Jocelim Lotario Costa
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Planalto Catarinense (2005). Atualmente é responsável técnico - Costa Consultoria Socioambiental Ltda. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em GESTÃO AMBIENTAL
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Gestão Ambiental
2006 - 2006
Faculdade CAPIVARI
Título: Programa de Restauração de Área Natural da Unidade de Manejo Florestal Vila Velha.
Orientador: Valdir Luiz Schwengber
Graduação em Ciências Biológicas
2001 - 2005
Universidade do Planalto Catarinense
Título: Fitossociologia de Fragmentos de Floresta Ombrófila Mista Antropizados pela Extração de Madeira para a Secagem de Fumo, em Rio Rufino/SC
Orientador: Estelamaris Agostini
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: GESTÃO AMBIENTAL.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Participação em eventos
I Seminário sobre o Plano Básico Ambiental.Programa de Monitoramento, Salvamento e Resgate da Fuana de Vertebrados Terrestres e Levantamento e Monitoramento de Entomofauna.. 2009. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
COSTA, Jocelim Lotario ; LOPES, D. K. . Monitoramento de Fauna em Hidrlétricas. Vida & Natureza, p. 8 - 8, 03 mar. 2010.
Projetos de pesquisa
-
2004 - 2005
Programa de Monitoramento dos Recusos Bióticos nas Unidades de Manejo Florestal da Madepar - Indústria e Comércio de Madeiras, Descrição: Monitoramento de Fuana e Flora nas Unidade de Manejo Florestal da Madepar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jocelim Lotario Costa - Integrante / Luciane Costa de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2003
Programa de Levantamento e Análise dos Recusos Bióticos nas Unidades de Manejo Florestal da Madepar - Indústria e Comércio de Madeiras, Descrição: Levantamento e Inventário de fauna e flora nas Unidades de Manejo Florestal da Madepar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jocelim Lotario Costa - Integrante / Luciane Costa de Oliveira - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Costa Consultoria Socioambiental LtdaVínculo: Sócio / Administrador, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 44
Outras informações:
Gestor / Responsável Técnico. Consultoria, assessoria, supervisão e coordenação de produtos e serviços ambientais, EIA/RIMA, PBA, RDPA, EAS de empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica da Eletrosul Centrais Elétricas SA: Coordenação, assessoria, fiscalização/supervisão dos Programas Ambientais da PCH João Borges (curso de formação de professores para a educação ambiental em São José do Cerrito - PEA, resgate e salvamento de fauna e flora, recuperação de áreas degradadas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental aos trabalhadores ? PEAT, entre outras demandas e produtos ambientais); Elaboração de orçamentos, especificações técnicas e contratos para serviços de meio ambiente relacionados ao licenciamento ambiental e à execução de programas ambientais; Coordenação e acompanhamento de processos de licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos, eólicos e linhas de transmissão; Consultoria no EIA dos empreendimentos integrantes do Sublote A4 do Lote A do Leilão ANEEL nº 004/2014; Consultoria na revisão de "Relatórios de Definição e Análise Socioambiental - Relatórios R3" para Linhas de Transmissão e Subestações; Caracterização ecológica, levantamento da ocorrência e elaboração do Plano de Conservação para a espécie reófita nativa Myrcianthes riparia na Área de Influência da PCH Santo Cristo; Elaboração do Projeto de Reposição Florestal. Experiência em consultoria, assessoria e emissão de laudos e pareceres de recuperação de áreas degradas, recuperação ambiental e corte de vegetação.
2009 - 2011
Concremat Engenharia e Tecnologia S/AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Analista Ambiental. Consultoria, execução, assessoria e supervisão de atividades como Salvamento de Fauna e Flora; Levantamento Florístico e Fitossociológico; Levantamento e Monitoramento de Fauna; Recuperação de Áreas Degradadas; Controle de Processos Erosivos; Educação Ambiental e Resgate de Ictiofauna. Supervisão dos Programas Ambientais da PCH João Borges, elaboração de pareceres técnicos, referente à análise de programas ambientais do processo de licenciamento ambiental de empreendimentos. Atividades relacionadas a prestação de serviço de Supervisão Ambiental à Eletrosul Centrais Elétricas SA, nos empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica. Contratos n° 90510138 e nº 91311111 Concremat/Eletrosul.
2007 - 2009
Ambientalis Engenharia LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: BIÓLOGO, Carga horária: 40
Outras informações:
Salvamento de Fauna da UHE Usina Hidrelétrica, sendo único profissional a realizar o acompanhamento da equipe de supressão onde foram manejados diferentes grupos de mamíferos (mastofauna e pequenos mamíferos), avifauna, herpetofauna, entomofauna, no período de dezembro de 2007 a fevereiro de 2009. Educação Ambiental aos Colaboradores, na fase de pré-enchimento do reservatório da UHE com esclarecimentos aos trabalhadores da equipe de supressão quanto aos procedimentos para facilitar o pré-resgate. Monitoramento de Fauna em campanhas específicas para os grupos de Mastofauna; Pequenos Mamíferos; Morcegos, Avifauna, Herpetofauna, Biomphalaria e Entomofauna (Vetores de Zoonozes).
2009 - 2010
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Tutor Externo, Carga horária: 4
2009 - 2009
Fabio L. Troain e Cia Ltda.Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 40
Outras informações:
Campanha de monitoramento da avifauna, para composição do EIA/RIMA da BR285 entre os municípios de São José dos Ausentes ? RS a Timbé do Sul ? SC.
2003 - 2007
Madepar industria e Comércio de Madeiras LTDAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Florestal, Carga horária: 44
Outras informações:
Assistente dos trabalhos voltados a certificação Florestal; assessor da coordenação do departamento florestal; controle das atividades administrativas do dep. Florestal; controle e planejamento de custos do departamento; planejamento e controle de atividades silviculturais e de manejo florestal; acompanhamento no controle de pragas e doenças florestais; elaboração e execução dos trabalhos sócio-ambientais da Madepar (Educação Ambiental, Monitoramento de fauna, Levantamento arbóreo nativo, Restauração de áreas degradadas, entre outros).
2002 - 2003
Universidade do Planalto CatarinenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 960
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jocelim Lotario Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?