Rosângela Clara Paulino

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade médica (Biomedicina) pela Faculdade de Ciências Biológicas de Araras (1978) , atualmente UNIARARAS - Araras-SP, mestrado em Parasitologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Processos Biotecnologicos, área Saúde Humana e Animal pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Paraná (Adjunto 4). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia e Protozoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitologia, giardia, helmintos em lodo de esgoto e protozoários de veiculação hídrica (Giardia e Cryptosporidium).

Informações coletadas do Lattes em 11/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Processos Biotecnológicos

2001 - 2005

Universidade Federal do Paraná
Título: Detecção molecular de Giardia sp em amostras fecais e água: extração de DNA genômico, PCR e RFLP
Vanete Thomaz Soccol. Palavras-chave: Giardia; PCR; RFLP.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado

1982 - 1989

Universidade de São Paulo
Título: INVESTIGACAO VISANDO ASPECTOS DA BIOLOGIA DA ESPECIE DE 'POROCEPHALUS' HUMBOLDT, 1811 (PENTASTOMIDA, POROCEPHALIDAE) QUE OCORRE NA AREA GEOGRAFICA BRASILEIRA, EM, BOTHROPS JARARACA, E SOBRE SUA SITUACAO TAXONOMICA,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: PAULO DE TOLEDO ARTIGAS
Palavras-chave: 'Bothrops Jararaca'; Pentastomida: Porocephalidae; Porocephalus.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Pessoas.

Graduação em Ciências Biológicas modalidade médica

1975 - 1978

Centro Universitário Herminio Ometto de Araras

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos/Especialidade: Helmintologia Humana.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos/Especialidade: Helmintologia Animal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos/Especialidade: Protozoologia Parasitária Humana.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos/Especialidade: Protozoologia Animal.

Organização de eventos

THOMAZ SOCCOL, V. ; TEODORO, U. ; Costa, A.O. ; OGLIARI, T. C. C. ; CASTRO, E. A. ; COSTA, A ; KLISIOWICZ, D. R. ; PAULINO, R. C. ; MOURA,F.J . XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL. 2009. (Congresso).

THOMAZ SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. . Curso de extensão: Animais de laboratório: Manejo, Biologia e Aspectos Sanitários. 1999. (Outro).

Participação em eventos

XXII Congresso Brasileiro de P arasitologia. 2011. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do MERCOSUL. Avaliação da eficiência de desinfetantes comerciais na inativação de cistos de Giardia duodenalis. 2009. (Congresso).

I Encontro Paranaense de Parasitologia.Métodos de desinfecção em água contendo Cryptosporidium parvum (Apicomplexa:Cryptosporidiidae) e sua detecção por técnica de biologia molecular. 2007. (Encontro).

VI Encontro de Extensão e Cultura da UFPR: entendendo a extensão: produção do conhecimento, formação acad~emica e transformação social.Diagnóstico e prevenção de parasitoses em crianças da creche Jardim Savana. 2007. (Encontro).

III Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública.Avaliação de métodos de remoção e inativação de formas de resistência de protozoários parasitos em água. 2006. (Seminário).

XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Comparação dos métodos de exclusão da eosina e desencistamento na avaliação da viabilidade de cistos de Giardia duodenalis. 2005. (Congresso).

III ENEC VIRTUAL, Encontro de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná.Parasitoses em escolares da rede municipal de ensino fundamental de Araucária, Paraná. 2004. (Encontro).

Primeiro Seminário de Integração SANEPAR/UFPR. 2004. (Seminário).

International Conference on New Horizons in Biotechnology.Bioindicators of environmental pollution: Conventional and molecular methods of detection. 2001. (Outra).

XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia e I Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, XVII Congresso Brasileiro de Parasitologia e I Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. 2001. (Congresso).

Festival da Federal: Projeto/Atividade: Mostra de Parasitologia Humana e Animal, da Estação Passeios.Mostra de Parasitologia Humana e Animal. 2000. (Outra).

I Seminário Nacional de Microbiologia Aplicada ao Saneamento.Correlação entre a prevalência de enteroparasitoses na população e a presença de patógenos no lodo de esgoto. 2000. (Seminário).

III Seminário de Integração do Projeto Interdiciplinar para Desenvolvimento de Critérios Sanitários,Ambientais e Agronômicos para a Reciclagem Agrícola do Lodo de Esgoto (PADCT/CIAMB).III Seminário de Integração do Projeto Interdisciplinar para Desenvolvimento de Critérios Sanitários,Ambientais e Agronômicos para a Reciclagem Agrícola do Lodo de Esgoto (PADCT/CIAMB). 1998. (Seminário).

Encontro Interação Universidade -Empresa/MERCOSUL-Desafios e Perspectivas.Estudo da viabilidade de ovos de helmintos encontrados no lodo de esgoto. 1997. (Encontro).

Reunião Técnica do Projeto Interdisciplinar para Desenvolvimento de Critérios Sanitários,Agronômicos e Ambientais para Implantação da Reciclagem Agrícola do Lodo de Esgoto.Reunião Técnica do Projeto Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Critérios Sanitários,Agronômicos e Ambientais para Implantação da Reciclagem Agrícola do Lodo de Esgoto. 1997. (Outra).

Seminário:CooperaçãoTécnica-Científica e Tecnológica:O Processo Internacional e a Interação Universidade-Empresa. 1997. (Seminário).

XV C ongresso Brasileiro de Parasitologia. Estudo da viabilidade de ovos de helmintos presentes no lodo de esgoto obtido por tratamento aeróbio em Curitiba, Paraná, Brasil. 1997. (Congresso).

II Seminário de Integração do Projeto Interdisciplinar para Desenvolvimento de Critérios Sanitários,Ambientais e Agronômicos para a Reciclagem Agrícola do Lodo.II Seminário de Integração do Projeto Interdisciplinar para Desenvolvimento de Critérios Sanitários,Ambientais e Agronômicos para a Reciclagem Agrícola do Lodo. 1996. (Seminário).

Reunião do Projeto interdisciplinar para o desenvolvimento de critérios sanitários, agronômicos e ambientais para a implantação da reciclagem agrícola do lodo de esgoto.Estudo da viabilidade de ovos de helmintos no lodo obtido por tratamento aeróbio (ETE) e anaeróbio (RALFS). 1996. (Seminário).

XXXI Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. XXXI Congresso Brasileiro de Medicina Tropical. 1995. (Congresso).

I Encontro de Saneamento Ambiental.I Encontro de Saneamento Ambiental. 1994. (Encontro).

I Encontro do Cone Sul e Seminário Latino-Americano sobre Teníase e Cisticercose. 1994. (Encontro).

II Seminário de Integração Interdisciplinar.II Seminário de Integração Interdisciplinar. 1994. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. 1993. (Congresso).

IX Jornada Paulista de Parasitologia. 1992. (Outra).

XII Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia. XII Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia. 1991. (Congresso).

VIII Jornada Paulista de Parasitologia. 1990. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Parasitologia. XI Congresso Brasileiro de Parasitologia. 1989. (Congresso).

International Symposium on Synthetic and Genetic Engineering Vaccines. 1988. (Simpósio).

Simpósio sobre Malária e II Reunião Nacional de Pesquisadres em Malária. 1988. (Simpósio).

VII Jornada Paulista de Parasitologia. 1988. (Outra).

X Encontro Brasileiro de Malacologia. 1987. (Encontro).

XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 1985. (Congresso).

Congressos Integrados de Parasitologia;VI Congresso da Federacion Latino-Americana de Parasitólogos,VII Congrsso Brasileiro de Parasitologia,V Jornada Paulista de Parasitologia. Congressso Integrados de Parasitologia;VI Congresso da Federacion Latino-Americana de Parasitólogos,VII Congresso Brasileiro de Parasitologia,V Jornada Paulista de Parasitologia. 1983. (Congresso).

IV Jornada Paulista de Parasitologia. 1982. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Estudo morfo-biológico de Acanthorhabdias acanthorhabdias Pereira, 1927 (Nematoda; Rhabdiasoidea). 1982. (Congresso).

III Jornada Paulista de Parasitologia. 1981. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Parasitologia. VI Congresso Brasileiro de Parasitologia. 1981. (Congresso).

II Jornada Paulista de Parasitologia.II Jornada Paulista de Parasitologia. 1980. (Outra).

I Jornada de Laboratórios Médicos do Colégio Dr. Clóvis Bevilacqua. 1980. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Parasitologia. Biacantha desmodus rotundi n.sp. (Nematoda; Trichostrongylidae), parasito do tubo digestivo de Desmodus rotundus rotundus (Chiroptera, Desmodidae). 1980. (Congresso).

XV Congresso da Soiedade Brasileira de Medicina Tropical. XV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 1979. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Deborah Guedes

THOMAZ SOCCOL, V.Paulino, Rosangela Clara; MINOZZO, J. C.; FAULDS, C.. Innovation in the diagnosis of cutaneous leishmaniasis for intradermal reaction with mimetic peptides. 2016. Dissertação (Mestrado em Processos Biotecnológicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Loize Bombardelli Gomes

Paulino, Rosangela Clara; MOURA,F.J;THOMAZ SOCCOL, V.; PIECKNIK, C.. AVALIAÇÃO DA ANTIGENICIDADE DE MIMOTOPOS DE Leishmania sp OBTIDOS PELA TÉCNICA PHAGE DISPLAY. 2016. Dissertação (Mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tatiane Wosch

THOMAZ SOCCOL, V.Paulino, Rosangela Clara; MINOZZO, J. C.; GONCALVES, D.. BIOPROCESSO PARA PRODUÇÃO DE IMUNOPOLISSACARÍDEOS DE ESTAFILOCOCOS COM AÇÃO CONTRA MASTITE BOVINA. 2016. Dissertação (Mestrado em Processos Biotecnológicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Déberli Ruiz Fernandes

CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.. Detecção de cistos de Giardia sp e oocistos de Cryptosporidium sp em água do rio Tamanduá, principal rio de abastecimento público da cidade de Foz do iguaçu-PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Taís Canova

CASTRO, E. A.Paulino, Rosangela ClaraTHOMAZ SOCCOL, V.. Estudo da viabilidade de ovos de helmintos em lodo de esgoto e em alface (Lactuca sativa) cultivada em solo adubado em lodo. 2011. Dissertação (Mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Paola Wolski Meireles

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.; FREIRE, R. L.; MONTIANI, F.. Giardíase em animais de companhia em Curitiba e São José dos Pinhais, Paraná.. 2007. Dissertação (Mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Silvia Cristina Osaki

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.; ALVARENGA, L. M.. Cryptosporidium sp: Produção de insumos para técnicas de imunodiagnóstico e padronização de técnicas moleculares para detecção de oocistos em água. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Processos Biotecnológicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Déberli Ruiz Fernandes

CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.. Detecção de cistos de Giardia sp e oocistos de Cryptosporidium sp em água do rio Tamanduá, principal rio de abastecimento público da cidade de Foz do iguaçu-PR. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Microbiologia, Parasitologia e Patologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gisele Feltes

PAULINO, R. C.. Estudo epidemiológico retrospectivo da esquistossomose mansoni no Estado do Paraná. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Epidemiologia de Vetores importantes em Saúde Públ) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Simone do Rocio Ferreira

PAULINO, R. C.. Malária no Estado do Paraná - Aspectos históricos e prognose.. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Epidemiologia de Vetores importantes em Saúde Públ) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fabio Garcia Moreira

SHIMADA, M. K.;PAULINO, R. C.; TAKEUCHI, T. F.. Investigação de fontes de infecção de enteroparasitos em comunidades do município de Almirante Tamandaré. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Regielly Caroline Raimundo Cognialli

KLISIOWICZ, D. R.;PAULINO, R. C.. Prevalência de enteroparasitos em escolares do município de Almirante Tamandaré-região metropolitana de Curitiba-Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Nelson Cordeiro Maciel Neto

OGLIARI, T. C. C.;PAULINO, R. C.; BOMPEIXE, EP. Levantamento de enteroparasitoses em alunos de 5a e 6a séries do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Profa. Ângela Sandri Teixeira em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, Paraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eliana Tiemi Masuda

OGLIARI, T. C. C.;PAULINO, R. C.. Levantamento de enteroparasias em uma população de crianças de uma creche pública de São José dos Pinhais, Paraná. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Anderson Kenji Fijioka

