Claudio Luiz Barão

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1994) e mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005). Possui Especialização em Marketing Empresarial e em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Campo de pesquisa: comunidades virtuais, processos de aprendizagem e TICs

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Tecnologia

2002 - 2005

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: explicitacao grafica de habilidades de tutoria em cursos mediados por tecnologias de informacao e comunicacao,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Hilton de Azevedo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: aprendizagem on-line; representacao; habilidades; tutor.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior

2009 - 2010

Centro Universitário Internacional
Título: O novo papel do docente na sala de aula

Especialização em Marketing Empresarial

1996 - 1996

Universidade Federal do Paraná
Título: Sopalev - Anáise de sua Embalagem
Orientador: Sergio Bulgacov

Graduação em Desenho Industrial

1989 - 1994

Universidade Federal do Paraná
Título: Nova Série Postal para a Cidade de Curitiba
Orientador: Eduardo Nascimento

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Infocom 2006.explicitacao grafica das habilidades de tutoria em cursos mediados por tecnologia de informacao e comunicacao. 2006. (Simpósio).

Semana de tecnologia - Tecnologia para quem e para que.A importancia do instinto da linguagem na construcao de comunidades virtuais. 2003. (Encontro).

Semana de tecnologia - Tecnologia para quem e para que.O agir comunicativo em contraponto a razao instrumental da modernidade tecnologica. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ADEMAR HEEMANN

HEEMANN, A.; AZEVEDO, Hilton de; CORTELAZZO, Iolanda. Explicitação gráfica do planejamento de habilidades para interação em cursos mediados por NTICs. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

AZEVEDO, H.;CORTELAZZO, Iolanda B. C.; BEHRENS, M. A.; LESZCZYNSKI, S. A. C.. Explicitação Gráfica de habilidades de tutoria em cursos mediados por tecnologias de informação e de comunicação. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Marilda Aparecida Behrens

BEHRENS, Marilda Aparecida; LESZCZYNSKI, Sonia Ana; CORTELAZZO, Iolanda; HEEMANN, Ademar; AZEVEDO, Hilton José Silva de. Explicitação gráfica de habilidades de tutoria em cursos mediados por tecnologias de informação e comunicação. 2005. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hilton José Silva de Azevedo

Explicitação gráfica de habilidades de tutoria em cursos mediados por tecnologias de informação e comunicação; 2005; Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hilton José Silva de Azevedo;

ADEMAR HEEMANN

Explicitação Gráfica do Planejamento de Habilidades para Interação em Cursos Mediados por NTICs; 2005; 135 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Coorientador: Ademar Heemann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARÃO, C. L. ; ALENCASTRO, Mario ; LAROCCA, Luis ; SILVA, Maclovia Correa da . A importancia do instinto da linguagem na construcao de comunidades virtuais. In: Semana de tecnologia - Tecnologia para quem e para que, 2003, curitiba. semana de tecnologia - tecnoogia para que e para quem. Curitiba: CEFET-PR, 2003.

  • BARÃO, C. L. ; ALENCASTRO, Mario ; HEEMANN, A. ; AZEVEDO, H. . O agir comunicativo em contraponto a razao instrumental da modernidade tecnologica. In: Semana de tecnologia - Tecnologia para quem e para que, 2003, curitiba. semana de tecnologia - tecnoogia para que e para quem. Curitiba: CEFET-PR, 2003.

  • BARÃO, C. L. ; ALENCASTRO, Mario ; LAROCCA, Luis ; SILVA, Maclovia Correa da . a importancia do instinto da linguagem na construcao de comunidades virtuais. In: semana de tecnologia - tecnologia, para quem e para que - um olhar interdisciplinar, 2003, curitiba, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2007

