Davidson Andreoni Rocha
Mestre em Administração Redes Empresariais, Inovação e Competitividade- Centro Universitário UNA.
Especialista em Qualidade de Energia pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006).
Gerente dos seguintes projetos de Pesquisa:
Centro de Monitoramento de Usos Finais - CMUF
Órgãos Financiadores: Finep e Cemig
P&D174 - Controle Integrado de Cargas Elétricas - CICaE
Órgão financiador: Cemig/Aneel
P&D140 - Desenvolvimento de Metodologia para Prospecção de Projetos e Avaliaçäo de Investimentos em Iluminação Eficiente (i-Lumina)
Órgão financiador: Cemig/Aneel
D263 - Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento e Controle Contínuos a Baixo Custo de Unidades de Refrigeração Industriais
P&D 632- Desenvolvimento econômico e social no semiárido mineiro a partir da mobilização capacitação e participação das populações para o emprego da geração hibrida fotovoltaica distribuída na revitalização de empreendimentos hídricos.
Atualmente Supervisões de Operação e Manutenção de Usinas CEMIG SIM.
Informações coletadas do Lattes em 28/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Redes Empresariais, Inovação e Competitividade
2015 - 2017
UNA
Título: Análise do modelo financeiro para inserção de mercado de sistemas de condicionamento de ar por meio de coletores solares, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Rafael Oliveira de Ávila
Coorientador: Elizabeth Duarte Pereira. Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Especialização em Especialização em Sistemas de Energia Elétrica
2007 - 2009
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Qualidade de Energia: Estudo Comparativo Brasil-Índia. 2009.
Orientador: Ivan José da Silva Lopes - Integrante / Selenio Rocha Silva
Graduação em Engenharia Elétrica
2001 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Sistemas de aquecimento solar para baixa renda
Orientador: Romemary Batalha
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: QUALIDADE DE ENERGIA.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Geração da Energia Elétrica.
Participação em bancas
ROCHA, D. A.. INFLUÊNCIA DE HARMÔNICAS NA ALIMENTAÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário UNA.
ROCHA, D. A.. AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO SOLAR POR CICLO DE ADSORÇÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário UNA.
ROCHA, D. A.. Uma forma prática de gerenciamento de risco segundo a norma da ABNT NBR 5419-2:2015. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário UNA.
ROCHA, D. A.. Análise dos efeitos da inserção de Usinas Termelétricas no Sistema Interligado Nacional utilizando o modelo Newave. 2019 - Centro Universitário UNA.
ROCHA, D. A.. Estudo comparativo entre inversores e transformadores de solda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário UNA.
ROCHA, D. A.. Sistema de Proteção e Combate a Incêndio para Subestações Elétricas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - UNA.
JOTA, P. R. S.;ROCHA, D. A.. Desenvolvimento de uma Metodologia de Controle de iluminação com Aproveitamento da Iluminação Natural em um Ambiente Real.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Orientou
METODOLOGIA DE PROJETO DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS EM EDIFÍCIOS RESIDÊNCIAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - UNA; Orientador: Davidson Andreoni Rocha;
Produções bibliográficas
-
ROCHA, D. A. . Recuperador de Calor para Chuveiros Elétricos. Eletricidade Moderna , v. 1, p. 1, 2006.
-
ROCHA, D. A. . :'Casos de sucesso em eficiência energética da CEMIG/Efficientia'.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, D. A. ; FIGUEIREDO, J. C. A. . Recuperador de Calor para Chuveiros Elétricos Aplicado na Baixa Renda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, D. A. . - Experiência da Cemig com a Utilização de Aquecimento Solar em Comunidades de Baixa Renda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA, D. A. ; FIGUEIREDO, J. C. A. ; COSTA, H. F. F. . Recuperador de Calor para Chuveiros. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, D. A. ; FIGUEIREDO, J. C. A. . Experiência de Instalação de Aquecimento Solar em Conjuntos Habitacionais de Baixa Renda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
ROCHA, D. A. . Consultoria para orientação dos integrantes do projeto inovativo Lemonade. 2015.
