Terezinha Andrade Almeida
Pós-doc do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia.(2025). Doutora em Enfermagem-Área de Concentração: Enfermagem, Saúde e Sociedade-Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2019). Mestrado em Enfermagem -Universidade Federal da Bahia - UFBA(1992).Especialização em Gestão Hospitalar-Universidade do Estado da Bahia - UNEB(2001). Graduação em Enfermagem com Habilitação em Saúde Pública-Universidade Católica do Salvador-UCSAL(1985) Autora e Escritora do Livro FIO da VIDA. Enfermeira Estatutária da Secretária da Saúde do Estado da Bahia- Centro de Informação e Assistência Toxicológica-CIATOX. Docente do quadro efetivo da Universidade do Estado da Bahia- UNEB.
Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
2015 - 2019
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: mplantação do currículo integrado nos cursos de saúde do Departamento Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia: tensões no campo do ensino
JANE MÁRCIA PROGIANTI.
Mestrado em Enfermagem
1987 - 1991
Universidade Federal da Bahia
Título: NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS DOS PACIENTES COM AIDS, Ano de Obtenção: 1992
Orientador: MAURA ALMEIDA GUIMARÃES
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Necessidades Humanas Básicas; AIDS; HIV.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Pós-doutorado
2022 - 2025
Universidade Federal da Bahia
Título: INOVAÇÃO NO ENSINO E CURRICULO HÍBRIDO:ESTRATÉGIA DE RECONFIGURAÇÃO
Orientador: GILBERTO TADEU REIS DA SILVA
Especialização em Gestão Hospitalar
1999 - 1999
Universidade do Estado da Bahia
Título: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA, ENSINO E PESQUISA
Orientador: PEDRO PAULO BORGES DA COSTA NUNES
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Aperfeiçoamento em PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL INTEGRADO-
1999 - 2001
Universidade do Estado da Bahia
Título: NUCLEO DE ASSISTÊNCIA ENSINO, PESQUISA. Ano de finalização: 2001
Orientador: PEDRO PAULO BORGES DE COSTA NUNES
Graduação em Enfermagem
1982 - 1985
Universidade Católica do Salvador
Título: Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública
Orientador: Ileana Falcão
Pós-doutorado
2022
Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2015 - 2015
FORMAÇÃO DE COORDENADORES. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Organização de eventos
ALMEIDA, T. A. . ENCONTRO ACADÊMICO DE ESTÁGIO. 2023. (Outro).
ALMEIDA, T. A. . RODA DE CONVERS - TEATRO UNEB. 2022. (Outro).
ALMEIDA, T. A. . Dez Anos do Curso de Graduação em Enfermagem da UNEB. 2008. (Outro).
ALMEIDA, T. A. . Seleção de Matricula nas Categorias Especiais: Transferência e Portador de Diploma. 2008. (Outro).
ALMEIDA, T. A. . Oficina Pedagógica Do Curso De Enfermagem. 2007. (Outro).
ALMEIDA, T. A. . PRONASPE. 2001. (Outro).
Participação em eventos
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO. 2023. (Oficina).
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.APRENDIZAGEM HIBRIDA. 2023. (Oficina).
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.Autorregullação da Aprendizagem. 2023. (Oficina).
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. APRENDIZAGEM HIBRIDA- A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA. 2023. (Exposição).
ENCONTRO ACADÊMICO DE ESTÁGIO.REGULAÇÃO DE ESTÁGIOS COMO PARTE DO ORDENAMENTO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE NO ESTADO DA BAHIA. 2023. (Encontro).
I CONGRESO INTERNACIONAL AVANCES Y DESAFÍOS DE ENFERMERÍA RUMBO A LA AGENDA 2030. UNIVERSIDAD NACIONAL DE TRUJILLO FACULTAD DE ENFERMERIA. 2023. (Congresso).
IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE INOVÇÃO EM EDUCAÇÃO SUPERIOR E IX SEMINÁRIO INOVAÇÕES CURRICULARES. APRENDIZAGEM HIBRIDA- A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA. 2023. (Congresso).
73º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM; 6º COLOQUIO LATINO AMERICANO DE HISTORIA DA ENFERMAGEM; 7ºSEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. OS DESAFIOS NO CAMPO DA FORMAÇÃO DA ENFERMAGEM E SAÚDE ? A ATIVIDADE FÍSICA NO CAMPO DO ENSINO SUPERIOR. 2022. (Congresso).
73º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM; 6º COLOQUIO LATINO AMERICANO DE HISTORIA DA ENFERMAGEM; 7ºSEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. A IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NOS CURSOS DE SAÚDE ? TENSÕES NO CAMPO DO ENSINO SUPERIOR. 2022. (Congresso).
73º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM; 6º COLOQUIO LATINO AMERICANO DE HISTORIA DA ENFERMAGEM; 7ºSEMINÁRIO NACIONAL DE DIRETRIZES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. HIPERDIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. 2022. (Congresso).
RODA DE CONVERSA.RODA DE CONVERSAR- GRUPO GESTA. 2022. (Encontro).
RODA DE CONVERSA.RODA DE CONVERSAR- GRUPO GESTA. 2022. (Outra).
SEMANA DE ENFERMAGEM.DESAFIOS DA ENFERMAGEM FRENTE A COVID-19. 2022. (Outra).
A EXPERIENCIA INTERNACIONAL COM PESQUISA SOCIAL: O EXEMPLO DA INGLATERRA. 2019. (Seminário).
XI ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PACIENTES DP PROGRAMA HIPERDIA:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Encontro).
ATUALIZAÇÃO EM TOXICOLOGIA.ATUALIZAÇÃO EM TOXICOLOGIA. 2017. (Outra).
XXXVII CURSO DE TOXICOLOGIA BÁSICA. 2017. (Outra).
CURSO DE BUSCA BIBLIOGRÁFICA NA INTERNET.CURSO DE BUSCA BIBLIOGRÁFICA NA INTERNET:RECURSOS DE INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. 2016. (Outra).
67º CBEn e 4º CLAHEn. 67º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM E 4º COLOQUIO LATINO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM. 2015. (Congresso).
67º CBEn e 4º CLAHEn. 68º congresso brasileiro de enfermagem. 2015. (Congresso).
67º CBEn e 4º CLAHEn. O JOGO COMO PARADIGMA INOVADOR DAS PRÁTICAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS. 2015. (Exposição).
67º CBEn e 4º CLAHEn.REVISÃO SISTEMÁTICA. 2015. (Outra).
67º CBEn e 4º CLAHEn.NASCER E CRESCER ATRÁS DAS GRADES:UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO CONTEXTO PRISIONAL. 2015. (Outra).
67º CBEn e 4º CLAHEn.GESTAR E PARIR ATRÁS DAS GRADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A MULHER NO CONTEXTO PRISIONAL. 2015. (Outra).
