Danielle da Silveira Monteiro
Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Oceanografia - FURG e atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha - FURG e do Projeto Tartarugas Marinhas do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), mestrado em Oceanografia Biológica (FURG, 2008) e doutorado em Oceanografia Biológica (FURG, 2017), com período de doutorado-sanduíche no Southwest Fisheries Science Center do National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA - Fisheries (Estados Unidos, outubro de 2015 a junho de 2016). Foi bolsista de Pós-Doutorado do Instituto de Oceanografia - FURG, atuando junto ao Projeto INCT-Mar-COI (Maio/2017 a Fevereiro/2018). Tem experiência na área de Ecologia e Conservação da megafauna marinha e na área de pesca. Atua em colaboração com diversas instituições de pesquisa e conservação no Brasil e no exterior. É membro do Grupo de Especialistas em Tartarugas Marinhas da IUCN, desde 2017 e do Grupo de Acompanhamento do Plano de Ação Nacional para Conservação das Tartarugas Marinhas.
Informações coletadas do Lattes em 06/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Oceanografia Biológica
2012 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande
Título: Encalhes de tartarugas marinhas e uso do habitat por Caretta caretta no sul do Brasil
Orientador: Eduardo Resende Secchi
com , Ano de obtenção: 2017. Coorientador: Leandro Bugoni. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ecologia trófica; interação com a pesca; isótopos estáveis; mudanças ontogenéticas; tartaruga-cabeçuda; telemetria por satélite.
Mestrado em Oceanografia Biológica
2006 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande
Título: Fatores determinantes da captura incidental de aves e tartarugas marinhas e da interação com orcas/falsas-orcas, na pescaria com espinhel pelágico no sudeste-sul do Brasil
, Ano de Obtenção: 2008.Carolus Maria Vooren.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: espinhel pelágico; tartarugas marinhas; aves marinhas; cetáceos.
Graduação em Ciências Biológicas
2000 - 2004
Universidade Federal do Rio Grande
Título: Encalhes e interação de tartarugas marinhas com a pesca no litoral do Rio Grande do Sul
Orientador: Leandro Bugoni
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada/Especialidade: Conservação das Espécies Animais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Organização de eventos
MONTEIRO, D. S. ; Monteiro, A.F. ; Estima, S. C. ; Bugoni, L . II Jornada de Conservação e Pesquisa de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental. 2005. (Congresso).
MONTEIRO, D. S. ; Estima, S. C. ; Bugoni, Leandro ; Monteiro, A.F. . III Reunião de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental - Rede ASO. 2005. (Outro).
Participação em eventos
III Simpósio Gaúcho de Herpetologia.Rio Grande do Sul: uma importante área para as tartarugas marinhas no Atlântico Sul Ocidental. 2016. (Simpósio).
34th Annual Symposium on sea turtle biology and conservation.Sea turtle strandings in southern Brazil: eleven years of data. 2014. (Simpósio).
Sistemas de informações geo-referenciadas (SIG) livres para análise ambiental. 2014. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Oceanografia. Padrões de uso do habitat nerítico e oceânico por indivíduos de Caretta caretta no sul do Brasil. 2014. (Congresso).
VI Jornada y VII Reunión de Conservación y Investigación de Tortugas Marinas en el Atlántico Sur Occidental - ASO. Captura incidental de tartarugas marinhas na pescaria de arrasto de parelha no litoral do Rio Grande do Sul-Brasil. 2013. (Congresso).
V Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas do Atlântico Sul Ocidental (ASO). 2011. (Congresso).
V Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas do Atlântico Sul Ocidental (ASO). Estudos populacionais de tartarugas marinhas no Brasil. 2011. (Congresso).
Taller do Programa de observadores a bordo y medidas mitigadoras. 2009. (Oficina).
Treinamento Pré-Antártico. 2009. (Outra).
XIII Reunión de Trabajo de Especialistas em Mamíferos Acuáticos de América del Sur y 7º Congresso SOLAMAC. Influência de variáveis ambientais e operacionais na interação entre orcas e falsas-orcas com a pescaria de espinhel pelágico no sudeste-sul do Brasil. 2008. (Congresso).
XIV Reunión de Especialistas en Tortugas Marinas de Latinoamérica (RETOMALA). 2007. (Congresso).
Curso Básico de Surfer 8.0. 2006. (Outra).
Curso de Especialização para observadores de bordo: captura, contenção, anilhamento e coleta de material biológico de aves marinhas vivas a bordo de embarcações oceânicas. 2005. (Outra).
Programa de Capacitação de pessoal para atuar na recuperação da fauna contaminada por petróleo. 2002. (Outra).
Participação em bancas
CARDOSO, LUIS G.; DUMONT, L. F. C.;MONTEIRO, D. S.; ARAUJO, J. N.. História de vida e avaliação de estoque da cabrinha (Prionotus punctatus), no sul do Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.
KINAS, PG.;MONTEIRO, D. S.; NICOLETI, R.; MARANGONI, J. C.. ESTIMATIVAS DE MORTALIDADE POR ENCALHE DA TONINHA, Pontoporia blainvillei, NA ÁREA DE MANEJO III, ENTRE OS ANOS 2000 E 2020. 2022. Dissertação (Mestrado em AMBIENTOMETRIA) - Universidade Federal do Rio Grande.
CARDOSO, LUIS G.;MONTEIRO, D. S.; ODONNE, M. C.; BARRETO, R. R. P.. Distribuição de tamanhos, idade e crescimento e mortalidade do tubarão-azul Prionace glauca (Linnaeus, 1758) no Oceano Atlântico sudoeste. 2022. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.
OLIVEIRA, L. R.; SCHMIDT, L. E. C.;MONTEIRO, D. S.; FORNEL, R.. Variação ontogenética na forma e no tamanho de crânios dos estágios de desenvolvimento costeiro da tartaruga-cabeçuda, Caretta caretta, no Atlântico Sul Ocidental. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
BOTTA, S.; Secchi, Eduardo R.;MONTEIRO, D. S.; BUGONI, L.. Variação individual no uso de recursos e habitat de forrageio do lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis). 2018. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.
Secchi, E.R.; Proietti, MC;MONTEIRO, D. S.; PETITET, R.. Ocorrência de fibropapilomatose em tartarugas-verdes (Chelonia mydas) na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, SC. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ecologia Aquática Costeira) - Universidade Federal do Rio Grande.
Secchi, E.R.; Haimovici, M;MONTEIRO, D. S.. Tartarugas-verdes (Chelonia mydas) nos molhes da Barra de Rio Grande - RS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ecologia Aquática Costeira) - Universidade Federal do Rio Grande.
BOTTA, S.; Secchi, E.R.;MONTEIRO, D. S.; CONDINI, M. V. L.. Composição de isótopos estáveis em múltiplos tecidos de mamíferos marinhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.
MONTEIRO, D. S.; PROIETTI, MAIRA C.; WEIGERT, S. C.. Captura incidental de tartarugas marinhas na pescaria com espinhel pelágico no sul do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.
MONTEIRO, D. S.; Haimovici, M.; Quijano, S. M.; Krug, L. C.. Composição dos desembarques e caracterização da frota de arrasto de parelha no litoral do Rio Grande do Sul. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.
Secchi, E.R.; Vooren, C.M.;MONTEIRO, D. S.. O impacto dos veículos sobre o comportamento de alimentação e descanso das aves na praia do Cassino, Rio Grande do Sul, Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.
MONTEIRO, D. S.Secchi, ER; Reis, E. G.. A pesca de emalhe semi-industrial e industrial no sul do Rio Grande do Sul e a interação com tartarugas marinhas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.
