Vilson Antonio Klein
Vilson Antonio Klein Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor em Agronomia Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo e com Pós-Doutorado pela mesma Instituição. Foi Professor da Universidade de Passo Fundo por 3 décadas. Possui ampla experiência em gestão acadêmica, avaliação de cursos (ENADE) e ensino na Agronomia. Atua como consultor na área de Agronomia, com ênfase em Física, Manejo e Conservação do Solo e Gestão e Planejamento da Mecanização Agrícola.
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas
1996 - 1999
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Título: PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICO-MECÂNICAS DE UM LATOSSOLO ROXO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO
PAULO LEONEL LIBARDI. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Propriedades físico-hídricas-mecânicas do solo; MANEJO DO SOLO.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Física do Solo.
Mestrado em Engenharia Agrícola
1987 - 1990
Universidade Federal de Santa Maria
Título: DESENVOLVIMENTO DE HASTE PARA ESCARIFICACAO EM ÁREA SOB PLANTIO DIRETO, Ano de Obtenção: 1990
Orientador: RAINOLDO ALBERTO KOCHHANN
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ESCARIFICAÇÃO; PLANTIO DIRETO; DESCOMPACTAÇÃO.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.
Graduação em Agronomia
1982 - 1987
Universidade de Passo Fundo
Título: Relatório Estágio Curricular
Orientador: Erlei Ortiz Tams
Pós-doutorado
2007 - 2007
Pós-Doutorado. , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias
Formação complementar
2020 - 2020
Curso NR 31. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - RS, SENAR-RS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.
Organização de eventos
KLEIN, Vilson Antonio . 41ª Reunião Pesquisa da Soja Região Sul. 2016. (Outro).
KLEIN, Vilson Antonio . 18 Semana Acadêmica da FAMV/UPF. 2014. (Outro).
KLEIN, Vilson Antonio . XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2013. (Congresso).
KLEIN, Vilson Antonio . XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
5 Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Per. 2019. (Congresso).
5 Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas. 2019. (Congresso).
III Congreso Paraguayo de Ciencia del Suelo. Compactação do Solo na Produção Agrícola. 2019. (Congresso).
O Programa MARCA de mobilidade internacional e o sistema ARCU SUL.Participação Grupos deTrabalho. 2018. (Encontro).
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Dispositivo autônomo para indicar e auxiliar no cultivo em contorno. 2017. (Congresso).
1 Seminário da Agricultura Sustentável.Qualidade física e química dos solos. 2016. (Seminário).
2ª Hora Agronômica Agronomia UPF.Estratégias de apresentações orais públicas de sucesso. 2016. (Encontro).
II Curso de Atualização Culturas de Inverno.Física do Solo no contexto da agricultura conservacionista. 2016. (Oficina).
Mostra de Iniciação Científica da Embrapa Trigo.Perfil desejado de um pesquisador do futuro. 2016. (Oficina).
Reunião das Comissões Assessoras do ENADE 2016.Comissão Assessora Formação Geral. 2016. (Outra).
Reunião técnica com agricultores. Manejo de solos agrícolas. 2016. (Exposição).
Semana Acadêmica Agronomia UFFS Erechim.Física do solo e sua relação com agricultura conservacionista de altas produtividades. 2016. (Outra).
Treinamento Técnicos da EMATER.Física do Solo, camada compactada e seus impeditivos. 2016. (Outra).
Turma 3 - SARGS, no Curso de Atualização Agronômica em Solos.Física do solo e suas relação com a agricultura conservacionista. 2016. (Outra).
XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo.Influência do tamanho e da granulometria dos agregados na retenção de água no PMP. 2016. (Seminário).
XX Semana Acadêmica do Curso de Agronomia UPF.Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE) na valorização do Engenheiro Agrônomo. 2016. (Simpósio).
XXVII Semana Acadêmica do Curso de Agronomia UFSM.Estratégias de apresentações orais públicas de sucesso. 2016. (Encontro).
Capacitação na cadeia produtiva de cereais de inverno.Fundamentos de agricultura conservacionista e fertilidade do solo - Física do Solo. 2015. (Encontro).
Ciclo de Palestras do Agronegócio.Manejo do solo. 2015. (Seminário).
EXPODIRETO 2015. O papel do manejo na estruturação física do solo. 2015. (Exposição).
I Encontro Nacional dos Estudantes do Agronegócio - ENAGRO.Solo de qualidade: Para um Agronegócio de Sucesso.. 2015. (Encontro).
Simpósio de Atualização em Agronomia: Estratégias de Conservação do solo para altas produtividades.Física do solo e sua relação com agricultura conservacionista de altas produtividades. 2015. (Simpósio).
Simpósio de Atualização em Agronomia: Estratégias de Conservação do solo para altas produtividades.Física do solo e sua relação com agricultura conservacionista de altas produtividades. 2015. (Simpósio).
Atualização agronômica em URTs de Agricultura Conservacionista.Física do solo como suporte a produção agrícola. 2014. (Outra).
Seminário Técnico Biotrigo.Qualidade física do solo visando altas produtividades de trigo. 2014. (Seminário).
X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. Composição granulométrica de agregados de um Latossolo Vermelho. 2014. (Congresso).
XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo. VARIABILIDADE ESPACIAL DOS COMPONENTES DO INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO. 2014. (Congresso).
1º Seminário Paranaense de Energia Residual Agrícola. 2013. (Seminário).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Escarificação do solo em áreas sob plantio direto melhora as condições para o desenvolvimento das plantas. 2013. (Congresso).
19th ISTRO International Soil Tillage Research Organization. Degree of compaction: an indicator of physical soil quality by the proctor test and chiseling of soils under no tillage for the improvement of physical, hydraulic and mechanical properties. 2012. (Congresso).
IX Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo. Métodos de determinação da retenção da água no solo. 2012. (Congresso).
Seminário Sobre o Impacto da Agricultura nos Recursos Hídricos.Redes Integradas de Análisese estudos de bacias hidorgráficas. 2012. (Seminário).
XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. As relações dos atributos físicos com o manejo do solo:estratégias e aplicações. 2012. (Congresso).
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Dispositivo para acoplar amostras de estrutura preservada em permeâmetro de carga decrescente. 2011. (Congresso).
Reunião anual do ensaio de proficiência IAC para laboratórios de análise de solo para fins agrícolas.Analises granulométrica:oportunidades e necessidade de padronização. 2010. (Simpósio).
VIII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. Práticas complementares de conservação do solo e da água em sistema de plantio direto. 2010. (Congresso).
X Seminário Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Ciências Agrárias 1. 2010. (Seminário).
XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Trigo Mourisco (Fagopyrum esculentum - Moench) uma planta de triplo propósito e uma opção de rotação de culturas em áreas sob plantio direto. 2010. (Congresso).
Feira de Software para o Agronegócio. 2009. (Outra).
I Encontro IAC & Geotecno sobre amostragem de solos. 2009. (Encontro).
III Simpósio Nacional sobre o uso da água na agricultura.Dinâmica da água em solo sob sistema plantio direto. 2009. (Simpósio).
Reunião de Coordenadores de Área de Ciências Agrárias. 2009. (Outra).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Análises Físicas no Brasil: Discussão da viabilidade de padronização de métodos, procedimentos, interpretações e aplicações. Laboratório e Campo. 2009. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Análises Físicas no Brasil - Simpósio. 2009. (Congresso).
IV Encontro de Agricultura Irrigada na Palha.Qualidade Estrutural Do Solo associada a sustentabilidade do sistema plantio direto na palha. 2008. (Encontro).
VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. Análise Granulométrica do solo para zoneamento de risco climático agrícola: Contradições e resultados. 2008. (Congresso).
Workshop Internacional: Modeling applications for decision support in agriculture. 2008. (Simpósio).
XVII Reunião Brasileira de manejo e conservação do solo e da água. Utilização do psicrômetro WP4-T para determinação do potencail da água no solo. 2008. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Conquistas e desafios da Física do Solo. 2007. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Equipamento para incorporação de calcário em solos sob plantio direto. 2007. (Congresso).
Reunião das Comissões Assessoras do Enade 2007.Elaboração de documentos. 2007. (Outra).
IV Semana Acadêmica de Agronomia - UEM.Manejo Conservacionista de solo em plantio direto. 2006. (Simpósio).
Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Influência da textura sobre a densidade, densidade máxima, umidade ótima de compactação e na densdidade relativa.... e Propriedades físicas de um Latossolo Vermelho e rendimento de triigo em plantio direto escarificado. 2006. (Congresso).
Simpósio Nacional sobre o uso da água na agricultura.II Simpósio Nacional sobre o uso da água na agricultura. 2006. (Simpósio).
VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. Equipamento para Incorporação de calcário em solos sob plantio direto. 2006. (Congresso).
1º Seminário de avaliação dos projetos.1º Seminário de avaliação dos projetos de pesquisa do programa de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico regional do estado do RS. 2005. (Seminário).
XXXIV CONBEA. Avaliação de equipamentos de ordenha mecanizada no RS. 2005. (Congresso).
XVI CLACS. Intervalo hídrico ótimo de um Latossolo Vemrleho sob plantio direto. 2004. (Congresso).
XV RBMCSA. Escarificação em plantio direto como técnica de conservação do solo e da água. 2004. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Escarificação esporádica em plantio direto não diminui o teor de matéria orgânica no solo. 2003. (Congresso).
II Workshop - Simulação de Culturas: Aplicações e desenvolvimento. 2003. (Simpósio).
Palestra Colin Campbell. 2003. (Outra).
III Encontro Nacional de Substratos para Plantas. III ENCONTRO NACIONAL DE SUBSTRATOS PARA PLANTAS. 2002. (Congresso).
Programa de Assistência Técnica Bosio Service.Estado da arte dos equipamentos de ordenha mecanizada no RS. 2002. (Outra).
Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Densidade relativa - um indicador da qualidade física do solo. 2002. (Congresso).
Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo. IV Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. 2002. (Congresso).
Seminário de Harmonização.ASPECTOS DE SOLOS NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA - Relações solo/máquina. 2002. (Seminário).
Workshop de Simulação de Culturas: Aplicações e Desenvolvimento.I Workshop de Simulação de Culturas: Aplicações e Desenvolvimento. 2002. (Simpósio).
I JORNADA DE PESQUISA DAS UNIVERSIDADES DO COMUNG.JORNADA DE PESQUISA DAS UNIVERSIDADES DO COMUNG - ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS. 2001. (Oficina).
Seminário sobre instrumentação para ciência das plantas. 2001. (Seminário).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Sistema automático de irrigação. 2001. (Congresso).
XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto na região de Passo Fundo - RS. 2001. (Congresso).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Retenção de água por restos culturais de aveia e ocorrência de precipitações de baixa intensidade em Passo Fundo - RS. 2000. (Congresso).
III REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO.III REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. 2000. (Seminário).
REUNIÃO SETORIAL REGIONAL SUL DA PLATAFORMA PLANTIO DIRETO. 2000. (Oficina).
VI CONGRESO ARGENTINO DE INGINIERIA RURAL- CADIR 2000. VI CONGRESO ARGENTINO DE INGINIERIA RURAL. 2000. (Congresso).
CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO. Condutividade hidráulica do solo não saturado determinado no campo e em laboratório. 1999. (Congresso).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. A faixa de umidade menos limitante ao crescimento vegetal e sua relação com a densidade do solo do perfil de um Latossolo Roxo. 1999. (Congresso).
WORKSHOP INTERNACIONAL EM AVANÇOS EM CIÊNCIA DO SOLO: A FÍSICA DO SOLO NA PRODUÇAO AGRÍCOLA E QUALIDADE AMBIENTAL. 1999. (Seminário).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Resistência do solo à penetração sob diferentes condições de umidade. 1998. (Congresso).
REUNIÃO BRASILEIRA DE CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E DO SOLO.Armazenagem de água no solo e resistência à penetração. 1998. (Seminário).
CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO. Densidade do solo em área com plantio direto submetido a diferentes manejos. 1996. (Congresso).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Danos mecânicos provocados em grãos de milho em colheita mecanizada. 1996. (Congresso).
ENCONTRO NACIONAL DE PRODUTORES IRRIGANTES. 1996. (Encontro).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PLANTIO DIETO. 1995. (Seminário).
CONGRESO INTERNACIONAL DE INGINIERIA AGRICOLA. Avaliação de diferentes manejos e métodos de semeadura em área sob plantio direto. 1994. (Congresso).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Avaliação em 3 anos da profundidade de operação do sulcador de uma semeadora adubadora na semeadura direta de feijão. 1994. (Congresso).
SISTEMA INTEGRADO DE MANEJO NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA.SISTEMA INTEGRADO DE MANEJO NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA - SIMPA. 1994. (Simpósio).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Resposta da Cultura da aveia a diferentes manejos de solo. 1993. (Congresso).
REUNIÃO DA COMISSÃO SULBRASILEIRA DE PESQUISA DE AVEIA.Resposta da cultura da aveia a diferentes manejos do solo. 1993. (Simpósio).
REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO FEIJÃO E OUTROS LEGUMINOSAS DE GRÃOS ALIMENTÍCIOS.Profundidade de operação do sulcador de uma semeadora adubadora com e sem adubação na linha na semeadura direta de feijão. 1993. (Simpósio).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Avaliação do desempenho de seis escarificadores em Latossolo Vermelho Escuro Distrófico. 1992. (Congresso).
CURSO INTENSIVO DE PLANTIO DIRETO. 1992. (Seminário).
REUNIÃO DA COMISSÃO SULBRASILEIRA DA PESQUISA DA AVEIA.XII REUNIÃO DA COMISSÃO SULBRASILEIRA DA PESQUISA DA AVEIA. 1992. (Simpósio).
REUNIÃO DE PROGRAMAÇÃO CONJUNTA.Metodologias para avaliação do manejo do solo. 1992. (Simpósio).
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 1991. (Congresso).
JORNADA SUL BRASILEIRA DE PLANTIO DIRETO. 1990. (Simpósio).
REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE GIRASSOL. 1990. (Simpósio).
REUNIÃO SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA DE SOLO.REUNIÃO SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM MANEJO DE SOLO. 1990. (Simpósio).
WHEAT FOR THE NON-TRADITIONAL WARM AREAS. 1990. (Congresso).
Participação em bancas
RAMPIN, L.; AVILA, F. W.;KLEIN, Vilson Antonio. PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO E PRODUTIVIDADE DA SOJA E DO TRIGO EM LATOSSOLO BRUNO COM PLANTAS DE COBERTURA E MANEJO MECÂNICO DO SOLO. 2021. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
KLEIN, Vilson Antonio; MAZUNARA, M.; MARCOLIN, Clóvis Darli. Propriedades físico-hídricas de solos siltosos sob plantio direto. 2016. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson Antonio; Sirio Wietholter; FIGUEIREDO, G.C.. Atributos químicos e físicos de um Cambissolo em função de calcário e gesso com ou sem incorporação. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
Israel C. L.; Cardoso P.H.S.; Guimarães, V. A.;KLEIN, Vilson Antonio. Estudo da resistência ao desgaste abrasivo de ponteiras sulcadoras em bancada de ensaio. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo.
Thomé, A.; Colla, L.M.; Prietto, P.D.M.;KLEIN, Vilson Antonio; Consoli, N.; Reddy, K.. Sorção e migração de biodiesel em um Latossolo argiloso. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson Antonio; GUBIANI, P.I.; MARCOLIN, Clóvis Darli. Variabilidade dos componentes do Intervalo Hídrico Ótimo. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson Antonio; GUBIANI, P.I.; Fontanelli, R.S.. Matéria Orgânica e propriedades físicas de um Latossolo Vermelho sob sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
MAIA, João Carlos de Souza; Roque, M.W.; Serafim, M.E.;KLEIN, V.A. Intervalo hídrico ótimo de um Latossolo vermelho sob cultivo mínimo de soja e cerrado nativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.
KLEIN, V.AVIEIRA, Marcio Luis; CHAVARRIA Jr. G.L.. Propriedades físico-hídrico-mecânicas de um Latossolo Vermelho em plantio direto escarificado sobre o rendimento de grãos de milho. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson Antonio; CORÁ, J. E.; CHAVARRIA Jr. G.L.. Influência do manejo do solo e utilização de bioestimulantes no tratamento de sementes de trigo(Triticum aestivum L.). 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella; Sirio Wietholter. Métodos de incorporação de calcário em um Latossolo Vermelho sob plantio direto. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
BASSO, S.M.S.; CARNEIRO, C.M.; PETRY, Claudia;KLEIN, Vilson Antonio. Morfofisiologia de gramas ornamentais e esportivas: aspectos anatômicos, morfológicos e de manejo. 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
TORMENA, Cassio Antonio;KLEIN, Vilson Antonio; Alves, S.J.. Alturas de pastejo em aveia e azevém e seus efeitos nas propriedades fisicas de um solo sob integração lavoura-pecuária. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
KLEIN, Vilson Antonio; TORMENA, Cassio Antonio;REICHERT, José Miguel. Propriedades físicas de Nitossolo e Latossolos Argilosos sob Plantio Direto. 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioSILVA, Alvaro Pires da; IMHOFF, Silvia Del Carmen. Propriedades físico-hídrico-mecânicas do solo e rendimento do milho submetido a diferentes sistemas de manejo. 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
SOUZA, E. G.;KLEIN, Vilson Antonio; OPAZO, M. A. U.; SANTOS, R. F.. Determinação de Unidades de Manejo em área de soja cultivada utilizando técnicas de agricultura de precisão. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MAIA, João Carlos de Souza;KLEIN, Vilson Antonio; BIANCHINI, Aloísio; AZEVEDO, Emilio Carlos; GONÇALVES, Joadil. Resistência mecânica do solo à penetração utilizando dois penetrômetros em um Latossolo Vermelho de Mato Grosso. 2005. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.
KLEIN, Vilson AntonioLIBARDI, Paulo LeonelREINERT, Dalvan José. Influência da escarificação do solo sob sistema plantio direto nas propriedades do solo e na cultura da soja. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
REICHERT, José MiguelKLEIN, Vilson AntonioREINERT, Dalvan José. Retenção de água e pedofunções para solos do Rio Grande do Sul. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria.
RIGHES, A. A.; ELTZ, Flávio Luiz Foletto;KLEIN, Vilson Antonio. Escoamento superficial em sistema plantio direto com mulching vertical. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria.
REICHERT, José MiguelKLEIN, Vilson AntonioREINERT, Dalvan José. Variabilidade espacial de solo e da cultura da soja em várzea sistematizada. 2001. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.
DALLMEYER, Arno UdoKLEIN, Vilson Antonio; SCHMIDT, A. S.. Otimização dimensional de uma semeadora para semeadura direta na pequena propriedade.. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria.
GUBIANI, P.I.; Pedron, F.A.; Mulazzani, R.P.; Drescher, M.S.;KLEIN, Vilson Antonio. Retenção e disponibilidade de água em solos com fragmentos grosseiros. 2021. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
LIBARDI, Paulo Leonel; Moraes, S.O.; MARIA, I. C.;KLEIN, Vilson Antonio. Influência de plantas de cobertura no balanço de água no solo sob rotação de culturas em plantio direto e preparo convencional. 2020. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
CHAVARRIA, GERALDO; MARTIN, T.; PASCOALINO, J.; SILVA JR, J. P.;BOLLER, WalterKLEIN, Vilson A.. Crescimento de raízes de soja em resposta a variações químicas físicas e biológicas do solo. 2020. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson Antonio; FIGUEIREDO, G.C.;VIEIRA, Marcio LuisBOLLER, Walter; FERNANDES, J. M. C.. Parametrização de modelos físico-hídricos de um Latossolo vermelho sob sistema plantio direto. 2019. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
Fontanelli, R.S.; Dalmago, G.A.;KLEIN, Vilson AntonioSANTOS, H.P.; CORREA, J. C.. Propriedades químicas e físico-hídricas de um Latossolo Vermelho em si sistemas integrados de produção agropecuária. 2019. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioBOLLER, Walter; LAZARETTI, A.; FERNANDES, J. M. C.; Seben, E.. ANÁLISE GEOESTATISTICA DE ASPECTOS ESPECTRAISBIOFISICOS E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA. 2019. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioBOLLER, Walter; CHAVARRIA Jr. G.L.; MARCOLIN, Clóvis Darli;VIEIRA, Marcio Luis. PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE LATOSSOLOS SOB PLANTIO DIRETO E SUA RELAÇÃO COM A TRABALHABILIDADE. 2019. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
REINERT, Dalvan JoséKLEIN, Vilson Antonio; Mallmann, F.J.K.; GUBIANI, P.I.; SILVA, V.R.. Dinâmica e simulação da temperatura e conteúdo da água no solo com diferentes quantidades de residuos de aveia preta em cobertura. 2017. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
DOURADO NETO, D.; REICHARDT, K.; PILAU, F. G.; RODRIGUES, M. A. T.;KLEIN, Vilson Antonio. Necessidade e estratégias de irrigação para a cultura do milho no Estado do Rio Grande do Sul. 2017. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
MAIA, João Carlos de Souza; Campelo, J.H.; Roque, M.W.;KLEIN, Vilson Antonio; Serafim, M.E.. Intervalo hídrico ótimo e produtividade da soja sob plantio direto. 2016. Tese (Doutorado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.
