James Bastos Arêas
Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor-Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professor-Adjunto das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e do curso de Especialização em Arte e Filosofia da PUC-Rio. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e História da Filosofia trabalhando principalmente com os seguintes temas: tempo, espaço, movimento, imagem, subjetividade, política.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
1992 - 1999
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A Instauração ontológica no Sofista de Platão
Maura Iglesias. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ontologia; Henologia; Tinologia; Imagem; Sofística; METAFÍSICA. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do Conhecimento. Setores de atividade: Educação Superior.
Mestrado em Filosofia
1985 - 1989
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A perspectiva filosófica da transposição platônica no Fedro,Ano de Obtenção: 1989
Maura Iglésias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: PLATÃO; FEDRO; TRANSPOSIÇÃO; METAFÍSICA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do Conhecimento. Setores de atividade: Educação Superior.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do Conhecimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica/Especialidade: Arte.
Organização de eventos
ARÊAS, J. B. . Política, Subjetividade e vida coletiva: resistência e movimento sociais. 2016. (Congresso).
ARÊAS, J. B. . Seminário princípios de esquizoanálise. Linhas e Fluxos Filosóficos, Clínicos e Estéticos.. 2014. (Congresso).
ARÊAS, J. B. . 1° Colóquio Internacional / 2° Colóquio Nacional Semiótica, Afecção e Cuidado em Saúde. 2012. (Congresso).
ARÊAS, J. B. ; DAMASCENO, V. M. ; LISBOA, Ivair Coelho . Gilles Deleuze: Intercessões III. 2004. (Congresso).
ARÊAS, J. B. . Religião, magia e poder no mundo antigo. 2004. (Congresso).
ARÊAS, J. B. ; DAMASCENO, V. M. ; LISBOA, Ivair Coelho . Gilles Deleuze: Intercessões II. 2003. (Congresso).
ARÊAS, J. B. ; DAMASCENO, V. M. ; LISBOA, Ivair Coelho . Gilles Deleuze: Intercessões I. 2002. (Congresso).
Participação em eventos
Deleuze & Guattari a cração do novo.Arte e Politica: Vozes de estudantes do pensamento de Deleuze em suas variedades, variáveis e variações. 2019. (Encontro).
Deleuze & Guattari Intervenções Politicas -2018 - IV Encontro GT Deleuze ANPOF.Deleuze e a dissipação e a fronteiras das fronteiras do pensamento. 2018. (Encontro).
Corpos Impares 2015 - Corpo Arte Diferença.Pensamento e Arte Contemporânea. 2015. (Oficina).
Curso Deleuze & Guattari Filosofia Prática/ IV 2015.2 [CORPO]& Política -PUC.Gilles Deleuze: Cinema e Pensamento. 2015. (Oficina).
I ENAFA Encontro Nacional de Filosofia e Arte & XXIV Semana de Filosofia - UFRN.O pensamento e as Práticas Cinematográficas das Imagens segundo Deleuze. 2014. (Encontro).
IV Semana de Graduação Filosofia UERJ.Filosofia e Cinema. 2014. (Seminário).
Seminário princípios de esquizoanálise. Linhas e Fluxos Filosóficos,Clínicos e Estéticos.David Cronenberg e o corpo nu. 2014. (Seminário).
Encontro de Leitores de Literatura e Filosofia. Leituras do Mundo Antigo.Por que ler os antigos?. 2013. (Encontro).
II Encontro de Leitores de Literatura e Filosofia.Por que ler os Antigos?. 2013. (Encontro).
Mar como Imagem.A imagem do mar na história das artes visuais e suas conexões com os pensamentos moderno e contemporâneo. 2013. (Seminário).
O que podemos com a Arte? II.Das potências do caos aos seres de sensação. 2013. (Seminário).
SAF XIV - Décima quarta Semana dos Alunos de Pós-Graduação de Filosofia da PUC-Rio. Pensar com o Cinema. 2013. (Congresso).
1° Colóquio Internacional / 2° Colóquio Nacional Semiótica Afecção e Cuidado em saúde. El caso Warburg. De la creación de las imágenes en el límite de la esquizofrenia. 2012. (Congresso).
1° Colóquio Internacional / 2° Colóquio Nacional Semiótica Afecção e Cuidado em saúde. Imagens da vida entre imagens. 2012. (Congresso).
Encontro de Leitores de Literatura e Filosofia - Leituras da Modernidade e do Contemporâneo.James Arêas lê Bergson. 2012. (Encontro).
I Congresso Internacional de Filosofia e Saúde. A vida entre imagens: Deleuze e Lynch. 2012. (Congresso).
Um olhar uma escuta.Zenão e Bergson, o movimento e as imagens. Um truque de luz de Wim Wenders. 2011. (Seminário).
1º Simpósio Internacional de Estudos Estéticos: Transbordamentos da Estética Contemporânea.Pensar com o Cinema. 2010. (Simpósio).
Cineclube Ciência em foco.David Lynch: o pulsar do tempo. 2010. (Outra).
Colóquio Deleuze leitor dos Modernos.Deleuze e a exterioridade das relações: de Hume a Hitchcock. 2010. (Outra).
IV Seminário de Filosofia Antiga da UERJ: Filosofia e Arte na Grécia Antiga.Entre imagens e miragens: Platão e os Sofistas. 2010. (Seminário).
