Rafael de Almeida Carneiro

Cursando MBA em Gestão de Negócios na Universidade de São Paulo, graduado em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (2013). Possui oito anos de experiência na área de Gestão de Negócios, com foco em Gestão Estratégica de Projetos e Inovação em Negócios. Atualmente desempenha o cargo de Analista de Inteligência de Negócios na Fundação Getúlio Vargas.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em MBA em Gestão de Negócios

2017 - Atual

Universidade de São Paulo

Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente

2008 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE RISCOS AMBIENTAIS, UTILIZANDO O FMEA, EM UM PROJETO DE MINERAÇÃO DE FERRO.
Orientador: Mônica Moncada

Curso técnico/profissionalizante em Eletrônica

2005 - 2007

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Empresarial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão da Inovação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Projetos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pesquisa de Desenvolvimento.

Participação em eventos

6º Seminário de Metodologia do IBGE. 2017. (Seminário).

3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas , Geográficas e Ambientais. 2016. (Congresso).

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2007

    Controle Inteligente de Entrada de Veículos (Ciev), Descrição: Sistema eletrônica de segurança para entrada e saída de veículos. Ao entrar no local, o morador digita sua senha pessoal. Caso este esteja sendo refém, ele digita uma senha de emergência, que permite a entrada, mas avisa imediatamente a segurança sem que o bandido perceba. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rafael de Almeida Carneiro - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Controle Inteligente de Entrada de Veículos (Ciev), Descrição: Sistema eletrônica de segurança para entrada e saída de veículos. Ao entrar no local, o morador digita sua senha pessoal. Caso este esteja sendo refém, ele digita uma senha de emergência, que permite a entrada, mas avisa imediatamente a segurança sem que o bandido perceba.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rafael de Almeida Carneiro - Coordenador.

Prêmios

2007

Primeiro Lugar na área de Segurança do Trabalho na Semana de Extensão, Centro Federal de Educação Tecnológico Celso Suckow da Fonseca.

2007

Primeiro Lugar na área de Eletrônica, Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Getúlio Vargas, Instituto Brasileiro de Economia. , Rua Barão de Itambi, 60, Botafogo, 22231000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 37996996

Experiência profissional

2016 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Inteligência de Negócios, Carga horária: 80

Outras informações:
- Condução de projetos estratégicos, identificando formas de obtenção de resultado para as atividades de negócio. - Desenvolvimento e gestão de novos produtos. Suporte na pesquisa e desenvolvimento, testes de conceito, pesquisa de mercado e apoio em marketing e comercial. - Apoio no planejamento estratégico, indicadores de desempenho e melhoria de processos internos. - Gestão e controle do portfólio de projetos , organizando recursos e realizando interfaces entre as áreas de negócios e as áreas de suporte.

2013 - 2016

Deloitte Consulting

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Estratégia e Operações, Carga horária: 40

Outras informações:
- Consultoria na área de Gestão de Projetos para grandes empresas, em diversos setores. Identificação de novas oportunidades e prospecção de novos clientes para venda de projetos em consultoria. - Participação nos seguintes projetos: 1. Líder de equipe em planejamento dos projetos de manutenções em Plataformas, liderando seis Analistas de Planejamento e quatro Analistas de Suprimentos, na área de Projetos de Construção e Manutenção de Plataformas da Unidade Operacional do Rio de Janeiro (UO-RIO/PCM/CM-II). Gestão de equipe, custos, cronograma, orçamento, geração de indicadores, acompanhamento de demandas gerenciais e ponto focal de planejamento dentro da gerência. (Diretoria de Exploração e Produção ? Petrobras, 2015); 2. Líder de Planejamento de Projetos na área de Perfuração de Poços Exploratórios, sendo responsável por uma equipe de três analistas de Planejamento. Atuação na padronização dos procedimentos da área (mapeamento e gestão dos processos), gestão de cronograma, custos e escopo dos projetos. (Petrobras Internacional - Projetos na Colômbia, Estados Unidos e Angola, 2014). 3. Analista de PMO na implantação de um PMO Departamental na Engenharia Corporativa da Petrobras. Responsável pela elaboração, em conjunto com o cliente, implementação e gestão da metodologia de Gestão de Iniciativas Estratégicas da Diretoria. (Diretoria Engenharia Tecnologia e Materiais Corporativos - Petrobras, 2013); 4. PMO, responsável pelo planejamento, e gestão do plano de Responsabilidade Social,sendo responsável pela análise de Benchmark e desenho dos processos a serem implementados.(Departamento de Comunicação - Jaguar Mining, 2013); 5. Analista de Suprimentos, responsável pela gestão de contratos de itens estratégicos e gestão de compras spot para Vale Canadá. (Departamento de Suprimentos - Vale Inco, 2013)

2011 - 2012

Vale S.A., Vale

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20

Outras informações:
- Gestão e consolidação de índices para reporte mensal à diretoria de projetos de Minério de Ferro, Logística e Siderurgia no Brasil. - Análise, identificação e gestão de riscos de projeto. - Monitoramento do sistema de gestão ambiental e fundiário para projetos de Capital.

2008 - 2008

Gaylussac Empreendimentos Educacionais Ltda

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Robótica, Carga horária: 30

Outras informações:
Atribuições : Assessoria aos professores na área de Robótica , montagem e elaborações de pratica envolvendo o uso da robótica com fins educacionais pertinentes a varias áreas de conhecimento no ciclo básico de educação