Marcio Rodrigo de Oliveira
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(2003) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas(2005). Atualmente é Projetista de software embarcado da Teracom Telemática Ltda. - Datacom (nome fantasia). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Memória cache, Preload de dados, Compiladores, Otimizações de código.
Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência da Computação
2003 - 2005
Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Guido de Souza Araújo
Bolsista do(a): Intel do Brasil, INTEL, Brasil. Palavras-chave: Memória cache; Preload de dados; Compiladores; Otimizações de código.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Software Básico. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
Graduação em Bacharelado Em Ciências da Computação
1998 - 2003
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Antônio Augusto Medeiros Frölich
Formação complementar
2000 - 2002
Extensão universitária em Ingles. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Arquiteturas Dsp e Microcontroladores. (Carga horária: 30h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2001 - 2001
Extensão universitária em Segurança de Sistemas. (Carga horária: 54h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2001 - 2001
Extensão universitária em Controle Em Tempo Real. (Carga horária: 30h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2001 - 2001
Extensão universitária em Medidas Em Rádio Freqüência. (Carga horária: 60h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2001 - 2001
Extensão universitária em Qualidade de Software e Cmm. (Carga horária: 20h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2001 - 2001
Extensão universitária em Técinicas de Desenvolvimento de Protocolos. (Carga horária: 36h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2001 - 2001
Extensão universitária em Linguagens C C Para Processadores da Motorola. (Carga horária: 36h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2001 - 2001
Extensão universitária em Cmm Capability Maturity Model. (Carga horária: 24h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2001 - 2001
Extensão universitária em A Prática Xml Em Aplicações Web. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Computação.
2001 - 2001
Visão Geral do Axs 20. (Carga horária: 20h). , Dígitro Tecnologia Sa.
2001 - 2001
Reconhecimento de Fala. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Computação.
2000 - 2000
Extensão universitária em Comunicação Digital. (Carga horária: 60h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2000 - 2000
Extensão universitária em Protocolos Avançados de Comunicação. (Carga horária: 60h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2000 - 2000
Extensão universitária em Programação Para Internet. (Carga horária: 54h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2000 - 2000
Extensão universitária em Tópicos Especiais Em Linguagens Orientadas a Objet. (Carga horária: 30h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2000 - 2000
Extensão universitária em Processo de Desenvolvimento de Software. (Carga horária: 20h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2000 - 2000
Extensão universitária em Tecnologia de Telefonia Celular. (Carga horária: 54h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2000 - 2000
Extensão universitária em Inspeções de Software. (Carga horária: 8h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2000 - 2000
Extensão universitária em Redes de Sinalização Ss7. (Carga horária: 8h). , Programa de Capacitação Tecnológica.
2000 - 2000
Php Mysql. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
Participação em eventos
XXIII SBC - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XXIII SBC - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Congresso).
V Encontro Regional dos Grupos PET do Sul - SULPET.V Encontro Regional dos Grupos PET do Sul - SULPET. 2002. (Encontro).
Futurecom - Feira de telecomunicações. Futurecom - Feira de telecomunicações. 2001. (Congresso).
14th Symposium on Computer Graphics and Image Processing - SIBGRAPI.14th Symposium on Computer Graphics and Image Processing - SIBGRAPI. 2001. (Simpósio).
4th SBC Symposium on Virtual Reality - SVR.4th SBC Symposium on Virtual Reality - SVR. 2001. (Simpósio).
7º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia.7º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia. 2001. (Simpósio).
IV Encontro Regional dos Grupos PET's.IV Encontro Regional dos Grupos PET's. 2001. (Encontro).
Encontro Nacional dos grupos PET's.Encontro Nacional dos Grupos PET's. 2001. (Encontro).
4º Workshop sobre fatores Humanos em Sistemas Computacionais.4º Workshop sobre fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2001. (Outra).
VIII Seminário de Recursos Humanos.VIII Seminário de Recursos Humanos. 2000. (Seminário).
Semana de Cursos e Palestras da Computação.IV SECCOM - Semana de Cursos e Palestras da Computação . 2000. (Oficina).
1ª Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto.1ª Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto. 2000. (Outra).