    COMUNIDADES DE PRÁTICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, Descrição: Este projeto de pesquisa foca os conceitos apresentados na teoria de Comunidades de Prática, como ferramenta de inclusão do aluno no processo de aprendizagem, particularmente na interação com os outros alunos e com o(s) professor(es). Comunidades de Prática - CoPs, termo cunhado por Etienne Wenger, caracteriza-se por uma atividade coletiva, onde todos os participantes (por exemplo, alunos ou trabalhadores em uma indústria), estão engajados em um empreendimento comum, compartilhando e negociando o mesmo repertório. O objetivo geral deste projeto é a análise da eficácia do uso de conceitos de CoPs na inclusão do aluno no processo de aprendizagem, visando a construção de conhecimento. Os objetivos específicos são o desenvolvimento por parte do professor: (01) de competências nos alunos na resolução de atividades baseadas nos conceitos de CoPs; (02) de habilidades no aluno para o trabalho em equipe. A utilização de Comunidades de Prática como ferramenta de inclusão do aluno no processo de aprendizagem justifica-se pela possibilidade da cristalização de métodos e operações baseados na negociação e colaboração dos participantes. Para isto, serão analisadas diversas atividades, que serão aplicadas aos alunos inseridos nas disciplinas ministradas pelo professor pesquisador no ano de 2006, no Curso de Artes Visuais com Ênfase em Computação da Universidade Tuiuti do Paraná. Estas atividades são compostas pelos exercícios de fixação do conteúdo apresentado nas disciplinas, onde serão somados os diversos conceitos de CoPs para a sua condução. Para o desenvolvimento destas atividades são necessárias do professor competências que ultrapassem a simples explicação de conteúdos e formas de execução das atividades. Para isto o professor utiliza-se de diversas habilidades divididas em funções, que não se processam isoladamente e sim de forma interligada e integrada. Estas funções conforme Barão (2005) são de: avaliação, facilitação, moderação, motivação e orientação. A forma como os a. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudio Luiz Barão - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    Formação de Professores para a docência na Educação a Distância: ambientes de aprendizagem virtuais, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e analisar conceitos e abordagens relacionados ao ensino apoiado pela tecnologia e ambientes de aprendizagem colaborativa, pesquisas referentes à formação continuada para a educação a distância ou para o ensino apoiado pela tecnologia. Leituras prévias demonstram que a participação de professores da Educação Superior em programas de qualificação para esses ambientes é baixa, inclusive há uma certa resistência dos professores às tecnologias e aos meios de comunicação na Educação. Percebe-se, então, uma necessidade de se orientar novos programas para uma discussão de conceitos referentes às novas abordagens educacionais proporcionadas pela competência no uso das tecnologias. Muitos professores precisam mudar suas crenças e atitudes em relação ao ensino aprendizagem, isto é, o aluno deve aprender o que o professor ensina. Peters (2002) se refere à aprendizagem que acontece para além do que o professor ensina; e as tecnologias digitais podem ser apoios para os professores propiciarem ambientes, onde essa aprendizagem ocorra. Mas os conceitos sobre educação precisam ser revistos. Se as concepções tradicionais não estão atingindo os objetivos, deve-se pesquisar e verificar que outras estratégias podem ser desenvolvidas para que a aprendizagem significativa aconteça. Que outros papéis os professores assumem na educação mediada pelas tecnologias, em particular a modalidade que tem como meio de comunicação as redes eletrônicas. Este projeto de pesquisa busca, ainda, investigar o estado da arte em relação aos ambientes virtuais de aprendizagem e à aprendizagem colaborativa com a finalidade de desenvolver uma proposta de programa de formação de professores da Educação Superior, com base sócio-cultural, a partir de conjunção de conhecimento, habilidades e atitudes, envolvendo professores que têm aversão a correr risco, aqueles que são relutantes e aqueles que buscam se atualizar... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Claudio Luiz Barão - Integrante / Sergio Nauffal - Integrante / Rosilda Borges Ferreira - Integrante / Flavio A. P. Rizzato - Integrante / Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1994

7 Prêmio Bom Design - Série Acadêmica, APD-PR Associação profissional dos Designers do Paraná.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2009

    Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática

    Vínculo: professor adjunto, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Coordenador adjunto do curso de Comunicação Social habilitação Produção em Mídia Digital, no ano de 2007.

    Atividades

    • 08/2006 - 01/2009

      Ensino, Comunicação Social - produção em mídia digital, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia Digital - Edição Gráfica, Tecnologia Digital - Informática Básica

    • 12/2006 - 07/2007

      Direção e administração, Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática, .,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do curso de Comunicação Social habilitação Produção em Mídia Digital.

  • 2008 - 2008

    Centro Universitário Internacional

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

    Outras informações:
    Professor da disciplina "O trabalhao colaborativo e as comunidade de aprendizagem" do curso de especialização "Tutoria em EaD".

  • 2007 - 2007

    Centro Universitário Internacional

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor

    Outras informações:
    Professor da diciplina Comunidades de Aprendizagem do Curso de Especialização de Tutoria em EaD. carga horária: 60 hs.

  • 2005 - 2006

    Universidade Tuiuti do Paraná

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/2005

      Ensino, Artes visuais com ênfase em computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos audiovisuais no ensino de arte, Computação gráfica II, Animação 2D e 3D I, Animação 2D e 3D II, Computação gráfica I, Imagem digital I, Imagem digital II

  • 1998 - 1998

    Universidade da Região de Joinville

    Vínculo: professor colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 5

    Atividades

    • 02/1998 - 08/1998

      Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meios de representação tridimensional, Teoria e prática da cor