Juliene Madureira Ferreira

Possui graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia Aplicada, com ênfase em psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem pela Universidade Federal de Uberlândia (2008 e 2010 respectivamente). É Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2017) e em Educação pela Universidade de Tampere (2018) e concluiu seu Pos-doutorado também pela Universidade de Tampere (2020). Atualmente trabalha como Assistant Professor na Faculdade de Educação e Cultura da Universidade de Tampere. Tem experiência na área de psicologia escolar e educacional, com ênfase em educação inclusiva e desenvolvimento humano. Trabalhou como assessora especial de ensino na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, atuando diretamente com a educação infantil e Ensino Fundamental Inicial. Foi coordenadora do programa de formação de professores em educação especial do Ministério da Educação, desenvolvendo e implementando cursos de formação continua na modalidade à distância ofertados para todo o Brasil. Recentemente, tem se dedicado a diferentes projetos de pesquisa no âmbito da psicologia educacional, investigando processos de aprendizagem na relação de pares em atividades colaborativas.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Educação

2016 - 2018

University of Tampere
Título: Inclusive Early Childhood Education and the Role of Peer Interaction: Brazil and Finland in Dialogue
Orientador: Marita Mäkinen
Bolsista do(a): Finnish National Agency for Education, CIMO, Finlândia. Palavras-chave: Inclusive Early Childhood Education; Peer interaction; Human Development; Chidlren's participation; Inclusive Practices.

Doutorado em Psicologia

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Crianças com déficit intelectual e processos interacionais entre pares na pré-escola: reflexões sobre desenvolvimento
com Katia de Souza Amorim. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Zona de desenvolvimento proximal; Déficit intelectual; Interação entre pares.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Psicologia

2008 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Mediação Pedagógica na Educação a Distância: Contribuições da Abordagem de Reuven Feuerstein, Ano de Obtenção: 2010
Claudia Dechichi.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Mediação Pedagógica; Educação a Distância; Evasão Escolar.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Psicologia

2003 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2018 - 2020

Pós-Doutorado. , Tampere University, TAU, Finlândia. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2010 - 2010

Formação de Professores Autores paa atuar na EaD. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2010 - 2010

Didática Centrada no Processo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2008 - 2008

Curso Librasnet - Curso de Libras via web. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI I. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2002 - 2002

informática intemediária. (Carga horária: 120h). , Infoco - Aprendizagem e Treinamento, INFOCO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

Dechichi, C. ; Silva, Lázara Cristina ; FERREIRA, J. M. . IV Seminário Nacional de Educação Especial e III Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar. 2010. (Congresso).

FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . III Seminário de Educação Especial e II Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar. 2008. (Congresso).

FERREIRA, J. M. . II Semana da pós-Graduação, VIII Encontro Interno e XII Encontro de Iniciação Científica. 2008. (Outro).

FERREIRA, J. M. . Universidade Necessária utopias + Distopias: 4ª Semana do Servidor e 5ª Semana Acadêmica. 2008. (Congresso).

FERREIRA, J. M. . VIII Congresso nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2007. (Congresso).

Dechichi, C. ; FERREIRA, J. M. . II Seminário de educação especial e I Encontro de pesquisadores em educação especial e inclusão escolar. 2006. (Congresso).

Participação em eventos

I Congresso Internacional e III Congresso nacional de dificuldades de ensino e aprendizagem - Diversidade do Aprender e Ensinar: Educação Saúde e Sociedade. Atendimento psicoeducacional junto a criança com déficit intelectual: sistematização e análise de intervenção. 2013. (Congresso).

Seminário de educação integral: contribuições dos colégios de aplicação.O Programa de Iniciação Científica Discente como proposta de incentivo a pesquisa e inovação na educação básica: relatos do colégio de aplicação da Universidade Federal de uberlandia. 2013. (Seminário).

XVIII Encontro científico do CINDEDI : "Dialogando e dialogizando nossas vozes andamentos, desdobramentos e novos rumos de nossos trabalhos.Crianças com déficit intelectual e processos interacionais com pares na pré-escola. 2013. (Encontro).

I Colóquio Internacional sobre Ensino Desenvolvimental: vida obra e pensamento dos principais representantes russos. 2012. (Outra).

3º ENCONTRO MINEIRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL.5º SESSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL. 2010. (Encontro).

III ENCONTRO MINEIRO DE PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL.INCLUSÃO ESCOLAR: ENFRENTAMENTOS E CONQUISTAS. 2010. (Encontro).

IV Seminário Nacional de Educação Especial e III Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.Mesa Redonda "Mediação Pedagógica e o Atendimento Educacional Especializado". 2010. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Educação Especial e III Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.Mesa Redonda "O processo de Escolarização das Pessoas com Deficiência Mental ou Déficit Cognitivo". 2010. (Seminário).

II Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional.Autismo e Educação: Possibilidades para o Desenvolvimento Infantil. 2008. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Concepções Sobre Atendimento Escolar da Criança Deficiente Mental Na Rede Municipal de Ensino Público: Análise e Discussão do Fenômeno. 2008. (Congresso).

XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. Técnicas de hipnoterapia e pnl em consultório: um caso de elaboração de luto. 2008. (Congresso).

VIII Conpe. A criança deficiente mental na rede de ensino publico municipal de uberlandia. 2007. (Congresso).

Ciclo de Palestras do CEPAE - Projeto Incluir: Discutindo o Paradigma. 2006. (Outra).

I Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educaciomal: da Pesquisa e Teoria á prática educacional.A Prática do Brincar no processo de Inclusão Escolar ? Discutindo um caso de Citomegalovírus - Escola Municipais de Ensino Infantil. 2006. (Encontro).

II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A desconstrução e reconstrução do conceito de loucura por alunos do curso de psicologia através da prática de acompanhamento terapêutico: vivência e aprendizagem em enfermaria psiquiátrica. 2006. (Congresso).

II Seminário de Educação Especial e I Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.O citomegalovírus e sua importância para a saúde de mães e filhos ? discutindo sobre o tema na cidade de Uberlândia. 2006. (Seminário).

Encontro de Arteterapeutas do Mercosul. 2005. (Encontro).

I Simpósio Interdisciplinar de Neurociências do Triângulo Mineiro. 2005. (Simpósio).

XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Implicações da violência doméstica na aprendizagem de crianças e adolescentes vitimizados. 2004. (Congresso).

I ENCONTRO DE PSICODRAMA. 2003. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde e Psicossomática e II Simpósio Brasileiro de Psiconeuroimunologia. 2003. (Congresso).

I Semana da Psicologia: Temas e Atuações. 2003. (Encontro).

Seminário: Visão ecológica da violência contra crianças e adolescentes. 2003. (Seminário).

I Encontro em Psicologia de Araguari: Em busca de um olhar integrador para uma prática humanizada. 2001. (Encontro).

Participação em bancas

FERREIRA, J. M.; CINTRA, S. M. S.; VECTORE, C.; Dechichi, C.. Banca Examinadora de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professores do Instituto de Psicologia. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.

FERREIRA, J. M.; REIS, C. L.; PERETTA, A. A. C. E. S.. Banca Examinadora para Contratação de Professor Substituto para o Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

FERREIRA, J. M.; Oliveira, P. F; Camargo, Clarice Carolina Ortiz; Pereira, M. S. F. Processo de Seleção Simplificado para contratação de professores para área de alfabetização Inicial e educação infantil da Escola de Educação Básica da UFU. 2012.

LOPES, E. J.;FERREIRA, J. M.; Dela Coleta, M. Comissão de Seleção de Bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Aplicada. 2010. Universidade Federal de Uberlândia.

Orientou

Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira

O brincar colaborativo e a formação de valores na educação infantil; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado sanduiche) - Tampere University, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Rosana Vieira Bastos Rezende

Recursos Pedagógicos: Material Adaptado para Alunos com Cegueira na Sala de Aula; ; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Cláudia Galvão Werkema

Formação do professor na educação especial; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Ana Paula Silva

Contribuições da Educação Física na implementação de práticas pedagógicas inclusivas; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Eliane Gonçalves Noronha

ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PLANEJAMENTO CURRICULAR INCLUSIVO; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Lucas Barbosa Resende

Formação de professores em educação física, e a pratica pedagógica deles frente às crianças com deficiencia no sistema regular de ensino; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Anusca Silva Lopes Evangelista

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO SEU PROCESSO DE INCLUSÃO FRENTE AO SEU DESEMPENHO ESCOLAR; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Cibele Lemes Pinto

A familia e o desenvolvimento da criança com deficiência mental: percepções sobre o processo; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

MARIA HELENA DE FREITAS

Barreiras da língua de sinais e as dificuldades escolar do aluno surdo: uma analise bibliográfica; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Júlia Campos Pedro

Os critérios mediciacionais na intervenção psicopedagógica na escola; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juliene Madureira Ferreira;

Gabriela Franco Almeida

Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Teoria da Experiência de aprendizagem mediada: revisão teórica; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juliene Madureira Ferreira;

Lotta Heikki

Desenvolvimento da autonomia no contexto brasileiro de educacão básica; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juliene Madureira Ferreira;

Thamy de Morais Miranda

Estágio em Psicologia Escolar/Educação Especial; 2010; Orientação de outra natureza; (Escola de Educação Básica) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Juliene Madureira Ferreira;

Produções bibliográficas

  • MIDGETTE, ALLEGRA J. ; FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . Conceptualizing Care: US and Finnish Caregivers? Reflections on Caregiving within the Family. Journal of Child and Family Studies , v. 33, p. 253-270, 2024.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; BOTTEMA-BEUTEL, KRISTEN . The Interactional Structure of Accounts During Small Group Discussions Among Autistic Children Receiving Special Education Support in Finland. JOURNAL OF AUTISM AND DEVELOPMENTAL DISORDERS , v. 1, p. 1-35, 2023.

  • OJELL, HETA ; PALOHUHTA, MARIA ; FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . A Qualitative Microanalysis of the Immediate Behavioural Effects of Mindfulness Practices on Students? Self-Regulation and Attention. Trends in Psychology , v. 31, p. 641-664, 2023.

