Marcos Antônio Fernandes Brandão

Atualmente é Professor Titular de Química Farmacêutica e Medicinal I e II da Faculdade de Farmácia e da disciplina Neurociência, Inovação e Empreendedorismo no Programa de Pós-graduação em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e Doutorado em Química - Departamento de Química (1994), tendo realizado estágio-sanduíche na University of Waterloo (Canadá) entre 1990 a 1992. Atua, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: inovação em saúde (Humana e Veterinária), manufatura aditiva (impressão 3D) e nanotecnologia aplicadas a ciências farmacêuticas. Desenvolve também estudos em permeabilidade de moléculas bioativas através de ensaios in-vitro e ex-vivo e estudos clínicos fase I, II e III, visando o desenvolvimento e registro de produtos humanos e veterinários. É um dos fundadores e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde (NUPICS) da Faculdade de Farmácia - UFJF. Foi professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia (2011 a 2014) e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF (conceito 6). Criou várias empresas e startups tais como: Ortofarma - Qualidade, Pesquisa e Inovação empresa de base tecnológica incubada no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT/UFJF) em 1999. A Ortofarma foi transferida para a multinacional holandesa Fagron em 2019; BF-Fox Technologies transferiu sua tecnologia (2020) também para a Fagron. É co-fundador da N.I.C.E (Neurociência, Inovação, Carreira e Empreendedorismo) visando desenvolver a área de educação e neurociência, com foco na inteligência emocional, para o desenvolvimento de profissionais e líderes na neuroinovação e empreendedorismo científico.Valores: Educação, Ciência, Inovação, Empreendedorismo, inclusão e Sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 10/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química

1989 - 1994

Departamento de Química
Título: Síntese de orto-naftoquinonas via reações de ortometalação dirigida e de acoplamento cruzado.
com Alaíde B. Oliveira. Coorientador: Delio Soares Raslan. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: cross coupling; Naftoquinonas; metalação.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Farmácia

1984 - 1986

Universidade Federal de Minas Gerais

Formação complementar

2011 - 2011

Auditor Interno - NBR ISO/IEC 17025. (Carga horária: 24h). , Ito Consultoria, ITO, Brasil.

2005 - 2005

Capacitação pedagógica para docentes do curso de Farmácia da UFJF. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2003 - 2003

Gerenciamento de sistemas de calibração. (Carga horária: 8h). , Núcleo de Consultoria e Treinamento em Qualidade, NCQ, Brasil.

2002 - 2002

NBR ISO 9001:2000 - Interpretação de requisitos. (Carga horária: 32h). , Núcleo de Consultoria e Treinamento em Qualidade, NCQ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.

Participação em eventos

INOVA MINAS FAPEMIG.Desenvolvimento de Ensaios ex-vivo: o caso resveratrol. 2015. (Simpósio).

3rd Conference on Innovation in Drug Delivery: advances in local drug delivery. Green tea in transdermal formulation: quality control and in vitro drug release assays. 2013. (Congresso).

BBBB International Conference - From drug discovery and formulations strategies. Human female sexual steroids into compounded semisolid formulations: evaluation of percuteneous absorption performance. 2013. (Congresso).

Idea to Product Latin America. 2012. (Outra).

XV Curso de Terapêutica Cosmética. 2012. (Outra).

Curso: Modulação Hormono-nutricional. 2011. (Outra).

II Fórum Internacional de Nutrição Funcional, Prevenção de Doenças Degenerativas e Envelhecimento com Qualidade de Vida (Curso: Modulação hormonal - um dos pilares da estética e do antienvelhecimento).. 2011. (Outra).

II Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual.Caso de sucesso: da sala de aula para a empresa. 2011. (Seminário).

35th International Symposium on High Performance Liquid Phase Separations & Related Techniques.Validation of an analytical method for determination of hydroxizine dihydroclhoride in syrup by high performance liquid chromatography. 2010. (Simpósio).

4th International Symposium of Pos-graduation and Research.Quantification and dissolution test of oxcarbazepine capsules. 2010. (Simpósio).

Curso: Modulação hormonal bioidêntica. 2010. (Outra).

Farmapolis - 16ª edição. Avaliação in vitro do fator de proteção solar e caracterização dos rótulos de fotoprotetores. 2010. (Congresso).

I Congresso Integrado da UFJF. Estudo comparativo da uniformidade de conteúdo de comprimidos de warfarina partidos e cápsulas magistrais e suas implicações toxicológicas. 2010. (Congresso).

V Semana de Ciências Farmacêuticas.Cápsulas magistrais: uma alternativa à partição de comprimidos de varfarina sódica de 5 mg. 2010. (Outra).

XVI Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Estudo comparativo da uniformidade de conteúdo de comprimidos de warfarina partidos e pulverizados. 2010. (Seminário).

XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.In Vitro Photoprotective activitiy of plants extracts from Zona da Mata Mineira. 2010. (Simpósio).

10º Congresso de Farmacia e Bioquimica de Minas Gerais. validação de um método analítico para determinação do teor de sinvastatina em cápsulas magistrais. 2009. (Congresso).

10º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. Monitoramento magsitral segundo a RDC67/89: discussão de casos. 2009. (Congresso).

7º Congresso Técnico-Científico de Produção Farmacêutica - Pharma Congress. 2009. (Congresso).

7º Simpósio Brasileiro de Farmacognosia. 2009. (Simpósio).

Seminário em Comportamento e Ecologia Animal.Desenvolvimento neonatal de crias de ratas Wistar (Rattus norvegicus Berkenhout, 1769) tratadas com o flavonóide ipriflavona durante a lactação plena. 2009. (Seminário).

XV Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Avaliação in vitro, via teste de dissolução, de adesivos transdérmicos: estudo de caso do fármaco nicotina. 2009. (Seminário).

1º Encontro Municipal de Estudantes de Farmácia de Juiz de Fora.Parceria público-privada no setor farmacêutico. 2008. (Encontro).

2º Congresso Farmaceutico do Pantanal - Seminario Estadual de Vigilancia em Medicamentos. Controle de Qualidade na Farmácia e Monitoramento e do Processo de Manipulação. 2008. (Congresso).

9º Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste - 1º Simpósio de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde - 2º Congresso Farmacêutico do Pantanal. Controle de Qualidade na Farmácia e Monitoramento e do Processo de Manipulação. 2008. (Congresso).

I Encontro Municipal de Estudantes de Farmácia de Juiz de Fora.Parceria Público-Privado no Setor Farmacêutico. 2008. (Encontro).

Individualização Terapêutica: Um desafio para a equipe multidisciplinar.Monitoramento de Processos e a Individualização Terapêutica. 2008. (Encontro).

IV Congresso Internacional de Farmacêuticos Magistrais. Desenvolvimento de Marcadores dos Processos Magistrais: Validação de método analítico para o doseamento de cicloridrato de hidroxizina em xarope por CLAE. 2008. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Farmacêuticos Magistrais e Exposição de Equipamentos, Produtos e Serviços (FarmagExpo). Controle de qualidade. 2008. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Farmaêuticos Magistrais. Controle de Qualidade na Farmácia Magistral. 2008. (Congresso).

Reunião para avaliação dos resultados das inspeções em farmácias de manipulação conforme a RDC 67/2007. 2008. (Outra).

I Semana de Ciências Farmacêuticas.Erros na produção de medicamentos: um caso magistral. 2006. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Farmácia Homeopática - 12º Encontro de Farmacêuticos Homeopatas. Desenvolvimento do controle de qualidade em farmácia homeopática: a implantação e suas consequências. 2005. (Congresso).

II Congresso Internacional de Farmacêuticos Magistrais. 2004. (Congresso).

17º Congresso Brasileiro de Cosmetologia. 2003. (Congresso).

38ª Semana Farmacêutica da EFOA/CEUFE.Controle de Qualidade na Famácia Magistral (Carga horária: 8 horas). 2003. (Outra).

Exposição Permanente de Laboratórios e Equipamentos. 2003. (Seminário).

Farmag Expo 2002. Montagem de laboratório de controle de qualidade em farmácia magistrais e interpretação de certificado de análise de acordo com a RDC 33/00. 2002. (Congresso).

I Congresso de Farmácia da UNIFENAS. Em busca da validação do processo magistral através do controle de qualidade do produto acabado. 2002. (Congresso).

I Congresso Internacional de Farmacêuticos Magistrais. Em busca da validação do processo magistral através do controle de qualidade do produto acabado. 2002. (Congresso).

III Jornada Farmacêutica da UNIVALI e IV CAIQFAR.Controle de qualidade e sua importância na consolidação da farmácia magistral. 2001. (Outra).

I Seminário de Medicamentos Genéricos do Estado de Minas Gerais. 2001. (Seminário).

RioPharma - 2º Congresso de Ciências Farmacêuticas do Rio de Janeiro. Implantação do controle de qualidade em farmácia magistral. 2001. (Congresso).

36ª Semana Farmacêutica da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas.Controle de qualidade em farmácia de manipulação. 2000. (Outra).

52ª Reunião Anual da SBPC.Avaliação da toxicidade do lapachol administrado a ratas no período de implantação do blastocisto. 2000. (Outra).

Dissolution method development for pharmaceutical dosage forms. 2000. (Outra).

IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos.Toxicidade fetal do lapachol em ratas wistar. 2000. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Professores de Química Farmacêutica (VI ENPQF). 2000. (Encontro).

XI Congresso Latinoamericano de Toxicologia. Toxicidade do lapachol administrado a ratas Wistar no período de fetogênese. 2000. (Congresso).

XVII Congresso Pan-Americano de Farmácia & V Congresso Mundial de Farmacêuticos. Estudos comparativos de comprimidos e cápsulas de captopril de 50 mg produzidos por laboratórios farmacêuticos e farmácias magistrais. 2000. (Congresso).

51ª Reunião Anual da SBPC.Letalidade embrionária do lapachol administrado à ratas no 7º dia de gestação: dados preliminares. 1999. (Outra).

Curso de Contabilidade para Empresários. 1999. (Outra).

XI Congresso Paulista de Farmacêuticos - III Seminário Internacional de Farmacêuticos.XI Congresso Paulista de Farmacêuticos - III Seminário Internacional de Farmacêuticos. 1999. (Seminário).

XIX Semana de Estudos Farmacêuticos e Bioquímicos.Medicamentos genéricos: conceitos, farmacoeconomia e legislação. 1999. (Outra).

XIX Semana de Estudos Farmacêuticos e Bioquímicos.Controle de qualidade na farmácia magistral. 1999. (Outra).

100º Seminário de Ensino Farmacêutico da Universidade de São Paulo.Ensaios biofarmacotécnicos de comprimidos de dipirona. Estudo comparativo de quatro especialidades farmacêuticas comercializadas no brasil. Teste e cinética de dissolução.. 1998. (Seminário).

50ª Reunião Anual da SBPC. Ausência de efeito interceptivo do lapachol de ratas Wistar. 1998. (Congresso).

6ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária.Teste in vivo da atividade de extratos vegetais contra Plasmidium berghei em camundongos. 1998. (Outra).

IX Congresso Mineiro de Análises Clínicas - IX Congresso de Análises Clínicas de Juiz de Fora - I Congresso de Farmácia de Juiz de Fora. Síntese de orto-naftoquinonas vias reações de ortometalação dirigida (DOM) e reações de acoplamento cruzado. 1998. (Congresso).

X Congreso LatinoAmericano de Toxicologia. Embriotoxicidad del lapachol en ratas Wistar. 1998. (Congresso).

XII Congresso Panamericano de Anatomia - XVIII Congresso Brasileiro de Anatomia. Teratogenic effect of lapachol in female wistar rats. 1998. (Congresso).

XV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Avaliação do potencial embriotóxico do lapachol administrado a ratas Wistar. 1998. (Simpósio).

19ª Reunião Anual da SBQ / VIII Simpósio Nacional de Química Inorgânica. 19ª Reunião Anual da SBQ / VIII Simpósio Nacional de Química Inorgânica. 1996. (Congresso).

17 Reunião da Sociedade Brasileira de Química. Estudos na Síntese de Radermachol. 1994. (Congresso).

Encontro Nacional dos Professores de Química Farmacêutica.Síntese de Alquil e Alquenilnaftoquinonas com Potencial Atividade Antimalárica.. 1994. (Encontro).

16 Reunião da Sociedade Brasileira de Química. Síntese de Ortonaftoquinonas via reações de ortometalação dirigida e de acoplamento cruzado.. 1993. (Congresso).

Quebec Meeting. Combined Directed Ortho Metlation Pd(0)-Catalyzed Cross Coupling Strategies: General Synthesis of Ortho-Naphtoquinones. 1992. (Congresso).

Guelph-Waterloo for Graduate Students.General Synthesis of -o-naphtoquinones by combined directed ortho-metlation-Pd(0)-Catalyzed cross coupling strategies. 1991. (Seminário).

13 Reunião da Sociedade Brasileira de Química. Síntese Total da Parvacona (3-Ciclohexil-2-Hidroxi-1,4-Naftoquinona). 1990. (Congresso).

Segundo Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.Estudo Fitoquímico Preliminar das Folas de Tabebuia ochraceae (Bignociaceae). 1988. (Encontro).

Seminário Nacional sobre Boas Práticas de Produção Farmacêutica. 1987. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Glower Braga

MOCKDECI, H. R.;BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES; NADIA REZENDE BARBOSA, RAPOSO. Syagrus coronata (Mart.) Beccari: composição química, atividades biológicas e toxicidade aguda in vitro do óleo fixo. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nathália Araújo Rocha

RAPOSO, N. R. B.; POLONINI, H. C.;BRANDÃO, M. A. F.. AVALIAÇÃO IN VITRO DAS PROPRIEDADES BIOLÓGICAS DO EXTRATO DE SEMENTES DE ESCHWEILERA OVATA (CAMBESS.) MIERS. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Laura de Andrade Junqueira

POLONINI, HUDSON C; TAVARES, G. D.; RAPOSO, NÁDIA R. B.;Brandão, M.A.. Desenvolvimento e avaliação de formulação transdérmica contendo vitamina D3 nanoestruturada.. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rafael de Oliveira Correa

BRANDÃO, M. A. F.; RAPOSO, N. R. B.;POLONINI, H.C.. Avaliação in vitro da atividade antifúngica de extratos vegetais frente aos principais microorganismos causadores da candidíase. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Inaiara Cóser Sobrinho

BRANDÃO, M. A. F.RAPOSO, N. R. B.; VITRAL, G. S. F.; PORTUGAL, A. D.. Determinantes dos depósitos de patentes em ciências da vida e da saúde nas unversidades federais mineiras: uma análise de dados em painel para o período 1995-2016. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Francisco José Raposo

POLONINI, HUDSON C; VITRAL, G. S. F.; GUIMARAES, P. R. A.;Brandão, M.A.. Desenvolvimento de um dispositivo tecnológico para a fabricação de filmes transdérmicos: possíveis aplicações para a terapêutica individualizada com tadalafila.. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Priscila Aparecida Almeida

BRANDÃO, M. A. F.; LEITE, M. N.; PIANETTI, G. A.;POLONINI, H.C.; TAKAHASHI, J. A.. Taxifolina: quantificação do flavonoide no extrato seco da casca de Pinus pinaster e avaliação da liberação in vitro e permeação vaginal ex vivo. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro Paulo Soldati

RAPOSO, N. R. B.BRANDÃO, M. A. F.; SILVA, A. H.; ROCHA, F. D.;POLONINI, H.C.. Desenvolvimento de nanopartículas lipídicas sólidas utilizando manteiga natural para aplicação tópica. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Virgínia Oliveira

POLONINI, HUDSON C;BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F; RAPOSO, NÁDIA R. B.. Avaliação da toxicidade de nanofibras de celulose e nanotubos de carbono em sistemas biológicos.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Camila Soares Furtado Couto

BRANDÃO, M. A. F.; Raposo, N. R.B.; CHICOUREL, E. L.; VIEIRA, R. C. P. A.. Atividade antifúngica dos óleos essenciais de Baccharis trimera Less (D.C.) e de Origanum vulgare Linnaeus frente às linhagens causadoras de esporotricose. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renato Macedo Marques

GUERRA, Martha de Oliveira; TEIXEIRA, T. S.;PETERS, Vera MariaBRANDÃO, M. A. F.. Avaliação da toxicidade reprodutiva da suspensão aquosa de Valeriana officinalis L. em ratos wistar. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michele Campos Alves

BRANDÃO, M. A. F.RAPOSO, N. R. B.; LEITE, M.N; ROCHA, H. V. A.; ROCHA, F. D.; LIMA, D. P.. Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para o controle da qualidade de formas farmacêuticas contendo chá verde. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sâmia Martins Da Costa Silveira

VIEIRA, R. C. P. A.; LUCCHESE, G.;BRANDÃO, M. A. F.. A informação através da educação como uma interface entre a vigilância sanitária e profissionais farmacêuticos do setor regulado. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rosangela da Silva Lopes

Lima, D.P;MARCOS ANTÔNIO FERNANDES, BRANDÃO; GARCEZ, W. S.. Síntese de monômeros de cianoacrilatos para a disponibilização na produção de adesivos tópicos. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sâmia Martins Da Costa Silveira

VIEIRA, R. C. P. A.; LUCCHESE, G.;BRANDÃO, M. A. F.. Coerção e educação nas ações de vigilância sanitária. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renata Romanholi Pinhati

RAPOSO, N. R. B.; BRANDAO, H.M;BRANDÃO, M. A. F.. Quantificação de triptofano em plasma por cromatografia líquida de alta eficiência eco-friendly. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adriano Olímpio da Silva

Lima, D.P; Garcez, F.R.;BRANDÃO, M. A. F.. Sintese de Naftoquinonas Ramificadas com Potencial Atividade Tripanocida. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Danielle Cristina Zimmermann Franco

BRANDÃO, M. A. F.. Atividade antifúngica do óleo resina de Copaifera langsdorffii Desf. sobre espécies dermatófitas. 2011. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Virgínia Oliveira

BRANDÃO, M. A. F.RAPOSO, N. R. B.; Lima, D.P. Avaliação in vitro da citotoxicidade de nanotubos de carbono de parede múltipla (MWCNT) em culturas primárias de neurônios corticais. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ricardo Felix Tavares

BRANDÃO, M. A. F.; Lima, D.P; SOMERA, N. M. M.. Estratégias Objetivando a Síntese de Naftoquinonas Alquiladas a Partir de Lipídeos Fenólicos Naturais. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Flávia Dias Marques

BRANDÃO, M. A. F.; OLIVEIRA, M. C.; SOARES, C. D. V.; CAMPOS, L. M. M.. Contribuição ao controle de qualidade de cápsulas gastro-resistentes de pantoprazol sódico. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Inácio Ludovico

