Sheila Ferreira dos Santos
Sheila atua como revisora de textos acadêmicos, tais como projetos de mestrado, artigos científicos, resumos e resenhas de livros.
Trabalha com correção de redações e monitoria com estudantes de cursos preparatórios para concursos, vestibulares e ENEM.
Leciona a disciplina de Língua Portuguesa na rede municipal da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Trabalhou em cursinho
preparatório para vestibular e ENEM, e na rede particular de ensino.
No ensino particular, trabalhou nas escolas Santa Rosa e Ômega, com turmas de 4° e 5° anos do fundamental, nas quais
ministrou as disciplinas de Língua Portuguesa, Produção textual, Literatura e Artes.
Na rede estadual, lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Literatura, Produção textual e Filosofia para os alunos do
Fundamental II e do Ensino Médio. Também realizou trabalho voluntário na Pastoral do Menor, ministrando as disciplinas Língua
Portuguesa e Produção textual.
No que se refere à sua formação, possui curso superior em Letras Vernáculas, Especialização em Teoria e Método de Ensino em
Língua Portuguesa e Mestrado em Linguística, realizados na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Partindo da premissa de que o estudo precisa ser um processo contínuo, essencial para a sua área de atuação profissional, realizou
cursos na área de revisão e de editoração: Revisão de textos literários e Formação em revisão de textos Produção editorial; Teoria
e Método de Editoração Textual (ambos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Nas tramas do texto: caminhos para
reescrita (ITAÚ); Curso Livre de Produção Textual (ofertado pela UESB); Mini curso coerência, coesão e o desenvolvimento da
competência textual (UESC); Revista Científica: qualificação de editores, em andamento (UERGS) e Gramática e Texto Acadêmico
(LAPEA)
Informações coletadas do Lattes em 24/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em LINGUÍSTICA
2017 - 2019
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Zumbi dos Palmares: herói ou vilão? Uma análise semântica de cordéis nordestinos, Ano de Obtenção: 2019
Jorge Viana Santos.Palavras-chave: semântica; Cordel.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Especialização em andamento em Teoria e mét. do ensino de Língua Portuguesa
2015 - Atual
Graduação em Letras
2011 - 2014
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2007 -
Promotor Cultural da Leitura e Escrita. (Carga horária: 100h). , Proler, PROLER, Brasil.
2015 - 2015
Padrões fonológicos emergentes na fala infantil: uma abordagem dinâmica. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Libras: aprendendo a fala visível. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Acessibilidade, Atendimento e Inclusão para Pessoa com Deficiênci, NAIPD, Brasil.
2013 - 2013
DIALÉTICA, PESQUISA E FORMAÇÃO HUMANA NA GRADUAÇÃO. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Curso livre de produção textual. (Carga horária: 75h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Estudos em análise do discurso fílmico: corpo.... (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Libras intermediário. (Carga horária: 40h). , Colegio Estadual Abdias Menezes, AM, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Libras básico. (Carga horária: 40h). , Colegio Estadual Abdias Menezes, AM, Brasil.
2012 - 2012
Libras: sinais e frases na modalidade escrita. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2012 - 2012
Mente, Linguagem e cognição. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letramento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Organização de eventos
SANTOS, S. F. . II Jornada Científica do Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus. 2017. (Outro).
SANTOS, S. F. . VIII Seminário de pesquisa em estudos linguísticos. 2014. (Outro).
SANTOS, S. F. . III Semana de Letras. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Abralin em cena Bahia: Linguagem e Sociedade. 2018. (Congresso).
Gelne: 40 anos de contribuições ao desenvolvimento das pesquisas em Linguística e Literatura.Semântica e Literatura de cordel: Uma análise de Zumbi dos Palmares, no cordel: "Zumbi: um sonho da igualdade". 2018. (Outra).
Formação continuada Universidade Para Todos. 2017. (Outra).