  • LE, HANG ; FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; KUUSISTO, ELINA . DYNAMIC ASSESSMENT IN INCLUSIVE ELEMENTARY EDUCATION: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW OF THE USABILITY, METHODS, AND CHALLENGES IN THE PAST DECADE. EUROPEAN JOURNAL OF SPECIAL EDUCATION RESEARCH , v. 9, p. 1-20, 2023.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; MIDGETTE, ALLEGRA J. . Learning and teaching care within the family: Experiential learning reflecting informal teaching. JOURNAL OF SOCIAL AND PERSONAL RELATIONSHIPS , v. 1, p. 1-20, 2023.

  • PAANANEN, MAIJU ; CENTENO, VERA G. ; FJÄLLSTRÖM, SALLA ; BHATTARAI, DEVI PRASAD ; JOVANOVI', GORDANA ; FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; MILLEI, ZSUZSA ; ROSA RIBEIRO, CAMILA ; PAAKKARI, ANTTI ; NARGES SADAT SAIJJADIEH ; THOLCHAH, MUCHAMMAD ; VARPANEN, JAN . Imaginaries of ECEC: A comparison of policies of access in early childhood education in Brazil, Finland, Hungary, Indonesia, Iran, Nepal, and Serbia. Journal of Early Childhood Education Research , v. 12, p. 145-180, 2023.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . An Embodied View on Collaboration in Early Childhood Education: Combining Microanalysis and Introspective Analysis of Experiences to Understand Meaning-Making Between Children With and Without Intellectual Disabilities. Human Arenas , v. 1, p. 1-20, 2023.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; MERÇON-VARGAS, ELISA A. ; MIDGETTE, ALLEGRA J. . Sociability, Social Isolation, and Social Interaction During the First Months of COVID-19 Pandemic: a Qualitative Analysis of Brazilian, Finnish, and American Adults. Trends in Psychology , v. 1, p. 1-34, 2022.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . Play-based learning and phenomenon-based learning in the Finnish Early Childhood Education. REVISTA OLHARES E TRILHAS , v. 23, p. 1278-1306, 2021.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . What If We Look at the Body? An Embodied Perspective of Collaborative Learning. EDUCATIONAL PSYCHOLOGY REVIEW , v. 33, p. 1455-1473, 2021.

  • MOURA, GABRIELLA GARCIA ; NASCIMENTO, CÉLIA REGINA RANGEL ; FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . COVID-19: Reflections on the Crisis, Transformation, and Interactive Processes Under Development. Trends in Psychology , v. 1, p. 1-33, 2020.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; MOURA, GABRIELLA GARCIA ; DE MELO MIETO, GABRIELA SOUSA . Children?s Sociability in Institutional Contexts: Theoretical Reflections on Cognitive Development Within Peer Interactions. Human Arenas , v. 1, p. 1-28, 2020.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; SOINI, TIINA ; KUPIAINEN, REIJO ; SALUM, ANA CLAUDIA . What is learning for secondary-school students? Students? perceptions examined in Brazil and Finland. Social Psychology of Education , v. 22, p. 447-470, 2019.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; KARILA, KIRSTI ; MUNIZ, LUCIANA ; AMARAL, PAULA FARIA ; KUPIAINEN, REIJO . Children’s Perspectives on Their Learning in School Spaces: What Can We Learn from Children in Brazil and Finland?. International Journal of Early Childhood , v. 50, p. 259-277, 2018.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . What is Special in Special Education from the Inclusive Perspective?. International Journal Of Early Childhood Special Education , v. 9, p. 63-78, 2017.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; AMORIM, KÁTIA DE SOUZA ; MÄKINEN, MARITA ; MOURA, GABRIELLA GARCIA . The Network of Meanings and Educational Psychology: Theoretical and Practical Possibilities. Procedia: Social and Behavioral Sciences , v. 217, p. 501-511, 2016.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; MÄKINEN, MARITA ; AMORIM, KÁTIA DE SOUZA . Intellectual Disability in kindergarten: Possibilities of Development through Pretend Play. Procedia: Social and Behavioral Sciences , v. 217, p. 487-500, 2016.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; Vectore, Célia . FAIRY TALES AND MEDIATIONAL PRACTICE: POSSIBILITIES TO BUILD COGNITIVE REPERTOIRE IN CHILDHOOD EDUCATION. Revista Olhares e Trilhas , v. 21, p. 29-54, 2015.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA ; VECTORE, CELIA . Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas DOI - 10.5752/P.1678-9523.2014v20n1p155. Psicologia em Revista (Online) , v. 20, p. 155-176, 2014.

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. ; Souza, Claudia S. ; Silva . Arte, Formação de Professores e Inclusão Escolar: Possibilidades de atuação do psicólogo em contextos educacionais. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA. Impresso) , v. 7, p. 25-41, 2009.

  • FERREIRA, J. M. ; PUGA, V. L. . Violência doméstica - a Vitimização Social de Crianças e Adolescentes. Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU. Impresso) , v. 33, p. 253-263, 2005.