BRANDÃO, M. A. F.. Síntese de análogos nucleosídicos, potenciais fármacos e precursores de oligonucleotídeos terapêuticos. 2004. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Juliana Corrêa do Carmo

Martha de Oliveira Guerra; PINHEIRO, N. L.; ARAÚJO, D.A.C.; PETERS, V.M.;BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES. Morfogênese embrionária em ratos (Rattus norvegicus Berkenhout, 1769) após a introdução de lapachol ao matroambiente.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Urias Pardócimo Vaz

BRANDÃO, M. A. F.; KORNIS, G.; SAYD, J. D.; DAIN, S.. Perfil da prescrição de medicamentos num posto de atendimento a hipertensos na cidade de Juiz de Fora. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Irene Clemes Kulkamp

BRANDÃO, M. A. F.. Avaliação da qualidade de cápsulas manipuladas de antihipertensivos. Validação de metodologias analíticas: titulométrica, espectrofotométrica e cromatográfica.. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Raquel Machado Santiago

BRANDÃO, M. A. F.; CUNHA JUNIOR, A. S.; FERREIRA, L. A. M.. Desenvolvimento de emulsões múltiplas e microemulsões contendo insulina destinadas a administração oral. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêutica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Maganha

GUERRA, M. O.; CALLIARI, M. R. T.;BRANDÃO, M. A. F.. Desenvolvimento embrionário no microambiente uterino de ratas (Rattus norvegicus Berkenhout, 1769) tratadas com lapachol. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leandra Eugênia Gomes de Oliveira

BRANDÃO, M. A. F.. Avaliação do potencial embriotóxico da oxcarbazepina administrada em ratas Wista. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lucinéia Vizzoto

BRANDÃO, M. A. F.. Transformações estruturais no (+)-10beta, 14-diidroxi - Allo aromadentrano isolado de Duguetia glabriuscula R. E. Fries (R. E. Fries) Annonaceae. 1999. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Shirley Braga Lima Gamonal

RAPOSO, N. R. B.; Silva, F.M.de C.; MONTESSI, J.; Gaspar, N.K.; Carneiro, S.C. da S.;BRANDÃO, M. A. F.. NÍVEIS SÉRICOS DA 25-HIDROXIVITAMINA D NOS PACIENTES PORTADORES DE PSORÍASE EM PLACAS COM E SEM ARTRITE PSORIÁSICA E SUA CORRELAÇÃO COM A GRAVIDADE DA DOENÇA. 2021. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Shirley Braga Lima Gamonal

RAPOSO, N. R. B.;BRANDÃO, M. A. F.; Silva, F.M.de C.; MONTESSI, J.; Gaspar, N.K.; Carneiro, S.C. da S.. NÍVEIS SÉRICOS DA 25-HIDROXIVITAMINA D NOS PACIENTES PORTADORES DE PSORÍASE EM PLACAS COM E SEM ARTRITE PSORIÁSICA E SUA CORRELAÇÃO COM A GRAVIDADE DA DOENÇA?. 2021. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: MARÍLIA APARECIDA FIDELIS E MOURA

TAKAHASHI, J. A.; Botelho, B. G; Araujo, R.L.B; Contigli, C;BRANDÃO, M. A. F.. ALTERNATIVE FUNGAL (Penicillium sclerotiorum) AND VEGETAL (Phalaris canariensis) PROTEIN SOURCES AS FOOD PRODUCTS AND INGREDIENTS. 2021. Tese (Doutorado em Ciências de Alimentos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Geane Pereira de Oliveira

TAKAHASHI, J. A.;BRANDÃO, M. A. F.; CARDOSO, P. G.; ALVES, R. B.; MIRANDA, A. S.. Indução metabólica de fungos filamentosos pelas técnicas de co-cultivo, OSMAC e modulação epigenética para a produção de metabólitos secundários com atividade biológica. 2019. Tese (Doutorado em Quimica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Anderson de Oliveira Ferreira

RAPOSO, N. R. B.BRANDÃO, M. A. F.; VITRAL, G. S. F.;POLONINI, H.C.; MONTESSI, J.. Estudos de compatibilidade de suspensões orais líquidas e avaliação clínica de suplemento de silício orgânico oral nas formas líquidas e sólidas. 2018. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michele Campos Alves

RAPOSO, N. R. B.;POLONINI, H.C.; FARINAZZO, S.M.M.R; MONTESSI, J.;BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES. Permeação cutânea e vaginal de fármacos: rotas alternativas. 2018. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adelanir Antonio Barroso

Raposo, N. R.B.; ALVES, T. N. P.; VIEIRA, R. C. P. A.;BRANDÃO, M. A. F.; JALES, R. L. C.; FONSECA, L. M. B.. DOC BASE NUCLEAR 1.01: Software de gestão de documentos em serviços de Medicina Nuclear. 2017. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Francislene Juliana Martins

POLONINI, HUDSON C; PEREIRA, M. M.;BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES; VIEIRA, J. L. F.; RAPOSO, NÁDIA R. B.. Atividade antifúngica de compostos derivados do ácido cinâmico no tratamento da onicomicose.. 2016. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Juliana Alves dos Santos

SILVA, A. D.; COIMBRA, E.S;BRANDÃO, M. A. F.; COURI, M.R.C.; SIQUEIRA, F.A.; DOS SANTOS, L.J.. Preparação e avaliação biológica de conjugados esteroides/bases de schiff. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Annelisa Farah

RAPOSO, N. R. B.; DUTRA, R. C.; VIEIRA, R. C. P. A.; SILVA, F. P.;BRANDÃO, M. A. F.; TAGLIATI, C. A.; OLIVEIRA, M. G.. Revestimento antibiofilme para superfícies de dispositivos médico hospitalares. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michele Munk Pereira

RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA; BRAYNER, R.; Serapião, R.V.;BRANDÃO, M. A. F.; MARANDUBA, C. M. C.. Avaliação da toxicidade de nanomateriais em diferentes sistemas biológicos e aplicações na transfecção gênica. 2013. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Geraldo Sérgio Farinazzo Vitral

BARROS, A. C. S. D.; FONSECA, L. M. B.;RAPOSO, N. R. B.; VIEIRA, R. C. P. A.;BRANDÃO, M. A. F.. Polidimetilsiloxano: uma inovação em cirurgia radioguiada. 2011. Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Roberta Cristina Novaes Reis Corrales

BRANDÃO, M. A. F.. Sintese e Avaliação Biológica de Derivados de 6-Mercaptopurina, Carboidratos e Aminoalcoóis. 2011. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michele Munck

BRANDÃO, M. A. F.; Brandão, H de M;RAPOSO, N. R. B.. Toxicidade de nanotubos de carbono e eficiência na transfecção gênica em embriões. 2010.

Aluno: Shirley Braga Lima Gamonal

BRANDÃO, M. A. F.; Silva, F.M.de C.; MONTESSI, J.; Gaspar, N.K.; Carneiro, S.C. da S.; FERREIRA, A. O.. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DA 25-HIDROXIVITAMINA D NOS PACIENTES PORTADORES DE PSORÍASE EM PLACAS COM E SEM ARTRITE PSORÍATICA E SUA CORRELAÇÃO COM A GRAVIDADE DA DOENÇA,. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michele Campos Alves

RAPOSO, N. R. B.;BRANDÃO, M. A. F.; VITRAL, G. S. F.; CANESCHI, C. A.;POLONINI, H.C.. Permeação cutânea e vaginal de fármacos: rotas alternativas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Anderson de Oliveira Ferreira

RAPOSO, N. R. B.;BRANDÃO, M. A. F.; VITRAL, G. S. F.;POLONINI, H.C.; MONTESSI, J.. Estudos de compatibilidade de suspensões orais líquidas e avaliação clínica de suplemento de silício orgânico oral nas formas líquidas e sólidas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Adelanir Antonio Barroso

BRANDÃO, M. A. F.. DOC BASE NUCLEAR: Software de gestão da base documental regulatória de serviços de Medicina Nuclear. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mônica Regina Pereira Senra Soares

RAPOSO, N. R. B.; PAZINATTO, R. B.; MELLO, E. B.; CARMO, A. M. R.;BRANDÃO, M. A. F.. Endophyto: uma inovação na endodontia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hudson Caetano Polonini

RAPOSO, N. R. B.; SARKIS, J. E. S.; BRANDAO, H.M; OLIVEIRA, M. A. L.;BRANDÃO, M. A. F.. Novas formulações transdérmicas para modulação hormonal bioidêntica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Priscila Aparecida Almeida

BRANDÃO, M. A. F.; LEITE, M. N.; OLIVEIRA, M. A. L.; RAPOSO, N. R. B.. Estudos com o extrato de Pinus pinaster: o controle de qualidade e ensaios de liberação in vitro e permeação ex vivo de taxifolina incorporada em formulação transdérmica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Camila Soares Furtado Couto

BRANDÃO, M. A. F.. Atividade antifúngica de Baccharis trimera Less (D.C.) e Origanum vulgare Linnaeus frente às linhagens fúngicas causadoras de esporotricose. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mara Lúcia de Campos

BRANDÃO, M. A. F.. Desenvolvimento neurocomportamental de F1 após exposição materna à valeriana durante a gestação de ratas (Rattus norvegicus Berkenhout 1769). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michele Campos Alves

RAPOSO, NÁDIA R. B.; OLIVEIRA, M. A.;MARCOS ANTÔNIO FERNANDES, BRANDÃO. Desenvolviment e validação de métodos analíticos para controle de qualidade do extrato seco de chá verde. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Érika Yoko Suzuki

BRANDÃO, M. A. F.. Avaliação da atividade antimicrobiana de Origanum vulgare Linnaeus frente às linhagens bacterianas responsáveis pelo mau odor axilar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sâmia Martins Da Costa Silveira

VIEIRA, R. C. P. A.; LUCCHESE, G.;MARCOS ANTÔNIO FERNANDES, BRANDÃO. Coerção e educação nas áreas de Vigilância Sanitária. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Danielle Cristina Zimmermann Franco

MARCOS ANTÔNIO FERNANDES, BRANDÃO. Atividade antifúngica do óleo resina de Copaifera langsdorffii Desf. sobre espécies dermatófitas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renata Romanholi Pinhati

BRANDÃO, M. A. F.; Brandão, H de M;RAPOSO, N. R. B.. Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para quantificação de triptofano em plasma por cromatografia líquida de alta eficiência. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Urias Pardócimo Vaz

SAYD, J. D.;BRANDÃO, M. A. F.; DAIN, S.. Perfil da prescrição de medicamentos num posto de atendimentos a hipertensos na cidade de Juiz de Fora - MG. 2002. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Maganha

Martha de Oliveira Guerra; CALLIARI, M. R. T.;BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES. Desenvolvimento embrionário no microambiente uterino de ratas ( Rattus norvegicus, Berkenhout, 1769) tratadas com o lapachol. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade e Conservação da Natureza) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gustavo Rezende Bellei

RAPOSO, N. R. B.; VAZ, U. P.;BRANDÃO, M. A. F.. Riscos de Contaminação cruzada durante manipulação de cápsulas contendo metotrexato na farmácia magistral. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fármacos e Medicamentos) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: NAYARA DE JESUS PEDROSO

Oliveira, M G;BRANDÃO, M. A. F.; Pedroso, N J. Qualidade da Água Reagente em Laboratórios Clínicos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análises Clínicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carla Aparecida Pereira Bhering

POLONINI, HUDSON C;VAZ, U. P.BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. Desenvolvimento e controle de qualidade de formulações fotoprotetoras contendo extrato glicólico de Calendula officinalis e rutina.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: LAURA ANDRADE JUNQUEIRA

POLONINI, HUDSON C; ALVES, MICHELE CAMPOS;BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. Estudo de liberação e permeação de uma emulsão transdérmica contendo cetoprofeno.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Daianna Angélica Costa Nepomuceno

BRANDÃO, M. A. F.; SILVERIO, M. S.;POLONINI, H.C.; VAZ, U.P.. Inspeção das boas práticas de manipulação na Farmácia Universitária para verificar o cumprimento RDC 67/2007. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Priscila Aparecida de Almeida

LEITE, M.N;BRANDÃO, M. A. F.; ALVES, M. C.. Desenvolvimento e validação da metodologia analítica para quantificação de flavonóides em cápsulas contento extrato seco de Baccharis trimera (less.) Dc. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Karla Mara Gonçalves

RAPOSO, N. R. B.BRANDÃO, M. A. F.; Caneschi, C. A.. Avaliação in vitro do fator de proteção solar de espécies do gênero Lippia e comparação dos métodos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Felipe Chaves Andrade

BRANDÃO, M. A. F.; VAZ, U. P.; ALVES, M. C.. Estudo comparativo de comprimidos íntegros e partidos e cápsulas de varfarina sódica na dosagem de 5 mg: teste e perfil de dissolução. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernanda Aparecida Oliveira Alves

RAPOSO, N. R. B.BRANDÃO, M. A. F.; CHICOUREL, E.L. Formulação antimicrobiana e antiaderente para revestimento de cateter venoso central. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Priscila Aparecida de Almeida

LEITE, M.N; ALVES, M. C.;BRANDÃO, M. A. F.. .Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para quantificação de flavonoides em cápsulas contendo extrato seco de Baccharis trimera (Less.) DC... 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Pedro Paulo Soldati

RAPOSO, N. R. B.BRANDÃO, M. A. F.; SILVA, A. D.. Avaliação in vitro da citotoxicidade de nanotubos de carbono de paredes múltipla (MWCNT) em culturas primárias de neurônios corticais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Mariana Marques de Castro

POLONINI, HUDSON C;VAZ, U. P.BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. Estudo preliminar do controle de qualidade do citrato de sildenafila. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Athália Liguori de Oliveira Horta

BRANDÃO, M. A. F.RAPOSO, N. R. B.; LEITE, M.N. Desenvolvimento e validade de método cromatográfico eco-friendly para controle de qualidade de chá verde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonam Oliveira Pereira

BRANDÃO, M. A. F.; OLIVEIRA, M. A. L.;POLONINI, H.C.. Uma nova perspectiva na reutilização de solventes empregados em cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luiza Fernandes Marcellos

OLIVEIRA, M. A. L.;BRANDÃO, M. A. F.; COSTA, R. C. C.. Desenvolvimento e otimização para determinação simultânea de fármacos tuberculostáticos por espectrofotometria UV-Vis através de calibração multivariada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Juliana Pereira Vasconcelos

OLIVEIRA, M. A. L.;BRANDÃO, M. A. F.; COSTA, R. C. C.. Construção de curvas de mobilidade efetiva para isoniazida, moxifloxacina e suas impurezas de síntese. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Augusto de Magalhães Rezende

ALMEIDA, M. V.;BRANDÃO, M. A. F.; SILVA FILHO, A. A.. Síntese e avaliação imunossupressora e anti-inflamatória de derivados tetraidropirimidínicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Edith Bastos Gandra Tavares

BRANDÃO, M. A. F.PETERS, V. M.POLONINI, H.C.. Estudo da capacidade reprodutiva de crias de ratas Wistar (Rattus norvegicus Berkenhout, 1769) tratadas com o flavonóide ipriflavona durante a lactação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fernanda Teófilo Campos

RAPOSO, N. R. B.; VIEIRA, R. C. P. A.;BRANDÃO, M. A. F.. Situação dos medicamentos fitoterápicos no Brasil: da pesquisa até o registro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Michele Campos Alves

BRANDÃO, M. A. F.RAPOSO, N. R. B.; VAZ, U. P.. Estudo comparativo de preparações orais sólidas industrializadas e magistrais contendo carbamazepina: teste e cinética de dissolução.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leonam Oliveira Pereira

POLONINI, HUDSON C; OLIVEIRA, M. A.;BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES. Uma Nova Perspectiva na reutilização de solventes empregados em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Aline Ribeiro Borçoi

BRANDÃO, M. A. F.; Alves, RCP;RAPOSO, N. R. B.. Efeitos do Modafinil em camundongos no teste de preferência condicionada por lugar, um modelo animal de dependência química. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: César Augusto Caneschi

BRANDÃO, M. A. F.; Oliveira, I F;RAPOSO, N. R. B.. Avaliação in vitro do fator de proteção solar e análise dos rótulos de protetores solares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luana de Castro e Silva

ARAÚJO, A.L.A; MENDONÇA, A.E;BRANDÃO, M. A. F.. Hanseníase e talidomida: como a informação e as atitudes dos usuários podem influenciar na vida pós-diagnóstico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Anna Carolina do Vale

BRANDÃO, M. A. F.; LEITE, M.N; VAZ, U. P.. Valeriana officinalis: uma revisão bibliográfica e aspectyos da legislação brasileira dos fitoterápicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: DANILO DE SOUZA COSTA

GRAZUL, R. M.;BRANDÃO, M. A. F.; SILVA, A. D.. Preparação e caracterização de derivados de isatina como potenciais agentes antineoplásicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Renato Macedo Marques

Martha de Oliveira Guerra; LEITE, M.N;BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES. Avaliação da toxicidade reprodutiva de Valeriana officinalis L. em ratos Wistar: uma análise histomorfométrica.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Karla Caroline Cipriani

BRANDÃO, M. A. F.; MENDONÇA, A.E; ARAÚJO, A.L.A. Indicadores da qualidade para faramácias hospitalares no Brsail. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Paula Nicolato Bonato

ARAÚJO, A.L.A;BRANDÃO, M. A. F.; NASCIMENTO, W.F.D. Implantação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) sob a jurisdição da GRS-JF e condição atual de funcionamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thaila Ferreira Pontes

BRANDÃO, M. A. F.; Machado, H;PETERS, Vera Maria. Determinação do perfil hematológico de rats Wistar da colônia do biotério do Centro de Biologia da Reprodução durante o desenvolvimento embrionário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Enrico Mendes Saggioro

BRANDÃO, M. A. F.; Alves, RCP;RAPOSO, N. R. B.. Efeito dos Processos Oxidativos na Decomposição Fotolítica do Corante Índigo Blue. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Karla Michelli Garcia de Oliveira

BRANDÃO, M. A. F.; Aragão, DMO; LEITE, M.N. Avaliação Fitoquímica da casca de Spondia mombin L.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Virgínia Oliveira

BRANDÃO, M. A. F.; VIEIRA, R. C. P. A.; MARTINS, F.J. Estudo da prática de fracionamento de comprimidos ao meio: viabilidade e alternativas.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Thatiana Siqueira de Freitas

BRANDÃO, M. A. F.PINHO, J. J. R. G.. Determinação do fator de proteção solar (in vitro) de produtos magistrais na forma de gel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.; LIMA, D. P.; WAGNER LUIZ RAMOS BARBOSA; Silva, S.S.. Processo de Avaliação da Professora Nádia Rezende Barbosa Raposo para promoção a Professora Titular. 2020. Universidade Federal de Juiz de Fora.

