Daniel Marinho Drummond

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é Professor Assistente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (40h), em Vitória da Conquista, Bahia, onde leciona as disciplinas de Psicologia e Profissão, Psicologia Fenomenológico-Existencial e Humanista, Práticas de Intervenção Fenomenológico-Existencial e Humanista, Estágio Supervisionado e Atividade de Conclusão de Curso. Coordena e supervisiona os atendimentos do Plantão Psicológico do Núcleo de Práticas Psicológicas da UESB, onde mais de 4000 atendimentos já foram realizados nessa modalidade. É coautor do livro Plantão Psicológico: novos horizontes. Atua também como psicólogo clínico em consultório particular (psicoterapia fenomenológico-existencial). Atuou como professor na Universidade Federal da Bahia (substituto), Universidade Estadual do Sudoste da Bahia (substituto) e em diversas faculdades particulares. Tem experiência na área de Clínica Fenomenológico-Existencial, Pesquisa Fenomenológica, Psicologia da Educação, Coordenação de Curso de Psicologia e orientação de pesquisas de iniciação científica de alunos de graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia fenomenológico-existencial, plantão psicológico, aconselhamento psicológico, liberdade e realização da pessoa e identidade social. Atua também na área da música, como tecladista, engenheiro de áudio, produtor musical e compositor.

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

1999 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Liberdade e realização da pessoa numa comunidade tradicional: um estudo fenomenológico,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Dr. Miguel Mahfoud
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: liberdade; realização da pessoa; realização pessoal; sociedade tradicional; método fenomenológico; fenomenologia. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Psicologia

1994 - 1998

Universidade Federal de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

1992 - 1993

Bandon High School

Ensino Médio (2º grau)

1991 - 1992

Instituto Presbiteriano Gammon

Ensino Fundamental (1º grau)

1986 - 1990

Instituto Presbiteriano Gammon

Ensino Fundamental (1º grau)

1983 - 1986

Escola Estadual Firmino Costa

Formação complementar

2004 - 2004

Avaliação e prática pedagógica em ensino superior. (Carga horária: 6h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Hermenêutica Educação e Política. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Psicologia Religiosidade e Literatura. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Memória História e Identidade Em Paul Ricoeur. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1997 - 1997

Workshop Vivência Em Conexão Criativa. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Metodologia do Trabalho Comunitário. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1986 - 1992

Inglês Completo. (Carga horária: 720h). , Fisk English Course, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Pesquisa/Especialidade: Pesquisa Fenomenológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Aconselhamento psicológico.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Cultura e Subjetividade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Organização de eventos

BRITO, C. V. M. ; DRUMMOND, D. M. . Iº Colóquio PSI. 2006. (Outro).

SILVA, C. G. ; DRUMMOND, D. M. . VII Simpósio de Estudos sobre o Comportamento Humano. 2006. (Outro).

BRITO, C. V. M. ; DRUMMOND, D. M. . VIII Simpósio de Estudos sobre o Comportamento Humano. 2006. (Outro).

JANUARIO, M. V. C. ; DRUMMOND, D. M. . FTC Sem Fronteiras. 2006. (Exposição).

BRITO, C. V. M. ; DRUMMOND, D. M. . Evento em Comemoração ao Dia do Psicólogo. 2006. (Outro).

SILVA, C. G. ; DRUMMOND, D. M. . V Simpósio de Estudos sobre o Comportamento Humano. 2005. (Outro).

SILVA, C. G. ; DRUMMOND, D. M. . VI Simpósio de Estudos sobre o Comportamento Humano. 2005. (Outro).

SILVA, C. G. ; DRUMMOND, D. M. . Evento em Comemoração ao Dia do Psicólogo. 2005. (Outro).

SILVEIRA, L. ; DRUMMOND, D. M. . IV Simpósio de Estudos sobre o Comportamento Humano. 2004. (Outro).

SILVEIRA, L. ; DRUMMOND, D. M. . Evento em Comemoração ao Dia do Psicólogo. 2004. (Outro).

DRUMMOND, D. M. ; SILVA, C. G. . Iª Mostra de Psicologia da FTC Vitória da Conquista. 2004. (Congresso).

Participação em eventos

II Evento Preparatório para o VII Congresso Nacional de Psicologia (CRP-03).Psicoterapia: abordagens e paradigmas. 2010. (Outra).

