Norma Sueli dos Santos Almeida

Tem experiência na área de educação, atuando como professora de Português, Espanhol e Inglês.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Inglês/Literaturas

2009 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Letras - Português/Espanhol

2006 - 2009

Universidade Castelo Branco

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

1985 - 1988

Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro

Formação complementar

2008 - 2008

Curso de Atualização de Professores de Espanhol. (Carga horária: 8h). , Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro.

2008 - 2008

Curso de Atualização de Professores de Espanhol. (Carga horária: 40h). , Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro.

2008 - 2008

Actualización Metodológica de Profesores I. (Carga horária: 40h). , Instituto Cervantes.

2007 - 2007

Curso de Atualização de Professores de Espanhol. (Carga horária: 40h). , Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro.

2007 - 2007

Curso de Atualização de Professores de Espanhol. (Carga horária: 40h). , Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro.

2005 - 2005

NBR ISO/IEC 17025. (Carga horária: 24h). , RMB Consultoria.

2001 - 2001

Auditor Interno em NBR ISO 9001:2000. (Carga horária: 24h). , HGB Consultoria e Gestão Ltda..

2001 - 2001

Implantação de Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 40h). , Evidência Consultoria e Treinamento S/C Ltda.

2000 - 2000

Implantação da Norma ABNT/ISO/IEC GUIA 25/ISO IEC. (Carga horária: 40h). , Evidência Consultoria e Treinamento S/C Ltda.

2000 - 2000

Conceitos da Qualidade. (Carga horária: 24h). , Evidência Consultoria e Treinamento S/C Ltda.

1999 - 1999

Competência de Laboratórios em Ensaios BPL. (Carga horária: 12h). , Embrapa Agroindústria de Alimentos.

1999 - 1999

Competência de Laboratórios Norma ISO Guide 17025. (Carga horária: 20h). , Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Participação em eventos

Seminário - Educação Infantil. 2008. (Seminário).

64th Seminar for Teachers of English. 2008. (Seminário).

63rd Seminar for Teachers of English. 2007. (Seminário).

Estudos de Segurança Alimentar da Bioseg. 2005. (Oficina).

ABIMA.ABIMA - Associação Brasileira de Indústrias de Massas Alimentícias. 1995. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MODESTA, R. C. D. ; CARVALHO, J. L. V. ; GONCALVES, E. B. ; VILAMIL, C. I. V. ; ALMEIDA, N. S. S. . Desenvolvimento do Perfil Sensorial para Cultivares de Arroz Brasileiro. Boletim de Pesquisa Embrapa CTAA, Rio de Janeiro, v. 21, p. 01-28, 1997.

  • MODESTA, R. C. D. ; CARVALHO, J. L. V. ; GONCALVES, E. B. ; ALMEIDA, N. S. S. ; VILAMIL, C. I. V. . Desenvolvimento do Perfil Sensorial para Cultivares de Arroz Brasileiro. In: I Simpósio Iberoamericano de Análise Sensorial, 1996, Campinas. Livro de Resumos, 1996. p. 39-39.

Prêmios

1999

Prêmio Nacional de Equipes - Categoria: Análise e Melhoria de Processos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Associação Cristã Beneficente. , Avenida Dom Hélder Câmara 7357, Abolição, 20751-002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Experiência profissional

2010 - Atual

Alternative Language Learning

Vínculo: Instrutor de Idiomas, Enquadramento Funcional: Instrutor de Inglês e Espanhol, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de inglês e espanhol.

2009 - 2010

Escola de Idiomas Fisk

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Ensino de língua inglesa

1989 - 2008

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Operacional I, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais Atividades Desenvolvidas: Supervisão do Laboratório de Reologia; Elaboração e implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) das análises e dos principais equipamentos do setor; Implantação da Central de Recepção de Amostras da Unidade; Participação ativa em diversos projetos de pesquisa em cereais, principalmente trigo e arroz e colaboração em teses de mestrado, analisando físico-química e instrumentalmente as matérias-primas e os produtos acabados de acordo com as Normas Técnicas A.O.A.C., A.O.C.S., dentre outras.

Atividades

  • 12/1989

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos, .,Linhas de pesquisa

  • 12/1989

    Treinamentos ministrados , Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos, .,Treinamentos ministrados, Aulas práticas em cursos ministrados pela instituição, Orientação Técnica de Mestrandos, Treinamento de estagiários

1988 - 1989

Petroflex Indústria e Comércio S/A

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Realiazação de análises físico-químicas em derivados de petróleo

Atividades

  • 07/1988 - 01/1989

    Estágios .,Estágio realizado, Realização de análises físico-químicas em derivados de petróleo.