II Seminário de Filosofia Antiga.As veias abertas da ontologia no Sofista de Platão. 2008. (Seminário).
Colóquio Internacional Henri Bergson. Do universo bergsoniano das imagens às imagens do cinema em Deleuze. 2007. (Congresso).
Filosofia e Cinema (IEC-AA).Luchino Visconti e os cristais em decomposição. 2007. (Seminário).
I Seminário de Filosofia Antiga UERJ.Bergson: lições de filosofia grega. 2007. (Seminário).
Pensar com o cinema (Fundação Eva Klabin - Rio).Pensar com o cinema: movimento e tempo. 2007. (Seminário).
Seminário Nacional de Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade.O cinema e os modos de subjetivação. 2007. (Seminário).
DELEUZE E A CULTURA CONTEMPORÂNEA (PUC-RIO).DELEUZE E O CINEMA. 2006. (Seminário).
GILLES DELEUZE: CONEXÕES COM A LITERATURA, A POLÍTICA E O CINEMA (CASA DO SABER).DELEUZE E A FILOSOFIA. 2006. (Seminário).
OS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS (IEC-AA).SARTRE. 2006. (Seminário).
CICLO DE CONFERÊNCIAS:.OS PENSADORES: DELEUZE. 2005. (Seminário).
CICLO DE CONFERÊNCIAS:.OS PENSADORES: PLATÃO I. 2005. (Seminário).
CICLO DE CONFERÊNCIAS: DELEUZE E O CINEMA (IEC-AA).FILOSOFIA E CINEMA: MOVIMENTO E TEMPO. 2005. (Seminário).
LUGAR - ESCOLA LETRA FREUDIANA.ESTAMIRA, FILOSOFIA E CINEMA. 2005. (Seminário).
CICLO GLAUBER ROCHA (UCAM).DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL. 2004. (Seminário).
ENCONTROS FILOSÓFICOS UGF.BERGSON: A EXPERIÊNCIA INTEGRAL DO TEMPO. 2004. (Encontro).
FORUM ARTE E FILOSOFIA (PUC-RIO). CINEMA E PENSAMENTO. 2004. (Congresso).
GILLES DELEUZE: INTERCESSÕES 3 (UERJ).ESTRATOS DO TEMPO NO CINEMA. 2004. (Seminário).
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA: NIETZSCHE E OS GREGOS (UNIRIO). NIETZSCHE E AS SINGULARIDADES PRÉ-PLATÔNICAS. 2004. (Congresso).
DIREITO E LITERATURA (UCAM).A BESTA HUMANA DE ÉMILE ZOLA. 2003. (Seminário).
DIREITO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: INTERPRETAÇÕES FILOSÓFICAS (UCAM).SOCIEDADE DE CONTROLE. 2003. (Seminário).
GILLES DELEUZE: INTERCESSÕES 2 (UERJ).FILOSOFIA E CINEMA: OS ESTADOS CRISTALINOS DA IMAGEM. 2003. (Seminário).
FILOSOFIA E CINEMA 1 (UERJ).FILOSOFIA E CINEMA 1. 2002. (Seminário).
FILOSOFIA E CINEMA 2 (UERJ).FILOSOFIA E CINEMA 2. 2002. (Seminário).
FILOSOFIA E CINEMA 3 (UERJ).FILOSOFIA E CINEMA 3. 2002. (Seminário).
GILLES DELEUZE: INTERCESSÕES 1 (UERJ).INTERCESSÕES NAS IMAGENS. 2002. (Seminário).
LEITURAS E ENCONTROS (UERJ). PONTÊNCIAS DA MONTAGEM: O CINE-OLHO DE VERTOV. 2002. (Congresso).
SEMANA DA FILOSOFIA DA UERJ: FILOSOFIA COMO ATO DE RESISTÊNCIA E EXERCICIO DE CRIAÇÃO.A FILOSOFIA COMO ATO DE RESITÊNCIA E EXERCÍCIO DE CRIAÇÃO. 2002. (Seminário).
A LINGUAGEM NA FILOSOFIA ANTIGA (PUC-RIO). SOFÍSTICA E LINGUAGEM. 2001. (Congresso).
CIÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE.CIÊNCIA E FILOSOFIA I. 2001. (Seminário).
II SAF PUC-RIO. AS VEIAS ABERTAS DA ONTOLOGIA. 2001. (Congresso).
OS PENSADORES (PUC-RIO/PLANETÁRIO DA GÁVEA). GILLES DELEUZE. 2000. (Congresso).
SEMINÁRIO NIETZSCHE PSI: NIETZSCHE E A INOCÊNCIA DO DEVIR (UERJ).NIETZSCHE E A INOCÊNCIA DO DEVIR. 2000. (Seminário).
TEMPOS DOS TEMPOS (Fundação Eva Klabin - Rio).BERGSON: A METAFÍSICA DO TEMPO. 2000. (Seminário).
lV SEMANA DE PSICOLOGIA DO CES: ESPECTATIVA PARA O 3º MILÊNIO. A SUBJETIVIDADE E A CULTURA CONTEMPORÂNEA. 1999. (Congresso).
O PENSAMENTO DA FICÇÃO (IEC-AA). PENSAMENTO-CINEMA. 1999. (Congresso).
SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E ARTE (INST. VILLA-LOBOS).PLATÃO E A MÚSICA. 1999. (Seminário).
A LINGUAGEM SOB UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA (PUC-RIO).O PRAZER DE FALAR. 1998. (Seminário).
A PERMANÊNCIA GREGA ATRAVESSANDO O TEMPO (Fundação Eva Klabin - Rio).A INSTAURAÇÃO DA FILOSOFIA. 1998. (Oficina).
A SOFISTICA NA ATUALIDADE (PUC-RIO).A SOFÍSTICA NA ATUALIDADE. 1998. (Seminário).
DOZE PERGUNTAS E O PENSAMENTO (H-UP).QUEM INVENTOU O AMOR ?. 1998. (Oficina).
III SEMANA DE PSICOLOGIA (CES/JF). O CONTROLE E A SUBJETIVIDADE. 1998. (Congresso).
CICLO ARTE E FILOSOFIA (PUC-RIO). AS POTÊNCIAS DO FALSO NA ARTE. 1997. (Congresso).
CICLO DE ENCONTRO NIETZSCHEANOS: NIETZSCHE E ATUALIDADE ().NIETZSCHE E A ATUALIDADE. 1997. (Seminário).
CICLO DE PALESTRAS ESTETICA E MÚSICA : PLATÃO, MÚSICA E FILOSOFIA (CCBB). PLATÃO, MÚSICA E FILOSOFIA. 1997. (Congresso).
FENOMENOLOGIA, PSQUIATRIA E PSICANÁLISE (UERJ).GILLES DELEUZE: O ANTI-ÉDIPO. 1997. (Seminário).
ll COLOQUIO LATINO-AMERICANO DE ESTETICA (UERJ). ESTÉTICA EM QUESTÃO: CINEMA. 1997. (Congresso).
O QUE É FILOSOFIA? (LETRA FREUDIANA).O QUE É A FILOSOFIA. 1997. (Oficina).
REPENSANDO A PSICANÁLISE (IPJUNG).DELEUZE: PSICANÁLISE MORTA, ANALISE. 1997. (Seminário).
SEMINARIO INTRODUÇÃO A FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: AS IMAGENS DO PENSAMENTO (UERJ).AS IMAGENS DO PENSAMENTO. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
ARÊAS, J. B.; Osório, L. C; F. A. Ovídio; ROCHA, M.A. Uma topologia móvel das multiplicidades na obra de Gilles Deleuze. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho; ESTEVAM, R.;ARÊAS, J. B.. Gilles Deleuze e os Cristais do Tempo. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; BASBAUM, R. R.; CUNHA, M. H. L.. A arte como intensidade, densidade e transparência. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; BASBAUM, R. R.; CUNHA, M. H. L.. A arte como intensidade, densidade e transparência. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; ESTEVAM, R.. A concepção da Diferença Bergsoniana e o evolucionismo. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ANTONIO, L.; HANSEN, G. L.. Habermas e a modernidade: um olhar critico sobre o conceito de solidariedade. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.
ARÊAS, J. B.; ESTRADA, Paulo Cesar Duque; Rodrigo Guimarães Nunes. Novação como o mesmo se torna outro - Representação e Diferença no pensamento de Gilles Deleuze. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; REZENDE, J. B.. Concepção materialista de história e relações sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; RANGEL, M. M.. A desconstrução do humanismo e o ético como hospitalidade em Jacques Derrida. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Vontade: o metron da hybris da história da metafísica. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.
DIAS, R.; Thiago Mota da Silva Barros;ARÊAS, J. B.. Abismo crítico nietzschiano: criação e desrtruição na filososia. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Vontade: o métron da hýbris da história da metafísica. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Urbelânia.
NOBREGA, C. A. M.;ARÊAS, J. B.; FRAGOSO, M. L.; MICHELIN, S.; FROES, M. M.. Reciclo: o invisível. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Spinoza e os afetos da multidão. A potência do amor na constituição do comum. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. A natureza não divina de eros no discurso socrático: uma leitura do banquete de plantão". 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. "Concepção materialista da História e conexão social". 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. "A desconstrução do pensamento do homem do homem e o deslocamento para o ético em Jacques Derrida!. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. "A Potência do amor na constituição política do comum". 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
TUCHERMAN, I.; LISSOVSKY, M.;ARÊAS, J. B.. Pelo Buraco da Fechadura - o espetáculo obsceno do corpo pornô. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MUNIZ, F.;ARÊAS, J. B.; BUARQUE DE HOLANDA,. Ephitymia, Eros e Philia no Fedro de Platão. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.
