Meriene da Silva Calixto

Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Negócios Educacionais - GENE (2010) e Graduada em Pedagogia com habilitação para a Docência na Educação Infantil, Educação Especial e Séries Iniciais do Ensino Fundamental integrada à formação para Gestão Educacional (2005) pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, tendo recebido na conclusão da graduação, a Certificação da Láurea Acadêmica. Graduanda em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá. Possui 20 anos de experiência na educação dos Surdos(as), com aulas ministradas em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. Atualmente é Diretora Pedagógica e Professora no Colégio Formação e Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Tem atuado nos seguintes temas: Educação / Filosofia e Formação Humana / Gestão de Negócios Educacionais / Formação do Intérprete de Libras. No momento desenvolve anteprojeto de pesquisa, para participar da próxima seleção do mestrado em educação do PPGEDU da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na linha de pesquisa: Educação e Espiritualidade.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Estratégica de Negócios Educacionais

2009 - 2010

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Perspectivas do pedagogo e implicações quanto sua formação como gestor de negócios educacionais
Orientador: Alba Verônica Paz de Carvalho

Graduação em Pedagogia

2002 - 2005

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Filosofia e formação humana
Orientador: Alexandre Simão

Ensino Médio (2º grau)

1996 - 1998

Escola Marcelino Champagnat

Formação complementar

2010 - 2010

Noções básicas de gestão pública. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2005 - 2005

II Curso de elaboração de projeto de pesquisa. (Carga horária: 20h). , Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.

2002 - 2002

I Curso de matemática para surdos. (Carga horária: 40h). , Centro SUVAG de Pernambuco, SUVAG, Brasil.

2000 - 2001

Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 180h). , Centro SUVAG de Pernambuco, SUVAG, Brasil.

2000 - 2000

Curso de Instrutor / Tradutor / LIBRAS / Português. (Carga horária: 72h). , Centro SUVAG de Pernambuco, SUVAG, Brasil.

2000 - 2000

Curso de Estimulação Precoce. (Carga horária: 72h). , Centro SUVAG de Pernambuco, SUVAG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Outros

Compreende Bem, Fala Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Participação em eventos

II Congresso Nacional em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais Brasileira. 2010. (Congresso).

I Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - I SINIEL. 2010. (Simpósio).

Workshop de Nivelamento - Tecnologias, Surdos, Metodologia e Propriedade Intelectual do Projeto: FONEFÁCIL. 2009. (Outra).

I Encontro Regional de Educação para o Pensar ? Educação e Desenvolvimento Cognitivo. 2003. (Encontro).

III Congresso de Informática na Educação ? Infoeducação. 2002. (Congresso).

Congresso Convivendo com a Diferença no III Milênio: Direito e Educação. 1999. (Congresso).

I Encontro de Intérpretes de Pernambuco. 1999. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • FREITAS, Ariane R. ; CALIXTO, Meriene da Silva . A conquista do cargo de tradutor e intérprete de língua de sinais e implicações dos requisitos de qualificação numa universidade federal. In: II Congresso Nacional em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais Brasileira, 2010, Florianópolis. Anais do Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2010.

  • CALIXTO, Meriene da Silva ; FREITAS, Ariane R. . A demanda de intérpretes de língua de sinais em Pernambuco frente as implicações dos critérios de qualificação adotados para atuar no ensino superior. In: II Congresso Nacional em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais Brasileira, 2010, Florianópolis. Anais do Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2010.

  • CALIXTO, Meriene da Silva ; FREITAS, Ariane R. . A demanda de intérpretes de língua de sinais em pernambuco frente as implicações dos critérios de qualificação adotados para atuar no ensino superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, Ariane R. ; CALIXTO, Meriene da Silva . A conquista do cargo de tradutor e intérprete de língua de sinais e implicações dos requisitos de qualificação numa universidade federal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. L. P. ; RODRIGUES, J. C. ; CORDEIRO, L. P. ; MONTE, M. S. R. ; PONTUAL, Meriene da S. Calixto . O estudo sistemático da análise linguística de algumas categorias gramaticais: Uma tentativa para o desenvolvimento da escrita dos professores do SUVAG 2005 (Revista Estudos Surdos: Novas perspectivas I).

  • ARAUJO, A. J. ; PEDROSA, C. M. ; QUEIROZ, L. I. S. B. ; BARROS, M. A. ; SPINELLI, M. G. ; BARRETO, M. ; CALIXTO, Meriene da Silva ; ARAUJO, M. M. P. ; VASCONCELOS, N. A. E. L. . Uma proposta de metodologia para facilitar a compreensão do português escrito 2002 (Caderno A discriminação em Questão II).

Outras produções

CALIXTO, Meriene da Silva . Atendendo a pessoa com deficiência. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALIXTO, Meriene da Silva . Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALIXTO, Meriene da Silva . Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALIXTO, Meriene da Silva . A história da educação dos surdos. Capacitação dos professores. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALIXTO, Meriene da Silva . Desmistificando a matemática: aprendendo as quatro operações. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALIXTO, Meriene da Silva . Filosofando com adolescentes e jovens. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALIXTO, Meriene da Silva . Desmistificando a Matemática: aprendendo as quatro operações através do material dourado. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALIXTO, Meriene da Silva . A importância de Filosofar com Crianças Surdas: como fazer?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALIXTO, Meriene da Silva . O estudo sistemático da análise lingüística de algumas categorias gramaticais: Uma tentativa para o desenvolvimento da escrita dos professores do SUVAG. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2010

Aprovação no concurso para Tradutor e Intérprete de língua de Sinais, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2008

Proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - Nível Superior, Univiersidade Federal de Santa Catarina.

2005

Láurea Acadêmica, Universidade Salgado de Oliveira.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • COLEGIO FORMACAO EDUCACAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL LTDA. , Rua São Mateus - até 418/419, Iputinga, 50731370 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (081) 32285131, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais, Carga horária: 40

1999 - 2006

Centro SUVAG de Pernambuco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora polivalente do ensino fundamental I e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ministrava aulas em LIBRAS, para os alunos(as) surdos(as), no Centro Educacional Bilíngue, a escola do Centro SUVAG de Pernambuco, que tem o enfoque no ensino regular em Língua Brasileira de Sinais.

2009 - 2009

BRAVA Consultoria e Sistemas S/A

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS

Outras informações:
Mediadora na comunicação entre a Brava e a ASSPE - Associação dos Surdos de Pernambuco no desenvolvimento do projeto: Fone Fácil.

2006 - Atual

Colégio formação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora pedagógica e professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como gestora pedagógica da área educacional e professora polivalente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.