Claudecir Gonçales

Atualmente professor da Universidade de Rio Verde (UniRV). Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Foi Pró-Reitor de Administração (entre 2009 e 2019) do Instituto Federal Goiano e atuou também como Coordenador Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Administração e Planejamento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - FORPLAN (entre 2013 e 2015). Possui graduação em Estudos Sociais 1º Grau pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Adamantina-SP (1985), Licenciatura plena com habilitação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Registro-SP (1987) Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Doutorado em Geografia e Gestão do Território pela Universidade Federal de Uberlândia (2008).

Informações coletadas do Lattes em 17/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2003 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia
Título: As Politicas Públicas, a Modernização dos Cerrados e o Complexo Soja no Sul Goiano:1970-2005.
João Cleps Júnior. Bolsista do(a): Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Agrária. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Urbano.

Mestrado em Economia

1999 - 2001

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Reflexões sobre a importância da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda (COMIGO) no desenvolvimento da Região de Rio Verde - GO., Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Arlete Maria da Silva Alves
Palavras-chave: Cooperativismo; COMIGO; Desenvolvimento; Rio Verde; Sudoeste Goiano.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Urbano.

Especialização em Ensino de Geociências

1993 - 1994

Universidade Estadual de Campinas
Título: A Teoria das Placas Tectonicas no Ensino de Geologia Introdutória na Fundação do Ensino Superior de Rio Verde - Goiás
Orientador: Prof Dr. Celso Dal Ré Carneiro

Especialização em Metodologia do Ensino

1991 - 1992

Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocinio

Especialização em Geografia Rural

1990 - 1991

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: COMIGO,UMA REALIDADE (Estudo da Ação da COMIGO - Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda - e sua contribuição para o desenvolvimento regional)
Orientador: Profa Dra. Vera Mariza H de Miranda Costa

Graduação em Estudos Sociais Lic Plena Hab em Geografia

1986 - 1987

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Registro Sp

Graduação em Estudos Sociais 1º Grau

1983 - 1985

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Adamantina

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Teoria do Desenvolvimento Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais.

Organização de eventos

GONÇALES, Claudecir . I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade. 2017. (Outro).

GONÇALES, Claudecir ; CLEPS JÚNIOR, João ; LIMA, S. Carmo . Coordenação da Apresentação de Trabalhos- II Simpósio Regional de Geografia. 2003. (Outro).

GONÇALES, Claudecir ; LIMA, S. Carmo ; CLEPS JÚNIOR, João . II Simpósio Regional de Geografia: Perspectivas para o Cerrado no Século XXI. 2003. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário de Prestação de Contas do Governo Federal. 2011. (Seminário).

I Seminário de Atuação das Instituições Federais de Ensino no Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste. 2011. (Seminário).

7 Encontro de Contabilidade do Sul Goiano/ 6 Encontro de Contabilidade do Sudoeste Goiano/ 2 Encontro da Mulher Contabilista do Sul e Sudeste Goiano.Motivação e busca de resultados.. 2010. (Encontro).

8 Encontro de Contabilidade do Centro-Oeste Goiano.Motivação e busca de resultados.. 2010. (Encontro).

9 Encontro de Contabilidade do Norte e Nordeste Goiano e 2 Encontro da Mulher Contabilista do Norte e Nordeste Goiano. 2010. (Encontro).

9 Encontro de Contabilidade do Sudoeste Goiano e 2 Encontro da Mulher Contabilista do Sudoeste Goiano. 2010. (Encontro).

II Encontro FORPLAN-FORPLAD: Apoio à Gestão da Rede Federal de Educação. 2010. (Encontro).

IV Encontro de Contabilidade.Motivação e busca de resultados.. 2010. (Encontro).

Seminário da Construção de Diretrizes para as políticas de Assistência Estudantil da Rede Federal EPCT. 2010. (Seminário).

XXIX Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - FORPLAN. 2010. (Outra).

XXXI Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - FORPLAN. 2010. (Outra).

II Encontro de Grupos de Pesquisa: Agricultura, Desenvolvimento Regional e Transformações Socioespaciais.Modernizaçõa da Agricultua e seus reflexos na Estrutura Socioeconômica da Mesorregião do Sul Goiano. 2006. (Encontro).