RAPOSO, N. R. B.;BRANDÃO, M. A. F.; LEITE, M.N. PROFESSOR SUBSTITUTO TOXICOLOGIA ANALÍTICA. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.; AMARAL, M.P.H; LEITE, M.N. Seleção de Professor Substituto para o conjunto de disciplinas Profissão Farmacêutica: Evolução e Desafios; Atividade Orientada VII: Prática em Manipulação e dispensação Ambulatorial e Hospitalar; Estágio em Indústria Farmacêutica. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. PROFESSOR SUBSTITUTO FARMÁCIA HOSPITALAR, ATIVIDADE ORIENTADA VII E LEGISLAÇÃO E DEONTOLOGIA FARMACÊUTICA. 2008. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Banca Examinadora para o provimento do cargo de Professor Adjunto para o conjunto de disciplinas Atividade Orientada IV e Estudos de Utilização de Medicamentos. 2006. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Banca Examinadora para o provimento do cargo de Professor Substituto para o conjunto de disciplinas Planjeamento e Gerenciamento em Saúde e Atividade Orientada V (Atenção farmacêutica em farmácia de dispensação, manipulação e hospitalar). 2005. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Comissão de seleção para o provimento do cargo de Professor Substituto para o conjunto de disciplinas Farmácia Hospitalar e Estágio em Farmácia. 2004. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Professor substituto para as disciplinas Farmacodinâmica e Farmacognosia II da Faculdade de Farmácia e Bioquímica. 2002. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Comissão de seleção para o provimento do cargo de Professor Substituto para o conjunto de disciplinas Farmacodinâmica e Farmacognosia II. 2002. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Seleção de professor substituto para a disciplina "Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos" da Faculdade de Farmácia e Bioquímica. 1999. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Membro da banca examinadora para o provimento do cargo de Professor Assistente para o conjunto de disciplinas Farmacodinâmica e Farmácia Hospitalar. 1999. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Membro da Banca Examinadora para o provimento do cargo de Professor Assistente para o conjunto de disciplinas Farmacodinâmica, Farmácia Hospitalar e Química Farmacêutica. 1998. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, Marcosantônio Fernandes;PETERS, V. M.BRANDÃO, M. A. F.. Desenvolvimento neonatal de crias de rats wistar (Rattus norvegicus Berkenhout, 1769) tratadas com o flavonóide ipriflavona durante a lactação plena. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Membro do Comitê Assessor do Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa, nos processos de Avaliação dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UFJF, PIBIC/CNPq, PROBIC/FAPEMIG) e Conclusão de Graduação (BCCG/UFJF) da Área de Ciências da Saúde. 1998. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BRANDÃO, M. A. F.. Membro da Banca Examinadora para seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Fármacos e Medicamentos. 1998. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Orientou

Débora Brandão Barbosa

: Desenvolvimento tecnológico e caracterização de filme farmacêutico para analgesia em pós operatório periodontal; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Arnaud Alves Bezerra-Júnior

A proteína HMGB1 e sua relação com a periodontite crônica; Início: 2021; Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Francisco José Raposo

PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS PERSONALIZADOS EMPREGANDO A MANUFATURA ADITIVA (IMPRESSÃO 3D); Início: 2021; Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

PAULO JOSÉ LOPES CÂNDIDO DA SILVA

Desenvolvimento de filmes orodispersíveis contendo diferentes insumos farmacêuticos ativos: controle de qualidade e estudos de estabilidade; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Maria Cristina Vieira de Andrade

Ácido tranexâmico e microagulhamento: sinergia para tratamento do melasma; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Coorientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Laura de Andrade Junqueira

Desenvolvimento e avaliação de formulação transdérmica contendo vitamina D3 nanoestruturada; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Inaiara Cóser Sobrinho

Determinantes dos depósitos de patentes em ciências da vida e da saúde nas universidades federais mineiras: uma análise de dados em painel para o período 1995-2016; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Rafael de Oliveira Correa

Avaliação in vitro da atividade antifúngica de extratos vegetais frente aos principais microrganismos causadores da candidíase; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Francisco Raposo

Inovação tecnológica como ferramenta para o desenvolvimento de alternativas para a terapéutica individualizada; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Priscila Aparecida de Almeida

Desenvolvimento de formulação farmacêutica transdérmica inovadora contendo o extrato de Pinus pinaster; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Camila Soares Furtado Couto

Avaliação da atividade antifúngica de Baccharis trimera Less (D; C; ) e Origanum vulgare Linnaeus frente às linhagens fúngicas causadoras de esporotricose; 2014; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Michele Campos

Desenvolvimento e validação de método analítico eco-friendly para o controle de qualidade de chá verde; 2013; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Hudson Caetano Polonini

Desenvolvimento de formulação fotoproterora contendo extratos vegetais da zona da mata mineira; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Coorientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Shirley Braga Lima Gamonal

NÍVEIS SÉRICOS DA 25-HIDROXIVITAMINA D NOS PACIENTES PORTADORES DE PSORÍASE EM PLACAS COM E SEM ARTRITE PSORIÁSICA E SUA CORRELAÇÃO COM A GRAVIDADE DA DOENÇA; 2021; Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Coorientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Laura de Andrade Junqueira

Desenvolvimento de um dispositivo intravaginal inovador utilizando impressão 3D; 2019; Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Hudson Caetano Polonini

Novas Formulações Transdérmicas para Modulação Hormonal Bioidêntica; 2014; Tese (Doutorado em Saúde) - Universidade Federal de Juiz de Fora, ; Coorientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Gleide Gatti Fontes

Análise comparativa de cápsulas de chá verde: um enfoque no controle da qualidade de fitoterápicos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia Farmacêutica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

NAYARA DE JESUS PEDROSO

Qualidade da água reagente em laboratórios clínicos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análises Clínicas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Milena Kronenberg

Desenvolvimento de Metodologia Analítica de Controle de Qualidade para Losartan Potássico; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fármacos e Medicamentos) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Sybelle Luzia Guimarães Drumond

Obtenção de Padrões Farmacêuticos Secundários de Referência para Desenvolvimento de Medicamentos Genéricos; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fármacos e Medicamentos) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Marly Cândido Caiaffa

Avaliação biofarmacêutica de cápsulas de amoxilina; Estudo comparativo de preparações industrializadas e magistrais; Cinética de dissolução; ; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fármacos e Medicamentos) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Ariadne Cristina de Oliveira

Revisão: Métodos Contraceptivos; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Walter Cirelli Ricardo Filho

Síntese de orto-Naftoquinonas via Acoplamento Cruzado; Estudos na Obtenção de B-Lapachona; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fármacos e Produtos Naturais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Anderson de Oliveira Ferreira

Avaliação da Equivalencia de Preparações Comerciais Contendo Captopril; Estudo Comparativo Entre Comprimidos e Cápsulas; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Fármacos e Medicamentos) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Elisa Francisco Farah

Permeação transdérmica de formulação contendo desmopressina no tratamento de noctúria em homens com hiperplasia prostática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Daianna Angélica Costa Nepomuceno

Elaboração de uma proposta de melhorias na implementação da RDC 67/2007 na Farmácia Universiária da Universidade Federal de Juiz de Fora; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Laura de Andrade Junqueira

Avaliação da Permeação Cutânea do Cetoprofeno em Base transdérmcia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Felipe Chaves Andrade

Estudo comparativo de comprimidos íntegros e partidos e cápsulas de varfarina sódica na dosagem de 5 mg: teste e perfil de dissolução; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Edith Bastos Gandra Tavares

Estudo da capacidade reprodutiva de crias de ratas Wistar (Rattus norvegicus Berkenhout, 1769) tratadas com o flavonóide ipriflavona durante a lactação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Leonam Oliveira Pereira

Uma nova perspectiva na reutilização de solventes empregados em cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Ana Athália Liguori de Oliveira Horta

Desenvolvimento e validade de método cromatográfico eco-friendly para controle de qualidade de chá verde; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Michele Campos Alves

Estudo comparativo de preparações orais sólidas industrializadas e magistrais contendo carbamazepina: teste e cinética de dissolução; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Mariana Marques

Controle de Qualidade de Medicamentos Genéricos, Similares e Magistrais contendo Sildenafil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Renato Marques Macedo

Avaliação da Toxicidade reprodutiva da suspensão aquosa de Valeriana officinalis L; Em ratos wistar: uma análise histomorfométrica; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Anna Carolina do Vale

Valeriana officinalis: uma revisão bibliográfica e aspectos da legislação brasileira dos fitoterápicos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Felipe Cerqueira dos Santos

Validação de método analítico para determinação do teor de sinvastatina em cápsulas magistrais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Hudson Caetano Ponini

Avaliação in vitro de adesivos transdérmicos contendo nicotina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Daniela Cristina de castro Ribeiro

As Patentes de Medicamentos em detrimento à saúde; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Virgínia Oliveira

Estudo da prática de fracionamento de comprimidos ao meio: viabilidade e alternativas; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Luiz Gustavo Bueno Nascimento

Validação de Metodologia Analítica para Doseamento de Xarope de Hidroxizine por CLAE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Simone Pellegrino de Oliveira

Comparação de métodos para verificação do processo de diluição de fármacos na forma de pós: avaliação da homogeneidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Karina Vilela Vitolo

Uso de ferramentas da qualidade na avaliação do peso médio de cápsulas gelatinosas duras em farmácia magistral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Gabriela de Souza Ligeiro Montesano

Desenvolvimento de marcador para o monitoramento do processo de manipulação de solições orais: cloridrato de hidroxizine; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Eisa Francisco Farah

Avaliação da liberação de vitamina d3 a partir de uma formulação transdérmica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Carla Aparecida Pereira Bhering

Desenvolvimento de formulação dermocosmética inovadora contendo Calendula officinalis; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Camila Ferreira Cunha

Desenvolvimento de formulação transdérmica inovadora contendo taxifolina; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Thaynara de Souza Araujo Locatelli

Desenvolvimento de formulação transdérmica inovadora contendo taxifolina; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Alexandre Augusto Barros Lataliza

Desenvolvimento e validação de método analítico para controle de qualidade de formulações contendo resveratrol; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Carla Aparecida Pereira Bhering

Desenvolvimento de formulação farmacêutica transdérmica inovadora contendo o extrato de Pinus pinaster; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Priscila Aparecida de Almeida

Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para o controle de qualidade do chá verde; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Karla Mara Gonçalves

Desenvolvimento de métodos analíticos para o controle de qualidade de produtos inovadores aplicados à modulação hormonal bioidêntica em homens e mulheres; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Michele Campos Alves

Estudo comparativo de preparações orais sólidas industrializadas e magistrais contendo carbamazepina: teste e cinética de dissolução; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Felipe Chaves Andrade

Dissolução, uniformidade de conteúdo e peso médio de comprimidos inteiros e partidos e cápsulas de varfarina sódica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Felipe Chaves Andrade

Estudo comparativo da uniformidade de conteúdo de comprimidos de warfarina partidos e pulverizados e suas implicações toxicológicas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Hudson Caetano Polonini

Avaliação de adesivos transdérmicos contendo B-estradiol; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Helvécio Vinícius Antunes

Desenvolvimento de comprimidos matriciais de liberação modificada contendo 50 mg de captopril; Estudos de cinética da dissolução; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Luis Claudio de Lima

Desenvolvimento de Metodologia para avaliação in vitro das propriedades de dissolução e produtos de degradação de formas farmacêuticas solidas de liberação entérica contendo omeprazol; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Vanessa Alves Pinheiro

Desenvolvimento de comprimidos matriciais de liberação modificada contendo 50 mg de captopril; Estudos de cinética da dissolução; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Daniel Lacerda de Oliveira

Preparação de Formas Farmacêuticas Sólidas Contendo Dipirona; Estudo Comparativo entre preparações comerciais; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Rafael Laverde Alvarenga

Controle de Qualidade em Farmácias de Manipulação e Medicamentos Genéricos; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Sílvia Possas Caruso

Controle de Qualidade em Farmácias de Manipulação e Medicamentos Genéricos; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Fabiana Andrade da Costa Vieira

Avalaição da Qualidade Biofarmacêutica de Preparações Contendo Diclofenaco Sódico; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Daniel Lacerda de Oliveira

Preparação de Formas Farmacêuticas Sólidas Contendo Dipirona; Estudo Comparativo entre preparações comerciais; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Michele de Oliveira Fraga

Sintese total da licochalcona a e análogos com potencial atividade tripanosomicida; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Vanessa Alves Pinheiro

Síntese de orto-naftoquinonas via anelação regioseletiva de complexos de biarilcarbenos de cromo; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Rodrigo Jose Lupatini Nogueira

Síntese de Antisecretores Gástricos Derivados Benzotioimidazolínicos; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Elimar Silva de Souza

Preparação de Formas Farmacêuticas Sólidas Contendo Dipirona; Estudo Comparativo entre preparações comerciais; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Elimar Silva de Souza

Síntese de Antisecretores Gástricos Derivados Benzotioimidazolínicos; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Ana Paula de Carvalho

Sintese total da licochalcona a e análogos com potencial atividade tripanosomicida; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Vanessa Alves Pinheiro

Síntese de orto-naftoquinonas via anelação regioseletiva de complexos de biarilcarbenos de cromo; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Michele de Oliveira Fraga

Síntese de orto-naftoquinonas via anelação regioseletiva de complexos de biarilcarbenos de cromo; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Walter Cirelli Ricardo Filho

Síntese de Antisecretores Gástricos Derivados Benzotioimidazolínicos; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Jorge Willian Leandro Nascimento

Síntese de Antisecretores Gástricos Derivados Benzotioimidazolínicos; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

EcoFarma Consultoria Farmacêutica

EcoFarma Consultoria Farmacêutica; 2018; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Marcos Antônio Fernandes Brandão;

Produções bibliográficas

  • MOCKDECI, HANNY REIS ; JUNQUEIRA, LAURA ANDRADE ; DUARTE, LUCAS MATTOS ; DE SOUZA MOREIRA, CAROLINA PAULA ; DE OLIVEIRA, MARCONE AUGUSTO LEAL ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; TAVARES, GUILHERME DINIZ ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . Improved anti-Candida activity of hydrogel containing tea tree oil-loaded solid lipid nanoparticles for the treatment of oropharyngeal candidiasis. RPS Pharmacy and Pharmacology Reports , v. 2, p. 1-10, 2023.

  • JUNQUEIRA, LAURA ANDRADE ; TABRIZ, ATABAK GHANIZADEH ; ROUSSEAU, FIONA ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; DOUROUMIS, DENNIS . Development of printable inks for 3D printing of personalized dosage forms: Coupling of fused deposition modelling and jet dispensing. JOURNAL OF DRUG DELIVERY SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 80, p. 104108, 2023.

  • JUNQUEIRA, LAURA ANDRADE ; RAPOSO, FRANCISCO JOSÉ ; VITRAL, GERALDO SÉRGIO FARINAZZO ; TABRIZ, ATABAK GHANIZADEH ; DOUROUMIS, DENNIS ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES . Three-Dimensionally Printed Vaginal Rings: Perceptions of Women and Gynecologists in a Cross-Sectional Survey. PHARMACEUTICS , v. 15, p. 2302, 2023.

  • BRAGA, GLOWER ; VAZ, URIAS PARDÓCIMO ; CARPANEZ, ARTHUR GIRARDI ; GRAZUL, RICHARD MICHAEL ; ASSIS, POLLYANA MENDONÇA DE ; GARCIA, ADRIANA ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . Composição química, atividades biológicas e toxicidade in vitro do óleo de licuri. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 02, p. 05-27, 2023.

  • POLONINI, HUDSON C. ; FERREIRA, ANDERSON O. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; DA SILVA, PAULO JOSÉ L. C. ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. . Compatibility Assessment of Novel Orodispersible Film Vehicle for Personalized Medicine with Selected Active Pharmaceutical Ingredients. Journal Of Personalized Medicine , v. 13, p. 1565, 2023.

  • JUNQUEIRA, LAURA ANDRADE ; TABRIZ, ATABAK GHANIZADEH ; RAPOSO, FRANCISCO JOSÉ ; CAROBINI, LUANA ROCHA ; VAZ, URIAS PARDÓCIMO ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; DOUROUMIS, DENNIS ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . Coupling of Fused Deposition Modeling and Inkjet Printing to Produce Drug Loaded 3D Printed Tablets. PHARMACEUTICS , v. 14, p. 159, 2022.

  • ASSIS, P. M. ; FERRANI, E. ; BALDASSO, G. ; PAES, R. ; GOUVEA, M. ; SEGUNDO, C. ; BORRELLI, F. ; BRANDÃO, M. A. F. ; CAPASSO, R. ; DUTRA, R. C. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Broad-spectrum Cannabis oil alleviates behavioral symptoms associated with stress-related anxiety and depression in mice.. Pharmaceutical Sciences , v. 28, p. 239-250, 2022.

  • BARCZEWSKI, B. F. ; JUNQUEIRA, L. A. ; RAPOSO, F. J. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Aplicações da manufatura aditiva em oftalmologia. REVISTA BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA , v. 81, p. 0052, 2022.

  • GAMONAL, SHIRLEY BRAGA LIMA ; GAMONAL, ALOISIO CARLOS COURI ; MARQUES, NATHÁLIA COURI VIEIRA ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . 25-Hydroxyvitamin D as a biomarker of vitamin D status in plaque psoriasis and other dermatological diseases: a cross-sectional study. SAO PAULO MEDICAL JOURNAL , v. S1516, p. 318020220050202, 2022.

  • GAMONAL, SHIRLEY BRAGA LIMA ; GAMONAL, ALOISIO CARLOS COURI ; MARQUES, NATHÁLIA COURI VIEIRA ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . Is vitamin D status relevant to psoriasis and psoriatic arthritis? A retrospective cross-sectional study. SAO PAULO MEDICAL JOURNAL , v. S1516, p. 318020220050002, 2022.

  • LATALIZA, A. A. ; JUNQUEIRA, LAURA A. ; AMARANTE, C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; DUTRA, R. C. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Assessment of Different Pharmacological Activities of Annona Ambotay (Aubl.). Biomedical Journal of Scientific & Technical Research , v. 35, p. 27925-27931, 2021.

  • JUNQUEIRA, LAURA ; POLONINI, HUDSON ; RAMOS, CRISTIANO ; FERREIRA, ANDERSON O. ; RAPOSO, NÁDIA ; BRANDÃO, MARCOS . Assessment of a Novel Vitamin D3 Formulation with Nanostructured Lipid Carriers for Transdermal Delivery. Current Drug Delivery , v. 18, p. 27925-27931, 2021.

  • GAMONAL, SHIRLEY BRAGA LIMA ; GAMONAL, ALOISIO CARLOS COURI ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; JUNQUEIRA, LAURA ANDRADE ; ASSIS, POLLYANA MENDONÇA DE ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . Prevalence of psoriatic arthritis among patients with plaque psoriasis: a Brazilian retrospective study. SAO PAULO MEDICAL JOURNAL , v. 139, p. 476-480, 2021.

  • POLONINI, HUDSON ; MESQUITA, DOMINIQUE ; LANINE, JULIA ; DIJKERS, ELI ; GKINIS, SPIROS ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; FERREIRA, Anderson de Oliveira . Intranasal use of lavender and fennel decreases salivary cortisol levels and improves quality of sleep: A double-blind randomized clinical trial. European Journal of Integrative Medicine , v. 34, p. 101015, 2020.

  • POLONINI, HUDSON C ; CANDIDO, P.J. ; JUNQUEIRA, L. A. ; SILVA, S. L. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, ANDERSON O . Transdermal Delivery of Metformin Hydrochloride from a Semisolid Vehicle.. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 23, p. 65-69, 2019.

  • LATALIZA, A. A. ; CAVALLI, J. ; AMARANTE, C.B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; DUTRA, R. C. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Antioxidant, cytotoxic, antiproliferative and acetylcholinesterase inhibition properties of the extract from Amburana cearensis. Journal of Multidisciplinary Engineering Science and Technology , v. 6, p. 9336-9343, 2019.

  • LIMA, R.M. ; POLONINI, HUDSON C ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, FRANCISCO JOSÉ ; DUTRA, R. C. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . In vitro assessment of anti-aging properties of Syzygium cumini (l.) leaves extract.. Biomedical Journal of Scientific & Technical Research , v. 13, p. 1-7, 2019.

  • LAQUE, L. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; POLONINI, H. C. . Ex Vivo Evaluation of Intravaginal Progesterone and Testosterone to Treat the Luteal-phase Deficiency and Vaginal Atrophy. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 23, p. 77-81, 2019.

  • POLONINI, H. C. ; SILVA, P. J. L. C. ; ANDRADE, L. ; LOURES, S. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. . Transdermal Delivery of Metformin Hydrochloride from a Semisolid Vehicle. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 23, p. 65-69, 2019.

  • POLONINI, H. C. ; CANDIDO, P. J. L. ; JUNQUEIRA, L. A. ; LOURES, S ; Raposo, N. R.B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. . Transdermal Delivery of Metformin Hydrochloride from a Semisolid Vehicle. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 23, p. 65-69, 2019.

  • PAULA, L. N. ; OLIVEIRA, I. N. ; PIRES, T. O. ; POLONINI, H. C. ; SILVA, P. J. L. C. ; FERREIRA, A. O. ; Raposo, N. R.B. ; BRANDÃO, M. A. F. . Toxic Elements Content Of Selected Industrialized Beverages. Journal of Multidisciplinary Engineering Science and Technology , v. 6, p. 9729-9735, 2019.

  • JUNQUEIRA, L. A. ; RAPOSO, F. J. ; VAZ, U.P. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Fabrication Of Oral Low-dose Minoxidil Printlets Using A Novel Single-step Process. Journal of Multidisciplinary Engineering Science and Technology (JMEST) , v. 6, p. 10466-10470, 2019.

  • POLONINI, H. C. ; SILVA, S. L. ; PATRICIO, F. B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. . Towards the importance of a roller mill in compounding practice: an experimental approach. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 23, p. 154-156, 2019.

  • POLONINI, H. C. ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. ; Raposo, N. R.B. . Topical monomethylsilanetriol can deliver silicon to the viable skin. INTERNATIONAL JOURNAL OF COSMETIC SCIENCE , v. 41, p. 405-409, 2019.

  • JUNQUEIRA, LAURA A. ; BEZERRA JUNIOR, A. ; SILVA, P. J. L. C. ; POLONINI, H. C. ; FERREIRA, A. O. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. . Transdermal Desmopressin as an Alternative Dosage Form for the Treatment of Nocturia. JOURNAL OF MULTIDISCIPLINARY ENGINEERING SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 6, p. 10888-10892, 2019.

  • POLONINI, HUDSON C ; SILVA, SHARLENE L ; LOURES, SHIRLEY ; ALMY, RACHEL ; BALLAND, ANTOINE ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F ; FERREIRA, ANDERSON O . Compatibility of proton pump inhibitors in a preservative-free suspending vehicle. European Journal of Hospital Pharmacy-Science and Practice , v. 25, p. ejhpharm-2016--156, 2018.

  • ALVES, MICHELE CAMPOS ; DE ALMEIDA, PRISCILA APARECIDA ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; BHERING, CARLA APARECIDA PEREIRA ; DE OLIVEIRA FERREIRA, ANDERSON ; BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES ; RAPOSO, NADIA REZENDE BARBOSA . Taxifolin: evaluation through ex vivo permeations on human skin and porcine vaginal mucosa. Current Drug Delivery , v. 15, p. 1123-1134, 2018.

  • SOARES., M. ; CORREA, R. ; STROPPA., P. ; MARQUES, F. ; ANDRADE, G. ; CORREA, C. ; BRANDÃO, MARCOS AF ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Biosynthesis of silver nanoparticles using Caesalpinia ferrea (Tul.) Martius extract: physicochemical characterization, antifungal activity and cytotoxicity. PeerJ , v. 6, p. e4361, 2018.

  • COSER SOBRINHO, I. ; BRANDÃO, MAF ; RAPOSO, NADIA RB ; GONÇALVES, E. . Determinantes das Patentes em Ciências da Vida e da Saúde nas Universidades Federais Mineiras: uma análise de dados em painel para o período 1995-2016.. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. e00097517, 2018.

  • FERREIRA, ANDERSON ; FREIRE, ÉRIKA ; POLONINI, HUDSON ; DA SILVA, PAULO ; BRANDÃO, MARCOS ; RAPOSO, NÁDIA . Anti-Aging Effects of Monomethylsilanetriol and Maltodextrin-Stabilized Orthosilicic Acid on Nails, Skin and Hair. COSMETICS , v. 5, p. 41, 2018.

  • APOLINARIO, R.S. ; CHAVES, MARIA DAS GRAÇAS AFONSO MIRANDA ; MOCKDECI, H. R. ; MARTINS, I. C. F. ; PAULA, R. M. ; GRANATO, A. P. A. ; POLONINI, HUDSON C ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, ANDERSON O ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Compounded orodispersible films with natural ingredients for halitosis: a clinical experience.. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 22, p. 512-515, 2018.

  • POLONINI, HUDSON C ; LOURES, SHARLENE ; BRANDÃO, M. A. F. ; BAUTERS, T. ; MOERLOOSE, B. ; FERREIRA, ANDERSON O . Compatibility of baclofen, carvedilol, hydrochlorothiazide, mercaptopurine, methadone hydrochloride, oseltamivir phosphate, phenobarbital, propranolol hydrochloride, spironolactone, tacrolimus monohydrate, ursodeoxycholic acid, and vancomycin hydrochloride oral suspensions compounded with SyrSpend SF PH4.. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 22, p. 516-526, 2018.

  • JUNQUEIRA, LAURA A. ; POLONINI, HUDSON ; LOURES, SHARLENE ; RAPOSO, NÁDIA R.B. ; FERREIRA, ANDERSON O. ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. . Permeation Efficacy of a Transdermal Vehicle with Steroidal Hormones and Nonsteroidal Anti-inflammatory Agents as Model Drugs. Current Drug Delivery , v. 16, p. 136-141, 2018.

  • POLONINI, H. C. ; LOURES, S. ; BRANDÃO, M. A. F. ; BAUTERS, T. ; MOERLOOSE, B. ; FERREIRA, A. O. . Compatibility of baclofen, carvedilol, hydrochlorothiazide, mercaptopurine, methadone hydrochloride, oseltamivir phosphate, phenobarbital, propranolol hydrochloride, spironolactone, tacrolimus monohydrate, ursodeoxycholic acid, and vancomycin hydrochloride oral suspensions compounded with SyrSpend SF PH4. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 22, p. 516-526, 2018.

  • LAZZARINI, J. A. ; Raposo, N. R.B. ; LIMA, R. M. ; BRANDÃO, M. A. F. ; LEITE, M. N. ; CROTTI, A. E. M. . Pimenta pseudocaryophyllus Gomes Landrum and Elionurus muticus (Spreng) Kunth andtheir antifungal properties against Sporothrix schenckii and Sporothrix brasiliensis. Journal of Multidisciplinary Engineering Science and Technology , v. 5, p. 9206-9214, 2018.

  • GOMES, J. S. ; RITA, M. S. ; ALTOMARE, J. M. C. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; POLONINI, H. C. . Resveratrol, Blueberry, Cranberry and Raspberry Exhibit Protection Effect to Photodamaged Hair. Journal of Dermatology Research and Therapy , v. 4, p. 1-3, 2018.

  • POLONINI, HUDSON ; DE OLIVEIRA FERREIRA, ANDERSON ; REZENDE BARBOSA RAPOSO, NÁDIA ; ANTÔNIO FERNANDES BRANDÃO, MARCOS . Transdermal Oxandrolone: Ex Vivo Percutaneous Absorption Study. Current Drug Delivery , v. 14, p. 696-700, 2017.

  • RAPOSO, FRANCISCO JOSÉ ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; FERREIRA, ANDERSON ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES . Technological Device for Manufacturing Transdermal Films: Possible Applications to the Individualized Treatment for Erectile Dysfunction. AAPS PHARMSCITECH , v. 18, p. 2824-2831, 2017.

  • FERREIRA, ANDERSON O. ; POLONINI, HUDSON C. ; SILVA, S. L. ; MELO, V. ; ANDRADE, L. ; BRANDÃO, MARCOS AF . Stability of alprazolam, atropine sulfate, glutamine, levofloxacin, metoprolol tartrate, nitrofurantoin, ondansetron hydrochloride, oxandrolone, pregbaline, and riboflavin in SyrSpend SF PH4 Oral Suspensions. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 21, p. 255-263, 2017.

  • BONATO ALVES OLIVEIRA, LAURA ; OLIVEIRA, RAFAELA ; OLIVEIRA, CAMILA ; RAPOSO, NÁDIA ; BRANDÃO, MARCOS ; FERREIRA, ANDERSON ; POLONINI, HUDSON . Cosmetic Potential of a Liotropic Liquid Crystal Emulsion Containing Resveratrol. COSMETICS , v. 4, p. 54, 2017.

  • POLONINI, HUDSON C. ; SILVA, SHARLENE L. ; AGLIO, N. ; ABREU, J. ; BRANDÃO, MARCOS AF ; FERREIRA, ANDERSON O. . Stability of Acetazolamide, Baclofen, Dipyridamole, Mebevarine Hydrochloride, Propylthiouracil, Quinidine Sulfate, and Topiramate Oral Suspensions in SyrSpend SF PH4.. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL COMPOUNDING , v. 21, p. 255-262, 2017.

  • FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, MARCOS AF ; RAPOSO, FRANCISCO JOSÉ ; POLONINI, H.C. ; RAPOSO, N. R. B. . Orodispersible films for compounding pharmacies. International Journal of Pharmaceutical Compounding , v. 21, p. 454, 2017.

  • PEREIRA, R. O. ; SILVA, T. C. C. P. E. ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. ; Raposo, N. R.B. ; POLONINI, H. C. . Ex vivo Skin Permeation Evaluation of An Innovative Transdermal Vehicle Using Nimesulide and Piroxicam as Model Drugs. Current Drug Delivery , v. 14, p. 1-1, 2017.

  • FERREIRA, ANDERSON O. ; POLONINI, HUDSON C. ; SILVA, SHARLENE L. ; PATRÍCIO, FERNANDO B. ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. ; RAPOSO, NÁDIA R.B. . Feasibility of amlodipine besylate, chloroquine phosphate, dapsone, phenytoin, pyridoxine hydrochloride, sulfadiazine, sulfasalazine, tetracycline hydrochloride, trimethoprim and zonisamide in SyrSpend® SF PH4 oral suspensions. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis (Print) , v. 118, p. 105-112, 2016.

  • POLONINI, HUDSON ; LOURES, S. ; LIMA, Luís Cláudio de ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. . Stability of Atenolol, Clonazepam, Dexamethasone, Diclofenac sodium, Diltiazem, Enalapril maleate, Ketoprofen, Lamotrigine, Penicillamine-D and Thiamine in SyrSpend® SF PH4 oral suspensions. International Journal of Pharmaceutical Compounding , v. 20, p. 167-174, 2016.

  • ALMEIDA, PRISCILA APARECIDA DE ; BERING, C. A. P. ; ALVES, M. C. ; OLIVEIRA, MARCONE AUGUSTO LEAL DE ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; BRANDÃO, M. A. F. . Development, optimization and validation of an HPLC-PDA method for quantification of taxifolin in the bark extract of Pinus pinaster.. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY (ONLINE) , v. 27, p. 1648-1656, 2016.

  • POLONINI, HUDSON ; LOURES, S. ; CUNHA JUNIOR, A. S. ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, ANDERSON O. . Compatibility of Cholecalciferol, Haloperidol, Imipramine hydrochloride, Levodopa/Carbidopa, Lorazepam, Minocycline hydrochloride, Tacrolimus monohydrate, Terbinafine, Tramadol hydrochloride and Valsartan in SyrSpend® SF PH4 oral suspensions.. Die Pharmazie (Berlin) , v. 71, p. 185-191, 2016.

  • OLIVEIRA, C. ; SILVA, A. B. ; FAGUNDES, L. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; FERREIRA, ANDERSON O. ; BRANDÃO, M. A. F. ; POLONINI, HUDSON C. . Development and Preliminary Cosmetic Potential Evaluation of Melaleuca alternifolia cheel (Myrtaceae) Oil and Resveratrol for Oily Skin.. Journal of Dermatology Research and Therapy , v. 2, p. 1-6, 2016.

  • SUZUKI, E. ; CANESCHI, CA ; FOCHAT, R. ; BRANDÃO, MARCOS AF ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Antimicrobial activity of essential oil from Baccharis trimera (Less.) DC. (carqueja-amarga).. REVISTA CUBANA DE PLANTAS MEDICINALES , v. 21, p. 346-358, 2016.

  • Marques R. M. ; BRANDÃO, M. A. F. ; Oshio L. T. ; SÁ, Rita de Cássia da Silveira e ; Peters, Vera M. ; GUERRA, Martha de Oliveira . Abnormality of spermatozoa in Wistar rats exposed to high doses of Valeriana officinalis L. aqueous suspension. Journal of Medicinal Plant Research , v. 10, p. 36-46, 2016.

  • ALMEIDA, P. A. ; ALVES, M. C. ; POLONINI, H.C. ; GOMES,T.B.B ; CALIXTO, S. ; LATALIZA, A. A. ; RAMOS, C. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; BRANDÃO, M. A. F. . Studies with emulsion containing trans-resveratrol: in vitro release profile and ex vivo human skin permeation. Current Drug Delivery , v. 12, p. 157-165, 2015.

  • POLONINI, HUDSON ; BRANDAO, H.M ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; MOUTON, L. ; COUTE, A. ; YEPREMIAN, C. ; SIVRY, Y. ; BRAYNER, R. . Size-dependent ecotoxicity of barium titanate particles: the case of Chlorella vulgaris green algae.. Ecotoxicology (London) , v. xx, p. xx, 2015.

  • COUTO, C.S.F. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; ROZENTAL, S. ; BORBA-SANTOS, L. P. ; BEZERRA, L. ; ALMEIDA, P. A. ; BRANDÃO, M. A. F. . Chemical composition and antifungal properties of Origanum vulgare Linnaeus essential oil against Sporothrix schenckii and Sporothrix brasiliensis.. Tropical Journal of Pharmaceutical Research (Print) , v. 14, p. 1207-1212, 2015.

  • POLONINI, HUDSON CAETANO ; SOLDATI, PEDRO PAULO ; ALMEIDA, PRISCILA APARECIDA DE ; SILVA, CARLA GRAZIELI AZEVEDO DA ; COLLINS, CAROL HOLLINGWORTH ; OLIVEIRA, MARCONE AUGUSTO LEAL DE ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES . Permeation profiles of resveratrol cream delivered through porcine vaginal mucosa: Evaluation of different HPLC stationary phases. Journal of Chromatography. B (Print) , v. 1002, p. 8-12, 2015.

  • GONÇALVES, KARLA MARA ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; VICCINI, LYDERSON FACIO ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . Assessment of the Photoprotective Activity of Lippia Species from Brazil and Their use as Single UV Filters in Sunscreens. Journal of Young Pharmacists (Print) , v. 7, p. 368-372, 2015.

  • CANESCHI, CA ; MARTINS, FJ ; LARRUDÉ, DG ; ROMANI, EC ; BRANDÃO, MAF ; RAPOSO, NRB . In vitro Antifungal Activity of Baccharis trimera Less (DC) Essential Oil against Dermatophytes. Tropical Journal of Pharmaceutical Research (Print) , v. 14, p. 2083-2089, 2015.

  • POLONINI, H.C. ; BASTOS, C. A. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; SILVA, C.G.A ; COLLINS, C. H. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . In vitro drug release and ex vivo percutaneous absorption of resveratrol cream using HPLC with zirconized silica stationary phase. Journal of Chromatography. B (Print) , v. 947, p. 23-31, 2014.

  • BASTOS, C. A. ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; OLIVEIRA, M. A. L. . A dissolution test for acetaminophen, phenylephrine and carbinoxamine associated in two different combinations in tablets using high performance liquid chromatography. HU REVISTA (UFJF. IMPRESSO) , v. 38, p. 159-165, 2014.

  • ALVES, M. C. ; ALMEIDA, P. A. ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. . GREEN TEA IN TRANSDERMAL FORMULATION: HPLC METHOD FOR QUALITY CONTROL AND IN VITRO DRUG RELEASE ASSAYS. Química Nova (Impresso) , v. 37, p. 728-735, 2014.

  • POLONINI, HUDSON CAETANO ; SOLDATI, P. P. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; BRANDÃO, M. A. F. ; CHAVES, MARIA DAS GRAÇAS AFONSO MIRANDA ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . TRANSDERMAL FORMULATIONS CONTAINING HUMAN SEXUAL STEROIDS: DEVELOPMENT AND VALIDATION OF METHODS AND IN VITRO DRUG RELEASE. Química Nova (Impresso) , v. 37, p. 720-727, 2014.

