Mariana Pereira da Silva

Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), graduação em PEDAGOGIA pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências (2015) e Especialização em Educação Especial pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016-2018). Atualmente é professora efetiva na E.E. Abel Augusto Fragata. Tem experiência na área de Sociologia e Pedagogia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ciências Sociais, currículo, aprendizagem e ensino. Metodologia do Trabalho Científico. Educação voltada para a Inclusão, Alfabetização das Minorias e Educação Especial. Especialista em Atendimento Educacional Especializado.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia

2002 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO ENSINO MÉDIO NO IMAGINÁRIO DO ALUNO,Ano de Obtenção: 2005
DRº AUGUSTO CACCIA BAVA JÚNIOR.Coorientador: Dr. Augusto Caccia Bava Junior. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: CULTURA; ENSINO MÉDIO; JUVENTUDE; REPRESENTAÇÃO; SIMBÓLICO; VIOLÊNCIA. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação; Outro.

Especialização em Educação Especial

2016 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Rotina de participação dos pais e/ou familiares no Programa de Atenção ao Aluno Precoce com Comportamento de Superdotação ? Unesp/Marília
Orientador: Professor Doutor Miguel Cláudio Moriel Chacon

Graduação em PEDAGOGIA

2009 - 2015

Faculdade de Filosofia e Ciências

Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS

2001 - 2001

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): FUNDUNESP, FUNDUNESP, Brasil.

Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO)

1997 - 2001

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A Geografia no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries) e as transformações do ensino desde a década de 70: da Proposta Curricular à implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais
Orientador: SUELI ANDRUCCIOLI FELIX
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1993 - 1996

CEFAM - Magistério

Ensino Fundamental (1º grau)

1985 - 1992

EEPSG "ARMEL MIRANDA"

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2014

PNAIC - Programa Nacional de Alfabetizacao para a idade certa. (Carga horária: 180h). , Ministerio da Educacao e Cultura, MEC, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em CIÊNCIAS SOCIAIS. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em CIÊNCIAS SOCIAIS. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em CIÊNCIAS SOCIAIS. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende PoucoLê Pouco.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial e Inclusiva.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Cultura e Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Colóquio de Educação Especial.Rotina de participação de pais e/ou familiares no Programa de Atenção ao Aluno Precoce com Comportamento de Superdotação ? Unesp/Marília. 2018. (Outra).

I Colóquio de Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva.Discurso das Altas habilidades/Superdotação: o empoderamento dos pais na inclusão de crianças talentosas. 2017. (Outra).

II Colóquio de Educação Especial.Altas habilidades/superdotação: a participação dos pais no processo inclusivo dos filhos no Programa de Atenção ao aluno precoce com comportamento de superdotação - PAPCS de Marilia/SP.. 2017. (Outra).

II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO.Participação no II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO: Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível. 2003. (Encontro).

III FORUM SOCIAL MUNDIAL.Participação no III FORUM SOCIAL MUNDIAL: Um outro mundo é possível. 2003. (Encontro).

AULA INAUGURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS.AULA INAUGURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2002. (Outra).

AULA MAGNA DO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE É EDUCAÇÃO.AULA MAGNA DO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE É EDUCAÇÃO?. 2002. (Outra).

II Fórum Social Mundial - Um outro mundo é possível.Participação do II Fórum Social Mundial - Um outro mundo é possível. 2002. (Encontro).

I JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA.OFICINA: IDENTIDADE, ESPAÇO E TEMPO NA SALA DE AULA. 2002. (Oficina).

I JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA.I JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA: Políticas Públicas e sua relação com o cotidiano escolar. 2002. (Outra).

IMORTAIS DA LITERATURA OCIDENTAL.IMORTAIS DA LITERATURA OCIDENTAL. 2002. (Outra).

I SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA: Teoria e prática nas Ciências Sociais.I SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA: Teoria e prática nas Ciências Sociais. 2002. (Encontro).

JORNADA DE EDUCAÇÃO: INFÂNCIA, SAÚDE E SOCIEDADE.JORNADA DE EDUCAÇÃO: Infância, Saúde e Sociedade. 2002. (Outra).