4º Seminário de Educação Profissional - "Educação: Um novo olhar...". 2005. (Seminário).

Desenvolvimento do Campo, das Florestas e das Águas.III Simpósio Nacional de Geografia Agrária / II Simpósio Internacional de Geografia Agrária / Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira. 2005. (Simpósio).

X EGAL: Por um Geografia Latino-Americana: Do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade.Políticas Públicas para a expansão Agrícola em Goiás. 2005. (Encontro).

Ciclo de Palestras: Desterritorialização e Regionalização num mundo globalizado. 2004. (Outra).

II Encontro Regional dos Povos do Cerrado.Os Impactos do processo de modernização agrícola nos domínios do Cerrados do Centro-Oeste Brasileiro: considerações sobre os Sudoeste Goiano. 2004. (Outra).

II Semana de Geografia: As (Re)definições das Relações Cidade-Campo no Brasil.II Semana de Geografia. 2004. (Simpósio).

Palestra: Territórios do contidiano: olhars e experiências de pesquisa no mundo rural. 2004. (Outra).

Técnicas Estatísticas Aplicadas à Pesquisa em Geografia.Mini-Curso - Técnicas Estatísticas Aplicadas à Pesquisa em Geografia. 2004. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Geógrafos - Setenta Anos da AGB: As Transformações do Espaço e a Geografia no Século XXI. As interpretaçõessobre o desenvolvimento do capitalismo no campo brasileiro: algumas notas. 2004. (Congresso).

XVII ENGA - Tradição X Tecnologia:as Novas Territorialidades do Espaço Agrário Brasileiro.A consolidação agroindustrial de Goiás a partir da políticas públicas e da guerra fiscal. 2004. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Geografia Agrária e I Simpósio Nacional de Geografia Agrária: O Campo no século XXI. 2003. (Simpósio).

II Simpósio Regional de Geografia: Perspectiva para o cerrado no século XXI.Reflexões sobre a importância da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda (COMIGO) no desenvolvimento da Região de Rio Verde-GO. 2003. (Simpósio).

II Simpósio Regional de Geografia Perpectivas para o Cerrado no século XXI.Comissão Organizadora. 2003. (Simpósio).

I Semana de Geografia da FESURV. 2003. (Outra).

V Encontro Internacional de Agropolos: Agropolos como estratégia para o desenvolvimento do agronegócio.O Cooperativismo como base do desenvolvimento agroindustrial de Rio Verde e Sudoeste de Goiás. 2003. (Encontro).

Workshop sobre Agropolos em Goiás. 2003. (Encontro).

42ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior - ABEAS.Reunião Anual da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior. 2002. (Outra).

Por uma Geografia Nova na Construção do Brasil.XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2002. (Encontro).

Formação Empreendedora na Educação Profissional.Curso de Capacitação. 2001. (Outra).

I CGCOOP - Congresso Goiano de Cooperativismo. Congresso Goiano de Cooperativismo. 2001. (Congresso).

XIV Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e do II Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol.Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol. 2001. (Outra).

3º Programa de Estudos em Redistribuição Espacial da População, Meio Ambiente e Condições de Vida.Estudos de População. 2000. (Outra).

Oficina de Trabalho: PNE - uma questão de inclusão.Oficina de Trabalho. 2000. (Oficina).

Potencializando os Centros de Referência para a Reforma da Educação Profissional.Reforma da Educação Profissional. 1999. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Geógrafos.XI Encontro Nacional de Geógrafos. 1998. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Glauber Machado Soares

GONÇALES, Claudecir; COUTO, M. S. D. S.; FONSECA-ZANG, W. A.; OLIVEIRA, L. N.; DOMICIANO, C. S.. ESTUDO IN LOCO EM UMA USINA DE COMPOSTAGEM DE CAMA DE AVIÁRIO LOCALIZADA NO ESTADO DE GOIÁS COM INTUITO DE VERIFICAR A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA A PRODUÇÃO DE BIOGÁS. 2018.

Aluno: Paulo Afonso Bento

WANDER, A. E.; BONTEMPO, P. C.;GONÇALES, Claudecir. A Logística Reversa como ferramente de gestão ambiental: o caso do lixo eletrônico na cidade e em Instituições de Ensinos Públicas do Município de Ceres-GO. 2018.

Aluno: Romulo Barreto Castello Branco

COSTA FILHO, B. A.; BONTEMPO, P. C.;GONÇALES, Claudecir. Mídias Sociais: Um instrumento de marketing para a seleção e escolha de instituições de ensino superior privadas. 2018.

Aluno: Flávia Montalvão Martins

BONTEMPO, P. C.;WANDER, A. E.GONÇALES, Claudecir. DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DISCENTE: UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM GOIÁS. 2018.

Aluno: FABRÍCIO PAIVA VIEIRA

RAMALHO, S. S.; DOMINGUES, E. G.; PINHEIRO NETO, D.;GONÇALES, Claudecir. ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS E DO BIOMETANO PROVENIENTES DE DEJETOS DE SUÍNOS. 2018.

Aluno: Eduardo Rodrigues de Jesus

GODOI, C. N.; BRENNER, E. L.;GONÇALES, Claudecir. Indicador de Sustentabilidade Pressão - Estado - Impacto - Resposta no diagnostico dos usos do Córrego Cachoeirinha pelo Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde -GO.. 2017.

Aluno: Karla Angélica de Lima

GONÇALES, Claudecir; LEMOS, W. S.; WANDER, A. E.. O plano de desenvolvimento institucional como facilitador para a gestão do conhecimento no setor público: o caso do IF Goiano. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Flávia de Barros Victoi

GONÇALES, Claudecir; GODOI, C. N.; FERNANDEZ, F. N.. políticas de capacitação do Instituto Federal Goiano e sua relação com a expectativa dos seus servidores técnicos administrativos. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Marcelo Pimentel Oliveira

GONÇALES, Claudecir; KRATZ, L.; PIRES, R.. Análise da efetividade dos indicadores de desempenho dos relatórios de gestão no aspecto legal do IF Goiano (2014-2015). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Haslley Jesus da Costa

GONÇALES, Claudecir; BONTEMPO, P. C.; YOSHITAKE, M.. Compras públicas nos Institutos Federais: uma análise dos processos de adesão às atas de registro de preço quanto aos princípios. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Vailson Batista de Freitas

GONÇALES, Claudecir; BONTEMPO, P. C.; YOSHITAKE, M.. Custos no setor público: desafios na implantação de um sistema de custeio nas instituições federais de ensino técnico e tecnológico vinculadas ao Ministério da Educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Viviane Izidoro Ferreira

GONÇALES, Claudecir; KRATZ, L.; PIRES, R.. Diagnóstico da reorganização da Rede Federal de Educação: reflexos positivos e negativos no processode implementação da Reitoria do IF Goiano. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Francimar Alves Ximenes

LEMOS, W. S.; WANDER, A. E.;GONÇALES, Claudecir. ANÁLISE DA CAPACITAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO-CÂMPUS RIO VERDE PARA EXERCEREM ATIVIDADES PROFISSIONAIS NAS EMPRESAS LOCAIS: UM ESTUDO DE CASO.. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: HERNANY CARNEIRO CUNHA

WANDER, A. E.; COSTA FILHO, B. A.;GONÇALES, Claudecir. ORÇAMENTO PÚBLICO NA REDE FEDERAL DE ENSINO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Talita Camelo Morais da Silva

GONÇALES, Claudecir; LEMOS, W. S.; NUNES, H. P.. Modelagem de processos como estratégia para a gestão do conhecimento: estudo de caso no IF Goiano. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Rodrigo Rodrigues Santana

GONÇALES, Claudecir; BONTEMPO, P. C.; GODOI, C. N.. Desafios da implantação da gestão por processos no Instituto Federal Goiano: um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Renata Maria de Miranda Rios Resende

GONÇALES, Claudecir; Caliari, Mário; ABDALA, K. O.. O PROGRAMA NACIONAL PARA PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL NA REALIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR DE RIO VERDE-GO. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Wender Santos Prudente