Orientou
Avaliação das áreas de risco de captura incidental de tartarugas-de-couro no sul do Brasil; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Interações e capturas do leão-marinho-sul-americano (Otaria flavescens) conectadas às atividades pesqueiras do arrasto de parelha no Oceano Atlântico Sudoeste; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Avaliação do estropo de nylon como estratégia de mitigação da captura de tubarões na pesca com espinhel pelágico; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Edologia alimentar da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no Atlântico Sul Ocidental; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Análise da efetividade da lei estadual 15; 223/2018 no rendimento pesqueiro e impactos na captura incidental de tartarugas marinhas na pescaria de arrasto de parelha no Rio Grande do Sul; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Estruturação genética e uso do habitat de tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea) das principais áreas de desova brasileiras; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
Capturas incidentais, uso do habitat e estimativas de idade da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) no sul do Brasil; Início: 2023; Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
CAPTURA INCIDENTAL DE ELASMOBRÂNQUIOS NO SUL DO BRASIL: ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO E DESCARTES NAS PESCARIAS DE EMALHE DE FUNDO E ARRASTO DE PARELHAS; 2025; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
Carcaças encalhadas como indicadores da interação da megafauna marinha com a pesca: um estudo de caso com o leão-marinho-sul-americano no extremo sul do Brasil; 2024; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Danielle da Silveira Monteiro;
ASPECTOS DA ECOLOGIA TRÓFICA DA COMUNIDADE DE ELASMOBRÂNQUIOS DA COSTA DO RIO DE JANEIRO; 2024; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Danielle da Silveira Monteiro;
ESTIMATIVAS DE MORTALIDADE DE TARTARUGA-CABEÇUDA (CARETTA CARETTA) NA PESCARIA DE ARRASTO DE PARELHA NO RIO GRANDE DO SUL, A PARTIR DE DADOS DE ENCALHES; 2023; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
CARACTERÍSTICAS E MAGNITUDE DAS CAPTURAS INCIDENTAIS DE TARTARUGAS MARINHAS NA PESCARIA DE ARRASTO DE PARELHA NO SUL DO BRASIL; 2023; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE MAIOR DENSIDADE DE CAPTURAS ACIDENTAIS DE FÊMEAS MADURAS DE TONINHA (Pontoporia blainvillei): IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DA PESCA E A CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE NO SUL DO BRASIL; 2022; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Danielle da Silveira Monteiro;
ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA MEGAFAUNA MARINHA VULNERÁVEL ÀS CAPTURAS ACIDENTAIS EM REDES DE EMALHE NA PLATAFORMA CONTINENTAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL; 2022; Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Danielle da Silveira Monteiro;
INFLUÊNCIA DA LEI DA PESCA DO RIO GRANDE DO SUL NOS ENCALHES DE TARTARUGAS MARINHAS NO EXTREMO SUL DO BRASIL; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
VARIAÇÃO SAZONAL E TEMPORAL NOS ENCALHES DE TARTARUGA-DE-COURO (Dermochelys coriacea) NO ATLÂNTICO SUL OCIDENTAL; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
PROPORÇÃO SEXUAL E DESENVOLVIMENTO GONADAL DE TARTARUGA-VERDE (Chelonia mydas) e TARTARUGA-CABEÇUDA (Caretta caretta) NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
CARACTERIZAÇÃO DAS PESCARIAS DE EMALHE E CAPTURA INCIDENTAL DE TARTARUGAS MARINHAS NO EMALHE DE FUNDO NO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
INTERAÇÃO DO LEÃO-MARINHO-SULAMERICANO COM A PESCA DE ARRASTO DE PARELHA, NO SUL DO BRASIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA E CONECTIVIDADE POPULACIONAL DA TARTARUGA-OLIVA (Lepidochelys olivacea) AO LONGO DA COSTA BRASILEIRA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
ENCALHES DE MACHOS DE TARTARUGAS-OLIVA (Lepidochelys olivacea) NO LITORAL DE SERGIPE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
COMPOSIÇÃO DA DIETA DA TONINHA (PONTOPORIA BLAINVILLEI) APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DA INI 12/2012 NO EXTREMO SUL DO BRASIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA PESCARIA DE ARRASTO DE PARELHA E CAPTURAS INCIDENTAIS DE TARTARUGAS MARINHAS, NO RIO GRANDE DO SUL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
Isótopos estáveis associados à telemetria satelital para identificação de áreas de alimentação de tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea) que desovam em Sergipe; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
CAPTURA INCIDENTAL DE AVES E TARTARUGAS MARINHAS NA PESCA DE ESPINHEL PELÁGICO NO SUL DO BRASIL E O HOOKPOD-MINI COMO MEDIDA MITIGADORA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
CAPTURA INCIDENTAL DE TARTARUGAS MARINHAS NA PESCA DE ESPINHEL PELÁGICO NO SUL DO BRASIL, NOS ANOS DE 2018 E 2019; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
Ecologia trófica da tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) no Rio Grande do Sul; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
Captura incidental de tartarugas marinhas na pescaria com espinhel pelágico no sul do Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
Composição dos desembarques e caracterização da frota de arrasto de parelha no litoral do Rio Grande do Sul; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
A pesca de emalhe semi-industrial e industrial no sul do Rio Grande do Sul e a interação com tartarugas marinhas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
Captura incidental de tartarugas marinhas no estuário da Lagoa dos Patos e região costeira adjacente - RS - Brasil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ecologia) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
Análise da composição das capturas descartadas de tubarões e raias no sul do Brasil; 2023; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento; Orientador: Danielle da Silveira Monteiro;
Produções bibliográficas
-
MARUYAMA, ADEMIR S. ; Kinas, Paul G. ; Secchi, Eduardo R. ; PRADO, JONATAS H.F. ; Estima, Sérgio C. ; SILVA, ANDRINE P. ; OLIVEIRA, FABRÍCIO S.C. ; Monteiro, Danielle S. . At sea mortality estimates of loggerhead turtle (Caretta caretta) in Southwestern Atlantic Ocean. BIOLOGICAL CONSERVATION , v. 289, p. 110383, 2024.
-
SCHROEDER, RAFAEL ; CARDOSO, LUÍS G. ; FISCHER, LUCIANO G. ; MOURATO, BRUNO L. ; Monteiro, Danielle S. ; SANT?ANA, RODRIGO . Opening Pandora?s Box: Reconstruction of Catches in Southeast-South Brazil Revealed Several Threatened Elasmobranch Species under One Umbrella Name. Coasts , v. 4, p. 552-567, 2024.
-
SAÜT, MAÍRA MOITA ; DA SILVEIRA MONTEIRO, DANIELLE ; PRADO, JONATAS HENRIQUE ; PENNINO, MARIA GRAZIA ; SECCHI, EDUARDO RESENDE . Identifying priority areas using a multispecies approach for the conservation of marine megafauna species vulnerable to bycatch in commercial gillnet fisheries. BIODIVERSITY AND CONSERVATION , v. 33, p. 281-303, 2024.
-
MARUYAMA, ADEMIR S. ; BOTTA, SILVINA ; BASTOS, RODRIGO F. ; DA SILVA, ANDRINE PAIVA ; Monteiro, Danielle S. . Feeding ecology of the olive ridley turtle (Lepidochelys olivacea) in southern Brazil. MARINE BIOLOGY , v. 170, p. 131, 2023.
-
PRADO, JONATAS H F ; DAUDT, NICHOLAS W ; PEREZ, MARTIN S ; CASTILHO, PEDRO V ; MONTEIRO, DANIELLE S . Intensive and wide-ranging beach surveys uncover temporal and spatial stranding patterns of marine megafauna. ICES JOURNAL OF MARINE SCIENCE (ONLINE) , v. 79, p. 1, 2022.
-
SCHOMMER PENHA, INGRID ; S. MONTEIRO, DANIELLE ; R. SECCHI, EDUARDO ; C. ESTIMA, SERGIO ; G. KINAS, PAUL . Guidelines to merge stranding databases: the case of franciscana (Pontoporia blainvillei) in the extreme South of Brazil. THE LATIN AMERICAN JOURNAL OF AQUATIC MAMMALS , v. 17, p. 105-112, 2022.
-
VÉLEZ-RUBIO, GM ; REYES, M. ; MONTEIRO, D. S. ; SILVA, A. P. ; ESTIMA, SC. ; SCARABINO, F. ; FALLABRINO, A . Mass stranding of overwintering green turtles Chelonia mydas in southern Brazil and Uruguay. MARINE TURTLE NEWSLETTER , v. 165, p. 28-32, 2022.
-
CARDOSO, LUIS G. ; DA SILVEIRA MONTEIRO, DANIELE ; HAIMOVICI, MANUEL . An assessment of discarded catches from the bottom pair trawling fishery in southern Brazil. Marine and Fishery Sciences (MAFIS) , v. 34, p. 197-210, 2021.
-
LÓPEZ-MENDILAHARSU, M ; GIFFONI, B ; MONTEIRO, D ; PROSDOCIMI, L ; VÉLEZ-RUBIO, GM ; FALLABRINO, A ; ESTRADES, A ; SANTOS, AS ; LARA, PH ; PIRES, T ; TIWARI, M ; BOLTEN, AB ; MARCOVALDI, MÂ . Multiple-threats analysis for loggerhead sea turtles in the southwest Atlantic Ocean. ENDANGERED SPECIES RESEARCH , v. 41, p. 183-196, 2020.
-
SPOTORNO-OLIVEIRA, PAULA ; LOPES, RENATO PEREIRA ; LARROQUE, ARIAN ; MONTEIRO, DANIELLE ; DENTZIEN-DIAS, PAULA ; TÂMEGA, FREDERICO TAPAJÓS DE SOUZA . First detection of the non-indigenous gastropod Rapana venosa in the southernmost coast of Brazil. CONTINENTAL SHELF RESEARCH , v. 194, p. 104047, 2020.
-
PARGA, M. L. ; CRESPO-PICAZO, J. L. ; MONTEIRO, D. ; GARCÍA-PÁRRAGA, D. ; HERNANDEZ, J. A. ; SWIMMER, Y. ; PAZ, S. ; STACY, N. I. . On-board study of gas embolism in marine turtles caught in bottom trawl fisheries in the Atlantic Ocean. Scientific Reports , v. 10, p. 5561, 2020.
-
CRESPO-PICAZO, JOSE L. ; PARGA, MARILUZ ; BERNALDO DE QUIRÓS, YARA ; MONTEIRO, DANIELLE ; MARCO-CABEDO, VICENTE ; LLOPIS-BELENGUER, CRISTINA ; GARCÍA-PÁRRAGA, DANIEL . Novel Insights Into Gas Embolism in Sea Turtles: First Description in Three New Species. FRONTIERS IN MARINE SCIENCE , v. 7, p. Article 442, 2020.
-
MEDEIROS, LUCIANA ; Monteiro, Danielle S. ; BOTTA, SILVINA ; PROIETTI, MAÍRA C. ; Secchi, Eduardo R. . Origin and foraging ecology of male loggerhead sea turtles from southern Brazil revealed by genetic and stable isotope analysis. MARINE BIOLOGY , v. 166, p. 76, 2019.
-
RIZZI, MILENA ; RODRIGUES, FÁBIO L. ; MEDEIROS, LUCIANA ; ORTEGA, ILEANA ; RODRIGUES, LUCAS ; Monteiro, Danielle S. ; KESSLER, FELIPE ; PROIETTI, MAÍRA C. . Ingestion of plastic marine litter by sea turtles in southern Brazil: abundance, characteristics and potential selectivity. MARINE POLLUTION BULLETIN , v. 140, p. 536-548, 2019.
-
VARGAS, SARAH M. ; LINS, LUANA S. F. ; MOLFETTI, ÉRICA ; HO, SIMON Y. W. ; MONTEIRO, DANIELLE ; BARRETO, JONATHAN ; COLMAN, LILIANA ; VILA-VERDE, LUCAS ; BAPTISTOTTE, CECÍLIA ; THOMÉ, JOÃO CARLOS ALCIATI ; SANTOS, FABRÍCIO R. . Revisiting the genetic diversity and population structure of the critically endangered leatherback turtles in the South-west Atlantic Ocean: insights for species conservation. JOURNAL OF THE MARINE BIOLOGICAL ASSOCIATION OF THE UNITED KINGDOM , v. 1, p. 1-11, 2017.
