Toyoko Saeki
graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995). É Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP-USP. No período de 2003 a 2010, atuou como Coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP. No período de 2001 a 2010, atuou como Ouvidora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental.
Informações coletadas do Lattes em 16/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Enfermagem
1989 - 1995
Universidade de São Paulo
Título: Análise da prática do enfermeiro em um hospital psiquiátrico
Graciette Borges da Silva.
Mestrado em Enfermagem
1975 - 1982
Universidade de São Paulo
Título: Caracterização das atividades do enfermeiro na assistência ao doente mental internado nos hospitais psiquiátricos do Estado de São Paulo.,Ano de Obtenção: 1982
Orientador: José Onildo Betioli Contel
Formação complementar
2004 - 2004
Assessoria Pedagógica. (Carga horária: 6h). , Comissão de Graduação da EERP-USP, CG-EERP-USP, Brasil.
2001 - 2002
Formação de Coordenador de Grupo Operativo. (Carga horária: 360h). , Instituto de Psicologia Social Enrique Pichon Riviere de Ribeirão Preto, IPS-EPRRP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental.
Organização de eventos
SAEKI, T. . Membro da Comissão Organizadora do IX Encontro dos Grupos PET da Universidade de São Paulo. 2011. (Outro).
SAEKI, T. . Coordenadora da Mesa Redonda "Avaliação do Cuidado no Campo Saúde Mental. 2008. (Outro).
SAEKI, T. . Membro da Comissão Avaliadora dos Trabalhos Científicos, apresentados para premiação da V Semana Professora Glete de Alcântara e II Mostra Científica de História da Enfermagem. 2008. (Exposição).
SAEKI, T. ; PALHA, Pedro F . 4º Encontro dos Grupos PET da Universidade de São Paulo-EPETUSP. 2006. (Outro).
SAEKI, T. . Coordenadora da Comissão de Recepção, Hospedagem e Infra-estrutura do VIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2004. (Congresso).
SAEKI, T. . Membro da Comissão Organizadora da Semana Professora Glete de Alcântara. 2004. (Outro).
SAEKI, T. . Coordenou a Gincana Conheça sua Escola, na Semana de Recepção de Calouros. 2003. (Outro).
SAEKI, T. ; ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de . Participou da organização do Seminário Abordagem da pessoa psiquicamente perturbada. 2003. (Outro).
SAEKI, T. . Presidente do VII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2002. (Outro).
SAEKI, T. . A Escola de Enfermagem vai à praça!. 2002. (Exposição).
SAEKI, T. . Membro da Comissão Organizadora da II Feira de Profissões. 2002. (Exposição).
SAEKI, T. . Coordenadora da Comissão de Recepção e Hospedagem do VII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2002. (Outro).
SAEKI, T. . Coordenadora de atividade grupal na semana de recepção/orientação aos ingressantes no ensino de Pós-Graduação. 2002. (Outro).
SAEKI, T. . Membro da sub-comissão do concurso do logotipo do Jubileu de Ouro da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. 2001. (Concurso).
SAEKI, T. . Membro da sub-comissão da atividade cultural do Jubileu de Ouro da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. 2001. (Outro).
SAEKI, T. . Membro da sub-comissão do histórico do Jubileu de Ouro da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. 2001. (Outro).
SAEKI, T. . Coordenadora da comissão Jubileu de Ouro da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. 2001. (Outro).
SAEKI, T. . Debatedora no 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica. 2001. (Outro).
SAEKI, T. . Participou na qualidade de membro da Comissão Científica no VI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e V Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2000. (Outro).
SAEKI, T. . Participou na mesa redonda do I Encontro de Saúde Mental de Alfenas. 2000. (Outro).
SAEKI, T. . Debatedora no 8º SIICUSP - Ciências Biológicas. 2000. (Outro).
SAEKI, T. . Debatedora no VIII Ciclo de Saúde Mental. 2000. (Outro).
SAEKI, T. . Coordenadora da Oficina de Vivência A importância nas relações interpessoais na prática da Enfermagem. 1999. (Outro).
SAEKI, T. . Coordenadora da Comissão Social do VI Colóquio Panamericano de Investigação em Enfermagem. 1998. (Congresso).
SAEKI, T. . Corodenadora da Comissão Social do VI Colóquio Panamericano de Investigação em Enfermagem. 1997. (Congresso).
SAEKI, T. . Debatedora na Mesa Redonda A Reforma Psiquiátrica: da preposição à implementação, no I Encontro Goiano de Enfermagem em Saúde Mental. 1997. (Outro).
SAEKI, T. . Coordenadora da Mesa Redonda A transformação possível - nível hospitalar, na VII Semana do Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto. 1997. (Outro).
SAEKI, T. . Debatedora da Mesa Redonda O ensino de Enfermagem Psiquiátrica e de Saúde Mental, no I Encontro Nacional de Enfermagem Psiquiátrica. 1997. (Outro).
SAEKI, T. . Debatedora do painel A Triagem de pacientes no Sistema de Saúde: organização do trabalho e suas implicações éticas e legais, na Semana da Enfermagem. 1997. (Outro).
SAEKI, T. . Debatedora da Sessão de Poster no III Simpósio de Iniciação Científica da Escola de Enfermagem. 1996. (Outro).
SAEKI, T. . Debatedora da sessão de poster no IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. 1996. (Outro).
SAEKI, T. . Ministrou a palestra 'O relacionamento interpessoal dentro de uma instituição macro-hospitalar', na IV Semana do Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto. 1994. (Outro).
SAEKI, T. . Mesa Redonda 'Formação do Especialista na Área de Saúde Mental', no I Ciclo de estudos em Saúde Mental. 1993. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Internacional de Saúde Mental - Mesa Redonda: Reforma Psiquiátrica- processo dinâmico e contínuo - CH 4 horas. 2014. (Congresso).
Mesa Redonda promovida pelo 8º Simpósio da Liga de Psiquiatria da EERP-USP - CH: 1h30.Avanços na assistência em saúde mental: o que estamos fazendo?. 2014. (Simpósio).
XIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e XIII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2014. (Encontro).
A construção da Rede Psicossocial na região da DRS XIII - Inicio antes da Portaria nº 3088. 2013. (Outra).
Fórum de Saúde Mental e Direitos Humanos. 2013. (Outra).
III Simpósio de Saúde Mental e II Seminário Regional sobre Crack e outras Drogas.Palestrante do tema: Formação e Educação Permanente em Saúde Mental. 2013. (Simpósio).
8º Simpósio da Liga de Psiquiatria EERP/USP.Coordenador da Mesa Redonda: Avanços na Assistência em Saúde Mental: o que estamos fazendo?. 2012. (Simpósio).
8º Simpósio da Liga de Psiquiatria EERP/USP. 2012. (Simpósio).
I Encontro de Humanização do Hospital Santa Tereza. 2012. (Encontro).
XII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em em Enfermagem Psiquiátrica. 2012. (Encontro).
Desafios pós IV Conferência NAcional de Saúde Mental - Carga Horária: 04 horas. 2011. (Outra).
IV Encontro de Saúde Mental.Caminhos em Saúde Mental: de onde estamos, para onde vamos.. 2011. (Encontro).
1º FÓRUM USP/UNESP PET, na qualidade de vice-coordenadora do PET/EERP/USP. 2010. (Outra).
XI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Encontro de Pesquisadores em Enfermagem Psiquiátrica - CH 14 horas. 2010. (Encontro).
Caminho das Índias e outros caminhos para Saúde Mental - 04 horas. 2009. (Encontro).
II Encontro de Terapeutas Comunitário do DF e I Fórum de Abordagens Comunitárias com Jovens - 12 horas.Apresentação do Tema Livre - Aproximação entre a prática da Terapia Comunitária e o Construcionismo Social. 2009. (Encontro).
Primeiro Encontro de Tutores dos Programas de Educação Tutorial da USP. 2009. (Encontro).
Reunião de Coordenadores de Pós-Graduação e Coordenação da Área de Enfermagem - CAPES - 06 horas. 2009. (Outra).
Reunião Nacional de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação - 18 horas. 2009. (Outra).
Segundo Encontro de Tutores e Reunião do Comitê Local de Acompanhamento (CLA-PET/USP) - 04 horas. 2009. (Encontro).
Seminário Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP - CH 7 horas. 2009. (Seminário).
VIII Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação - 06 horas. 2009. (Outra).
XII Encontro Comunitário de Saúde Mental: Saúde Mental com o Outro - 06 horas.Coordenador de Mesa Redonda. 2009. (Encontro).
XIV ENAPET - Amazônia, Sociobiodiversidade, Biotecnologia e Estatuinte.A EXtensão Universitária no PET EERP-USP Reflexões da Práxis. 2009. (Encontro).
16º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Avaliador de trabalhos científicos. 2008. (Simpósio).
II Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde. 2008. (Encontro).
II Reunião da Cooredenação da Área de Enfermagem na CAPES (gestão 2008-2010) com os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem. 2008. (Outra).
VI Encontro dos Programas de Educação Tutorial da Universidade de São Paulo (EPETUSP). 2008. (Encontro).
V Semana Professora Glete de Alcântara e II MOstra Científica de História da Enfermagem. 2008. (Outra).
X Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, I Simpósio Latino Americano de Saúde Mental. 2008. (Encontro).
1ª Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem. 2007. (Outra).
2ª Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem. 2007. (Outra).
I Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina e Saúde. 2007. (Encontro).
III Simpósio sobre transtornos alimentares - Anorexia Nervosa e Bulimia na Contemporaneidade: da teoria à prática.Debatedor de Painéis. 2007. (Simpósio).
IV Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo.Participação na qualidade de Coordenador do Programa de Pòs-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. 2007. (Outra).
IV Semana Professora Glete de Alcântara e I Mostra Científica de História da Enfermagem.Membro da Comissão Avaliadora dos Trabalhos Científicos apresnetado para premiação. 2007. (Outra).
V Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo.Participou na qualidade de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. 2007. (Outra).
VI Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo.Participação na qualidade de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. 2007. (Outra).
14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Atuou como avaliador de trabalhos científicos. 2006. (Simpósio).
4º Encontro dos Grupos PET da Universidade de São Paulo.Membro da Comissão Avaliadora do 4º Encontro dos Grupos PET da Universidade de São paulo. 2006. (Encontro).
II Fórum Regional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.Participou na qualidade de coordenadora do Programa. 2006. (Outra).
IX Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2006. (Encontro).
IX Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.Coordenadora da Mesa Redonda: O centro de atenção psicossocial um espaço de construção de modalidades inovadoras de cuidado e trtamento ao sofrimento mental: realidade ou ilusão. 2006. (Encontro).
IX Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.Coordenadora da Comissão de Divulgação e Imprensa. 2006. (Encontro).
Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem, na qualidade de Coordenadora do Programa Enfermagem Psiquiátrica. 2006. (Outra).
X Colóquio Panamericano de Investiación en Enfermeria. 2006. (Congresso).
A subjetividade sob a ótica de Michel Foucault. 2005. (Outra).
I Encontro de Coordenadores de Pós Graduação em Enfermagem. 2005. (Encontro).
IV Reunião da Avaliação Institucional. 2005. (Outra).
Os programas de pós-graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.Proferiu palestra por ocasião do oferecimento da disciplina ERE5522-A Pós-Graduação e o pós-graduando: formação e pesquisa. 2005. (Outra).
Programa de Atividades aos docentes da Universidad Autónoma del Estado de México. 2005. (Outra).
Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação da área de Enfermagem. 2005. (Outra).
12º SIICUSP.Avaliadora de trabalhos científicos no 12º SIICUSP. 2004. (Simpósio).
12º SIICUSP. 2004. (Simpósio).
2ª Jornada de Medicina de família e comunidade.Palestrante na 2ª Jornada de Medicina de família e comunidade. 2004. (Outra).
30 anos de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da USP. 2004. (Outra).
35 anos de Pós-graduação da USP. 2004. (Outra).
Evento comemorativo dos 30 anos de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da USP. 2004. (Seminário).
IV Feira de Profissões da USP.Participou das atividades da IV Feira de Profissões da USP. 2004. (Outra).
Reunião de Coordenadores de Pós-graduação em Enfermagem na Fundação CAPES. 2004. (Outra).
VIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. 2004. (Congresso).
12º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2003. (Seminário).
Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2003. (Simpósio).
Simpósio Internacional Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem. 2003. (Simpósio).
VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).
54º CBEn. 2002. (Congresso).
Humanização da assistência de Enfermagem. 2002. (Outra).
Workshop: Construção de projeto político-pedagógico. 2002. (Oficina).
I Conferência Regional de Saúde Mental - DIR XVIII. 2001. (Outra).
I FEPUSP - Feira de Profissões da USP - Campi do Interior. 2001. (Outra).
Palavragesto. 2001. (Outra).
Questões Éticas na Sociedade Contemporânea. 2001. (Seminário).
Seminário de Cultura e Extensão 2001: Diálogo com a sociedade. 2001. (Seminário).
VI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e V Encontro de. 2000. (Encontro).
Semana da Enfermagem e Serviço Social. 1996. (Outra).
Participação em bancas
SAEKI, T.; ADORNO, R. C. F.; WEBSTER, C. M. C.. Inclusão social de usuários dos CAPS AD de um municipio paulista. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
LORENZI, C. G.; WEBSTER, C. M. C.; MOSCHETA, M. S.;SAEKI, T.. Sentidos construidos com equipes de saúde mental sobre o cotidiano das internações compulsórias. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; SOUZA, J.; SANTOS, M. A.. O saber e a prática das cuidadoras no contexto da residência terapêutica. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
CARDOSO, C. L.;SAEKI, T.; DIMENSTEIN, M. D. B.. Reabilitação psicossocial e estratégia saúde da família: desafios no cuiado à saúde mental. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
CAMPOS, R. T. O.; KANTORSKI, Luciane Prado; Toyoko, Saeki. Sobre autonomias dirigidas e vestígios do passado: repercussões da gestão autônoma de medicamentos psicotrópicos nas narrativas de trabalhadores da atenção básica. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas.