Vasconcelos, César R. M. de; COSTA FILHO, B. A.;GONÇALES, Claudecir. Cultura Organizacional: Estudo de Caso no Setor de Confecções do Munícipio de Goiânia. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Elma Aparecida Vieira

LAMBERT, J.;WANDER, A. E.GONÇALES, Claudecir. Agenda Ambiental na Administração Pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Regina Oliveira Coelho

GONÇALES, Claudecir; BONTEMPO, P. C.; MATOS, M. C. P.. Análise do Alinhamento da Liderança Situacional ao Nível de Maturidade dos Liderados: um estudo em empresa familiar de emagamento de soja do município de Rio Verde - GO. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Danillo Alves de Oliveira

GONÇALES, ClaudecirWANDER, A. E.; BONTEMPO, P. C.. A importância das inovações tecnológicas desenvolvidas pelo Centro Tecnológico COMIGO no processo de modernização das estruturas agrícolas da região do Sudoeste Goiano. 2011. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Haihani Silva Passos

GONÇALES, Claudecir; FERNANDEZ, F. N.;WANDER, A. E.. Zoneamento Urbano de Rio Verde: uma proposta para Ordenamento do Uso do Solo. 2010. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Leane Maria Filipetto

GONÇALES, Claudecir; GONCALVES, L.; MIZUGUCHI, N. G. R.. A educação ambiental como forma de desenvolver a cidadania: investigação sobre a percepção dos estudantes do Curso Técnico em Enologia do IFRS - Campus Bento Gonçalves (RS). 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jose Carlos Moreira de Souza

GONÇALES, Claudecir. A educação ambiental na recuperação e conservação de recursos naturais: a percepção dos parceleiros do Assentamento Poções - Rialma (GO). 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Sousa Oriente de Faria

SANTOS, R. N.; SILVA, I. B. G.;GONÇALES, Claudecir; VASCONCELLOS, D. V.; MARINHO, R. J. A.. A CRIAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO E SUA CIRCUNSTÂNCIA SOCIAL E POLÍTICA. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultur) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Benjamin de Lacerda Júnior

GONÇALES, Claudecir; CALACA, M.; OLIVEIRA, A. R.; CHAVEIRO, E. F.;CLEPS JÚNIOR, João; DEUS, J. B.. Territórios e políticas espaciais do agronegócio da soja no município de Rio Verde - GO. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Adriano Rodrigues de Oliveira

GONÇALES, Claudecir; HESPANHOL, A. N.; SANTANA, A. L.; PAULINO, E. T.; SUZUKI, J. C.. O Associativismo na região do pontal do paranapanema-SP: limites e possiblidades para o desenvolvimento rural. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Luiz Carlos Ramos dos Santos

SOUCHIE, E. L.; Santana, J.G; CABRAL, J. S. R.; ANDRADE, J. W. S.;GONÇALES, Claudecir. Propagação rotativa de miniestacas de guanandi.... 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde.

Aluno: Paulo Machado Diniz

MENDONCA, A. F.; GODOI, C. N.;GONÇALES, Claudecir. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO. 2017.

Aluno: Fábio Pereira Guerra

GONÇALES, Claudecir; KRATZ, L.; COSTA FILHO, B. A.. Confiança nas relações entre lpideres e liderados, reaplicação de teste no IF Goiano - Câmpus Morrinhos, um estudo de caso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Hamilton Mendes da Cunha

GONÇALES, Claudecir; CALADO, L. R.; CARVALHO, M. A.. Terceirização na Administração Pública, a gestão e ficalização dos contratos: estudo de caso no Instituto Federal Goiano. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Marcelo Pimentel Oliveira

COSTA FILHO, B. A.;GONÇALES, Claudecir; KRATZ, L.. Análise da Efetividade dos indicadores de desempenho no atual contexto. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Rosilda do Carmo de Jesus Brás

COSTA FILHO, B. A.;GONÇALES, Claudecir; KRATZ, L.. Os desafios frente a burocracia da equipe de gestores de uma instituição pública de ensino do estado de Goiás: um estudo de caso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Haslley Jesus da Costa

COSTA FILHO, B. A.;GONÇALES, Claudecir; BONTEMPO, P. C.. Compras públicas nos Institutos Federais: uma análise dos processos de adesão as atas de registro de preços quanto aos princípios administrativos - LIMPE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Vailson Batista de Freitas

COSTA FILHO, B. A.;GONÇALES, Claudecir; YOSHITAKE, M.. Custos no setor público: desafios na implantação de um sistema de custeio nas instituições federais de ensino técnico e tecnológico vinculadas ao Ministério da Educação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Iseut Souza martins

GONÇALES, Claudecir. Evolução da Produção da Cana-de-açucar no Brasil no Perido de 1997 à 2007.. 2008.

