Vinicius Branco Freire Silva
Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e Master em Cinema Anthropologique et Documentaire - Université de Paris X, Nanterre (1993). Atualmente é sociólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia da Religião, Antropologia do Corpo e do Esporte, Conservação do Patrimônio Cultural Intangivel.
Informações coletadas do Lattes em 16/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em DEA Cinema Anthropologique et Documentaire
1992 - 1993
Université de Paris X, Nanterre, Paris X
Orientador: Claudine de France
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Graduação em Ciencias Sociais
1981 - 1984
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Luigi Bordin
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Participação em eventos
India Filosofica e Espiritual.Transdisciplinaridade e Transculturalidade no estudo dos sistemas de pensamento tradicionais. 2009. (Simpósio).
Outras produções
SILVA, V. B. F. . Jogos dos Povos Indígenas - Campo Grande 2002 e Palmas 2003. 2002. (Registros em Video (copião não editado)).
SILVA, V. B. F. . SHAPE. 1993. (Filme (Super 8, colorido, sonoro, 20mn)).
Projetos de pesquisa
-
1989 - Atual
Corpo, Esporte e Sociedade no Rio de Janeiro (1905-2005), Descrição: Esta pesquisa pretende resgatar e examinar imagens documentais (fotograficas, cinematograficas e videográficas) produzidas ao longo do século XX revelando os usos do corpo e as práticas lúdicas e desportivas dos cariocas. Comparando os dados assim obtidos com a literatura produzida no mesmo periodo por cronistas e cientistas sociais pretende-se elucidar a evolução dos valores éticos, estéticos e dos interesses da população do Rio d janeiro ao lngo do século passado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vinicius Branco Freire Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos. , Cidade Universitária, Ilha do fundão, 21941-901 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25626810, URL da Homepage:
Experiência profissional
1989 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Sociólogo, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando nas áres de ensino, pesquisa e extensão. lecinando as seguintes disciplinas na graduação e pós graduação (especialização): Parâmetros do Corpo, introdução à Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Sociologia Geral e Sociologia do Esporte. Orientando monografias de graduação centradas no enfoque das Ciências Humanas e Sociais. Desenvolvendo anualmente ciclos de amostra de audio-visuais, com debates, e apresentações de divulgação científica para o publico não especializado.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vinicius Branco Freire Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?