Aldo Gomes Leandro

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (Bacharelado, 1992 e Licenciatura, 1995). Atualmente é Professor Substituto T-40 no Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual da Paraíba e cursa o Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. As áreas de atuação abrangem Geografia Urbana; Turismo, Imagem da cidade e Cultura Urbana; Educação Patrimonial e Ensino de Geografia.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2004 - 2006

Universidade Federal da Paraíba
Carlos Augusto de Amorim Cardoso.Palavras-chave: Imagem da cidade; João Pessoa-PB; Turismo; Reestruturação urbana; Planejamento urbano; imagem do lugar. Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Urbana.

Graduação em Geografia - Licenciatura

1992 - 1995

Universidade Federal da Paraíba
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Graduação em Geografia - Bacharelado

1987 - 1992

Universidade Federal da Paraíba
Orientador: Eduardo Pazera Jr

Formação complementar

1995 - 1995

Extensão universitária em Word for Windows. (Carga horária: 16h). , Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

1994 - 1994

Extensão universitária em Turismo e Relações Públicas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Usos do computador em pesquisa social. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

1989 - 1989

Questões Metodológicas na História da Geografia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Regionalização.

Participação em eventos

VIII Encontro Nacional e I Encontro Internacional com o Pensamento de Milton Santos.A imagem turística como manifestação da ordem global em João Pessoa-PB. 2009. (Encontro).

II Fórum Internacional de Pedagogia.Algumas reflexões sobre o estágio supervisionado de Geografia na Escola Normal Pe. Emidio Viana Correia, Campina Grande-PB. 2009. (Encontro).

II Fórum Internacional de Pedagogia.GT "A escola e o estágio supervisionado de Geografia: diálogos e trocas de experiências". 2009. (Encontro).

4ª Semana de Extensão da UEPB "Extensão, políticas públicas e compromisso social".Pedagogia de projetos como método e práxis reflexiva na educação infantil. 2009. (Outra).

XV Encontro Nacional de Geógrafos.A imagem turística e a reestruturação urbana de João Pessoa. 2008. (Encontro).

I Workshop de Tecnologia na Educação Municipal. 2007. (Outra).

Saraiva Atual: De professor para Professor!. 2007. (Outra).

VI Encontro Nacional da ANPEGE.Reestruturação urbana e produção da imagem turística de João Pessoa. 2005. (Encontro).

VI Encontro Nacional da ANPEGE.Reestruturação urbana e produção da imagem turística de João Pessoa. 2005. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. 2004. (Congresso).

Debates de Geografia e Cultura - SEMAGEO.O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. 2004. (Encontro).

Seminário Preparatório para o concurso público de professores de geografia - Peb II. 1998. (Seminário).

6º Encuentro de Geógrafos de América Latina.A especulação imobiliária e a produção do espaço nos bairros Bessa e Manaíra em João Pessoa/PB. 1997. (Encontro).

10º Encontro Nacional dos Geógrafos.Considerações sobre a propaganda turística do Litoral Paraibano. 1996. (Encontro).

Encontro Internacional "O mundo do cidadão. Um cidadão do mundo".Turismo, imagem do lugar e competitividade na globalização. 1996. (Encontro).

Congresso Internacional de Geografia e Planejamento do Turismo Sol e Território. Regionalização e oferta turística na Paraíba. 1995. (Congresso).

Seminário O planejamento urbano em João Pessoa. 1994. (Seminário).

Seminário Educação Ambiental no Turismo. 1994. (Seminário).

8º Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia. 1994. (Encontro).

Encontro Nordestino de Relações Públicas e Turismo. 1994. (Encontro).

Semana da Geografia "Novas tecnologias e a organização do espaço mundial". 1994. (Encontro).

Encontro Nordestino de Relações Públicas e Turismo. 1994. (Encontro).

Simpósio João Pessoa: três leituras. 1993. (Simpósio).

I Seminário América 92: Encontro de dois mundos. 1992. (Seminário).

9º Encontro Regional dos Estudantes de Geografia. 1992. (Encontro).

VI Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia - VI ENEG. 1990. (Encontro).

II Encontro Estadual dos Estudantes de Geografia - II ENESEG-PB. 1990. (Encontro).

8º Encontro Nacional de Geógrafos. 1990. (Encontro).

V Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste. 1988. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Joabson Fernandes da Silva

LEANDRO, Aldo Gomes. O desenvolvimento do comércio de material de construção e a sua dimensão espacial e econômica na cidade de Esperança-pb. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Kaio Santos Diniz

LEANDRO, Aldo Gomes. A legalização da informalidade: uma análise do processo na concepção dos trabalhadores do Shopping Popular Edson Diniz-CG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Fabrícia Íris de Arruda

LEANDRO, Aldo Gomes. Mototaxistas: atividade econômica na área central da cidade de Campina Grande. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Daniel Alves Caitano Chagas

LEANDRO, Aldo Gomes. Piscicultura na agricultura familiar: uma análise das transformações socioeconômicas no Sítio Melancia em Itatuba-PB. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Jaqueline Rodrigues Lira

LEANDRO, Aldo Gomes. O ensino de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Oliveira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Mariselma dos Santos Nascimento

LEANDRO, Aldo Gomes. Percepção ambiental sobre a ótica geográfica em escolas públicas dos bairros do Catolé e das Malvinas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: NIELLY KALLY ALEXANDRE MARÇAL

LEANDRO, Aldo Gomes. Fragmentação do Bioma Caatinga pelo Antropismo na Comunidade Campestre de Riacho Verde - Teixeira-PB. 2008 - Universidade Estadual da Paraíba.

LEANDRO, Aldo Gomes; GILL, M. P. C. F.; OLIVEIRA, M. M.. Seleção de Monitoria do Componente Curricular Prática Pedagógica em Geografia I. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.

LEANDRO, Aldo Gomes. Seleção da Monitoria do Componente Curricular Sistema de Processamento Digital de Imagens e Informações Geográficas. 2008. Universidade Estadual da Paraíba.

LEANDRO, Aldo Gomes. Banca de Correção da Questão Discursiva da Prova de Estudos Sociais (Geografia) do Vestibular Unificado. 1993. Universidade Federal da Paraíba.

LEANDRO, Aldo Gomes. Banca de Correção das provas de Geografia do Concurso Vestibular Unificado. 1992. Universidade Federal da Paraíba.

Orientou

Monica Balbino

A percepção ambiental dos alunos de uma escola de ensino fundamentall; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Artur Muniz Fernandes

O professor de Geografia e sua formação na UEPB/CG: um debate sobre a crise na educação e os moldes universitários; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Aldo Gomes Leandro;

Produções bibliográficas

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Turismo, imagem do lugar e competitividade na globalização. Geousp , São Paulo - SP, v. 1, p. 85-90, 1997.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A imagem turística como manifestação da ordem global em João Pessoa-PB. In: VIII Encontro Nacional e I Encontro Internacional com o Pensamento de Milton Santos, 2009, Natal, RN. o Nacional e I Encontro Internacional com o Pensamento de Milton Santos "Lugar-Mundo: perversidades e solidariedades", 2009. v. 01.

  • LEANDRO, Aldo Gomes ; OLIVEIRA, M. M. ; Martins, D. C. ; Moura Neto, F. ; GILL, M. P. C. F. . PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA UEPB: REFLEXÕES A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE. In: 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009, Porto Alegre, RS. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009.

  • LEANDRO, Aldo Gomes ; OLIVEIRA, M. M. ; Martins, D. C. . A formação do professor de Geografia: uma discussão sobre a prática de ensino e o estágio supervisionado na UEPB. In: X Encontro Regional de Estudos Geográficos - X EREG, 2009, Campina Grande, PB. Políticas de (Des)envolvimento da/na Região Nordeste: uma leitura crítica geográfica. Campina Grande, PB: Realize, 2009.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A imagem turística e a reestruturação urbana de João Pessoa. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo, SP. XV ENG Encontro Nacional de Geógrafos - O espaço não pára, por uma AGB em movimento, 2008.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. In: 6º Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiânia - GO. Textos Completos, 2004. p. 1-12.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiânia, GO. VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A orla marítima de João Pessoa: da apropriação urbana à (re)apropriação turística. In: 6º Encuentro de Geógrafos de América Latina, 1997, Buenos Aires. Ata de Trabajos Presentados - Simposios/Sesiones de Temas Libres, 1997. p. 1-6.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A especulação imobiliária e a produção do espaço nos bairros Bessa e Manaíra em João Pessoa/PB. In: 6º Encuentro de Geógrafos de América Latina, 1997, Buenos Aires. Ata de trabajos completos. Buenos Aires - Argentina: Facultad de Filosofía y Letras - UBA, 1997. p. 1-7.

  • LEANDRO, Aldo Gomes ; OLIVEIRA, M. M. . Pedagogia de Projetos como Método e Práxis Reflexiva na Educação Infantil. In: 4ª Semana de Extensão da UEPB, 2009. 4ª Semana de Extensão da UEPB.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Reestruturação urbana e produção da imagem turística de João Pessoa. In: VI Encontro Nacional da Anpege, 2005, Fortaleza. Livro de Resumos, 2005. p. 68-68.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. In: 6º Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiânia - GO. Caderno de Resumos, 2004. p. 133-133.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. In: Debates de Geografia e Cultura - SEMAGEO, 2004, João Pessoa-Pb. Caderno de Resumos - Anais, 2004. v. I. p. 1-1.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A especulação imobiliária e a produção do espaço nos bairros Bessa e Manaíra em João Pessoa/PB. In: 6º Encuentro de Geógrafos de América Latina, 1997, Buenos Aires. Resúmenes - Sesiones Temas Libres, 1997. p. 75-76.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A orla marítima de João Pessoa: da apropriação urbana a (re)apropriação turística. In: 6º Encuentro de Geógrafos de América Latina, 1997, Buenos Aires. Resúmenes - Sesiones de Temas Libres, 1997. p. 241-241.

  • SOUZA, Paulo Rener de Freitas ; LEANDRO, Aldo Gomes ; SILVA, Alzení Gomes da . Uma proposta de incentivo à formação de grupos de estudo. In: 6º Encuentro de Geógrafos de América Latina, 1997, Buenos Aires. Resúmenes - Sesiones de Temas Libres, 1997. p. 343-343.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Imagem e turismo: identidade ou ideologia?. In: X Encontro Nacional dos Geógrafos Brasileiros, 1996, Recife - PE. Resumos, 1996. v. I. p. 5-6.

  • LEANDRO, Aldo Gomes ; SILVA, Alzení Gomes da ; SOUZA, Paulo Rener de Freitas . Considerações sobre a propaganda turística do Litoral Paraibano. In: X Encontro Nacional dos Geógrafos Brasileiros, 1996, Recife - PE. Resumos, 1996. v. I. p. 6-6.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Turismo, imagem do lugar e competitividade na globalização. In: Encontro Internacional O mundo do cidadão. Um cidadão do mundo, 1996, São Paulo-SP. Resumos, 1996. p. 73-73.

  • SOUSA, Paulo Rener de Freitas ; LEANDRO, Aldo Gomes ; SILVA, Alzení Gomes da . Regionalização e oferta turística na Paraíba. In: Congresso Internacional de Geografia e Planejamento do Turismo Sol e Território, 1995, São Paulo-SP. Resumos, 1995. p. 35-36.

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Algumas reflexões sobre o estágio supervisionado de geografia na Escola Normal Pe. Emídio Viana Correia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A importância da Pesquisa na Prática Pedagógica da Geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade Estadual da Paraíba: práticas e reflexões. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Oficina "A pesquisa e o ensino de Geografia na Educação Básica". 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Coordenação do GT "A escola e o estágio supervisionado de Geografia: diálogos e trocas de experiências". 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEANDRO, Aldo Gomes ; OLIVEIRA, M. M. . Painel "Pedagogia de Projetos como método e práxis reflexiva na educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A Formação do Professor de Geografia: uma discussão sobre a prática de ensino e o estágio supervisionado na UEPB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Ministrante de Mini-curso "Imagens e formação de conceitos: diálogos com o livro didático de Geografia e de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A imagem turística como manifestação da ordem global em João Pessoa-PB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Ministrante do mini-curso "A música como recurso didático para analisar as migrações no espaço brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A imagem turística e a reestruturação urbana de João Pessoa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Reestruturação urbana e produção da imagem turística de João Pessoa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Reestruturação urbana e produção da imagem turística de João Pessoa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A especulação imobiliária e a produção do espaço nos bairros Bessa e Manaíra em João Pessoa/PB. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A orla marítima de João Pessoa: da apropriação urbana a (re) apropriação turística. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Paulo Rener de Freitas ; LEANDRO, Aldo Gomes ; SILVA, Alzení Gomes da . Uma proposta de incentivo à formação de grupos de estudo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes ; SILVA, Alzení Gomes da ; SOUSA, Paulo Rener de Freitas . Considerações sobre a propaganda turística do Litoral Paraibano. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Imagem e turismo: identidade ou ideologia. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Turismo, imagem do lugar e competitividade na globalização. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, Paulo Rener de Freitas ; LEANDRO, Aldo Gomes ; SILVA, Alzení Gomes da . Regionalização e oferta turística na Paraíba. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Pesquisa e prática: a necessidade de uma nova perspectiva de atuação geográfica. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . Uma proposta de incentivo à formação de grupos de estudo. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A produção do espaço urbano de João Pessoa e a especulação imobiliária: o caso dos bairros Bessa e Manaíra. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEANDRO, Aldo Gomes . A problemática do espaço urbano em João Pessoa. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de História e Geografia. , Rua Antonio Guedes de Andrade, 190, Catolé, 58104-410 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (083) 33107020, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2008

    Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II, Organização do Espaço Brasileiro, Prática Pedagógica em Geografia I, Prática Pedagógica em Geografia IV

1999 - 2000

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/1999 - 01/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 05/1999 - 01/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

1997 - 2000

Uirapuru Multi Escola de Educação

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia

Outras informações:
Professor de Geografia

Atividades

  • 08/1997 - 02/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 08/1997 - 02/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia