Eduardo Henrique Rocha
Licenciado em Desenho e Plástica pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Mestre em Estudos de Arte com ênfase em teoria e crítica da arte, atualmente estudante do Doutoramento em Artes Plásticas, ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Trabalhos acadêmicos relacionados com a potencialização da imagem cinematográfica através do teatro épico de Bertolt Brecht, tendo como principal foco a construção sonora de Glauber Rocha como elemento dramático participativo.
Professor de cinema e arte desde 2005, cineasta desde 2009 e designer gráfico desde 2002.
Informações coletadas do Lattes em 20/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutoramento em Artes Plásticas
2019 - Atual
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Orientador: Susana Cristina Lourenço Félix Marques
Mestrado em Mestrado em Estudos Artísticos - Teoria e Crítica da Arte
2017 - 2019
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Título: A Potencialização do discurso cinematográfico através da teoria do Teatro Épico de Bertolt Brecht e a capacidade do espectador em ser a sua própria ferramenta de emancipação., Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Dinis Miguel de Almeida Cayolla Ribeiro
Coorientador: Vítor António dos Reis Almeida. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Graduação em Desenho e Plástica - Licenciatura
2002 - 2005
Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: O ensino da arte contemporânea no ensino médio.
Orientador: Carime Zunzarren
Outras produções
ROCHA, E. H. . Passamento. 2021. Filme.
ROCHA, E. H. . Incompletude. 2020. Filme.
ROCHA, E. H. . Detalhes de Pandora. 2020. Filme.
ROCHA, E. H. . As Desassossegadas. 2016. Filme.
ROCHA, E. H. . Querido Excêntrico. 2016. Filme.
ROCHA, E. H. . Caixa Mágica. 2014. Filme.
ROCHA, E. H. . A Arte do Improviso. 2014. Filme.
ROCHA, E. H. . belo horizonte de Poesias. 2013. Filme.
ROCHA, E. H. . Fazenda Macabra. 2013. Filme.
ROCHA, E. H. . Harmattan. 2009. Filme.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Cidade Universitária Una Liberdade. , Rua da Bahia - de 801/802 a 1229/1230, Centro, 30160011 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 40059163, Fax: (31) 33719454, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - 2005
Fundação Ezequiel DiasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações:
Auxiliar administrativo, criação de material gráfico e digitação de análises clínicas.
2005 - 2014
Centro de Formação Técnica Bom PastorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Arte, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de teoria da cor, desenho de rosto e visagismo.
Maquiagem corretiva e artística.
Composição de imagem pessoal.
2011 - 2011
Lucca Comunicação e CulturaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Produção Artística, Carga horária: 20
Outras informações:
Auxiliar na formulação e produção de projetos literários através da lei de incentivo a cultura.
2014 - 2014
Fundação Clóvis Salgado - Palácio das ArtesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arte Educador, Carga horária: 20
Outras informações:
Arte educador no setor educativo do Palácio das Artes (Belo Horizonte, MG)
Acompanhamento de visitas em galerias e cursos livres como: Flipbook e Stopmotion.
2014 - 2016
Up ComunicaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 40
Outras informações:
Criação, produção e aplicação de material gráfico.
2018 - 2019
iCreate PersonalizaçõesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 30
Outras informações:
Criação e produção de materiais gráficos através de sublimação.
2019 - 2020
ARS Design StudioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico e Gerente, Carga horária: 40
Outras informações:
Co-fundador, gerente e designer gráfico.
2021 - Atual
Centro Universitário UNAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor da UC Desenho e Produção de Som e UC Narrativas Ficcionais
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Henrique Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?