Perspectivas da Literatura Francesa - 200 anos de Victor Hugo.Conferência - Perspectivas da Literatura Francesa - 200 anos de Victor Hugo. 2002. (Seminário).

SINCE- SIMPÓSIO INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO.II SINCE - Simpósio Indústria Cultural e Educação. 2002. (Simpósio).

V SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS: As faces da exclusão social no sistema capitalista.V SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS: As faces da exclusão social no sistema capitalista. 2002. (Seminário).

"Lima Barreto (1881-1922): sua vida, sua obra e seu tempo".SEMINÁRIO: "Lima Barreto (1881-1922): sua vida, sua obra e seu tempo". 2001. (Seminário).

CICLO: Questão Agrária - "Lutas Camponesas no Brasil: a revolução na ordem do dia" e "A questão agrária e a virada do milênio: uma reflexão contemporânea".CICLO: Questão Agrária - "Lutas Camponesas no Brasil: a revolução na ordem do dia" e "A questão agrária e a virada do milênio: uma reflexão contemporânea". 2001. (Seminário).

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA - DESAFIOS E PERSPECTIVAS.Coordenação da Mesa redonda "A Sociologia e a Filosofia no Ensino Médio: dificuldades e possibilidades", depoimentos dos egressos dos cursos de Ciências Sociais e Filosofia da F.F.C. - Unesp/Marília. 2001. (Seminário).

I SEMINÁRIO DO TRABALHO: "Perspectivas do trabalho no século XXI".I SEMINÁRIO DO TRABALHO: "Perspectivas do trabalho no século XXI". 2001. (Seminário).

IV SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA - UNIVERSIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: "Problemas e perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva".IV SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA - UNIVERSIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: "Problemas e perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva". 2001. (Simpósio).

PALESTRA: "A comuna de Paris 130 anos depois".PALESTRA: "A comuna de Paris 130 anos depois". 2001. (Encontro).

SEMANA DE CIÊNCIAS E CULTURA.Palestra: MST, Mídia e Movimentos Sociais. 2001. (Oficina).

VIII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.OFICINA: Recursos Visuais para apresentação de trabalhos na VIII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília. 2001. (Oficina).

VIII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.VIII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília. 2001. (Encontro).

XVIII ENECS - Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais - O Pensamento Nacional das Ciências Sociais e o Compromisso Social da Universidade Brasileira.XVIII ENECS - Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais. 2001. (Encontro).

A crise da Universidade Pública.A crise da Universidade Pública - Prof. Dr. Isabel Loureiro e Profº Ivan Valente (Deputado Federal). 2000. (Encontro).

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Gilberto Freyre.CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Gilberto Freyre. 2000. (Outra).

DEBATE (13/06): Depois da queda é necessário reconstruir o referencial socialista. Mas a questão é: Qual Socialismo?.DEBATE (13/06): Depois da queda é necessário reconstruir o referencial socialista. Mas a questão é: Qual Socialismo? - Prof. Ricardo Antunes (UNICAMP) e Prof. Fernando Haddad (USP). 2000. (Seminário).

I Mostra de Cinema Brasileiro (05 à 09/06).I Mostra de Cinema Brasileiro (05 à 09/06) - JORNALISMO DA UNIMAR. 2000. (Encontro).

Mostra do Redescobrimento (31/05 e 01/06): Brasil + 500..Mostra do Redescobrimento (31/05 e 01/06): Brasil + 500.. 2000. (Outra).

PALESTRA (10/05): A formação de professores frente à L.D.B. - Carmen Silva Bissoli e Lourdes Marcelino Machado.PALESTRA: A formação de professores frente à L.D.B.. 2000. (Encontro).

PALESTRA (30/05): Globalização e Universidade: A crise da Universidade e sua transformação em caráter de mercadoria - Marcos Tadeu Del Roio.PALESTRA: Globalização e Universidade: A crise da Universidade e sua transformação em caráter de mercadoria - Prof. Drº Marcos Tadeu Del Roio. 2000. (Encontro).