KLEIN, Vilson AntonioREINERT, Dalvan JoséBOLLER, WalterVIEIRA, Marcio Luis; CASTAMANN, A.. Propriedades físicas e dinâmica da água em um Latossolo Vermelho sob plantio direto e escarificacão. 2015. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
BOLLER, Walter; WALBER, M.; Portella, J.A.; Fontanelli, R.S.;KLEIN, Vilson Antonio. Desenvolvimento de um equipamento recolhedor de resíduos de colheita da soja. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
REICHERT, José Miguel; GUBIANI, P.I.; Timm, L.C.; Collares, G.L.;KLEIN, Vilson Antonio. Deformações plásticas e elásticas em solos cultivados sob plantio direto e seus efeitos na permeabilidade ao ar. 2014. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
KLEIN, Vilson Antonio; Mafra, A.L.; MIRANDA, M.;BOLLER, WalterESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella. Atributos físico-hídrico-mecânicos de um Latossolo vermelho após aplicações de dejeto suíno em pastagem perene. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
CORÁ, J. E.;KLEIN, Vilson Antonio; MORAES, M.H.; Fernandes, C.; Coutinho, E.L.M.. Sequencias de culturas em sistema de semeadura direta: efeito no acúmulo de carbono e implicações nos atributos físicos do solo. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
MAIA, João Carlos de Souza; BIANCHINI, Aloísio;KLEIN, Vilson Antonio; Serafim, M.E.; Mendonza, P.H.; ESPINOSA, M.M.. Abordagens multivariadas na avaliação da resistência do solo à penetração em função da profundidade e manejos. 2012. Tese (Doutorado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.
REINERT, Dalvan JoséREICHERT, José Miguel; HELDWEIN, A.B.;ALBUQUERQUE, J.A.KLEIN, Vilson Antonio. Regularidade de resposta da cultura do milho à compactação do solo. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
CORÁ, J. E.; KLAR, A. E.;KLEIN, Vilson Antonio; ZANINI, J. R.; MORAES, M.H.. Armazenamento de água no solo em sequências de culturas de verão e inverno sob semeadura direta. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia (Producao Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
LIBARDI, Paulo LeonelSILVA, Alvaro Pires da; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze; IMHOFF, Silvia Del Carmen;KLEIN, Vilson Antonio. Lixiviação de nutrientes em um Latossolo cultivado com cana-de-açucar. 2010. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
LEVIEN, R.; NAGOAKA, A.K.;KLEIN, Vilson Antonio; GIASSON, E.. Qualidade física do solo e rendimento de grãos num argissolo em processo de recuperação. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
NOBREGA, L.H.P.; SMANHOTTO,A.; PRIOR, A.; COSTA, L. A. M.;KLEIN, Vilson Antonio. Aspectos Agronômicos e ambientais da cultura do minimilho sob aplicação de água residuária da suinocultura. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KLEIN, Vilson AntonioDALLMEYER, Arno Udo; MAIA, João Carlos de Souza;BOLLER, WalterESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella. Escarificação como forma de incorporação de calcário em um Latossolo Vermelho sob plantio direto. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioLIBARDI, Paulo LeonelREINERT, Dalvan JoséESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella; FERNANDES, J. M. C.. Uso de funções de pedotransferência entre atributos físicos de solos sob plantio direto. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella; BOARETTO, A.E.; NACHTIGALL, G.;KLEIN, Vilson Antonio; BORTOLUZZI, E.C.. Contribuição para as normas DRIS da cultura da soja, cultivada no Planalto Médio do Rio Grande do Sul. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella; José Eloir Denardin; Sirio Wietholter;SANTOS, H.P.KLEIN, Vilson Antonio. Atributos físicos e químicos de um latossolo vermelho e produtividade de culturas,em função do manejo de solo e da rotação de culturas de graõs. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
FERNANDES, J. M. C.; FRAISE, C.; Costa, L.C.;KLEIN, Vilson Antonio; FORCELINI, C. A.. Técnicas de Engenharia de Software Aplicadas à Modelagem e Simulação de Doenças de Plantas. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
LIBARDI, Paulo Leonel; Moraes, S.O.; Carvalho, L.A.; ALVES, M.C.;KLEIN, Vilson Antonio. Balanço de água no solo com milho sob sistema plantio direto e diferentes doses de nitrogênio. 2007. Tese (Doutorado em Fisica do Ambiente Agrícola) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
LIBARDI, Paulo LeonelSILVA, Alvaro Pires da; CAMARGO, Otavio Antonio de; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze;KLEIN, Vilson Antonio. Dinâmica do nitrogênio na cultura do milho (Zea mays L.) em cultivo sucessivo com aveia preta (Avena strigosa), sob implantação do sistema plantio direto. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.
REICHERT, José MiguelREINERT, Dalvan José; SOARES, J. M. D.; TREIN, C. R.;KLEIN, Vilson Antonio. Resíduos vegetais na superfície e matéria orgânica no solo e suas implicações no comportamento mecânico do solo sob plantio direto. 2004. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.
REICHERT, José MiguelREINERT, Dalvan José; CARLESSO, R.; ALBUQUERQUE, J. A.;KLEIN, Vilson Antonio. Propriedades físicas e hídricas em plantio direto sob diferentes estados de compactação. 2003. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.
LIBARDI, Paulo LeonelSILVA, Alvaro Pires da; MARQUES JUNIOR, J.; CORÁ, J. E.;KLEIN, Vilson Antonio. Variabilidade dos parâmetros da equação da condutividade hidráulica em função da umidade de um latossolo sob condições de campo. 2002. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
CHAVARRIA Jr. G.L.;KLEIN, Vilson Antonio; Pereira, J.; De Bona, F. D.. Crescimento de raízes de soja em resposta a variações químicas, físicas e biológicas no solo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioBOLLER, Walter; CHAVARRIA Jr. G.L.; MARCOLIN, Clóvis Darli. Dinâmica da água na plantabilidade de Latossolos sob plantio direto.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioBOLLER, Walter; FERNANDES, J. M. C.; LAZARETTI, A.. GEOESTATÍSTICA DE ATRIBUTOS BIOFÍSICOS E RESPOSTA ESPECTRAL DA VEGETAÇÃO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
Fontanelli, R.S.;KLEIN, Vilson Antonio; Dalmago, G.A.; Nicoloso, R. Relações solo-planta em sistemas integrados de produção agropecuária. 2018.
KLEIN, Vilson AntonioBOLLER, Walter; FERNANDES, J. M. C.; FIGUEIREDO, G.C.. Modelos matemáticos para predição da dinâmica da água no solo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
REINERT, Dalvan José; SILVA, V.R.;KLEIN, Vilson Antonio; GUBIANI, P.I.; STRECK, N.A.. Fluxos de água e calor no solo com diferentes quantidades de resíduo vegetal em cobertura. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
KLEIN, Vilson AntonioREINERT, Dalvan JoséESCOSTEGUY, Pedro Alexandre VarellaBOLLER, Walter. Dinâmica da água e o manejo do solo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
Alonço, A.S.;KLEIN, Vilson Antonio; Ferreira, M.; GUBIANI, P.I.; Pes, L.. Estudo de parâmetros operacionais na associação de discos de corte de resíduos culturais, rolos destorroadores e elementos compactadores para escarificação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria.
Guedes, J.V.C.;DALLMEYER, Arno Udo; Durigon, R,; Russini, A.;KLEIN, Vilson Antonio. Avaliação da semeadura com diferentes mecanismos sulcadores em uma semeadora-adubadora na cultura da soja em várzea. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, Dalvan JoséKLEIN, Vilson Antonio; Lopes, E.S.; SCHUMACHER, M. V.; Minella, J.P.G.. Intervalo hídrico ótimo e a determinação da densidade crítica de diferentes tipos de solos destinados ao plantio de florestas de eucaliptos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
Fleig, F.D.; Durlo, M.A.; Lopes, E.S.;KLEIN, Vilson Antonio; Durigon, R,. Propriedades mecânicas e trafegabilidade de solos na colheita da madeira. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
KLEIN, Vilson AntonioBOLLER, WalterESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella; Mafra, A.L.. Propriedades físicas do solo afetadas pela aplicação de dejetos suínos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioREINERT, Dalvan JoséREICHERT, José Miguel; HELDWEIN, A.B.. Previsão de risco de redução na produção das culturas por compactação em solo sob plantio direto. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella; Sirio Wietholter;BASSO, S.M.S.KLEIN, Vilson Antonio. Contaminação de metais e disponibilidade às plantas em solos com aplicação de dejetos de suínos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
TREIN, C. R.; CASSOL, E.A.;KLEIN, Vilson Antonio. Qualidade física do solo e produtividade de culturas num argissolo em processo de recuperação. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TREIN, C. R.;KLEIN, Vilson Antonio; ANGHINONI, I.. Variabilidade espacial do esforço de tração em hastes sulcadoras de semeadoras, atributos físicos de solo e sua influência na produtividade da soja, em sistemas de integração Lavoura-Pecuária. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella; José Eloir Denardin; Sirio Wietholter;KLEIN, Vilson Antonio. Dinâmica do solo em plantio direto. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioREINERT, Dalvan JoséESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella; FERNANDES, J. M. C.. Modelagem de propriedades físico-hídrico-mecânicas do solo sob plantio direto. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioDALLMEYER, Arno UdoBOLLER, WalterESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella. Incorporação de calcário associado a escarificação em solo sob plantio direto. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre VarellaKLEIN, Vilson Antonio; BORTOLUZZI, E.C.; NACHTIGALL, G.. Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) para a cultura da soja. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
BOLLER, Walter; CARLESSO, R.;ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre VarellaKLEIN, Vilson Antonio. Aspectos físicos do solo e produtividade de culturas em áreas irrigadas por pivo central. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
FERNANDES, J. M. C.; FORCELINI, C. A.;KLEIN, Vilson Antonio; FRAISE, C.. Modelo genêrico de simulação de doenças de plantas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
REINERT, Dalvan José; BRAIDA, João Alfredo;KLEIN, Vilson Antonio; ELTZ, Flávio Luiz Foletto;REICHERT, José Miguel. Modelagem da compactação do solo visando sua redução e controle em sistema plantio direto. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.
REICHERT, José MiguelKLEIN, Vilson AntonioREINERT, Dalvan José; CARLESSO, R.. Variabilidade espacial da resistência do solo, limites críticos ao desenvolvimento de plantas e movimento de água no solo. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.
KLEIN, Vilson Antonio; LIER, Q. J. V.; COGO, N. P.; CABEDA. Condutividade hidráulica do solo não saturado. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Vilson Antonio; COGO, N. P.; LIER, Q. J. V.; BERGAMISCHI. Condutividade hidráulica do solo não saturado. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RAMPIN, L.; POTT, C. A.;KLEIN, Vilson Antonio. ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DA CULTURA DA SOJA EM LATOSSOLO COM PLANTAS DE COBERTURA E MANEJO MECÂNICO DO SOLO. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
VIEIRA, Marcio Luis; MARCOLIN, Clóvis Darli;KLEIN, Vilson Antonio. Relatório Estágio Curricular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
KLEIN, Vilson AntonioBOLLER, Walter. Máquinas e Mecanização Agrícola - Apresentação Estágio Curricular. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioBOLLER, Walter. Máquinas e Mecanização Agrícola - Apresentação Estágio Curricular. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.
MACHADO, A. L. T.; Lucio, A,D.; RODRIGUES, R. S.;KLEIN, V.A.. Banca para Acesso Professor Titular UFSM. 2020. Universidade Federal de Santa Maria.
KLEIN, Vilson Antonio; SMANIOTTO, M. A.; Pereira, L.H.F. Banca Seleção Professor Área Fitossanidade. 2021. Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson Antonio; Pereira, L.H.F; Strassburger, A.S.. Banca Seleção Professor Área Horticultura. 2021. Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson AntonioVIEIRA, Marcio Luis; MORAES, G. B.. Seleção Pública preencimento vaga de Professor de Irrigação e Drenagem. 2019. Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson Antonio; SMANIOTTO, M. A.; LAUXEN, A. A.. Seleção Pública para preenchimento de vaga de Professor na área de Entomologia. 2019. Universidade de Passo Fundo.
GIASSON, E.; Guimarães, R.M.L.;KLEIN, Vilson Antonio. Concurso Público para provimento de cargo Professor Adjunto A, Física do Solo. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CASSOL, E.A.;REICHERT, José MiguelKLEIN, Vilson Antonio. Concurso para provimento de cargo de professor Assistente na área de Física do Solo. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GIASSON, E.;KLEIN, Vilson Antonio; LIER, Q. J. V.. Concurso para provimento de cargo de professor Adjunto na área de física do solo. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MELLO, N.A.;KLEIN, Vilson Antonio; Tavares Filho, J.. Concurso Público para Professor Adjunto para Física do Solo UTFPR Pato Branco. 2012. Universidade Federal Tecnológica do Paraná.
Minella, J.P.G.; LIER, Q. J. V.;KLEIN, Vilson Antonio. Concurso Público Professor Adjunto área de Física do Solo UFSM. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.
KLEIN, Vilson Antonio; SOCCOL, O.; NAGOAKA, A.K.. Concurso Público para provimento de professor em Mecânica e Máquinas agricolas CAV UDESC. 2010. Universidade do Estado de Santa Catarina.
BRAIDA, João Alfredo; ALBUQUERQUE, J. A.;KLEIN, Vilson Antonio. Concurso Publico para Docentes da Área de Conhecimento de Solos. 2010. Universidade Federal da Fronteira Sul.
Fonseca, E.O.;KLEIN, Vilson Antonio; Campos, M.L.. Concurso Público no Centro de Ciências Agro-veterinárias UDESC-Chapeco para provimento de professor efetivo na Disciplina Solos e Sustentabilidade. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.
LORENTZ, Leandro; WEISS, Augusto;KLEIN, Vilson Antonio. Concurso Público no Centro de Ciências Agro-Veterinárias - UDESC Chapecó, para provimento de professor efetivo na Disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.
REICHARDT, K.;KLEIN, Vilson AntonioLIBARDI, Paulo Leonel; SPAROVEK, G.; BACCHI, O. O. S.. MEMBRO TITULAR DA COMISSÃO JULGADORA DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DOUTOR NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS. 1999. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
KLEIN, Vilson Antonio. Comissão assessora ENADE 2016 Formação Geral. 2016. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
KLEIN, Vilson Antonio. Comissão Assessora Enade 2013 - Agronomia. 2013. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
KLEIN, Vilson Antonio. Comissão Assessora Enade 2010 - Agronomia. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
KLEIN, Vilson Antonio. Comissão Assessora ENADE 2007 - Agronomia. 2007. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
KLEIN, Vilson Antonio. Seleção Pública para Docente na Disciplina de Agrometeorologia na FAMV/UPF. 2009. Universidade de Passo Fundo.
KLEIN, Vilson Antonio. Seleção Pública para Docente da FAMV na disciplina de Fitopatologia. 2009. Universidade de Passo Fundo.
GIOTTO, E.;KLEIN, Vilson AntonioESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella. Seleção Pública Docente para FAMV/UPF na área de Topografia. 2005.
Orientou
Propriedades físico-hídricas de solos siltosos sob plantio direto; 2016; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PERFIL DE UM CAMBISSOLO EM FUNÇÃO DE DOSES DE CALCÁRIO SUPERFICIAIS E INCORPORADAS E GESSO EM SUPERFÍCIE; 2015; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Variabilidade espacial dos componentes do intervalo hídrico ótimo; 2014; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Matéria Orgânica e propriedades físicas de um Latossolo Vermelho sob sistema de integração lavoura-pecuária-floresta; 2014; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físico-hídrico-mecânicas de um Latossolo Vermelho em plantio direto escarificado sobre o rendimento de grãos de milho; 2011; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Influência do Manejo do Solo e utilização de bioestimulantes no tratamento de sementes de trigo; 2010; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Métodos de incorporação de calcário em um Latossolo Vermelho sob plantio direto; 2010; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físicas de Nitossolo e Latossolos Argilosos sob plantio direto; ; 2006; 98 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físico-hídrico-mecânicas do solo e rendimento do milho submetido a diferentes sistemas de manejo; 2006; 104 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, ; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação da eficiência de diferentes desinfetantes comerciais no piso de chão batido em galpões de matrizes de corte; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Vilson Antonio Klein;
Influência da escarificação do solo sob sistema plantio direto nas propriedades do solo e na cultura da soja; 2004; 83 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Parametrização de modelos físico-hídricos de um Latossolo vermelho sob sistema plantio direto; 2019; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físico-hídricas de latossolos sob plantio direto e sua relação com a trabalhabilidade; 2019; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades químicas e físico-hídricas de um Latossolo Vermelho em si sistemas integrados de produção agropecuária; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, ; Coorientador: Vilson Antonio Klein;
Analise geoestatística de aspectos espectrais-biofísicos e sua relação com a produtividade da cultura da soja; 2019; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, ; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físicas e dinâmica da água no perfil de um Latossolo Vermelho sob plantio direto escarificação; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Atributos físico-hídrico-mecânicos de um Latossolo vermelho após aplicações de dejeto suíno em pastagem perene; 2013; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Escarificação como forma de incorporação de calcário em um Latossolo Vermelho sob plantio direto; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Uso de funções de pedotransferência entre atributos físicos de solos sob plantio direto; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Desenvolvimento de ninhos mecânicos e avaliação de seus efeitos na coleta e incubação de ovos de matrizes de frangos de corte; 2009; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ; Coorientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físicas de um Nitossolo Háplico sob plantio direto e em área reflorestada há 20 anos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
PROPRIEDADES FÍSICAS E HÍDRICAS DE UM CONDICIONADOR DE SOLO PARA APLICAÇÃO NA AGRICULTURA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Análises físicas de solos agrícolas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Práctica de Instituciones (AGRO 198) Física do solo e da água; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidad Austral de Chile; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Prática de Instituciones (AGRO 198) - Física do solo e da água; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidad Austral de Chile; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Dinâmica da água em sistema plantio direto; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Dinâmica da água em solos sob plantio direto; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Influência da contração de um Latossolo na avaliação da sua qualidade física; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Física do solo e suas relação com a agricultura conservacionista; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Estudo da dinâmica da água em solos sob plantio direto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Física de solos agrícolas e suas relações com as plantas e o ambiente; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Limite líquido de Latossolo distroférrico sob aplicação de dejetos líquidos suínos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Retenção de água de solos sob plantio direto; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físico hídricas de solos sob plantio direto; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Limite líquido de Latossolo distroférrico sob aplicação de dejetos líquidos suínos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Variabilidade espacial do Intervalo hídrico ótimo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físicas de solos sob plantio direto; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físico-hídrico-mecânicas de solos sob plantio direto; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídircas de solos sob plantio direto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídrico mecãnicas de solos sob plantio direto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE SOLOS SOB PLANTIO DIRETO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE SOLOS SOB PLANTIO DIRETO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE SOLOS SOB PLANTIO DIRETO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
FERTILIZAÇÃO DE PASTAGEM PERENE COM DEJETOS SUÍNOS E O SEU EFEITO SOBRE A QUALIDADE FÍSICA DO SOLO E DA ÁGUA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação da qualidade física de solos sob plantio direto; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades fi]ísico-hídricas de solos sob plantio direto; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Faixa de umidade do solo menos limitante ao desenvolvimento das plantas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação da qualidade física de solos sob plantio direto; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solos sob plantio direto; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Faixa de umidade do solo menos limitante ao desenvolvimento das plantas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação da qualidade física de solos sob plantio direto; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídircas de solos sob plantio direto; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solos sob plantio direto; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Faixa de umidade do solos menos limitante ao desenvolvimento das plantas; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação do estado de compactação do solo em áreas sob plantio direto e o seu efeito sobre as plantas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídircas de solos sob plantio direto; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solos sob plantio direto; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídircas de solos sob plantio direto; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto; 2006; 0 f; Iniciação Científica - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação e aperfeiçoamento de equipamentos de ordenha mecanizada; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Faixa de umidade do solo menos limitante ao desenvolvimento das plantas; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solos sb plantio direto; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Faixa de umidade do solo menos limitante ao desenvolvimento das plantas; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades fisico-hidricas de susbtratos horticolas; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídricas de substratos hortícolas; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídricas de substratos hortícolas-Metodologias; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Fundação Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de dispositivos eletrônicos para determinação do potencial da água no solo; 2003; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de equipamentos de ordenha; 2003; 15 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Secretaria de Ciência e Tecnologia; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Faixa de umidade do solo menos limitante ao desenvolvimento das plantas; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físico-hídricas de substratos hortícolas-Metodologias; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de dispositivos eletrônicos para determinação do potencial de água no solo; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físico-hídricas de substratos hortícolas - Metodologias; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Técnicas para reduzir a enxurrada em área sob plantio direto; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Dinâmica da água em restos culturais; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Faixa de umidade menos limitante ao desenvolvimento das plantas; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto na região de Passo Fundo; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação dos danos mecânicos ocasionados pela colhedora em colheita mecanizada de soja; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação dos danos mecânicos ocasionados pela colhedora em colheita mecanizada de soja; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação dos danos mecânicos ocasionados pela colhedora em colheita mecanizada de soja; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de diferentes manejos de solo e métodos de semeadura em área sob plantio direto; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de diferentes manejos de solo em área com plantio direto; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Resposta da cultura da aveia a diferentes manejos do solo; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação de diferentes manejos de solo en áreas com 3 anos de plantio direto; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Avaliação do desempenho agronômico de implementos de preparo do solo; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Estágio curricular de Técnico em Agropecuária; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Relatório de estágio curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Vilson Antonio Klein;
AVALIAÇÃO E MELHORIA DAS PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE UM SUBSTRATO HORTÍCOLA ARTESANAL; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Propriedades físico-hídricas de substratos hortícolas comercias; 2002; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Efeito de três coberturas e três sistemas de preparo sobre as propriedades físicas do solo; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Vilson Antonio Klein;
Produções bibliográficas
-
MÜLLER, MARIELE ; SCHNEIDER, JULIA RENATA ; KLEIN, VILSON ANTÔNIO ; DA SILVA, ELIARDO ; DA SILVA JÚNIOR, JOSÉ PEREIRA ; SOUZA, ADRIANO MENDONÇA ; CHAVARRIA, GERALDO . Soybean Root Growth in Response to Chemical, Physical, and Biological Soil Variations. Frontiers in Plant Science , v. 12, p. 602569-16, 2021.