RODRIGUES, L. R.; TAVARES, D. M. S.;Saeki, Toyoko. Indicativo de depressão e fatores associados em idosos da comunidade urbana. 2013. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello eSAEKI, T.; MARQUES, J. M. A.. Atendimento ao paciente psiquiátrico: cotidiano de um serviço de pronto atendimento do interior do estado de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
BEN, C. M. D.; PASSOS, A. D. C.; BOTEGA, N. J.; PAZIN FILHO, A.; SANTOS, Jair Licio Ferreira;SAEKI, T.. Caracterização dos atendimentos por tentativa de suicídio em hospital geral de emergência e evolução durante dois anos. 2012. Dissertação (Mestrado em Medicina (Saúde Mental)) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello eSAEKI, T.; COLVERO, L. A.. Ações de saúde mental desenvolvidas no cotidiano de uma equipe de Estratégia Saúde da Família: possibilidades e limites. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
CARDOSO, C. L.; VENDRUSCOLO, J.; YASUI, S.;SAEKI, T.. Encontro comunitário de saúde mental: um estudo fenomenológico. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
RODRIGUES, L. R.; FERREIRA, L. A.; MUNARI, Denize Boutelet; PEDROSA, L. A. K.;SAEKI, T.. As manifestações agressivas no processo de cuidar. 2012. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
SAEKI, T.; CARLO, M. M. R. P.; FARINA JUNIOR, J. A.. Conhecendo a vida ocupacional do paciente queimado por autoagressão após a alta hospitalar. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
TAVARES, D. M. S.; RODRIGUES, L. R.;SAEKI, T.. Prevalência de fatores associados ao indicativo de depressão em idosos residentes na zona rural. 2011. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
PITIA, A. C. A.;SAEKI, T.; KEBBE, L. M.. Oficina de trabalho corporal em um serviço de saúde mental. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
KANTORSKI, Luciane Prado;Saeki, ToyokoPINHO, Leandro Barbosa; COIMBRA, Valéria Cristina C. Trabalhadores do serviço Residencial Terapêutico: atores na reconstrução da vida fora dos muros do manicÔmio. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
RODRIGUES, L. R.; TAVARES, D. M. S.;SAEKI, T.. Fatores associados À depressão em idosos residentes na zona rural. 2011. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
SOUZA, M. C. B. M.SAEKI, T.; RODRIGUES, L. R.. Vida social de usuários de um CAPS: a reconstrução de subjetividades. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
COSTA JUNIOR, M. L.; PEDRÃO, Luiz Jorge; MIASSO, A. I.;SAEKI, T.. Papéis, conflitos e gratificações de enfermeiros especialistas em enfermagem psiquiátrica e saúde mental: estudo comparativo. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, M. C. B. M.;SAEKI, T.; PEDRÃO, Luiz Jorge. A reabilitação psicossocial na ótica dos portadores de sofrimento psíquico usuários de um CAPS. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
COSTA, M. C. S.;SAEKI, T.; CAPELLINI, H. M. A.. Cuidar em Novo Tempo: o trabalho de cuidadores profissionais com pacientes psiquiátricos em moradias. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e; MUNARI, Denize Boutellet;ZANETTI, M. L.SAEKI, T.. Grupo de apoio e suporte: espaço para novas conversas acerca do Diabetes Mellitus. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
FABRO, A. L. D.; SILVA, R. C.; BAVA, M. C. G.; FORSTER, A. C.;Saeki, Toyoko. Políticas de Saúde Mental no Munícipio de Ribeirão Preto. 2009. Dissertação (Mestrado em Medicina (Saúde Mental)) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, M. A. F.; VARGAS, D.; CAMPOS, E. A.; COLVERO, L. A.;SAEKI, T.; NICACIO, M. F. S.. Os desafios na atenção aos usuários de álcool e outras drogas e a reabilitação psicossocial. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
PEDRÃO, Luiz Jorge; PITIA, A. C. A.; SANTOS, Sinval Avelino dos;Saeki, Toyoko. O acompanhamento terapêutico na Assistência e Reabilitação Psicossocial do Portador de Transtorno Mental. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
PEDRÃO, Luiz Jorge; SANTOS, Sinval Avelino dos; OLIVEIRA, A. S.;SOUZA, M. C. B. M.; VALLADARES, A. C. A.;SAEKI, T.. O impacto da fisioterapia na reabilitação psicossocial de portadores de transtornos mentais. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Presidente da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello eSaeki, Toyoko. Membro da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
Saeki, ToyokoKANTORSKI, Luciane Prado; ONOKO, R.; PALHA, Pedro F; SOUZA, M. C. B. M.; AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho; FORSTER, A. C.; MIYSHIMA, Silvana. Democracia e conquista: saúde mental como política pública. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
COSTA, M. C. S.;Saeki, Toyoko; ZAGO, Marcia Maria Fontão. Exame de Qualificação intitulada "Cuidar em novo tempo. Pesquisa etnográfica sobre o trabalho realizado por cuidadores com pacientes psiquiátricos em espaços de moradia". 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
FILIZOLA, C. L.; SILVA, A. L. A. E.; NICACIO, M. F. S.; Zerbetto, S.R;Saeki, Toyoko. A experiência de trabalho de usuários de um CAPS, integrante de um Empreendimento Solidário - construindo vida e possibilidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Carlos.
SAEKI, T.ALENCASTRE, Marcia Bucchi; CONTEL, José Onildo Betiolli. Assistência em saúde mental: atuação dos trabalhadores de enfermagem de nível médio em uma enfermaria de psiquiatria de um hospital geral. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; PEDRÃO, Luiz Jorge; SANTOS, M. A.. A vida social de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, usuárias de um Centro de Atenção Psicossocial. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; GALERA, Sueli Aparecida Frari; MAROTO, G. N. V.. Programa "De volta para casa" em um municipio do Estado de São Paulo - suas possibilitades e limites. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, M. C. B. M.;CORRÊA, Adriana Kátia; MORENO, Vânia;SAEKI, T.. Competências gerais na área da saúde: implicações na formação do profissional de enfermagem de nível médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
RIBEIRO, Cléa Regina de Oliveira; FERNANDES, M. F. P.; PEREIRA, M. A. O.;SAEKI, T.. O significado da vivência da internação psiquiátrica à luz da fenomenologia de Heidegger. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, M. C. B. M.;OGATA, M. N.; PEREIRA, Maria José Bistafa;SAEKI, T.. Terapia comunitária na estratégia saúde da família: implicações no modo de andar a vida dos usuários. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Presidente da Comissão Examinadora de Exame de Qualificação. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
FUREGATO, Antonia Regina Ferreira; SANTOS, Sinval Avelino dos;Saeki, Toyoko. Usuários de um Centro de Atenção Psicossocial e suas vivências com a doernça mental. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, Maria Conceição B MSAEKI, T.. A inserção do enfermeiro no contexto de saúde mental: o trabalho com grupos. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
PILLON, S. C.;SAEKI, T.. Membro Efetivo da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
KANTORSKI, Luciane Prado;Saeki, Toyoko. Membro Efetivo da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
RIBEIRO, Cléa Regina de Oliveira; Carvalho, AMP;Saeki, Toyoko. Membro Efetivo da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. F.Palma. Membro Efetivo da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, Maria Coneição Bernardo de Mello e;Saeki, Toyoko. Membro Efetivo da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Presidente da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Presidente da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Presidente da Comissão Examinadora do Exame de Qualificação. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Representações sociais construídas pelas famílias sobre o cuidar do doente mental no domicílio. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
SAEKI, T.; CONTEL, José Onildo Betiolli; HALLAK, Jaime Eduardo Cecílio. Altas por transferência em pacientes psiquiátricos de longa permanência hospitalar. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina (Neurologia)) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.DALRI, Maria Célia Barcellos; BRASILEIRO, Sérgio Luiz. vivências de uma equipe multiprofissional de atendimento avançado pré hospitalar móvel ao adulto em situação de parada cardiorespiratória. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, Claudio Vital de Lima; ROMERA, Maria Lúcia Castilho;SAEKI, T.. Contribuições das Oficinas Terapêuticas de Teatro na Reabilitação Psicossocial de usuários de um centro de Atenção Psicossocial de Uberlândia-MG. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia.
SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e; GALERA, Sueli Aparecida Frari; MORENO, Vânia;SAEKI, T.; ANGELO, Margareth. O primeiro episódio psicótico: as vivências da família do portador de esquizofrenia. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
MEDEIROS, Marcelo;SAEKI, T.; FERNANDES, Joana Aparecida; MUNARI, Denize Boutelet. A conceituação de loucura na psiquiatria e na saúde mental: um estudo de revisão. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.
SAEKI, T.SOUZA, Maria Conceição B M; MORENO, Vania. Centro de Atenção Psicossocial: como o usuário vivencia o cotidiano do serviço. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
MUNARI, Denize Boutelet;SAEKI, T.; MEDEIROS, Marcelo;SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e; BACHION, Maria Márcia. Análise da produção científica sobre a utilização de atividades grupais no trabalho do enfermeiro no Brasil: 1980-2003. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Goiás.
SAEKI, T.. O acolhimento no Centro de Atenção Psicossocial. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. O itinerário terapêutico em Saúde Mental pela história oral de vida de um paciente psiquiátrico. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Gerência enquanto instrumento para mudanças em um serviço substituto de saúde mental no municipio de Uberaba - estudo de caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. O Ambulatório de Saúde Mental no Contexto da Reforma Psiquiátrica: um estudo no municipio de Taubaté. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.
SAEKI, T.. A vivência do estudante de enfermagem cursando a disciplina psiquiátrica divisor de águas. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. A mucosite na pessoa submetida ao TMO, à luz da teoria da comunicação de Morris. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. A atividade na prática da Terapia ocupacional: aplicação em grupos terapêuticos. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. A trajetória de um espaço institucional, o núcleo de convívio: limites e possibilidades. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. O farmacodependente e a internação psiquiátrica. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
GUIMARÃES, JacileideSAEKI, T.. Sobre a criação do Hospital Santa Teresa de Ribeirão Preto: outras. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
HILDEBRANDT, L. M.;SAEKI, T.. O doente mental no Hospital Geral: a experiência de internação em unidades de clínica geral e cirúrgica. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SANTOS, Sinval Avelino dos;SAEKI, T.. Atividade física como recurso terapêutico à pacientes internados em uma unidadade de psiquiatria. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
VILLELA, D. V. A. L.;SAEKI, T.. O grupo operativo como estratégia para a assistência de enfermagem: mulheres em depressão. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
VAIE, S.;SAEKI, T.. O processo ensino-aprendizagem em saúde mentaç: o professor como facilitador. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
MARTINS, P. A. S. F.;SAEKI, T.. Sistema de classificação de pacientes na especialidade Enfermagem Psiquiátrica. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, J. M.;SAEKI, T.. A municipalização da saúde sob os óculos do ser Humano - trabalhador de enfermagem da rede básica de saúde de Marília. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.
FERREIRA, P. A. S.;SAEKI, T.. Sistema de classificação de pacientes na especialidade enfermagem psiquiátrica. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
VARGAS, I. M. A.;SAEKI, T.. Apego mãe e filho: bases para a assistência de enfermagem neonatal. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.
GUIMARÃES, JacileideSAEKI, T.. Santa Tereza: nova história de um hospital psiquiátrico. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
HIRDES, A.;SAEKI, T.. Centro comunitário de Saúde Mental de São Lourenço do Sul: resgatando possibilidades de reabilitação psicossocial. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pelotas.
HILDEBRANDT, L. M.;SAEKI, T.. O significado da internação em hospital geral. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
CAPOCCI, P. O.;SAEKI, T.. O processo de trabalho da enfermagem no hospital psiquiátrico. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SUCCHESE, R.;SAEKI, T.. Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso de Graduação em enfermagem: um espaço continente das vivências dos alunos. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
ALONSO, S. G.;SAEKI, T.. Falando sobre reinternação psiquiátrica: a voz das pacientes. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.KANTORSKI, Luciane Prado; MINELLI, M.; CARDOSO, C. L.; FIORATTI, Regina Célia. Avaliação de Boas Práticas em Saúde Mental na Atenção Psicossocial. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
PEDRÃO, Luiz Jorge; FIORAT, Regina Célia; SANTOS, Sinval Avelino dos; LUSSI, I. A. O.; HAYASHIDA, M.;SAEKI, T.. Estratégias de cuidado utilizadas por terapeutas ocupacionais em Centro de Atenção Psicossocial: enfoque nas habilidades de vida independentes e no funcionamento ocupacional. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
VENTURA, C. A. A.; NUNES, J. C. F. A.; BARROSO, T. M. M. D. A.;FUREGATO, Antonia Regina FerreiraSAEKI, T.. Uso de álcool e a deliquencia juvenil na cidade de Ribeirão Preto. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
CARDOSO, C. L.; FERREIRA, M. C. R.; FIORONI, L. N.; BARREIRA, C. R. A.; FERNANDES, M. L.;SAEKI, T.. Análise compreensiva de uma nova modalidade de trabalho em saúde: grupo comunitário de Saúde Mental. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Estudo fenomenológico sobre o cuidados aos moradores dos serviços residenciais terapêuticos de um município do sul de Minas Gerais. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.
CAMPOS, C. J. G.;Saeki, Toyoko; LUCCHESE, R.; SHIMO, A. K. K.; LOPES, M. H. B. M.. Representações sociais sobre o cuidado em saúde mental na atenção básica: percepções de enfermeiros da estratégia saúde da família. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.
OLSCHOWSKY, Agnes;PINHO, Leandro Barbosa; WETZEL, C.;KANTORSKI, Luciane PradoSAEKI, T.. Avaliação do processo de alta dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VENTURA, C. A. A.; MENDES, A. M. O. C.;SAEKI, T.; SILVA, A. L. A. E.; ZAGO, Marcia Maria Fontão. Dos hospitais psiquiátricos aos serviços residenciais terapêuticos: um olhar sobre os direitos humanos neste percurso. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; SANTOS, M. A.; ROBAZZI, Maria Lúcia Do Carmo; FUKUI, L. F. G.; SANTOS, M. A. G.. Terapia comunitária: espaço de re-significação do sofrimento de trabalhadores de enfermagem. 2012. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
COSTA, M. C. S.;SAEKI, T.; MARTA, I. E. R.; BARROS, N. F.; ROSSI, L. A.. Com o poder nas mãos: um estudo sobre johrei e reiki. 2012. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
BACHION, Maria Márcia; OLIVEIRA, L. M. A. C.; GONTIJO, D. T.; MUNARI, Denize Boutelet;SAEKI, T.. O grupo na atenção à saúde para pessoas com o vírus da imunodeficiencia humana adquirda: uma análise à luz de Bourdieu. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.
PEDRÃO, Luiz Jorge;SAEKI, T.. Logomúsica: a criação de um novo approach musicoterápico como veículo na promoção da saúde mental. 2011. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
COSTA, M. C. S.;SAEKI, T.; ROSSI, L. A.. Com o poder nas mãos: um estudo sobre Johrei e Reiki. 2011. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
CALDANA, R. H. L.; ISHARA, S.; WEIGEL, V. A. C. M.; LECHNER, E.; Cavalcante, L.I.P;Saeki, Toyoko. Encontro com o povo Sateré-Mawé para um diálogo intercultural sobre a loucura. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; LUSSI, I. A. O.; MARQUES, J. M. A.; KEBBE, L. M.;SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. A organização dos serviços extra-hospitalares de saúde mental, o projeto terapêutico e a inserção da reabilitação psicossocial. 2010. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
KANTORSKI, Luciane Prado; HERNANDEZ, A. M. B.;Saeki, Toyoko; WETZEL, C.; SILVA, G. B.. Análise crítico-discursiva da prática de trabalhadores de saúde mental no contexto social da reforma psiquiátrica. 2009. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
PEREIRA, M. A. O.;FUREGATO, Antonia Regina Ferreira; Scatena, MCM; NICACIO, M. F. S.; CARRETA, R. Y. D.;Saeki, Toyoko. Trabalho, reabilitação psicossocial e rede social: concepções e relações elaboradas por usuários de serviços de saúde mental envolvidos em projetos de inserção laboral. 2009. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, M. A. F.; VARGAS, D.; CAMPOS, E. A.; AYRES, J. R. C. M.; CAMBRAIA, M.;Saeki, Toyoko. Análise da política do Ministério da Saúde do Brasil para atenção integral dos usuários de álcool e outras drogas. 2009. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; PINTO, M. P. P.; COSTA, M. C. S.; ROMERA, Maria Lúcia Castilho; SILVA, L. C. A.. Trabalhadores de saúde mental: incoerências, conflitos e alternativas no âmbito da Reforma Psiquiátrica Brasileira. 2008. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
Carvalho, AMP; LIMA, Regina Aparecida Garcia; Bernardo, P.P; MUNARI, Denize Boutelet;SAEKI, T.. A arterapia com criança hospitalizada: uma análise compreensiva de suas produções. 2007. Tese (Doutorado em Programa de PG Enfermagem Psiquiátrica - M/D) - EScola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.
SAEKI, T.; MASSIMI, Marina; RIBEIRO, Cléa Regina de Oliveira;ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de; AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. Sobre o tempo: elogio à instituição negada. 2006. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. A construção do saber da enfermeira na equipe interdisciplinar de serviços de atenção psicossocial. 2005. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.KANTORSKI, Luciane Prado; TEIXEIRA, Jorge Juarez Vieira; SCHNEIDER, Jacó Fernando; ANSELMI, Maria Luiza. O planejamento em saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica: um estudo dos municipios da região do Paraná. 2005. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
ALESSI, Neiry Primo; RAMOS, Flávia Regina Souza;FUREGATO, Antonia Regina FerreiraSAEKI, T.; KIRSCHBAUM, Débora Isane R. A Reforma Psiquiátrica em Cuiabá-MT: análise do processo de trabalho das equipes de saúde mental. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Representações Sociais sobre a atuação do enfermeiro psiquiátrico no cotidiano. 2002. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. O processo de trabalho em um serviço de assistência em HIV/AIDS: a cosntituição do núcleo e do campo dos saberes e suas distintas articulações. 2002. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará.
PEREIRA, Maria José Bistafa;SAEKI, T.. O trabalho da enfermeira no serviço de assistência domiciliar - potência para (re) construção da prática de saúde e de enfermagem. 2001. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Desinstitucionalização ou desospitalização - a aplicação do discurso na prática psiquiátrica de um serviço em Florianópolis. 2001. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MORENO, Vânia;SAEKI, T.. Vivência do familiar da pessoa em sofrimento psíquico. 2001. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
PALHA, P. F.;SAEKI, T.. Vivências do cotidiano: a promoção da saúde como um exercício de cidadania no Programa de Integração Comunitária da Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP. 2001. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, L. B.;SAEKI, T.. Organização do trabalho e saúde mental: um estudo de crenças sobre o trabalho de funcionários do campus da USP de Ribeirão Preto. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
LIMA, M. G.;SAEKI, T.. Avanços e limites da Reforma Psiquiátrica no Distrito Federal. 2000. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Análise da prática do enfermeiro em um hospital psiquiátrico. 1995. Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. O mundo do Hospital Psiquiátrico sob a perspectiva do doente que o habita. 1991. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; FIORAT, Regina Célia; ABUMUSSE, L. V. M.. O desempenho ocupacional na vida cotidiana dos usuários de Centro de Atenção Psicossocial. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
OLSCHOWSKY, Agnes;SAEKI, T.KANTORSKI, Luciane Prado; WETZEL, C.; SCHNEIDER, Jacó Fernando. Avaliação do processo de alta dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SAEKI, T.KANTORSKI, Luciane PradoFIORATI, Regina Célia. Avaliação de Boas Práticas em Saúde Mental na Atenção Psicossocial. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
BARROS, S.; MANGIA, E. F.; SILVA, A. L. A. E.;SAEKI, T.; OLIVEIRA, M. A. F.. Casa de louco: um estudo cartográfico do morar e do cotidiano do louco na perspectiva da reabilitação psicossocial. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; BISTAFA, Maria José; SOUZA, M. C. B. M.. Análise das implicações de um dispositivo grupal no processo de trabalho da equipe de enfermagem de uma enfermaria de psiquiatria de um hospital geral. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
VENTURA, C. A. A.;SAEKI, T.; ZAGO, Marcia Maria Fontão. Dos hospitais psiquiátricos aos serviços residenciais terapêuticios: descrevendo os direitos humanos nesse percursso. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
ROBAZZI, Maria Lúcia Do Carmo; MARZIALE, M. H. P.; SECCO, I. A. O.;SAEKI, T.. A saúde dos docentes de enfermagem em universidades pública e privada: avaliação da ansiedade, depressão e auto estima. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Os serviços extra-hospitalres da rede pública de saúde mental: tratamentos e reabilitação. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
ZUARDI, A. W.;Saeki, Toyoko; FRANCO, L. J.; ROCHA, G. M.; MARI, J. J.; MENEZES, P. R.; BEN, C. M. D.; FORSTER, A. C.; CONTEL, José Onildo Betiolli;LUIS, Margarita Antonia Villar. Detecção e diagnóstico de transtornos mentais pelas equipes do programa de saúde da família. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Saúde Mental)) - Universidade de São Paulo.
CALDANA, R. H. L.; WEIGEL, V. A. C. M.; CARDOSO, M. D.;Saeki, Toyoko. Encontro com o povo indígena Mawé para um diálogo intercultural sobre a loucura. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
CONTEL, José Onildo Betiolli;SAEKI, T.. Porta Giratória: conceito e ocorrências nas internações psiquiátricas em Ribeirão Preto-SP. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina (Saúde Mental)) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Trabalhadores de Saúde Mental: incoerências, conflitos e alternativas no âmbito da reforma psiquiátrica brasileira. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; SOUZA, M. C. B. M.. Análise crítica discursiva da prática de profissionais de saúde mental no contexto social da reforma psiquiátrica. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
PEREIRA, M. A. O.;FUREGATO, Antonia Regina FerreiraSAEKI, T.. As relações entre trabalho, processos de reabilitação psicossocial e rede social. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Avaliação da assistência em saúde mental no programa saúde da família - a possibilidade de construção de um sistema de saúde sem muros. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
MISHIMA, Silvana Martins; ALMEIDA, Ana Maria de; ZAGO, Marcia Maria Fontão. O câncer de colo uterino na perspectiva da integralidade na saúde da mulher. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. A barbárie neoliberal: a relação entre loucuras e a ordem sócio-político-econômica no Brasil dos anos 90. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Sobre o tempo: elogio à instituição negada. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. O planejamento em saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
KANTORSKI, Luciane PradoSAEKI, T.. Avaliação de Seviço em Saúde Mental: A Construção de um Processo Participativo. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. O acolhimento na perspectiva da relação trabalhador-usuário: aprender com o outro. Um dispositivo de mudança?. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. O trabalho em equipe na atenção básica em saúde e no Programa de Saúde da Família: cartografia da produção de projetos, de alteridade, de discursos e de equipe. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.ALENCASTRE, Marcia BucchiSOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
FERRIANI, Maria das Graças Carvalho; VALLE, E. R. M.; CANO, M. A. T.;ALENCASTRE, Marcia BucchiSAEKI, T.. Olhando a lua pelo mundo da rua. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.
WEBSTER, C. M. C.; COMIN, F. S.;SAEKI, T.. Práticas e sentidos produzidos por profissionais de um serviço de saúde mental sobre o consumo de drogas por pessoas que apresnetam quadros clínciso psiquiátricos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
LORENZI, C. G.; WEBSTER, C. M. C.;SAEKI, T.. Sentidos construidos com equipes de saúde mental sobre o cotidiano das internações compulsórias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
FIORATI, Regina Célia; SOUZA, J.; CARDOSO, L.;SAEKI, T.. O acompnhamento terapêutico e a Intervenção em rede como estratégias que visam o fortalecimento da rede social pessoal/significativa do CAPS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, J.;SAEKI, T.MOLL, M. F.. A abordagem da saúde mental pelas Equipes de Saúde da Família de Uberaba. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
LORENZI, C. G.;SAEKI, T.; Carvalho, AMP. Sentidos construidos com equipes de saúde mental sobre o cotidiano das internações compulsórias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
CARDOSO, C. L.; BETTINI, R. V.;SAEKI, T.. Reabilitação psicossocial e estratégia saúde da família: desafios no cuiado à saúde mental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; ADORNO, R. C. F.; FIORAT, Regina Célia. A inclusão social de usuários de álcool e drogas de um municipio do Estado de São Paulo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, J.; MIASSO, A. I.;SAEKI, T.. Relações de trabalho, apoio social e condições de saúde mental: um estudo sobre mulheres costureiras da cidade de Formiga - MG. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, J.;LUIS, Margarita Antonia Villar; WEBSTER, C. M. C.;SAEKI, T.. O perfil das crianças e adolescentes usuários de álcool e/ou outras drogas de um Pronto Socorro e a percepção da equipe de enfermagem. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; ZAGO, Marcia Maria Fontão; SOUZA, J.. Formação e prática do cuidador profissional nas Residências Terapêuticas: estudo da experiência de Mococa (SP). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
FABRO, A. L. D.;SAEKI, T.; ZANETTI, A. C. G.. Residências Terapêuticas do municipio de Ribeirão Preto: descrição e sua estrutura, perfil e grau de satisfação de seus cuidadores. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde na Comunidade) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, M. C. B. M.Saeki, Toyoko; BISTAFA, M. J. P.. Saúde Mental e Estratégia Saúde da Família: possibilidades e limites no cotidiano de uma equipe. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
GALERA, Sueli Aparecida Frari; SOUZA, M. C. B. M.; CARDOSO, L.;Saeki, Toyoko. Rede social de portadores de transtorno mental grave e de longa duração. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, M. C. B. M.;SAEKI, T.; PALHA, Pedro Frademir. Atendimento ao paciente psiquiátrico: cotidiano de um serviço de pronto atendimento do interior do estado de São Paulo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
PITIA, A. C. A.;SAEKI, T.. A repercussão da oficna de trabalho corporal no processo de reabilitação psicossocial dos usuários do Núcleo de Oficinas Terapêuticas e do Trabalho em Saúde Mental. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko; ZAGO, Marcia Maria Fontão; CARLO, M. M. R. P.. A experiência da auto-agressão por queimadura térmica com líquido inflamável: a vida ocupacional após a alata hospitalar. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem Fundamental) - Universidade de São Paulo.
Saeki, ToyokoLUCHESI, Luciana Barizon. Saúde mental na atenção básica: uma revisão integrativa sobre a estratégia do apoio matricial. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental) - Universidade de São Paulo.
LUCHESI, Luciana BarizonSaeki, Toyoko. Propostas e dificuldades da promoção de Saúde Mental no Programa Saúde da Família: revisão narrativa da literatura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Saúde mental na atenção primária à saúde: avaliação sob a ótica de usuários. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Percepção de psicoterapeutas acerca dos fatores associados à aderência à psicoterapia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia e Educação) - Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.; PACIENCIA, Edna; CORREA, Adriana Kátia. O caminho noético dos cantos e danças de roda na assistência psiquiátrica à luz da análise existencial-humanista de Viktor Frankel. 2006. Outra participação, Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e; BARRETO, Kleber Duarte. Acompanhamento terapêutico: uma estratégia terapêutica numa unidade de internação para pacientes psicóticos. 2005. Outra participação, Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Vivência de uma equipe multiprofisisonal de atendimento avançado pré-hospitalar móvel ao adulto erm situação de PCR.. 2005. Outra participação, Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. O cuidar do doente mental desinstitucionalizado: representações sociais da família. 2005. Outra participação, Universidade Federal da Bahia.
SAEKI, T.. Centro de Atenção Psicossocial: como o usuário vivencia o cotidiano do serviço. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.
OLSCHOWSKY, Agnes;SAEKI, T.. A utilização da visita domiciliar no Centro de Atenção Psicossocial. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SAEKI, T.. Conhecendo o itinerário terapêutico em saúde mental através de história oral de vida do paciente psiquiátrico. 2002. Outra participação, Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Relacionamento interpessoal: uma abordagem necessária à formação dos profissionais de nível médio, e à humanização da assistência de enfermagem. 2002. Outra participação, Universidade de São Paulo.
CANO, D.;SAEKI, T.. A arte como pré-texto para a interação: vivência de médicos. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.
CUNHA, M. T. R.;SAEKI, T.. Gerência nos serviços substitutivos de saúde mental no município de Uberaba - MG: dispositivo para mudanças?. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, A. G. B.;SAEKI, T.. O processo de trabalho dos enfermeiros no contexto da reforma psiquiátrica em Cuiabá. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.
SOUZA, I. M.;SAEKI, T.. Caracterização do Usuário de Psicoterapia na Cidade de Ribeirão Preto. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, M. A. F.; VARGAS, D.;LUIS, Margarita Antonia Villar; FREITAS, G. F.; MIRA, V. L.; BARROS, S.; SILVA, A. L. A. E.;Saeki, Toyoko. Membro Suplente da Comissão Julgadora do Concurso Público de títulos e provas para o provimento de cargo de Professor Doutor, em RDIDP, da EE-USP. 2014. Universidade de São Paulo.
BARROS, S.; PERES, H. H. C.; CHIESA, A. M.; GALERA, Sueli Aparecida Frari; OLSCHOWSKY, Agnes; COLVERO, L. A.;SAEKI, T.. Membro Suplente da Comissão Julgadora do Concurso Público de títulos e provas para provimento de 01 cargo de Professor Doutor, em RDIDP, junto ao Depto de Enfermagem Materno Inafnatil e Psiquiátrica da EE-USP. 2013. Universidade de São Paulo.
OLSCHOWSKY, Agnes;KANTORSKI, Luciane PradoSAEKI, T.. Membro Efetivo da comissão examinadora para provimento ao cargo de Professor Adjunto A, área. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SAEKI, T.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso de Professor Doutor da Área de Psicopatologia e Prática Profissional do Psicológo. 2011. Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Membro Efetivo do Concurso Público para preenchimento de vaga de Professor Doutor junto ao Departamento de Enfermagem da UNICAMP. 2010. Universidade Estadual de Campinas.
Saeki, Toyoko. Membro Suplente da Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento de um cargo de professor doutor junto DMISP. 2009. Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Membro Efetivo da Comissão Julgadora do concurso para provimento de um carga de professor doutor junto ao DEGE. 2009. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Membro Efetivo da Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento de uma vaga de Professor Adjunto, Área Enfermagem, Saúde Mental, Departamento de Enfermagem, UFSCAR. 2009. Universidade Federal de São Carlos.
SAEKI, T.. Membro Efetivo da Comissão Julgadora do concurso para provimento de um cargo/claro de Professor Doutor, Referência Ms-3, em RDIDP, junto ao Departamento MISP. 2008. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Membro Efetivo da Comissão Julgadora do Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. 2008. Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Membro Suplente da Comissão Julgadora do concurso público para provimento de um cargo de professor doutor para o DEPCH. 2008. Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Membro Suplente da Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento de um cargo de professor doutor junto ao Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica. 2007. Universidade de São Paulo.
PACE, Ana Emília; NAKANO, Ana Márcia Spanó;SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e; ROBAZZI, Maria Lúcia Do Carmo;SAEKI, T.. Membro suplente na Comissão de seleção para função de Auxiliar de Ensino, ref. MS-1, no Departamento MISP. 2005. Universidade de São Paulo.
PINTO, Ione Carvalho;CORREA, Adriana KatiaSOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello eSAEKI, T.; PEREIRA, Maria José Bistafa. Membro suplente na Comissão de seleção para função de Auxiliar de Ensino, ref. MS-1, Departamento EGE. 2005. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Membro efetivo na Comissão de seleção para função de Auxiliar de Ensino, ref. MS-1, junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública-EERP, realizado no período de 07-10 de março de 2005. 2005. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Participou como membro efetivo no processo seletivo para preenchimento de vaga MS-2 junto ao MISP. 2005. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Participou como membro titular do concurso público para Professor Doutor da área de Psicologia e Saúde: Formação e Interfaces. 2005. Universidade de São Paulo.
LUIS, Margarita Antonia VillarSAEKI, T.; KIRSHBAUM, Débora; MORENO, Vania; MIYSHIMA, Silvana. Membro efetivo da Comissão Julgadora do Processo Seletivo para contratação de dois docentes, na categoria de Assistente, ref.MS-2, em RDIDP junto ao Departamento de Enfermagem psiquiátrica e Ciências Humanas, no período de 29 de março a 02 de abril de 2004. 2004. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Membro suplente da Comissão de Seleção do Processo Seletivo para a contratação de um docente em RDIDP, MS3, junto ao Departmento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem. 2004. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Membro da comissão Julgadora do Processo seletivo para função de Especialista em Laboratório, nível superior, do Depto. Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. 2003. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Membro da Banca Examinadora no processo seletivo para contratação de um docente na categoria MS-1, junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. 2003. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Membro da Banca Examinadora do concurso para provimento de 02 cargos de professor assistente na disciplina de Enfermagem Psiquiátrica - UNESP. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SAEKI, T.. Membro da Banca Examinadora do concurso de função docente na disciplina de Enfermagem Psiquiátrica junto ao departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SAEKI, T.. Membro Efetivo do Concurso Público para provimento de cargo de professor doutor junto ao Departamento de Psicologia - FFCLRP-USP. 2001. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Participou no processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. 2005. Universidade de São Paulo.
Saeki, Toyoko. Membro Efetivo da Comissão Julgadora do Processo Seletivo para a contratação de docente por prazo determinado junto ao DMISP-EERP-USP. 2014. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Membro Efetivo do Processo Seletivo para contratação de 01 Professor Doutor por tempo determinado para o DEGE-EERP-USP. 2012. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Membro Efetivo de Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto. 2011. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Coordenação dos trabalhos do processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, Nível Mestrado. 2007. Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP-USP.
SAEKI, T.. Membro Efetivo da Comissão de Seleção de candidatos ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. 2006. Universidade Federal da Bahia.
Saeki, Toyoko. Membro Efetivo da Comissão que avaliará a atribuição de créditos para fins de doutorado, baseado no praragrafo 2º do artigo 143 do Regimento de PG-USP. 2006.
SAEKI, T.. Participou do processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. 2004. Universidade de São Paulo.
PEREIRA, Maria José Bistafa;SAEKI, T.; DANTAS, Rosana Aparecida Spadoti. Membro efetivo da Banca Examinadora de claro docente na categoria auxiliar de ensino, em RTP na área de Enfermagem em Saúde Pública. 2003. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. Participou do processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, nível Doutorado, no período de 06/10 a 06/11/2003. 2003. Universidade de São Paulo.
SAEKI, T.. membro da comissão encarregada de realizar o processo seletivo para a contratação de um funcionário, na função de Secretário - Grupo Técnico, faixa I, nível A, junto à Seção de Apoio Acadêmico da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. 2002. Universidade de São Paulo.
Orientou
Formação e prática do cuidador profissional nas residências terapêuticas: estudo da experiência de Mococa (SP); Início: 2012; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);
Configuração da rese de saúde mental de Cordeirópoli/SP para além das bordas territoriais: Impasses e perspectivas; Início: 2013; Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo; (Orientador);
Inclusão social de usuários dos CAPS AD de um municipio paulista; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
Conhecendo a vida ocupacional do paciente queimado por autoagressão após a alta hospitalar; 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
"Estudos dos laços afetivos entre pais psicóticos e seus filhos: como seus filhos lidam com este "louco amor"?"; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
Fillipon; Democracia e conquista: saúde mental como política pública; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Toyoko Saeki;
Programa "De volta para casa" em um municipio do Estado de São Paulo - suas possibilitades e limites; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
Assistência em Saúde Mental: atenção de uma equipe de nível médio de enfermagem em um setor de internação; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
A vida social de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, usuárias de um CAPS; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
Atuação da equipe de enfermagem em um Centro de Atenção Psicossocial; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Toyoko Saeki;
Acompanhamento terapêutico: uma experiência clínica com psicóticos em um hospital psiquiátrico de rede pública; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
Centro de Atenção Psicossocial: como o usuário vivencia o cotidiano do serviço; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
Conhecendo o itinerário terapêutico em saúde mental através de história oral de vida do paciente psiquiátrico; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Toyoko Saeki;
Atividade física como recurso terapêutico a pacientes internados em uma Unidade de Psiquiatria; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
Cuidando do idoso hospitalizado: a experiência do familiar; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Toyoko Saeki;
Avaliação de boas práticas em saúde mental na atenção psicossocial; 2016; Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
Terapia comunitária: espaço de re-significação do sofrimento de trabalhadores de enfermagem; 2012; Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
"A organização dos serviços extra-hospitalares de saúde mental, o projeto terapêutico e a inserção da reabilitação psicossocial"; 2010; Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Toyoko Saeki;
Trabalhadores de saúde mental: incoerências, conflitos e alternativas no âmbito da Reforma Psiquiátrica Brasileira; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Toyoko Saeki;
Sobre o tempo: elogio à Instituição negada; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Toyoko Saeki;
Saúde mental na atenção básica: uma revisão integrativa sobre a estratégia do apoio matricial; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
CAIS-SR: da tuberculose à psiquiatria; Reflexões sobre a atuação do enfermeiro na instituição; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enf; Psiquiátrica e Saúde Mental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Dificuldades enfrentadas pelos profissionais das equipes do Programa de Saúde da Família; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família Misp) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Dificuldades enfrentadas pelos profissionais das equipes do Programa de Saúde da Família; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família Misp) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Dificuldades encontradas pelos profissionais das equipes do Programa de Saúde da Família; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família Misp) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Dificuldades enfrentadas pelos profissionais das equipes do Programa de Saúde da Família; 2005; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde da Família Misp) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Processo de transição de unidade de internação psiquiátrica par o lar abrigado: estudo de caso; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enf; Psiquiátrica e Saúde Mental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Envolvendo a enfermagem e monitores no cuidar - uma proposta de trabalho no Sanatório Espírita José Dias Machado; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enf; Psiquiátrica e Saúde Mental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
O enfermeiro como técnico de refer6encia em um programa de lar abrigado; ; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Familiares de indivíduos com transtornos mentais: suas percepções, conhecimentos e participação no tratamento psiquiátrico; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enf; Psiquiátrica e Saúde Mental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Implantação do processo de enfermagem na clínica de Repouso de Mococa; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enf; Psiquiátrica e Saúde Mental) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
O enfermeiro fazendo parte no repensar de práticas de um contexto hospitalar; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Janelas do Santa Teresa: estudo de caso sobre o processo de reabilitação psicossocial do Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Residências terapêuticas: possibilidades e limites para a reintegração social dos moradores; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Caracterização dos moradores dos serviços residenciais terapêuticos do municipio de Ribeirão Preto - SP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Criação de uma home page sobre a história de Enfermagem e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Voltando viver em comunidade: a inclusão social a partir das residências terapêuticas; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo, Aprender com Cultura e Extensão; Orientador: Toyoko Saeki;
Cultura e memória: ampliando a visibilidade e impacto cultural do Centro de Memória da EERP-USP; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciencias da Informação e da Documentação) - Universidade de São Paulo, Fundo de Cultura e Extensão Universitária Usp; Orientador: Toyoko Saeki;
Cultura e memória: ampliando a visibilidade e impacto cultural do Centro de Memória da EERP-USP; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciencias da Informação e da Documentação) - Universidade de São Paulo, Fundo de Cultura e Extensão Universitária Usp; Orientador: Toyoko Saeki;
Voltando viver em comunidade: a inclusão social a partir das residências terapêuticas; 2009; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de São Paulo, Aprender com Cultura e Extensão; Orientador: Toyoko Saeki;
Terminalidade e Qualidade de Vida: o cuidado à vida no Lar São Francisco de Assis; 2009; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de São Paulo, Aprender com Cultura e Extensão; Orientador: Toyoko Saeki;
Revitalização do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2007; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Revitalização do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2007; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Revitalização do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2007; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo; Orientador: Toyoko Saeki;
Supervisão de aluno matriculado no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE junto à disciplina "Políticas e organização dos serviços de saúde"; 2007; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Toyoko Saeki;
Revitalização do Centro de Memória da EERP/USP; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Fundo de Cultura e Extensão Universitária Usp; Orientador: Toyoko Saeki;
Revitalização do centro de Memória da EERP/USP; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Fundo de Cultura e Extensão Universitária Usp; Orientador: Toyoko Saeki;
Revitalização do Centro de Memória da EERP/USP; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo, Fundo de Cultura e Extensão Universitária Usp; Orientador: Toyoko Saeki;
Produções bibliográficas
-
FILIPPON, JONATHAN G. ; KANTORSKI, Luciane Prado ; Saeki, Toyoko . Democracia e conquista: Saúde Mental como política pública municipal. Physis (UERJ. Impresso) , v. 25, p. 187-208, 2015.
-
FIORATI, REGINA CELIA ; Saeki, Toyoko . The prevalence of medical/clinical technology over psychosocial care actions in outpatient mental health services. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 2957-2963, 2013.