V Congresso Estadual dos Sociólogos e I Congresso Estadual de Ciências Sociais. V Congresso Estadual dos Sociólogos e I Congresso Estadual de Ciências Sociais. 2000. (Congresso).

VII JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS "GILBERTO FREYRE".VII JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS "GILBERTO FREYRE". 2000. (Outra).

VII Jornada de Iniciação Científica da Unesp - Câmpus de Marília.Coordenação da Mesa Temática: Educação Infantil e Ensino Fundamental durante a VII Jornada de Iniciação Científica da Unesp - Câmpus de Marília. 2000. (Encontro).

VII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.OFICINA: Recursos Visuais para apresentação de trabalhos na VII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília. 2000. (Oficina).

VII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.VII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília. 2000. (Encontro).

Encontro dos Sem-Terrinhas da Regional de Andradina - SP.Encontro dos Sem-Terrinhas da Regional de Andradina - SP. 1999. (Encontro).

Jornada Maurício Tragtenberg: Uma Vida para Ciências Humanas.Jornada Maurício Tragtenberg: Uma Vida para Ciências Humanas. 1999. (Outra).

O Ensino de Sociologia, História e Geografia nas Escolas Públicas de Marília.Participação do Projeto "O Ensino de Sociologia, História e Geografia nas Escolas Públicas de Marília", junto ao Núcleo de Ensino da Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília no período de agosto/98 a junho/99. 1999. (Outra).

Participação na VI Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.VI Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília/SP. 1999. (Encontro).

VII Curso de Formação de Alfabetizadores para Reforma Agrária promovido EJA - Educação de Jovens e Adultos/PRONERA - Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária.VII Curso de Formação de Alfabetizadores para Reforma Agrária promovido EJA - Educação de Jovens e Adultos/PRONERA - Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária. 1999. (Encontro).

VIII Curso de Formação de Alfabetizadores para Reforma Agrária promovido pelo PRONERA - Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária.VIII Curso de Formação de Alfabetizadores para Reforma Agrária promovido pelo PRONERA - Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária. 1999. (Encontro).

5ª Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.V Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília. 1998. (Encontro).

Áreas de atuação relacionadas aos cursos de graduação - Paulo Roberto Martins (vice-presidente do sindicato dos sociólogos de São Paulo) e Profº. Paulo Ribeiro Cunha (Unesp - Marília).PALESTRA: Áreas de atuação relacionadas aos cursos de graduação. 1998. (Seminário).

A Situação política na Argentina e o contexto do Mercosul.PALESTRA: A Situação política na Argentina e o contexto do Mercosul - Prof. Dr. Marcos Del Roio. 1998. (Seminário).

ATUALIDADE EM DURHKEIM - Profº Marcos Alvarez, Profº Giovani Alves, Profª Cristina Rubim.MESA REDONDA: ATUALIDADE EM DURHKEIM. 1998. (Encontro).

CICLO DE PALESTRAS SOBRE O MANIFESTO COMUNISTA.CICLO DE PALESTRAS: Atualidade de Marx: 150 anos do Manifesto Comunista. 1998. (Seminário).

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Partidos e Eleições.CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Partidos e Eleições. 1998. (Outra).

Da Luta pela Terra à Construção da Cidadania.SEMINÁRIO: Da Luta pela Terra à Construção da Cidadania. 1998. (Seminário).

Globalização, Neoliberalismo e Geografia.Globalização, Neoliberalismo e Geografia (Melhem Adas). 1998. (Seminário).

I Encontro dos Grupos de Pesquisa - Conquista do Espaço num Grupo de Pesquisa.I Encontro dos Grupos de Pesquisa - Conquista do Espaço num Grupo de Pesquisa. 1998. (Encontro).

JORNADA: LEANDRO KONDER (COORD. - Maria Orlanda Pinassi).VI JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS: LEANDRO KONDER. 1998. (Outra).

PALESTRA: Brasil 500 anos - História, Encontros e Desencontros - Profª Dr. Janice Theodore (USP - SP) e Claude Leping (Unesp- Marília).PALESTRA: Brasil 500 anos - História, Encontros e Desencontros. 1998. (Encontro).

