Ivanilza Etelvina dos Santos

possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2006). Ministrou aula na especialização em Gerontologia e Geriatria sobre Psicologia do Envelhecimento - Ensino Superior Bureau Jurídico - Faculdade Maurício de Nassau, professora da Faculdade Sete de setembro. É psicóloga da Gerência de Atenção a Saúde do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde/PE. Tem experiência na área de gerontologia com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos psicológicos, psicologia social, terceira idade e envelhecimento.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia Clínica

2004 - 2006

Universidade Católica de Pernambuco
Cristina Maria de Souza Brito Dias.Palavras-chave: Família; Papéis; Ciclo Vital.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Saúde humana.

Especialização em Gerantologia Social

1999 - 2000

Universidad Autónoma de Madrid
Orientador: Profº Juan Botello

Especialização em Curso descentralizado de Espec. em Saúde do Idoso

1994 - 1995

Fundação Oswaldo Cruz
Orientador: Profº Mário Sayeg

Especialização em Planejamento e Administração em Recursos Humanos

1988 - 1988

Universidade Católica de Pernambuco
Orientador: Profº Pedro Tavares Jofilson

Graduação em Psicologia

1980 - 1985

Faculdade de Ciências Humanas Esuda
Orientador: Profº Geraldo Leite

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Curso de Sensibilização aos Profissionais do PACS/PSF no Atendimento ao Idoso.1ª EXPOGEST, Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão no SUS. 2006. (Outra).

I Wncontro do Curso de Turismo.I Encontro do Curso de Turismo. 2005. (Encontro).

Curso: Nuevos Modelos de Residencias para Personas Mayores.Curso: Nuevos Modelos de Residencias para Personas Mayores. 2005. (Outra).

III Congresso Norte/Nordeste de Geriatria e Gerontologia. III Congresso Norte/Nordeste de Geriatria e Gerontologia. 2004. (Congresso).

Gestão Estratégica do Turismo: Caminhos para o Desenvolvimento Local.I Seminário Integrado dos Cursos de Administração e Turismo. 2003. (Seminário).

Seminário Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Ostáculos e Oportunidades.Seminário Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Obstáculos e Oportunidades. 2003. (Simpósio).

Seminário Áreas de Atuação do Psicólogo na Justiça em Pernambuco.Seminário Áreas de Atuação do Psicólogo na Justiça em Pernambuco. 2001. (Seminário).

III Fórum Permanente da Política Nacional do Idoso, V Fórum da Região Nordeste sobre Política Nacional do Idoso, I Encontro Nacional de Conselheiros do Idoso.III Fórum Permanente da Política Nacional do Idoso, V Fórum da Região Nordeste sobre Política Nacional do Idoso, I Encontro Nacional de Conselheiros do Idoso. 2000. (Outra).

urso Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais e Atendimento ao Cliente.Curso Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais e Atendimento ao Cliente. 2000. (Outra).

Curso Psicofarmacologia para Profissionais de Saúde.Curso Psicofarmacologia para Profissionais de Saúde. 1998. (Outra).

XV Jornada Pernambucana de Psiquiatria.XV Jornada Pernambucana de Psiquiatria. 1998. (Outra).

Corpo e Arte na Construção da Realidade.Curso de Capacitação Profissional. 1998. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, IV Jornada de Geriatria e Gerontologia da SBGG/RJ. XI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, IV Jornada de Geriatria e Gerontologia da SBGG/RJ. 1997. (Congresso).

I Encontro Sobre a Política Nacional do Idoso.I Encontro Sobre a Política Nacional do Idoso. 1997. (Encontro).

XIV Jornada Pernambucana de Psiquiatria.XIV Jornada Pernambucana de Psiquiatria. 1997. (Outra).

Psicoterapias Grupais: Teoria e Prática.XIV Jornada Pernambucana de Psiquiatria. 1997. (Outra).

IX Jornada Brasileira de Geriatria e Gerontologia.IX Jornada Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 1996. (Outra).

Curso sobre Saúde Envelhecimento - I Módulo.Curso sobre Saúde Envelhecimento - I Módulo. 1995. (Outra).

Curso sobre Doença de Alzheimer.Curso sobre Doença de Alzheimer. 1995. (Outra).

Curso Relações Interpessoais e Qualidade no Trabalho.Curso Relações Interpessoais e Qualidade no Trabalho. 1995. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 1994. (Congresso).

Seminário Integração para Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência.Seminário Integração para Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência. 1993. (Seminário).

I Seminário Pernambucano sobre a Terceira Idade.I Seminário Pernambucano sobre a Terceira Idade. 1993. (Seminário).

I Curso de Treinamento Intensivo em Geriatria Prática Diária.I Curso de Treinamento Intensivo em Geriatria Prática Diária. 1993. (Outra).

