Rosana Melquides Figueira

Possui título de especialista em Bioquímica pelo Conselho Regional de Biologia(CRbio06).Especialista em Análises Clinicas pelo programa de pós graduação A Vez do Mestre (WPós). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima - UFRR ênfase em Bioquímica e Genética Molecular. Durante a graduação foi monitora de Bioquímica para o Curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Roraima. Técnica em Laboratório de Análises Clínicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR no Curso Técnico Subsequente em Análises Clínicas. Foi professora substituta de Química e Bioquímica na UFRR. Foi Professora do curso técnico em enfermagem e técnico em laboratório na escola RHEMA Cursos Técnicos. Atualmente trabalha como Bióloga concursada na secretaria Municipal de Saúde, departamento de doenças transmissíveis,na coordenação de agravos inusitados e surtos.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em BIOLOGIA MOLECULAR

2015 - Atual

A Vez do Mestre Faculdade Integrada

Especialização em Analises Clinicas

2013 - 2015

A Vez do Mestre Faculdade Integrada
Título: REVISÃO LITERÁRIA DE OCORRÊNCIA DO VÍRUS DA HEPATITE B E SUA IMUNIZAÇÃO ATRAVÉS DA VACINA
Orientador: JULIO CESAR PISSUTI DAMALIO

Graduação em Ciencias biologicas

2003 - 2009

Universidade Federal de Roraima
Título: Identificação soroepidemiológica do vírus dengue circulante em Roraima em 2003
Orientador: Pablo Oscar Amésega

Formação complementar

2007 - 2010

Técnico em Laboratório de análises clinicas. (Carga horária: 1600h). , centro federal tecnologico do ensino de roraima, CEFETRR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: BIOQUIMICA/Especialidade: BIOQUIMICA CLINICA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: ANÁLISES CLÍNICAS.

Participação em eventos

Dispersão de Populações.Dispersão de populações de Roupala montana nas savanas de Roraima. 2004. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • FIGUEIRA, R. M. ; AMEZEGA, P. O. . Sorotipo do Vírus Dengue Circulante no meio Militar de Roraima, 2005 ? 2006.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIRA, R. M. ; AMEZEGA, P. O. . Sorotipo do vírus dengue circulante em Roraima. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FIGUEIRA, R. M. ; BARBOSA, R.I . Padrão de distribuição espacial de Roupala montana Aubl. Em uma localidade de savana em Roraima. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Prêmios

2008

Sorotipo do Vírus Dengue Circulante no meio Militar de Roraima, 2005 ? 2006., II Congresso Nacional de Biodiversidade Microbiana da Amazonia de Manaus.

2008

Monitoria em Bioquímica, Universidade Federal de Roraima.

2008

Sorotipo do vírus dengue circulante em Roraima, Apresentação oral: VII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica - UFRR.

2008

III Curso de Verão em Bioquímica e Biologia Molecular, Instituto de Química ? Universidade Estadual de São Paulo (USP).

2008

Segundo Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia, Universidade Estadual do Amazonas.

2004

Estagio, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazonia-INPA.

2004

Padrão de distribuição espacial de Roupala montana Aubl. Em uma localidade de savana em Roraima, III Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da UFRR.

2003

Informatica, Kbyte.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2010

Universidade Federal de Roraima

Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: docencia, Carga horária: 40

2009 - Atual

RHEMA - Cursos Técnicos

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30

2010 - 2010

instituto batista escola de ensino fundamental médio

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40