-
Monteiro, Danielle S. ; Estima, Sérgio C. ; GANDRA, TIAGO B. R. ; SILVA, ANDRINE P. ; Bugoni, Leandro ; SWIMMER, YONAT ; SEMINOFF, JEFFREY A. ; Secchi, Eduardo R. . Long-term spatial and temporal patterns of sea turtle strandings in southern Brazil. Marine Biology , v. 163, p. 247, 2016.
-
MEDEIROS, L ; DA SILVEIRA MONTEIRO, D ; PETITET, R ; Bugoni, L . Effects of lipid extraction on the isotopic values of sea turtle bone collagen. Aquatic Biology (Print) , v. 23, p. 191-199, 2015.
-
PROIETTI, MAIRA C. ; REISSER, JULIA ; MARINS, LUIS FERNANDO ; RODRIGUEZ-ZARATE, CLARA ; MARCOVALDI, MARIA A. ; Monteiro, Danielle S. ; PATTIARATCHI, CHARITHA ; Secchi, Eduardo R. . Genetic Structure and Natal Origins of Immature Hawksbill Turtles (Eretmochelys imbricata) in Brazilian Waters. Plos One , v. 9, p. e88746, 2014.
-
PROIETTI, MAIRA C. ; REISSER, JULIA ; MARINS, LUIS F. ; MARCOVALDI, MARIA A. ; SOARES, LUCIANO S. ; Monteiro, Danielle S. ; WIJERATNE, SARATH ; PATTIARATCHI, CHARITHA ; Secchi, Eduardo R. . Hawksbill × loggerhead sea turtle hybrids at Bahia, Brazil: where do their offspring go?. PeerJ , v. 2, p. e255, 2014.
-
PAVANATO, H. ; SILVA, KG. ; ESTIMA, SC. ; MONTEIRO, DS. ; KINAS, PG. . Occupancy dynamics of South American Sea-Lions in Brazilian Haul-outs. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY , v. 73, p. 855-862, 2013.
-
Proietti, MC ; Reisser, JW ; Kinas, PG ; Kerr, R ; Monteiro, DS ; Marins, LF ; Secchi, ER . Green turtle Chelonia mydas mixed stocks in the western South Atlantic, as revealed by mtDNA haplotypes and drifter trajectories. Marine Ecology. Progress Series (Halstenbek) , v. 447, p. 195-209, 2012.
-
Duarte, D.L.V. ; MONTEIRO, D. S. ; Jardim, R. D. ; Soares, J. C. ; Varela, A. S. . Determinação sexual e maturação gonadal de fêmeas da tartaruga-verde (Chelonia mydas) e tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no extremo sul do Brasil. ACTA BIOLÓGICA PARANAENSE , v. 40, p. 87-103, 2011.
-
SANTOS, A. S. ; Soares, L. S. ; MARCOVALDI, M.A. ; MONTEIRO, D. S. ; GIFFONI, B. ; ALMEIDA, A. P. . Avaliação do Estado de Conservação da Tartaruga Marinha Caretta caretta Linnaeus, 1758 no Brasil. Biodiversidade Brasileira , v. 1, p. 3-11, 2011.
-
Fruet, Pedro F. ; Kinas, Paul G. ; da Silva, Kleber G. ; Di Tullio, Juliana C. ; Monteiro, Danielle S. ; Rosa, Luciano Dalla ; Estima, Sérgio C. ; Secchi, Eduardo R. . Temporal trends in mortality and effects of by-catch on common bottlenose dolphins, Tursiops truncatus, in southern Brazil. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom (Print) , v. 1, p. 1-12, 2010.
-
Artico, L.O. ; Bianchini, A. ; Grubel, K.S. ; Monteiro, DS ; ESTIMA, S.C. ; de Oliveira, L.R. ; Bonatto, S.L. ; Marins, L.F. . Mitochondrial control region haplotypes of the South American sea lion Otaria flavescens (Shaw, 1800). Brazilian Journal of Medical and Biological Research on line , v. 43, p. 816-820, 2010.
-
Mancini, PL ; Bugoni, L ; Neves, TS ; Monteiro, DS ; Estima, S. C. . The effect of light toriline on seabird by-catch and fish catch rates in the pelagic longline fishery off southern Brazil.. Collective Volume of Scientific Papers - International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas , v. 64, p. 2499-2507, 2009.
-
Bugoni, Leandro ; Neves, Tatiana S. ; Leite Jr., Nilamon O. ; Carvalho, Demétrio ; Sales, Gilberto ; Furness, Robert W. ; Stein, Carlos E. ; Peppes, Fabiano V. ; Giffoni, Bruno B. ; MONTEIRO, D. S. . Potential bycatch of seabirds and turtles in hook-and-line fisheries of the Itaipava Fleet, Brazil. Fisheries Research , v. 90, p. 217-224, 2008.
-
Vargas, S. M. ; Araujo, F. C. F. ; MONTEIRO, D. S. ; Estima, S. C. ; Almeida, A. P. ; Soares, L. S. ; Santos, F. R. . Genetic Diversity and Origin of Leatherback Turtles (Dermochelys coriacea) from the Brazilian Coast. Journal of Heredity , v. 99, p. 215-220, 2008.
-
Bugoni, L ; Mancini, PL ; Monteiro, DS ; Nascimento, L ; Neves, TS . Seabird bycatch in the Brazilian pelagic longline fishery and a review of capture rates in the southwestern Atlantic Ocean. Endangered Species Research (Print) , v. 5, p. 137-147, 2008.
-
Bugoni, L ; Mancini, PL ; Monteiro, DS ; Nascimento, L ; Neves, TS . SEABIRD BYCATCH ON BRAZILIAN PELAGIC LONGLINE FISHERY AND IMPLICATIONS FOR THE CONSERVATION IN SOUTH ATLANTIC. Collective Volume of Scientific Papers - International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas , v. 32, p. 1-21, 2008.
-
Bugoni, L ; Fiedler, FN ; Monteiro, DS ; Estima, S. C. . Eretmochelys imbricata, Chelonia mydas, Caretta caretta. Epizoans.. Herpetological Review , v. 38, p. 199-200, 2007.
-
Kinas, PG ; Silva, K.G. ; Estima, S. C. ; Monteiro, DS . Generalized linear models applied to stranding data of South American sea lions (Otaria flavescens) and South American fur seals (Arctocephalus australis) in southern Brazil. The Latin American Journal of Aquatic Mammals , v. 4, p. 7-14, 2005.
-
Monteiro, A.F. ; Monteiro, DS ; Silva, K.G. ; Barros, J.A. . Caderneta do Pescador. 1. ed. Rio Grande: NEMA, 2011. 80p .
-
Monteiro, A.F. (Org.) ; Passos, W. (Org.) ; Monteiro, DS (Org.) ; Silva, K.G. (Org.) . A tartaruga Midas nos Mares do Sul. 1. ed. Rio Grande: NEMA, 2011. 36p .
-
Neves, TS ; Bugoni, L ; Monteiro, DS ; Estima, S. C. . Medidas mitigadoras para reduzir a captura incidental de aves marinhas em pescarias com espinhéis no Brasil. Rio Grande: NEMA, 2008.
-
Monteiro, DS ; Estima, S. C. ; Monteiro, A.F. ; Bugoni, L . Cartilha do Pescador: Pesca produtiva e conservação de aves marinhas. Rio Grande:. 1. ed. Rio Grande: NEMA, 2008. 20p .
-
Domingo A. ; Bugoni, L ; Prosdocimi L. ; Miller P. ; Monteiro, DS ; Laporta M. ; Estrades A. ; Albareda D. . El impacto generado por las pesquerías en las tortugas marinas en el Océano Atlántico Sud Ocidental. 1. ed. Costa Rica: WWF - Centroamérica, 2006. 72p .
-
SECCHI, E. R. ; MONTEIRO, DS. ; CLAUDINO, R. . Is the Franciscana Bycatch in Gillnet Fisheries Sustainable?. In: Paulo César Simões-Lopes; Marta Jussara Cremer. (Org.). The Franciscana Dolphin: On the Edge of Surviva. 1ed.Amsterdã: Elsevier, 2022, v. , p. 1-.
-
MONTEIRO, D. S. ; BUGONI, L. ; Neves, TS . Experimentos controlados de medidas mitigadoras: toriline e isca azul. In: Tatiana Neves; Leandro Bugoni; Danielle S. Monteiro; Sérgio C. Estima. (Org.). Medidas mitigadoras para reduzir a captura incidental de aves marinhas em pescarias com espinhéis no Brasil. Rio Grande: NEMA, 2008, v. , p. -.
-
MONTEIRO, DS. . Conhecimento coordenado para buscar soluções - a conservação da toninha. O Eco, 29 out. 2020.
-
Silva, K.G. ; Estima, S. C. ; Monteiro, DS . Status de conservação dos Pinípedes nas áreas protegidas do litoral do Rio Grande do Sul - RS, nos anos de 2001 e 2002. In: 2º Simpósio de Áreas Protegidas Conservação no Âmbito do Cone Sul, 2003, Pelotas. Anais do 2º Simpósio de Áreas Protegidas Conservação no Âmbito do Cone Sul, 2003. p. 10-17.
-
DUPONT, P. N. ; SILVA, A. P. ; ESTIMA, S. C. ; MONTEIRO, D. S. . Impacto da pescaria de arraso de parelha nas tartarugas marinhas no sul do Brasil. In: IX Jornadas de Conservación e Investigación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental, 2023, La Paloma. Libro de Resúmenes de la IX Jornadas de Investigación y Conservación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental - Red ASO, 2023.
-
SILVA, A. P. ; MARUYAMA, A. S. ; FORMIA, A. ; PINHO, C. Z. ; MONTEIRO, D. S. ; ESTIMA, S. C. . Registros de tartarugas-de-couro (Dermochelys coriacea) no litoral sul do Brasil marcadas em Brasil marcadas nas colônias reprodutivas da África. In: IX Jornadas de Conservación e Investigación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental, 2023, La Paloma. IX Jornadas de Conservación e Investigación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental, 2023.
-
OLIVEIRA, C. R. S. ; MONTEIRO, D. S. ; ALBRECHT, M. ; BOTTA, S. . Jantar na rede: análise da ingestão de redes por Otaria flavescens no litoral sul gaúcho. In: 22ª Mostra de Produção Universitária, 2023, Rio Grande. Anais MPU 2023 - Encontro de Pós-Graduação (EPG), 2023.
-
CARVALHO, D. F. ; SILVA, A. P. ; OLIVEIRA, C. R. S. ; MONTEIRO, D. S. ; ESTIMA, S. C. . ENCALHES DE TARTARUGA-DE-COURO, DERMOCHELYS CORIACEA, NO LITORAL SUDESTE E SUL DO BRASIL. In: IX Jornadas de Conservación e Investigación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental, 2023, La Paloma. Libro de Resúmenes de la IX Jornadas de Investigación y Conservación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental - Red ASO, 2023.
-
OLIVEIRA, L. M. ; DAUDT, N. W. ; ESTIMA, S. C. ; SILVA, A. P. ; MONTEIRO, D. S. . CARACTERIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DAS CAPTURAS INCIDENTAIS DE TARTARUGAS MARINHAS NA PESCARIA INDUSTRIAL DE ARRASTO DE PARELHA NO SUL DO BRASIL. In: IX Jornadas de Conservación e Investigación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental, 2023, La Paloma. Libro de Resúmenes de la IX Jornadas de Investigación y Conservación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental - Red ASO, 2023.
-
PUERTAS, I. P. ; FOERSTE, B. ; ESTIMA, S. C. ; SILVA, A. P. ; OLIVEIRA, B. S. S. P. ; Stahelin, G. D. ; LIMA, E. ; VARGAS, SARAH M. ; MONTEIRO, D. S. ; PROIETTI, M. C. . Origens natais de tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea) em áreas de alimentação no extremo sul e nordeste do Brasil. In: IX Jornadas de Conservación e Investigación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental, 2023, La Paloma. Libro de Resúmenes de la IX Jornadas de Investigación y Conservación de Tortugas Marinas del Atlántico Sur Occidental - Red ASO, 2023.
-
PUERTAS, I. ; ANTUNES, L. ; MONTEIRO, DS. ; MEDEIROS, L ; Proietti, MC . ESTRUTURA POPULACIONAL DA TARTARUGA-OLIVA (Lepidochelys olivacea): UMA ANÁLISE INTEROCEÂNICA. In: 19º Mostra da Produção Universitária - MPU, 2020, Rio Grande. Anais MPU 2020 - Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2020.
-
FONSECA, J. S. M. ; MONTEIRO, DS. ; Secchi, ER ; BOTTA, SILVINA . Áreas prioritárias para a conservação de toninhas (Pontoporia blainvillei) capturadas acidentalmente na pesca de emalhe no Rio Grande do Sul. In: 19º Mostra da Produção Universitária - MPU, 2020, Rio Grande. Anais MPU 2020, 2020.
-
SAUT, M. ; MONTEIRO, DS. ; KINAS, PG. ; Secchi, ER . ANÁLISE DO RISCO DE CAPTURA ACIDENTAL DA MEGAFAUNA MARINHA EM ÁREAS COSTEIRAS DO SUL DO BRASIL. In: 19º Mostra da Produção Universitária - MPU, 2020, Rio Grande. Anais MPU 2020, 2020.
-
DUPONT, P. N. ; BOTTA, SILVINA ; CASTILHOS, J. C. ; MEDEIROS, L ; WEBER, M. I. ; MONTEIRO, DS. . ECOLOGIA TRÓFICA DE FÊMEAS E MACHOS DE TARTARUGAS-OLIVA NO ESTADO DE SERGIPE. In: 19º Mostra da Produção Universitária - MPU, 2020, Rio Grande. Anais MPU 2020, 2020.
-
MARUYAMA, A. S. ; MONTEIRO, DS. ; MEDEIROS, L ; Proietti, MC ; BOTTA, SILVINA . Ecologia alimentar da tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) no Rio Grande do Sul. In: 18ª Mostra da Produção Universitária - Aprender, Ensinar e Transformar, 2019, Rio Grande. Anais MPU 2019 - Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2019.
-
DUPONT, P. N. ; MARUYAMA, A. S. ; SILVA, A. P. ; SPOTORNO-OLIVEIRA, PAULA ; MARTINS, S. P. ; MONTEIRO, DS. . Análise da ecologia alimentar da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no extremo sul do Brasil.. In: 18ª Mostra da Produção Universitária - Aprender, Ensinar e Transformar, 2019, Rio Grande. Anais MPU 2019 - Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2019.
-
MARUYAMA, A. S. ; MEDEIROS, L ; MONTEIRO, DS. ; PROIETTI, MAIRA C. . Análise da dieta de tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea) encalhadas no litoral sul do Rio Grande do Sul. In: 17ª Mostra da Produção Universitária - Extensão Universitária: Fazeres e Saberes Populares, 2018, Rio Grande. Anais MPU 2018 - Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2018.
-
SILVA, L. M. ; ESTIMA, SC. ; MONTEIRO, DS. . RESULTADOS PRELIMINARES DA CAPTURA INCIDENTAL DE TARTARUGAS MARINHAS NA PESCARIA DE ESPINHEL PELÁGICO COM ANZÓIS CIRCULARES 16/0 E 18/0 NO SUL DO BRASIL. In: VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental. Rede ASO-Tartarugas, 2018, Rio de Janeiro. Livro de Resumos - VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental. Rede ASO-Tartarugas, 2018.
-
SILVA, A. P. ; MONTEIRO, DS. ; ESTIMA, SC. . OCORRÊNCIAS DE TARTARUGA-OLIVA Lepidochelys olivacea NO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. In: VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental. Rede ASO-Tartarugas, 2018, Rio de Janeiro. Livro de Resumos - VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental. Rede ASO-Tartarugas, 2018.
-
LARROQUE, ARIAN ; ESTIMA, SC. ; SILVA, L. M. ; SPOTORNO-OLIVEIRA, PAULA ; TÂMEGA, FREDERICO TAPAJÓS DE SOUZA ; SILVA, A. P. ; MONTEIRO, DS. . PRIMEIRO REGISTRO DO GASTRÓPODE INVASOR Rapana venosa EM TARTARUGAS MARINHAS NO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO SUL BRASIL. In: VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental. Rede ASO-Tartarugas, 2018, Rio de Janeiro. Livro de Resumos - VIII Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental. Rede ASO-Tartarugas, 2018.
-
Monteiro, Danielle S. ; ESTIMA, S.C. ; Secchi, E.R. . Captura incidental de tartarugas marinhas na pescaria de arrasto de parelha no litoral do Rio Grande do Sul-Brasil. In: VI Jornada y VII Reunión de Conservación y Investigación de Tortugas Marinas en el Atltántico Sur Occidental - ASO, 2013, Piriápolis. Libro de Resúmenes de la VI Jornada de Conservación y Investigación de Tortugas Marinas en el Atltántico Sur Occidental - ASO, 2013.
-
Goldberg, D. W. ; Wanderlinde, J. ; Britto, M. K. ; Monteiro, DS ; Cegoni, C. T. ; Fiedler, FN ; Swimmer, Y. ; Stahelin, G. D. . Telemetria por satélite de um macho adulto de tartaruga-cabeçuda Caretta caretta no litoral sul do Brasil. In: V Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental (ASO), 2011, Florianópolis. Livro de Resumos, 2011.
-
Duarte, D.L.V. ; Monteiro, DS ; Estima, S. C. ; Barros, J.A. ; Jardim, R. D. ; Soares, J. C. ; Varela, A. S. . Determinação sexual e maturação gonadal de fêmeas de tartaruga-verde (Chelonia mydas) e tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) no extremo sul do Brasil. In: V Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental (ASO), 2011, Florianópolis. Livro de Resumos, 2011.
-
Barros, J.A. ; Monteiro, DS ; Estima, S. C. ; Duarte, D.L.V. ; Secchi, ER . Dieta da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) em ambientes oceânico e nerítico no sul do Brasil. In: V Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental (ASO), 2011, Florianópolis. Livro de Resumos, 2011.
-
SILVA, A. P. ; Monteiro, DS ; Estima, S. C. . Encalhes de tartarugas marinhas no litoral sul do Rio Grande do Sul, Brasil. In: V Jornada de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental (ASO), 2011, Florianópolis. Livro de Resumos, 2011.
-
Monteiro, DS ; Vooren, C.M. ; Secchi, E.R. ; Neves, TS ; Bugoni, L . Captura acidental de aves e tartarugas marinhas e depredação de orcas/falsas-orcas em espinhel pelágico no sudeste-sul do Brasil. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - COLACMAR, 2007, Florianópolis. XII COLACMAR Livro de Resumos, 2007.
-
Monteiro, DS ; Bugoni, Leandro ; Estima, S. C. ; Gandra, T.B.R. . A pescaria de emalhe de superfície direcionada à captura de tubarões-martelo e a interação com tartarugas marinhas no litoral do Rio Grande do Sul. In: II Jornada de Conservação e Pesquisa de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental, 2005, Rio Grande. II Jornada de Conservação e Pesquisa de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental - Livro de Resumos, 2005.
-
Monteiro, DS ; ESTIMA, S.C. ; Junqueira, S.P. ; Bugoni, Leandro ; Gandra, T.B.R. . Ocorrência de Chelonia mydas e interação com a pesca artesanal no interior do estuário da Lagoa dos Patos - RS. In: II Jornada de Conservação e Pesquisa de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental, 2005, Rio Grande. II Jornada de Conservação e Pesquisa de Tartarugas Marinhas no Atlântico Sul Ocidental - Resumos Expandidos, 2005.
-
ALVES, A. V. ; MONTEIRO, DANIELLE S ; CARDOSO, LUIS G. ; FISCHER, LUCIANO G. ; FREIRE, M. A. . A COLETA DE DADOS POR OBSERVADORES-DE-BORDO CIENTÍFICOS PARA SUBSIDIAR O MANEJO DE ESPÉCIES DE ELASMOBRÂNQUIOS COM DADOS INSUFICIENTES NO BRASIL - PROJETO SALVAR. In: 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR?2024, 2024, Itajaí. Resumos do Colacmar - 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2024. p. 339-341.
-
ZANCHETTA, A. ; MONTEIRO, DS. . CAPTURA INCIDENTAL DE TARTARUGAS MARINHAS NA PESCARIA DE EMALHE DE FUNDO, NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. In: 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2024, Itajaí. Resumos do Colacmar - 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2024. p. 458-459.
-
CARVALHO, D. F. ; SILVA, A. P. ; VÉLEZ-RUBIO, GM ; ESTIMA, S.C. ; MONTEIRO, D. S. . VARIAÇÃO SAZONAL E TEMPORAL NOS ENCALHES DE Dermochelys coriacea NO ATLÂNTICO SUL OCIDENTAL (22-34 º S). In: 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR?2024, 2024, Itajaí. Resumos do Colacmar - 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2024. p. 2566-2567.
-
SAUT, M. M. ; MONTEIRO, D. S. ; PRADO, J. H. F. ; SECCHI, E. R. . ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA MEGAFAUNA MARINHA VULNERÁVEL ÀS CAPTURAS ACIDENTAIS EM REDES DE EMALHE NA PLATAFORMA CONTINENTAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. In: 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR?2024, 2024, Itajaí. Resumos do Colacmar - 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2024. p. 1135-1136.
-
CARVALHO, D. F. ; MARUYAMA, A. S. ; SILVA, A. P. ; ESTIMA, S. C. ; VÉLEZ-RUBIO, GM ; MONTEIRO, D. S. . Proporção sexual dos encalhes de tartarugas-de-couro no litoral sudeste e sul do Brasil e Uruguai. In: VIII Simpósio Acadêmico de Biologia Marinha, 2024, Osório. VIII Simpósio Acadêmico de Biologia Marinha, 2024.
-
OLIVEIRA, C. R. S. ; MONTEIRO, D. S. ; ESTIMA, S. C. ; TAVARES, M. ; LIMA, R. C. ; SILVA, A. P. ; PENHA, I. S. ; WICKERT, J. C. ; BOTTA, S. . Investigando a mortalidade de fêmeas de leões-marinhos-do-sul Otaria flavescens no litoral do Rio Grande do Sul. In: 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2024, Armação de Búzios. Caderno de Resumos [Livro eletrônico]: 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia: pensando métodos para resolver grandes questões, 2024. p. 295-295.
-
OLIVEIRA, C. R. S. ; MONTEIRO, D. S. ; ALBRECHT, M. ; BOTTA, S. . Ingestão de fragmentos de rede de pesca por Otaria flavescens (Carnivora: Otariidae) no extremo sul do Brasil. In: 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2024, Armação de Búzios. Caderno de Resumos [Livro eletrônico]: 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia: pensando métodos para resolver grandes questões, 2024. p. 290-291.
-
DUPONT, P. N. ; BOTTA, S. ; Marcovaldi, M. A. ; CASTILHOS, J. C. ; MONTEIRO, D. S. . Stable Isotopes Associated with Satellite Telemetry to Identify Foraging Areas of Lepidochelys Olivacea Nesting in Brazil. In: 41st International Sea Turtle Symposium, 2023, Cartagena. PROCEEDINGS OF THE FORTY-ONE ANNUAL SYMPOSIUM ON SEA TURTLE BIOLOGY AND CONSERVATION, 2023.
-
MARUYAMA, A. S. ; Kinas, P.G. ; Secchi, E.R. ; PRADO, J. H. F. ; ESTIMA, S.C. ; SILVA, A. P. ; MONTEIRO, D. S. . At-Sea Mortality Estimates of Loggerhead Turtle in Southern Brazil from Stranding Data. In: 41st International Sea Turtle Symposium, 2023, Cartagena. PROCEEDINGS OF THE FORTY-ONE ANNUAL SYMPOSIUM ON SEA TURTLE BIOLOGY AND CONSERVATION, 2023.
-
MONTEIRO, D. S. ; Gandra, T.B.R. ; TOMASZEWICZ, C. T. ; ESTIMA, S. C. ; Marcovaldi, M. A. ; Swimmer, Y. ; SEMINOFF, JEFFREY A. ; BUGONI, L. ; Secchi, E.R. . Habitat shift of loggerhead sea turtles in Southwestern Atlantic Ocean revealed by satellite telemetry and stables isotopes. In: 41st International Sea Turtle Symposium, 2023, Cartagena. PROCEEDINGS OF THE FORTY-ONE ANNUAL SYMPOSIUM ON SEA TURTLE BIOLOGY AND CONSERVATION, 2023.
-
PUERTAS, I. P. ; FOERSTE, B. ; OLIVEIRA, B. S. S. P. ; VARGAS, SARAH M. ; MONTEIRO, D. S. ; PROIETTI, M. C. . POSSÍVEL HIBRIDIZAÇÃO ENTRE TARTARUGA-OLIVA E OUTRAS ESPÉCIES DA FAMÍLIA CHELONIIDAE EM ALAGOAS, BRASIL. In: XXXIII Semana Nacional de Oceanografia, 2023, Recife. Livro de Resumo XXXIII Semana Nacional De Oceanografia - Da Lama ao Coral: Desafios Socioambientais dos Ecossistemas Tropicais, 2023. p. 1-2.
-
PUERTAS, I. P. ; MEDEIROS, L ; MONTEIRO, D. S. ; Proietti, MC . Diversity and natal origins of olive ridley sea turtle (Lepidochelys olivacea) in southern Brazil. In: 40th International Sea Turtle Symposium ? 40 ISTS 2022, 2022, Perth. Proceedings of the 40th International Sea Turtle Symposium, 2022.
-
PUERTAS, I. ; FOERSTE, B. ; MEDEIROS, L ; LIMA, E. ; Vargas, S. M. ; MONTEIRO, D. S. ; PROIETTI, MAÍRA C. . Origens natais de tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea) capturadas em currais de pesca em Almofala ? Ce. In: 31º Congresso de Inciação Ciêntifica - CIC, 21ª Mostra Da Produção Universitária ? MPU, 2022, Rio Grande. Livro de Resumos do 31º Congresso de Inciação Ciêntifica - CIC, 21ª Mostra Da Produção Universitária ? MPU, 2022. v. 1. p. 1-4.
-
OLIVEIRA, C. R. S. ; MONTEIRO, D. S. ; PENHA, I. S. ; ESTIMA, SC. ; SILVA, A. P. ; SILVA, L. M. ; BOTTA, S. . INTERAÇÕES DE LEÕES-MARINHOS-DO-SUL, OTARIA FLAVESCENS (SHAW, 1800), COM A PESCA: INFERÊNCIAS A PARTIR DE INDÍCIOS EM CARCAÇAS ENCALHADAS. In: 19ª Reunião de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América Latina, 2022, Praia do Forte. Livro de Resumos da 19ª Reunião de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América Latina, 2022.
-
FONSECA, J. S. M. ; MONTEIRO, D. S. ; SECCHI, E. R. ; Gandra, T.B.R. ; BOTTA, S. . Bycatch hotspots of mature female franciscana dolphins (Pontoporia blainvillei) in the southern Brazilian coast. In: 24th Biennial Conference on the Biology of Marine Mammals, 2022, Palm Beach. Book of Abstracts of the 24th Biennial Conference on the Biology of Marine Mammals, 2022.
-
PUERTAS, I. P. ; MEDEIROS, L. ; MONTEIRO, D. S. ; PROIETTI, M. C. . Genetic diversity and possible natal origins of the olive ridley sea turtle (Lepidochelys olivacea) in a feeding area in southern Brazil.. In: Sea Turtle Talks - Twitter Talks, 2021. Sea Turtle Talks Twitter Talks Abstract Book, 2021, 2021. v. 1. p. 15-16.
-
PUERTAS, I. P. ; MEDEIROS, L ; MONTEIRO, D. S. ; PROIETTI, MAÍRA C. . Genetic diversity and population structure of the olive ridley sea turtle (Lepidochelys olivacea) in southern Brazil. In: II Congreso Latinoamericano De Genética Para La Conservación - II CLAGenC, 2021, Online - 66 Brazilian Congress Of Genetics., 2021, Ribeirão Preto. E- Book Genética 2021, 2021. v. 1. p. 778-778.
-
PUERTAS, I. ; MEDEIROS, L ; MONTEIRO, D. S. ; Proietti, MC . Conectividade e filogeografia global da tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) inferida por DNA mitocondrial. In: 20ª Mostra Da Produção Universitária - MPU, 2021, Rio Grande. 30º Congresso De Iniciação Cientifica - CIC, 2021, Rio Grande. 20ª Mostra Da Produção Universitária - MPU, 2021, Rio Grande. 30º Congresso De Iniciação Cientifica - CIC, 2021. p. 1-3.