IV Sempsi - O adulto sob múltiplos olhares.O homem moderno e seu sofrimento psicológico: discussões fenomenológico-existenciais. 2010. (Seminário).

Recepção de Calouros 2010 do IMS-UFBA.Saúde Mental, Atuação Profissional e Abordagem Multidisciplinar. 2010. (Outra).

Seminário Experiência Elementar em Psicologia: exigências constitutivas da pessoa. 2010. (Seminário).

1º CULPSI - Cultura e Psicologia. 2007. (Outra).

I Congresso de Direito do Sudoeste da Bahia. Psicologia Jurídica e Instrumentos de Avaliação Psicológica. 2007. (Congresso).

Colóquio PSI: abordagens, leituras e estratégias clínicas frente demandas contemporâneas.Psicoterapia Fenomenológico-Existencial. 2006. (Outra).

II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2006. (Congresso).

13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2005. (Encontro).

I Colóquio Luso-Brasileiro. 2005. (Outra).

IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. 2005. (Congresso).

Fórum Regional de Assistência Social. 2003. (Outra).

III Conferência Municipal de Assistência Social. 2003. (Outra).

Reconstrução da Proposta Pedagógica da Educação Infantil.Concepção de Aprendizagem e Desenvolvimento: Piaget, Vygotsky e Wallon. 2003. (Outra).

Comemoração pelos 40 anos da Regulamentação da Profissão de Psicólogo no Brasil.Realização Pessoal (Debatedor da Mesa Redonda). 2002. (Seminário).

Palestra para Policiais Militares da Guarnição de Lavras.Aprimoramento do Controle Emocional nas Atividades Policiais Militares. 2002. (Outra).

Semana Integrada de Cultura.Tradicionalidade, modernidade e pós-modernidade: compreendendo o homem contemporâneo. 2001. (Outra).

Seminário "Libras". 2001. (Seminário).

XXXI Reunião Anual de Psicologia. 2001. (Outra).

Iº Seminário de 2000 da APAE. 2000. (Seminário).

Seminário de Integração Graduação / Pós-Graduação.Pesquisa Fenomenológica. 2000. (Seminário).

XXX Reunião Anual de Psicologia. 2000. (Outra).

Palestra aos acadêmicos da Fundamentos da Psicoterapia do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Letras do Unicentro Newton Paiva.Visitando os Coletivos. 1999. (Outra).

Palestra aos alunos do 1º período do Curso de Psicologia da PUC-Minas/Betim.Intervenção Psicossociológica Centrada na Pessoa em uma ONG. 1999. (Outra).

X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 1999. (Encontro).

XXIX Reunião Anual de Psicologia. 1999. (Outra).

Encontro Regional Sudeste da Abordagem Centrada na Pessoa. 1998. (Encontro).

II Seminário Psicologia e Senso Religioso. 1998. (Seminário).

1º Encontro das Escolas de Psicologia de Belo Horizonte. 1997. (Encontro).

V Encontro Estadual de Clínicas-Escola.Plantão Psicológico na Escola: presença que mobiliza. 1997. (Encontro).

V Encontro Estadual de Clínicas-Escola. 1997. (Encontro).

2ª Semana de Psicologia Política da UFMG: a psicologia e a ideologia no trablho em comunidades. 1994. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Daniana Moreira Barros Bittencourt

DRUMMOND, D. M.. Fenômeno Bullying e relações interpessoais na escola: estudo de cado no Educandário Chave do Saber, em Vitória da Conquista, Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Vanessa Ribeiro

DRUMMOND, D. M.. Bullying escolar: a violência que pode passar despercebida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Hélio Domingues, Jonato Leão, Marlene Oliveira, Rúbia Novais

DRUMMOND, D. M.; MEIRA, E. G.; COSTA, S. A.. As políticas públicas do Fundef no município de Boquira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Aroldo Santos, Dilma Cambuí, Germina Souza, Gilvane Souza

DRUMMOND, D. M.; COSTA, S. A.; MEIRA, E. G.. A permanência da escola cenecista em Boquira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Girlaine Santos, Izabel Filha, Jucelma Oliveira, Marileide C

