Adriano de Sales Coelho

Doutor em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de SP - PUC/SP. Gestor-Educador; Analista de Sistema; Contador; Teólogo e Professor/Palestrante. Atualmente Consultor Associado da Hoper Educação, Professor do Ensino Superior no IMEPAC/MG e UNIBALSAS/MA, Pesquisador nas áreas de Metodologias Ativas de Aprendizagem, Integração de Tecnologias ao processo educativo, EaD - Educação a Distância, Gestão Educacional e Escolar, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento e Comunidades de Aprendizagens. Avaliador ENADE/INEP 2011-2017. Experiências anteriores: Diretor Geral da UNIVEL - Faculdades de Ciências Aplicadas de Cascavel - Gestão 2015/2016 (consultor no processo transição 1a para 2a geração); Diretor de Inovações Metodológicas da UNIVEL - Gestão 2016/2017; Gestor Acadêmico e Coordenador Geral de Pós-graduação do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo) Câmpus Virtual - Biênio 2013/2015; Coordenador Geral de Pós-graduação do UNASP - Câmpus Engenheiro Coelho - Biênio 2011/2013; Docente do Ensino Superior - Graduação e Pós-graduação (2009-2014) do UNASP - Câmpus Engenheiro Coelho; Educação Básica nas seguintes áreas: Docência, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Gestor Educacional e Escolar na Rede CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade e Rede Adventista de Educação. Formação inicial: Graduado em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação de Joinville, SC; Pós-graduado em Administração Escolar pela Faculdades SPEI de Curitiba, PR; MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP/SP; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6238350051097034

Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Currículo)

2007 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Gestão Escolar e Inovação - Novas tendências em Gestão Escolar a partir das teorias da Gestão da Inovação
Dr. Marcos Tarciso Masetto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Gestão Educacional e Escolar; Gestão da Inovação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Mestrado em Educação

2003 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Contribuições da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas para a consolidação de uma educação crítica e reflexiva diante da sociedade da comunicação e informação.,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Prof. Dr. Paulo R. Alcantara
Palavras-chave: Educação; Criticidade; Comunicação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Superior.

Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios

2004 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: Marketing Escolar

Especialização em Administração Escolar

1999 - 2000

Sociedade Paranaense de Ensino e Informática
Título: x.x

Especialização em Estudos Em Religião

1996 - 1999

Seminario Adventista Latino Americano de Teologia
Título: x.x

Graduação em Pedagogia

1994 - 1999

Faculdade de Educação de Joinville

Curso técnico/profissionalizante em Análise de Sistemas - Programação

1992 - 1993

Associação Catarinense de Ensino e Informática

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Contabilidade

1986 - 1988

Instituto Adventista Paranaense

Formação complementar

2019 - 2019

Benchmarking Program about German Educational System. (Carga horária: 40h). , SIBE - School of International Business and Enterpreneurship, SIBE, Alemanha.

2014 - 2014

Design Educacional. (Carga horária: 40h). , Artesanato Educacional, AE, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em O poder da inovação. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Fundamentos e medidas da avaliação em sala de aula. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.

2010 - 2010

Mitos na Educação Adventista. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.

2007 - 2007

Legislação e Normas de Educ Superior para Gestores. (Carga horária: 12h). , Instituto Latino-Americano de Planejamento Educacional, ILAPE, Brasil.

2007 - 2007

Inadimplência nas Instituições de Ensino. (Carga horária: 8h). , Instituto Catarinense de Educação Continuada, INCATEC, Brasil.

2007 - 2007

EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 45h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2007 - 2007

NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES. (Carga horária: 45h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2002 - 2002

Fundamentos Antrop. e Epistem. da Educação. (Carga horária: 54h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.

2002 - 2002

Metodologia da Pesquisa em Educação. (Carga horária: 54h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.

2002 - 2002

Gestão Administrativa/Pedagógica. (Carga horária: 32h). , Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina, SINEPE, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Informática Educacional. (Carga horária: 35h). , Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

COELHO, Adriano de Sales . 1a Conferência Nacional de Educação para uma cultura de paz e 1o Fórum Internacional de Ética Global. 2014. (Congresso).

COELHO, Adriano de Sales . XV ENAIC: Encontro Anual de Iniciacao Cientifica. 2013. (Congresso).

COELHO, Adriano de Sales . I Semana de Historia - Multiplos olhares da historia. 2011. (Congresso).

COELHO, Adriano de Sales . XII ENAIC: Encontro Anual de Iniciação Científica. 2011. (Congresso).

COELHO, Adriano de Sales . Intercâmbio Cultural e de Linguas - Brasil/Caribe. 2010. (Outro).

COELHO, Adriano de Sales . Intercâmbio Cultural e de Linguas - Brasil, Emirados Árabes e China. 2010. (Outro).

Participação em eventos

Encontro de Formação. Gestão da Aprendizagem 2020.2 - Período de Pandemia - COVID19. 2020. (Congresso).

Integra Bagozzi 2020/1.Aprendizagem em Tempo de Reinvenções. 2020. (Simpósio).

PRODEESE - Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação.Os desafios na Gestão dos Indicadores de Qualidade Acadêmica. 2020. (Seminário).

Aperfeiçoamento Docente Continuado - ADC 2019/2.Currículo por Competência: Contribuições e Desafios. 2019. (Oficina).

Aperfeiçoamento Docente UNIFACEMA.Aprendizagem em Tempo de Reinvenções. 2019. (Encontro).

ENADE UVA - Universidade Veiga Almeida.ENADE: Minha parte no processo. 2019. (Simpósio).

III Forum Internacional de Educação AdInstruments.Gestão de Indicadores Acadêmicos. 2019. (Simpósio).

III Semana Pedagógica da Unigranrio - Diálogos ENADE.Metodologia Contemporânea de Avaliação do Ensino Superior. 2019. (Encontro).

II Seminário em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente.Avaliação e Desempenho do Acadêmico - Engenharias e Gestão Ambiental. 2019. (Seminário).

PRODEESE - Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação.Gestão Acadêmica por indicadores e o acompanhamento da governança dos processos de ensino e aprendizagem. 2019. (Seminário).

PRODEESE - Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação.IGC, CPC e ENADE - O desafio de transformar qualidade em um indicador numérico. 2019. (Seminário).

PRODEESE - Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação.Inovação Curricular. 2019. (Seminário).

Bienal de Ideias: Empreendendo e Inovando. Bienal de Ideias: Empreendendo e Inovando. 2018. (Feira).

PRODEESE - Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação. A construção de evidências para o novo instrumento de avaliação de Cursos do INEP a partir da prática de cada IES. 2018. (Congresso).

PRODEESE - Programa para o Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação.A construção de evidências para o novo instrumento de avaliação de cursos do INEP. 2018. (Seminário).

Programa de Desenvolvimento Acadêmico - UNIFAMINAS.Elaboração de Itens Padrão ENADE. 2018. (Oficina).

Programa de Desenvolvimento Acadêmico - UNIFAMINAS.Avaliação do Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior - Princípios, Concepções e Pressupostos. 2018. (Encontro).

Avaliação dos cursos de Direito no Brasil: atual conjuntura e questões prospectivas. 2017. (Congresso).

Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI).Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). 2017. (Oficina).

Primeiro Encontro de Coordenadores dos Cursos de Direito do COMUNG. Gestão de Indicadores de Qualidade do Ensino Superior. 2017. (Congresso).

VII FORO INTERNACIONAL DE INNOVACIÓN UNIVERSITARIA.Paradigmas educacionais inovadores no Brasil. 2017. (Seminário).

VII Foro Internacional de Innovación Universitária. Inovação Educativa, metodologias activas de ensino e aprendizagem e integração de tecnologias no ensino superior - uma visão discente do processo educativo innovador. 2017. (Congresso).

MBA Gestão do Conhecimento no Ensino Superior.Didática do Ensino Superior: Reflexão sobre os métodos de ensino. 2016. (Seminário).

PRODEESE - Programa de Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação. Receptivo de Comissões: a ação estratégica dos atores da IES - Gestor, Secretaria Acadêmica, Procurador Institucional e Coordenadores de Curso. 2016. (Congresso).

Aperfeiçoamento Docente Continuado.Aprendizagem em Tempos de Reinvenção. 2015. (Simpósio).

CIBES 2015: Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares. O aluno com deficiência: o papel do bibliotecário na disponibilidade de recursos acessíveis na biblioteca escolar. 2015. (Congresso).