-
PUERTAS, I. ; ANTUNES, L. ; TEODORO, S. ; FAGUNDES, L. ; MEDEIROS, L ; MONTEIRO, DS. ; Proietti, MC . DIVERSIDADE GENÉTICA, ESTRUTURA POPULACIONAL E ORIGENS NATAIS DA TARTARUGA-OLIVA (Lepidochelys olivacea) EM UMA ÁREA DE FORRAGEIO NO SUL DO BRASIL.. In: V Semana de Oceanografia da UFPE - V SOUFPE, 2020, Recife. Livro de Anais da SOUFPE, 2020.
-
MONTEIRO, DS. ; PRADO, J. H. F. ; BOTTA, SILVINA ; ESTIMA, S. C. ; SECCHI, E. R. . Temporal trends in mortality patterns of the endangered franciscana dolphin (Pontoporia blainvillei) in southern Brazil. In: World Marine Mammal Conference'19, 2019, Barcelona. Abstracts - World Marine Mammal Conference'19, 2019.
-
BOTTA, SILVINA ; MONTEIRO, DS. ; PRADO, J. A. ; SECCHI, E. R. . Three-dimensional ecological niche of two endemic coastal dolphins from the Western South Atlantic. In: World Marine Mammal Conference'19, 2019, Barcelona. Abstracts - World Marine Mammal Conference'19, 2019.
-
ESTIMA, SC. ; MONTEIRO, DS. ; Silva, L.M. . Interactions between the south american sea lion and pair trawl fishery in southern Brazil. In: World Marine Mammal Conference'19, 2019, Barcelona. Abstracts - World Marine Mammal Conference'19, 2019.
-
PARGA, M. ; MONTEIRO, D. S. ; CRESPO, J. L. ; Swimmer, Y. ; MARTINS, S. P. ; GARCIA-PARRAGA, D. . ASSESSING ON BOARD A FISHING VESSEL THE OCCURRENCE AND SEVERITY OF DECOMPRESSION SICKNESS IN SEA TURTLES INCIDENTALLY CAPTURED BY TRAWL FISHERIES. In: 38th Annual Symposium on Sea Turtle Biology & Conservation, 2018, Kobe. Proceedings of the 38th Annual Symposium on Sea Turtle Biology and Conservation, 2018.
-
SILVA, L. M. ; MONTEIRO, DS. ; GANDRA, TIAGO B. R. ; CANABARRO, P. L. ; SILVA, K. G. ; ESTIMA, SC. . ACOMPANHAMENTO DE UM INDIVÍDUO DE LEÃO-MARINHO-DO-SUL (OTARIA FLAVESCENS) NO SUL DO BRASIL ATRAVÉS DE TELEMETRIA SATELITAL. In: 18° Reunião Latino-Americana de Especialista em Mamíferos Aquáticos, 2018, Lima. Libro de Resumenes RT 18, 2018.
-
SILVA, L. M. ; MONTEIRO, DS. ; GANDRA, TIAGO B. R. ; CANABARRO, P. L. ; SILVA, K. G. ; ESTIMA, SC. . ACOMPANHAMENTO DO DESLOCAMENTO DE INDIVÍDUOS DE LOBO-MARINHO-DO-SUL (ARCTOCEPHALUS AUSTRALIS) NO SUL DO BRASIL ATRAVÉS DE TELEMETRIA SATELITAL. In: 18° Reunião Latino-Americana de Especialista em Mamíferos Aquáticos, 2018, Lima. Libro de Resumenes RT 18, 2018.
-
ESTIMA, SC. ; MONTEIRO, DS. ; SILVA, L. M. . INTERAÇÃO DO LEÃO-MARINHO-DO-SUL (OTARIA FLAVESCENS) COM A PESCARIA INDUSTRIAL DE ARRASTO DE PARELHA NO SUL DO BRASIL. In: 18° Reunião Latino-Americana de Especialista em Mamíferos Aquáticos, 2018, Lima. Libro de Resumenes RT 18, 2018.
-
Monteiro, Danielle S. ; ESTIMA, S.C. ; Gandra, T.B.R. ; SILVA, A. P. ; Secchi, E.R. . Sea turtle strandings in southern Brazil: eleven years of data. In: 34th Annual Symposium on Sea turtle Biology and Conservation, 2014, New Orleans. Proceedings of 34th Annual Symposium on Sea turtle Biology and Conservation, 2014.
-
Monteiro, Danielle S. ; MARCOVALDI, MARIA A. ; Swimmer, Y. ; ESTIMA, S. C. ; MENDILAHARSU, M. L. ; Secchi, E.R. . Padrões de uso do habitat nerítico e oceânico por indivíduos de Caretta caretta no sul do Brasil. In: VI Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2014, Itajaí. Livro de Resumos do VI Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2014.
-
Monteiro, DS ; Secchi, E.R. ; Kinas, P.G. ; Estima, S. C. ; Neves, TS . Influência de variáveis ambientais e operacionais na interação entre orcas e falsas-orcas com a pescaria de espinhel pelágico no sudeste-sul do Brasil. In: XIII Reunión de Trabajo de Especialistas en Mamiferos Acuáticos de América del Sur, 2008, Montevideo. XIII Reunión de Trabajo de Especialistas en Mamiferos Acuáticos de América del Sur, 7º Congresso SOLAMAC, 2008.
-
Estima, S. C. ; Silva, K.G. ; Monteiro, DS ; Menezes, R.B. . Monitoramento dos Pinípedes no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) do Molhe Leste, Rio Grande do Sul (RS), Brasil, entre os anos de 2002 e 2007. In: XIII Reunión de Trabajo de Especialistas en Mamiferos Acuáticos de America del Sur, 2008, Montevideo. XIII Reunión de Trabajo de Especialistas en Mamiferos Acuáticos de América del Sur, 7º Congresso SOLAMAC, 2008.
-
Monteiro, DS ; Estima, S. C. ; Bugoni, L . Sea turtle bycatch in pelagic longline fishery off southern Brazil: 2004 - 2006. In: Twenty-Seventh annual symposium on sea turtle biology and conservation, 2007, Myrtle Beach. Proceedings of the Twenty-Seventh annual symposium on sea turtle biology and conservation Migrate. Miami: NOAA Technical Memorandum NMFS-SEFSC-569, 2007.
-
Monteiro, A.F. ; Monteiro, DS ; Estima, S. C. . Environmental education and community engagement for the conservation of sea turtles. In: Twenty-Seventh annual symposium on sea turtle biology and conservation, 2007, Myrtle Beach. Proceedings of the Twenty-Seventh annual symposium on sea turtle biology and conservation Migrate. Miami: NOAA Technical Memorandum NMFS-SEFSC-569, 2007.
-
Vargas, S. M. ; Araujo, F. C. F. ; Monteiro, DS ; Estima, S. C. ; Thomé, J.C.A. ; Soares, L. S. ; Santos, F. R. . Occurrence of MTDNA Haplotypes of leatherback turtles on the Brazilian coast. In: Twenty-Seventh annual symposium on sea turtle biology and conservation, 2007, Myrtle Beach. Proceedings of the Twenty-Seventh annual symposium on sea turtle biology and conservation Migrate. Miami: NOAA Techinical Memorandum NMFS-SEFSC-569, 2007.
-
Monteiro, DS ; Secchi, ER ; Neves, TS ; ESTIMA, S.C. . Depredação por orcas e tubarões na pesca de espinhel pelágico no sul do Brasil: 2003-2005. In: XII Reunión de Trabajo de Especialistas en Mamiferos Acuáticos de América del Sur, 2006, Mérida. Livro de Resumos, 2006.
-
Monteiro, DS ; Bugoni, L ; Estima, S. C. . Strandings and sea turtles fisheries interactions along the coast of Rio Grande do Sul state, Brazil. In: 26th Annual Symposium on sea turtle biology and conservation, 2006, Athens. Book of Abstracts of 26th Annual Symposium on sea turtle biology and conservation, 2006. p. 257-257.
-
Monteiro, DS ; Estima, S. C. ; Bugoni, L . Ocorrência de tartarugas marinhas no Rio Grande do Sul - Brasil, entre 1981 e 1994. In: 2ª Reunión sobre investigación y conservación de tortugas marinas del Atlántico Sur Occidental - ASO, 2004, San Clemente del Tuyú. Libro de Resúmenes, 2004.
-
MONTEIRO, DS. . Interação de tartarugas marinhas com atividades pesqueiras. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MONTEIRO, DS. ; MANCINI, A. ; WALLACE, B. ; CORIA, E. M. ; DIAS, L. A. ; HALL, M. . Ideias para a organização de oficinas para pescadores artesanais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Monteiro, Danielle S. ; ESTIMA, S. C. ; Gandra, T.B.R. ; SILVA, A. P. ; Secchi, E.R. . Sea turtle strandings in southern Brazil: eleven years of data. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Monteiro, Danielle S. ; Marcovaldi, M. A. ; Swimmer, Y. ; ESTIMA, S.C. ; MENDILAHARSU, M. L. ; Secchi, E.R. . Padrões de uso do habitat nerítico e oceânico por indivíduos de Caretta caretta no sul do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Monteiro, Danielle S. ; ESTIMA, S. C. ; Secchi, E.R. . Captura incidental de tartarugas marinhas na pescaria de arrasto de parelha no litoral do Rio Grande do Sul-Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Monteiro, DS . Estudos populacionais de tartarugas marinhas no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Monteiro, DS ; Secchi, ER ; Kinas, PG ; Estima, S. C. ; Neves, TS . Influência de variáveis ambientais e operacionais na interação entre orcas e falsas-orcas com a pescaria de espinhel pelágico no sudeste-sul do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MONTEIRO, D. S. . Parecer ad hoc periódico Endangered Species Research. 2024.