FRANCO, Irley Fernandes;ARÊAS, J. B.; HOLANDA, L. S. B.. V. C. Pereira. A grandeza trágica do homem: Protágoras e o homem como medida. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
FRANCO, Irley Fernandes;ARÊAS, J. B.; HOLANDA, L. S. B.. O terceiro ator: sobre a construção dramática da personagem de Sócrates no diálogo Fedro de Platão. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Débora Morato Pinto; GARCIA, E. M.. Para além da inteligência. A intuição bergsoniana e a duração na fluidez da vida. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; RESENDE, J.. Empirismo e Ética em Michel Foucault - Linguagem, Discurso e Subjetivação. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FRANCO, I.; IGLÉSIAS, Maura;ARÊAS, J. B.. Platão, leitor de Aristófanes. Elementos para uma leitura intertextual e proléptica da Apologia de Sócrates. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CARDOSO JUNIOR, H. R.; COSTA, M. C.. Tempo e devir em convulsão: dimensões da História no Cinema de Glauber Rocha. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ARÊAS, J. B.; FRANCO, T. B.; RIBEIRO, C. D. M.. Cartografia dos diferentes sentidos do conceito de humanização presentes nos gestores do HUAP-UFF e seus diversos efeitos nas suas práticas de saúde. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; RESENDE, J.. Deleuze e a instauração das sensações. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. A novidade radical no evolucionismo de Bergson. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; RODRIGUES, A. E. M.; LISSOVSKY, M.; MOTA, S. L. R.. Infinito Instante. Um olhar bergsoniano sobre o tempo nas fotos de Hiroshi Sugimoto. 2009. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; FRANCO, Irley Fernandes; ESTRADA, Paulo Cesar Duque. Foucault na História da Sexualidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CHEDIAK, Karla; Débora Morato Pinto;ARÊAS, J. B.. A concepção do tempo em Bergson e sua relação com a teoria da relatividade em Einstein. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CUNHA, M. H. L.;ARÊAS, J. B.; Queiroz, André. Artes do acaso e composições com o caos: a experimentação da pintura figural. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ROCHA, M.A; PLASTINO, C. A.. A SINGULARIDADE ANÔNIMA DO HUMANO. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; FRANCO, Irley Fernandes. UM DESVIO ARCAICO NA OBRA DE PLATÃO: O USO DO MODELO POLÍTICO-GEOMÉTRICO DE CLÍSTENES. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; RIBEIRO, M. A. F. L. C.; FLORES, V. M. P.. "A RETÓRICA DO TEMPO E A INTERPRETAÇÃO DO ANALISTA". 2004 - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA.
ARÊAS, J. B.; REZENDE FILHO, Edson Peixoto de. "A FUNÇÃO ÉTICA DA CIDADE EM ARISTÓTELES". 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Gama Filho.
ARÊAS, J. B.; GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. "A CONSCIÊNCIA DO MAL COMO FUNDAMENTO PARA A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE MORAL". 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; RIBEIRO, M. A. F. L. C.; FLORES, V. M. P.. "A PRESENÇA REAL DO ANALISTA". 2004 - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA.
ARÊAS, J. B.; IGLÉSIAS, Maura; FRANCO, I.. "UMA REFLEXÃO SOBRE A MIMESIS E A AÇÃO TRÁGICA NA POÉTICA DE ARISTÓTELES". 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; GUIMARÃES, Aquile Côrtes. METAFÍSICA, DURAÇÃO E INTUIÇÃO EM BERGSON. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; IGLÉSIAS, Maura. MITO, FILOSOFIA E MEDICINA NA GRÉCIA ANTIGA: RELAÇÕES ENTRE A POESIA ÉPICA, A FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA E A MEDICINA DE HIPÓCRATES. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; IGLÉSIAS, Maura. EPICURISMO E AS IMAGENS DO INVISÍVEL: AS RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A TEORIA DO CONEHCIMENTO. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. RELAÇÕES, PAIXÕES E ARTIFÍCIOS. O EMPIRISMO DE DAVID HUME. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. DIREITO E DEMOCRACIA: PROCESSOS DE APRENDIZADO SOCIAL NA VISÃO DE JÜGEM HABERMAS. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; GUIMARÃES, Aquile Côrtes. A MORAL EM BERGSON. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. O VITAL E O VIRTUAL: BERGSON E A METAFÍSICA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOARES, Carlos Eduardo Viana. A COMPREENSÃO DO SUJEITO NAS PERSPECTIVAS DE PAUL RICOEUR E SIGMUND FREUD. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
ARÊAS, J. B.; LIMA, Jeremias Ferraz. INVESTIGAÇÃO SOBRE OS ESTADOS MELANCÓLICOS. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
ARÊAS, J. B.; ESTRADA, Paulo Cesar Duque. O CAMPO TRANSCENDENTAL PURO: ELEMENTOS PARA DETERMINAÇÃO DE UM CAMPO TRANSCEDENTAL IMPESSOAL EM SARTRE E DELEUZE. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ESTRADA, Paulo Cesar Duque. AS FRONTEIRAS DA SUBJETIVIDADE: UMA INTRODUÇÃO AO CAMPO DAS SINGULARIDADES A PARTIR DA ANÁLISE DA DIMENSÃO PRÉ-INDIVIDUAL DOS INDIVIDUOS. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ANTOUN, Henrique. O PENSAMENTO ATACADO: COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E PRODUÇÃO DA APATIA. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; IGLÉSIAS, Maura. DO PRAZER E DO BEM NA ETICA DE PLATÃO: UM ESTUDO A PARTIR DOS DIALOGOS PROTÁGORAS E GORGIAS. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; IGLÉSIAS, Maura. A IMORTALIDADE DA ALMA NO FEDON DE PLATÃO. COERÊNCIA E LEGITIMIDADE DO ARGUMENTO FINAL. 1997. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ESTRADA, Paulo Cesar Duque. O QUE É A FILOSOFIA DE DELEUZE. 1997. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.; JARDIM, R.. Gilbert Simondon retomada da pesquisa do pincípio da individuação. A transdução: novo paradigma da filosofia da natureza. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Maria Alice Nunes; Marcus Gonçalves; Miranda Geralda. Critica ao sujeito coletivo contemporâneo a partir de uma leitura Spinozista da "orientação da personalidade", segundo Erich Fromm. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.