OGLIARI, T. C. C.;PAULINO, R. C.. Enteroparasitoses em crianças da Vila Liberdade, município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. 1999 - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Segismundo Sarnoski Junior

PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.. Aspectos patológicos na infecção natural e experimental da Leishmania enriettii Muniz e Medina,1948 em Cavia porcellus. 1998 - Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.Costa, A.O.; KLISIOWICZ, D. R.; NOLETO, G. R.; TEIXEIRA, C. G.. Concurso Público para Professor Adjunto I- Magistério Superior- Área: Parasitologia. 2011. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação de Teste Seletivo para Professor Substituto na área de Parasitologia (Parasitologia Animal). 2003. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação de Teste Seletivo para Professor Substituto na área de Parasitologia (Parasitologia Humana). 2002. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação de Teste Seletivo para Professor Substituto (UFPR). 2001. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação do Teste Seletivo para Professor Substituto na área de Parasitologia (Parasitologia Animal). 2000. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação do Teste Seletivo para Professor Substituto na área de Parasitologia (Parasitologia Humana). 2000. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação do Teste Seletivo para Professor Substituto na área de Imunologia. 2000. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação do Teste Seletivo para Professor Substituto na área de Parasitologia (Parasitologia Animal). 2000. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação do Teste Seletivo para Professor Substituto na área de Parasitologia (Parasitologia Animal). 2000. Universidade Federal do Paraná.

SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar de Ensino. 1996. Universidade Federal do Paraná.

SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar de Ensino. 1994. Universidade Federal do Paraná.

.CORREA, F. M.PAULINO, R. C.. Programa de Aprimoramento para Profissionais de Nivel Superior. 1993. Instituto Butantan.

.CORREA, F. M.PAULINO, R. C.. Programa de Aprimoramento para Profissionais de Nivel Superior. 1992. Instituto Butantan.

PAULINO, R. C.; OGLIARI, T. C. C.; BOMPEIXE, EP. Banca de seleção de Monitoria-Disciplina:Imunologia Médica - UFPR. 2011. Universidade Federal do Paraná.

Costa, A.O.PAULINO, R. C.; ALVARENGA, L. M.. Banca de Seleção de Monitoria- Disciplina Parasitologia Humana- Medicina-UFPR. 2009. Universidade Federal do Paraná.

OGLIARI, T. C. C.;Costa, A.O.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria-Disciplina Parasitologia para C. Biológicas-UFPR. 2009.

PAULINO, R. C.. Comissão Julgadora do Programa de Iniciação Científica da UFPR. 2009. Universidade Federal do Paraná.

CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.Costa, A.O.. Banca de seleção de Monitoria; Disciplina: Parasitologia Médica (UFPR). 2008. Universidade Federal do Paraná.

Costa, A.O.PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Enfermagem (UFPR). 2008. Universidade Federal do Paraná.

Costa, A.O.PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Nutrição (UFPR). 2008. Universidade Federal do Paraná.

KLISIOWICZ, D. R.;PAULINO, R. C.; OGLIARI, T. C. C.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia aplicada à Farmácia (UFPR). 2008. Universidade Federal do Paraná.

MOURA,F.J;PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Molecular (UFPR). 2008. Universidade Federal do Paraná.

MOURA,F.J;PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Zootécnica (UFPR). 2008. Universidade Federal do Paraná.

MOURA,F.J;PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina:Parasitologia Veterinária (UFPR). 2008. Universidade Federal do Paraná.

OGLIARI, T. C. C.; BOMPEIXE, EP;PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria -Disciplina Parasitologia-C.Biológicas. 2008. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.Costa, A.O.CASTRO, E. A.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Enfermagem (UFPR). 2007. Universidade Federal do Paraná.

KLISIOWICZ, D. R.;PAULINO, R. C.Costa, A.O.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia aplicada à Farmácia (UFPR). 2007. Universidade Federal do Paraná.

CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria: Parasitologia Nutrição (UFPR). 2007. Universidade Federal do Paraná.

CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Médica (UFPR). 2007. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Molecular (UFPR). 2007. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Veterinária (UFPR). 2007. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Zootécnica. 2007. Universidade Federal do Paraná.

OGLIARI, T. C. C.;PAULINO, R. C.Costa, A.O.. Banca de Seleção de Monitoria:Disciplina: Parasitologia - Ciências Biológicas (UFPR). 2007. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.Costa, A.O.CASTRO, E. A.. Banca de seleção de bolsista Programa de Extensão (UFPR). 2007. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.; MONTIANI, F.. Banca de Qualificação de Dissertação de Mestrado da aluna Paôla Wolski Meireles (UFPR). 2007. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de Qualificação de Dissertação de Mestrado da aluna Tatiana Louise Gazda (UFPR). 2006. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Enfermagem (UFPR). 2006. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina Parasitologia Nutrição (UFPR). 2006. Universidade Federal do Paraná.

CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina Parasitologia Médica (UFPR). 2006. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Molecular (UFPR). 2006. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Veterinária (UFPR). 2006. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria : Disciplina: Parasitologia Zootécnica. 2006. Universidade Federal do Paraná.

OGLIARI, T. C. C.;PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação da Monografia de Estágio Curricular da acadêmica Eliana Tiemi Masuda do curso de C. Biológicas da UFPR. 2006. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.Costa, A.O.; BOMPEIXE, EP. Banca de teste de seleção de Monitoria - Disciplina : Imunologia Odontologia (UFPR). 2005. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.Costa, A.O.; BOMPEIXE, EP. Banca de Seleção de Monitoria - Disicplina: Imunologia Médica (UFPR). 2005. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.Costa, A.O.; OGLIARI, T. C. C.. Banca de Seleçào de Monitoria - Disciplina : Parasitologia aplicada a Farmácia (UFPR). 2005. Universidade Federal do Paraná.

CUMIN LMG; KARAS EW;PAULINO, R. C.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório do professor Marcelo Muniz Silva Alves da UFPR. 2005. Universidade Federal do Paraná.

Costa, A.O.PAULINO, R. C.THOMAZ SOCCOL, V.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Veterinária (UFPR). 2005. Universidade Federal do Paraná.

