Carolina Cruz Barreto

Professora de Português. Pós-graduada em Especialização em Gramática e texto pela Universidade Salvador (UNIFACS). Graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Experiência nos segmentos de ensino fundamental I, atuando como professora de língua portuguesa, planejando e ministrando aulas dessa disciplina, tanto presenciais quanto videoaulas e aulas a distância e híbridas, além de elaboração de avaliações diversificadas e projetos para as séries trabalhadas. Todas essas atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Professora de reforço escolar. Realiza revisão de texto em língua portuguesa segundo normas ortográficas / gramaticais.

Informações coletadas do Lattes em 18/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gramática e Texto

2018 - 2020

Instituto de Pesquisas Aplicadas da UNIFACS
Título: Não houve monografia

Graduação em Letras Vernáculas

2000 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

2021 - 2021

Práticas de Oralidade no ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h). , Sistema Positivo de Ensino, POSITIVO, Brasil.

2020 - 2020

AUDIOVISUAL E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 40h). , Casa da Inovação / UFRRJ, UFRRJ, Brasil.

2019 - 2019

Formação de facilitadores de aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2019 - 2019

Leitura vai escrita vem. (Carga horária: 15h). , Fundacão Itau Social, ITAU SOCIAL, Brasil.

2019 - 2019

Programa de Pós-Graduação GESTEC/MP Tópico Especial - Tecnologia e Inovação. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2005 - 2005

Literatura Infanto-Juvenil e relações etnico-raciais. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em ACC: Oficina de Criação Literária. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Lingüística Aplicada. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Revisão de texto.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Participação em eventos

IX Encontro de Sociolinguística. 2019. (Encontro).

Minicurso 3 - O Trabalho com a Variação Linguística na Escola: possibilidades e desafios. 2019. (Oficina).

Formação Continuada do programa SESI Educação do Trabalhador. 2004. (Encontro).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Aprimore Espaço Multidisciplinar. , Rua Antônio Fagundes Pereira, Buraquinho, 42710620 - Lauro de Freitas, BA - Brasil, Telefone: (71) 35080852, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Educandário Pedacinho do Céu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Outras informações:
- Experiência no planejamento e ministração de aulas a turmas de Ensino Fundamental 1, atuando na elaboração de instrumentos de avaliação, como: trabalhos, provas e testes, planejamento de aulas e seleção de materiais didáticos, livros e textos para abordagem de conteúdos em sala de aula, baseando-se em competências e habilidades segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). - Vivência na pós-alfabetização de crianças de 9 a 11 anos, bem como no desenvolvimento de jogos recreativos e exercícios para estimular a habilidade de comunicação em língua materna da criança, aproveitando temas da atualidade, conhecimentos gerais, notícias e datas comemorativas para contextualização dos temas estudados, utilizando gêneros textuais diversificados como base para todas as abordagens de análise linguística, leitura e compreensão de texto ou semiótica. - Responsável pela organização de atividades práticas e dinâmicas, utilizando recursos de áudio e vídeo, plataformas digitais de aprendizado, visitas/ estudo de campo, proposta para solução de desafios socioambientais, debates e atividades grupais para estímulo do desenvolvimento crítico, conscientização ambiental e socialização dos alunos.

2017 - 2018

Aprimore Espaço Multidisciplinar

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Atuação em sala de aula, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento de alunos na realização de atividades extraclasse. Reforço escolar da disciplina Língua Portuguesa.

Atividades

  • 06/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2008 - 2017

Renatus Publicidade

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora de textos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2008 - 10/2017

    Serviços técnicos especializados , José Pereira Ribeiro Filho ME.,Serviço realizado, Revisão de texto. Atendimento ao cliente. Negociação com jornais. Prospecção de clientes.

2003 - 2004

Serviço Social da Industria (BA)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Alfabetizadora, Carga horária: 24

Atividades

  • 02/2003 - 01/2004

    Estágios , SESI.,Estágio realizado, Aulas de alfabetização para adultos na empresa DETEN.

2006 - 2006

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2006 - 07/2006

    Direção e administração, Fundação de apoio à pesquisa e à extensão (FAPEX).,Cargo ou função, Estagiário.

2006 - 2006

Asa da Palavra

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora em Oficinas de Criação Literária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2006 - 12/2006

    Estágios , Asa da Palavra.,Estágio realizado, Facilitadora em Oficinas de Leitura e Produção de textos em escolas municipais da cidade de Salvador-Ba.

2002 - 2003

Baque Reforço Escolar

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2002 - 06/2003

    Estágios , Baque Reforço Escolar.,Estágio realizado, Professora de reforço escolar.

2001 - 2001

Escola Dinâmica Eldorado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2001 - 12/2001

    Estágios , Escola Dinâmica Eldorado.,Estágio realizado, Professora de língua portuguesa do ensino fundamental. Ministrar aulas em sala de aula para alunos de 3 ao 5 ano do ensino fundamental.