ARÊAS, J. B.; Ricardo Moderno; DORIA, F. A. M. A.; Cysnes Rubens; SOLIS, D. E. N.. A Estética de Hume. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; REZENDE, J. B.; ESTEVAM, R.; CUNHA, M. H. L.. Estilo e criação artística em Gilles Deleuze. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Nogueira Renato; CUNHA, M. H. L.; Senna Marcelo; SOLIS, D. E. N.. Círculos da solidão: O estilo do caráter de Zaratustra. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FRANCO, Irley Fernandes; ESTRADA, Paulo Cesar Duque; Rodrigo Guimarães Nunes; ANTOUN, Henrique;ARÊAS, J. B.. Técnicas de Si Versus Técnicas de Pode: um diagnóstico do presente. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MARQUES, L. P.;ARÊAS, J. B.; SAYEGH, A.; LÓPEZ, M.V.; PINTO, T. J. S.. Experiências temporais constitutivas do ser professora: uma leitura bergsoniana. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
ARÊAS, J. B.. Pensar Ver: Derrida e a desconstrução do 'modelo ótico' a partir das artes do visível. 2014.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; GUIMARAES, M. M.. Bergson e a criação artística. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.; CARDOSO JUNIOR, H. R.. Inocência e Individuação em Simondon e Whitehead. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; GUIMARÃES, Aquiles Côrtes; RODRIGUES, F. A. R. Intuição, Extensivo e Misticismo em Bergson. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GUIMARÃES, Aquile Côrtes;ARÊAS, J. B.; RODRIGUES, F. A. R; HADDOCK-LOBO, R.. A errância da experiência empirista. O devir das ideias em David Hume. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; BULCÃO, Marly; Sollis, Dirce. A tridimensionalidade da poética dos elementos de Gaston Bachelar. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ALENCAR, A. M. A.; PUCHEU NETO, A.; CARDOSO JUNIOR, H. R.; PENNA, J. C. B. O.. Homem Tempo. 2009. Tese (Doutorado em Letras Modernas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; FRANCO, Irley Fernandes; MARCONDES, D.; REZENDE FILHO, Edson Peixoto de; BOTTER, B.. Catarse, emoção e prazer na Poética de Aristóteles. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Irving, M. A;ARÊAS, J. B.; Motta, L. E.; FREITAS, A. A. V.; Maluf, U. M. M.. Natureza S/A?; O consumo verde na lógica do ecopoder. 2007. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
IGLÉSIAS, Maura;ARÊAS, J. B.; FRANCO, Irley Fernandes; Helayël-neto, J. A.. Lucrécio e a natureza das coisas: entre o acaso e a necessidade. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; RODRIGUES, F. A. R; HANSEN, G. L.; GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. O TEMPO BERGSONIANO E SUA POTÊNCIA CRIADORA NO CINEMA. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ROCHA, M.A; PLASTINO, C. A.. CARTOGRAFIA DA IMANÊNCIA: SPINOZA E AS FUNDAÇÕES ONTOLÓGICAS E ÉTICAS DA POLÍTICA E DO DIREITO. 2006. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; Bordini; GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. O PROBLEMA DOS SIGNOS NA CONTEMPORANEIDADE. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; FERNANDES, C. S.; CALDAS, P. S. P.; RODRIGUES, A. E. M.; JASMIM, M. G.. O FUTURO ABERTO: JACOB BURCKARDT, G.W. F HEGEL E O PROBLEMA DA CONTINUIDADE HISTÓRICA. 2006. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. A IDÉIA DE DEMOCRACIA EM SPINOZA. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; REZENDE FILHO, Edson Peixoto de. O PROBLEMA DA JUSTA MEDIDA EM CONFÚCIO E ARISTÓTELES. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Gama Filho.
ARÊAS, J. B.; CASTRO, Ricardo Vieiralves de. CONEXÕES: TEMPO E MODO NA SUBJETIVIDADE. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; DIAS, R.; BENTES, I.; ELEONORA, D.; VASCONCELLOS, J.. CINEMA E CLICHÊ: O NIHILISMO NA IMAGEM. 2004. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ANTOUN, Henrique; VAZ, P.. "COMUNICAÇÃO, TRABALHO IMATERIAL E POLÍTICA: controle dos afetos e administração das semioses". 2004. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; ANTOUN, Henrique; CUNHA, M. H. L.. "KANT E A EXPERIÊNCIA DA DURATIO NOUMENON: TEMPO, PENSAMENTO E DURAÇÃO. 2004. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; IGLÉSIAS, Maura. A TRANSPOSIÇÃO PLATÔNICA DA NOÇÃO MATEMÁTICA DE DYNAMIS E SUA IMPORTÂNCIA NO ÚLTIMO PENSAMENTO DE PLATÃO. 2004. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; IGLÉSIAS, Maura. MEDICINA E FILOSOFIA NA GRÉCIA CLÁSSICA E O CONCEITO DE MELANCOLIA: um estudo da relação corpo-alma sob o ponto de vista do binômio saúde-doença. 2002. Tese (Doutorado em FILOSOFIA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ANTOUN, Henrique. RUIDOS DO SER: CORPO, SUBJETIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; MURICY, Kátia. NIETZSCHE: a crítica à categoria do sujeito como ficção da metafísica moderna e o estatuto da subjetividade na filosofia da vontade de poder. 2000. Tese (Doutorado em FILOSOFIA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; IGLÉSIAS, Maura. A ANALOGIA ARISTOTELICA REVISITADA:ANALOGIA OU APORIA DO SER?. 1999. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Marcus Gonçalves; Maria Alice Nunes; Miranda Geralda. A Dinâmica afetiva na base da "Orientação produtiva da personalidade": Uma leitura Spinozista da análise do homem segundo Erich Fromm. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.