Diálogos sobre a Docência - A dimensão pedagógica que assume o ensino jurídico.Enade e o fazer docente. 2015. (Oficina).

Formação Continuada da Rede de Escolas Adventistas do RS.Escola Aprendente. 2015. (Oficina).

II Congresso Ibero Americano da Educação Superior Adventista. Inovação Metodológica na educação superior adventista: confluência entre propósitos educacionais, concepções e práticas. 2015. (Congresso).

PRODEESE - Programa de Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação. A Gestão Estratégica na Implementação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior. 2015. (Congresso).

PRODEESE - Programa de Desenvolvimento de Empresários e Executivos do Setor de Educação.Inovações Tecnológicas: Potencial educativo em processos colaborativos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. 2015. (Seminário).

Seminário ENADE 2015. 2015. (Seminário).

V Congresso Internacional da Educação - Metodologias de Aprendizagem, Tecnologias e Inovação da Educação. Inovações Tecnológicas: Potencial educativo em processos colaborativos de ensino e aprendizagem. 2015. (Congresso).

10 SENAED - Seminario Nacional da ABED. 2014. (Seminário).

20 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2014. (Congresso).

De Redu.com ao Openredu.org: A trajetória do Software Livre para a Educação. 2014. (Oficina).

IX Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação - III Seminário do IMAGO. 2014. (Seminário).

V Forum de Professores do Ensino Superior UNASP. 2013. (Simpósio).

Aperfeiçoamento de Docentes - 2012. 2012. (Encontro).

Encontro de Capacitação técnica e pedagógica promovido pela APlaC.(In) Disciplina Escolar. 2012. (Encontro).

Encontro de Capacitação Técnica e Pedagógica promovido pela ARS.Gestão Escolar Inovadora. 2012. (Encontro).

II Forum de Professores do Ensino Superior. 2012. (Encontro).

III Fórum de Professores do Ensino superior. 2012. (Seminário).

Capacitação para elaboradores e revisores de itens BNI - ENADE 2011. 2011. (Oficina).

VII Encontro Anual de Docentes do Ensino Superior do UNASP. 2011. (Encontro).

Fórum SM de Educação. 2010. (Seminário).

IX Encontro Nacional de Pedagogia. Saberes, Competências e Identidade Profissional de Professores. 2009. (Congresso).

Semana Formação Profissional - ETEC.Você, a maior invenção do século XXI. 2009. (Simpósio).

14 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Sociedade do Conhecimento e da informação - entre possibilidades e realidades. 2008. (Congresso).

VIII Encontro de Diretores da CNEC. 2007. (Encontro).

XII Seminário Nacional de Educação Comunitária. 2007. (Seminário).

XIV Encontro de Educação Infantil Cenecista de Santa Catarina. 2007. (Encontro).

X Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2007. (Outra).

Encontro de Multiplicadores do Sistema de Ensino CNEC. 2006. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Gestão Educacional. 2006. (Congresso).

Planejamento Estratégico CNEC 2006. 2006. (Encontro).

Seminário Cenecista da Região Sul. 2006. (Seminário).

Seminário - Redução da Inadimplência. 2006. (Seminário).

1 Educador Management. 2005. (Congresso).

Congresso Internacional de Educação - Do aprender passivo ao saber que transforma. 2005. (Congresso).

Formação de Multiplicadores do Sistema de Ensino CNEC. 2005. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Gestão Educacional. 2005. (Congresso).

5o Seminário Catarinense de Educação Profissional. 2004. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Gestão em Instituições de Ensino. 2004. (Congresso).

III Seminário de Administração. 2004. (Seminário).

Seminário Alabama Competitividade Escolar. 2004. (Seminário).

Tec Education - I Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2004. (Congresso).

Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2003. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Educação Profissional. 2003. (Congresso).

IV Seminário Catarinense de Educação Profissional. 2003. (Seminário).

Seminário Nacional de Marketing e Criatividade na Educação. 2003. (Seminário).

Desafios da Gestão. 2002. (Seminário).

Educação para Habilidades em Busca de Competências. 2002. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Diretores Cenecistas. 2002. (Encontro).

Workshop Vip de Auto-Estima. 2002. (Oficina).

X Seminário Nacional de Educação Comunitária. 2002. (Seminário).

3a Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 2001. (Congresso).

7 Festival Internacional de Bandas e Fanfarras. 2001. (Oficina).

II Seminário Catarinense de Educação Profissional. 2001. (Seminário).

IX Seminário Nacional de Educação Comunitária. 2001. (Seminário).

V Encontro Nacional de Diretores Cenecistas. 2001. (Encontro).

Administração Escolar - uma visão empreendedora. 2000. (Congresso).

Avaliação: em busca de novos significados. 2000. (Seminário).

IV Encontro Nacional de Diretores Cenecistas. 2000. (Encontro).

Jornada Educação e Cidadania - Reforma do Ensino Profissionalizante. 2000. (Seminário).

VIII Seminário Nacional de Educação Comunitária. 2000. (Seminário).

Atualização Pedagógica para Professores das Escolas Adventistas de SC. 1999. (Encontro).

Educar para Compreender. 1999. (Congresso).

Ser e Conviver - Superando Desafios. 1999. (Seminário).

2 Encontro Positivo de Informática na Educação. 1998. (Congresso).

5 Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade na Educação. 1998. (Congresso).

A Educação Brasileira e seu futuro. 1998. (Seminário).

3 Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade na Educação. 1996. (Congresso).

2 Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade na Educação. 1995. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Flávia Adada

COELHO, Adriano de Sales; BASTOS, C. C. B. C.; FIGUEIREDO, I. M. Z.. Estudo da percepção do discente sobre as metodologias ativas na Educação Superior. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Flávia Adada

BASTOS, C. C. B. C.; FIGUEIREDO, I. M. Z.;COELHO, Adriano de Sales. Estudo sobre a percepção do docente e do discente sobre as metodologias ativas no ensino superior. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Marcos Antônio da Silva Gomes

COELHO, Adriano de Sales. O uso das tecnologias na educação: internet e computador. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Laiza Fernanda dos Santos Hoffmann e Kelly Cristine Piolli

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. Consumo de experiência: estudo junto a alunos e gestores de IES em regime de internato. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Giovani Butarelli e Simone de Lima Fernandes

Soares, Lanny;COELHO, Adriano de Sales. Remédios Naturais como alternativa para melhora da qualidade de vida do docente. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Greziela Nazaré Rios e Katia Regina Gallo

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. A atuação da equipe gestora no acompanhamento dos índices de retenção. 2014.

Aluno: Regiane Boer, Leilah Santiago e Sonia de Almeida

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. Gestão participativa e autonomia financeira na escola pública. 2014.

Aluno: Elizete Cea e Tereza Rosa

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. A inclusão das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Josiane Delgado, Giane Oliveira e Grace Santos

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. Gestão de conflitos em sala de aula. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Johnes de Carvalho Nunes

COELHO, Adriano de Sales. A importancia do alinhamento entre identidade visual e corporativa na implementação de uma pequena empresa - Estudo de caso Soluções em mercearia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Arovel L

COELHO, Adriano de Sales; SUAREZ, A. S.. S.Lima, José Eduardo Nogueira e Márcio A. Santos. Análise de implantação e crescimento de pequenos grupos no distrito do Setor Raizal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Orlando Oliveira Filho e Rafael Mendes Candelório

COELHO, Adriano de Sales. O mentoring como ferramenta de desenvolvimento ministerial. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Jean Quenehen, Manoel Nunes e Willian Pedro

COELHO, Adriano de Sales. Um estudo sobre os principais fatores que contribuiram para um alto nivel de conservação nos ultimos 4 anos da IASD Central de Tangará da Serra - MT. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Marlene Orlandini, Rejane Lima e Leonice Lima

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. A integração de uma nova gestão entre professores e funcionários da escola. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Igor Emanuel de Souza Marques

COELHO, Adriano de Sales. A influência das Ciências Sociais nos Programas de Ciências da Religião do Estado de São Paulo. 2014.

Aluno: madalena Tiago Rodrigues

COELHO, Adriano de Sales. A criatividade e a prática pedagógica no ensino superior dos professores e estudantes do curso de pedagogia e psicologia da UKB-ISCED em Bengela, Angola. 2014.