BOMPEIXE, EP;Costa, A.O.PAULINO, R. C.. Banca de Seleção de Monitoria: Disciplina: Imunologia-Odentologia. 2005. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.Costa, A.O.CASTRO, E. A.. Banca de Seleção de Bolsista Programa de Extensão (UFPR). 2004. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.Costa, A.O.; OGLIARI, T. C. C.. Banca de Seleção de Monitoria- Disciplina: Parasitologia aplicada à Farmácia (UFPR). 2004. Universidade Federal do Paraná.

MIELKE, O. H. H.; KLOCK, U.;PAULINO, R. C.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório da Profa. Mirna Martins Casagrande (UFPR). 2003. Universidade Federal do Paraná.

MUNTSCH, S. M. A.;PAULINO, R. C.; SILVA, R. L. F. E.. Comissão de avaliação de desempenho em estágio probatório da professora Maria Marta Nolasco Chaves da UFPR. 2003. Universidade Federal do Paraná.

CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.Costa, A.O.. Banca de seleção de Monitoria - Disciplina: Parasitologia Médica (UFPR). 2003. Universidade Federal do Paraná.

Costa, A.O.PAULINO, R. C.; OGLIARI, T. C. C.. Banca de seleção de Monitoria : Disciplina: Parasitologia aplicada à Farmácia (UFPR). 2003. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Zootécnica (UFPR). 2003. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Molecular (UFPR). 2003. Universidade Federal do Paraná.

SOCCOL, V.CASTRO, E. A.PAULINO, R. C.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Veterinária (UFPR). 2003. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.SOCCOL, V.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Nutrição (UFPR). 2003. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.SOCCOL, V.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Enfermagem (UFPR). 2003. Universidade Federal do Paraná.

VICENTE, V.A.;PAULINO, R. C.; BOMPEIXE, EP. Banca de Seleção de Bolsista Programa de Extensão (UFPR). 2003. Universidade Federal do Paraná.

CASTRO, E. A.THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Médica (UFPR). 2002. Universidade Federal do Paraná.

CASTRO, E. A.THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Nutrição (UFPR). 2002. Universidade Federal do Paraná.

CASTRO, E. A.THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca de seleção de Monitoria - Disciplina: Parasitologia Enfermagem (UFPR). 2002. Universidade Federal do Paraná.

ZAWADNEAK, M. A. C.; PIMENTEL, I. C.;PAULINO, R. C.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina: Parasitologia Agrícola (UFPR). 2002. Universidade Federal do Paraná.

THOMAZ SOCCOL, V.PAULINO, R. C.CASTRO, E. A.. Banca de seleção de Monitoria: Disciplina:Parasitologia Veterinária (UFPR). 2002. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Banca de avaliação dos resumos dos bolsistas do Programa PIBIC/Cnpq. 2001. Universidade Federal do Paraná.

SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Comissão de Seleção do Programa de Monitoria nas disciplinas de Parasitologia Veterinária e Microbiologia Veterinária. 1998. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório da Professora Suzilene Martins de Oliveira da UFPR. 1997. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório da Professora Teresa Cristina César Ogliari da UFPR. 1997. Universidade Federal do Paraná.

PAULINO, R. C.. Comissão de Avalição de Desempenho em Estágio Probatório da Professora Débora do Rocio Kliziowicz da UFPR. 1997. Universidade Federal do Paraná.

SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca Examinadora para selecionar Monitor para a disciplina de Parasitologia Veterinária. 1995. Universidade Federal do Paraná.

SOCCOL, V.PAULINO, R. C.. Banca Examinadora para Seleção de Monitor para a disciplina de Parasitologia Veterinária. 1994. Universidade Federal do Paraná.

Orientou

Valéria Natasha Teixeira

Levantamento da helmintofauna de serpentes dos gêneros Bothrops,Crotalus e Micrurus; 1997; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Rosângela Clara Paulino;

Fagner Salmazo Neiva

Prática de Docência - Programa de Pós-graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Taís Canova

Prática de Docência - Programa de Pós-graduação em MIcrobiologia, Parasitologia e Patologia; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Henrique Luckow Invitti

Projeto de extensão: Diagnóstico e prevenção de parasitoses em crianças da creche Jardim Savana, Curitiba, Paraná; 2007; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Veruska Moscatto De Biagi

Projeto de extensão: Diagnóstico e prevenção de parasitoses em crianças da Creche Jardim Savana, Curitiba, Paraná; 2007; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Michelli Marcatto

Monitoria na disciplina de Parasitologia Enfermagem; 2007; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Ana Paula Orlandi Fernandes Horst

Monitoria na disciplina Parasitologia Enfermagem; 2006; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Juliana Szreider

Monitoria na disciplina Parasitologia Enfermagem; 2005; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Daniele S

Mara; Projeto de extensão: Parasitoses em escolares da rede municipal de Ensino Fundamental de Araucária-PR; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Juliana Szreider

Projeto de extensão: Parasitoses em escolares da rede municipal de Ensino Fundamental de Araucária-PR; 2004; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Mariana E

Makita; Projeto de extensão: Parasitoses em escolares da rede municipal de Ensino Fundamental de Araucária-PR; 2004; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Alessandra Yoshie Kitani

Monitoria na Disciplina Parasitologia-Nutrição; 2003; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Daniele Packer

Monitoria na Disciplina de Parasitologia Humana- Enfermagem; 2003; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Cibele Gonçalves Lustosa Araújo

Monitoria na Disciplina de Parasitolofia Nutrição; 2003; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Tatiana Steiner da Silva

Monitoria na disciplina Parasitologia Enfermagem; 2002; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Maira Ayumi Onuma

Monitoria na disciplina Parasitologia Nutrição; 2002; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Cintia Cimbaluk

Monitoria na disciplina Parasitologia Nutrição; 2002; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Martha Maria L

S; Juliano; Estágio: exames parasitológicos de fezes; 1994; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Rosângela Clara Paulino;

Produções bibliográficas

  • MELO, ANDRÉ LUIZ DE ALMEIDA ; PAULINO, ROSÂNGELA CLARA ; CASTRO, EDILENE ALCÂNTARA DE ; Soccol, Vanete Thomaz ; SOCCOL, CARLOS RICARDO . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA DENGUE NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL, EM 2009-2012. REVISTA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE INFECÇÃO , v. 4, p. 223-228, 2015.