67º CBEn e 4º CLAHEn.ADOLESCER ATRÁS DAS GRADES: UM OLHAR SOBRE FAMILIA NO CONTEXTO PRISIONAL. 2015. (Outra).
XV SEMANA DE ENFERMAGEM. 2014. (Encontro).
VI ENCONTRO DE FORMAÇÃO E, GESTÃO ACADÊMICA:COORDENADORES DO COLEGIADO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNEB. 2013. (Encontro).
VI Encontro de Formação em Gestão Acadêmica: Coordenadores de Colegiado de Curso de Graduação da UNEB. 2013. (Encontro).
VIII SEMPE.Campos e estratégias de Ensino-Aprendizagem Pós-Reforma Curricular em Enfermagem: relato de Aprendizagem. 2013. (Seminário).
VIII SEMPE.Novos Capos e Estratégias de Ensino-Aprendizagem Pós Reforma Curricular em Enferemmagem: Relato de Aprendizagem. 2013. (Seminário).
III SEMCISA.COORDENADOR DE MESA REDONDA-PALESTRA. 2012. (Simpósio).
III SENCISA - Semana Ciêntífica em Saúde e Ambiente. 2012. (Encontro).
I SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIEENTÍFICA DE DCV. 2012. (Seminário).
I Seminário de Metodologia da Pesquisa Ciêntífica. 2012. (Seminário).
Sessão Científica sobre Metodologia da Sistematização da Assistência de Enfermagem.Sessão Científica sobre Metodologia da Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2012. (Encontro).
SESSÃO CIENTÍFICA SOBRE METODOLOGIAS DA SISTEMATIZAÇAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM.SAE. 2012. (Simpósio).
III Congresso Norte Nodeste de Epidemiologia e Controle das Infecções Hospitalares. Descontaminação de príons em instrumentos cirúrgicos: uma análise do método frequência gás-plasma. 2011. (Congresso).
Programa de Educação Permanente - PEP. 2011. (Encontro).
XIV SEMOC - Semana de Mobilização Ciêntífica.A atuação do enfermeiro no manejo da dor em pacientes oncológicos. 2011. (Simpósio).
XII SEMOC - Semana De Mobilização Científica.Perioperarório De Urgência e o Preconizado Na Política Nacional De Humanização: Percepção De Um Usuário. 2009. (Simpósio).
XII SEMOC - Semana De Mobilização Científica.Educação De Jovens e Meio Ambiente. 2009. (Simpósio).
XII SEMOC - Semana De Mobilização Científica.Educação Hospitalar e Cidadania. 2009. (Simpósio).
XII SEMOC - Semana De Mobilização Científica.SRPA - Riscos Ao Paciente/Transtornos Para A Equipe Multiprofissional?. 2009. (Simpósio).
I Exposição Científica De Enfermagem.Mediador De Trabalhos Científicos. 2008. (Encontro).
VII Semana Pedagógica Do Curso De Graduação Em Enfermagem Da Universidade Do Estado Da Bahia - UNEB.Oficina Pedagógica. 2007. (Oficina).
58º Congresso Brasileiro De Enfermagem. Humanização Na UTI - Análise Da Assistência Prestada à Famíia Do Paciente Gravemente Enfermo. 2006. (Congresso).
Capacitação Pedagógica Para Docentes Da Área De Saúde Da Uneb: Aprender/Reaprender - SUS.Políticas De Saúde E Modelos Assistenciais. 2006. (Seminário).
Encontro De Profissionais De Enfermagem. 2006. (Encontro).
VI Semana Pedagógica do Curso de Graduação em Enfermagem. 2006. (Oficina).
1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2005. (Encontro).
Estima - Sentimento Da Importância De Alguém. Problemas No Autocuidado Com Colostomia Definitiva. 2005. (Congresso).
III Conferência De Saúde Mental Do Estado Da Bahia. 2001. (Outra).
III Semana de Mobilização Científica - SEMOC (Ciência, Ética e Cidadania). 2000. (Simpósio).
Programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado (PDGI) - Curso de Espedialização em Gestão Hospitalar. 1999. (Outra).
I Seminário DSTs / AIDS.Fio da Vida. 1998. (Seminário).
I Oficina Brasileira De Controle De Infecção Hospitalar. 1997. (Oficina).
VIII Semana De Enfermagem Do Hospital São Rafael. 1995. (Outra).
XXX Congresso Da Sociedade Brasileira De Medicina Tropical. 1994. (Congresso).
III Jornada Baiana De Geriatria e Gerontologia. 1992. (Outra).
V Semana De Enfermagem Do Hospital São Rafael. 1992. (Outra).
XXXIX Congresso Brasileiro De Enfermagem. 1987. (Congresso).
Curso De Atualização Em Tuberculose a Nível de Unidade Sanitária. 1986. (Outra).
Participação em bancas
ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE. Plano de implementação de gerenciamento de resíduo placentário em um hospital/maternidade do estado da Bahia. 2022. Dissertação (Mestrado em ENFERMAGEM) - CENTRO UNIVERSITARIO MARIA LUISA.
ALMEIDA, T. A.. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SÁÚDE -EAD) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. DESAFIOS E PERSPECTIVAS REFERIDAS PELOS GESTOR NA SAÚDE MENTAL:REVISÃO DE LITERATURA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SÁÚDE -EAD) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E USUÁRIOS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMILIA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SÁÚDE -EAD) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. GERENCIAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE:REVISÃO DE LITERATURA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SÁÚDE -EAD) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. ATENÇÃO PRIMÁRIA NOS CUIDADOS AOS PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES VITIMAS DE ESCORPIONISMO-REVISÃO DE LITERATURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. INFECÇÕES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA:DESAFIOS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. A ABORDAGEM DA TOXICOLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA(UNEB). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. QUALIFICAÇÃO/CAPACITAÇÃO:PERCEPÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. ANALISE DOS FATORES INTERVENIENTES À IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA PERMANECER SUS-SESAB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. VISITA PRÉ-OPERATPRIA DE ENFERMAGEM:CONTRIBUIÇÃO PARA O BEM-ESTAR DO PACIENTE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CÂNCER DE MAMA E MULHERES MASTECTOMIZADAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. LIDERANÇA DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO DO CENTRO CIRÚRGICO:PESQUISA BIBLIOGRAFICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. REVISAND A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA NO BRASIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. CÂNCER INFANTIL: VIVÊNCIAS DE CUIDADORES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO COM OS PACIENTES E SEUS FAMILIARES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. CONSULTA DO PROGRAMA HIPERDIA E PREVENÇÃO DE AGRAVOS CARDIOVASCULARES: REVISÃO DE LITERATURA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ONCOLÓGICO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Jorge Amado.