ROCHA, D. A. . Consultoria projeto Lemonade ? Grupo Decide. 2015.
ROCHA, D. A. ; MENDONCA, R. . MAIA, Leandro ; MENDONÇA, R. S. R. ; ANDREONI, Davidson ; LEITE, Nelson ; LOPES, Glauciene . IGE BRASIL - INDIA (ROTARY INTERNATIONAL) GSE. 2009. (Obra de artes visuais/Vídeo).. 2009 (Videos) .
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2009
Desenvolvimento de Metodologia para Prospecção de Projetos e Avaliação de Investimentos em Iluminação Eficiente - (i-Lumina), Descrição: Desenvolver uma metodologia para analisar, sob o aspecto técnico e econômico, potenciais de economia de energia em sistemas de iluminação em edificações. Também será objeto de desenvolvimento neste projeto um equipamento portátil que fará este levantamento em campo e analisará os dados à luz da metodologia desenvolvida para emissão imediata de parecer técnico-econômico. Segundo normas da Aneel, 0,5% da receita anual da CEMIG deve ser aplicado em programas de eficientização de energia diretamente nos clientes. Parte destes recursos são utilizados para fazer eficientização energética em sistemas de iluminação em diversos segmentos da sociedade. De acordo com os critérios do manual da Aneel, a aplicação destes recursos deve atender uma relação custo benefício (RCB) menor ou igual a 0,85.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Davidson Andreoni Rocha - Coordenador / Patricia Romeiro da Silva Jota - Integrante., Financiador(es): CEMIG Distribuidora - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
Centro de Monitoramento de Usos Finais, Descrição: Descrição: O Centro de Monitoramento de Usos Finais (mais conhecido pela sigla CMUF) é um projeto que está sendo desenvolvido por professores e alunos da UFMG e do CEFET-MG e que conta com financiamento da CEMIG e da FINEP (CT-ENERG). Atualmente, encontra-se instalado e totalmente operacional no Edificio-Sede da CEMIG (monitorando a carga dos elevadores), no DER, no Hemominas (Hemocentro-BH), no CEFET-MG (Campus I e CPEI), na UFMG (LCPI), no SERPRO, no Hospital João XXIII, no Tribunal de Justiça de MG (Fórum Lafaiete) e nas Escolas Municipais Anísio Teixeira e Paulo Freire. O CMUF foi concebido para atender à demanda das edificações que passam por processos de eficientização: é de instalação e operação muito simples e de baixo custo. E por ser de baixo custo possibilita que o consumo de energia seja detalhado tanto quanto necessário para se poder detectar os reais vilões do desperdício. Para tanto,sensores especialmente desenvolvidos para o CMUF são espalhados pelas edificações, medindo tensão e corrente elétrica, fator de potência, etc... em todos os circuitos ou cargas em que estas se fizerem necessárias. Podem ser também medidas variáveis ambientais (tais como temperatura e umidade, interna e externa, luminosidade, etc...), de forma a se poder estabelecer relações de causa-e-efeito, por exemplo, entre consumo de energia com ar-condicionado e as condições de carga. Para facilitar o trabalho de avaliação do desempenho da edificação, os gerentes de energia (membros das CICEs) têm acesso, em tempo real, aos dados medidos e gráficos com análises comparativas (já que todas as medidas ficam disponíveis em um Banco de Dados, acessível de qualquer parte do mundo, via Internet). Uma das maiores dificuldades que as concessionárias encontram quando da implantação de projetos de eficientização reside na quase impossibilidade de se avaliar com precisão os ganhos reais obtidos. Sistemas convencionais de medição destes ganhos (em termos de consumo de energia ou de melhoria de co. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Davidson Andreoni Rocha - Coordenador / Fabio Goncalves Jota - Integrante / Patricia Romeiro da Silva Jota - Integrante., Financiador(es): CEMIG Distribuidora - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2006 - 2009