-
FIORATI, Regina Célia ; Saeki, Toyoko . As dificuldades na construção do modo de atenção psicossocial em serviços extra-hospitalares de saúde mental. Saude em Debate , v. 37, p. 305-312, 2013.
-
FIORATI, Regina Célia ; Saeki, Toyoko . Projeto terapêutico nos serviços extra-hospitalares de saúde mental: uma reflexão crítica sobre a forma de elaboração e gestão dos projetos terapêuticos nos serviços. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , v. 21, p. 587-598, 2012.
-
FIORATI, Regina Célia ; Saeki, Toyoko . A inserção da reabilitação psicossocial nos serviços extra-hospitalares de saúde mental: conflito entre racionalidade instrumental e racionalidade prática. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo , v. 22, p. 76-84, 2011.
-
LUCHESI, Luciana Barizon ; FERREIRA, M. E. ; SAEKI, T. ; LUIS, Margarita Antonia Villar ; MENDES, Isabel Amélia Costa . Resgate Histórico e Cidadania: Manutenção do Patrimônio Material e Imaterial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Revista de Cultura e Extensão , v. 6, p. 43-50, 2011.
-
CAMPOS, I. O. ; Saeki, Toyoko . Programas de desinstitucioanlziação: estratégias das políticas de saúde mental. Saúde em Debate , v. 33,n83, p. 474-483, 2009.
-
MOLL, M. F. ; Saeki, Toyoko . A vida social de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, usuárias de um centro de atenção psicossocial. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 17,n6, p. 995-1000, 2009.
-
Munari, Denize Bouttelet ; OLIVEIRA, Nunila Ferreira de ; Saeki, Toyoko ; Souza, Maria Conceição Bernardo deMello e . Analysis of scientific production of mental health researcher and psychiatric nursing specialist meetings. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , v. 16, p. 471-476, 2008.
-
FIORATI, Regina Célia ; Saeki, Toyoko . O acompanhamento terapêutico na internação hospitalar: inclusão social, resgate de cidadania e respeito à singularidade. Interface. Comunicação, Saúde e Educação , v. 12, p. 763-772, 2008.
-
CRISTINA, J. A. ; DALRI, Maria Célia Barcellos ; CYRIRLLO, R. M. Z. ; SAEKI, T. ; VEIGA, E. V. . Vivencias de un equipo multiprofessional en la atención avanzada prehospitalaria móvil al adulto en situación de emergencia con paro cardiorrespiratorio. Ciencia y Enfermería , v. XIV,n2, p. 97-105, 2008.
-
GUIMARÃES, Jacileide ; Saeki, Toyoko . Sobre o tempo da loucura em Nise da Silveira. Ciência & Saúde Coletiva , v. 12, p. 531-538, 2007.
-
FIORATI, Regina Célia ; SAEKI, T. . O acompanhamento terapêutico: criatividade no cotidiano. Psychê Revista de Psicanálise, São Paulo, v. 18, p. 81-90, 2006.
-
KANTORSKI, Luciane Prado ; PINHO, Leandro Barbosa ; SAEKI, T. ; SOUZA, Maria Conceição B M . Expectativas de docentes sobre o ensino do cuidado em saúde mental. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 08,n.3, p. 363-369, 2006.
-
LUCHESI, Luciana Barizon ; LUIS, Margarita Antonia Villar ; MENDES, Isabel Amélia Costa ; SAEKI, T. . Redescobrindo o Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto: relato de experiência. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 10(3), p. 565-571, 2006.
-
SOARES, Sandra Regina Rosolen ; Toyoko, Saeki ; SAEKI, T. . The Psychosocial Care Center on the users point of view. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 14, p. 923-929, 2006.
-
KANTORSKI, Luciane Prado ; Pinho, Leandro Barbosa de ; SAEKI, T. ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e . Relacionamento terapêutico e ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: tendências no Estado de São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem da USP , São Paulo, v. 39, n.3, p. 317-324, 2005.
-
KANTORSKI, Luciane Prado ; Saeki, Toyoko ; Machado, Michelle Paula de Souza ; SILVA, Lia Mara da . Maria Aparecida Minzoni: in memoriam. Texto & Contexto. Enfermagem , v. 14, n.4, p. 537-543, 2005.
-
CORRÊA, Adriana Kátia ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e ; SAEKI, T. . Transição para o exercício profisisonal em enfermagem: uma experiência em grupo operativo. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , Rio de Janeiro, v. 9, n.2, p. 323-325, 2005.
-
GOMES, Flavia Azevedo ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e ; PEREIRA, Maria José Bistafa ; CLAPIS, Maria José ; MENDES, Maria Manoela Rino ; SAEKI, T. . Estágio curricular supervisionado: objetivos, avanços e desafios. Olho Mágico (UEL) , v. 12, n.2, p. 71-230, 2005.
-
ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de ; Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz ; SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan ; BUENO, Sonia Maria Villela ; Cassiani, Silvia Helena de Bortolli ; Saeki, Toyoko ; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho ; SANTANA, Mary Elizabeth de ; SAEKI, T. . Perfil da demanda dos alunos da pós-graduação stricto sensu da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , v. 12, n.2, p. 153-161, 2004.
-
CORRÊA, Adriana Kátia ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e . Psicodrama Pedagógico estratégias para o ensino em enfermagem. Ciencia y Enfermería , Chile, v. X, n.2, p. 15-19, 2004.
-
REINALDO, Amanda Márcia dos Santos ; SAEKI, T. . Ouvindo outras vozes: relato de familiares sobre o convívio com o paciente psiquiátrico. Revista da Escola de Enfermagem da USP , v. 38, n4, p. 396-405, 2004.
-
REINALDO, Amanda Márcia dos Santos ; SAEKI, T. ; SANTOS, Telma Bonifácio dos . O uso da história oral na pesquisa em Enfermagem Psiquiátrica: revisão bibliográfica. Revista Eletrônica de Enfermagem , Universidade Federal de Goiás, v. 5, n.2, 2003.
-
FUREGATO, Antonia Regina Ferreira ; SAEKI, T. . Formando especialistas em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental por mais de duas décadas. Cadernos IPUB (UFRJ) , v. 6, n.19, p. 128-132, 2003.
-
SAEKI, T. ; CORREA, Adriana Katia ; SOUZA, M. C. B. M. ; ZANETTI, M. L. . O Psicodrama Pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 55, n.1, p. 89-91, 2002.
-
SOUZA, M. C. B. M. ; ALENCASTRE, Marcia Bucchi ; SAEKI, T. ; PEDRÃO, Luiz Jorge . O ensino de dinâmica de grupo no curso de graduação em enfermagem: relato de experiência. Revista Spagesp, p. 187-190, 2002.
-
GUIMARÃES, Jacileide ; Saeki, Toyoko ; SAEKI, T. . Janelas do Santa Tereza: estudo do processo de reabilitação psicossocial do Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto (SP). História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. 8, n.2, p. 357-374, 2001.
-
GUIMARÃES, Jacileide ; MEDEIROS, Soraya Maria de ; SAEKI, T. ; ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de . Desinstitucionalização em saúde mental: considerações sobre o paradigma emergente. Saúde em Debate , RIO DE JANEIRO-RJ, v. 25, n.58, p. 5-11, 2001.
-
OGATA, M. N. ; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira ; SAEKI, T. . Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica no Brasil: convergências e divergências. Nursing, v. 3, n.25, p. 24-30, 2000.
-
SAEKI, T. ; MUNARI, Denize Boutelet ; ALENCASTRE, Marcia Bucchi ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e . Reflexões sobre o ensino de dinâmica de grupo para alunos de graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP , v. 33, n.4, p. 342-348, 2000.
-
Souza, Maria Conceição B.Mello e ; ALENCASTRE, Marcia Bucchi ; Saeki, Toyoko . Enfermeiros assistenciais das instituições psiquiátricas de Ribeirão Preto: caracterização, formação e atuação. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , v. 8, p. 71-80, 2000.
-
SAEKI, T. ; RODRIGUES, A. R. F. . Estudo da opinião de enfermeiro a respeito da especialização em enfermagem psiquiátrica.. Revista Paulista de Enfermagem , v. 14, n.1, p. 17-23, 1995.
-
FREITAS, D. M. V. ; RUFFINO, M. C. ; SAEKI, T. . Produção Científica do Enfermeiro do Estado de São Paulo no triênio 1985-1988.. Revista Paulista de Enfermagem , v. 11, n.3, p. 123-129, 1992.
-
FIORATI, REGINA CELIA ; SAEKI, T. . Os serviços comuniatários de saúde mental no Brasil. 1º. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2013.
-
SAEKI, T. ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e (Org.) . Cuidar: tão longe, tão perto. Ribeirão Preto: , 2002. 298p .
-
SAEKI, T. ; REINALDO, Amanda Marcia dos Santos . O itinerário terapêutico em saúde mental pela história oral de vida de um paciente psiquiátrico. In: Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza; Maria Cristina Silva Costa. (Org.). Saúde Mental numa Sociedade em Mudança. 1ed.Ribeirão Preto: Editora Legis Summa e Editora FIERP, 2005, v. 1, p. 167-181.
-
ALENCASTRE, Marcia Bucchi ; SAEKI, T. ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e ; PEDRÃO, Luiz Jorge ; GALERA, Sueli Aparecida Frari . Região Sudeste. In: Marcia Bucchi Alencastre. (Org.). Estudo sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental no Brasil. Ijuí: , 2000, v. , p. 71-.
-
ZERBETTO, S. R. ; ALENCASTRE, Marcia Bucchi ; SAEKI, T. . Desinstitucionalização: a experiência do movimento de luta antimanicomial de Ribeirão Preto.. In: LABATE, R.C.. (Org.). Caminhando para a assistência integral.. Ribeirão Preto: Editora e Gráfica Scala, 1998, v. , p. 85-91.
-
SAEKI, T. ; SANTOS, S. A. . Atividade física para pacientes psiquiátricos.. In: LABATE, R.C.. (Org.). Caminhando para a assistência integral.. Ribeirão Preto: Editora e Gráfica Scala, 1998, v. , p. 15-22.
-
SAEKI, T. . VII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. Informativo Latino Americano de Enfermagem, Ribeirão Preto - SP, p. 5 - 5, 01 out. 2001.
-
SAEKI, T. ; SILVEIRA, I. B. . Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP - 48 anos. Informativo Latino Americano de Enfermagem, Ribeirão Preto, p. 3 - 3, 01 out. 2001.
-
PEREIRA, V. C. G. ; SAEKI, T. . A saúde mental dos estudantes da área de saúde. In: 8º Congresso de Stress da ISMA-BR e 10º Fórum Internacional de Qualidade de Vida, 2008, Porto Alegre - RS. 8º Congresso Brasileiro de Stress da ISMA - BR e 10º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2008. v. CDROM.
-
DIAS, B. M. ; PORTO, H. S. ; VIEIRA, J. S. H. ; OLIVEIRA, M. R. ; OLIVEIRA, R. P. ; MARCHETTI, S. P. ; Garcia, V ; GOMES, V. F. ; SOUZA, W. L. ; PALHA, Pedro F ; SAEKI, T. . Residências Terapêuticas: voltando a viverm em comunidade. In: 1º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos do 1º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão. São Paulo: USP, 2009. p. 98-99.
-
BADAGNAN, HF ; OLIVEIRA, CR ; ROMBACH, S ; SILVA, AA ; SILVA, AT ; PALHA, Pedro F ; SAEKI, T. . Construindo o cuidado na gestação - projeto casulo de amor. In: 1º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos do 1º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão. São Paulo: USP, 2009. p. 62-63.
-
ROMBACH, S ; SILVA, FS ; VECHIATTO, FMV ; ESTEVES, RB ; MAIA, MB ; STÁBILE, AP ; FERNANDES, APM ; SAEKI, T. ; PALHA, Pedro F . Cidadania e cuidado às pessoas com HIV/AIDS. In: 1º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos do 1º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão. São Paulo: USP, 2009. p. 58-59.
-
ZAGO, Karine Santana de Azevedo ; Saeki, Toyoko ; GUALDA, D. M. R. . Terapia Comunitária: uma forma de cuidar na perspectiva cultural. In: 15º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), 2009, Rio de Janeiro - RJ. Enfermagem: Conhecimento, cuidado e cidadania, 2009. v. CDROM.
-
ZAGO, Karine Santana de Azevedo ; SAEKI, T. . Facilidades e dificuldades na assistência psiquiátrica: o discurso dos técnicos e dos auxiliares de enfermagem. In: X ENCONTRO DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL E ENCONTRO DE ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA, I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE SAÚDE MENTAL, 2008, RIEBIRÃO PRETO - SP. X EPSM e EEEP, I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE SAÚDE MENTAL, 2008. v. CDROM.
-
FIORATI, Regina Célia ; SAEKI, T. . Reabilitação psicossocial e clínica: uma reflexão possível?. In: X ENCONTRO DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL E ENCONTRO DE ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA, I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE SAÚDE MENTAL, 2008, RIBEIRÃO PRETO. X EPSM e EEEP, I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE SAÚDE MENTAL, 2008. v. CDROM.
-
CAMPOS, I. O. ; SAEKI, T. . Possibilidades e limites do programa. In: X ENCONTRO DE PESQUISADORES EM SAÚDE MENTAL e ENCONTRO DE ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA, I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE SAÚDE MENTAL, 2008, RIBEIRÃO PRETO - SP. X EPSM e EEEP, I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE SAÚDE MENTAL, 2008. v. CDROM.
-
RIBALDO, I. R. ; SAEKI, T. . Caracterização dos moradores das residências terapêuticas do municipio de Ribeirão Preto - SP. In: 16º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP, 2008, Ribeirão Preto - SP. 16º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP. Ribeirão Preto -SP: USP, 2008. v. CDROM.