ALMEIDA, T. A.. O VALOR DAS BOAS RELAÇÕES HUMANAS NA PRÁTICA DO CUIDADO HUMANIZADOR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. ACOMPANHAMNETO E DESENVOLVIMENTO DO CRECIMENTO INFANTIL: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE E UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. A COMPREENSÃO DO CUIDADO A PACIENTES COM O DIAGNÓSTICO DE HIV: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. NOVOS AVANÇOS RELACIONADOS AO HIV-AIDS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. A CONTRIBUIÇÃO DAA ENFERMAGEM PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA SO PACIENTE OSTOMIZADO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. REABILITAÇÃO PÓS-ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. RISCOS BIOLOGICOS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL-REVISÃO DE LITERATURA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE OCORRÊNCIAS DE EFEITOS ADVERSOS EM IDOSOS ORIUNDOS DE POLITERAPIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. OBSTRUÇÃO INTESTINAL EM ADULTO: COMPLICAÇÕES NO PÓS-OPERATÓRIO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO EM PACIENTES JOVENS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CLÍNICA CIRÚRGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DE CENTRO CIRÚRGICO SOBRE OS RISCOS À TRANSFUSÃO DE SANGUE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. O CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM ACERCA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM FRENTE AOS PRINCIPAIS EFEITOS COLATERAIS DECORRENTES DO USO DE CISPLATINA: NEFROTIXIDADE, TOXIDADE HEMATÓLICA, NÁUSEA E VÔMITO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERÍODO DE RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE LITERATURA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTE COM LOPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO EM PULSOTERAPIA - REVISÃO DE LITERATURA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. ACREDITAÇÃO HOSPITALAR E SUAS PROPOSTAS PARA A COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. MASTECTOMIA EM MULHERES: UM ESTUDO DO IMPACTO PSICOSSOCIAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. OPIÓIDES COMO POSSÍVEL FATOR DE ALTERAÇÃO COGNITIVA EM INDIVÍDUOS COM DOR ONCOLÓGICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE ANEMIA FALCIFORME DURANTE A CRISE DE DOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO AO MANEJO DA DOR EM PACIENTES ONCOLÓGICOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. A IMPORTÂNCIA DAS ENFERMEIRAS DO CALMA NA ORIENTAÇÃO DO PREPARO DAS MAMAS PARA AMAMENTAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AS INTERCORRÊNCIAS DO TRATAMENTO DE HEMODIALISE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES DE TRANSPLANTE RENAL - REVISÃO DE LITERATURA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. OS PRINCÍPIOS DO SUS E A REGULAMENTAÇÃO DA ATENÇÃO AO PORTADOR DA DOENÇA RENAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. NIVEL DE CONHECIMENTO DAS GESTANTES ATENDIDAS EM UM CENTRO DE SAÚDE DE SALVADOR-Ba SOBRE A TRANSMISSÃO VERTICAL DO HPV. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. OCORRÊNCIA DE MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA SECRETARIA DE ENFERMAGEM DA UCSAL-CAMPUS DE PITUAÇU. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. O DESGASTE EMOCIONAL VIVENCIADO PELO ENFERMEIRO NA ONCOLOGIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. MULHERES MASTECTOMIZADAS: SIGNIFICADOS E O ENFRENTAMENTO DO CÂNCER DE MAMA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. O GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM NA CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO FRENTE AO PROCESSO DE TRABALHO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. RISCOS OCUPACIONAIS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. FREQUÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM PACIENTES PORTADORES DE ASMA GRAVE ATENDIDOS NO PRO-ÁR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. O IMPACTO DO DIAGNÓSTICO SOFRIDO PELOS PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.; ALVA, J. C.. O USO DE ALOE VERA NO TRATAMENTO DAS DERMATITES DE CONTATOS - UM ESTUDO DE CASO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE O CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. FATORES DE RISCO E INTERCORRÊNCIAS PÓS-OPERATÓRIAS EM CIRURGIAS ORTOPÉDICAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. HUMANIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE CENTRO CIRURGICO: VISÃO DO ENFERMEIRO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. CONSENTIMENTO ESCLARECIDO COMO GARANTIA DE RESPEITO À AUTONIA DO PACIENTE EM UMA UNIDADE DE CENTRO CIRÚRGICO.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.; ALVA, J. C.. CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O USO DE FITOTERÁPICOS COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO DE ÚLCERA DE PRESSÃO.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE DE MULHERES HIV-POSITIVAS EM USO DE COQUETEL ANTI-RETROVIRAL EM SALVADOR -Ba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. MUDANÇAS NA ROTINA DO PACIENTE PÓS-ESTOMIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. UTILIZAÇÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃAO PARA O HIV EM ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO DO CENTRO EDUCACIONAL MARQUÊS DE ABRANTES EM CAMAÇARI-BAHIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. A ENFERMEIRA E O CUIDADO À CRIANÇA PORTADORA DE FISSURA LABIOPALATAL NO PERÍODO PERIOPERATÓRIO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. REAÇÕES EMOCIONAIS DE PACIENTES FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER EM SALVADOR-BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM UM HOSPITAL DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE SALVADOR-BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. DIFICULDADES PARA IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA CLÍNICA DE UROLOGIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. ASMA: CONHECIMENTO DO PACIENTE ASMÁTICO GRAVE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. A CENTRAL DE REGULAÇÃO NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA EMERGÊNCIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA CEREBRAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. CONSIDERAÇÕES AVALITIVAS DE ENFERMEIROS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM UMA UTI DA REDE PRIVADA DE SALVADOR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. O ENFERMEIRO DE TERAPIA INTENSIVA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. RISCOS OCUPACIONAIS EXISTENTES NO CENTRO CIRÚRGICO QUE PODEM CAUSAR DANOS A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTE SUBMETIDOS À VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. ÚLCERA DE PRESSÃO: CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. HUMANIZAÇÃO DA UTI: ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA A FAMÍLIA DO PACIENTE GRAVEMENTE EFERMO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. A VISÃO DO ENFERMEIRO RELACIONADA AOS CUIDADOS EM VENTILAÇÃO MECÂNICA NA UTI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. O TRABALHO DA ENFERMEIRA NAS PRÁTICAS DA COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR EM HOSPITAIS PARTICULARES DE SALVADOR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.; AVENA, V. L. S.; TELES, A. J. F. E.. COTIDIANO DOS PORTADORES DE ANEMIA FALCIFORME: CONTRIBUIÇÃO PARA ENFERMAGEM. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.; MENESES, M. T. L.; RÉGIS, C. F. P.. PROCESSO DE ENFERMAGEM: APLICABILIDADE NA PRÁTICA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ENFERMAGEM SOBRE A PATOLOGIA HÉRNIA DE HIATO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. CIRURGIA ORTOPÉDICA EM IDOSO: ANÁLISE DE FATORES PREDISPONENTES ÀS COMPLICAÇÕES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. ESTUDO DE CASO: IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS AFETADAS EM CLÍNICA PORTADORA DE NEVUS CONGÊNITO GIGANTE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE HIGIENE HOSPITALAR NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DA REDE PÚBLICA DE SALVADOR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. Concurso externo:Professor Assitente. 2011. Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. Seleção Externa: Professor Substituto. 2011. Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. Seleção Externa: Professor Visitante. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. Progressão Funcional. 2002. Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. Concurso Externo Para Livre Docência Para Professor Assistente Da Disciplina Saúde Do Adulto I. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. Seleção De Candidatos Para o Exercício Temporário De Magistério. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. Concurso Interno Para Ingresso Na Classe De Professor Assistente Para a Disciplina Primeiros Socorros. 2001. Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. Concurso Interno Para Ingresso Na Classe De Professor Assistente Para A Disciplina Tecnologia Em Enfermagem. 2001. Universidade Católica do Salvador.
