Paulo Albertini

Professor Associado da Universidade de São Paulo (aposentado). Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1992) e livre-docência em Psicologia da Personalidade no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2015). Orientador no Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (mestrado e doutorado). Atua na área da Psicologia da Personalidade, pesquisando principalmente os seguintes temas: bases conceituais do pensamento de Wilhelm Reich; aproximações e divergências entre Reich e Freud; Reich e a técnica ativa de Ferenczi; idéias de Reich para o campo educacional.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

1986 - 1992

Universidade de São Paulo
Título: Uma contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a educação
Orientador: José Fernando B Lomônaco
Palavras-chave: Pensamento de Reich; Educação; Psicanálise.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

1980 - 1985

Universidade de São Paulo
Título: Influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora,Ano de Obtenção: 1985
José Fernando B Lomônaco.Palavras-chave: Aprendizagem motora; Prática Mental; Psicologia Escolar.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Psicologia

1972 - 1977

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Personalidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Trabalho, aposentadoria, ócio e tempo livre. 2017. (Outra).

XIII Encontro das 3 Bios. Dez cartas de Freud para Reich. 2017. (Congresso).

1º Congresso de Psicologia do Vale do São Francisco. A Psicologia do Esporte no Vale do São Francisco: aspectos teóricos, práticos e de pesquisa. 2016. (Congresso).

VI Simpósio de Psicologia Analítica de C. G. Jung do IPUSP.O narcisismo nas relações. 2015. (Simpósio).

X Encontro das 3 Bios.Pioneiros e herdeiros das terapias psicorporais. 2014. (Encontro).

III congresso Latino-Americano de Análise Bioenergética. Reich, a pós-modernidade e a sexualidade. 2012. (Congresso).

VIII Encontro das Três Bios. Reich, a pós-modernidade e a sexualidade. 2012. (Congresso).

II Congresso Core Energetics & I Congresso Internacional Wilhem Reich 2010. O pensamento reichiano em pesquisa: mestrados e doutorados defendidos no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Coordenação da mesa. 2010. (Congresso).

17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Coordenação da mesa. 2009. (Simpósio).

II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano.Reich e a destrutividade humana. 2008. (Seminário).

XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Diálogos interativos sobre o masculino, o desvio, a saúde e a potência. 2008. (Congresso).

XX Jornada Reich no Sedes - Corpo, Clínica e Política. Três comentários sobre os caminhos de Wilhelm Reich. 2007. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência & Profissão. Sexualidade e deficiências: a masculinidade diante da lesão medular. 2006. (Congresso).

III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir.A sexualidade masculina e aparplegia: um estudo de caso. 2006. (Seminário).

XI Semana de Psicologia e II Semana da Arte.Cine Debate: Estamira. 2006. (Outra).

7º Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal. Reich no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 2005. (Congresso).

XVII Jornada Reich no Sedes "A afirmação do corpo. Que corpo é esse?". Corpo e forma nos dias atuais. 2004. (Congresso).

I Jornada de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.Debatedor dos trabalhos. 2003. (Seminário).

I Jornada de Pós-Gradução em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.I Jornada de Pós-Gradução em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. 2003. (Outra).

Seminário Brasil Alemanha - 45º Aniversário da Morte de Wilhelm Reich.Wilhelm Reich e a educação de crianças. 2002. (Seminário).

I Congresso de Psicologia Clínica (Instituição Promotora: Universidade Presbiteriana Mackenzie). Intervenção psicológica em equipes esportivas: contribuições da psicologia clínica. 2001. (Congresso).

II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educação Física. O corpo construído e a importância do gesto pessoal. 2001. (Congresso).

I Encontro de Psicologia e Terapias Corporais: Experiências e Contribuições Brasileiras.Reich: história das idéias e formulações para a Educação. 2000. (Seminário).

XIII Jornada Reich no Sedes. Crianças do Futuro. 2000. (Congresso).

Ciclo de Palestras sobre Metodologia de Pesquisa. 1999. (Seminário).

Congreso de Educación Física e Ciencias do Deporte dos Paises de Lingua Portuguesa, 6. ; Congreso Galego de Educación Física, 7.. Dificuldades psicológicas vivenciadas por uma equipe de vôlei feminino. 1998. (Congresso).

I Jornada Paulista de Psicologia do Esporte. 1998. (Simpósio).

XI Jornada Reich no Sedes. Algumas idéias sobre o tema da sexualidade em Reich. 1998. (Congresso).

XXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Acompanhamento psicológico junto a uma equipe de vôlei feminino: um estudo de psicologia do esporte. 1998. (Congresso).

Encontro Comemorativo do Centenário de Wilhelm Reich. Notas sobre o pensamento de Wilhelm Reich - Solenidade de abertura do Congresso. 1997. (Congresso).

II Encontro Reichiano de Brasília - Um século de Wilhelm Reich. Reich: contribuições para a Educação. 1997. (Congresso).

IX Jornada Reich no Sedes. 1996. (Congresso).

XXVI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. 1996. (Congresso).

VIII Encontro Reich no Sedes. 1995. (Congresso).

XXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Formação do Psicólogo: critérios de equivalência. 1995. (Congresso).

Encontro de Vegetoterapia Carátero-Analítica no Sedes. 1994. (Encontro).

VI Encontro Reich no Sedes. Reich nas instituições. 1993. (Congresso).

XXIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Uma contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a educação. 1993. (Congresso).

V Encontro Reich no Sedes. 1992. (Congresso).

XXIII Interamerican Congress of Psychology. Uma contribuição à compreensão do pensamento educacional na obra de Wilhelm Reich. 1991. (Congresso).

III Encontro Reich no Sedes. 1990. (Congresso).

XIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. Uma contribuição à conceituação de sublimação: o mito de Orfeu em duas interpretações. 1989. (Congresso).

XV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. Influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora. 1985. (Congresso).

36ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 1984. (Congresso).

III Encontro sobre Currículo da Escola de Enfermagem da USP.Participação no Seminário sobre Eixos Integradores e Marco Estrutural. 1984. (Encontro).

II Encontro sobre currículo da Escola de Enfermagem da USP.Participação no Seminário sobre marcos estrutural e conceitual. 1983. (Encontro).

Seminário sobre Sexualidade. 1982. (Seminário).

I Jornada Internacional de Psicologia da Atividade Física e da Recreação ; I Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte. 1981. (Congresso).

28. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 1976. (Congresso).

VI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. 1976. (Congresso).

V Reunião Anual da Sociedade de Psicologia de Ribeirão preto. 1975. (Congresso).

IV Reunião de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. 1974. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thiago Emanuel Luzzi Galvão

LIMA, M. A.; VIARO, R. V.;ALBERTINI, P.. Subjetividade e pornô online: uma análise institucional do discurso. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ilana Fenjves Joveleviths

TOSTA, R. M.; RAMALHO, S. A.;ALBERTINI, P.. Reich e a importância dos cuidados na primeira infância: um diálogo com o enfoque de Winnicott. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Puopolo de Almeida

MATTHIESEN, S. Q.;ALBERTINI, P.; WAGNER, C. M.. A visão de potência no pensamento de Wilhelm Reich: contribuições para o Esporte. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cynthia Cavalcanti Moura de Melo Faria

MATTHIESEN, S. Q.; RAMALHO, S. A.;ALBERTINI, P.. Wilhelm Reich e a formação das Crianças do Futuro. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Henrique Prates de Almeida

REGO, R. A.; LERNER, R.;ALBERTINI, P.. A noção de couraça na obra de Wilhelm Reich: origens e considerações sobre o desenvolvimento humano. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Henrique Prates de Almeida

REGO, R. A.; LERNER, R.;ALBERTINI, P.. A noção de couraça na obra de Wilhelm Reich: origens e considerações sobre o desenvolvimento Humano. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Christiane Moura Nascimento

SILVA, L. C. A.; ROMERA, M. L. C.;ALBERTINI, P.. Entre a queima e o que consome: a chama-da publicidade às mulheres. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cynthia Cavalcanti Moura de Melo Faria

MATTHIESEN, S. Q.; RAMALHO, S. A.;ALBERTINI, P.. Wilhelm Reich e a Educação: o projeto Crianças do Futuro. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Camparo Avila

ORLANDI, L. B. L.; REGO, R. A.;ALBERTINI, P.. Reich, Espinosa e a Educação. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tânia Alves Nogueira

AGUIRRE, A. M. B.; REGO, R. A.;ALBERTINI, P.. Grupo de movimento: conceituação, estado da arte e aplicação na área educacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tânia Alves Nogueira

REGO, R. A.; CAMARGO, A. M. de B. A.;ALBERTINI, P.. Grupo de movimento: conceituação, estado da arte e aplicação na área educacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Camparo Avila

ORLANDI, L. B. L.; REGO, R. A.;ALBERTINI, P.. Reich, Espinosa e a educação. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Liliane de Paula Toledo

ORLANDI, L. B. L.; WAGNER, C. M.;ALBERTINI, P.. Reich e o enfoque de Deleuze e Guattari: o pensamento crítico em busca do desenvolvimento humano. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Liliane de Paula Toledo

ORLANDI, L. B. L.; WAGNER, C. M.;ALBERTINI, P.. Reich e a Esquizoanálise: o pensamento crítico em busca do desenvolvimento humano. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leia Maria de Mora Cardenuto

MANDELBAUM, B. P. H.; WAGNER, C. M.;ALBERTINI, P.. Práticas psicoterápicas corporais: as clínicas sociais e as transformações do trabalho profissional em psicoterapia. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberto Romeiro Hryniewicz

CROCHIK, J. L.; RAMOS, C.;ALBERTINI, P.. Torcida de futebol: adesão, alienação e violência. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ailton Bedani

ALBERTINI, P.; ADES, C.; MARTINEZ, C. B.. Energética e epistemologia no nascimento da obra de Wilhelm Reich. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Medeiros Bezerra das Neves

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; SASS, O.. Possibilidades formativas do esporte nas aulas de educação fisica. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Aparecida da Graça Carlos

SASS, O.;ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.. Grêmio estudantil e participação do estudante. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rinaldo Miorim

FREITAS, L. V.;ALBERTINI, P.; RUBIO, K.. Aprender com o corpo: estabelecendo relações entre a psicologia analitica e as técnicas corporais taoístas. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rene Ploeger Mansueli

ALBERTINI, P.; FERRAZ, F. R. C.; ROSA, M. D.. O desenvolvimento da noção de superego em Freud. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Medeiros Bezerra das Neves

CROCHIK, J. L.; SASS, O.;ALBERTINI, P.. Possibilidades formativas do esporte nas aulas de Educação Física. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Aparecida da Graça Carlos

SASS, O.; CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.. O jovem e a sua participação no grêmio estudantil. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ailton Bedani

