Josir Simeone Gomes

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), graduação em Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é professor adjunto doutor 1 da Universidade do Grande Rio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial, administracao financeira, internacionalização das empresas, controle de gestao e internacionalização.

Informações coletadas do Lattes em 28/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

1980 - 1983

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Um Estudo Exploratório sobre Controle Gerencial em Empresas Estatais Brasileiras
Orientador: Marcos de Andrade Reis Villela

Mestrado em Administração

1977 - 1978

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Recrutamento e Formação de Pessoal Técnico em Firmas de Auditoria no Brasil - Um Estudo de Caso, Ano de Obtenção: 1978
Orientador: Marcos de Andrade Reis Villela

Especialização em Contabilidade e Administração

2002 - 2002

Harvard Business School

Graduação em Contabilidade

1973 - 1973

Fundação Getúlio Vargas

Graduação em Economia

1968 - 1972

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado

1985

Livre-docência. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Título: Controle Gerencial em Empresas Estatais no Brasil, Ano de obtenção: 1985., Palavras-chave: Controle Gerencial; Estatais; Estudo de caso., Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração. , Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

1995 - 1995

Pós-Doutorado. , Universidad Carlos III de Madrid, UCIIIM, Espanha. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

Formação complementar

2004 - 2004

Colloquium on Participant-Centered Learning. (Carga horária: 120h). , Harvard Business School, HBS, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

GOMES, J. S. . Seminário Planejamento e Controle em Organizações do Terceiro Setor. 2017. (Exposição).

GOMES, JOSIR SIMEONE . Seminario Internacional de XControle de Gestao. 2015. (Outro).

GOMES, J. S. . XII Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ e III Congresso Latino-Americano de Contabilidade de Gestão. 2010. (Congresso).

GOMES, J. S. . XI Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ e II Congresso Latino-Americano de Contabilidade de Gestão. 2009. (Congresso).

GOMES, J. S. . X Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis e I Congresso Latino-americano de Contabilidade de Gestão. 2008. (Congresso).

GOMES, J. S. . IX Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ ? II Congresso IberoAmericano de Contabilidade de Gestão. 2007. (Congresso).

GOMES, J. S. . VIII Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. 2006. (Congresso).

GOMES, J. S. . Seminário de Capacitação Profissional e Empresarial. 2001. (Outro).

GOMES, J. S. . Seminário de Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas. 2000. (Outro).

GOMES, J. S. . IV Jornada de Iniciação Científica da UNESA/CNPq. 2000. (Outro).

Participação em eventos

35 ENANGRAD. Uma visão descritiva da Governança Nacional na Compettividade. 2024. (Congresso).

35 ENANGRAD. Uma visão descritiva da Governança Nacional na Compettividade. 2024. (Congresso).

REDES SOCIALES Y DESTINO TURÍSTICO: UN ESTUDIO BIBLIOMÉTRICOICO. REDES SOCIALES. 2024. (Congresso).

XXXV CONGRESO INTERNACIONAL DE MARKETING AEMAARK 2024R. TEORÍA DEL COMPORTAMIENTO PLANEADO, REDES SOCIALES Y DESTINOS TURÍSTICOS: UNA REVIIÓN SISTEMÁTICA. 2024. (Congresso).

XXXV CONGRESSO INTERNACIONAL DE MARKETING. REDES SOCIALES Y DESTINO TURÍSTICO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. 2024. (Congresso).

Afya Global Meeting. Internacionalização e suas dimensões no ensino superior. 2023. (Congresso).

Congreso Iberoamericano de Contabilidad de gestión CIBEC CC 20233. INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MULTINACIONAIS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO DO MODELO DE NEGÓCIO ADOTADOOPELA DOMINGOS E PINHO CONTADORES. 2023. (Congresso).

ENANPAD 2023. ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. 2023. (Congresso).

XV Congrsso Casi. Análise das Possibilidades de gestão dos processos de esterilização de baixa temperatura em uma unidade hospitalar. 2023. (Congresso).

XV Congrsso Casi. Análise das possibilidades de gestão dos processos de esterilização de baixa temperatura em uma unidade hospitalar. 2023. (Congresso).

XXVI Seminários em Administração Semead.Indicadores globais de inovação no contexto nortesul global. 2023. (Seminário).

12 TH GLOBAL TECHMINING. BIBLIOMETRICS STDY ABOUT COMPANY INTERNATIONALIZATION STRATEGIES. 2022. (Congresso).

CNEG022. o índice global de inovação no contexto norte e sul global. 2022. (Congresso).

Congresso nacional de excelência em gestão. O índice global de inovação no contexto norte e sul global. 2022. (Congresso).

XIII Adcont2022. Principais dificuldades e desafios das micro e pequenas empresas no acesso ao mercado de compras públicas. 2022. (Congresso).

XIII Adcont 2022. Nacionais e Internacionais dos ùltimos Dez Anos. 2022. (Congresso).

Adcont2021. ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NAS TRÊS ESFERAS DE GOVERNO ATÉ OS TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Congresso).

IX CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇAÕÃO EM RH RH. A INFLUÊNCIA DA CULTURA NACIONAL NA CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE NO ÂMBITO DA GESTÃO PÚBICA BRASILEIRA. 2021. (Congresso).

VI ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA.A RELAÇÃO ENTRE CULTURA NACIONAL E CULTURA ORGANIZACIONAL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2021. (Encontro).

XII COMGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABAILIDADE. ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NAS TRÊS ESFERAS DE GOVERNO ATÉ OS TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Congresso).

XVIII Congresso Virtual de Administração Convibra 2021. Panorama de Controle Gerencial e suas intterações com a sustentabilidade corporativa: revisão sitemática da literatura com análise bibliométrica do periodo de 2010-2019. 2021. (Congresso).

31 ENANGRAD. A IMPORTÂNCIA DA CONGRUENCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO. 2020. (Congresso).

Congreso Cibec 2020. O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL EM INDÚSTRIAIS FARMACÊUTICAS: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. 2020. (Congresso).

Congreso Cibec 2020. Responsabilidade Social Corporativa: Uma análise bibliométrica da produção acadêmica de 2010 à 2019 no Brasil, Espanha e Portugal nas áreas de negócios, gestão, : Luciana Sousa Coelho Marson Coautores: Josir Simeone Gomes, Ana. 2020. (Congresso).

Congreso Cibec 2020. As características culturais brasileiras e sua influência na cultura organizacional:uma análise no âmbito da gestão pública. 2020. (Congresso).

congresso internacional de administração. O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES f. 2020. (Congresso).

CONVIBRA2020. A INFLUÊNCIA DA CULTURA NACIONAL NA CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE NO ÂMBITO DA GESTÃO PÚBICA BRASILEIRA. 2020. (Congresso).

IX CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇAÕÃO EM RH RH. RELEXÕES SOBRE A GESTAO PO COMPETÊNCIA NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO DIANTE DA EXIGÊNCIA DE RECRUTAMENTO DE NOVOD SERVIDORES VIA CONCURSO PÚBLICO. 2020. (Congresso).

SEMEAD2020. AS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS BRASILEIRAS E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA ORGANIZACIONAL : UM ANÁLISE NO ÂMBITO DA GESTÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 2020. (Congresso).

CIBEC2019. Sistemas de controle gerencial em saúde publica: um estudo de caso em 3 unidades de saúde de uma instituição federal. 2019. (Congresso).

Décimo Terceiro Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unigranrio-Sintec.Projeto de Iniciação Científica. 2019. (Seminário).

IX CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM RECURSOS HUMANOS. REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO DIANTE DA EXIGÊNCIA DE RECRUTAMENTO DE NOVOS SERVIDORES VIA CONCURSO PÚBLICO. 2019. (Congresso).

Novos desafios metodológicos humanidades digitais e análise da da vida socila na internet.Doutorado. 2019. (Seminário).

VI ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.A relação entre a cultura nacional e cultura organizacional no âmbito da administração pública. 2019. (Encontro).

VI ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.Sistemas de controle gerencial em saúde publica: um estudo de caso em 3 unidades de saúde de uma instituição federal. 2019. (Encontro).

XXII Semead 2019. O impacto do Megaevento Rock in Rio no turismo do rio de janeiro. 2019. (Congresso).

58 Convenção do CRCRJ. Premio Matheus Forentino. 2018. (Congresso).

Adcont 2018. Estratégias e grau de autonomia das susdiárias brasielriras internacionalizadas. 2018. (Congresso).

Adcont 2018. Políticas de capital intelectual nas cooperativas de crédito. 2018. (Congresso).

XI CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO. A internacionalização das micro e pequenas empresas no caso prointer do sebrae. 2018. (Congresso).

XXIII KONOPKA. A RELAÇÃO ENTRE A TAXA EFETIVA DE IMPOSTO E A TAXA NOMINAL. 2018. (Congresso).

XXIII KONOPKA. O EFEITO DA AUDITORIA NAS CORREÇÕES FISCAIS: EVIDÊNCIA EMPÍRICA DE EMPRESAS PRIVADAS PROTUGUESAS. 2018. (Congresso).

XXIII KONOPKA. THE IMPACT OF INTERNATIONALIZATION ON THE MANAGEMENT CONTROL SYSTEM OF BRAZILIAN COMPANY IN TIMES OF CRISIS: A CASE STUDY OF STRATEGIC AND HIGH-TECH COMPANY. 2018. (Congresso).

XXIII KONOPKA. CONHECIMENTO EM PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 2018. (Congresso).

Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Controle Gerencial em Emprsas Interncioanlizadas. 2017. (Congresso).

SEMEAD.Mapeamento e Análise de Redes de Produção sobre Controle Gerencial. 2017. (Seminário).

SIMPEP.Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas: Análise Exploratoria das Exportações Brasileiras. 2017. (Seminário).

SINGEP/ELBE.Análise de Redes e Mapeamento da Produção sobre Internacionalização. 2017. (Seminário).

XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN. IMPACTOS NOS INDICADORES FINANCEIROS FACE ÀS VARIAÇÕES NO GRAU DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS. 2017. (Congresso).

XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN. CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL DE EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLO. 2017. (Congresso).

Coloquio Internacional Estudios del Tercer Sector. Características de Organizações Sem Fim Lucrativos Brasileiras sob o en foque da Governança. 2016. (Congresso).

Quarto Forum Nacional da Mulher Contabilista. Pariticpante. 2016. (Congresso).

VII CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. IMPACTO DOS STAKEHOLDERS NA GOVERNANÇA DE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS PRIVADAS QUE ATUAM NO BRASIL: UMA PROBLEMATIZAÇÃO. 2016. (Congresso).

VII encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD.EA. Sistema de Controle Gerencial em Institutos de Pesquisa: Um estudo comparativo entre o IBGE e IPEA. 2016. (Congresso).

Workshop Editores dos Periódicos Científicos. Participante. 2016. (Congresso).

X CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN. MANAGEMENT CONTROL IN INTERNATIONALIZED BRAZILIAN COMPANIES; A EIGHT CASES COMPARATIVE STUDY. 2016. (Congresso).

X CONGRESSO ONLIN - ADMINISTRAÇÃO - CONVIBRA. Características dos sistemas de controle gerencial em organizações públicas. 2016. (Congresso).

XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE. PARTICIPANTE. 2016. (Congresso).

XXICONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE. PARTICIPANTE. 2016. (Congresso).

XXI WORKSHOP ON ACCOUNTING AND MANAGEMENT CONTROL MEMORIALRAYMOND KONOPKA. MANAGEMENT CONTROL IN INTERNATIONALIZED BRAZILIAN COMPANIES; A EIGHT CASES COMPARATIVE STUDY. 2016. (Congresso).

2nd Workshop ASAA. 2015. (Simpósio).

57a CONVENÇAO DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. MODERADOR DE CONFERÊNCIA SOBRE TRANSPARÊNCIA X CORRUPÇÃO. 2015. (Congresso).

VI ADCONT 2015. Estratégias de Internacionalização: uma abordagem teórica sobre as escolhas de modo de entrada no mercado externo. 2015. (Congresso).

VI CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEISCon. MODERADOR DE CONFERÊNCIA. 2015. (Congresso).

X Encontro Nacional da Mulher Contabilista.Ouvinte. 2015. (Encontro).

XV Coloquio Internacional de Gestión Unversitária. Mobilidade de Doutorandos para o Sanduiche: Internacionalização da IES ou do Doutorando. 2015. (Congresso).

BateBola Contábil: Lances do Mundo Corporativo - ABRACICON.Academia Brasileira de Ciências Contábeis. 2014. (Seminário).

Congresso da Adcont. Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas. 2014. (Congresso).

Congresso da Anpcont. Coordenador de Sessão Interativa. 2014. (Congresso).

Congresso Luso Brasileiro de Contabilidad. Controle Gerencial em Empresas Brasileiras. 2014. (Congresso).

Encontro de Contabilidade do Mestrado da Uerja. Contabilidade Comportamental. 2014. (Congresso).

Fórum de Coordenadores de Cursos de Ciências Cintábeis do Estadoa do Rio de Janeiro.Problemas na Educação Contábil. 2014. (Seminário).

Internacionalização Contábil.Quintas do Saber da Fundação Brasileira de Contabilidade. 2014. (Seminário).

Quintas do Saber ABRACICON.Quintas do Saber Abracicon. 2014. (Seminário).

Seminário de Gestão de Vice-Presidentes Técnicos do Sistema.Seminário de Gestão de Vice-Presidentes Técnicos do Sistema CFC/CRCs. 2014. (Seminário).

Seminário de Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs.Seminário de Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs. 2014. (Seminário).

VIII Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión. Controle de Gestão em empresas estatais brasileiras: um estudo longitudinal de nove casos. 2014. (Congresso).

VIII Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión. A six case comparative study of management control in internationalized brazilian companies. 2014. (Congresso).

VIII Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión. Control de gestión en empresas brasileñas internacionalizadas: un estudio de tres casos. 2014. (Congresso).

VIII Congresso Anpcont. Debates. 2014. (Congresso).

XVI ENGEMA. A pesquisa sobre sustentabilidade estratégica no Brasil: Fatos e dados. 2014. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Custos. CONTROLE GERENCIAL EM AMBIENTE INTERNACIONALIZADO: ESTUDO DE CASOS DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR. 2014. (Congresso).

56a Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro. O impacto da Internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de bancos múltiplos no Brasil. 2013. (Congresso).

Asociación Iberomaericana de Control de Gestión.Control de Gestión en Empresas Internacionalizadas. 2013. (Oficina).

Encontro Técnico CGM.A Importância da obra do Professor Lino Martins da Silva sob a Perspectiva Acadêmica. 2013. (Encontro).

I Colóquio Brasileiro de Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Ativos Intangíveis.Capital Intelectual: Por um Valor Possível. 2013. (Simpósio).

II Simpósio Estadual de Teoria da Contabilidade.Teoria da Contabilidade na Formação Docente e do Profissional Contábil. 2013. (Simpósio).

IV Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis. O impacto da internacionalização sobre sistemas de controle gerencial: estudos de casos de empresas do setor de alimentção. 2013. (Congresso).

IV Simposio Brasileiro de Teoria da Contabilidade.Teoria da Contabilidade: Fonte de Inspiração para a Regulação e Prática Contábil. 2013. (Simpósio).

IX Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial. Control de Gestión en Los Más Grandes Bancos Multiplos Brasileños: El Impacto de La Internacionalización sobre los Sistemas de Control. 2013. (Congresso).

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unigranrio.Diagnóstico da Produção Científica apresentada em Eventos na área de administração. 2013. (Seminário).

VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad. Control de Gestión. 2013. (Congresso).

VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad. Control de Gestión. 2013. (Congresso).

VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Estratégias, Governança e Desempenho. 2013. (Seminário).

XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria. O controlo de gestão de bancos no Brasil: O impacto da internacionalização e da convergência contábil. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria. A Ética Contemporânea e o Ambiente Corporativo. 2013. (Congresso).

Enanpad 2012.O controle de gestão em bancos múltiplos que atuam no Brasil: Um estudodo impacto da internacionalização e da convergência aos padrões internacionais de contabilidade. 2012. (Encontro).

I Colóquio Brasileiro de Gestão do Conhecimento, Capital Intelectuall e Ativos Intangíveis.Capital Intelectual: Por um Valor Possível. 2012. (Simpósio).

IIIISBTcont.O Ensino de Teoria de Contabilidade em Tempos de IFRS, através de Método e aprendizados baseados em Estudos de Casos. 2012. (Simpósio).

IX ENCONTRO NORTE-RIOGRANDENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.Métodos de ensino de contabilidade diante dos desafios das normas internacionais de contabilidade e o exame de suficiência: teoria x prática. 2012. (Encontro).

XIX Congresso Brasileiro de Contabilidade. Empreendedorismo. 2012. (Congresso).

XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE. DEBATEDOR. 2012. (Congresso).

14º Encontro Regional de Estudantes de Ciências Contábeis (ERECIC).Contabilidade: uma Ciência Social. 2011. (Encontro).

4º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. Controle de Gestão em Empresas Internacionalizadas: Estudos de Casos. 2011. (Congresso).

II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis. .. 2011. (Congresso).

III Encontro Brasileiro de Editores Científicos da Administração e Contabilidade... 2011. (Encontro).

Seminario em La Pontificia Universidad Católica Del Peru.El Método de Estudio de Casos: La Experiencia de Harvard. 2011. (Seminário).

Seminario em La Pontificia Universidad Católica Del Peru.La investigación en las áreas de Administración y Contabilidad y los Reflejos en la Sociedad Moderna. 2011. (Seminário).

Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET).A distribuição da riqueza de companhias abertas por meio da demonstração do valor adicionado: uma abordagem cluster. 2011. (Simpósio).

Simpósio sobre o ensino da Contabilidade baseado em IFRS. 2011. (Simpósio).

VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad y V Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión. Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas. 2011. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. .. 2011. (Congresso).

XVI Congreso AECA. .. 2011. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Custos. coordenador de sessão; debatedor: Avanços e desafios na área de controle de gestão. 2011. (Congresso).

XXXV EnANPAD.Coordenador da área EPQ. 2011. (Encontro).

Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade... 2010. (Encontro).

Encuentro da Asociacón Española de Contabilidad e Administración de Empresas (AECA).-. 2010. (Encontro).

VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN. Management Control in Internationalized Brazilian Companies: Analisis of Six Case Studies. / El Impacto de la Internacionalización en los Sistemas de Control de Gestión.. 2010. (Congresso).

Workshop ANPCONT de Editores de Periódicos de Contabilidade... 2010. (Outra).

XVII Congresso Brasileiro de Custos. Coordenador de sessão técnica 3. 2010. (Congresso).

3º Congresso UFSC: Controladoria e Finanças, Iniciação Científica em Contabilidade. Controle de Gestão em Tempos de Crise. 2009. (Congresso).

54ª Convenção dos Contabilistas do Estado do Rio de Janeiro... 2009. (Outra).

7º ECECON - Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis."A Evolução da Ciência Contábil e o Desenvolvimento Profissional.". 2009. (Encontro).

Encontro sobre as Normas de Contabilidade Aplicadas ao setor Público... 2009. (Encontro).

I Congreso Internacional sobre Informacion Financiera y Gestion Estrategica de Costes en el Sector Portuario / III Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión. Control de Gestión en Empresas Internacionalizadas Brasileñas. 2009. (Congresso).

I Encontro Brasileiro de Editores Científicos de Administração e Contabilidade. 2009. (Encontro).

II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/EnEPQ.Produção do conhecimento por meio de publicações: Um estudo da produção científica dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil em Contabilidade de Custos e Gerencial. 2009. (Encontro).

III CONGRESSO ANPCONT. Coordenador de apresentação de trabalhos. 2009. (Congresso).

XI Congreso Internacional de Costos. Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: o caso da Di Solle Cutelaria. 2009. (Congresso).

XI Congresso Internacional de Costos y Gestion. .. 2009. (Congresso).

XI Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ e II Congresso Latino-Americano de Contabilidade de Gestão. Rede de Pesquisa sobre Controle de Gestão de Empresas (Painel: O Processo de Internacionalização de Empresas no Brasil). 2009. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Custos. .. 2009. (Congresso).

XXVI Simposio Sobre Revisoría Fiscal.El Método de Estudio de Casos. 2009. (Simpósio).

XXVI Simposio Sobre Revisoría Fiscal.Control de Gestión en Empresas Brasileñas Internacionalizadas. 2009. (Simpósio).

18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Debatedor na sessões de apresentação dos trabalhos científicos. 2008. (Congresso).

18º Congresso Brasileiro de Contabilidade - VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis.VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis. 2008. (Outra).

2º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. ESTUDO COMPARATIVO NA ÁREA DE CONTABILIDADE GERENCIAL ENTRE BRASIL, MÉXICO E ESPANHA. 2008. (Congresso).

II Congresso ANPCONT. Novas Tendências da Contabilidade Gerencial. 2008. (Congresso).

II Congresso ANPCONT. consultor ad hoc. 2008. (Congresso).

SIMGEN.Carnaval e Internacionalização dão samba: quebrando barreiras e atravessando fronteiras as escolas de samba do Rio de Janeiro ganham o mundo. 2008. (Simpósio).

VII Seminário do Mestrado em Ciências Contábeis.-. 2008. (Seminário).

VII Seminário do Mestrado em Ciências Contábeis - UFRJ.Tendências da Contabilidade no Brasil. 2008. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de Custos. -. 2008. (Congresso).

XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.-. 2008. (Simpósio).

XXXII EnANPAD... 2008. (Encontro).

I Congresso ANPCONT. Debatedor de seção de apresentação de trabalhos. 2007. (Congresso).

I Congresso ANPCONT. Estudos de casos para o ensino (debatedor). 2007. (Congresso).

II encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis... 2007. (Encontro).

XXXI ENANPAD. ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - SESSÃO: CASOS PARA O ENSINO (COORDENADOR E DEBATEDOR). 2007. (Congresso).

XXXI ENANPAD. COORDENADOR DA SESSÃO DE CUSTOS E CONTROLADORIA - ORGANIZAÇÕES. 2007. (Congresso).

XXXI ENANPAD. DEBATEDOR NA SESSÃO CONTROLADORIA. 2007. (Congresso).

6º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e 3º Congresso USP de Inciação Científica em Contabilidade. Mediador. 2006. (Congresso).

II Seminário de Ciências Contábeis: Perspectivas Gerenciais.Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas. 2006. (Seminário).

Cursos de Invierno de La Universidad Carlos III de Madrid.El Método de Estúdio de Casos de la Harvard Business School. 2005. (Outra).

Seminário da Universidad de Valencia.El Método de Estúdio de Casos de la Harvard Business School. 2005. (Seminário).

Seminário de Contabildade da Universidad Autonoma de Madrid.El Método de Estúdio de Casos de La Harvard Business School. 2005. (Seminário).

XXIX EnANPAD 2005. XXIX EnANPAD 2005. 2005. (Congresso).

Cursos de invierno de La Universidade Carlos III de Madrid.Control de Gestión em la Era de la Globalización.. 2004. (Outra).

Cursos de Invierno de la Universidade Carlos III de Madrid.Control de Gestión para Pymes: Estudio de Casos.. 2004. (Outra).

Economia do Conhecimento, Crescimento Sustentado e Inclusão Social.XVI Fórum Nacional 2004. 2004. (Outra).

Seminário da Marinha do Brasil.Sistemas de Controle de Gestão.. 2004. (Seminário).

Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicada à Gestão Estratégica de Negócios..AIimportância do Controle Gerencial na Medição do Desempenho Empresarial.. 2004. (Seminário).

VI Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ.O Método do Caso no Ensino da Contabilidade.. 2004. (Encontro).

Conferência InterAmericana de Contabilidade. Conferência InterAmericana de Contabilidade. 2003. (Congresso).

European Applied Business Research Conference. European Applied Business Research Conference. 2003. (Congresso).

IAMOT. IAMOT. 2003. (Congresso).

Reunião AIC. Reunião AIC. 2003. (Congresso).

The International Academy of Business and Public Administration Disciplines. The Profit as Determinant Factor For Resources Allocation. 2003. (Congresso).

XIII Jornadas Hispano - Lusas de Gestíón Científica. XIII Jornadas Hispano - Lusas de Gestíón Científica. 2003. (Congresso).

XXVII Encontro da ANPAD. XXVII Encontro da ANPAD. 2003. (Congresso).

XXXVIII CLADEA. XXXVIII CLADEA. 2003. (Congresso).

Avaliação de Performance de Gestores de Fundos de Investimentos.Avaliação de Performance de Gestores de Fundos de Investimentos. 2002. (Seminário).

BALAS 2002 Annual Conference.BALAS 2002 Annual Conference. 2002. (Outra).

Seminário Método do Caso.Seminário Método do Caso. 2002. (Seminário).

XII Jornadas Espanholas de Gestão Científica.XII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica. 2002. (Outra).

Congresso Internacional de Custos. Congresso Internacional de Custos. 2001. (Congresso).

Congresso Internacional de Custos. Congresso Internacional de Custos. 2001. (Congresso).

Designing the 21st Century Latin American Organization.Designing the 21st Century Latin American Organization. 2001. (Outra).

I Seminário do Mestrado em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ.I Seminário do Mestrado em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ. 2001. (Seminário).

I Seminário Regional Internacional de Contabilidad, Administración y Economia.I Seminário Regional Internacional de Contabilidad, Administración y Economia. 2001. (Seminário).

XXIV Conferência Interamericana de Contabilidad.XXIV Conferência Interamericana de Contabilidad. 2001. (Outra).

XXV Encontro Nacional da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Administração 2001.XXV Encontro Nacional da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Administração 2001. 2001. (Encontro).

I Encuentro Iberoamericano - VII Jornadas AECA de Contabilidade de Gestión.I Encuentro Iberoamericano - VII Jornadas AECA de Contabilidade de Gestión. 2000. (Encontro).

Reunião da Área de Administração e Finanças.Reunião da Área de Administração e Finanças. 2000. (Outra).

Reunião da Área de Administração e Finanças.Reunião da Área de Administração e Finanças. 2000. (Outra).

Reunião de Coordenadores de Mestrado em Administração.Reunião de Coordenadores de Mestrado em Administração. 2000. (Outra).

Reunião dos Coordenadores de Mestrado da ANPAD.Reunião dos Coordenadores de Mestrado da ANPAD. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Thiago de Souza Silva

Carino BouzadaAURELIO, M.;SIMEONE GOMES, JOSIR; SILVA, P. V. J. G.. Aplicação de simulação de monte carlo para gestão de riscos e avalação probabilística em cronogramas de projetos de descomissionamento. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Severino Ramos do Carmo

SILVA, P. V. J. G.;SIMEONE GOMES, JOSIR; MAIA, V. M.. Como pensa o diizimista? uma análise dos fatores explicativos das receitas das igrejas evangélicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: DIANA FREITAS DE OLIVEIRA

FALCAO, R. P. Q.;GOMES, JOSIR SIMEONE; WANDERLEY, S. E. P. V.; CRUZ, E. P.. Maturidade em gestão: uma análise do empreededorismo de imigrantes brasileiros no EUA. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Caroline Pereira do Nascimento da Costa

BOUZADA, M. A. C.;GOMES, J. S.; DUNEUX, V. J. C.. Priorização das doses da vacina contra covid-19: um estudo quantitativo no estado do rio de janeiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Renan Ribeiro da Silva

Deborah Moraes;SIMEONE GOMES, JOSIR; OLIVEIRA, C. T. F.. Trabalho no Turismo: entendimento dos trabalhadores sobre os impactos da pandemia no seu trabalho. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Severino Ramos do Caemo

SILVA, P. V. J. G.;GOMES, JOSIR SIMEONE; Deborah Moraes. Como pensa o dizimista? análise dos fatores expicativos da receita das igrejas evangélicas. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Moacir Santana de Almeida

Deborah Moraes;GOMES, JOSIR SIMEONE; SILVA, P. V. J. G.. Transformação digital da administração pública federal: uma avaliação do govern o como plataforma. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Leandro Neves de Souza

SILVA, P. V. J. G.;SIMEONE GOMES, JOSIR; SANTOS, W. J. L.. Influência da inteligência emocional no engajamento e no desempenho de uma empresa pública de logística brasileira. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Alessandro Bandeira de Oliveira

SILVA, P. V. J. G.;GOMES, JOSIR SIMEONE; PEREIRA, A. J. P.. Governança em compras públicas: análise contabilométrica das aquisições de materiais comuns no Brasil durante a pandemia. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Natalia Alves Tavares

SILVA, P. V. J. G.;GOMES, J. S.; BOUZADA, M. A. C.. investigação do efeito manada intencioanl e espúrio no mercado de criptomoedas. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Caroline Pereira do Nascimento da Costa

BOUZADA, M. A. C.;GOMES, J. S.; SILVA, P. V. J. G.. Priorização das doses de vacina contra covid-19: um estudo quantitativo no estado do Rio de Janeiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Caroline Pereira do Nascimento da Costa

BOUZADA, M. A. C.;GOMES, J. S.; SILVA, P. V. J. G.. Priorização das doses de vacina contra covid-19: um estudo quantitativo no estado do Rio de Janeiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Elisa Moutta Pinho

SILVA, P. V. J. G.; Angilberto Sabino de Freitas;GOMES, J. S.. Análise do score de crédito no mercado brasileiro à luz da big data e da nova lgpd. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Karen Aparecida Ferreira

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; OLIVEIRA, C. T. F.. MOBILIDADE DOS VISITANTES NA ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO DURANTE A COVID-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Liliana Bello Paredes

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; SALLES, D. M. R.. clima organizacional:uma avaliação comparativa entre a percepção dos colaboradores das áreas produtivas e adminstrativas nas organizações do setor de petróleo e gás. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Alexandro Bandeira de \oliveira

SILVA, P. V. J. G.;GOMES, J. S.; PEREIRA, A. J. P.. Análise Contabilométrica das compras públicas de materiais comuns no Brasil durante a pandemia de covid 19. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Luana Carla De Paula Scuto

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; ROCHA, S. B.. Análise dos modelos de remuneração médica: visão dps meédicos do rio de janeiro credenciados a uma operadora de saúde. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Theodomiro Mascarenhas Rios Rodrigues

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; LONGO, O. C.. A importância da profissiionalização na gestão de futebol: estudo de caso do esporte clube bahia. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Elisa Moutta Pinho

SILVA, P. V. J. G.;GOMES, JOSIR SIMEONE; KLOTZIE, M. C.. Análise do score de crédito no mercado brasileiroà luz da big data e danova LGPD. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Ely Severiano Junior

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; AMORIM, M. A.. Produtivismo acadêmico como virus:analisando processos sociais de influência. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Vanessa Houtet

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; ROCHA, S. B.. A contribuição das escolas de samba como indutor econômico. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Luiz Fernando de Almeida Pereira

GOMES, JOSIR SIMEONE; SILVA, P. V. J. G.; Deborah Moraes. O processo de internacionalização nas universidades federais. 2020. Dissertação (Mestrado em administração) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Liliane Vieira Bello

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; NASCIMENTO, R. P.. Clima organizacional: uma avaliação comparativa entre a percepção dos colaboradores das áreas produtiva e administraiva. 2020. Dissertação (Mestrado em administração) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: FerreiraAparecida

Deborah Moraes; NASCIMENTO, R. P.;GOMES, J. S.. Mobilidade dos visitantes na zona portuária do rio de janeiro, pós-covid19. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Luana Carla De Paula Scuto

Deborah Moraes; NASCIMENTO, R. P.;GOMES, J. S.. Modelo de remuneração hospitalar : estudo de caso de uma operadora de saúde no rio de janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Theodomiro Mascarenhas Rios Rodrigues

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; NASCIMENTO, R. P.. A importância da profissionalização na gestão de futebol : estudo de caso do esporte clube Bahia. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Tatiana Alves Silva de Farias

GOMES, JOSIR SIMEONE; Deborah Moraes; SILVA, P. V. J. G.. Avaliação das ferramentas e métodos utilizados na realização do planejamento estratégico nas IES privadas. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Alice de Souza Araujo Barros

SILVA, P. V. J. G.;GOMES, J. S.; KLOTZLE, M. C.. Análise do crescimento e do impacto das startups fintechs nas economias dos paises emergentes do brics. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Luiz Cláudio de Camargo Moreau Linhares

GOMES, J. S.; Deborah Moraes; COSENZA, J. P.. Características dos sistemas de controle gerencial em uma instituição de sáude pública: um estudo de caso em unidades finanlísticas da Fundação Oswaldo Cruz. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Pedro Henrique Domingues Curvello

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; MIKI, A. F. C.. Turismo e experiência: a percepção de visistantes em relação à utilização de ferramentas tecnológicas interativas nos museus esportivos do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Ana Carolina Martini Braz de Mello e Souza

TOMEI, P.;GOMES, J. S.. A inteligência cultural nos estudos organizacionais: uma revisão bibliométrica. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Eugenize Bezerra Lima

GOMES, JOSIR SIMEONE; GRATZ, D. S. N.; BAIDYA, T. K. N.. Internacionalização de HPES e competencias organizacionais: estudo múltiplo de casos. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Daniela Longobuco Teixeira Balog

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; MORAES, B. G. M.. Empreendedorismo na terceira idade: um estudo exploratório sobre os programas de apoio e capacitação no municipio do rio de janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Marcio Ferreira Bezerra

Deborah Moraes;GOMES, J. S.. o PERFIL DO GESTOR DE FUTEBOL CONTEMPORÂNEO: ANÁLISE COMPARATIVA DE 2001 A 2017. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Humanas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carla Mallmann

GOMES, J. S.; Angilberto Sabino de Freitas; FONSECA, A. C. P. D.. Sistemas de controle gerencial em cooperativas de crédito: estudo de casox. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Rinaldo Assis da Silva

GOMES, J. S.; Deborah Moraes. AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE CONTROLE DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: ESTUDOS DE CASOS DE FUNDAÇÕES EMPRESARIAIS. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Paulo Roberto Feitosa Alves

Deborah Moraes;GOMES, J. S.. Fatores críticos de sucesso na gestão de EAD nas instituições privadas de ensino superior: um estudo sob a visaõ dos professorestutores e coordenadores. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Luiz Carlos Becker Junior

Deborah Moraes;GOMES, J. S.. Alinhamento estratégicoda gestão do conhecimento nas empresas que integram a listagem great place to work- gptw-melhores empresas para trabalhar Brasil 2016. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Pedro Henrique Domingues Curvelo

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; Maria Cristina de Sinay. Turismo e experiência: a percepção de visistantes e gestores em relação à utilização de ferramentas tecnológicas intertivas nos museus esportivos do Rio de Jnaeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Marcelo Longo Freitas Mandarino

Maria Cristina de Sinay;GOMES, J. S.; WANDERLEY, S. E. P. V.. Práticas de Gestão do Resíduo elétrico e eletrônico: o caso das instituições públicas federais de saúde do município do Rio de Jnaeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Marcelo Felício Casaes

BAIDYA, T. K. N.;GOMES, JOSIR SIMEONE; ROSSONI, L.. Aplicabilidade dos princípios de governança corporativ na saúde pública brasileira: estudo analítico do hospital de clínicas de Porto Alegre. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: LUiz Claudio de Camargo Moureau

GOMES, J. S.; Deborah Moraes; BAIDYA, T. K. N.. AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE PUBLICA: O ESTUDO DE CASO EM UNIDADES FINALÍSTICAS DA fUNDAÇÃO oSWALDO cRUZ. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Ana Cristina de Oliveira Lott

Angilberto Sabino de Freitas; NEVES, M. A. C. M.;GOMES, J. S.. persistência e evasão na educação à distância: examinando fatores explicativos. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Russencleyton Barros Costa

REZENDE, J. F. C.;GOMES, J. S.. Direcionadores da gestão da inovação e os reflexos da cultura organizacional: um estudo descritivo sobre o ambiente do INT. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Eduardo Waga

FONSECA, A. C. P. D.; Monica Zaidan Gomes;GOMES, J. S.. A sistema de controle Interno do Estado do Rio de Janeiro: proposta de um novo modelo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.

Aluno: Marcelo Nassif de Maghalhães

FONSECA, A. C. P. D.; REZENDE, J. F. C.;GOMES, J. S.GOMES, J. S.. Características dos sistemas de controle gerencial de empresas de prestação de serviços em tecnologia de informação:::: um estudo de casos múltiplos. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Júlio Antôinio da Silva Gomes

GOMES, JOSIR SIMEONE; REZENDE, J. F. C.. Características dos sistemas de controle gerencial em organizações públicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade Unigranrio.

Aluno: Ben-Hur Monteiro Barizon

REZENDE, J. F. C.;GOMES, J. S.. Alinhamento estratégico da gestão de conhecimento, geração de valor e gestão da inovação: um estudo exploratório em uma agência reguladora. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Sandra Regina Salgueiro Vaz

Josir Simeone Gomes; marta Dalben; Adriano Rodrigues;GOMES, J. S.. Características dos sistemas de controle gerencial das redes de franquias de alimentação. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Cícero Oliveira de Alencar

FONSECA, A. C. P. D.; Josir Simeone Gomes;GOMES, J. S.. Excelência na gestão pública: a contribuição do controle interno da Marinha do Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Assunção Correia

REZENDE, J. F. C.; Alexandre Nicolini;GOMES, J. S.. O Capital Intelectual e sua Relevância para criação de valor em institutos de pesquisa do ministério de ciência e tecnologia e inovação. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Hogo Leonardo Guilernandes Cardoso

Josir Simeone Gomes; REZENDE, J. F. C.; marta Dalben;GOMES, J. S.GOMES, J. S.. Características dos Sistemas de Controle Gerencial de Universidades Brasileiras: Estudos de Casos de Universidades Localizadas no Estado do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Sandra Vaz

GOMES, J. S.; REZENDE, J. F. C.; marta Dalben;GOMES, J. S.. Sistemas de Controle Gerencial em Emjpresas de Franquia. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Mariza Branco Rodrigo de Freitas

MACHADO NETO, M. M.;GOMES, J. S.; MARQUES, J. A. V. DA C.. Valor da marca: um estudo sobre a problemática de sua evidenciação contábil no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Léo Lincoln Leandro

GOMES, J. S.; REZENDE, J. F. C.; CORADO, J. F. DA S.. RAZÕES DE USO E ADAPTAÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO (ERP) E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTROLE GERENCIAL - ESTUDO COMPARATIVO EM QUATRO EMPRESAS BRASILEIRAS. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Alexandre Nascimento Wanderley

FONSECA, A. C. P. D.; SIQUEIRA, J. R. M.;GOMES, J. S.. Um estudo sobre controles internos no setor público, à luz da estrutura do COSO: o caso de uma organização militar da Marinha do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriano José Siqueira da Silva

GOMES, J. S.; MACAHADO NETO, M. M.; REZENDE, J. F. C.. O IMPACTO DAS VARIÁVEIS CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CANADÁ, IRAN E LÍBANO. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Helmut Alexandre de Paula

GOMES, J. S.; MACAHADO NETO, M. M.; REZENDE, J. F. C.. GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: ESTUDOS DE CASOS DE EMPRESAS INDUSTRIAIS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO NAVAL, LOCALIZADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Carlos Damasceno Reis

GOMES, J. S.; MACAHADO NETO, M. M.; REZENDE, J. F. C.. O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO E DA CONVERGÊNCIA AOS PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE SOBRE OS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO DOS MAIORES BANCOS MÚLTIPLOS QUE ATUAM NO BRASIL. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raphael de Souza Sant'Anna Lopes

GOMES, J. S.; MACAHADO NETO, M. M.; REZENDE, J. F. C.. O impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de empresas do setor de indústri têxtil brasileiro: estudos de casos do segmento de moda feminina. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Polyana Batista da Silva

GOMES, J. S.; SILVA, L. M.; RIBEIRO FILHO, J. F.. BASES TEÓRICAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: UM ESTUDO NA PREFEITURA DA CIDADE DE BELÉM/PA. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Edilma Pinheiro da Silva

PADOVANI, F.;GOMES, J. S.; VICENTE, E. F. R.. O IMPACTO DA ADOÇÃO DAS NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR DE CONTABILIDADE. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Robson Ramos Oliveira

GOMES, J. S.; PADOVANI, F.; FONSECA, A. C. P. D.. SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL EM ORGANIZAÇÕES INTERNACIONALIZADAS: OS CASOS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana Paula de Souza Barros

GOMES, J. S.; ALVES, F. J. S.; SIQUEIRA, J. R. M.. ESTUDO COMPARATIVO NA ÁREA DE CONTABILIDADE GERENCIAL ENTRE BRASIL, MÉXICO E ESPANHA. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Giselle da Silva Carvalho

GOMES, J. S.; CAMPOS, Celso José de; PADOVANI, F.. A INFLUÊNCIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE O CONTROLE GERENCIAL DE UMA EMPRESA BRASILEIRA: O CASO SABÓ LTDA.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline de Almeida Filgueiras

GOMES, J. S.; CAMPOS, Celso José de; PADOVANI, F.. IMPACTO DO SISTEMA DE CONTRTOLE GERENCIAL DE EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS: ESTUDO DE CASO MARCOPOLO S.A.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Savana Macedo Fraulob

GOMES, J. S.; ALVES, F. J. S.; SIQUEIRA, J. R. M.. CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS: CASO PETROBRAS URUGUAY DISTRIBUCIÓN. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: JANAINA SENRA SILVA

GOMES, J. S.; CAMPOS, Celso José de; PADOVANI, F.. O CAPITAL INTELECTUAL NOS SITEMAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE EMPRESAS INTERNCAIONALIZADAS: UM ESTUDO DE CASO. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anderson Soares Silva

FONSECA, A. C. P. D.;GOMES, J. S.; SIQUEIRA, J. R. M.; COGAN, S.. Caracterização do uso de sistemas de Controle Gerencial: um estudo exploratório nas organizações militares prestadoras de serviços da Marinha. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisangela Santos da Silva Boose

GOMES, J. S.; DIHEL, C. A.; OTT, E.; SOUZA, M. A.. UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BASEADO NA TIPOLOGIA DO CONTROLE ORGANIZACIONAL. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Paulo César Soares

SILVA, L. M.;GOMES, J. S.; COGAN, S.. CONTABILIDADE DE CUSTOS APLICADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE OS SISTEMAS DE CUSTEIO UTILIZADOS PELA MARINHA, EXÉRCITO E AERONÁUTICA EM SEUS LABORATÓRIOS QUÍMICOS FARMACÊUTICOS. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Alberto Kuhl

MARQUES, J. A. V. DA C.; SIQUEIRA, J. R. M.;GOMES, J. S.; ALVES, F. J. S.. ALGUNS IMPACTOS DO NÃO RECONHECIMENTO DOS EFEITOS INFLACIONÁRIOS NOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS DE MICRO E EQUENAS EMPRESAS DA REGIÃO DE GUARAPUAVA - PARANÁ, NO PERÍDO DE 1996-2004. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Roberto Pinto

FERREIRA, A. C. DE S.; SZUSTER, N.;GOMES, J. S.; REIS, H. DA C.. A DIALÉTICA NA CONTABILIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS EMPREGADOS EM PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP's): uma Abordagem da Teoria Institucional da Contabilidade?. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucileni Pereira da Silva

GOMES, J. S.; Gonçalves, C. de M. G. G.; Nakao, S. H.. Estudo dos Fatores que Influenciam a Mudança na Contabilidade Gerencial com Enfoque na Implementação do Balanced Scorecard - Estudos Multicasos em Empresas que Operam no Brasi.. 2006. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: WAGNER AUGUSTO DE ALMEIDA

GOMES, J. S.; CAMPOS, Celso José de; FONSECA, A. C. P. D.. SISTEMA DE CONTROLE DE GESTÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DO SETOR FINANCEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio José Patrocínio Pereira

GOMES, J. S.; CAMPOS, Celso José de; FONSECA, A. C. P. D.. CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR FARMACÊUTICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESTUDOS DE CASOS. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo José Seixas Pinto

BLASCHEK, J. R. de S.;GOMES, J. S.; MARQUES, J. A. V. DA C.. CUSTOS DA QUALIDADE EM EMPRESAS BRASILEIRAS: O CASO DA INDÚSTRIA GOLDEN VITAL. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aloísio Gurnow

BEUREN, I. M.; FERNANDES, F. C.;GOMES, J. S.. VALORIZAÇÃO DAS TRANSFERÊNCIAS INTERNAS DE PRODUTOS NAS MAIORES INDÚSTRIAS DO BRASIL. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Jose Alberto Teixeira da Silva

GOMES, J. S.. Estudo da Estratégia de Implementação e Mensuração de Desempenho de um Centro de Serviços Compartilhadas em Indústria de Bens de Consumo Imediato com a Utilização do Balanced Scorecard.. 2005. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: MÔNICA SIONARA SCHPALLIR CALIJURI

GOMES, J. S.; SANTOS, N. M. B. F.; SANTOS, R. F.. O Papel de Controller: Um Estudo no Contexto Brasileiro.. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Frederico Pires Pereira Fernandes

GOMES, J. S.. A implantação do Balanced Scorecard em empresas brasileiras sob a perspectiva da cultura nacional. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Frederico Pires Pereira Fernandes

GOMES, J. S.. A implantação do Balanced Scorecard em empresas brasileiras sob a perspectiva da cultura nacional. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Marcela Maués Ventura

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Empresas Brasileiras: Um Estudo de Caso em uma Concessionária de Veículos. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Daniela Gasperin Martinazzo

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Organizações sem Fins Lucrativos: Um Estudo de Três ONG's Brasileiras". 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Patricia Lopes de Oliveira

GOMES, J. S.. Estudo Comparativo da Mensuração do Capital Intelectual na Skandia e em duas empresas Seguradoras no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Maria Alves Pinheiro

GOMES, J. S.. Um exame do uso do uso do Poder Coercitivo pela CVM : As Determinações de Republicações de Demonstrações Contábeis. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Rafael Machado Uzeda de Oliveira

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas : Um Estado de Caso sobre Aquisição de Empresas do Setor de Telecomunicações. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Marcelo Lucas da Silva

GOMES, J. S.. Gerenciamento Organizacional de Projetos : Um Estudo de Caso de Controle de Projetos de TI. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Osmar Guimaraes de Lima

GOMES, J. S.. Proximidade e Distanciamento Entre a Literatura e a Prática Pericial Judicial. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Anna Elizabeth Tavares de Araújo Freitas

GOMES, J. S.. Modelo de Simulação Para Análise Custo-Volume-Lucro Sob Condições de Incerteza. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Adriana Cristina da Silva

GOMES, J. S.. Aspectos Relevantes na Caracterização e Análise do Uso de Sistemas de Controle Orçamentário : Um Estudo Multi-Caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberto Macedo del Castillo

GOMES, J. S.. Características do Sistema de Controle Gerencial das CIAs Internacionalizadas : "O caso da CERJ". 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Paulo Robson Santos Arbués

GOMES, J. S.. Avaliação de Desempenho de Unidades de Negócio : Um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Daniela Xavier Pires Dinkelmann

GOMES, J. S.. Privatização das telecomunicações no Brasil: O Caso da Telebrás. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: MÔNICA SIONARA SCHPALLIR CALIJURI

GOMES, J. S.. O Papel do Controller: Um Estudo do Contexto Brasileiro.. 2004. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Cristina da Silva

GOMES, J. S.. Caracterização do Uso de Sistemas de Controle Orçamentário: Um Estudo Multi-Caso.. 2004. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Viana Gebara

GOMES, J. S.. O Controle dos Custos no Hospital dos Plantadores de Cana de Campo dos Goytacazes. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Manuel Fernandes

GOMES, J. S.. Aspectos Financeiros da Governança Corporativa: Estudo de Caso da Cia .Vale do Rio Doce. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Fabiano Torres Junior

GOMES, J. S.. A Importância do Controle Contábil e Extra-Contábil dos Bens Permanentes Adquiridos pela Administração Pública Federal. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Fabiano Mello de Avellar

GOMES, J. S.. Avaliação de Desempenho de Unidades de Negócio: Um Estudo de Caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: José Carlos Fontes

GOMES, J. S.. Gestão Estrategia da Qualidade: Estudo de Casos. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Josué Vieira dos Santos

GOMES, J. S.. Uma Contribuição a Evidenciação e Mensuração: um estudo exploratório. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Adriano Rodrigues

GOMES, J. S.. Um estudo exploratório sobre Controle gerencial em empresas brasileiras internacionalizadas do setor de serviços. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Rubens Calixto Abreu

GOMES, J. S.. Características do sistema de Controle Gerencial das Companhias de Energia Elétrica. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Gisela Sender

GOMES, J. S.. O Papael da Folga Internacional nas Empresas:Um Estudo em Banco Brasileiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Frederico Guilherme de Campos Wunderlich

GOMES, J. S.. Contratos de Performance no Mercado Fonografico Brasileiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Marcelo Rizzo Gouvêa

GOMES, J. S.. Controles Internos na Prevenção à Lavagem de Dinheiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Ruy Bonates

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Empresas do Setor de Energia: Estudo do Caso de uma Holding. 2002 - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Marcelo Luiz Ferreira

GOMES, J. S.. Principais Diferenças entre as Práticas Contábeis Brasileiras e Norte Americanas: Estudo de Caso Telemar. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Marcelo Puente

GOMES, J. S.. Estudo Descritivo do Modelo de Gestão Balanced Scorecard e sua Analogia com o Processo de Construção Estratégica da IBM. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Ricardo Marinho Brandão Simão

GOMES, J. S.. Performance Empresarial - E.V.A. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Gilberto Braga

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Andrea A Nascentes Totis

TOTIS, A. A. N.;GOMES, J. S.. O Estudo do Caso da CSN Pós-Privativação. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thomas William Loureiro Monachesi

MONACHESI, T. W. L. .;GOMES, J. S.. Companhia Siderúrgia Nacional: Uma Tragetória. 2001. Dissertação (Mestrado em Made) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: José Lipet Slipoi

SLIPOI, J. L.;GOMES, J. S.. A Utilização do Conceito de Capital Intelectual em Empresas Brasileiras:O Caso do Banco do Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado em Made) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Maria da Glória Arrais Peter

PETER, M. DA G. A.;GOMES, J. S.. Proposta de Um Sistema de Custos para as Universidades Federais Brasileiras Fundamentado no Activity Based Costing: Uma Aborfagem de Controladoria Estratégica. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudio Ulysses Ferreira Coelho

COELHO, C. U. F.;GOMES, J. S.. O Ensino de Contabilidade e o Mercado de Trabalho: Uma Análise no Município do Rio de Janeiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vera Lopes da Silva Ferreira Oliveira

OLIVEIRA, V. L. DA S. F.;GOMES, J. S.. Entidades de Direito Público: Estratégia através da Gestão de Variáveis de Controle Financeiras e não Financeiras. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Carlos da Silva Oliveira

OLIVEIRA, L. C. DA S.;GOMES, J. S.. Auditoria Operacional da Eficácia. Sua Implementaçã no Controle Interno do Poder Executivo Federal. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Geraldo Pereira Barboza

BARBOZA, J. G. P.;GOMES, J. S.. Um Estudo Exploratório do Controle Gerencial de Ativos e Recursos Intangíveis (Capital Intelectual) em Empresas Brasileiras. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Luiz Terra Cunha

CUNHA, J. L. T.;GOMES, J. S.. Gestão pela Qualidade Total: Um Estudo de Caso. 2000. Dissertação (Mestrado em Made) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: José Geraldo P

GOMES, J. S.. Barbosa. Uma Investigação do Controle Gerencial do Capital Intelectual em Empresas Brasileiras. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Ruy Bonates de Almeida Junior

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Empresas Brasileiras de Telecomunicações: Estudo dos casos da Telemar Rio S.A. e da Telefônica Celular S.A. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Luis Henrique Lobo Marinho

GOMES, J. S.. Controle Gerencial: Padrões de Conduta Ética nos Negócios em uma Empresa Multinacional- Um Estudo de Caso. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Roberto Campos Amarante

GOMES, J. S.. Sistemas de Controle Gerencial em Empresas Brasileiras- Avaliação de Desempenho: O caso de um Banco Estatal. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Claudio Pustilnic

GOMES, J. S.. Sistemas de Custos Baseados em Atividades : Um Estudo de Caso No Canadá. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Fainguelernt

GOMES, J. S.. Avaliação de Desempenho e Preços de Transferência: O Estudo de Caso da Xerox do Brasil. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: João Paulo Pereira da Silva

GOMES, J. S.. Sistema de Controle Gerencial em Empresas Brasileiras - Um Estudo de Caso de uma empresa Multinacional.. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Lúcia Barbosa de Oliveira

GOMES, J. S.. A Descentralização em Unidades de Negócio: Um Estudo de Caso. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: CELSO DA FROTA BRAGA

GOMES, J. S.. Tercerização de TI: Motivadores e Consequências. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jose Ricardo Alves Pinto

GOMES, J. S.. Descentralização e Controle Gerencial: Estudo de Cinco Casos Brasileiros. 1997. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vicente Antonio de Castro Ferreira

GOMES, J. S.. Controle Gerencial e Medidas de Avaliação de Desempenho: Estudo do Caso do Segmento de Exploração e Produção da Petrobrás. 1997. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca

GOMES, J. S.. Percepções de Incerteza em um Sistema de Planejamento e Controle: Um Estudo Etnográfico Brasil/ Inglaterra. 1997. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ALDA REGINA BOGADO FASSBENDER

GOMES, J. S.. Uma Proposta de Metodologia de Implantação do Sistema de Custeamento Baseado em Atividades ( Activity Based Costing para Empresa Seguradora. 1996. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mário José das Neves

GOMES, J. S.. Técnicas de Revisão Analítica em Auditoria Interna - Estudo de Casos. 1994. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: José Lucenildo Parente Pimentel

GOMES, J. S.. Market Timing no Mercado Brasileiro de Ações. 1994. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Ricardo Maia de Siqueira

GOMES, J. S.. O Impacto da Inflação na Análise das Demonstrações Financeiras - Um Estudo de Caso no Setor Varejista. 1993. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: SERGIO SALLES MUNIZ

GOMES, J. S.. A Empresa Estatal e o Controle Externo via Planejamento Orçamentário: O Caso da Companhia Siderúrgica Nacional. 1993. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Antônio de Deus F

GOMES, J. S.. Magalhães. Formação Profissional de Contábeis e suas Relações com as Exigências de Qualidade das Informações Contábeis. 1991. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Santiago Spiller

GOMES, J. S.. Controle Gerencial de Empresas Estatais no Brasil. Um Estudo de Caso: A Cia. Brasileira de Trens Urbanos. 1990. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Eduardo Collares de Faria

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Empresas Estatais. O Caso: Companhia Siderúrgica Nacional. 1990. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: ALOISIO SILVA

GOMES, J. S.. Auditoria Operacional em Empresas Mato-grossenses. 1990. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Álvaro Pereira de Andrade

GOMES, J. S.. Estudo Sobre as Preferências dos Usuários dos Demonstrativos Financeiros em Relação ao Uso de Terminologia Descritiva, versus Terminologia Técnica nos Relatórios Contábeis das Empresas. 1990. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Guilherme Júlio da Silva

GOMES, J. S.. O Processo de Abertura de Capital de Empresas Catarinenses. 1990. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Acácio Lima

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Empresas Hoteleiras. 1990. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Martha Vicente Doblado Andara

GOMES, J. S.. O uso de Técnicas de Revisão Analítica nas Empresas de Auditoria no Brasil. Estudo de Casos. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Isler Silveira Leite

GOMES, J. S.. Análise do Processo de Adaptação ao Mercado de Trabalho dos Formandos em um Curso Superior de Ciências Contábeis no Brasil: Caso dos Egressos da Universidade Federal de Mato GrossoAnálise do Processo de Adaptação ao Mercado de Trabalho dos Formandos em um Curso Superior de Ciências Contábeis no Brasil: Caso dos Egressos da Universidade Federal de Mato Grosso. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Trancito Guadalupe Moreta Ugalde

GOMES, J. S.. A Evidenciação e as Companhias Transnacionais - Um Estudo Exploratório. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Ivandi Silva Teixeira

GOMES, J. S.. Auditoria Operacional em Empresas Industriais de Transformação na Cidade do Rio de Janeiro - Um Estudo de Casos. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Dila Arlete Agrizzi

GOMES, J. S.. A Experiência de Regulamentação Contábil no Brasil, EUA, Inglaterra e Japão - Um Estudo Comparado. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Ana Maria e Silva

GOMES, J. S.. A Utilização da Auditoria Interna de Empresas Estatais no Estado do Ceará - Estudo de Casos. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Fátima Alves de Carvalho

GOMES, J. S.. Aspectos Contábeis da Conversão da Dívida Externa em Investimento - Estudos de Casos. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Francisco Neves Oliveira

GOMES, J. S.. Técnicas de Amostragem em Auditorias Internas de Empresas no Brasil - Um Estudo de Casos. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Paulo Roberto da Silva

GOMES, J. S.. Contribuição Para a Análise do Tratamento dos Resultados não Realizados em Vendas da Investidora na Investida - Um Estudo de Caso. 1989. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Jorge de Lacerda Werneck

GOMES, J. S.. O Estágio de Desenvolvimento da Área de Planejamento do Setor Têxtil no Brasil. 1989. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Teresa F

GOMES, J. S.. P. de Mello Vieira. Análise da Evolução Estrutural e Competitiva da Indústria do Alumínio no Brasil. 1989. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Amauri Ramalho

GOMES, J. S.. Uma Tentativa de Utilizar o Perfil Organizacional de Likert (LOP) Como Instrumento de Avaliação dos Departamentos da Universidade Brasileira. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Joaquim Francisco da Silva Corado

GOMES, J. S.. Sistemas de Contabilidade por Responsabilidade em Entidades de Administração Estadual do Rio de Janeiro. Um Estudo de Casos. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Lucila Carmelia de Andra

GOMES, J. S.. Técnicas de Amostragem em Empresas de Auditoria na Cidade do Rio de Janeiro. Um Estudo de Casos. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Maria de Fátima Cezarino da Silva

GOMES, J. S.. Auditoria Fiscal na Área do Imposto de Renda Jurídica - Proposta de um Modelo de Programa Alternativo para Empresas Comerciais/Industriais Tributadas com Base no Lucro Real à Alíquota de 35%. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: José Mário Ribeiro da Costa

GOMES, J. S.. O Perfil do Corpo Docente do Ensino de Ciências Contábeis no Brasil. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Claudionor José Moraes

GOMES, J. S.. A Alocação de Custos Indiretos na Indústria de Calçados na Região do Vale dos Sinos (RS). 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Luiz Carlos Gonçalves Tavarez

GOMES, J. S.. O Controle Contábil das Operações de Câmbio de uma Instituição Financeira no Estado do Rio de Janeiro. Um Estudo de Caso. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Heraldo da Costa Reis

GOMES, J. S.. A Transparência nas Demonstrações Contábeis de uma Administração Municipal. Um Estudo de Caso. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Maria Salete Patriota

GOMES, J. S.. O Processo de Alocação de Custos Indiretos de Fabricação nas Indústrias de Alimentos no Estado da Paraíba. Estudo de Caso. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: José Gomes Pacheco Filho

GOMES, J. S.. O Ensino de Contabilidade no Município de Belo Horizonte. Um Estudo de Casos. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Paulo de Sousa Soares de Almeida

GOMES, J. S.. A Divulgação de Informações Voluntárias em Relatórios Anuais de Companhias Abertas. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Luiz Carlos de Mesquita

GOMES, J. S.. O Ensino Superior de Ciências nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Um Estudo de Casos. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Virgínia de Freitas Pereira

GOMES, J. S.. Decisões de Tecnologia em uma Empresa do Setor Farmacêutico -Veterinário - Estudo de Caso. 1988. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Augusto Veiga da Costa Marques

GOMES, J. S.. Origens e Aplicações de Recursos das Companhias Abertas Industriais e Comerciais no Período 1980-1985. 1988. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Átila Gomes

GOMES, J. S.. Estágio de Planejamento Formal em Empresa do Setor Farmacêutico no Brasil. Tese de Mestrado. 1988. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Jesus de Almeida

GOMES, J. S.. Sistemas de Custos em Organizações Hospitalares. Um Estudo de Casos. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Luiz Gonzaga Barbosa Pires

GOMES, J. S.. Um Estudo Experimental Sobre o Uso da Informática no Ensino da Contabilidade. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Wilmar Wiesner

GOMES, J. S.. O Parecer de Auditoria como Instrumento de Evidenciação. Um Estudo de Caso. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Luiz Guilherme Carvalho da Rocha

GOMES, J. S.. Avaliação de Desempenho de Centro de Responsabilidade Como Instrumento de Controle Gerencial. O Caso do Banco do Brasil S/A. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Juan Ramón Rolando Baez Ibarra

GOMES, J. S.. Auditoria Externa em Empresas que Utilizem Computador Eletrônico. Um Estudo de Casos. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Sérgio Marques Madeira Barros

GOMES, J. S.. Um Estudo Exploratório Sobre Controle Gerencial em um Banco Estatal. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Aracéli Cristina de Souza Ferreira

GOMES, J. S.. O Orçamento Público Municipal como Instrumento de Controle Gerencial. um Estudo de Caso. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Hamilton Luiz Faveiro

GOMES, J. S.. O Ensino Superior de Ciências Contábeis no Estado do Paraná. Um Estudo de Caso. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Hildefonso Peres Soler

GOMES, J. S.. Uma Contribuição ao Estudo da Influência da Inflação na Distribuição de Sobras em uma Cooperativa de Produção - Um Estudo de Casos. 1987. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Ana Maria Karger

GOMES, J. S.. O Comportamento Inovador das Empresas na Indústria Brasileira de Brinquedos. 1987. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fátima Bastos Dias

GOMES, J. S.. Planejamento e Controle Sob Inflação: Um Estudo de Casos no Setor de Fumos. 1985. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Angela Alves Nogueira

GOMES, J. S.. Planejamento e Controle Sob Inflação: Um Estudo de Casos no Setor de Bebidas. 1985. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nanci Pereira de Vasconcelos

GOMES, J. S.. Aspectos Financeiros das Empresas Industriais do Estado de São Paulo, em 1982 e a Lei das Falências e Concordatas. 1985. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de São Paulo.

Aluno: JOSÉ NAZARENO MOREIRA

GOMES, J. S.. A Inflação e os Resultados dos Bancos, Mensuração das Distorções Causadas Pelas Práticas Contábeis Vigentes - Um Estudo de Caso. 1984. Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: Vitória Ferreira Dimano

GOMES, J. S.. A Explicação de Insolvência num Modelo Macroeconômico: Um Estudo Exploratório. 1984. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Aurélio Vieira Madeiro

GOMES, J. S.. Análise da Eficiência Informacional do Mercado Aberto: Um Estudo das Taxas de Overnight. 1984. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Gonçalves Avila

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Um Estudo Exploratório. 1983. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Francisco Ribeiro Filho

GOMES, J. S.. Um Modelo de Análise de Prestação de Contas de Instituição Federal de Ensino Superior. 1983. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandro Bandeira de Oliveira

GOMES, J. S.; BOUZADA, M. A. C.; DUARTE, L. M. G. P.; CONSTANTINO, F. F. S.. Análise integrada da relação entre governança, gestão de risco e integridade pública no poder executivo federal brasileiro. 2025. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Diego Oliveira da Cunha

SIMEONE GOMES, JOSIR; SILVA, P. V. J. G.; SACRAMENTO, I. P.. Fatores determinantes da aceitação do sistema eletrônico de informações na administração pública. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

GOMES, J. S.; BOUZADA, M. A. C.; FALCAO, R. P. Q.; WANDERLEY, S. E. P. V.; LIMA, G. B. A.; LUZ, M. C. V.. desafios da governança para um ideal de sociedade sustentavel. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Daniela Longobucco Teixeira Balog

WANDERLEY, S. E. P. V.;GOMES, J. S.; MOTTA, A. C. G. D.; LIMA, D. M. C.; ANGELI, R.. Empreendedorismo 50+: Diversos Olhares e Oportunidades face aos Programas de apoio. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Ely Severiano

GOMES, JOSIR SIMEONE; SILVA, P. V. J. G.; ALMEIDA, V. E.. Internacionalizaçõ do ensino como processo de consolidação dos institutos federais do sudeste. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Vilson Vieira de Paula

GOMES, JOSIR SIMEONE; SILVA, P. V. J. G.; SANTOS, W. J. L.. Fuga de cérebro de cientistas brasileiros: um estudo exploratório. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Maxwel de Azevedo Ferreira

GOMES, J. S.; LOHMANN, P. B.; BARROS, D. F.. A Influência das mídiias sociais para escolha de destinos jurídicos. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Elizeu Bandeira de Lima

SILVA, P. V. J. G.;GOMES, J. S.; WANDERLEY, S. E. P. V.; CONSTANTITN0, F. F. S.; CA, M.. Análise de resultados da qualidade da auditoria e contábil-tributária: estudo de caso da americanas .à luz da overnança corporativa. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Diego Oliveira da Cunha

GOMES, JOSIR SIMEONE; SILVA, P. V. J. G.; WANDERLEY, S. E. P. V.; SACRAMENTO, I. P.; FERRAZ, N. C.. Fatores determinantes da aceitação do sistema eletrônico de informações na administração pública. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Francisco Carlos Lorentz de Souza

SILVA, P. V. J. G.;SIMEONE GOMES, JOSIR; ALVES, F. J. S.; MAIA, V. M.; LOHMANN, P. B.. Tomada de decisão em micro e pequenas empresas da regiões emergentes: o método AHP na escolha entre contabilidade online e tradicional. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Elaine de Souza Silva

AYROSA, E. A. T.; ALTIERI, D. H. C.;GOMES, J. S.; SILVA, D. S.; ZOCCOLO, R.; HEMAIS, M. W.. A confiança como mecanismo social discursivo do sistema de mercado de auditoria: uma análise sob os apectos do macromarketing. 2024. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Flora Thamíris Rodrigues Bittencourt

Deborah Moraes;GOMES, JOSIR SIMEONE. Transformações na formação superior em turismo no Brasil: análise dos conhecimentos, habilidades, atitude e competencias esperados dos egressosdo curso de bacharelado. 2023. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Alex Ferreira Gonçalves

ROSSONI, L.;GOMES, J. S.; SILVA, P. V. J. G.; PEIXOTO, F. M.; PONTES FILHO, J. R.. Entendendo a heterogeneidade da governança corporativa de esquemas culturais. 2023. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Sérgio Corrêa Barbosa

GOMES, JOSIR SIMEONE; SILVA, P. V. J. G.; SANTOS, W. J. L.. Estudo de caso sobre sistema de planejamento e controle das micro e pequenas empresas brasileiras. 2023. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: LEONARDO FERREIRA BEZERRA

Deborah Moraes;SIMEONE GOMES, JOSIR; WANDERLEY, S. E. P. V.; BRAUER, M.; ORLANDO FILHO, O.. Análise dos fatores que influenciam a avaliação de desempenho individual na administração pública federal brasileira. 2023. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Flota Thamires Rodrigues Bittencourt

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; SILVEIRA, C. E.. Desafios e expectativas da formação superior em turismo: conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas do egresso. 2023. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Moacir Porto Ferreira

GOMES, J. S.; Deborah Moraes; SILVA, P. V. J. G.; ALVES, F. J. S.; SANTOS, W. J. L.. Indicadores de sustentabilidade de empresas brasileiras participantes da ise/b: relevancia e impactos ocorridos no sistem de controle grencial das empresas listadas. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Alexandre Francisco Tocheto Botelho da Silva

ROSSONI, L.;GOMES, J. S.; SILVA, P. V. J. G.; AYROSA, E. A. T.; OLIVEIRA, S. A.. Obediência e resignação: como a legitimidade do sistema de autoridade e a validdene propriedade das ordens afetam as respostas emocionais. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Davi de Souza Marques

WANDERLEY, S. E. P. V.; Deborah Moraes;GOMES, J. S.; PORTUGAL, G. T.; PADOVANI, F.. Mercado de ensino superior: uma análise das percepções de qualidade de alunos, professores e gestores acadêmicos. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Bruno Francisco Batista Dias

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; ROCHA, S. B.. Os determinantes da evasão na educação básica brasileira: fatores intraescolares e sócioecon\õmicos. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Tatiana Dornelas de Oliveira

Deborah Moraes; ALVES, F. J. S.;GOMES, J. S.. Se internacionalizar ou não? aspectos inovativos no processo de internacionalização de start ups brasileiras de educação. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Daniela Longobuco Teixeira Balog

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; LIMA, D. M. C.. Empreendeorismo maduro: diversos olhares sobre as (des)igualdades de oportunidades. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Marcelo Scofield de Lemos

Deborah Moraes;SIMEONE GOMES, JOSIR; SALLE, D. M. R.. Modelo de pré-análise do nível de congruência entre estrutura orgnizacional e a estratégia. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SIMEONE GOMES, JOSIR; Deborah Moraes; ALVES, F. J. S.. novos desafios da governança para um ideal de sociedade sustentavel. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: LEONARDO FERREIRA BEZERRA

Deborah Moraes; WANDERLEY, S. E. P. V.; BRAUER, M.; SILVA, O. O.;GOMES, JOSIR SIMEONE. Anailise dos fatores que influenciam a avaliação de desempenho individual na administração pública federal brasileira. 2021. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Flora Thamíris Rodrigues Bittencourt

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; SILVEIRA, C. E.. Desafios e expectativas da formação superior em turismo: conhecimetos e habilidades e atitudes esperadas do egresso. 2021. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: LEONARDO FERREIRA BEZERRA

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; GOMES, M. B.. Uma análise dos fatores que influenciam a avaliação de desempenho na administração pública federal brasileira. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Ikuska Lobo Braga

SAUERBRONN, J. F.; Deborah Moraes;GOMES, J. S.; MATOS, G. B. C.; SILVA, M. A. C.. Responsabilidade social corporativa e transparência: uma proposta de aprimoramento dos relatórios de sustentabilidade. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Moacir Porto Ferreira

Deborah Moraes;GOMES, JOSIR SIMEONE; SANTOS, W. J. L.. Indicdores de sustentabilidade de empresas brasileiras participantes da ISE/B relevancia e impactos ocorridos no sistema de controle gerencial das empresas listadas. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Roberto Gil Uchoa Borgongino de Carvalho

BAIDYA, T. K. N.;GOMES, J. S.; Maria Cristina de Sinay; AIUBE, F. A. L.. Expansão dos investimentos em energia solar no Brasil: estudo sobre a otimização dos investiemtnos em energia solar fotovoltaica, com base em incentivos fiscais e apicação de opções reais. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: André Luís faria Duarte

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; VIEIRA, P. R. C.; SANTOS, R. S.; NASCIMENTO, R. P.. O desenvolvimento do campo da administração pública: análise dos paradigmas que embasaram os estudos no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Luiz Alexandre Valadão de Souza

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; NASCIMENTO, R. P.; SOUZA, M. A.; OLIVEIRA, C. T. F.. O turismo sustentável na visão de estudantes, staff e professores de universidades brasileiras e neozelandesas: um estudo utilizando o arcabouço teórico das representações sociais. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Rodrigo Ferreira da Silva

GOMES, J. S.; Angilberto Sabino de Freitas. Uso do conhecimento em projetos de TI: uma análise à luz da knowledge view. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: André Luís faria Duarte

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; ROSSONI, L.; Reginaldo Souza Sanhtos; TanIA mARGARETE. O desenvolvimento do campo da administração pública no Brasil: análise da produção acadêmcia de 1988 a 2018. 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Luiz Alexandre Valadão de Souza

Deborah Moraes;GOMES, J. S.. Turismo sustentável na visãode universitários brasileiros e neozelandeses: um srtudo utilizandoo arcabouço teórico das representações sociais. 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Renata Sol Leite Ferreira da Costa

FONSECA, A. C. P. D.; MOTA, M. A. R.;GOMES, J. S.; SANTOS, W. J. L.; SAUERBRONN, F. F.. As normas internacionais de contabilidade e características culturais brasileiras:Uma análise regional. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucimeire Cordeiro da Silva

BAIDYA, T. K. N.; Maria Cristina de Sinay;GOMES, J. S.; AIUBE, F. A. L.; BRANDAO, L. E. T.. Análise da viabilidade de investimento em energia solar com opções complexas. 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Claudio Marcos Maciel da Silva Arêas

Deborah Moraes; Maria Cristina de Sinay; Luciana de Oliveira Miranda; Antonio Carlos Magalhães da Silva;GOMES, JOSIR SIMEONE. Gestão do Capital Intelectual e dos ativos intangíveis para geração de valor em instituições de ensino superior privadas no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Gabriel Aguiar de Araújo

Maria Cristina de Sinay;GOMES, JOSIR SIMEONE; ROSSONI, L.; COHEN, M.; JUSTEL, C. M.. Evolução e distribuição do conhecimento sobre responsabilidade social corporativa: análise cientométrica. 2017. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Michelle Muniz Bronstein

GOMES, J. S.; Alexandre Nicolini; Tara Keshar Nanda Baidya; Joaquim Rubens Fontes Filho; GOMES, R. C.. Governança np terceiro setor brasileiro: uma explicação à luz da teoria dos stakeholders. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Tiago Luiz Cabral Peroba

GOMES, J. S.; VASCONCELOS, F. C.; MURASHIMA, M. K. G.; CYRINO, A. B.; FREITAS JUNIOR, A. A.. Modelo de Avaliação de Capital Intelectual de Instituições de Ensino Superior: o caso das universidades brasileiras. 2011. Tese (Doutorado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: José Ricardo M

GOMES, J. S.. De Siqueira. Mensuração do Impacto Social das Organizações: uma análise critica dos balanços sociais propostas para um novo modelo. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia) - COPPEAD - UFRJ.

Aluno: André Luis Martinewski

GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Empresas Brasileiras: Os Casos de Empresas Estatais e o Processo de Privatização. 2001. Tese (Doutorado em Doutorado Em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raimundo Nonato Santos da Silva

SILVA, R. N. S. DA;GOMES, J. S.. Modelo de Gestão para Otimização de Lucratividade em Companhias Descentralizadas. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: André Luis Martininewski

MARTININEWSKI, A. L.;GOMES, J. S.. Controle Gerencial em Empresas Brasileiras: Estudo de Casos. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado Em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Miriam Nunes

GOMES, J. S.. Estudios de Costes en la Renta de la Pólvora de Nueva España ante la Implantación de un Nuevo Sistema de Gestión (1766-1785). 1999. Tese (Doutorado em Contabilidade) - Universitat de València.

Aluno: Joanília Neide de Sales Cia

GOMES, J. S.. Sistemas de Gerenciamento de Liquidez Sob a Ótica da Teoria das Restrições: Uma Adaptação da Metodologia Fleuriet. 1998. Tese (Doutorado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Masayuki Nakagawa

GOMES, J. S.. Estudo de Alguns Aspectos de Controladoria que Contribuem Para a Eficácia Gerencial. 1987. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina Pimentel Duarte

GOMES, J. S.. Sistema de Custeamento em Empresas Brasileiras - Um Estudo de Caso. 1984. Tese (Doutorado em Doutorado Em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciano Pinheiro de Sá

GOMES, J. S.; Tara Keshar Nanda Baidya; marcelo alvaro da silva macedo. Comportamento estratégico e qualidade do lucro contábil nas empresas bresileiras. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Antonio José Patrocínio Pereira

GOMES, J. S.; Maria Cristina de Sinay; FONSECA, A. C. P. D.. O impacto da internacionalização sobre o sistema de controle gerencial em empresas farmaceuticas brasileiras:estudo de casos múltiplos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Leonardo Antonio Siervo da Motta

GOMES, J. S.; Maria Cristina de Sinay; TOMEI, P. A.. As características culturais brasileiras e sua influência na cultura organizacional: uma análise no âmbito da gestão pública com base no modelo de 6 dimensões de Hofstede. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Gabriel Aguiar de Aarujo

Maria Cristina de Sinay;GOMES, J. S.; marcos cohen. Evolução e distribuição do conhecimento sobre responsabilidade social corporativa: uma análise cientométrica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Dilo Sergio de Carvalho Vianna

GOMES, J. S.; victor prochnick. O uso do balanced scorecard no setor elétrico brasileiro: um estudo em três perspectivas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudio Pustilnic

PUSTILNIC, C.;GOMES, J. S.. Sistemas de Custos Baseados em Atividades - Um Estudo de Caso no Canadá. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudio Ulysses Ferreira Coelho

COELHO, C. U. F.;GOMES, J. S.. A Formação do Contador e as Necessidades de Mercado Atuais: Convergências e Divergências. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado Em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Miguel J

GOMES, J. S.. M. Rodrigues. Gerencia de Projetos: Aderência das práticas de gerenciamento de custos nos projetos da Johnson Controles ao Pmbok Guide do Project Management Institute - Pmi. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Myrian Coe de Oliveira

GOMES, J. S.. Pesquisa Exploratória sobre Iniciativas Bem-Sucedidas de Negócios Auto-Sustentáveis: Bolsa Amazônia. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Ernesto Almeida Machado da Silva

GOMES, J. S.. Análise Comparativa da Utilização de Cruzamentos na Produção de Bezerros de Corte na Fazenda Alvorada. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Ronaldo Rocha Monteiro

GOMES, J. S.. Oportunidades de Negócios na Reciclagem de Óleos Lubrificantes no Brasil. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Marcos Vinícius Guimarães da Silva

GOMES, J. S.. Teoria do Portfólio Aplicada a Ativos Reais. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Nelson Gimenez Correa

GOMES, J. S.. Jornal do Comércio: Um Caso de Reestruturação de Empresa Brasileira. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Fausto Ribeiro de Barros Neto

GOMES, J. S.. Evolução do uso de Derivativos como Instrumentos de Proteção Cambial pelas Empresas Brasileiras no Período 1998-2001. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Mariza Tavares Figueira

GOMES, J. S.. Sistema Globo de Rádio - A Expansão da CBN Rio deveria ser feita às custas do fim da Globo FM?. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Wagner Andrade de Moura

GOMES, J. S.. Indicadores de Performance em RH - Um Caso Xerox. 2002 - Ibmec Educacional S A.

Aluno: Daniel Maurice Perpignan

GOMES, J. S.. Justificativas Estratégicas e Financeiras para uso das Tecnologias de Convergência de Voz, Dados e Vídeo sobre Redes de Nova Geração. 2002 - Ibmec Educacional S A.

GOMES, J. S.. Doutorado. 2019. COPPEAD - UFRJ.

GOMES, J. S.. Doutorado. 2019. COPPEAD - UFRJ.

GOMES, J. S.. Doutorado. 2019. COPPEAD - UFRJ.

GOMES, J. S.; SANCOVSKI, M.; angela rocha; ROCHA, E.; COSENZA, J.. Memorial de Ana Carolina Pimentel Duarte. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GOMES, JOSIR SIMEONE. Banca examinadora de defesa pública de meomorialpara promoção à Professor Titular. 2016.

GOMES, J. S.. Concurso para Professor Titular da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. 2009. Universidade Federal da Bahia.

SARLO NETO, A.;RODRIGUES, A.; MATOS, E. R. J.;GOMES, J. S.; SANCOVSKI, M.; LOUZADA, L. C.. Concurso de Provas e Títulos para Professor Adjunto - UFES. 2010. Universidade Federal do Espírito Santo.

GOMES, J. S.. Concurso de Livre Docência do Departamento de Contabilidade - Especialidade: Controladoria e Sistema de Informação. 2009. Universidade de São Paulo.

GOMES, J. S.. Prêmio Contador Geraldo de La Rocque. 2019. Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

GOMES, J. S.. Prêmio Contador Américo Matheus Florentino. 2019. Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

Deborah Moraes;GOMES, J. S.; BAIDYA, T. K. N.. Avaliação da percepção do cidadão sobre a conciliação como prestação jurisdicional: um estudo de caso na justiça federal do Rio de Janeiro. 2017. Universidade do Grande Rio.

Deborah Moraes;GOMES, J. S.. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO DO EAD DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA: UM ESTUDO NA UNGIRANRIO SOB A VISÃO DOS PROFESSORES TUTORES E COORDENADORES. 2017. Universidade do Grande Rio.

GOMES, J. S.; REZENDE, J. F. C.; BAIDYA, T. K. N.. SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO: ESTUDO DE CASOS. 2017. Universidade do Grande Rio.

GOMES, J. S.; Deborah Moraes. CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: ESTUDOS DE CASOS EM FUNDAÇÕES EMPRESARIAIS. 2017. Universidade do Grande Rio.

GOMES, J. S.. Prêmio Contador Américo Matheus Florentino. 2013. Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Luiz Claudio da Camargo Moreau Linhares

Características dos sistemas de controle gerencial em uma instituição de saúde pública: um estudo de caso de unidades finalísticas da funadação oswaldo cruz; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Eugenize Lima

Sistema de controle gerencial em pequenas empresas; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Jaqueline Azevedo

Gestão do conhecimento em organizações públicas: estudo de caso do Inca; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Luiz Fernando de Almeida Pereira

Internacionalização em uma empresa estatal brasileira; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Sérgio Corrêa Barbosa

O plano de negócios simplificado como estratégia de sobrevivência par as micro e pequenas empresa; Início: 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Ely Severiano

Interncionalização abrangente com processo de consolidação de um instituto federal: um estudo da caso no Ifrj a partir da perpectiva decolononial; Início: 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Rita de Cássio Ribeiro

Plataformas digitais: proposta de um frameork à luz da perspectiva da dimensão dinâmica de inovação nestes ambientes; Início: 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Vieira de Paula

A internacionalização de cientistas brasileiros; Início: 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Diego de Oliveira Cunha

Fatores determinantes da aceitação do sistema eletrônico de informação na administração federal; Início: 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Maxwel de Azevedo Ferreira

A influência das midias sociais para escolha de destinos turísticos; Início: 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

novos desafios da governança para um ideal de sociedade sustentavel; Início: 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Gisele da Silva Carvalho

As caracterísitas do sistema de controle gerencial de oraganizações sociasi civis da área de saúde: estudo de casos mútiplos no Brasil e Portugal; Início: 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tatiana Dornelas de Oliveira

Se internacionalizar ou não? Aspectos inovativos no processo de internacionalização de start ups brasileiras de educção; Início: 2022; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Leonardo Antonio Siervo da Motta

The relation between national culture and organizational culture within the public administration; Início: 2019; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Antonio José Patrocínio Pereireia

O impacto da internacionalização sobre o sistema de controle gerencial em empresas farmacêuticas: estudo de casos múltiplos; Início: 2019; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Luciano Pinheiro de Sá

Comportamento estratégico e qualidade do lucro contábil; Início: 2019; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Rodrigo Ferreira da Silva

Absorção do Conhecimento em Implementações de Analytics: a construção de uma Teoria Substantiva; Início: 2019; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Moacir Porto Ferreira

Empresas brasileiras listadas na Dow Jones Sustainability Index (DJSI)®: relevância e impactos ocorridos no controle gerencial; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio; (Orientador);

Eugenize Bezerra Lima

Internacionalização de MPEs e competências organizacionais: estudo de casos múltiplos; 2020; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Jaqueline Azevedo de Vasconcelos de Barros

?Gestão do Conhecimento em Organizações Públicas: O Caso de uma Unidade Hospitalar Federal no Rio de Janeiro?,; 2020; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Luiz Cláudio de Camargo Moreau Linhares

Características dos sistemas de controle gerencial em instituições de saúde pública: um estudo de caso em unidades finalísiticas da Fundação Oswaldo Cruz; 2019; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Marcelo Nassif de Magalhães

Características dos sistemas de controle gerencial de empresas de prestação de serviços em tecnologia de informação:::: um estudo de casos múltiplos; 2016; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Júlio Antônio da Silva Gomes

Características dos sistemas de controle gerencial em organizações públicas; 2016; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Sandra Regina Salgueiro Vaz

Características dos sistemas de controle gerencial das redes de franquias de alimentação; 2014; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Hugo Leonardo Guilhermandes Cardoso

Características dos sistemas de controle gerencial de universidades brasileiras: estudo de casos de universidades localizadas no estado do Rio de Jnaeiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Carlos Augusto Barros Ribeiro

Maturidade em gerenciamento de projetos e seus fatores contribuintes: um estudo de caso com professores de pós-graduação lato sensu no rio de janeiro; 2013; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Adriano José Siqueira da Silva

O IMPACTO DAS VARIÁVEIS CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CANADÁ, IRAN E LÍBANO; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Helmut Alexandre de Paula

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: ESTUDOS DE CASOS DE EMPRESAS INDUSTRIAIS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO NAVAL, LOCALIZADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

João Carlos Damasceno Reis

O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO E DA CONVERGÊNCIA AOS PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE SOBRE OS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO DOS MAIORES BANCOS MÚLTIPLOS QUE ATUAM NO BRASIL; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Raphael de Souza Sant'Anna Lopes

O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE OS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL DE EMPRESAS DO SETOR DE INDÚSTRIA TÊXTIL BRASILEIRO: ESTUDOS DE CASOS DO SEGMENTO DE MODA FEMININA; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Carlos Fernandes da Fonseca

O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO E A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CONTROLE GERENCIAL DE EMPRESAS DE COSMÉTICOS NO BRASIL; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Antonio Paulo Mottin

O SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS PETROLÍFERAS - ESTUDO DE CASOS; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Adriano José Siqueira da Silva

O IMPACTO DAS VARIÁVEIS CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CANADÁ, IRAN E LÍBANO; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Raphael de Souza Sant'Anna Lopes

O impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de empresas do setor de indústri têxtil brasileiro: estudos de casos do segmento de moda feminina; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Mariza Branco Rodrigo de Freitas

Valor da Marca: um estudo sobre a problemática de sua evidencição contábil no Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Josir Simeone Gomes;

Eduardo Motta Tojal

O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE DE GESTÃO DE EMPRESAS GAÚCHAS INTERNACIONALIZADAS ? UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO ENTRE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO FRASLE S; A; , GERDAU S; A; E FORJAS TAURUS S; A; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Mary Wanyza dos Santos Denberg

Impacto da Internacionalização sobre o Sistema de Controle Gerencial de Empresas Brasileiras: Um estudo de Caso Múltiplo: o caso da LUPATECH S/A e da DI SOLLE CUTELARIA LTDA; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Miguel Maria Alonso F

R; da Silva; CONTROLE DE GESTÃO EM EMPRESAS FAMILIARES QUE ATUAM NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE CASOS; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Adriane Fagundes Sacramento da Silva

CONSIDERAÇÃO DO ELEMENTO CULTURAL NO DESENHO DO CONTROLE DE GESTÃO DAS EMPRESAS ESTRANGEIRAS; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Robson Ramos Oliveira

SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL EM ORGANIZAÇÕES INTERNACIONALIZADAS: OS CASOS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Paulo César Soares

Contabilidade de Custos Aplicada à Administração Pública Brasileira: Um Estudo Comparativo sobre os Sistemas de Custeio Utilizados pela Marinha, Exército e Aeronáutica em seus Laboratórios Químicos Farmacêuticos; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Vaner Guimarães da Silva

O uso do código de conduta ética como instrumento de controle gerencial em empresas internacionalizadas; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Savana Macedo Fraulob

Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: caso Petrobrás Uruguay Distribución; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Luana Paula de Souza Barros

Estudo comparativo na área de Contabilidade Gerencial entre Brasil, México e Espanha; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Giselle da Silva Carvalho

Capital Intelectual nos Sistemas de Planejamento e Controle de Empresas Internacionalizadas: um estudo de caso; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Aline de Almeida Filgueiras

Impacto do Sistema de Controle Gerencial de Empresas Internacionalizadas: estudo de caso Marcopolo S; A; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

WAGNER AUGUSTO DE ALMEIDA

SISTEMA DE CONTROLE DE GESTÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DO SETOR FINANCEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Antonio José Patrocínio Pereira

CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR FARMACÊUTICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESTUDOS DE CASOS; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Leonardo José Seixas Pinto

Custos de qualidade em empresas brasileiras: o caso ds industria \goden Vital; 2006; Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Roberto Macedo Del Castilho

Características do Sistema de Controle Gerencial das Cias; Internacionalizadas: O Caso da CERJ; ; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Osmar Guimaraes de Lima

proximidade e Distanciamento entre a Literatura e a Prática da Prova Pericial Judicial; ; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Daniela Gasperin Martinazzo

Controle Gerencial em Organizações sem Fins Lucrativos: Um Estudo de Caso de três ONGs Brasileiras; ; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Lílian de Jesus Melo

Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O Caso da Companhia Siderúrgica de Tubarão-CST; ; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Anna Elizabeth Tavares de Araújo Freitas

Modelo de Simulação para Análise Custo-Volume-Lucro Sob Condições de Incerteza; ; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Rafael Machado Uzeda de Oliveira

Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: Um Estudo de Caso Sobre Aquisição de Empresas do Setor de Telecomunicações; ; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Patricia Lopes de Oliveira

Mensuração do Capital Intelectual na Skandia e em Duas Empresas Seguradoras no Brasil; ; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Leonardo Wainstok

Um estudo exploratório sobre Planos de Opções de Ações; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Manuel Fernandes

Aspectos Financeiros da Governança Corporativa: Estudo de Caso da Cia ; Vale do Rio Doce; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Fabio Mello de Avellar

Avaliação de Desempenho de Unidades de Negócio: Um Estudo de Caso; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Alexandre Viana Gebara

O Controle dos Custos no Hospital dos Plantadores de Cana de Campo dos Goytacazes; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Carlos Fontes

Gestão Estrategia da Qualidade: Estudo de Casos; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Adriano Rodrigues

Um estudo exploratório sobre Controle gerencial em empresas brasileiras internacionalizadas do setor de serviço; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Gilberto Braga

Controle gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da Cia Vale do Rio Doce; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Marcelo Ferreira Puente

Estudo descritivo do modelo de gestão estratégica balanced-scorecard e sua analogia com o processo de construção estratégica da IBM; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Rubens Calixto Abreu

Características do sistema de Controle Gerencial das Companhias de Energia Elétrica; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Marcelo Maués Ventura

Controle Gerencial Em Empresas Brasileiras: Um Estudo De Caso Em Uma Concessionária De Veículos; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Marcelo Maués Ventura

Controle Gerencial em Empresas Brasileiras: Um EStudo de Caso em uma Concessonária de Veículos; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Ruy Bonates

Controle Gerencial em Empresas do Setor de Energia: Estudo do Caso de uma Holding; 2002; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Marcelo Luiz Ferreira

Principais Diferenças entre as Práticas Contábeis Brasileiras e Norte Americanas: Estudo de Caso da Telemar; 2002; Dissertação (Mestrado em Administração) - Ibmec Educacional S A, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Lipet Slipoi

A Utilização do Conceito de Capital Intelectual em Empresas Brasileiras; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Made) - Universidade Estácio de Sá, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Andrea A

Nascentes Totis; O Estudo de Caso da CSN Pós-Privatização; 2001; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Fabio Mello de Avellar

Avaliação de Desempenho de Unidades de Negócio; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Lipet Slipoi

Evidenciação do Capital Intelectual nas Demostrações Contábeis; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Made) - Universidade Estácio de Sá, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Patrícia Melo de Oliveira

Capital Intelectual na Contabilidade: Algumas Evidências; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Luiz de Souza Motta

Governança Corporativa em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Sediadas na Cidade do Rio de Janeiro; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Made) - Universidade Estácio de Sá, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Fábio Siqueira

Um Estudo Comparativo sobre as Práticas de Capital Intelectual em um Banco Estatal Brasileiro; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Made) - Universidade Estácio de Sá, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Francisco José Leite e Silva

A Vantagem Competitiva do Telemarketing: O Ganho por Intermédio da Implantação de um Sistema de Telemarketing; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Made) - Universidade Estácio de Sá, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Geraldo Pereira Barboza

Um Estudo Exploratório do Controle Gerencial de Ativos e Recursos Intangíveis; 2000; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Geraldo P

Barbosa; Uma Investigação do Controle Gerencial do Capital Intelectual em Empresas Brasileiras; 2000; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Luis Henrique Lobo Marinho

Controle Gerencial: Padrões da Conduta Ética nos Negócios em uma Empresa Multinacional - Um Estudo de Caso; 1999; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Roberto Campos Amarante

Sistemas de Controle Gerencial em Empresas Brasileiras - Avaliação de Desempenho: O Caso de um Banco Estatal; 1999; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Bruno Fainguelernt

Avaliação de Desempenho e Preços de Transferência: O Estudo de Caso da Xerox do Brasil; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

João Paulo Pereira da Silva

Sistema de Controle Gerencial Em Empresas Brasileiras: Um Estudo de Caso de Uma Empresa Multinacional; 1998; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Bruno Fainguelernt

Avaliação de Desempenho e Preços de Transferência: O Estudo de Caso da Xerox do Brasil; 1998; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Bruno Fainguelernt

Avaliação de Desempenho e Preços de Transferência: O Estudode Caso da Xerox do Brasil; 1998; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

João Paulo Pereira da Silva

Sistema de Controle Gerencial em Empresas Brasileiras - Um Estudo de Caso de uma Empresa Multinacional; 1998; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Mário José das Neves

Técnicas de Revisão Analítica em Auditoria Interna - Estudo de Casos; 1994; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Mário José das Neves

Técnicas de Revisão Analítica em Auditoria Interna - Estudo de Caso; 1994; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Ricardo Maia de Siqueira

O Impacto da Inflação na Análise das Demonstrações Financeiras - Um Estudo de Caso no Setor Varejista; 1993; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Mário José das Neves

O Impacto da Inflação na Análise das Demonstrações Financeiras - - Um Estudo de Caso no Setor Varegista; 1993; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Eduardo Santiago Spiller

Controle Gerencial Em Empresas Estatais No Brasil; Um Estudo de Caso: A Cia; Brasileira de Trens Urbanos; 1990; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Eduardo Collares de Faria

Controle Gerencial em Empresas Estatais; O Caso da Companhia Siderurgica Nacional; 1990; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Acácio Lima

Controle Gerencial em Empresas Hoteleiras; 1990; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josir Simeone Gomes;

ALOISIO SILVA

Audotiria Operacional em empresas Mato-Grossenses; 1990; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Álvaro Pereira de Andrade

Estudo sobre as Preferências dos Usuários dos Demonstrativos Financeiros em Relação ao Uso de Terminologia Descritiva; 1990; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Guilherme Júlio da Silva

O Processo de Abertura de Capital de Empresas Catarinenses; 1990; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Eduardo Santiago Spiller

Controle Gerencial de Empresas Estatais no Brasil: Um Estudo de Caso: A Cia; Brasileira de Trens Urbanos; 1990; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Eduardo Collares Faria

Controle Gerencial em Empresas Estatais - O Caso da Cia; Siderúrgica Nacional; 1990; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Trancito Guadalupe Moreta Ugalde

A Evidenciação a as Companhias Transacionais - Um Estudo Exploratório; 1989; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Dila Arlete Agrizzi

A Experiência da Regulamentação Contábil no Brasil, EUA, Inglaterra e Japão - Estudo de Casos; 1989; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Ana Maria e Silva

A Utilização da Auditoria Interna de Empresas Estatais no Estado do Ceará - Estudo de Casos; 1989; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Isler Silveira Leite

Análise do Processo de Adaptação ao Mercado de Trabalho dos Formandos em um Curso Superior de Ciências Contábeis no Brasil: Caso dos Engressos da Universidade Federal de Mato Grosso; 1989; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Fátima Alves de Carvalho

Aspectos Contábeis da Conversão da Dívida Externa em Investimentos - Estudo de Casos; 1989; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Ivandi Silva Teixeira

Auditoria Operacional em Empresas Industriais de Transformação na Cidade do Rio de Janeiro - Um Estudo de Casos; 1989; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Martha Vicente Doblado Andara

O Uso de Técnicas de Revisão Analítica nas Empresas de Auditoria no Brasil - Um Estudo de Casos; 1989; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Francisco Neves Oliveira

Técnicas de Amostragem em Auditorias Internas de Empresas no Brasil - Um Estudo de Casos; 1989; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Claudionor José Moraes

A Alocação de Custos Indiretos na Indústria de Calçados na Região do Vale dos Sinos; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Paulo de Sousa Soares de Almeida

A Divulgação de Informações Voluntárias em Relatórios Anuais de Companhias Abertas; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Heraldo da Costa Reis

A Transparência nas Demonstrações Contábeis de uma Administração Municipal - Um Estudo de Caso; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Maria de Fátima Cezarino da Silva

Auditoria Fiscal na Área do Imposto de Renda Jurídico - Proposta de um Modelo de Programa Alternativo para Empresas Comerciais/Industriais Tributadas com Base no Lucro Real à Alíquota de 35%; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Luiz Carlos Gonçalves Tavares

O Controle Contábil das Operações de Câmbio de uma Instituição Financeira no Estado do Rio de Janeiro - Um Estudo de Caso; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Luiz Carlos de Mesquita

O Ensino Superior de Ciências Contábeis nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - Um Estudo de Caso; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Mário Ribeiro da Costa

O Perfil do Corpo Docente do Ensino de Ciências Contábeis no Brasil; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Maria Salete Patriota

O Processo de Alocação de Custos Indiretos de Fabricação nas Indústrias de Alimentos no Estado da Paraiba - Estudo de Caso; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Augusto Veiga da Costa Marques

Origens e Aplicações de Recursos das Companhias Abertas Industriais e Comerciais no Período de 1980-1985; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Joaquim Francisco da Silva Corado

Sistemas de Contabilidade por Responsabilidade em Entidades de Administração Estadual do Rio de Janeiro - Um Estudo de Casos; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Lucila Carmelia de Andra

Técnicas de Amostragem em Empresas de Auditoria na Cidade do Rio de Janeiro - Um Estudo de Caso; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Amauri Ramalho

Uma Tentativa de Utilizar o Perfil Organizacional de Likert ( LOP ) Como Instrumento de Avaliação dos Departamentos da Universidade Brasileira; 1988; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Juan Ramón Rolando Baez Ibarra

Auditoria Externa em Empresas que Utilizem Computador Eletrônico - Um estudo de Caso; 1987; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Luiz Guilherme Carvalho da Rocha

Avaliação de Desempenho de Centro de Responsabilidade Como Instrumento de Controle Gerencial - O Caso do Banco do Brasil S/A; 1987; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Hamilton Luiz Faveiro

O Ensino Superior de Ciências Contábeis no Estado do Paraná - Um Estudo de Caso; 1987; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Aracéli Cristina de Souza Ferreira

O Orçamento Público Municipal como Instrumento de Controle Gerencial - Um Estudo de Caso; 1987; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Wilmar Wiesner

O Parecer de Auditoria como Instrumento de Evidenciação - Um Estudo de Caso; 1987; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Jorge Jesus de Almeida

Sistemas de Custos em Organizações Hospitalares - Um Estudo de Caso; 1987; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Sérgio Marques Madeira Barros

Um Estudo Exploratório Sobre Controle Gerencial em um Banco Estatal; 1987; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Jorge Jesus de Almeida

Um Estudo Experimental Sobre o uso da Informática no Ensino da Contabilidade; 1987; Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

José Nazareno Moreira

A Inflação e os resultados dos bancos, Mensuração das Distorções Causadas Pelas Práticas Contábeis Vigentes - Um Estudo de Caso; 1984; Dissertação (Mestrado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Desafios da Governança para um ideal de Sociedade Sustentável; 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Marcelo Scofield de Lemos

A relação entre a estrutura organizacional e a estratégia: um estudo de caso da Petrobrás; 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Rita de Cássio Ribeiro Coelho

Plataformas Digitais: Uma de um framework à luz da perspectiva da dinâmica de inovação nesses amientes; 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Diego de Oliveira da Cunha

Fatores determinantes da aceitação do sistema eletrônico de informações na administração pública; 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Tatiana Dornelas de Oliveira Mendes

O horizonte das Born Globals: o estado da arte à luz das teorias de internacionalização; 2024; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Moacir Porto Ferreira

Indicadores de sustentabilidade de empresas brasileiras participantes da ise/b: relevancia e impactos ocorridos no sistem de controle grencial das empresas listadas; 2021; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Marcelo Longo Freitas Mandarino

Dificuldades das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios em tempos de pandemia; 2021; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Luciana Sousa Coelho Marson

Produção do conhecimento e evolução conceitual na área da tecnologia vestível: um estudo bibliométrico no período de 1994 à 2019; 2020; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Luciano de Sá Pinheiro

?Comportamento Estratégico e Qualidade do Lucro Contábil?, de autoria de Luciano Pinheiro de Sá, aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração,; 2020; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Rodrigo Ferreira da Silva

Absorção do conhecimento em implementações de analytcs: a construção de uma teoria substantiva; 2019; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Leonardo Antonio iervo da Motta

Cacom base do modelo de 6 dimensõe racter icas culturais brasileiras e sua influencia na cultura organizacional; uma análise com base no modelo de 6 dimensões de Hofstede; 2019; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Antonio Jose do Patrocinio Pereira

O inoacto da internacionalização sobre o sistema de controle gerencial em empresas farmaceuticas; 2019; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Michelle Muniz Bronstein

Governança np terceiro setor brasileiro: uma explicação à luz da teoria dos stakeholders; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade do Grande Rio, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Josir Simeone Gomes;

André Luís Martinewski

Controle Gerencial em Empresas Brasileiras: um estudo de caso sobre o Processo de Mudanças em Nove Empresas, no período de 1980 à 2001; 2003; Tese (Doutorado em Administração) - COPPEAD - UFRJ, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

André Luís Martinewski

Controle Gerencial em Empresas Brasileiras: Estudo de Casos; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Doutorado Em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Josir Simeone Gomes;

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, S. C. ; GOMES, J. S. ; PEREIRA, A. J. P. . Estratégia de Internacionalização de Pequenas de Médias Empresas - PMEs: pesquisa bibliométrica das produções científicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos (2012 a 2021). International Journal of scientific managment , v. 11, p. 1-24, 2025.

  • BARBOSA, S. C. ; SOUZA, F. C. L. ; COSTA, R. S. ; SILVA, P. V. J. G. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . A PERÍCIA CONTÁBIL COMO FERRAMENTA DE DETECÇÃO E PREVENÇÃO DE FRAUDES NO CONTEXTO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE 2013 Q 2023. International Journal of Scientific Managemnent and Tourism , v. 11, p. 01-40, 2025.

  • BARBOSA, S. C. ; GOMES, JOSIR SIMEONE ; PEREIRA, A. J. P. . Estratégia de Internacionalização de Pequenas de Médias Empresas - PMEs: pesquisa bibliométrica das produções científicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos (2012 a 2021). International Journal of Scientific Managemnent and Tourism , v. 11, p. 01-24, 2025.

  • LIMA, E. B. ; GOMES, J. S. . O IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS DE EMPRESAS BRASILEIRAS INTERNCIOANLAIZADAS NAS DEMONSTRACÕES FINANCEIRAS DURANTE O PRIMEIRO. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 23, p. 01-24, 2025.

  • GOMES, J. S. ; DORNELAS, T. . O uso da governança corporativa como ferramenta de controlr gernecial em empresas internacionalizadas. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 15, p. 01-16, 2024.

  • DORNELAS, T. ; GOMES, J. S. . Estratégia de internacionalização de empresa: panorama da produção científica. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 15, p. 01-26, 2024.

  • GONCALVES, R. L. ; GOMES, J. S. ; Carino BouzadaAURELIO, M. . Science and innovation invetments in global north-south context. Revista Gestão e Tecnologia , v. 24, p. 199-166, 2024.

  • OLIVEIRA, A. B. ; COSTA, C. L. O. ; GOMES, JOSIR SIMEONE ; MARQUES, F. L. . Internacionalização de em da literatura com apoio da análise bibliométiricapresas: uma revisão sistemática. RGSA (ANPAD) , v. 18, p. 1-18, 2024.

  • luizclaudiode camargo moureau ; GOMES, JOSIR SIMEONE ; SAUERBROON, F. F. . Sistemas de controle gerencial em organizações públicas de saúde: um studo de caso de uma instituição federal. Universo Contábil , v. 19, p. 01-25, 2024.

  • BARBOSA, S. C. ; GOMES, J. S. . Internacionalização de empresas multinacionais no Brasil: um estudo de caso do modelo de negócio adotado pela Domingos e Pinho Contadores. REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ (ONLINE) , v. 29, p. 1-6, 2024.

  • DORNELAS, T. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Desenvolvimnto de um farmework para compreender o horizonte das empresas born globals: uma análise do estado da arte à luz das teorias de internacionalização. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 15, p. 1-28, 2024.

  • MANDARINO, M. ; SIMEONE GOMES, JOSIR . Principais dificuldades e desafios das micro e pequenas empresas no acesso ao mercado de comparas físicas. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 16, p. 1-23, 2023.

  • GONCALVES, R. L. ; SIMEONE GOMES, JOSIR ; Carino BouzadaAURELIO, M. . The governance map in the context the globali ndicators. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS , v. 14, p. 1-27, 2023.

  • PEREIRA, A. J. P. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Impac of internatioanalization on the management control systems in pharmaceutical industries : study of multiple cases. JOURNAL OF BUSINESS AND ECONOMICS , v. 14, p. 249-181, 2023.

  • SILVA, L. C. ; GOMES, J. S. . Inernationalization strategies: a theoretical approach to the mode choices in the foreig market and the inclusion o modeling for decision makingf real options. Open Journal of Business and Management , v. 11, p. 2144-2160, 2023.

  • MOTTA, L. A. S. ; SIMEONE GOMES, JOSIR . A interação entre cultura nacionl e cultura organizacional no âmbito da gestão pública. REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ (ONLINE) , v. 27, p. 119-133, 2023.

  • DORNELAS, T. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Estratégia de Internacionalização de Empresa: Panorama da Produção Científica de 2013 a 2023. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO) , v. 21, p. 20-47, 2023.

  • SA, L. P. ; RODRIGUES, L. L. ; GOMES, J. S. . Strategic behavior and earnings mamagement: evidence from europe. RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios , v. 23, p. 714-727, 2022.

  • COELHO, RITA DE CASSIA RIBEIRO ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Inserções de Paulo Freire em Estudos de Gestão em uma Perspectiva Decolonial. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO) , v. 19, p. 3-23, 2022.

  • GOMES, JOSIR SIMEONE ; ZOUAIN, DEBORAH MORAES ; DE SOUZA, FRANCISCO CARLOS LORENTZ . Estratégia de internacionalização de pequenas e médias empresas: análise bibliométrica das produções científicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 13, p. 2533-2558, 2022.

  • LONGOBUCCO TEIXEIRA BALOG, DANIELA ; SIMEONE GOMES, JOSIR . TERRA À VISTA PARA STARTUPS BRASILEIRAS? UM ESTUDO DE CASO DA ENERGYTECH, CRN ENGENHARIA. RGO. Revista de Gestão Organizacional (UNOCHAPECÓ. Impresso) , v. 15, p. 120-137, 2022.

  • FERREIRA, MOACIR PORTO ; GOMES, JOSIR SIMEONE ; FREIRE, FLÁVIO BRETANHA . Uma Revisão Cienciométrica da Governança e dos Conflitos em Empresas Familiares. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO) , v. 19, p. 23-48, 2022.

  • GOMES, J. S. . A crença do uso da burocracia como instrumento de eficiência na administração pública. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 17, p. 289-302, 2021.

  • ANDRÉ LUIS FARIA DUARTE ; SOUZA, L. A. V. ; MACEDO, D. G. ; GOMES, J. S. . Mapeamento da Produção Acdêmica em Internacionalização. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA , v. 11, p. 1-19, 2021.

  • DA MOTTA, LEONARDO ANTONIO SIERVO ; GOMES, JOSIR SIMEONE . The Characteristics from the National Culture and its Influence at the Organizational Subcultures: An Analysis from Brazilian Public Management. Public Organization Review , v. 1, p. 89-103, 2021.

  • BITTENCOURT, F. ; GOMES, J. S. . ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: ANÁLISE DE UMA EMPRESA DO SETOR DE TURISMO NO BRASIL. REVISTA FSA , v. 18, p. 42-62, 2021.

  • PEREIRA, A. J. P. ; GOMES, J. S. . O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE CONTROLE GERANCIAL: ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA QUÍMICA ESTRATÉGICA BRASILEIRA E DE ALTA TECNOLOGIA DE PONTA. REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ , v. 25, p. 68-85, 2021.

  • MARSON, L. S. C. ; GOMES, J. S. ; MARSON, J. P. ; CUNHA, D. O. . o i,pacto do megaevento rock in rio turismo do rio de janeiro. REAT - REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO , v. 15, p. 82-101, 2021.

  • DAS NEVES FIALHO, SIMONE ; SIMEONE GOMES, JOSIR . Os impactos do processo de internacionalização sobre o Sistema de Controle Gerencial: o caso da empresa Localiza. Contabilidad y Negocios , v. 16, p. 25-41, 2021.

  • MANDARINO, M. ; GOMES, J. S. . Estratégias e obstáculos predominantes no processo de internacionalização das pequenas e médias empresas: uma análise dos estudos de caso. RIC@. REVISTA INTERDISCIPLINAR CIENTÍFICA APLICADA , v. 15, p. 45-68, 2021.

  • DIAS, B. F. B. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Internacionalização de educação superior do campo da administração, contabilidade e turismo. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8, p. 137-152, 2021.

  • PEREIRA, L. F. A. ; GOMES, J. S. . o processo de internacionalização nas universidades federais. 1034117/bjdv7n12-699 , v. 7, p. 120527-120546, 2021.

  • PINHEIRO DE SÁ, LUCIANO ; GOMES, J. S. . Financial internationalization of brazilian companies and the relationship with the earnings quality. EUROPEAN JOURNAL OF SCIENTIFIC RESEARCH , v. 155, p. 246-258, 2020.

  • GOMES, JOSIR SIMEONE ; SÁ, LUCIANO PINHEIRO DE . Modificações no Sistema de Controle Gerencial Pela Ótica da Teoria Contingencial: Estudo de Caso de uma Indústria Cervejeira. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 17, p. 20-40, 2020.

  • MARSON, L. S. C. ; GOMES, J. S. . Wearable technology - a bibliometric analysis of knowledge production in areas of computer sciences, social sciences, management, business and accounting from1994-2019. EUROPEAN JOURNAL OF SCIENTIFIC RESEARCH , v. 156, p. 83-99, 2020.

  • FERREIRA, R. ; GOMES, J. S. ; CARVALHO, A. . absortive capacity in analytics implementations: a research model. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE) , v. 20, p. 1-19, 2020.

  • SOUZA, L. A. V. ; GOMES, J. S. . Estratégias de internacionalização de uma empresa de base tecnológica de origem acadêmica (EBTA): o caso pipeway engenharia Ltda. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA , v. VIIi, p. 113-127, 2020.

  • ikuska lobo braga ; GOMES, J. S. ; Maria Cristina de Sinay . Internationalization and Corporate Social Responsibility: A Survey of Scientific Production Disseminated in Brazilian Database. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 6, p. 570-582, 2019.

  • luizclaudiode camargo moureau ; GOMES, J. S. . Um estudo das características dos sistemas de controle gerencial em instituições brasileiras de saúde píblica. SUSTAINABLE BUSINESS INTERNATIONAL JOURNAL , v. 86, p. 1-25, 2019.

  • FERREIRA, R. ; GOMES, J. S. . Projetos de big data analytics: uma discussão á luz da capacidade absortiva. SUSTAINABLE BUSINESS INTERNATIONAL JOURNAL , v. 85, p. 1-30, 2019.

  • ANDRÉ LUIS FARIA DUARTE ; GOMES, J. S. . Internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras; análise exploratória da atividade de exportação. Nucleus (Ituverava) , v. 16, p. 1-16, 2019.

  • MOTTA, L. A. S. ; GOMES, J. S. . The relation between national culture and organizational culture within the public administration. European Journal of Scientifi Researchc , v. 154, p. 68-82, 2019.

  • MOTTA, L. A. S. ; GOMES, J. S. . nterações entre cultura nacional, cultura organizacional e gestão pública. Contabilidad y Negocios , v. 14, p. 89-103, 2019.

  • PEREIRA, A. J. P. ; GOMES, J. S. . Internationalization strategy: bibliometric analysis of national and interantional scientific productions of the last ten years. EUROPEAN JOURNAL OF SCIENTIFIC RESEARCH , v. 154, p. 499-516, 2019.

  • SILVA, ALEXANDRE FRANCISCO TOCHETTO BOTELHO DA ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Uma proposta para o aprimoramento da gestão do conhecimento na Marinha do Brasil a partir da análise de redes. Revista PAGMAR (Online) , v. 6, p. 40-45, 2018.

  • PINHEIRO DE SÁ, LUCIANO ; GOMES, JOSIR SIMEONE ; BORGES MOREIRA, JADILSON . Internacionalização impacta os indicadores de curto prazo? um estudo sobre empresas brasileiras. Contabilidad y Negocios , v. 13, p. 82-93, 2018.

  • GOMES, J. S. ; CURVELLO, P. H. D. . O processo de internacionalização de empresas e o impacto nos sistemas de controle gerencial: um estudo de caso com organizações das áreas de construção civil e textil. REVISTA IBEROAMERICANA DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN , v. XVI, p. 1-10, 2018.

  • PEREIRA, A. J. P. ; GOMES, J. S. . Um estudo das estratégias de Internacionalização das indústrias farmacêuticas brasileiras. REVISTA DE CONTABILIDADE E ORGANIZAÇÕES , v. v1, p. 68-79, 2017.

  • BEZERRA, M. F. ; FEITOSA, P. R. ; GOMES, J. S. . iNTERNACIONALIZAÇÃO DE CLUBES DE FUTEBOL: PARALELO ENTRE CLUBES EUROPEUS E BRASILEIROS. REVISTA IBEROAMERICANA DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN , v. XV, p. 1-14, 2017.

  • Michelle Bronstein ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Transparencia nas declarações de missão de organizações sem fins lucrativos(OSFLS) que atuam no Brasil estudo de casos múltiplos. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión , v. XIII, p. 1-15, 2016.

  • ARAUJO, G. ; GOMES, J. S. . Aprofundando a pesquisa sobre sustentabilidade estratégica no Brasil: uma análise4 cientométrica. Revista de Administração da UFSM , v. 8, p. 131-150, 2016.

  • PAULA, H. A. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Gestão estratégica de custos: estudos de casos de empresas industriais do setor de construção naval localizadas no Estado do Rio de Janeiro. ABCustos (São Leopoldo, RS) , v. 10, p. 1-24, 2016.

  • MAGALHAES, M. N. ; GOMES, J. A. S. ; GOMES, J. S. . Caracterísiticas dos Sistemas de Controle Gerencial em Empresas no Segmento de Prestação de serviços de Tecnologia da Informação: um estudo de caso. Gestão.Org , v. 13, p. 200-212, 2016.

  • Adiran torres ; SILVA, C. M. M. ; GOMES, J. S. . Mobilidade de doutorandos para o sanduiche: internacionalização da IES ou do doutorando. Revista Gestao Universitaria na America Latina - GUAL , v. 9, p. 274-291, 2016.

  • GOMES, JOSIR SIMEONE . Management control in internationalized brazilian companies: a eight cases comparative study. Contabilidad y Negocios , v. 11, p. 115-122, 2016.

  • Michelle Bronstein ; GOMES, JOSIR SIMEONE . CONTROLE GERENCIAL EM AMBIENTE INTERNACIONALIZADO: ESTUDO DE CASOS DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión , v. XII, p. 1-18, 2015.

  • REIS, J. C. D. ; GOMES, J. S. . Artigo publicado anteriormente, em versão preliminar, nos Anais do XXXVI EnANPAD em 2012. Artigo submetido em 21 de outubro de 2013 e aceito em 07 de maio de 2014 pelo Editor Marcelo Alvaro da Silva Macedo, após double blind review. 6 Controle de Gestão nos Maiores Bancos Múltiplos Brasileiros: o Impacto da Internacionalização e da Convergência Contábil sobre os Sistemas de Controle. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão , v. 9, p. 6-21, 2015.

  • sandra Vaz ; Sheila Camlot ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização sobre sistemas de controle gerencial: estudo de caso de duas empresa do setor de alimentação. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria , v. 7, p. 43-63, 2015.

  • Leandro Rocha Furini ; marta Dalben ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Sistemas ERPs: uma análise dos resultados obtidos pelas empresas no pós-implantação. Contabilidade, Gestão e Governança , v. 18, p. 28-46, 2015.

  • GOMES, J. S. . O ensino de contabilidade no Brasil: oportunidades e desafios. Mensário Brasileiro de Contabilidade , v. 97, p. 7-7, 2014.

  • ARAUJO, G. ; GOMES, J. S. . A ética e mercado o que está em jogo?. RAE , v. 54, p. 464-465, 2014.

  • BARCELLOS, L. P. ; CONDÉ, R. A. D. ; QUINTAL, R. S. ; GOMES, J. S. . Processo de Internacionalização de Empresas Brasileiras do Segmento de Segurança e Defesa. ABCustos (São Leopoldo, RS) , v. III, p. 25-39, 2014.

  • Degson Ferreira ; Josir S. Gomes ; CAVALCANTI NETO, S. ; GOMES, J. S. . Internacionalização de empresas: uma análise bibliométrica da produção científica dos últimos 5 anos. Revista Magistro , v. 9, p. 152-174, 2014.

  • GOMES, J. S. ; Michelle Bronstein . Na prática a teoria é outra? Uma análise a respeito da diferença entre o comortamento e o discurso nas corporações. Almanaque Unigranrio de Pesquisa , v. 1, p. 43-57, 2014.

  • ARAUJO, G. ; GOMES, J. S. . Analisys of brazilian scientific development in the field of strategic sustainbility. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia (Impresso) , v. 7, p. 243-262, 2014.

  • Valter da Silva Faia ; MILAN, J. B. ; Josir Simeone Gomes ; GOMES, J. S. . Controle gerencial de uma empresa do setor qúimico: um estudo de caso. Revista Contemporânea de Contabilidade , v. 10, p. 97-118, 2013.

  • LOPES, RAPHAEL DE SOUZA SANT'ANNA ; GOMES, JOSIR SIMEONE . THE IMPACT OF INTERNATIONALIZATION ON MANAGEMENT CONTROL SYSTEMS BUSINESS OF THE BRAZILIAN TEXTILE INDUSTRY: CASE STUDIES OF WOMEN'S FASHION SEGMENT. Revista Universo Contábil , v. 9, p. 06-26, 2013.

  • FONSECA, J. C. F. ; GOMES, J. S. . A influência da tecnologia da informação no controle gerencial de empresas internacionalizadas de cosméticos no Brasil. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión , v. IX, p. 1-18, 2012.

  • QUINTAL, R. S. ; CONDÉ, R. A. D. ; BARCELLOS, L. P. ; GOMES, J. S. . Uma reflexão sobre a aplicação do controle gerencial ao setor público brasileiro durante os últimos 20 anos. Revista UNIABEU , v. 5, p. 263-273, 2012.

  • CONDÉ, R. A. D. ; QUINTAL, R. S. ; BARCELLOS, L. P. ; GOMES, J. S. . Os desafios administrativos na adoção de sistemas de controle para empresas globalizadas. ABCustos , v. VIII, p. 48-63-63, 2012.

  • Hugo Leonardo cardoso ; GOMES, J. S. . A globalização através de uma nova perspectiva. RAE (Impresso) , v. 52, p. 574-575, 2012.

  • PINTO, P. S. B. ; PAULA, M. M. ; Josir Simeone Gomes ; GOMES, J. S. . Metodologia do ensino: uma análise da percepção dos alunos frente a diferentes formas de ensino. Sociedade, Contabilidade e Gestão (UFRJ) , v. 6, p. 38-54, 2012.

  • QUINTAL, R. S. ; CONDÉ, R. A. D. ; CARMO FILHO, V. M. ; Josir Simeone Gomes ; GOMES, J. S. . Os programas de pós-graduação em administração e contabilidade no Brasil: Perfile metodologia de ensino de seus docentes. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación , v. 10, p. 220-238, 2012.

  • BARCELLOS, L. P. ; QUINTAL, R. S. ; CONDÉ, R. A. D. ; GOMES, J. S. . Pesquisas em controle de gestão: perspectivas e tendências. Revista Hispeci & Lema (Online) , v. 3, p. 1-10, 2012.

  • GOMES, J. S. . MANAGEMENT CONTROL IN INTERNATIONALIZED BRAZILIAN COMPANIES: A FOUR CASE COMPARATIVE STUDY. Global Business Review (Print) , v. 12, p. 367-376, 2011.

  • GOMES, J. S. ; SILVA, A. F. S. . Consideração do Elemento Cultural no Desenho de Sistemas de Controle de Gestão das Empresas Estrangeiras: estudo de caso. Contabilidade Vista & Revista , v. 22, p. 1, 2011.

  • MADUREIRA, N. L. ; SUCCAR JUNIOR, F. ; GOMES, J. S. . ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ): A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES. Revista de informação contábil (UFPE) , v. 5, p. 43-63, 2011.

  • DENBERG, M. W. S. ; GOMES, J. S. . Impactos ocasionados pela internacionalização de empresas brasileiras: um estudo de caso múltiplo. Contabilidade, Gestão e Governança , v. 14, p. 77-99, 2011.

  • OLIVEIRA, F. N. ; GOMES, J. S. . Auditoria em obras públicas: um estudo sobre a área de formação dos auditores dos governos estaduais e as auditorias de natureza operacional a partir de dados do CONACI e SINAOP. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online) , v. 1, p. 143-160, 2011.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. ; Simone Silva da Cunha vieira . Inserção do Tema Internacionalização de Empresas em Artigos Produzidos no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. S & G. Sistemas & gestão , v. 6, p. 508-520, 2011.

  • FILGUEIRAS, A. A. ; BARROS, L. P. de S. ; GOMES, J. S. . O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UM EMPRESA ESTATAL BRASILEIRA: O CASO PETROBRAS. REGE. Revista de Gestão USP , v. 17, p. 45-57, 2010.

  • Angela Siebra Bouças ; GOMES, J. S. . Sistemas de Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas: o caso de uma empresa de material elétrico. Revista Universo Contábil , v. 6, p. 06-26, 2010.

  • SILVA, A. F. ; GOMES, J. S. . Sistema de Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas : O caso da OPTO ELETRÔNICA S.A.. RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria , v. 2, p. 1-10, 2010.

  • PINTO, L. J. S. ; GOMES, J. S. . Custos da qualidade em empresas brasileira: um estudo de caso na indústria panificadora Golden Vital. Revista de informação contábil (UFPE) , v. 4, p. 57-76, 2010.

  • ARANTES, B. R. ; MOTTIN, A. P. ; GOMES, J. S. . Impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de empresas brasileiras: o caso da Método Engenharia e da TOTVS S/A. Contabilidade Vista & Revista , v. 21, p. ---, 2010.

  • PINTO, L. J. S. ; GOMES, J. S. . DIFICULDADES ENCONTRADAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS PARA O MÉXICO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O RESTAURANTE SPOLETO E A REDE CHINA IN BOX. Revista Ambiente Contábil , v. 2, p. 67-78, 2010.

  • PINTO, L. J. S. ; GOMES, J. S. . Controle de gestão em empresas recém-internacionalizadas: o que mudou no restaurante Spoleto após parceria com a Domino´s Pizzaria?. Revista de Ciências Gerenciais , v. 14, p. 269-280, 2010.

  • FERREIRA, A. C. DE S. ; GOMES, J. S. . DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E SEU PROCESSO DE COMUNICAÇÃO - ESTUDO DE CASO EM UMA AUTARQUIA MUNICIPAL. Revista de Administração Municipal , v. 54, p. 29-39, 2009.

  • FLORENTINO, M. S. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas: Empresas do Setor de Serviços - O Caso da Espoleto. Contabilidade, Gestão e Governança , v. 12, p. 24-34, 2009.

  • GOMES, J. S. . Management control in internationalized Brazilian companies: analysis of six case studies. Advances in Scientific and Applied Accounting , v. 2, p. 1001-1011, 2009.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. ; FELIX, C. L. ; LAURENCEL, L. C. ; ALVES, F. J. S. . ESTUDO MULTICASOS E DE ANÁLISE DE AGLOMERADO ACERCA DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis (UERJ) , v. 13, p. 3, 2008.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis (UERJ) , v. 2007, p. 2, 2007.

  • RODRIGUES, A. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: o caso da Construtora Norberto Odebrecht S.A.. Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) , v. 01, p. 75-96, 2006.

  • RODRIGUES, A. ; GOMES, J. S. . CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS - O CASO GLOBO LTDA. RPA Brasil (Maringá) , v. 2, p. 29-42, 2006.

  • GOMES, J. S. ; RODRIGUES, A. . Controle Gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da TV Globo Ltda. Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) , v. 2, p. 15, 2006.

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, J. M. . DESCENTRALIZAÇÃO EM UNIDADES DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE CONFECÇÃO. Revista Universo Contábil (Online) , v. 1, p. 20, 2005.

  • GOMES, J. S. ; BARBOSA, J. G. P. . Um Estudo Exploratório do Controle Gerencial de Ativos e Recursos Intangíveis em Empresas Brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, ANPAD, v. 6, p. 167-184, 2002.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . More Evidences on Management Control in Internationalized Brazilian Companies. Ssrn, Estados Unidos, 2001.

  • MARTINEWSKI, Andre Luis ; GOMES, J. S. . More Evidences on Management Control in Internationalized Brazilian Companies. SSRN Electronic Journal , v. 270780, p. 9, 2001.

  • MARTINEWSKI, A. L. ; GOMES, J. S. . O Processo Orçamentário em Empresas Brasileiras. Revista Brasileira de Contabilidade, Rio de Janeiro, v. 30, n.132, p. 73-82, 1999.

  • GOMES, J. S. ; FAINGUELERNT, B. . Descentralização e Preços de Transferência: O Estudo do Caso da Xerox do Brasil. Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá) , Rio de Janeiro, v. 1, n.0, p. 3-22, 1999.

  • GOMES, J. S. ; SIQUEIRA, R. M. . Análise de Demonstrações Contábeis em Economias Hiperinflacionáris: Um Estudo do Caso Brasileiro no Período de 1988 a 1991. Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá) , Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 63-79, 1999.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . Control of Global Enterprises Management Control in Internationalized Brazilian Companies: A Nine Case Comparative Study. Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá) , Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 33-59, 1999.

  • GOMES, J. S. ; CAVALCANTI, A. C. L. ; PINHEIRO, M. M. P. ; BARROSO, S. R. . Management Control in Internarionalized Brazilian Firms: The Case of Calçados Azaléia S.A.. Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá) , Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 101-117, 1999.

  • GOMES, J. S. ; MATOS, F. F. J. ; ROSA, W. C. C. ; PALMEIRO, M. A. ; GABEIRA NETO, L. J. . Management Control in Internarionalized Brazilian Firms: The Case of Praxair Inv. Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá) , Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 135-149, 1999.

  • GOMES, J. S. ; RIPOLL, V. F. . Investigación En Contabilidad de Gestión: Estudio Comparativo Brasileño/Español. REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, BRASILIA - DF - BRASIL, v. 27, n.112, p. 10-20, 1998.

  • GOMES, J. S. . Controle Gerencial e Globalizaçao. CONTABILIDADE VISTA E REVISTA, Belo Horizonte, MG, v. 8, n.2, p. 26-36, 1997.

  • GOMES, J. S. . Controle Gerencial na Era da Globalização. Coletânea - Relatório COPPEAD, Rio de Janeiro, RJ, v. 317, p. 1-19, 1997.

  • GOMES, J. S. ; ROCHA, E. . Controle Gerencial, Simbolismo e Cultura. RELATÓRIO COPPEAD, RIO DE JANEIRO, n.304, p. 01-34, 1996.

  • GOMES, J. S. . Contabilidad Y Presupuesto Publico: Analisis Del Proceso de Control de Gestion En Universidades Publicas Brasilenas. INSTITUTO DE CONTABILIDAD Y AUDITORIA DE CUENTAS, MADRID - ESPANHA, p. 389-396, 1995.

  • GOMES, J. S. ; AMAT, J. . Controle de Gestao: Uma Abordagem Qualitativa.. REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, BRASILIA - DF, v. 23, n.96, p. 28-40, 1995.

  • GOMES, J. S. . Orçamento Publico No Brasil. Para Que Serve?. RELATORIO COPPEAD, RIO DE JANEIRO, n.294, p. 01-16, 1994.

  • GOMES, J. S. ; SPILLER, E. S. . Controle Gerencial Em Empresas Estatais: O Caso da Cbtu. RELATORIO DE PESQUISA COPPEAD, RIO DE JANEIRO, n.243, p. 01-25, 1991.

  • GOMES, J. S. . Controle Gerencial - Um Plano de Referencia Para Pesquisas Em Empresas Estatais No Brasil.. REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, BRASILIA -DF, n.68, p. 18-28, 1988.

  • PEREIRA, A. J. P. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Caracterísitcas dos SCG das PMES farmacêuticas:: estudos de casos. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 137p .

  • GOMES, JOSIR SIMEONE . Controle de Gestão Comportamental: Textos e Casos. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014. v. 1.000. 206p .

  • GOMES, JOSIR SIMEONE ; DENBERG, M. W. S. ; BARROS, L. P. de S. ; FARIDE, N. ; RIPOLL, V. F. . Tópicos Avançados em Contabilidade e Controle Gerencial. 1. ed. Rio de Janeiro: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. 71p .

  • GOMES, JOSIR SIMEONE ; PINTO, P. S. B. ; PAULA, M. M. ; GRATZ, D. S. N. ; FONSECA, J. C. F. ; MADUREIRA, N. L. ; SUCCAR JUNIOR, F. . Métodos de Ensino em Cursos Superiores de Ciências Contábeis. 1. ed. Rio de Janeiro: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. 76p .

  • RODRIGUES, A. ; GOMES, J. S. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Contabilidade Empresarial: Textos e casos sobre CPC e IFRS. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2014. 320p .

  • GOMES, J. S. . O MÉTODO DE ESTUDO DE CASO APLICADO À GESTÃO DE NEGÓCIOS: Textos e Casos. 1. ed. São Paulo: ATLAS, 2006. 97p .

  • GOMES, J. S. . Controle de Gestão: Uma Abordagem Contextual e Organizacional. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2002.

  • GOMES, J. S. . Contabilidade para MBAs: Textos e Casos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. v. 1.

  • VIDAL, T. L. ; GOMES, J. S. . Análise da produção científica sobre sustentabilidade organizacional e internacionalização. In: Teófilo de Paula; Paulo José Saraiva. (Org.). Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade. 1ed.Três Rios (RJ): Garcia, 2023, v. 1, p. 85-96.

  • Renato Neves Grova de Souza ; VASCONCELOS, J. A. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . O processo de internacionalização de empresas: estudo de caso em empresa de telecomunicação. In: AYA EDITORA. (Org.). Oportunidades e desafios da administração contemporânea. 1ed.Ponta Grossa: Aya, 2020, v. 1, p. 1-20.

  • GOMES, J. S. . Controle de Gestão em Tempos de Crise. In: Oscar Alfredo Díaz Becerra: José Carlos Dextre Flores. (Org.). Cincia Contable Visión y Perspectiva. 1ed.Lima: Universidad Católica del Peru, 2017, v. 1, p. 145-148.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . O Impacto da Reforma do Estado sobre Sistemas de controle gerencial em Empresas Brasileiras Durante o Período de 1983 a 2003: estudo de nove casos. In: Jorge Lopes, José Francisco, Marcleide Pederneiras. (Org.). Educação Contábil: tópicos de ensino e pesquisa. 1ed.São Paulo: Atlas, 2008, v. , p. 75-94.

  • GOMES, J. S. ; MARTININEWSKI, A. L. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas. In: -. (Org.). Internacionalização de Empresas Brasileiras:Estudos de Gestão Internacional. : Editora Mauad, 2002, v. , p. 241-268.

  • GOMES, J. S. . Estado Actual de la Contabilidad de Gestión: Um Estudio comparativo de la Investigación Española y Brasilenã. In: Contemporary Developments. In: Vicente M. Ripoll Feliri; José G. Malonda Marti. (Org.). Integración Economica y Desarrolo Empresarial : Europa y América Latina. Montpellier: ESKA, 2000, v. , p. 253-262.

  • GOMES, J. S. . Contabilidad Y Presupuesto Publico: Analisis Del Proceso de Control de Gestion En Universidades Publicas Brasilenas. In: MINISTERIO DE ECONOMIA Y HACIENDA DE ESPANA. (Org.). CONTABILIDAD DE LA EMPRESA Y SISTEMAS DE INFORMACION PARA LA GESTION. 1ed.MADRI - ESPANHA: MINISTERIO DE ECONOMIA Y HACIENDA DE ESPANA, 1995, v. , p. 389-396.

  • GOMES, J. S. . Educação de executivos em ambiente global. Revista do CRCRJ, Rio de Janeiro, p. 6 - 7, 31 jul. 2009.

  • GOMES, J. S. ; SIQUEIRA, R. M. . Análise de Demonstrações Contábeis em Economias Hiperinflacionárias: Um Estudo do Caso Brasileiro no Período de 1988 a 1991. Revista ADM MADE, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 63 - 78.

  • GOMES, J. S. . Descentralização e Preços de Transferência: O Estudo do Caso da Xerox do Brasil. Revista ADM MADE, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 3 - 21.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . Control of Global Enterprises Management Control in Internationalized Brazilian Companies. Revista ADM MADE, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 33 - 58.

  • GOMES, J. S. ; CAVALCANTI, A. C. L. ; PINHEIRO, M. M. P. ; BARROSO, S. R. . Management Control in the Internationalized Brazilian Firm: The Case of Calçados Azaléia SA. Revista ADM MADE, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 101 - 116.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . O Processo Orçamentário em Empresas Brasileiras: Estudo de Caso. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, , v. 132, p. 73 - 81.

  • GOMES, J. S. . L1592. RAE - Revista de Administração de Empresas da FGV.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL DAS ESCOLAS DE SAMBA: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, Valencia.

  • GOMES, J. S. ; MATOS, F. F. J. ; ROSA, W. C. C. ; PALMEIRO, M. ; GABEIRA NETTO, L. J. . Management Control in Internationalized Firm: The Case of Praxaier Inc.. Revista ADM MADE, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 135 - 149.

  • ANDRÉ LUIS FARIA DUARTE ; SOUZA, L. A. V. ; MACEDO, D. G. ; GOMES, J. S. . Análise de Redes e Mapeamento da Produção sobre Internacionalização. In: VI SINGEP - SIMPÓSIO INTERNACIOAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 2017, SÃO PAULO. VI SINGEP, 2017. p. 1-14.

  • ANDRÉ LUIS FARIA DUARTE ; SOUZA, L. A. V. ; MACEDO, D. G. ; GOMES, J. S. . Mapeamento e Análise de Redes de Produção sobre Controle Gerencial. In: XX SEMEAD, 2017, SÃO PAULO. XX SEMEAD. p. 1-14.

  • GOMES, J. S. . Estratégias de Internacionalização: uma abordagem teórica sobre as escolhas de modo de entrada no mercado externo. In: VI ADCONT 2015, 2015, RIO DE JANEIRO. VI ADCONT 2015, 2015.

  • GOMES, J. S. ; Michelle Bronstein . CONTROLE GERENCIAL EM AMBIENTE INTERNACIONALIZADO: ESTUDO DE CASOS DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2014, Natal. XXI congresso brasileiro de custos, 2014.

  • REIS, J. C. D. ; GOMES, JOSIR SIMEONE . O Impacto da Internacionaloização e da Convergência Contábil sobre o Controle Gerencial de Bancos Múltiplos no Brasil. In: Vii Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad, 2013, Valencia. VII Congreso Iberoamericano de Administação Empresarial y ConTabilidad. Valencia, 2013. v. 37.

  • Oliveira, M.S. ; GOMES, J. S. ; Miller, F. H. . O impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de empresas do setor de transportes. In: XIX Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2012, Belém. XIX Congresso Brasileiro de Contabilidade. Brasília: CFC, 2012.

  • GOMES, J. S. ; REIS, J. C. D. . O controle de gestão de bancos múltiplos que atuam no Brasil: um estudo da internacionalização e da convergência aos padrões internacionais de contabillidade. In: XXXVI Encontro do Enanpad, 2012, Rio de Janeiro. XXXVI ENCONTRO DO ENANPAD, 2012.

  • PINTO, P. S. B. ; PAULA, M. M. ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização no sistema de controle gerencial: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF. In: VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad y V Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión, 2011, Punta Cana. VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad y V Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión, 2011.

  • CONCEICAO, K. B. ; VIEIRA, L. A. S. B. ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização sobre o sistema de controle gerencial de empresas brasileiras no ramo de atividades de moda praia. In: VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad y V Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión, 2011, Punta Cana. VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad y V Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión, 2011.

  • SILVA, A. J. S. ; REIS, J. C. D. ; GOMES, J. S. . O Impacto da Internacionalização sobre os Sistemas de Controle Gerencial dos dois maiores Bancos Múltiplos Privados Brasileiros. In: VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad y V Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión, 2011, Punta Cana. VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad, 2011.

  • TEIXEIRA FILHO, A. C. ; REIS, K. R. ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de empresas brasileiras: um estudo de caso sobre o Frigorífico JBS. In: VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad y V Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión, 2011, Punta Cana. VII Congreso Iberoamericano de Administración Empresarial y Contabilidad, 2011.

  • FONSECA, J. C. F. ; GOMES, J. S. . A influência da tecnologia da informação no controle gerencial de empresas brasileiras do setor de cosmeticos internacionalizadas. In: XVI Congreso AECA, 2011, Granada. XVI Congreso AECA, 2011.

  • PINTO, L. J. S. ; GOMES, J. S. . Gerenciamento de custos que não agregam valor: evidências geradas nos relatórios dos custos da qualidade de uma indústria brasileira. In: XVI Congreso AECA, 2011, Granada. XVI Congreso AECA, 2011.

  • PINTO, P. S. B. ; PAULA, M. M. ; GOMES, J. S. . METODOLOGIA DO ENSINO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS FRENTE A DIFERENTES FORMAS DE ENSINO. In: II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis, 2011, RIO DE JANEIRO. II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis, 2011.

  • CONDE, R. A. D. ; QUINTAL, R. S. ; BARCELLOS, L. P. ; GOMES, J. S. . PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS PARA PESQUISAS NA ÁREA DE CONTROLE DE GESTÃO. In: Encontro de Controladoria e Finanças do PPG Ciências Contábeis da UNISINOS, 2011, Porto Alegre. II Encontro de Controladoria e Finanças do PPG Ciências Contábeis da UNISINOS.

  • CONDE, R. A. D. ; QUINTAL, R. S. ; BARCELLOS, L. P. ; GOMES, J. S. . UMA REFLEXÃO SOBRE A APLICAÇÃO DO CONTROLE GERENCIAL AO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO DURANTE OS ÚLTIMOS 20 ANOS. In: Encontro do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOS, 2011, Porto Alegre. II Encontro do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOS, 2011.

  • CONDE, R. A. D. ; QUINTAL, R. S. ; BARCELLOS, L. P. ; GOMES, J. S. . OS DESAFIOS ADMINISTRATIVOS NA ADOÇÃO DE SISTEMAS DE CONTROLE PARA EMPRESAS GLOBALIZADAS. In: Encontro do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOS, 2011, Porto Alegre. II Encontro do PPG em Ciências Contábeis da UNISINOS, 2011.

  • MONTES, M. R. ; BAIRRAL, M. A. C. ; SANTOS JUNIOR, M. A. ; GOMES, J. S. . IDENTIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS DE ENSINO APLICADAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS A PARTIR DO PERFIL DOCENTE. In: XVIII Congresso Brasileiro de Custos, 2011, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Custos, 2011.

  • QUINTAL, R. S. ; CONDE, R. A. D. ; CARMO FILHO, V. M. ; GOMES, J. S. . O PERFIL E A METODOLOGIA DE ENSINO DOS PROFESSORES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE NO BRASIL. In: XVIII Congresso Brasileiro de Custos, 2011, Rio de Janeiro. XVIII Congresso Brasileiro de Custos, 2011.

  • NASCIMENTO, A. S. ; MORAES, I. M. ; GOMES, J. S. . O SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS INTERNACIONALIZADA. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 2011, Niterói. VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

  • NASCIMENTO, A. S. ; MORAES, I. M. ; GOMES, J. S. . A FALTA DE INTERAÇÃO DO CORPO DOCENTE E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO SUPERIOR.. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 2011, Rio de Janeiro. VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

  • ALBUQUERQUE, C. M. ; GRATZ, D. S. N. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas : o caso de uma empresa Industrial.. In: VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN, 2010, Valência. VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN, 2010.

  • ARAUJO, R. P. ; NASCIMENTO, R. F. ; GOMES, J. S. . O Estudo dos Custos Operacionais aplicados a folhas de pagamentos da Marinha. In: VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN, 2010, Valência. VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN, 2010.

  • ARAUJO, R. P. ; NASCIMENTO, R. F. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da empresa gerencial de projetos navais-EMGEPRON. In: VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN, 2010, Valência. www.uv.es/conadmon, 2010.

  • SILVA, J. M. M. A. F. R. ; GOMES, J. S. . Controle de Gestão em Empresas Familiares que atuam no sector de serviços: estúdio de cinco casos.. In: VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN, 2010, Valência. VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN, 2010.

  • SILVA, A. F. S. ; GOMES, J. S. . UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DO ASPECTO CULTURAL NO DESENHO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO: ESTUDOS DE CASO. In: XIV Encuentro da Asociacón Española de Contabilidad e Administración de Empresas (AECA), 2010, Coimbra. XIV Encuentro da AECA. Madrid: AECA, 2010.

  • MACHADO, A. ; MEIRELES, L. F. B. ; GOMES, J. S. . OS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO EM EMPRESAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS: O CASO DAS CONSTRUTORAS ANDRADE GUTIERREZ CAMARGO CORREA E NORBERTO ODBRETCHET. In: XIV Encuentro da Asociacón Española de Contabilidad e Administración de Empresas (AECA), 2010, Coimbra. XIV Encuentro da AECA, 2010.

  • BIZERRA, A. L. V. ; TOJA, E. M. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: o caso da Silimed Silicones. In: VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN, 2010, Valencia. CONGRESO IBEROAMERICANO DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL Y CONTABILIDAD / IV CONGRESO IBEROAMERICANO DE CONTABILIDAD DE GESTIÓN, 2010.

  • PINTO, L. J. S. ; GOMES, J. S. . Apuração e controle dos custos da qualidade: um estudo de caso. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2010, Belo Horizonte. XVII Congresso Brasileiro de Custos, 2010.

  • ROCHA, B. D. ; PAULA, H. A. ; GOMES, J. S. . Um estudo sobre métodos de ensino: o caso do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: Congresso Brasileiro de Custos, 2010, Belo Horizonte. XVII Congresso Brasileiro de Custos, 2010.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Auditoria Governamental: um estudo sobre a área de formação dos auditores. In: Semead, 2010, São Paulo. XIII Semead, 2010.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Processo de Internacionalização da Indústria da Construção: um estudo quali-quanti a partir do ranking da Exame. In: Semead, 2010, São Paulo. XIII Semead, 2010.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Globalização e Internacionalização de Empresas nos Seminários em Administração da USP: estudo bibliométrico. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 2010, Resende. VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 2010.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Sistema de Controle Gerencial nas Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro: um enfoque no grupo especial. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 2010, Resende. VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGET), 2010.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Estudo Bibliométrico sobre Globalização e Internacionalização de Empresas nos Seminários em Administração da FEA-USP no período de 2004-2010. In: Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont), 2010, Rio de Janeiro. I Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont), 2010.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Abordagem do tema Internacionalização de Empresas em artigos do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. In: XII Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ e III Congresso Latino Americano de Contabilidade de Gestão, 2010, Rio de Janeiro. Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 2010.

  • DENBERG, M. W. S. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: o caso da Di Solle Cutelaria. In: XI Congreso Internacional de Costos, 2009, Argentina. XI Congreso Internacional de Costos, 2009.

  • DENBERG, M. W. S. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O Caso da Di Solle Cutelaria. In: XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009, TRELEW. XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009.

  • SILVA, M. A. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em uma Empresa Internacionalizada: O Caso Modecor. In: XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009, Trelew. XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009.

  • SILVA, A. F. S. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O caso DeMillus S.A.. In: XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009, Trelew. XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009.

  • FLORENTINO, M. S. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas: Empresas do Setor de Serviços ? O Caso da Spoleto.. In: XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009, Argentina. XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009.

  • FARIA, C. E. P. ; FLORENTINO, M. S. ; GOMES, J. S. . Avaliando Sistemas de Contabilidade Gerencial: Um Estudo de Caso em Empresa Atacadista do Ramo de Material de Construção na Cidade do Rio de Janeiro.. In: XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009, Trelew. XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009.

  • OLIVEIRA, R. R. ; FERREIRA, M. A. ; GOMES, J. S. . O Impacto da Internacionalização no Sistema de Controle Gerencial de uma Empresa do Ramo da Moda e do Vestuário com a Adoção da Filosofia Leap Manufacturing: O Caso Marisol. In: XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009, Trelew. http://www.economicasunp.edu.ar/congreso/, 2009.

  • OLIVEIRA, R. R. ; CARVALHO, V. S. ; GOMES, J. S. . A Produção Científica dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil em Contabilidade de Custos e Gestão: Um Estudo Bibliométrico.. In: XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009, Trelew. XI Congresso Internacional de Costos y Gestion, 2009.

  • ARAUJO, R. P. ; GOMES, J. S. . O estudo dos custos operacionais aplicados à folha de pagamentos da Marinha.. In: XVI Congresso Brasileiro de Custos, 2009, Fortaleza. XVI Congresso Brasileiro de Custos, 2009.

  • MACHADO, A. ; MEIRELES, L. F. B. ; GOMES, J. S. . Discussão sobre a utilização do método de estudo de caso na formação profissional do contador.. In: XVI Congresso Brasileiro de Custos, 2009, Fortaleza. XVI Congresso Brasileiro de Custos, 2009.

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, R. R. ; CARVALHO, V. S. . Produção do conhecimento por meio de publicações: Um estudo da produção científica dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil em Contabilidade de Custos e Gerencial. In: II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/EnEPQ, 2009, Curitiba. Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/EnEPQ, 2009.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . CULTURA ORGANIZACIONAL DESVELADA A PARTIR DE ESTUDO SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: ENEO - Encontro de Estudos Organizacionais, 2008, Belo Horizonte. ENEO 2008, 2008.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . UM ESTUDO ACERCA DA APLICABILIDADE DA FILOSOFIA JUST-IN-TIME NA PRODUÇÃO DE ALEGORIAS E FANTASIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA. In: Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais (SIMPOI), 2008, São Paulo. XI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais (SIMPOI), 2008.

  • OLIVEIRA, R. R. ; CARVALHO, V. S. ; SILVA, A. M. C. ; GOMES, J. S. . CONTROLE INTERNO GOVERNAMENTAL: AUDITORIAS EM OBRAS PÚBLICAS. In: Encontro de Administração Pública e Governança, 2008, Salvador. III Encontro de Administração Pública e Governança, 2008.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. ; FELIX, C. L. ; LAURENCEL, L. C. ; ALVES, F. J. S. . Pequenas também podem se tornar Globals: Estudo Multicasos e de Análise de Aglomerado acerca do Processo de Internacionalização de Pequenas Empresas. In: XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2008, Brasília. XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2008.

  • BARROS, L. P. de S. ; GOMES, J. S. . ESTUDO COMPARATIVO NA ÁREA DE CONTABILIDADE GERENCIAL ENTRE BRASIL, MÉXICO E ESPANHA. In: 2º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2008, Florianópolis. 2º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2008.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Carnaval e Internacionalização dão samba: quebrando barreiras e atravessando fronteiras as escolas de samba do Rio de Janeiro ganham o mundo. In: SIMGEN, 2008, Seropédica. VI Simpósio de Gestão e Estratégia em Negócios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2008.

  • CARVALHO, V. S. ; SILVA, A. M. C. ; FELIX, C. L. ; GOMES, J. S. ; ALVES, F. J. S. . Gestão de custos e precificação: caso de estudo em uma empresa de pequeno porte de produção por encomenda. In: XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008, Curitiba. XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008.

  • FARIA, C. E. P. ; FARIA, E. O. ; LIMA, M. S. ; FLORENTINO, M. S. ; GOMES, J. S. . Avaliando sistemas de conatbilidade gerencial: um estudo de caso em empresa atacadista do ramo de material de construção na cidade do Rio de Janeiro. In: XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008, Curitiba. XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008.

  • BARROS, L. P. de S. ; SILVA, J. S. ; FILGUEIRAS, A. A. ; GOMES, J. S. . CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE CUSTOS EM UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO. In: Congreso de Costos del Mercosur, 2008, Montevidéu. IV Congreso de Costos del Mercosur, 2008.

  • GOMES, J. S. ; CARVALHO, G. S. . A INFLUÊNCIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE O CONTROLE GERENCIAL DE UMA EMPRESA BRASILEIRA: O Caso da Sabó Ltda.. In: Congresso Internacional de Custos, 2007, Lyon. Congresso Internacional de Custos, 2007.

  • FRAULOB, S. M. ; GOMES, J. S. . ASPECTOS ESTRATÉGICOS DAS AQUISIÇÕES DE EMPRESAS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTROLE GERENCIAL - CASO PETROBRAS. In: Congresso Internacional de Custos, 2007, Lyon. Congresso Internacional de Custos, 2007.

  • FILGUEIRAS, A. A. ; SEQUEIRA, F. ; GOMES, J. S. . O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL - CASO DA EMPRESA MARCOPOLO S/A. In: Congresso Internacional de Custos, 2007, Lyon. Congresso Internacional de Custos, 2007.

  • CARVALHO, G. S. ; GOMES, J. S. . TEORIAS SOBRE O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E O CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS. In: 4º Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas - IFBAE, 2007, Porto Alegre. Congresso do IFBAE, 2007.

  • BARROS, L. P. de S. ; GOMES, J. S. . O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL DE UMA EMPRESA ESTATAL BRASILEIRA: O CASO PETROBRAS. In: 1º Congresso Transatlântico de Contabilidade, Auditoria, Controle de Gestão, Gestão de Custos e Globalização e X Congresso Internacional de Custos., 2007, Lyon. 1º Congresso Transatlântico de Contabilidade, Auditoria, Controle de Gestão, Gestão de Custos e Globalização e X Congresso Internacional de Custos., 2007.

  • FELIX, C. L. ; GOMES, J. S. . SISTEMA DE CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA A ADMINISTRACÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA COMLURB. In: XIV Congresso Brasileiro de Custos, 2007, João Pesoa. Congresso Brasileiro de Custos, 2007. p. 102-102.

  • RIBEIRO, H. J. ; SANTOS JUNIOR, M. A. ; TRISCIUZZI, C. R. F. ; JARDIM, A. L. F. ; GOMES, J. S. . ANÁLISE DO SISTEMA DE CONTABILIDADE GERENCIAL DA EMPRESA CENTELHA EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS LTDA : ESTUDO DE CASO. In: Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ ? II Congresso IberoAmericano de Contabilidade de Gestão, 2007, Rio de Janeiro. IX Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ ? II Congresso IberoAmericano de Contabilidade de Gestão, 2007.

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . NARRATIVAS EM CONTROLE GERENCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS A PARTIR DE PUBLICAÇÕES. QUE PESQUISAS REALIZAR?. In: Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ ? Congresso IberoAmericano de Contabilidade de Gestão, 2007, Rio de Janeiro. IX Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ ? II Congresso IberoAmericano de Contabilidade de Gestão, 2007.

  • CARVALHO, V. S. ; RIBEIRO, H. J. ; BRAGA, E. C. ; FRAGA, A. N. ; GOMES, J. S. . ORÇAMENTO COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. In: Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ ? Congresso IberoAmericano de Contabilidade de Gestão, 2007. IX Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ ? II Congresso IberoAmericano de Contabilidade de Gestão, 2007.

  • ARAUJO, G. P. ; PEREIRA, A. J. P. ; GOMES, J. S. . UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS - UM ESTUDO DE CASO DA PETROFLEX. In: ENANPAD, 2006, SALVADOR. 30º ENANPAD, 2006.

  • GOMES, J. S. ; Adriano Rodrigues . Um Estudo Exploratório sobre Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas do Setor de Serviços: Quatro Estudos de Casos. In: XXIX Enanpad 2005, 2005. Enanpad, 2005.

  • GOMES, J. S. . Management Control in Internationalized Brazilian Companies: A Four Case Comparative Study. In: CLADEA, 2005, Santiago. CLADEA, 2005.

  • GOMES, J. S. . The Impact of State Reforms on Management Control Systems of Brazilian Corporations from 1983 to 2003: Study on New Cases. In: 17th Asian Pacific Conference, 2005, Wellington. Asian Pacific Conference, 2005.

  • GOMES, J. S. . Management Control in Internationalized Brazilian Companies: A Four Case Comparative Study.. In: 17th Asian Pacific Conference, 2005, Wellington. Asian Pacific Conference, 2005.

  • GOMES, J. S. ; RODRIGUES, A. . Controle gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da TV Globo Ltda.. In: Congresso de Custos, 2005, Itapema. A Gestão de Custos na Era da Gestão do Conhecimento, 2005. p. 44-44.

  • GOMES, J. S. . INNOVACIÓN Y GERENCIA, EL NUEVO GERENTE PARA ESTE MILENIO. In: CLADEA, 2005, Santiago. CLADEA.

  • GOMES, J. S. ; MATINAZZO, D G . Controle Gerencial em Organizações sem Fins Lucrativos: Um Estudo de Caso em Três ONGs Brasileiras.. In: Asamblea Anual CLADEA 2004, 2004, 2004.

  • GOMES, J. S. ; GASSENFERTH, W . A Influência do e-Learning na Gestão das Grandes Corporações e nas suas Relações com as Instituições de Ensino.. In: Asamblea Anual CLADEA 2004, 2004, 2004.

  • GOMES, J. S. ; PUENTE, M F . Estudo Descritivo do Modelo de Gestão Balanced Scored e sua Analogia com o Processo de Construção Estratégica da IBM.. In: Asamblea Anual CLADEA 2004, 2004, 2004.

  • GOMES, J. S. . Management Control in Internationalized Brazilian Companies: A Two Cases Comparative Study. In: XIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, 2003, Lugo. XIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, 2003.

  • GOMES, J. S. ; Angela M. Silva Araujo ; Ângela Rita de Moraes . MANAGEMENT CONTROL SYSTEMS IN INTERNATIONALIZED COMPANIES: THE INTERNATIONALIZATION PROCESS OF A SPANISH BANK IN BRAZIL. In: The 12th International Conference on Management of Technology, 2003, Nancy. IAMOT 2003, 2003.

  • GOMES, J. S. . MANAGEMENT CONTROL IN INTERNATIONALIZED BRAZILIAN COMPANIES: A FOUR CASE COMPARATIVE STUDY. In: The 12th International Conference on Management of Technology, 2003, Nancy. IAMOT 2003, 2003.

  • GOMES, J. S. ; Rafael Uzeda ; Patricia Mourato Medeiros . THE IMPACT OF INTERNATIONALIZATION ON MANAGEMENT CONTROL SYSTEMS OF A SOFTWARE COMPANY. In: The 12th International Conference on Management of Technology, 2003, Nancy. IAMOT 2003, 2003.

  • GOMES, J. S. ; Adriano Rodrigues . MANAGEMENT CONTROL SYSTEM IN THE INTERNATIONALIZED BRAZILIAN COMPANY: THE CASE OF PETROBRAS S.A.. In: The 12th International Conference on Management of Technology, 2003, Nancy. IAMOT 2003, 2003.

  • GOMES, J. S. ; Lilian Melo ; Leonardo Mattedi . MANAGEMENT CONTROL IN INTERNATIONALIZED COMPANIES: THE CASE OF COMPANHIA SIDERÚRGICA DE TUBARÃO - CST. In: The 12th International Conference on Management of Technology, 2003, Nancy. IAMOT, 2003.

  • GOMES, J. S. . MANAGEMENT CONTROL IN INTERNATIONALIZED BRAZILIAN COMPANIES: A SIX CASE COMPARATIVE STUDY. In: European Applied Business Research Conference, 2003, Veneza. European Applied Business Research Conference, 2003.

  • GOMES, J. S. . Controle gerencial em empresas internacionalizadas: o caso da construtora Norberto Odebrecht S.A.. In: XXVII Encontro da ANPAD, 2003, Atibaia. ENANPAD, 2003.

  • GOMES, J. S. ; Adriano Rodrigues . CONTROLE GERENCIAL DE UMA EMPRESA BRASILEIRA INTERNACIONALIZADA DE MEDIO PORTE:O CASO DA CHURRASCARIA PORCÃO. In: XXV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE, 2003, Panamá. XXV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE - CIC, 2003.

  • GOMES, J. S. ; VARGAS, S. F. R. O. . CREACIÓN Y MEDICÓN DE VALOR. In: XXV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE, 2003, Panamá. XXV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE CONTABILIDADE - CIC, 2003.

  • GOMES, J. S. ; Rafael Uzeda . MANAGEMENT CONTROL SYSTEMS AFTER AN ACQUISITION: A CASE STUDY. In: XXXVIII ASSEMBLEA ANNUAL CLADEA, 2003, Lima. CLADEA, 2003.

  • GOMES, J. S. ; Adriano Rodrigues . CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS: UM ESTUDO EXPLORATÓTRIO SOBRE DUAS EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE SERVIÇOS. In: XXXVIII ASSEMBLEA ANNUAL CLADEA, 2003, Lima. CLADEA, 2003.

  • GOMES, J. S. ; MARQUES, M. L. S. . EVIDÊNCIAS DO EVA E DE ALGUNS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DO MESTRADO. In: XXXVIII ASSEMBLEA ANNUAL CLADEA, 2003, Lima. CLADEA, 2003.

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, J. M. . The Profit as Determinant Factor for Resources Allocation. In: The International Academy of Business and Public Administration Disciplines, 2003, Louisiana. IABPAD, 2004.

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, J. M. . THE PROFIT AS DETERMINANT FACTOR FOR RESOURCES ALLOCATION. In: The International Academy of Business and Public Administration Disciplines, 2003, New Orleans. IABPAD, 2004.

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, J. M. . Management Control in the Internationalizad Brazilian Companies: The Case of Varig SA. In: BALAS 2002 Annual Conference, 2002, Tampa. Anais do BALAS 2002, 2002.

  • GOMES, J. S. ; BARBOSA, J. G. P. . A Proposed Method of Evaluation of Intangible Assets in Brazilian Companies. In: BALAS 2002 Annual Conference, 2002, Tampa. Anais do BALAS 2002, 2002.

  • GOMES, J. S. ; CAVALCANTI, A. C. L. ; PINHEIRO, M. M. P. . Management Control in an Internationalized Firm: The Case of Brazilian Footwear Company. In: XII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2002, Covilha. Anais da XII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2002.

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, P. L. ; SOUZA, D. A. A. . Impact of Internationalization on Brazilian Companies Management Control System: The Banco do Brasil Case. In: XII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2002, Covilha. Anais do XII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2002.

  • GOMES, J. S. ; MARINHO, L. H. L. . Padrões de Conduta Ética nos Negócios: Um Estudo de Caso em uma Empresa Multinacional. In: XII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2002, Covilha. Anais do XII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2002.

  • GOMES, J. S. ; MATOS, J. F. F. ; ROSA, W. C. C. ; PALMEIRO, M. A. ; GABEIRA NETO, L. J. . Management Control of Internationalized Firm: The Case of Praxair Inc.. In: XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2002, Covilha. Anais do XXII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 2002.

  • GOMES, J. S. . Control de Gestión en Empresas Brasileñas Internacionalizadas. In: Seminario Regional Interamericano da Associación Interamericana de Contabilidad, 2002, Santa Cruz. Seminario Regional Interamericano da Associación Interamericana de Contabilidad, 2002.

  • GOMES, J. S. ; Daniely Aparecida Polido Mendes ; Carlos Eduardo Vieira da Silva ; João Alberto da Silva . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O Caso Bob´s. In: XXVI ENANPAD 2002, 2002, Salvador. ENANPAD 2002, 2002. p. 126-126.

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, J. M. . Controle Gerencial numa Companhia Brasileira que se Internacionalizou: Estudo de Caso. In: XXVI ENANPAD 2002, 2002, Salvador. ENANPAD 2002, 2002. p. 147-147.

  • GOMES, J. S. ; Adriano Rodrigues ; André Luiz Bufoni ; Noé Guilherme Medeiros Gomes . O Controle Gerencial de uma Empresa Estatal Brasileira Internacionalizada: O Caso da Petrobrás. In: XXVI ENANPAD 2002, 2002, Salvador. ENANPAD 2002, 2002. p. 245-245.

  • GOMES, J. S. ; Adolfo Henrique Coutinho e Silva ; Diogo Santiago da Silva Pessanha ; Paulo Roberto Gonçalves Ferreira . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O Caso da Embraer. In: XXVI ENANPAD 2002, 2002, Salvador. ENANPAD 2002, 2002. p. 247-247.

  • GOMES, J. S. ; Gilberto Braga . Management Control in Internationalized Brazilian Companies: The Vale do Rio Doce Case. In: The International Business & Economics Research Conference, 2002, Las Vegas. The International Business & Economics Research Conference, 2002.

  • GOMES, J. S. ; Abel Fiosot Loureiro ; Antônio carlos Kronemberger ; Aroldo Salgado Medeiros Filho . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O Estudo de Caso da ACK Material Plástico. In: CLADEA 2002, 2002, Porto Alegre. CLADEA 2002, 2002.

  • GOMES, J. S. ; Amaury Cesar Moraes de Medeiros ; Gerson Berzins ; Paulo Robson Santos Arbués . Sistema de Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas utilizando o Balanced Score Card: Caso Refap S.A. In: CLADEA 2002, 2002, Porto Alegre. CLADEA 2002, 2002.

  • GOMES, J. S. ; Gilberto Braga . Controle Gerencial de Empresas Internacionalizadas: O Caso da Vale do Rio Doce. In: III Encontro Iberoamericano de Finanças e Sistemas de Informação, 2002, Setubal. III Encontro Iberoamericano de Finanças e Sistemas de Informação, 2002.

  • GOMES, J. S. ; Carlos Eduardo Vieira da Silva ; Daniely Aparecida Polido Mendes ; João Alberto da Silva . Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas: O Caso do Bob´s. In: IX Congresso Coppead de Administração - Workshop Internacionalização, 2002, Rio de Janeiro. IX Congresso Coppead de Administração, 2002.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas: Algumas Evidências em Empresas do Setor de Serviços. In: XXV Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2001, Campinas. Anais do XXV ENANPAD 2001, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; BARBOSA, J. G. P. . Um Estudo Exploratório do Controle Gerencial de Ativos e Recursos Intangíveis (Capital Intelectual) em Empresas Brasileiras. In: XXV Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2001, Campinas. Anais do XXV ENANPAD 2001, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; CAVALCANTI, A. C. L. ; PINHEIRO, M. M. P. ; BARROSO, S. R. . Management Control in the Internationalized Brazilian Firms: The Case of Calçados Azaléia SA. In: Desining the 21st Century Latin American Organizations - BALAS, 2001. Proceedings of Desining the 21st Century Latin American Organizations - BALAS, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; MATOS, F. F. J. ; ROSA, W. C. C. ; PALMEIRO, M. A. ; GABEIRA NETO, L. J. . Management Control in the Internationalized Firms: The Case of Praxair Inc.. In: Desining the 21st Century Latin American Organizations - BALAS, 2001. Proceedings of the Desining the 21st Century Latin American Organizations - BALAS, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . More Evidences on Management Control in Internationalizes Brazilian Companies. In: Desining the 21st Century Latin American Organizations - BALAS, 2001. Proceedings oof the Desining the 21st Century Latin American Organizations - BALAS, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . Management Control in Internationalized Brazilian Companies: A Nine Case Study. In: Fifth International Management Control Systems Research Conference - Controlling Systems and Systems Control, 2001. Proceedings of the Fifth Internarional Management Control Systems Research Conference - Controlling Systems and Systems Control, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . Controle Gerencial em Ambiente Internacional. In: 1º Seminário do Mestrado em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ, 2001. Anais do 1º Seminário do Mestrado em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; SOUZA, D. A. A. ; MELLO, L. B. ; OLIVEIRA, P. M. . Management Control in the Internationalized Brazilian Bank: The Case of Banco do Brasil SA. In: Congresso Internacional de Custos, 2001, Leon. Anais do Congresso Internacional de Custos, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. . Control de Gestión en Empresas Internacionales con Enfasis en el Mercosur. In: I Seminario Regional Internacional de Contabilidad, Administración y Economia, 2001, Henandarias. Anales del I Seminario Regional Internacional de Contabilidad, Administración y Economia, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; HELOUANI, R. ; LIMONE, A. ; BEHREND, J. A. ; FANARRAGA, C. ; CHILLAVERT, F. . La Gestión y la Empresa Electrónica. In: XXIV Conferencia Interamericana de Contabilidad, 2001, Punta del Leste. Anales del XXIV Conferencia Interamericana de Contabilidad, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; HELOUANI, R. ; LIMONE, A. ; BEHREND, J. A. ; FANARRAGA, C. ; CHILLAVERT, F. . Factores de Éxito de las Denominadas Pequeñas y Medianas Empresas. In: XXIV Conferencia Interamericana de Contabilidad, 2001, Punta del Leste. Anales del XXIV Conferencia Interamericana de Contabilidad, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . Management Control in Internationalized Brazilian Companies: A Three Case Comparative Study. In: BALAS 2000 Conference, 2000, Santo Domingo. Anais do BALAS 2000 Conference, 2000.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas. In: I Workshop em Internacionalização de Empresas, 2000, Rio de Janeiro. Anais do I Workshop em Internacionalização de Empresas, 2000.

  • GOMES, J. S. ; SIQUEIRA, J. R. M. . A Análilse das Demonstrações Financeiras em Economias Hiperinflacionárias: Um Estudo do Caso Brasileiro no Período de 1988 a 1991. In: ENANPAD 2000, 2000, Florianópolis. Anais do ENANPAD 2000, 2000.

  • GOMES, J. S. ; FAINGUELERNT, B. . Descentralization and Transfer Price: The Case Studyof Xerox do Brasil. In: ENANPAD 2000, 2000, Rio de Janeiro. Anais do ENANPAD 2000, 2000.

  • GOMES, J. S. . La Enseãnsa de Contabilidad de Gestión: El Analisis del Discurso. In: Seminário Regional Interamericano, 2000, Buenos Aires. Anais do Seminário Regional Interamericano, 2000.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . Contabilidade de Gestão em Empresas Internacionalizadas: Algumas Evidências de Empresas Brasileiras. In: XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2000, Goiânia. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2000.

  • GOMES, J. S. . Capital Intelectual e a Contablidade. In: XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2000, Goiânia. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2000.

  • GOMES, J. S. . Sistemas de Controle em Tempos de Turbulência: O Desafio das Organizações Latinoamericanas.. In: Business Association Of Latin American Studies (BALAS), 1998. Conferência Anual Balas'98. Texas - USA.

  • GOMES, J. S. . Management Control in The Era of Globalization. In: Fourth International Management Controle Systems Research Conference, 1998. Anais do Congresso. READING - INGLATERRA. p. 53-53.

  • GOMES, J. S. ; RIPOLL, V. F. ; MALONDA, J. . Estado Actual de La Contabilidad de Gestion: Un Estudio Comparativo de La Investigacion Espanola Y Brasilena. In: INTERNATIONAL CONFERENCE AT SUP DE CO MONTPELLIER, 1998. ANAIS DE INTERNATIONAL CONFERENCE AT SUP DE CO MONTPELLIER. MONTPELLIER - FRANÇA.

  • GOMES, J. S. ; PEREIRA, G. J. S. G. E. ; Controle de Géstion Y Cultura. In: V Congresso Internacional de Cursos, 1997. Anais do V Congresso Internacional de Custos. Acapulco/México. v. 1. p. 37-48.

  • GOMES, J. S. . Controle de Gestão, Revolução Tecnológica e Globalização: Os Desafios da América Latina. In: XXXII Asemblea Anual de CLADEA 1997, 1997. Memorias de La XXXII Asemblea Anual de CLADEA 1997. Monterrey/Mexico. v. 1. p. 225-238.

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . More Evidences on Management Control in Internationalized Brazilian Companies. In: Desining the 21st Century Latin American Organizations - BALAS, 2001. Proceedings of the Desining the 21st Century Latin American Organizations - BALAS, 2001. v. 1.

  • GOMES, J. S. . Controle Gerencial na Era da Globalização. In: Business Association of Latin American Studies 97 - International Conference, 1997. Regionalism and Globalization in Latin America: A Contradiction? - BALAS'97. Rio de Janeiro - Brasil. v. 1. p. 885.

  • DORNELAS, T. ; GOMES, J. S. . Estratégia de internacionalização de empresa: panorama da produção científica. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , 2024.

  • Michelle Bronstein ; Josir Simeone Gomes ; GOMES, J. S. . Levantamento Bibliométrico sobre Governança Corporativa, Teoria de Agência e Teoria dos Stakeholders no Campo da Administração. Contabilidade Vista & Revista , 2014.

  • Michelle Bronstein ; Josir Simeone Gomes ; GOMES, JOSIR SIMEONE . A importância das alianças estratégicas no processo de internacionalização da companhia BRFoods a partir de informações não obstrutivas. Internext ? Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM , 2014.

  • sandra Vaz ; Josir Simeone Gomes ; GOMES, JOSIR SIMEONE . O impacto da internacionalização sobre sistemas de controle gerencial: estudos de casos de empresas do setor de alimentação. Revista ADM.MADE , 2014.

  • Degson Ferreira ; Josir Simeone Gomes ; GOMES, J. S. . Internacionalização de empresas: uma análise bibliométrica da produção científica dos últimos cinco anos. Base (UNISINOS) , 2014.

  • ARAUJO, G. ; Josir S. Gomes ; GOMES, JOSIR SIMEONE . Analysis of brazilian scientific development in the field of strategic sustainability. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia (Impresso) , 2014.

  • Anderson Anselmo ; Heitor Tadeu Oliveira Lima ; GOMES, J. S. . Sistema de controle gerencial em uma empresa distribuidora de peças: um estudo de caso. Revista Universo Contábil , 2013.

  • FIGUEIREDO, V. S. ; Soraya Soares Guimarães ; GOMES, J. S. . A influência da internacionalização nos sistemas de controle de empresas do setor de autoindústria. Revista de Contabilidade e Finanças , 2012.

  • PAULA, H. A. ; GOMES, J. S. . GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: ESTUDOS DE CASOS DE EMPRESAS INDUSTRIAIS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO NAVAL, LOCALIZADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (Lisboa) , 2012.

  • SILVA, A. J. S. ; GOMES, J. S. . O IMPACTO DAS VARIÁVEIS CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, CANADÁ, IRAN E LÍBANO. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) , 2012.

  • REIS, J. C. D. ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização e da convergência nos sistemas de controle de bancos múltiplos no Brasils. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) , 2012.

  • Raphael de Souza Sant'anna ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de empresas do setor de indústri têxtil brasileiro: estudos de casos do segmento de moda feminina. Revista Universo Contábil , 2012.

  • QUINTAL, R. S. ; BARCELLOS, L. P. ; CONDE, R. A. D. ; GOMES, J. S. . Análise dos impactos do processo de internacionalização sobre os sistemas de controle de gestão de empresas do segmento de segurança e defesa. Revista de Administração Pública (Impresso) , 2012.

  • MONTES, M. R. ; BAIRRAL, M. A. C. ; FERREIRA, A. C. ; Ricardo Bernardo ; GOMES, J. S. . Novas abordagens de controle gerencial. Revista de Contabilidade e Finanças , 2012.

  • QUINTAL, R. S. ; CONDE, R. A. D. ; CARMO FILHO, V. M. ; GOMES, J. S. . O perfil e a metodologia de ensino dos professores de contabilidade. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación , 2012.

  • OLIVEIRA, R. R. ; Simone Silva da Cunha vieira ; GOMES, J. S. . Inserção do tema internacionalização de empresas em artigos produzidos no programa de mestrado em ciências contábeis da uerj. S & G. Sistemas & gestão , 2012.

  • MADUREIRA, N. L. ; SUCCAR JUNIOR, F. ; GOMES, J. S. . Estudos sobre métodos de ensino utilizados nos cursos de ciências contábeis e administração da universidade estadual do rio de janeiro: a percepção de docentes e discentes. Revista de informação contábil (UFPE) , 2012.

  • MONTES, M. R. ; BAIRRAL, M. A. C. ; GOMES, J. S. . O impacto do processo de internacionalização sobre o controle gerencial de empresas brasileiras do setor de atacado. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) , 2012.

  • Soraya Soares Guimarães ; FIGUEIREDO, V. S. ; GOMES, J. S. . Um estudo sobre as metodologias pedagógicas aplicadas no curso de graduação em ciências contábeis da uerj. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación , 2012.

  • SANTOS JUNIOR, M. A. ; David Freitas Ramires ; GOMES, J. S. . O impacto do processo de internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de mepresas do setor de metalurgia e siderurgia. Caderno de Estudos (USP) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1519-7077 Revista Contabilidade & Finanças (Impresso)) , 2012.

  • Valter da Silva Faia ; Jonatan Bitencourt ; GOMES, J. S. . Avaliação do sistema de controle gerencial de uma empresa do setor químico. Revista Contemporânea de Contabilidade (UFSC) , 2012.

  • Danieli de Almeida ; Pedro Yiunga Costa da Silva ; GOMES, J. S. . Sistema de controle gerencial em uma rede de supermercados paranaense: um estudo de caso. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online) , 2012.

  • SILVA, A. J. S. ; GOMES, J. S. . Comparative research of the impact of culture and organizational climate in the management of intellectual capital in Brazil and Canada. Journal of Management Studies (Oxford. Print) , 2012.

  • GOMES, J. S. . XXIII KONOPKA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. . IX Congresso Anpcont. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, G. ; GOMES, J. S. . A pesquisa sobre sustentabilidade estratégica no Brasil: Fatos e dados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, J. C. D. ; Josir Simeone Gomes ; marta Dalben ; GOMES, J. S. . Control de Gestión en los Más Grandes Bancos Brasileños: El impacto de la internacionalizacionalización sobre los sistemas de control. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Métodos de ensino de contabilidade diante dos desafios das normas internacionais de contabilidade e o exame de suficiência: teoria x prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REIS, J. C. D. ; GOMES, J. S. . O controle de gestão em bancos múltiplos que atuam no Brasil: Um estudodo impacto da internacionalização e da convergência aos padrões internacionais de contabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; MATURO, H. ; MENEZES, M. R. ; ALVES, F. J. S. ; GOMES, J. S. . A distribuição da riqueza de companhias abertas por meio da demonstração do valor adicionado: uma abordagem cluster. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Inserção do tema internacionalização de empresas em artigos produzidos no programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, A. S. ; MORAES, I. M. ; GOMES, J. S. . A falta de interação do corpo docente e sua influência no desenvolvimento das metodologias de ensino superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FONSECA, J. C. F. ; GOMES, J. S. . A influência da tecnologia da informação no controle gerencial de empresas brasileiras do setor de cosméticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, L. J. S. ; GOMES, J. S. . Gerenciamento de custos que não agregam valor: evidências geradas nos relatórios dos custos da qualidade de uma indústria brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTES, M. R. ; BAIRRAL, M. A. C. ; SANTOS JUNIOR, M. A. ; GOMES, J. S. . Identificação das práticas metodológicas de ensino aplicadas no curso de graduação de ciências contábeis a partir do perfil docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, P. S. B. ; PAULA, M. M. ; GOMES, J. S. . Metodologia do ensino: uma análise da percepção dos alunos frente a diferentes formas de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, P. S. B. ; PAULA, M. M. ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização no sistema de controle gerencial o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CONCEICAO, K. B. ; VIEIRA, L. A. S. B. ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização sobre o sistema de controle gerencial de empresas brasileiras no ramo de atividades de moda praia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA FILHO, A. C. ; REIS, K. R. ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de empresas brasileiras: um estudo de caso sobre o Frigorífico JBS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. J. S. ; REIS, J. C. D. ; GOMES, J. S. . O impacto da internacionalização sobre o sistema de controle gerencial dos dois maiores bancos múltiplos privados brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUINTAL, R. S. ; CONDE, R. A. D. ; CARMO FILHO, V. M. ; GOMES, J. S. . O perfil e a metodologia de ensino dos professores dos programas de pós-graduação em administração e contabilidade no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, A. S. ; MORAES, I. M. ; GOMES, J. S. . O sistema de controle gerencial de uma empresa de serviços internacionalizada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CONDE, R. A. D. ; QUINTAL, R. S. ; BARCELLOS, L. P. ; GOMES, J. S. . Os desafios administrativos na adoção de sistemas de controle para empresas globalizadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CONDE, R. A. D. ; QUINTAL, R. S. ; BARCELLOS, L. P. ; GOMES, J. S. . Perspectivas e tendências para pesquisas na área de controle de gestão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CONDE, R. A. D. ; QUINTAL, R. S. ; BARCELLOS, L. P. ; GOMES, J. S. . Uma reflexão sobre a aplicação do controle gerencial ao setor público brasileiro durante os últimos 20 anos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Abordagem do tema internacionalização de empresas em artigos do programa de Mestrado em Ciências Contébeis da UERJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, L. J. S. ; GOMES, J. S. . Apuração e controle dos custos de qualidade: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Auditoria governamental: um estudo sobre a área de formação de auditores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, J. M. M. A. F. R. ; GOMES, J. S. . Controle de Gestão em empresas familiares que atuam no setor de serviços: estudo de cinco casos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE, C. M. ; GRATZ, D. S. N. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas: o caso de uma empresa industrial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. P. ; NASCIMENTO, A. S. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: o caso da empresas gerencial de projetos navais - EMGEPRON. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIZERRA, A. L. V. ; TOJA, E. M. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: o caso da Silimed Silicones. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Estudo bibliométrico sobre globalização e internacionalização de empresas nos seminários de administração da FEA-USP, no período de 2004-2010. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Globalização e Internacionalização de Empresas nos seminários em 2010 na administração da Usp: estudo bibliométrico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, R. P. ; NASCIMENTO, R. F. ; GOMES, J. S. . O estudo de custos operacionais aplicados a folha de pagamentos da Marinha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, A. ; MEIRELES, L. F. B. ; GOMES, J. S. . Os sistemas de controle de gestão em empresas brasileiras internacionalizadas: o caso das construtoras Andrade Gutierrez, Camargo Correa e Norberto Odbretchet. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Processo de Internacionalização da Indústria de Construção: um estudo quali-quanti a partir do ranking da Exame. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Sistema de controle gerencial nas escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro: um enfoque no grupo especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROCHA, B. D. ; PAULA, H. A. ; GOMES, J. S. . Um estudo sobre métodos de ensino: o caso do cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. F. S. ; GOMES, J. S. . A influência do aspecto cultural no desenho dos sistemas de controle de gestão: estudos de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. F. S. ; GOMES, J. S. . Uma análise sobre a influência do aspecto cultural no desenho dos sistemas de controle de gestão: estudos de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. F. S. ; GOMES, J. S. . Uma análise sobre a influência do aspecto cultural no desenho dos sistemas de controle de gestão: estudos de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, R. R. . Características do Sistema de Controle Gerencial das Escolas de Samba do Grupo Especial da Cidade do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DENBERG, M. W. S. ; GOMES, J. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: o caso da Di Solle Cutelaria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; DENBERG, M. W. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O Caso da Di Solle Cutelaria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; SILVA, M. A. . Controle Gerencial em uma Empresa Internacionalizada: O Caso Modecor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; SILVA, A. F. S. . Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas: O caso DeMillus S.A. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; FLORENTINO, M. S. . Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas: Empresas do Setor de Serviços ? O Caso da Spoleto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; FARIA, C. E. P. ; FARIA, E. O. ; FLORENTINO, M. S. . Avaliando Sistemas de Contabilidade Gerencial: Um Estudo de Caso em Empresa Atacadista do Ramo de Material de Construção na Cidade do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, R. R. ; FERREIRA, M. A. . O Impacto da Internacionalização no Sistema de Controle Gerencial de uma Empresa do Ramo da Moda e do Vestuário com a Adoção da Filosofia Leap Manufacturing: O Caso Marisol. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, R. R. ; CARVALHO, V. S. . A Produção Científica dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil em Contabilidade de Custos e Gestão: Um Estudo Bibliométrico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. P. ; GOMES, J. S. . O estudo dos custos operacionais aplicados à folha de pagamentos da Marinha.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, A. ; MEIRELES, L. F. B. ; GOMES, J. S. . Discussão sobre a utilização do método de estudo de caso na formação profissional do contador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, R. R. ; CARVALHO, V. S. . Produção do conhecimento por meio de publicações: Um estudo da produção científica dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis no Brasil em Contabilidade de Custos e Gerencial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . UM ESTUDO ACERCA DA APLICABILIDADE DA FILOSOFIA JUST-IN-TIME NA PRODUÇÃO DE ALEGORIAS E FANTASIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROS, L. P. de S. ; SILVA, J. S. ; FILGUEIRAS, A. A. ; GOMES, J. S. . CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE CUSTOS EM UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; CARVALHO, V. S. ; SILVA, A. M. C. ; GOMES, J. S. . CONTROLE INTERNO GOVERNAMENTAL: AUDITORIAS EM OBRAS PÚBLICAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. ; FELIX, C. L. ; LAURENCEL, L. C. ; ALVES, F. J. S. . Pequenas também podem se tornar Globals: Estudo Multicasos e de Análise de Aglomerado acerca do Processo de Internacionalização de Pequenas Empresas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROS, L. P. de S. ; GOMES, J. S. . ESTUDO COMPARATIVO NA ÁREA DE CONTABILIDADE GERENCIAL ENTRE BRASIL, MÉXICO E ESPANHA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Carnaval e Internacionalização dão samba: quebrando barreiras e atravessando fronteiras as escolas de samba do Rio de Janeiro ganham o mundo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, V. S. ; SILVA, A. M. C. ; FELIX, C. L. ; GOMES, J. S. ; ALVES, F. J. S. . Gestão de Custos e Precificação: caso de Estudo em uma Empresa de Pequeno Porte de Produção por Encomenda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIA, C. E. P. ; FARIA, E. O. ; LIMA, M. S. ; GOMES, J. S. . Avaliando sistemas de contabilidade gerencial: um estudo de caso em empresa atacadista do ramo de material de construção na cidade do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Cultura Organizacional Desvelada a partir de Estudo sobre o Sistema de Controle Gerencial das Escolas de Samba do Grupo Especial da Cidade do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, G. S. ; GOMES, J. S. . A INFLUÊNCIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO SOBRE O CONTROLE GERENCIAL DE UMA EMPRESA BRASILEIRA: O Caso da Sabó Ltda.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRAULOB, S. M. ; GOMES, J. S. . ASPECTOS ESTRATÉGICOS DAS AQUISIÇÕES DE EMPRESAS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTROLE GERENCIAL - CASO PETROBRAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FILGUEIRAS, A. A. ; SEQUEIRA, F. ; GOMES, J. S. . O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO SITEMA DE CONTROLE GERENCIAL - CASO DA EMPRESA MARCOPOLO S/A. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, G. S. ; GOMES, J. S. . TEORIAS SOBRE O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E O CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, L. P. de S. ; GOMES, J. S. . O IMPACTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL DE UMA EMPRESA ESTATAL BRASILEIRA: O CASO PETROBRAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTANHEIRO, A. C. L. ; GOMES, J. S. . Um Estudo Sobre o Sistema de Contabilidade Gerencial de Uma Academia de Ginástica do Município do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FELIX, C. L. ; GOMES, J. S. . SISTEMA DE CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA A ADMINISTRACÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA COMLURB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, J. S. . Narrativas em Controle Gerencial e Internacionalização de Empresas Brasileiras a partir de publicações. Que pesquisas realizar?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, H. J. ; SANTOS JUNIOR, M. A. ; TRISCIUZZI, C. R. F. ; JARDIM, A. L. F. ; GOMES, J. S. . Análise do Sistema de Contabilidade Gerencial da Empresa Centelha Equipamentos Elétricos LTDA : estudo de caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, V. S. ; RIBEIRO, H. J. ; BRAGA, E. C. ; FRAGA, A. N. ; GOMES, J. S. . ORÇAMENTO COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, A. J. P. ; ARAUJO, G. P. ; GOMES, J. S. . UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS - UM ESTUDO DE CASO DA PETROFLEX. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. . O Método do Estudo de Casos como Instrumento de Aprendizado.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, J. M. . Management Control in the Internationalizad Brazilian Companies: The Case of Varig SA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. ; BARBOZA, J. G. P. . A Proposed Method of Evaluation of Intagible Assets in Brazilian Companies. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. S. ; CAVALCANTI, A. C. L. ; PINHEIRO, M. M. P. . Management Control in an Internationalized Firm: The Case of a Brazilian Footwear Company. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. S. ; OLIVEIRA, P. L. ; SOUZA, D. A. A. . Impact of Internationalization on Brazilian Companies Management Control System: The Banco do Brasil Case. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. S. ; MARINHO, L. H. L. . Padrões de Conduta Ética nos Negócios: Um Estudo de Caso em uma Empresa Multinacional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, J. S. ; MATOS, J. F. F. ; ROSA, W. C. C. ; PALMEIRO, M. A. ; GABEIRA NETTO, L. J. . Management Control in the Internationalized Firm: The Case of Praxair Inc.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. S. ; CAVALCANTI, A. C. L. ; PINHEIRO, M. M. P. ; BARROSO, S. R. . Management Control in the Internationalized Brazilian Firm: The Case of Calçados Azaléia SA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. S. ; MATOS, F. F. J. ; ROSA, W. C. C. ; PALMEIRO, M. M. A. ; GABEIRA NETO, L. J. . Management Control in the Internationalized Firm: The Case of Praxair Inc. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. S. ; BARBOSA, J. G. P. . Um Estudo Exploratório do Controle Gerencial de Ativos e Recursos Intangíveis (Capital Intelectual) em Empresas Brasileiras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas: Algumas Evidências em Empresas do Setor de Serviços. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. S. ; SOUZA, D. A. A. ; MELLO, L. B. ; OLIVEIRA, P. M. . Management Control in the Internationalized Brazilian Bank: The Case of Banco do Brasil SA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. S. . Desafios da Profissão Contábil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Controle Gerencial na Era da Globalização. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Avaliação da Pós-Graduação no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Planejamento e Controle de Gestão na Era da Globalização. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . A Pesquisa Contábil e seus Reflexos na Sociedade Moderna. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . A Pesquisa Contábil e Seus Reflexos na Sociedade Moderna. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Factores de Éxito de las Denominadas Pequeñas y Medianas Empresas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Controle Gerencia em Ambiente internacional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . A Importância da Pesquisa para a Avaliação dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Capital Intelectual e a Contabilidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, J. S. . Control de Gestión en la Era de la Globalización. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Control de Gestión en la Era de la Globalizacion. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Controle de Gestão. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, J. S. . Controle de Gestão. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, L. P. de S. ; GOMES, J. S. ; FARIDE, N. . ESTUDO COMPARATIVO NA ÁREA DE CONTABILIDADE GERENCIAL ENTRE BRASIL, MÉXICO E ESPANHA 2008 (Periódico Internacional - sem ISSN).

  • GOMES, J. S. . Controle Gerencial em empresas internacionalizadas:o caso da construtora Norberto Odebrecht S.A.. Rio de Janeiro: COAD, 2007 (Informativo).

  • GOMES, J. S. . Mensuração do capital intelectual na Skandia e em duas empresas seguradoras no Brasil. Rio de Janeiro: COAD, 2007 (Informativo).

  • GOMES, J. S. ; MARTINEWSKI, A. L. . More Evidence on Management Control in Internationalized Brazilian Companies. Social Science Electronic Publishing, 2002 (Publicado na Internet).

Outras produções

GOMES, J. S. . AicoGestión. 2024.

GOMES, J. S. . Congreso Iberoamericano de Control de Gestión. 2023.

GOMES, J. S. . IX Congresso Anpcont. 2015.

GOMES, J. S. . Enanpad 2014. 2014.

GOMES, J. S. . Adcont 2014. 2014.

GOMES, J. S. . XVII Congresso APCONT. 2014.

Josir Simeone Gomes ; GOMES, J. S. . Prêmio Contador Geraldo de La Rocque. 2014.

GOMES, J. S. . Comitê Científico VIII Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión. 2014.

GOMES, J. S. . Congresso da Anpcont. 2014.

GOMES, J. S. . 21 Congresso Brasileiro de Custos. 2014.

GOMES, J. S. . Revista Pensar Contábil do CRCRJ. 2014.

GOMES, J. S. . Prêmio Américo Matheus Florentino. 2014.

Josir Simeone Gomes ; GOMES, JOSIR SIMEONE . XX Congresso Brasileiro de Custos. 2013.

GOMES, J. S. . Enanpad 2012. 2012.

GOMES, J. S. . XXXV EnANPAD 2011. 2011.

GOMES, J. S. . V Congresso ANPCONT. 2011.

GOMES, J. S. . XVIII Congresso Brasileiro de Custos. 2011.

GOMES, J. S. . Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EP). 2011.

GOMES, J. S. . Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. 2011.

GOMES, J. S. . Revista Universo Contábil. 2011.

GOMES, J. S. . Congresso BALAS 2012. 2011.

GOMES, J. S. . SIMPOI 2010. 2010.

GOMES, J. S. . SIMPOI 2011. 2010.

GOMES, J. S. . IV Congresso ANPCONT. 2010.

GOMES, J. S. . L2409 - Revista Universo Contábil. 2009.

GOMES, J. S. . International Accounting Congress (IAAER) - ANPCONT (3 rd). 2009.

GOMES, J. S. . I Congreso Internacional sobre Informacion Financiera y Gestion Estrategica de Costes en el Sector Portuario / III Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión. 2009.

GOMES, J. S. . III Congresso ANPCONT. 2009.

GOMES, J. S. . XII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. 2009.

GOMES, J. S. . Congresso Brasileiro de Custos. 2009.

GOMES, J. S. . M0059. 2009.

GOMES, J. S. . X Edição do Prêmio Geraldo de La Rocque. 2009.

GOMES, J. S. . ABCustos. 2008.

GOMES, J. S. . Contabilidade Vista & Revista. 2008.

GOMES, J. S. . Revista de Administração Contemporânea. 2008.

GOMES, J. S. . Congresso Brasileiro de Custos. 2008.

GOMES, J. S. . XXXII EnANPAD. 2008.

GOMES, J. S. . 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2008.

GOMES, J. S. . EnANPAD. 2007.

GOMES, J. S. . Revista Universo Contábil. 2007.

GOMES, J. S. . Revista Brasileira de Contabilidade. 2007.

GOMES, J. S. . Revista Controladoria e Contabilidade da USP. 2007.

GOMES, J. S. . Revista Contabilidade e Finanças. 2007.

GOMES, J. S. . 6º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2006.

GOMES, JOSIR SIMEONE . ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES, J. S. . Estratégia de internacionalização. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES, J. S. . Controle Gerencial. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES, JOSIR SIMEONE . ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES. 2023. .

GOMES, J. S. . Jogo de Negócios. 2014. .

GOMES, J. S. . Controle Gerencial. 2014. .

GOMES, J. S. . Tópicos Avançados em Estratégia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOMES, J. S. . O método de estudo de caso aplicado à gestão de negócios. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, JOSIR SIMEONE . O Método de Estudo de Caso na Gestão de Negócios. 2013. .

Josir Simeone Gomes ; GOMES, JOSIR SIMEONE . O método de estudo de caso aplicado à gestão de negócios. 2013. .

GOMES, J. S. . Controladoria. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, J. S. . Metodologia de Pesquisa Científica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GOMES, J. ; GOMES, J. S. . El Método de Estudios de Casos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOMES, J. S. . Control de Gestión en la Era de la Globalización. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOMES, J. S. ; RIPOLL, V. F. ; Emma Casteló . Custes para la Toma de Decisiones. 2011. .

GOMES, J. S. . El Método de Estudios de Casos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOMES, J. S. ; RIPOLL, V. F. ; Emma Casteló . Control de Gestión en Tiempos de Crises. 2011. .

GOMES, J. S. . Metodologia do Ensino Superior. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GOMES, J. S. . Controle Gerencial. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

GOMES, J. S. . Palestra: Didática do Ensino Superior. 2010. (Palestrante).

GOMES, J. S. . Palestra sobre Ensino Superior. 2010. (Palestra).

GOMES, J. S. . Moderador do Painel: Contabilidade de Gestão nos países Ibero-Americanos. 2010. (Moderador).

GOMES, J. S. . Moderador de Seção do VI Congreso Iberoamericano de Administracion Emresarial y Contabilidad. 2010. (Moderador).

GOMES, J. S. . MARKETS (STOCK, FINANCIAL AND RISK). 2009. (Debatedor).

GOMES, J. S. . Controle de Gestão em Tempos de Crise. 2009. (Palestrante).

GOMES, J. S. . Controle de Gestão em Tempos de Crise. 2009. (Palestrante).

GOMES, J. S. . Novas Tendências da Contabilidade Gerencial. 2008. (Debatedor).

GOMES, J. S. . Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis. 2007. (Editoração/Periódico).

GOMES, J. S. . CONTROLADORIA. 2007. (Debatedor).

GOMES, J. S. . Oficina " O MÉTODO DE ESTUDO DE CASO NO ENSINO". 2007. (Palestrante).

GOMES, J. S. . O USO DE ESTUDOS DE CASO EM SALA DE AULA. 2006. (Palestrante).

GOMES, J. S. . Papel do Orientador. 2005. (Debatedor).

GOMES, J. S. . O Método de Estudo de Casos como instrumento de Dinamização do Aprendizado. 2005. (Palestrante).

GOMES, J. S. . O Controle de Gestão em Empresas Internacionalizadas: Um Estudo de Casos de Empresas Brasileiras. 2005. (Palestrante).

GOMES, J. S. . Painel Desafios da Educação. 2001. (Debatedor).

GOMES, J. S. . Curso de Mestrado em Ciências Contábeis e Gestão Empresarial. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOMES, J. S. . Controle Gerencial, Descentralização e Preços de Transferência. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, J. S. . Controle Gerencial, Descentralização e Preços de Transferência. 2000. .

GOMES, J. S. . Controle Gerencial, Descentralização e Preços de Transferência. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, J. S. . Controle Gerencial, Descentralização e Preços de Transferência. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, J. S. . Efeitos Disfuncionais dos Mecanismos de Controle, Descentralização e Preços de Transferência. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, J. S. . Efeitos Disfuncionais dos Mecanismos de Controle, Descentralização e Preços de Transferência. 2000. .

GOMES, J. S. . Controle Gerencial: Efeitos Disfuncionais dos Mecanismos de Controle. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, J. S. . Curso de Doutorado do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    o IMPACTO DA INTERANCIONALIZAÇÃO SOBRE OS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Diagnóstico do Ensino e Pesquisa Quantitativa nos Cursos de Pós-Graduação em Administração no Brasil, Descrição: Efetuar um diagnóstico do ensino e pesquisa quantitativa nos cursos de pós-graduação em administração no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marta Dlabem - Integrante / Maria Cristina Flogiatti de Sinay - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: Utilizando o quadro referencial desenvolvido por Anthony e Govindarajan (2008), Berry et al (2009), Gomes (1983 ) e Gomes e Amat (2001), este projeto pretende estudar as mudanças ocorridas nos sistemas de controle gerencial das empresas brasileiras, em decorrência da internacionalização. As perguntas da pesquisa são: Ocorreram mudanças nos sistemas de controle gerencial das empresas brasileiras decorrentes internacionalização? Em caso positivo, qual a relação, em termos de proximidade ou afastamento, com as mudanças observadas na literatura sobre sistemas de controle gerencial de empresas internacionalizadas? A metodologia a ser utilizada é a do método de estudos de casos múltiplos, com utilização de protocolo de pesquisa e a análise de conteúdo, através de entrevistas não estruturadas a serem aplicadas a executivos de empresas localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Mrcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: Analisar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de empresas brasileira. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 1998 - 2015

    Controle gerencial em empresas brasileiras internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial de empresas brasileiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas, Descrição: O objetivo da pesquisa é estudar o impacto da internacionalização sobre os sistemas de controle gerencial projetados por empresas brasileiras localizadas no estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josir Simeone Gomes - Coordenador / Marcos Diniz - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Prêmios

2022

Hall da Fama Anpcont 2022, ANPCONT.

2012

Acadêmico, Associação Nacional de Economia.

2010

Mejor Comunicación: VI Congreso Iberoamericano de Administracion Empresarial Y Contabilidadad / IV Congreso Iberoamericano de Contabilidade de Gestion, Universidad de Valencia.

2009

Mejor Comunicación: I Congreso Internacional sobre Informacion Financeira y Gestion Estrategica de Costes en el Sector Portuario / III Congreso Iberoamericano de Contabilidade de Gestión, Universidad de Valencia.

2001

Prêmio ANPAD 2001, ANPAD.

1997

Prêmio INRIO / INFORMÁTICA / 97 - DESTAQUE DO ANO - ASSESPRO.

1994

Honra ao Mérito Contábil, Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Grande Rio, Mestrado em Administração. , Rua da Lapa, 86, Centro, 25318-804 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25318804, Fax: (21) 25317764, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade do Grande Rio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto doutor 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Contratado no regime de dedicação exclusiva

Atividades

  • 01/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Mestrado em Administração.,Linhas de pesquisa

2005 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2005

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior, Contabilidade Gerencial, Controle Gerencial

  • 11/2006 - 12/2010

    Direção e administração, Mestrado em Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

2002 - 2004

Ibmec Educacional S A

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2002 - 12/2004

    Direção e administração, Ibmec Educacional S A.,Cargo ou função, Coordenador Acadêmico do MBA Gestão de Negócios.

  • 01/2002 - 12/2004

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Gerencial, Contabilidade Financeira, Método de Estudo de Casos, Metodologia de Pesquisa

  • 01/2002

    Direção e administração, Ibmec Educacional S A.,Cargo ou função, Diretor.

1978 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Outras informações:
Concurso Público em 1985.

Atividades

  • 01/1989

    Ensino, Mestrado Em Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Gerencial

  • 01/1978

    Ensino, Mestrado Em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Gerencial, Controle Financeiro, Tópicos Avançados em Contabilidade

  • 01/1996

    Direção e administração, Coppead.,Cargo ou função, Diretor da COPPEAD.

  • 01/1996

    Ensino, Administração, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, xx

  • 01/1989

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro.,Linhas de pesquisa

  • 01/1989

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Financeira, Controle Gerencial, Contabilidade Aplicada

  • 01/1989

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Financeira

  • 01/1989

    Ensino, Doutorado Em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Gerencial, Contabilidade Financeira, Tópicos Avançados em Contabilidade

  • 01/1989

    Direção e administração, Sub Reitoria de Patrimônio e Finanças.,Cargo ou função, Sub-Reitor.

  • 01/1985

    Direção e administração, Faculdade de Economia e Administração, Departamento de Contabilidade.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1978

    Estágios , Faculdade de Economia e Administração, Departamento de Contabilidade.,Estágio realizado, Avaliação de Cursos de Graduação em Ciências Contábeis nas Universidades Brasileiras.

1996 - 2001

Jsk Treinamento e Consultoria

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1996

    Direção e administração, Jsk Treinamento e Consultoria.,Cargo ou função, Sócio.

  • 01/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Jsk Treinamento e Consultoria.,Cargo ou função, Consultoria em Controle Gerencial.

2000 - 2001

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2000 - 12/2001

    Direção e administração, Universidade Estácio de Sá.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 01/2000 - 12/2001

    Direção e administração, Universidade Estácio de Sá.,Cargo ou função, Diretor de pesquisa.

  • 01/2000 - 12/2001

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Gerencial, Contabilidade Financeira

1973 - 1988

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1974

    Direção e administração, Isec, Mestrado Em Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis.

  • 01/1974

    Extensão universitária , Isec, Mestrado Em Ciências Contábeis.,Atividade de extensão realizada, Orientação de Teses de Mestrado.

  • 01/1973

    Ensino, Mestrado Em Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Contabilidade, Contabilidade de Custos, Controle Gerencial

2004 - 2005

Universidade de Santo Amaro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2004 - 01/2005

    Direção e administração, Universidade de Santo Amaro.,Cargo ou função, Diretor da Unisa Business School.

  • 01/2004 - 01/2005

    Ensino, Admistração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Gerencial

1989 - 1989

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1989

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Financeira, Finanças de Empresas