ALMEIDA, T. A.. SELEÇÃO INTERNA DE BOLSA DE DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR-CAPES PRINT/UFBA. 2023. Universidade Federal da Bahia.
ALMEIDA, T. A.. I CONGRESO INTERNACIONAL AVANCES Y DESAFÍOS DE ENFERMERÍA RUMBO A LA AGENDA 2030. 2023. UNIVERSIDAD NACIONAL DE TRUJILLO FACULTAD DE ENFERMERIA.
ALMEIDA, T. A.; Paulo Roberto Mesquita; ALMEIDA, V. O.. Plano de implementação de gerenciamento de resíduo placentário em hospitais maternidades de um município do Recôncavo da Bahia. 2019. Faculdade Maria Milza.
ALMEIDA, T. A.. Seleção de Matrícula nas Categorias Especiais: Transferência e Portador de Diploma. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
O CUIDADO DE ENFERMAGEM ÀS MULHERES VITIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
IMPACTO DA DESCOBERTA DA DIABETES MELLITUS TIPO I EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Dialogar sobre vida saudável- HAS e DM; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Dialogar sobre vida saudável- HAS e DM; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Dialogar sobre vida saudável- HAS e DM; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Enfermagem na Atenção a Saúde do Adulto I; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Enfermagem na Atenção a Saúde do Adulto I; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Enfermagem na Atenção a Saúde do Adulto I; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Inovação no Ensino e Currículos Híbridos; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Inovação no Ensino e Currículos Híbridos; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
DESAFIOS E PERSPECTIVAS REFERIDAS PELO GESTOR NA SAÚDE MENTAL:REVISÃO DE LITERATURA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SÁÚDE -EAD) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E VÍNCULO ENTRE PROFISSIONAIS E USUÁRIOS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMILIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SÁÚDE -EAD) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
GERENCIAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE:REVISÃO DE LITERATURA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SÁÚDE -EAD) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SÁÚDE -EAD) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Fatores de Risco e Intercorrências Pós-operatórias em Cirurgias Ortopédicas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
O ENFRENTAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DIANTE DO DIAGNÓSTICO DA DIABETES TIPO I; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
CUIDADO DE ENFERMAGEM ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL:UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES VITIMAS DE ESCORPIONISMO-REVISÃO DE LITERATURA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
AVANÇOS RELACIONADOS AO HIV/AIDS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
A CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE OSTOMIZADO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
REABILITAÇÃO PÓS - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
RISCOS BIOLÓGICOS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL: REVISÃO DE LITERATURA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
CONSULTA DO PROGRAMA HIPERDIA E PREVENÇÃO DE AGRAVOS CARDIOVASCULARES: REVISÃO DE LITERATURA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Conhecimento Dos Enfermeiros Sobre O Manuseio Dos Quimioterapicos Antineoplásicos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Riscos Ocupacionais dos Profissionais de Enfermagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Mulheres Mastectomizadas: Significados e o Enfrentamento do Câncer de Mama; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Conhecimento dos Alunos do Ensino Fundamental II de uma Escola Particular do Subúrbio do Municipio de Salvador sobre Hipertensão Arterial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Humanização da Assistência de Enfermagem na Unidade de Centro Cirúrgico - O ponto de vista do enfermeiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Complicações da Anemia Falciforme em Crianças na fase escolar - Percepção dos pais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Acidente Vascular Cerebral: Participação da Familia no Processo de Cuidar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Complicações Microvasculares do Diabetes Melito Tipo l; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
AIDS e Co-Infecção Hepatite B; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Humanização da Assistência de Enfermagem na Unidade de Centro Cirúrgico: Visão do Enfermeiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
O Conhecimento Esclarecido como Garantia de Respeito à Autonomia do Paciente em uma Unidade de Centro Cirúrgico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Hemorragia Digestiva Alta: Conhecimento dos Acadêmicos de Enfernagem da Universidade Católica do Salvador; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Percepção dos Acadêmicos de Enfermagem sobre a Teoria das Necessidades Humanas Básicas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Complicações Microvasculares do Diabetes Melito tipo II; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
FARORES DE RISCOS E INTERCORRÊNCIAIS PÓS-OPERATÓRIAS EM CIRUGIAS ORTOPEDICAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Ações de Enfermagem ao Paciente em Lista de Espera por Transplante Hepático; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Necessidades Humanas Básicas Afetadas Nos Pacientes Submetidos À Cirurgia Bariátrica Do Grupo Appom; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Complicações Crônicas Identificadas Em Pacientes Com Diabetes Mellitus; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Cefaléia Pós-Raquianestesia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Utilização De Medidas De Prevenção Para o Hiv Em Estudantes De Nível Médio Do Centro Educacional Marquês De Abrantes Em Camaçari-BA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Conhecimento Dos Acadêmicos De Enfermagem do 6º e 8º Semestre Sobre o Autocuidado Da Ileostomia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Pé-Diabético: Perspectivas Atuais de Tratamento Cirúrgico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Humanização na UTI - Análise Da Assistência Prestada à Família Do Paciente Gravemente Enfermo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
A Visão Do Enfermeiro Acerca Da Assistência De Enfermagem Ao Paciente Em Ventilação Mecânica na UTI; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DO PÉ DIABÉTICO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM FRENTE AOS EVENTOS ADVERSOS DECORRENTES AO USO DA CISPLATINA EM PACIENTES ONCÓLICOS ADULTO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Complicações Nos Pacientes Hemodialisados Em Um Hospital Público De Referência Em Salvador; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Estilo De Vida Dos Pacientes Hipertensos Adultos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE RISCOS ASSOCIADOS A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NO ESCOLAR; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
PROTOCOLO DE ENFERMAGEM EM PACIENTES ACOMETIDO PELA ÚLCERA DE PRESSÃO NO HOSPITAL EVANGÉLICO DA BAHIA EM 2003; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS PACIENTES COM DOENÇA DE HUNTIONGTON; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
O PERFIL DOS PACIENTES INTERNADOS NA CAASAH (CASA DE APOIO E ASSISTENCIA AO PORTADOR DO VIRUS HIV / AIDS; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
IDENTIFICAÇÃO DO HELICOBACTER EM PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS GASTROENTESTINAIS ADMITIDOS NO CENTRO DE HEMOGRAFIA DIGESTIVA (CHD) DO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS NO ANO DE 2002; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
ESTUDO DE CASO: IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS AFETADAS EM CLÍNICA PORTADORA DE NEVUS CONGÊNITO GIGANTE; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
MEDIDA E PREVENÇÃO DA INFECÇÃO EM CATÉTER DE HICKMAN NA UNIDADE DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (TMO); 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
CLASSIFICAÇÃO DOS POSSÍVEIS FATORES DE ENVENENAMENTO VOLUNTÁRIO IDENTIFICADOS NA POPULAÇÃO ATENDIDA NO CENTRO DE INFORMAÇÕES ANTIVENENO (CIAVE); 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
INOVAÇÃO NO ENSINO E CURRICULO HÍBRIDO:ESTRATÉGIA DE RECONFIGURAÇÃO; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Monitoria de Ensino; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO; 2013; Orientação de outra natureza; (ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Protocolo de Enfermagem em Pacientes Acometidos pela Úlcera de Pressão no Hospital Evangélico da Bahia em 2003; 2004; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Identificação dos Fatores de Riscos Associados a Hipertensão Arterial Sistêmica no Escolar NO ESCOLAR; 2002; Orientação de outra natureza - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Terezinha Andrade Almeida;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE . INTEGRATIVE AND COMPLEMENTARY PRACTICES: A CARETOOL IN THE CONTEXTO OF PRIMARY HEALTH CARE. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 10, p. 1, 2021.