Sistema Inteligente de Baixo Custo para Controle Integrado de Cargas Elétricas - CICaE, Descrição: projeto visa desenvolver um sistema inteligente/automático e construir três protótipos de baixo custo para setorização e controle de cargas elétricas (lâmpadas e ar condicionado), a partir de medições realizadas por sensores e/ou comandos dos usuários, visando o uso eficiente destas cargas. Cada protótipo é composto de unidades de aquisição de dados, processamento local e acionamento de cargas, interligadas por uma rede local, de forma que qualquer carga pode ter seu status verificado ou modificado a partir de qualquer uma das estações da rede. Os sensores e atuadores são ligados à estação mais próxima (fisicamente). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Davidson Andreoni Rocha - Coordenador / Fabio Goncalves Jota - Integrante / Patricia Romeiro da Silva Jota - Integrante., Financiador(es): CEMIG Distribuidora - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2009
Sistema Inteligente de Baixo Custo para Controle Integrado de Cargas Elétricas - CICaE, Descrição: projeto visa desenvolver um sistema inteligente/automático e construir três protótipos de baixo custo para setorização e controle de cargas elétricas (lâmpadas e ar condicionado), a partir de medições realizadas por sensores e/ou comandos dos usuários, visando o uso eficiente destas cargas. Cada protótipo é composto de unidades de aquisição de dados, processamento local e acionamento de cargas, interligadas por uma rede local, de forma que qualquer carga pode ter seu status verificado ou modificado a partir de qualquer uma das estações da rede. Os sensores e atuadores são ligados à estação mais próxima (fisicamente). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Davidson Andreoni Rocha - Coordenador / Fabio Goncalves Jota - Integrante / Patricia Romeiro da Silva Jota - Integrante., Financiador(es): CEMIG Distribuidora - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2009
Sistema Inteligente de Baixo Custo para Controle Integrado de Cargas Elétricas - CICaE, Descrição: projeto visa desenvolver um sistema inteligente/automático e construir três protótipos de baixo custo para setorização e controle de cargas elétricas (lâmpadas e ar condicionado), a partir de medições realizadas por sensores e/ou comandos dos usuários, visando o uso eficiente destas cargas. Cada protótipo é composto de unidades de aquisição de dados, processamento local e acionamento de cargas, interligadas por uma rede local, de forma que qualquer carga pode ter seu status verificado ou modificado a partir de qualquer uma das estações da rede. Os sensores e atuadores são ligados à estação mais próxima (fisicamente). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Davidson Andreoni Rocha - Coordenador / Fabio Goncalves Jota - Integrante / Patricia Romeiro da Silva Jota - Integrante., Financiador(es): CEMIG Distribuidora - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2009
Sistema Inteligente de Baixo Custo para Controle Integrado de Cargas Elétricas - CICaE, Descrição: projeto visa desenvolver um sistema inteligente/automático e construir três protótipos de baixo custo para setorização e controle de cargas elétricas (lâmpadas e ar condicionado), a partir de medições realizadas por sensores e/ou comandos dos usuários, visando o uso eficiente destas cargas. Cada protótipo é composto de unidades de aquisição de dados, processamento local e acionamento de cargas, interligadas por uma rede local, de forma que qualquer carga pode ter seu status verificado ou modificado a partir de qualquer uma das estações da rede. Os sensores e atuadores são ligados à estação mais próxima (fisicamente). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Davidson Andreoni Rocha - Coordenador / Fabio Goncalves Jota - Integrante / Patricia Romeiro da Silva Jota - Integrante., Financiador(es): CEMIG Distribuidora - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2009
Sistema Inteligente de Baixo Custo para Controle Integrado de Cargas Elétricas - CICaE, Descrição: projeto visa desenvolver um sistema inteligente/automático e construir três protótipos de baixo custo para setorização e controle de cargas elétricas (lâmpadas e ar condicionado), a partir de medições realizadas por sensores e/ou comandos dos usuários, visando o uso eficiente destas cargas. Cada protótipo é composto de unidades de aquisição de dados, processamento local e acionamento de cargas, interligadas por uma rede local, de forma que qualquer carga pode ter seu status verificado ou modificado a partir de qualquer uma das estações da rede. Os sensores e atuadores são ligados à estação mais próxima (fisicamente). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Davidson Andreoni Rocha - Coordenador / Fabio Goncalves Jota - Integrante / Patricia Romeiro da Silva Jota - Integrante., Financiador(es): CEMIG Distribuidora - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2009