Aluno: MARCIO CONTI

GONÇALES, Claudecir. Impactos da Produção do Àlcool Versus Produção Automotiva Flex no Brasil no Período de 2003 a 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Economicas) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: MILENA TIZZO

GONÇALES, Claudecir. A Evolução da Cultura do Algodão no Período de 1997 a 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Economicas) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Ednair O

GONÇALES, Claudecir. Souza Santos.Valorização de Talentos no Centro Médico de Rio Verde - goiás. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Fasbrícia Aparecida de Lima

GONÇALES, Claudecir. Qualidade de Voda no Trabalho dos Motoristas de Caminhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Mariana Ribeiro Duarte

GONÇALES, Claudecir. A influência da Motivação na Retenção de Talentos em uma Concessionária de Caminhões em Rio Verde-GO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Mayara Oliveira Mendonça

GONÇALES, Claudecir. Motivação:Fator de Mudança de Comportamento Empresarial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Mirian Leão de Moraes

GONÇALES, Claudecir. Operações Financeiras Praticadas em Cooperativas de Livre Admissão no Estado de Goiás de 1997 a 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: JÚLIA MARIA DA SILVA SOUZA

GONÇALES, Claudecir. Agronegócio de Hortaliças: Um Estudo de Toamte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Economicas) - Universidade de Rio Verde.

Aluno: Karla Maria da Silva Vieira

GONÇALES, Claudecir; BARELLA NETTO, A.. O Cooperativismo como alternativa de desenvolvimento: o caso de Rio Verde-GO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Rio Verde.

GONÇALES, Claudecir. Seleção de Professor - Economia. 2013. Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde.

GONÇALES, Claudecir; OLIVEIRA, A. R.; NUNES, L. G.. Seleção de Professor - Geografia. 2012. Instituto Federal Goiano.

GONÇALES, Claudecir; SILVA, I. B. G.; SANTIAGO, L. A. S.. Seleção de Professor - Ética/Filosofia/Sociologia. 2012. Instituto Federal Goiano.

GONÇALES, Claudecir. Seleção de Professor - Economia I. 2012. Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde.

Queiroz, Gilberto José de Faria;GONÇALES, Claudecir; MURAD, Berenice Teixeira Melgaço. Seleção de Professor - Agronegócio. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde.

Orientou

Kássia de Paula Barbosa

Estudo econômico e ambiental da utilização da vinhaça de cana-de-açúcar para adubação do solo em Maurilândia, no período de 2011 a 2012; ; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);

Euripa de Fátima Jesus Silva

O Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde - Implicações na possibilidade de um currículo diferenciado na Modalidade de Ensino PROEJA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação em PROEJA) - Instituto Federal Goiano; Orientador: Claudecir Gonçales;

Fabiana Antonia de Freitas Melo

A Motivação como um dos fatores determinantes no processo educacional do PROEJA no Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação em PROEJA) - Instituto Federal Goiano; Orientador: Claudecir Gonçales;

Luiz Carlos Ramos dos Santos

Os desafios do Ensino de Química na Educação de EJA no Colégio Estadual Abel Pereira de Castro em Rio Verde - GO; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação em PROEJA) - Instituto Federal Goiano; Orientador: Claudecir Gonçales;

Liana Souza dos Santos

Paradigma da Relação professor aluno no PROEJA: limites e possibilidades; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação em PROEJA) - Instituto Federal Goiano; Orientador: Claudecir Gonçales;

Vânia dos Santos

Considerações sobre o perfil do profissional educador da educação de jovens de adultos; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação em PROEJA) - Instituto Federal Goiano; Orientador: Claudecir Gonçales;

