Ivone Stefania Ponczek

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1975), graduação em Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1975), especialização em formação psicanalítica pela Sociedade Brasileira de Psicanalise do Rio de Janeiro(2001) e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1980). Atualmente é psicóloga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICANÁLISE.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)

1976 - 1980

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ano de Obtenção: 1980;Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em formação psicanalítica

1987 - 2001

Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro

Graduação em Psicologia

1971 - 1975

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura

1971 - 1975

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Polonês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.

Participação em eventos

XXII CONGRESSO de PSIQUIATRIA. dependência química , uma designação inadequada- abordagem psicanalítica. 2004. (Congresso).

Seminário "Escola , família e Justiça - parceria para uma Sociedade livre de drogas.Drogas : Prevenção x Repressão. 2004. (Seminário).

Familia , drogas , criminalidade e suas inerfaces com a justiça.desafios e propostas para a legislação nacional de drogas. 2004. (Seminário).

seminário interno do Nepad- Uerj.Justiça, droga e tratamento. 2004. (Seminário).

Seminário interno do Nepad.Psicanálise , droga e instituição. 2004. (Seminário).

Independência sem dependência.Uso de drogas. 2003. (Seminário).

temas da Adolescência.Drogas na Adolescência. 2003. (Encontro).

encontro de pais e educadores sobre o uso de drogas na Adolescência.orientaçaõ a pais e educadores sobre uso de drogas na Adolescência. 2002. (Encontro).

Drogas na escola e na Adolescência.mesa redonda sobre uso de drogas na adolescência. 2001. (Encontro).

III seminári de Toxicomania.Críticas ao conceito de dependência química - abordagem psicanalítica. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Manon Andrade de Mello

PONCZEK, I. S.. O vínculo dependente entre mãe e filho toxicômano. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Assistência a usários de alcóol e outras drogas) - Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Produções bibliográficas

  • PONCZEK, I. S. . Drogas, Redução de Danos e Aids. ) Globo, caderno de Opinião, 2001.

  • PONCZEK, I. S. . O feminino e a droga: abordagem psicanalítica. In: InemC;Baptista,M. (Org.). Toxicomanias: uma abordagem clínica. 1ed.Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997, v. 1, p. 103-1121.

  • PONCZEK, I. S. . Entre Parenteses. In: Accelrad,G. (Org.). Drogas: uma visão contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: Imago, 1995, v. , p. 98-103.

  • PONCZEK, I. S. . Drogas, Redução de Danos e Aids. O Globo, Caderno de Opinião, 16 mar. 2001.

  • PONCZEK, I. S. . Psicanálise e Universidade- articulções entre NEPAD e SBPRJ. Boletim científico dao Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise RJ, Rio de Janeiro, 03 fev. 2001.

  • PONCZEK, I. S. . Críticas ao conceito de dependência química: uma proposta de reflexão psicanalítica. Boletim científico da Sociedade Brasileira de Psicanálise, 01 fev. 2000.

  • PONCZEK, I. S. . Dependência química, uma designação inadequada. Nepad Notícias, Rio de janeiro, 15 out. 1999.

  • PONCZEK, I. S. . A vendedora de Milho (caso clínico - articulação entre Nepad e a Clínica Social da Sociedade brasileira de Psicanálise). Boletim cientifico do Instituto da SBPRJ, 03 out. 1998.

  • PONCZEK, I. S. . Tanto Sangue Derramado. Boletim científico da Sociedade Brasileira de Psicanálise, Rio de Janeiro, 09 jul. 1996.

  • PONCZEK, I. S. . Considerações sobre o uso de drogas : um caso clínico. Cadernos do Nepad, Rio de Janeiro, p. 20 - 27, 20 nov. 1993.

  • PONCZEK, I. S. . Dependência química , uma designação inadequada - abordagem psicanalítica. In: XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004, Salvador. Psiquiatria ; Ciência e Diversidade, 2004.

  • PONCZEK, I. S. . Críticas ao conceito de dependência química - aborgagem psicanalítica. In: iii seminário de Toxicomania, 2000, Rio de Janeiro. III seminário sobre Toxicomanias. Rio de Janeiro, 2000.

  • PONCZEK, I. S. . O feminino e a droga ; abordagem psicanalítica. In: I seminário sobre Toxicomania, 1998, Rio dejJaneiro. I seminário sobre toxicomania. Rio de Janeiro, 1998.

  • PONCZEK, I. S. . Adolescência , teoria e técnica. 2004 (aulas) .

  • PONCZEK, I. S. . Uso de drogas na Adolescência. 2004 (aulas) .

  • PONCZEK, I. S. . Toxicomania e Psicanálise - uma introdução. 2003 (aulas e semiários para formação de psicanalistas) .

Prêmios

2000

programa de incentivo da International Psychoanalitical Association(IPA), Federação de Psicanálise da América Latina (FEPAL) da IPA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas. , Rua Fonseca Teles,121 4º, Sào Cristóvào, 20940-200 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25893269, Fax: (021) 25877163

Experiência profissional

1988 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora de Estudos e Asssistência do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas

Atividades

  • Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, representante do Nepad na Assembléia Legislativa (ALERJ) na comissão "Cidadania e Direitos Humanos, do dep. Carlos MInc.

  • Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, representante do Nepada junto à Secretaria Naciona Anti - drogas do gov. Federal.

  • 03/2000

    Treinamentos ministrados , Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas, .,Treinamentos ministrados, programa de capacitção profissinal a psicólogos recém graduados PCP

  • 01/2000

    Direção e administração, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas, .,Cargo ou função, Coordenador de Estudos e Assistência.

  • 03/1994

    Ensino, Clínica das Toxicomanias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conceito de dependência, O menor transgressor: quem é este sujeito ?, Psicanálise e grupos de Mútua Ajuda, Psicanálise e Impassses Institucionais, Psicanálise e Justiça Terapeutica

  • 03/1990

    Treinamentos ministrados , Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas, .,Treinamentos ministrados, atendimento psicoterápico a usuários de drogas e familiares, triagem, atividades institucionais, estágio interno para alunos de Psicologia

  • 01/1988

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1988

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas, .,Atividade realizada, atendimento psicoterápico a usuários de drogas.

  • 01/1988

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas, .,Atividade realizada, coordenação e supervisão a estagiários de Psicologia.

  • Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, representanre do Nepad junto à ALERJ para elaboração de normas que regulem o tratamento de usuários de drogas- dep. Jamil Hadad.

  • 03/1994 - 03/2000

    Ensino, A Clínica das Toxicomanias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, coordenação do curso a" A Clínica das Toxicomanias"

1979 - 1985

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA BENEFICENTE DE REABILITAÇÃO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: chefe do Departamento de Psicologia, Carga horária: 40

Outras informações:
atendimento psicoterápico a deficentes físicos de várias etiologias, coordenação da equipe e atividades interdisciplinares.

Atividades

  • 02/1980 - 02/1985

    Ensino, pós- graduaçaõ em Fisiatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia na área de Reabilitação

  • 02/1979 - 02/1985

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, psicoterapia para pacientes em reabilitação.

1977 - 1978

Sociedade de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12

Outras informações:
professora das disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem e Psiclogia do Excepcional, para o curso de Fonoaudiologia.

Atividades

  • 03/1977 - 03/1978

    Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Excepcional, Psicogia do desenvolvimento