolvimento motor de crianças no ciclo de I do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Atividade lúdica nas escolas públicas no ensino médio.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Atividade lúdica como socialização na terceira idade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. A recreação na Educação Física Escolar no ensino fundamental I. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Natação para portadores de síndrome de down. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Benefícios do futsal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. A importância do brincar entre crianças de 4 a 5 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. A importância do profissional de Educação Física na Educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Interação homem e criança no meio ambiente: Atividades justo a natureza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Importância do profisional de Educação Física na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Salgado, Sheylla Porfírio.Especialização precoce na ginástica rítmica: discussão voltada para aspectos psicológicos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Silva, Daniele K. de Lima ,Rebeca Stefan.A influência da tensão- pré menstrual no aspecto psicológico em atletas de voleibol de alto rendimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Os benefícios da prática de atividade física aeróbia em indivíduo portadores da síndrome do pânico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. Silva, Teho Rodrigo Vale, Vanessa Cristina Chaga.A inclusão de adolescentes de 12 a 14 anos portadores de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade nas aulas de Educação Física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. .Iniciação e especialização na natação infantil voltada para o treinamento desportivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. .Influência da afetividade nas aulas de Educação Física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. .TDAH e Hiperatividade e o processo de inclusão escolar por meio dos jogos cooperativos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. .A família e o professor com fatores motivacionais de crianças de 10 a 12 anos na prática esportiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. .O nível de stress na percepção de aluno de basquetebol antes da partida e sua relação com a produtividade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. .Influência da mídia quanto á iniciação esportiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. .Dança moderna: A libertação do movimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
CAVALLARI, V. M.. .Fatores psicológicos que interferem em jogadores de futebol de alto rendimento na fase pré-competitiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
Produções bibliográficas
-
CAVALLARI, V. M. (Org.) . Recreação em Ação. 1ª. ed. São Paulo: Ícone, 2006. v. 01. 272p .
-
CAVALLARI, V. M. . A Psicomotricidade, o brinquedo e a brincadeira na Educação Infantil. In: Giuliano Tierno. (Org.). A criança de 6 anos: reflexões e práticas. 1aed.São Paulo: Meca, 2008, v. , p. 29-35.
-
SOARES, C. M. C. ; TONIOLI, D. ; CAVALLARI, V. M. . Jogos Éticos: Jogos Cooperativos para um mundo melhor. In: Susan Leibig; Luiz Felippe Matta Ramos. (Org.). Virando o jogo da Educação: Moral e Ética em ação na escola. 1aed.São Paulo: All Print, 2007, v. , p. 91-111.
-
CAVALLARI, V. M. . Contribuições da Educação Física para e Humanidade. In: 19o Congresso e Feira de Educação de Educação do SINPEEM, 2008, São Paulo. Sinopses. São Paulo, 2008.
-
CAVALLARI, V. M. . Psicomotricitá: Gioco e giocattolo nell'educazione infantile. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CAVALLARI, V. M. . Psicomotricidade em Ação. 2008. .
CAVALLARI, V. M. . Recreação Escolar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALLARI, V. M. . Recriar...Recreando. 2001. .
CAVALLARI, V. M. . Capacitação Inicial para Regentes de sala de apoio pedagógico. 1997. .
CAVALLARI, V. M. . Capacitação inicial de professores para regência na SAP. 1996. .
CAVALLARI, V. M. . Capacitação inicial de professores para regência na SAP. 1996. .
Prêmios
2008
PROIN, Centro Universitário Italo Brasileiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Italo Brasileiro. , Av. João Dias, 2046, Santo amaro, 04724-003 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 56450099
Experiência profissional
2003 - Atual
Universidade Gama FilhoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
05/2003
Ensino, Educação Física Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Perspectivas Educacionais Através do Lúdico
2002 - Atual
Centro Universitario UniitaloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1994 - Atual
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São PauloVínculo: professora, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações:
Capacitação de professores em Recreação e Lazer, Psicomotricidade, Jogos Cooperativos e Neuroeducação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vania Maria Cavallari e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?