  • Dechichi, C. (Org.) ; FERREIRA, J. M. (Org.) ; Silva, Lázara Cristina (Org.) . Inclusão Educacional e educação especial: multiplos olhares e diversas contribuiçoes (no prelo). 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 1. 256p .

  • Dechichi, C. (Org.) ; FERREIRA, J. M. (Org.) ; Silva, Lázara Cristina (Org.) . Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado - Coleção: Educação Especial e Inclusão Escolar: Políticas Saberes e Práticas - Série: Material Didático. 1. ed. Uberlândia: EdUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2012. v. 2000. 290p .

  • Silva, Lázara Cristina (Org.) ; Dechichi, C. (Org.) ; FERREIRA, J. M. (Org.) . Educação Especial e Inclusão Educacional: Formação profissional e experiências em diferentes contextos. 1. ed. Uberlândia: EDUFU - Editora Universitária da UFU, 2011. v. 1. 240p .

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . Embodiment, Creativity, and Cultural Sensitivity. In: N. B. Hanssen, H. Harju-Luukkainen & C. Sundqvist. (Org.). Inclusion and Special Needs Education for Immigrant Students in the Nordic Countries. 1ed.Helsinki: Routledge, 2023, v. 1, p. 158-180.

  • Dias, C. N. ; Souza, Claudia S. ; FERREIRA, J. M. ; SOUSA, Klênio Antônio ; CARDOSO, L. R. ; NUNES, L. G. A. ; LIMA, L. R. . Educação Inclusiva e Diversidade: experiências, desafios e avanços no processo de escolarização. In: Andre Luiz Bertelli Duarte, Clarice Carolina Ortiz de Camargo. (Org.). Educacão Básica: ensino, pesquisa e políticas públicas. 1ed.Uberlândia: EDITORA CRV, 2019, v. , p. 63-77.

  • OLIVEIRA, P. F. ; FERREIRA, J. M. . APRESENTANDO UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO. In: Fernanda Duarte Araújo Silva, Vilma Aparecida de Souza. (Org.). Educação infantil: docência, gestão, saberes e práticas educacionais. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia EDUFU, 2016, v. 1, p. 53-64.

  • FERREIRA, J. M. ; Vectore, Célia . Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas. In: Dechichi, C; Ferreira, J. M; Silva, L.. (Org.). Inclusão Educacional e educação especial: múltiplos olhares diversas contribuições. 1ed.Uberlândia: EdUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2013, v. 1, p. 7-256.

  • FERREIRA, J. M. ; Vectore, Célia ; Dechichi, C. . Unidade 3 - Mediação pedagógica como estratégia de atuação junto ao aluno do atendimento educacional especializado. Unidade 3 - Mediação pedagógica como estratégia de atuação junto ao aluno do atendimento educacional especializado. 1ed.uberlândia: EdUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2012, v. 1, p. 55-74.

  • ROSA, F. ; FERREIRA, J. M. . Unidade 5 - Deficiência Física. Deficiência Física. 1ed.Uberlândia: edUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2012, v. 1, p. 173-186.

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Unidade 5 - Deficiência Mental. Deficiência Mental. 1ed.Uberlândia: EdUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2012, v. 1, p. 187-210.

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . A educação a distância via web a serviço da formação continuada de profissionais para atuação no atendimento educacional especializado: Contribuições da Universidade Federal de Uberlândia. In: Lazara Cristina Silva; Claudia Dechichi; Juliene Madureira Ferreira. (Org.). Educação Especial e Inclusão Educacional: Formação profissional e experiências em diferentes contextos. 1ed.Uberlândia: EDUFU- Editora Universitária da UFU, 2011, v. , p. 171-192.

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. ; Backes. E. M . A VOZ DO TUTOR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: Lázara Cristina da Silva; Claudia Dechichi. (Org.). Professor e Surdez: Cruzando caminhos produzindo novos olhares. 1ªed.Uberlândia: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2010, v. único, p. -.

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. ; Silva . A INSERÇÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE MENTAL SOB A PERSPECTIVA ECOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. In: Claudia Dechichi. (Org.). Inclusão Escolar e Educação Especial: Teoria e prática na diversidade. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2008, v. 1, p. 211-234.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . Changing the way we see collaboration to promote inclusion in Early Childhood Education and Care.. Research about Early Childhood Education.

  • FERREIRA, JULIENE MADUREIRA . How do we develop into a caring society? Looking at how children conceptualize and learn about care. Research about Early Childhood Education.

  • FERREIRA, J. M. ; AMARAL, P. F. ; MUNIZ, L. . AS CRIANÇAS, OS ESPAÇOS E SUAS SIGNIFICAÇÕES DE APRENDIZAGEM. In: XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Formação de professores: contextos sentidos e práticas Anais do XII Congresso Nacional de Educação, 2017. v. unico. p. 14260-14278.

  • SOUSA, Klênio Antônio ; LIMA, L. R. ; NUNES, L. G. A. ; FERREIRA, J. M. ; CARDOSO, L. R. ; Souza, Claudia S. . Família e escola: mediações em psicologia escolar. In: IV Congresso da União Latinoamericana de Psicologia, 2012, Montevideu, Uruguai. Anis do IV Congresso da União Latinoamericana de Psicologia: Construyendo la identidad latinoamericana de la psicologia. Montevideu, Uruguai, 2012. v. 1.