  • POLONINI, HUDSON C. ; LOPES, ROSÂNGELA S. ; BEATRIZ, ADILSON ; GOMES, ROBERTO S. ; SILVA, ADRIANO O. ; LIMA, RICARDO V. DE ; NUNES, GLÁUCIA. A. ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; LIMA, DÊNIS P. DE . SYNTHESIS AND EVALUATION OF OCTOCRYLENE-INSPIRED COMPOUNDS FOR UV-FILTER ACTIVITY. Química Nova (Impresso) , v. 37, p. 1004-1009, 2014.

  • POLONINI, HUDSON CAETANO ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; RAMOS, C. ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . Evaluation of percutaneous absorption performance for human female sexual steroids into Pentravan cream.. International Journal of Pharmaceutical Compounding , v. 18, p. 332-340, 2014.

  • CAMPOS, M. L. ; Mourão Júnior Carlos Alberto ; SA, R. C. S. E. ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. ; Martha de Oliveira Guerra . Physical and neurobehavioral development of rat offspring after maternal exposure to Valeriana officinalis during gestation.. Journal of Medicinal Plant Research , v. 8, p. 928-935, 2014.

  • POLONINI, HUDSON ; BRANDÃO, MARCOS AF ; RAPOSO, NADIA RB . A natural broad-spectrum sunscreen formulated from the dried extract of Brazilian Lippia sericea as a single UV filter. RSC Advances: an international journal to further the chemical sciences , v. 4, p. 62566-62575, 2014.

  • CAMPOS, M. L. ; Mourão Júnior Carlos Alberto ; BRANDÃO, M. A. F. ; SA, R. C. S. E. ; SILVA, L. R. ; Martha de Oliveira Guerra . VALERIANA OFFICINALIS ADMINISTRATION ON PREGNANT RATS AND POSTNATAL DEVELOPMENT OF THE FEMALE OFFSPRING.. International Journal of Recent Advances in Multidisciplinary Research , v. 1, p. 56-61, 2014.

  • Grossi, L. do N. ; POLONINI, H.C. ; BAPTISTA, E.B ; FERREIRA, A. O. ; Raposo, N.R. ; LEITE, M.N ; OLIVEIRA, M. A. L. ; BRANDÃO, M. A. F. . Alternative methodology for folic acid analysis in capsules by reverse phase liquid chromatography under isocratic mode.. Acta Farmacéutica Bonaerense , v. 32, p. 67-73, 2013.

  • POLISSENI, A. F. ; ANDRADE, A. T. L. ; RIBEIRO, L. C. ; CASTRO, I. Q. ; POLISSENI, F. ; GUERRA, Marta de Oliveira ; BRANDÃO, M. A. F. . Effects of a continuous-combined regimen of low-dose hormone therapy (oestradiol and norethindrone acetate) and tibolone on the quality of life in symptomatic postmenopausal women: A double-blind, randomised study.. Maturitas (Amsterdam) , v. 74, p. 172-178, 2013.

  • DUTRA, L. ; LEITE, M.N ; BRANDÃO, M. A. F. ; VAZ, P. ; OLIVEIRA, F. ; OLIVEIRA, M. A. L. . A Rapid Method for Total --Escin Analysis in Dry, Hydroalcoholic and Hydroglycolic Extracts of Aesculus hippocastanum L . by Capillary Zone Electrophoresis. Phytochemical Analysis , p. n/a-n/a, 2013.

  • TOSTES, MÁRCIA HELENA FÁVERO DE SOUZA ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; MENDES, ROSEMERI ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; GATTAZ, WAGNER FARID ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . Fatty acid and phospholipase A2 plasma levels in children with autism. Trends in Psychiatry and Psychotherapy , v. 35, p. 76-80, 2013.

  • ALMEIDA, P. A. ; ALVES, M. C. ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; DUTRA, L. ; LEITE, M.N ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. . New HPLC method for quality control of β-escin in Aesculus hippocastanum L. hydroalcoholic extract.. Acta Farmacéutica Bonaerense , v. 302, p. 1082-1087, 2013.

  • GROSSI, L. N. ; POLONINI, H. C. ; ALVES, M. C. ; FERREIRA, A. O. ; LEITE, M. N. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. . Development and Validation of Analytical Method for Determination of Medroxyprogesterone Acetate in Capsules: a Chemometrical Approach. Acta Farmacéutica Bonaerense , v. 32, p. 378-383, 2013.

  • PINHATI, R. R. ; POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; CORCHS, F. ; GATTAZ, W. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Quantification of tryptophan in plasma by high performanc liquid chromatography. Química Nova (Impresso) , v. 35, p. 623-626, 2012.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; Tostes, M.H.F. ; Teixeira, H. ; Gattaz, W. ; Raposo, N.R. . Altered Neurotrophin, Neuropeptide, Cytokines and Nitric Oxide Levels in Autism. Pharmacopsychiatry , v. 45, p. 241-243, 2012.

  • POLONINI, H.C. ; Gonçalves,K.M. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Amazon native flora oils: in vitro photoprotective activity and major fatty acids constituents. Revista Brasileira de Farmácia , v. 93, p. 102-108, 2012.

  • POLONINI, H.C. ; GOMES, T. B. ; GONCALVES, K. M. ; BRANDÃO, M. A. F. ; Raposo, N.R. . In vitro efficacy of photoprotection in sunscreens: a comparison between methods.. Acta Farmacéutica Bonaerense , v. 31, p. 353-361, 2012.

  • TEIXEIRA, RAQUEL DA SILVA ; ROCHA, PAULA RAFAELA ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; CHAVES, MARIA DAS GRAÇAS AFONSO MIRANDA ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA . Mushroom tyrosinase inhibitory activity and major fatty acid constituents of Amazonian native flora oils. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso) , v. 48, p. 399-404, 2012.

  • FOCHAT, R.C ; FARINAZZO, S. M. M. ; SILVA JUNIOR, A. ; BARBOSA, E. M. S. ; POLONINI, H.C. ; VIEIRA, R. C. P. A. ; BRANDÃO, M. A. F. ; Raposo, N.R. . Prevalence of cognitive impairment in Brazilian frail elderly.. European Journal of Epidemiology , v. 27, p. S181-S181, 2012.

  • ALVES, M. ; POLONINI, H. C. ; VAZ, U.P. ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. . Estudo comparativo de preparações orais sólidas contendo carbamazepina: teste e perfil de dissolução. Revista Brasileira de Farmacia , v. 93, p. 487-492, 2012.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; SANTOS, F. C. ; VAZ, U. P. ; POLONINI, H.C. ; RAPOSO, N. R. B. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira . Desenvolvimento e validação de método analítico para determinação do teor de sinvastatina em cápsulas magistrais. Química Nova (Impresso) , v. 34, p. 516-519, 2011.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; POLONINI, H.C. ; Grossi, L. do N. ; FERREIRA, A. O. . Development of a Standardized Procedure for Cleaning Glass Apparatus in Analytical Laboratories. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada , v. 32, p. 133-136, 2011.

  • POLONINI, H.C. ; Caneschi, C. A. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . In vitro photoprotective activity of plants extracts from Zona da Mata Mineira. Latin American Journal of Pharmacy , v. 30, p. 604-607, 2011.

  • POLONINI, H.C. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; FERREIRA, A. O. ; RAPOSO, N. R. B. ; Grossi, L. do N. ; BRANDÃO, M. A. F. . Optimization of a new dissolution test for oxcarbazepine capsules using mixed-level factorial design. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 22, p. 1263-1270, 2011.

  • POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . A Terapia de Reposição Hormonal e a saúde da mulher no climatério: riscos e benefícios. Revista de APS (Impresso) , v. 14, p. 354-361, 2011.

  • POLONINI, H.C. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. . Fotoprotetores naturais como instrumento de ação primária na prevenção do câncer de pele. Revista de APS (Impresso) , v. 14, p. 216-223, 2011.

  • OLIVEIRA, V. ; PEREIRA, M. M. ; Brandão, H de M ; BRANDÃO, M. A. F. ; GATTAZ, W. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Nanotubos de carbono aplicados às neurociências: perspectivas e desafios. Revista de Psiquiatria Clínica (São Paulo. Impresso) , v. 38, p. 201-206, 2011.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; NASCIMENTO, L. G. B. ; POLONINI, H.C. ; FONSECA, Roberta Guilarducci ; Montesano, G ; VAZ, U. P. ; RAPOSO, N. R. B. ; Grossi, L. do N. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira . A high performance liquid chromatography method for determination of hydroxyzine hydrochloride in syrup. Acta Farmaceutica Bonaerense , v. 30, p. 1798-1802, 2011.

  • Caneschi, C. A. ; POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Análise de rotulagem de produtos fotoprotetores. Revista Brasileira de Farmácia , v. 92, p. 208-2012, 2011.

  • Juliana Correa do carmo Cancino ; PETERS, Vera Maria ; Ivone Antonia de Souza ; BRANDÃO, M. A. F. ; GUERRA, Martha de Oliveira . Lapachol administered to rats (Rattus norvegicus Berkenhout, 1769): Teratogenec or embryotoxic?. Revista Brasileira de Zoociências , v. 10, p. 65-71, 2008.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; ROCHA, Evelise de Souza ; BRANDÃO, Marcosantônio Fernandes ; PETERS, Vera Maria ; GUERRA, Martha de Oliveira . EMBRYO DEVELOPMENT ALTERATION IN RATS TREATED WITH LAPACHOL. Brazilian Archives of Biology and Technology , v. 49, n.6, p. 927-934, 2006.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; SOUZA, E. R. ; OLIVEIRA, L. E. G. ; GUERRA, Marta de Oliveira ; PETERS, Vera Maria . Desenvolvimento embrionário durante o trânsito tubário em ratas wistar (Ratutus norvegicus Berkenhout, 1769) tratadas com lapachol. Revista Brasileira de Zoociências , v. 7, n.1, p. 27-35, 2005.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; SILVA, Maria Arabela Dias de Castro Gali . Em Busca da Validação dos Processos Magistrais. Revista da Anfarmag, São Paulo - São Paulo, v. 7, p. 83-87, 2004.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; GUERRA, Martha de Oliveira ; PETERS, Vera Maria ; FELICIO, André Carvalho ; CHANG, Claudia Veiga . Fetal growth in rats treated with lapachol. Contraception (Stoneham) , Estados Unidos, v. 66, p. 289-293, 2002.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; MAGANHA, Juliana ; PETERS, V.M. ; Martha de Oliveira Guerra . Implantação do blastocisto em ratas tratadas com lapachol. REPRODUÇÃO & CLIMATÉRIO , v. 16, p. 14, 2001.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; CAIAFFA, M. C. ; OLIVEIRA, D. L. ; REIS, J. E. P. ; PINHO, J. J. R. G. . Avaliação da cinética de dissolução de cápsulas de amoxicilina produzidas por laboratórios farmacêuticos nacionais e farmácias magistrais.. Revista Brasileira de Farmácia , v. 81, 2000.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; PIMHEIRO, V. A. ; PINHO, J. J. R. G. ; VASCONCELLOS, A C . Perfis de Dissolução da sulfassalazina obtidos a partir de cápsulas gastroresistentes desenvolvidas para o setor magistral. Revista da Anfarmag, Sao Paulo - Brasil, v. 28, p. 28-32, 2000.

  • CARVALHO, A. P. ; BRANDÃO, M. A. F. ; REIS, J. E. P. ; PINHO, J. J. R. G. . Avaliação da cinética de dissolução do diclofenaco sódico em cápsulas e comprimidos de liberação modificada comercializados no Brasil. Revista Brasileira de Farmacia , v. 81, p. 7-10, 2000.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; REIS, J. E. P. ; PINHO, J. J. R. G. . ESTUDO COMPARATIVO DE QUATRO ESPECIALIDADES SOB A FORMA DE COMPRIMIDOS DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO DISPONÍVEIS NO MERCADO NACIONAL. TESTE E CINÉTICA DE DISSOLUÇÃO.. Revista Brasileira de Farmácia., v. 24, p. 175-177, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; PINHO, J. J. R. G. . DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE COMPRIMIDOS DE CARBONATO DE CÁLCIO COM BASE NO PLANEJAMENTO ESTATISTICO ENVOLVENDO FATORIAL FRACIONADO.. Revista Brasileira de Farmácia , Rio de Janeiro, v. 23, p. 123-126, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; VAZ, U. P. ; REIS, J. E. P. ; PINHO, J. J. R. . COMPARATIVE STUDY OF TABLETS CONTAINING ACETYLSALICYLIC ACID. EVALUATION OF DISSOLUTION PROFILE.. Bollettino Chimico Italiano. Rivista de Scienze Farmaceutiche e Biologiche., v. 138, n.2, p. 118-118, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; PIMHEIRO, V. A. ; VAZ, U. P. ; VILLANOVA, J. C. O. ; PINHO, J. J. R. . COMPARATIVE STUDY OF SOLID ORAL FORMS OF 50 MG CAPTOPRIL. EVALUATION OF DISSOLUTION PROFILE.. Bollettino Chimico Italiano. Rivista de Scienze Farmaceutiche e Biologiche., v. 138, n.2, p. 119-119, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; VILLANOVA, J. C. O. ; REIS, J. E. P. ; PINHO, J. J. R. G. . ESTUDO COMPARATIVO DE FORMAS FARMACÊUTICAS SÓLIDAS CONTENDO DIPIRONA. TESTE E CINÉTICA DE DISSOLUÇÃO.. Revista Brasileira de Farmácia, v. 35, n.1, p. 137-141, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; GUERRA, M. O. ; MANZONI, A. S. B. ; PETERS, V. M. . Interceptive effect of lapachol in rats. Contraception (Stoneham) , New York - NY - Estados Unidos, v. 99, p. 305-307, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; GUEIRRA, Marta Oliveira ; PETERS, Vera Maria ; ALMEIDA, M. E. . Avaliação premiliminar do efeito interceptivo do lapachol em ratas Wistar. Boletim do Centro da Biologia da Reprodução , Brasil, v. 18, p. 37-48, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; VILLANOVA, J. C. O. ; REIS, J. E. P. ; MACEDO, J. A. B. ; PINHO, J. J. R. G. . Avaliação biofarmacotécnica de preparações comerciais contendo dipirona: teste e cinética de dissolução. Revista Brasileira de Farmácia , Brasil, v. 80, n.(1/2), p. 18-21, 1999.

  • SALGADO, C. A. ; BOMFIM, T. C. B. ; SOARES, G. L. C. ; VERARDO, S. M. S. ; BRANDÃO, M. A. F. ; KAPLAN, M. A. C. . TESTE "IN VIVO" DA ATIVIDADE DE EXTRATOS VEGETAIS CONTRA Plasmodium berghei EM CAMUNDONGOS. 6a REUNIAO NACIONAL DE PESQUISA EM MALARIA, 1998.

  • GUERRA, M. O. ; MAZONI, A. S. B. ; ALMEIDA, M. E. ; BRANDÃO, M. A. F. ; OLVEIRA, A. B. ; PETERS, V. M. . TERATOGENIC EFFECT OF LAPACHOL IN FEMALE RATAS WISTAR.. Resumos do XII Congresso Panamericano de Anatomia, v. 01, p. 134-134, 1998.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; VAZ, U. P. ; REIS, J. E. P. ; PINHO, J. J. R. G. . ESTUDO COMPARATIVO DE FORMAS FARMACÊTUCIAS SÓLIDAS CONTENDO ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO. AVALIAÇÃO DO PERFIL DE DISSOLUÇÃO.. Revista de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo , Brasil, v. 34, n.2, p. 80, 1998.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; VILLANOVA, J. C. O. ; REIS, J. E. P. ; PINHO, J. J. R. G. . ENSAIOS BIOFARMACOTÉCNICOS DE COMPRIMIDOS DE DIPIRONA. ESTUDO COMPARATIVO DE QUATRO ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS COMERCIALIZADAS NO BRASIL.. Revista de Farmácia e Bioquímica da USP, v. 34/2, p. 95-95, 1998.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; SNIECKUS, V. ; OLIVEIRA, A. B. . COMBINED DIRECTED METALATION - CROSS COUPLING STRATEGIES. A REGIOSPECIFIC ROUTE TO HETERORING-ANNELATED ORTHO-NAPHTOQUINONES AND SHORT SYNTHESIS OF BETA-LAPACHONE.. Tetrahedron Letters., v. 34, p. 2437-2437, 1993.

  • FERREIRA, Anderson de Oliveira ; POLONINI, H. C. ; BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES . Guia Prático da Farmácia Magistral - Volume 2. 6. ed. Juiz de Fora: Editar Editora, 2023. v. 3. 606p .

  • FERREIRA, Anderson de Oliveira ; POLONINI, H. C. ; BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES . Guia Prático da Farmácia Magistral - Volume 3. 6. ed. Juiz de Fora: Editar Editora, 2023. v. 3. 640p .

  • FERREIRA, A. O. ; POLONINI, H. C. ; BRANDAO, MARCOS ANTONIO FERNANDES . Guia Prático da Farmácia Magistral - Volume 1. 6. ed. Juiz de Fora: Editar Editora, 2023. v. 3. 736p .

  • FERREIRA, A. O. ; POLONINI, H.C. ; LIMA, L. C. ; BRANDÃO, M. A. F. . Formulações Líquidas de Uso Oral. 1. ed. Juiz de Fora: Editar, 2019. v. 1. 992p .

  • FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. ; POLONINI, H.C. . Guia Prático da Farmácia Magistral. 5. ed. Juiz de Fora: Editar, 2018. v. 3. 1764p .

  • POLONINI, H.C. ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. . Mineralograma e saúde: interpretação nutricional e toxicológica. 1. ed. Juiz de Fora: Editar, 2018. v. 1. 274p .

  • FERREIRA, Anderson de Oliveira ; BRANDÃO, M. A. F. . Capítulo 6 - Controle de Qualidade na Farmácia Magistral. Guia Prático da Farmácia Magistral. 4ed.São Paulo: Parmabooks Editora, 2011, v. 2, p. 101-234.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. . Capítulo 7 - Monitoramento dos Processos Magistrais. Guia Prático da Farmácia Magistral. 4ed.São Paulo: Pharmabooks Editora, 2011, v. 2, p. 235-260.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. . CAPITULO 19 - MONITORAMENTO DOS PROCESSOS MAGISTRAIS. In: ANDERSON DE OLIVEIRA FERREIRA. (Org.). GUIA PRATICO DA FARMACIA MAGISTRAL. 3ed.: , 2008, v. 2, p. 491-518.

  • FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. . CAPITULO 18 - CONTROLE DE QUALIDADE NA FAMACIA MAGISTRAL. In: ANDERSON DE OLIVEIRA FERREIRA. (Org.). GUIA PRATICO DA FARMACIA MAGISTRAL. 3ed.: , 2008, v. 2, p. 357-490.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. . Controle da qualidade na farmácia magistral. In: Anderson de Oliveira Ferreira. (Org.). Guia Prático da Faramácia Magistral. 2ed.Juiz de Fora: Ortofarma, 2002, v. , p. 30-98.