-
SOUZA, M. C. B. M. ; SAEKI, T. . As disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e/ou saúde mental: análise a partir de seus programas. In: XII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica: desafios e perspectivas do cuidado ao portador de transtorno mental, 2012, Ribeirão Preto-SP. XII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica. Ribeirão Preto-SP: Web Trip Internet Ltda ME, 2012. v. CDROM.
-
ASSIS, JTSJ ; CARVALHO, F.L. ; FARINA JUNIOR, J. A. ; SAEKI, T. . Auto-agressão: caracterização de pacientes internados nos últimos cinco anos da Unidade de Queimados do HCFMRP-USP. In: VII Congresso Brasileiro de Queimaduras, 2011. VII Congresso Brasileiro de Queimaduras. p. 28-28.
-
ASSIS, JTSJ ; Saeki, Toyoko ; FARINA JUNIOR, J. A. . Conhecendo a vida ocupacional do paciente queimado por auto-agressão após alta hospitalar. In: VII Congresso Brasileiro de Queimaduras, 2011. VII Congresso Brasileiro de Queimaduras.
-
GUIMARÃES, Jacileide ; SAEKI, T. . Estudo de caso sobre o processo de reabilitação psicossocial do Hospital Psiquiátrico de Ribeirão Preto - SP. In: 51º Congreso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congreso Panamericano de Enfermería, 2011, Santa Catarina. Enfermagem: situando-se no mundo e construindo o futuro, 1999. p. 113.
-
GUIMARÃES, Jacileide ; SAEKI, T. . Saúde mental na atenção básica: Reflexões sobre o matriciamento. In: XI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica: o contexto histórico-social e os cenários do cuidado em saúde mental na atualidade, 2010, Ribeirão Preto. Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica: o contexto histórico-social e os cenários do cuidado em saúde mental na atualidade. Ribeirão Preto: FIERP, 2010. v. cdrom.
-
PINA, J. C. ; ABRAHÃO, Patricia de Souza ; PEREIRA, Maria José Bistafa ; Queluz, M.C. ; Mendes, K.D.S ; PALHA, Pedro Frademir ; SAEKI, T. . Experience of constructing a colective space for discussion about the work process and implemenattion of welcoming. In: VIII Conference Global Network Collaborating Centre for NUrsing & Midwifery, 2010. VIII Conference Global Network Collaborating Centre for NUrsing & Midwifery, 2010. v. cd.
-
ABRAÃO, Patricia de Souza ; Queluz, M.C. ; PINA, J. C. ; Calirimi, M ; Mendes, KDS ; BISTAFA, M. J. P. ; PALHA, Pedro Freemir ; SAEKI, T. . Implementation of Primary Health Care in the perspective of Strengtjeming and construction of the unified health system. In: VIII Conference da Rede Global de Centros Colaboadores, 2010. VIII Conference Global Network of Who Collaborating Centres for Nursing & Midwifery, 2010. p. 32-32.
-
FIORATI, Regina Célia ; SAEKI, T. . Acompanhamento terapêutico, clínica e atenção psicossocial: uma relação possível?. In: II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, 2008, Porto Alegre - RS. II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, 2008.
-
PETRILLI FILHO, J. F. ; GALERA, Sueli Aparecida Frari ; TELLES FILHO, P. C. P. ; SAEKI, T. ; SAEKI, Taoyoko ; SOARES, A. C. N. . A família competente e a pessoa em sofrimento psíquico: sentidos produzidos a partir da literatura em enfermagem. In: VIII Congresso Brasileiro de Terapia Familiar e III Encontro de Pesquisadores, 2008, Gramado - RS. VIII Congresso Brasileiro de Terapia Familiar e III Encontro de Pesquisadores - Diferentes famílias. Contextos diversos. Múltiplos olhares, 2008.
-
SAEKI, T. . A história oral de vida aplicada à construção de projetos terapêuticos no campo da enfermagem psiquiátrica. In: I Simpósio Ibero-Americano de História da Enfermagem, 2007, Ribeirão Preto. Memória e Identiadde Profissional. São Paulo: USP, 2007. v. CDROM.
-
FERNANDES, Carla Natalina da Silva ; OLIVEIRA, Nunila Ferreira de ; MUNARI, Denize Boutellet ; SAEKI, T. ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e . Análise da produção científica apresentadanos anais dos encontros de pesquisadores em saúde mental e encontro de especialistas em enfermagem psiquiátrica de 1990 a 2005.. In: IX Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2006, Ribeirão Preto-SP. IX Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica: Os novos velhos desafios da saúde mental. Ribeirão Preto-SP: Fundação Instituto de Enfermagem - FIERP, 2006. v. 1. p. 226-226.
-
OLIVEIRA, Nunila Ferreira de ; FERNANDES, Carla Natalina da Silva ; MUNARI, Denize Boutellet ; SAEKI, T. ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e . Utilização de atividades grupais em saúde mental e psiquiatria: análise da produção veiculada em anais de encontros especializados. In: IX Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2006, Ribeirão Preto - SP. IX Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica: Os novos velhos desafios da saúde mental. Ribeirão Preto - SP: Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto - FIERP, 2006. v. 1. p. 227-227.
-
FIORATI, Regina Célia ; SAEKI, T. . O cuidar na perspectiva do acompanhamento terapêutico: criatividade no cotidiano. In: IX Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2006, Ribeirão Preto - SP. IX Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica: Os novos velhos desafios da saúde mental. Ribeirão Preto - SP: Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto - FIERP, 2006. v. 1. p. 148-148.
-
FIORATI, Regina Célia ; SAEKI, T. . Acompnhamento terapêutico: uma estratégia terapêutica em uma unidade de internação psiquiátrica. In: X Colóquio Panaermicano de Investigación en Enfermería, 2006, Buenos Aires. La investigación de los recursos humanos de enfermería por la salud de los pueblos de América. Buenos Aires, 2006. v. CDROM. p. 101-102.
-
MENDES, Maria Manuela Rino ; CORREA, Adriana Kátia ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e ; PEREIRA, Maria José Bistafa ; GOMES, Flávia Azevedo ; SAEKI, T. . Estágio Curricular supervisionado: objetivos, avanços e desafios. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida, 2005, 2005, Belo Horizonte. Vi Congresso Nacional da Rede Unida, 2005. v. 12. p. 171-171.
-
REINALDO, Amanda Márcia dos Santos ; SAEKI, T. . O itinerário terapêutico em saúde mental pela história oral de vida de um paciente psiquiátrico. In: VIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2004, Ribeirão Preto. VIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2004. v. 1. p. 210-210.
-
SANTOS, Sinval Avelino dos ; SAEKI, T. . Programa de integração em Saúde Mental: relato de experiência. In: VIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2004, Ribeirão Preto. VIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental e VII Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2004. v. 1. p. 251-251.
-
COIMBRA, Valéria Cristina C ; KANTORSKI, Luciane Prado ; SAEKI, T. ; PEDRÃO, Luiz Jorge ; OLIVEIRA, M M . O ensino de Enfermagem Psiquiátrica - um relato de experiência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE. In: II Seminário sobre o ensino de Enfermagem Psiquiátrica do Estado do Rio Grande do Sul, 2003. Resumos II Seminário sobre o ensino de Enfermagem Psiquiátrica do Estado do Rio Grande do Sul, 2003. v. 1. p. 171-171.
-
SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e ; CORREA, Adriana Katia ; SAEKI, T. . O psicodrama pedagógico como estratégia educativa para a humanização do trabalho em saúde. In: Simpósio Internacional Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem, 2003, Ribeirão Preto. Simpósio Internacional Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem, 2003. v. 1. p. 131-131.
-
REINALDO, Amanda Márcia dos Santos ; SAEKI, T. . Conhecendo o itinerário terapêutico em saúde mental através de história oral de vida do paciente psiquiátrico. In: VII Encontro dos Pesquisadores de Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2002, Ribeirão Preto. VII Encontro de Pesquisadores em Saúde mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2002. p. 253-253.
-
REINALDO, Amanda Márcia dos Santos ; SAEKI, T. . O uso da história oral na pesquisa em enfermagem psiquiátrica - levantamento bibliográfico. In: VII Encontro dos Pesquisadores de Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2002, Ribeirão Preto. VII Encontro dos Pesquisadores de Saúde Mental e VI Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2002. p. 194-194.
-
SAEKI, T. ; REINALDO, Amanda Márcia dos Santos . Família, rede social, itinerário terapêutico e doença mental. In: Congresso Internacional pesquisando a Família, 2002, Florianópolis. Congresso Internacional pesquisando a Família. p. 142-142.
-
CORREA, Adriana Katia ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e ; SAEKI, T. . Transição para o exercício profissional em enfermagem: uma experiência em grupo operativo. In: 54º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. 54º CBEn, 2002.
-
SAEKI, T. ; CORREA, Adriana Katia ; SOUZA, M. C. B. M. ; ZANETTI, M. L. . O psicodrama pedagógico: estratégia para a humanização das relações de trabalho em um serviço de emergência. In: 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba - PR. 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001.
-
KOGA, M. ; SAEKI, T. . Uma visão da evolução da psiquiatria brasileira e os atores da Enferamgem Psiquiátrica. In: 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba - PR. 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem.
-
SANTOS, Sinval Avelino dos ; SAEKI, T. . Atividade física como recurso terapêutico à pacientes internados em uma unidade de psiquiatria. In: 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba - PR. 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001.
-
AZEVEDO, M. A. J. ; BISTAFA, M. J. P. ; SAEKI, T. . Orientação de enfermagem: um caminho para reconstrução. In: 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000, Recife-PE. 52º CBEn, 2000. p. 664-664.
-
SAEKI, T. ; MUNARI, Denize Boutelet ; ALENCASTRE, Marcia Bucchi ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e . Reflexões sobre o ensino de Dinâmica de Grupo para alunos de Graduação em Enfermaagem.. In: Colóquio Pan-americano de Investigação em Enfermagem, VI, 1998, Ribeirão Preto. Livro de Resumos, 1998. p. 239.
-
VIETTA, E. P. ; SAEKI, T. ; SANTAROSA, D. O. ; FERREIRA, L. A. . The halfway-house: an alternative for the mentally disabled to practice their citizenship and their rights.. In: Berzelius Symposium, XXXVII: human rights and psychiatric care - an internation perspective., 1997, Stockholm. Abstracts, 1997. p. 44.
-
SAEKI, T. . Abertura do IV Encontro dos Pesquisadores de Saúde Mental e III Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.. In: IV Encontro dos Pesquisadores de Saúde Mental e III Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 1995, Ribeirão Preto. Anais, 1995. p. 2.
-
SAEKI, T. ; RODRIGUES, A. R. F. . Estudo da opinião de enfermeiros à respeito da especialização em enfermagem psiquiátrica.. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 44., 1992, São Paulo. Anais, 1992. p. 75.
-
CIRINEU, C. T. ; SAEKI, T. ; MINELLI, M. ; CREMONTE, L. . A contribuição da antropologia para a pesquisa qualitativa em terapia ocupacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, J. ; MAGALHAES, R. C. ; BARBOSA, S. P. ; ASSAD, F. B. ; ANDRADE, L. S. ; SAEKI, T. . Apoio social de pacientes com transtornos mentais em seguimento na atenção primária à saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, J. ; OLIVEIRA, J. G. ; NIEVAS, A. F. ; GAINO, L. V. ; SAEKI, T. ; ALMEIDA, L. Y. . Percepção do estresse e apoio social de mulheres atendidas na atenção primária à saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZAGO, Karine Santana de Azevedo ; MASSA, D. C. ; SAEKI, T. . Indícios da Síndrome de Burnout entre trablhadores em saúde mental: o discurso dos profissionais de enfermagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MAGALHAES, R. C. ; SOUZA, J. ; BARBOSA, S. P. ; ASSAD, F. B. ; Saeki, Toyoko ; GAINO, L. V. . Rede de apoio social de pacientes com demandas de cuidados relacionados à saúde mental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FIORAT, Regina Célia ; SAEKI, T. . Entrevistas e Grupos Focias: uma abordagem interpretativa e participativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIORAT, Regina Célia ; SAEKI, T. . A organização dos serviços extra-hospitalares de saúde mental, o projeto terapêutico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUIMARÃES, Jacileide ; SAEKI, T. . Saúde mental na atenção básica: Reflexões sobre o matriciamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PINA, J. C. ; ABRAHÃO, Patricia de Souza ; Queluz, M.C. ; PEREIRA, Maria José Bistafa ; Mendes, K.D.S ; PALHA, Pedro Frademir ; SAEKI, T. . Experience of constructing a collective space for discussion about the work processo and implentation of welcoming. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Saeki, Toyoko ; PALHA, Pedro F ; DIAS, B. M. ; PORTO, H. S. ; OLIVEIRA, M. R. ; OLIVEIRA, R. P. ; MARCHETTI, S. P. ; Garcia, V ; GOMES, V. F. ; SOUZA, W. L. ; VIEIRA, J. S. H. . Residências terapêuticas: voltando a viver em comunidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PALHA, Pedro F ; Saeki, Toyoko ; OLIVEIRA, CR ; ROMBACH, S. ; SILVA, A. A. T. . Construindo o cuidado na gestação - projeto Casulo de Amor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZAGO, Karine Santana de Azevedo ; SAEKI, T. . Facilidades e dificuldades na assistência psiquiátrica: o discurso dos técnicos e dos auxiliares de enfermagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FIORATI, Regina Célia ; SAEKI, T. . Reabilitação Psicossocial e Clínica: uma relação possível?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMPOS, I. O. ; SAEKI, T. . Possibilidades e limites do Programa "De Volta para Casa". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SAEKI, T. ; PEREIRA, V. C. G. . A saúde mental dos estudantes da área de saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIORATI, Regina Célia ; SAEKI, T. . Acompnhamento terapêutico, clínica e atenção psicossocial: uma relação possível?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SAEKI, T. . A história oral de vida aplicada à construção de projetos terapêuticos no campo da enfermagem psiquiátrica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SAEKI, T. ; FIORATI, Regina Célia . Trabalho apresentado em Comunicação Oral, intitulado: O cuidar na perspectiva do acompanhamento terapêutico: criatividade no cotidiano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, Nunila Ferreira de ; FERNANDES, Carla Natalina da Silva ; MUNARI, Denize Boutellet ; SAEKI, T. ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e . Apresentado na forma de Pôster intitulado: Utilização de atividades grupais em saúde mental e psiquiátrica: análise da produção veiculada em anais de encontros especializados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, Carla Natalina da Silva ; OLIVEIRA, Nunila Ferreira de ; MUNARI, Denize Boutellet ; SAEKI, T. ; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e . Apresentado na forma de Poster intitulado: Análise da produção científica apresentada nos anais dos encontros de pesquisadores em saúde mental e especialistas em enfermagem psiquiátrica de 1990 a 2005. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FIORATI, Regina Célia ; SAEKI, T. . Acompanhamento terapêutico: uma estratégia terapêutica em uma unidade de internação psiquiátrica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Souza, AS ; Soares, C.S.D.A ; Zago, K.S.A ; FERNANDES, Marciana ; Vorpagel, M.G.B ; Telles, S.H ; SAEKI, T. ; SOUZA, M. C. B. M. . Ética em pesquisa: algumas considerações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SAEKI, T. ; LUIS, Margarita Antonia Villar ; MENDES, Isabel Amélia Costa ; LUCHESI, Luciana Barizon . Redescobrindo o Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeibeirão Preto - relato de experiência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SAEKI, T. . O teatro do oprimido em pesquisas da Ciências Humanas e Sociais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
REINALDO, Amanda Márcia dos Santos ; SAEKI, T. . O itinerário terapêutico em saúde mental pela história oral de vida de um paciente psiquiátrico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUIMARÃES, Jacileide ; SAEKI, T. ; MEDEIROS, Soraya Maria de . Sobre o tempo da loucura em Nise da Silveira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e ; CORREA, Adriana Katia ; SAEKI, T. . El Psicodrama pedagogico: estratégia para la enseñanza en enfermería y el psicodrama como estrategia educativa para la humanizacion del trabajo en salud. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e ; CORREA, Adriana Katia ; SAEKI, T. . O psicodrama pedagógico como estratégia educativa para a humanização do trabalho em saúde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SAEKI, T. . Expositora da 'I FEPUP - Feira de Profissões da USP - Campi do Interior. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LUCHESI, Luciana Barizon ; MENDES, Isabel Amélia Costa ; LUIS, Margarita Antonia Villar ; SAEKI, T. . Redescobrindo o Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão preto: relato de experiência. Rio de janeiro: Esc. Anna Nery - Revista de Enfermagem - Volume 10 - n.04 - p.748, 2006 (Errata).