DRUMMOND, D. M.; MEIRA, E. G.; COSTA, S. A.. Escola e família: o desafio da parceria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Nilmárcia Oliveira, Onélia Santos, Rita de Cássia Miranda

DRUMMOND, D. M.; MEIRA, E. G.; COSTA, S. A.. Formação e prática docente no novo cenário educativo: que profissional é esse?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Dawson Pinheiro; Isaac Gomes; Maria Santos; Shirley Oliveira

COSTA, S. A.; MEIRA, E. G.;DRUMMOND, D. M.. A dificuldade de interação e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo com professores de Boquira, Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jenilce Santos; Magda Santos; Marilene Portela; Nelson Souza

COSTA, S. A.; MEIRA, E. G.;DRUMMOND, D. M.. Auto-estima na escola: possibilidades e desafios segundo professores da rede pública de Boquira, Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Galdenice Souza; Juceli Souza; Núbia Dourado; Sandra Porto

COSTA, S. A.; MEIRA, E. G.;DRUMMOND, D. M.. Relações afetivas e desempenho escolar de alunos na educação infantil na rede pública em Boquira, Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ademilton Souza; Alessandra Curcino; Aparecida Silva et al

COSTA, S. A.; MEIRA, E. G.;DRUMMOND, D. M.. .Como trabalhar a auto-estima no processo ensino-aprendizagem?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luiza Simões Xavier

CORTEZ, R. M.; BASTOS, C. J.;DRUMMOND, D. M.. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: características e consequências. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) .

Aluno: Graziella Maria dos Santos

CORTEZ, R. M.; MARINHO, R. M. V.;DRUMMOND, D. M.. Facilitando o desenvolvimento de crianças de idade pré-escolar por meio da utilização de jogos e brinquedos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNILAVRAS - Centro Universitário de Lavras.

DRUMMOND, D. M.. Presidente da banca examinadora de seleção de docente de ensino superior para o Curso de Psicologia. 2006. Faculdade de Tecnologia e Ciências.

DRUMMOND, D. M.. Presidente da banca examinadora de seleção de docente de ensino superior para o Curso de Psicologia. 2006.

DRUMMOND, D. M.; SILVA, M. C. O.. Presidente da banca examinadora de seleção de docente de ensino superior para o Curso de Psicologia. 2006.

DRUMMOND, D. M.. Presidente da banca examinadora de seleção de docente de ensino superior para o Curso de Psicologia. 2005. Faculdade de Tecnologia e Ciências.

DRUMMOND, D. M.; SILVA, C. V. M.; ALMEIDA, O. L.. Membro da banca examinadora de seleção de docente de ensino superior para o Curso de Psicologia. 2004. Faculdade de Tecnologia e Ciências.

DRUMMOND, D. M.; NASCIMENTO, R. O.; FERRAZ, V. L.. Presidente da banca examinadora de seleção de docente de ensino superior para o Curso de Psicologia. 2004. Faculdade de Tecnologia e Ciências.

ALMEIDA, O. L.;DRUMMOND, D. M.. Membro da banca examinadora da seleção de monitoria da discplina Psicologia Aplicada ao Direito. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Orientou

Daniela Gusmão Pinheiro

Atitudes de professores diante do reconhecimento do Bullying em sala de aula; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Shesterriane Lima Coqueiro

Violência nas escolas: um estudo sobre o fenômeno bullying; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Jean Simone Ribeiro Fernandes Pena

Relação família-escola: como professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano concebem a participação da família no processo de escolarização dos seus alunos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Jenilce Santos, Magda Santos, Marilene Costa, Nelson Santos

Auto-estima na escola: possibilidades e desafios segundo professores da rede pública de Boquira, Bahia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Gaudenice Souza, Juceli Souza, Núbia Dourado, Sandra Porto

Relações afetivas e desempenho escolar de alunos na educação infantil na rede pública em Boquira, Bahia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Ademilton Souza, Alessandra Cursino, Aparecida Silva et al

; Como trabalhar a auto-estima no processo ensino-aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Dawison Pinheiro, Izaac Gomes, Maria Santos, Shirley Oliveir

A dificuldade de interação e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo com professores de Boquira, Bahia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Priscila Cremasco Silva

Atendimento Pedagógico-Educacional Hospitalar: aspectos teóricos e práticos de uma proposta pedagógica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Grazielle Brito, Jacqueline Leal, Joedma dos Santos