Almiro José Pereira

Agricultura Familiar e Políticas Públicas: O PRONAF e o Assentamento Vaianópolis; 2005; 47 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Espaço e Sociedade) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Andrea de Melo Santa Cruz Nogueira

Cooperativismo Agropecuário: um estudo de caso no Município de Rio Verde - GO; 2004; 52 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Espaço e Sociedade) - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Glaucinéia Antônia de Sateles

A luta pela terra em Goiás: assentamento agrovila Rio Verdinho; 2004; 48 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Espaço e Sociedade) - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Joventina Pereira Tannous

As transformações de Rio Verde pela modernização da agropecuária; 2004; 49 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Espaço e Sociedade) - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Mônica Lopes da Cunha

A construção do espaço geográfico: o caso do distrito de Riverlândia - GO; 2004; 48 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Espaço e Sociedade) - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Ediléia Alves de Sousa Guimarães

Reorganização do espaço de Rio Verde: o caso bairro Promissão; 2004; 53 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Espaço e Sociedade) - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Suzana Cristina Araujo Delefrate

Cooperativismo de Crédito: um estudo de caso; 2003; 28 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento Empresarial e Financeiro) - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Lênia Cristina Pimentel Guimarães

O desenvolvimento Econômico Social de Rio Verde em Função do Aumento e Verticalização das Atividades Produtivas; 1997; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cências Econômicas) - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Sérgio Franco de Moraes

A Problemática Habitacional e o Cooperativismo como Forma Alternativa; 1997; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cências Econômicas) - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Emival da Cunha Ribeiro

Uma discussão sobre a teorização da Educação Ambiental; 2004; 15 f; Orientação de outra natureza - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Ízula Luiza Pires Bacci Pedroso

As transformações da Agricultura do Sudoeste de Goiás: da agropecuária extensiva a formação de cluster de grãos; 2004; 15 f; Orientação de outra natureza - Fundação do Ensino Superior de Rio Verde; Orientador: Claudecir Gonçales;

Produções bibliográficas

  • LIMA, D. A. L. L. ; GARCIA, J. R. ; GOMES, L. C. F. ; GIONGO, P. R. ; GONÇALES, Claudecir . Expansão do setor sucroenergético no sudoeste goiano: evolução e impactos sobre o uso do solo. Espacios (Caracas) , v. 35, p. 16, 2014.

  • GONÇALES, Claudecir ; CLEPS JÚNIOR, João . A importância do Cooperativismo no desenvolvimento da região de Rio Verde - GO. Rveconomia (Rio Verde) , FESURV - Rio Verde, v. Ano 6, n.Ed. nº 12, p. 13-16, 2004.

  • GONÇALES, Claudecir . Mercado e Estado: Como as análises Liberal e Marxista vêem a relação entre Mercado e Estado. ADM & Ética , Rio Verde - GO, v. 1, p. 38-41, 2002.

  • Carvalho, Marco Antônio de ; Gonçales, Claudecir ; Santiago, Léia Adriana da Silva . POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E CAMPESINATO: DA COLÔNIA AGRÍCOLA AO IF GOIANO CAMPUS CERES. Filosofia, política, educação, direito e sociedade 7. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 184-197.

  • GONÇALES, Claudecir . A Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda (COMIGO) e o Desenvolvimento da Região de Rio Verde - GO. In: Sebastião Lázaro Pereira; Clésio Lourenço Xavier. (Org.). O Agronegócio nas Terras de Goiás. 1ed.Uberlândia - MG: EDUFU, 2003, v. 1, p. 213-250.

  • GONÇALES, Claudecir ; WANDER, A. E. ; BONTEMPO, P. C. . Adopition of Technological Inovations in Agriculture: A Case Study from Rio Verde-GO, Brasil. In: 130th EAAE Seminar - Did agricultural economics disappoint? Empirical Applicationson Governance of Food and Fibre Value Chain, 2012, Suécia. Europen Association of agricultural Economist, 2012.

  • GONÇALES, Claudecir ; CLEPS JÚNIOR, João . Políticas Públicas para a Expansão Agrícola em Goiás. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo - SP. Por uma Geografia Latino-Americana: Do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade, 2005.

