Marcelo de Deus Campos

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás (2007). Especializou-se em Ensino de História e de Geografia no Ensino Médio, entre 2011-2012. pela UNICID. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias, PPG-IELT/UEG. (2016-2017). Professor de filosofia da rede estadual de Goiás - Colégio Estadual de Posselândia - atuando principalmente no seguinte tema: Ensino de Filosofia. Pesquisa a disciplina na escola e os limites para a formação do homem livre no horizonte foucaultiano da disciplinarização e da normalização na época clássica (meados do séc. XVII ao início do séc. XIX).

Informações coletadas do Lattes em 06/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2018 em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, LInguagem e Tecnolo

2016 - Atual

Universidade Estadual de Goiás
Título: A disciplina na escola e os limites para a formação do homem livre no horizonte foucaultiano: disciplinarização e normalização
Dr. Ged Guimarães.Coorientador: Dr. José Ternes. Bolsista do(a): Secretaria de Estado da Educação de Goiás, SEE-GO, Brasil. Ano de interrupção: 2018Palavras-chave: disciplina; escola; formação; homem; Foucault.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Ensino de História e Geografia no Ensino Médio

2011 - 2012

Universidade Cidade de São Paulo
Título: Perspectivas filosóficas no ensino de história e de geografia no ensino médio
Orientador: Dra. Ecleide Cunido Furlanetto

Graduação em filosofia

1998 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Platão e sua obstinação pelas idéias
Orientador: Antônio Guimarães
Bolsista do(a): Sociedade Goiana de Cultura, SGC, Brasil.

Graduação interrompida em 2004 em Teologia

2002 - Atual

Instituto Santa Cruz
Título: A hermenêutica barthiniana da Carta aos Romanos (não apresentada)
Orientador: Jordino Marques
Bolsista do(a): Sociedade Goiana de Cultura, SGC, Brasil. Ano de interrupção: 2004

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Hegel e Tradição Dialética. 2018. (Outra).

I Encontro do GT Genealogia e Crítica, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, perfazendo 16 horas.. 2018. (Encontro).

Compromisso com o Cidadão.Os diferentes elementos que permitiram a formação do conceito de anormalidade. 2017. (Outra).

II Ciclo de Palestras - Filosofia, Educação e Psicologia: Diálogos possíveis. 2017. (Outra).

II Colóquio Internacional Nietzsche no Cerrado. 2017. (Congresso).

III Congresso Internacional em Educação Intercultural e Práticas de Decolonização na América Latinacas. M. Foucault e os Direitos Humanos: o biopoder eo discurso dos direitos humanos. 2017. (Congresso).

I Simpósio de Filosofia, Educação e Psicologia da Faculdade de Educaçação da UFG.Um breve esboço do conceito de "experiência" segundo Michel Foucault. 2016. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH / UEG. 2016. (Seminário).

V Semana de Integração - Interdisciplinaridade na Educação: Redimensionamento Práticas Pedagógicasnae.Foucault e o Cinema: Política e Poder. 2016. (Simpósio).

O trágico, o herói e o gênio em Crepúsculo dos Ídolos, de Friedrich Nietzschee. 2010. (Oficina).

Experiência, Sujeito e Política. 2009. (Oficina).

Fenomenologia do mundo d vida: subjetividade e vontade.O conceito de vontade em Heidegger. 2009. (Oficina).

Heidegger e o acontecimento poético da vontade. 2009. (Seminário).

Predicação e silogística em Aristóteles. 2009. (Encontro).

Rawls e Nozick. 2009. (Encontro).

XVI Semana de Filosofia da UFG / XI Semana de integração graduduação e pós-graduação.Nietzsche e a grande política. 2009. (Simpósio).

Curso Nascimento das Tragédias. 2008. (Seminário).

Colóquio Direitos Humanos e Democracia. Democracia & Nietzsche: uma crítica nietzscheana à Modernidade. 2007. (Congresso).

XIII Sem. de Filosofia e VIII Sem. de Integ. Grad. e Pós-Graduação em Filosofia da UFG: Mini-curso Vontade de Poder, Vontade de Querer e Serenidade - Heidegger e a tarefa do pensamento na época da Técnica, de 18 a 20 de set, perfazendo 12hs.. 2006. (Outra).

I Conferência Estadual do Meio Ambiente - Regional de Goiânia: Educação Ambiental para Sustentabilidade pelo IBAMA, AGMA, FEMA, SEMARH e Gov. do Est. de Goiás, de 18 a 19 de outubro, perfazendo 12 hs.. 2005. (Outra).

Trabalho Comunitário do Município de Guapó - Programa Cidade pra Gente: capacitação para coordenar a Leitura Comunitária - 1ª Etapa do PDD pela Secretaria das Cidades e Gov. Est. de Goiás, de agosto a dezembro, perfazendo 60 hs..Leitura Comunitária. 2005. (Encontro).

Curso de Doutrina Social da Igreja pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, de 09 a 10 de novembro, perfazendo 24 hs.. 2003. (Seminário).

V Semana de Antropologia: Antropologia Prática e Direitos Humanos pelo IGPA, CEAB e UCG, de 23 a 27 de abril, perfazendo 40 hs.. 2001. (Seminário).

I Encontro Estadual de Filosofia "Propostas e Perspectivas" pela UCG, de 09 a 11 de outubro, perfazendo 16 hs.. 2000. (Encontro).

II Encontro Ambientalista da UCG: Progrma de Educação Ambiental pela UCG, de 09 a 11 de junho, perfazendo 12 hs.. 2000. (Encontro).

III Encontro Ambientalista da UCG: Programa de Educação Ambiental pela UCG, de 15 a 16 de junho, perfazendo 09 hs.. 2000. (Encontro).

II Semana de Integração do Mestrado e da Graduação em Filosofia pela UFG, de 12 a 16 de junho, perfazendo 20 hs.. 2000. (Seminário).

MInicolóquio Dialética e Alienação pela UCG e NUPEFIL, de 06 a 07 de novembro, perfazendo 07 hs.. 2000. (Outra).

III Semana Interdisciplinar de Debates sobre Concepções de Estado: Concepções de Estado - Pensadores Políticos Clássicos pela UCG, UFG e Fac. Anhanguera, de 3 a 8 de maio, perfazendo 15 hs.. 1999. (Seminário).

I Jornada Filosófica: Jornada de Epistemologia e Filosofia das Ciências pela UCG e NUPEFIL, de 08 a 10 de novembro, perfazendo 09 hs.. 1999. (Seminário).

I Jornada Filosófica: Jornada Nietzscheana pela UCG e NUPEFIL, de 27 a 29 de setembro, perfazendo 09 hs.. 1999. (Seminário).

I Jornada Filosófica: Jornada Platônica pela UCG e NUPEFIL, de 26 a 28 de agosto, perfazendo 09 hs.. 1999. (Seminário).

IV Colóquio de Filosofia: Indústria Cultural e Arte Popular pela UCG, de 25 a 28 de maio, perfazendo 12 hs.. 1999. (Seminário).

Seminário Goyaz 250 anos: o regionalismo em debate pela UCG, de 13 a 16 de setembro, perfazendo 16 hs.. 1999. (Seminário).

Curso de Formação Teológica Permanente para o Clero: Fenômento Religioso e Globalização pela Arq. de Goiânia, de 18 a 21 de agosto, perfazendo 32 hs.. 1998. (Seminário).

I Semana Interdisciplinar de Debates sobre concepções de Estado: Concepções de Estado e crise atual do Estado pela UCG, de 13 a 18 de abril, perfaznedo 15 hs.. 1998. (Seminário).

Workshop de Filosofia Clínica e Conferência sobre os Fundamentos da Filosofia Clínica pela UCG e Inst. Packter, de 27 a 28 de abril, perfazendo 16 hs.. 1998. (Oficina).

Orientou

Januário Alves Mota

A Filosofia de Aristóteles: metafísica e substância; 2018; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - CEPMG Dr; José Feliciano Ferreira; Orientador: Marcelo de Deus Campos;

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, M. D. . Anaxímenes de Mileto. Veja Goiás, ano XXI, n°300, Aragoiânia, p. 2 - 2, 01 dez. 2016.

  • CAMPOS, M. D. . Anaximandro de Mileto. Veja Goiás, Guapó, p. 7 - 7, 29 out. 2007.

  • CAMPOS, M. D. . Tales de Mileto. Veja Goiás, Guapó, p. 01 - 01, 15 out. 2007.

  • CAMPOS, M. D. ; CAMPOS, M. D. . Foucault e o cinema: política e poder. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMPOS, M. D. . A gênese da Grande Política de Nietzsche: uma investigação dos fundamentos filosóficos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, M. D. . Democracia & Nietzsche: uma critica a Modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, M. D. . A Grande Política de F. Nietzsche - uma interpretação de Karl Jaspers 2006 (Pesquisa a respeito das interpretações clássicas de Friedrich Nietzsche).

Outras produções

CAMPOS, M. D. D. ; CAMPOS, M. D. . 1. Oficina de interpretação fenomenológica do Pentateuco: a criação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, M. D. . 2. Oficina de interpretação fenomenológica do Pentateuco: o dilúvio. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA JUNIOR, W. J. ; SILVA, M. A. ; VENDRAMINI, L. C. ; CAMPOS, M. D. . Curso de Capacitação em Filosofia para Professores do Ensino Médio. 2008. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Colégio Estadual de Posselândia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Coordenador Pedagógio, Carga horária: 25

2008 - 2008

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 48

Outras informações:
Participação como professor no Projeto Sophia, Curso de capacitação de Professores do Ensino médio em Filosofia, na elaboração, escolha e organização dos textos que montaram a apostila a ser utilizada durante o curso.