Possibilidades de utilização da música em sala de aula: um estudo exploratório; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Luiza Simões Xavier

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: características e conseqüências; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNILAVRAS - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Graziella Maria dos Santos

Facilitando o desenvolvimento de crianças de idade Pré-Escolar por meio de utilização de jogos e brinquedos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNILAVRAS - Centro Universitário de Lavras; Orientador: Daniel Marinho Drummond;

Produções bibliográficas

  • DRUMMOND, D. M. ; BRANDÃO, J. M. ; SILVA, R. O. E. ; MAHFOUD, M. . Plantão Psicológico na escola: presença que mobiliza. In: Miguel Mahfoud. (Org.). Plantão Psicológico: Novos Horizontes. São Paulo: Companhia Ilimitada, 1999, v. , p. -.

  • DRUMMOND, D. M. ; BRANDÃO, J. M. ; SILVA, R. O. E. ; MAHFOUD, M. . Pesquisar Processos para Apreender Experiências. In: Miguel Mahfoud. (Org.). Plantão Psicológico: Novos Horizontes. São Paulo: Companhia Ilimitada, 1999, v. , p. -.

  • DRUMMOND, D. M. . Conhecer e deixar-se conhecer: uma atividade para o fim de ano. Revista Conhecer, Lavras, MG, 01 dez. 2003.

  • DRUMMOND, D. M. . Psicoterapia: dúvidas mais freqüentes. Revista Conhecer, Lavras, MG, 01 nov. 2003.

  • RODRIGUES, L. A. ; CAIRO, C. P. F. B. ; SOARES, I. A. ; WEBER, L. A. O. ; DUTRA, A. B. ; SILVA, A. F. ; DRUMMOND, D. M. ; BRITO, C. M. A. ; ALCANTARA, J. S. M. ; BARROS, M. N. S. . Drogas e emoções: uma relação subjetiva. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais, 2005.

  • FERRAZ, C. E. O. ; DRUMMOND, D. M. . Redes que incitam e sustentam o consumo de substâncias psicoativas. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais. Salvador: UFBA, 2005. p. 36-36.

  • COSTA, R. M. V. B. T. ; OLIVEIRA, E. M. T. ; PUBLIO, A. D. ; COLLARES, L. S. M. ; DRUMMOND, D. M. . Terapia cognitiva como instrumental de tratamento do transtorno do pânico. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais, 2005.

  • FERRAZ, C. E. O. ; DRUMMOND, D. M. ; DUTRA, A. M. S. . Redes sociais de meninos em situação de rua em Vitória da Conquista. In: 13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do Encontro. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 114-114.

  • PEREIRA, E. S. ; MIRANDA, R. C. C. ; SILVEIRA, L. ; DRUMMOND, D. M. . Prazer e sofrimento: a construção da identidade do profissional docente. In: 13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do Encontro. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 174-174.

  • DRUMMOND, D. M. ; FREITAS, R. C. S. ; PALES, N. N. R. ; CRUSOE, N. M. C. ; MATOS, S. N. . Modelos de identidade na adolescência em Vitória da Conquista: com quem se identificar?. In: 13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do Encontro. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 181-181.

  • TAVARES, A. M. R. ; OLIVEIRA, K. G. ; MARTINS, N. V. S. ; MOTA, V. M. ; DRUMMOND, D. M. . Inserção do jovem no mercado de trabalho. In: 13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do Encontro. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 135-135.

  • FERRAZ, C. E. O. ; DRUMMOND, D. M. . Discutindo a reforma psiquiátrica. In: 13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do Encontro, 2005.

  • SILVA, C. E. R. E. ; DRUMMOND, D. M. ; CRUSOE, N. M. C. ; SILVA, M. A. C. B. . Dificuldades e mudanças de humor na adolescência. In: 13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do Encontro. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 153-153.

  • CAIRO, C. P. F. B. ; SOARES, I. A. ; DRUMMOND, D. M. . A ditadura da imagem e a (in)capacidade de imaginar diante dos tempos hipermodernos. In: 13º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2005, Belo Horizonte. Anais do Encontro. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 130-130.