  • BRANDÃO, M. A. F. . Controle da qualidade na farmácia magistral. In: Anderson de Oliveira Ferreira. (Org.). GUIA PRÁTICO DA FARMÁCIA MAGISTRAL. 01ed.Juiz de Fora: Ortofarma, 2000, v. 01, p. 17-66.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; RETTO, Valéria de Oliveira ; CHAGAS, Leila Rodrigues ; AMORIM, Juliana Moreira ; SILVA, Maria Arabela D. C. G. ; LIMA, Luís Cláudio de . Desenvolimento farmacotécnico magistral de cápsulas de colchicina 0,5 mg. In: Farmag 2006, 2006, São Paulo. Revista da Anfarmag, 2006.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; CHAGAS, Leila Rodrigues ; RETTO, Valéria de Oliveira ; AMORIM, Juliana Moreira ; LIMA, Luís Cláudio ; FONSECA, Roberta Guilarducci ; SILVA, Maria Arabela D.c.g. . Desenvolvimento farmacotécnico de cápsulas de oxcarbazepina 150 mg: validação e metodologia de análise. In: Farmag 2006, 2006, São Paulo. Revista da Anfarmag, 2006.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; PINHO, J. J. R. G. ; PINHEIRO, V. A. ; CARNEIRO, E. ; NOGUEIRA, R. J. L. . Estudos comparativos de comprimidos e cápsulas de captopril de 50 mg produzidos por laboratórios farmacêuticos e farmácias magistrais. In: VII Congresso Pan-Americano de Farmácia e V Congresso Mundial de Farmacêuticos, 2000, Rio de Janeiro - RJ. Poster apresentado no VII Congresso Pan-Americano de Farmácia e V Congresso Mundial de Farmacêuticos, 2000.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; MAGANHA, Juliana ; GUERRA, Marta de Oliveira ; PETERS, Vera Maria . Avaliação da toxicidade do lapachol administrado em ratas no periodo da implantação do blastocisto. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília, 2000.

  • FELICIO, André Carvalho ; CHANG, Claudia Veiga ; BRANDÃO, M. A. F. ; PETERS, Vera Maria ; GUERRA, Martha de Oliveira . Viabilidade fetal em ratas tratadas com lapachol no periodo de fetogênese. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. Resumos da 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; PINHO, J. J. R. G. ; CARVALHO, A. P. . Avaliação biofarmacêutica de comprimidos e cápsulas de liberação modificada de diclofenaco sódico. Estudo comparativo de preparações comerciais. Cinética de dissolução.. In: XI Congresso Paulista de Farmacêuticos e III Seminário Internacional de Farmacêuticos, 1999, São Paulo. Anais do XI Congresso Paulista de Farmacêuticos e III Seminário Internacional de Farmacêuticos, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; MAGANHA, Juliana ; GUERRA, Martha de Oliveira ; OLIVEIRA, Alaíde Braga de ; PETERS, Vera Maria . Letalidade embrionária do lapachol administrado à ratas no 7º dia de gestação: dados preliminares. In: 51a. Reunião Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; SARLING, S. M. ; RASLAN, D. S. ; OLIVEIRA, A. B. ; CHIARIA, E. . Atividade tripanomicida de orto e para-naftoquinonas. In: 19a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1996, Poços de Caldas - MG. Trabalhos apresentados na 19a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1996.

  • POLONINI, HUDSON ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; RAMOS, C. ; CHAVES, MARIA DAS GRAÇAS AFONSO MIRANDA ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Human female sexual steroids into compounded semisolid formulations: evaluation of percutaneous absorption performance.. In: 5th BBBB International Conference, 2013, Atenas. European Journal of Pharmaceutical Sciences.. Amsterdam: Elsevier, 2013. v. 50. p. 170-170.

  • ALMEIDA, P. A. ; ALVES, M. ; POLONINI, H.C. ; FERREIRA, A. O. ; CHAVES, MARIA DAS GRAÇAS AFONSO MIRANDA ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Improving bioavailability of resveratrol: in vitro studies on drug release and percutaneous absorption from transdermals.. In: 5th BBBB International Conference, 2013, Atenas. European Journal of Pharmaceutical Sciences.. Amsterdan: Elsevier, 2013. v. 50. p. 171-172.

  • ALMEIDA, P. A. ; ALVES, M. ; POLONINI, H. C. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; BRANDÃO, M. A. F. . Estudos preliminares com o extrato de Pinus pinaster empregando CLAE/DAD.. In: In: Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins, 2014, Campos do Jordão. Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins: Livro de Resumos, 2014. p. 28-28.

  • ALVES, M. C. ; ALMEIDA, P. A. ; POLONINI, H.C. ; RAPOSO, N. R. B. ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. . Green tea in transdermal formulation: quality control and in vitro drug release assays. In: 3rd Conference on Innovation in Drug Delivery: advances in local drug delivery, 2013, Pisa - Itália. 3rd Conference on Innovation in Drug Delivery: advances in local drug delivery - Programme and Abstracts. Pisa - Itália: ADRITELF & ISDDST, 2013. p. 153-153.

  • ALMEIDA, P. A. ; ALVES, M. ; POLONINI, H. C. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. . Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para o controle de qualidade do chá verde.. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2013, Juiz de Fora. XIX Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2013.

  • ALVES, M. C. ; POLONINI, H.C. ; ALMEIDA, P. A. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; LEITE, M.N ; DUTRA, L. . Método para a quantificação de β-escina em extrato hidroalcoólico de Aesculus hippocastanum L.. In: IV Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto,, 2013, Ouro Preto. IV Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto,, 2013.

  • POLONINI, H.C. ; FOCHAT, R.C ; FARINAZZO, S.M.M.R ; SILVA JUNIOR, A. ; BARBOSA, E. M. S. ; BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO FERNANDES ; VIEIRA, R. C. P. A. ; RAPOSO, NÁDIA R. B. . Prevalence of cognitive impairment in Brazilian frail elderly.. In: European Congress of Epidemiology, 2012, Porto. European Journal of Epidemiology, 2012. v. 27. p. S181-S181.

  • ALMEIDA, P. A. ; FERNANDES, A. ; LEITE, M.N ; ROCHA, F. D. ; BRANDÃO, M. A. F. . Identificação, quantificação e validação de método para determinação do teor de flavonoides no extrato seco de diferentes espécies de carqueja do gênero Baccharis (Asteraceae) por espectrofotometria UV/Visível e avaliação de atividades farmacológicas.. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012, Juiz de Fora. XVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2012.

  • POLONINI, H.C. ; OLIVEIRA, A. A. ; ALVES, M. C. ; SILVA, S. L. ; GROSSI, L. N. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; BRANDÃO, M. A. F. . Development of a New Eco-Friendly Method for Quality Control of Green Tea.. In: 38th International Symposium on High Performance Liquid Phase Separations and Related Techniques, 2012, Anaheim. 38th International Symposium on High Performance Liquid Phase Separations and Related Techniques,, 2012.

  • ALVES, M. C. ; VAZ, U.P. ; POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. . Estudo comparativo de preparações orais sólidas industrializadas e magistrais contendo carbamazepina: teste e cinética de dissolução.. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2011, Juiz de Fora. XVII Seminário de Iniciação Científica, 2011.

  • POLONINI, H.C. ; Caneschi, C. A. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . In vitro photoprotective activity of plants extracts from Zona da Mata Mineira. In: XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010, João Pessoa. Anais do XXI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2010.

  • Caneschi, C. A. ; OLIVEIRA, V. ; SILVA, A. F. ; CALIL, N. O. ; POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Avaliação dos rótulos de 26 marcas de protetores solares industrializado. In: XIII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2010, Florianópolis. Anais do XIII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2010.

  • Caneschi, C. A. ; SILVA, A. F. ; CALIL, N. O. ; OLIVEIRA, V. ; POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Avaliação in vitro do Fator de Proteção Solar e caracterização dos rótulos de fotoprotetores industrializados e manipulados. In: XIII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2010, Florianópolis. Anais do XIII Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2010.

  • POLONINI, HUDSON CAETANO ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; LEITE, M.N . Quantification and Dissolution test of Oxcarbazepine Capsules. In: 4th International Symposium of Post Graduation and Research, 2010, Ribeirão Preto. 4th Internation Symposium of Post Graduation and Research, 2010.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; PINHO, J. J. R. G. ; PINHEIRO, V. A. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; REIS, J. E. P. ; MERCURI, L. E. P. ; MATOS, J. R. . Estudos de liodisponibilidade e avaliação termoanalítica de captopril.. In: VI Encontro Nacional de Professores de Química Farmacêutica. I Reunião de Professores de Química Farmacêutica para o Mercosul, 2000, Porto Alegre - RS. Anais do VI Encontro Nacional de Professores de Química Farmacêutica., 2000.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FELICIO, André Carvalho ; CHANG, Claudia Veiga ; PETERS, Vera Maria ; GUERRA, Martha de Oliveira . Toxicidade fetal do lapachol em ratas Wistar. In: IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2000, Florianópolis. Anais do IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2000.

  • BRANDÃO, M. A. F. . Toxicidade do lapachol administrado a ratas Wistar no período de fetogênese. In: XI Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2000, Campinas, 2000.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; VIREQUE, A. A. ; PETERS, V. M. ; OLIVEIRA, A. B. ; GUERRA, M. O. . Desenvolvimento pós-natal de crias F, de ratas tratadas com lapachol. In: IV Jornada Paulista de Plantas Medicinais, 1999, Ribeirão Preto - SP. Anais da IV Jornada Paulista de Plantas Medicinais, 1999. p. 116-116.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; MAGANHA, Juliana ; GUERRA, Martha de Oliveira ; OLIVEIRA, Alaíde Braga de ; PETERS, Vera Maria . Toxicidade do lapachol em ratos Wistar: observações preliminares. In: 51a. Reunião Anaul da SBPC, 1999, São Paulo - SP. Anais / Resumos - 51a. Reunião Anaul da SBPC, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; SÁ, R. C. S. ; LIRDI, L. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; GUERRA, M. O. . Avaliação do potencial tóxico do lapachol em rator Wistar. In: XI Congresso Brasileiro de Toxicologia, 1999, São Paulo. Anais do XI Congresso Brasileiro de Toxicologia, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; CAIAFFA, M. C. ; OLIVEIRA, D. L. ; PINHO, J. J. R. G. . Avaliação biofarmacotécnica de formas farmacêuticas sólidas contendo amoxicilina. Estudos Preliminares. In: XI Congresso Paulista de Farmacêuticos e III Seminário Internacional de Farmacêuticos, 1999, São Paulo. Anais do XI Congresso Paulista de Farmacêuticos e III Seminário Internacional de Farmacêuticos, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; PINHO, J. J. R. G. ; CAIAFFA, M. C. ; VAZ, U. P. ; MARTINS, N. G. ; FERREIRA, J. R. . Desenvolvimento e avaliação de comprimidos de carbonato de cálcio com base no planejamento estatístico envolvendo fatorial fracionado. In: XI Congresso Paulista de Farmacêuticos e III Seminário Internacional de Farmacêuticos, 1999, São Paulo. Anais do XI Congresso Paulista de Farmacêuticos e III Seminário Internacional de Farmacêuticos, 1999.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; OLVEIRA, A. B. ; PETERS, V. M. ; GUERRA, M. O. ; ALMEIDA, M. E. . Ausência de efeito interceptivo do lapachol em ratas Wistar.. In: 50ª Reunião Anual da SBPC, 1998. Resumos da 50ª Reunião Anual da SBPC, 1998. v. 01. p. 1174.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; REIS, J. E. P. ; PINHO, J. J. R. G. ; VILLANOVA, J. C. O. . Avaliação biofarmacêutica de comprimidos de dipirona de 500 mg. Estudo comparativo de preparações comerciais. Teste e cinética de dissolução.. In: 50ª. Reunião Anual da SBPC, 1998. Resumos da 50o. Reunião Anual da SBPC, 1998. v. 01. p. 1101-1101.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; MANZONI, A. S. B. ; ALMEIDA, M. E. ; GUERRA, M. O. ; OLVEIRA, A. B. ; PETERS, V. M. . Avalliação do potencial embriotóxico do lapachol administrados a ratas Wistar. In: XV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 1998. XV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 1998.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; MANZONI, A. S. B. ; OLIVEIRA, A. B. ; GUERRA, M. O. ; PETERS, V. M. . Avaliação do potencial teratogênico do lapachol em ratas Wistar. In: 50ª Reunião Anual da SBPC, 1998, Natal. Resumos da 50ª Reunião Anual da SBPC, 1998. v. 01. p. 1176.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; GUERRA, M. O. ; OLIVEIRA, A. B. ; PETERS, V. M. . Embrioletalidade do lapachol administrado a ratas Wistar. In: Congresso latinoamericano de mutagenese, carcinogenese e teratogenese ambiental., 1998. Resumos do Congresso latinoamericano de mutagenese, carcinogenese e teratogenese ambiental., 1998.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; GUERRA, M. O. ; MANZONI, A. S. B. ; OLVEIRA, A. B. ; ALMEIDA, M. E. . Embriotoxidad del lapachol em ratas Wistar. In: X Congresso LatinoAmericano de Toxicologia, 1998. Libro Resumen del X Congresso Panamericano de Toxicologia, 1998. v. 01. p. 119-120.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; OLIVEIRA, A. B. ; MANZONI, A. S. B. ; ALMEIDA, M. E. ; GUERRA, M. O. ; PETERS, V. M. . Teratogenic effect of lapachol in female rats Wistar. In: XII Congresso Panamericano de Anatomia. XVIII Congresso Brasileiro de Anatomia, 1998, São Paulo. Resumos do XII Congresso Panamericano de Anatomia, 1998. v. 01. p. 134-134.

  • BRANDÃO, M. A. F. ; SALGADO, A C ; BONFIM, T C B ; SOARES, G L G ; VERARDO, S M S ; KAPLAN, M A C . Teste 'in vivo'da atividade de extratos vegetais contra Plamodium berghei em camundongos. In: 6ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, 1998, Goiânia. Anais do 6ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, 1998. p. 99.

  • BRANDÃO, M. A. F. . Síntese de orto-naftoquinonas via reações de ortometalação dirigida (DOM) e reações de acoplamento cruzado. In: IX Congresso Mineiro de Análises Clínicas. IX Congresso de Análises Clínicas de Juiz de Fora. I Congresso de Farmácia de Juiz de Fora, 1998, Juiz de Fora. Resumos do IX Congresso Mineiro de Análises Clínicas. IX Congresso de Análises Clínicas de Juiz de Fora. I Congresso de Farmácia de Juiz de Fora, 1998.

  • VILLANOVA, J. C. O. ; BRANDÃO, M. A. F. ; REIS, J. E. P. ; PINHO, J. J. R. G. . Ensaios biofarmacotécnicos de comprimidos de dipirona. Estudo comparativo de quatro especialidades farmacêuticas comercializadas no brasil. Teste e cinética de dissolução.. In: 100º Seminário de Ensino Farmacêutico da Universidade de São Paulo, 1998, São Paulo - SP. Revista de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo, 1998. v. 34. p. 95-95.

  • GUERRA, M. O. ; MANZONI, A. S. B. ; ALMEIDA, M. E. ; BRANDÃO, M. A. F. ; OLIVEIRA, A. B. . Embriotoxicidad del lapachol en ratas Wistar. In: X Congreso LatinoAmericano de Toxicologia, 1998, Havana - Cuba. Libro Resumen del X Congreso LatinoAmericano de Toxicologia, 1998. p. 119-120.

  • GUERRA, M. O. ; MAZONI, A. S. B. ; ALMEIDA, M. E. ; BRANDÃO, M. A. F. ; OLIVEIRA, A. B. ; PETERS, V. M. . Teratogenic effect of lapachol in female wistar rats. In: XII Congresso Panamericano de Anatomia - XVIII Congresso Brasileiro de Anatomia, 1998. Anais do XII Congresso Panamericano de Anatomia e XVIII Congresso Brasileiro de Anatomia, 1998. p. 134-134.

  • BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. . CriitHour Dezembro - Da Inovação à Venda: A Jornada da Minha Startup Farmacêutica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, MARCOS ANTÔNIO F. ; NADIA REZENDE BARBOSA, RAPOSO . Inteligência Artificial no Desenvolvimento de Novos Fármacos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . A ciência dos medicamentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; RAMOS, C. ; CHAVES,M.G.A.M. ; RAPOSO, N. R. B. . Human female sexual steroids into compounded semisolid formulations: evaluation of percuteneous absorption performance. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, P. A. ; ALVES, M. C. ; POLONINI, H.C. ; FERREIRA, A. O. ; CHAVES,M.G.A.M. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Improving bioavailability of resveratrol: in vitro studies on drug release and percutaneous absorption from transdermals. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Grossi, L. do N. ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; FERREIRA, A. O. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . A new method for determination of folic acid in capsules by reversed phase liquid chromatography under isocratic mode. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Grossi, L. do N. ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; RAPOSO, N. R. B. . Development and validation of analytical method for determinationI: a chemometrical approach. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • POLONINI, HUDSON CAETANO ; LOURES, S. ; Grossi, L. do N. ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Development of an eco-friendely method for determination of bioidentical progesterone in transdermal dosage forms. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • POLONINI, HUDSON CAETANO ; LOURES, S. ; Grossi, L. do N. ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Quantification of bioidentical testosterone in transdermal dosage forms by eco-friendly liquid chromatography. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • POLONINI, HUDSON CAETANO ; LOURES, S. ; Grossi, L. do N. ; FERREIRA, A. O. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Simultaneous determination of bioidentical estradiol and estriol in transdermal dosage forms by eco-friendly liquid chromatography. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES, M. C. ; Oliveira, A.A ; POLONINI, HUDSON CAETANO ; LOURES, S. ; Grossi, L. do N. ; FERREIRA, A. O. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. . Development of a new eco-friendly for quality controle of green tea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARCOS ANTÔNIO FERNANDES, BRANDÃO . Do laboratório à empresa: um caso de sucesso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, M. L. ; BRANDÃO, M. A. F. ; GUERRA, M. O. . O impacto no desenvolvimento neurocomportamental induzido pela exposição á valeriana durante a gestação.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRANDÃO, M. A. F. ; NASCIMENTO, L. G. B. ; Montesano, G ; VAZ, U. P. ; RAPOSO, N. R. B. ; Grossi, L. do N. ; POLONINI, H.C. ; FONSECA, Roberta Guilarducci ; FERREIRA, A. O. . Validation of an analytical method for determination of hydroxyzine dihydrochloride in syrup by high performance liquid chromatography. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Caneschi, C. A. ; OLIVEIRA, V. ; SILVA, A. F. ; CALIL, N. O. ; POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Avaliação dos rótulos de 26 marcas de protetores solares industrializados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • POLONINI, H.C. ; Caneschi, C. A. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . In vitro photoprotective activity of plants extracts from Zona da Mata Mineira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. ; RAPOSO, N. R. B. ; LEITE, M.N . Quantification and dissolution test of oxcarbazepine capsules. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LUPATINI, E. O. ; ANDRADE, F. C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. ; VAZ, U. P. ; VIEIRA, R. C. P. A. . Cápsulas magistrais: uma alternativa à partição de comprimidos de warfarina sódica 5 mg. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, F. C. ; LUPATINI, E. O. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. ; VAZ, U. P. ; VIEIRA, R. C. P. A. . Cápsulas magistrais: uma alternativa à partição de comprimidos de warfarina sódica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, F. C. ; LUPATINI, E. O. ; RAPOSO, N. R. B. ; VAZ, U. P. ; VIEIRA, R. C. P. A. ; BRANDÃO, M. A. F. . Estudo comparativo da uniformidade de conteúdo de comprimidos de warfarina partidos e pulverizados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANDÃO, M. A. F. ; NASCIMENTO, L. G. B. ; Montesano, G ; VAZ, U. P. ; RAPOSO, N. R. B. ; Grossi, L. do N. ; POLONINI, H.C. ; FONSECA, Roberta Guilarducci ; FERREIRA, A. O. . Validation of an analytical method for determination of hydroxizine dihydroclhoride in syrup by high performance liquid chromatography. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUPATINI, E. O. ; ANDRADE, F. C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. ; VAZ, U. P. ; VIEIRA, R. C. P. A. . Estudo comparativo da uniformidade de conteúdo de comprimidos íntegros, partidos e cápsulas magistrais contendo varfarina sódica e suas implicações toxicológicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Caneschi, C. A. ; SILVA, A. F. ; CALIL, N. O. ; OLIVEIRA, V. ; POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Avaliação in vitro do fator de proteção solar e caracterização dos rótulos de fotoprotetores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, V. ; VAZ, U. P. ; CALIL, N. O. ; SILVA, A. F. ; Caneschi, C. A. ; MIRANDA, J. B. ; RAPOSO, NÁDIA REZENDE BARBOSA ; BRANDÃO, M. A. F. . Estudo da prática de fracionamento de comprimidos ao meio: viabilidade e alternativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, M. A. F. ; NASCIMENTO, L. G. B. ; SANTOS, F. C. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira . Validação de um método analítico para doseamento de cloridrato de hidroxizine em xarope por CLAE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. C. ; VAZ, U. P. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira ; NASCIMENTO, L. G. B. ; BRANDÃO, M. A. F. . Validação de um método analítico para determinação do teor de sinvastatina em cápsuals magistrais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • POLONINI, H.C. ; BRANDÃO, M. A. F. . Avaliação in vitro, via teste de dissolução, de adesivos transdérmicos: estudo de caso do fármaco nicotina.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Desenvolvimento de marcadores dos processos magistrais: validação de método analítico para o doseamento de dicloridrato de hidroxizina em xarope por CLAE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Controle de Qualidade na Farmácia e Monitoramento e do Processo de Manipulação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Controle de Qualidade na Farmácia e Monitoramento e do Processo de Manipulação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Controle de Qualidade na Farmácia e Monitoramento e do Processo de Manipulação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Controle de Qualidade na Farmácia e Monitoramento e do Processo de Manipulação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Controle de Qualidade na Farmácia e Monitoramento e do Processo de Manipulação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Controle de Qualidade na Farmácia e Monitoramento e do Processo de Manipulação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Controle de Qualidade na Farmácia e Monitoramento e do Processo de Manipulação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELICIO, André Carvalho ; CHANG, Claudia Veiga ; BRANDÃO, M. A. F. ; PETERS, V. M. ; GUERRA, Martha de Oliveira . Toxicidade do lapachol administrado a ratas Wistar no período de fetogênese. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, V. A. ; BRANDÃO, M. A. F. ; CARNEIRO, E. ; NOGUEIRA, R. J. L. ; PINHO, J. J. R. G. . Estudos comparativos de comprimidos e cápsulas de captopril de 50 mg produzidos por laboratórios farmacêuticos e farmácias magistrais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, M. A. F. ; MAGANHA, Juliana ; GUERRA, Martha de Oliveira ; OLIVEIRA, Alaíde Braga de ; PETERS, Vera Maria . Letalidade embrionária do lapachol administrado à ratas no 7º dia de gestação: dados preliminares. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIRDI, L. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; BRANDÃO, M. A. F. ; OLIVEIRA, A. B. ; GUERRA, Martha de Oliveira ; SILVEIRA, R. C. . Toxicidade do lapachol em ratos Wistar: observações preliminares. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Síntese e atividades biológicas de naftoquinonas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, A. P. ; PINHO, J. J. R. G. ; BRANDÃO, M. A. F. . Avaliação biofarmacêutica de comprimidos e cápsulas de liberação modificada de diclofenaco sódico. Estudo comparativo de preparações comerciais. Cinética de dissolução. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHO, J. J. R. G. ; CAIAFFA, M. C. ; VAZ, U. P. ; MARTINS, N. G. ; FERREIRA, J. R. ; BRANDÃO, M. A. F. . Desenvolvimento e avaliação de comprimidos de carbonato de cálcio com base no planejamento estatístico envolvendo fatorial fracionado. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAIAFFA, M. C. ; OLIVEIRA, D. L. ; PINHO, J. J. R. G. ; BRANDÃO, M. A. F. . Avaliação biofarmacotécnica de formas farmacêuticas sólidas contendo amoxicilina. Estudos preliminares. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Atividade tripanosomicida de orto e para-naftoquinonas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Antivirais: Drogas usadas no tratamento da AIDS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Agentes Cardiovasculares e Antihipertensivos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Síntese de Orto-Naftoquinonas biologicamente ativas via reações de orto-metalação dirigida e reações de acoplamento cruzado.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. ; ZHAO, B. ; WANG, X. ; FU, J. ; SNIECKUS, V. . Combined Directed Ortho Metlation Pd(0)-Catalyzed Cross Coupling Tactics: Application in Natural Product Synthesis. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. ; OLIVEIRA, Alaíde Braga de ; SNIECKUS, V. . Combined Directed Ortho Metlation Pd(0)-Catalyzed Cross Coupling Strategies: Synthesis of Heterocyclic Ring Fused Ortho Naphtoquinones. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDÃO, M. A. F. . Monitoramento dos Processos Magistrais. São Paulo: Anfarmag - Associação dos Farmacêuticos Magistrais, 2006 (Apostila).

  • BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, Anderson de Oliveira . Controle de Qualidade na Farmácia Magistral. São Paulo: Anfarmag- Associação dos Farmacêuticos Magistrais, 2006 (Apostila).

Outras produções

BRANDÃO, M. A. F. ; FERREIRA, A. O. . CQ-PLUS. 2001.

POLONINI, H.C. ; Caneschi, C. A. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. . Formulações fotoprotetoras tópicas e orais contendo extratos e/ou óleos vegetais brasileiros - Depósito de patente no INPI em 14/07/11, protocolo 221106439940.. 2011.

FERREIRA, A. O. ; RAPOSO, F. J. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Aparato para confecção de comprimidos orodispersíveis moldados e/ou comprimidos de dissolução rápida- Depósito de pedido de patente em 08/08/2011 sob o protocolo 221107682570. 2011.

FERREIRA, A. O. ; RAPOSO, F. J. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, N. R. B. . Máquina para revestimento de cápsulas por vaporização-Depósito de pedido de patente em 08/08/2011 sob o protocolo 221107682350. 2011.

FERREIRA, A. O. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. ; RAPOSO, F. J. . Formulações para comprimidos orodispersíveis- depósito de patente no INPI em 09/12/2011, protocolo 221109307050. 2011.

FERREIRA, A. O. ; RAPOSO, F. J. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. . Dispositivo para formação de filmes- Depósito de pedido de patente em 09/12/2011 sob o protocolo 221109255890. 2011.

FERREIRA, A. O. ; RAPOSO, F. J. ; RAPOSO, N. R. B. ; BRANDÃO, M. A. F. . Aparato para revestimento de cápsulas por imersão-Depósito de pedido de patente em 09/10/2011 sob o protocolo 221109256579. 2011.

RICHARTZ, B. ; BRANDÃO, M. A. F. . EMPREENDER: UMA ESCOLHA DE VIDA (TALK SHOW). 2010.

BRANDÃO, M. A. F. . Individualização terapêutica: um desafio para a equipe multidisciplinar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRANDÃO, M. A. F. . Monitoramento dos Processos Magistrais. 2006. .

BRANDÃO, M. A. F. . Monitoramento dos Processos Magistrais. 2006. .

BRANDÃO, M. A. F. . Monitoramento dos Processos Magistrais. 2006. .

BRANDÃO, M. A. F. . Monitoramento dos Processos Magistrais. 2006. .

BRANDÃO, M. A. F. . Monitoramento dos Processos Magistrais. 2006. .

BRANDÃO, M. A. F. . Controle de qualidade e sua importância na consolidação da farmácia magistral. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    A proteína HMGB1 e sua relação com a periodontite crônica, Descrição: A periodontite é caracterizada como uma condição inflamatória crônica que acomete os tecidos que suportam os dentes( cemento, osso alveolar e ligamento periodontal). É considerada um problema de saúde pública pela prevalência em mais de 50% da população adulta mundial. Desta forma, o presente projeto visa estabelecer o possível papel da proteína HMGB1 como biomarcador inflamatório na periodontite crônica e avaliar a efetividade, por meio de mensuração de parâmetros clínicos periodontais, do emprego de terapia antibiótica sistêmica à base de DOX como recurso terapêutico adjunto para a periodontite crônica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / NÁDIA REZENDE BARBOSA RAPOSO - Integrante / Arnaud Alves Bezerra-Júnior - Integrante.

  • 2019 - Atual

    PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS PERSONALIZADOS EMPREGANDO A MANUFATURA ADITIVA (IMPRESSÃO 3D), Descrição: A manufatura aditiva é uma tecnologia emergente que pode atuar como um fator-chave para o avanço futuro e fabricação precisa de formas de dosagem personalizadas, medicina regenerativa, próteses e dispositivos médicos implantáveis. Ajustar o tamanho, a forma e o perfil de liberação de medicamentos de vários sistemas de administração de medicamentos pode ser benéfico para populações especiais, que permite a produção e a dispensa precisa de pequenas quantidades de princípio ativo ou conjunto de princípios ativos. A presente projeto de pesquisa tem como justificativa desenvolver o design e imprimir comprimidos e dispositivos farmacêuticos por meio da manufatura aditiva, verificar a qualidade, desenvolver estudos de liberação in vitro e ex-vivo, avaliação da forma e design pelos pacientes (percepção) e estudos pré-clínicos, tanto no uso humano (medicina) quanto animal (veterinária).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / Francisco José Raposo - Integrante / NÁDIA REZENDE BARBOSA RAPOSO - Integrante / LAURA ANDRADE JUNQUEIRA - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Universidade Empreendedora: UFJF e a indústria farmacêutica, Descrição: Sob a ótica da abordagem de universidade empreendedora, o presente estudo busca analisar as relações entre a UFJF e a indústria farmacêutica. A partir desta análise, pretende-se identificar os principais entraves na relação da universidade e do referido segmento e propor melhorias para a efetividade dos resultados de transferência de tecnologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / RAPOSO, NÁDIA R. B. - Integrante / Inaiara Coser Sobrinho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2018

    ENGENHARIA TECIDUAL NA FORMAÇAO ÓSSEA IN VITRO, Descrição: Avaliar in vitro a capacidade do meio osteogênico em promover proliferação e diferenciação de células de osteoblastos e fibroblastos em células da linhagem osteogênica cultivadas sobre um arcabouço de ALG e TCP (estimular a osteogênese in vitro). Investigar a influência de diferentes arcabouços osteocondutivos (Bio-Oss®, ALG, TCP), associados ou não, sobre a proliferação de células (osteoblastos e fibroblastos);Mensurar a atividade da fosfatase alcalina e os níveis de proteína total em osteoblastos e fibroblastos mantidos em cultura. Analisar a formação de matriz mineralizada nas células de interesse por meio da espectrofotometria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / RAPOSO, NÁDIA R. B. - Integrante / Rafael de Oliveira Correa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2019

    CONFECÇÃO DE DISPOSITIVO MECÂNICO PARA A FABRICAÇÃO DE FILMES TRANSDÉRMICOS, Descrição: Criar um dispositivo mecânico capaz de produzir um filme (patch) de espessura controlada para liberação de fármacos por via transdérmica.? Elaborar desenhos técnicos do dispositivo farmacêutico, com os quais seja possível a criação de um protótipo funcional; ? Determinar a taxa de liberação de um fármaco de interesse da formulação proposta (filme) pela equipe técnica, através de estudos de liberação in vitro utilizando membrana sintética e ? Determinar a eficiência de absorção do princípio ativo através de estudos de permeação do fármaco contido no filme, usando modelo experimental ex vivo com pele humana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / Anderson de Oliveira Ferreira - Integrante / Hudson Caetano Polonini - Integrante / Francisco José Raposo - Integrante / NÁDIA REZENDE BARBOSA RAPOSO - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Síntese de Cianoacrilatos com Potencial Aplicação como Adesivos Cirúrgicos, Descrição: No Brasil, adesivos cirúrgicos de alto custo vêm sendo utilizados para fechamento de incisões em procedimentos médicos. Considerando que os adesivos de cianoacrilatos podem ser preparados por metodologias relativamente de baixo custo e com bons rendimentos, é de grande interesse a pesquisa focando a obtenção de novos produtos que apresentem propriedades adesivas, mas, sendo genuinamente nacionais. Através de metodologias adaptadas e desenvolvidas em nosso laboratório serão preparados monômeros de cianoacrilatos já conhecidos no mercado, e também novos compostos- com o objetivo de se conhecer seu potencial como adesivos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / RAPOSO, NÁDIA R. B. - Integrante / LIMA, DÊNIS P. DE - Coordenador / Leonardo R Martins - Integrante / A BEATRIZ - Integrante / Rosangela da Silva Lopes - Integrante / Roberto da Silva Gomes - Integrante / Maria Rita Marques - Integrante / Adriano Olimpio da Silva - Integrante / Marco Antonio Utrera Martins - Integrante / arendar Reddy Thatikonda - Integrante / Ricardo Bruno Ajonas Rocha - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Biocatálise para a Preparação de Cianoacrilatos com Potencial Aplicação como Adesivos Cirúrgicos, Descrição: No Brasil, adesivos cirúrgicos de alto custo vêm sendo utilizados para fechamento de incisões em procedimentos médicos. Considerando que os adesivos de cianoacrilatos podem ser preparados por metodologias relativamente de baixo custo e com bons rendimentos, é de grande interesse a pesquisa focando a obtenção de novos produtos que apresentem propriedades adesivas, mas, sendo genuinamente nacionais. Através de metodologias adaptadas e desenvolvidas em nosso laboratório serão preparados monômeros de cianoacrilatos já conhecidos no mercado, e também novos compostos- com o objetivo de se conhecer seu potencial como adesivos. Várias abordagens de síntese serão exploradas como descritas a seguir: (i) Serão produzidos diferentes ésteres a partir da reação entre o ácido cianoacético com diferentes álcoois através de reação catalisada por NbCl5. Em seguida, os cianoacetatos serão submetidos a uma condensação enzimática e/ou através de catálise enzimática e também o protocolo biocatalítico prolina-zinco. paraformaldeído. (ii) A acrilonitrila será utilizada como material de partida e será submetida a uma sequência sintética constituindo das reações de Morita-Baylis-Hillman (MBH), oxidação do álcool formado e, finalmente, rearranjo de Baeyer-Villiger na presença de materiais microporosos e/ou por protocolo biocatalítico. (iii) Esta abordagem também envolverá a reação de MBH, contudo, entre o paraformaldeído e diferentes ésteres acrílicos. Desta forma, serão produzidos os respectivos álcoois para serem oxidados e reagirem com hidroxilamina produzindo os intermediários-chave aldoximas que por sua vez, serão desidratadas para levar aos cianoacrilatos correspondentes. (iv) Os álcoois formados via MBH conforme (iii) poderão ser convertidos diretamente para os respectivos cianoacrilatos através da reação com amônia catalisada por iodo molecular ou ainda; por tratamento com amônia, sais de cobre, N-oxil-2,2,6,6-tetrametilpiperidina (TEMPO) e oxigênio. Para a realização das reações de MBH tentaremos também uma abordagem enzimática empregando enzima isolada. De posse dos compostos-alvo, algumas formulações serão preparadas contendo os monômeros de cianoacrilatos com agentes para produzir cor e odor agradável ao produto final... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / Denis Pires de Lima - Coordenador / Adilson Beatriz - Integrante / LOPES, ROSÂNGELA S. - Integrante / GOMES, ROBERTO S. - Integrante / SILVA, ADRIANO O. - Integrante / RAPOSO, NÁDIA R. B. - Integrante / Leonardo R Martins - Integrante / Maria Rita Marques - Integrante / Nelson Luís de Campos Domingues - Integrante.