MONTEIRO, D. S. ; Prosdocimi L. ; Duarte, D.L.V. ; MARUYAMA, A. S. ; JONES, S. ; JIMENEZ, S. ; DOMINGO, A. . Análisis de la información disponible sobre el impacto de las pesquerías de arrastre en las tortugas marinas en el Atlántico Sur Occidental. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VÉLEZ-RUBIO, GM ; MONTEIRO, DS. ; GONZALEZ-CARMAN, V. . Ecologia trófica de tartarugas marinhas: um enfoque regional no Atlântico Sul Ocidental. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Monteiro, DS ; Silva, K.G. ; Monteiro, A.F. . Pescadores por Natureza. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).
Monteiro, DS ; Monteiro, A.F. ; Silva, K.G. . Pescadores por Natureza. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).
Silva, K.G. ; Estima, S. C. ; Monteiro, DS ; Menezes, R.B. ; Moraes, A. V. . Relatório Técnico de Pesquisa, conservação e manejo de mamiferos marinhos. 2011. (Relatório de pesquisa).
Monteiro, DS ; Monteiro, A.F. ; Silva, K.G. . Pescadores por Natureza. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).
Silva, K.G. ; Estima, S. C. ; Monteiro, DS ; Menezes, R.B. ; Silva, R. M. . Relatório Técnico de pesquisa, conservação e manejo de mamiferos marinhos. 2010. (Relatório de pesquisa).
Monteiro, DS . Mamíferos Marinhos e Aves. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Monteiro, DS . Tartarugas Marinhas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Silva, K.G. ; Estima, S. C. ; Monteiro, DS ; Menezes, R.B. ; Silva, R. M. ; Pomar, F. S. . Relatório de atividades de conservação e manejo dos Pinípedes do Litoral Sul. 2009. (Relatório de pesquisa).
Estima, S. C. ; Monteiro, A.F. ; Silva, H.A.G. ; Silva, L.M. ; Nascimento, L ; Mancini, PL ; CARVALHO, R.V. ; Neves, TS ; Monteiro, DS ; Peppes, Fabiano V. ; Bugoni, L . Relatório do Projeto de Apoio à implementação do plano nacional de ação para a conservação de albatrozes e petréis. 2008. (Relatório de pesquisa).
Monteiro, DS . Mamíferos Marinhos do Litoral Sul. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Monteiro, DS . Ecologia das migrações. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MONTEIRO, D. S. . Curso para formação de observadores de bordo para monitorar a interação entre tartarugas e aves marinhas e cetáceos com a pescaria de espinhel pelágico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Monteiro, DS . Apostila do I curso de formação de observadores de bordo científico. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
CARVALHO, R.V. ; Estima, S. C. ; Monteiro, DS ; Monteiro, A.F. ; Bugoni, L ; Gandra, T.B.R. ; Rache, R.P. ; Dumont, L.F.C. . Relatório do Projeto Manejo e Conservação das Tartarugas Marinhas. 2006. (Relatório de pesquisa).
Monteiro, DS . Mamiferos Marinhos do Litoral Sul. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Monteiro, DS . Os mamíferos aquáticos e terrestres. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
A pesca de atuns e afins no Brasil: monitoramento e pesquisa para fins de manejo e conservação das espécies., Descrição: Promover a coleta de dados da pesca de atuns e afins no Brasil, permitindo a geração de informações que contribuirão para a pesquisa e o manejo desta atividade e a conservação das espécies alvo e da fauna acompanhante nas diferentes modalidades de pesca.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danielle da Silveira Monteiro - Coordenador / Abner Ventura Alves - Integrante / Paulo Eurico Pires F. Travassos - Integrante / Lucas dos Santos Rodrigues - Integrante.
-
2022 - Atual
SALVAR - Ciência para conservação de tubarões e raias do sudeste e sul do Brasil, Descrição: Descrição: O projeto "SALVAR - Ciência para conservação de tubarões e raias do Sudeste Sul do Brasil" terá duração de 24 meses, e abrange 03 Temas e 8 Linhas de Ação Temáticas da Chamada 02/2021. O objetivo geral do projeto é realizar uma análise multidisciplinar integrada dos principais aspectos relacionados aos tubarões e raias ameaçadas de extinção e com dados insuficientes do Sudeste e Sul do Brasil, gerando conhecimento científico que permeia as dimensões ecológica, ambiental e de saúde pública, visando a conservação das espécies e a manutenção e sustentabilidade da atividade pesqueira. O projeto será desenvolvido nas áreas do sudeste e sul do Brasil, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, e terá as seguintes espécies como alvo principais das ações do projeto: Sphyrna lewinii (CR), Squatina guggenheim (CR), Pseudobatos horkelli (CR), Gymnura altavela (CR), Atlantoraja platana (DD), Rhizoprionodon porosus (DD) e Dasyatis Hypostigma (DD). As espécies alvo do projeto são comuns nos desembarques e afetadas pela pesca em ambas regiões. Os objetivos específicos do projeto são: 1) Estimar o impacto da pesca e gerar subsídios para a gestão pesqueira de tubarões e raias no sudeste e sul do Brasil; 2) Aprofundar estudos de biologia e ecologia de tubarões e raias no sudeste e sul do Brasil, 3) Divulgar conhecimentos e ações realizadas pelo projeto visando a conservação de elasmobrânquios. Para atingir estes objetivos serão coletados diversos tipos de dados por observadores de bordo nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Estes dados propiciarão a realização de um grande número de pesquisas para aprofundar o conhecimento de história de vida de espécies alvo do projeto, principalmente aquelas classificadas como DD, além de estudos de contaminação, estruturação populacional e estado de exploração das espécies alvo. As coletas de dados ainda propiciarão maginificar o impacto das frotas pesqueiras sobre os elamosbrânquios, e entender áreas e períodos prioritários para a conservação dos elasmos nesta região, o grau de vulnerabilidade à pesca, o grau de conectividade dos estoques, os efeitos da pesca sobre as populações em cada região, possíveis diferenças na história de vida e o grau de contaminação a que as populações estão submetidas em ambas as regiões. Especificamente em relação aos HPAS, a coleta em uma região sem atividade de extração de petróleo (Rio Grande do Sul) permitirá estabelecer pontos de comparação e conhecer os reais impactos da atividade de extração de petróleo sobre as espécies de elasmobrânquios selecionados. A equipe possui pesquisadores com experiências multidisciplinares em estudos de recursos pesqueiros e da biologia e ecologia de elasmobrânquios, sendo que quatro colaboram como pesquisadores convidados nas oficinas do processo de avaliação do estado de conservação das espécies marinhas e estuarinas do Brasil, conduzido pelo ICMBio. Os resultados do projeto poderão ser utilizados pelos diversos órgãos responsáveis pela conservação e gestão dos elasmobrânquios na região. No longo prazo, esperamos que o "Projeto SALVAR" tenha continuidade, tornando-se um projeto de monitoramento de longa duração. Este é um projeto pioneiro que contempla ampliação de conhecimentos, proporcionar diferentes formas de observar o estado das pescarias e estruturação das populações, visando conservação desse grupo especial de organismos. Os resultados possuem grande potencial na indução de políticas públicas pautadas na pesquisa e no conhecimento visando a conservação dos tubarões e raias do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Danielle da Silveira Monteiro - Integrante / CARDOSO, LUIS G. - Integrante / Maíra Carneiro Proietti - Integrante / Luciano Gomes Fischer - Coordenador / Maria Cristina Oddone - Integrante / Abner Ventura Alves - Integrante / Vinni Santos Thykjaer - Integrante / Marcelo Correa Bernardes - Integrante / Mauricio Mussi Molisani - Integrante / Carlos Eduardo de Rezende - Integrante / Bruno Leite Mourato - Integrante / Rodrigo Sant'Ana - Integrante / Marcus Rodrigues da Costa - Integrante / Arthur de Barros Bauer - Integrante / Pablo Mendonça - Integrante / Rafael Schroeder - Integrante / María de los Ángeles Rondón Medicci - Integrante / Alberto Gabriel Rota - Integrante / Ana Júlia Alves de Lima - Integrante / Leonardo de O. S. Espinosa - Integrante / Ingrid Hyricena dos Santos - Integrante / Giovanni Arlan Torres - Integrante / Raquel Virginia Marquez - Integrante / Luiz Rodolfo Nascimento Araújo - Integrante / Nathan Diniz da Silva - Integrante / João Pedro Almeida de Sá - Integrante / Amanda Zanchetta - Integrante., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - 2021
Avaliação da eficiência da INI 12/2012 e proposta de manejo pesqueiro integrado para a conservação da toninha e seu ecossistema no Rio Grande do Sul, Descrição: O Projeto ?Avaliação da eficiência da INI 12/2012 e proposta de manejo pesqueiro integrado para a conservação da toninha e seu ecossistema no Rio Grande do Sul?, com previsão de 32 meses de execução, tem como objetivo geral ?Avaliar a distribuição espaço-temporal da captura acidental de toninhas e outras espécies da megafauna marinha não-alvo da pesca de emalhe costeiro no Rio Grande do Sul e propor medidas de ordenamento pesqueiro integrado?. Para tal, o Projeto será desenvolvido com base nas quatro linhas temáticas citadas na página anterior, as quais foram subdivididas em nove objetivos específicos para atender as ações previstas no ?Plano de Ação Nacional para a Conservação do Pequeno Cetáceo Toninha?, especialmente em relação às Metas 1 e 2. Algumas das instituições parceiras desta proposta (o Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha-FURG, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental-NEMA e o Laboratório de Recursos Pesqueiros Demersais e Cefalópodes-FURG) contam com uma longa série temporal de dados de captura acidental de toninhas em redes de emalhe, de desembarque pesqueiro e de encalhes de toninhas (e outras espécies) na costa do Rio Grande do Sul. Estes dados pretéritos, somados às informações obtidas ao longo da execução da presente proposta, permitirão avaliar as tendências temporais nas taxas de captura acidental na pesca de emalhe e nas taxas de encalhe de toninhas (e outras espécies, incluindo as espécies-alvo da pesca) na costa do RS, abrangendo períodos anteriores e posteriores à implementação da INI 12/2012. Estes dados permitirão ainda refinar a identificação das áreas de maior risco de captura da toninha e outras espécies ameaçadas, valorando-as com a agregação de informações que definem sua significância biológica e ecológica. Também será determinado qual o percentual da frota que está cumprindo com as normas propostas na INI 12/2012 e o quão efetiva elas estão sendo para a redução da mortalidade de toninhas e outras espécies ameaçadas de extinção no RS. Paralelamente, as percepções dos pescadores quanto à problemática de captura das toninhas e consequências da INI 12/2012 sobre a atividade pesqueira serão avaliadas. Os resultados deste Projeto serão apresentados e discutidos com todos os atores sociais envolvidos com a gestão da pesca de emalhe costeiro ao longo de reuniões bimensais no último ano do Projeto, visando, em se provando necessária, a proposição de novas medidas de ordenamento participativo da pesca de emalhe e arrasto no RS, incluindo unidades de conservação ou redução espacial e temporal do esforço de pesca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Danielle da Silveira Monteiro - Integrante / Sérgio Curi Estima - Integrante / Paul G. Kinas - Integrante / Silvina Botta - Integrante / Luis Gustavo Cardoso - Integrante / Isabel Gonçalves - Integrante / Rafael Sperb - Integrante / Eduardo Resende Secchi - Coordenador.