Aluno: Adriana Urbani e Eder Santos

COELHO, Adriano de Sales. Como se constitui a identidade profissional na docência. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Cristiane Sampaio, Fernando Velasco e Jair Arruda

COELHO, Adriano de Sales. Gestão democrática em um contexto escolar particular confessional. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Roselite Carvalho e Rosilene Miranda

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. Dificuldades no ensino - aprendizagem no 1o e 2o anos de alfabetização. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Carmem Oliveira, Elisabel Macieski e Ruticleia Vieira

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. A formação do professor para Avaliação Formativa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Paulo Oliveira e Wanderlei Bespo

SUAREZ, A. S.;COELHO, Adriano de Sales. O coaching como ferramenta de aprimoramento ministerial. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Elison Silva, Rildo Macedo e Valmir Ferreira

SUAREZ, A. S.;COELHO, Adriano de Sales. O papel da escola sabatina no desenvolvimento espiritual e social da igreja. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Eliene Silvam Inelziria Lopes e Maria Zilda de Oliveira

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. A gestão da sala de aula. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Cristina Pereira, Simone Miranda

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. Interação Escola e Família: benefícios no processo de ensino e aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Camila Santos, Célia Jorge e Silvana Gazola

COELHO, Adriano de Sales; OLIVEIRA, A.. Pedagogia Participativa: inserção de recursos tecnológicos no apoio escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Geovane Souza, Janelyson Santana e Manoel Filho

COELHO, Adriano de Sales. A relação existente entre o que motiva o membro a permanecer na igreja e seu conhecimento das doutrinas distintas da IASD. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Deivison Cruz, Renato Pires e Edson Pereira

COELHO, Adriano de Sales. Mentoreamento: uma ferramenta do discipulado. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Lucas Laplaca e Marcelo Ribeiro

COELHO, Adriano de Sales. Contribuições para a prática pastoral no contexto pós-moderno de evangelismo urbano. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Celso Veiga e Regerson Silva

COELHO, Adriano de Sales. Coaching como ferramenta do discipulado. 2014.

Aluno: Andre Soares, Tiago Souza e Ronaldo Nascimento

COELHO, Adriano de Sales. Relevância dos Pequenos Grupos no contexto pós-moderno. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Denison Cavalcante, Robson Barbosa e Hans Alfaro

COELHO, Adriano de Sales. Proposta estratégica de discipulado para a adolescência. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Krysthyann Zeferino, Wagner Teixeira e Walney Costa

COELHO, Adriano de Sales. O ministério pastoral adventista do Mato Grosso e a pós-modernidade: contextualização de práticas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Clênio Albuquerque, Fabrício Oliveira e Husler Aguiar

COELHO, Adriano de Sales. Secularização das mentes pós-modernas como fator de bloqueio no processo de atração da geração Y à IASD. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Anderson Eisenhut

COELHO, Adriano de Sales. Métodos e abordagens da capelania hospitalar como um agente evangelizador. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Pedro Siman

COELHO, Adriano de Sales. Discipulado contemporâneo: desafios e alcances dos pequenos grupos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Antonio Walter Pinheiro, Sidnei Gaspari

COELHO, Adriano de Sales. Liderança discipuladora: contribuições e expectativas à influência do professor da Escola Sabatina. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Adriel Sales, Jonas Junior e Tobias Tabazenski

COELHO, Adriano de Sales. Discipulado, voluntariado e a Bíblia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Mauro Santos, Maxwell Vieir e Ismael Freitas

COELHO, Adriano de Sales. Mentoring e/ou Coaching para o estabelecimento da responsabilidade missiológica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Argemiro Andrade e Paulo Lirio

COELHO, Adriano de Sales. Programa Vida Plena: um resgaste da filosofia adventista de saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Hofni Gomes de Oliveira

COELHO, Adriano de Sales. Liderança que faz a diferença nos Pequenos Grupos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Rafael de Almeida Barbosa

COELHO, Adriano de Sales. Desenvolvimento de um programa para formação de líderes de Pequenos Grupos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Lins Miranda e Alberto Silva

COELHO, Adriano de Sales. Desenvolvimento de elementos essenciais para a integração da Escola Sabatina com o sistema de discipulado. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Filipe Piazzi Mariano da Silva

COELHO, Adriano de Sales. Aula Multidisciplinar: um caminho inovador na gestão da sala de aula, ruma à interdisciplinaridade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Kleber Curciol

COELHO, Adriano de Sales. A formação do docente e a qualidade de ensino nas instituições de ensino superior. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Carolina W

COELHO, Adriano de Sales. Machado, Jaqueline B. Boer e Juliana S.Carsltrom. Inclusão Escolar de alunos surdos sob a perspectiva de alunos, professores e intérpretes. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação especial - Inclusão Social) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Cibele Peruchi Dimas de Oliveira

COELHO, Adriano de Sales. Estudos de perfis na Docência do Ensino Superior. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Josiene Benedito

COELHO, Adriano de Sales. Arte como auxiliadora na educação ou mero preenchimento de horário?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte - Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Ana Cristina Newlands Custódio

COELHO, Adriano de Sales. Simulado de uma nova proposta para o desenvolvimento empresarial, formação profissional e promoção social em Timor Leste: com ênfase no SENAI. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Terceiro Setor) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Márcia de Jesus Barros do Espirito Santo

COELHO, Adriano de Sales. A contribuição da leitura e releitura em arte como recursos de ensino no desenvolvimento integral do ser humano. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte - Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Carlo Schneider

COELHO, Adriano de Sales. A inclusão digital como fator significativo para a inclusão social. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Terceiro Setor) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Zilda Simão Mesquita

COELHO, Adriano de Sales. O papel do docente no ensino superior: o convivio entre professor e aluno. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Jussara Lara Pereira Bastos Taxa

COELHO, Adriano de Sales. O papel docente no Ensino Superior. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Súzan Vargas Mascarenhas

COELHO, Adriano de Sales. Sensibilização musical através da flauta doce e o papel do ensino superior. 2013.

Aluno: Leandro Aparecido de Oliveira

COELHO, Adriano de Sales. A educomunicação e a graduação em Jornalismo no Brasil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Elton Leandro Machado

COELHO, Adriano de Sales. Ensino de teoria da música na Educação Superior: a escuta musical como ponto de partida. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Jezany Graepp Sintra, Willian Rogger Pavan

COELHO, Adriano de Sales. A percepção do coordenador a respeito do ENADE para a qualidade do curso de Pedagogia e Administração. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Rosimeire Barreto, Ivanildes Magalhães e José Ademar Rocha

COELHO, Adriano de Sales. Ansiedade no processo de avaliação de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Sueli Maris Leite Ritter

COELHO, Adriano de Sales. A depressão e o Professor universitárioÇ o limite entre razão e emoções. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Emilson dos Reis

COELHO, Adriano de Sales. Princípios e Procedimentos de Liderança Aplicados à Igreja. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Simei do Vale Menezes

COELHO, Adriano de Sales. Radio: uma ferramenta pedagógica para auxiliar a docencia universitaria. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Carolina S

COELHO, Adriano de Sales. Hassan e Edmar S. Machado.Dislexia: histórico, implicações e sugestões para a prática docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Gabriela Porto

COELHO, Adriano de Sales. A importância das adaptações do currículo no processo de aprendizagem de crianças com necessidades especiais na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Lais Terentin Rodrigues e Larissa Terentin Rodrigues

COELHO, Adriano de Sales. A contribuição da orientação vocacional na escolha profissional do adolescente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Gicelia Abendroth, Sheila Matias e Tatiana Maeiro

COELHO, Adriano de Sales. O desenho como ferramenta na orientação educacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Danuza Silva dos Santos e Thais Macedo Pessoa Cardoso

COELHO, Adriano de Sales. Gestão escolar: criatividade e empreendedorismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Larissa A

COELHO, Adriano de Sales. Gomes, Mariana P. Koldinsky e Neide I. Cazeto.A questão indigena no Brasil: percepção do preconceito e estereótipo na visão dos discentes em um curso de pedagogia no interior do estado de São Paulo, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Christiane V

COELHO, Adriano de Sales. de Souza, Cláudia R. de Paula e Patricia Lopes.Matemática na educação infantil: propostas de atividades. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Carolina C

COELHO, Adriano de Sales. Sanmartin, Kelly C. Zaneti e Marina O. Ramos.Estratégias de aprendizagem de crianças do ensino fundamental: um estudo exploratório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: André Filipe Moreira e Denilson da Silva Nunes