  • 2014 - 2016

    DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO FARMACÊUTICA TRANSDÉRMICA INOVADORA CONTENDO O EXTRATO DE Pinus pinaster, Descrição: Desenvolver uma formulação farmacêutica transdérmica inovadora contendo Pinus pinaster.Elaborar uma formulação farmacêutica nanoestruturada de uso transdérmico contendo Picnogenol®; Desenvolver e validar uma metodologia analítica por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) para o doseamento dos principais marcadores (ácido ferúlico, ácido caféico, ácido gálico, catequina e taxifolina) no extrato e na formulação desenvolvida; Realizar ensaios de liberação (in vitro) do principal marcador do extrato de interesse; Caracterizar o potencial zeta, tamanho de partícula e índice de polidispersão; Avaliar a estabilidade da formulação nanoestruturada através da termogravimetria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / Anderson de Oliveira Ferreira - Integrante / Raposo, N.R. - Integrante / PRISCILA A. ALMEIDA - Integrante / Carla Aparecida Pereira Bhering - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento e validação de método analítico para controle de qualidade de formulações contendo Resveratrol, Descrição: Resveratrol, polifenol membro da família das fitoalexinas, é amplamente estudado devido às suas importantes propriedades biológicas, destacando-se a ação antioxidante e antimutagênica. A utilização crescente de formulações contendo Resveratrol leva à necessidade de maior controle de qualidade dos produtos acabados disponíveis para comercialização. Assim, objetiva-se desenvolver um método seguro e eficaz, por cromatografia líquida de alta eficiência, para identificação e quantificação do Resveratrol em novos produtos transdérmicos, contribuindo para o controle de qualidade de produtos inovadores. Em seguida, serão conduzidos o estudo do perfil de liberação e da permeação do fármaco a partir das formlações trandérmicas, com a auxílio de célula de Franz... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / Hudson Caetano Polonini - Integrante / MICHELE CAMPOS ALVES - Integrante / PRISCILA A. ALMEIDA - Integrante / RAPOSO, NÁDIA R. B. - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Avaliação da atividade antifúngica de Baccharis trimera Less (D.C.) e Origanum vulgare Linnaeus frente às linhagens fúngicas causadoras de esporotricose, Descrição: identificar os componentes dos óleos essenciais de Baccharis trimera, conhecida popularmente como carqueja amarga, e Origanum vulgare, conhecido como orégano, investigar seu potencial antifúngico in vitro, frente a duas linhagens clínicas de Sporothrix schenckii, identificadas genericamente como A e B. Anfotericina B e cetoconazol foram utilizados como fármacos de referência. Os óleos essenciais foram submetidos à análise da composição química por cromatografia gasosa de alta resolução (CG-AR). Os ensaios antifúngicos foram realizados por meio da triagem microbiológica e posteriormente estabelecidas as concentrações inibitória mínima (CIM) e fungicida mínima (CFM), para as substâncias de interesse.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / RAPOSO, NÁDIA R. B. - Integrante / CAMILA S.F.COUTO - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2014

    DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS ANALÍTICOS PARA O CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS INOVADORES APLICADOS À MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA EM HOMENS E MULHERES, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / Hudson Caetano Polonini - Integrante / Nádia Rezende Barbosa Raposo - Integrante / Karla Mara Gonçalves - Integrante / MICHELE CAMPOS ALVES - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Avaliação da toxicidade reprodutiva da suspensão aquosa de Valeriana officinalis L. em ratos Wistar, Descrição: O projeto tem por objetivo verifica o efeito do extrato de Valeriana officinalis L. sobre o sistema reprodutor e fertilidade de ratos Wistar, após tratamento por todo período de duração da espermatogênese. Como parâmetros são estudados: morfologia de gônadas e trato reprodutor, número, morfologia e viabilidade de gametas e se realiza o teste de dominância letal induzida... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / Vera Maria Peters - Integrante / de Oliveira Guerra, Martha - Coordenador / Renato M Marques - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Desenvolvimento e Validação de Metodologia Analítica para Quantificação de β-Escina em Extratos de Aesculus hippocastanum L, Descrição: Aesculus hippocastanum L. (castanha da índia) possui uma mistura complexa de saponinas triterpênicas glicosiladas, conhecida como Escina, seu principal fitoconstituinte. O projeto visou desenvolver diferentes metodologias analíticas (espectrofotometria UV/Visível, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e Eletroforese Capilar) para quantificação de β-escina nos extratos hidroalcoólico, glicólico e seco de Aesculus hippocastanum L... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / MAGDA NARCISO LEITE - Coordenador / MICHELE CAMPOS ALVES - Integrante / Lidiane Dutra - Integrante / MARCONE AUGUSTO L. DE OLIVEIRA - Integrante / PRISCILA A. ALMEIDA - Integrante / RAPOSO, NÁDIA R. B. - Integrante / POLONINI, HUDSON - Integrante / Fernando antonio simas vaz - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para controle de qualidade do chá verde, Descrição: Atualmente, existe um interesse crescente nas potenciais atividades de proteção à saúde do chá verde (Camellia sinensis), que é caracterizado pela presença de grandes quantidades de polifenóis, sendo a maioria deles representados por catequinas. Galato de epigalocatequina (EGCG) é o componente mais abundante e ativo, sendo geralmente utilizado como biomarcador junto com a cafeína (CAF) e o ácido gálico (AG). EGCG é pouco absorvido no tratogastrointestinal e está sujeito ao metabolismo de primeira passagem pelo fígado quando administrado por via oral, forma mais comumente utilizada para o chá verde. Um sistema transdérmico poderia então ser um mecanismo de liberação alternativo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo: (i) desenvolver e validar métodos por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) para a quantificação simultânea de EGCG, CAF e AG em cápsulas e emulsões sob a ótica da química verde, usando solventes menos tóxicos, biodegradáveis e de baixo custo e (ii) determinar na emulsão a liberação de EGCG in vitro e sua permeação cutânea em pele humana, utilizando modelo ex vivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / Hudson Caetano Polonini - Integrante / Nádia Rezende Barbosa Raposo - Integrante / MICHELE CAMPOS ALVES - Integrante / Priscila Vaz - Integrante / PRISCILA A. ALMEIDA - Integrante / Ana Athália Liguori de Oliveira Horta - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Desenvolvimento de formulação fotoprotetora contendo extratos vegetais da Zona da Mata Mineira, Descrição: O principal fator desencadeador do câncer de pele é a exposição à radiação ultravioleta proveniente do sol. A prevenção desta patologia inclui ações simples como a proteção contra a luz solar, uma medida efetiva e de baixo custo, cuja forma mais difundida é a aplicação de protetores solares na pele. O mercado de fotoprotetores tem crescido num ritmo de 21% ao ano, o que indica a grande procura dos consumidores por este tipo de produto, e por isso pesquisas têm sido desenvolvidas com o intuito de desenvolver novos protetores solares, inclusive contendo princípios ativos naturais. As vantagens, neste caso, residem no fato de eles causarem menos efeitos colaterais e serem menos agressivos ao meio ambiente. Isto posto, o objetivo deste trabalho foi estabelecer uma formulação fotoprotetora com características organolépticas adequadas e atrativas ao público consumidor e que contenha extratos de espécies vegetais da Zona da Mata Mineira. Para garantir a eficácia do produto, foram realizados estudos de controle de qualidade que incluíram a determinação do Fator de Proteção Solar (FPS) in vitro e in vivo e a determinação do Fator de Proteção à Radiação UVA. Uma triagem inicial com quatro espécies incorporadas a 10% em uma loção-base revelou que todas possuem FPS rotulável e, por conseguinte, potencial para incorporação em um protetor solar comercial. A espécie com maior FPS in vitro foi submetida ao estudo in vivo, o qual confirmou o valor determinado previamente in vitro. Os resultados confirmam o estabelecimento de um protetor solar inovador, o primeiro utilizando somente filtros solares vegetais e espécies provenientes da Zona da Mata Mineira. A inserção deste produto no mercado consumidor será de grande valia par ao desenvolvimento das potencialidades regionais, ajudando a inserir a mesorregião nos focos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / Hudson Caetano Polonini - Integrante / Nádia Rezende Barbosa Raposo - Coordenador / César A. CANESCHI - Integrante., Financiador(es): Ortofarma Controle de Qualidade Ltda - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2012

    Controle de Qualidade de Medicamentos Genéricos, Similares e Magistrais contendo Sildenafil, Descrição: Visa o desenvolvimento de métodos analíticos para avaliação da qualidade de medicamentos genéricos, similares e magistrais contendo sildenafil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / Urias Pardócimo Vaz - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Aesculus hippocastanum L. (castanha da índia) possui uma mistura complexa de saponinas triterpênicas glicosiladas, conhecida como Escina, seu principal fitoconstituinte. O projeto visou desenvolver diferentes metodologias analíticas (espectrofotometria UV, Descrição: absorção de fármacos a partir de formas farmacêuticas orais sólidas depende de sua liberação, da solubilização em condições fisiológicas e da permeabilidade nas membranas do trato gastrointestinal. A solubilidade é um dos principais fatores capaz de influenciar a biodisponibilidade oral de um fármaco. Pode ser analisada pela dissolução in vitro, sendo esta fundamental para prever o desempenho do medicamento in vivo. Fármacos de classe II como a carbamazepina possuem baixa solubilidade e alta permeabilidade e sua absorção é limitada pela dissolução. Por isso, os ensaios de dissolução tornam-se imprescindíveis para confirmar a qualidade dos medicamentos. Atualmente, no mercado brasileiro, vários laboratórios farmacêuticos comercializam produtos à base de carbamazepina. O presente trabalho teve como principal objetivo comparar a qualidade de preparações orais sólidas contendo carbamazepina na dosagem de 200 mg, através do Estudo de Perfil de Dissolução Comparativo... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / U. P. VAZ - Integrante / Anderson de Oliveira Ferreira - Integrante / Hudson Caetano Polonini - Integrante / MICHELE CAMPOS ALVES - Integrante.

  • 2010 - Atual

    NANOTECNOLOGIA, Descrição: ELABORAÇÃO DE MOLÉCULAS E FORMULAÇÕES NANOESTRUTURADAS PARA A ÁREA DE SAÚDE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / Hudson Caetano Polonini - Integrante / Nádia Rezende Barbosa Raposo - Coordenador / César A. CANESCHI - Integrante / Francislene Juliana Martins - Integrante / Humberto de Melo Brandão - Integrante / luiz sergio de almeida camargo - Integrante / ANIELLE CRISTINA ZIMMERMAN FRANCO - Integrante.

  • 2009 - 2018

    TOXICOLOGIA, Descrição: Visa a realização de uso racional de medicamentos, avaliar o perfil das intoxicações, analisar o medicamento como risco no ambiente doméstico, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / Nádia Rezende Barbosa Raposo - Coordenador / Rita de Cássia Padula Alves Vieira - Integrante / ELIZABETH LEMOS CHICOUREL - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Estudo comparativo de comprimidos íntegros, partidos e cápsulas de varfarina sódica 5 mg: teste e perfil de dissolução, Descrição: Na tentativa de obter doses precisas, os pacientes são orientados a fracionarem as formas farmacêuticas orais sólidas. Isso gera metades desiguais e perdas de massa após a quebra, podendo comprometer a terapêutica e o quadro clínico do paciente tratado com fármacos de baixo índice terapêutico tais como a varfarina, utilizada farmacologicamente como anticoagulante oral. Pacientes sensíveis à varfarina e que necessitam de doses indisponíveis no mercado, a solução é partir o comprimido ou aderir ao tratamento com medicamentos magistrais. Nesse sentido, os ensaios de dissolução tornam-se fundamentais para assegurar a qualidade dessas formulações, determinando a velocidade de liberação do fármaco a partir da forma farmacêutica. O objetivo do projeto é avaliar a qualidade biofarmacotécnica de preparações orais sólidas e magistrais contendo varfarina sódica 5 mg em comprimidos íntegros; partidos e cápsulas magistrais de 2,5 mg e 5 mg.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / Urias Pardócimo Vaz - Integrante / Felipe Chaves Andrade - Integrante / MICHELE CAMPOS ALVES - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2009 - Atual

    INOVAÇÃO TECNOLÓGIC, Descrição: projetos que visam desenvolver dispositivos e novos produtos para a área de inovação em saúde. Financiamento: PII - 75 MIL REAIS. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / RAPOSO, NÁDIA R. B. - Coordenador / Aline Siqueira Ferreira - Integrante / Annelisa Farah da Silva - Integrante / Augusto Padula Alves Vieira - Integrante / Leonardo Duque de Miranda Chaves - Integrante / Luciano Mello Fonseca - Integrante / Maria das Graças A. M. Chaves - Integrante / Mônica P. S. Soares - Integrante.

  • 2003 - 2004

    PESQUISA DE PLANTAS MEDICINAIS COM POTENCIAL ANTI-INFLAMATORIO, Descrição: Selecionar diversas espécies de plantas medicinais com potencial para atividade anti-inflamatória utilizando-se da tecnologia HTS (High-Throughput Screening). Projeto financiado com recursos do Projeto Fármacos (CTINFRA-Institucional: FINEP 01/2001).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / MAGDA NARCISO LEITE - Integrante / NÁDIA REZENDE BARBOSA RAPOSO - Integrante / ORLANDO VIEIRA SOUZA - Integrante.

  • 1999 - 2001

    Avaliação do Perfil de Dissolução de Formas Farmacêuticas Sólidas Contendo Amoxicilina. Estudo Comparativo de Preparações Comerciais, Descrição: Visa a avaliação da qualidade de formas farmacêuticas sólidas contendo amoxicilina de 500mg sendo medicamentos genéricos e manipulados e comparados com o medicamento referência Amoxil. Estudo comparativo dos perfis de dissolução das diferentes especialidades farmacêuticas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / João Evangelista de Paula Reis - Coordenador / José de Jesus Ribeiro Gomes de Pinho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1996 - 1999

    Síntese de Antisecretores Gástricos Derivados Benzotioimidazolínicos, Descrição: Visa a síntese de compostos derivados benzotioimidazolínicos com potencial atividade inibidora da boma de próton-potássio ATPase que possam ser avaliados para o tratamento da úlcera péptica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 1996 - 1998

    Síntese de orto-naftoquinonas via anelação regioseletiva de complexos de biarilcarbenos de cromo, Descrição: Explorar as reações de acoplamento cruzado e reações de anelação regioseletiva de complexos de biarilcarbenos de cromo na síntese de ortonaftoquinonas para posterior investigação das propriedades farmacológicas e toxicológicas como agentes tripanossomicidas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Coordenador / Alaíde Braga de Oliveira - Integrante / Délio Soares Raslan - Integrante / Victor Snieckus - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 1995 - 1996

    Síntese de Produtos Naturais via Reações de orto-Metalação Dirigida e Reações de Acoplamento Cruzado, Descrição: Visa a obtenção de moléculas com potencial biológico através de reações de orto-metalação seguida por reações de acoplamento cruzado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Antônio Fernandes Brandão - Integrante / Délio Soares Raslan - Coordenador / Rosemeire Brondi Alves - Integrante.

Prêmios

2012

I2P LATIN AMERICA - NANOCOR - PRIMEIRO LUGAR SALA 3M, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS..

2011

2º lugar - Grupo Boticário Challenge - I2P Idea to Product Competition - Latin America, Fundação Getúlio Vargas.

2011

3º lugar - I2P Idea to Product Competition - Latin America, Fundação Getúlio Vargas.

2011

Homenagem pelos 25 anos de formado, Faculdade de Farmácia da UFMG.

2010

Honorific Prize on the 4th Symposium of Post Graduation and Research, Universidade de São Paulo - USP.

2010

Melhor pôster, Cápsulas magistrais: uma alternativa à partição de comprimidos de warfarina sódica 5 mg.

2010

Segundo lugar pelo trabalho "Estudo comparativo da uniformidade de conteúdo de comprimidos íntegros, partidos e cápsulas magistrais contendo warfarina sódica e sua implicações toxicológicas", Universidade Federal de Juiz de Fora.

2006

Premio Farmag- 2006, Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais.

2002

Prêmio Farmag, Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, FACULDADE DE FARMACIA. , Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus UFJF), São Pedro, 36036900 - Juiz de Fora, MG - Brasil - Caixa-postal: 36030776, Telefone: (32) 3284286067

Experiência profissional

1994 - 1995

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROFESSOR SUBSTITUTO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA FARMACÊUTICA NA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UFOP

1995 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2022

    Ensino, Saúde, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Neurociência, Inovação e Empreendedorismo

  • 07/1995

    Direção e administração, Faculdade de Farmácia e Bioquímica, Laboratório de Química Farmacêutica.Cargo ou função, Responsável pelo Laboratório de Química Farmacêutica.

  • 03/1995

    Ensino, Farmácia e Bioquímica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Farmacêutica, Síntese de Fármacos

  • 01/1995

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Farmácia e Bioquímica.Linhas de pesquisa

  • 01/2011 - 09/2014

    Ensino, CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Métodos de Elucidação Estrutural, Reações Químicas Aplicadas a Moléculas Bioativas

  • 03/2006 - 03/2008

    Direção e administração, Faculdade de Farmácia e Bioquímica, Departamento Farmacêutico.Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 07/2001 - 07/2003

    Direção e administração, Faculdade de Farmácia.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Farmácia.

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Especialização de Fármacos e Medicamentos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Métodos Espectrométricos

  • 03/1999 - 03/2000

    Direção e administração, Faculdade de Farmácia e Bioquímica, Departamento Farmacêutico.Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 07/1999 - 08/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.Cargo ou função, Membro da Comissão Inter Pró-Reitorias para o Programa Especial de Professor Visitante.

  • 03/1997 - 08/1999

    Direção e administração, Faculdade de Farmácia e Bioquímica.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Fármacos e Medicamentos.

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Especialização de Fármacos e Medicamentos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Métodos Espectrométricos, Tópicos Especiais sobre Fármacos

  • 07/1997 - 06/1999

    Direção e administração, Faculdade de Farmácia e Bioquímica.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Farmácia.

1988 - 1989

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno do Programa de Pós-graduação em Química, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Título do Projeto de Mestrado: Síntese de Naftoquinonas Alquiladas Potencialmente Úteis. Estudo Químico-Farmacológico de Memora flavida (Bignoniaceae). Transferência para o doutorado após concurso público realizado em 13/09/1989. Orientadora: Alaide Braga de Oliveira.

1987 - 1987

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - Fac de Farmácia, Carga horária: 20

Outras informações:
Síntese de derivados do eugenol para realização de testes biológicos. Financiamento PADCT. Orientadores: José Chagas de Oliveira e Alaide Braga de Oliveira. Iniciação científica no laboratório de Química Farmacêutica.

1987 - 1987

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria - Q. Farmacêutica, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria na disciplina de Química Farmacêutica: preparo e padronização dos reagentes usados nas aulas práticas. Orientador: Professora Maria Auxiliadora Prado

1985 - 1987

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - Dep. de Química, Carga horária: 20

Outras informações:
Isolamento e identificação dos constituintes micromoleculares do extrato etanólico, porção oleosa, de Spathelia excelsa que apresentava ação tripanossomicida. Estudo fitoquímico preliminar de folhas de Tabebuia serratifolia (Bignoniaceae). Orientador: Dirceu de Barros Corrêa Bolsista CNPq

1991 - 1992

University of Waterloo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado - Bolsa Sandwich CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Título do Projeto de Doutorado: Combined Directed ortho-Metalation-Cross Coupling Strategies: Synthesis of Heterocyclic Ring Fused ortho Naphthoquinones. Orientadores: Victor Snieckus e Alaide Braga de Oliveira.

1987 - 1987

Fundação Ezequiel Dias

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio Extra curricular na FUNED. Introdução às técnicas de "GMP", an´laise do soro antibotrópico e anticrotálico nas várias etaps de fabricação e controle de qualidade de matéria prima para a produção de medicamentos.Estágio de 160 horas. Orientadora: Lúcia Maria Silva