Gelne: 40 anos de contribuições ao desenvolvimento das pesquisas em Linguística e Literatura. ZUMBI DOS PALMARES NO CORDEL: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA. 2017. (Congresso).
II Jornada Científica do Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus.ZUMBI DOS PALMARES: HERÓI OU VILÃO? UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DOS CORDÉIS NORDESTINOS. 2017. (Seminário).
IV Seminário do LEPALL.Da construção à decodificação: o que é leitura do ponto de vista semântico.. 2017. (Seminário).
IX Seminário de Pesquisa em Estudos Linguísticos (SPEL).SEMÂNTICA E SEMÂNTICAS: COMO TEORIAS DIVERSAS DA SIGNIFICAÇÃO ANALISAM/INTERPRETAM UM TEXTO LITERÁRIO DE CORDEL. 2017. (Seminário).
O livro, a leitura e a literatura infantil. 2015. (Seminário).
II Colóquio Retórica Poética e Preceptivas Artísticas. 2014. (Outra).
IV Semana de Letras.O Cordel na sala de aula: uma abordagem interdisciplinar. 2014. (Outra).
IV Seminário PIBID UESB. 2014. (Seminário).
Workshop Práticas de Letramento. 2014. (Outra).
III semana de letras. 2013. (Outra).
III seminário de estudos em linguagem e educação - III SELED. 2013. (Seminário).
I seminário de Variação e Mudança Linguística no Sudoeste da Bahia. 2013. (Seminário).
Seminário de intervenções pedagógicas. 2013. (Seminário).
V Fórum internacional de Pedagogia - V FIPED. 2013. (Outra).
VII Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso - VII SPADis. 2013. (Seminário).
VII Seminário de pesquisa em análise do discurso. 2013. (Seminário).
XVIII encontro baiano dos estudantes de letras. 2013. (Encontro).
Filosofia Prática: ética, estética e política na construção do humano -II semana de acadêmica de filosofia. 2012. (Seminário).
II Semana acadêmica de filosofia. 2012. (Seminário).
II semana de letras. 2012. (Outra).
VIII Workshop Produção Escrita e Psicanálise: Dezescrita. 2012. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SANTOS, S. F. . O LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO. LIngúa Nostra , v. 2, p. linguanostra.ip, 2014.
-
SANTOS, S. F. ; SOUZA, E.M.F . PIBID: PACTOS E IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LEITURA E LITERATURA. Revista FIPED , v. 2, p. http://editorar, 2013.
-
Adeny Lima ; SANTOS, A. M. ; SOUZA, A. A. S. ; SANTOS, S. F. ; ALMEIDA, G. L. ; CHAGAS, H. S. ; CAMARA, H. F. . Antologia de Neo Escritores. 1. ed. Vitória da Conquista: Uesb, 2014. v. 400. 238p .
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . ZUMBI DOS PALMARES NO CORDEL: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA. In: Gelne, 2018, Vitória da Conquista. Língua, texto e ensino: descrições e aplicações. Recife: Pipa Comunicação, 2018.
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . SEMÂNTICA E SEMÂNTICAS: COMO TEORIAS DIVERSAS DA SIGNIFICAÇÃO ANALISAM/INTERPRETAM UM TEXTO LITERÁRIO DE CORDEL. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2017, Vitória da Conquista. IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Vitória da Conquista, 2017. v. 9.
-
SANTOS, S. F. ; BARRETO, D. A. B. ; SOUZA, E.M.F . O ensino de literatura: uso e desuso da literatura na formação do sujeito. In: III Seminário de estudos em linguagem e educação, 2013, Vitória da Conquista. Anais III SELED, 2013. v. 3.
-
SANTOS, S. F. ; SOUZA, E.M.F . Leitura Literária da obra capitães de areia na sala de aula: uma abordagem humanística para o ensino. In: III Seminário de estudos em linguagem e educação, 2013, Vitória da Conquista. Anais III SELED, 2013.