COELHO, Adriano de Sales. Violência Escolar: em discurso os professores da rede publica de ensino do estado de SP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Damaris M

COELHO, Adriano de Sales. Martins, Mileni de O. Muller e Taíza R. da Silva.Aspectos de liderança em gestão escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Cristiano Souza, Emildis Santos e Samuel Benites

COELHO, Adriano de Sales. Educação para o consumo: uma análise crítica de consumismo em crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Cíntia M

COELHO, Adriano de Sales. de Souza, Erica C. da Silva e Ellen de A. Ferreira.A musica como estratégia de aprendizagem para crianças com síndrome de down. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Fernando Fideles, Luane G

COELHO, Adriano de Sales. da Silva e Raquel Goulart.Prática docente de acordo com a metodologia da educação de jovens e adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Ellen S

COELHO, Adriano de Sales. Barboza, Michele S. Oliveira e Eder F. dos Santos.Pedagogia do oprimido x pedagogia da autonomia - algumas questões. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Delizeti Littike e Vanessa de Freitas Pereira

COELHO, Adriano de Sales. Consequencias da depressão infantil no desempenho escolar em alunos de séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Dalti Rodrigues, Lucileide D

COELHO, Adriano de Sales. Aguiar e Washinton F. Alencar.Marketing escolar e escolas confessionais: diferenças de mercado para novos patamares de competitividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Luana Araujo, Luana Guidotti e Roberto Assis

COELHO, Adriano de Sales. A brinquedoteca como laboratório de aplicação para o curso de pedagogia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Geane M

COELHO, Adriano de Sales. dos Santos, Hozélia O. Santos e Milena Cruz.A musica na educação infantil: propósitos e implicações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Gisele T

COELHO, Adriano de Sales. T. de Oliveira, Tatiane T. Timm e Vanessa T. Timm.Coordenação motora na educação infantil: prevenção e prática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Gilvana Correa, Josney M

COELHO, Adriano de Sales. K. do Prado e Raquel Martins.Estratégias de aprendizagens de alunos do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Bianca C

COELHO, Adriano de Sales. A. Justino e Gisleine Francis Alves.Os limites da disciplina: um desafio na formação familiar e escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Elessandra M

COELHO, Adriano de Sales. S. Lira e Liliane T. de O. Romeiro.Famiília x Escola: o resgate de uma relação possível e necessária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Damaris Lima, Eleticia de Camargo e Rita Oliveira

COELHO, Adriano de Sales. A contribuição da literatura infantil como elemento potencializador do processo de alfabetização: uma experiência prática com a classe do 2° ano do ensino fundamental I. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Rodrigues, Ana Paula C

COELHO, Adriano de Sales. Santos e Carla G. Araújo.Implicações sociais da questão afrodescendente no uso de recursos didáticos no ensino infantil em uma creche do interior do estado de São Paulo, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Franciele Moreira Silveira

COELHO, Adriano de Sales. As dez competências para ensinar de Perrenoud e a práxis pedagógica: um estudo com professores do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Eliza Martins dos Santos e Roberta Correa S

COELHO, Adriano de Sales. Trancozo.Contação de histórias: entrenimento de valor educativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Francilene Nascimento dos Santos

COELHO, Adriano de Sales. Avaliação formativa - a variabilidade de instrumentos avaliativos e sua contribuição para o êxito na aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Bruna Cavenagui, Pamella Santos e Robinson Cavenagui

COELHO, Adriano de Sales. As atribuições do gestor escolar - desafios no cotidiano escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Daiany de Oliveira, Joel R

COELHO, Adriano de Sales. dos Santos e Wanderson Santos.Criatividade no ambiente escolar: levantamento sobre pesquisas na área. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Dayane C

COELHO, Adriano de Sales. Amarante, Fabiana de Oliveira e Gilvan Cardoso.O papel da família e da escola como agentes de letramento no processo de alfabetização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Adriana H

COELHO, Adriano de Sales. Almeida, Mência M. Ribeiro e Lucyanne Meira.O papel da familia na aprendizagem escolar das crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Camila Marques, Elizangela Capellaro e Taiene Mateus

COELHO, Adriano de Sales. Perfil docente e valores - dilemas e contradições. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Janete de Paula e Renata Ribeiro de Moura

COELHO, Adriano de Sales. O saber afetivo na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Eliana Correia

COELHO, Adriano de Sales. Eunice da Silva e Márcia Prado.Formação integral e práticas pedagógicas - uma das perspectivas: ensino de artes para a educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Erling Simeon e Sanjeli Goularte

COELHO, Adriano de Sales. Educação do campo e escolas multisseriadas: em busca de uma práxis pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Kauanny Chaicoski, Cristina Souza e Viviana da Rosa

COELHO, Adriano de Sales. Gestão escolar na educação adventista: desafios e contradições. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Hannah Cabeceira, Keli Macedo e Viviane de Matos

COELHO, Adriano de Sales. O brincar infantil como prática intencional no cotidiano escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Francielle Nogueira e Rebeca Custódio

COELHO, Adriano de Sales. A construção ética na relação docente-discente a partir dos PCN's. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Silva, Franceli Gazzola e Paola Gaspari

COELHO, Adriano de Sales. A criatividade do professor no auxilio a familias de crianças com necessidades especiais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Cristiane da Costa Rodrigues

COELHO, Adriano de Sales. O sujeito educador no trabalho de formação continuada para a educação infantil: reflexos de uma realidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Bruna da Silva e Mariana de Souza

COELHO, Adriano de Sales. A questão indígena e o uso de recursos didáticos no ensino infantil em uma creche no interior do estado de São Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Aluno: Giane Furquim dos Santos

COELHO, Adriano de Sales. Novo contexto em alfabetização: a charge como instrumento alfabetizador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

COELHO, Adriano de Sales. Comitê Científico PBL2016 - International Conference. 2016. Universidade de São Paulo.

Orientou

Cecília Martins Costa

Projetos educativos de ensino para crianças e adolescentes na sociedade escolar atual; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Emerson Stein

A tecnologia na educação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Harlei Marcio Cantori

Projetos para implementar as tecnologias de informação e comunicação na rotina escolar da Escola Adventista de Catanduvas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Ingrid Moreira de Carvalho

Tecnologia na Sala de Aula; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Léia Guimarães Costa

Recursos Tecnológicos no ensino de Matemática; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Reginaldo da Silva Mota

Inclusão x Inclusão Digital para o EJA e Ensino Fundamental II na Escola Pública e Particular; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Ródney Andrade Silva

Recursos Tecnológicos aplicados ao ensino de Física no Ensino Médio; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Samuel Vieira Costa Filho

Aplicando os recursos tecnológicos no processo de aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Talita Cândido Alves

Diferentes práticas para a tecnologia educacional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Thania Suemi Tateishi Miyano

Tecnologia da informação e comunicação: a conexão para a aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Elisete Ribeiro da Silva Junqueira

Tecnologia em sala de aula; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Roseli Aparecida Gasbarra Frazão

Tecnologia na Educação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Zilda Andrade dos Santos Matos

Recursos Tecnológicos aplicados à educação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Alynie de Cassia Moraes Camargo

O prisma da educação tecnológica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Andrelisa Cristiane de Araújo Almeida Silva

Qual a importância dos recursos tecnológicos na prática docente; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Aparecida Zanardi de Oliveira

O professor e as novas tecnologias e sua utilização na sala de aula; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Fabiana Nascimento Santos Cavalcante

Atividades matemáticas práticas e tecnologia da educação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Leticia Medeiros da Silva Moschen

Utilização de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Miria Florenciano do Carmo

Educação e Tecnologias; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Tecnológicos Aplicados à Educação) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Cristiane Martins Scandolara e João Miguel Gazolli

Clima Organizacional e Gestão Participativa (face 2); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Debora Del Bianco Barbosa Sacilotto e Sandro Cesar Sacilotto

Clima Organizacional e Gestão Participativa (face 1); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

CÉLIA R

R; de Souza, Fernanda Coca e Paula de Faveri; Gestão de Educação Especial; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Elaine Vicensotti Boer e Neide Baldasso Conde

Gestão Democrática e Participativa na Escola Publica - Colegiados; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Celso Bunhak e Gessé Rodrigues Vieira

Planejamento Estratégico e o Envolvimento da Igreja; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Cristiane Prado, Magda FischereSandra Silva