Droga na Infância e Adolescência-Praxis Institucionais.Droga na Infância e Adolescência-Praxis Institucionais. 1992. (Seminário).

IX Jornada Pernambucana de Psiquiatria. I Simpósio Pernambucano sobre Depressão.IX Jornada Pernambucana de Psiquiatria. I Simpósio Pernambucano sobre Depressão. 1992. (Outra).

IX Jornada Pernambucana de Psiquiatria. I Simpósio Pernambucano sobre Depressão.Curso Drogas Diagnóstico Aspectos Preventivos e Terapeuticos. 1992. (Outra).

Curso de Sensibilização Multiprofissional para Atendimento ao Adolescente.Curso de Sensibilização Multiprofissional para Atendimento ao Adolescente. 1991. (Outra).

Curso de Administração de Recursos Humanos.Curso de Administração de Recursos Humanos. 1988. (Outra).

I Encontro Estadual de Saúde.I Encontro Estadual de Saúde. 1986. (Encontro).

Curso Jogos e Exercícios Vivenciais em Treinamento.Curso Jogos e Exercícios Vivenciais em Treinamento. 1986. (Outra).

Curso Recrutamento e Seleção.Curso Recrutamento e Seleção. 1986. (Outra).

A Criança e o seu mundo.A Criança e o seu mundo. 1983. (Seminário).

I Simpósio Pernambucano de Antropocibernética.I Simpósio Pernambucano de Antropocibernética. 1983. (Simpósio).

Curso de Hipnose Médica.Curso de Hipnose Médica. 1983. (Outra).

Curso de Toxicomania.Curso de Toxicomania. 1983. (Outra).

V Congresso Norte e Nordeste de Hipnologia e Sofrologia, I Congresso Pernambucano de Hipnologia e Sofrologia. II Congressos Acadêmicos de Hipnologia, Medicina Psicossomática e Psiquiatria, II Encontro Brasileiro de Estudantes de Psicologia. V Congresso Norte e Nordeste de Hipnologia e Sofrologia, I Congresso Pernambucano de Hipnologia e Sofrologia. II Congressos Acadêmicos de Hipnologia, Medicina Psicossomática e Psiquiatria, II Encontro Brasileiro de Estudantes de Psicologia. 1982. (Congresso).

I Encontro de Hipnologia do Recife.I Encontro de Hipnologia do Recife. 1982. (Encontro).

VII Congresso Panamericano de Hipnologia e Medicina Psicossomática, VII Congresso Brasileiro de Hipnologia, I Congresso da SOMIHIP.Cursos Hipnose na Odontologia e Odontologia Psicossomática. 1982. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Adriana Costa, Mª das Graças, Valéria Alves, Zilândia Vieira

SANTOS, I. E.. A Agressividade infantil e suas relações com a aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Edna Barbosa de Sá, Mª Lourdes Ferino, Mª José Gomes

SANTOS, I. E.. A incidência do tabagismo na escola pública do ensino fundamental de 4ª a 8ª série. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ivonete, Valdira e Vanusia Teixeira, M[ Telma, Militão Alves

SANTOS, I. E.. A influência da afetividade nas relações interpessoais na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Kátia Mª

SANTOS, I. E.. Mª José, Mª das Neves, Risoneide Barbosa.Hiperatividade: Um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Mª Santos, Eliane Nascimento, Rosemary Silva, Solange P

SANTOS, I. E.. Indisciplina e o fracasso escolar ao longo da história. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Francisco de Assis Vieira de Barros Júnior

SANTOS, I. E.. Potencialidades Turísticas e Adequações Ambientais para a Terceira Idade em Paulo Afonso/BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Sete de setembro.

Aluno: Mônica Lusiane Gomes dos Santos

SANTOS, I. E.. O Lazer como Inserção Social: Uma Proposta para a Terceira Idade em Paulo Afonso/BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade Sete de setembro.

Aluno: Reinado Silva Fernandes

SANTOS, I. E.. Pré-Aposentadoria: A responsabilidade da organização no preparo psicossocial para esta nova etapa da vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Sete de setembro.