  • DUTRA, A. B. ; SILVA, A. F. ; CAIRO, C. P. F. B. ; RODRIGUES, L. A. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . O perfil do psicólogo em Vitória da Conquista. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 5-5.

  • PEREIRA, E. S. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . A atuação do psicólogo para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de paralisia cerebral. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 6-6.

  • ARAÚJO, A. ; NUNES, J. ; Santos, G. ; SOARES, T. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . A inserção do psicólogo nas creches públicas de Vitória da Conquista. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 7-7.

  • SOUZA, C. V. F. ; CARVALHO, R. L. M. de ; GONÇALVES, C. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . Psicologia e AIDS em Vitória da Conquista. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 8-8.

  • BRITO, C. M. A. ; SOARES, I. A. ; WEBER, L. A. O. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . Representações sociais da psicologia e do profissional psicólogo. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 9-9.

  • OLIVEIRA, A. F. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . Relações interfamiliares em Vitória da Conquista. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista 2004. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC. p. 10-10.

  • FONTANA, C. ; BASTOS, I. C. ; ALCANTARA, J. S. M. ; OLIVEIRA, M. C. F. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . Nível de stress em uma população de estudantes de psicologia. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 12-12.

  • MENDES, M. A. ; BRITO, J. V. A. de ; FIGUEIREDO, J. F. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . O stress em estudantes universitários de psicologia na cidade de Vitória da Conquista. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 13-13.

  • FERRAZ, C. E. O. ; DUTRA, C. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . A reforma psiquiátrica em Vitória da Conquista. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 14-14.

  • ALMEIDA, M. C. ; SILVA, C. V. M. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . Um projeto de brinquedoteca para a casa do PEV. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 15-15.

  • FONSECA, B. X. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . O papel da psicologia no atendimento a crianças com câncer. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 16-16.

  • OLIVEIRA, C. F. ; BARBOSA, F. A. F. ; FAGUNDES, M. C. S. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . A importância da brincadeira na infância. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 17-17.

  • SILVA, C. M. ; CARVALHO, D. M. L. ; MEIRA, J. P. C. ; SANTOS, M. C. R. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . Compreendendo o comportamento criminoso e suas causas. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 18-18.

  • CONCEIÇÃO, J. F. S. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . O sistema educacional de ensino como um instrumento de unificação do comportamento humano. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 20-20.

  • CARDOSO, J. ; OLIVEIRA, M. L. W. C. ; MACÁRIO, M. F. ; DRUMMOND, D. M. ; TEIXEIRA, G. R. M. . Auto-estima, comportamento e desempenho. In: I Mostra de Psicologia da FTC, 2004, Vitória da Conquista. I Mostra de Psicologia: programação e resumos. Vitória da Conquista: Curso de Psicologia da FTC, 2004. p. 21-21.

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . Liberdade e realização pessoal na sociedade moderna: repensando esta relação através de Viktor Frankl, Medard Boss e Rollo May. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Resumos de comunicações científicas da XXXI Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Rio de Janeiro: SBP, 2002. p. 309-309.

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . Identidade social e pluralidade na comunidade rural tradicional de Morro Vermelho. In: XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2000, Brasília. Resumos de comunicações científicas da XXX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Brasília: SBP, 2000. p. 309-309.

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . A relação indivíduo-grupo na comunidade tradicional de Morro Vermelho: identidade construída entre subjetividade, coletividade e história. In: X Encontro Nacional de Psicologia Social da Associação Brasileira de Psicologia Social, 1999, São Paulo. Livro de Resumos do X Encontro Nacional de Psicologia Social da Associação Brasileira de Psicologia Social. São Paulo: Artcolor, 1999. p. 93-93.

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. ; BRANDÃO, J. M. ; SILVA, R. O. E. . Identificando fatores humanos que favorecem a obtenção de êxito em projetos sociais. In: XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas. Anais da XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Campinas: PUCCAMP, 1999.

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . Site do Plantão Psicológico: mensagens recebidas, necessidades explicitadas. In: VII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais, 1998, Belo Horizonte. Anais da VII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1998.

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. ; BRANDÃO, J. M. ; SILVA, R. O. E. . Plantão Psicológico na escola: facilitando o acesso à ajuda e o surgimento de demandas. In: VII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais, 1998, Belo Horizonte. Anais da VII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1998. p. 371.