-
SCHNEIDER, JULIA RENATA ; MÜLLER, MARIELE ; KLEIN, Vilson Antonio ; ROSSATO-GRANDO, LUCIANA GRAZZIOTIN ; BARCELOS, RÔMULO PILLON ; DALMAGO, GENEI ANTONIO ; CHAVARRIA, GERALDO . Soybean Plant Metabolism under Water Deficit and Xenobiotic and Antioxidant Agent Application. BIOLOGY , v. 9, p. 266, 2020.
-
Deuner, C. ; Nowakowiski, J.H. ; Costamilan, L.M. ; KLEIN, Vilson Antonio ; Cardoso, C.A.A. . Problema de estabelecimento na cultura da soja, safra 2018/2019: podridão de sementes, morte de plântulas e podridão radicular. REVISTA PLANTIO DIRETO , v. 167, p. 34-40, 2019.
-
MULLER, M. ; Schneider, J.R. ; KLEIN, Vilson Antonio ; Pereira, J. ; CHAVARRIA Jr. G.L. . Root growth and crop performance of soybean under chemical, physical and biological changes after subsoiling. AGRONOMY JOURNAL , v. 15, p. 235, 2019.
-
LEVINSKI, F. ; KLEIN, Vilson Antonio . Organic matter and physical properties of a Red Latosol under an integrated crop-livestock-forestry system1. Pesquisa Agropecuaria Tropical (Online) , v. 48, p. 316-322, 2018.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; Reis, A.G.D. . Apoio para o cultivo em contorno. GRANJA (PORTO ALEGRE) , v. 73, p. 38-39, 2017.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio ; FAVERO, Fernando ; MADALOSSO, T. ; BASEGGIO, M. . Resposta da cultura do girassol a impedimentos físico-mecânicos do solo. Varia Scientia Agrárias (Online) , v. 05, p. 07-18, 2017.
-
BROCH, DJULIA TAÍS ; KLEIN, Vilson Antonio . Maximum soil density of Entisols as a function of silt content. CIENCIA RURAL , v. 47, p. e20160762, 2017.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Metodologia de avaliação da distribuição das plantas de milho no campo versus massa de grãos. PESQUISA AGROPECUÁRIA PERNAMBUCANA , v. 22, p. 68, 2017.
-
Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson Antonio . Soil Chemical and Physical Properties on an Inceptisol after Liming (Surface and Incorporated) Associated with Gypsum Application. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) , v. 40, p. 1-13, 2016.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; GRAEBIN, G.J. ; Bortolanza, D. B. ; Reis, A.G.D. . Variabilidade espacial do intervalo hídrico ótimo de solos cultivados em sistema plantio direto. PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 51, p. 1890-1898, 2016.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Least limiting water range under no-tillage system and maize grain yield. Científica (Jaboticabal. Online) , v. 43, p. 179, 2015.
-
CHAVARRIA Jr. G.L. ; DURIGON, M.R. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEBER, H. . Restrição fotossintética de plantas de soja sob variação de disponibilidade hídrica. CIÊNCIA RURAL , v. 45, p. 1387-1393, 2015.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Estratégias para potencializar a retenção e disponibilidade de água para as plantas. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental , v. 19, p. 21-29, 2015.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; Bortolanza, D. B. ; Reis, A.G.D. . Atenção à qualidade física dos solos. Granja (Porto Alegre) , v. 71, p. 46-47, 2015.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio ; LEVINSKI, F. ; Bortolanza, D. B. . Predição da condutividade hidráulica do solo saturado a partir de propriedades físicas do solo. Vivências (URI. Erechim) , v. 11, p. 191-198, 2015.
-
Reck, R. ; KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Uso da lavadora ultrassônica no auxílio à determinação da densidade de sólidos de substratos pelo método do balão volumétrico. Revista Cultivando o Saber , v. 8, p. 74-82, 2015.
-
PILOTTO, Fernando ; RIBEIRO, A.M.L. ; Cargnelutti Filho, A ; KLEIN, Vilson Antonio . Development and performance of a mechanical egg collection system versus the hand-operated dutch nest. Brazilian Journal of Poultry Science , v. 17, p. 523-530, 2015.
-
Brito, A. S. ; LIBARDI, Paulo Leonel ; MOTA, J.C.A. ; KLEIN, Vilson Antonio . Variação diurna-noturna do potencial mátrico e gradiente de potencial total da água no solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 38, p. 128-134, 2014.
-
AGNE, S.A.A. ; KLEIN, Vilson A. . Matéria orgânica e atributos físicos de um Latossolo Vermelho após aplicações de dejeto suíno. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 18, p. 720-726, 2014.
-
SPERA, S.T. ; ESCOSTEGUY, P.A.V. ; SANTOS, H.P. ; KLEIN, V.A. . A Solução do Solo de Um Latossolo Vermelho Distrófico Submetido a Três Tipos de Manejo de Solo e de Culturas. Nativa , v. 2, p. 58-64, 2014.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . INFLUÊNCIA DO MANEJO DO SOLO NA INFILTRAÇÃO DE ÁGUA. Revista Monografias Ambientais , v. 13, p. 3915-3925, 2014.
-
KLEIN, C. ; VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio . Caracterização física de um nitossolo vermelho do oeste catarinense sob diferentes sistemas de uso. Pesquisa Agropecuária Gaúcha , v. 20, p. 113-120, 2014.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; Reis, A.G.D. ; Bortolanza, D. B. . Água no calcário: um problema que afeta a eficiência da calagem e gera perdas econômicas ao produtor rural. Revista Plantio Direto , v. 24, p. 48-52, 2014.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MADALOSSO, T. ; REICHERT, José Miguel ; SUZUKI, L.A.S. ; VEIGA, M. ; ALBUQUERQUE, J.A. ; PAULETTO, E.A. . Metodologias de controle de qualidade de análises granulométricas do solo. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 850-853, 2013.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MADALOSSO, T. ; BASEGGIO, M. . Ensaio de Proctor normal ? análise metodológica e planilha para cálculo da densidade do solo máxima e teor de água ótimo. Revista de Ciências Agroveterinárias (UDESC) , v. 11, p. 199-203, 2013.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; NAVARINI, L.L. ; KLEIN, C. ; COSTA, L. O. ; BARBOZA, E.A. ; STEFFLER, V. A. . Propriedades físicas do solo e rendimento de grãos de trigo em função de manejo do solo e uso de bioestimulantes. Pesquisa Agropecuária Gaúcha , v. 19, p. 33-45, 2013.
-
SILVA, C. M. K. E. ; BASSO, S.M.S. ; KLEIN, Vilson Antonio . CRESCIMENTO ESTACIONAL DAS GRAMAS ESMERALDA, TAPETE E TIFTON > 419 EM CONDIÇÕES SUTROPICAIS ÚMIDAS DO SUL DO BRASIL SOB DISTINTOS > PREPAROS DE SOLO. Revista Brasileira de Agrociencia (UFPEL) , v. 2-4, p. 204-212, 2012.
-
KLEIN, C. ; Vanin, J. ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio . Caracterização química e física de substratos para a produção de mudas de alface. Pesquisa Agropecuária Gaúcha , v. 18, p. 129-144, 2012.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio . DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE RELATIVA DO SOLO POR UMA FUNÇÃO DE PEDOTRANSFERÊNCIA DA DENSIDADE DO SOLO MÁXIMA. Acta Scientiarum. Agronomy (Impresso) , v. 33, p. 349-354, 2011.
-
KLEIN, Vilson Antonio . GRADIENTE QUÍMICO DE SOLOS SOB PLANTIO DIRETO: UMA CON DIÇÃO QUE LIMITA A PRODUTIVIDADE DAS PLANTAS. REVISTA PLANTIO DIRETO , v. 20, p. 23-26, 2011.
-
SPERA, S.T. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; KLEIN, Vilson Antonio ; José Eloir Denardin ; SANTOS, H.P. . ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO SOB TIPOS DE MANEJO DO SOLO E ROTAÇÃO DE CULTURAS. Agrarian (Dourados. Online) , v. 4, p. 313-323, 2011.
-
SPERA, S.T. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; José Eloir Denardin ; KLEIN, Vilson A. ; SANTOS, H.P. . ATRIBUTOS QUÍMICOS RESTRITIVOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO E TIPOS DE MANEJO DO SOLO E ROTAÇÃO DE CULTURAS. Agrarian (Dourados. Online) , v. 4, p. 324-334, 2011.
-
PILOTTO, Fernando ; RIBEIRO, A.M.L. ; Cargnelutti Filho, A ; KLEIN, Vilson Antonio . EFEITO DA TRANSFORMAÇÃO DO NINHO MANUAL HOLANDÊS EM MECÂNICO NA POSTURA DE OVOS DE CAMA EM MATRIZES DE FRANGOS DE CORTE. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 39, p. 2310-2314, 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. ; MARCOLIN, Clóvis Darli . TEXTURA DO SOLO E A ESTIMATIVA DO TEOR DE ÁGUA NO PONTO DE MURCHA PERMANENTE COM PSICRÔMETRO. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 40, p. 1550-1556, 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; NAVARINI, L.L. ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L.A. . TRIGO MOURISCO: UMA PLANTA DE TRIPLO PROPÓSITO E UMA OPÇÃO PARA ROTAÇÃO DE CULTURAS EM ÁREAS SOB PLANTIO DIRETO. Revista Plantio Direto , v. 20, p. 33-35, 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. . INDICADORES DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO TÍPICO SOB PLANTIO DIRETO ESCARIFICADO. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 39, p. 2475-2481, 2009.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MASSING, João Paulo ; BIASUZ Jr., I. J. ; MARCOLIN, Clóvis Darli ; VIEIRA, Marcio Luis . PLANTIO VELOZ. Cultivar Máquinas , v. 9, p. 06-9, 2009.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis ; DURIGON, Fabio Fernando ; MASSING, João Paulo ; FAVERO, Fernando . POROSIDADE DE AERAÇÃO DE UM LATOSSOLO VERMELHO E RENDIMENTO DE TRIGO EM PLANTIO DIRETO ESCARIFICADO. Ciência Rural , v. 38, p. 365-371, 2008.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MASSING, João Paulo ; BIASUZ Jr., I. J. ; MARCOLIN, Clóvis Darli ; VIEIRA, Marcio Luis . VELOCIDADE DE SEMEADURA DE TRIGO SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO. Revista de Ciências Agroveterinárias , v. 7, p. 150-156, 2008.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MARCOLIN, Clóvis Darli ; VIEIRA, Marcio Luis . CALCÁRIO A JATO. Cultivar Máquinas , v. 8, p. 10-13, 2008.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. . RENDIMENTO DA SOJA E INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO EM LATOSSOLO VERMELHO SOB PLANTIO DIRETO ESCARIFICADO. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 31, p. 221-227, 2007.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis . PROPRIEDADES FÍSICO-HíDRICAS DE UM LATOSSOLO VERMELHO SUBMETIDO A DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 31, p. 1271-1280, 2007.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DALLMEYER, Arno Udo ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; BOLLER, Walter ; FIOREZE, Irineo ; DURIGON, Fabio Fernando ; FAVERO, Fernando . ADAPTAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO PARA INCORPORAÇÃO DE CALCÁRIO EM SOLOS SOB PLANTIO DIRETO. Revista de Ciências Agroveterinárias (UDESC) , v. 6, p. 95-103, 2007.
-
PILOTTO, Fernando ; RODRIGUES, Laura Beatriz ; SANTOS, Luciana Ruschel dos ; KLEIN, Vilson Antonio ; COLUSSI, Frederico ; NASCIMENTO, Vladimir Pinheiro Do . ANTIBACTERIAL EFFICACY OF COMMERCIAL DISINFECTANTS ON DIRT FLOOR USED IN POULTRY BREEDER HOUSES. Revista Brasileira de Ciência Avícola / Brazilian Journal of Poultry Science , v. 9, p. 127-131, 2007.
-
PILOTTO, Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; WALD, Vera Beatriz ; RODRIGUES, Laura Beatriz ; SANTOS, Luciana Ruschel dos ; COLUSSI, Frederico ; NASCIMENTO, Vladimir Pinheiro Do . DETERMINAÇÃO DO VOLUME SATURANTE DE SOLUÇÃO DESINFETANTE EM PISO DE CHÃO BATIDO DE GRANJA AVÍCOLA EM FUNÇÃO DA CARGA MICROBIANA (COLIFORMES) E COMPOSIÇÃO DO SOLO. Ciência Rural , Santa Maria - RS, v. 36, n.6, p. 1837-1841, 2006.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel . ÁGUA DISPONÍVEL EM UM LATOSSOLO VERMELHO ARGILOSO E MURCHA FISIOLÓGICA DE CULTURAS. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental , v. 10, p. 646-650, 2006.
-
KLEIN, Vilson Antonio . DENSIDADE RELATIVA - UM INDICADOR DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO. Revista de Ciências Agroveterinárias , v. 5, p. 26-32, 2006.
-
ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; KLEIN, Vilson Antonio ; CERINI, J. B. ; MACHADO, M. E. . TOXIDEZ DE MANGANÊS EM SOJA. REVISTA PLANTIO DIRETO , v. 15, p. 28-37, 2006.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis ; MARCOLIN, Clóvis Darli . QUANDO ESCARIFICAR?. Cultivar Máquinas , v. 6, p. 22-25, 2006.
-
CAMARA, R. K. ; KLEIN, Vilson Antonio . PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DO SOLO SOB PLANTIO DIRETO ESCARIFICADO E RENDIMENTO DA SOJA. Ciência Rural , Santa Maria, v. 35, n.4, p. 813-819, 2005.
-
CAMARA, R. K. ; KLEIN, Vilson Antonio . ESCARIFICAÇÃO EM PLANTIO DIRETO COMO TÉCNICA DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa - MG, v. 29, n.5, p. 789-796, 2005.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; BIASUZ Jr., I. J. . AVALIAÇÃO DE SENSORES DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA E TENSIÔMETROS COM TRANSDUCTORES DE TENSÃO PARA DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL DE ÁGUA DO SOLO. Revista de Ciências Agroveterinárias , Lages, v. 3, n.2, p. 80-86, 2004.
-
BOSSA, N. ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio ; SUZIN, M. . CRESCIMENTO DE MUDAS DE GIPSOFILA EM DIFERENTES SUBSTRATOS. Horticultura Brasileira , Brasilia, v. 21, n.3, p. 514-519, 2003.
-
CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio ; NEULS, D. F. ; BORDIGNON, L. . PRODUÇÃO DE MUDAS DE COUVE-FLOR EM DIFERENTES SUBSTRATOS E DOIS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO. Revista de Ciências Agroveterinárias , Lages - SC, v. 2, n.2, p. 107-112, 2003.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DE UM LATOSSOLO ROXO, NÃO SATURADO, SOB DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , Santa Maria-RS, v. 32, n.6, p. 945-953, 2002.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; SIOTA, T. A. ; ANESI, A. L. ; BARBOZA, R. . EFEITO DA VELOCIDADE NA SEMEDURA DIRETA DE SOJA. Engenharia Agrícola , Jaboticabal, v. 22, n.1, p. 75-82, 2002.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . DENSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO DIÂMETRO DOS POROS DE UM LATOSSOLO VERMELHO, SOB DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , VIÇOSA, v. 26, n.4, p. 857-867, 2002.
-
BOSSA, N. ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio ; BORDIGNON, L. ; NICOLA, L. . INFLUÊNCIA DO SUBSTRATO NO CRESCIMENTO DE MUDAS DE GIPSOFILA. Horticultura Brasileira , Brasilia, v. 20, n.2, 2002.
-
CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio ; BORDIGNON, L. ; NEULS, D. F. . AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS PARA CULTIVO DO MORANGUEIRO FORA DO SOLO. Horticultura Brasileira , Brasilia, v. 20, n.2, 2002.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . CONSISTÊNCIA DE UM LATOSSOLO ROXO SUBMETIDO A DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO. Revista de la Ciencia del Suelo y Nutrición Vegetal , Valdivia - CH, v. 1, n.1, p. 54-58, 2001.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, R. ; ANESI, A. L. ; SIOTA, T. A. . RETENÇÃO DE ÁGUA EM RESTOS CULTURAIS. Engenharia Agrícola , Jaboticabal - SP, v. 21, n.3, p. 256-261, 2001.
-
KLEIN, Vilson Antonio . PROPOSTA DE UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE IRRIGAÇÃO CONTROLADO POR TENSIÔMETROS. Revista Brasileira de Agrociência , Pelotas- RS, v. 7, n.3, p. 231-234, 2001.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . A FAIXA DE UMIDADE MENOS LIMITANTE AO CRESCIMENTO VEGETAL E A SUA RELAÇÃO COM A DENSIDADE DO SOLO AO LONGO DE UM PERFIL DE UM LATOSSOLO ROXO. Ciência Rural , Santa Maria - RS, v. 30, n.6, p. 959-964, 2000.
-
SILVA, M. T. B. ; REINERT, Dalvan José ; KLEIN, Vilson Antonio . CARACTERÍSTICAS DE GALERIAS DE Dilobderus abderus (Sturm) E SIMULAÇÃO DE INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO. Revista da Unicruz , Cruz Alta - RS, v. 2, n.1, p. 7-11, 2000.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; SIOTA, T. A. ; ANESI, A. L. ; BARBOZA, R. . PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE SUBSTRATOS HORTÍCOLAS COMERCIAIS. Revista Brasileira de Agrociência , Pelotas - RS, v. 6, n.3, p. 218-221, 2000.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; DALLMEYER, Arno Udo . SEMEADURA DE MILHO EM SOLO SOB PREPARO CONSERVACIONISTA. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , Viçosa - MG, v. 22, n.1, p. 123-130, 1998.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel ; SILVA, Alvaro Pires da . RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO À PENETRAÇÃO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE DENSIDADE E TEOR DE ÁGUA. Engenharia Agrícola , Jaboticabal - SP, v. 18, n.2, p. 45-54, 1998.
-
SILVA, M. T. B. ; KLEIN, Vilson Antonio . EFEITO DE DIFERENTES METODOS DE PREPARO DO SOLO NA INFESTAÇÃO E DANOS DE STERNECHUS SUBSIGNATA EM SOJA.. Ciência Rural , Santa Maria - RS, v. 4, n.27, p. 533-536, 1997.
-
SILVA, M. T. B. ; KLEIN, Vilson Antonio ; REINERT, Dalvan José . CONTROLE DE LARVAS DE DILOBDERUS ABDERUS STURM (COLEOPTERA: MELOLONTHIDAE) POR SISTEMAS DE MANEJO DE SOLOS EM TRIGO. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil , Santa Maria - RS, v. 24, n.2, p. 227-232, 1995.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter . AVALIACAO DE DIFERENTES MANEJOS DE SOLO E METODOS DE SEMEADURA EM AREASOB SISTEMA PLANTIO DIRETO. Ciência Rural , Santa Maria - RS, v. 25, n.3, p. 395-398, 1995.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; CANDATEN, A. A. ; BORTOLOTTI, D. R. ; DALPAZ, R. C. . AVALIAÇÃO DE ESCARIFICADORES E RESPOSTA DA CULTURA DO MILHO. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Campinas - SP, v. 19, p. 307-311, 1995.