  • Pereira,J.T. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; Costa A.O. ; CASTRO, E. A. ; OSAKI, S. C. ; PAULINO, R. C. . Cryptosporidium spp: para controlar é necessário conhecer. Revista Saúde e Ambiente (UNIVILLE) , v. 10, p. 13-25, 2009.

  • COSTA, A ; THOMAZSOCCOL, V ; PAULINO, R. C. ; ALCANTARADECASTRO, E . Effect of vinegar on the viability of Giardia duodenalis cysts. International Journal of Food Microbiology , v. 128, p. 510-512, 2009.

  • Pereira, Juliana Tracz ; Costa, Adriana Oliveira ; Oliveira Silva, Márcia Benedita ; Schuchard, Wagner ; Osaki, Silvia Cristina ; Castro, Edilene Alcântara ; Paulino, Rosangela Clara ; Soccol, Vanete Thomaz . Comparing the Efficacy of Chlorine, Chlorine Dioxide, and Ozone in the Inactivation of Cryptosporidium parvum in Water from Parana State, Southern Brazil. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 151, p. 464-473, 2008.

  • PAULINO, ROSANGELA C. ; CASTRO, EDILENE A. ; THOMAZ-SOCCOL, VANETE . Tratamento anaeróbio de esgoto e sua eficiência na redução da viabilidade de ovos de helmintos. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 34, p. 421-428, 2001.

  • CHAMBRIER,A. ; PAULINO, R. C. . Proteocephalus joanae sp.n. (Eucestoda;Proteocephalidea) ,a parasite of Xenodon neuwiedi (Serpentes;Colubridae) from South America. Folia Parasitologica , v. 44, p. 289-296, 1997.

  • SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. ; TRACZ, J. . Eficácia dos diferentes processos de tratamento do lodo para redução da viabilidade de ovos de helmintos. Sanare (SANEPAR) , Curitiba, v. 8, n.8, p. 24-32, 1997.

  • THOMAZ SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; Castro, Edilene Alcântara . Helminth eggs viability in sewage and biosolids sludge in Curitiba, Parana, Brazil.. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY (ONLINE) , v. 40, p. 829-836, 1997.

  • .CORREA, F. M. ; PAULINO, R. C. ; M.A.BUONONATO, ; P.A.FEDERSONI, . Ochetosoma heterocoelium (Travassos,1921) (Trematoda;Digenea;Ochetosomatidae) em novo hospedeiro. Memórias do Instituto Butantan , São Paulo- SP, v. 52, n.1, p. 11-16, 1990.

  • ARTIGAS, P. T. ; PAULINO, R. C. . 'Zeferinella vazi' n.g. n.sp. (Plagiorchiidae), parasito da cavidade bucal e esôfago de 'Erythrolamprus aesculapii (Serpentes, Colubridae). Memórias do Instituto Butantan , São Paulo-SP, v. 50, n.3, p. 63-69, 1988.

  • THOMAZ SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; Pereira,J.T. ; CASTRO, E. A. ; Costa A.O. ; HENNING, L. ; ANDREOLI, C. . Organismos patogênicos presentes em lodo de esgoto a ser aplicado no solo e a resolução n 375 do CONAMA. In: ALINE R. COSCIONE;THIAGO A. R. NOGUEIRA; ADRIANA M. M. PIRES. (Org.). USO AGRÍCOLA DE LODO DE ESGOTO: AVALIAÇÃO APÓS A RESOLUÇÃO N 375 DO CONAMA. 1ed.BOTUCATU: FEPAF, 2010, v. 1, p. 83-112.

  • SOCCOL, V. ; Costa, A.O. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. ; Pereira,J.T. ; OSAKI, S. C. ; HENNING, L. ; SILVA, M. B. O. ; SCHUCHARDT, W. ; HATMANN, C. . Avaliação de métodos de remoção e inativação de formas de resistência de protozoários parasitos encontrados em água. Caderno de Pesquisa em Engenharia de Saúde Pública. 3ed.: , 2010, v. 1, p. 209-246.

  • SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. . Metodologia de análise parasitológica em lodo de esgoto e esgoto. Manual de Métodos para Análises Microbiológicas e Parasitológicas em Reciclagem Agrícola do Lodo de Esgoto. 2ed.Curitiba: , 2000, v. , p. 27-40.

  • SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. . Riscos de Contaminação do agroecossistema com parasitos pelo uso de lodo de esgoto. In: BETTIOL,W.;CAMARGO,O.A.. (Org.). Impacto Ambiental do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto. 1ed.Jaguariúna: EMBRAPA, 2000, v. 1, p. 245-258.

  • SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. . Aspectos sanitários:agentes patogênicos;Helmintos e Protozoários. In: ANDREOLI,C.V;LARA,A.I.;FERNANDES,F. (Org.). Reciclagem de biossólidos;transformando problemas em soluções. 1ed.Curitiba: , 1999, v. 1, p. 156-179.

  • SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. . Metodologia de análise parasitológica em lodo de esgoto e esgoto. Manual de Métodos para Análises Microbiológicas e Parasitológicas m Reciclagem Agrícla do Lodo de Esgoto. 1ed.Curitiba: , 1998, v. 1, p. 27-35.

  • OSAKI, S. C. ; Costa, A.O. ; SILVA, M. B. O. ; Pereira,J.T. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. ; THOMAZ SOCCOL, V. . Otimização da Técnica de PCR para Detecção de Cryptosporidium em água. In: XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2007, Curitiba. XVI Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2007. p. 1.

  • THOMAZ SOCCOL, V. ; Costa, A.O. ; PAULINO, R. C. . Avaliação de métodos de remoção e inativação de formas de resistência de protozoários parasitos em água. In: III Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, 2006, Fortaleza. Anais do III Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, 2006. p. 219-225.

  • CASTRO, E. A. ; PAULINO, R. C. ; TRACZ, J. ; HENNING, L. ; SOCCOL, V. . Correlação entre a prevalência de enteroparasitas na população e a presença de patógenos no lodo de esgoto. In: I Seminário Nacional de Microbiologia Aplicada ao Saneamento, 2000, Vitória. Anais do I Seminário Nacinal de Microbiologia Aplicada ao Saneamento, 2000. p. 178-188.