Orientou

Edna Barbosa de Sá, Maria de Lourdes Ferino, Maria José Gome

A incidência do tabagismo na escola pública do ensino fundamental de 4ª a 8ª série; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ivanilza Etelvina dos Santos;

Ana M

Santos, Eliane do Nasctº, Rosemary Silva, Solange P; ; Indisciplina e o fracasso escolar ao longo da história; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ivanilza Etelvina dos Santos;

Ivonete, Valdira e Vanusia Teixeira, Mª Telma, Militão Alves

A influência da afetividade nas relações interpessoais na escola; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ivanilza Etelvina dos Santos;

Kátia Mª, Mª José, Mª das Neves, Risoneide Barbosa

Hiperatividade: Um estudo de caso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ivanilza Etelvina dos Santos;

Adriana Costa, Mª das Graças, Valéria Alves, Zilândia Vieira

A agressividade infantil e suas relações com a aprendizagem; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Ivanilza Etelvina dos Santos;

Reinaldo Silva Fernandes

Pré-Aposentadoria: A responsabilidade da Organização no Preparo Psicossocial para esta nova etapa da vida; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Sete de setembro; Orientador: Ivanilza Etelvina dos Santos;

Francisco de Assis Vieira de Barros Júnior

A Segmentação do Turismo da Melhor Idade na cidade de Paulo Afonso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Sete de setembro; Orientador: Ivanilza Etelvina dos Santos;

Mônica Lusiane Gomes dos Santos

O Turismo e o Lazer como inserção Social: Uma proposta para a terceira idade em Paulo Afonso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade Sete de setembro; Orientador: Ivanilza Etelvina dos Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, I. E. . O Sentido Social do Envelhecimento e Práticas Sociais Discriminatórias. Interlocuções (UNICAP) , Recife, v. Ano 3, n.1-2, p. 01-199, 2005.

  • SANTOS, I. E. ; BRITO, C. M. S. . Família e Envelhecimento. Rios (FASETE) , Paulo Afonso/BA, v. I, n.I, p. 35-48, 2005.

  • SANTOS, I. E. ; DIAS, C. M. S. B. ; LIMA, A. O. . A Visão Contemporânea do Idoso na Fase Última do Ciclo Vital. In: III Congresso Norte/Nordeste de Geriatria e Gerontologia, 2004, Belém/PA. Anais de Eventos, 2004.

  • SANTOS, I. E. ; BRITO, C. M. S. . Família e Envelhecimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. E. . Projeto Reviver. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, I. E. . Política de Saúde do Idoso em Pernambuco. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, I. E. . Envelhecimento bem sucedido. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. E. . Relações Sociais e Familiares. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. E. . Aspectos Psicológicos do Envelhecimento. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, I. E. . Aspectos Psicológicos do Processo do Envelhecimento. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. E. . Viver mais e melhor - descentralização e interiorização das ações de atenção a grupos especiais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, I. E. . Terceira Idade: Solidão X Conflito de Gerações e A Sexualidade na Terceira Idade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. E. . Viver mais e melhor. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, I. E. . Plano de Interiorização das Ações de Atenção Integral a Saúde do Idoso no Estado de Pernambuco. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, I. E. . I Curso de Integração com a Terceira Idade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, I. E. . IX Jornada Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, I. E. . Solidão na Terceira Idade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. E. . Solidão na Terceira Idade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. E. . Solidão na Terceira Idade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. E. . Sexualidade na Terceira Idade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, I. E. . Modelistica. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SANTOS, I. E. . Curso de Cuidadores para Idosos. 2007. .

SANTOS, I. E. . A Política de Assistência Social como Elemento de Consolidação da Cidadania do Idoso e da Pessoa com Deficiência. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, I. E. . Curso de Cuidadores para Idosos. 2006. .

SOCIAL, S. M. D. ; SANTOS, I. E. . I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, I. E. . Capacitação PACS/PSF na Atenção à Saúde do Idoso. 2005. .

SANTOS, I. E. . Aspectos Psicológicos do Envelhecimento. 2000. (Palestra).

SANTOS, I. E. . Integração com a terceira idade. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, I. E. . II Curso de Abordagem Multiprofissional em Saúde do Idoso. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, I. E. . Curso de Abordagem Multiprofissional em Saúde do Idoso. 1995. .

SANTOS, I. E. . II Oficina de Sensibilização para Trabalhadores de Saúde. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, I. E. . II Seminário Pernambucano sobre a Terceira Idade. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, I. E. . I Curso de Iniciação a Geriatria e Gerontologia. 1993. .

Prêmios

1996

Título de Especialista em Gerontologia Social, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Sete de setembro, Educação. , Av. Vereador José Moreira, 1000, Centro, 48601-180 - Paulo Afonso, BA - Brasil, Telefone: (75) 2815564, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - Atual

Ensino Superior Bureau Jurídico - Faculdade Maurício de Nassau

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2006

    Ensino, Geriatria e Gerontologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Psicológicos do Envelhecimento

2002 - Atual

Faculdade Sete de setembro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2003

    Extensão universitária , Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Programa da Universidade Aberta a terceira idade.

  • 03/2003

    Extensão universitária , Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Programa de Atendimento ao aluno e funcionário.

  • 08/2002

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social Aplicada a Administração

  • 08/2002

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social Aplicada ao Turismo

1992 - Atual

Secretaria Estadual de Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Psicóloga da Gerência de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco