Luana Nascimento de Moraes

Sou uma pessoa comprometida com as questões sócio-econômicas, tanto no âmbito nacional quanto no internacional. Graduei-me em gestão de negócios empresariais, pela Universidade Anhembi Morumbi (2003), depois de ter completado dois cursos de extensão nas áreas de administração e marketing na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles). Minha experiência profissional iniciou-se nas áreas de administração e marketing. Em 2003, contratada por uma multinacional para desenvolver um programa corporativo de diversidade, acabei por direcionar minha carreira para questões relacionadas à valorização da diversidade e combate à discriminação em ambiente corporativo. Meu crescente interesse por esse tema levou-me a estudá-lo sob as óticas brasileira e norte-americana. Em 2005, publiquei o livro Diversidade Humana nas Empresas - uma questão de competitividade ou de responsabilidade, com a intenção de contribuir para o ampliação das discussões relativas à diversidade em ambiente corporativo e propor um direcionamento mais equilibrado para essa área ainda pouco estudada no Brasil. De 2004 a 2009, dediquei-me exclusivamente ao trabalho de consultoria empresarial na área de valorização de diversidade.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em gestão de negócios empresariais

2001 - 2003

Universidade Anhembi Morumbi

Formação complementar

1998 - 1999

Extensão universitária em General Business Studies. , UCLA - Extension.

1997 - 1998

Extensão universitária em General Business - Concentration in MKT and Sales. , UCLA - Extension.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Consultoria empresarial.

Participação em eventos

NMSDC Annual Conference 2007. 2007. (Congresso).

Offshore Global Symposium.Supplier Diversity in Brazil - overview. 2007. (Simpósio).

NMSDC Annual Conference 2006. 2006. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • MORAES, L. N. ; Vinícius Belizário . Diversidade Humana nas Empresas - Uma questão de Competitividade ou de Responsabilidade?. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Papel Virtual, 2005. v. 1. 146p .

Histórico profissional

Experiência profissional

2004 - 2009

Differential Orientação em Diversidade Human LTDA

Vínculo: Sócia Proprietária - Consultor, Enquadramento Funcional: Consultora empresarial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Differential foi uma empresa que prestava consultoria empresarial, treinamentos, palestras, desenvolvimento de projetos e programas de diversidade (inclusão/valorização de negros, deficientes, idosos, mulheres e GLBTT) bem como suporte às ações de organizações internacionais na área de valorização da diversidade no Brasil.

2004 - 2004

Integrare - Centro de Integração de Negócios

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Técnica e de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Integrare é uma ONG que atua em nível nacional com suporte financeiro de grandes empresas nacionais e internacionais para desenvolver empresários negros, indígenas e deficientes e facilitar os negócios entre essas empresas pertencentes a minorias e as grandes empresas que se associam à ONG. O Integrare segue o modelo do NMSDC, uma organização americana que vem trabalhando com sucesso nessa área por quase 40 anos. Como diretora do Integrare fui responsável pela área técnica, suporte ao desenvolvimento dos programas de diversidade na área de suprimento das corporações associadas (Xerox, DuPont, IBM, Kodak, etc.) bem como pela área de comunicação e marketing da instituição.

2003 - 2004

Dupont do Brasil S.A.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Compras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela implementação e coordenação do programa de inserção e valorização de diversidade na área de compras seguindo, em parte, o modelo da matriz americana, estabelecendo o envolvimento das várias áreas de negócios da DuPont Brasil no programa, trabalhando na divulgação dos projetos e seus resultados e também benchmarking com outras empresas (nacionais e internacionais).

2000 - 2001

CMT do Brasil LTDA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente da área comercial / marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela comunicação entre o escritório no Brasil e a sede da empresa em Nashville, EUA. Assistente em todos os processos de comunicação e cobrança das operadoras de TV por assinatura, atualização de relatórios das áreas de marketing e comercial bem como assistência a todas as ações dessas duas áreas.

1998 - 1999

Southland Construction

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administrative manager, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Como parte do programa de estudos da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), obtive permissão de trabalho e trabalhei como gerente administrativa dessa empresa de porte médio da área de engenharia e construção. Nessa função fui responsável pelas áreas de contas a pagar, contas a receber, compra de material, contratos, folha de pagamento, comunicação interna e etc.

1994 - 1995

Editora Abril

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redatora Correspondente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pelo atendimento ao leitor da revista Elle e pela correspondência /comunicação entre a revista Elle do Brasil e as outras Elle internacionais.