-
2016 - Atual
Assessing the occurrence and severity of decompression sickness in marine turtles incidentally captured by trawl fisheries, Descrição: The main objective of this project is to investigate the occurrence of DCS caused by forced submergence of turtles incidentally captured by trawls without a TED system, and its effect on post-release mortality. The research wants to establish the % of captured turtles that develop bubbles in the blood vessels, its severity associated with trawling technique (depth and length of trawl), turtle species (so far only described in C.caretta) and other external conditions, and how these relate to clinical signs that can be distinguished by fishers if taught. A second objective is to write a set of guidelines for fishermen on best handling techniques for trawl captured turtles, in order to minimize the post-release mortality and/or further consequences in survivors.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Danielle da Silveira Monteiro - Integrante / SWIMMER, YONAT - Integrante / Mariluz Parga - Coordenador / Daniel García-Párraga - Integrante / Jose Luis Crespo - Integrante.
-
2013 - 2015
Projeto Tartarugas no Mar, Descrição: O projeto ?Tartarugas no Mar? tem como objetivo reduzir a mortalidade das tartarugas marinhas causada pela captura incidental na pesca no sul do Brasil, a partir de ações integradas de pesquisa, gestão e envolvimento comunitário. Para alcançar este objetivo serão contempladas 4 das 8 metas do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas, ao longo de 24 meses, nos municípios de Rio Grande e São José do Norte, no Rio Grande do Sul e em Laguna e Itajaí, em Santa Catarina. No âmbito do Projeto serão realizados monitoramentos da mortalidade das tartarugas nas praias; testes, difusão e implementação de medidas mitigadoras da captura e da mortalidade, como anzóis circulares; embarques para avaliar o impacto da pescaria de arrasto de parelha e o rastreamento de tartarugas por satélite para identificação das áreas preferenciais de alimentação, visando a proposição de medidas de ordenamento pesqueiro e, ações de educação ambiental e envolvimento comunitário, como a realização de palestras e da Semana da Pesca Responsável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Danielle da Silveira Monteiro - Integrante / Sérgio Curi Estima - Coordenador / Tiago Borges Ribeiro Gandra - Integrante / Andrine Paiva da Silva - Integrante / Lilian Brum Wetzel - Integrante / Laís Pereira Guterres - Integrante.
-
2009 - 2012
Caracterização, monitoramento e qualificação das pescarias de arrasto no Rio Grande do Sul, Descrição: Obtenção de um panorama atualizado sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais das pescarias de arrasto no Rio Grande do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Danielle da Silveira Monteiro - Coordenador / Estima, S. C. - Integrante / Alice Fogaça Monteiro - Integrante / Juliana de Azevedo Barros - Integrante / Dériem Lucie Vernetti Duarte - Integrante / Lilian Brum Wetzel - Integrante., Financiador(es): Ministério da Pesca e Aquicultura - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2008
Apoio à implementação do Plano Nacional de Ação para a Conservação de Albatrozes e Petréis - PLANACAP, Descrição: O projeto teve como objetivo geral promover o desenvolvimento da pesca produtiva associado à conservação das aves marinhas e a efetiva redução da captura incidental dessas aves na pesca com espinhel no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Danielle da Silveira Monteiro - Integrante / Renato Visintainer Carvalho - Integrante / Sérgio Curi Estima - Coordenador / Leandro Bugoni - Integrante / Neves, Tatiana S. - Integrante / Peppes, Fabiano V. - Integrante / Mancini, PL - Integrante / Nascimento, L - Integrante / Alice Fogaça Monteiro - Integrante / Heloísa Azevedo Gomes da Silva - Integrante / Leonardo Martí da Silva - Integrante., Financiador(es): Ministério da Pesca e Aquicultura - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Oceanografia. , Fundação Universidade do Rio Grande, Carreiros, 96203900 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (53) 32336537
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações:
Pesquisador Colaborador, com atuação junto ao Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha - EcoMega. Coordenadora executiva do Projeto de Avaliação da eficiência da INI 12/2012 e proposta de manejo pesqueiro integrado para a conservação da toninha e seu ecossistema no Rio Grande do Sul.
2017 - 2018
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Doutorado Júnior - CNPq
Outras informações:
Projeto: "Avaliação da variação sazonal e espacial no uso do habitat pela tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) e da captura incidental de tartarugas marinhas na pesca de arrasto no sul do Brasil"
Objetivos específicos:
Identificar as áreas preferenciais de uso pelos indivíduos de C. caretta na plataforma continental e talude no sul do Brasil;
Determinar a influência de variáveis oceanográficas, como temperatura superficial do mar, clorofila-a, batimetria, e a associação com processos de meso-escala, como vórtices na distribuição dos indivíduos de C. caretta;
Avaliar o grau de sobreposição espacial e temporal entre as áreas de maior uso pelos indivíduos de C. caretta e as áreas de atuação da pesca;
Determinar a distribuição espacial e temporal das capturas incidentais de tartarugas marinhas na pescaria de arrasto de parelha no Rio Grande do Sul;
Determinar a influência de variáveis oceanográficas nos padrões sazonais e espaciais das capturas incidentais de tartarugas marinhas;
Estimar a captura incidental de tartarugas marinhas na pescaria de arrasto de parelha no Rio Grande do Sul.
2012 - 2017
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluna de doutorado
2015 - 2016
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluna de doutorado-sanduíche, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista CAPES do Programa de Doutorado Sanduíche no exterior. Projeto "Ecologia espacial da tartaruga-cabeçuda, Caretta caretta, no sul do Brasil". O objetivo do trabalho é identificar padrões de uso do habitat por C. caretta no RS. Para isto, pelo menos 13 indivíduos juvenis de C. caretta serão equipados com transmissores satelitais para identificação das áreas preferenciais de uso. Esqueletocronologia e análise de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio serão combinadas para determinação da idade e tamanho dos indivíduos de C. caretta no momento do recrutamento do ambiente oceânico para o nerítico. O doutorado-sanduíche será realizado na University of San Diego, na Califórnia sob a orientação do Prof. Dr. Drew Talley. Parte das coletas de amostras para análises de isótopos estáveis e as análises dos dados de telemetria serão realizadas na base de pesquisa do National Oceanic and Atmospheric Administration NOAA ? pesca em San Diego Califórnia sob a orientação dos pesquisadores Dr. Jeffrey Seminoff e Drª Yonat Swimmer. Ao longo deste período será realizada a submissão de dois artigos científicos com os resultados da telemetria e dos isótopos estáveis.
2006 - 2008
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluna de mestrado
Atividades
-
05/2018 - 07/2019
Ensino, Oceanologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nectologia - Répteis marinhos (28 horas-aula)
-
05/2016 - 07/2016
Ensino, Oceanologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nectologia - Répteis marinhos (60 horas-aula - Estágio docencia na Pós-Graduação - Doutorado)
-
05/2014 - 07/2015
Ensino, Oceanologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nectologia - Répteis marinhos (14 horas-aula)
-
05/2007 - 07/2007
Ensino, Oceanologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nectologia - Aves marinhas (30 horas-aula durante o estágio docência na Pós-Graduação - Mestrado)
2020 - Atual
Núcleo de Educação e Monitoramento AmbientalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora
Outras informações:
Pesquisadora Colaboradora do Projeto Tartarugas Marinhas
2005 - 2020
Núcleo de Educação e Monitoramento AmbientalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Científica do Projeto Tartarugas, Carga horária: 8
Outras informações:
Coordenadora Científica de atividades do Projeto Tartarugas Marinhas no litoral do Rio Grande do Sul
2006 - 2015
Núcleo de Educação e Monitoramento AmbientalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 30
2003 - 2013
Núcleo de Educação e Monitoramento AmbientalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica executora de Projetos, Carga horária: 12
Outras informações:
Técnica executora do Projeto Mamíferos Marinhos do Litoral Sul
2004 - 2004
Núcleo de Educação e Monitoramento AmbientalVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista de Iniciação científica Projeto Tartarugas Marinhas
2001 - 2003
Núcleo de Educação e Monitoramento AmbientalVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Estagiária do Projeto Mamíferos Marinhos do Litoral Sul
2017 - Atual
World Conservation UnionVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Consultora Científica, Carga horária: 0
Outras informações:
Atuo como consultora cientifica para o Grupo de Especialistas em Tartarugas Marinhas da Uniao Mundial para a Conservacao da Natureza/Comissao para a Sobrevivencia das Especies (IUCN/SSC). Periodo de atuacao indeterminado.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Danielle da Silveira Monteiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?