-
SILVA, M. T. B. ; KLEIN, Vilson Antonio ; LINK, D. ; REINERT, Dalvan José . INFLUENCIAS DE SISTEMAS DE MANEJO DE SOLOS NA OVIPOSIÇÃO DE DILOBDERUS ABDERUS STURM (COLEOPTERA: MELOLONTHIDAE). Ciência Rural , v. 23, n.3, p. 543-548, 1994.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Ordenha Mecanizada. 1. ed. Passo Fundo, Rio Grande do Sul: Ed UPF, 2016. v. 1. 14p .
-
KLEIN, Vilson Antonio . FÍSICA DO SOLO. 3. ed. Passo Fundo: UPF Editora, 2014. v. 01. 263p .
-
KLEIN, Vilson Antonio . FÍSICA DO SOLO. 2. ed. Passo Fundo: Ediupf, 2012. 240p .
-
KLEIN, Vilson Antonio . FÍSICA DO SOLO. 01. ed. Passo Fundo: EDIUPF, 2008. v. 01. 212p .
-
KLEIN, Vilson Antonio . MANUAL DA ORDENHA MECANIZADA. 1. ed. Passo Fundo: Editora UPF, 2006. v. 1. 92p .
-
KLEIN, Vilson Antonio . PROPRIEDADES DO SOLO E MANEJO DA ÁGUA EM AMBIENTES PROTEGIDOS COM CULTIVO DE MORANGUEIRO E FIGUEIRA. Passo Fundo: EDIUPF, 2005. v. 1. 61p .
-
Souza, Luciano da Silva ; Mafra, A.L. ; Souza, Laércio Duarte ; Silva, Ivandro de França ; KLEIN, Vilson Antonio . Inter-relação entre manejo e atributos físicos do solo. Manejo e Conservação do Solo e da Àgua. 01ed.Viçosa: SBCS, 2019, v. 01, p. 193-249.
-
KLEIN, Vilson Antonio . RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO PELO MÉTODO DO PSICRÔMETRO. In: Paulo César Teixeira; Guilherme Kangussu Donagemma; Ademir Fontana Wenceslau; Geraldes Teixeira. (Org.). Manual de Métodos de Análise de Solo. 3ed.Rio de Janeiro: EMBRAPA, 2017, v. 1, p. 47-52.
-
Donagemma, G.K. ; VIANA, J. H. M. ; ALMEIDA, B. G. ; RUIZ, H. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; DECHEN, S. C. F. ; FERNANDES, R. B. A. . Análise granulométrica. In: Paulo César Teixeira; Guilherme Kangussu Donagemma; Ademir Fontana Wenceslau; Geraldes Teixeira. (Org.). Manual de Métodos de Análise de Solo. 3ed.Rio de Janeiro: Embrapa, 2017, v. 1, p. 95-116.
-
SILVA, Alvaro Pires da ; BRUAND, A. ; TORMENA, Cassio Antonio ; Da Silva, E.M. ; Marchão, R.L. ; Santos, G.G. ; Giarola, N.F.B. ; Guimarães, R.M.L. ; KLEIN, Vilson Antonio . Indicators of soil physical quality: From simplicity to complexity. In: Teixeira, W.G.; Ceddia, M.B.; Ottoni, M.V.; Donagema, G.K.. (Org.). Apllication os Soil Physics in Environmental Analyses: Measuring, Modelling and Data Integration.. 1ed.Switzerland: Springer International Publishing, 2014, v. 1, p. 201-221.
-
SILVA, Alvaro Pires da ; TORMENA, Cassio Antonio ; Dias Jr, M.S. ; IMHOFF, Silvia Del Carmen ; KLEIN, Vilson Antonio . INDICADORES DA QUALIDADE FÍSICA DO SOLO. In: QUIRIJN DE JONG vAN LIER. (Org.). FÍSICA DO SOLO. 1ed.Viçosa: SBCS, 2010, v. 1, p. 241-281.
-
BOLLER, Walter ; DALLMEYER, Arno Udo ; KLEIN, Vilson Antonio . PREPARO DO SOLO, PLANTIO E AMONTOA EM BATATA. In: ARIONE DA SILVA PEREIRA; JÚLIO DANIELS. (Org.). O cultivo da batata na região Sul do Brasil. Brasília, DF: EMBRAPA, 2003, v. 1, p. 177-201.
-
KLEIN, Vilson Antonio . MÁQUINAS PARA ORDENHA MECANIZADA. In: João Walter Durr. (Org.). Bovinocultura de Leite. Passo Fundo: EDIUPF, 2002, v. 11, p. 61-74.
-
KLEIN, Vilson Antonio . O solo é o maior patrimônio do produtor rural. Jornal Uirapuru, Passo Fundo, p. 57 - 57, 10 mar. 2014.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Compactação do solo um grave problema na agriicultura brasileira, que precisa ser enfrentado com seriedade. Revista Plantar, Rio Verde - GO, , v. VI, p. 38 - 40, 01 nov. 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Agrooportunidades - Mestrado e Doutorado em Agronomia. A Granja, Porto Alegre, p. 91 - 91, 10 jan. 2008.
-
KLEIN, Vilson Antonio . O ensino da física do solo no Brasil. Boletin Informativo RBCS, Viçosa, , v. 30, p. 18 - 19, 11 abr. 2005.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Leite de qualidade. Cultivar Máquinas, Pelotas -RS, , v. 26, p. 24 - 27, 06 jan. 2004.
-
KLEIN, Vilson Antonio . A importância da avaliação períodica dos equipamentos de ordenha. INTERMAQ NOTÍCIAS, Porto Alegre, , v. 1, p. 3 - 3, 11 mar. 2003.
-
KLEIN, Vilson Antonio . VELOCIDADE E QUALIDADE. Cultivar Máquinas, Pelotas - RS, , v. 16, p. 26 - 28, 30 jan. 2003.
-
KLEIN, Vilson Antonio . A FÍSICA DO SOLO NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA E NA QUALIDADE AMBIENTAL. Revista Plantio Direto, Passo Fundo - RS, , v. 61, p. 28 - 28, 12 fev. 2001.
-
KLEIN, Vilson Antonio . A FÍSICA DO SOLO NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA E NA QUALIDADE AMBIENTAL. Jornal Dafav, Passo Fundo - RS, p. 4, 17 ago. 2000.
-
KLEIN, Vilson Antonio . TRANSGÊNICOS NA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL. Presença Diocesana, Passo Fundo - RS, p. 2 - 2, 07 jul. 2000.
-
KLEIN, Vilson Antonio . TERRA COM QUALIDADE. CULTIVAR MÁQUINAS, Pelotas - RS, , v. 02, p. 14 - 14, 01 abr. 2000.
-
KLEIN, Vilson Antonio . ESCARIFICADOR PARA PLANTIO DIRETO. MAQUINARIA AGRÍCOLA, SÃO PAULO - SP, , v. 6 (1), p. 8 - 9, 07 jul. 1991.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KOCHHANN, R. A. . HASTE PARA ESCARIFICAÇÃO EM ÁREA SOB PLANTIO DIRETO. JORNAL DO PLANTIO DIRETO, PASSO FUNDO - RS, , v. 2 (6), 07 jul. 1991.
-
KLEIN, Vilson Antonio . COMPACTAÇÃO: O SOLO QUE FOLGA. A GRANJA, PORTO ALEGRE - RS, , v. 503, p. 18 - 21, 07 jul. 1990.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Compactação do Solo na Produção Agrícola. In: III Congreso Paraguayo de Ciencia del Suelo, 2019, Caaguazu - PY. Conservamos la vida, cuidemos el SUELO. ASUNCION: SOPACIS, 2019. v. 1. p. 17-20.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; BOLLER, Walter ; FIOREZE, Irineo ; VIEIRA, Marcio Luis ; DURIGON, Fabio Fernando ; FAVERO, Fernando . Equipamento para incorporação de calcário em solos sob plantio direto. In: VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Anais CD/ROM. Passo Fundo: SBCS e Embrapa Trigo, 2006.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio ; DURIGON, Fabio Fernando ; FAVERO, Fernando ; SIGNOR, F.F. . Influência do teor de argila no solo nos limites de consistência e na umidade ótima para compactação. In: VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Anais CD/ROM. Passo Fundo: SBCS/ Embrapa TRigo, 2006.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis ; DURIGON, Fabio Fernando ; FAVERO, Fernando . Rendimento de trigo e propriedades físicas de um Latossolo Vermelho sob diferentes sistemas de manejo. In: VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo: SBCS Embrapa Trigo, 2006.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; FAVERO, Fernando ; DURIGON, Fabio Fernando ; SIGNOR, F.F. . Estabilidade dos agregados do solo em função da compactação. In: VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Anais CD/ROM. Passo Fundo: SBCS e Embrapa Trigo, 2006.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; FAVERO, Fernando ; DURIGON, Fabio Fernando ; SIGNOR, F.F. . Manejo da cultura de cobertura do solo (centeio) e armazenagem de água no solo. In: VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. ANAIS CD/ROM. Passo Fundo: SBCS Embrapa Trigo, 2006.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio ; DURIGON, Fabio Fernando . Caracterização físico-hídrica de um Latossolo Vermelho após escarificação e rendimento de culturas. In: VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Anais CD/ROM. Passo Fundo: SBCS e Embrapa, 2006.
-
MACHADO, M. E. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; KLEIN, Vilson Antonio ; CERINI, J. B. . Toxidez de Manganês em soja. In: VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Anais CD/ROM. Passo Fundo: SBCS EMBRAPA, 2006.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . Consistência de um Latossolo Roxo submetido a diferentes sistemas de uso e manejo. In: VI CONGRESO ARGENTINO DE INGINIERIA RURAL- CADIR 2000, 2000, Buenos Aires. Anais CADIR 2000. Universitad de Buenos Aires: Facultad Agronomia, 2000.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; DALLMEYER, Arno Udo ; MARCOLIN, Clóvis Darli . EVOLUÇÃO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DAS COLHEDORAS DE GRÃOS NO BRASIL. In: CONGRESO ARGENTINO INTERNACIONAL DE INGENIERIA RURAL, 1996, NEUQUEN. CADIR 96, 1996. v. 1. p. 281-286.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Densidade do solo em área com plantio direto submetido a diferentes manejos. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 1996, Águas de Lindóia. Anais. Piracicaba: SBCS USP, 1996.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; RAMBO, A. C. ; LIMA, G. M. . Danos mecânicos provocados em grãos de milho em colheita mecanizada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1996, Bauru. Anais CD ROM. Bauru: UNESP SBEA, 1996.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DALLMEYER, Arno Udo ; SCHONS, P. . SEMEADURA DE MILHO EM SOLO SOB PREPARO CONSERVACIONISTA. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 1995, VIÇOSA - MG. XX. VIÇOSA - MG: SBEA/UFV, 1995. v. 1. p. 359-359.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; SCHONS, P. ; DALLMEYER, Arno Udo ; GAMERO, C. A. . RESPOSTA DA CULTURA DA SOJA (GLYCINE MAX L. MERRILL)EM PREPARO CONSERVACIONISTA E DIFERENTES SISTEMAS DE SEMEADURA. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 1993, ILHEUS - BA. XXII CONBEA. ILHÉUS - BA: SBEA/CEPLAC, 1993. v. 3. p. 1685-1695.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; SCHONS, P. ; DALLMEYER, Arno Udo ; GAMERO, C. A. . COBERTURA DO SOLO E DISTRIBUIÇÃO DO TAMANHO DOS AGREGADOS NAS ENTRELINHAS E LINHAS DE SOJA E PREPARO CONSERVACIONISTA. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 1993, ILHEUS - BA. XXII CONBEA. ILHÉUS - BA: SBEA/CEPLAC, 1993. v. 3. p. 1565-1575.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; GUARESCHI, F. R. ; GRAEFF, L. F. . DESEMPENHO DE UM PICADOR DE PALHA PARA TRITURACAO DE PLANTAS DE CENTEIO PARA COBERTURA DO SOLO. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 1993, ILHEUS - BA. XXII CONBEA. ILHÉUS- BA: SBEA/CEPLAC, 1993. v. 3. p. 1554-1563.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; BORTOLOTTI, D. R. ; CANDATEN, A. A. ; DALPAZ, R. C. . Resposta da cultura da aveia a diferentes manejos do solo. In: REUNIÃO DA COMISSÃO SULBRASILEIRA DE PESQUISA DE AVEIA, 1993, Ijuí. Anais. Ijuí: Cotrijuí, 1993. v. 1. p. 237.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; BORTOLOTTI, D. R. ; CANDATEN, A. A. ; DALPAZ, R. C. . Resposta da Cultura da aveia a diferentes manejos de solo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1993, Ilhéus. Anais. Ilhéus: SBEA/CEPLAC, 1993. v. 3. p. 1800-1812.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; DALLMEYER, Arno Udo ; SOLDÁ, C. ; OHSE, S. . DESEMPENHO DE IMPLEMENTOS PARA PREPARO CONSERVACIONISTA DO SOLO; VISANDO A IMPLEMENTACAO DA CULTURA DA AVEIA. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 1992, SANTA MARIA - RS. XXI CONBEA. SANTA MARIA - RS: UFSM, 1992. v. 3. p. 1325-1335.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; DALLMEYER, Arno Udo ; CANDATEN, A. A. ; BORTOLOTTI, D. R. ; CIVARDI, E. A. ; DALPAZ, R. C. . Avaliação do desempenho de seis escarificadores em Latossolo Vermelho Escuro Distrófico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1992, Santa Maria. Anais. Santa Maria: UFSM, 1992. v. 3. p. 1337-1348.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; OHSE, S. ; SOLDÁ, C. . Avaliação do desempenho agronômico de implementos de preparo conservacionista do solo na cultura da aveia. In: REUNIÃO DA COMISSÃO SULBRASILEIRA DA PESQUISA DA AVEIA, 1992, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: UEPG IAPAR, 1992. v. 1. p. 160-164.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KOCHHANN, R. A. ; BOLLER, Walter . DESENVOLVIMENTO DE HASTE PARA ESCARIFICACAO EM PLANTIO DIRETO. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 1991, LONDRINA - PR. XX CONBEA. LONDRINA - PR: SBEA/UEL, 1991. v. 2. p. 906-917.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; DALLMEYER, Arno Udo ; SCHONS, P. . FORÇA DE TRAÇÃO E POTÊNCIA PARA OPERAR SEMEADORA ADUBADORA DE PRECISÃO EM SOLO SOB PREPARO REDUZIDO. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 1991, LONDRINA - PR. XX CONBEA. LONDRINA - PR: SBEA/UEL, 1991. v. 2. p. 1111-1125.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; HEISSLER, L. R. . AVALIACAO DO DESEMPENHO DE UM PICADOR DE PALHA TRATORIZADO. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 1991, LONDRINA - PR. XX CONBEA. LONDRINA - PR: UEL, 1991. v. 2. p. 1276-1286.
-
TORRES ; KLEIN, Vilson Antonio ; SCHOFFEL, C. . ENSAIO ESTADUAL DE CULTIVARES DE MILHO NORMAIS. In: Reunião técnica anual de milho, 1990, Porto Alegre - RS. Anais Reunião técnica anual de milho. Porto Alegre - RS: IPAGRO, 1990. v. 1.
-
Wiedthauper, T.L. ; HELLER, I. A. ; KLEIN, Vilson Antonio . Diferença de produtividade de milho em solos siltosos. In: VII Semana do Conehcimento, 2020, Passo Fundo. Novas relações entre a Universidade e Sociedade nos tempos de pandemia. Passo Fundo: UPF, 2020.
-
HELLER, I. A. ; Wiedthauper, T.L. ; Nowakowiski, J.H. ; KLEIN, Vilson A. . Desenvolvimento inicial de dois cultivares de soja em solo com diferentes densidades e níveis de patógenos. In: VII Semana do Conehcimento, 2020, Passo Fundo. Novas relações entre a Universidade e Sociedade nos tempos de pandemia. Passo Fundo: UPF, 2020.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; Reis, A.G.D. ; Bortolanza, D. B. . Influência do tamanho e da granulometria dos agregados na retenção de água no ponto de murcha permanente. In: XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2016, Frederico Westphalen. Anais XI RSBCS, 2016.
-
GUZZO, F. ; Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson Antonio . Modelos para estimativa do conteúdo de água do solo em função do potencial mátrico, incorporando a densidade do solo com variável independente. In: XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2016. Anais XI RSBCS.
-
Broch, D.T. ; KLEIN, Vilson Antonio ; Bortolanza, D. B. . Limites de consistência de solos com elevado teor de argila. In: XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2016, Frederico Westphalen. Anais XI RSBCS, 2016.
-
Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson Antonio ; Reis, A.G.D. ; Broch, D.T. ; GUZZO, F. ; CANTO, J. I. . Avaliação da estrutura de um latossolo mantido sob sistema de pastejo com e sem integração à floresta. In: XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2016, Frederico Westphalen. Anais XI RSBCS, 2016.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio ; RIZZARDO, J. . Determinação da textura do solo pelos métodos do densímetro e da pipeta. In: XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2016, Frederico Westphalen. Anais XI RSBCS, 2016.
-
Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson Antonio . Estabilidade de agregados, retenção hídrica e resistência mecânica a penetração em Cambissolo sob dois modos de aplicação de calcário e gesso. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal- RN. Anais solo e suas multiplas funções. NATAL -RS: SBCS, 2015.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio . Condutividade hidráulica do solo não saturado e fluxos de água em plantio direto e preparo reduzido. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. FAtos e Mitos e Ciência do Solo, 2014.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio ; FAVERO, Fernando ; MADALOSSO, T. ; BASEGGIO, M. . Rendimento de grãos de girassol em distintos manejos de solo. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. FAtos e Mitos e Ciência do Solo, 2014.
-
LEVINSKI, F. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; Bortolanza, D. B. . Densidade ralativa de um Latossolo Vermelho sob sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. FAtos e Mitos e Ciência do Solo. Pelotas: UFPel, 2014.
-
LEVINSKI, F. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; Bortolanza, D. B. . Intervalo hídrico ótimo de um Latossolo Vermelho sob sistema integração lavoura-pecuária-floresta. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. FAtos e Mitos e Ciência do Solo. Pelotas: UFPel, 2014.
-
Broch, D.T. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; LEVINSKI, F. ; Bortolanza, D. B. . Densidade de solo máxima determinada em função do teor de argila para solos com elevado teor de silte. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. FAtos e Mitos e Ciência do Solo. Pelotas: UFPel, 2014.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio ; LEVINSKI, F. ; Bortolanza, D. B. . Equações matemáticas na predição da condutividade hidráulica saturado do solo. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. FAtos e Mitos e Ciência do Solo. Pelotas: UFPel, 2014.
-
Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; LEVINSKI, F. . Saturação por alumínio em solo sob aplicação superficial e incorporada de calcário e gesso. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. FAtos e Mitos e Ciência do Solo. Pelotas: UFPel, 2014.
-
Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; LEVINSKI, F. . pH de solo sob aplicação superficial e incorporada de calcário e gesso. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. FAtos e Mitos e Ciência do Solo. Pelotas: UFPel, 2014.
-
KLEIN, C. ; Reck, R. ; KLEIN, Vilson Antonio . Densidade dos sólidos: adaptação de metodologia utilizando a lavadora ultrassônica. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. FAtos e Mitos e Ciência do Solo. Pelotas: UFPel, 2014.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; GRAEBIN, G.J. ; KLEIN, C. ; LEVINSKI, F. ; Bortolanza, D. B. ; Reis, A.G.D. . VARIABILIDADE ESPACIAL DOS COMPONENTES DO INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO. In: XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco - Peru. Educar para preservar el suelo y conservar la vida em la tierra, 2014.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; Klein, A.P. ; Reis, A.G.D. ; KLEIN, C. ; Broch, D.T. . CONTRAÇÃO DE UM LATOSSOLO E A INFLUÊNCIA NA QUANTIFICAÇÃO DA SUA QUALIDADE FÍSICA. In: XX Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco - Peru. Educar para preservar el suelo y conservar la vida em la tierra, 2014.
-
LEVINSKI, F. ; KLEIN, Vilson Antonio . Relação da umidade ótima de compactação e limite plástico do solo sob sistema de integração lavoura pecuária floresta. In: 1ª Jornada Binacional de Jovens Cientistas, 2014, Passo Fundo. Anais. EDIUPF: Passo Fundo, 2014.
-
Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson Antonio ; Broch, D.T. . Caracterização da curva de retenção hídrica de cambissolo sob dois manejos após doses de calcário e gesso. In: Jornada Binacional de Jovens Cientistas, 2014, Passo Fundo. Anais, 2014.
-
Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KERBER, T.L. ; Maciocsik, D. ; Reck, R. ; Francheschetti, E. . Floculação da argila em um Cambissolo não é influenciada pela aplicação de gesso, calcário e manejos. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianóplois. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; Starlick, G.A. ; Kapp, A.C.P. ; KLEIN, C. . Escarificação do solo em áreas sob plantio direto melhora as condições para o desenvolvimento das plantas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.
