Monica Apocalypse

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), pós graduação em Nutrição Clínica pelo GANEP (2006) e pós Graduação em Nutrição Materno Infantil pelo IPGS (2017). Formação em tutora Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, e nutricionista autônoma - Materclínica. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Materno Infantil e atendimento ambulatorial no SUS.

Informações coletadas do Lattes em 07/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Nutrição em Pediatria - da Concepção à Adolescencia

2016 - 2017

Fundação Educacional Machado de Assis
Título: Cuidados Nutricionais para a Criança Vegetariana
Orientador: Maria Eduarda Fink

Especialização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUS

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A UTILIZAÇÃO DOS INTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO PÚBLI-CA DA SAÚDE
Orientador: Dr. Romulo Gusmão

Especialização em Nutrição Clínica

2005 - 2006

Ganep Nutrição Humana
Título: Doença Metabólica Ossea e Alimentação do Recem Nascido Prematuro
Orientador: Denise Marco

Graduação em Nutrição

2000 - 2004

Centro Universitário Newton Paiva

Formação complementar

2014 - 2014

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. (Carga horária: 24h). , Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, SES - MG, Brasil.

2008 - 2009

Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde. , Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, ESP/MG, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Gestão Microrregional em Saúde. , Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, ESP/MG, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Gestão para Resultados. , Instituto de Desenvolvimento Gerencial, INDG, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Dietoterapia na Cirurgia de Redução de Estômago. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

2002 - 2002

Adequação Nutricional do Almoço Self Service. , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

2001 - 2001

Gastronomia e Nutrição - curso teórico e prático. , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

2001 - 2001

Tecnicas Especiais Utilizadas em Educação Nutricio. , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

2000 - 2000

Avaliação da Ingesta Alimentar. , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

2000 - 2000

Nutrição no Paciente Diabetico. , Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Materno Infantil.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Saúde Pública.

Participação em eventos

Dificuldade Alimentar na Infância. 2019. (Outra).

Comportamento Alimentar na Infância. 2018. (Outra).

Comportamento Alimentar na Infância. 2018. (Outra).

II Simpósio Multiprofissional de Dificuldades Alimentares - da Gestação à Adolescência. 2015. (Simpósio).

II Jornada Mineira de Aleitamento Materno.?Impacto no volume de doação de leite humano apos disponibilização de transporte para posto de coleta da Maternidade Municipal de Contagem. 2006. (Outra).

8º Congresso Nacional de Pediatria. ?Estudo da evolução ponderal de 49 crianças e adolescentes com obesidade e sobrepeso atendidos no Ambulatório de Doenças Nutricionais do Hospital das Clínicas da UFMG ? MG?,. 2005. (Congresso).

Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição. ?Estudo de adesão e da evolução nutricional dos pacientes participantes do grupo de reeducação alimentar na Unidade de Referência Secundária Saudade?,. 2005. (Congresso).

I Jornada Mineira de Aleitamento Materno. 2005. (Outra).

V Encontro Mineiro de Aleitamento Materno. 2005. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Nutrição. ?Relação dos níveis séricos de fenilalanina com os índices de comparecimento ao tratamento?.. 2004. (Congresso).

Congresso Mineiro de Nutrição Clínica. 2004. (Congresso).

II Encontro DiaBHettes promovido pela Santa Casa. 2004. (Encontro).

I Simposio Alimentação Infantil. 2004. (Simpósio).

Incentivo ao Aleitamento Materno. 2002. (Outra).

1 Jornada de Nutrição Pediatrica do Hospital das Clínicas. 2001. (Outra).

Produções bibliográficas

  • APOCALYPSE, M. . Introdução Alimentar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • APOCALYPSE, M. . Educação Nutricional nas Escolas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • APOCALYPSE, M. . ?Impacto no volume de doação de leite humano apos disponibilização de transporte para posto de coleta da Maternidade Municipal de Contagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOCALYPSE, M. . ?Estudo de adesão e da evolução nutricional dos pacientes participantes do grupo de reeducação alimentar na Unidade de Referência Secundária Saudade?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APOCALYPSE, M. . ?Estudo da evolução ponderal de 49 crianças e adolescentes com obesidade e sobrepeso atendidos no Ambulatório de Doenças Nutricionais do Hospital das Clínicas da UFMG ? MG?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APOCALYPSE, M. . ?Conduta do Nutricionista no atendimento de lactente com hipertrigliceridemia grave: relato de caso?,. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • APOCALYPSE, M. . ?Relação dos níveis séricos de fenilalanina com os índices de comparecimento ao tratamento?.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

APOCALYPSE, M. ; Soares, G ; Pires, A.M.R. . ?Manual da Mamãe?. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha orientação para Gestantes).