ALBERTINI, P.; ADES, C.; MARTINEZ, C. B.. Teoria e método na primeira etapa da obra de Wilhem Reich (1919-1926). 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberto Romeiro Hryniewicz

CROCHIK, J. L.; RAMOS, C.;ALBERTINI, P.. Torcida de futebol: da adesão à violência. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Dolores Pinheiro de Souza

REIS, A. O. A.;ALBERTINI, P.; DERNTL, A. M.. O grupo de movimento e o bem-estar subjetivo na velhice: um estudo de caso com idosos de Castelo-ES. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rene Ploeger Mansueli

ALBERTINI, P.; FERRAZ, F. R. C.; ROSA, M. D.. O desenvolvimento da noção de superego em Freud. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rinaldo Miorim

FREITAS, L. V.; RUBIO, K.;ALBERTINI, P.. O cuidado com o corpo, imaginação e desenvolvimento humano. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Gustavo Sampaio Garcia

SARAIVA, H. F.;ALBERTINI, P.; VENDRAMINI, J. E.. O ator vivo: uma abordagem reichiana para a arte do ator. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Casco

ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; DAOLIO, J.. As cicatrizes do corpo: a pedagogia esportiva nas aulas de Educação Física. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ernesto Pacheco Richter

ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; PACHECO FILHO, R. A.. Fragmentos de um acompanhamento terapêutico: reflexões a partir da Teoria Crítica da Sociedade. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Dolores Pinheiro de Souza

ALBERTINI, P.; REIS, A. O. A.; DERNTL, A. M.. O impacto do grupo de movimento sobre o bem-estar psicológico do idoso. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Gustavo Sampaio Garcia

SARAIVA, H. F.; VENDRAMINI, J. E.;ALBERTINI, P.. Fundamentos da preparação e da interpretação do ator a partir de uma pespectiva reichiana. 2003. Dissertação (Mestrado em Escola de Comunicações e Artes - ECA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Fernando da Silva

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; CIAMPA, A. C.. O neopentecostalismo e a ideologia da racionalidade tecnológica: a instrumentalização da religião. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ricardo Casco

ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; DAOLIO, J.. As cicatrizes do corpo: a pedagogia esportiva nas aulas de educação física. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sidney Kiyoshi Shine

ALBERTINI, P.; SOUZA, A. S. L.; ROSA, M. D.. Avaliação psicológica em vara de família para determinação de guarda de crianças: uma análise dos procedimentos. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jorge Paulo dos Santos Watrin

ALBERTINI, P.; FONTANELLA, F. C.; SOUZA, T. R. P.. Contribuições de Reich à luta contra a servidão voluntária. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Sidney Kiyoshi Shine

ALBERTINI, P.; MELLO, S. L.; ROSA, M. D.. Avaliação psicológica para determinação de guarda de criança: um estudo de Psicologia Jurídica. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mirian Aparecida Herrera Fernandes

ALBERTINI, P.; ROSA, M. D.; SCHMIDT, M. L. S.. A moradia assistida: um projeto em busca do desenvolvimento humano e da cidadania na área de saúde mental. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gilberto Pantinga Junior

ALBERTINI, P.; FERRAZ, O. L.. A psicomotricidade aplicada nas aulas de educação física, em crianças na fase pré-escolar (6 anos), como otimizadora dos aspectos psicomotores básicos. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nanci Fonseca Gomes

ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; SATO, L.. Ações educacionais e conscientização no trabalho: limites e possibilidades encontradas numa experiência com servidores públicos. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Fernando Silva Bilibio

CORAZZA, S. M.; HERMANN, N. M.;ALBERTINI, P.. Erotismo: a tragédia da educação sexual reichiana. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Mara Cavasini

CROCHIK, J. L.; GUEDES, M. C.;ALBERTINI, P.. Ética profissional do psicólogo: reflexões a partir da teoria crítica da sociedade. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: João Rodrigo Oliveira e Silva

ALBERTINI, P.; LOFFREDO, A. M.; WAGNER, C. M.. O desenvolvimento da noção de caráter no pensamento de Reich. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Fernando da Silva

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; CIAMPA, A. C.. O neopentecostalismo e a ideologia da racionalidade tecnológica: um estudo sobre a instrumentalização da religião. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Simone Aparecida Ramalho

ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; BELLINI, L. M.. Psicologia de massa do fascismo: Reich e o desenvolvimento do pensamento crítico. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mirian Aparecida Herrera Fernandes

ALBERTINI, P.; ROSA, M. D.; SCHMIDT, M. L. S.. A moradia assistida: clínica e aprendizagem na reabilitação de usuários de um serviço de saúde mental. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isabel da Silva Amaral

CROCHIK, J. L.; PACHECO FILHO, R. A.;ALBERTINI, P.. A sociedade de consumo e a produção da toxicomania. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nanci Fonseca Gomes

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; SATO, L.. Ações educacionais: esclarecem ou alienam? Reflexões de uma ação específica com servidores públicos. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Mara Cavasini

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; GUEDES, M. C.. Ética profissional do psicólogo: reflexões a partir da teoria crítica da sociedade. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina França Marchi

ALBERTINI, P.; AQUINO, J. G.; La TAILLE, Y.. Orientação sexual como tema transversal: um estudo exploratório com professoras de Rondônia. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristiane Souza Borzuk

CROCHIK, J. L.; CIAMPA, A. C.;ALBERTINI, P.. Os movimentos carismáticos e neopentecostais e o capitalismo administrado. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Simone Aparecida Ramalho

ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; BELLINI, L. M.. Psicologia de massa do facismo: o pensamento crítico de Reich e a busca do desenvolvimento humano. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João Rodrigo Oliveira e Silva

ALBERTINI, P.; LOFFREDO, A. M.; WAGNER, C. M.. Sobre a conceituação de caráter no pensamento de Reich: problematização e perspectivas de entendimento. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luís Alberto Lourenço de Matos

ALBERTINI, P.; SOUZA, M. P. R.; VASCONCELLOS, E. G.. Stress na academia: um estudo com professores de Rondônia. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isabel da Silva Amaral

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; PACHECO FILHO, R. A.. A sociedade de consumo e a produção da toxicomania. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Cristina França Marchi

ALBERTINI, P.; La TAILLE, Y.; AQUINO, J. G.. Educação sexual nas escolas: um estudo com professores de Rondônia. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Luiz Gaiarsa

MEZAN, R.; FERRAZ, F. R. C.;ALBERTINI, P.. O entre: a objetividade da subjetividade. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cristiane Souza Borzuk

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; CIAMPA, A. C.. Sobre o sagrado e o profano: movimentos religiosos e subjetividade. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luís Alberto Lourenço de Matos

ALBERTINI, P.; SOUZA, M. P. R.; VASCONCELLOS, E. G.. Stress na academia: um estudo com professores de Rondônia. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliana Massih

FIGUEIREDO, L. C. M.; NAFFAH NETO, A.;ALBERTINI, P.. Configurações de um modo possível de cuidar. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Eliana Massih

FIGUEIREDO, L. C. M.; NAFFAH NETO, A.;ALBERTINI, P.. Sobre a prática clínica: configurações de um modo possível de cuidar. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Kety Valeria Simões Franciscatti

CROCHIK, J. L.; AMARAL, L. A.;ALBERTINI, P.. Violência, preconceito e propriedade: um estudo sobre a violência a partir da teoria crítica da sociedade. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Kety Valeria Simões Franciscatti

CROCHIK, J. L.; AMARAL, L. A.;ALBERTINI, P.. Violência, preconceito e propriedade: um estudo sobre a violência a partir da teoria crítica da sociedade. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luiz Alfredo Lilienthal

ALBERTINI, P.; MORATO, H. T. P.. A Gestaltpedagogia sai às ruas para trabalhar com crianças e educadores de rua. 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Regina de Silos Nakamura

SASS, O.; PACHECO FILHO, R. A.;ALBERTINI, P.. O trabalho alienado e a miséria psíquica e corporal. 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Paulo Roberto de Camargo

SASS, O.; CIAMPA, A. C.;ALBERTINI, P.. Sobre a relação entre tecnologia e consciência segundo o pensamento de Marcuse. 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MORATO, H. T. P.; VASCONCELLOS, E. G.;ALBERTINI, P.. Psicologia Biodinâmica: reflexão de uma prática organizando-se em teoria. 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Afonso Ribeiro

SCHMIDT, M. L. S.; GUIRADO, M.;ALBERTINI, P.. ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia) história e memória de um movimento. 1996. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Alberto Taddeu Cipullo

ALBERTINI, P.; ANCONA-LOPEZ, M.; RAMOS, D.. O corpo da fala na fala do corpo: os lugares da palavra na bioenergética. 1996. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MORATO, H. T. P.; SCHMIDT, M. L. S.;ALBERTINI, P.. Psicologia biodinâmica: uma nova apresentação de aprendizagem significativa. 1996. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Diva Maria Santos Matos

ALBERTINI, P.; AMATUZZI, M. M.. A experiência de ser pai de uma mulher. 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Alfredo Lilienthal

MORATO, H. T. P.;ALBERTINI, P.. Gestalt + Pedagogia como possibilidade de capacitação pessoal/profissional para educadores de rua. 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Alberto Taddeo Cipullo

ANCONA-LOPEZ, M.; RAMOS, D.;ALBERTINI, P.. O corpo da fala na fala do corpo: possibilidade de uma clínica verbal bioenergeticamente orientada. 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elenice A

ALONSO, L. K.; RODRIGUES, A. M.;ALBERTINI, P.. Gomes. A dinâmica vincular no relacionamento conjugal (um estudo psicossocial com abordagem fenomenológica-existencial). 1994. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cláudio Mello Wagner

MEZAN, R.; NAFFAH NETO, A.;ALBERTINI, P.. A psicanálise de Sigmund Freud e a vegetoterapia caratero-analítica de Wilhelm Reich: continuidade ou ruptura?. 1994. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rosilda das Neves Alves

ALONSO, L. K.; RODRIGUES, A. M.;ALBERTINI, P.. Maternidade: um estudo com mulheres grávidas em Maringá. 1993. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marco Aurélio de Lima

GUIRADO, M.; TAILLE, E. H. L.; VALORE, L. A.; SILVA, S. L.;ALBERTINI, P.. Contornos de subjetividades na web - a escrita de si em blogs: Uma análise institucional do discurso. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: RENEE VOLPATO VIARO

GUIRADO, M.; VALORE, L. A.; PATTO, M. H. S.; GAMBOA, C. E.;ALBERTINI, P.. O "si" da técnica psicanalítica: Uma análise institucional do discurso de O mal-estar na civilização. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Mendes Mattos

ANDRIOLO, A.; WILLER, C. J.; WEINTRAUB, F.; MORAES, E. R.;ALBERTINI, P.. Roberto Piva: Derivas políticas, devires eróticos & delírios místicos. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marc André da Rocha Keppe

ZANGARI, W.; NEDER, M.; PASTORE, C. A.; MOTTA, I. F.;ALBERTINI, P.. Proposta de um método transdisciplinar de pesquisa e sua aplicação na tabacologia, na construção do Teste Projetivo e Transdisciplinar de Tabagismo(TPTT) e na pré-testagem formal deste instrumento. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Côrtes de Oliveira

BELLINI, L. M.; ENDO, P. C.; AZEVEDO, C. M. M.; RAMALHO, S. A.;ALBERTINI, P.. Ação política e formação da consciência de classe no pensamento de Wilhelm Reich. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Priscila Cristina da Silva

SCAVONE, L.; POZZI, C. E.; JARDIM, M. A. C.; PAOLIELLO, R. M.;ALBERTINI, P.. Pelas mãos de Wilhelm Reich: emancipação, corpo e clínica. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Adelaide Gallo Ferreira de Camargo

VASCONCELLOS, E. G.; TASSARA, E. T. O.; RODRIGUES, J. J. G.; MARTINS, D. F. G.;ALBERTINI, P.. Coping e aspectos psicossociais associados ao tratamento cirúrgico da obesidade mórbida em longo prazo. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ailton Bedani

LOMÔNACO, J. F. B.; MATTHIESEN, S. Q.; CARONE, I.; WAGNER, C. M.;ALBERTINI, P.. A relação entre sensação e produção de conhecimento na obra de Wilhelm Reich. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Simone Aparecida Ramalho

SCHMIDT, M. L. S.; GARCIA, M. L.; SCARCELLI, I. R.; WEINMANN, A. O.;ALBERTINI, P.. Uma alegria subversiva: o que se aprende em uma escola de samba?. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Gustavo Sampaio Garcia

SOUZA, M. C. C. C.; SINGER, H.; CROCHIK, J. L.; MATTHIESEN, S. Q.;ALBERTINI, P.. A couraça como currículo-oculto: um estudo da relação entre a rotina escolar e o funcionamento encouraçado. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nanci Fonseca Gomes

CROCHIK, J. L.; MELLO, S. L.; SASS, O.; MAAR, W. L.;ALBERTINI, P.. A conduta moral na administração pública: um estudo com ocupantes de cargos comissionados. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Antonio Gomes Lima

PATTO, M. H. S.; RODRIGUES, H. B. C.; SCHWARCZ, L. M.; KAHASTSU. L. N.;ALBERTINI, P.. A infância na psicanálise de Durval Marcondes: patologia e normatização no processo civilizatório. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Davi Rodrigues Poit

CROCHIK, J. L.; SASS, O.; MARIN, A. J.; MACHADO, A. A.;ALBERTINI, P.. Um olhar frankfurtiano sobre o alcance da programação esportiva da televisão nas aulas de Educação Física Escolar. 2008. Tese (Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pedro Fernando da Silva

CARONE, I.; CROCHIK, J. L.; MAAR, W. L.; GUEDES, M. C.;ALBERTINI, P.. A liberdade sexual administrada. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ricardo Casco

SASS, O.; CROCHIK, J. L.; MARIN, A. J.; PATTO, M. H. S.;ALBERTINI, P.. Autoridade e formação: relações sociais na sala de aula e no recreio. 2007. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Paula de Ávila Gomide

CROCHIK, J. L.; PATTO, M. H. S.; SASS, O.; RAMOS, C.;ALBERTINI, P.. Um estudo sobre os conceitos freudianos na obra de T. W. Adorno. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Guilherme Galeão da Silva

CROCHIK, J. L.; GUEDES, M. C.;ALBERTINI, P.; CARONE, I.; GUIMARAES, A. S. A.. Adesão ao fascismo e preconceito contra negros: um estudo com universitários na cidade de São Paulo.. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciane Paiva Alves de Oliveira

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; SASS, O.; MAAR, W. L.; MARIN, A. J.. As contradições da disciplina corporal nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise a partir da teoria critica da sociedade. 2006. Tese (Doutorado em Educação História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luís Alberto Lourenço de Matos

ALBERTINI, P.; SILVA, F. L. E.; SCHMIDT, M. L. S.; NENEVE, M.; SOUZA, M. P. R.. Docência na educação superior pública e privada: um estudo com professores de Porto Velho. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Amaral Rego

ALBERTINI, P.; ADES, C.; HANNS, L. A.; WAGNER, C. M.; SCHENKMAN, R. P. F.. Psicanálise e biologia: uma discussão da pulsão de morte em Freud e Reich. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adailde Miranda da Silva Carvalho

GRANT, W. H.;ALBERTINI, P.; MIRANDA, M. I. F.; FUREGATO, A. R. F.; KOVÁCS, M. J.. Cuidados de enfermagem ao corpo nu: mulher, repressão sexual e vergonha. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rômulo Pereira Nascimento

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; SCHMIDT, M. L. S.; BUENO, J. G. S.; SAMPAIO, M. M.. Educação e preconceito: um estudo sobre as pesquisas contra o preconceito étnico. 2004. Tese (Doutorado em Educação História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luiz Carlos Avelino da Silva

ALBERTINI, P.; SCHMIDT, M. L. S.; KOVÁCS, M. J.; FERRAZ, F. R. C.; BRUNS, M. A. T.. A reinvenção da sexualidade masculina na paraplegia adquirida. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Robson Jesus Rusche

SCHMIDT, M. L. S.;ALBERTINI, P.; ANTUNES, M. A. M.; CHRISTOV, L. H. S.; BATISTUZZO, C. R. C.. Teatro e educação somática: um estudo com presidiários em processo de criação. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Maria Greger Tavares

ALBERTINI, P.; RABINOVICH, E. P.; LEITE, T. M.; GONCALVES FILHO, J. M.; CIAMPA, A. C.. Moradia, corporeidade e desenvolvimento humano em espaços liminares: um estudo sobre formas de subjetividade na favela. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Roberto Holanda Gurgel

SASS, O.;ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; VASCONCELOS, M. S.; ROCHA, L. C.. O governo da razão: uma arqueologia do sujeito epistêmico e uma genealogia de suas relações com a educação. 2003. Tese (Doutorado em Educação História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: José Geraldo Pedrosa

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; SASS, O.; MAAR, W. L.; WARDE, M. J.. Trabalho e educação no capitalismo tardio: crítica do trabalho hipostasiado. 2003. Tese (Doutorado em Educação História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carlos Antônio Giovinazzo Júnior

ALBERTINI, P.; SASS, O.; CROCHIK, J. L.; SCHMIDT, M. L. S.; SAMPAIO, M. M.. A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos. 2003. Tese (Doutorado em Educação História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Angela Biazi Freire

ALBERTINI, P.; SASS, O.; CROCHIK, J. L.; LEHMAN, Y. P.; OZELLA, S.. A juventude e os processos de formação cultural. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luís Guilherme Coelha Mola

ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; MAAR, W. L.; SASS, O.; PATTO, M. H. S.. O olhar conformado: algumas considerações sobre formação, imagem e indústria cultural. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Abel Silva Borges

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; LOUREIRO, I. M.; MAAR, W. L.; SASS, O.. Cultura, formação e subjetividade no pensamento de Herbert Marcuse. 2002. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Conrado Ramos

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; PATTO, M. H. S.; MAAR, W. L.; SASS, O.. A dominação do corpo no mundo administrado: do sacrifício das paixões à satisfação repressiva. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sara Quenzer Matthiesen

LOUREIRO, I. M.; LAJONQUIERE, L.; WAGNER, C. M.; MARRACH, S.;ALBERTINI, P.. A educação em Wilhelm Reich: da psicanálise à pedagogia econômica-sexual. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Sílvia Rosa da Silva

ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; CIAMPA, A. C.; SASS, O.; WARDE, M. J.. A indústria cultural e o golpe militar (1964-1985) - a imprensa brasileira como instrumento de repressão e libertação. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Djakson da Rocha Bezerra

ROSA, J. T.; LEITE, T. M.; YAMAMOTO, K.; GUIMARÃES, L.;ALBERTINI, P.. A origem e a trajetória da psicoterapia corporal: desafios do psicólogo clínico em análise bioenergética. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvana Cardoso Brandão

SASS, O.; GUEDES, M. C.; GUZZO, R. S. L.; MERCES, M.;ALBERTINI, P.. Da ideologia da racionalidade tecnológica à formação cultural: paradoxos da psicologia na educação. 2001. Tese (Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcos Alberto Taddeo Cipullo

ANCONA-LOPEZ, M.; ANCONA-LOPEZ, L.; YENIA, G. Y.; FORGHIERI, Y. C.;ALBERTINI, P.. Entre duas abordagens: do diagnóstico psicocorporal ao psicodiagnóstico fenomenológico-existencial. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Erika Hofling Epiphanio

ALBERTINI, P.; SIMOES, A. C.; BRANDAO, M. R.; MACHADO, A. A.; OKUMA, S. S.. Psicologia do esporte e desenvolvimento humano: um estudo exploratório junto a uma equipe feminina de vôlei. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cláudio Mello Wagner

MEZAN, R.; CAMARA, M. V.; NEDER, M.; RAMOS, D.;ALBERTINI, P.. A transferência na vegetoterapia carátero-analítica. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lilia Ancona-Lopes

ANCONA-LOPEZ, M.; YENIA, G. Y.; GHIRINGHELLO, L.; FERREIRA, L. P.;ALBERTINI, P.. Interlocuções entre a clínica fonoaudiológica e a psicologia clínica. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcimedes Martins da Silva

CROCHIK, J. L.; SCHMIDT, M. L. S.; CIAMPA, A. C.; SANDOVAL, S. A. M.;ALBERTINI, P.. A internet como expressão da indústria cultural. 1999. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcos Vinícius de Araújo Câmara

SIGELMANN, E.; VASCONCELOS, E. M.; NASCIUTTI, J. C. R.; BARROS, R. D. B.;ALBERTINI, P.. Para além do claustro bipessoal: proposições teóricas para uma psicoterapia grupal de base reichiana. 1999. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisa Eiko Kajihara

AMIRALIAN, M. L.; NEVES, M. A. C. M.; PALHARES, M. S.; MASINI, E. A. F. S.;ALBERTINI, P.. Práticas corporais de impressão e de expressão: suas contribuições para a redescoberta da sexualidade do paraplégico. 1999. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Veranilda Soares Mota

PAIVA, J. M.; GOES, M. C. R.;ALBERTINI, P.; BELLINI, L. M.. Princípios reichianos fundamentais para a educação: base para a formação do professor. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Maria Aparecida Morgado

SANDOVAL, S. A. M.; CROCHIK, J. L.; PACHECO FILHO, R. A.; CIAMPA, A. C.;ALBERTINI, P.. Personalização da lei: um mal-estar na cultura brasileira. 1997. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sergio Kodato

RIBEIRO, R.; ANCONA-LOPEZ, M.; YENIA, G. Y.; MACEDO, L.;ALBERTINI, P.. O professor profano: crueldade institucional. 1996. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Dante de Rose Junior