-
Maciocsik, D. ; AGNE, S.A.A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; Reck, R. . Propriedades físicas de um Latossolo Vermelho Roxo distroférrico ão são afetadas pela aplicação de dejeto líquido suíno. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.
-
Reck, R. ; AGNE, S.A.A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; Maciocsik, D. . Aplicação de dejetos suínos não afeta argila dispersa e índice de floculação de um Latossolo Vermelho Roxo distrófico. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.
-
LEVINSKI, F. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; GRAEBIN, G.J. ; Maciocsik, D. . Tempo de peneiramento para determinação das classes de areia de um Neossolo Quartzarênico distrófico. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.
-
KERBER, T.L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; GRAEBIN, G.J. ; Reck, R. ; Maciocsik, D. . Porosidade e distribuição do diâmetro dos poros de um Latossolo Vermelho Distroférrico típico sob plantio direto. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio ; GRAEBIN, G.J. . Utilização da lavadora Ultra-sônica na determinação da densidade dos sólidos de substratos. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.
-
Francheschetti, E. ; KLEIN, Vilson Antonio ; NAVARINI, L.L. ; KLEIN, C. . Propriedades físicas de solo concrecionário do Tocantins submetido a distintos manejos. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianóplois. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.
-
GRAEBIN, G.J. ; KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KERBER, T.L. . Hidrogel como opção para aumentar a capacidade de retenção de água em substrato. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.
-
DURIGON, M. ; CHAVARRIA Jr. G.L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; RIGO, G. . Assimilação líquida de carbono em plantas de soja sob déficit hídrico. In: XIV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vagetal, 2013, Poços de Caldas- MG. Anais. Lavras-MG: UFLA, 2013.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; STEFFLER, V. A. . Intervalo Hídrico Otimo em plantio direto escarificado. In: XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e Água, 2012, Lages - SC. Anais XIX RBMCSA. Lages - SC: SBCS UDESC, 2012.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio ; STEFFLER, V. A. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L. O. ; BARBOZA, E.A. . Escarificacao de um Latossolo Vermelho afeta as propriedades fisicas e aumenta o rendimento de graos de milho. In: XIX Reuniao Brasileira de Manejo e Conservacao do solo e da agua, 2012, Lages -SC. Anais XIX RBMCSA. Lages: SBCS UDESC, 2012.
-
AGNE, S.A.A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. . Aplicacao de dejeto liquido suino em pastagem e a estabilidade de agregados. In: XIX Reuniao Brasileira de Manejo e Conservacao do Solo e da Agua, 2012, Lages - SC. Anais RBMCSA. Lages - SC: SBCS UDESC, 2012.
-
STEFFLER, V. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; COSTA, L. O. ; KLEIN, C. ; GRAEBIN, G.J. . Escarificacao de um Latossolo sob plantio direto, variacao da armazenagem da agua e rendimento de graos de milho. In: XIX Reuniao Brasileira de Manejo e Conservacao do Solo e da Agua, 2012, Lages - SC. Anais RBMCSA. Lages: SBCS e UDESC, 2012.
-
GRAEBIN, G.J. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; Santos, H.T. ; STEFFLER, V. A. . Diferenca na densidade do solo entre o metodo do cilindro volumetrico e o metodo da cachimbagem. In: XIX Reuniao Brasileira de Manejo e Conservacao do solo e da agua, 2012, Lages - SC. Anais RBMCSA. Lages - SC: SBCS e UDESC, 2012.
-
Santos, H.T. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; GRAEBIN, G.J. . Variacoes do metodo do torrao parafinado para quantificar qualidade fisica de solos sob plantio direto. In: XIX Reuniao Brasileira de Manejo e Conservacao do Solo e da agua, 2012, Lages - SC. Anais RBMCSA. Lages: SBCS e UDESC, 2012.
-
SPERA, S.T. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; KLEIN, Vilson Antonio ; SANTOS, H.P. . A atividade do aluminio na solucao de um Latossolo Vermelho distrofico submetido a tres manejos de solo e de culturas. In: XIX Reuniao Brasileira de Manejo e Conservacao do solo e da agua, 2012, Lages-SC. Anais RBMCSA. LAges- SC: SBCS e UDESC, 2012.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Permeabilidade do solo ao ar em latossolo sob plantio direto escarificado. In: IX Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2012, Lages-SC. Anais IX RSBCS. Lages: UDESC, 2012.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Retenção de água em latossolo sob plantio direto escarificado. In: IX Reuinião SulBrasileira de Ciência do Solo, 2012, Lages-SC. Anais IX RSBCS. Lages: UDESC, 2012.
-
GRAEBIN, G.J. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; KERBER, T.L. ; STEFFLER, V. A. ; Santos, H.T. . Durabilidade do efeito da escarificação sobre a produtividade de plantas em um Latossolo Vermelho. In: IX Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2012, Lages-SC. Anais IX RSBCS. Lages: UDESC, 2012.
-
Santos, H.T. ; KLEIN, Vilson Antonio ; Carmo Jr, D.V. ; KERBER, T.L. . Vicia villosa uma planta de cobertura do solo no período outono/inverno. In: IX Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2012, Lages-SC. Anais IX RSBCS. Lages: UDESC, 2012.
-
KERBER, T.L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; GRAEBIN, G.J. ; STEFFLER, V. A. ; Santos, H.T. . Análise granulométrica para zoneamento agrícola de solos do planalto médio rio-grandense e suas imediações. In: IX reunião Sul-brasileira de Ciência do Solo, 2012, Lages-SC. Anais IX RSBCS. LAges: UDESC, 2012.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, E.A. ; COSTA, L. O. ; MADALOSSO, T. ; STEFFLER, V. A. . Desenvolvimento de aveia preta e suas implicações em um Latossolo sob plantio direto escarificado. In: Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, 2011, Passo Fundo. Anais RCPA. Passo Fundo - RS: Editora UPF, 2011. v. 1. p. 170-173.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L. O. ; BARBOZA, E.A. . Dispositivo para acoplar amostras de estrutura preservada em permeâmetro de carga decrescente. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: Sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlandia: SBCS/UFU, 2011.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, E.A. ; COSTA, L. O. ; MADALOSSO, T. . Escarificação do solo e o seu efeito nas culturas da aveia e do milho. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlandia. Solos nos biomas brasileiros: Sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlandia: SBCS/UFU, 2011.
-
AGNE, S.A.A. ; KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Atributos físicos e químicos influenciados pela aplicação de dejetos suínos. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlandia. Solos nos biomas brasileiros: Sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlandia: SBCS/UFU, 2011.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; BARBOZA, E.A. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L. O. . Estabilidade dos agregados em função de atributos físicos e químicos do solo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlandia. Solos nos biomas brasileiros: Sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: SBCS/UFU, 2011.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BUZZATTI, A. S. ; BARBOZA, E.A. ; COSTA, L. O. . Métodos de incorporação de calcário em solo sob plantio direto e rendimento de grãos. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlandia. Solos nos biomas brasileiros: Sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlandia: SBCS/UFU, 2011.
-
SPERA, S.T. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; José Eloir Denardin ; KLEIN, Vilson Antonio ; SANTOS, H.P. . Restrições físicas de um Latossolo Vermelho distrófico sob três tipos de manejo do solo e de culturas. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlandia. Solos nos biomas brasileiros: Sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlandia: SBCS/UFU, 2011.
-
SPERA, S.T. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; José Eloir Denardin ; KLEIN, Vilson Antonio ; SANTOS, H.P. . Restrições químicas em um Latossolo Vermelho distrófico sob três tipos de manejo do solo e de culturas. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlandia. Solos nos biomas brasileiros: Sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: SBCS/UFU, 2011.
-
BARBOZA, E.A. ; KLEIN, C. ; COSTA, L. O. ; STEFFLER, V. A. ; KLEIN, V.A . Condutividade Hidraulica do solo saturado em diferentes manejos do solo. In: XXI Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2011, Passo Fundo. CD XXI MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2011.
-
COSTA, L. O. ; BARBOZA, E.A. ; STEFFLER, V. A. ; KLEIN, C. ; KLEIN, V.A . Interceptação foliar e condução de água das chuvas pelo colmo da cultura do milho. In: XXI Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2011, Passo Fundo. CD XXI MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2011.
-
STEFFLER, V. A. ; COSTA, L. O. ; BARBOZA, E.A. ; KLEIN, C. ; KLEIN, V.A . Influência da temperatura de secageme do método de moagem de amostras de solo nas análises granulométricas. In: XXI Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2011, Passo Fundo. CD XXI MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2011.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; NAVARINI, L.L. ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L.A. . Trigo Mourisco (Fagopyrum esculentum - Moench) uma planta de triplo propóosito e uma opção para rotação de culturas em áreas sob plantio direto. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina. Novos caminhos para agricultura conservacionista no Brasil. Teresina: Embrapa, SBCS, 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L.A. . Teor de água no solo e suas implicações em atributos físicos do solo no momento da semeadura da soja no RS. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina - PI. Novos caminhos para agricultura Conservacionista no Brasil. Teresina - PI: Embrapa e SBCS, 2010.
-
SPERA, S.T. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; KLEIN, Vilson Antonio ; José Eloir Denardin ; SANTOS, H.P. . Frações de matéria orgânica em um latossolo vermelho sob três tipos de manejo e de culturas, após 22 anos sem calagem. In: Fertbio, 2010, Guarapari ES. Fontes de nutrientes e produção agrícola. Modelando o futuro. Viçosa: SBCS, 2010.
-
STEFFLER, V. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; NAVARINI, L.L. ; COSTA, L. O. ; BARBOZA, E.A. ; KLEIN, C. . Manejo do solo e uso de bioestimulantes em trigo. In: XX MIC UPF, 2010, Passo Fundo. Anais MIC. Passo Fundo: EDIUPF, 2010.
-
COSTA, L. O. ; KLEIN, Vilson Antonio ; MADALOSSO, T. ; BARBOZA, E.A. ; KLEIN, C. . Argila dispersa em água em função do manejo e calagem do solo. In: XX MIC UPF, 2010, Passo Fundo. Anais MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2010.
-
BARBOZA, E.A. ; BUZZATTI, A. S. ; KLEIN, Vilson Antonio ; COSTA, L. O. ; STEFFLER, V. A. ; KLEIN, C. . Incorporação de calcário em solos sob plantio direto. In: XX MIC UPF, 2010, Passo Fundo. Anais MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L. O. ; STEFFLER, V. A. ; BARBOZA, E.A. . Determinação da permeabilidade do solo ao ar em pressão decrescente. In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria. A ciência do solo frente a diversidade na agricultura. Santa Maria: Nucleo Regional Sul SBCS, 2010.
-
AGNE, S.A.A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. . Propriedades físicas e químicas do solo influenciadas pela aplicação de dejetos suínos. In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria. A ciência do solo frente a diversidade da agricultura. Santa Maria: Núcleo Regional Sul SBCS, 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; COSTA, L. O. ; STEFFLER, V. A. ; BARBOZA, E.A. . Argila dispersa e grau de floculação de um Latossolo em função de manejo e calagem. In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria. A Ciência do Solo frente a diversidade da agricultura. Santa Maria: Núcleo Regional Sul SBCS, 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; NAVARINI, L.L. ; STEFFLER, V. A. ; COSTA, L. O. ; BARBOZA, E.A. . Manejo do solo e uso de bioestimulantes em trigo (Triticum aestivum L.). In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do solo, 2010, Santa Maria. A Ciência do solo frente a diversidade da agricultura. Santa Maria: Nucleo Regional Sul SBCS, 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; COSTA, L. O. ; MADALOSSO, T. ; STEFFLER, V. A. ; BARBOZA, E.A. . Estabilidade dos agregados em água em função do manejo e calagem. In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria. A Ciência do Solo frente a diversidade da agricultura. Santa Maria: Nucleo regional Sul SBCS, 2010.
-
MADALOSSO, T. ; KLEIN, Vilson Antonio . Planilha para controle da qualidade das análises granulométricas do solo. In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria. A ciência do solo frente a diversidade da agricultura. Santa Maria: Nucleo Regional Sul SBCS, 2010.
-
MADALOSSO, T. ; KLEIN, Vilson Antonio . Método do torrão impermeabilizado na avaliação da qualidade física do solo. In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria. A ciência do solo frente a diversidade da agricultura. Santa Maria: Nucleo regional Sul SBCS, 2010.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, E.A. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L. O. ; STEFFLER, V. A. ; BASEGGIO, M. . Trigo mourisco (Fagopyrum esculentum ? Moench) uma planta de triplo propósito e uma opção para rotação de culturas em áreas sob plantio direto. In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria. A Ciência do solo frente a diversidade da agricultura. Santa Maria: Nucleo regional Sul SBCS, 2010.
-
ZULPO, M. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; KLEIN, Vilson Antonio . Estoque de carbono de um Latossolo Vermelho em função da rotação de culturas. In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria. A Ciência do solo frente a diversidade da agricultura. Santa Maria: Nucleo Regional Sul SBCS, 2010.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio . Formas de determinção do Índice S em solos sob plantio direto. In: VIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2010, Santa Maria. A Ciência do Solo frente a diversidade da agricultura. Santa Maria: Nucleo regional Sul SBCS, 2010.
-
NAVARINI, L.L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BUZZATTI, A. S. . Armazenagem de água no perfil de um Latossolo vermelho sob plantio direto e plantio direto escarificado. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia:´perspectivas e desafios. Fortaleza: SBCS e UFC, 2009.
-
BASEGGIO, M. ; KLEIN, Vilson Antonio ; NAVARINI, L.L. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L.A. ; KLEIN, C. . Métodos de determinação da análise granulométrica do solo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O Solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Fortaleza: SBCS e UFC, 2009.
-
Brito, A. S. ; LIBARDI, Paulo Leonel ; MOTA, J.C.A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; GONÇALVES, A.D.M..A. . Flutuação diurna-noturna do potencial mátrico e gradiente de potencial total durante a redistribuição de água em um Latossolo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O Solo e a produção de bioenergia: Perspectivas e desafios. Fortaleza: SBCS e UFC, 2009.
-
COSTA, L.A. ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. ; KLEIN, V.A . Método de determinação da resistência mecânica do solo à penetração em função do sistema de manejo. In: XIX Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2009, Passo Fundo. CD XIX MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2009.
-
MADALOSSO, T. ; COSTA, L.A. ; BASEGGIO, M. ; KLEIN, V.A . Avaliação de atributos físicos de um Latossolo Vermelho sob diferentes condições de manejo. In: XIX Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2009, Passo Fundo. CD XIX MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2009.
-
COSTA, L.A. ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. ; KLEIN, V.A . Resistência mecânica do solo à penetração do solo após três anos em plantio direto escarificado. In: XIX Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2009, Passo Fundo. CD XIX MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2009.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MARCOLIN, Clóvis Darli . Utilização do psicrômetro WP4-T para determinação do potencial da água no solo. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de janeiro. Anais CD ROM. Rio de Janeiro: SBCS UFRJ, 2008.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. . Metodologia para determinação do ensaio de Proctor e planilha para cálculo da densidade máxima e teor de água do solo ótimo para compactação. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro. Anais CD ROM. Rio de Janeiro: SBCS UFRJ, 2008.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L.A. . Análise granulométrica do solo para zoneamento de risco climático agrícola: Contradições e resultados. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria: UFSM, 2008.
-
SOLDA, C.C. ; VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Condutividade hidráulica do solo em distintos manejos. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria: UFSM, 2008.
-
SOLDA, C.C. ; VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Curvas características de água no solo de um nitissolo catarinense. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria - RS: UFSM, 2008.
-
KLEIN, C. ; VIEIRA, Marcio Luis ; SOLDA, C.C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Densidade relativa de um nitossolo no extremo-oeste catarinense. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria: UFSM, 2008.
-
KLEIN, C. ; VIEIRA, Marcio Luis ; SOLDA, C.C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Propriedades físicas de um nitossolo em distintos sistemas de manejo. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria: UFSM, 2008.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio . Resistência mecânica do solo à penetração em função do teor de argila. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria _RS. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria: ufsm, 2008.
-
BERRES, D. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; KLEIN, Vilson Antonio ; ZANELLA, S. ; POZZAN, F.W. ; TECHIO, J.W. . Tipo de Solo de acordo com o zoneamento de risco climático em função do procedimento de determinação do teor de argila e profundidade de amostragem. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria - RS: UFSM, 2008.
-
COSTA, L.A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. . Propriedades físico-hídricas de um Latossolo Vermelho sob Plantio Direto escarificado há dois anos. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa MAria. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa MAria: UFSM, 2008.
-
NAVARINI, L.L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; SCHONS, J. . Propriedades físicas e químicas do solo e suas relações com a incidência de viroses do mosaico do trigo. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria: UFSM, 2008.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, C. ; SOLDA, C.C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Resistência mecânica à penetração de um Nitossolo em diferentes sistemas de uso. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria - RS: UFSM, 2008.
-
BASEGGIO, M. ; KLEIN, Vilson Antonio ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L.A. . Resistência mecânica do solo à penetração em função do manejo do solo. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria: UFSM, 2008.
-
MADALOSSO, T. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; COSTA, L.A. . Influência da textura do solo no ponto de murcha permanente pelo WP4-T. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos. Santa Maria - RS: UFSM, 2008.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; BOLLER, Walter ; FIOREZE, Irineo ; VIEIRA, Marcio Luis ; DURIGON, Fabio Fernando ; FAVERO, Fernando . Equipamento para incorporação de calcário em solos sob plantio direto. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto Alegre: UFRGS-SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
FAVERO, Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; MARCOLIN, Clóvis Darli ; DURIGON, Fabio Fernando ; SIGNOR, F.F. . Diagnóstico dos atributos químicos no perfil de solos sob plantio direto no Rio Grande do Sul. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto Alegre: UFRGS SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio ; DURIGON, Fabio Fernando ; FAVERO, Fernando ; SIGNOR, F.F. . Influência do teor de argila no solo nos limites de consistência e na umidade ótima de compactação. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto Alegre: UFRGS SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio ; DURIGON, Fabio Fernando ; FAVERO, Fernando ; SIGNOR, F.F. . Indicadores da qualidade física do solo. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto Alegre: UFRGS SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
DURIGON, Fabio Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis ; FAVERO, Fernando ; SIGNOR, F.F. . Rendimento de trigo e propriedades físicas de um Latossolo vermelho sob diferentes sistemas de manejo. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto Alegre: UFRGS SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
DURIGON, Fabio Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; FAVERO, Fernando ; SIGNOR, F.F. . Rendimento de milho e incorporação profunda de calcário em solo sob plantio direto. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto Alegre: UFRGS SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
FAVERO, Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; DURIGON, Fabio Fernando ; SIGNOR, F.F. . Estabilidade de agregados do solo em função da compactação. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto Alegre: UFRGS SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
SIGNOR, F.F. ; KLEIN, Vilson Antonio ; FAVERO, Fernando ; DURIGON, Fabio Fernando . Manejo da cultura de cobertura (centeio) e armazenagem de água no solo. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto Alegre: UFRGS SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio ; DURIGON, Fabio Fernando . Caracterização físico-hídrica de um Latossolo vermelho após escarificação e rendimento de culturas. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto alegre: UFRGS - SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio . Limites de consistência e teor de carbono orgânico de um Latossolo Vermelho submetido a diferentes manejos. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI CBCS Conquistas e desafios da ciencia do solo brasileira. Porto Alegre: UFRGS SBCS, 2007. v. CD ROM.
-
SIGNOR, F.F. ; KLEIN, Vilson Antonio ; FAVERO, Fernando ; DURIGON, Fabio Fernando . Manejo do centeio e armazenagem de água no solo. In: Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2007, Passo Fundo. A iniciação científica e a relação entre o ensino de graduação e pós-graduação. Passo Fundo: EDIUPF, 2007. v. CD ROM.
-
DURIGON, Fabio Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; FAVERO, Fernando ; SIGNOR, F.F. . Rendimento de milho e incorporação porfunda de calcário em solo sob plantio direto. In: Mostra de Iniciação científica da UPF, 2007, Passo Fundo. A iniciação científica e a relação entre o ensino de graduação e pós-graduação. Passo Fundo: EDIUPF, 2007. v. CD ROM.
-
DURIGON, Fabio Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis . Teor de matéria orgãnica e limites de consistência do solo em função do manejo. In: Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2007, Passo Fundo. A iniciação científica e a relação entre o ensino de graduação e pós-graduação. Passo Fundo: EDIUPF, 2007. v. CD ROM.
-
FAVERO, Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; MARCOLIN, Clóvis Darli ; DURIGON, Fabio Fernando ; SIGNOR, F.F. . Diagnóstico dos atributos químicos no perfil de solos sob plantio direto no RS. In: Mostra de iniciação científica da UPF, 2007, Passo Fundo. A iniciação científica e a relação entre o ensino de graduação e pós-graduação. Passo Fundo: EDIUPF, 2007. v. CD ROM.
-
FAVERO, Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis . Propriedades físico-hídricas de um solo em fuinção de sistemas de manejo. In: Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2007, Passo Fundo. A iniciação científica e a relação entre o ensino de graduação e pós-graduação. Passo Fundo: EDIUPF, 2007. v. cd rom.
-
LIMA, E. M. de ; KLEIN, Vilson Antonio ; MACHADO, C. S. ; HOFFMANN, R. E. . Avaliação da eficiência de refrigeradores de leite. In: XVI Mostra de Iniciação Científica UPF, 2006, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo: EDIUPF, 2006.
-
SIGNOR, F.F. ; KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis ; DURIGON, Fabio Fernando ; FAVERO, Fernando . Escarificação: fator de melhoria das propriedades físico-hídircas do solo?. In: XVI Mostra de Iniciação Científica da UPF, 2006, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo: EDIUPF, 2006.
-
FAVERO, Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; DURIGON, Fabio Fernando ; SIGNOR, F.F. . Estabilidade de agregados do solo em função da compactação. In: XVI Mostra de Iniciação Científica UPF, 2006, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo: EDIUPF, 2006.
-
DURIGON, Fabio Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis ; MASSING, João Paulo . Rendimento de trigo e propriedades físicas de um Latossolo Vermelho sob diferentes sistemas de manejo. In: XVI Mostra de Iniciação Cienbtífica UPF, 2006, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo: EDIUPF, 2006.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis ; DURIGON, Fabio Fernando ; MASSING, João Paulo . Propriedades físicas de um Latossolo Vermelho e rendimento de trigo em plantio direto escarificado. In: Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracajú. Anais CD/ROM. Aracajú: SBCS/UFS, 2006.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio ; DURIGON, Fabio Fernando ; MASSING, João Paulo . Influência da textura sobre a densidade, densidade máxima, umidade ótima de compactação e na densidade relativa do solo. In: Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracajú. Anais CD/ROM. Aracajú: SBCS/UFS, 2006.
-
FLOSS, E. L. ; WENTZ, E. ; BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; POSSA, F. . Cultivo de aveia em sistemas de manejo e rotação de culturas. In: Reunião Brasileira de Pesquisa de Aveia, 2005, Ponta Grossa. Resultados experimentais. Ponta Grossa: IAPAR, 2005. v. 1. p. 71-75.
-
MASSING, João Paulo ; KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis . Rendimento de soja e produção de massa seca de azevém em plantio direto escarificado. In: XV Mostra de Iniciação Científica, 2005, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo - RS: EDIUPF, 2005.
-
LIMA, E. M. de ; KLEIN, Vilson Antonio . Avaliação da qualidade de detergentes para limpeza de equipamentos de ordenha. In: XV Mostra de Iniciação Científica, 2005, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo: EDIUPF, 2005.
-
BIASUZ Jr., I. J. ; KLEIN, Vilson Antonio ; MASSING, João Paulo ; VIEIRA, Marcio Luis . Estabelecimento e rendimento do trigo em diferentes velocidades de semeadura. In: XV Mostra de Iniciação Científica, 2005, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo: EDIUPF, 2005.
-
ALMEIDA, Angela Bomfoco de ; ROESSING, Maria ; MAROSO, Rita Poles ; PETRY, Claudia ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio . Estabelecimento e desenvolvimento de viola x wittrockiana hort mini em diferentes substratos. In: II Fórum Latino-Americano de Plantas Ornamentais, 2005, Nova Petrópolis. Anais, 2005.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BIASUZ Jr., I. J. ; SIMON, M. A. ; MASSING, João Paulo . Avaliação de equipamentos de ordenha mecanizada. In: XXXIV CONBEA, 2005, Canoas. Anais CD ROM. Canoas: SBEA ULBRA, 2005.
-
PILOTTO, Fernando ; KLEIN, Vilson Antonio . Avaliação da eficiência de diferentes desinfetantes em chão batido de galpões de matrizes de corte através da contagem do número presuntivo de microorganismos, coliformes totais e coliformes fecais. In: XVI Congresso Estadual de Medicina Veterinária, 2004, Passo Fundo- RS. Resumos. Passo Fundo: EDIUPF, 2004.
-
MASSING, João Paulo ; KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; BIASUZ Jr., I. J. ; SIMON, M. A. . Densidade crítica de um Latossolo Vermelho aluminoférrico típico. In: XIV Mostra de Iniciação Científica UPF, 2004, Passo Fundo. Anais da XIV MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2004.
-
SIMON, M. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis ; BIASUZ Jr., I. J. . Avaliação de metodologias para acomodação de substratos em cilindros volumétricos. In: XIV Mostra de Iniciação Científica UPF, 2004, Passo Fundo. Anais XIV MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2004.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; ZOLDAN, G. ; BIASUZ Jr., I. J. ; MASSING, João Paulo ; MARCOLIN, Clóvis Darli . Escarificação esporádica do solo sob plantio direto aumenta o rendimento de grãos de milho. In: XIV Mostra de Iniciação Científica UPF, 2004, Passo Fundo. Anais XIV MIC/UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2004.
-
BIASUZ Jr., I. J. ; KLEIN, Vilson Antonio ; SIMON, M. A. ; MASSING, João Paulo . Propriedades físico-hídricas de substratos com distintas proporções de casca de arroz(Oryza sativa) e de Pinus (Pinus elliotis). In: XIV Mostra de Iniciação Científica UPF, 2004, Passo Fundo. Anais XIV MIC/UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2004.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; COLUSSI, Frederico ; RODRIGUES, Laura Beatriz ; GIRARDELLO, Raquel ; NASCIMENTO, Vladimir Pinheiro Do ; SANTOS, Luciana Ruschel dos . Determinação da ação desinfetante de seis diferentes produtos comerciais em piso de chão batido de galpões de matrizes de corte. In: XIV Mostra de Iniciação Científica UPF, 2004, Passo Fundo. Anais XIV MIC/UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2004.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MASSING, João Paulo ; CAMARA, R. K. ; BIASUZ Jr., I. J. ; SIMON, M. A. . Densidade máxima e relativa de solos sob plantio direto. In: XV RBMCSA, 2004. Anais CD ROM. Santa Maria: SBCS UFSM, 2004.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. . Intervalo hídrico ótimo de um Latossolo Vermelho sob plantio direto. In: XVI CLACS, 2004, Cartegna. Anais CD ROM. Cartagena: SCCS, 2004.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio ; MASSING, João Paulo ; SIMON, M. A. . Produção de massa seca de azevém e rendimento de soja em plantio direto escarificado. In: XV RBMCSA, 2004, Santa Maria. Anais CD ROM. Santa Maria: SBCS UFSM, 2004.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BIASUZ Jr., I. J. ; MASSING, João Paulo ; MARCOLIN, Clóvis Darli . Rendimento de milho em plantio direto escarificado. In: XV RBMCSA, 2004, Santa Maria. Anais CD/ROM. Santa Maria: SBCS UFSM, 2004.
-
CAMARA, R. K. ; KLEIN, Vilson Antonio . Escarificação em plantio direto como técnica de conservação do solo e da água. In: XV RBMCSA, 2004, Santa Maria. Anais CD/ROM. Santa Maria: SBCS UFSM, 2004.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; SIMON, M. A. ; MASSING, João Paulo ; BIASUZ Jr., I. J. . Resistência mecânica do solo à penetração em plantio direto e plantio direto escarificado. In: XV RBMCSA, 2004, Santa Maria. Anais CD/ROM. Santa Maria: SBCS/UFSM, 2004.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio ; BIASUZ Jr., I. J. ; SIMON, M. A. . Efeito de restos culturais sobre a superfície do solo na compactação do solo. In: XV RBMCSA, 2004, Santa Maria. Anais CD ROM. Santa MAria: SBCS UFSM, 2004.
-
BIASUZ Jr., I. J. ; KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; MASSING, João Paulo . Avaliação de equipamentos de ordenha mecanizada no RS. In: XIII Mostra de Iniciação Científica, 2003, Passo Fundo. Anais - CD ROM. Passo Fundo: EDIUPF, 2003.
-
MASSING, João Paulo ; KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; BIASUZ Jr., I. J. . Densidade máxima e densidade relativa de solos sob plantio direto. In: XIII Mostra de Iniciação Científica, 2003, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo: EDIUPF, 2003.
-
SIMON, M. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; BIASUZ Jr., I. J. ; MASSING, João Paulo . Metodologias de avaliação de substratos hortícolas. In: XIII Mostra de Iniciação Científica, 2003, Passo Fundo. Anais CD-ROM. Passo Fundo: EDIUPF, 2003.
-
CAMARA, R. K. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BIASUZ Jr., I. J. ; SIMON, M. A. . Produção de biomassa de aveia preta em plantio direto escarificado. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. Anais CD ROM. Ribeirão Preto: SBCS UNESP, 2003.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella . Escarificação esporádica em plantio direto não diminui o teor de matéria orgânica no solo. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. Anais CD/ROM. Ribeirão Preto: SBCS UNESP, 2003.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Densidade relativa- um indicador da qualidade física do solo. In: Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2002, Cuiabá - MT. Anais. Viçosa - MG: SBCS, 2002.
-
CAMARA, R. K. ; KLEIN, Vilson Antonio ; SIMON, M. A. ; LAJÚS, C. R. . Dinâmica de restos culturais na superfície do solo em plantio direto escarificado. In: IV Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2002, Porto Alegre - RS. Anais - CD ROM, 2002.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Avaliação de dispositivos eletrônicos para determinação do potencial de água no solo. In: Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2002, Porto Alegre. Anais CD ROM. Porto Alegre: SBCS, 2002.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Ponto de Murcha permanente tensão de 1500 kPa x murcha fisiológica x WP4. In: Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2002, Porto Alegre. Anais CD ROM. Porto Alegre: SBCS UFRGS, 2002.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, R. ; SIOTA, T. A. ; ANESI, A. L. . VELOCIDADE DE SEMEADURA DE SOJA. In: XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001, Foz do Iguaçu -PR. Anais XXX CONBEA. FOZ DO IGUAÇU - PR: SBEA/UNIOESTE, 2001.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; NEULS, D. F. . PRODUÇÃO DE MUDAS DE COUVE- FLOR EM DIFERENTES SUBSTRATOS, SOB DOIS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 2001, Brasilia. Anais, 2001.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; SIOTA, T. A. ; BARBOZA, R. ; ANESI, A. L. . Propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto na região de Passo Fundo - RS. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2001, Londrina. Anais CD ROM. Londrina: UEL, 2001.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Sistema automático de irrigação. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 2001, Foz do Iguaçu. Anais CD ROM. Cascavel: SBEA/UNIOESTE, 2001.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, R. ; ANESI, A. L. ; SIOTA, T. A. . RETENÇÃO DE ÁGUA POR RESTOS CULTURAIS DE AVEIA (Avena sativa L.). In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2000, Fortaleza - CE. Anais XXIX CONBEA. Fortaleza: SBEA_UFC, 2000. v. 1.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; ANESI, A. L. ; BARBOZA, R. ; SIOTA, T. A. . MULCHING VERTICAL REDUZ A ENXURRADA EM ÁREA SOB PLANTIO DIRETO?. In: 3ª Reunião Sul Brasileira da Ciência do Solo, 2000, Pelotas - RS. Anais - CD ROM. Pelotas - RS: SBCS - Núcleo Regional Sul, 2000. p. 147-154.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, R. ; ANESI, A. L. ; SIOTA, T. A. . RETENÇÃO DE ÁGUA POR RESTOS CULTURAIS DE AVEIA E OCORRÊNCIA DE PRECIPITAÇÕES DE BAIXA INTENSIDADE EM PASSO FUNDO - RS. In: 3ª Reunião Sul Brasileira da Ciência do Solo, 2000, Pelotas - RS. Anais - CD ROM. Pelotas - RS: SBCS - Núcelo Regional Sul, 2000. p. 162-169.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; SIOTA, T. A. ; ANESI, A. L. ; BARBOZA, R. . PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE SUBSTRATOS HORTÍCOLAS COMERCIAIS. In: 3ª Reunião Sul Brasileira da Ciência do Solo, 2000, Pelotas - RS. Anais 3ª Reunião Sul-Brasileiro da Ciência do Solo, 2000. p. 155-161.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . CONSISTÊNCIA DE UM LATOSSOLO ROXO SUBMETIDO A DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO. In: VI CONGRESO ARGENTINO DE INGENIERÍA RURAL - CADIR 2000, 2000, Buenos Aires. Anais CADIR 2000 - CD/ROM. Buenos Aires: Facultad de Agronomía - Universitad de Buenos Aires, 2000.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . A compactação do solo em plantio direto pode ser um problema ao desenvolvimento das plantas. In: III REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2000, Pelotas. Anais CD ROM. Pelotas: UFPel, 2000.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . A faixa de umidade menos limitante ao crescimento vegetal e sua relação com a densidade do solo ao longo do perfil de um Latossolo Roxo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1999, Pelotas. Anaias CD ROM. Pelotas: UFPel, 1999.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . Armazenagem de água no solo e resistência à penetração. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E DO SOLO, 1998, Fortaleza. Anais. Fortaleza: SBCS/UFC, 1998.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel ; SILVA, Alvaro Pires da . Resistência do solo à penetração sob diferentes condições de umidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1998, Poços de Caldas. Anais. Lavras: UFLA, 1998.
-
MARINO, M. C. ; KLEIN, Vilson Antonio ; DEMATE, J. L. I. . CARACTERIZAÇÃO MICROMORFOLÓGICA DE UM PODZÓLICO VERMELHO ESCURO, EM PROCESSO DE LATOSSOLIZAÇÃO NA REGIÃO DE PIRACICABA. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1997, RIO DE JANEIRO. ANAIS - CD ROM, 1997.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DALPAZ, R. C. ; BORTOLOTTI, D. R. ; CIVARDI, E. A. . Profundidade de operação do sulcador de uma semeadora adubadora com e sem adubação na base na semeadura direta de feijão. In: REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO FEIJÃO E OUTROS LEGUMINOSAS DE GRÃOS ALIMENTÍCIOS, 1993, Santa MAria. Anais. Santa Maria: UFSM, 1993. v. 1. p. 102-104.
-
Wiedthauper, T.L. ; HELLER, I. A. ; KLEIN, Vilson A. . TRANSFERÊNCIA DE DADOS DE BALANÇA PIONEER PARA COMPUTADOR. In: VI Semana do Conhecimento UPF, 2019, Passo Fundo - RS. Anais, 2019.
-
HELLER, I. A. ; Wiedthauper, T.L. ; KLEIN, Vilson Antonio . Propriedades físicas de um argissolo com diferentes sistemas de manejo. In: VI Semana do Conhecimento UPF, 2019, Passo Fundo - RS. Anais, 2019.
-
SCHNEIDER, J. ; Grando, L.G.R. ; KLEIN, Vilson Antonio ; MULLER, M. ; CHAVARRIA Jr. G.L. . Attenuation of water deficit and xenobiotic effects in soybean plants by use of foltron. In: Biostimulants World Congress, 2019, Barcelona. Anais. Barcelona: New Ag Internacional, 2019. v. P108.
-
Pedralli, K ; Magro, C. ; Rettore, B. ; KLEIN, Vilson Antonio . CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO E SUAS RELAÇÕES COM PROPRIEDADES FÍSICAS DE SOLOS SOB PLANTIO DIRETO. In: V Semana do Conhecimento UPF, 2018, Passo Fundo - RS. Anais, 2018.
-
Rettore, B. ; Pedralli, K ; Magro, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . OCORRE ELUVIAÇÃO DE ARGILA EM SOLOS SOB PLANTIO DIRETO?. In: V Semana do Conhecimento UPF, 2018, Passo Fundo - RS. Anais, 2018.
-
Silva, H.T. ; KLEIN, Vilson Antonio . Ascensão capilar de água em colunas de areia. In: V Semana do Conhecimento UPF, 2018, Passo Fundo - RS. Anais, 2018.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; Reis, A.G.D. ; Martins, D.L. ; Bonfante, L.C. . Dispositivo autônomo para indicar e auxiliar o cultivo em contorno. In: XXXVi Congresso Brasileiro de ciência do Solo, 2017, Belém- PA. Anais. Belém - PA: Ufra, 2017.
-
Reis, A.G.D. ; Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson A. . Taxa de infiltração básica em solos sob plantio direto. In: XXXVI CBCS, 2017, Belem - PA. Anais. Belem -PA: UFRA, 2017.
-
Bortolanza, D. B. ; Broch, D.T. ; KLEIN, Vilson Antonio . Variação da densidade do solo e a relação com a curva de retenção. In: XXXVI CBCS, 2017, Belem- Pa. Anais. Belem - PA: UFRA, 2017.
-
Broch, D.T. ; KLEIN, Vilson A. . Densidade máxima de neossolos regolíticos com elevado teor de silte. In: XXXVI CBCS, 2017, Belem - PA. Anais. Belem - PA: UFRA, 2017.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Escarificação de solo sob plantio direto altera a distribuição dos poros. In: Encontro Regional de Plantio Direto, 2014, Maravilha - SC. Anais. Maravilha: Epagri, 2014.
-
KLEIN, C. ; KLEIN, Vilson Antonio . Condutividade hidráulica do solo em plantio direto escarificado. In: Encontro Regional de Plantio Direto, 2014, Maravilha - SC. Anais. mARAVILHA: Epagri, 2014.
-
Reis, A.G.D. ; KLEIN, Vilson Antonio ; Klein, A.P. ; KLEIN, C. ; Broch, D.T. . CONTRAÇÃO DE UM LATOSSOLO E A INFLUÊNCIA NA QUANTIFICAÇÃO DA SUA QUALIDADE. In: XXIV Mostra de Iniciação Científica, 2014. Anais XXIV MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2014.
-
Reck, R. ; KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. . USO DA LAVADORA ULTRASSÔNICA NO AUXÍLIO A DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DOS SÓLIDOS DE SUBSTRATOS PELO MÉTODO DO BALÃO VOLUMÉTRICO. In: XXIV Mostra de Iniciação Científica, 2014, Passo Fundo. Anais XXIV MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2014.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio . Alterações nos parâmetros de consistência do solo através do manejo. In: III reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2013, Londrina. Anais. Londrina: IAPAR, 2013. v. 1. p. 263-263.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio . Modificações na dinâmica da água em solo submetido à escarificação. In: III Reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2013, Londrina. Anais. Londrina: IAPAR, 2013. v. 1. p. 279-279.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, C. . Chiseling of soils under no tillage for the improvement of physical, hidraulic and mechanical properties. In: 19th ISTRO International Soil Tillage Research Organization, 2012, Montevideo. Anais ISTRO e SUCS. Montevideo: ISTRO, 2012.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, C. . Degree of compaction: an indicator of physical soil quality by the proctor test. In: 19th ISTRO International Soil Tillage Research Organization, 2012, Montevideo. Anais ISTRO e SUCS. Montevideo: ISTRO e SUCS, 2012.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio . Escarificação como forma de incorporação de calcário em um Latossolo Vermelho sob plantio direto. In: II Reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2011, Curitiba. Anais. Curitiba: UFPR, 2011. v. 1. p. 66-66.
-
VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio . Propriedades físico-hídrico-mecãnicas do solo e rendimento de milho submetido a diferentes sistemas de manejo. In: II Reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2011, Curitiba. Anais. Curitiba: UFPR, 2011. v. 1. p. 65-65.
-
MADALOSSO, T. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; COSTA, L.A. . Avaliação de atributos físicos de um latossolo vermelho sob diferentes condições de manejo. In: XIX Mostra de Iniciação Científica UPF, 2009, Passo Fundo. Anais XIX MIC UPF. Passo Fundo: EDIUPF, 2009.
-
COSTA, L.A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. . Métodos de determinação da resistência mecânica do solo à penetração em sistemas de manejo. In: XIX Mostra de Iniciação Científica UPF, 2009, Passo Fundo. Anais XIX MIC. Passo Fundo: EDIUPF, 2009.
-
DALLMEYER, Arno Udo ; JACSON LONKES ; ROMANN, E. ; KLEIN, Vilson Antonio . Evolução da capacidade de produção das colhedoras de grãos no Brasil entre 1995 e 2005. In: : V Congreso Internacional de Ingenieria Agricola VII Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingenieria Agricola, 2006, Chillan. Resumenes CLIA CIACH 2006. Chillán - Chile: Uniconcepcion - INIA, 2006. v. 1. p. 126-126.
-
PILOTTO, Fernando ; RODRIGUES, Laura Beatriz ; SANTOS, Luciana Ruschel dos ; KLEIN, Vilson Antonio ; COLUSSI, Frederico ; GIRARDELLO, Raquel ; NASCIMENTO, Vladimir Pinheiro Do . Eficácia de desinfetantes em piso de chão batido de galpões de matrizes de corte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBILOGIA, 2005, SANTOS - SP. Anais CD ROM. São Paulo: SBM, 2005.
-
VALENDORF, A. ; AUGUSTIN, L. ; SUZIN, M. ; GRANDO, M. F. ; FIOREZE, Irineo ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio . Diferentes substratos no sistema de produção de batata-semente pré-básica em estufa climatizada. In: IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE SUBSTRATO PARA PLANTAS, 2004, VIÇOSA. Anais. Viçosa: UFV, 2004. p. 346-346.
-
SOSSELA, A. G. ; FAVERO, D. ; ANTUNES, O.T. ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio . Enraizamento de estacas de periquita (Althananthera amoema) em quinze tipos de substrato. In: IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE SUBSTRATO PARA PLANTAS, 2004, Viçosa-MG. Anais. Viçosa: UFV, 2004. p. 330-330.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DIAS, S. T. ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. . Quantificação da retenção de água por polímero hidroretentor. In: III Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2002, Campinas -SP. Documento IAC. Campinas - SP: Instituto Agronômico, 2002. v. 70. p. 77-77.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; CARLI, W. ; SIMON, M. A. . Propriedades físico-hídricas de substratos hortícolas e casca de aveia. In: III Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2002, Campinas - SP. Documento IAC. Campinas- SP: Instituto Agronômico, 2002. v. 70. p. 80-80.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; DIAS, S. T. . Casca de arroz carbonizada como condicionador de substrato. In: III Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2002, Campinas - SP. Documento IAC. Campinas-SP: Instituto Agronômico, 2002. v. 70. p. 95-95.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; DIAS, S. T. . Metodologia para análise da retenção de água em substrato. In: III Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2002, Campinas - SP. Documento IAC. Campinas- SP: Instituto Agronômico, 2002. v. 70. p. 79-79.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; DIAS, S. T. . Tempo e temperatura de secagem de substrato. In: III Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2002, Campinas - SP. Documento - IAC. Campinas - SP: Instituto Agronômico, 2002. v. 70. p. 81-81.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; SIMON, M. A. ; DIAS, S. T. ; CAMARA, R. K. . Tempo x tensões para o equilíbrio da água em substratos hortícolas. In: III Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2002, Campinas - SP. Documento IAC. Campinas - SP: Instituto Agronômico, 2002. v. 70. p. 78-78.
-
CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio ; NICOLA, L. . PRODUÇÃO DE MUDAS DE CEBOLA EM DIFERENTES SUBSTRATOS COMERCIAIS. In: III Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2002, Campinas - SP. Documento IAC. Campinas - SP: Instituto Agronômico, 2002. v. 70. p. 108-108.
-
BOSSA, N. ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio ; BORDIGNON, L. . INFLUÊNCIA DO SUBSTRATO NO CRESCIMENTO DE MUDAS DE GIPSOFILA. In: III Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2002, Campinas - SP. Documento - IAC. Campinas - SP: Instituto Agronômico, 2002. v. 70. p. 114-114.
-
CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio ; BORDIGNON, L. . AVALIAÇÃO DE SUBSTRATOS PARA CULTIVO DO MORANGUEIRO FORA DO SOLO. In: III Encontro Nacional de Substratos para Plantas, 2002, Campinas - SP. Documento IAC. Campinas - SP: Instituto Agronômico, 2002. v. 70. p. 109-109.
-
DIAS, S. T. ; KLEIN, Vilson Antonio ; ANESI, A. L. ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. . CALIBRAÇÃO DE TENSIÔMETROS EQUIPADOS COM TRANSDUCTORES DE TENSÃO. In: XII Mostra de Iniciação Científica UPF, 2002, Passo Fundo. Resumos XII Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo - RS: EDIUPF, 2002.
-
SIMON, M. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; LAJÚS, C. R. . RESTOS CULTURAIS NA SUPERFÍCIE DO SOLO EM PLANTIO DIRETO ESCARIFICADO. In: XII Mostra de Iniciação Científica UPF, 2002, Passo Fundo - RS. Resumos XII Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo - RS: EDIUPF, 2002.
-
ANESI, A. L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; DIAS, S. T. ; SIMON, M. A. . EFEITO DA SALINIDADE SOBRE O FUNCIONAMENTO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PARA DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL DE ÁGUA NO SOLO. In: XII Mostra de Iniciação Científica UPF, 2002, Passo Fundo. Resumos XII Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo - RS: EDIUPF, 2002.
-
SIMON, M. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; DIAS, S. T. ; CAMARA, R. K. . INFLUÊNCIA DO TEMPO E DE TENSÕES PARA O EQUILÍBRIO DA ÁGUA EM SUBSTRATOS HORTÍCOLAS. In: XII Mostra de Iniciação Científica UPF, 2002, Passo Fundo. Resumos XII Mostra de Iniciação Científica. Passo Fundo - RS: EDIUPF, 2002.
-
RIBEIRO, A. ; KLEIN, Vilson Antonio . MÉTODOS DE EMPACOTAMENTO DE SUBSTRATOS HORTÍCOLAS. In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-Graduação, 2001, Passo Fundo. Anais XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós Graduação. Passo fundo: EDIUPF, 2001. v. 1. p. 317.
-
ANESI, A. L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; SIOTA, T. A. ; BARBOZA, R. . SISTEMAS DE CULTIVO E AS PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO TÍPICO. In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-Graduação, 2001, Passo Fundo - RS. Anais. Passo Fuundo - RS: EDIUPF, 2001. v. 1. p. 240.
-
SIOTA, T. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; ANESI, A. L. ; BARBOZA, R. . VELOCIDADE DE SEMEADURA DE SOJA. In: XI Mostra de Iniciação Científica e III Mostra Interna de Pós-Graduação, 2001, Passo Fundo. Anais. Passo Fundo: EDIUPF, 2001. v. 1. p. 218.
-
ANESI, A. L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, R. ; SIOTA, T. A. . TÉCNICAS PARA REDUZIR A ENXURRADA EM ÁREAS SOB PLANTIO DIRETO. In: X Mostra de Iniciação Científica, 2000, Passo Fundo. Anais CD/ROM. Passo Fundo - RS: EDIUPF, 2000.
-
SIOTA, T. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; ANESI, A. L. ; BARBOZA, R. . PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE SUBSTRATOS HORTÍCOLAS COMERCIAIS. In: X Mostra de iniciação científica, 2000, Passo Fundo. Anais CD/ROM. PASSO FUNDO - RS: EDIUPF, 2000.
-
BARBOZA, R. ; KLEIN, Vilson Antonio ; ANESI, A. L. ; SIOTA, T. A. . DINÂMICA DA ÁGUA EM RESTOS CULTURAIS. In: X Mostra de Iniciação Científica, 2000, Passo Fundo. Anais CD ROM. Passo Fundo - RS: EDIUPF, 2000.
-
SILVA, C. M. K. E. ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; KLEIN, Vilson Antonio . UTILIZAÇÃO DE CASCA DE AVEIA COMO SUBSTRATO HORTÍCOLA. In: II Mostra Interna de Pós-Graduação- UPF, 2000, Passo Fundo. Anais - CD ROM. Passo Fundo - RS: EDIUPF, 2000.
-
ANESI, A. L. ; BARBOZA, R. ; KLEIN, Vilson Antonio . DESENVOLVIMENTO DE UM MICROSSIMULADOR DE CHUVA. In: IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999, PASSO FUNDO - RS. ANAIS IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO - RS: UPF, 1999. v. 1. p. 157-157.
-
BARBOZA, R. ; ANESI, A. L. ; KLEIN, Vilson Antonio . RETENÇÃO DE ÁGUA EM RESTOS CULTURAIS DE AVEIA (AVENA SATIVA). In: IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999, PASSO FUNDO - RS. ANAIS IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO - RS: UPF, 1999. v. 1. p. 154-154.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . Condutividade hidráulica do solo não saturado determinado no campo e em laboratório. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 1999, Pucon- CH. Anais. Pucon - CH: ULF, 1999. v. 1. p. 100-100.
-
LIBARDI, Paulo Leonel ; KLEIN, Vilson Antonio . CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO SATURADO E A SUA RELAÇÃO COM A DISTRIBUIÇÃO DO TAMANHO DOS POROS. In: XII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 1998, FORTALEZA - CE. ANAIS, 1998. p. 220-221.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; PANISSON, E. . PERDAS NA COLHEITA MECANIZADA DE SOJA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES NÍVEIS DE UMIDADE DOS GRÃOS. In: XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1998, POÇOS DE CALDAS - MG. ANAIS. LAVRAS - MG: UFLA, 1998. p. 310-312.
-
BIASUZ, S. A. ; DALPAZ, R. C. ; KLEIN, Vilson Antonio . RESPOSTA DA CULTURA DA SOJA A DIFERENTES MANEJOS DO SOLO E MÉTODOS DE SEMEADURA EM ÁREA SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO. In: I REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1996, LAGES - SC. I REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1996. v. 1. p. 18-19.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; SOLDÁ, C. . DIÂMETRO MÉDIO GEOMÉTRICO DOS AGREGADOS E ESTANDE DE PLANTAS DE SOJA EM RESPOSTA A DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO E SEMEADURA. In: I REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1996, LAGES - SC. I REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1996. v. 1. p. 148-150.
-
PANISSON, E. ; FAVARETTO, R. ; SEVERO, J. L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter . AVALIAÇÃO DOS DANOS MECÂNICOS OCASIONADOS PELOS TRANSPORTADORES HELICOIDAIS NA COLHEITA MECANIZADA DE SOJA ( GLICYNE MAX L. MERRIL). In: VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1996, PASSO FUNDO - RS. VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO - RS: EDIUPF, 1996. v. 1. p. 32-32.
-
PANISSON, E. ; DALLMEYER, Arno Udo ; SEVERO, J. L. ; BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio . DANOS MECÂNICOS OCASIONADOS PELA COLHEITA DE SOJA EM DIFERENTES NÍVEIS DE UMIDADE. In: VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1996, PASSO FUNDO - RS. VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO - RS: EDIUPF, 1996. v. 1. p. 33-33.
-
FAVARETTO, R. ; PANISSON, E. ; SEVERO, J. L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter . INFLUÊNCIA DO TRANSPORTADOR HELICOIDAL SOBRE O PODER GERMINATIVO E O VIGOR DAS SEMENTES DE SOJA. In: VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1996, PASSO FUNDO - RS. VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO - RS: EDIUPF, 1996. v. 1. p. 47-47.
-
BIASUZ, S. A. ; PANISSON, E. ; SEVERO, J. L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter . EFEITOS DOS DANOS MECÂNICOS OCASIONADOS POR DESCARREGADOR HELICOIDAL DA COLHEDORA SOBRE O VIGOR DE SEMENTES DE SOJA. In: VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1996, PASSO FUNDO - RS. VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO - RS: EDIUPF, 1996. v. 1. p. 51-51.
-
BIASUZ, S. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter . SEMEADURA DIRETA DE MILHO EM DIFERENTES MANEJOS DA RESTEVA DE ERVILHACA. In: XXI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 1996, LONDRINA - pr. XXI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO. LONDRINA - PR: ABMS/IAPAR, 1996. v. 1. p. 158-158.
-
PANISSON, E. ; SEVERO, J. L. ; BIASUZ, S. A. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter . DETERMINAÇÃO E COMPARAÇÃO DE PERDAS OCORRIDAS NA COLHEITA MECANIZADA DE SOJA (Glycine max L. Merril), sob diferentes teores de umidade. In: Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, 1996, Santa Maria - RS. XVI CBICCA , Anais. Santa Maria -RS: UFSM, 1996.
-
BIASUZ, S. A. ; SEVERO, J. L. ; PANISSON, E. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter . EFEITO DOS DANOS MECÂNICOS OCASIONADOS POR DESCARREGADOR HELICOIDAL DE COLHEDORAS DE GRÃOS EM SEMENTES DE SOJA ( Glycine max L. Merril). In: Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, 1996, Santa Maria - RS. XIV CBICCA Anais. Santa MAria - RS: UFSM, 1996.
-
BIASUZ, S. A. ; PANISSON, E. ; SEVERO, J. L. ; KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter . AVALIACAO DOS DANOS OCASIONADOS POR DESCARREGADOR HELICOIDAL DE COLHE-DORAS SOBRE O PODER GERMINATIVO DE SEMENTES DE SOJA. In: V MOSTRA DE INICIACAO CIENTIFICA, 1995, PASSO FUNDO. V MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO - RS: EDIUPF, 1995. v. 1. p. 66-66.
-
DALPAZ, R. C. ; DALLMEYER, Arno Udo ; KLEIN, Vilson Antonio . RESPOSTA DA CULTURA DA SOJA A DIFERENTES MANEJOS DE SOLO E MÉTODOS DE SEMEADURA EM ÁREA SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO. In: V MOSTRA DE INICIACAO CIENTIFICA, 1995, PASSO FUNDO - RS - BRASIL. V MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO -RS: EDIUPF, 1995. v. 1. p. 67-67.
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; BIASUZ, S. A. ; KLEIN, Vilson Antonio . SEMEADURA DIRETA DE MILHO EM ERVILHACA SEM DESSECACAO (ANO II). In: V MOSTRA DE INICIACAO CIENTIFICA, 1995, PASSO FUNDO - RS - BRASIL. V MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO - RS: EDIUPF, 1995. v. 1. p. 68-68.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DALLMEYER, Arno Udo . SEMEADURA DIRETA DE MILHO EM ERVILHACA SEM DESSECACAO. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 1995, VICOSA - MG. XXIV CONBEA. VIÇOSA -MG: SBEA/UFV, 1995. v. 1. p. 352-352.
-
SILVA, M. T. B. ; KLEIN, Vilson Antonio ; REINERT, Dalvan José . CONTROLE DE LARVAS DE DILOBDERUS ABDERUS STURM (COLEOPTERA: MELOLONTHIDAE) POR SISTEMAS DE MANEJO DE SOLOS EM TRIGO.. In: 17 REUNIAO NACIONAL DE PESQUISA DE TRIGO, 1994, PASSO FUNDO - RS. XVII REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE TRIGO. PASSO FUNDO - RS: EMBRAPA TRIGO, 1994. v. 1. p. 25-25.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DALPAZ, R. C. ; MARCOLIN, I. D. . AVALIACAO DE DIFERENTES MANEJOS E METODOS DE SEMEADURA EM AREA SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INGENIERIA AGRICOLA, 1994, CHILLAN - CHILE. CONGRESSO INTERNACIONAL DE INGENIERIA AGRICOLA. CHILLAN, 1994. v. 1. p. 4-4.
-
BIASUZ, S. A. ; KLEIN, Vilson Antonio . VIABILIZACAO DA SEMEADURA DIRETA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS SEM USO DE HERBICIDAS. In: VI SALAO DE INICIACAO CIENTIFICA, 1994, PORTO ALEGRE - RS. VI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PORTO ALEGRE - RS: UFRGS, 1994. v. 1. p. 96-96.
-
DALPAZ, R. C. ; CIVARDI, E. A. ; KLEIN, Vilson Antonio . AVALIACAO DA DISTRIBUICAO DE FOSFORO NO PERFIL DO SOLO EM AREA SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO, COM DIF. MANEJOS DE SOLO.. In: IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1994, PASSO FUNDO. IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PASSO FUNDO - RS: EDIUPF, 1994. v. 1. p. 101-101.
-
BIASUZ, S. A. ; MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio . Viabilização da semeadura direta em pequenas propriedades rurais sem uso de herbicidas. In: Mostra de Iniciação Científica, 1994, Passo Fundo. Anais. Passo Fundo: EDIUPF, 1994. v. 1. p. 103-103.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DALPAZ, R. C. ; MARCOLIN, I. D. . Avaliação de diferentes manejos e métodos de semeadura em área sob plantio direto. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE INGINIERIA AGRICOLA, 1994, Chillan. Anais. Chillan: ALIA, 1994. v. 1. p. 4-4.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DALPAZ, R. C. ; BORTOLOTTI, D. R. ; CIVARDI, E. A. . Avaliação em 3 anos da profundidade de operação do sulcador de uma semeadora adubadora em semeadura direta de feijão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 1994, Campinas. Anais. Campinas: SBEA UNICAMP, 1994. v. 1. p. 206-206.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; CAUDURO, C. A. ; C FILHO, F. . EFEITOS DA SEMEADURA DE MILHO (ZEA MAYS L.) EM SOLO SOB PREPARO REDUZIDO COM ESCARIFICADOR. In: XVIII JORNADA CIENTÍFICA DA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES, 1993, BOTUCATU - SP. XVIII JORNADA CIENTÍFICA DA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES. BOTUCATU - SP: UNESP, 1993. v. 1. p. 214-214.
-
CIVARDI, E. A. ; DALPAZ, R. C. ; BORTOLOTTI, D. R. ; KLEIN, Vilson Antonio . AVALIAÇÃO DE DIFERENTES ESCARIFICADORES EM ÁREA SOB PLANTIO DIRETO. In: V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1993, PORTO ALEGRE - RS. V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PORTO ALEGRE - RS: UFRGS, 1993. v. 1. p. 73-73.
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BORTOLOTTI, D. R. ; CANDATEN, A. A. ; DALPAZ, R. C. . RESPOSTA DA CULTURA DA AVEIA A DIFERENTES MANEJOS. In: V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1993, PORTO ALEGRE. V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PORTO ALEGRE - RS: UFRGS, 1993. v. 1. p. 74-74.
-
DALPAZ, R. C. ; BORTOLOTTI, D. R. ; CIVARDI, E. A. ; KLEIN, Vilson Antonio . RESPOSTA DA CULTURA DA SOJA (GLYCINE MAX L.) A DIFERENTES MANEJOS DE SOLO EM ÁREA SOB PLANTIO DIRETO. In: V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1993, PORTO ALEGRE - RS. V SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PORTO ALEGRE - RS: UFRGS, 1993. v. 1. p. 75-75.
-
BORTOLOTTI, D. R. ; DALPAZ, R. C. ; KLEIN, Vilson Antonio . AVALIACAO DA DISTRIBUICAO DO TAMANHO DOS AGREGADOS EM RESPOSTA A SEIS ESCARIFICADORES DE LVED. In: IV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1992, PORTO ALEGRE RS. IV SALAO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. PORTO ALEGRE - RS: UFRGS, 1992. v. 1. p. 186-186.
-
DALPAZ, R. C. ; HARTMANN, M. J. ; VIEIRA, Marcio Luis ; KLEIN, Vilson Antonio . AVALIAÇÃO DE TRÊS PROFUNDIDADES DE OPERAÇÃO DO SULCADOR FR UMA SEMEADORA-ADUBADORA COM E SEM COLOCAÇÃO DE ADUBO EM SEMEADURA DIRETA DE FEIJÃO. In: IV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1992, PORTO ALEGRE - RS. IV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PORTO ALEGRE - RS: UFRGS, 1992. v. 1. p. 186-186.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; DALLMEYER, Arno Udo ; SCHONS, P. . ESTIMATIVA DA VARIAÇÃO DA POROSIDADE TOTAL DO SOLO EM RESPOSTA AO TEMPO APÓS A MOBILIZAÇÃO E DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO E SEMEADURA. In: Congresso Brasileiro e encontro nacional de pesquisa sobre conservação do solo, 1990, Londrina - PR. Anais Congresso Brasileiro e Encontro nacional de pesquisa sobre conservação do solo. Londrina - PR: SBCS, 1990. v. 1. p. 77-77.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio . EFEITOS DE DENSIDADES E PROFUNDIDADES DE SEMEADURA DE LINHO OLEAGINOSO (Linun usitatissimum L.) EM SEMEADURA DIRETA. In: Reunião Estadual de Pesquisa e Assistência técnica do Linho, 1987, Cruz Alta - RS. Anais Reunião Estadual de Pesquisa e Assistência técnica do linho. Cruz Alta - RS: Fecotrigo, 1987. v. 1.
-
BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio . EFEITOS DE DENSIDADES E PROFUNDIDADES DE SEMEADURA DE LINHO OLEAGINOSO (Linun usitatissimun L.) EM SEMEADURA DIRETA. In: Reunião Estadual de pesquisa e assistência técnica do linho, 1986, Passo Fundo - RS. Anais Reunião Estadual de Pesquisa e Assistência Técnica do Linho. Passo Fundo - RS: FAUPF, 1986.
-
PILOTTO, Fernando ; NASCIMENTO, Vladimir Pinheiro Do ; KLEIN, Vilson Antonio . AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE DESINFETANTES COMERCIAIS NO PISO DE CHÃO BATIDO EM GALPÕES DE AVES MATRIZES DE CORTE. Acta Scientiae Veterinaria , Porto Alegre, v. 33, n.2, p. 239-240, 2005.