  • SOUSA, Klênio Antônio ; FERREIRA, J. M. . A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 2011, MARINGA. ABRAPEE. MARINGA: ABRAPEE, 2011. v. 1.

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Trabalhando com os critérios de mediação de Reuven Feuerstein como estratégia pedagógica em cursos de formação de professores a distância. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial e III Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2010, Uberlândia. Anais do IV Seminário Nacional de Educação Especial e III Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar. Uberlândia: EDUFU, 2010.

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . A utilização da Experiência de Aprendizagem Mediada segundo Reuven Feuerstein como metodologia para o trabalho junto ao aluno com necessidades educacionais especiais: possibilidades de atuação do professor.. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial e III Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2010, Uberlândia. Anais do IV Seminário Nacional de Educação Especial e III Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar. Uberlândia: EDUFU, 2010.

  • FERREIRA, J. M. ; Backes. E. M ; Dechichi, C. ; Carvalho C. J. . A voz do tutor sobre sua prática pedagógica: uma análise a partir do curso de administração da UFU. In: 15ª Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2009, Fortaleza. Anais do 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2009. v. unico.

  • GOMIDE, A. B. ; Dechichi, C. ; FERREIRA, J. M. . Autismo e Educação: Possibilidades do Desenvolvimento Infantil. In: II Encontro Mineiro de Psicologia Escolar Educacional, 2008, Uberlândia. Anais do II Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional, 2008.

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. ; MIRANDA, A. A. B. ; GOMIDE, A. B. . Concepções sobre o Atendimento escolar da criança deficiente mental na rede municipal de ensino público: Análise e discussão do fenômeno. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial IV Encontro da Associação dos Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: Edufscar, 2008. v. único.

  • FERREIRA, J. M. ; MACHADO, F. ; NOGUEIRA, D. T. ; Silva ; Souza, Claudia S. . Discutindo o Tema da Incusão Escolar com Professoras da Educação Infantil: Compartilhando a Experiância de Uberlândia. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: Edufscar, 2008. v. único.

  • FERREIRA, J. M. ; NOGUEIRA, D. T. ; MACHADO, F. ; Souza, Claudia S. . As Vozes da Sala de Reforço: Inclusão ou Exclusão. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: Edufscar, 2008. v. único.

  • Vectore, Célia ; NOGUEIRA, D. T. ; FERREIRA, J. M. ; MACHADO, F. . Contos de Fada como instrumentos mediacionais: uma experiência em creches de Uberlândia e Monte Carmelo. In: XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Uberlândia: EDUFU, 2008. v. uico.

  • FERREIRA, J. M. ; Silva ; Dechichi, C. . O citomegalovírus e sua importância para a saúde de mães e filhos ? discutindo sobre o tema na cidade de Uberlândia. In: II Seminário de Educação Especial e I Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2006, Uberlândia. Anais do II Seminário Especial e I Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar. Uberlândia: EDUFU, 2006. v. unico.

  • Fontes, A. T. ; FERREIRA, J. M. ; Silva . Tempo de brincar: Trabalhando com crianças pré-escolares. In: XVIII Congresso da Associação Brasileira de neurologia e Psiquiatria infantil, 2005, Curitiba. Anais do XVIII Congresso da Associação Brasileira de neurologia e Psiquiatria infantil. Curitiba, 2005. v. unico.

  • FERREIRA, J. M. ; Vectore, Célia . contos de fada e mediação pedagogica: a construção de repertórios cognitivos para narrativas. In: European early childhood education research association, 2012, Porto - Portugal. EECERA Conference: Pre-birth to three: identities, learning, diversities. Porto: Porto editora, 2012. v. 1. p. 279-280.

  • FERREIRA, J. M. ; FERNANDES, M. V. . Técnicas de hipnoterapia de pnl em consultório: um caso de elaboração de luto. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais da XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: SBP Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008. v. 1.

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Atendimento Psicoeducacional a criança com deficiencia mental: um estudo de caso na clínica escola da Universidade Federal de Uberlândia. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais da XXXVIIIReunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: SBP Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008. v. 1.

  • Vectore, Célia ; NOGUEIRA, D. T. ; FERREIRA, J. M. ; MACHADO, F. . Contos de Fada como instrumentos mediacionais: Uma experiência em creches de uberlândia e Monte Carmelo. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Uberlândia: Edufu, 2008. v. unico.

  • FERREIRA, J. M. ; Silva ; Dechichi, C. . A exploração sobre o tema: o fenômeno dos savantes e a Psicologia de Excepciona. In: VIII Conpe Congresso Nacional de Psicologia Escolar e educacional, 2007, São João Del Rei. ABRAPEE. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora LTDA, 2007. v. unico.

  • FERREIRA, J. M. ; MIRANDA, A. A. B. ; Dechichi, C. ; Silva . A Criança Deficiente mental na rede de Ensino Público Municipal de Uberlândia. In: VIII Conpe Congresso Nacional de Psicologia Escolar e educacional, 2007, São João Del Rei. ABRAPEE. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora LTDA, 2007. v. unico.