ARÊAS, J. B.; HADDOCK-LOBO, R.; SOLIS, D. E. N.; DIAS, R.; RANGEL, M. M.. O crepúsculo da aura artística na era da reprodutividade virtual. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; CUNHA, M. H. L.; REZENDE, J. B.. Gilles Deleuze, e os movimentos do infinito. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.; Santos Rogerio; Luiz Lopes. A INDIVIDUAÇÃO VITAL: Um esforço de Ser. Uma Análise Biofilosófica da individuação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; CUNHA, M. H. L.; REZENDE, J. B.; ANTONIO, L.. Estilo e Criação artística em Gilles Deleuze. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Ricardo Moderno; ELEONORA, D.; DORIA, F. A. M. A.; RIBEIRO, Fernando Maia Freire. A Estética de Hume. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ROCHA, M.A;ARÊAS, J. B.. Política e Direito: o problema da criação em Deligny e Gattari-Deleuze. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; GUIMARAES, M. M.; REZENDE, J. B.. Bergson e a criação artística. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARQUES, L. P.;ARÊAS, J. B.; SAYEGH, A.; PINTO, T. J. S.; CLARETO, S. M.. Ser professora - duração e multiplicidade - uma leitura bergsoniana. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Dirce Eleonora Nigro Solis; DAMASCENO, V. M.; GARCIA, E. M.. A Centralidade do Pensamento Matemático para a Metafísica de Bergson. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ELEONORA, D.; CARDOSO JUNIOR, H. R.; ANTOUN, Henrique;ARÊAS, J. B.. A individuação em Simondon e Whitehead. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Dirce Eleonora Nigro Solis; Portocarrero, V.. Caosmofagia. A potência dos encontros na composição dos modos de subjetividade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; RESENDE, J.; CUNHA, M. H. L.. Bergson e a criação artística. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BULCÃO, Marly;ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.. Elementos do materialismo de Gaston Bachelar em seu duplo registro: estético/psicológico e metafísico/cosmológico. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; DIAS, R.; VASCONCELLOS, J.; CHEDIAK, Karla. "CINEMA E CLICHÊ: O NIHILISMO NA IMAGEM. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. KANT E O PROBLEMA DA DURATIO NOUMENON - TEMPO, PENSAMANTO E DURAÇÃO. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; IGLÉSIAS, Maura. PURIFICAÇÃO EM PLATÃO. Um estudo sobre o significado da noção de katharsis e termos cognatos conforme aparecem nos diálogos Fédon, Sofista, Político, Filebo e Leis. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em FILOSOFIA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CASTRO, Ricardo Vieiralves de. CONEXÕES: TEMPOS E MODOS DE SUBJETIVIDADE. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NOBREGA, C. A. M.;ARÊAS, J. B.; FRAGOSO, M. L.; FROES, M. M.. Reciclo: o invisível. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MUNIZ, F.;ARÊAS, J. B.; BUARQUE DE HOLANDA,. Ephitymia, Eros e Philia no Fedro de Platão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; RESENDE, J.. Empirismo e Ética em Michel Foucault - Linguagem, Discurso e Subjetivação. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; OLIVEIRA, M.. Algumas reflexões sobre Teoria Crítica e Arte Contemporânea. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; RIBAS, C.; ESTRADA, Paulo Cesar Duque. A arte em: Gilles Deleuze e Felix Guattari. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
RIBAS, C.;ARÊAS, J. B.. Sartre e a liberdade em "As moscas". 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Andrade, P. D.;ARÊAS, J. B.. Duchamp, Fluxus e Banksy: transformações do papel do artista. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Osório, L. C. A fotografia e o colecionismo como instrumento de reflexão para Arte Contemporânea. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ARTE E FILOSOFIA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Osório, L. C;ARÊAS, J. B.. A fotografia e o Colecionismo como instrumento de reflexão para Arte Contemporânea. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.. Os duplos de Artaud. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Castro, C.. Walter Benjamim e Evgen Bavcar: Fotografia, Revelação e Política. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Castro, C.;ARÊAS, J. B.. Walter Benjamin: uma fogueira em chamas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Castro, C.;ARÊAS, J. B.. Linguagem muda. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. FRAGMENTOS, RASTROS, IDÉIAS: A DESCONSTRUÇÃO DO ATOR NO CINEMA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ARTE E FILOSOFIA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. A VONTADE DE POTÊNCIA DE NIETZSCHE E O PRINCÍPIO BIOCÊNTRICO DE ROLAND TORO. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ARTE E FILOSOFIA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CELEDON, E. R.;ARÊAS, J. B.. DA TEORIA DO CONHECIMENTO EM LEIBNIZ: UM PASSEIO PELO ENTENDIMENTO HUMANO LEIBNIZIANO. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. A Instauração da Ontologia no sofista e a reversão Deleuziana do Platonismo: Convergências.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. O Naufrágio sofistico: a insustentável leveza do Não-Ser. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. A Psicologia para a vida em Platão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. Considerações sobre o percurso intelectual de Raul Ricoeur de PHILOSOOHIE DE LA VOLANTE" AO "SOI MÊME COMME UM AUTRE". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; Portocarrero, V.. Gaston Bachelard: Imaginação material e criação literária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.; DIAS, R.. A beleza da obra de arte com relação ao utilitarismo e a reprodutibilidade técnica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.; ANACHORETA, M. I.. Um breve discurso sobre a morte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CUNHA, M. H. L.; SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.. Hegel e a relação do ceticismo com a filosofia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; ANACHORETA, M. I.. Sobre a Moral: A moralidade e os conceitos que a cercam. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; ANACHORETA, M. I.. Liberdade e Felicidade: Um Análise de Carta a Meneleu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; ANACHORETA, M. I.. O Devaneio Poético de Antonin Artaud. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; ANACHORETA, M. I.. Nietzsche: Critica á Metafísica Moderna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. Investigação filosófica do conceito Augustiano de sincronicidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; ANACHORETA, M. I.. Uma Leitura da ética da compaixão de Schopenhauer apartada de seus fundamentos metafísicos, a partir de Sobre o Fundamento Moral.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; DIAS, R.. "PHILOSOOHIE DE LA VOLANTE" AO "SOI MÊME COMME UM AUTRE". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Em quais condições o homem é livre, em Baruch Spinoza. 2015.