-
ALMEIDA, T. A. . HYPERDIA IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC. JOURNAL OF MULTIPROFESSIONAL HEALTH RESEARCH , v. 1, p. 1-8, 2021.
-
ALMEIDA, T. A. . CONSEQUENCES OF PRETRIAL DETENTION;PERDEPTIONS OF MEN IN CRIMINAL PROCEDINGS FOR DOMESTIC VIOLENCE. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT TRSEARCH , v. 11, p. 48475-48478-48478, 2021.
-
ALMEIDA, T. A. . MEANING OF LIFE FOR PEOPLE WITH DIABETICS FOOT ULCERS:INTEGRATIVE REVIEW. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 01-06, 2021.
-
PROGIANTI, JANE MÁRCIA ; MOREIRA, NOELLE JULIANA MELO DE PAULA ; PRATA, JULIANA AMARAL ; VIEIRA, MANOEL LUÍS CARDOSO ; ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE ; VARGENS, OCTAVIO MUNIZ DA COSTA . Precarização do trabalho da enfermeira obstétrica. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 26, p. e33846, 2018.
-
ALMEIDA, T. A. ; LACERDA, F. K. L. ; CARVALHO, E. S. S. ; ARAUJO, E. M. ; MIRANDA, N. B. A. ; DIAS, A. L. A. . Mulheres com Anemia Falciforme(con)vivendo com as úlceras de perna e a dor. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 321-327, 2014.
-
ALMEIDA, T. A. ; BISPO, T. C. F. ; SANTOS, A. T. O. ; CARDOSO, A. C. C. . NOVOS AVANÇOS RELACIONADOS AO HIV/AIDS. Revista Enfermagem Contemporâne , v. 1, p. 80-102, 2012.
-
ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE ; Silva GTR ; KÊNIA LARA DA SILVA . metodologias activas en la educacion de enfermeria. I. ed. Brasilia: ECoS, 2025. v. 1. 558p .
-
ALMEIDA, T. A. . FIO DA VIDA. 2. ed. SALVADOR: , 1996. v. 01. 275p .
-
ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE . A SEGURANÇA DO PACIENTE NO CENTRO CIRÚRGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. A SEGURANÇA DO PACIENTE NO CENTRO CIRÚRGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. 1ed.GOIAS: CONHECIMENTO, 2021, v. 5, p. 227-241.
-
ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE . REFLEXÕES DA CONSTRUÇÃO SOCIAL E GÊNERO E O FIM DA VIOLÊNCIA CONJUGAL. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE:PESQUISAS BÁSICAS E APLICADAS 3. 3ed.RIO BRANCO: STRCTO SENSU, 2021, v. 3, p. 258-278.
-
ALMEIDA, T. A. . Uma análise do perfil de mulheres com IST em uma penitenciária feminina. Uma análise do perfil de mulheres com IST em uma penitenciária feminina. 1ªed.: , 2018, v. , p. 95-.
-
ALMEIDA, T. A. . Vivência de mulheres com úlceras de membros inferiores secundários a anemia falciforme. In: Silvia Lúcia Ferreira; Rosa Cândida Cordeiro. (Org.). Qualidade de vida e cuidados às pessoas com doenças falciforme. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. , p. 113-126.
-
ALMEIDA, T. A. . O Cuidar/Cuidado Em Centro Cirúrgico. In: Marluce de Oliveira Brito Meira; Joana Angélica Teles Santana; Mary Gomes Silva. (Org.). Coleção Multi-Saúde - A prática e o Cuidado Especializado em Saúde. Salvador: EDUNEB, 2008, v. 3, p. -.
-
ALMEIDA, T. A. ; BISPO, T. C. F. . O JOGO COMO PARADIGMA INOVADOR DAS PRÁTICAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS. In: 67º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM; 4º COLOQUO I LATINO AMERICANO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, 2015, SÃO PAULO. PARA ONDE CAMINHA A ENFERMAGEM BRASILEIRA?. SAO PAULO, 2015. v. 0001. p. 21-2877.
-
ALMEIDA, T. A. ; BISPO, T. C. F. . NASCER E CRESCER ATRÁS DAS GRADES: UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO CONTEXO PRISIONAL. In: 67º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM ; 4º COLOQUIO LATINO AMERICANO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, 2015, SÃO PAULO. PARA ONDE CAMINHA A ENFERMAGEM BRASILEIRA?. SÃO PAULO, 2015. v. 000000. p. 21-2877.
-
ALMEIDA, T. A. ; BISPO, T. C. F. . GESTAR E PARIR ATRÁS DAS GRADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A MULHER NO CONTEXTO PRISIONAL. In: 67º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM ; 4º COLOQUIO LATINO AMERICANO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, 2015, SÃO PAULO. PARA ONDE CAMINHA A ENFERMAGEM BRASILEIRA?, 2015. v. 000001. p. 21-2877.