As possíveis estratégiaspara a criaçao de vínculo Escola/Familia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Edson Vieira, Eliúde Santos e Esdras Ribeiro

Estratégias para dar sequência nas atividades ministeriais mesmo diante das mudanças pastorais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Rosilene de Melo Oliveira

O bibliotecário como gestor na biblioteca escolar e suas práticas pedagógicas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Cleberson Mateus, Gibaldo da Veiga e Roberto Santos

O fator relacional como caminho à fidelização no mundo corporativo educacional adventista das escolas CEAG e IABC; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Josney Mateus Kroll do Prado

A escola integral como modelo de aplicação à educação adventista; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Gilberto Almeida, Izaias Amâncio e Joelson Ferreira

Continuidades e descontinuidades da realidade ministerial Adventista: Sugestões para amenizar os problemas causados pelo trabalho pastoral descontinuado; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Gabriela Wolff, Raquel Ferreira e Silvia Santos

Jogos digitais para alfabetização na Educação Infantil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Jogos Psicocognitivos) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Daniela Costa, Flavio Nascimento e Terezinha Andrade

Fidelização em Instituições educacionais Adventistas: Estudo de caso Colégio Adventista de Planaltina - DF; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Franciellen Mendes, Selma Souza

A metodologia de pesquisas como orientação ao estudo contínuo do professor de ensino médio do Colégio Adventista do CPA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Carina Maranhão, Ivanice Silva e Celmo Santana

O orientador educacional como mediador do conhecimento da TDAH aos professores do CEAP; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Janete Carneiro, Michele Lima e Vania Barbosa

Princípios de desenvolvimento de uma gestão participativa nos colégios adventistas de Araguaína e Gurupi; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Maria Irma Chahine Gallo, Solange Estrada Padovani

Aperfeiçoamento em Gestão Escolar: reflexos prementes; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Jaqueline Bazzo Boer, Luciana Andretto Repache

Desenvolvimento de Liderança do Gestor Escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Agda Filomena Codo Munhoz, Claudia Elenice Elias de Oliveira

Políticas Públicas que norteiam a alfabetização no Brasil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Valéria Cristina Reis Miotto

O projeto político pedagógico e a gestão participativa: melhoria da qualidade de ensino; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Educacional e Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Marcos Pavinato

Uma análise custo-beneficio dos acordos com inadimplentes cronicos feitos com cheques pré-datados; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Menezes, Simei

Rádio: uma ferramenta pedagógica para auxiliar a docência universitária; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Debora Dalla Cort

A experiência em filantropia do Hospital Adventista de Manaus; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Terceiro Setor) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Cláudio Valdir Knoener

Efeitos da alocação de custos indiretos nas demonstrações contáveis de unidades escolares; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Cristina Zanon dos Santos Dias

A importância da Gestão Financeira para pequenas empresas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Valéria Schultz Gomes

A importância da motivação no ambiente de trabalho visando produtividade na empresa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Silvana Telma de Lima Fritoli

O papel do voluntariado no desenvolvimento comunitário; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Terceiro Setor) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Marli Aparecida Brito Del Alamo

Análise da insatisfação médica pela falta dos reajustes dos planos de saúde; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Elisangela Moreira de Macedo Assis

Orçamento Financeiro: uma contribuição para a redução da ansiedade no ambiente familiar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Financeira) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Leandro Schuck, Augusto Anderson Medeiros

Avaliação no Ensino Superior: um estudo a partir da ótica da Taxonomia de Bloom; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Evandro Rezende Pessoa Junior

Práticas sustentáveis - aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Rogério Sorvillo Vieira

Conceitos e Percepções de pais e alunos sobre os serviços educacionais da Rede Adventista de Educação; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Berndt Dietrich Wolter

Estudo de Caso: Igreja Relevante - Perfil do Sem-Igreja em Campinas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

José Umberto Moura

Os Peqjuenos Grupos como Instrumentos de Liderança da Igreja; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Liderança Pessoal e Eclesiástica) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Natanael Bernardo Pereira Moraes

Prática Pastoral Adventista e Intervenções Necessárias: A construção de uma proposta metodológica de aconselhamento; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aconselhamento Educacional e Familiar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Vanessa Rodrigues Fecher

Redes de aprendizagem no ensino de lingua inglesa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Lilian Alves de Freitas e Daniele da Silva Oliveira

Paulo Freire e EJA - A busca da erradicação do analfabetismo no Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Renata Bernardo Ferreira e Queila Guilhermino Pinto

A importância do estágio supervisionado na formação profissional do pedagogo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

JUCIANE R

Guedes e Rosilene R; de Almeida; Pedagogia empresarial: novas perspectivas e possibilidades de atuação do pedagogo em ambientes não escolares; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Jocimara B

dos Santos e Sueli A; Gomes da Cruz; Família e escola - influência para a formação integral da criança; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Adventista de São Paulo; Orientador: Adriano de Sales Coelho;

Produções bibliográficas

  • COELHO, Adriano de Sales . Enade 2015 - A régua subiu. Linha Direta , v. 1, p. 70-72, 2017.

  • COELHO, Adriano de Sales . Vem aí o ENADE 2017. Linha Direta , v. 1, p. 68-70, 2017.

  • COELHO, Adriano de Sales ; MARTINS, J. P. ; DETONI, D. J. ; RAUBER, D. . ANÁLISE DOS FATORES QUE DETERMINAM A ROTATIVIDADE DE PESSOAL NO SETOR DE PRODUÇÃO DE UMA FÁBRICA DE SILOS DA CIDADE DE CASCAVEL, PR.. REA. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO (FRANCA. ONLINE) , v. 16, p. 139-159-159, 2017.

  • COELHO, Adriano de Sales ; OLIVEIRA, A. . Aprendizagem Online. Revista da Escola Adventista , v. 32, p. 86-87, 2015.

  • COELHO, Adriano de Sales . Interação em tempos de redes. Revista da Escola Adventista , v. 29, p. 25-27, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales ; FERNANDES, R. . Formação Especializada. Mais Destaque , v. 09, p. 26-28, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales ; ENGELMANN, K. . Autonomia Adolescente. Revista da Escola Adventista , v. 30, p. 25-26, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales . Sociedade Contemporânea e os Paradigmas Educacionais. RECE : Revista Eletrônica de Ciências da Educação , v. 1, p. 4, 2005.

  • COELHO, Adriano de Sales . Midia, Linguagem e Conhecimento. 1. ed. Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2013. 34p .

  • COELHO, Adriano de Sales . Gestão da Inovação e Inovações Tecnológicas. 1. ed. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013. 45p .

  • COELHO, Adriano de Sales ; MENGALLI, N. M. . Inclusao vs inclusão digital: a importância do trabalho docente. 1. ed. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013. 48p .

  • COELHO, Adriano de Sales ; AQUINO, R. ; MANDAJI, M. . Aprendizagem colaborativa e objetos de aprendizagem. 1a. ed. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales ; COSTA, V. . Sociedade Aprendente e educação. 1a. ed. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013.

  • COSTA, V. ; COELHO, Adriano de Sales . Recursos Tecnológicos aplicados à Educação. 1. ed. Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2012. v. 1. 35p .

  • COELHO, Adriano de Sales ; UNGLAUB, E. ; HEES, L. . Gestão e Inovação: uma perspectiva para a escola hoje. 1. ed. Engenheiro Coelho: UNASPRES, 2012. v. 1. 177p .

  • COELHO, Adriano de Sales ; VIANNEY, J. ; ROESLER, J. ; SANTOS, K. E. E. ; TORRES, P. L. . Desafios da Qualidade na expansão da Educação Superior a Distância no Brasil. In: Vitale, Claudio Rama. (Org.). Prospectiva de la Educación a Distancia en América Latina y el Caribe. 1ed.Quito - Equador: Ediloja Cia. Ltda., 2019, v. , p. 43-72.

  • COELHO, Adriano de Sales . Indicadores de Sustentabilidade Acadêmica. In: Paulo Presse. (Org.). Análise Setorial da Educação Superior Privada Brasil 2018. 1ed.Foz do Iguaçu - PR: Hoper Group, 2018, v. 1, p. 87-100.

  • COELHO, Adriano de Sales ; COSTA, V. ; AQUINO, R. ; MANDAJI, M. . Aprendizagem Colaborativa: Blogs, Wikis e Redes Sociais no cotidiano da educação. In: Adriana Terçariol; Monica Mandaji; Nuria Pons; Renata Ribeiro. (Org.). Da Internet para a Sala de Aula. 1aed.Jundiai, SP: Paco Editorial, 2016, v. , p. 51-58.

