Mariana Wierman Henriques Lopes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2009. Experiência na área de Psicologia Comunitária e Saúde Coletiva, Desenvolvimento da Teoria da Mente, com o artigo "Leitura de Histórias e Evocação de Estados Mentais por Pré-escolares" sendo publicado no mês de julho/09 na Revista Abrapee N 13 (1), Psicodiagnóstico e Psicologia Hospitalar. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental com formação concluída em 2011 através da instituição NEISME - Núcleo de Estudo Interdisciplinar em Saúde Mental em parceria com a FIAINE. Pós-graduada em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais pela AVM em 2014. Pós - graduanda em Neuropsicologia pelo NEISME/UniRedentor. Capacitação em Terapia Cognitivo-Comportamental Infantl módulos 1 e 2 pelo NEISME em 2020. Curso de Capacitação PEPI - Programa Especializado em Psicomotricidade Infantil pelo Instituto Neurosaber de Ensino em 2020.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em IV Pós-graduação em Neuropsicologia

2018 - Atual

NEISME e UniRedentor

Especialização em PEPI - Programa Especializado em Psicomotricidade Infantil

2020 - 2020

Instituto NeuroSaber de Ensino
Título: Sem monografia

Especialização em Imersão em Terapia Cognitivo-Comportamental Infantil

2020 - 2020

Núcleo de Estudo Interdisciplinar em Saúde Mental
Título: Sem monografia

Especialização em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais

2014 - 2016

AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: Depressão na Terceira Idade e sua Relação com as Instituições de Longa Permanência
Orientador: Rafael Inácio de Fraia e Souza

Especialização em Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental

2011 - 2011

Núcleo de Estudo Interdisciplinar em Saúde Mental
Título: Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental
Orientador: Janaina Siqueira R. Martins Tostes

Especialização em Psicologia do Esporte

2010 - 2010

Portal Educação
Título: Sem monografia

Especialização em Capacitação em Dependência Química

2008 - 2008

Núcleo Terapêutico de Alcoolismo e Dependência Química Ltda.
Título: Sem monografia

Graduação em andamento em Psicologia

2005 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Bolsista do(a): Bolsa de Iniciação Científica, BIC, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2004

Colegio Técnico Universitário

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2002

Colégio Santos Dumont

Formação complementar

2008 - 2008

Capacitação em Dependência Química. (Carga horária: 64h). , Núcleo Terapêutico de Alcoolismo e Dependência Química Ltda., INTEGRARTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar e Educacional/Especialidade: Desenvolvimento da Teoria da Mente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Excepcional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Comunitária e Saúde Coletiva.

Participação em eventos

1° Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. 2011. (Congresso).

Simpósio: TEORIA DA MENTE? NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AJUDANDO A COMPREENDER ESTADOS MENTAIS - Maria Regina Maluf. 2007. (Simpósio).

VIII CONPE (Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional). Leitura de Histórias e Evocação de Estados Mentais por Crianças Pré-Escolares. 2007. (Congresso).

VIII CONPE - Conferência: Psicologia Escolar e Educacional: aspectos históricos. 2007. (Outra).

XIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Leitura de Histórias e Evocação de Estados Mentais por Pré-escolares. 2007. (Seminário).

XVII SBP. 2007. (Congresso).

III ENJUPSI. 2006. (Congresso).

II ENJUPSI. 2005. (Congresso).

Mini-curso: "Somos Pais e agora?" Contribuições da Psicologia para a Reflexão sobre a Maternidade e Paternidade durante a Adolescência. 2005. (Outra).

Semana de Psicologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. 2005. (Outra).

Produções bibliográficas

  • HENRIQUES, M. W. ; Patrício, M. O. ; Rodrigues, M. C. . Leitura de Histórias e Evocação de Estados Mentais por Crianças Pré-Escolares. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rei. Mostra de Pôsteres no VIII CONPE, 2007.

  • Rodrigues, M. C. ; HENRIQUES, M. W. ; Patrício, M. O. . Leitura de Histórias e Evocação de Estados Mentais por Pré- escolares. Psicologia Escolar e Educacional , 2009.

  • HENRIQUES, M. W. ; Patrício, M. O. ; Rodrigues, M. C. . Leitura de Histórias e Evocação de Estados Mentais por Crianças Pré-Escolares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - Atual

Hospital Universitário - UFJF

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Atendimento psicológico, Carga horária: 8

2008 - 2008

POP RH - Consultoria de Recursos Humanos

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estsgiária, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação em atração e seleção de pessoas; dinâmicas de grupo, apliucação e correção de testes psicológicos, insvestigação de clima organizacional, entre outras.