  • PAULINO, R. C. ; SOCCOL, V. ; CASTRO, E. A. . Estudo da viabilidade de ovos de helmintos encontrados no lodo de esgoto, lodo calado,lodo compostado e em solo agrícola fertilizado com lodo bruto e lodo calado. In: III Seminári de Integração do Projeto Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Critérios Sanitários,Agronômicos e Ambientais para a Implantação da Reciclagem Agrícola do Lodo de Esgoto.(PADCT/CIAMB), 1998, Curitiba. idem ao nome do evento, 1998.

  • SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. . Estudo da viabilidade de ovos de helmintos encontrados no lodo de esgoto, lodo calado, lodo compostado e em solo agrícola fertilizado com lodo bruto e lodo calado. In: V Seminário de Integração do Projeto Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Critérios Sanitários,Agronômicos e Ambientais para a Implantação da Recilagem Agrícola do Lodo de Esgoto.(PADCT/CIAMB), 1997, Curitiba. Idem ao nome do evento, 1997.

  • SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. . Estudo da viabilidade de ovos de helmintos encontrados no lodo de esgoto. In: Evento:Interação Universidade -Empresa no MERCOSUL-Desafios e Perspectivas -Mostra de Capacidade Tecnológica das Universidades do MERCOSUL, 1997, Florianópolis. Idem ao nome do evento, 1997.

  • THOMAZ SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. . Estudo da viabilidade de ovos de helmintos encontrados no lodo de esgoto. In: Encontro Interação Universidade -Empresa/MERCOSUL-Desafios e Perspectivas, 1997, Florianópolis. Anais do Encontro Interação Universidade-Empresa/MERCOSUL-Desafios e Perspectivas, 1997.

  • PAULINO, R. C. ; SOCCOL, V. ; CASTRO, E. A. . Estudo da viabilidade de ovos de helmintos no lodo obtido por tratameno aeróbio (ETE) e anaeróbio (RALFS). In: II Seminário de Integração do Projeto Interdiscipliar para o Desenvolvimento de Critérios Sanitários,Agronômicos e Ambientais para a Implantacão da Reciclagem Agrícola do Lodo de Esgoto .SANEPAR,FINEP,PADCT,CIAMB-CUR-PR, 1996, Curitiba. IDEM AO NOME DO EVENTO, 1996.

  • PAULINO, R. C. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; CASTRO, E. A. . Estudo da viabilidade de ovos de helmintos no lodo obtido por tratamento aeróbio (ETE) e anaeróbio (RALFS). In: Reunião do Projeto interdisciplinar para o desenvolvimento de critérios sanitários, agronômicos e ambientais para a implantação da reciclagem agrícola do lodo de esgoto, 1996, Curitiba. Anais do Projeto iInterdisciplinar para a definição de critérios sanitários, agronômicos e ambientais para a implantação da reciclagem agrícola do lodo de esgoto. Curitiba: SANEPAR, 1996.

  • POMPEO, R. R. ; CASTRO, E. A. ; PAULINO, R. C. ; V.ANDREOLI, C. ; AISSE, M. M. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; DAROS, P. . The prevalence and feasibility of helminth eggs in anaerobic sludge provided by UASB reactors. In: International Symposium on Health-Related Water Microbiology, 2013, Florianópolis. ANAIS, 2013.

  • CANOVA, T. ; CASTRO, E. A. ; PAULINO, R. C. ; THOMAZSOCCOL, V . Helminth eggs viability in sewage sludge and lettuce (Lactuca sativa) grown in soil fertilized with sludge in Curitiba (Paraná, Brazil). In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Braziilian Society of Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Braziilian Society of Tropical Medicine, 2012.

  • NOLETO, G. R. ; PAULINO, R. C. ; ANDRADE, B. V. ; DREHMER, D. L. ; MORIBE, D. M. ; FARAGO, D. F. ; NITZSCHE, K. R. ; CHAVES, P. S. ; GOMES, R. A. ; MORAES, A. C. M. ; GREBOGE, T. M. L. . Educação em Saúde: Aplicação dos conhecimentos básicos de saúde para crianças e adolescentes. In: SIEPE (4a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Curitiba. SIEPE (4a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão), 2012.

  • NEIVA, F. S. ; LOPEZ, P.A. ; HIGUTI, S.T.M. ; BISETTO, A ; PEIXOTO, J.C. ; MIELKE, O. H. H. ; Costa A.O. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. . Avaliação da eficiência de desinfetantes comerciais na inativação de cistos de Giardia duodenalis. In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do MERCOSUL, 2009. p. 1017.

  • HIGUTI, S.T.M. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; Costa, A.O. . Efeito do vinagre na remoção de cistos de Giardia duodenalis em folhas de alface crespa (Lactuca sativa). In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu. XXI C ONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGISA E II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2009.

  • VAZ, R. S. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; DITTRICH, R. L. ; PAULINO, R. C. . Parasitological and histopathological analysis of biological samples from pregnant women with serological indication of recent toxoplasmosis. In: 2nd European Congress of Immunology, 2009, Berlin. ANNALS, 2009.

  • THOMAZ SOCCOL, V. ; SILVA, M. B. O. ; Costa, A.O. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. ; Pereira,J.T. ; OSAKI, S. C. ; SCHUCHARDT, W. ; HOTMAM, C. . Avaliação de métodos de detecção e desinfecção de oocistos de Cryptosporidium em água.. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Revista de Patologia Tropical, 2007. v. 36.

  • THOMAZ SOCCOL, V. ; Costa, A.O. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. ; SCHUCHARDT, W. ; HOTMAM, C. . Avaliação de métodos de detecção, remoção e inativação de cistos de Giardia em água. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Revista de Patologia Tropical, 2007. v. 36.

  • Costa, A.O. ; CASTRO, E. A. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; SILVA, H. M. ; CROZETTA, M. A. S. ; FERREIRA, G. A. ; PAULINO, R. C. . Identificação de amostras ambientais de Acanthamoeba por PCR. In: xx Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Revista de Patologia Tropical, 2007. v. 36.

  • Costa, A.O. ; CASTRO, E. A. ; CROZETTA, M. A. S. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; FERREIRA, G. A. . Isolamento de Acanthamoeba no Hospital de Clínicas, Curitiba, Paraná.. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Revista de Patologia Tropical, 2007. v. 36.