VASCONCELLOS, E. G.; SIMOES, A. C.;LOMÔNACO, J. F. B.; MEDALHA, J.;ALBERTINI, P.. Stress pré-competitivo no esporte infanto-juvenil: um estudo com atletas de 10 a 14 anos. 1996. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Elias de Proença

LOMÔNACO, J. F. B.; MEDALHA, J.; MATTOS, M. I. L.; WINTERSTEIN, P.;ALBERTINI, P.. Efeitos motivacionais de feedback extrínseco na aprendizagem de uma habilidade motora discreta. 1995. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edson César Ferreira Claro

MACEDO, L.;LOMÔNACO, J. F. B.; KATZ, H.; FREIRE, J. B.;ALBERTINI, P.. Considerações sobre um curso de pós-graduação latu-sensu em dança-educação física. 1994. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Henrique Parra Palumbo

COELHO JUNIOR, N. E.; OLIVEIRA, C. L. M. V.;ALBERTINI, P.. A Psicanálise de Otto Fenichel entre Freud e Marx. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: RENEE VOLPATO VIARO

GUIRADO, M.; VALORE, L. A.;ALBERTINI, P.. "Subjetividade de dentro" e "subjetividade de fora": uma análise das estratégias discursivas de Freud e Foucault. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ailton Bedani

CARONE, I.; WAGNER, C. M.;ALBERTINI, P.. A visão de sensação na obra de Wilhelm Reich: implicações para o campo da metodologia científica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Côrtes de Oliveira

CARONE, I.; RAMALHO, S. A.;ALBERTINI, P.. Ação política e formação da consciência de classe no pensamento de Wilhelm Reich. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Gustavo Sampaio Garcia

SOUZA, M. C. C. C.; AMARAL, M. G. T.;ALBERTINI, P.. A couraça como currículo-oculto: um estudo dos mecanismos inconscientes envolvidos na construção e perpetuação das práticas escolares. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Simone Aparecida Ramalho

SCHMIDT, M. L. S.; GARCIA, M. L.;ALBERTINI, P.. Uma alegria subversiva: experimentações carnavalescas no campo da saúde mental. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nanci Fonseca Gomes

CROCHIK, J. L.; SASS, O.;ALBERTINI, P.. A conduta moral na administração pública. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Antonio Gomes Lima

PATTO, M. H. S.; RODRIGUES, H. B. C.;ALBERTINI, P.. Dos adultos às crianças - do contole social operado pela psiquiatria à higiene mental escolar: o nascimento da psicanálise no Brasil em Durval Marcondes. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Casco

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; SASS, O.. Autoridade e formação do individuo no cotidiano escolar. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciane Paiva Alves de Oliveira

SASS, O.;ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.. Disciplina do corpo no ensino fundamental: submissão e resistência. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação História Política e Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luis Guilherme Galeão-Silva

CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.; GUEDES, M. C.. Personalidade autoritária e preconceito contra negros: um estudo com universitários na cidade de São Paulo.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ricardo Amaral Rego

ALBERTINI, P.; ADES, C.; HANNS, L. A.. As pulsões e os destinos das pulsões: psicanálise e biologia em Freud e Reich. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Carlos Avelino da Silva

ALBERTINI, P.; KOVÁCS, M. J.; SCHMIDT, M. L. S.. A reinvenção da sexualidade masculina na paraplegia adquirida. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luís Alberto Lourenço de Matos

ALBERTINI, P.; SOUZA, M. P. R.; SCHMIDT, M. L. S.. O mal-estar na academia: um estudo com professores universitários de Rondônia. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adailde Miranda da Silva Carvalho

GRANT, W. H.;ALBERTINI, P.; MIRANDA, F. A. N.. Ressignificação do corpo nu para a enfermagem. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sandra Maria Greger Tavares

ALBERTINI, P.; GONCALVES FILHO, J. M.; RABINOVICH, E. P.. Moradia, corporeidade e desenvolvimento humano: um estudo sobre a construção e a revelação de subjetividades. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Antônio Giovinazzo Júnior

SASS, O.; CROCHIK, J. L.;ALBERTINI, P.. Percepção dos alunos a respeito do ensino secundário. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Conrado Ramos

CROCHIK, J. L.; SASS, O.;ALBERTINI, P.. Do domínio das paixões à satisfação repressiva: o corpo e a dialética entre prazer e sacrifício na teoria crítica. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Alberto Taddeo Cipullo

ANCONA-LOPEZ, M.; FORGHIERI, Y. C.;ALBERTINI, P.. Flexibilização do diagnóstico carátero-analítico à luz do psicodiagnóstico fenomenológico-existencial. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Abel Silva Borges

CROCHIK, J. L.; LOUREIRO, I. M.;ALBERTINI, P.. Cultura, formação e subjetividade no pensamento de Herbert Marcuse. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Erika Hofling Epiphanio

ALBERTINI, P.LOMÔNACO, J. F. B.; AMATUZZI, M. M.. O processo de intervenção psicológica em uma equipe esportiva: um estudo sobre motivação e coesão de grupo. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sara Quenzer Matthiesen

LOUREIRO, I. M.;ALBERTINI, P.; LAJONQUIERE, L.. Da educação em Wilhelm Reich. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lilian Ancona-Lopes

ALBERTINI, P.; ANCONA-LOPEZ, M.. Interlocuções entre a clínica fonoaudióloga e a psicologia clínica. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cláudio Mello Wagner

MEZAN, R.; RAMOS, D.;ALBERTINI, P.. A transferência na vegetoterapia carátero-analítica. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcimedes Martins da Silva

ALBERTINI, P.; CROCHIK, J. L.; SCHMIDT, M. L. S.. A internet como expressão indústria cultural. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Veranilda Soares Mota

ALBERTINI, P.; PAIVA, J. M.; GOES, M. C. R.; BELLINI, L. M.. Princípios reichianos fundamentais para a educação: bases para relação educador-educando. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Dante de Rose Junior

VASCONCELLOS, E. G.; SIMOES, A. C.;ALBERTINI, P.. Sintomas de stress e a competição infantil. 1993. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yuri Ferreira Moriyama

GUIRADO, M.; LIMA, M. A.;ALBERTINI, P.. A produção do conceito de pulsão de morte: uma análise institucional do discurso de Freud. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Emanuel Luzzi Galvão

GUIRADO, M.; LIMA, M. A.;ALBERTINI, P.. Subjetividade e pornô online: uma análise institucional do discurso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ilana Fenjves Joveleviths

TOSTA, R. M.; RAMALHO, S. A.;ALBERTINI, P.. Reich e a importância dos cuidados na primeira infância: um diálogo com o enfoque de Winnicott. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Puopolo de Almeida

MATTHIESEN, S. Q.; WAGNER, C. M.;ALBERTINI, P.. A visão de potência no pensamento de Wilhelm Reich: contribuições para a área do esporte. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

AQUINO, J. G.; BAPTISTA, L. A. S.; SAWAYA, S. M.; VICENTIN, M. C. G.;ALBERTINI, P.. Comissão Julgadora do Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de cargo de Professor Doutor (ingresso na Carreira Docente). 2013. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

ALBERTINI, P.; SCHMIDT, M. L. S.; VOLTOLINI, R.; FERREIRA, R. F.; ANDRADE, A. N.. Comissão julgadora de um Professor Doutor junto ao Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do IPUSP. 2005. Universidade de São Paulo.

MELLO, S. L.; SCHMIDT, M. L. S.; AMARAL, L. A.;ALBERTINI, P.. Concurso para o provimento de três cargos de Professor Doutor. 2000. Universidade de São Paulo.

LOMÔNACO, J. F. B.ALBERTINI, P.; SCHMIDT, M. L. S.. Concurso para o provimento de um cargo de Professor Doutor. 1999. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lucy Coelho Penna

PENNA, L. C.. Uma contribuição para o conhecimento de Reich.. 1992. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Joao Batista Freire da Silva

SILVA, J. B. F.. Uma contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a educação. 1992. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia Escolar) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

José Fernando Bitencourt Lomônaco

LOMÔNACO, J. F. B.. Influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora. 1985. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

José Fernando Bitencourt Lomônaco

LOMÔNACO, J. F. B.. Uma contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a educação. 1992. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

José Fernando Bitencourt Lomônaco

LOMÔNACO, J. F. B.. Uma contribução para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a educação. 1988. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Go Tani

TANI, G.. Influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora. 1985. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Comportamento) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ilana Fenjves Joveleviths

Reich e a importância dos cuidados na primeira infância: um diálogo com o enfoque de Winnicott; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Gabriel Puopolo de Almeida

A visão de potência no pensamento de Wilhelm Reich: contribuições para o Esporte; 2015; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Cynthia Cavalcanti Moura de Melo Faria

Wilhelm Reich e a formação das Crianças do Futuro; 2013; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Bruno Henrique Prates de Almeida

A noção de couraça na obra de Wilhelm Reich: origens e considerações sobre o desenvolvimento humano; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Tânia Alves Nogueira

Grupo de Movimento: conceituação, estado da arte e aplicação na área educacional; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Albertini;

Daniel Camparo Avila

Reich, Espinosa e a educação; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Liliane Toledo

Reich e o enfoque de Deleuze e Guattari: o pensamento crítico em busca do desenvolvimento humano; 2009; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Ailton Bedani

Energética e epistemologia no nascimento da obra de Wilhelm Reich; 2007; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Albertini;

Rene Ploeger Mansueli

O desenvolvimento da noção de superego em Freud; 2006; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Ricardo Casco

As cicatrizes do corpo: a pedagogia esportiva nas aulas de Educação Física; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Albertini;

Sidney Kiyoshi Shine

Avaliação psicológica para determinação de guarda de criança: um estudo de Psicologia Jurídica; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Jorge Paulo dos Santos Watrin

Contribuições de Reich à luta contra a servidão voluntária; 2002; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,; Orientador: Paulo Albertini;

João Rodrigo Oliveira e Silva

O desenvolvimento da noção de caráter no pensamento de Reich; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Albertini;

Simone Aparecida Ramalho

Psicologia de massa do fascismo: Reich e o desenvolvimento do pensamento crítico; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Miriam Aparecida Herrera Fernandes

A moradia assistida: um projeto em busca do desenvolvimento humano e da cidadania na área de saúde mental; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Luís Alberto Lourenço de Matos

Stress na academia: um estudo com professores de Rondônia; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Albertini;

Maria Cristina França Marchi

Orientação sexual como tema transversal: um estudo exploratório com professoras de Rondônia; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Albertini;

André Côrtes de Oliveira

Ação política e formação da consciência de classe no pensamento de Wilhelm Reich; 2014; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Ailton Bedani

A relação entre sensação e produção de conhecimento na obra de Wilhelm Reich; 2013; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Albertini;