-
ALMEIDA, T. A. . Perfil Epidmiologico dos Acidentes por Escorpiões na Bahia: análise dos dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica(CIATox) no período de 2018 a 2022. In: MEDTROP, 2023, SALVADOR-BA. MEDTROP 2023, 2023.
-
JESUS, LUDMILA ANJOS DE ; SANTOS, ALEXANDRE SILVA ; BITTENCOURT, THAMYRES VAZ DE JESUS ; CERQUEIRA, RALINE PERPÉTUA CÂNCIO DE ; ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE ; SILVA, GILBERTO TADEU REIS DA . Esperançando caminhos para a formação interprofissional e o SUS: reflexões sob a ótica freireana. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , 2025.
-
ALMEIDA, T. A. . APRENDIZAGEM HIBRIDA- A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, T. A. . Importância da Ação Educativa na Prevenção da Hipertensão e Diabetes. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, T. A. . OS DESAFIOS NO CAMPO DA FORMAÇÃO DA ENFERMAGEM E SAÚDE ? A ATIVIDADE FÍSICA NO CAMPO DO ENSINO SUPERIOR. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, T. A. . HIPERDIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, T. A. . A IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NOS CURSOS DE SAÚDE ? TENSÕES NO CAMPO DO ENSINO SUPERIOR. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, T. A. . Perfil Epidemiológico de Pacientes Atendidos no HIPERDIA em um Bairro em Salvador Relato de Experiencia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, T. A. ; BISPO, T. C. F. . NASCER E CRESCER ATRÁS DAS GRADES:UM OLHAR SOBRE A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO CONTEXTO PRISIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, T. A. ; BISPO, T. C. F. . GESTAR E PARIR ATRÁS DAS GRADES:UM RELATO DE EPERIÊNCIA SOBRE A MULHER NO CONTEXTO PRISIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, T. A. . O JOGO COMO PARADIGMA INOVADOR DAS PRÁTICAS DOCENTES NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, T. A. . ADOLESCER ATRÁS DAS GRADES: UM OLHAR SOBRE FAMÍLIA NO CONTEXTO PRISIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, T. A. . Adesão ao Programa de HAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, T. A. . Uso de Opioides. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, T. A. . Humanização na UTI - Análise da Assistência Prestada a Família do Paciente Gravemente Enfermo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, T. A. . Problemas no Autocuidado com Colostomias Permanentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, T. A. . Ciência, Ética e Cidadania. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, T. A. . A Assistência Recebida no Perioperatório de Urgência e o Preconizado na Politica Nacional de Humanização - Percepção de um Usuário 2010 (ARTIOGO CIENTÍFICO).
-
ALMEIDA, T. A. . Problemas no Cuidado Com Colostomia Definitiva. SÃO PAULO: SOBEST, 2005 (POSTER COMENTADO).
-
ALMEIDA, T. A. . Manual de TCC. SALVADOR: UCSal, 2003 (MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE TCCI E TCCII).
-
ALMEIDA, T. A. . Manual de Normas e Rotinas. SALVADOR: SESAB, 1999 (MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS).
Outras produções
ALMEIDA, T. A. . COMISSÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO D CURSOS. 2015.
ALMEIDA, T. A. . IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO DOS CURSOS DA SAÚDE NO DCVI. 2014.
ALMEIDA, T. A. . COMISSÃO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA. 2008.
ALMEIDA, T. A. . COMISSÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS. 2007.
ALMEIDA, T. A. . AVALIAÇÃO DO CURSO DA UCSAL. 2004.
ALMEIDA, T. A. . PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA SAÚDE DE POPULAÇÃO EXPOSTA A PETRÓLEO. 2023.
ALMEIDA, T. A. . REPRESENTANTE DA COMISSÃO CENTRAL DE ESTÁGIO DA UNEB. 2023.
ALMEIDA, T. A. . GRUPO DE TRABALHO-GT-PETROLÉO - SESAB. 2023.
ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE . REPRESENTANTE DA UNEB NA CIES REGIONAL. 2022.
ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE . COORDENADORA DO EIXO 3. 2021.
ALMEIDA, TEREZINHA ANDRADE . COORDENADORA DA COMISSÃO DE ACONSELHAMENTO E INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR. 2021.
ALMEIDA, T. A. . COORDENADORA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNEB. 2018.
ALMEIDA, T. A. . RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. 2013.
ALMEIDA, T. A. . COORDENADORA DA ÁREA CLÍNICA. 2011.
ALMEIDA, T. A. . PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO QUADRO DE DISPONIBILIDADE DOCENTE. 2011.
ALMEIDA, T. A. . COMISSÃO DE TCC. 2011.
ALMEIDA, T. A. . CHEFE DE DEPARTAMENTO- UCSAL. 2009.
ALMEIDA, T. A. . PROFESSORA ORIENTADORA DO PROJETO DE MONITORIA DE ENSINO DA DISCIPLINA ENFERNAGEM EM BLOCO CIRURGICO E CME. 2009.
ALMEIDA, T. A. . PROGRAMA DE ATENÇÃO A SAÚDE, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2008.
ALMEIDA, T. A. . SELEÇÃO DE MATRICULA NAS CATEGORIAS ESPECIAIS: TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA. 2008.
ALMEIDA, T. A. . SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA EXERCICIO TEMPORÁRIO DE MAGISTÉRIO. 2008.
ALMEIDA, T. A. . PROJETO-CLÍNICA ESCOLA DE SAÚDE. 2007.
ALMEIDA, T. A. . COORDENADORA DO PRONASPE. 2001.
ALMEIDA, T. A. . CHEFE DE RECURSOS HUMANOS E FATURAMENTO DO HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS. 1999.
ALMEIDA, T. A. . FUSAMC- CHEFE DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. 1999.
Sebastião Loreiro ; ALMEIDA, T. A. . ECONOMIA DA SAÚDE. 2010. (Aluno Especial).
ALMEIDA, T. A. . REVISTA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. 2007. (Editoração/Outra).
ALMEIDA, T. A. . Assistência de Enfermagem ao Paciente Portador De AIDS. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, T. A. ; Emília Katiane Embiruçu de Araújo Leão ; Aníbal de Freitas Santos Júnior ; Fernanda Warken Rosa Camelier ; MARIO DE CASTRO GUIMARAES NETO . VIDEO-DM. 2022 (VIDEO).