-
SANTOS, S. F. ; MARTINS, A. M. G. S. ; Bonfim, A.M,M ; Dias, K.D.D ; Brito, S. ; Santos, L.B . As múltiplas Visões sobre leitura na perspectiva de vários autores. In: III Seminário de estudos em linguagem e educação, 2013, Vitória da Conquista. Anais III SELED, 2013.
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . Semântica e Literatura de cordel: Uma análise de Zumbi dos Palmares, no cordel 'Zumbi dos Palmares: herói negro no Brasil'. In: Abralin em cena: Linguagem e sociedade, 2018, Feira de Santana. Caderno de resumos Abralin em Cena Bahia 2018: Linguagem e sociedade. Feira de Santana: Abralin, 2018.
-
SANTOS, S. F. ; SOUZA, E.M.F . A IMPORTÂNCIA DAS IN TERVENÇÕES DIDÁTICAS MEDIADAS PELO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LEITURA E LITERATURA. In: III Semana de Letras, 2013, Vitória da Conquista. Caderno de resumos, 2013.
-
SANTOS, S. F. ; SOUZA, E.M.F . LEITURA LITERÁRIA DA OBRA ?CAPITÃES DA AREIA? NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM HUMANISTICA PARA O ENSINO. In: XVII encontro baiano dos estudantes de letras, 2013, Ilheus. Caderno de resumos, 2013.
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . Uma análise semântica: sentidos de Zumbi dos Palmares em cordéis nordestinos. ID ON LINE. REVISTA DE PSICOLOGIA , 2019.
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . Semântica e Literatura de cordel: uma análise de Zumbi dos Palmares, no cordel 'Zumbi: um sonho da Igualdade'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . Semântica e Literatura de cordel: Uma análise de Zumbi dos Palmares, no cordel: 'Zumbi dos Palmares: herói negro do Brasil'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . SEMÂNTICA E SEMÂNTICAS: COMO TEORIAS DIVERSAS DA SIGNIFICAÇÃO ANALISAM/INTERPRETAM UM TEXTO LITERÁRIO DE CORDEL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . ZUMBI DOS PALMARES: HERÓI OU VILÃO? UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DOS CORDÉIS NORDESTINOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . ZUMBI DOS PALMARES NO CORDEL: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, S. F. ; Santos, Jorge . ZUMBI DOS PALMARES NO CORDEL: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, S. F. . O Cordel na sala de aula: uma abordagem interdisciplinar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. F. ; Bonfim, A.M,M ; Dias, K.D.D ; Santos, L.B ; Brito, S. . As múltiplas visões sobre leitura na perspectiva de vários autores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. F. . Leitura literária da obra 'Capitães da areia' na sala de aula: uma abordagem humanistica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. F. . Importância das intervenções didáticas mediadas pelo PIBID na formação do professor de leitura e literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. F. . Leitura literária da obra 'Capitães da areia' na sala de aula: uma abordagem humanistica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. F. . Pactos e impactos na formação do professor de literatura e leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, S. F. . O ensino de literatura: uso e desuso da literatura na formação do sujeito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheila Ferreira dos Santos - Integrante / Ester maria de figueiredo souza - Coordenador.
-
2012 - 2014
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sheila Ferreira dos Santos - Integrante / Ester maria de figueiredo souza - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2017
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora no Projeto Universidade para Todos
2017 - 2017
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa
Outras informações:
Profesora em aulões do projeto Universidade para Todos
2012 - 2014
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - Atual
Colégio ÔmegaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e História. Atualmente ministra aulas no 4° e 5° ano do fundamental I.
2016 - 2016
Colegio Estadual Abdias MenezesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
2016 - 2016
Pastoral do Menor Nossa Senhora de FatimaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de reforço de Língua Portuguesa, Carga horária: 40
2018 - 2021
Prefeitura Municipal de Vitória da ConquistaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sheila Ferreira dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?