José Gustavo Sampaio Garcia

A couraça como currículo-oculto: um estudo da relação entre a rotina escolar e o funcionamento encouraçado; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo,; Coorientador: Paulo Albertini;

Simone Aparecida Ramalho

Uma alegria subversiva: o que se aprende em uma escola de samba?; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Ricardo Amaral Rego

Psicanálise e biologia: uma discussão da pulsão de morte em Freud e Reich; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Luís Alberto Lourenço de Matos

Docência na educação superior pública e privada: um estudo com professores de Porto Velho; 2005; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Albertini;

Luiz Carlos Avelino da Silva

A reinvenção do sexualidade masculina na paraplegia adquirida; 2004; 300 f; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Albertini;

Sandra Maria Greger Tavares

Moradia, corporeidade e desenvolvimento humano em espaços liminares: um estudo sobre formas de subjetividade na favela; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Paulo Albertini;

Erika Hofling Epiphanio

Psicologia do esporte e desenvolvimento humano: um estudo exploratório junto a uma equipe feminina de vôlei; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Albertini;

Juliana Gonzales

A família nos enfoques de Reich e Adorno; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Priscilla Terumi Moraes

A concepção de saúde no pensamento de Wilhelm Reich: o caráter genital; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Ilana Fenjves Joveliviths

Reich, Marcuse e a sexualidade; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Rafael Rodrigues

Reich e a destrutividade humana; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Reitoria da Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Daniela Porto Faus

Reich, o Emílio de Rousseau e a Educação; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Adriana Assmann Simonsen

Reich, o Emílio de Rousseau e a Educação; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Bianca Thais Manzari Pascoal

Reich, a noção de auto-regulação e a Educação; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Nathalia Lima Loiola

Reich, a noção de auto-regulação e a Educação; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Flávia Zanni Siqueira

Reich e o movimento de higiene mental; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Tânia Lisboa Machado

Reich e o movimento de higiene mental; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Paulo Albertini;

Simone Freitas Fuso

Atividade física segundo a percepção do praticante amador: motivos de adesão e permanência; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Albertini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Fernando Bitencourt Lomônaco

Influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora; 1985; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Fernando Bitencourt Lomônaco;

José Fernando Bitencourt Lomônaco

Uma contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a educação; 1992; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: José Fernando Bitencourt Lomônaco;

Tânia Alves Nogueira

Grupo de Movimento: estado da arte, conceituação e aplicação na área educacional; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia - USP (SP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tânia Alves Nogueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALBERTINI, P. ; REGO, R. A. . Psicoterapias Corporais. Viver (São Paulo) , v. XII, p. 57-79, 2016.

  • NOGUEIRA, T. A. ; ALBERTINI, P. . Grupo de Movimento: Uma Revisão da Literatura. Mudanças - Psicologia da Saúde , v. 22, p. 61-69, 2014.

  • ALMEIDA, BRUNO PRATES ; Albertini, Paulo . A noção de couraça na obra de Wilhelm Reich: publicações de 1920 a 1933. Psicologia USP (Impresso) , v. 25, p. 134-143, 2014.

  • NOGUEIRA, T. A. ; ALBERTINI, P. . O movimento do grupo de movimento. Revista Reichiana , v. 20, p. 91-103, 2013.

  • AVILA, D. C. ; ALBERTINI, P. . Medo, imaginação e poder: contribuições de Reich e Espinosa à Educação. Revista Reichiana , v. 20, p. 159-175, 2013.

  • ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich: percurso histórico e inserção do pensamento no Brasil. Boletim de Psicologia , v. 61, p. 159-176, 2011.

  • ALBERTINI, P. . Muito além do sexo. Cult (São Paulo) , v. 161, p. 43-45, 2011.

  • ALBERTINI, P. . O pensamento de Wilhelm Reich na academia [Depoimento]. Boletim de Psicologia , v. 61, p. 117-125, 2011.

  • TOLEDO, L. P. ; ALBERTINI, P. . Ressonâncias entre o pensamento de Reich e o enfoque de Deleuze e Guattari. Revista Reichiana , v. 19, p. 65-88, 2010.

  • TOLEDO, L. P. ; ALBERTINI, P. . Publicações a respeito do enlace entre proposições reichianas e o enfoque de Deleuze e Guattari. Revista Reichiana , v. 18, p. 80-105, 2009.

  • BEDANI, A. ; ALBERTINI, P. . Política e sexualidade na trajetória de Reich: Berlim (1930-1933). Arquivos Brasileiros de Psicologia (Online) , v. 61, p. 1-10, 2009.

  • VILLARES DE FREITAS, L. ; ALBERTINI, P. . Um exercício de alteridade: aproximações e afastamentos entre Jung e Reich. Imaginário (USP) , v. 17/18, p. 453-491, 2009.

  • ALBERTINI, P. . O encontro potente. Língua Portuguesa , v. 2, p. 28-31, 2008.

  • ALBERTINI, P. . Três breves comentários sobre os primeiros caminhos de Wilhelm Reich. Revista Reichiana , v. 17, p. 12-18, 2008.

  • ALBERTINI, P. ; SIQUEIRA, F. Z. ; TOME, L. A. ; MACHADO, T. L. . Reich e o movimento de higiene mental. Psicologia em Estudo (Impresso) , v. 12, p. 393-401, 2007.

  • SILVA, L. C. A. ; ALBERTINI, P. . A reinvenção da sexualidade masculina na paraplegia adquirida. Revista do Departamento de Psicologia (UFF) , v. 19, p. 37-48, 2007.

  • BEDANI, A. ; ALBERTINI, P. . Política e sexualidade na trajetória de Reich: Viena (1927-1930). Encontro (Santo André) , v. 11, p. 62-77, 2006.

  • ALBERTINI, P. . A fórmula narrativa do orgasmo. Língua Portuguesa , v. 1, p. 10-16, 2006.

  • ALBERTINI, P. ; SILVA, J. R. O. ; Notas sobre a noção de caráter em Reich. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , Brasília, v. 25, n.2, p. 286-303, 2005.

  • ALBERTINI, P. ; TAVARES, S. M. G. ; Moradia e corporeidade em espaços liminares: um estudo sobre formas de subjetividade na favela. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso) , Ribeirão Preto, v. 15, n.31, p. 299-308, 2005.

  • ALBERTINI, P. ; WATRIN, J. P. S. . Reich e a psicologia de massa do fascismo: aspectos históricos e educacionais. Comunicações (Piracicaba) , Piracicaba, v. 11, n.1, p. 113-122, 2004.

  • ALBERTINI, P. . Reich e a possibilidade do bem-estar na cultura. Psicologia USP (Impresso) , São Paulo, v. 14, n.2, p. 61-89, 2003.

  • ALBERTINI, P. . O corpo construído e a importância do gesto pessoal. Motriz (Rio Claro) (Cessou em 2006) , v. 7, p. 107-110, 2001.

  • EPIPHANIO, E. H. ; ALBERTINI, P. . Acompanhamento psicológico junto a uma equipe de vôlei feminino: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , Campinas, v. 21, n.2/3, p. 36-43, 2000.

  • ALBERTINI, P. . Sobre algumas contribuições de Reich ao conhecimento humano. Revista Reichiana , São Paulo, v. 7, n.7, p. 58-61, 1998.

  • ALBERTINI, P. . Publicações na área do pensamento reichiano. Revista Reichiana , São Paulo, v. 4, n.4, p. 64-93, 1995.

  • ALBERTINI, P. . Reich e a educação: algumas formulações. Boletim de Psicologia , São Paulo, v. 42, n.96/97, p. 37-47, 1992.

  • ALBERTINI, P. ; LOMÔNACO, J. F. B. . Influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) (Cessou em 2002) , Rio de Janeiro, v. 38, n.4, p. 67-88, 1986.

  • ALBERTINI, P. . Na Psicanálise de Wilhelm Reich. 1. ed. São Paulo: Zagodoni, 2016. 236p .

  • ALBERTINI, P. ; FREITAS, L. V. (Org.) . Jung e Reich: articulando conceitos e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. v. 1. 210p .

  • ALBERTINI, P. . Reich em diálogo com Freud: estudos sobre psicoterapia, educação e cultura. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo: Casa do Psicólogo, 2005. v. 1. 106p .

  • ALBERTINI, P. . Reich: história das idéias e formulações para a educação. 1ª. ed. São Paulo: Ágora, 1994. v. 1. 104p .

  • ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich: a ciência como militância. In: Jorge de Almeida; Wolfgang Bader. (Org.). O pensamento alemão no século xx volume 2. 1ed.São Paulo: Cosac Naify Portátil, 2013, v. 2, p. 15-49.

  • ALBERTINI, P. . O pensamento de Wilhelm Reich na academia. In: Mônica S. Borine. (Org.). W. Reich e J. Pierrakos: abertura dos arquivos, temas reichianos e Core Energetics. 1ed.São Paulo: Spiral Editora, 2012, v. 1, p. 43-55.

  • ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich: a ciência como militância. In: Jorge de Almeida; Wolfgang Bader. (Org.). Pensamento Alemão no século xx. 1ed.São Paulo: Cosacnaify, 2012, v. 2, p. 11-35.

  • REGO, R. A. ; ALBERTINI, P. . Psicoterapias Corporais. In: Graziela Costa Pinto (Ed.). (Org.). Psicoterapias: compare e escolha as diferentes práticas clínicas. São Paulo: Duetto, 2010, v. 1, p. 85-121.

  • FREITAS, L. V. ; ALBERTINI, P. . Jung e Reich: em busca de uma articulação. In: Paulo Albertini; Laura Villares de Freitas. (Org.). Jung e Reich: articulando conceitos e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009, v. 1, p. 174-190.

  • BEDANI, A. ; ALBERTINI, P. . Reich e a Psicanálise: o desencontro. In: Paulo Albertini; Laura Villares de Freitas. (Org.). Jung e Reich: articulando conceitos e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009, v. 1, p. 126-133.

  • MATOS, L. A. L. DE ; ALBERTINI, P. . Trabalho docente: a caminho da proletarização?. Psicologia, saúde e educação: dasafios da realidade amazônica. São Carlos; Porto Velho: Pedro & João Editores; EDUFRO, 2009, v. 1, p. 119-140.

  • ALBERTINI, P. . A sexualidade e o processo educativo: uma análise inspirada no referencial reichiano. In: Julio Groppa Aquino. (Org.). Sexualidade na Escola: alternativas teóricas e práticas. 5ed.São Paulo: Summus: Summus, 2008, v. 1, p. 53-70.

  • ALBERTINI, P. . Drogas: mal-estar e prazer. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Drogas na Escola: alternativas teóricas e práticas. 3ed.São Paulo: Summus, 2008, v. 1, p. 45-57.