  • Silva ; Vectore, Célia ; FERREIRA, J. M. . Sensibilização de professores da rede pública de ensino infantil para novos conhecimentos: dos contos de fada à neurociência. In: VIII Conpe Congresso Nacional de Psicologia Escolar e educacional, 2007, São João Del Rei. ABRAPEE. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora LTDA, 2007. v. unico.

  • Silva ; FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Formação continuada de professores de educação infantil: trabalhando o tema da "Inclusão Escolar" a partir de obras de Salvador Dali. In: VIII Conpe Congresso Nacional de Psicologia Escolar e educacional, 2007, São João Del Rei. ABRAPEE. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora LTDA, 2007. v. unica.

  • FERREIRA, J. M. ; Silva ; Castilho, M.L.R . A desconstrução e reconstrução do conceito de loucura por alunos do curso de psicologia através da prática de acompanhamento terapêutico: vivência e aprendizagem em enfermaria psiquiátrica. In: II Congressa Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II Congressa Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. São Paulo, 2006. v. unica.

  • FERREIRA, J. M. ; Silva ; Dechichi, C. ; Fontes, A. T. . A Prática do Brincar no processo de Inclusão Escolar ? Discutindo um caso de Citomegalovírus - Escola Municipais de Ensino Infantil. In: I Encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educaciomal: da Pesquisa e Teoria á prática educacional, 2006, Uberlândia. Anais do I encontro Mineiro de Psicologia Escolar e Educacional: da Pesquisa e Teoria à Prática Educacional. Uberlândia, 2006. v. unico.

  • FERREIRA, J. M. ; Silva . Possíveis implicações da violência doméstica na aprendizagem de crianças e adolescentes vitimizados. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba. Anais do VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Curitiba, 2005. v. único.

  • FERREIRA, J. M. ; Silva ; Cunha, C. A. . Implicações da violência doméstica na aprendizagem de crianças e adolescentes vitimizados. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Anais do XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: ETHICA, 2004. v. unico.

  • FERREIRA, J. M. ; AMORIM, K. S. . The interaction of children with intellectual deficit and the participation of the teacher in that process: discussing elements.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Atendimento psicoeducacional junto a criança com déficit intelectual: sistematização e análise de intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, J. M. ; AMORIM, K. S. . Crianças com déficit intelectual e processos interacionais com pares na pré-escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Dechichi, C. ; FERREIRA, J. M. . Palestra: Processos de desenvolvimento das pessoas com deficiência mental: trabalho educacional em diversos contextos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Palestra: Mediação pedagógica no atendimento educacional- Perspectivas de trabalho dentro da sala comum e no atendimento educacional especializado.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, Klênio Antônio ; Souza, Claudia S. ; FERREIRA, J. M. ; NUNES, L. G. A. ; LIMA, L. R. ; CARDOSO, L. R. . Família e escola: Mediações em Psicologia Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, J. M. . O processo de escolarização das pessoas com deficiência mental e o AEE: realidade e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, J. M. ; VECTORE, CELIA . Contos de fada e mediaçao pedagógica: a construção de repertórios cognitivos para narrativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUSA, Klênio Antônio ; FERREIRA, J. M. . A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, J. M. ; Camargo, Clarice Carolina Ortiz . Trabalho psicopedagógico para o desenvolvimento de relações de grupo e liderança de alunos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . A utilização da Experiência de Aprendizagem Mediada segundo Reuven Feuerstein como metodologia para o trabalho junto ao aluno com necessidades educacionais especiais: possibilidades de atuação do professor.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Trabalhando com os critérios de mediação de Reuven Feuerstein como estratégia pedagógica em cursos de formação de professores a distância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, J. M. ; FERNANDES, M. V. . Técnicas da hipnoterapia e pnl em consultório: um caso de elaboração de luto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Atendimento psicoeducacional a criança deficiente mental: um estudo de caso na clínica-escola da Universidade Federal de Uberlândia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, J. M. ; Vectore, Célia ; MACHADO, F. ; NOGUEIRA, D. T. . Contos de Fada como instrumentos mediacionais: uma experiência em creches de Uberlândia e Monte Carmelo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. ; MIRANDA, A. A. B. . A Criança Deficiente mental na rede de Ensino Público Municipal de Uberlândia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, J. M. ; Silva ; Dechichi, C. . A exploração sobre o tema: o fenômeno dos savantes e a Psicologia de Excepciona. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva ; FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . ensibilização de professores da rede pública de ensino infantil para novos conhecimentos: dos contos de fada à neurociência.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva ; FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. ; Marques . Formação continuada de professores de educação infantil: trabalhando o tema da "Inclusão Escolar" a partir de obras de Salvador Dali. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. ; Silva . O citomegalovírus e sua importância para a saúde de mães e filhos ? discutindo sobre o tema na cidade de Uberlândia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Fontes, A. T. ; FERREIRA, J. M. ; Silva . XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e psiquiatria Infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, J. M. . Crianças com déficit intelectual e processos interacionais com pares na pré escola: reflexões sobre o desenvolvimento. Universidade de São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017 (Tese de doutorado).

Outras produções

FERREIRA, J. M. . Assessoria didático pedagógica em ead para o curso de extensão 'Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacioanal Especializado' 10 Edições. 2014.

FERREIRA, J. M. . Assessoria didático pedagógica em ead para o curso de extensão 'Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacioanal Especializado' 8ª 9 Edições. 2013.

FERREIRA, J. M. . Assessoria didático pedagógica em ead para o curso de extensão 'Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacioanal Especializado' 5ª 6 e 7 Edição. 2012.

FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Capacitação em Experiência Mediada em Contexto da Ead - AVA Moodle. 2011.

FERREIRA, J. M. . Assessoria didático-pedagógica em Ead no curso de extensão 'Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacioanal Especializado' 3ª Edição. 2011.

FERREIRA, J. M. . Assessoria didático pedagógica em ead para o curso de extensão 'Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacioanal Especializado' 4ª Edição. 2011.

FERREIRA, J. M. . Assessoria Didático-pedagógica para o curso de extensão: 'Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacioanal Especializado' 2ª Edição. 2010.

FERREIRA, J. M. . Assessoria didático-pedagógica em Ead no Curso de Extensão 'Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacioanal Especializado' 1ª Edição. 2009.

Dechichi, C. ; FERREIRA, J. M. . Curso básico: Educação especial e atendimento educacional especializado 5ª edição. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, J. M. . FORMAÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO BÁSICO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 4º EDIÇÃO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, J. M. . O PROCESSO MEDIACIONAL EM REUVEN FEUERSTEIN. 2011. .

Dechichi, C. ; FERREIRA, J. M. . CURSO BASICO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 3 EDIÇÃO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Dechichi, C. ; FERREIRA, J. M. . CURSO BÁSICO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 4ª EDIÇÃO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Dechichi, C. ; FERREIRA, J. M. . Experiência de Aprendizagem Mediada em contextos de EaD - (AVA Moodle). 2011. .

Dechichi, C. ; Silva, Lázara Cristina ; FERREIRA, J. M. . Educação Especial e Inclusão Educacional: formação profissional e experiências em diferentes contextos. 2011. (Editoração/Livro).

FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . OS CRITÉRIOS MEDIACIONAIS EM CONTEXTO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. 2011. (CONFERENCIA).

FERREIRA, J. M. . DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. 2011. (CONFERENCIA).

Dechichi, C. ; FERREIRA, J. M. . Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado - 2ª Edição. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, J. M. . Curso de Formação de Tutores a Distância em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado - 1ª edição. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, J. M. ; Vectore, Célia ; Dechichi, C. . Unidade III - Mediação Pedagógica como estratégia de atuação junto aos alunos do AEE. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

Dechichi, C. ; FERREIRA, J. M. . Unidade IV - Práticas Educacionais Inclusivas: Atendimento Educacional Especializado junto ao aluno com Deficiência Mental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. ; NOVAIS, G. S. . Unidade V - Organização do Atendimento Educacional Especializado para alunos do AEE. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Curso Básico: Educação Especial e Atendimento Educacional - 1ª Edição. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Curso de Formação de tutores a distância em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado - 1ª edição. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA, J. M. ; MIRANDA, A. A. B. ; Dechichi, C. . Análise e Discussão Sobre o Fenômeno do Atendimento Escolar da Criança Deficiente Mental na Rede Municipal de Ensino Público. 2008. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA, J. M. ; MIRANDA, A. A. B. ; Dechichi, C. . Análise e Discussão Sobre o Fenômeno do Atendimento Escolar da Criança Deficiente Mental na Rede Municipal de Ensino Público. 2007. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. . Atendimento escolar da criança com deficiencia mental na rede municipal de ensino público: caracterizando a população. 2006. (Relatório de pesquisa).

FERREIRA, J. M. ; Dechichi, C. ; Silva, Lázara Cristina . Conhecendo e Reconhecendo o processo de atendimento às crianças com deficiência mental na rede pública de ensino de uberlândia: Caracterização dos Alunos do Ensino Alternativo. 2005. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Cultura, intersubjetividade e a construção de espaços no contexto escolar: discutindo o ensino fundamental, através de diferentes realidades., Descrição: O foco para o trabalho a ser desenvolvido no âmbito desta parceria, perpassa a analise de quatro temas: (1) A criança, a infância e a cultura na implementação de um currículo de educação infantil e inovador; (2) A construção do conhecimento e identidade no espaço escolar; (3) A formação inicial de professors: reflexões e possibilidades frente a construcão de uma identidade profissinonal na perspectiva da unidade entre teoria e prática; e, (4) As relações para além dos muros da escola: a família e o bairro na sala de aula. O objetivo é discutir questões relevantes que delimitam o processo de ensino/aprendizagem no contexto do ensino fundamental, vinculando esses tópicos a entender como a cultura, intersubjetividade e a construção de espaços de convivência são articulados no ambiente escolar e na construção de conhecimento. As pesquisas são realizadas em ambos os países, num processo colaborativo, através de uma perspectiva multicultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliene Madureira Ferreira - Coordenador / MÄKINEN, MARITA - Integrante / Kirsti Karila - Integrante / Ana Claudia Cunha Salum - Integrante / Reijo Kupiainen - Integrante / Tiina Soini - Integrante / André Luiz Sabino - Integrante / Christian Alves Martins - Integrante / Selma Sueli Santos Guimarães - Integrante / Clarice Carolina Ortiz de Camargo - Integrante / Kássia Goncalves Arantes - Integrante / Luciana Muniz - Integrante / Paula Faria Amaral - Integrante.

  • 2009 - 2011

    A utilização dos critérios mediacionais de Reuven Feuerstein na sistematização da prática pedagógica do tutor a distância, Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao desenvolvimento do Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, que é oferecido na modalidade da educação a distância pela Universidade Federal de Uberlândia através do Instituto de Psicologia e CEPAE em parceria com a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação SEESP/MEC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliene Madureira Ferreira - Integrante / Cláudia Dechichi - Coordenador / Célia Vectore - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Bolsa.

  • 2008 - 2010

    Mediação Pedagógica na Educação a Distância: Contribuições da Abordagem de Reuven Feuerstein, Descrição: Pesquisa para obtenção do titulo de Mestre. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliene Madureira Ferreira - Coordenador / Cláudia Dechichi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2006 - 2008

    ANÁLISE E DISCUSSÃO SOBRE O FENÔMENO DO ATENDIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA DEFICIENTE MENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PÚBLICO, Descrição: Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliene Madureira Ferreira - Coordenador / Cláudia Dechichi - Integrante / Arlete Aparecida Bertolodo Miranda - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - 2007

    Atendimento escolar da criança deficiente mental na Rede Municipal de Ensino Público: Análise reflexão sobre o fenômeno, Descrição: Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliene Madureira Ferreira - Coordenador / Cláudia Dechichi - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Programa Incluir na UFU 2005 MEC/UFU - A inclusão educacional na UFU: Acesso, permanência e conclusão dos estudos., Descrição: Projeto de Grande Extensão que abrange área de ensino, pesquisa e extensão. financiado pela Fapemig e gerenciado pelo CEPAE, com vinculação à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliene Madureira Ferreira - Coordenador / Cláudia Dechichi - Integrante / Lázara Cristina da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2014

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenadora de Tutoria do Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado(3ª Edição), oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia, através do Instituto de Psicologia em parceria com o Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial.

2010 - 2010

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenadora de tutoria do Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado (2ª edição), oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia através do Instituto de Psicologia em parceria com o Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial.

2009 - 2010

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Formadora, pesquisadora nível II do Curso básico: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado(1ª Edição), oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia, através do Instituto de Psicologia em parceria com o Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial.

2010 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor D3 nível 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora na Área de Psicologia Escolar/Psicopedagogia e Educação Especial da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

2010 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora Substituta da Àrea de Psicologia Escolar/Psicopedagogia e Educação Especial da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

2008 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aluna do Curso de Pós-graduação Mestrado em Psicologia Aplicada na área de Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Bolsista da Fapemig até Fevereiro.

2007 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiária de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Iniciação científica financiada pelo CNPQ concluída com a orientação da Professora Doutora Arlete Aparecida Bertoldo Miranda da faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e co-orientação da Professora Dra Claudia Dechichi do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

2007 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio em Psicologia Hospitalar - área UTI Adulto - Carga horária total 360 horas

2007 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio em Atendimento Psicoeducacional junto a alunos com dificuldade de aprendizagem e/ou diagnósticos de deficiência mental - área escolar/educacional - Carga horária total 275

2007 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio em Psicoterapia e Reestruturação Cognitivo/Afetivo/Comportamental - área clínica - carga horária total 238 horas

2007 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio em Atendimento Psicológico ao Paciente Queimado na Unidade de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital das Clínicas da UFU - área hospitalar - carga horária total 429 horas

2006 - 2007

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Iniciação científica concluída sem bolsa orientada pela professora Drª Claudia Dechichi do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia

2006 - 2007

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Estagiária de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Iniciação Científica orientada pela professora Dra. Arlete Aparecida Bertoldo Miranda, com financiamento do CNPQ, finalizada em Julho de 2007, mas com renovação de bolsa para Julho de 2008.

2005 - 2006

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Estagiário de pesquisa c/bolsa, Enquadramento Funcional: estagiário de pesquisa, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto desenvolvido pelo CEPAE Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial da Universidade Federal de Uberlândia com financiamento FAPEMIG

Atividades

  • 01/2012

    Direção e administração, Escola de Educação Básica.Cargo ou função, ASSESSORIA ESPECIAL DE ENSINO.

  • 08/2010 - 12/2011

    Direção e administração, Escola de Educação Básica da UFU.Cargo ou função, Coordenação Psicopedagógica da Área da Alfabetização Inicial/Ensino Fundamental da ESEBA.

2010 - 2010

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professor Substituta, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora das Disciplinas: Psicologia Geral e Educação II (2º Período Noturno, Curso de Pedagogia) e Orientação Vocacional (7º Período Noturno, Curso de Pedagogia)

2020 - Atual

Tampere University

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistant Professor, Carga horária: 40