Thiago Parente Souza

Thiago Parente é bacharel em Ciências Biológicas, com ênfase em Ciências Ambientais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2002) e Mestre em Biociências e Biotecnologia com ênfase em Ecologia e Ecotoxicologia, também pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2005). Em 2013, concluiu o curso de especialização em Gestão Ambiental de Empresas, com a realização de pesquisa em avaliação da gestão de resíduos sólidos de construção civil e demolição na região norte fluminense, estado do RJ. Em 2015, concluiu mais um curso de especialização, em Gestão de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho na Indústria do Petróleo. Sua experiência inclui a fiscalização e auditoria de Sistemas de Gestão de Segurança, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade (SMSQ) em vários projetos no setor de Petróleo e Gás. Além disso, também tem atuado na coordenação e fiscalização de empresas contratadas pela Petrobrás para implantação de gasodutos em diversos estados brasileiros, além de atuações em plataforma de produção de óleo e gás e obras de construção de refinaria. Também com experiência à frente de empresa contratada, na execução de projetos de construção de gasoduto, coordenando equipe de setor de Meio Ambiente e implementando a gestão ambiental no empreendimento. Além disso, tem atuado como Profissional de Meio Ambiente e de Saúde e Segurança do Trabalho em projetos de supervisão e Coordenação Ambiental de obras, com enfoque na verificação de procedimentos para tratamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, análise dos aspectos e impactos ambientais, atendimento a requisitos legais e de licenciamento, Planos de Emergências Ambientais, com foco na Gestão ISO 14001, participando de auditorias internas e externas. Além disso, também participa de monitoramento socioambiental independente em conformidade com os Princípios do Equador e Padrões do IFC para entidades financeiras de crédito.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2017

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Biociências e Biotecnologia

2002 - 2005

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Distribuição de mercúrio total em tecido muscular em peixes de duas lagoas da Região Norte Fluminense .,Ano de Obtenção: 2005
Carlos Eduardo Veiga de Carvalho.Coorientador: Alexandre Ferreira. Bolsista do(a): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil. Palavras-chave: peixe; mercúrio total; biomagnificação; metais; lagoa.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada / Especialidade: Conservação das Espécies Animais. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Especialização em andamento em Gestão de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho na Indúst

2015 - Atual

Fundação de Apoio ao Cefet

Especialização em Gestão Ambiental de Empresas

2012 - 2013

AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: Avaliação da gestão de resíduos de Construção Civil e Demolição no norte fluminense, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas

1998 - 2002

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Biologia reprodutiva do bagre Arius luniscutis da Região Norte Fluminense
Orientador: Ronaldo Novelli

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada/Especialidade: Ictiologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Ecotoxicologia.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada/Especialidade: Conservação das Espécies Animais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Ricardo Gaelzer

GAELZER, L. R.; FAGUNDES NETTO, Eduardo Barros. Biologia reprodutiva de Arius luniscutis (Valenciennes,1840) (Siluriformews, Ariidae) do litoral do norte do Estado do Rio de Janeiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Eduardo Barros Fagundes Netto

FAGUNDES NETTO, E. B.. Biologia reprodutiva de Arius luniscutis (Valenciennes, 1840). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Centro de Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Ronaldo novelli

VEIGA, Carlos Eduardo;NOVELLI, R.; SOUZA, Cristina Maria Magalhes de. Distribuição de mercúrio total em tecido muscular de peixes de duas lagoas da região norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Eduardo Veiga de Carvalho

Avaliação da Distribuição de Mercúrio Total em Tecido Muscular da Ictiofauna da Lagoa de Cima e Campelo na Região Norte do Estado do Rio de Janeiro; ; 2005; 118 f; Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Estadual do Norte Fluminense; Orientador: Carlos Eduardo Veiga de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Thiago Parente ; NOVELLI, R. ; CUNHA, M. S. . Biologia reprodutiva do bagre Arius luniscutis (Valenciennes, 1840) (Siluriformes, Ariidae) no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro.. Acta Biologica Leopoldensia , v. 25, p. 133-145, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, Thiago Parente . Duplicação da BR-101/RJ entre os km 000 ao km 322 - Programa de Monitoramento e Atropelamento da Fauna. (2016 - 2017). 2016.