ARÊAS, J. B.. Conhecer, outros e os afetos como processo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
DIAS, R.; ELEONORA, D.;ARÊAS, J. B.. Bergson e Nietzsche. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.; ANACHORETA, M. I.. Pensamento Feminista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ELEONORA, D.;ARÊAS, J. B.; ANACHORETA, M. I.. A questão da espectralidade em Marx Stirner e Karl Max em JAcques Derrida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.; DIAS, R.. o existencialismo no Brasil: Filosofia, Literatura e construção do Pensamento Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.; ANACHORETA, M. I.. Conatus, Política e multidão, em Spinoza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.; DIAS, R.. Sobre a Moral: A moralidade e os conceitos que a cercam. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ANACHORETA, M. I.;ARÊAS, J. B.; CUNHA, I. B.. O mito Platão: a questão da alma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.; BULCÃO, Marly. O ensino da filosofia na escola como prática filosófica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BULCÃO, Marly;ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.. A questão do tempo no pensamento de Gaston Bachelard. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.. Nietzsche pela vida e por uma existência afirmativa da vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.. Martins.Deleuze educador: o aprender como processo singular de pensamento e criação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Dirce Eleonora Nigro Solis;ARÊAS, J. B.; BULCÃO, Marly. Fundamentos e bases filosóficas para o novo direito animal. 2014 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Desconstrução à Diferença. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. A Produção de Subjetividade em Antonio Negri e Felix Guattari. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Nietzsche e a grande-saúde: Um novo estilo de vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. A transformação do homem através do mito desde seus primórdios a contemporaneidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.. A estratégia da descontrução no pensamento de Jacques Derrida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CUNHA, I. B.;ARÊAS, J. B.. A escrita no pensamento grego: o papel da literatura no desenvolvimento do pensamento grego. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.. A Política e a Liberdade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BULCÃO, Marly;ARÊAS, J. B.. Da psicanálise das imagens à fenomenologia da imaginação: o percurso na obra de Bachelard. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; ANACHORETA, M. I.. Da concepção bergsoniana e teoria da percepção pura: Estudo sobre a identidade entre matéria e percepção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CUNHA, I. B.;ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.. O sistema político de Platão: a Paidéia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; CUNHA, M. H. L.. Entre loucura e criação em Gilles Deleuze. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CUNHA, I. B.;ARÊAS, J. B.. A concepção filosófica do prater na antiguidade e o seu papel na construção da ética. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.. Kierkegaard e Derrida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.. Desconstrução e espectralidade em Jaques Derrida como panorama ético-político. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.. Educação e disseminação: convite a um ensino intempestivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ANACHORETA, M. I.;ARÊAS, J. B.; CUNHA, I. B.. Tragédia grega: um olhar para além da manifestação teatral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.. Em quais condições o homem é livre, em Baruch Spinoza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.. Conhecimento ou ser e os afetos como conceito. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.. Territorialização, desterritorialização reterritorialização: Deleuze e Guattaria e a máquina de produção de deveres. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.. O pensamento trágico em Nietzsche e Henry Miller. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. A importância do ressentimento na formação da Moral Cristã. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.; BULCÃO, Marly. A questão racial no pensamento sartreano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOLIS, D. E. N.;ARÊAS, J. B.; BULCÃO, Marly. Pragmatismo e educação: uma abordagem direcionada à formação de educadores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Dirce Eleonora Nigro Solis;ARÊAS, J. B.. de Menezes.Liberdade enquanto problema existencial: um estudo do fenômeno da liberdade na obra de Sartre. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Dirce Eleonora Nigro Solis;ARÊAS, J. B.; GARCIA, E. M.. Considerações sobre a diferença ontológica no Pensamento de Martin Heidegger. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.. Por uma ética da práxis: um estudo sobre o conceito de ética a partir do materialismo histórico de Marx. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.. Quem é você? História? Uma espécie difícil e obscura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.. A Estratégia Nômade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ELEONORA, D.;ARÊAS, J. B.. A razão comunicativa e os direitos das minorias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ELEONORA, D.;ARÊAS, J. B.. As Instituições Escolares e as Mecânicas disciplinares utilizadas para controle, vigilância e punição sobre o corpo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.; ANACHORETA, M. I.. Na travessia dos conceitos: uma leitura de acontecimento, multiplicidades e rizoma a partir de Gilles Deleuze. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GARCIA, E. M.;ARÊAS, J. B.. A ética epicurista na construção de uma estética de vida elevada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALONSO, A.;ARÊAS, J. B.; MELO SOBRINHO, Noéli Correia de. O cinema fantástico de Terry Gillien. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.
