João Marcos Nicolau
Possui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1995).
Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em MESTRADO EM SAUDE COLETIVA
2002 - 2003
Instituto de Estudos de Saúde Coletiva
Título: Lesões Por Esforços Repetitivos (LER)/ Distúrbio Osteomuscular Relacionado Ao Trabalho ( DORT ) e suas relações com o Trabalho em uma Unidade de um Hospital Universitário,Ano de Obtenção: 2003
MARISA PALACIOS DA CUNHA E MELO DE ALMEIDA REGO.Palavras-chave: ergonomia; hospital; disturbios musculo-esqueletico.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
Especialização em Promoção da saúde e desenvolvmento social
2013 - 2014
Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública
Título: DA SAÚDE DO TRABALHADOR A PROMOÇÃO DE AMBIENTES SAUDÁVEIS PARA SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Orientador: Maria de Fátima L.Tavares e Rosângela de Fátima Campos Rosa
Especialização em Saúde do Trabalhador e ecologia Humana
1999 - 1999
Formação complementar
2017 - 2017
Atualização na Classificação Internacional da Funcionalidade. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho, ABRAFIT, Brasil.
2016 - 2016
Pericia em Insalubridade e Periculosidade. (Carga horária: 32h). , Proteção Publicação e Eventos, PROTEÇÃO, Brasil.
2014 - 2014
Biomecânica Ocupacional. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho, ABRAFIT, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação Funcional Eletrogoniometria e Inclinomet. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho, ABRAFIT, Brasil.
2011 - 2011
Pericia Judicial e Assisitencia Técnica. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho, ABRAFIT, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Preceptoria aplicado a Residencia em Saúde da Fami. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Ergonomia.
Organização de eventos
NICOLAU, J. M. . 1º Fórum da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho do Crefito-2. 2018. (Outro).
NICOLAU, J. M. . XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA. 2009. (Congresso).
NICOLAU, J. M. . II SEMANA DE SAUDE COLETIVA DA UFRJ. 2008. (Congresso).
NICOLAU, J. M. . XI Jornada do Crefito-2. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
Fórum Regional Do SIASS/RJ. 2017. (Simpósio).
VII congresso brasileiro de fisioterapia do trabalho. 2016. (Congresso).
VI congresso brasileiro de fisioterapia do trabalho. 2015. (Congresso).
III fórum do SIASS. 2014. (Simpósio).
V congresso brasileiro de fisioterapia do trabalho. Fisioterapia do Trabalho promoção da Saúde e ambientes de trabalhos saudaveis. 2014. (Congresso).
IV congresso brasileiro de fisioterapia do trabalho. 2013. (Congresso).
II forum do SIASS. 2012. (Simpósio).
III congresso brasileiro de fisioterapia do trabalho. 2011. (Congresso).
I semana integrada de prevenção e promoção da saúde. 2011. (Encontro).
XV encontro de enfermagem do trabalho. 2011. (Encontro).
i congresso interno do IESC. 2010. (Congresso).
I seminario regional BH da ABRAFIT. 2010. (Seminário).
reabilitação neuromotora da bancada ao leito. 2010. (Simpósio).
1º congresso brasileiro de fisioterapia do trabalho. Bases para se pensar as competencias essenciais e habilidade mínimas para o exercício da especialidade em fisioterapia do trabalho e saude do trabalhador. 2009. (Congresso).
Atualidades em Fisioterapia.Novas Oportunidades na Fisioterapia. 2009. (Encontro).
Carreira Saude e Aposentadoria. 2009. (Seminário).
Fprmação pedagogica de preceptores na area da saude. 2009. (Seminário).
I forum de saude e segurança no trabalho dos servidores públicos. 2009. (Outra).
II simposio de fisioterapia do Trabalho. 2009. (Simpósio).
XVIII congresso brasileiro de fisioterapia. Fisioterapia na atenção basica à saude. 2009. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Bases para pensar as competencias essenciais e mínimas para o exercicio da especialidade em fisioterapia do trabalho. 2009. (Congresso).
I Simposio Sobre Condições de Saude e TRabalho no Setor Saude. 2007. (Simpósio).
I SIMPÓSIO SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE E TRABALHO NO SETOR SAÚDE.DADOS DE ABSENTEÍSMO DE TRABALHADORES DOS HOSPITAIS DA UFRJ POR DOENÇAS OSTEOMUSCULARES. 2007. (Seminário).
V Curso de Cuidadores de Idosos.Orientação Postural. 2007. (Oficina).
2º Seminario de Ergonomia. 2006. (Seminário).
congresso mundial de saude publica. 2006. (Congresso).
Historia das Lutas dos Trabalhadores no Brasil. 2006. (Outra).
1° encontro Institucional de Serviços de pericia Médica e Saúde Ocupacional de Servidores Públicos federais. 2005. (Encontro).
I semana de saude coletiva da UFRJ.Perfil dos afastamentos por Doença musculoesqueletica em um hospital universitario. 2005. (Seminário).
congresso internacional de saude publica. analise de dados de absenteismo por doença musculo-esqueletica em um hospital universitario. 2004. (Congresso).
Ergonomia Hospitalar.Ergonomia e Saúde. 2004. (Oficina).
IV Curso de Cuidadores de Idosos.Noções de Fisioterapia para REabilitação do Idoso. 2004. (Oficina).
VI congresso Brasileiro de Epidemilogia. Análise de dados de absenteismo por doença músculo-esquelética em um hospital escola. 2004. (Congresso).
II Encontro Estadual de Saude Trabalhador. 2003. (Seminário).
Jornada Internacional de Ergonomia Hospitalar. 2003. (Outra).
VII Congresso Brasileiro de saude Coletiva. 2003. (Congresso).
Participação em bancas
NICOLAU, J. M.. Prevalencia do Quadro de dor em um Grupo de Manicures. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Veiga de Almeida.
ALONSO, C.;NICOLAU, J. M.; SILVEIRA, G.. C. Leite.Graduação em Terapia Ocupacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
NICOLAU, J. M.. Prova para título de especialistas em fisioterapia do trabalho. 2015. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Orientou
Caracterização dos licenciados em um Hospital Federal no Rio de Janeiro; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia multiprofissional em saude coletiva) - INSTITUTO DE ESTUDOS DE SAUDE COLETIVA; Orientador: João Marcos Nicolau;
Miranda; LER/DORT EM TRABALHADORES DA SAÚDE DOS HOSPITAIS DE UMA UNIVERSIDADE PUBLICA; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fisoterapia) - INSTITUTO DE ESTUDOS DE SAUDE COLETIVA; Orientador: João Marcos Nicolau;
ANÁLISE DE DOR CRÔNICA DECORRENTE DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES EM PACIENTES IDOSOS DE UMA UNIDADE HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA ASSOCIADA AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA ÁREA METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcos Nicolau;
; Avaliação de Riscos Ergonômicos em uma Secretaria De Pós-Graduação; 2008; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcos Nicolau;
; Análise Ergonômica do Laboratório de Informática de uma Grande Universidade; 2008; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcos Nicolau;
; PROBLEMAS POSTURAIS EM COSTUREIRAS; 2008; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcos Nicolau;
ALTERAÇÕES FUNCIONAIS EM UM GRUPO DE MULHERES PÓS MENOPAUSA PORTADORAS DE OSTEOPOROSE; 2005; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcos Nicolau;
Produções bibliográficas
-
NICOLAU, J. M. . Sedentarismo no Local de Trabalho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NICOLAU, J. M. . Impacto do Trabalho Sentado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NICOLAU, J. M. . FISIOTERAPIA DO TRABALHO: UM OLHAR SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS LOCAIS DE TRABALHO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NICOLAU, J. M. . As Transformações no Mundo Trabalho e o Impacto sobre a Saúde das Mulheres Trabalhadoras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NICOLAU, J. M. . Programa de Saúde Osteomuscular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NICOLAU, J. M. . FISIOTERAPIA DO TRABALHO: UM OLHAR SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS LOCAIS DE TRABALHO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NICOLAU, J. M. . Trabalho Sentado e o impacto sobre a saúde Osteomuscular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NICOLAU, J. M. . REPERCUSSÕES SOCIAIS DAS DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO: UM OLHAR SOBRE A UFRJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NICOLAU, J. M. . Comemoração do dia das Mulheres Trabalhadoras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NICOLAU, J. M. . BASES PARA SE PENSAR OS REQUISITOS MINIMOS E ESSENCIAIS PARA O EXERCICIO DA ESPECIALIDADE EM FISIOTERAPIA DO TRABALHO E SAUDE DO TRABALHADOR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NICOLAU, J. M. . BASES PARA SE PENSAR OS REQUISITOS MINIMOS E ESSENCIAIS PARA O EXERCICIO DA ESPECIALIDADE EM FISIOTERAPIA DO TRABALHO E SAUDE DO TRABALHADOR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NICOLAU, J. M. ; TAVARES, S. M. B. . DADOS DE ABSENTEISMO POR DOENÇA OSTEMUSCULAR NOS HOSPITAIS DA UFRJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NICOLAU, J. M. ; Marisa Palacios . Análise de Dados de Absenteismo por Doença Músculo-Esquelética Em Um Hospital Escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
NICOLAU, J. M. ; AZAMBUJA, A. ; NUNES, A. P. . Grupo de Trabalho de Indicadores de Ergonomia para Gestores. 2014.
NICOLAU, J. M. ; BARUQUE, L. ; ALONSO, C. ; ROSA, L. S. ; SILVEIRA, W. . Comite Técnico Academico. 2011.
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
Inovação Social em Saúde do Trabalhador na UFRJ, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador / Larissa Baruque - Integrante.
-
2011 - Atual
Politicas Integrais do Funcionalismo Público Federal, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador.
-
2011 - Atual
Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador.
-
2005 - 2010
Atenção as LER/DORT, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador.
-
2004 - 2005
Cuidando de Quem Cuida, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador.
-
2003 - 2004
Politícas Integrais do Servidor da UFRJ, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador.
-
2003 - 2004
epidemiologia do trauma, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2013 - Atual
UNIVERSAUDE, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador / Levi Santa Rosa - Integrante / Waleska da Silveira - Integrante.
-
2013 - Atual
UNIVERSAUDE, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador / Levi Santa Rosa - Integrante / Waleska da Silveira - Integrante.
-
2013 - Atual
UNIVERSAUDE, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) . , Integrantes: João Marcos Nicolau - Coordenador / Levi Santa Rosa - Integrante / Waleska da Silveira - Integrante.
Prêmios
1998
Elogio em Boletim Pela Elaboração da Organização da Unidade de Reabilitação do Hospital Escola São Francisco de Assis, UFRJ.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro. , Av. Brigadeiro Tromposwisk / Praça da Prefeitura Universitária, cidade universitária, 21949-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25989289
Experiência profissional
2010 - Atual
Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador / UFRJVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 20
2003 - Atual
Instituto de Estudos de Saúde ColetivaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20
1997 - 2010
Hospital escola São Francisco de AssisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Marcos Nicolau e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?