PALESTRA: Código Civil - Mulher e Cidadania.PALESTRA: Código Civil - Mulher e Cidadania. 1998. (Encontro).

PALESTRA: Fotografia e Getulismo -.PALESTRA: Fotografia e Getulismo -. 1998. (Seminário).

PALESTRA: Prestes e o Brasil no século XX - 150 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA.Prestes e o Brasil no século XX.. 1998. (Seminário).

. Congresso da UEE - União Estadual dos Estudantes. 1997. (Congresso).

4ª Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.IV Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília. 1997. (Encontro).

CICLO DE PALESTRAS.DEBATE: Cooperativas e Autogestão (Paul Singer). 1997. (Seminário).

CICLO DE PALESTRAS EM EDUCAÇÃO.Conceito de Deficiência Mental - Implicações para Avaliação e Diagnóstico. 1997. (Seminário).

Congresso Nacional da UNE - União Nacional dos Estudantes. Congresso da UNE - União Nacional dos Estudantes. 1997. (Congresso).

Debate sobre áreas de atuação relacionados aos cursos de graduação.Debate sobre áreas de atuação relacionados aos cursos de graduação. 1997. (Seminário).

Debate sobre LDO.Debate sobre LDO - Leis e Diretrizes Orçamentárias. 1997. (Seminário).

ERECS - Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais.Seminário: Sociólogo ou professor de Sociologia no 2º grau?. 1997. (Seminário).

IX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. IX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 1997. (Congresso).

O Oriente não é um acidente - SÉRGIO BATH.DEBATE: O Oriente não é um acidente. 1997. (Seminário).

Reestruturação do Movimento Estudantil. X Congresso Estudantil da Unesp - Reestruturação do Movimento Estudantil. 1997. (Congresso).

Seminário na área de Ciências Sociais.Seminário na área de Ciências Sociais - Sociologia ou Ciências Sociais no 2° grau?. 1997. (Seminário).

Workshop - Grupos de Pesquisa e Projetos Integrados do CNPq.Workshop - Grupos de Pesquisa e Projetos Integrados do CNPq. 1997. (Oficina).

XXI Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia - Historiografia da Filosofia.XXI Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia - Historiografia da Filosofia. 1997. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Galvao Frem Dias-da-Silva

DIAS-DA-SILVA, M.H.G.F.; CACCIABAVA JUNIOR, Augusto; FÉLIX, Sueli Andruccioli. Violência Escolar. 2004. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sueli Andruccioli Felix

FELIX, S. A.. Violência Simbólica e Política na percepção discente e docente da Rede Oficial. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sueli Andruccioli Felix

FELIX, S. A.. Qualificação- Violência Simbólica e Política na percepção discente e docente da Rede Oficial. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Ciências e Letras- Araraqua.

Sueli Andruccioli Felix

FELIX, S. A.; VIEIRA, Noemia Ramos; SIMONETTI, M. C. L.. O ensino Fundamental de Geografia e os Parâmetros Curriculares Nacionais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Reinaldo Ramos Silva

SILVA, REINALDO RAMOSALMEIDA, T. S.RODRIGUES JUNIOR, A. S.. Indetificação de gargalos em uma academia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Noemia ramos Vieira

VIEIRA, Noemia Ramos; SIMONETTI, Mirian Cláudia Lourenção; FÉLIX, Sueli Andruccioli. A Geografia no Ensino Fundamental e as transformações do ensino desde a década de 70: da Proposta Curricularà implantação dos PCNs. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciencias Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mirian Cláudia Lourenção Simonetti

SILVA, M. P. DA;SIMONETTI, M. C. L.. A Geografia no Ensino Fundamental (5a. à 8a. séries) e as transformações do ensino desde a década de 70: da Proposta Curricular à Implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Augusto Caccia-Bava Júnior

CACCIA-BAVA, A.; VALLE, Maria Ribeiro Do; MARTELLI, Carla Gandini Giani. A representação da violência pelos jovens na cidade de Marília-SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Augusto Caccia-Bava Júnior

CACCIA-BAVA, A.; FELIX, Sueli Andruccioli; SILVA, Maria Helena Galvão Frem Dias da. Violência. 2004. Outra participação, Universidade Estadual Julio de Mesquisa Filho.

Carla Gandini Giani Martelli

MARTELLI, C. G. G.; CACCIABAVA, A.; VALLE, M. R.. A representação da violência pelos jovens na cidade de Marília - SP. 2005. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Juliano Alexandre Chaker

SOUSA, M. H.CHAKER, J. A.; GOMES, C. N. L.. Estudo da síntese e avaliação das propriedades magneto-térmicas de nanopartículas não esféricas de magnetita. 2015. Dissertação (Mestrado em Nanociência e Nanobiotecnologia) - Universidade de Brasília.

Maria Ribeiro do Valle

VALLE, M. R.; CACCIA-BAVA JUNIOR, A.; MARTELLI, C. G. G.. A Representação da Violência pelos Jovens na Cidade de Marília. 2005. Dissertação (Mestrado em sociologia) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Fabiana Oliveira Koga

Koga Fabiana de Oliveira; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL; MANZINI, E.. Rotina de participação de pais e/ou familiares no Programa de Atenção ao aluno Precoce com Comportamento de Superdotação - UNESP/Marília. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em formação de professores em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Túlio Sérgio de Almeida

SILVA, R. R.;ALMEIDA, T. S.; RODRIGUES JR., A. S.. Identificação de Gargalos em uma Academia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

EDUARDO JOSÉ MANZINI

MANZINI, EDUARDO JOSÉ; CHACON, M. C. M.; KOGA, F. O.. Rotina de participação de pais e/ou familiares no programa de atenção ao aluno precoce com comportamento de superdotação - Unesp/Marília. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores em Educação Especial) - Faculdade de Filosofia e Ciencias - Unesp.

Adriana Aparecida Dragone Silveira

OLIVEIRA, V. E.;SILVEIRA, A. A. D.; XIMENES, S. B.. Defensoria Pública na judicialização da educação infantil no município de São Paulo: efeitos institucionais e sobre as políticas públicas. 2018. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC.

Adriana Aparecida Dragone Silveira

SILVEIRA, A. A. D.; XIMENES, S. B.; OLIVEIRA, V. E.. Efeitos da judicialização das políticas públicas de educação infantil na atuação da Defensoria Pública: o olhar dos defensores públicos do estado de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sueli Andruccioli Felix

A Geografia no Ensino Fundamental (5ª À 8ª SÉRIES) e as transformações do ensino desde a década de 70: da Proposta Curricular à implantação dos Parâmetros Curriculares NACIONAIS; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Cnpq; Orientador: Sueli Andruccioli Felix;

Sueli Andruccioli Felix

Ensino de Geografia e a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais: observação do cotidiano das aulas de geografia no Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries); 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli Andruccioli Felix;

Sueli Andruccioli Felix

O Ensino Fundamental de Geografia e os Parâmetros Curriculares; 2000; 105 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli Andruccioli Felix;

Sueli Andruccioli Felix

O ensino Fundamental de Geografia e a Proposta Curricular; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli Andruccioli Felix;

Reinaldo Ramos Silva

Indentificação de gargalos em uma academia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS; Orientador: Reinaldo Ramos Silva;

Odelfa Rosa

Metendo a mão nas estratégias de ensino de Geografia; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão; Orientador: Odelfa Rosa;

Augusto Caccia-Bava Júnior

A representação da violência pelos jovens na cidade de Marília-SP; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Sociologia) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara,; Orientador: Augusto Caccia-Bava Junior;

Marisa de Fátima Lomba de Farias

Monitoria na disciplina Introdução à Ciência Política; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marisa de Fátima Lomba de Farias;

Paulo Fernando de Souza Campos

O Romance Baiano: discurso e significação do corpo feminino na poesia 'Essa Negra Fulô' de Jorge Lima; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade de Santo Amaro; Orientador: Paulo Fernando de Souza Campos;

Sueli Guadelupe de LIma Mendonça

PCN e prática pedagógica em ciências humanas: uma relação a ser construída; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró Reitoria de Graduação Unesp; Orientador: Sueli Guadelupe de Lima Mendonça;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. P. . MONOGRAFIA DE BACHARELADO - A Geografia no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries) e as transformações do ensino desde a década de 70: da Proposta Curricular à implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. In: Apresentaçao da Monografia de Bacharelado ao Conselho de Curso de Ciencias Sociais, 2000, MARILIA -SP. NAO POSSUI, 2000.

  • SILVA, M. P. . DOSSIÊ - PROJETO "APRENDENDO COM GENTE MIÚDA". In: APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO, 1996, ANDRADINA - SP. NÃO TEM, 1996.

  • SILVA, M. P. . DOSSIÊ - PROJETO "APRENDENDO COM GENTE MIÚDA". In: RELATÓRIO DE ESTÁGIO, 1995, ANDRADINA - SP. NÃO TEM, 1995.

  • SILVA, M. P. . A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E POLÍTICA NA SALA DE AULA. In: II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO, 2003, PORTO ALEGRE - RS. II FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. PORTO ALEGRE: INTERNET, 2003.

  • SILVA, M. P. . A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E POLÍTICA NO IMAGINÁRIO DO ALUNO. In: I JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA: POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS RELAÇÕES COM O COTIDIANO ESCOLAR, 2002, MARÍLIA. I JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. MARÍLIA: GRÁFICA/UNESP, 2002. v. 1. p. 1-70.

  • SILVA, M. P. . A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO IMAGINÁRIO DO ALUNO NO ENSINO MÉDIO. In: 29° ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS, 2002, SÃO PAULO. NÃO POSSUI, 2002.

  • SILVA, M. P. . O ensino de Geografia e a implantação dos PCN´s - Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries). In: CIC-MAR - Congresso de Iniciação Científica de Marília, 2001, MARILIA - SP. CIC-MAR - Congresso de Iniciação Científica de Marília. MARILIA - SP: GRÃFICA DA FUNDAÇAO DE ENSINO ~ EURIPEDES SOARES DA ROCHA. p. p.162.

  • SILVA, M. P. . Análise de entrevistas realizadas com especialistas em educação quanto à implantação e receptividade dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (5ª à 8ª séries). In: III Encontro de Educação do Oeste Paulista: Políticas Públicas - Diretrizes e Necessidades da Educação Básica, 2001, MARILIA - SP. III Encontro de Educação do Oeste Paulista: Políticas Públicas - Diretrizes e Necessidades da Educação Básica. MARILIA - SP: GRÃFICA DA UNESP, 2001. p. p.25.

  • SILVA, M. P. . Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries): algumas considerações de especialistas em educação. In: VIII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília, 2001, MARÍLIA-SP. VIII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília. MARÍLIA - SP: GRÁFICA DA UNESP, 2001. p. p.97.

  • SILVA, M. P. . Os Parâmetros Curriculares Nacional de Geografia no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries): algumas considerações de especialistas em educação. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2001, BAURU - SP. XIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. BAURU - SP: GRÁFICA DA UNESP, 2001. v. XIII.

  • SILVA, M. P. . O ENSINO DE GEOGRAFIA E A IMPLANTAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA - Observação do cotidiano das aulas de Geografia no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries), nas escolas oficiais de Marília/SP. In: II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA: Políticas Públicas - Diretrizes e Necessidades da Educação Básica, 2000, PRESIDENTE PRUDENTE/SP. II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA. PRESIDENTE PRUDENTE: GRÁFICA DA UNESP, 2000. v. II. p. p. 53.

  • SILVA, M. P. ; NÚCLEO DE ENSINO ; VERÍSSIMO . PASSEIO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E CULTURAL EM MARÍLIA/SP: uma proposta interdisciplinar. In: II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA: Políticas Públicas - Diretrizes e Necessidades da Educação BásicaOii, 2000, PRESIDENTE PRUDENTE-SP. II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA. PRESIDENTE PRUDENTE-SP: GRÁFICA DA UNESP, 2000. v. II. p. p.162.

  • SILVA, M. P. . O Ensino de Geografia e a Implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries). In: VII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília, 2000, Marília - SP. VII Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília. MARILIA - SP: GRÃFICA DA UNESP, 2000. v. VII. p. p.56.

  • SILVA, M. P. . O Ensino de Geografia e a Implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries). In: XII Congresso de Iniciação Científica (Resumos/Humanas), 2000, São José do Rio Preto - SP. XII Congresso de Iniciação Científica (Resumos/Humanas). SAO JOSE DO RIO PRETO: GRÃFICA DA UNESP, 2000. p. p.117.

  • SILVA, M. P. . O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PROPOSTA CURRICULAR - Observação do cotidiano das aulas de Geografia no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries), nas escolas oficiais de Marília/SP. In: VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CÂMPUS DE MARÍLIA, 1999, MARÍLIA-SP. VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CÂMPUS. MARÍLIA: GRÁFICA DA UNESP, 1999. v. 6. p. p. 80.

  • SILVA, M. P. . O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PROPOSTA CURRICULAR - Observação do cotidiano das aulas de Geografia no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries), nas escolas oficiais de Marília/SP. In: I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA: POLÍTICAS PÚBLICAS - DIRETRIZES E NECESSIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 1999, ASSIS - SP. I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA. ASSIS-SP: GRÁFICA DA UNESP, 1999. v. I. p. p. 53.

  • SILVA, M. P. . O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PROPOSTA CURRICULAR - Observação do cotidiano das aulas de Geografia no Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries), nas escolas oficiais de Marília/SP. In: XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP (RESUMOS/HUMANAS), 1999, PRESIDENTE PRUDENTE/SP. XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. PRESIDENTE PRUDENTE: GRÁFICA DA UNESP, 1999. v. XI. p. p.130.

  • SILVA, M. P. . Altas Habilidades/Superdotação: a participação dos pais no processo inclusivo dos filhos no PAPCS - Programa de Atenção ao Aluno Precoce com comportamento de Superdotação'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, M. P. . Participação no EJA - Educação de Jovens e Adultos (Grupo de apoio ao MST) e no PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). 2000.

SILVA, M. P. . Participação no EJA - Educação de Jovens e Adultos (Grupo de apoio ao MST) e no PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). 1999.

SILVA, M. P. . Participação no EJA - Educação de Jovens e Adultos (Grupo de apoio ao MST) e no PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). 1998.

SILVA, M. P. . Membro da Comissão de Apoio à Organização Local do IX Congresso de Iniciação Científica da Unesp - Câmpus de Marília. 1997.

SILVA, M. P. ; VERÍSSIMO . Representante discente do Conselho de Curso de Ciências Sociais.. 1998.

SILVA, M. P. . Curso Básico de Internet e e-mail fornecido pelo LDI - Laboratório Didático de Informática. 1998.

SILVA, M. P. . Curso de Introdução à Informática (Windows e Word) fornecido pelo LDI - Laboratório Didático de Informática. 1998.

SILVA, M. P. . Curso de Datilografia promovido pela Prefeitura Municipal. 1992.

SILVA, M. P. . MINI CURSO: CAPITAL E SOCIABILIDADE: a lógica do valor de troca. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. P. . MINI CURSO: GLOBALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E EXÉRCITO INDUSTRIAL DE RESERVA NO BRASIL DOS ANOS 90. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. P. . MINI-CURSO: CUIDAR DA ADOLESCÊNCIA: um compromisso de todos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. P. . CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Ciências Sociais e Filosofia - desafios e perspectivas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    E.E. JOSÉ AUGUSTO BARTHOLO

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 30

  • 2016 - 2016

    E.E. JOSÉ AUGUSTO BARTHOLO

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 30

    Atividades

    • 02/2018

      Extensão universitária , Unesp - Universidade Estadual Paulista, .,Atividade de extensão realizada, Voluntária no Programa de Atenção ao Aluno Precoce com comportamento de Superdotação.

  • 2018 - Atual

    E.E. Abel Augusto Fragata

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 30