  • COELHO, Adriano de Sales . Gestao da Inovação e Inovação Educativa: caminhos e possibilidades. In: Unglaub, E.. (Org.). Desafios Metodológicos do Ensino. 1ed.Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2012, v. , p. 9-22.

  • COELHO, Adriano de Sales . Novas tendências em gestão escolar a partir das teorias em gestão da inovação. In: Unglaub, E.; Hees, L.;Coelho, A.. (Org.). Gestão e inovação uma perspectiva para a escola de hoje. 1ed.Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2012, v. 1, p. 15-30.

  • COELHO, Adriano de Sales . Aprendizagem e Inovação. In: Eliel Unglaub. (Org.). Aprendizagem Multiplas Visões sobre o Aprender. 1ed.Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2011, v. 1, p. 33-54.

  • COELHO, Adriano de Sales . Formação Especializada. Mais Destaque, p. 26 - 28, 05 dez. 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales . Interação em tempos de redes. Revista Escola Adventista, UNASPRESS, p. 25 - 27, 01 abr. 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales ; Oliveira, Rosilene de Melo . O aluno com deficiência: o papel do bibliotecário na disponibilidade de recursos acessíveis na biblioteca escolar. In: I Congresso Iberoamericano de Bibliotecas Escolas: reto del milenio para la interculturalidad y la inclusión social, 2015, Marília - SP. I Congresso Iberoamericano de Bibliotecas Escolas, 2015.

  • COELHO, Adriano de Sales . Efeitos da alocação de custos indiretos nas demonstrações contábeis de unidades escolares. In: 5 Congresso Internacional de Educação, 2013, Ponta Grossa, PR. Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales . Orçamento e educação financeira: uma contribuição para a redução da ansiedade no ambiente familiar. In: 5 Congresso Internacional de Educação,, 2013, Ponta Grossa, PR. Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales . A voz do professor durante a sua graduação. In: 5 Congresso Internacional de Educação, 2013, Ponta Grossa, PR. Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales . A educomunicação e a graduação em Jornalismo no Brasil. In: 5 Congresso Internacional de Educação,, 2013, Ponta Grossa, PR. Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales ; UNGLAUB, E. . Responsabilidade Social: A Percepção Ética de Alunos Universitários em Atividades Sociais na Comunidade Local. In: 3ª Conferência da FORGES, 2013, Recife, Pernambuco. Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Recife, Pernambuco: AFORGES, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales ; OLIVEIRA, A. ; PIAZZI, F. . Aula multidisciplinar: um caminho inovador na gestão da sala de aula, rumo à interdisciplinaridade. In: 3ª Conferência da FORGES, 2013, Recife, Pernambuco. Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Recife, Pernambuco: AFORGES, 2013.

  • SCHNEIDER, C. ; WATAYA, R. S ; COELHO, Adriano de Sales . A inclusão digital como fator significativo para a inclusão social. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educacao a Distancia e Elearning, 2013, Lisboa, Portugal. Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2013.

  • COSTA, A. ; RAABE, A. ; COELHO, Adriano de Sales . Taxonomia de Ferramentas de Autoria: apoio na criação de materiais didáticos digitais. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educacao a Distancia e Elearning, 2013, Lisboa, Portugal. Atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales ; Cartaxo, J. ; Moises, M. . A inovação e sua aplicação no ambiente escolar. In: II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012, São Paulo, SP. II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012.

  • COELHO, Adriano de Sales ; LAGO, C. R. . Gestão do Conhecimento e Qualidade de Vida - A produtividade em questão. In: II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012, São Paulo, SP. II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012.

  • COELHO, Adriano de Sales ; ARAUJO, L. M. . A brinquedoteca como laboratório de aplicação para o curso de pedagogia. In: II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012, São Paulo, SP. II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012.

  • COELHO, Adriano de Sales ; SCHNEIDER, C. . O anafalbetismo digital entre alunos que ingressam no primeiro ano do ensino universitário do UNASP - EC. In: II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012, São Paulo, SP. II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012.

  • COELHO, Adriano de Sales ; SUAREZ, A. S. ; SILVEIRA, F. M. . Práticas Pedagógicas e as dez competências para ensinar de Perrenoud. In: II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012, São Paulo, SP. II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012.

  • COELHO, Adriano de Sales ; SALGADO, S. B. A. ; REZENDE, E. . A prática laboratorial nos processos de ensino e aprendizagem em ciencias naturais. In: II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012, Engenheiro Coelho, SP. II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012.

  • COELHO, Adriano de Sales ; NEVES, E. R. C. ; SILVA, L. V. . Estudantes com dificuldade de aprendizagem: uma proposta de avaliação psicopedagógica na modalidade de um programa de estágio clínico. In: II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012, São Paulo, SP. II Congresso Sul Americano da Educação Adventista - Gestão e Pesquisa, 2012.

  • COELHO, Adriano de Sales ; UNGLAUB, E. . Gestão Escolar e inovação - Novas tendencias em Gestão Escolar a partir das teorias de Gestão da Inovação. In: 2.ª Conferência do FORGES ? Fórum da Gestão do Ensino Superior nos paises de Lingua Portuguesa, 2012, Macau, China. 2.ª Conferência do FORGES ? Fórum da Gestão do Ensino Superior nos paises de Lingua Portuguesa, 2012.

  • COELHO, Adriano de Sales . Saberes, Competências e Identidade Profissional de Professores. In: IX Encontro Nacional de Pedagogia, 2009, Engenheiro Coelho. IX Encontro Nacional de Pedagogia, 2009.

  • COELHO, Adriano de Sales ; Costa, S. A. ; Pedroza, N. ; WATAYA, R. S . Sociedade do Conhecimento e da informação - entre possibilidades e realidades.. In: 14o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2008, Santos, SP. 14o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2008.

  • COELHO, Adriano de Sales . Inovação Educativa - o papel do gestor.. In: 5.ª Conferência do FORGES ? Fórum da Gestão do Ensino Superior nos paises de Lingua Portuguesa, 2015, Coimbra - PT. 5.ª Conferência do FORGES ? Fórum da Gestão do Ensino Superior nos paises de Lingua Portuguesa, 2015.

  • COSTA, G. G. ; REZENDE, E. ; COELHO, Adriano de Sales . Práticas Sustentáveis - Aproximando Universidade e escola de Educação Básica pela Pesquisa. In: I COSUDI - Congreso Sudamericano de Investigación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación formativa y aprendizaje permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • AMORIM, E. ; OLIVEIRA, V. ; COELHO, Adriano de Sales . Lagoa da Jansen: Ontem e Hoje. In: 1 COSUDI - Congreso Sudamericano de Investiación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación formativa y aprendizaje permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • AZEVEDO, M. A. ; SANTOS, A. ; COELHO, Adriano de Sales . Aprendizagem Significativa aplicada ao ensino de Linguas. In: 1 COSUDI - Congreso Sudamericano de Investigación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación Formativa y Aprendizaje Permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • GONCALVES, A. C. S. ; RIBEIRO, P. S. ; COELHO, Adriano de Sales . O poder das ideias: o aspecto da violência analisado pela ótica de jovens do Ensino Médio. In: 1 COSUDI - Congreso Sudamericano de Investigación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación fomativa y aprendizaje permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • SORVILLO, R. ; COELHO, Adriano de Sales . Conceitos e percepções de pais e alunos sobre os serviços educacionais da rede adventista de educação. In: 1 COSUDI - Congreso Sudamericano de Investigaciónen Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación Formativa y Aprendizaje Permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • ASSIS, E. ; COELHO, Adriano de Sales . O uso do orçamento financeiro familiar: uma contribuição para um melhor convivio familiar. In: 1 COSUDI - Congreso Sudamericano de Investigación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigacion formativa y aprendizaje permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • FRITOLI, S. T. L. ; COELHO, Adriano de Sales . O papel do voluntariado no desenvolvimento comunitário. In: 1 COSUDI - Congreso Sudamericano de Investigación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación formativa y aprendizaje permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • PEREIRA, P. M. ; CARVALHO, E. C. S. ; COELHO, Adriano de Sales . Educação Física e inclusão: uma vivência das práticas corporais adaptadas. In: 1 COSUDI - Congreso Sudamericano de Investigación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación Formativa y Aprendizaje Permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • SILVA, R. M. ; COELHO, Adriano de Sales . Macro Pressuposição e a Hermenêutica Bíblica. In: 1 COSUDI -Congreso Sudamericano de Investigación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación Formativa y Aprendizaje Permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • BORRALHO, L. S. ; RIBEIRO, P. S. ; COELHO, Adriano de Sales . Hábitos de Estudos: um estudo eficaz. In: 1 COSUDI - Congreso Sudamericano de Investigación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación Formativa y Aprendizaje Permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • CORT, D. D. ; COELHO, Adriano de Sales . A experiência em Filantropia do Hospital Adventista de Manaus. In: 1 COSUDI -Congreso Sudamericano de Investigación en Instituciones Adventistas, 2013, Lima, Peru. Investigación formativa y aprendizaje permanente. Lima, Peru: Centro de Aplicación Editorial Imprenta Unión, 2013.