Orientou
Implementação de otimizações dependentes de máquina para a arquitetura XScale (Intel) usando o compilador Xingo; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas, Intel do Brasil; Orientador: Márcio Rodrigo de Oliveira;
A Abstração da Família de Tratadores de Interrupções do Sistema EPOS; 2002; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Márcio Rodrigo de Oliveira;
Outras produções
OLIVEIRA, Márcio Rodrigo de . Imprementação do algoritmo de preload de dados no compilador Xingo para a arquitetura XScale. 2004.
OLIVEIRA, Márcio Rodrigo de ; ROCHE, Abiel . Simulador para garantir QoS (qualidade de Serviço) em Redes sem fio AD HOC . 2000.
OLIVEIRA, Márcio Rodrigo de ; KIEFER, A. . Gestão de Infraestrutura de Redes de Comunicação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
OLIVEIRA, Márcio Rodrigo de . Programa para a corrida Volta à Ilha de Santa Catarina. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .
OLIVEIRA, Márcio Rodrigo de . Portal do sindicato da polícia federal. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .
Projetos de desenvolvimento
-
2004 - 2005
Portal de recebimento de trabalhos da disciplina de otimização de compiladores, Descrição: Foi criado um portal para submissão dos trabalhos da disciplina construção de compiladores ministrada no ano de 2004. Esse portal tinha como o objetivo o cadastro das equipes, informações sobre a disciplina, documentação do compilador Xingo usado nesta disciplina, forum de discussão, etc Esse portal não apenas enviava os trabalhos, e sim compilava-os, linkava este com o resto do compilador Xingo, e então passava pelo benchmark para a verificação da eficiência do mesmo tudo de forma automática. O resultado do benchmark era enviado por email para o grupo do trabalho para a verificação se seu trabalho poderia ser melhorado. http://websoc.lsc.ic.unicamp.br/xingo. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcio Rodrigo de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2005
Estudo e Implementação da otimização Preload de dados na arquitetuera XScale, Descrição: Minha tese de mestrado foi sobre otimizações dependentes de arquitetura, com ênfase no uso da instrução preload que esconde a latência de acesso a memória (evitando cache misses). Xingo é um compilador desenvolvido pelo laboratório de sistemas computacionais (LSC) da UNICAMP, que compila programas escritos na linguagem C, otimiza este código, e gera como saída um outro arquivo C compilável. Meu trabalho foi inserir neste compilador o algoritmo de inserção da instrução preload automaticamente. Este algoritmo procurava uso de vetores dentro de laços, para que quando fosse usar este vetor (posição de memória), esta posição sempre estaria na cache de dados (na gerando cache miss que é um evento muito caro). O compilador insere esta instrução preload antes do uso deste vetor, pois sabe que seu uso mais à frente na linha de execução provavelmente ocorrerá cache miss. Os resultados foram testados com o Pocket PC 2002/2003, usando o compilador da Intel para compilar o arquivo C gerado pelo Xingo (funcionou como backend do arquivo de entrada). Uma das partes do trabalho foi usar um algoritmo de alocação de registradores para minimizar o uso de variáveis gerados pelo Xingo, pois este tinha um uso excessivo de variáveis temporárias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcio Rodrigo de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Intel do Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2000 - 2000
Simulador para garantir largura de banda em redes ad hoc, Descrição: A computação móvel veio com o objetivo de fornecer acesso aos seus usuários independente da localização dos mesmos. As redes sem fio ad hoc (MANET - Mobile Ad hoc Network) é um tipo de rede que caracteriza-se por não possuir qualquer infra-estrutura de apoio à comunicação. São diversos equipamentos móveis que podem se comunicar aos pares em uma área restrita por um certo período de tempo. Dois equipamentos podem se comunicarem em uma rede ad hoc sem qualquer forma de administração centralizada. Cada equipamento (nodo) participa na rede atuando como host e também como roteador, passando pacotes para outro nodos. Os nodos em uma rede ad hoc consistem de vários equipamentos tais como PDA's ( Personal Digits Assistants ), laptops, etc. Estes equipamentos são muito limitados em recursos tais como capacidade da CPU, bateria, capacidade de armazenamento e largura de banda. Para este estudo o que mais interessa é a gerência da maximização da utilização da largura de banda de um provedor em sua área de abrangência através do uso da QoS. Assim os objetivos desse projeto foi o de: - desenvolver um software que gerenciasse a largura de banda, considerando as necessidades de vazão que precisa cada conexão em função do benefício do provedor do canal. - criar o ambiente de simulação da rede sem fio ad hoc, sobre o qual será testado o software de gerencia desenvolvido. - simular vários tipos de ambientes fazendo modificações nos parâmetros deste, e analisar a eficiência no uso da largura de banda disponível. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcio Rodrigo de Oliveira - Integrante / Abiel Roche - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
1999
Carta de mensão honrosa, UFSC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Teracom Telemática Ltda. - Datacom (nome fantasia), Teracom Telemática Ltda. - Datacom (nome fantasia). , Al. Carlos de Carvalho, 603, 12o andar, Centro, 80430-180 - Curitiba, PR - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - 2010
Sociedade Paranaense de Ensino e InformáticaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Especialização, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei o curso de Gestão em Redes de Computadores para a especialização desta instituição.
2008 - Atual
Teracom Telemática Ltda. - Datacom (nome fantasia)Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projetista de software embarcado, Carga horária: 42
Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento de software embarcado para switches de dados para operadoras de telefonia
Atividades
-
08/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Datacom Telemática, .,Linhas de pesquisa
2006 - 2010
Universidade Tuiuti do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor das disciplinas Eng. de Software e Programação de computadores II, Estrutura de Dados I e II, Seg. em Redes de Computadores II, Sistemas Operacionais I e II.
Atividades
-
07/2006 - 02/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Segurança de Redes II, Estrutura de Dados II, Estrutura de Dados I, Eng. de software, Programação de computadores II
2006 - 2006
Faculdade Cenecista de Campo LargoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da faculdade, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas de Inteligência Artificial e Gerência de Redes
Atividades
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerencia de Redes, Inteligência Artificial
2005 - 2008
Centro Internacional de Tecnologia de SoftwareVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de desenvolvimento, Carga horária: 40
Outras informações:
Participação nos projetos de telefonia móvel para a empresa Siemens Ltda. Líder técnico no desenvolvimento de um projeto de gerência de balanças comerciais para a empresa Bematech, líder em automação comercial.
Atividades
-
02/2008 - 07/2008
Pesquisa e desenvolvimento , R&D, .,Linhas de pesquisa
-
02/2005 - 07/2008
Pesquisa e desenvolvimento , R&D, .,Linhas de pesquisa
2002 - 2005
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Bolsista do mestrado, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Mestrado na área de compiladores
Atividades
-
03/2002 - 02/2005
Pesquisa e desenvolvimento Instituto de Computação.,Linhas de pesquisa
-
03/2004 - 06/2004
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Construção de Compiladores
2001 - 2003
Dígitro Tecnologia SaVínculo: Estágio não obrigatório, Enquadramento Funcional: Analista/programador, Carga horária: 20
Outras informações:
Empresa expressiva nacionalmente na área de telefonia de comutação privada. Empresa reconhecida nacionalmente por fabricar suas próprias plataformas de comutação telefônica, além de ter um setor amplo no desenvolvimento de serviços telefônicos para operadoras de todo o país.
Atividades
-
09/2001 - 01/2003
Estágios .,Estágio realizado, Implementação e suporte de vários aplicativos proprietárias da empresa.
1998 - 2002
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Outro
Outras informações:
Estágio no Departamento de Recursos Humanos desta Universidade
Atividades
-
04/2000 - 07/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Informática e Estatística.,Linhas de pesquisa
-
07/1999 - 04/2000
Estágios , Reitoria, Departamento de Recursos Humanos.,Estágio realizado, Manutenção e desenvolvimento da home page do DRH para fornecer comodidade aos servidores da UFSC.
1998 - 1998
Escola Estadual Arnaldo Moreira DouatVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20
Outras informações:
Professor substituto do Colégio Estadual Arnaldo Moreira Douat em Joinville/SC. Foram ministradas aulas de matemática para 6ª, 8ª séries, 1º, 3º colegial.
Atividades
-
05/1998 - 06/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
-
05/1998 - 06/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcio Rodrigo de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?