ALMEIDA, T. A. ; Emília Katiane Embiruçu de Araújo Leão ; Aníbal de Freitas Santos Júnior ; Fernanda Warken Rosa Camelier ; MARIO DE CASTRO GUIMARAES NETO . VIDEO-HAS. 2022 (VÍDEO).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Dialogar sobre vida saudável- HAS e DM, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2023 - Atual
Enfermagem na Atenção a Saúde do Adulto I, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2023 - Atual
Dialogar sobre vida saudável- HAS e DM, Descrição: Trata-se de um projeto de extensão apresentado pelo grupo de pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa-CNPq: Gestão de Currículos na Área da Saúde e do Ensino GESTA. O objeto do projeto é a aprendizagem híbrida, uma estratégia de inserção no contexto da formação profissional para atuação na saúde. Nessa direção, está vinculado às áreas temáticas da extensão: saúde, educação, trabalho e tecnologias. Nesse sentido, envolve docentes dos cursos de medicina, enfermagem e farmácia. Dessa maneira, vislumbra impactos/benefícios extensionista, interdisciplinar e interinstitucional. Público externo beneficiado: Equipe multiprofissional do Hospital Geral Roberto Santos; usuários dos serviços; docentes e discentes da universidade do Estado da Bahia, bem como setores e serviços do hospital de referência terciária do Estado; familiares e comunidades. Capilaridade regional se concretizará em tempos e espaços físicos e remotos integrando conhecimentos antesprivilegiados a campos restritos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2023 - Atual
Inovação no Ensino e Currículos Híbridos, Descrição: O objeto do estudo é a (re)construção e difusão do conhecimento através da implementação de um currículo híbrido que seja capaz de incorporar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças como estratégia aos entraves sociais, políticos e econômicos na atualidade. O cenário é o campo doensino superior dos cursos da saúde da Universidade do Estado da Bahia, campus I.Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional das dificuldades e facilidades encontradas pelos cursos de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Metodologia: Pesquisa descritiva quantiqualitativa. Resultados esperados: Desenvolver algoritmo que propicie a gestão de currículos e dessa forma garantir a comunicação em rede entre os cursos e parceiros da área da saúde. Considerações finais: É possível estruturar um campo no qual os agentes sociais detenham capitais específicos para difusão do conhecimento em torno do ensino hibrido. Existem facilidades e dificuldades de manutenção das atividades, garantindo ações de atuação e sustentação do desenvolvimento do processo de aprendizagem, mediante o reconhecimento das fraquezas e ameaças impostas no espaço social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2023 - Atual
Enfermagem na Atenção a Saúde do Adulto I, Descrição: O componente ENF108, busca através do projeto de Ensino no contexto da formação e atuação no controle e prevenção da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) contribui atendendo as demandas sociais, politicas, econômicas e culturais inerentes ao tema. Nesse cenário, a pandemia da COVID-19 teve um impacto significante no Hiperdia onde os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram atingidos pela necessidade de distanciamento social e os discentes privados dessa convivência presencial. Objetivo Geral: Desenvolver ações educativas , voltadas para incorporação de conhecimento através da interação de docentes, discentes e comunidade no manejo do cuidado da saúde do adulto, no campo da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) . , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2021 - Atual
INOVAÇÃO NO ENSINO E CURRÍCULOS HÍBRIDOS: ESTRATÉGIA DE RECONFIGURAÇÃO, Descrição: Pesquisa qualitativa exploratória discriminativa, com ênfase na abordagem quantitativa. Terá como cenário, o campo do ensino superior dos cursos da saúde da Universidade do Estado da Bahia, campus I.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2020 - 2020
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: A CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA HIPERDIA, Descrição: Trata-se de uma pesquisa de campo, classificado com base em seus objetivos gerais como um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os indicadores de saúde constatam que a Hipertensão Arterial Sistêmica é a doença com maior incidência e prevalência no país, sendo também o principal fator de risco para complicações maiores como o acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e doenças renais crônicas (BRASIL, 2006). Existe, no Brasil, todo um sistema articulado para a prevenção de agravos decorrentes da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Melittus. Esse programa de ordem pública, denominado Hiperdia, desenvolve metas estratégicas para o cuidado, atenção e prevenção em pacientes portadores de hipertensão e diabetes, para que esses pacientes possuam maior adesão, bem estar e aumento da qualidade de vida, diminuindo assim as internações. O enfermeiro é atuante no processo e é inserido diretamente nesse contexto. Através de uma análise da consulta de enfermagem regida por esse programa, podemos levantar os principais aspectos em comum abordados por esse cuidador para garantir níveis pressóricos aceitáveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2020 - Atual
A reconfiguração do ensino na saúde: o esporte no cenário da prevenção, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objeto investigar como os cursos da área da saúde do Departamento Ciência da Vida da Universidade do Estado da Bahia realizam as ações de prevenção de doenças associadas ao esporte. Nesse sentido, tem como objetivo: analisar a inserção do esporte como eixo estruturante de um campo de conhecimento, onde os futuros profissionais possam incorporar disposições, ter uma vida mais saudável e, dessa forma, proporcionar aos seus futuros clientes soluções de uma vida com bons hábitos. Dessa maneira contribuir efetivamente para desoneração dos cofres públicos e redução da morbi-mortalidade das doenças, principalmente da hipertensão arterial sistêmica, diabetes, obesidade e depressão. Para tal, utilizamos a teoria de mundo social de Pierre Bourdieu para elucidar os campos de poder em volta da integralização curricular dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e farmácia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativaqualitativa descritiva com perspectiva sócio-histórica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2015 - 2019
A reconfiguração do ensino da saúde na Universidade do Estado da Bahia: o processo de implantação do currículo integrado (2010-2012), Descrição: Projeto de doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2013 - 2015
GESTAR E PARIR ATRÁS DAS GRADES: difíceis caminhos, Descrição: Descrição: Atualmente discutir as questões relacionadas à saúde da mulher em situação de privação da liberdade e a inexistência de políticas públicas efetivas tem suscitado questionamentos de educadores e profissionais de saúde sobre as ações relacionadas à integralidade da assistência no contexto do sistema prisional. Trata-se de um Projeto de pesquisa-ação que surgiu diante da necessidade de ampliação dos espaços que promovam articulação entre os pilares da Universidade - Ensino, Pesquisa e Extensão - com as Políticas e Programas do Ministério da Saúde, tendo como objetivo executar ações de educação em saúde visando preparar gestantes presidiárias para questões relativas ao processo de gestação, parto e puerpério, saúde sexual e reprodutiva e prevenção de DST/HIV. Propõe-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória ancorada na Teoria das Representações Sociais. O cenário do estudo será o Complexo Penitenciário da cidade do Salvador/BA, tendo como sujeitos da pesquisa mulheres presas em regime fechado. Para coleta dos dados serão realizados grupos focais, observação participante e entrevistas semiestruturadas, após aprovação plena pelo comitê de ética em pesquisa. Desta forma, espera-se que este projeto se constitua como uma contribuição para o fortalecimento da melhoria da qualidade da assistência à mulher presidiária, através do desenvolvimento de atividades de promoção da saúde de caráter interdisciplinar tendo em vista as práticas e condutas humanísticas, em consonância com os programas e políticas públicas do Ministério da Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Integrante / Tania Christiane Ferreira Bispo - Coordenador.