  • ALBERTINI, P. . A sexualidade e o processo educativo: uma análise inspirada no referencial reichiano. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Sexualidade na Escola: alternativas teóricas e práticas. 4ed.São Paulo: Summus, 2007, v. 1, p. 53-70.

  • ALBERTINI, P. . Drogas: mal-estar e prazer. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Drogas na Escola: alternativas teóricas e práticas. 2ed.São Paulo: Summus, 2007, v. 1, p. 45-57.

  • ALBERTINI, P. . Reich discorda de Freud: uma crítica ao Mal-estar na Cultura. In: Paulo Albertini;. (Org.). Reich em diálogo com Freud: estudos sobre psicoterapia, educação e cultura. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo: Casa do Psicólogo, 2005, v. , p. 11-39.

  • MATOS, L. A. L. ; ALBERTINI, P. . Estresse na academia: um estudo com professores de Rondônia. In: Ronilda Ribeiro; Miguel Nenevé; Marilene Proença Rebello de Souza. (Org.). Psicologia e Saúde na Amazônia: pesquisa e realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo: Casa do Psicólogo, 2003, v. , p. 65-99.

  • MARCHI, M. C. F. ; ALBERTINI, P. . Orientação sexual como tema transversal: um estudo exploratório sobre representação de professoras. In: Marilene Proença Rebello de Souza; Miguel Nenevé. (Org.). Psicologia e Educação na Amazônia: pesquisa e realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo: Casa do Psicólogo, 2002, v. , p. 201-225.

  • ALBERTINI, P. . A sexualidade e o processo educativo: uma análise inspirada no referencial reichiano. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Sexualidade na Escola: alternativas teóricas e práticas. 2ed.São Paulo: Summus, 1998, v. 1, p. 53-70.

  • ALBERTINI, P. . A sexualidade e o processo educativo: uma análise inspirada no referencial reichiano. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Sexualidade na Escola: alternativas teóricas e práticas. 3ed.São Paulo: Summus, 1998, v. 1, p. 53-70.

  • ALBERTINI, P. . Drogas: mal-estar e prazer. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Drogas na Escola: alternativas teóricas e práticas. 1ed.São Paulo: Summus, 1998, v. 1, p. 45-57.

  • ALBERTINI, P. . A sexualidade e o processo educativo: uma análise inspirada no referencial reichiano. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Sexualidade na Escola: alternativas teóricas e práticas. 1ed.São Paulo: Summus, 1997, v. 1, p. 53-70.

  • ALBERTINI, P. . Em busca do orgasmo perdido. Revista Trip, Rio de Janeiro, , v. 195, p. 122 - 126, 20 dez. 2010.

  • ALBERTINI, P. . Segurança, aposentada só sente dentro de casa. Jornal O Estado de São Paulo, caderno Cidades/Metrópole, São Paulo, p. C6 - C6, 13 jul. 2006.

  • ALBERTINI, P. . A, B, C, Sexo. Qual a melhor maneira de falar desse assunto com os filhos?. Revista Espaço Aberto, São Paulo, 10 out. 2005.

  • ALBERTINI, P. . O medo, companheiro inseparável em São Paulo. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. C6 - C6, 01 abr. 2001.

  • ALBERTINI, P. . O lado sombrio da bola. Revista Bolas, São Paulo, , v. 1 n. 6, p. 58 - 62, 01 jul. 2000.

  • ALBERTINI, P. . A educação sexual no Brasil hoje: ausência da teoria da economia sexual. Revista da Sociedade Wilhelm Reich, Porto Alegre, , v. 3 n. 3, p. 122 - 128, 01 dez. 1999.

  • ALBERTINI, P. . O medo (insuportável) de ser o centro das atenções. Shopping News, São Paulo, p. 13 - 13, 24 maio 1997.

  • ALBERTINI, P. . Reich conheceu o auge da fama durante os anos 70. O Estado de São Paulo, São Paulo, , v. Cad. 2, p. D6 - D6, 12 fev. 1995.

  • ALBERTINI, P. . Tese amplia abordagens do pensamento reichiano. Impresso AUN: Agência Universitária de Notícias, ECA/USP, São Paulo, , v. 26/2, p. 5 - 5, 01 abr. 1993.

  • ALBERTINI, P. . O esporte no jogo da vida. Família Cristã, São Paulo, , v. 57/671, p. 54 - 55, 01 nov. 1991.

  • NOGUEIRA, T. A. ; ALBERTINI, P. . Grupo de movimento: conceituação, estado da arte e aplicação na área educacional. In: XIX Encontro Paranaense, XIV Congresso Brasileiro e III Convenção Brasil/Latino-América de Psicoterapias Corporais, 2014, Curitiba. Anais. Curitiba, 2014. p. 1-14.

  • SILVA, L. C. A. ; ALBERTINI, P. . A sexualidade masculina e a paraplegia: um estudo de caso. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006.

  • ALBERTINI, P. . Reich, prevenção e educação infantil. In: V Coloquio LEPSI IP/FEUSP: Psicanálise, Instituições e Infância, 2004, São Paulo. Anais online do V Coloquio LEPSI IP/FEUSP: Psicanálise, Instituições e Infância, 2004.

  • FERNANDES, M. A. H. ; ALBERTINI, P. . A moradia assistida: uma proposta de clínica ampliada. In: I Congresso de Psicologia Clínica (Instituição Promotora: Universidade Presbiteriana Mackenzie), 2001, São Paulo. I Congresso de Psicologia Clínica, 2001. v. 2. p. 331-335.

  • EPIPHANIO, E. H. ; ALBERTINI, P. . Intervenção psicológica em equipes esportivas: contribuições da psicologia clínica. In: I Congresso de Psicologia Clínica (Instituição Promotora: Universidade Presbiteriana Mackenzie), 2001, São Paulo. I Congresso de Psicologia Clínica, 2001. v. 2. p. 358-361.

  • EPIPHANIO, E. ; ALBERTINI, P. . Dificuldades psicológicas vivenciadas por uma equipe de vôlei feminino. In: Congreso de Educación Física e Ciencias do Deporte dos Paises de Lingua Portuguesa, 6. ; Congreso Galego de Educación Física, 7., 1998, La Coruña. Anais. La Coruña: INEF, 1998. v. CD.

  • ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich e o combate à servidão humana. In: XXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1992, Ribeirão Preto. Anais da 21ª Reunião Anual de Psicologia, 1991. p. 426-429.

  • SILVA, L. C. A. ; ALBERTINI, P. . A pessoa com deficiência física adquirida diante das próprias representações sobre a deficiência anteriores a sua lesão. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Nacional da ABRAPSO: Diálogos em Psicologia Social, 2007.

  • RODRIGUES, R. ; ALBERTINI, P. . Reich e a destruvidade humana. In: 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP- 2009, 2009, São Paulo. 17º SIICUSP, 2009.

  • PASCOAL, B. T. M. ; LOIOLA, N. L. ; ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich, a noção de auto-regulação e a Educação. In: II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano, 2008, São Paulo. II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2008.

  • SIMONSEN, A. A. ; FAUS, D. P. ; ALBERTINI, P. . Reich, o Emílio de Rousseau e a Educação. In: II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano, 2008, São Paulo. II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2008.

  • ALBERTINI, P. . Reich, satisfação sexual e encontro amoroso. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008.

  • RODRIGUES, R. ; ALBERTINI, P. . Reich e a destrutividade humana. In: II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano, 2008, São Paulo. II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2008.

  • SILVA, L. C. A. ; ALBERTINI, P. . A sexualidade masculina e a paraplegia: um estudo de caso. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006. p. 55-55.

  • SILVA, L. C. A. ; ALBERTINI, P. . Sexualidade e deficiências: a masculinidade diante da lesão medular. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2006.

  • ALBERTINI, P. . Reich no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. In: 7º Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal, 2005, São Paulo. Anais do 7º Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal, 2005.

  • ALBERTINI, P. . A infância, a escola e os adultos. In: V Colóquio do LEPSI (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância IP/FE-USP, 2004, São Paulo. Programa e Resumos. São Paulo: LEPSI (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância), 2004. v. 1. p. 12-12.

  • TAVARES, S. M. G. ; ALBERTINI, P. . Experiências de mediação corporal no espaço liminar da favela. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Resumos de Comicações Científicas. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003. v. 1. p. 78-79.

  • ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich e a educação de crianças. In: Seminário Brasil Alemanha - 45º Aniversário da Morte de Wilhelm Reich, 2002, São Paulo. Anais do Seminário Brasil Alemanha - 45º Aniversário da Morte de Wilhelm Reich, 2002. p. 12-12.

  • FERNANDES, M. A. H. ; ALBERTINI, P. . A moradia assistida: uma proposta de clínica ampliada. In: I Congresso de Psicologia Clínica (Instituição Promotora: Universidade Presbiteriana Mackenzie), 2001, São Paulo. I Congresso de Psicologia Clínica, 2001. v. 1. p. 161-161.

  • EPIPHANIO, E. H. ; ALBERTINI, P. . Intervenção psicológica em equipes esportivas: contribuições da psicologia clínica. In: I Congresso de Psicologia Clínica (Instituição Promotora: Universidade Presbiteriana Mackenzie), 2001, São Paulo. I Congresso de Psicologia Clínica, 2001. v. 1. p. 167-167.

  • EPIPHANIO, E. ; ALBERTINI, P. . Acompanhamento psicológico junto a uma equipe de vôlei feminino: um estudo de psicologia do esporte. In: XXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicações Científicas, 1998. v. 1. p. 273-273.

  • EPIPHANIO, E. H. ; ALBERTINI, P. . Dificuldades psicológicas vivenciadas por uma equipe de vôlei feminino. In: Congreso de Educación Física e Ciencias do Deporte dos Paises de Lingua Portuguesa, 6. ; Congreso Galego de Educación Física, 7., 1998, La Coruña. Libro de Resumos. La Coruña: INEF, 1998. p. 273-273.

  • FUSO, S. F. ; VIANNA, A. L. ; PATARRA, I. ; ALBERTINI, P. . Atividade física segundo a percepção do praticante amador: motivos de adesão e permanência. In: V Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 1997, São Paulo. Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 1997. v. I. p. 431-431.

  • ALBERTINI, P. . Publicações sobre o pensamento reichiano no Brasil: características e rumos. In: III Congresso Interno do Instituto de Psicologia da USP, 1995, São Paulo. Resumos, 1995. v. 1. p. 34-34.

  • ALBERTINI, P. . Uma contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a educação. In: XXIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1993, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicações Científicas, 1993. v. 1. p. 465-465.

  • ALBERTINI, P. . Reich: desenvolvimento histórico do pensamento e formulações para a Educação. In: Reunião Anual de Psicologia, 1993, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicações Científicas. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1993. v. 1. p. 81-81.

  • ALBERTINI, P. . Uma contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a Educação. In: Congresso Interno do Instituto de Psicologia da USP, 1993, São Paulo. Resumos. São Paulo: Comissão de Pesquisa do IPUSP, 1993. v. 1. p. N1-N1.