  • PAULINO, R. C. ; KOOP, R L ; Costa, A.O. ; TRACZ, J. ; HENNING, L. ; CASTRO, E. A. ; OGLIARI, T. C. C. ; Mara, DS ; MAKITA MM ; SOCCOL, V. . Parasitoses em escolares da Rede Municipal de Ensino de Araucária-PR. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre. Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34.

  • PAULINO, R. C. ; Costa, A.O. ; SOCCOL, V. . PCR como ferramenta para detecção de Giardia duodenalis em água.. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre. Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34.

  • Costa, A.O. ; TASSI MR ; PAULINO, R. C. ; SOCCOL, V. . Efeito do Vinagre, iodo e água sanitária na viabilidade de cistos de Giardia duodenalis.. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005. Revista de Patologia Tropical, 2005. v. 34.

  • Costa, A.O. ; TASSI MR ; PAULINO, R. C. ; THOMAZ SOCCOL, V. . Comparação dos métodos de exclusão da eosina e desencistamento na avaliação da viabilidade de cistos de Giardia duodenalis. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre. Revista de Patologia Tropical, 2005.

  • SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; PANDAY, A. . Bioindicators of environmental pollution:Conventional and molecular methods of detection. In: International Conference on New Horizons in Biotechnology, 2001, Trivandrum. Abstracts of the International Conference on New Horizons in Biotechnology. Trivandrum: Sree Printers,Industrial Estate P.O., 2001. p. 181-182.

  • CASTRO, E. A. ; SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; N.MEMBRIVE, ; LUZ, E. . Leishmania braziliensis:epidemiological study in two regions of Parana'State. In: XV Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas, III Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 1999, Uberaba. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1999. v. 32. p. 129-130.

  • PAULINO, R. C. ; SOCCOL, V. ; CASTRO, E. A. . Estudo da viabilidade de ovos de helmintos presentes no lodo de esgoto obtido por tratamento aeróbio em Curitiba,Paraná,Brasil.. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador. Resumos, 1997. p. 119.

  • TEIXEIRA, V. N. ; SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; R.Z.GUIMARAES, ; A.KLUCZKOVSKI, . Levantamento da helmintofauna de serpentes no Estado do Paraná.. In: IV Simpósio de Ciências Médicas e Biológicas, 1997, Curitiba. Arch.Vet.Scienc., 1997. v. 2. p. 76.

  • PAULINO, R. C. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; CASTRO, E. A. . Estudo da viabilidade de ovos de helmintos presentes no lodo de esgoto obtido por tratamento aeróbio em Curitiba, Paraná, Brasil. In: XV C ongresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador. Anais do XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997. p. 119.

  • LUZ, E. ; SOCCOL, V. ; CASTRO, E. A. ; PAULINO, R. C. . Leishmaniose Tegumentar Americana no Estado do Paraná, Casos Humanos no Município de Adrianópolis.. In: III Simpósio de Ciências Médicas e Biológicas, 1996, CURITIBA. Arch.Vet.Scienc., 1996. v. 01. p. 55.

  • .CORREA, F. M. ; PAULINO, R. C. ; M.A.BUONONATO, ; P.A.FEDERSONI, . Ochetosoma heterocoelium (Travassos, 1921) (Trematoda: Ochetosomatidae) Em Novo Hospedeiro.. In: VIII JORNADA PAULISTA DE PARASITOLOGIA, 1990. Resumos. CAMPINAS - SP - BRASIL. p. H8-0.

  • PAULINO, R. C. . Comportamento do Porocefalo de 'Bothrops Jararaca 'Em Seu Hospedeiro Definitivo Natural.. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1989. RIO DE JANEIRO - RJ. BRASIL. p. 0-0.

  • PAULINO, R. C. ; ARTIGAS, P. T. ; .CORREA, F. M. . Sobre O Comportamento Parasito-Hospedeiro do Porocéfalo de 'Bothrops jararaca' em Hospedeiros Intermediarios de Laboratorio (Ratos e Camundongos Albinos). In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 1989, Rio de Janeiro. Resumos. RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL, 1989. p. 128-0.

  • PAULINO, R. C. ; ARTIGAS, P. T. . Estudo Morfo-Biologico de Acanthorhabdias acanthorhabdias Pereira, 1927 (Nematoda Rhabdiasoidea). In: VII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA, 1982, Porto Alegre. Resumos. PORTO ALEGRE - RGS BRASIL, 1982. p. 82-0.

  • PAULINO, R. C. ; ARTIGAS, P. T. . Estudo morfo-biológico de Acanthorhabdias acanthorhabdias Pereira, 1927 (Nematoda; Rhabdiasoidea). In: VII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1982, Porto Alegre. RESUMOS, 1982. p. 82.

  • G.ARANTES, I. ; PAULINO, R. C. ; S.S.JABBOUR, ; ARTIGAS, P. T. . Biacantha desmodusrotundi n.sp. (Nematoda, Trichostrongylidae) Parasito do Tubo Digestivo de Desmodus rotundus rotundus (Chiroptera, Desmodidae).. In: V Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1980, Rio de Janeiro. RESUMOS. RIO DE JANEIRO - RJ BRASIL, 1980. p. 97-0.

  • CANOVA, T. ; CASTRO, E. A. ; PAULINO, R. C. ; THOMAZ SOCCOL, V. . Helminth eggs viability in sewage sludge and lettuce (Lactuca sativa) grown in soil fertilized with sludge in Curitiba (Paran´q, Brazil). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pereira, Juliana Tracz ; Costa, A.O. ; Oliveira Silva, Márcia Benedita ; Schuchard, Wagner ; CASTRO, E. A. ; PAULINO, R. C. ; THOMAZ SOCCOL, V. . Métodos de desinfecção em água contendo Cryptosporidium parvum (Apicomplexa:Cryptosporidiidae) e sua detecção por técnica de biologia molecular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAULINO, R. C. . Giardia duodenalis: Biologia Molecular. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAULINO, R. C. . Diagnóstico das Parasitoses Intestinais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAULINO, R. C. . Microscopia de cistos de protozoários e ovos de helmintos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAULINO, R. C. ; THOMAZ SOCCOL, V. ; CASTRO, E. A. . Estudo da viabilidade de ovos de helmintos encontrados no lodo de esgoto, lodo calado, lodo compostado e em solo agrícola fertilizado com lodo bruto e lodo calado. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAULINO, R. C. . Aspectos contemporâneos da biologia de Pentastomida e Acanthocephala. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PAULINO, R. C. . Doenças causadas por vermes e protozoários. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

THOMAZ SOCCOL, V. ; CASTRO, E. A. ; PAULINO, R. C. ; Costa, A.O. . Avaliação de métodos de remoção e inativação de formas de resistência de protozoários parasitos encontrados em água.. 2006. (Relatório de pesquisa).