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. ; BRANDÃO, J. M. ; SILVA, R. O. E. . Plantão Psicológico na escola: presença que mobiliza. In: V Encontro Estadual de Clínicas-Escola de São Paulo, 1997, São Paulo. Cadernos de Resumos do V Encontro Estadual de Clínicas-Escola de São Paulo. São Paulo: Universidade São Judas, 1997. p. 68-68.

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. ; BRANDÃO, J. M. ; SILVA, R. O. E. . Plantão Psicológico na escola: a psicologia em campo e as respostas da comunidade. In: I Encontro das Escolas de Psicologia de Belo Horizonte, 1997, Belo Horizonte. Anais do I Encontro das Escolas de Psicologia de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1997. p. 41-42.

  • Acimarley Correia Freitas ; Alvianne Alves dos Santos ; Carla Milena Nunes ; Joelma Carvalho ; Rafael Sobreira ; DRUMMOND, D. M. . Comportamento sexual na adolescência: possíveis influências da religião católica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Ivani de Souza ; Maria Hercília Menezes Vianna ; Núcia Maria Normando Freitas ; DRUMMOND, D. M. . Vendedor de sonhos: compreendendo o papel de um vendedor por meio da leitura fenomenológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DRUMMOND, D. M. ; FREITAS, R. C. S. ; PALES, N. N. R. ; CRUSOE, N. M. C. ; MATOS, S. N. . Modelos de identidade na adolescência em Vitória da Conquista: com quem se identificar?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, D. M. ; SILVA, C. E. R. E. ; CRUSOE, N. M. C. ; SILVA, M. A. C. B. . Dificuldades e mudanças de humor na adolescência: um estudo em Vitória da Conquista. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, R. M. V. B. T. ; OLIVEIRA, E. M. T. ; PUBLIO, A. D. ; COLLARES, L. S. M. ; DRUMMOND, D. M. . Terapia cognitiva como instrumental de tratamento do Transtorno de Pânico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . Liberdade e realização pessoal na sociedade moderna: repensando esta relação através de Viktor Frankl, Medard Boss e Rollo May. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . Identidade social e pluralidade na comunidade rural tradicional de Morro Vermelho. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . A relação indivíduo-grupo na comunidade tradicional de Morro Vermelho: identidade construída entre subjetividade, coletividade e história. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . Home page do plantão psicológico: integrando experiências. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . Revelando padrões em meio à diversidade: pesquisa sobre processos de atendimento em plantão psicológico. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, D. M. ; MAHFOUD, M. . Plantão Psicológico: novos horizontes, velhos desafios. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, D. M. ; BRANDÃO, J. M. ; SILVA, R. O. E. ; MAHFOUD, M. . Plantão Psicológico na escola: presença que mobiliza. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

DRUMMOND, D. M. . Educação da criança na Bahia durante o império: o papel das instituições de ensino. 2009.

DRUMMOND, D. M. . Introdução ao Plantão Psicológico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DRUMMOND, D. M. . Introdução à Psicologia Fenomenológico-Existencial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DRUMMOND, D. M. . Liberdade e realização da pessoa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DRUMMOND, D. M. . Plantão Psicológico: novos horizontes (CD-ROM que acompanha o livro). 1999. (Editoração/Outra).

Prêmios

2019

Professor Homenageado da Turma de Psicologia, Universidade Estadual da Bahia.

2018

Professor Homenageado da Turma de Psicologia, Universidade Estadual da Bahia.

2016

Patrono da Turma de Psicologia, Universidade Federal da Bahia (Vitória da Conquista).

2012

Patrono da Turma de Psicologia, Faculdade Juvêncio Terra.

2011

Patrono dos Formandos Psicologia 2011.1, Faculdade Juvêncio Terra.

2011

Professor Homenageado da Turma de Psicologia, Faculdade Juvêncio Terra.

2011

Professor Homenageado da Turma de Pedagogia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2010

Professor Amigo da Turma Formandos Psicologia 2010.2, Faculdade Juvêncio Terra.

2009

Professor Homenageado pelos Formandos em Licenciatura nas Séries Iniciais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia.

2008

Paraninfo dos Formandos Psicologia 2007.2 (turnos matutino e vespertino), Faculdade de Tecnologia e Ciências, Vitória da Conquista, Bahia.