  • COELHO, Adriano de Sales . Inovação Educativa, metodologias activas de ensino e aprendizagem e integração de tecnologias no ensino superior - uma visão discente do processo educativo innovador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales . Inovação Educativa - o papel do gestor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales ; COSTA, V. . Novas Linguagens, novas oportunidades, novas formas de ensinar e aprender. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COELHO, Adriano de Sales ; COSTA, V. . Aprendizagem Colaborativa: Blogs, Wikis e Redes Sociais no Cotidiano da Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, R. M. ; COELHO, Adriano de Sales . Macro Pressuposição e a Hermeneutica Biblica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORRALHO, L. S. ; RIBEIRO, P. S. ; COELHO, Adriano de Sales . Habitos de Estudos: Um estudo eficaz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, P. M. ; CARVALHO, E. C. S. ; COELHO, Adriano de Sales . Educação Física e Inclusão: uma vivência das práticas corporais adaptadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORT, D. D. ; COELHO, Adriano de Sales . A experiência em Filantropia do Hospital Adventista de Manaus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRITOLI, S. T. L. ; COELHO, Adriano de Sales . O papel do voluntariado no desenvolvimento comunitário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AMORIM, E. ; OLIVEIRA, V. ; COELHO, Adriano de Sales . Lagoa da Jansen: ontem e hoje. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AZEVEDO, M. A. ; SANTOS, A. ; COELHO, Adriano de Sales . Aprendizagem Significativa aplicada ao ensino de linguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONCALVES, A. C. S. ; RIBEIRO, P. S. ; COELHO, Adriano de Sales . O poder das ideias: o aspecto da violência analisado pela ótica de jovens do ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SORVILLO, R. ; COELHO, Adriano de Sales . Conceitos e percepções de pais e alunos sobre os servicos educacionais da rede adventista de educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, E. ; COELHO, Adriano de Sales . O uso do orçamento financeiro familiar: uma contribuição para um melhor convívio familiar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, G. G. ; REZENDE, E. ; COELHO, Adriano de Sales . Práticas Sustentáveis - aproximando universidade e escola de Educação Básica pela pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales ; Cartaxo, J. ; Moises, M. . A inovação e sua aplicação no ambiente escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales . Gestão Escolar e Inovação - novas tendências em gestão escolar a partir das teorias em Gestão da Inovação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales ; LAGO, C. R. . Gestão do Conhecimento e Qualidade de Vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales ; ARAUJO, L. M. . A brinquedoteca como laboratório de aplicação para o curso de pedagogia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales ; SCHNEIDER, C. . O analfabetismo digital entre os alunos que ingressam no primeiro ano do ensino universitário do UNASP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales ; SILVEIRA, F. M. ; SUAREZ, A. S. . Práticas Pedagógicas e as dez competências para ensinar de Perrenoud. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales ; SALGADO, S. B. A. ; REZENDE, E. . A prática laboratorial nos processos de ensino e aprendizagem em ciências naturais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales ; SILVA, L. V. ; NEVES, E. R. C. . Estudantes com dificuldade de aprendizagem: uma proposta de avaliação psicopedagógica na modalidade de um programa de estágio clínico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales . A aula expositiva no Ensino Superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COELHO, Adriano de Sales . Redes de Aprendizagem para o Ensino da Lingua Inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COELHO, Adriano de Sales . PCNs de Historia: Uma analise critico-reflexivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Katia Oliveira ; COELHO, Adriano de Sales . Hiperconectados. São Paulo, SP, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

COELHO, Adriano de Sales . Pós-graduação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COELHO, Adriano de Sales . Pós-graduação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COELHO, Adriano de Sales . Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COELHO, Adriano de Sales . Inovação Educacional. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

COELHO, Adriano de Sales . Ensino a Distancia. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COELHO, Adriano de Sales . Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COELHO, Adriano de Sales . Estratégias Competitivas para Instituições de ensino. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

COELHO, Adriano de Sales . Gestão do Corpo Docente. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

COELHO, Adriano de Sales . Consolidação dos indicadores mercadológicos da gestão da educação superior. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

COELHO, Adriano de Sales . (In) Disciplina Escolar. 2012. .

COELHO, Adriano de Sales . Gestão Escolar Inovadora. 2012. .

COELHO, Adriano de Sales . Saberes, Competências e Identidade Profissional de Professores. 2009. .

COELHO, Adriano de Sales ; Édy Gorski Damaceno . Informática Educacional. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COELHO, Adriano de Sales . Pequeno Só. 2010 (DVD).

COELHO, Adriano de Sales . Um Cipó no UNASP. 2009 (DVD).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Praticas Sustentaveis, Descrição: O projeto tem como principal finalidade a discussão/estudo reflexivo acerca de práticas sustentáveis, a partir de práticas laboratoriais e sociais, propondo a implantação de um posto de recolhimento de óleo comestível no campus da universidade e/ou uma unidade móvel para recolhimento do mesmo dentro do campus e comunidade vizinhas; a criação de uma mini-usina para transformação do material anteriormente descartado e recolhido (óleo) para produção de sabão que possa ser utilizado no próprio campus. (dormitórios masculinos, femininos, cozinha, colégio e lavanderia, centro médico e igreja). Para a efetividade dos processos mencionados, faz-se necessário pensar nos momentos de estudos, reflexão e debates acerca das temáticas relacionadas às práticas sustentáveis, socialização dos resultados destes estudos em ?n? formas que atinjam a comunidade acadêmica e seu entorno, incluso vizinhos exterior ao campus universitário. Necessário ressaltar também o envolvimento de trabalho prático e laboratorial junto à disciplina de Química (Faculdade de Engenharia Civil e Ensino Médio) a fim de trabalhar a questão química na transformação do óleo comestível em sabão através de reações químicas de saponificação utilizando como reagentes soda caustica Na(OH), água, sabão em pó, e essências aromáticas na produção do sabão em barras. Tem portanto como problemática a preocupação ambiental dada ao descarte de materiais inutilizáveis na construção civil, tipificada aqui pelo destino adequado e possível reutilização de óleo comestível produzido na comunidade do campus da universidade UNASP ? EC. Seu objetivo geral pede uma reflexão acerca da necessidade de criação/estimulação de padrões de comportamento na formação de profissionais da Engenharia Civil comprometidos com o meio ambiente. E seus objetivos específicos: Estudo reflexivo acerca da Gestão Ambiental e a Construção Civil; Proposta de trabalho de campo a partir da implantação de um posto de recolhimento de óleo no campus da universidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Adriano de Sales Coelho - Coordenador / Evandro Rezende - Integrante.

  • 2011 - 2012

    GiEd - Gestão e Inovação Educacional, Descrição: Desenvolver estudos e pesquisas sobre a gestão e o processo de inovação em todas as suas dimensões através de estudos em diversos contextos organizacionais, discutir políticas e estratégias de promoção da inovação e da gestão no espaço educacional, aprimorar conhecimentos na área proposta para pesquisa , e estimular a pesquisa e a investigação na universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Adriano de Sales Coelho - Integrante / Eliel Unglaub - Coordenador / Luciane Hees - Integrante.