-
2012 - 2015
Impacto do HIPERDIA no Acompanhamento e Monitoramento da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, Salvador-BA, Descrição: Pretende-se avaliar as praticas cotidianas relacionadas ao HIPERDIA- Programa de Acompanhamento e Monitoramento da Hipertensão Arterial e Diabetes Melitus considerando os recursos existentes bem como a percepção oriunda do senso comum, tais elementos deverão subsidiar o gestor a tomada de decisão lançando mão de habilidades do avaliador somadas a metodologia cientifica. A técnica será observacional não sistemática que permita analisar juízo de valores produzidos pela equidade de saúde da família e usuários do Sistema único de Saúde - SUS, classificando-os como positivos quando evidenciarmos grande demanda; bom atendimento e adequada satisfação do cliente e negativo quando evidenciarmos: reduzida demanda, mau atendimento e insatisfação aos usuários. No momento da pesquisa avaliativa existem diversidades necessárias e imprescindíveis a não reduzir sua complexidade tornando simplificada e casual o julgamento é premissa da pesquisa avaliativa permite pois seu desenvolvimento bem como proporciona a produção de conhecimento. Ressalta-se aqui o caráter formativo desta pesquisa uma vez que contribuirá para o desenvolvimento do HIPERDIA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Coordenador.
-
2010 - 2010
Dengue: uma avaliação da produção do cuidado e da integração das ações de prevenção e promoção na atenção básica no município de Salvador., Descrição: Introdução: A infecção por qualquer um dos quatro sorotipos do arbovírus pertencente à família flaviviridae (DENV1-4) pode resultar em diferentes formas de uma enfermidade de grande magnitude no mundo, o dengue. Os casos de Febre Hemorrágica do Dengue correspondem a cerca de 4% do total de pessoas com dengue e representam uma situação preocupante, devido à gravidade do quadro clínico. O Brasil é o país que mais notifica casos de dengue à Organização Mundial de Saúde. No Estado da Bahia, até o final do mês de maio de 2009, foram notificados 82.402 casos de Dengue correspondendo a um aumento de 933% em relação ao mesmo período de 2008. Considerando o princípio da integralidade, a Atenção Básica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de ações na promoção, prevenção e atenção ao paciente com dengue, tanto na atenção ao indivíduo e à família - através das equipes da Estratégia de Saúde na Família (ESF), como nas ações para o controle do vetor, através do trabalho dos Agentes de Controle de Endemias. Apesar da proposta atual de integração do cuidado ao paciente, bem como das ações para enfrentamento do dengue, na rede da Atenção Básica, não existem estudos que avaliem como esta integração vem ocorrendo nos territórios das equipes da ESF no município de Salvador. Objetivo: Avaliar o a produção do cuidado e a integração das ações de prevenção e promoção desenvolvidas pela Atenção Básica - em áreas com ESF - para a redução da morbimortalidade do Dengue. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa articulando duas estratégias metodológicas complementares. Em um primeiro momento, para identificar o risco de transmissão do dengue nas áreas de ESF, será realizado um estudo de série histórica com a distribuição espaço?temporal dos casos de Dengue e Febre Hemorrágica do Dengue, notificados em Salvador no período de 2001 a 2009, após a introdução do DENV3 no município, e construída uma série de índices de infestação do vetor. Concomitantemente, será realizada a distribuição n. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Terezinha Andrade Almeida - Integrante / Maria Aparecida Figueiredo - Coordenador.
Prêmios
2019
Gerenciamento, Hospital Geral Roberto Santos.
2012
Professor Homenagiado, UNEB.
2009
Patronesse, Universidade do Estado da Bahia.
2008
Paraninfo, Universidade Católica do Salvador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento Ciência da Vida. , Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, 41001195 - Salvador, BA - Brasil - Caixa-postal: 00000000, Telefone: (071) 31172294, Ramal: 2294, Fax: (071) 31172290
Experiência profissional
2015 - 2019
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: DISCENTE DOUTORADO, Enquadramento Funcional: DISCENTE DOUTORADO
2025 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão e Ensino e Pesquisa -, Carga horária: 2
2025 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Atividade Complementar, Carga horária: 2
2025 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Avaliação CEE, Carga horária: 4
2020 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: LIDER GRUPO DE PESQUISA, Carga horária: 8
2023 - 2025
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Menbro da Comissão Central de Estágio-UNEB, Carga horária: 4
2020 - 2022
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Integralização, Carga horária: 2
2012 - 2019
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da da Comissão de Estagios, Carga horária: 20
2012 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Nato Titular do CONSEPE, Carga horária: 20
2012 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da CTCC, Carga horária: 20
2012 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da da Comissão AC, Carga horária: 20
2012 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da da Comissão de Avaliação, Carga horária: 20
2012 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da da Comissão de Eixo, Carga horária: 20
2012 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da da Comissão do NDE, Carga horária: 20
2012 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Nato do Conselho Departamental, Carga horária: 20
2012 - 2014
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Colegiado DAS 3, Carga horária: 40
2012 - 2012
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pr0-Tempore do Colegiado DAS 3, Carga horária: 20
Atividades
-
12/2011 - 04/2015
Direção e administração, Colegiado de Enfermagem.,Cargo ou função, Coordenador da área Clínica.
-
06/2011 - 08/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento Ciência da Vida.,Linhas de pesquisa
-
05/2005 - 06/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento Ciência da Vida.,Linhas de pesquisa
2019 - Atual
Secretaria da Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Plantão Toxicologico, Carga horária: 8
1985 - Atual
Secretaria da Saúde do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 20
1999 - 2001
Secretaria da Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador III- DAI-4 da CIAVE, Carga horária: 40
1997 - 1999
Secretaria da Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto de Planejamento DAS-3, Carga horária: 40
1995 - 1997
Secretaria da Saúde do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subgerente da Unidade de Atenção de ENF, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1999 - 01/2001
Direção e administração, Hospítal Geral Roberto Santos.,Cargo ou função, Diretora de Planejamento.
-
01/1997 - 01/1999
Direção e administração, Hospítal Geral Roberto Santos.,Cargo ou função, Coordenadora de Enfermagem.
-
06/1987 - 01/1999
Direção e administração, Hospítal Geral Roberto Santos.,Cargo ou função, Cargo administrativo.
-
01/1997 - 01/1998
Direção e administração, REFORSUS.,Cargo ou função, Gerente Estadual.
1992 - 2015
Universidade Católica do SalvadorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 20
2008 - 2010
Universidade Católica do SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Enfermagem, Carga horária: 20
2002 - 2004
Universidade Católica do SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Enfermagem Fundament, Carga horária: 20
1994 - 1995
Fundação José SilveiraVínculo: ENFERMEIRA, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
1992 - 1996
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Terezinha Andrade Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?