Sistema Inteligente de Baixo Custo para Controle Integrado de Cargas Elétricas - CICaE, Descrição: projeto visa desenvolver um sistema inteligente/automático e construir três protótipos de baixo custo para setorização e controle de cargas elétricas (lâmpadas e ar condicionado), a partir de medições realizadas por sensores e/ou comandos dos usuários, visando o uso eficiente destas cargas. Cada protótipo é composto de unidades de aquisição de dados, processamento local e acionamento de cargas, interligadas por uma rede local, de forma que qualquer carga pode ter seu status verificado ou modificado a partir de qualquer uma das estações da rede. Os sensores e atuadores são ligados à estação mais próxima (fisicamente). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Davidson Andreoni Rocha - Coordenador / Fabio Goncalves Jota - Integrante / Patricia Romeiro da Silva Jota - Integrante., Financiador(es): CEMIG Distribuidora - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2009
Sistema Inteligente de Baixo Custo para Controle Integrado de Cargas Elétricas - CICaE, Descrição: projeto visa desenvolver um sistema inteligente/automático e construir três protótipos de baixo custo para setorização e controle de cargas elétricas (lâmpadas e ar condicionado), a partir de medições realizadas por sensores e/ou comandos dos usuários, visando o uso eficiente destas cargas. Cada protótipo é composto de unidades de aquisição de dados, processamento local e acionamento de cargas, interligadas por uma rede local, de forma que qualquer carga pode ter seu status verificado ou modificado a partir de qualquer uma das estações da rede. Os sensores e atuadores são ligados à estação mais próxima (fisicamente). , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Davidson Andreoni Rocha - Coordenador / Fabio Goncalves Jota - Integrante / Patricia Romeiro da Silva Jota - Integrante., Financiador(es): CEMIG Distribuidora - Auxílio financeiro.
Prêmios
2005
Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, Procel.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CEMIG Distribuidora. , AV. BARBACENA 1200, Santo Agostinho, 30190131 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 35063322, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2013
Orteng Equipamentos e SistemasVínculo: Coordenador de Contratos, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 44
Outras informações:
Coordenador De Contratos
2011 - Atual
UNAVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor
2002 - Atual
CEMIG DistribuidoraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico em Processos de uso Final de Energia, Carga horária: 220
Outras informações:
- Dimensionamento e aplicação de tecnologias Smart Grid focada em Eficiência Energética;.
- Gerenciamento de Projetos visando Eficiência Energética;
- Coordenação, elaboração e aplicação de cursos voltados à área de eficiência energética para clientes;
- Desenvolvimento de projetos de racionalização do uso de insumos energéticos em unidades industriais, comerciais, de serviços e em redes de iluminação pública para o Programa de Eficiência Energética (PEE-ANEEL);
- Elaboração de contratos de desempenho para projetos de eficiência energética;
- Especificação de equipamentos e materiais, identificando fornecedores e custos;
- Execução de auditorias energéticas em unidades industriais, comerciais, de serviços e em redes de iluminação pública;
- Gerenciamento de equipes em projetos e consultorias;
- Orientação e proposição de estudos de viabilidade técnico-econômica;
- Realização de acompanhamento de consumo de energéticos em unidades industriais, comerciais, de serviços e em redes de iluminação pública.
2019 - Atual
CEMIG SIMVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestão de Projetos, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Davidson Andreoni Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?