Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins
Dra. Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins. Maranhense, Bacharel em Turismo pela Faculdade Atenas Maranhense. Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorado em Turismo e Hospitalidade na Universidade Caxias do Sul. Bolsista Capes. Participante de Grupo de Pesquisa: Turismo, Hospitalidade e Lazer (Instituto Federal-IFMA). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo ANPTUR. É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Campus Centro Histórico). Atuou também como docente na FAMA- Faculdade Atenas Maranhense e UNDB-Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. Desenvolveu pesquisa sobre a temática Turismo Rural, implementando uma forma de Arranjo Produtivo Local, na Comunidade da Vila Ribeiro em Vargem Grande, Maranhão. Possui publicações considerando os vieses da Festa do Divino Espírito Santo hospitalidade e comensalidade.
Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Turismo e Hospitalidade
2015 - 2019
Universidade Caxias do Sul
Título: Dos joaquimitas, franciscanos e aragoneses aos açorianos: a Hospitalidade na teia da comensalidade na Festa do Divino Espírito Santo em Alcantara-MA e Criúva-RS
Susana de Araújo Gastal. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos
2011 - 2013
Universidade Estadual do Ceará
Título: Turismo e cultura no Maranhão: As caixeiras da festa do Divino Espírito Santo em Alcântara
, Ano de Obtenção: 2013.Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Docência na Educação Superior
2004 - 2005
CAPEM
Título: A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NOS CURSOS DE TURISMO
Formação complementar
2021 - 2021
Atualização das Diretrizes Institucionais para o Ensino Técnico. (Carga horária: 15h). , IFMA-Centro Histórico, IFMACCH, Brasil.
2021 - 2021
O desenvolvimento de Habilidades socioeconômicas o contexto escolar. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão, IFMA, Brasil.
2020 - 2020
Definições e objetivos da gestão de projetos.. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2020 - 2020
Bases conceituais dos modelos de gestão. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2020 - 2020
Contexto e Importância dos recursos humanos. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2020 - 2020
dicas do uso do canvas. (Carga horária: 10h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão, IFMA, Brasil.
2000 - 2001
Negociação, Marketing e Vendas. , Cartões Sollo, CARTÕES SOLLO, Brasil.
2000 - 2001
Gestão Empreendedora. , Modular Treinamentos, MODULAR, Brasil.
1999 - 2000
Operação de Micro. , Soma Processamento de Dados, SOMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Organização de eventos
GOMES, C. M. . Arraiá federá da alegria 2021. 2021. .
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . V POCKET DE TURISMO, HOSPITALIDADE & LAZER DO IFMA - campus São Luís Centro Historico. 2020. (Outro).
SANTOS, R. ; GOMES, C. M. . V SEMINTUR. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Turismo Em Libras.Turismo Em Libras. 2025. (Oficina).
ENCONTRO DE GESTORES DOS POLOS TURÍSTICOS DO MARAHÃO CONSTRUIDO ROTEIROS.ENCONTRO DE GESTORES DOS POLOS TURÍSTICOS DO MARAHÃO CONSTRUIDO ROTEIROS. 2024. (Encontro).
1 ENCONTRO DAS AÇÕES INCLUSIVAS DO IFMA CAMPUS CENTRO HISTÓRICO..1 ENCONTRO DAS AÇÕES INCLUSIVAS DO IFMA CAMPUS CENTRO HISTÓRICO.. 2023. (Encontro).
Ad Hoc de projeto(s) de extensão.Açoes de extensão voluntarias nº01/2022. 2022. (Outra).
Curso Formação com Avaliadores de Ações de Extensão.Curso Formação com Avaliadores de Ações de Extensão. 2022. (Outra).
1º Oficina de Elaboração de Roteiro Turístico.1º Oficina de Elaboração de Roteiro Turístico. 2021. (Oficina).
A jornada do viajante : da descoberta do destino ao #tbt pós viagem. 2021. (Outra).
I forum de experiencia exitosas das atividades pedagógicas não presencial do IFMAma. 2021. (Outra).
II Seminario Virtual de Pesquisa.II Seminario Virtual de Pesquisa. 2021. (Seminário).
II simposio Virtual de Pesquisa. 2021. (Congresso).
O papel da CT&I no desenvolvimento sustentavél (hibrido). 2021. (Outra).
Outro- Mesa de abertura.Outro- Mesa de abertura. 2021. (Outra).
Seminario de Iniciação Cientifica (SEMIC)2021. 2021. (Seminário).
Seminário regional de validação do programa de qualificação do turismo na na rota das emoções - Maranhão. 2021. (Seminário).
Turismo: Empreendendo por Temporada em Gramado RS.Turismo: Empreendendo por Temporada em Gramado RS. 2021. (Outra).
Ad Hoc de Projeto(s) de extensão.Visitas técnicas ano letivo 2021-campus centro historico. 2020. (Outra).
Como produzir vídeo aulas. 2020. (Oficina).
Encontro RARO 2 edição- especial Covid-19 turismo, hospitalidade e economia criativa -1- desafios ao turismo na serra gaúcha cria. 2020. (Encontro).
Oficina de Elaboração de Projetos de Extensão.Oficina de Elaboração de projetos de extensão. 2019. (Oficina).
Semic 2019.Trajetórias acadêmicas e desenvolvimento profissional. 2019. (Outra).
Construindo a paz, promovendo o conhecimento, em tempos de Pandemia.Construindo a paz, promovendo o conhecimento, em tempos de Pandemia. 2018. (Outra).
XV ANPTUR. 2018. (Seminário).
Educação, Território e Desenvolvimento Humano - II Seminário Internacional.Cultura Popular Cognição Popular: uma aproximação à Festa do Divino em Alcântara (Brasil). 2017. (Seminário).
Feira de Turismo de Gramado. 2016. (Feira).
Semintur Jr.Territórios e desterritorializações. 2016. (Seminário).
Encontro de Turismo Religioso.Apresentação do Projeto de Pesquisa sobre Turismo Religioso - Festa do Divino. 2015. (Encontro).
Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL - SeminTUR.Turismo e Cotidianos: A Pequena Alcântara-MA. 2015. (Seminário).
SEMINTUR JR.Programa de Pós Graduação em Turismo e Hospitalidade. 2015. (Seminário).
XII ANPTUR.SACERDOTISAS DO DIVINO E SUJEITO-TRAMA DO TURISMO: A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, ALCÂNTARA, MA. 2015. (Seminário).
XI anptur. Arranjos Produtivos Locais do Turismo em Alcântara, MA: As Caixeiras do Divino Espírito Santo. 2014. (Congresso).
XI ANPTUR. Caixeiras do Divino Espírito Santo no Maranhão e o turismo. 2014. (Congresso).
X ANPTUR.As Caixeiras da Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara-Maranhão. 2013. (Seminário).
AS MANIFESTACOES CULTURAIS E O TURISMO NO MUNICIPIO DE ALCANTARA-MA.AS MANIFESTACOES CULTURAIS E O TURISMO NO MUNICIPIO DE ALCANTARA-MA. 2012. (Simpósio).
ENCONTRO DE TURISMO DO MARANHÃO/12.AVALIAÇÃO DO MARKETING TURÍSTICO NA CIDADE DE ALCÂNTARA - MA: Pontos positivos e negativos. 2012. (Encontro).
SEPPIE- SEMINARIO DE PESQUISA, POS-GRADUACAO, INOVACAO E EXTENSAO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DO MARANHAO.AVENTURISMO NAS TRILHAS DE ALCANTARA experienciando o turismo de aventura. 2010. (Seminário).
AMPTUR.TURISMO RURAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO ENDOGENO: A EXPERIENCIA DA FAZENDA VALE VERDE NO ESTADO DE MARANHAO. 2009. (Seminário).
Fórum Internacional de Meio Ambiente. Apenas participante. 2008. (Congresso).
Workshop Desenvolvimento Local. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
JESUS, D. M. M.;MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. ESTRATEGIAS DE SUSTENTABILIDADE PARA O ECOTURISMO NA ZONA COSTEIRA MARANHENSE, MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR. 2025 - Universidade Federal do Maranhão.
GOMES, C. M.. Educação Patrimonial: um estudo de caso sobre o projeto de E. Conexão História. 2019 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
GOMES, C. M.. Turismo para a Terceira Idade: Uma proposta de Melhoria dos Serviços Turisticos oferecidos para o Grupo PAI de São Luís. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense.
GOMES, C. M.. Campos.Politicas de Proteção e Conservação do Parque Estadual do Bacanga: Desenvolvimento de um turismo sustentavel para a ilha do Maranhão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense.
Saulo R. dos Santos;GOMES, C. M.. planejamento estratégico aplicado ao São Luis Convention and Visitors Bureau: uma ferramenta de posicionamento mercadológico no setor de eventos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Atenas Maranhense.
Saulo R. dos Santos;GOMES, C. M.. Gestão da qualidade em organizações turísticas: análise da importância dos princípios PDCA nos restaurantes do bairro Turú. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Atenas Maranhense.
Saulo R. dos Santos;GOMES, C. M.. Desenvolvimento turístico integrado: um estudo da ideologia PPP na prestação de serviços turísticos do município de Bacabal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Atenas Maranhense.
Saulo R. dos Santos;GOMES, C. M.. Turismo para a melhor idade: uma proposta de inclusão turística para o grupo União Pioneira da Melhor idade do CSU da Cohab. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Atenas Maranhense.
GOMES, C. M.. O Estudo Toponimico das Ruas Historicas da Cidade de São Luis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense.
GOMES, C. M.. O Significado Cutural do Bumba meu Boi de Axixa de Sotaque de Orquestra. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense.
GOMES, C. M.. A importancia do Planejamento Turistico para o Municipioi de Vitoria do Mearim. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense.
GOMES, C. M.. Memoria dos Cem Anos do Futebol no Maranhão: Proposta de criação de um espaço fisico para expor e divulgar a sua historia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense.
GOMES, C. M.. Musicalidade Ludovicense: Uma proposta de Turismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense.
GOMES, C. M.. seleção de professor para disciplina Espanhol I Turismo ¿ UNDB. 2006 - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
GOMES, C. M.. seleção de professor para disciplina Fundamentos Mercadológicos do Turismo ? UNDB. 2006. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. Comissão Permanente de Avaliação de Projetos de Ensino. 2025. IFMA-Centro Histórico.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. Membro de comissão de formatura. 2025. IFMA-Centro Histórico.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. Membro da comissão das Diretrizes do Eja. 2025. IFMA-Centro Histórico.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. Ad Hoc de Projeto(s) de Extensão. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. Ad Hoc de Projeto(s) de Extensão. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. ECOLOGIA DE SABERES E AS CONCEPÇÕES DE DOENÇAS E SAÚDE: ESTRATÉGIAS DE ENFRETAMENTO DO SARS-COV-2 NA COMUNIDADE TRAVOSA O PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS MARANHENSE. 2023. IFMA-Centro Histórico.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. CIÊNCIA INTERATIVA E AS CRÍTICAS A CIÊNCIA MODERNA: AS ONTOLOGIAS INDÍGENAS ACERCA DO CAOS DO ANTROPOCENO. 2023. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. O CURRICULO ESCOLAR EM DISPUTA NAS REFORMAS EDUCACIONAIS RECENTES: QUAL O LUGAR DO ENSINO DE ARTE?. 2023. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. CONEXÃO HISTÓRIA: CONTOS E ENCANTOS DO MARANHÃO. 2023. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. CURSO MEDIAÇÃO CULTURAL E TURISMO. 2023. IFMA-Centro Histórico.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque. Comissão de Avaliação de Projetos de Extensão. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
GOMES, C. M.. Semic 2019. 2020. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
GOMES, C. M.. comitê institucional de pesquisa e inovação. 2020. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
GOMES, C. M.. Comissão do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer. 2020. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
GOMES, C. M.. Comitê de pesquisa e inovação IFMA. 2019. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MAranhão.
GOMES, C. M.. Avaliação de quatro trabalhos submetidos ao SeminTUR JR. 2018.
GOMES, C. M.. MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA TURISMO E CIDADES. 2018.
GOMES, C. M.. Avaliação de trabalhos VIII SeminTUR Jr. 2017.
GOMES, C. M.. Avaliação de cinco trabalhos SeminTUR Master. 2017. Universidade de Caxias do Sul.
GOMES, C. M.. Relatora da Roda de Conversa Turismo,Hospitalidade e Patrimônio. 2017. Universidade de Caxias do Sul.
GOMES, C. M.. Avaliação de quatro trabalhos submetidos ao VII SeminTUR JR. 2016.
GOMES, C. M.; SANTOS, M. M. C.; MARINHO, M.. SEMINTUR JR 2015. 2015. Universidade de Caxias do Sul.
Orientou
AVALIAÇÃO DO MARKETING TURÍSTICO NA CIDADE DE ALCÂNTARA - MA: Pontos positivos e negativos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins;
Pousada no Centro Historico de São Luís: Uma análise mercadológico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense; Orientador: Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins;
Estudo dos aspectos ambientais presente no Rio Preto no Municipio de São Bento do Rio Preto; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense; Orientador: Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins;
Proposta de Revitalização do Rio Itapiracó; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TURISMO) - Faculdade Atenas Maranhense; Orientador: Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins;
Produções bibliográficas
-
Gomes, Cristiane Mesquita ; SANTOS, SAULO RIBEIRO DOS . Turismo Cultural e as Divinas Caixeiras de Alcântara, Maranhão (MA), Brasil. Turismo e sociedade , v. 12, p. 110-129, 2019.
-
GASTAL, SUSANA DE ARAUJO ; MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes . Hospitalidade e Festa do Espírito Santo: Contributos da Caridade, Misericórdia e Comensalidade. REVISTA HOSPITALIDADE , v. 15, p. 1-20, 2018.
-
MESQUITA GOMES, CRISTIANE ; CARDINALE BAPTISTA, MARIA LUIZA . Sacerdotisas do Divino e Sujeito-Trama do Turismo: A Festa do Divino Espírito Santo, Alcântara, MA. Hospitalidade Revista da Universidade Anhembi , v. 13, p. 321-335, 2016.
-
GOMES,Cristiane Mesquita ; GASTAL, S. A. ; CORIOLANO, L. N. M. T. . Hospitalidade na Festa do Divino: Seu Festejar em Alcântara e São Luís do Maranhão. REVISTA CENÁRIO , v. 3, p. 87-104, 2015.
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . MANDRÁGORAS. 1. ed. São Luis: Viegas, 2019. v. 1.
-
GOMES, C. M. . Turismo, cultura e a Festa do Divino em Alcântara (MA): meu canto não pode parar. 1. ed. Fortaleza: Eduece, 2017.
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . NASCEDOURO DA BALAIADA. 1. ed. , 2014. v. 1. 141p .
-
GOMES, C. M. . A loucura própria entre seus pares: encontro erudito. sao luis: ceama, 2010. v. 1000. 45p .
-
GOMES, C. M. . Na solitude do existir as confissões de um parvo. 1a. ed. São Luis: EDFAMA, 2007. v. 600. 60p .
-
GOMES, C. M. . O Embate das partes. , 2006.
-
GOMES, C. M. . Fissura no tempo. , 2005.
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . ECOS DO SILÊNCIO. ECOS DO SILÊNCIO. 1ed.: , 2022, v. , p. 52-.
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . COMENSALIDADE COMO ATO DE PAZ. DICIONARIO DE CULTURA E PAZ. 1ed.: , 2021, v. 1, p. 161-165.
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque ; Saulo R. dos Santos . TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E A ECOSSOCIOECONOMIA: subsídios conceituais para o desenvolvimento turístico sustentável em área quilombola no Maranhão. MAIS INCLUSÃO COM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2ed.: Motta Junior, 2020, v. 2, p. 200-216.
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . ODINEIA MESQUITA , MÃE DE TODOS. O GUARAENSE 175 ANOS DE VARGEM GRANDE. 1ed.: , 2020, v. , p. 103-106.
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque ; LIMA, Renato dos Santos ; GASTAL, SUSANA DE ARAUJO . Festa do Divino Espírito Santo no Querebentã de Zomadonu, Ma: hospitalidade religiosa e comensalidade.. In: Maria Amália Silva Alves de Oliveira; Elídio Vanzella; Adriana Brambilla. (Org.). Processos sociais: sistemas culinários em contexto de ressignificações, comensalidades, processos discursivos e religiosos. 3ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2019, v. 4, p. 213-238.
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . A RELIGIOSIDADE E RESISTENCIA NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - ALCANTARA (MA). A RELIGIOSIDADE E RESISTENCIA NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - ALCANTARA (MA). 1ed.: , 2019, v. , p. 236-242.
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . O MARANHÃO E AS POLITICAS DE TURISMO. TURISMO E PRÁTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EM EMPREENDORISMOS TURISTICOS O NORDESTE BRASILEIRO.. 1ed.: , 2017, v. , p. 393-.
-
GOMES, C. M. . IMPERIO DO SALTO ALTONA OVINOCAPRINOCULTURA. AGROVALOR, FORTALEZA, p. 13 - 13, 01 out. 2006.
-
GOMES, C. M. . Mulheres da Caprino Ovinocultura: um elo de força e coragem. Revista O Berro, Uberaba-MG, p. 124 - 125, 20 set. 2006.
-
GOMES, C. M. ; BAPTISTA, M. L. C. . SACERDOTISAS DO DIVINO E SUJEITO-TRAMA DO TURISMO: A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, ALCÂNTARA, MA. 2015.. In: XII ANPTUR, 2015, Natal - RN. Turismo, Cultura e Patrimônio, 2015. p. 1-13.
-
GOMES, C. M. ; GASTAL, S. A. . Turismo e Cotidianos: A Pequena Alcântara-MA. In: 8º Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL - SeminTUR, 2015, Caxias do Sul. Roda Conversações sobre Turismo, Cultura e Sociedade. Caxias do Sul - RS: Educs, 2015. v. 1. p. 1-5.
-
GOMES, C. M. ; Saulo R. dos Santos . Fazenda Vale Verde: da implantação do turismo rural à responsabilidade social. Revista de Letras da Fama Faculdade Athenas Maranhense , 2007.
-
GOMES, C. M. ; Saulo R. dos Santos . Projeto Turismo de Interior: o turismo em parceria com a comunidade local como mantenedores da alma do lugar. Anais. Encontro Nacional de Turismo com Base Local , 2007.
-
GOMES, C. M. . O sagrado que encanta: A festa do divino em Alcântara. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, C. M. . TURISMO EM LIBRAS: INCLUSAO E INOVAÇAO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . Pandemia e a vivência da hospitalidade no cotidiano dos alunos dos Cursos hospedagem PROEJA e Eventos Subsequente-IFMA-CCH. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, SAULO RIBEIRO DOS ; GOMES, C. M. . Experiência no Campo: a vivência de acadêmicos do curso de turismo da UFMA em comunidade quilombola em Cururupu(Maranhão). 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GOMES, C. M. . Arranjos Produtivos Locais - APLs. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RICCI, R. M. G. ; KRAUS:, C. B. ; MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . Arroz de Cuxá como identidade do patrimônio alimentar ludovicense. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. ; GASTAL, S. A. . Cultura Popular e Cognição Popular: Uma aproximação à Festa do Divino em Alcântara (Brasil). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. ; RIBEIRO ; JASPER . Religiosidade e Resistência na Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara-Ma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. ; R. Lima ; RICCI, R. M. G. . A Comensalidade na Festa do Divino Espírito Santo, um veículo de sociabilidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. . a Hospitalidade na Festa do Divino Espírito Santo e o Turismo no Maranhão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. ; R. Lima ; BAPTISTA, M. L. C. . REFLEXÕES SOBRE OS CAMINHOS METODOLÓGICOS DO TURISMO NO CÍRIO DE NAZARÉ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES, C. M. . Gastronomia na Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. . Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. . Acessibilidade e Turismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. . Caixeiras do Divino Espírito Santo de Alcântara no Maranhão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, C. M. . processo de produção do livro Nascedouro da Balaiada com crianças de Escolas Publicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, C. M. ; CORIOLANO, L. N. M. T. ; PORTUGUEZ, A. P. . ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO TURISMO EM ALCÂNTARA, MA: AS CAIXEIRAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CORIOLANO, L. N. M. T. ; GOMES, C. M. . As caixeiras da Festa do Divino Espirito Santo em Alcântara-Maranhão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES, C. M. . As manifestações culturais e o turismo no município de Alcântara-Ma. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, C. M. ; FERREIRA, L P ; GOMES, L . Cartilhas para implantação da qualidade no atendimento ao turista em hotéis, pousadas, basres e restaurantes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. ; Cisne, R N ; TOMAZZONI, E L . Turismo Rural e Desenvolvimento Socieconomico Endógeno: a experiência da Fazenda Vale Verde no Estado do Maranhão (Brasil). 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES, C. M. ; SILVA, E ; ARAÚJO, AA ; GOMES, L . Assuma a Responsabilidade: Um projeto de Educação Ambiental Durante a Festa do Divino Espírito Santo em Alcantara- MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. M. ; Saulo R. dos Santos . Turismo de Interior: o turismo em parceria com a comunidade local como mantenedoras da alma do lugar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. ; Saulo R. dos Santos . Turismo de Interior: O turismo em parceria com a comunidade local como mantenedores da lama do lugar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. M. ; Saulo R. dos Santos . Fazenda Vale Verde: da implantação do Turismo Rural 'a responsabilidade social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, C. M. ; Saulo R. dos Santos . Políticas Públicas de Turismo: a importancia para o desenvolvimento do Maranhão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. M. . · O turismo rural e Sustentabilidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. M. . Turismo Rural e Responsabilidade Social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. M. . · Fazenda Vale Verde ? Um exp. De Incubadora do Turismo Rural no Maranhão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. M. . · O Turismo Rural Sob a Ótica da Responsabilidade Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES, C. M. . Produção literária no Maranhão: A construção literária e o universo da literatura no cenário maranhense. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOMES, C. M. . ECOS DO SILENCIO. VIEGAS EDITORA, 2022 (Livro).
-
SANTOS, SAULO RIBEIRO DOS ; MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . A COMENSALIDADE NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NOS ESTADOS DO MARANHÃO E RIO GRANDE DO SUL COMO VEÍCULO DE SOCIABILIDADE 2020 (ARTIGO).
-
GOMES, C. M. . Nascedouro da Balaiada. IFMA, 2014 (Livro).
-
GOMES, C. M. . MULHERES NA OVINO-CAPRINOCULTURA BRASILEIRA 2006 (ARTIGO).
Outras produções
GOMES, C. M. ; GUTMAN, S ; FERREIRA, L P . PROJETO DE EXTENSAO UNIVERSITARIA: AVENTURISMO NAS TRILHAS DE ALCANTARA. 2011.
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . Turismo Acessivel : Oficina capacita atendentes do CAT para comunicação com Turismo Surdos. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, C. M. . caixeiras do Divino de Alcântara. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, C. M. . TURISMO E CULTURA NO MARANHÃO: as caixeiras do Divino Espirito Santo de Alcântara, dissertação de mestrado da Profa. Cristiane Mesquita. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, C. M. . Em Vargem Grande, alunos da rede municipal estão escrevendo um romance sobre a balaiada. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GOMES, C. M. . Shop Vip. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS, Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque . Turismo, Formação e Mercado: um estudo de diagnóstico sobre egressos do curso Técnico de Nivel medio em eventos modalidade subsequente oferecidos pelo IFMA- Campus Centro Historico(2015-2019). 2020. (Resumo Expandido).
GOMES, C. M. . Acessibilidade e Turismo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GOMES, C. M. . Turismo, Hospitalidade e Etica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GOMES, C. M. ; ARAÚJO, AA ; SILVA, E . PROJETO DE PLANO DE CURSO TECNICO EM GUIA DE TURISMO REGIONAL. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - IMPLEMENTACAO DE CURSO TÉCNICO, INTEGRADA AO ENSINO MEDIO).
Cristiane Mesquita ; GOMES, C. M. ; ARAÚJO, AA . PROJETO DE PLANO DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE TURISMO. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - INSTITUCIONAL).
GOMES, C. M. ; FERREIRA, L P ; GOMES, L . CARTILHAS PARA A IMPLEMENTACAO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AOS TURISTAS EM HOTEIS, POUSADAS, BARES E RESTAURANTES. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CARTILHA).
GOMES, C. M. . Interdisciplinarizando conhecimentos: turismo e meio ambiente. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GOMES, C. M. ; Saulo R. dos Santos . O Turismo e suas interfaces mercadológicas e acadêmicas. 2007. .
GOMES, C. M. . Construindo Saberes: oficina de Metodologia da Educação Ambiental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GOMES, C. M. . Qualidade no atendimento turístico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GOMES, C. M. . entrevista com a Dra. Luzia Neide Coriolano. 2006. Vídeo.
Fiquene, José de Ribamar ; GOMES, C. M. . CONTEMPLAÇÃO. 2007 (Orelha de livro).
GOMES, C. M. . shop vip. 2000.
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
Turismo, Formação e Mercado: um estudo diagnostico sobre os egressos do curso técnico de nível médio em eventos modalidade subsequente oferecidos pelo IFMA- campus centro histórico (2025-2019), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins - Coordenador / Thaisse Ramos de Sousa Pavão - Integrante.
-
2018 - Atual
ECOSSOCIOECONOMIA E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA - ARRANJOS PRODUTIVOS E AUTOGESTÃO COM FINS PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E SUSTENTÁVEL, Descrição: Projeto pela FAPEMA: EDITAL: 040/2017- Inclusão produtiva quilombola: Projeto Ecossocioecomia e turismo de base comunitária- arranjos produtivos e autogestão com fins para o desenvolvimento do turismo e sustentabilidade na comunidade quilombola Entre Rios em Cururupu- Ma. Maio-2018.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
Prêmios
2019
Membro da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes-AVLA, Academia Vargem-grandense de Letras e Artes.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2008 - Atual
centro de educação tecnologica do maranhaoVínculo: , Enquadramento Funcional: professor do ensino técnico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - Atual
centro de educação tecnologica do maranhaoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - Atual
centro de educação tecnologica do maranhaoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - Atual
centro de educação tecnologica do maranhaoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrou disciplinas no Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo-Campus Alcântara: (2008 a 2012)
-Turismo e meio ambiente;
-Políticas públicas de turismo;
-Marketing em serviços;
Ministrou disciplinas no Curso Técnico em Hospedagem -Campus Alcântara:
- Fundamentos da hospitalidade;
-Gestão ambiental;
-Técnicas de hospedagem I
-Fundamentos do Turismo
Ministrou disciplinas no Curso Técnico em Guia de Turismo Regional - Campus Alcântara:
-Fundamentos do lazer e turismo;
-Transportes turisticos
Ministrou discplinas nos cursos técnicos de Hospedagem, lazer e turismo no Campus Centro Histórico (2014-15)
- Introdução a ADM em lazer;
- Destinos e roteiros da América do Sul;
- Empreendedorismo;
- Alimentos e Bebidas;
- Técnicas de Governança;
2013 - Atual
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Transferido para o IFMA-Campus Centro Histórico
2008 - Atual
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
ATUA NA INSTITUICAO IFMA MINISTRANDO AS DISCIPLINAS: turismo e meio ambiente; politicas publicas de turismo; marketing e servicos; fundamentos da hospitalidade; gestao ambiental; tecnicas de hospedagem; fundamentos do turismo; fundamentos do lazer; transportes turisticos
Atividades
-
02/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Maranhão - Campus Centro Histórico.Linhas de pesquisa
2006 - 2008
Faculdade Atenas MaranhenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2007
Direção e administração, COORDENAÇÃO DE ESTAGIO.Cargo ou função, SUPERVISOR DE ESTAGIO NO 6º PERIODO.
-
01/2007
Direção e administração, COORDENAÇÃO PROJETO DE PESQUISA.Cargo ou função, COORDANAÇÃO PROJETO DE TURISMO RURAL DA FAMA.
-
01/2007
Ensino, CIENCIAS CONTABEIS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELABORAÇÃO E ANALISE DE PROJETOS
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, TURISMO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão e Marketing, MINISTRANTE DISCIPLINA DE TAC (TRABALHO ACADEMICO COMPLEMENTAR) NO 1º E 2º PERIODO
-
08/2006 - 11/2006
Ensino, TURISMO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ELABORAÇÃO E ANALISE DE PROJETOS
-
08/2006 - 10/2006
Ensino, TURISMO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TRABALHO ACADEMICO COMPLEMENTAR
2006 - 2007
Faculdade do Estado do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 2
2005 - 2008
Unidade de Ensino Superior Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4
2021 - Atual
Ministério do Turismo,Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instancia de governança do Polo São Luís
2021 - Atual
IFMA-Centro HistóricoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR NO PRONATEC, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMA -CENTRO HISTORICO.Cargo ou função, PARTICIPOU DO CONSELHO DE CLASSE DA TURMA DE TECNICO EM EVENTOS.
-
07/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMA -CENTRO HISTORICO.Cargo ou função, PARTICIPOU DO CONSELHO DE CLASSE DA TURMA DE TECNICO EM EVENTOS.
-
07/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMA -CENTRO HISTORICO.Cargo ou função, PARTICIPOU DO CONSELHO DE CLASSE DA TURMA DE TECNICO EM EVENTOS.
-
06/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMA -CENTRO HISTORICO.Cargo ou função, PARTICIPOU DO CONSELHO DE CLASSE DA TURMA DE TECNICO EM EVENTOS.
-
07/2021 - 07/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMA -CENTRO HISTORICO.Cargo ou função, PARTICIPOU DO CONSELHO DE CLASSE DA TURMA DE TECNICO EM EVENTOS INTEGRADO.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cristiane Mesquita Gomes Albuquerque Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?