2008

Professor Homenageado pelos Formandos em Psicologia 2007.2 (turno noturno), Faculdade de Tecnologia e Ciências, Vitória da Conquista, Bahia.

2005

Honra ao Mérito pela contribuição, como Professor Orientador, para que a FTC obtivesse, dentre todas as escolas particulares de psicologia do país, o maior número de trabalhos aceitos no IV CONPSI, Faculdade de Tecnologia e Ciências.

2005

Honra ao Mérito pela contribuição, como Coordenador de Curso, para que a FTC obtivesse, dentre todas as escolas particulares de psicologia do país, o maior número de trabalhos aceitos no IV CONPSI, Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

2008 - 2010

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2004 - 2007

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2012

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Profissão, Psicologia Fenomenológico-Existencial e Humanista, Práticas de Intevernção Fenomenológico-Existencial e Humanista, Atividade de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado

  • 08/2010

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Administração

  • 08/2010

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo

  • 08/2010

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral

  • 08/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II

  • 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação das Ementas das Disciplinas da Área de Psicologia.

  • 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Elaboração do Projeto Pedagógico para Criação do Curso de Psicologia.

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Ciência Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação 2, Psicologia Geral

  • 08/2009 - 07/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação III

  • 08/2008 - 12/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada ao Direito

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I

  • 05/2008 - 08/2008

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II

  • 05/2008 - 08/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação III

  • 03/2007 - 10/2007

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fund, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento

  • 02/2007 - 05/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo

  • 02/2007 - 05/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral

  • 02/2007 - 05/2007

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I

  • 02/2007 - 05/2007

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada ao Direito

  • 07/2006 - 12/2006

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo

  • 08/2006 - 11/2006

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fund, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II

  • 03/2006 - 06/2006

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fund, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento

  • 09/2005 - 01/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral

  • 09/2005 - 01/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II, Psicologia Geral

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Psicologia Social

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II

  • 04/2004 - 07/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral

  • 04/2004 - 07/2004

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II

  • 04/2004 - 07/2004

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II

2010 - 2011

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrado de Trabalho II, Processos Psicológicos Básicos II, Tópicos Especiais em Psicologia: contribuições da psicologia fenomenológico-existencial e da psicanálise para a clínica contemporânea

  • 08/2010

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Relações Humanas

  • 04/2010 - 07/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Sistemas Psicológicos II, Psicologia, Ciência e Profissão - Prática, Projeto Integrado de Trabalho I

2004 - 2007

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia

2004 - 2006

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Outras informações:
Disciplinas lecionadas no curso de graduação em Psicologia: Pesquisa em Psicologia I (2004.1, 2004.2), Estágio Básico: Pesquisa em Psicologia I (2005.2), Estágio Básico: Pesquisa em Psicologia II (2005.2, 2006.1).

Atividades

  • 07/2004 - 01/2007

    Direção e administração, Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Psicologia.

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico: Pesquisa em Psicologia 2

  • 01/2006 - 06/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Unificação das Matrizes Curriculares dos Cursos de Psicologia da Rede FTC.

  • 02/2005 - 02/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Planejamento e Implantação do Serviço de Psicologia da FTC Vitória da Conquista.

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico: Pesquisa em Psicologia 1

  • 07/2004 - 07/2005

    Serviços técnicos especializados , Campus Vitória da Conquista, .,Serviço realizado, Responsável pelo planejamento e implantação do Núcleo de Pesquisa (NUPESQ) do Curso de Psicologia.

  • 01/2005 - 06/2005

    Serviços técnicos especializados , Campus Vitória da Conquista, .,Serviço realizado, Responsável pela adaptação da Matriz Curricular do Curso de Psicologia às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC.

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Psicologia 1

  • 07/2004 - 12/2004

    Direção e administração, Campus Vitória da Conquista, .,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Psicologia (NUPESQ).