  • ALBERTINI, P. . Avaliação de um procedimento de prática mental: resultados obtidos através de entrevistas. In: Simpósio de Psicologia do Esporte da Escola de Educação Física da USP, 1992, São Paulo. Anais, 1992. p. 50-50.

  • ALBERTINI, P. . Uma contribuição à compreensão do pensamento educacional na obra de Wilhem Reich. In: Congresso Interno do Instituto de Psicologia da USP, 1991, São Paulo. Resumos, 1991. p. T1-T1.

  • CARONE, I. ; CROCHIK, J. L. ; ALBERTINI, P. . O surgimento da Psicologia Política e a questão da subjetividade moderna: Reich, Adorno e Marcuse. In: Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1991, Ribeirão Preto. Reunião Anual de Psicologia, 21ª, 1991. p. 314-314.

  • GRANT, W. H. ; ALBERTINI, P. . Uma contribuição à conceituação de sublimação: o mito de Orfeu em duas interpretações. In: Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1989, Ribeirão Preto. Programa e Resumos, 1989. p. 198-198.

  • ALBERTINI, P. ; LOMÔNACO, J. F. B. . Influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora. In: Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1985, Belo Horizonte. Anais da 37ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1985. p. 881-882.

  • ALBERTINI, P. ; LOMÔNACO, J. F. B. . Influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora. In: XV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1985, Ribeirão Preto. Programa e Resumos, 1985. p. 78-78.

  • ALBERTINI, P. . Dez cartas de Freud para Reich. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. ; REGO, R. A. . Reich: clínica e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Na Psicanálise de Wilhelm Reich. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Na Psicanálise de Wilhelm Reich. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Na Psicanálise de Wilhelm Reich. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Na Psicanálise de Wilhelm Reich. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NOGUEIRA, T. A. ; ALBERTINI, P. . Grupo de movimento: conceituação, estado da arte e aplicação na área educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBERTINI, P. . Reich, a pós-modernidade e a sexualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich: paixão, ciência e militância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Reich, a pós-moderinidade e a sexualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBERTINI, P. . Metodologia científica e a redação de artigos e monografias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBERTINI, P. . Reich, curva orgática, stress e saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . As formações em Análise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Que Reich se ensina hoje?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. ; BEDANI, A. ; TOLEDO, L. P. ; RAMALHO, S. A. . Coordenação da mesa "O pensamento de Wilhelm Reich em pesquisa: três últimos estudos de pós-graduação realizados no Instituto de Psicologia da USP". 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBERTINI, P. . O pensamento reichiano em pesquisa: mestrados e doutorados defendidos no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, R. ; ALBERTINI, P. . Reich e a destrutividade humana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich: paixão, ciência e militância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Reich: a ciência como militância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Reflexões sobre atualidades em Psicossomática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Debate sobre o filme de Dusan Makavejev "Os mistérios do Organismo". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Reich, satisfação sexual e encontro amoroso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, R. ; ALBERTINI, P. . Reich e a destrutividade humana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SIMONSEN, A. A. ; FAUS, D. P. ; ALBERTINI, P. . Reich, o Emílio de Rousseau e a Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PASCOAL, B. T. M. ; LOILA, N. L. ; ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich, a noção de auto-regulação e a Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBERTINI, P. . Três comentários sobre os caminhos de Wilhelm Reich. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . Reich: propostas de intervenção social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . Para conhecer...Wilhelm Reich (1897-1957). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Reich e a possibilidade do bem-estar na cultura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. C. A. ; ALBERTINI, P. . Sexualidade e deficiências: a masculinidade diante da lesão medular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBERTINI, P. . Idéias de Reich: ontem e hoje. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, L. C. A. ; ALBERTINI, P. . A sexualidade masculina e a paraplegia: um estudo de caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALBERTINI, P. ; FUGANTI, L. . Cine Debate: Estamira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Reich no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . Vida e obra de Wilhelm Reich. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Corpo e Forma nos dias atuais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . A Infância, a Escola e os Adultos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBERTINI, P. . Reich e a importância dos fatores atuais na neurose. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . O (não) contato intersubjetivo: da sociedade ao IPUSP (mesa redonda). 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Reich e Bergson: algumas aproximações. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, S. M. G. ; ALBERTINI, P. . Experiências de mediação corporal no espaço liminar da favela. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . Reich, Rousseau e a criança: algumas observações. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . A energia e as psicoterapias corporais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . O corpo construído e a importância do gesto pessoal. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Reich: história das idéias e formulações para a educação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . O mal-estar na civilização. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Maturidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Crianças do futuro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Freud e a Moral Sexual Civilizada. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Introdução ao Conceito de Personalidade na Abordagem de W. Reich. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. ; EPIPHANIO, E. . Dificuldades psicológicas vivenciadas por uma equipe de vôlei feminino. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . Acompanhamento psicológico junto a uma equipe de vôlei feminino: um estudo de psicologia do esporte. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . Aprendiz de sonhador (filme). 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Reich e a educação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich: história das idéias e formulações. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Algumas idéias sobre o tema da sexualidade em Reich. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Reich e a Religião. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Reich e a Educação. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . A Psicologia como técnica de educação nas perspectivas de Reich e Freud. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Reich - ontem e hoje. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Currículo - Reforma curricular e sua viabilidade para mudanças. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Reich e a Educação. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Publicações sobre o pensamento reichiano no Brasil: características e rumos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . O conceito reichiano de peste emocional. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Formação do psicólogo: critérios de equivalência. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . W. Reich: idéias e formulações para a educação. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Psicologia de massa do fascismo na perspectiva de Reich. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Uma contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich: desenvolvimento histórico e formulações para a educação. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . Meu pé esquerdo (filme). 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Reich nas instituições. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Aids, sexualidade e políticas do corpo. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . O medo da morte na abordagem reichiana. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Avaliação de um procedimento de prática mental: resultados obtidos através de entrevistas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBERTINI, P. . A Psicologia Social no pensamento de Reich. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Uma contribuição à compreensão do pensamento educacional na obra de Wilhelm Reich. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . De quem é a vida afinal? (filme). 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. . Wilhelm Reich: das raízes filosóficas ao desempenho profissional. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . Reich e a educação corporal. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. ; GRANT, W. H. . Uma contribuição à conceituação de sublimação: o mito de Orfeu em duas interpretações. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . A greve nas universidades paulistas. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALBERTINI, P. ; LOMÔNACO, J. F. B. . Influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALBERTINI, P. . A influência da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora: relato de uma experiência de pesquisa. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALBERTINI, P. . É possível levar mais vida para a vida universitária?. Porto Alegre, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ALBERTINI, P. . De quem é a vida afinal? (o filme): uma análise inspirada em Reich e Bergson. São Paulo.: Revista Transformações em Psicologia [Instituto de Psicologia da USP], 2012 (Resenha de filme).

  • FREITAS, L. V. ; ALBERTINI, P. . Apresentação - Jung e Reich: articulando conceitos e práticas. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ALBERTINI, P. . Psicologia, Saúde e Educação: desafios da realidade amazônica. São Carlos; Porto Velho, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • AVILA, D. C. ; ALBERTINI, P. . A atitude dos pais a respeito da masturbação infantil, 2008. (Tradução/Artigo).

  • ALBERTINI, P. . As meninas da casa rosada: uma intervenção de base reichiana. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ALBERTINI, P. . Un psicoanálisis...también reichiano!. Valencia, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALBERTINI, P. . Reich em diálogo com Freud: estudos sobre psicoterapia, educação e cultura. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ALBERTINI, P. . Ajudando a construir o saber na área da Psicologia Jurídica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003 (Orelha de Livro).

  • ALBERTINI, P. . Apresentação [Dossiê Wilhelm Reich]. São Paulo.: Revista Psicologia USP [Instituto de Psicologia da USP], 2003 (Apresentação de Dossiê em revista científica).

  • ALBERTINI, P. . Ser terapeuta. São Paulo: Educ/Cortez, 2000 (Orelha de Livro).

  • ALBERTINI, P. . A bioenergética no divã. São Paulo, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALBERTINI, P. . Uma psicanálise...também reichiana!. São Paulo, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALBERTINI, P. . Parecer ao Programa de Pós-Doutorado do Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - FFLCH/USP. 2013.

ALBERTINI, P. . Parecer ao Programa de Pós-Doutorado do Instituto de Psicologia da USP. 2013.

ALBERTINI, P. . Membro do Conselho Editorial do livro A Psicanálise e o trabalho com a criança-sujeito: no avesso do especialista. 2011.

ALBERTINI, P. . Parecer à FAPESP. 2004.

ALBERTINI, P. . Parecer à FAPESP. 2003.

ALBERTINI, P. . Parecer à FAPESP. 2002.

ALBERTINI, P. . Consultor ad hoc do PIBIC - CNPq. 2001.

ALBERTINI, P. . Parecer à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 1998.

ALBERTINI, P. . Parecer à Fundação Aniela e Tadeusz Ginsberg. 1996.

ALBERTINI, P. . Parecer à Universidade Paulista - UNIP. 1996.

ALBERTINI, P. . Parecer à Editora Summus. 1995.

ALBERTINI, P. . Parecer à revista Psicologia & Sociedade. 2013.

ALBERTINI, P. . Parecer à Revista Psicologia: Ciência e Profissão. 2011.

ALBERTINI, P. . Parecer à Revista Imaginário. 2009.

ALBERTINI, P. . Parecer à revista Psicologia Escolar e Educacional. 2009.

ALBERTINI, P. . Parecer à revista Psicologia Escolar e Educacional. 2009.

ALBERTINI, P. . Parecer à Revista Estudos de Psicologia - UFRN. 2008.

ALBERTINI, P. . Parecer à Revista Psicologia: teoria e Pesquisa. 2006.

ALBERTINI, P. . Parecer à Revista Psicologia Ciência e Profissão. 2005.

ALBERTINI, P. . Parecer à FAPESP. 2005.

ALBERTINI, P. . Parecer à Revista Psicologia Ciência e Profissão. 2004.

ALBERTINI, P. . Parecer à Revista Psicologia Ciência e Profissão. 2003.

ALBERTINI, P. . Apesar de investimentos pesados, clubes paulistas apresentam desempenho ruim no Brasileiro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBERTINI, P. . Qual é o filme da sua vida?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBERTINI, P. . Espaço Aberto: ciência e tecnologia. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBERTINI, P. . Arena Sportv. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALBERTINI, P. . A energia e as psicoterapias corporais. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBERTINI, P. . Campo de atuação profissional do psicólogo. 1996. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBERTINI, P. . Publicação do Livro Reich: história das idéias e formulações para a educação. 1994. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBERTINI, P. . Abordagem de Reich na Psicologia. 1994. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBERTINI, P. . Atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Psicologia do Movimento do Instituto de Psicologia da USP. 1988. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALBERTINI, P. . Psicologia do Desenvolvimento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALBERTINI, P. . Psicologia do Desenvolvimento. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALBERTINI, P. . Encontro Comemorativo do Centenário de Wilhelm Reich. 1997. (Membro de Comissão Científica de Congresso).