-
KLEIN, Vilson Antonio . Sistema Plantio Direto. Diagnóstico da física do solo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Física do Solo e sua relação com a agricultura conservacionista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Construção do perfil do solo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Solo de qualidade: Garantia de altas produtividades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson A. . Inspeção e manutenção de equipamentos de ordenha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson A. . Estratégias de apresentações orais públicas de sucesso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Manejo do solo para alta produtividade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Fisica do solo e suas relações com a agricultura conservacionista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson A. . Física do solo e suas relações com a agricultura conservacionista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Solo de qualidade imprescindível para altas produtividades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Física do solo e suas relações com a agricultura conservacionista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Solos de qualidade... Imprescindível para altas produtividades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Manejo de equipamentos de ordenha: Fator decisivo para produção de leite de qualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Física do solo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Física do Solo: Relações com a agricultura conservacionista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Qualidade física de solo sob plantio direto para altas produtividades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Qualidade física de solos sob plantio direto, imprescindível para altas produtividades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Manejo do Solo Agrícola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Física do solo e suas relações com a agricultura conservacionista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Estratégias de apresentações orais públicas de sucesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . A importância do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE) na valorização do Engenheiro Agrônomo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Física do solo, camada compactada e seus impeditivos no ambiente solo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Perfil desejado de Futuro Profissional da Pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Física do Solo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Calagem prática consagrada, mas com problemas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Física do solo e suas relações com agricultura conservacionista de altas produtividades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Manejo do Solo Agrícola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Bortolanza, D. B. ; KLEIN, Vilson Antonio . Estabilidade de agregados, retenção hídrica e resistência mecânica a penetração em Cambissolo sob dois modos de aplicação de calcário e gesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Estratégias de apresentações orais públicas de sucesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Física do solo e suas relações com agricultura conservacionista de altas produtividades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Estratégias para apresentações orais públicas de sucesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Qualidade física do solo visando altas produtividades de trigo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; Bortolanza, D. B. . Melhorando o perfil do solo: proporcionando melhores condições para o crescimento do sistema radicular em profundidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; Reis, A.G.D. ; LEVINSKI, F. . Composição granulométrica de agregados de um Latossolo Vermelho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Infiltração e retenção de água em sistemas de preparo e de manejo nos solos da região do Planalto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Infiltração e retenção de água em sistemas de preparo e de manejo nos solos da região do PLanalto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. . As relações dos atributos físicos com o manejo do solo:estratégias eaplicações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; STEFFLER, V. A. . Intervalo Hídrico Ótimo em Plantio direto escarificado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MADALOSSO, T. ; BASEGGIO, M. ; COSTA, L.A. . Teor de água no solo e suas implicações em atributos físicos do solo no momento da semeadura da soja no RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KLEIN, C. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L. O. ; BARBOZA, E.A. . Dispositivo para acoplar amostras de solo com estrutura preservada em permeâmetro de carga decrescente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Práticas complementares de conservação do solo e da água em SPD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Fontes de erro envolvidas na preparação da amostra e na análise propriamente dita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; NAVARINI, L.L. ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L.A. . Trigo Mourisco uma planta de triplo propósito e uma opção para rotação de culturas em áreas sob plantio direto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Análises físicas do solo no Brasil: Discussão da viabilidade de padronização de métodos, procedimentos, interpretações e aplicações. Laboratório e Campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; MARCOLIN, Clóvis Darli . Utilização do psicrômetro WP4-T para determinação do potencial da água no solo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. . Metodologia para determinação de ensaio de Proctor e planilha para cálculo da densidade máxima e teor de água do solo ótimo para compactação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BASEGGIO, M. ; MADALOSSO, T. ; COSTA, L.A. . Análise granulométrica do solo para zoneamento de risco climático aghrícola: Contradições e resultados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; BOLLER, Walter ; FIOREZE, Irineo ; VIEIRA, Marcio Luis ; DURIGON, Fabio Fernando ; FAVERO, Fernando . Equipamento para incorporação de calcário em solos sob plantio direto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; VIEIRA, Marcio Luis ; DURIGON, Fabio Fernando ; MASSING, João Paulo . Propriedades físicas de um latossolo vermelho e rendimento de trigo em plantio direto escarificado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARCOLIN, Clóvis Darli ; KLEIN, Vilson Antonio ; DURIGON, Fabio Fernando ; MASSING, João Paulo . Influência da textura sobre a densidade, densidade máxima, umidade ótima de compactação e na densidade relativa do solo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Avaliação e aperfeiçoamento de equipamentos de ordenha mecanizada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; BIASUZ Jr., I. J. ; SIMON, M. A. ; MASSING, João Paulo . Avaliação de equipamentos de ordenha mecanizada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . O uso da informática na agricultura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Matemática e práticas sociais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Escarifcação em plantio direto como técnica de conservação do solo e da água. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. . Intervalo hídrico ótimo de um Latossolo Vermelho sob plantio direto escrificado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Avaliação da qualidade física do solo em plantio direto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella . Escarificação periódica do solo em plantio direto não diminui o teor de matéria orgânica do solo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . O estado da arte dos equipamentos de ordenha mecanizada no RS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; BIASUZ Jr., I. J. ; MASSING, João Paulo . Desempenho de sensores eletrônicos na determinação do potencial de água do solo no campo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Densidade relativa - um indicador da qualidade física do solo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; DIAS, S. T. ; SIMON, M. A. . Avaliação de dispositivos eletrônicos para determinação do potencial de água no solo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Ponto de murcha permanente: tensão de 1500 kPa x murcha fisiológica x WP4. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; DIAS, S. T. . Metodologia para análise da retenção de água em substratos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DIAS, S. T. ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. . Quantificação da retenção de água por polímero hidroretentor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; SIMON, M. A. ; DIAS, S. T. ; CAMARA, R. K. . Tempo x tensões par ao equilíbrio da água em substratos hortícolas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; DIAS, S. T. . Tempo e temperatura de secagem de substrato. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Propriedades físico-hídricas de substratos hortícolas e casca de aveia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CAMARA, R. K. ; SIMON, M. A. ; DIAS, S. T. . Casca de arroz carbonizada como condicionador de substrato. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Balanço de água no solo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; SIOTA, T. A. ; BARBOZA, R. ; ANESI, A. L. . Propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto na região de Passo Fundo- RS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Importância da qualidade física dos solos no desenvolvimento de plantas forrageiras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, R. ; SIOTA, T. A. ; ANESI, A. L. . Velocidade de semeadura de soja. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Sistema automático de irrigação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BARBOZA, R. ; ANESI, A. L. ; SIOTA, T. A. . Retenção de água em restos culturais de aveia(Avena sativa L.). 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . A importância do estudo da física do solo na produção vegetal. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . A compactação do solo em plantio direto pode ser um problema ao desenvolvimento das plantas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . Consistência de um Latossolo Roxo submetido a diferentes sistemas de uso e manejo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . Condutividade hidráulica do solo não saturado determinada no campo e em laboratório. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . A faixa de umidade menos limitante ao crescimento vegetal e sua relação com a densidade do solo ao longo do perfil de um latossolo roxo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . Resistência do solo à penetração sob diferentes condições de umidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; LIBARDI, Paulo Leonel . Armazenagem de água e resistência à penetração. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; RAMBO, A. C. ; LIMA, G. M. . Danos mecânicos provocados em grãos de milho em colheita mecanizada. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Densidade do solo em área com plantio direto submetido a diferentes manejos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; DALPAZ, R. C. ; MARCOLIN, I. D. . Avaliação de diferentes manejos de solo e métodos de semeadura em área sob sistema plantio direto. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; CIVARDI, E. A. ; DALPAZ, R. C. ; BORTOLOTTI, D. R. . Avaliação em 3 anos da profundidade de operação do sulcador de uma semeadora adubadora em semeadura direta de feijão. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; BORTOLOTTI, D. R. ; CANDATEN, A. A. . Resposta da cultura da aveia a diferentes manejos de solo. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Manejo do solo sob cultivo mínimo. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; DALLMEYER, Arno Udo ; CANDATEN, A. A. ; BORTOLOTTI, D. R. ; CIVARDI, E. A. ; VIEIRA, Marcio Luis ; DALPAZ, R. C. . Avaliação do desempenho de seis escarificadores em latossolo vermelho escuro distrófico. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KLEIN, Vilson Antonio . Avaliação de implementos de preparo conservacionista do solo. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KLEIN, Vilson Antonio ; KOCHHANN, R. A. ; BOLLER, Walter . Desenvolvimento de haste para escarificação em área sob sistema plantio direto. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Almeida, B.G. ; Donagemma, G.K. ; BRAIDA, João Alfredo ; REICHERT, José Miguel ; KLEIN, Vilson Antonio . Padronização de Métodos para Análise Granulométrica no Brasil. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2012 (Comunicado Técnico).
-
ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; BOLLER, Walter ; KLEIN, Vilson Antonio ; CASTAMANN, A. ; CIOTTA, Carla ; CERINI, J. B. ; SCHARLAU, A.V. . Aplicação de dejetos líquidos de suínos no sulco: maior rendimento de grãos e menor impacto ambiental. Passo Fundo: EDIUPF, 2007 (Comunicado Técnico).
Outras produções
KLEIN, Vilson Antonio ; SEDAIRS ; UNIJUI ; URI ; UNICRUZ . Conselho administrativo do Centro Gestor do Sistema Local de Produção em Máquinas e Implementos Agrícolas - SEDAI -RS. 2002.
KLEIN, Vilson Antonio ; BOLLER, Walter ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; DALLMEYER, Arno Udo ; FIOREZE, Irineo . Desenvolvimento para incorporação profunda de calcário e corretivos em solos sob plantio dirteto. 2006.
CASTAMANN, A. ; BOLLER, Walter ; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella ; KLEIN, Vilson Antonio . DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO PARA INJEÇÃO E INCORPORAÇÃO DE DEJETOS SUÍNOS NO SOLO. 2005.
KLEIN, Vilson Antonio . DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE IRRIGAÇÃO. 2001.
KLEIN, Vilson Antonio . DESENVOLVIMENTO DE HASTE PARA ESCARIFICAÇÃO EM ÁREA SOB PLANTIO DIRETO. 1990.
KLEIN, Vilson Antonio . Relatório de atividades e desempenho financeiro do Cepagro 2002. 2003.
KLEIN, Vilson Antonio . Relatório de atividades do CEPAGRO 2000. 2001.
KLEIN, Vilson Antonio . Projetos diversos CNPq. 2001.
KLEIN, Vilson Antonio ; CALVETE, Eunice de Oliveira ; NIENOW, A. . Programa de cultivo em ambientes protegidos. 2000.
KLEIN, Vilson Antonio . Relatório de atividades de CEPAGRO 1999. 2000.
KLEIN, Vilson Antonio . Avaliação de dispositivos eletrônicos para determinação do potencial da água no solo. 2000.
KLEIN, Vilson Antonio . Propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto na região de Passo Fundo - RS. 1999.
KLEIN, Vilson Antonio . Técnicas para reduzir enxurrada em áreas sob plantio direto. 1999.
KLEIN, Vilson Antonio . Dinâmica da água em restos culturais. 1999.
KLEIN, Vilson Antonio . Dispositivo autônomo para indicação de nível. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
KLEIN, Vilson Antonio ; José Eloir Denardin ; GUARIENTI, I. . Estudio 4 - UPF TV. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
KLEIN, Vilson Antonio . Gente que PENSA e FAZ. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
KLEIN, Vilson Antonio . Práticas conservacionistas precisam ser adotadas com urgência. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
KLEIN, Vilson Antonio . Práticas conservacionistas precisam ser adotadas com urgência. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
KLEIN, Vilson Antonio . Uirapuru Ecologia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
KLEIN, Vilson Antonio . Compactação: Novo método ajuda a identificar o problema. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
KLEIN, Vilson Antonio ; COSTA, L. O. ; STEFFLER, V. A. ; BARBOZA, E.A. . Universidade Aberta. 2011.
KLEIN, Vilson Antonio ; COSTA, L. O. ; STEFFLER, V. A. ; BARBOZA, E.A. . Universidade Aberta. 2011.
KLEIN, Vilson Antonio ; COSTA, L. O. ; STEFFLER, V. A. ; BARBOZA, E.A. . Avaliação de propriedades físico-hídricas de solos sob plantio direto na região de Passo Fundo.. 2011.
KLEIN, Vilson Antonio . Capacitação na cadeia produtiva de cerais de inverno. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KLEIN, V.A . Dinâmica da Compactação do Solo. 2011. (Palestra).
KLEIN, Vilson Antonio . Qualidade física de solos sob plantio direto. 2010. (Palestra).
KLEIN, Vilson Antonio . Alterações na estrutura do solo e indicadores da qualidade física de solos agrícolas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KLEIN, Vilson Antonio . Utilização da informática e de sensores eletrônicos na agricultura. 2007. (Proferimento de seminário).
KLEIN, Vilson Antonio . Física do Solo. FAMV/UPF. 78p.. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
KLEIN, Vilson Antonio . Física e água do solo. FAMV/UPF. 138p.. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
KLEIN, Vilson Antonio . Máquinas Agrícolas. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
KLEIN, Vilson Antonio . Estudo das relações na interface solo-implemento em sistemas conservacionistas de manejo do solo. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KLEIN, Vilson Antonio . Mecanização Agrícola. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
KLEIN, Vilson Antonio . Preparo vertical do solo. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2015
FERTILIZAÇÃO DE PASTAGEM PERENE COM DEJETOS SUÍNOS E O SEU EFEITO SOBRE A QUALIDADE FÍSICA DO SOLO E DA ÁGUA, Descrição: A alimentação adequada dos animais é um dos principais fatores na produção de leite. A implantação de pastagens perenes de qualidade é uma das formas técnicas mais recomendadas, uma vez que é possível produzir um bom volume de forragem em pequenas áreas, condição muito comum nas bacias leiteiras da região da produção. A nutrição adequada dessas forragens é imprescindível para o pleno desenvolvimento das mesmas, acarretando, no entanto, elevados custos quando esta é feita com adubos químicos. Uma forma alternativa é a aplicação de dejetos suínos, como fonte orgânica de nutrientes, material abundante na região da produção, em função da expansão da suinocultura. Aplicações periódicas e em grande volume podem acarretar alterações na qualidade física do solo e da água.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Claudia Klein - Integrante / Sandra Aparecida Antonini Agne - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2010
Avaliação do estado da compactação do solo em áreas sob sistema plantio direto e o seu efeito sobre as plantas, Descrição: O solo suporte da produção agrícola é o reservatório da água e nutrientes para as plantas. As propriedades físico-hídrico-mecânicas dos solos são as responsáveis pela dinâmica da água, nutrientes e ar do solo. O sistema plantio direto, no qual não ocorre revolvimento do solo é amplamente utilizado em todas as propriedades rurais do RS, sendo considerado um sistema ecologicamente correto. O aumento da densidade nesses solos é considerado como um dos maiores entraves ao aumento e a estabilidade da produção agrícola, especificamente em períodos de déficit hídrico. A escarificação do solo se apresenta como uma prática mecânica capaz de minimizar ou eliminar o efeito da compactação. Avaliar as propriedades físico-hídrico-mecânicas de solos sob plantio direto com distintas texturas, bem como o efeito da escarificação esporádica do solo sobre essas propriedades e sobre o desenvolvimento e rendimento de grãos de trigo são os objetivos desse trabalho. Avaliar-se-á a densidade do solo, a porosidade, a resistência mecânica à penetração, o intervalo hídrico ótimo e a infiltração de água em solos com distintas texturas. Num experimento no campo experimental da FAMV/UPF será avaliado o efeito da escarificação esporádica do solo em área sob plantio direto sobre as propriedades físico-hídrico-mecânicas do solo e o desenvolvimento e rendimento de grãos da cultura do trigo. O delineamento experimental utilizado será em faixa, sendo o sistema plantio direto (PD) e sistema plantio direto escarificado (PDE) os tratamentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Clóvis Darli Marcolin - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
-
1999 - Atual
Física de solos agrícolas e sua relação com as plantas e o ambiente, Descrição: O projeto objetiva a determinar das propriedades físicas do solo e as suas relações com o desenvolvimento das plantas e o ambiente. Abrange subprojetos sobre a qualidade física de solos sob plantio direto, busca de indicadores da qualidade física de solos agrícolas, efeito de dejetos de animais e Integração lavoura-pecuária-floresta nas propriedades físicas do solo e efeito do manejo sobre a dinâmica da água no solo, efeito de aplicação de corretivos do solo sobre as propriedades físicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Clóvis Darli Marcolin - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Matheus Baseggio - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante / Leandro Oliveira Costa - Integrante / Luciano Leite Navarini - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8
Projetos de desenvolvimento
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2005 - Atual
Desenvolvimento de um equipamento para incorporação profunda de corretivos e fertilizantes em solo sob plantio direto, Descrição: O solo sob plantio direto sofre alterações ocasionados pela mínima mobilização e pelo excessivo tráfego de máquinas agrícolas. O efeito dessas alterações de modo especial em solos argilosos, como aumento da resistência mecânica à penetração das raízes, a deficiência de aeração e a redução do volume de água facilmente disponível sobre o desenvolvimento das plantas é dependente das condições climáticas. Cada vez que ocorre um período de estiagem ocorre redução significativa da produção, acentuada pelas alterações ocorridas no solo. As limitações físicas detectadas em solos sob plantio direto, podem ser minimizadas com a utilização de práticas culturais ou mecânicas como a escarificação esporádica do solo, a qual reduz a densidade com conseqüente aumento da porosidade total e de aeração, além de reduzir a resistência mecânica do solo à penetração das raízes, aumentar o volume de água facilmente disponível às plantas e a infiltração da água , sem reduzir o teor de matéria orgânica do solo. Nas áreas sob plantio direto, os insumos (corretivos e fertilizantes) são aplicados na superfície ou incorporados pelos mecanismos sulcadores das semeadoras-adubadoras a uma profundidade máxima de 12 cm, o que ocasiona um gradiente de concentração de nutrientes ou elementos tóxicos bastante distinta na camada de 0-10 em relação ao restante do perfil acarretando uma concentração do sistema radicular nessa camada. Em muitas situações isto se apresenta como um impedimento químico ao crescimento do sistema radicular, além desta camada principalmente pela toxidez de alumínio, fazendo com que as raízes não consigam penetrar mais profundamente, para retirar água que ali se encontra e assim a planta resistir a períodos de deficiência hídrica. Os métodos convencionais de incorporação de calcário e fertilizantes no solo, com o uso de arados e grades, não são mais recomendados uma vez que mobilizam excessivamente o solo desestruturando-o, expondo-o a erosão hídrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vilson Antonio Klein - Coordenador / Walter Boller - Integrante / ARNO UDO DALLMEYER - Integrante / Marcio Luis Vieira - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Irineo Fioreze - Integrante / Tiago Madalosso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2009
Orientador Prêmio aluno pesquisador (2º lugar) XIX MIC, Universidade de Passo Fundo.
2008
Orientador do aluno Pesquisador da área Ciências Agrárias, Universidade de Passo Fundo.
2007
Orientador do Aluno Pesquisador da Área Ciências Agrárias, Universidade de Passo Fundo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. , Campus Universitário, São José, 99001-970 - Passo Fundo, RS - Brasil - Caixa-postal: 611, Telefone: (54) 33168199, Fax: (54) 33168152, URL da Homepage:
Experiência profissional
1991 - 2022
Universidade de Passo FundoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1987 - 1989
Universidade de Passo FundoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar de Ensino, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2018
Direção e administração, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Agronomia.
-
03/2000
Ensino, Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Física do Solo, Seminário II
-
03/1991
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Pós Graduação Em Agronomia.,Linhas de pesquisa
-
03/1991
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física de Solos, Máquinas e Mecanização Agrícola, Sensores e Softwares Aplicados à Agronomia, Uso, manejo e conservação do solo e da água
-
08/2016 - 07/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Conselheiro Titular representante da FAMV.
-
12/2007 - 02/2012
Direção e administração, Programa de Pós Graduação em Agronomia.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
03/1999 - 07/2010
Direção e administração, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Outro (Coordenador do CEPAGRO).
-
07/2006 - 12/2006
Direção e administração, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Famv.,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa.
-
03/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Pós Graduação Em Agronomia.,Cargo ou função, Membro de conselho superior.
-
03/2002 - 02/2004
Direção e administração, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Pós Graduação Em Agronomia.,Cargo ou função, Coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação.
-
03/2000 - 02/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Pós Graduação Em Agronomia.,Cargo ou função, Membro de conselho superior.
-
09/2002 - 09/2002
Treinamentos ministrados , Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Cepagro.,Treinamentos ministrados, Manejo de Sistemas de Ordenha
-
04/2000 - 07/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
-
04/2002 - 06/2002
Direção e administração, Comissão Eleitoral Reitoria.,Cargo ou função, Vice Presidente.
-
03/1994 - 12/1996
Direção e administração, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/1994 - 12/1996
Direção e administração, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
10/1993 - 01/1996
Direção e administração, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.
-
03/1994 - 12/1995
Direção e administração, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.
1989 - 1991
Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa FecotrigoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 44
Atividades
-
08/1989 - 03/1991
Direção e administração, Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrigo.,Cargo ou função, Responsável técnico pelo campo experimental.
Você é Vilson Antonio Klein?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vilson Antonio Klein e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?