Outras produções
DONATO, E. C. S. G. ; SAEKI, T. . Parecerista ad hoc dos trabalhos científicos - modalidade prêmio 'Maria Aparecida Minzoni' do XIII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental. 2014.
SAEKI, T. . Emissão de 01 Parecer para o Conselho do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da. 2012.
Saeki, Toyoko . Emissão de 01 parecer refrente ao pedido de credenciamento de docente do DEPCH junto a CERT para fins de atendimento do Oficio CERT nº 01/2003. 2007.
Saeki, Toyoko . Emissão de 03 pareceres de credenciamento e recredenciamento de disciplinas para a Comissão de Pós-Graduação da EERP-USP. 2007.
Saeki, Toyoko . Emissão de 04 pareceres referente a credenciamento e recredenciamento de disciplinas e orientadores junto ao Pós-Graduação da EERP-USP. 2006.
Saeki, Toyoko . Emissão de 01 parecer para publicação de artigo na Revista Latino Americana de Enfermagem. 2006.
SAEKI, T. . Reunião com os membros do Grupo de Pesquisa Estudo em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. 2005.
Saeki, Toyoko . Emissão de 02 pareceres referente a credenciamento de orientadores nível mestrado e doutorado de programas de pós-graduação da EERP-USP. 2004.
Saeki, Toyoko . Emissão de 01 parecer referente a criação de curso para a Câmara de Cursos de Extensão, na qualidade de Membro da CCEX-EERP-USP. 2003.
Saeki, Toyoko . Emissão de 01 parecer referente a proposta de credenciamento de docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. 2003.
Saeki, Toyoko . Emissão de 01 parecer referente ao relatório em RDIDP de docente do DEPCH. 2002.
SAEKI, T. . Acompanhou a delegação de Costa Rica da Asociación Costarricense de Profesionales de Enfermería em Salud Mental y Psiquiatria em visita realizada no Hospital Santa Tereza. 2015. (Visitas Recebidas).
SAEKI, T. . Coordenou grupos de discussão durante a Oficina 'Desafios para a Enfermagem na Saúde Mental: Análise e Contribuições para o Desenvolvimento de Boas Práticas'. 2015. (Coordenação de Grupos).
SAEKI, T. . Membro Efetivo da Comissão Especial de Eleição Regional de Ribeirão Preto - Triênio 2013-2016. 2013. (Comissão Especial de Eleição).
SAEKI, T. . Ministrante de aulas no Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde Mental. 2011. (Ministrante de Aulas em Cursos de Extensão).
SAEKI, T. . Reuncião com professores do grupo de saúde mental do Programa de PG Enfermagem Universidade Federal de Pelotas. 2011. (Reunião Técnica).
PALHA, Pedro Frademir ; Saeki, Toyoko ; MELO, M. R. A. C. . Membro da Mesa Receptora do primeiro turno da eleição para composição da lista de oito nomes para escolha do Reitor da USP. 2009. (Mesa Receptora).
SAEKI, T. . 1ª Reunião dos Coordenadores da Área de Enfermagem junto à CAPES. 2007. (Reunião Técnica).
SAEKI, T. . Visita ao Hospital do Câncer de Barretos. 2005. (Visita Técnica).
SAEKI, T. . Recepção da visita do prof. David A. Jaiyeoba do Omotoyo Hospital - Nigéria. 2002. (Visitas Recebidas).
SOUZA, M. C. B. M. ; PINTO, I. C. ; LIMA, R. A. G. ; SAEKI, T. ; NOGUEIRA, M. S. ; SILVEIRA, I. B. . Folder institucional 'EERP-USP'. 2001. (folder de divulgação).
SOUZA, M. C. B. M. ; PINTO, Ione Carvalho ; LIMA, R. A. G. ; SAEKI, T. ; NOGUEIRA, M. S. ; SILVEIRA, I. B. ; LOPES, J. S. . Video Informativo. 2001. (Video informativo).
SAEKI, T. . O papel da equipe multiprofissional junto ao doente mental cronificado. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SAEKI, T. ; SILVA, G. B. . IV Encontro de Pesquisadores em Saúde mental e III Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica.. 1996. (Editoração/Anais).
Projetos de pesquisa
-
2000 - Atual
Formação e Prática de Pessoal em Enfermagem, Descrição: Pesquisas associadas à ação educativa na área de saúde. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Toyoko Saeki - Coordenador / Maria Conceição Bernardo de Mello Souza - Integrante.
-
1998 - Atual
Reforma Psiquiátrica: atuação do enfermeiro e transformação da assistência, Descrição: Análise de atuação de enfermagem psiquiátrica em instituições e serviços. Análise das políticas públicas e dos movimentos da reforma psiquiátrica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Toyoko Saeki - Coordenador / Jacileide Guimarães - Integrante / Sinval Avelino dos Santos - Integrante / Amanda Márcia dos Santos Reinaldo - Integrante / Fernanda Nogueira Campos - Integrante / Karine Santana de Azevedo Zago - Integrante / Marciana Fernandes - Integrante / Regina Célia Fiorati - Integrante / IONEIDE DE OLIVEIRA CAMPOS - Integrante / Fernando del Guerra Prota - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
Prêmios
2008
Homenagem em Comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Universidade de São Paulo.
2006
Homenagem de honra ao mérito pela nobre e significativa contribuição junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica do DEPCH-EER_USP, por ocasião da comemoração de seus 30 anos., Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP-USP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. , AVENIDA BANDEIRANTES, 3900, MONTE ALEGRE, 14040902 - RIBEIRÃO PRETO, SP - Brasil, Telefone: (16) 6023415
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aposentado
Outras informações:
Professor Colaborador com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica
1995 - 2014
Universidade de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
1982 - 1988
Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
1977 - 1982
Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
1973 - 1976
Universidade de São PauloVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino Voluntário, Carga horária: 0
1973 - 1976
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira Psiquiátrica, Carga horária: 0
Outras informações:
Convênio Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.
Atividades
-
01/2012
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.,Atividade realizada, Coordenador do Grupo de Estudos Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES).,Cargo ou função, Consultor ad hoc da Revista Saúde em Debate.
-
07/2006
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.,Atividade realizada, Recredenciada como Professor Orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, Curso Doutorado.
-
01/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, .,Linhas de pesquisa
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Revista Eletrônica - SMAD.,Cargo ou função, Consultor Ad Hoc.
-
02/2002
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.,Atividade realizada, Reuniões quinzenais com o Grupo de Estudos Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental.
-
01/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Revista Latino Americana de Enfermagem.,Cargo ou função, Consultor Ad Hoc.
-
04/2015 - 05/2015
Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 5794 Técnicas Inovadoras de coleta de dados qualitativos e as implicações da análise - CH = 45 horas
-
09/2013 - 10/2013
Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 5769 Saberes e Práticas em Saúde Mental - carga horária 90 horas.
-
07/2013 - 09/2013
Ensino, Licenciatura em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2200112 Estágio Curricular Supervisionado: Atenção Básica - carga horária 45 horas, 2200311 Prática Profissional em Saúde - carga horária 15 horas
-
02/2013 - 09/2013
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisão de 04 alunos junto aos serviços NSF 3; CAPS III e Hospital Dia, matriculados na disciplina 2200083 (Bacharelado) e 2200112 (Licenciatura) Estágio Curricular Supervisionado: Atenção Básica.
-
07/2013 - 07/2013
Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2200108 Atividade Acadêmico-profissional - carga horária 15 horas.
-
08/2009 - 07/2013
Extensão universitária , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: Resgate histórico e cidadania: manutenção do patrimônio material e imaterial da EERP-USP.
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2200083 Estágio Curricular Supervisionado: Atenção Básica - carga horária 120 horas
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2200086 Estágio Curricular Supervisionado: Área Hospitalar - carga horária 60 horas
-
02/2013 - 06/2013
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisão de 03 alunos junto ao Hospital das Clínicas da FMRP-USP, matriculados nas disciplinas 2200086 (Bacharelado) - Estágio Curricular Supervisionado: Área Hospitalar.
-
04/2012 - 07/2012
Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica - carga horária 300 horas
-
04/2012 - 07/2012
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisão de estágio dos alunos matriculados do 3º ano curso de Bacharelado em Enfermagem, realizado no CAPS IIII.
-
01/2005 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Vice-Tutora do PET/MEC/SESu.
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 22000112 Estágio Curricular Enfermagem na Atenção Básica - 45 horas
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 22000083 Estágio Curricular Enfermagem na Atenção Básica - 60 horas
-
08/2011 - 12/2011
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisão de alunos matriculados nas disciplinas 2200083 e 2200112 Estágio Curricular na Atenção Básica (Curso de Licenciatura e Curso de Bacharelado) nos seguintes campos: NSM/CSE/FMRP-USP e NSF3 e NSF5.
-
02/2011 - 12/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 5769 Saberes e Práticas em Saúde Mental - 90 horas, ERE 5522 A pós-graduação e o pós-graduando: formação e pesquisa - 60 horas
-
01/2009 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.,Atividade realizada, Vice-Coordenador do Grupo de Estudos Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica.
-
10/2008 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Diretoria da EERP-USP.,Cargo ou função, Membro da Comissão encarregada de elaborar o Regimento do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.
-
02/2011 - 06/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica - 150 horas
-
02/2011 - 06/2011
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisão de alunos do 3º ano em atividades clínico-práticas realizadas no Núcleo de Saúde Mental do CSE - FMRP-USP.
-
02/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Coordenadora da disicplina 2200003 Enfermagem Oncológica: uma abordagem multidisicplinar.
-
04/2005 - 09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante da Unidade na Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto referente à instalação do CAPSIII.
-
04/2001 - 09/2010
Direção e administração, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Ouvidora da EERP-USP, designada pela Direção.
-
02/2010 - 07/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2200003 Enfermagem Oncológica: uma abordagem multidisciplinar - CH = 30 horas, ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica - CH = 300 horas
-
02/2010 - 06/2010
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisão de atividades clínico-práticas no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza de Ribeirão Preto, realizadas por alunos matriculados na disciplina ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica.
-
04/2010 - 04/2010
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.,Atividade realizada, Supervisão de Visita Didática realizada por alunos matriculados na disciplina 2200003 Enfermagem Oncológica no Hospital do Câncer de Barretos-SP.
-
02/2010 - 03/2010
Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERE 5522 A pós-graduação e o pós-graduando: formação e pesquisa - CH = 60 horas
-
04/2007 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Comissão de Pós-Graduação da EERP-USP.,Cargo ou função, Membro Efeftivo do Termo de Referência do Centro Colaborador - Diretório Linhas de Pesquisa da Pós-Graduação.
-
03/2005 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Comissão responsável pelo Convênio entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Guanajuato.
-
02/2003 - 02/2010
Direção e administração, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Comissão de Pós-Graduação da EERP-USP.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP.
-
02/2003 - 02/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.,Cargo ou função, Membro efetivo da Comissão de Pós-Graduação da EERP, na qualidade de Coordenadora do Programa de PG Enfermagem Psiquiátrica.
-
02/2002 - 02/2010
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.,Serviço realizado, Elaboração e Preenchimento do Coleta Capes, na qualidade de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP.