THOMAZ SOCCOL, V. ; PAULINO, R. C. ; CASTRO, E. A. . Relatório Técnico. 1999. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2004 - Atual

    Avaliação de Métodos de Remoção e Inativação de Protozoários Parasitas em água, Descrição: O projeto busca avaliar métodos de desinfecção de água contaminada com protozoários intestinais (Giardia e Cryptosporidium), utilizando substâncias químicas (iodo, ácido acético, cloro). Métodos físicos como a floculaçào e filtração também são investigados. adicionalmente, busca-se aplicar técnicas de biologia molecular para detecção destes protozoáriso em água.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosângela Clara Paulino - Integrante / VaneteThomaz Soccol - Coordenador / Edilene Alcântara de Castro - Integrante / Adriana Oliveira Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2001 - Atual

    Detecção de Giardia sp em fezes e em água., Descrição: Este projeto foi base de tese de doutorado defendida em 2005 e continua sendo desenvolvido. Foi feito o isolamento de Giardia de humanos, cães e cabras. Todos os parasitos encontrados foram caracterizados por meio de biologia molecular. Padronizou-se a técnica de PCR para detecção de DNA deste parasito em fezes e em água.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosângela Clara Paulino - Integrante / Adriana Oliveira Costa - Integrante / Vanete Thomaz Soccol - Coordenador.

  • 1995 - Atual

    Pesquisa de Ovos de Helmintos em Lodo de Esgoto, Descrição: Neste projeto realiza-se a pesquisa de ovos de helmintos em lodo de esgoto proveniente de tratamento aeróbio, anaeróbio, calagem e compostagem. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosângela Clara Paulino - Integrante / VaneteThomaz Soccol - Coordenador / Edilene Alcântara de Castro - Integrante., Financiador(es): Companhia de Saneamento do Paraná - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16

Prêmios

2001

Melhor poster de trabalho apresentado em congresso, International Conference on New Horizons in Biotechnology - Trivandrum - India.

1988

Fundo Bunka de Pesquisa, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas. , Centro Politécnico -Departamento de Patologia Básica, Jardim das Américas, 81531970 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 19031, Telefone: (041) 33611574, Ramal: 1574, Fax: (041) 32662042

Experiência profissional

1994 - 2014

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Patologia Básica, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Patologia Básica, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Gestor do Programa Licenciar da UFPR, .,Cargo ou função, Membro.

  • 03/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Usuários-Sistemas de Bibliotecas, .,Cargo ou função, Representante do Dep. de Patologia Básica do SCB da UFPR.

  • 03/1995

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia-Nutrição

  • 02/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Patologia Básica, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Enfermagem, .,Cargo ou função, Representante do Dep. de Patologia Básica do SCB da UFPR.

  • 02/1994

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia - Enfermagem

  • 05/2009 - 05/2009

    Ensino, Microbiologia, Parasitologia e Patologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, BP 706 Protozoários parasitos

  • 05/2008 - 07/2008

    Ensino, Microbiologia, Parasitologia e Patologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, BP 706 Protozoários parasitos

  • 03/2004 - 03/2005

    Extensão universitária , Departamento de Patologia Básica, .,Atividade de extensão realizada, Parasitoses em Escolares da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Araucária-PR.

  • 10/1997 - 10/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Aulas teórica e prática de exame de fezes

  • 02/1994 - 03/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Patologia Básica, .,Linhas de pesquisa

  • 10/1996 - 10/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Aulas teórica e prática de exame de fezes

  • 06/1995 - 06/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Aulas teóricas e práticas sobre protozoários, helmintos e artrópodes

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vetores Biológicos e Endemias Rurais

  • 03/1994 - 06/1994

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia Médica

  • 03/1994 - 06/1994

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia aplicada à Farmácia

1984 - 1994

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR E ASSISTENTE, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/1984 - 01/1994

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia

  • 11/1985 - 01/1993

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia

1982 - 1993

Universidade de Guarulhos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE II, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/1982 - 08/1993

    Ensino,,Disciplinas ministradas, PARASITOLOGIA

1986 - 1993

Instituto Butantan

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário não remunerado e bolsista, Carga horária: 5

Atividades

  • 07/1986 - 05/1993

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório Especial de Zoonóses e Endemias Parasitárias, .,Linhas de pesquisa

  • 07/1986 - 05/1993

    Estágios , Laboratório Especial de Zoonóses e Endemias Parasitárias, .,Estágio realizado, PARASITOLOGIA .PARASITOLOGIA DE SERPENTES.

  • 09/1990 - 09/1990

    Ensino, Serpentes, Aranhas e Escorpiões, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Biologia de Serpentes - aula: Pentastomida

  • 09/1990 - 09/1990

    Ensino, Serpentes, Aranhas e Escorpiões, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Biologia de Serpentes : Aula: Prática: Necropsia de ofídios para pesquisa de helmintos. Colheita, fixaçãop, preservação de helmintos parasitas de serpentes

  • 01/1987 - 01/1987

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Parasitologia de serpentes

1979 - 1982

Instituto de Biomedicina

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIO

1979 - 1982

Instituto de Biomedicina

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/1979 - 02/1982

    Estágios , Instituto de Ciencias Biomedicas, .,Estágio realizado, Parasitologia.

  • 07/1979 - 02/1982

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciencias Biomedicas, .,Linhas de pesquisa

1980 - 1981

Colégio Técnico Dr.Clóvis Bevilacqua

Vínculo: hora-aula, Enquadramento Funcional: professor de segundo grau

Atividades

  • 03/1980 - 02/1981

    Ensino, Curso Técnico Laboratório Médico-Ensino Médio, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Programas de Saúde

1979 - 1981

Colégio Técnico Dinâmico

Vínculo: contrato hora aula, Enquadramento Funcional: professor de ensino médio, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/1979 - 07/1981

    Ensino, Curso Técnico em Construcão Civil -Ensino Médio, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Programas de Saúde