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2004

    Estuda da utilização de diferentes técnicas de preparo do Feijão Preto (Phaseolus Vulgaris L.) na redução do colesterol sanguineo em ratos Wistar, Descrição: Aluna bolsista no Projeto de Iniciação Científica em parceria com o Laboratório de Bioquímica Nutricional do ICB - UFMG: ?Estudo da utilização de diferentes técnicas de preparo do Feijão Preto (Phaseolus Vulgaris L.) na redução do colesterol sanguíneo em ratos Wistar.? No período de outubro de 2003 a agosto de 2004.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Monica Apocalypse - Integrante / Carla de Oliveira Barbosa Rosa - Coordenador / Yani Glaucia Gomide Mizubuti - Integrante / Luciano Alex dos Santos - Integrante / Giselle Adriane Martins Costa - Integrante / Jacqueline Isaura Alvarez Leite - Integrante / Maria de Lourdes Mohallen - Integrante / Licinio Andrade Gonçalves - Integrante / Virginia Andrade Leite - Integrante / Daniel Carvalho de Lima - Integrante.

Prêmios

2005

Láurea Acadêmica, Centro Universitario Newton Paiva.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2018

Secretaria Municipal de Saúde Oliveira

Vínculo: cessão, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimento na Atenção Primária à Saúde - PSF. - NASF Tutora municipal da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil Atendimento de Gestantes, bebês e crianças no Centro de Saúde da Mulher e da Criança

Atividades

  • 01/2010

    Outras atividades técnico-científicas , PSF, PSF.,Atividade realizada, Nutricionista do NASF. Atendimento no PSF de forma individualizadas, grupos ou visitas domiciliares.

2007 - 2008

Universo do Bebê

Vínculo: Consultora virtual, Enquadramento Funcional: Consultora Virtual

Outras informações:
Consultoria virtual através de email, chat e artigos sobre alimentação da gestanet, puerpera e recem nascido e sobre aleitamento materno

Atividades

  • 01/2007

    Serviços técnicos especializados , Universo do Bebê, .,Serviço realizado, Consutora virtual sobre alimentaçao e nutricão da gestante, puérpera, recem nascido e sobre aleitamento materno. Trabalho realizado através de email, artigos publicado no site e chat.

2006 - 2010

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Politicas e Gestão da Saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
No período de setembro de 2006 a fevereiro de 2009 atuando no cargo de Assessoria de Gestão Microrregionalç A partir de fevereiro de 2009 respondendo pela coordenação da Atenção Primária à Saúde da Gerência Regional de Saúde de Minas Gerais de Divinopolis / SES MG

Atividades

  • 02/2009 - 01/2010

    Direção e administração, Gerência Regional de Saúde de Divinopolis, .,Cargo ou função, Coordenação da Atenção Primária à Saúde.

  • 09/2006 - 02/2009

    Serviços técnicos especializados , Gerência Regional de Saúde de Divinopolis, .,Serviço realizado, Assessoria de Gestão Microrregional - orientação e acompanhamento da Microrregião de Santo Antônio do Amparo nas pactuações, indicadores de saúde e elaboração de projetos. Acompanhamento da Comissão Intergestores Bipartite Microrregional. Acompanhame.

2006 - Atual

MATERCLÍNICA

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista autonoma

Outras informações:
Nutricionista do Grupo de Gestante realizado periodicamente na Materclinica (Clinica particular) Nutricionista (autonoma) da Materclinica

Atividades

  • 09/2006

    Serviços técnicos especializados , Grupo de Gestante, .,Serviço realizado, Nutricionista do grupo de gestante - orientação sobre alimentação da gestante, puerpera e aleitamento materno..

  • 09/2006

    Serviços técnicos especializados , Materclinica, .,Serviço realizado, Atendimento individualizada em dietoterapia.

2005 - 2006

Maternidade Municipal de Contagem

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2005 - 09/2006

    Serviços técnicos especializados , Nutrição, .,Serviço realizado, Lactario: coordenação das dietas especiais para recem nascidos internados / Posto Coleta de Leite Humano: orientaçao, incentivo na doação de leite materno e intercorrencias na amamentação.

2004 - 2006

Hospital das Clinicas UFMG

Vínculo: Nutricionista Voluntária, Enquadramento Funcional: Nutricionista Voluntária

Outras informações:
Nutricionista no Ambulatório de Doenças Nutricionais

2004 - 2004

Hospital das Clinicas UFMG

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária Ambulatorio Fenilcetonuria

Outras informações:
Estágio no Ambulatório de Fenilcetonúria

2004 - 2004

Hospital das Clinicas UFMG

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária Ambulatório Pediatria-Doenças Nut

Atividades

  • 12/2004 - 09/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Ambulatorio de Pediatria - Doenças Nutricionais, Ambulatorio de Pediatria - Doenças Nutricionais.,Atividade realizada, Acompanhamento nutricional de crianças e adolescentes.

  • 10/2004 - 12/2004

    Estágios , Ambulatorio de Pediatria - Doenças Nutricionais, .,Estágio realizado, Estágio Ambulatório Pediatria - acompanhamento nutricional.

  • 05/2004 - 11/2004

    Estágios , Ambulatório de Fenilcetonúria, .,Estágio realizado, Estágio em Nutrição no acompanhamento dos pacientes fenilcetonúricos.

2003 - 2004

Centro Universitário Newton Paiva

Vínculo: Outro (especifique) - Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica

2001 - 2002

Centro Universitário Newton Paiva

Vínculo: Bolsista Monitoria, Enquadramento Funcional: Bolsista Monitoria

Atividades

  • 08/2001 - 07/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Monitora da disciplina BIOQUIMICA

2003 - 2003

Hospital Santa Rita

Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária Nutrição Voluntária