-
01/2009
Ensino, Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrante de aulas - CH 14 horas
-
02/2009 - 12/2009
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica, CH 320 horas, 2200003 Enfermagem Oncológica, CH 39 horas
-
10/2009 - 10/2009
Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 5769 Saberes e Práticas em Saúde Mental - CH = 90 horas
-
04/2009 - 06/2009
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisão de atividades clínico-práticas realizadas no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza de Ribeirão Preto realizadas por alunos matriculados na disciplina ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica.
-
06/2008 - 06/2009
Extensão universitária , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Responsável pelo Projeto de Extensão: Cultura e memória: ampliando a visibilidade e impacto cultural da EERP-USP.
-
06/2007 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro Efetivo do Conselho Departamental, representante da Categoria MS-3.
-
02/2009 - 04/2009
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisão de atividades clínico-práticas realizadas no Setor de Psiquiatria do HCFMRP-USP por alunos matriculados na disciplina ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica.
-
03/2009 - 03/2009
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERE 5522 A pós-graduação e o pós-graduando: formação e pesquisa, CH 60 horas (Proferiu palestra e desenvolveu atividade de Interação Grupal)
-
01/2009
Ensino, Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrante do Conteúdo: Construção das políticas públicas e as políticas de Saúde no Brasil. A saúde mental e sua integração com o SUS:limites e extensão
-
01/2002
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.,Atividade realizada, Coordenadora do Núcleo de Estudo em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica.
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2200003 Enfermagem Oncológica - CH = 15 horas, ERP 311 Cuidado integral em saúde mental e enfrmagem psiquiátrica - CH = 163 horas, 2200080 Políticas e Organização dos Serviços de Saúde - CH = 32 horas
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2200060 Oficina: apredendo a viver em grupo - CH = 33 horas, 2200010 - Políticas e Organização do Serviço de Saúde - CH = 31 horas, 2200089 ? Gestão do Cuidado Integral e dos Serviços de Saúde - CH = 48 horas
-
04/2008 - 07/2008
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisionou atividades clínico-práticas dos alunos da ERP 311 Cuidado Integral à Saúde Mental e Psiquiátrica no Santa Tereza de Ribeirão Preto e no Núcleo de Saúde Mental (FMRP-USP).
-
03/2008 - 03/2008
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrou a palestra: "Os Programas de Pós-Graduação da EERP" junto à disciplina ERE 5522 A Pós-Graduação e o Pós-Graduando : formação e pesquisa
-
02/2008 - 03/2008
Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERE 5522 A pós-graduação e o pós-graduando: formação e pesquisa - CH = 60 horas
-
02/2002 - 01/2008
Extensão universitária , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Responsavel pelo Projeto de Extensão: Revitalização do centro de Memória da EERP-USP.
-
03/2004 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro da Comissão Coordenadora do Estágio Curricular da EERP/USP.
-
01/2004 - 12/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vice-Coordenadora da ERP 404 Relações Interpessoais em Grupo na Enfermagem
-
01/2001 - 12/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vice-Coordenadora da ERP 456 Estágio Curricular em Saúde Mental e Enfermagem Psqiuiátrica
-
04/2007 - 06/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 311 Cuidados integrais ao adulto e idoso em saúde mental - CH 150 horas, 2200080 Políticas e Organização de Serviços de Saúde - CH 60 horas
-
04/2007 - 06/2007
Estágios , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Supervisionou alunos do 3º ano do Curso de Graduação, no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza de Ribeirão Preto, durante a realização da disciplina ERP 311 Cuidados Integrais ao adulto e idoso em saúde mental.
-
04/2007 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.,Cargo ou função, Coordenadora dos trabalhos do processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, nível Doutorado.
-
01/2007 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Comissão Interunidades de PG da EE e EERP-USP.,Cargo ou função, Membro Efeftivo da Comissão que avaliará a equivalência do título de mestre para fins de atribuição de créditos para o doutorado.
-
02/2007 - 02/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 5769 Saberes e práticas em saúde mental - CH = 90 horas, ERE 5522 A Pós-graduação e o pós-graduando: formação e pesquisa - CH 30 horas
-
01/2003
Direção e administração, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Responsável pelo Centro de Memória da EERP-USP.
-
09/2006 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.,Cargo ou função, Coordenadora do processo seletivo de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, Cursos Mestrado e Doutorado.
-
01/2006
Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERE 5522 A Pós-Graduação e o Pós-Graduando: formação e pesquisa - 30 h, ERP 5769 Saberes e Práticas em Saúde Mental - 90 h
-
01/2006
Ensino, Especialização em Enf. Psiquiátrica e Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A saúde mental no contexto das políticas públicas - 20 h
-
01/2006
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2200080 Políticas e Organização dos Serviços de Saúde - 60 horas, ERP 456 Estágio Curricular Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica - 30 horas, ERP 305 Enfermagem Psiquiátrica - 108 horas, ERP 404 Relações Interpessoais em Grupo na Enfermagem - 60 h, 2200003 Enfermagem Oncológica: uma abordagem multidisciplinar - 30 h
-
03/2005 - 12/2005
Ensino, Curso de Especialização em Saúde da Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrou disciplina no Módulo IV Gestão do Cuidado - Saúde Mental, perfazendo um total de 23 horas
-
03/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, .,Atividade de extensão realizada, Atuou como docente e orientador junto ao Curso de Especialização em Saúde da Família oferecido pelo Depto MISP, no período de 04/03 a 17/12/2005.
-
02/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Responsável pela tutoria do PET durante o afastamento do Prof. Dr. Pedro Fredemir Palha.
-
08/1999 - 12/2005
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERP5756 Modelos teóricos-filosóficos na saúde mental
-
01/2005
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 305 Enfermagem Psiquiátrica - 114 h, ERP 404 Relações Interpessoais em Grupo na Enfermagem - 60 h, 2200080 Políticas e Organizaçãos dos Serviços de Saúde - 15 h, 2200003 Enfermagem Oncologica: uma abordagem multidisciplinar - 30 h, ERP 456 Estágio Curricular em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica- 30 h
-
01/2005
Ensino, Especialização em Enf. Psiquiátrica e Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Dinâmica das relações em grupo na enfermagem - 45 h
-
09/2001 - 12/2004
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 456 Estágio Curricular em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
-
01/1998 - 12/2004
Ensino, Especialização em Enf. Psiquiátrica e Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Reabilitação psicossocial: uma prática em construção
-
08/2004 - 08/2004
Ensino, Especialização em Enf. Psiquiátrica e Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História da Enfermagem Psiquiátrica, Dinâmica das Relações em Grupo na Enfermagem
-
08/2004 - 08/2004
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Presidente da mesa receptora para eleição dos representantes dos servidores não docentes junto ao Conselho Técnico Administrativo.
-
10/2002 - 06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho de Departamento.
-
05/2004 - 05/2004
Treinamentos ministrados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado na Clínica Luiz Sayão em Araras
-
03/2004 - 03/2004
Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERE 5522-2 A Pós-Graduação e o Pós-Graduando: formação e pesquisa, ERP-5756 Modelos teóricos e filosóficos
-
01/2003 - 03/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro efetivo da comissão de Cultura e Extensão Universitária.
-
01/2004
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP 404 Dinâmica das Relações em Grupo na Enfermagem - 60 h, ERP305- Enfermagem Psiquiátrica - 97 h, ERP456-Estágio curricular em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica - 30 h, 2200003 Enfermagem Oncológica: uma abordagem multidisciplinar - 30 h
-
08/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Museu de Ciências da Usp, Conselho Deliberativo.,Cargo ou função, Membro Efetivo do Conselho Departamental na Categoria MS-3.
-
01/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro efetivo da Comissão de Qualidade da EERP-USP.
-
01/1991 - 12/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP305 Enfermagem Psiquiátrica
-
01/1991 - 12/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP404 Dinâmica das Relações em Grupo na Enfermagem.
-
11/2003 - 11/2003
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Presidente da mesa receptora da eleição para representante suplente da categoria Assistente junto à Congregação.
-
05/2003 - 05/2003
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Conhecendo mais sobre a pós-graduação. Palestra ministrada.
-
03/1999 - 03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Congregação enquanto representante da Comissão de Cultura e Extensão Universitária.
-
01/2003
Ensino, Especialização em Enf. Psiquiátrica e Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Dinâmica das relações em grupo na enfermagem, Reabilitação psicossocial: uma prática em construção, História da Enfermagem Psiquiátrica
-
01/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP404 Dinâmica das Relações em Grupo na Enfermagem, ERP305 Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem Oncológica: uma abordagem multidisciplinar
-
01/2002
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP456 Estágio Curricular em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
-
01/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro efetivo do Conselho Municipal da Reforma Psiquiátrica.
-
01/1995 - 12/2002
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenadora da ERP 404 Dinâmica das Relações em Grupo na Enfermagem
-
08/2002 - 10/2002
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP305 Enfermagem Psiquiátrica
-
09/2002 - 09/2002
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro da Comissão do Curso Interunidades de Gestão em Saúde.
-
03/2002 - 06/2002
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ERP404 Dinâmica das Relações Humanas na Enfermagem
-
03/2002 - 06/2002
Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERP5756 Modelos teórico-filosóficos na saúde mental
-
05/2002 - 05/2002
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Ministrou palestra sobre Reforma Psiquiátrica, no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza.
-
04/2002 - 05/2002
Ensino, Especialização em Enf. Psiquiátrica e Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Reabilitação psicosocial: uma prática em construção
-
01/2000
Direção e administração, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Presidente da Comissão assessora do CTA.
-
01/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária.
-
11/2001 - 11/2001
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Ministrou a palestra A Reforma Psiquiátrica no Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto.
-
04/2001 - 04/2001
Treinamentos ministrados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado na Clínica Antonio Luiz Sayão
-
01/1992 - 11/2000
Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ERP5733 Seminários de Saúde Mental: evolução, tendências e perspectivas: Recursos Humanos em Saúde Mental.
-
01/1998
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Co-responsável pela disciplina Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1998
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1998
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Avaliação das Atividades do Sanatório Espírita Vicente de Paulo.
-
01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante suplente da categoria MS-3 junto ao Conselho de Departamento.
-
01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante suplente da categoria MS3 junto à Congregação.
-
01/1995
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro suplente da Fundação Instituto de Enfermagem.
-
01/1995
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro suplente junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante efetivo da categoria MS-3 junto ao Conselho de Departamento.
-
01/1996
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, O papel da equipe multiprofissional junto ao doente mental cronificado. Palestra ministrada no Hospital Clemente Ferreira de Lins.
-
01/1992
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro da ABEn regional de Ribeirão Preto.
-
01/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante efetivo da categoria MS-2 junto ao Conselho de Departamento.
-
01/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro efetivo da categoria MS2 junto à Congregação.
-
01/1978
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Coordenadora do Curso de especialização em Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1988
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Coordenadora da área de Ensino Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1985
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante efetivo da categoria Professor Assistente junto à Congregação.
-
01/1983
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Responsável pela disciplina Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1982
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro suplente da Comissão da Política de Moradia Estudantil do Campus de Ribeirão Preto.
-
01/1979
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Psiquiátrica
-
01/1977
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Revisão do Regimento da Escola de Enfermagem.
-
10/1984 - 11/1984
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Responsável pela criação da disciplina Relacionamento Interpessoal Terapêutico, para o Curso de Especialização em Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1983
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Integração do Estudante de enfermagem na Escola e na profissão.
-
01/1983
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Estudo da Proposta de alteração na carreira docente.
-
01/1981
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Co-responsável pela disciplina Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1978
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Psiquiátrica Preventiva
-
06/1982 - 08/1982
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Responsável pela criação da disciplina Atuação do Profissional de Enfermagem junto a pacientes em regime de semi-internação, para o Curso de Especialização em Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1980
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Vice presidente da comissão de Ensino da Escola de Enfermagem.
-
01/1980
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante suplente da categoria Auxiliar de Ensino junto ao Conselho de Departamento.
-
01/1979
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Responsável pela disciplina Enfermagem Psiquiátrica.
-
01/1979
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Representante suplente da categoria Auxiliar de Ensino junto à Congregação.
-
01/1979
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro efetivo da Comissão de Ensino.
-
01/1978
Serviços técnicos especializados , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas.,Serviço realizado, Membro suplente da Comissão de Ensino.
-
08/1977 - 12/1977
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Psiquiátrica
2003 - 2010
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Consultor Ad Hoc, Enquadramento Funcional: LIvre
Atividades
-
02/2003 - 02/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de PG -EERP-USP, .,Cargo ou função, Consultor Ad Hoc na qualidade de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.
-
02/2002 - 02/2010
Serviços técnicos especializados , Programa de PG -EERP-USP, .,Serviço realizado, Elaboração e Preenchimento do Coleta Capes nos triênios 2002/2003/2004; 2004/2005/2006 e 2007/2008/2009, na qualidade de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.
2002 - 2004
Conselho Nacional de Ética em PesquisaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0
Atividades
-
01/2002
Outras atividades técnico-científicas , Conselho Nacional de Ética Em Pesquisa, Conselho Nacional de Ética Em Pesquisa.,Atividade realizada, Consultor Ad Hoc.
2006 - 2008
Hospital Santa Tereza de Ribeirão PretoVínculo: Assessora, Enquadramento Funcional: Sem vínculo institucional, Carga horária: 8
Outras informações:
Assessora Técnica nos setores de Agudos Masculino, Feminino e Dependentes Químicos do Hospital
Atividades
-
01/2006
Serviços técnicos especializados , Hospital Santa Tereza, Agudos Masculino e Feminio.,Serviço realizado, Assessoria.
1976 - 1977
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 0
Atividades
-
12/1976 - 05/1977
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Ciências da Saúde.,Serviço realizado, Auxiliar de Ensino no Curso de Enfermagem.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Toyoko Saeki e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?