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Psicologia 1

2007 - 2010

Faculdade Juvêncio Terra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2009 - 07/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado: psicoterapia fenomenológico-existencial e plantão psicológico

  • 07/2008 - 07/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Técnicas Psicoterápicas: orientação fenomenológico-existencial

  • 07/2007 - 07/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Personalidade 3: abordagem fenomenológica, existencial e humanista

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico: plantão psicológico na escola

  • 03/2009 - 08/2009

    Ensino, Psicologia da Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 08/2008 - 07/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Colegiado de Psicologia, Colegiado de Psicologia.,Atividade realizada, Coordenador do Projeto Pro Scientia de incentivo e orientação à pesquisa científica no Curso de Graduação em Psicologia.

  • 07/2007 - 07/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia

2007 - 2008

Faculdade Independente do Nordeste

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 17

Outras informações:
Professor das disciplinas Psicologia Aplicada ao Direito (2007.1 e 2007.2) e Psicologia Aplicada à Administração (2007.1 e 2007.2) e Coordenador do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Humano (ano de 2007)

Atividades

  • 02/2007 - 07/2008

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada ao Direito

  • 02/2007 - 07/2008

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

  • 02/2007 - 07/2008

    Serviços técnicos especializados , Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Humano, .,Serviço realizado, Coordenação do Núcleo e Supervisão de Estagiários de Psicologia.

2009 - 2009

Faculdade de Guanambi

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 06/2009 - 06/2009

    Ensino, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

2001 - 2004

Unilavras - Centro universitário de Lavras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia 2 - Aprendizagem, Psicologia da Aprendizagem 2

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem 1, Psicologia 1 - Desenvolvimento, Psicologia Geral

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Ar. 2, Psicologia da Aprendizagem 2, Psicologia 2 - Desenvolvimento

  • 02/2002 - 07/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem 1, Psicologia e Educação 1, Psicologia Geral

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia e Educação

  • 02/2001 - 07/2001

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

  • 02/2001 - 07/2001

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Educação

  • 02/2001 - 07/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia e Educação

2003 - 2004

UNIVERSIDADE PROFESSOR ANTONIO CARLOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I-A, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Psicologia da Educação I e II.

Atividades

  • 08/2003 - 02/2004

    Ensino, Magistério Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento

2000 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado - CAPES, Carga horária: 40

1999 - 2000

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aperfeiçoamento Profissional - FAPEMIG, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2000 - 02/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Bolsista de Mestrado - CAPES.

  • 02/2000 - 07/2000

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social I

  • 01/1999 - 01/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Bolsista de Aperfeiçoamento Profissional - FAPEMIG.

  • 03/1998 - 12/1998

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Psicoterapia de Adulto (Cognitivo-Existencial-Estratégica).

  • 03/1998 - 12/1998

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Psicoterapia de Família (Sistêmica).

  • 03/1998 - 07/1998

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Psicoterapia de Adulto (Fenomenológica-Existencial).

  • 08/1997 - 12/1997

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Psicologia Ambulatorial.

  • 03/1997 - 12/1997

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Plantão Psicológico.

2002 - 2003

Polícia Militar de Minas Gerais

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Prof. do Curso Técnico em Segurança Pública, Carga horária: 8

Outras informações:
Curso pós-médio de formação de policiais militares. Disciplinas lecionadas: Psicologia Aplicada; Relações Humanas.

Atividades

  • 07/2002 - 03/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada, Relações Humanas

1998 - 1999

Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana e Associazione Voluntari

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Estagiário de Psicologia na AVSI (Associazione Volontari per il Servizio Internazionale) / CDM (Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana), organização não-governamental italiana que trabalha com urbanização de áreas pobres e de risco e desenvolvimento social em Belo Horizonte (parceria com PBH, CDL, URBEL, etc), Salvador e em outros países. Uma equipe de 4 estudantes de psicologia, coordenada pelo Prof. Dr. Miguel Mahfoud interviu junto à equipe da ONG no sentido de ajudá-la a desenvolver projetos considerando as 'Redes Sociais' de seus clientes e de estabelecer com esta uma metodologia de avaliação dos projetos em desenvolvimento e dos produtos alcançados, para uma otimização das intervenções.

Atividades

  • 04/1998 - 06/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Cdm Avsi, Belo Horizonte.,Linhas de pesquisa

  • 04/1998 - 06/1999

    Estágios , Cdm Avsi, Belo Horizonte.,Estágio realizado, Membro da Equipe de Psicologia da UFMG supervisionado pelo Prof. Dr. Miguel Mahfoud.