  • GONÇALES, Claudecir ; CLEPS JÚNIOR, João . O Agronegócio Goiano e a Logística de Armazenageme Transporte. In: III Simpósio Nacional de Geografia Agrária / II Simpósio Internacional de Geografia Agrária / Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira, 2005, Presidente Prudente - SP. Desenvolvimento do Campo, das Florestas e das Águas, 2005.

  • GONÇALES, Claudecir ; CLEPS JÚNIOR, João . As interpretações sobre o desenvolvimento do capitalismo no campo brasileiro: algumas notas. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiânia, 2004.

  • GONÇALES, Claudecir ; CLEPS JÚNIOR, João . A consolidação agroindustrial de Goiás a partir das políticas públicas e da guerra fiscal. In: XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária - Tradição X Tecnologia: as Novas Territorialidades do Espaço Agrário Brasileiro, 2004, Gramado - RS, 2004.

  • GONÇALES, Claudecir ; CLEPS JÚNIOR, João . Os impactos do processo de modernização agrícola nos domínios dos cerrados do Centro-Oeste brasileiro: considerações sobre o Sudoeste Goiano. In: II Encontro Regional dos Povos do Cerrado, 2004, Pirapora - MG, 2004.

  • GONÇALES, Claudecir ; CLEPS JÚNIOR, João . O cooperativismo como base do desenvolvimento agroindustrial de Rio Verde e Sudoeste de Goiás. In: V Encontro Internacional de Agropolos, 2003, Rio Verde. V Encontro Internacional de AGROPOLOS - Agropolos como Estratégia para o desenvolvimento do Agronegócio. Rio VERDE - GO: FESURV - Universidade de Rio Verde, 2003.

  • GONÇALES, Claudecir . Reflexões sobre a importância da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda (COMIGO) no desenvolvimento da região de Rio Verde - GO. In: II Simpósio Regional de Geografia - Perspectivas para o Cerrado no Século XXI, 2003, Uberlândia. II Simpósio Regional de Geografia - Perspectivas para o Cerrado no Século XXI. Ubelândia - MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2003.

  • GONÇALES, Claudecir . Rede Federal: histórico e caminhos possíveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALES, Claudecir . Territorialidades resistentes, autenticidades e ocupação urbana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALES, Claudecir . Dinâmica do Agronegócio da Região Oeste de Goiás. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALES, Claudecir . Modernização da Agricultura e seus Reflexos na Estrutura Socioeconômica da Mesorregião do Sul Goiano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALES, Claudecir . O Agronegócio Goiano e a Logística de Armazenagem e Transporte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GONÇALES, Claudecir . Políticas Públicas para a Expansão Agrícola em Goiás. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALES, Claudecir . A Consolidação Agroindustrial de Goiás a partir das Políticas Públicas e da Guerra Fiscal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALES, Claudecir . As interpretações sobre o desenvolvimento do capitalismo no campo brasileiro: algumas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONÇALES, Claudecir . Os Impactos do Processo de Modernização Agrícola no Domínios do Cerrado do Centro-Oeste Brasileiro: considerações sobre o Sudoeste Goiano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALES, Claudecir . O Cooperativismo como base para o desenvolvimento agroindustrial de Rio Verde e Sudoeste de Goiás. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALES, Claudecir . Reflexões sobre a importância da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Ltda (COMIGO) no desenvolvimento da Região de Rio Verde-GO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GONÇALES, Claudecir . Motivação Profissional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • GONÇALES, Claudecir . Orientador de Iniciação Cientifica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • GONÇALES, Claudecir . Desenvolviemnto Sustentável e Responsabilidade Social. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • GONÇALES, Claudecir . 8º Encontro de Plantio Direto de Rio Verde. 2007. .

  • GONÇALES, Claudecir . A trajetória dos Trabalhos científicos: da pergunta de Pesquisa à Publicação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • GONÇALES, Claudecir . Estratégias de Organização Socioeconômica e Territoriais dos Produtores Rurais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • GONÇALES, Claudecir . Espaço Agrário e a Dinâmica Agroindustrial. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • GONÇALES, Claudecir . Estratégias de Organização Socioeconômicas e Territoriais dos Produtores Rurais. 2004 (Mini - Curso) .

  • GONÇALES, Claudecir . Espaço Agrário e a Dinâmica Agroindustrial. 2003 (Mini - Curso) .

  • GONÇALES, Claudecir . Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2003 (Disciplina ministrada em Curso de Pós-Graduação) .

  • GONÇALES, Claudecir . Métodos e Técnicas de Pesquisa Geográfica. 2002 (Disciplina ministrada em Curso de Pós-Graduação) .

  • GONÇALES, Claudecir . Preservação do Meio Ambiente visando o Turismo. 2001 (Minicurso) .

  • GONÇALES, Claudecir . Planejamento de Aprendizagem de Campo em Ecogeologia. 1998 (Elaboração de Oficina) .

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Expansão do Setor Sucroenergético em Goiás: Impactos sobre a utilização do solo e deslocamento da produção de grãos nas mesorregiões goianas., Descrição: Projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar o processo de expansão do setor sucroenergético em Goiás e os impactos sobre a utilização do solo e deslocamento da produção de grãos nas mesorregiões do estado... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudecir Gonçales - Coordenador / Divina aparecida Leonel Lunas Lima - Integrante / Pedro Ramos - Integrante / júnior Ruiz Garcia - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Agricultura, desenvolvimento e sustentabilidade, Descrição: As políticas públicas direcionadas ao campo, no Brasil, vêm sofrendo alterações em decorrência do processo de globalização e da crise fiscal do Estado ocorrida no último quartel do século XX. A emergência da questão ambiental e o ideal da sustentabilidade, além do reconhecimento de que o paradigma da modernização da agricultura provocou concentração de renda e degradação do meio ambiente, levou à busca de um novo modelo, o do desenvolvimento rural territorial. Este modelo pressupõe uma perspectiva de desenvolvimento que valorize os espaços rurais, os recursos naturais e a população que os habita. Este projeto objetiva: identificar as políticas públicas direcionadas ao campo, nos âmbitos nacional, regional e local e sua repercussão nas áreas estudadas; caracterizar e analisar a integração das políticas públicas ao modelo agrícola vigente e às condições de manutenção dos proprietários rurais. O conjunto das dimensões sócio-econômicas e ambientais e o levantamento das potencialidades regionais quanto às áreas rurais estudadas, subsidiará a proposição de estratégias ao desenvolvimento territorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudecir Gonçales - Integrante / Diane Belusso - Coordenador / Evandro Cesar Clemente - Integrante / Divina Aparecida L. L. Lima - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal Goiano - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Rio Verde. , Fazenda Fontes do Saber, Fazenda, 75901970 - Rio Verde, GO - Brasil, Telefone: (064) 36112200, URL da Homepage:

Experiência profissional

1990 - Atual

Universidade de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2019

Instituto Federal Goiano, IF Goiano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2018 - 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Especial de Avaliação de Memorial].

  • 03/2018 - 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Especial de Avaliação de Memorial.

  • 03/2018 - 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral.

  • 08/2016 - 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.,Cargo ou função, Presidente de Comissão Especial de Avaliação de Memorial.

  • 04/2015 - 04/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Especial de Avaliação para Professor Titular.

  • 11/2014 - 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Especial de Avaliação de Memorial.

  • 09/2014 - 09/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Especial de Avaliação de Memorial.

  • 11/2011 - 11/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Transição do Instituto Federal Goiano.

1996 - 2008

Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de de 1 e 2 Grau, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FUNDEB.,Cargo ou função, Presidente do Conselho Municipal.

  • 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEFET-RV.,Cargo ou função, Conselheiro de Ensino Municipal.

  • 08/2006

    Direção e administração, CEFET-RV.,Cargo ou função, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio.

  • 03/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CEFET-RV.,Cargo ou função, Membro do Conselho Diretor.

  • 06/1998 - 07/2003

    Direção e administração, CEFET-RV.,Cargo ou função, Coordenador de Integração Escola-Comunidade.

1989 - 1995

COOPERATIVA DE ENSINO DE RIO VERDE LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

1986 - 1989

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40