  • 2004 - 2004

    A prática docente e as mídias educacionais, convergencias e divergencias, Descrição: Em função da mudança paradigmática da sociedade do conhecimento e da revolução tecnológica, toda atividade de docência deveria incorporar uma ou mais mídias educacionais. Essas mídias são pensadas e produzidas como meios de comunicação e informação e, como tais, com uma estrutura tecnológica e uma linguagem própria. Isso as torna mais do que um mero recurso de apoio às atividades em sala de aula, trazendo conseqüências para o processo educativo, pois a relação professor-aluno passa a ser mediada por uma linguagem e um conteúdo. Nesse contexto optou-se por investigar: Como ocorreu a implantação do Projeto MATICE - Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais -, que impacto causou junto aos alunos e docentes universitários participantes; e quais são os paradigmas que caracterizaram as práticas pedagógicas dos professores envolvidos no ambiente virtual? As perspectivas de um paradigma inovador na sociedade do conhecimento levam a repensar a prática pedagógica proposta no ensino universitário, na qual o professor precisa ultrapassar a ênfase da reprodução para a produção do conhecimento. O docente precisa ser criativo, articulador e parceiro de seus alunos no processo de aprendizagem. Como profissional competente precisa formar-se como um cidadão crítico e autônomo que saiba solucionar problemas com vistas à transformação da sociedade. A aliança das linguagens Oral, Escrita e Digital desafia propor uma prática docente assentada na construção individual e coletiva do conhecimento com auxílio dos recursos de multimídias e da rede informatizada. Para tanto, a aprendizagem deve torna-se colaborativa, onde professor e alunos são parceiros participativos, investigadores e produtores do conhecimento. Nesse projeto, as preocupações se voltam para questões relacionadas com o posicionamento paradigmático do professor em sua prática docente e o uso das mídias na educação, procurando desvelar suas convergências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) . , Integrantes: Adriano de Sales Coelho - Integrante / Amélia Fatima Bortoli Daga - Integrante / Ana Carolina Castelli da Costa - Integrante / Andreia Ferreira Ramos - Integrante / Paulo Roberto de Carvalho Alcantara - Coordenador / Antonio Ferreira - Integrante / Camile Gonçalves Hesketh - Integrante / Elizete Lúcia Moreira Matos - Integrante / Isabelle Christine Moletta - Integrante / Marilda Aparecida Behrens - Integrante / Marileni Ortencio de Abreu Passos - Integrante / Naim Akel Filho - Integrante / Patrícia Lupion Torres - Integrante / Rita Andreia Moro Senco Zem - Integrante / Rita de Cássia Veiga Marriot - Integrante / Vaneli Rodrigues Chaves - Integrante.

Prêmios

2003

Gestão Comunitária, Rotary Club Rio Negrinho - SC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hoper Educação. , Avenida República Argentina 3370 Sl 03, Jardim Panorama, 85856578 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil, Telefone: (045) 30260100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - 2017

União Educacional de Cascavel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 40

Outras informações:
Período como Diretor de Inovações Acadêmicas

2014 - Atual

Hoper Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Educacional Associado, Carga horária: 40

2013 - 2015

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Acadêmico UNASP Câmpus Virtual, Carga horária: 40

2010 - 2015

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Pós-graduação, Carga horária: 8

Outras informações:
MBA em Gestão Educacional e Escolar Tecnologias Educacionais e Docência Gestão de EaD e Tutoria Online

2009 - 2015

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular - Graduação e Pós-graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Titular para Pedagogia e Licenciaturas de História, Música e Letras. Professor de Pós-graduação para as áreas de Educação, Tecnologias e Administração. Disciplinas ministradas: Metodologia de Pesquisa, Fundamentos de Gestão, Tecnologias e Recursos Pedagógicos, Recursos Tecnológicos e Inovação Educativa, Seminário de Gestão Aplicada, Fundamentos em Gestão Educacional e Escolar, Planejamento Estratégico, Pedagogia Gestora, Marketing Educacional, Seminário de Liderança,Temas Contemporâneos: Problemas da prática pastoral.

2011 - 2013

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Pós-graduação, Carga horária: 40

2011 - 2011

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Auxiliar para Pesquisa, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador Auxiliar junto ao Centro de Pesquisa do Campus

2009 - 2010

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor Geral - Colégio UNASP, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Transferência para a graduação, Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Pós-graduação em Gestão Escolar

2008 - 2008

Instituto IPGEX de pós-graduação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação

Atividades

  • 03/2008 - 08/2008

    Ensino, Práticas Pedag na Educ. Inf. e Séries Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pressupostos Teóricos e Práticos da Supervisão Escolar e da Orientação Educacional

2015 - 2015

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Elaborador de Itens ENADE 2015

2014 - 2014

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisor de Itens ENADE 2014

Outras informações:
Selecionado pelo INEP a compor a equipe como REVISOR de itens para o ENADE 2014 - Pedagogia

2011 - 2011

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Elaborador Itens ENADE 2011

Outras informações:
Selecionado pelo INEP a compor a equipe como ELABORADOR de itens para o ENADE 2011 - Pedagogia

2000 - 2009

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2007 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Tecnologia Cenecista de Rio Negrinho.,Linhas de pesquisa

  • 01/2007 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Colégio Cenecista São José.,Linhas de pesquisa

  • 01/2006 - 12/2008

    Direção e administração, Faculdade de Tecnologia Cenecista de Rio Negrinho.,Cargo ou função, Direção Geral e Acadêmica.

  • 01/2006 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Tecnologia Cenecista de Rio Negrinho.,Serviço realizado, Elaboração, acompanhamento e aprovação do processo de credenciamento da Faculdade Cenecista de Rio Negrinho.

  • 01/2006 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Tecnologia Cenecista de Rio Negrinho.,Serviço realizado, Elaboração, acompanhamento e aprovação do projeto de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Processos.

  • 01/2006 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Tecnologia Cenecista de Rio Negrinho.,Serviço realizado, Elaboração, acompanhamento e aprovação do projeto de Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho.

  • 01/2006 - 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Tecnologia Cenecista de Rio Negrinho.,Serviço realizado, Elaboração, acompanhamento e aprovação do projeto de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

  • 07/2000 - 12/2008

    Direção e administração, Colégio Cenecista São José.,Cargo ou função, Diretor Geral.

  • 07/2000 - 12/2008

    Ensino, Cursos Técnicos Pós-Médio e de Qualificação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de Recursos Humanos, Informática Instrumental, Métodos e Técnicas de Treinamento

  • 05/2000 - 12/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, Orientação Vocacional, Sociologia

2004 - 2008

Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação

Atividades

  • 11/2007 - 11/2007

    Ensino, Pedagogia Gestora - Ênfase em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 08/2004 - 08/2004

    Ensino, Pedagogia Gestora - Ênfase em Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Concepções Teórico Práticas da Orientação Educacional

2004 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 4

1988 - 2000

Instituição Adventista de Educ. e Assist. Social Sul Brasileira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Administração/Educação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2000 - 05/2000

    Direção e administração, Colégio Adventista de Florianópolis.,Cargo ou função, Supervisor Escolar.

  • 01/1997 - 12/1999

    Direção e administração, Colégio Adventista de Joinville.,Cargo ou função, Orientador Educacional e Vice-Diretor.

  • 01/1997 - 12/1999

    Treinamentos ministrados , Associação Catarinense da IASD - Departamento de Educação.,Treinamentos ministrados, Coordenador de Projetos Interdisciplinares para a Rede de Escolas Adventistas de SC

  • 01/1994 - 12/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Informática Educacional, Informática Instrumental

  • 01/1994 - 12/1996

    Treinamentos ministrados , Colégio Adventista de Joinville.,Treinamentos ministrados, Implantação, acompanhamento e desenvolvimento do Projeto de Informática Educacional para a Rede de Escolas Adventistas de SC

  • 07/1990 - 12/1993

    Serviços técnicos especializados , Associação Catarinense da IASD.,Serviço realizado, Gerente de CPD.

  • 09/1988 - 06/1990

    Serviços técnicos especializados , Associação Catarinense da IASD.,Serviço realizado, Contador.

2016 - 2017

Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Online Programa Formação Multiplicadore, Carga horária: 20

2014 - 2014

Universidade de Aveiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Formador

Outras informações:
Programa de Formação Aveiro /Divisão Sul Americana da IASD / Casa Publicadora Brasileira e UNASP Integração TIC à educação

2016 - 2016

Instituto Adventista Paranaense

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Professor Tutor

Outras informações:
Professor de Pós-graduação em EaD Disciplinas: Tecnologias Educativas Planejamento Estratégico

2017 - Atual

Faculdade de Balsas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12

2017 - Atual

Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12