ALBERTINI, P. . Reich: história do pensamento e idéias para a educação. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBERTINI, P. . Reich: desenvolvimento histórico do pensamento e formulações para a educação. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBERTINI, P. . Reich: movimento e auto-percepção. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBERTINI, P. ; CARONE, I. ; CROCHIK, J. L. . O surgimento da Psicologia Política e a questão da subjetividade moderna: Reich, Adorno e Marcuse. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2016

    Wilhelm Reich: bases teóricas e formulações para a área educacional, Descrição: Na área da psicologia, muitos psicólogos atuam profissionalmente tendo como referência a abordagem desenvolvida pelo pensador austro-húngaro, dissidente da psicanálise, Wilhelm Reich (1897-1957). Contudo, por uma série de circunstâncias - tais como, dificuldades de acesso a boa parte dos escritos originais, má qualidade de traduções para a língua portuguesa e acentuada dinâmica presente na obra -, observa-se a presença de um território ainda carente de estudos que contribuam tanto para o esclarecimento da fundamentação teórica, quanto para a produção de uma massa crítica de trabalhos que problematizem e discutam as proposições formuladas por Reich. Ciente dessa situação, este projeto tem por objetivo geral contribuir para o embasamento teórico do referencial reichiano. Em termos de objetivos específicos, focalizamos: a) na esfera dos conceitos reichianos, noções centrais, como as de caráter, couraça e autorregulação; b) no domínio das raízes teóricas associadas ao campo da filosofia, as idéias de autores como Espinosa, Rousseau e Bergson; c) no universo das propostas de intervenção social, as formulações reichianas endereçadas, sobretudo, à área educacional. Trata-se de um projeto que pauta estudos em geral teóricos, de acordo com um método de análise estrutural e histórica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Albertini - Coordenador / Simone Aparecida Ramalho - Integrante / Ailton Bedani - Integrante / Liliane De Paula Toledo - Integrante / Tânia Alves Nogueira - Integrante / Daniel Camparo Avila - Integrante / Adriana Assmann Simonsen - Integrante / Bianca Thais Manzari Pascoal - Integrante / Daniela Porto Faus - Integrante / Rafael Rodrigues - Integrante / Nathalia Lima Loiola - Integrante / Bruno Henrique Prates de Almeida - Integrante / Cynthia Cavalcanti Moura de Melo Faria - Integrante / André Côrtes de Oliveira - Integrante / Ilana Fenjves Joveliviths - Integrante / Priscilla Terumi Moraes - Integrante / Juliana Gonzales - Integrante / Gabriel Puopolo de Almeida - Integrante / Mayara Machado Bichir - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Reitoria da Universidade de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 39 / Número de orientações: 14

  • 2003 - 2007

    Reich, o movimento de higiene mental e a educação, Descrição: O austríaco Wilhelm Reich (1897-1957), trilhando um caminho esboçado e depois abandonado por Freud, investiu em ações educacionais de cunho psicoprofilático, algo que lembra a perspectiva higienista. Este projeto procurou investigar se Reich pode ser associado ao movimento de higiene mental e, com isso, contribuir para aprofundar o conhecimento a respeito das idéias e ações desse psicanalista dissidente, além de ampliar os achados sobre o higienismo e sua história, especialmente no campo da saúde mental. Duas linhas de investigição foram assumidas. A primeira envolveu escritos sobre as origens e as orientações definidoras da moderna saúde pública, do higienismo e, em especial, do movimento de higiene mental. A segunda, centrada na obra reichiana, visou identificar: a) referências diretas ao movimento de higiene mental; b) análises ou relatos de ações do autor ligadas a esse movimento; c) uso de linguagem característica de tal movimento. Os resultados apontram para a vinculação de Reich ao movimento de higiene mental, contudo com uma orientação extremamente peculiar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Paulo Albertini - Coordenador / Ailton Bedani - Integrante / Flavia Zanni Siqueira - Integrante / Luciano Aparecido Tomé - Integrante / Tânia Lisboa Machado - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 1997 - 2006

    Reich e Freud: aproximações e divergências, Descrição: No período mais inicial de sua trajetória científica, de 1920 a 1934,o analista austríaco Wilhelm Reich (1897-1957) esteve vinculado à Sociedade Psicanalítica. Esse envolvimento acarretou uma aproximação a determinadas concepções freudianas e, também, um distanciamento em relação a outras. Este estudo objetivou identificar as afinidades e as divergências do pensamento reichiano em relação à matriz freudiana. Em síntese, quanto às afinidades, os resultados indicaram o ponto de vista econômico e os conceitos de estase da libido e de neurose atual; as divergências situaram-se, pricipalmente, no que diz respeito à visão freudiana de conflito inevitável (intra-psíquico e na relação sujeito-cultura).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Albertini - Coordenador / Maria Cristina França Marchi - Integrante / João Rodrigo Oliveira e Silva - Integrante / Simone Aparecida Ramalho - Integrante / Jorge Paulo dos Santos Watrin - Integrante / Ricardo Amaral Rego - Integrante / Rene Ploeger Mansueli - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 51 / Número de orientações: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Professor Homenageado pela turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

2007

Professor Homenageado pela turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

2006

Professor homenageado pela turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

2005

Professor homenageado pela turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

2003

Paraninfo da turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

2002

Professor homenageado pela turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

1999

Professor homenageado pela turma de formandos em Fisioterapia, Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1995

Paraninfo da turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

1994

Professor homenageado pela turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

1992

Professor homenageado pela turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

1989

Professor homenageado pela turma de formandos em Fonoaudiologia, Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1988

Professor homenageado pela turma de formandos em Fisioterapia, Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

1984

Professor homenageado pela turma de formandos em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade. , Av. Prof. Mello Moraes, 1721- bloco A, Cidade Universitária, 05508-030 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914185, Ramal: 221, Fax: (11) 38138895, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1978 - 1979

Faculdades Metropolitanas Unidas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

Atividades

  • 06/1978 - 02/1979

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Cognitivos

1978 - 2016

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1982 - 09/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Linhas de pesquisa

  • 02/2016 - 08/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Fundamentos

  • 02/2016 - 08/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud

  • 05/2011 - 09/2015

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Representante dos Professores Doutores no Conselho do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade.

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Fundamentos

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud

  • 02/2014 - 10/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Fundamentos

  • 02/2014 - 10/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Psicologia de Wilhelm Reich

  • 08/2013 - 11/2013

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reich: raízes do pensamento em Freud e ideias para a Educação

  • 11/2011 - 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia, .,Cargo ou função, Representante dos Professores Doutores na Congregação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo..

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Fundamentos, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Fundamentos, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud, Trabalho de Pesquisa em Psicologia I

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa em Psicologia II, Prática de Pesquisa em Psicologia I

  • 08/2011 - 11/2011

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reich: raízes do pensamento em Freud e ideias para a Educação

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicolgia da Personalidade: Reich e Freud, Psicologia da Personalidade: Fundamentos

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Psicologia de Wilhelm Reich

  • 08/2010 - 11/2010

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reich: raízes do pensamento em Freud e ideias para a Educação

  • 02/2010 - 06/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud, Psicologia da Personalidade: Fundamentos

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Fundamentos, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Psicologia de Wilhelm Reich, Prática de Pesquisa em Psicologia II

  • 08/2008 - 11/2008

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reich: raízes do pensamento em Freud e idéias para a Educação

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud, Psicologia da Personalidade: Fundamentos, Prática de Pesquisa em Psicologia I

  • 03/2007 - 06/2007

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reich: raízes do pensamento em Freud e idéias para a Educação

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud, Psicologia da Personalidade: Fundamentos

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A psicologia de Wilhelm Reich

  • 08/2006 - 11/2006

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reich: raizes do pensamento em Freud e idéias para a Educação

  • 02/2006 - 06/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Fundamentos, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud

  • 08/2005 - 11/2005

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reich: raizes do pensamento em Freud e idéias para a Educação

  • 09/2002 - 11/2005

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

  • 02/2005 - 06/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Fundamentos, Psicologia da Personalidade: Reich e Freud

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A psicologia de Wilhelm Reich

  • 08/2004 - 11/2004

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reich: raizes do pensamento em Freud e idéias para a Educação

  • 02/2004 - 06/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade: Fundamentos, Psicologia da Personalidade II

  • 08/2003 - 11/2003

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Concepções de criança na educação: a tradição rousseauniana em confronto com a abordagem freudiana

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade II

  • 02/2003 - 06/2003

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Ajustamento

  • 08/2002 - 11/2002

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Concepções de criança na educação: a tradição rousseauniana em confronto com a abordagem freudiana, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

  • 06/2001 - 08/2002

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

  • 02/2002 - 06/2002

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade II

  • 02/2002 - 06/2002

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da ajustamento

  • 03/1990 - 12/2001

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Ajustamento, para o curso de Fisioterapia

  • 03/1989 - 06/2001

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade II, para o curso de Psicologia

  • 10/1999 - 05/2001

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

  • 03/1999 - 03/2001

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Conselho do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade.

  • 03/1989 - 03/2001

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Ajustamento, para o curso de Fonoaudiologia

  • 08/1996 - 11/2000

    Ensino, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reich: raízes do pensamento em Freud e idéias para a educação, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

  • 02/1996 - 06/1997

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Avaliação do Conselho de Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação.

  • 06/1995 - 06/1997

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Psicologia.

  • 06/1995 - 06/1997

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Graduação, COG, da Pró-Reitoria de Graduação.

  • 05/1995 - 05/1997

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Membro da Congregação do Instituto de Psicologia.

  • 06/1994 - 06/1995

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação do Instituto de Psicologia - USP.

  • 05/1993 - 05/1994

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Membro da Congregação do Instituto de Psicologia.

  • 03/1991 - 03/1992

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Conselho do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade.

  • 08/1989 - 12/1989

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Psicologia de Wilhem Reich, para o curso de Psicologia

  • 03/1984 - 12/1988

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Personalidade e Ajustamento, para o curso de Psicologia

  • 05/1986 - 05/1987

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro da Congregação do Instituto de Psicologia - USP.

  • 08/1986 - 12/1986

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Psicologia de Wilhelm Reich

  • 05/1984 - 05/1985

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro da Congregação do Instituto de Psicologia - USP.

  • 03/1980 - 12/1983

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade I, para o curso de Psicologia

  • 03/1982 - 03/1983

    Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenv. da Personalidade.,Cargo ou função, Conselho do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade.