Renata Lopes Biazotto Venturini

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora associada, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado) e junto ao Mestrado Profissional em História da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: principado romano, instituições políticas, patronato, poder imperial , epístolas De Caio Plínio Cecíllio Segundo.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1995 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Relações de poder em Roma: o patronato na correspondência pliniana
Orientador: Maria Luiza Corassin
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Intituições políticas romanas; Patronato; Pensamento Político; Cartas de Plínio o Jovem.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval / Especialidade: Literaturas Clássicas Teoria Política Clássica História da Filosofia. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em História

1991 - 1993

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O viver urbano em Roma: uma leitura de Plínio, o Jovem e Marcial,Ano de Obtenção: 1993
Carlos Roberto de Oliveira.Palavras-chave: Cartas de Plínio o Jovem; Epigramas de Marcial; Pensamento Político; Instituições políticas romanas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval / Especialidade: Literaturas Clássicas Teoria Política Clássica História da Filosofia. Setores de atividade: Educação Superior.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Latim

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: História Antiga.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: Literaturas Clássicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: Teoria Política Clássica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: História da Filosofia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VENTURINI, R. L. B. . VI Congresso Internacional de História XXXV Encuentro de Geohistória Regional XX Semana de História. 2015. (Congresso).

VENTURINI, R. L. B. . Gladiador: uma discussão além da tela. 2014. (Outro).

VENTURINI, R. L. B. . O profissional de história e seus desafios: temáticas de ensino e pesquisa. 2014. (Congresso).

VENTURINI, R. L. B. . Noções Fundamentais da Lingua Latina. 2013. (Outro).

VENTURINI, R. L. B. . V Congresso Internacional de História. 2011. (Congresso).

VENTURINI, R. L. B. . Gladiador: uma discussão além da tela. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Congresso de História. Política no mundo romano: o poder imperial em Tácito. 2015. (Congresso).

VI Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Plínio saúda seus caros amigos e familiares. 2015. (Congresso).

XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais.Plutarco e a província grega. 2015. (Outra).

XXV Ciclo de Debates em História Antiga- Cidades.Viver e sobreviver na Urbs. 2015. (Encontro).

X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais XIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais V Jornada Internacinaconal de Estudos Antigos e Medievais.Liberalitas pliniana. 2014. (Encontro).

X Semana de História.Os espetáculos romanos versos de Marcial. 2014. (Outra).

VI Congresso Internacional de História. A prática da commendatio na correspondência pliniana. 2013. (Congresso).

XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Aspectos do estoicismo romano sob as três primeiras dinastias do Império. 2013. (Congresso).

XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Histórias de Tácito: um estudo do poder imperial de Vitélio. 2013. (Congresso).

XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. História da educação e literatura nos clássicos. 2013. (Congresso).

XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. De Mortibus Persecutorum:: uma abordagem política do pensamento de Lactâncio. 2013. (Congresso).

Francisco de Assis: a construção de suas imagens pela imagem. 2012. (Encontro).

História, literatura e educação na Idade Média. 2012. (Encontro).

II Ciclo de Palestras de Cultura Clássica: política, retórica e história.Relações de poder em Roma: o patronato romano na correspondência pliniana. 2012. (Outra).

Um estudo sobre Boaventura de Bagnoregio e o seu debate sobre a importância do uso das ciências. 2012. (Encontro).

XI Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina.A propaganda política na literatura latina: cartas, epigramas e sátiras. 2012. (Outra).

V Congresso Internacional de História. Amizade na Roma imperial: patronos e poetas. 2011. (Congresso).

X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Do privado ao público: a eloquência judiciária e o bom cidadão. 2011. (Congresso).

VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais/IX Jornada de Estudos Antigos e Medeivais.Estoicismo e imperium: a uirtus do homem político romano. 2010. (Encontro).

VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais.O historiador do presente e o mundo antigo romano: divergências e permanências. 2007. (Encontro).

II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VIII Ciclo de Estduos Antigos e Medievais.Economia e patronato: as doações de Plínio, o Jovem. 2006. (Encontro).

V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina/ V Jornada de Estudos Antigos e Medievais.Educação e cidadania: os quadros sociais e a doutrina moral estóica no Principado. 2006. (Encontro).

I Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais/ VII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais.I Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais/ VII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. 2005. (Encontro).

II Seminário Internacional de História/XI Seminário de Departamento de História/II Forum de Pós-Graduação em História.II Seminário Internacional de História. 2005. (Seminário).

IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Transformação social e Educação.IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Transformação social e Educação. 2005. (Encontro).

III Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Transformação social e Educação.III Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Transformação social e Educação. 2003. (Encontro).

I Seminário Internacional de História/X Seminário de Departamento de História/I Forum de Pós-Graduação em História.I Seminário Internacional de História. 2003. (Seminário).

História, acervos e fontes.VIII Seminário de Pesquisa em História. 2002. (Seminário).

II Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Transformação social e Educação.II Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Transformação social e Educação. 2002. (Encontro).

Curso de Atualização em Civilizações Antigas: Grécia. 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Willian Fernandes Garcia

SELVATICI, M.; BAKOS, M. M.;VENTURINI, R. L. B.. Em defesa de uma certa identidade cristã: o "herege" Marcião pelos olhos de Tertuliano de Cartago na obra Adversus Marcionem". 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Jenny Barros Andrade

VENTURINI, R. L. B.; SILVA, G. V.; SILVA, E. C. M.; LIMA NETO, B. M.. Corpo, espaço e disciplina na Antiguidade Tardia: um estudo sobre o convivium com base na Saturnália de Macróbio e na cultura material. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Murilo Pereira Assumpção

SELVATICI, M.; BAKOS, M. M.;VENTURINI, R. L. B.. As representações de Diocleciano(284-305 d.C.)e Constantino(307-337 d.C.)na produção textual pagã e cristã tardo antiga. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Lúcio Carlos Ferrarese

ZIERER, A. M. S.; Visalli, A.M.; REIS, Jaime Estevão dos;VENTURINI, R. L. B.. Guerra e política: Guilherme. o Conquistador e a Batalha de Hastings nas fontes anglo-normandas dos séculos XI e XII. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Carlos Rossine Pressinatte

GIMENEZ, J. C.; RUI, A. J.;VENTURINI, R. L. B.. A guerra de desgaste e a utilização de máquinas de guerra durante o cerco de Lisboa de 1147. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Dominique Monge Rodrigues de Souza

ROSSI, Andréa Lucia Dorini de Oliveira Carvalho; CARVALHO, M. M.;VENTURINI, R. L. B.. Ações judiciais de Plínio, o jovem no Tribunal dos Centúnviros e na Corte Senatorial (séculos I-II d.C.). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

Aluno: Daniel Aparecido de Souza

ROSSI, Andréa Lucia Dorini de Oliveira Carvalho; Margarida Maria de Carvalho;VENTURINI, R. L. B.. A representação do homem político no principado romano: uma leitura das Cartas de Plínio, o Jovem( 96-113 d.C.). 2010. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Amanda Giacon Parra

ROSSI, Andréa Lucia Dorini de Oliveira Carvalho; ROCHA, Ivan Esperança;VENTURINI, R. L. B.. As religiões em Roma no principado: Petrônio e Marcial. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Angela Maria Sampaio

VENTURINI, R. L. B.; FRIGHETTO, M. F.; GIMENEZ, J. C.. As ordenações alfonsinas e a nobreza portuguesa no século XV:tentatiza de construção da sociedade ideal. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Dhênis Rosina

Gonçalves Neto, W.; MELO, J. J. P.;VENTURINI, R. L. B.. Corpo e educação: o diálogo entre as concepções de Epicuro, Sêneca e Santo Agostinho. 2008. Dissertação (Mestrado em Progra de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Priscilla Campiolo Manesco Paixão

Rossi, A .L.D.O.C.; REIS, Jaime Estevão dos;VENTURINI, R. L. B.. Tradição e poder político em Catão, o Antigo: a velhice. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Luis Ernesto Barnabé

VENTURINI, R. L. B.; ROCHA, Ivan Esperança; ROSSI, Andréa Lucia Dorini de Oliveira Carvalho. Lívio e os reis romanos: a defesa de uma identidade romana. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Regiani Aparecida Vitoretti

VITORETTI, R. A.;VENTURINI, R. L. B.. Carlos Magno e as propostas de reforma social e educacional (final do século VIII e início do século IX). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Paula Carolina Teixeira Marroni

OLIVEIRA, T.; FREITAS, A. G. B.; MAGALHAES, A. P. T.; REIS, J. E.;VENTURINI, R. L. B.. O Livro da Ordem de Cavalaria: uma proposta de educação social pautada no modelo de conduta virtuosa. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcos Luis Ehrhardt

Frighetto, R.;VENTURINI, R. L. B.; Silva, R. da; Frighetto, Fátima R. F.; Guimarães, M.L.. O arquiteto do social: Sêneca e a construção de modelos para a sociedade romana nos tempos do principado a partir da "historia magistra vitae". 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lúcio Carlos Ferrarese

VENTURINI, R. L. B.; REIS, Jaime Estevão dos; ZIERER, A. M. S.. Guerra e política: Guilherme. o Conquistador e a Batalha de Hastings nas fontes anglo-normandas dos séculos XI e XII. 2014.

Aluno: Dominique Monge Rodrigues de Souza

VENTURINI, R. L. B.; Rossi, A .L.D.O.C.; CARVALHO, M. M.. As ações judiciais de Plínio, o Jovem no tribunal dos centúnviros e na corte senatorial. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Camila Santiago Luz

SILVA, M. A. O.; REIS, Jaime Estevão dos;VENTURINI, R. L. B.. As vestes de Catão: Plutarco e o ideal de homem político em catão, o jovem. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Alessandro Arzani

SELVATICI, M.; ANDRADE, S. R.;VENTURINI, R. L. B.. As ações anticristãs segundo as Apologias de Justino Mártir. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Tiago França

REIS, Jaime Estevão dos; CAVALINI, M. C.;VENTURINI, R. L. B.. Doze coroas de louro: Suetônio e a construção do poder imperial. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Michele Cristina Irie

VENTURINI, R. L. B.; OLIVEIRA, T.. As cidades no século XII e seus processo educativos. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Progra de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Angela Maria Sampaio

VENTURINI, R. L. B.; GIMENEZ, J. C.. As ordenações alfonsinas e a nobreza portuguesa no século XV:tentatiza de construção da sociedade ideal. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Samuel Martins Nascimento

VENTURINI, R. L. B.; José Carlos Gimenez; MELO, J. J. P.. A concepção de história em Flavio Josefo: o judeu de Roma. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Priscilla Campiolo Manesco Paixão

VENTURINI, R. L. B.; REIS, Jaime Estevão dos; CARVALHO, A.. Tradição e poder político em Catão, o Antigo. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Dhênis Rosina

VENTURINI, R. L. B.; MELO, J. J. P.. A concepção cristã de corpo: o pensamento clássico e Santo Agostinho. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Progra de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Amilcar Machado Profeta Filho

PROFETA FILHO, A. M.;VENTURINI, R. L. B.. O índio na obra de Pdre Antonio Vieira. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em História Econômica) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Cristina Maria

MARIA, C.;VENTURINI, R. L. B.. Considerações acerca do monaquismo medieval: o caso das abadias cistercienses. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em História Econômica) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Alexandra da Costa Andrade

ANDRADE, A. C.;VENTURINI, R. L. B.. As feiras medievais portuguesas: uma leitura da obra de Virginia Rau. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em História Econômica) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Laércio Valentim Trevisan

VENTURINI, R. L. B.. A contribuição da cultura cafeeira para o desenvolvimento do município de Ourizona. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em História Econômica) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: César Alexandre dos Santos

SANTOS, C. A.;VENTURINI, R. L. B.. A função econômica nas corporações de ofício nas cidades medievais. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em História Econômica) - Universidade Estadual de Maringá.

Rossi, A .L.D.O.C.; REIS, Jaime Estevão dos;VENTURINI, R. L. B.. Concurso para professor não-titular / História Antiga e Medieval. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

VENTURINI, R. L. B.; Visalli, A.M.; SOARES, M.A.N.. Concurso para professor não-titular / Área História Antiga. 2007. Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aécio Flávio de Carvalho

CARVALHO, A. F.. Relações de Poder em Roma: o patronato na correspondência pliniana. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Ingeborg Braren

VENTURINI, R. L. B.;BRAREN, I.. Relações de Poder em Roma: O Patronato na Correspondência Pliniana. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Eduardo Basto de Albuquerque

ALBUQUERQUE, E. B.; LOPES, Francisco Murari; BRAREN, Ingeborg; CARVALHO, Aécio Flávio de; CORASSIM, Maria Luisa. Relações de poder em Roma: o patronato na correspondência pliniana.. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Francisco Murari Pires

PIRES, F. Murari. Relações de Poder em Roma: o patronato na correspondência pliniana. 2000. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Maria Luiza Corassin

BRAREN, I.; FUNARI, P. P. A.;CORASSIN, M. L.. Relações de poder em Roma: o patronato na correspondência pliniana. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Douglas Raphael Machado Gobato

A formação da identidade de uma ortodoxia cristã a partir dos escritos de Lactâncio e Jerônimo (séculos IV-V); Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Alex Aparecido da Costa

Admistração provincial: Plínio o jovem e o governo da Bitínia; Início: 2015; Tese (Doutorado em Pós Graduação em História) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Adriele Andrade Ceola

Narrativa e biografia: o poder imperial segundo Tácito e Plutarco; 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Stéfani de Almeida Onesko

O pensamento político estoico e o governo de Marco Aurélio; 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Douglas Raphael Machado Gobato

Instituições divinas e instituições imperiais: a política religiosa de Lactâncio (séculos III-IV); 2014; Dissertação (Mestrado em Historia- Uem/Uel) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Alex Aparecido da Costa

A virtus do príncipe ideal no Panegírico de Trajano de Plínio o Jovem; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Alessandro Arzani

As ações anticristãs nas Apologias de Justino Mártir: controle social e religioso no Imério Romano; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Camila Santiago Luz

Plutarco e o ideal de homem político em Catão da ùtica; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Samuel Martins Nascimento

História da Guerra dos judeus aos olhos de Flávio Josefo; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Priscilla Campiolo Manesco Paixão

Marco Túlio Cícero: a velhice e o mos maiorum romano; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Priscilla Campiolo Manesco Paixão

Da condição de escravo à condição de libert: Trimalcião no Satyricon de Petrônio; 2004; 64 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em História Econômica) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Murilo Tavares Modesto

Sobre as crenças e as concepções cristãs na Carta a Diogneto (séc; II d; C; ); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Lucas Augusto Borlina

Estrabão e a Geografia: um estudo sobre o autor; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Murilo Moreira de Souza

MELÂNIA, A JOVEM: estudo temático; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Lucas Augusto Borlina

A Geografia de Estrabão e a Península Ibérica: um estudo das fontes; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Mariana Marchi Malacrida

O homem romano aos olhos de Lucio Aneu Sêneca; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Adriele Andrade Ceola

As Histórias de Tácito e o poder imperial romano; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Douglas Raphael Machado Gobato

O conceito de ?mal? imperador para Lactâncio em De mortibus persecutorum; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Alex Aparecido da Costa

A virtus e o mos maiorum do príncipe ideal no panegírico de Trajano de Plínio, o Jovem; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Thais Aparecida Bassi Soares

Os espetáculos nos versos de Marcial; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Adriele Andrade Ceola

O exercício do imperium nas Histórias de Tácito; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Thais Aparecida Bassi Soares

História e cinema: Gladiator e a discussão republicana no século II d; C; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Alex Aparecido da Costa

A figura do príncipe ideal na obra Panegírico de Trajano de Plínio, o Jovem; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Juliana Figueiredo Moro

A virtus romana no pensamento senequiano; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Juliana Figueiredo Moro

Política e sociedade: um estudo da prática do otium entre os romanos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Helton Augusto Piotrowski

Roma victor: estudo sobre a guerra romana na República e Império - Fase II; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Camila Santiago Luz

O pensamento estóico e a sua influência no exercício do poder imperial no século II d; C (Fase II); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Diego Henrique Sanches da Silva

Romanidade e Cristianismo: a História Apologética de Lactâncio; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Priscia Rubiana de Lima

Libertas ciceroniana: o exercício pleno da cidadania romana; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Camila Samira de Simoni

Nero: a clemência imperial em Sêneca e o imperador perseguidor no romance; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Welington Vilanova

A amicitia na obra de Marco Tulio Cicero; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Helton Augusto Piotrowski

Roma victor: estudo sobre a guerra romana na República e Império; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Camila Santiago Luz

O pensamento estóico e a sua influência para a formação do homem romano no século I d; C; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Diego Henrique Sanches da Silva

Os mártires do Coliseu: o martírio na consolidação dos ideais cristãos no Dominado Romano; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Deivid Valério Gaia

A arte de falar: Tácito e a oratória romana (Fase II); 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Rodrigo Gonçalves de Souza

Trabalho e escravidão na Roma Imperial (Fase II); 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Tiago França

Seis coroas de louro: Suetônio e a construção do poder imperial (Fase II); 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Camila Samira de Simoni

Nero: o imperador perseguidor no romance "Quo Vadis"; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Tiago França

Seis coroas de louro: Suetônio e a construção do poder imperial (FaseI); 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Deivid Valério Gaia

A arte de falar: Tácito e a oratória romana; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Priscila Rubiana de Lima

Cícero e a República Romana; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Douglas de Castro Carneiro

A expansão do cristianismo em Roma: uma leitura das Cartas de Paulo de Tarso; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Samuel Martins Nascimento

A leitura de Flavio Josefo sobre a Guerra dos judeus (Fase II); 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Rodrigo Gonçalves de Souza

Trabalho e escravidão na Roma imperial; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Alessandro da Rocha

Os gregos e Nietzche em questão; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História Antiga) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Neemias de Oliveira da Silva

O clientelismo nas Sátiras de Décimo Júnio Juvenal (Fase II); 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Samuel Martins Nascimento

A leitura de Flavio Josefo sobre a Guerra dos judeus; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Joelma da Costa Aranha

Mentalidade pagã e mentalidade cristã na Roma Antiga; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História Antiga) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Neemias de Oliveira da Silva

O clientelismo nas Sátiras de Décimo Júnio Juvenal; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História Antiga) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Clemilson Correia

Ética romana: a influência do estoicismo na moral do cidadão romano; 2001; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Leila Augusta Camargo Lauer

A linguagem jurídica na vida romana do século Id; C; ; 1997; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Lopes Biazotto Venturini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Luiza Corassin

Relações de poder em Roma: o patronato na correspondência pliniana; 2000; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Luiza Corassin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . Commilito et vir militaris: alguns aspectos da exaltação do imperador romano em Plinio o jovem. REVISTA ARCHAI: REVISTA DE ESTUDOS SOBRE AS ORIGENS DO PENSAMENTO OCIDENTAL , v. 22, p. 99-122, 2018.

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . Ordo senatorius et ordo equester: a fusão das ordens superiores romanas e o apoio ao sistema do principado. ALETHEIA , v. 1, p. 30-44, 2017.

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . Integração e 'mandata': a administração provincial romana na correspondência entre Plínio, o Jovem e Trajano. ROMANITAS - REVISTA DE ESTUDOS GRECOLATINOS , v. 9, p. 194-211, 2017.

  • CEOLA, A. A. ; VENTURINI, R. L. B. . A interação entre o passado e o presente na construção da imagem imperial de Galba em Tácito. FACES DA HISTÓRIA , v. 4, p. 93-108, 2017.

  • VENTURINI, R. L. B. ; COSTA, Alex Aparecido . ASPECTOS DA OMISSÃO DA ORIGEM PROVINCIAL DE TRAJANO NO DISCURSO DE PLÍNIO, O JOVEM. Phoînix , v. 22, p. 134-147, 2016.

  • VENTURINI, R. L. B. ; COSTA, Alex Aparecido . Divinização e religiosidade sob o imperador Trajano na concepção de Plínio,o jovem. Dimensões: Revista de História da UFES , v. 36, p. 293-311, 2016.

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . OPTIMUS PRINCEPS ET ORDO SENATORIUS: UM ESTUDO DO PANEGÍRICO DE TRAJANO DE PLÍNIO, O JOVEM. História e Cultura , v. 4, p. 348-368, 2015.

  • VENTURINI, R. L. B. ; COSTA, Alex Aparecido . A virtus e o mos maiorum do príncipe ideal no Panegírico de Trajano. Oficina do Historiador , v. 6, p. 23-40, 2013.

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . Indivíduo e instituição: o papel de Plínio, o Jovem durante o Alto Império romano. Historiae , v. 4, p. 133-146, 2013.

  • VENTURINI, R. L. B. ; FRANÇA, Tiago . Escrita e relações de poder em Suetônio. Maracanan , v. IX, p. 166-179, 2013.

  • VENTURINI, R. L. B. . De Religio a Superstitio: condescendencia divina e poder imperial no Tardo Império. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES , v. 13, p. 1-19, 2012.

  • VENTURINI, R. L. B. ; COSTA, Alex Aparecido . A imagem do príncipe ideal:as virtudes do imperador romano na concepção pliniana. Diálogos (On-line) , v. 16, p. 971-995, 2012.

  • FRANÇA, Tiago ; VENTURINI, R. L. B. . Escrita e poder na Antiguidade. Nearco (Rio de Janeiro) , v. II, p. 251-267, 2012.

  • VENTURINI, R. L. B. . Estoicismo e imperium: a uirtus do homem político romano. ACTA SCIENTIARUM (HUMAN AND SOCIAL SCIENCES) , v. 33, p. 175-181, 2011.

  • GAIA, Deivid Valério ; VENTURINI, R. L. B. . A arte de falar romana no Principado: algumas considerações sobre a ótica de Tácito. Iniciação Científica (CESUMAR ) , v. 8, p. 17-26, 2006.

  • VENTURINI, R. L. B. . As palavras e as idéias: o poder na Antigüidade. Diálogos (Maringá) , UEM /DHI, v. 9, n.2, p. 143-156, 2005.

  • VENTURINI, R. L. B. . Relações de Poder em Roma: patronato e clientela. Clássica (São Paulo) , São Paulo, v. 11/12, n.11/12, p. 297-306, 2001.

  • VENTURINI, R. L. B. . Amizade e política em Roma: o patronato na época imperial. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá, v. 23, n.1, p. 215-222, 2001.

  • VENTURINI, R. L. B. . Visão pagã e visão cristã no baixo Império Romano. Phoinix (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. I, n.1, p. 299-312, 1996.

  • VENTURINI, R. L. B. . História Antiga I: fontes e métodos. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2010. 144p .

  • VENTURINI, R. L. B. . Antiguidade oriental e Clássica: economia, sociedade e cultura. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2010. v. 1. 138p .

  • VENTURINI, R. L. B. . Plinio o jovem e a história: eloquência e posteridade. In: SILVA, Glaydson José da , SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. (Org.). A ideia de história na Antiguidade Clássica. 1ed.São Paulo: Alameda, 2017, v. 1, p. 555-580.

  • VENTURINI, R. L. B. . Nomem christianum: práticas cristãs em Melânia a jovem. In: Margarida Maria de Carvalho;Pedro Paulo Abreu Funari;Cláudio Umpierre Carlan;Helena Amália Papa. (Org.). Religiões e religiosidades na Antiguidade Tardia. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2017, v. 1, p. 33-50.

  • VENTURINI, R. L. B. . Viver e sobreviver em Roma: o ethos citadino diante do clientelismo. In: Terezinha Oliveira. (Org.). Visões de mundo da Antiguidade e Medievo. Abordagens historiográficas. 1ed.Aracaju: Edunit, 2016, v. 1, p. 183-202.

  • VENTURINI, R. L. B. . A propaganda política na literatura latina: cartas, epigramas e sátiras. In: Terezinha Oliveira. (Org.). Os clássicos da Antiguidade sob o olhar de intelectuais contemporâneos. 1ed.Maringá: EDUEM, 2015, v. , p. 29-46.

  • VENTURINI, R. L. B. . Amicitia e commendatio no epistolário pliniano. In: Maria Regina Candido. (Org.). Banquetes, rituais e poder no Mediterrâneo Antigo. 1ed.Rio de Janeiro: D&G Editora, 2014, v. , p. 206-226.

  • VENTURINI, R. L. B. . Do privado ao público: a eloquência judiciária e o bom cidadão. In: Terezinha Oliveira. (Org.). Educação, cultura e religiosidade na Antiguidade e Medievo. 370ed.Maringá: EDUEM, 2013, v. 1, p. 215-223.

  • VENTURINI, R. L. B. . Ser cristão: novas práticas, novos ritos. In: Maria Regina Candido. (Org.). Práticas religiosas no Mediterrâneo Antigo:religião, rito e mito. 1ed.Rio de Janeiro: Rio-DG, 2012, v. 1, p. 91-103.

  • VENTURINI, R. L. B. . História Antiga: fontes e métodos. In: VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. (Org.). História Antiga I: fontes e métodos. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. , p. 13-30.

  • VENTURINI, R. L. B. . Instrumentos de pesquisa. In: VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. (Org.). História Antiga I: fontes e métodos. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. , p. 129-142.

  • VENTURINI, R. L. B. ; FRANÇA, Tiago . Testemunhos e documentos. In: Renata Lopes Biazotto Venturini. (Org.). Antiguidade Oriental e Clássica: economia, sociedade e cultura. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 117-135.

  • VENTURINI, R. L. B. . A educação na Antiguidade Clássica: Roma. In: Ruth Izumi Setoguti. (Org.). Fundamentos históricos da educação. 2ed.Maringa: EDUEM, 2009, v. 3, p. 73-94.

  • VENTURINI, R. L. B. . Economia e patronato: as doações de Plínio, o Jovem. In: Pedro paulo A .Funari; Glaydson José da silva; Adilton Luís Martins. (Org.). História Antiga: contribuições brasileiras. 1ed.São Paulo: Annablume, 2008, v. , p. 199-209.

  • VENTURINI, R. L. B. . O historiador do presente e o mundo antigo romano: divergências e permanências. In: Terezinha Oliveira. (Org.). Antiguidade e Medievo: olhares histórico-filosóficos da educação. 1ed.Maringá: EDUEM, 2008, v. , p. 85-93.

  • VENTURINI, R. L. B. . Plinio el Joven saluda a sus amigos y familiares: la vida cotidiana romana a través de sus cartas. In: Pedro Paulo A.Funari;Dionisio Pérez-Sanches;Glaydson José da Silva. (Org.). Arqueología e Historia del mundo antiguo: contribuciones brasileñas y españolas. 179ed.Inglaterra: Archaeopress Publishers of British Archeological Reports, 2008, v. , p. 87-92.

  • VENTURINI, R. L. B. . Educação e cidadania: os quadros sociais e a doutrina moral estóica no Principado. In: Terezinha Oliveira; Angelita Marques Visalli. (Org.). Cultura e Educação: ética e ação política na Antigüidade e Idade Média. 1ed.ViTória da Conquista: Edições UESB(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), 2007, v. , p. 323-328.

  • VENTURINI, R. L. B. . Paganismo e cristianismo no mundo romano. In: José Joaquim Pereira Melo, Marcos Roberto Pirateli. (Org.). Ensaios sobre o cristianismo na Antigüidade: história, filosofia e educação. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2006, v. , p. 203-227.

  • VENTURINI, R. L. B. ; PEREIRA, José Flávio ; REIS, Jaime Estevão dos ; PEREIRA, Lupércio Antonio ; MENEZES, Sezinando Luís . Instituições e História das Idéias. In: Sandra de Cássia Araújo Pelegrini; Silvia Helena Zanirato. (Org.). Narrativas da Pós-Modernidade na Pesquisa Histórica. Maringá: EDUEM, 2005, v. , p. 215-224.

  • VENTURINI, R. L. B. . A educação na Antigüidade Clássica - Roma. In: Ruth Izumi Setoguti. (Org.). Fundamentos históricos da educação. 1ed.Maringá: EDUEM, 2005, v. 3, p. 59-74.

  • VENTURINI, R. L. B. . Mito e História. In: Jurandir Malerba. (Org.). A Velha História. Teoria, Método e Historiografia. 1a.ed.Campinas: Papirus, 1996, v. , p. 61-72.

  • VENTURINI, R. L. B. ; FRANÇA, Tiago . Phllia. Philia, Rio de Janeiro, p. 2 - 2, 01 mar. 2013.

  • GOBATO, D. R. M. ; VENTURINI, R. L. B. . Decantismo, escatologia apocalíptica e a crise do poder imperial no século III. In: X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais; XIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais; V Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2014, Londrina. Saberes e Fazeres Anais eletrônicos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. p. 171-184.

  • SOARES, T. A. B. ; VENTURINI, R. L. B. . Espectador e poeta: os ludi e o clientelismo nos versos de Marcial. In: X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais; XIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais; V Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2014, Londrina. Saberes e Fazeres Anais eletrônicos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. p. 490-500.

  • CEOLA, A. A. ; VENTURINI, R. L. B. . O modelo taciteano da escrita da História. In: Universidade Estadual de Maringá, 2014, Maringá. Anais da XIX Semana de História; VII Fórum de Pós-Graduação em História; II Fórum de Licenciatura em História. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2014. p. 82-88.

  • GOBATO, D. R. M. ; VENTURINI, R. L. B. . As Divinae Institutiones de Lactâncio:escatologia, intransigência religiosa e política imperial. In: XIX Semana de História; VII Fórum de Pós-Graduação em História; II Fórum de Licenciatura em História, 2014, Maringá. Anais da XIX Semana de História; VII Fórum de Pós-Graduação em História; II Fórum de Licenciatura em História. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2014. p. 325-336.

  • ONESKO, S. A. ; VENTURINI, R. L. B. . Ideia de bom governante presente em Marco Aurélio:relação da doutrina estóica nas ações políticas do imperador. In: XIX Semana de História; VII Fórum de Pós-Graduação em História; II Fórum de Licenciatura em História, 2014, Maringá. Anais da XIX Semana de História; VII Fórum de Pós-Graduação em História; II Fórum de Licenciatura em História. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2014. p. 635-645.

  • SOARES, T. A. B. ; VENTURINI, R. L. B. . Um retrato dos jogos romanos nos versos de Marcial. In: XIX Semana de História; VII Fórum de Pós-Graduação em História; II Fórum de Licenciatura em História, 2014, Maringá. Anais da XIX Semana de História; VII Fórum de Pós-Graduação em História; II Fórum de Licenciatura em História. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2014. p. 656-664.

  • CEOLA, A. A. ; VENTURINI, R. L. B. . A influência da filosofia na educação do homem romano: O exemplo de Plutarco. In: XXI Semana de Pedagogia da UEM; IX Encontro de Pesquisa em Educação, 2014, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2014. v. 3. p. 1-11.

  • GOBATO, D. R. M. ; VENTURINI, R. L. B. . De Mortibus Persecutorum:: uma abordagem política do pensamento de Lactâncio. In: XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2013, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2013. p. 1-17.

  • CEOLA, A. A. ; VENTURINI, R. L. B. . Histórias de Tácito: um estudo do poder imperial de Vitélio. In: XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2013, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2013. p. 1-6.

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . Aspectos do estoicismo romano sob as três primeiras dinastias do Império. In: XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2013, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2013. p. 1-17.

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . Acta Pilati e os escritos de Justino Mártir. In: XI Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2012, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2012.

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . A idealização da imperatriz romana na concepção pliniana. In: XI Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2012, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2012.

  • CEOLA, A. A. ; VENTURINI, R. L. B. . O exercício do imperium nas Histórias de Tácito. In: XI Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2012, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2012.

  • GOBATO, D. R. M. ; VENTURINI, R. L. B. . O conceito de 'mal'imperador para Lactâncio em De mortibus persecutorum. In: XI Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2012, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2012.

  • VENTURINI, R. L. B. . Amizade na Roma Imperial: patronos e poetas. In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá. textos completos do Congresso Internacional de História. Maringá, 2011. p. 2587-2593.

  • FRANÇA, Tiago ; VENTURINI, R. L. B. . Biografia e história na Antiguidade Clássica: estudo da obra de Suetônio. In: V Congrasso Internacional de História, 2011, Maringá. Anais do Congresso Internacional de HIstória. Maringá, 2011. p. 2469-2479.

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . "Não se deve punir um nome": a identidade dos cristãos no procedimento apologético de Justino Mártir (103-165 d.C.). In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá. Anais do Congresso Internacional de História. Maingá, 2011. p. 2378-2389.

  • VENTURINI, R. L. B. . Do privado ao público: a eloquência judiciária e o bom cidadão. In: X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2011, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá, 2011. p. 1-8.

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . Os gêneros dos escritos apologéticos cristãos antigos. In: X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada de Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2011, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá, 2011. p. 1-15.

  • FRANÇA, Tiago ; VENTURINI, R. L. B. . Instituições romanas. In: X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada de Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2011, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá, 2011. p. 1-17.

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . As virtudes do príncipe na concepção pliniana. In: X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada de Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2011, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá, 2011. p. 1-6.

  • FRANÇA, Tiago ; VENTURINI, R. L. B. . Um estudo sobre 'As vidas dos doze Césares'de Suetônio. In: VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2010, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2010.

  • LUZ, Camila Santiago ; VENTURINI, R. L. B. . O pensamento estóico e a sua influência no exercício do poder imperial no século II d.C.. In: VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2010, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2010.

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . A origem da tradição apologética cristã e Justino Mártir. In: IX Jornada de Estudos Antigos e Medievais e VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2010, Londrina. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2010.

  • LUZ, Camila Santiago ; VENTURINI, R. L. B. . O pensamento estótico e sua influência para a formação do homem romano do século I d.C.. In: VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007, Maringá. Anais da VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007.

  • PIOTROWSK, H. ; VENTURINI, R. L. B. . Roma Victor: um estudo sobre a guerra romana. In: VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007, Maringá. Anais da VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007.

  • SAMPAIO, A. O. ; VENTURINI, R. L. B. . Uma breve reflexão sobre a família na Roma Antiga. In: VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007, Maringá. Anais da VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007.

  • SILVA, D. H. S. ; VENTURINI, R. L. B. . Oa mártires do Coliseu:o martírio na consolidação dos ideais cristãos no Dominado Romano. In: VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007, Maringá. Anais da VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007.

  • SOUZA, Rodrigo Gonçalves de ; VENTURINI, R. L. B. . Sêneca e a construção do poder imperial. In: VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007, Maringá. Anais da VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007.

  • VILANOVA, W. ; VENTURINI, R. L. B. . A amicitia na obra de Marco Túlio Cícero. In: VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007, Maringá. Anais da VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2007.

  • SOUZA, Rodrigo Gonçalves de ; VENTURINI, R. L. B. . A clemência e a misericórdia: valor político e valor moral. In: II Seminário Internacional de História, 2006, Maringá. Anais do II Seminário Internacional de História, 2006.

  • GAIA, Devidi Valério ; VENTURINI, R. L. B. . A oratória e sua importância para o homem público romano: algumas considerações sobre a abordagem de Tácito. In: II Seminário Internacional de História, 2006, Maringá. II Seminário Internacional de História, 2006.

  • FRANÇA, Tiago ; VENTURINI, R. L. B. . Interpretações contemporâneas sobre a obra A vida dos dozes Césares de Suetônio.. In: II Seminário Internacional de História, 2006, Maringá. Anais do II Seminário Internacional de História, 2006.

  • VENTURINI, R. L. B. . Liberalitas romana: espaço público, espaço da cidadania. In: II Seminário Internacional de História, 2006, Maringá. Anais do II Seminário Internacional de História, 2006.

  • NASCIMENTO, Samuel Martins ; VENTURINI, R. L. B. . Uma breve análise do discurso em Josefo. In: II Seminário Internacional de História, 2006, Maringá. Anais do II Seminário Internacional de História, 2006.

  • CARNEIRO, Douglas de Castro ; VENTURINI, R. L. B. . Paulo de tarso e os cristãos romanos. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais e V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2006, Maringá. Anais da VIJornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006.

  • LIMA, Priscila Rubiana de ; VENTURINI, R. L. B. . Um olhar ciceroniano sobre a legitimidade da vida pública romana. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais e V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2006, Maringá. Anais da V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006.

  • NASCIMENTO, Samuel Martins ; VENTURINI, R. L. B. . Guerra dos judeus: uma guerra contra Roma?. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais e V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2006, Maringá. Anais da V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006.

  • SOUZA, Rodrigo Gonçalves de ; VENTURINI, R. L. B. . Valores tradicionais romanos nos escritos filosóficos de S*eneca. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais e V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2006, Maringá. Anais da V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006.

  • FRANÇA, Tiago ; VENTURINI, R. L. B. . História e literatura: Suetônio e os imperadores romanos. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais e V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2006, Maringá. Anais da V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006.

  • VENTURINI, R. L. B. . A educação romana e a educação cristã: cidadania e caridade. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação, 2005, Maringá. Anais da IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação. Maringá, 2005. p. 118-126.

  • VENTURINI, R. L. B. ; CARNEIRO, Douglas de Castro . A expansão do cristianismo em Roma: uma leitura das Cartas de paulo de Tarso. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação, 2005, Maringá. Anais da IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação. Maringá, 2005. p. 214-217.

  • VENTURINI, R. L. B. ; GAIA, Deivid Valério . Tácito e a arte de falar romana no Principado: uma leitura da historiografia. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação, 2005, Maringá. Anais da IVJornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação. Maringá, 2005. p. 305-313.

  • VENTURINI, R. L. B. ; LIMA, Priscila Rubiana de . Cícero e César: o confronto de duas liberdades. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação, 2005, Maringá. Anais da IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação. Maringá, 2005. p. 334-340.

  • VENTURINI, R. L. B. ; NASCIMENTO, Samuel Martins . Josefo e sua obra Guerra dos Judeus. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação, 2005, Maringá. Anais da IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação. Maringá, 2005. p. 365-372.

  • VENTURINI, R. L. B. ; SOUZA, Rodrigo Gonçalves de . Estoicismo e escravidão na Roma Imperial. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação, 2005, Maringá. Anais da IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais> Transformação social e educação. Maringá, 2005. p. 522-528.

  • VENTURINI, R. L. B. . A educação romana e a educação cristã: cidadania e caridade. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2005, Maringá. IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: transformação social e educação, 2005. v. 4. p. 118-126.

  • CARNEIRO, Douglas de Castro ; VENTURINI, R. L. B. . A expansão do cristianismo em Roma: uma leitura das cartas de Paulo de Tarso. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2005. IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: transformação social e educação, 2005. v. 4. p. 214-217.

  • LIMA, Priscila Rubiana de ; VENTURINI, R. L. B. . Cícero e César: o confronto de duas liberdades. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2005, Maringá. IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: transformação social e educação, 2005. p. 329-335.

  • NASCIMENTO, Samuel Martins ; VENTURINI, R. L. B. . Josefo e sua obra Guerra dos Judeus. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2005, Maringá. IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: transformação social e educação, 2005. p. 360-367.

  • GAIA, Devidi Valério ; VENTURINI, R. L. B. . Tácito e a arte de falar romana no Principado: uma leitura da historiografia. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2005, Maringá. IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: transformação social e educação, 2005. p. 300-308.

  • VENTURINI, R. L. B. ; GAIA, Deivid Valério . Escola e aprendizagem na formação política do cidadão no Principado Romano. In: I Semana de Pedagogia. Pedagogia: a arte de educar, 2004, Mandaguari. Semana de Pedagogia - Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Impresso). Mandaguari: Editora da Fafiman, 2004. v. I. p. 18-19.

  • VENTURINI, R. L. B. ; GAIA, Devid Valério . A educação na formação política do homem romano. In: I Congresso Internacional de Educação e desenvolvimento humano, 2004, Maringá. Congresso Internacional de Educação. Maring;a, 2004. v. I.

  • VENTURINI, R. L. B. . Um diálogo político: a correspondência de Plínio, o Jovem. In: III Jornada de Estudos Antigos e Medievais: transformação social e Educação, 2003, Maringá. Anais ... Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2003.

  • VENTURINI, R. L. B. . O clientelismo no espaço público romano. In: I Seminário Internacional de História, 2003, Maringá. ISIH - I SEminário Internacional de História. Maringá, 2003. p. 732-742.

  • VENTURINI, R. L. B. . Um diálogo pol;itico: a correspondência de Plínio, o Jovem. In: III Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2003, Maringá. Anais ... Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2003.

  • VENTURINI, R. L. B. . Escrita e poder no Mundo Antigo. In: II Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2002, Maringá. Anais ... Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: Eduem, 2002. v. I. p. 60-62.

  • VENTURINI, R. L. B. . Liberalitas pliniana. In: X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais; XIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais; V Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2014, Londrina. Saberes e fazeres / caderno de Resumos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. p. 14-14.

  • LIMA, Priscila Rubiana de ; VENTURINI, R. L. B. . Alguns princípios norteadores da formação cívica romana: humanitas. In: II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievaise VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Assis (SP). Caderno de Resumos, 2006. p. 27-28.

  • VENTURINI, R. L. B. . Economia e patronato: as doações de Plínio, o Jovem. In: II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievaise VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Assis (SP). Caderno de Resumos, 2006. p. 50-50.

  • VENTURINI, R. L. B. . Educação e cidadania: os quadros sociais e a doutrina moral estóica no Principado. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Maringá. Cultura e educação: ética e ação política. Maringá, 2006. p. 20-20.

  • CARNEIRO, Douglas de Castro ; VENTURINI, R. L. B. . Paulo de Tarso e os cristãos romanos. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Maringá. Cultura e educação: ética e ação política. Maringá, 2006. p. 41-41.

  • LIMA, Priscila Rubiana de ; VENTURINI, R. L. B. . Um olhar ciceroniano sobre a legitimidade da vida pública romana. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Maringá. Cultura e educação: ética e ação política. Maringá, 2006. p. 53-54.

  • SOUZA, Rodrigo Gonçalves de ; VENTURINI, R. L. B. . Valores tradicionais romanos nos escritos filosóficos e Sêneca. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Maringá. Cultura e educação: ética e ação política. Maringá, 2006. p. 72-72.

  • FRANÇA, Tiago ; VENTURINI, R. L. B. . História e literatura: Suetônio e os imperadores romanos. In: V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006, M. Cultura e educação: ética e ação política. Maringá, 2006. p. 73-73.

  • VENTURINI, R. L. B. . O vocabulário político nas missivas plinianas. In: I Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2005, Assis. Relações de Poder, cultura e Educação, 2005. p. 22-22.

  • VENTURINI, R. L. B. ; SOUZA, Rodrigo Gonçalves de . Escravidão e moral romana. In: I Ciclio Internacional de Estudos Antigos e Medievais / VII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2005, Assis. Relações de poder, cultura e educação. Assis, 2005. p. 23-23.

  • VENTURINI, R. L. B. ; NASCIMENTO, Samuel Martins . Flávio Josefo e a Guerra dos Judeus. In: I Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2005, Assis. Relações de poder, cultura e educação, 2005. p. 22-23.

  • VENTURINI, R. L. B. ; LIMA, Priscila Rubiana de . O equilíbrio entre poder e liberdade na constituição da República Romana. In: II Seminário Internacional de História/XI Seminário do Departamento de História, 2005, Maringá. Caderno de resumos, 2005. p. 445-446.

  • VENTURINI, R. L. B. . Liberalitas romana: espaço público, espaço da cidadania. In: II Seminário Internacional de História/XI Seminário do Departamento de História, 2005, Maringá. Caderno de Resumos, 2005. p. 47-47.

  • VENTURINI, R. L. B. ; SOUZA, Rodrigo Gonçalves de . A clemência e a misericórdia: valor político e valor moral. In: II Seminário Internacional de História/XI Seminário do Departamento de História, 2005, Maringá. Caderno de Resumos, 2005. p. 51-51.

  • VENTURINI, R. L. B. ; NASCIMENTO, Samuel Martins . Uma breve análise dos discursos em Josefo. In: II Seminário Internacional de História/XI Seminário do Departamento de História, 2005, Maringá. Caderno de Resumos, 2005. p. 52-53.

  • VENTURINI, R. L. B. ; FRANÇA, Tiago . Interpretações contemporâneas sobre a obra A Vida dos Doze Césares de Suetônio. In: II Seminário Internacional de História/XI Seminário do Departamento de História, 2005, Maringá. Caderno de Resumos, 2005. p. 58-59.

  • VENTURINI, R. L. B. ; GAIA, Deivid Valério . A oratória e a sua importância para a vida pública romana: algumas considerações sobre a abordagem de Tácito. In: II Seminário Internacional de História/XI Seminário do Departamento de História, 2005, Maringá, 2005. p. 20-21.

  • VENTURINI, R. L. B. ; CARNEIRO, Douglas de Castro . Paulo de Tarso: a formação do cristianismo em Roma. In: II Seminário Internacional de História/XI Seminário do Departamento de História, 2005, Maringá. Caderno de Resumos, 2005. p. 21-21.

  • VENTURINI, R. L. B. . A propaganda política na literatura latina do Alto Império Romano. In: I Fórum do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado e X Seminário de Pesquisa do Departamento de História, 2004, Maringá. Caderno de Resumos - As Faces de Clio, 2004. p. 48-49.

  • VENTURINI, R. L. B. . A Gália Romana. In: IX Jouenée d'Études Françaises, 2003, Maringá. Cahiers de Résumés, 2003. p. 08-08.

  • VENTURINI, R. L. B. . Relações de poder em Roma: o patronato na correspondência pliniana. In: VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM HISTÓRIA / A Pesquisa Histórica no Limiar do Século XXI: Fontes e Metodologia, 2000, Maringá. Anais do VII Seminário de Pesquisa em História, 2000. p. 85-85.

  • VENTURINI, R. L. B. . Cidadania e poder político na Roma Imperial. In: XI REUNIÃO DA SBEC- SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CLÁSSICOS, 1999, Araraquara. Arte, saber e cidadania na Antigüidade Clássica, 1999. p. 110-110.

  • VENTURINI, R. L. B. . O prazer em cena: (pré)conceitos na compreensão do homem antigo romano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . O vocabulário político na correspondência pliniana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. ; CEOLA, A. A. . ?HISTORIA MAGISTRA VITAE: A HISTÓRIA COMO FORMADORA DO CIDADÃO ROMANO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. ; CEOLA, A. A. ; ONESKO, S. A. . ?EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E POLÍTICA EM LÚCIO ANEU SÊNECA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Nomem christianum: o eu e o outro diante de uma nova ética. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. ; GOBATO, D. R. M. . AS DIUINAE INSTITUTIONES SEGUNDA EDIÇÃO E O DUALISMO RELIGIOSO DE LACTÂNCIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . ORDO SENATORIUS ET ORDO EQUESTER: A FUSÃO DAS ORDENS SUPERIORES ROMANAS E O APOIO AO SISTEMA DO PRINCIPADO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . CARIDADE CRISTÃ: O EXEMPLO DE MELÂNIA A JOVEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . A utilidade da História nas cartas de Plínio o jovem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Plínio saúda seus caros amigos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Viver e sobreviver em Roma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. ; COSTA, Alex Aparecido . Commilitio et vir militaris: aspectos bélicos da exaltação do imperador romano em Plínio o jovem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Liberalitas pliniana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . As palavras e as ideias: a amicitia nas missivas plinianas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Paganismo e cristianismo nas missivas plinianas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CEOLA, A. A. ; VENTURINI, R. L. B. . O exercício do imperium em Histórias de Tácito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Propaganda política na literatura latina: cartas, epigramas e sátiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Relações de poder em Roma: o patronato na correspondência pliniana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOBATO, D. R. M. ; VENTURINI, R. L. B. . O conceito de 'mal' imperador para Lactâncio em De mortibus persecutorum. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . Acta Pilati e os escritos de Justino Mártir. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . A idealização da imperatriz romana na concepção pliniana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . A amizade na Roma Imperial: patronos e poetas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRANÇA, Tiago ; VENTURINI, R. L. B. . Instituições romanas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . Os gêneros dos discursos apologéticos cristãos antigos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, Alex Aparecido ; VENTURINI, R. L. B. . As virtudes do príncipe na concepção pliniana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Do privado ao público: a eloquência judiciária e o bom cidadão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . Culto e cultura entre cristãos e não cristãos: uma análise a partir dos escritos de Justino Mártir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . Os outros grupos cristãos segundo Justino Martir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . Os outros grupos cristãos segundo Justino Martir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . A recepção das doutrinas cristãs nos escritos de Justino Mártir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Perspectivas das historiografias Antigas e Medievais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARZANI, Alessandro ; VENTURINI, R. L. B. . A função dos judeus e dos demônios nas ações anticristãs segundo Justino Mártir. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Estoicismo e imperium: a virtus do homem político romano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Propaganda política na obra "A Vida dos doze Césares" de Suetônio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. ; LUZ, Camila Santiago . O pensamento estóico e sua influência no exercício do poder imperial no século II d.C.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Instituições políticas romanas: patronato e clientela. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. ; LUZ, Camila Santiago . O pensamnto estóico e a crítica a sociedade romana em Sêneca. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . O historiador do presente e o mundo antigo romano: divergências e permanências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LUZ, Camila Santiago ; VENTURINI, R. L. B. . O pensamento estóico e sua influência para a formação do homem romano do século I d.C.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, Rodrigo Gonçalves de ; VENTURINI, R. L. B. . Sêneca e a construção do poder imperial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILANOVA, W. ; VENTURINI, R. L. B. . A amicitia na obra de Marco Túlio Cícero. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, D. H. S. ; VENTURINI, R. L. B. . Os mártires do Coliseu: o martírio na consolidação dos ideais cristãos no Dominado Romano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SAMPAIO, A. O. ; VENTURINI, R. L. B. . Uma breve reflexão sobre a família na Roma Antiga. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Economia e patronato: as doações de Plíunio, o Jovem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Educação e cidadania: os quadros sociais e a doutrina moral estóica no Principado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, Renata Lopes Biazotto ; NASCIMENTO, Samuel Martins . Guerra dos judeus: uma guerra contra Roma?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Um olhar ciceroniano sobre a legitimidade da vida pública romana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. ; FRANÇA, Tiago . História e literatura: Suetônio e os imperadores romanos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. ; CARNEIRO, Douglas de Castro . Paulo de Tarso e os cristãos romanos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. ; JAQUES, Felippe Estevam . O despertar para a história: uma abordagem perspectiva sobre a literatura que usa a história como contexto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. ; SOUZA, Rodrigo Gonçalves de . Valores tradicionais romanos nos escritos filosóficos de Sêneca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . O vocabulário político nas missivas plinianas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Liberalitas romana: espaço público, espaço dfa cidadania. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . A educação romana e a educação cristã: cidadania e caridade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Alguns aspectos da educação romana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. ; LIMA, Priscila Rubiana de . Cícero e César: o confronto de duas liberdades. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Cartas como fonte para o estudo da Antigüidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . História e Instituições. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Amizade e político no mundo Romano Antigo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . História e fonte literária: a sociedade aos olho de petrônio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Escrita e poder na Roma Antiga. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . O estudo da História Antiga no Ensino Médio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Herculano e Pompéia: imagens da vida cotidiana. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Relações de poder em Roma: o patronato na correspondência pliniana. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VENTURINI, R. L. B. . Relações de poder na obra de Plínio, o Jovem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VENTURINI, R. L. B. . Cidadania e poder político na Roma Imperial. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VENTURINI, R. L. B. . I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004.

VENTURINI, R. L. B. . Consultora ad hoc - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/ UEM. 2002.

VENTURINI, R. L. B. . Revista Diálogos. 2012.

VENTURINI, R. L. B. . Revista História em Reflexão. 2012.

VENTURINI, R. L. B. . Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação Na Antigüidade e Medievalidade. 2004.

VENTURINI, R. L. B. . Programa de Pesquisa em História Econômica e Social - PEPHES. 2003.

VENTURINI, R. L. B. . VIII Seminário de pesquisa em História. História, acervos e fontes. 2002.

VENTURINI, R. L. B. ; GOBATO, D. R. M. ; SOARES, T. A. B. . Desafios da pesquisa em História Antiga: temas, fontes e metodologias. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    STUDIA. Grupo de estudos interdisciplinares em antiguidade, Descrição: O Grupo de Estudos Interdisciplinares em Antiguidade objetiva fortalecer os estudos em torno do mundo antigo por meio do diálogo com outras áreas do conhecimento. A partir de uma proposta interdisciplinar tem como objetivo criar as condições necessárias para a consolidação dos trabalhos, propiciando aos alunos da graduação a instrumentalização no campo da pesquisa histórica e a formação acadêmica para o desenvolvimento de futuros projetos na pós-graduação. Compreender a situação atual da História Antiga no país, o crescimento vigoroso que ora experimenta e seus desdobramentos para o ensino e a pesquisa implica refletir sobre a constituição dessa área de estudos no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Renata Lopes Biazotto Venturini - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Participação no projeto LEAM - Laboratório de Estudos Antigos e Medievais, Descrição: O Laboratório de Estudos Antigos e Medievais ( LEAM ) é um grupo de estudos e de pesquisa do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá que tem como objetivo promover pesquisas e realizar publicações na área de História Antiga e Medieval. Os estudos Antigos e Medievais no Brasil, e, concretamente entre nós, longe de representar o papel cada vez mais amplo que lhe vem sendo atribuído nas universidades européias, latinas e norte-americanas, tem se limitado a uma resposta formal às exigências curriculares. A criação do LEAM no Departamento de História insere-se nesta tendência de valorização e dinamização dos estudos antigos e medievais, tendência esta, que já começa a se manifestar nas grandes universidades brasileiras com a criação de diversos núcleos e associações de pesquisa nas áreas de História Antiga e História Medieval.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Renata Lopes Biazotto Venturini - Integrante / Jaime Estevão dos Reis - Coordenador / Terezinha Oliveira - Integrante / Luis Fernando Pessoa Alexandre - Integrante.

  • 2006 - 2010

    Projeto de pesquisa - Patronato Imperial: a amicitia principis nas Cartas de Caio Plínio Cecílio Segundo, Descrição: O objetivoi da pesquisa é estudar as cartas que compoõe o Livro X da correspondência de Plínio, o Jovem com o imperador Trajano, evidenciando o modelo de administração política imperial baseado na amicitia principis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Renata Lopes Biazotto Venturini - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Destaque de Menção Honrosa, XVI Encontro Anual de Iniciaç!ao Científica - PIBIC/CNPq.

2006

Honra ao Mérito, CNPq das Universidades Estaduais do Paraná / XV Encontro Anual de Iniciação Científica na Área de Ci.

1997

Diploma de Honra ao Mérito, Instituto de Linguas / Universidade Estadual de Maringá.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História. , Avenida Colombo, 5790, Jardim Universitário, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30114328, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1993 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor não-titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2012

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, ChefeAdjunta do Departamento de História.

    • 04/2011

      Ensino, Programa de Pós Graduação Em História Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Orientação II

    • 04/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

    • 03/2001

      Ensino, História Antiga, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A disciplina intitulada História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo I, faz parte do curso de Arquitetura e Urbanismo e tem como objetivo conhecer elementos da ocupação do espaço urbano na Antigüidade Clássica.

    • 07/2010 - 06/2012

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de Planejamento do Conselho Universitário.

    • 04/2010 - 12/2010

      Ensino, Programa de Pós Graduação Em História Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Escrita e poder, Seminários de orientação I

    • 07/2007 - 06/2009

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento de História.

    • 04/2008 - 12/2008

      Ensino, Programa de Pós Graduação Em História Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia e Instituições, Seminários de Orientação II

    • 07/2006 - 06/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Colegiado de Curso de Graduação em História.

    • 03/2005 - 06/2007

      Ensino, Programa de Pós Graduação Em História Mestrado, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia e História das Idéias, Historiografia e Instituições, Seminários de Orientação em Instituições e História das Idéias I e II

    • 07/2004 - 06/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do Colegiado de Curso de Graduação em História.

    • 07/2002 - 06/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenadora do Colegiado de Curso de Graduação em História.

    • 03/2001 - 07/2001

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A disciplina História Antiga é ministrada no primeiro ano do curso e tem como objetivo o estudo da Antigüidade Oriental e Clássica por meio da historiografia contemporânea e de documentos escritos do período estudado.

    • 03/2001 - 07/2001

      Ensino, Especialização Em História Econômica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica I. Esta primeira etapa do curso visa a discussão da Economia Antiga considerando os limites conceituais que envolvem a definição do conceito de economia no Mundo Antigo Romano.

  • 1987 - 1993

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino - MS-1, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Contrato de trabalho em substituição ao Prof Dr Carlos Roberto de Oliveira.Em 25 de julho de 1988, a função docente foi alterada para regime de 40 horas semais.

    Atividades

    • 09/1987 - 07/1995

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga I e II