SOUZA, Thiago Parente . Coordenação de Meio Ambiente nas Obras de Construção da Linha de Transmissão Xingu-Estreito 800 kV (2.100 km), incluindo execução de PBA e coordenação de equipes de Supervisão Ambiental, Especialistas de Afugentamento e Resgate de Fauna e Resgate de Germoplasma. (2016 - em curso). 2016.

SOUZA, Thiago Parente . Supervisão ambiental das obras de Construção da Linha de Distribuição Apiacás, no estado do Mato Grosso. 2015.

SOUZA, Thiago Parente . Supervisão ambiental das obras de Duplicação da Rodovia BR-101, no estado do Rio de Janeiro. 2015.

SOUZA, Thiago Parente . Acompanhamento de atividades de recuperação de área degradada, com reflorestamento, no estado da Paraíba. 2015.

SOUZA, Thiago Parente . Coordenação de campo durante as atividades de Afugentamento e Resgate de fauna no Complexo Eólico Ventos de Santa Brígida, em Caetés, no estado de Pernambuco. (2014 - 2015). 2014.

SOUZA, Thiago Parente . Supervisão Ambiental e Monitoramento das obras de construção da Linha de Transmissão 500 kV Luiz Gonzaga-Garanhuns, Garanhuns-Pau Ferro, Garanhuns-Campina Grande III e LT 230 kV Garanhuns-Angelim e SE Garanhuns 500/230 kV (695 km), nos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco. (2013 - 2014). 2013.

SOUZA, Thiago Parente . Monitoramento Ambiental em Obras de Melhorias e Duplicação de Rodovias (Lote 2) para o DER/SP, no estado de São Paulo. 2013.

SOUZA, Thiago Parente . Supervisão Ambiental e Monitoramento das obras de construção das Subestações (SE) Mossoró IV e Touros, no estado do Rio de Janeiro. 2013.

SOUZA, Thiago Parente . Curso de Qualificação de Inspetor de Dutos (nível 1). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Thiago Parente ; NOVELLI, R. . Sistemática e Biologia Básica de Peixes Marinhos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Biociências e Biotecnologia, Laboratório de Ciências Ambientais. , Av Alberto Lamego 2000, Parque Califórnia, 28013602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27261688, Fax: (22) 27261602, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    JGP Consultoria e Participações Ltda, JGP

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atua como Profissional de Meio Ambiente e de Saúde e Segurança do Trabalho em projetos de supervisão e Coordenação Ambiental de obras, com enfoque na verificação de procedimentos para tratamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, análise dos aspectos e impactos ambientais, atendimento a requisitos legais e de licenciamento, Planos de Emergências Ambientais, com foco na Gestão ISO 14001, participando de auditorias internas e externas. Coordenação de atividades de afungentamento e resgate de fauna, como atendimento de programas ambientais dos empreendimentos de linhas de transmissão IE Garanhuns, no estado do Pernambuco, Paraíba e Alagoas; Belo Monte Transmissora de Energia, nos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo; e, no Parque Eólico Ventos de Santa Brígida, no estado de Pernambuco. Consultor de Meio Ambiente. Principais atividades e projetos: ? Coordenação de Meio Ambiente nas Obras de Construção da LT Xingu- Estreito, 800 kV (2.100 km) ? Belo Monte Transmissora de Energia ? BMTE ? Execução de PBA e Coordenação de equipes de Supervisão Ambiental, Especialistas de Afugentamento e Resgate de Fauna e Resgate de Germoplasma. Em curso. ? Supervisão de obras e empreendimentos em consultoria ambiental e gestão, com enfoque nos aspectos e impactos ambientais, NBR ISO 14001, implementação, gestão e monitoramento:  Supervisão Ambiental das Obras de Construção da LD Apiacás ? Mato Grosso ? ENEL GREEN POWER / 2015.  Supervisão Ambiental das Obras de Duplicação da BR101 ? Rio de Janeiro ? ARTERIS / 2015; Coordenação de Monitoramento de Fauna Atropelada;  Supervisão Ambiental de Monitoramento das obras de construção da LT 500 kV Luiz Gonzaga ? Garanhuns, Garanhuns ? Pau Ferro, Garanhuns ? Campina Grande III e LT 230 kV Garanhuns ? Angelim e SE Garanhuns 500/230 kV (695 km) ? Rio Grande do Norte e Pernambuco ? IE Garanhuns S.A. / 2013.  Monitoramento Ambiental em obras de rodovias e duplicações para o DER/SP

  • 2012 - 2013

    EGESA Engenharia Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    GASFOR-II, gasoduto Horizonte/CE ? Caucaia/CE, com 86 km de extensão. Obra fiscalizada pela PETROBRAS ? Maio/2012 ? Abril/2013. Atividades relacionadas a aspectos e impactos ambientais, NBR ISO 14001, implementação, gestão e monitoramento; realização de auditorias internas e de certificação; realização de treinamentos junto aos colaboradores; atendimento a requisitos legais; inspeções de campo; liderar equipe de engenheiros e técnicos ambientais, responsável por coordenar Programas Ambientais de Órgão Ambiental Licenciador, de Ictiofauna e supervisionar Programas de Fauna ? Salvamento e Resgate ? Flora, Salvamento de Espécies Vegetais, com emissão de ART. Responsável pela elaboração de Relatórios ao IBAMA segundo condicionantes da Licença de Instalação. Profissional substituto interino de gerência de SMSCRS (Segurança, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional, Comunicação e Responsabilidade Social).

  • 2011 - 2012

    AGF Engenharia Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Fiscalização Ambiental - SMSQ (Segurança, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade) para obra da Refinaria Abreu e Lima, Ipojuca/PE - ENGENHARIA/IERENEST/IEOCV/QSMS-PETROBRAS. Apoio em obras extramuros, gerência CMOEX, faixa de dutos e Corporativo, setor da coordenação ambiental, fiscalizando contratos diversos (empresas / consórcios COEG?Conduto e Egesa, EIT/Engevix, Construcap, Ortenge Fidens-Milplan). Participação em auditoria de terceira parte de re-certificação de QSMS, pela fiscalização.

  • 2010 - 2011

    IMC_SASTE Engenharia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Fiscalização Ambiental ? SMSQ (Segurança, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade) para obra da refinaria Abreu e Lima, Ipojuca/PE - ENGENHARIA / IERENEST / IEOCV / QSMS-PETROBRAS. Apoio em obras extra-muros, gerência CMOEX, faixa de dutos e Corporativo, setor da coordenação ambiental, fiscalizando contratos diversos (empresas/consórcios COEG?Conduto e Egesa, EIT/Engevix, Construcap, Ortenge Fidens-Milplan).

  • 2008 - 2010

    LP Engenharia Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Fiscalização Ambiental ? SMSQ (Segurança, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade) para obra em trecho do Gasoduto Cacimbas, Catu/BA - GASCAC ? lotado em Itabuna/BA - ENGENHARIA / IEGA/PETROBRAS. Participação em auditoria de terceira parte de re-certificação de QSMS, pela fiscalização.

  • 2008 - 2008

    TELSAN ENGENHARIA LTDA.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Fiscalização Ambiental ? SMSQ (Segurança, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade) para obra em trecho do Gasoduto Cacimbas, Catu/BA - GASCAC ? lotado em Itabuna/BA - ENGENHARIA / IEGA/ PETROBRAS.

  • 2006 - 2008

    JPTE Engenharia Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Inspetor de Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Fiscalização Ambiental ? SMSQ (Segurança, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade) para obra em trecho do gasoduto ? Coari ? Manaus ? AM, ENGENHARIA / IETEG / IENOR / PETROBRAS, em regime de embarque e revezamento. Participação em auditoria de terceira parte de re-certificação de QSMS, pela fiscalização.

  • 2004 - 2006

    Theraskin ? SOMA / Laboratório Ativus Farmacêutica

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Representação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação junto à área de profissionais de saúde para representação de produtos farmacêuticos.

  • 2002 - 2004

    Potentiality Serviços Gerais / DJR

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Facilitador da Gestão SMSQRS (Saúde, Meio Amb, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Facilitador da Gestão SMSQRS (Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Responsabilidade Social) na Unidade Marítima Petrobrás ? XXV Campo Albacora, na Bacia de Campos (UN-BC). Realização de treinamentos e palestras voltadas para conscientização e aperfeiçoamento de pessoal offshore, de padrões de salvatagem, saúde ocupacional, meio ambiente e segurança de trabalho ? Gerenciamento de Resíduos ?Gerenciamento de softwares de banco de dados ? Auditorias Comportamental e de Área Industrial (inspeção geral) ? Aplicação de Normas ISSO 14001, BS 8800 ? Relatórios de Análise de Acidentes e Análise de Aspectos e Impactos.