EUDES, J.; MELO SOBRINHO, Noéli Correia de;ARÊAS, J. B.. A influência dos meios de comunicação de massa na sociedade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.
ALONSO, A.;ARÊAS, J. B.; MELO SOBRINHO, Noéli Correia de. Como a comunicação pode ajudar no processo de pacificação das comunidades onde há presença das UPP's. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.
LISBOA, Ivair Coelho;ARÊAS, J. B.. A matéria, a duração e nós no pensamento de Henri Bergson. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; DIAS, R.. Clarice Lispector: Procedimentos de (des)figuração do sujeito encenado em A hora da estrela. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; MELO SOBRINHO, Noéli Correia de; Senne, P. L. S.. As novas diretrizes da política externa chinesa no período pós 1978. O renascimento e a trnasformação da geopol´toca de poder. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Pimenta S;ARÊAS, J. B.. A passagem da Sociedade despótica para a Política-Juridica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Universitário Cândido Mendes.
ARÊAS, J. B.; Pimenta S. Sociedade de contide - transmissão para o controle. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituto Universitário Cândido Mendes.
CUNHA, M. H. L.;ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. A physis não-cindida: o ambiente de manifestação da vontade de potência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CUNHA, M. H. L.;ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. Subjetividade empirista: uma ficção evolucionista da mente humana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BICCA, L. E. O.; Dirce Eleonora Nigro Solis;ARÊAS, J. B.. Esclarecimento e emancipação em Diderot. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho; MELO SOBRINHO, Noéli Correia de;ARÊAS, J. B.. Hume e a constituição da natureza humana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LISBOA, Ivair Coelho; MELO SOBRINHO, Noéli Correia de;ARÊAS, J. B.. Niezsche e a vida criadora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; CUNHA, M. H. L.. NIETZSCHE, ALÉM DA MORAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. O "TRATADO DA LEI" E A FILOSOFIA DO ESTADO EM SANTO TOMÁS DE AQUINO: AIGREJA E O ESTADO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. A TEORIA DOS MUITOS POSSÍVEIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PRISMA DE LEIBNIZ. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. ACERCA DA POTÊNCIA EM SPINOSA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. DO TRÁGICO AO CÔMICO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DUAL ENTRE OS GÊNEROS CÔMICO E TRÁGICO NA OBRA O RISO DE HENRI BERGSON. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. UMA PANORÂMICA DA HERMENÊUTICA: COM UM DESTAQUE AOS PRINCÍPIOS DE GADAMER. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. "UM PENSAR NO LOGOS HERACLÍTICO". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; LISBOA, Ivair Coelho. NIETZSCHE E A EXTINÇÃO DA MORAL OCIDENTAL CRISTÃ. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. A IMAGEM COMO PROBLEMA FILOSÓFICO: DAVID LYNCH, UM ESTUDO DE CASO ENTRE FILOSOFIA E CIÊNCIA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. DEUS E A ALMA HUMANA EM ARISTÓTELES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; MELO SOBRINHO, Noéli Correia de. MITO E POLÍTICA EM JEAN-PIERRE VERNANT. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CHEDIAK, Karla. A NATUREZA DO TEMPO EM BERGSON. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. MICROPOLÍTICA E SEGMENTARIDADE: O FUNCIONAMENTO DAS MÁQUINAS DE GUERRA NO MIL PLATÔS DE GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; MELO SOBRINHO, Noéli Correia de. MIDIA E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. TEMPO E EXPRESSÃO NA FILOSOFIA DE SPINOZA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; MOTTA, Dilson. TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; CUNHA, M. H. L.. "AS AFECÇÕES E O CONATUS EM SPINOZA". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; BARCELLOS, F. S.. O MOVIMENTO SEGUNDO HERÁCLITO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. DAS IMPRESSÕES SENSÍVEIS À INSUSTENTABILIDADE DAS CRENÇAS. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; BATISTA, R. S.. A AURORA DA FILOSOFIA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. DO SUPER-HOMEM E O HOMEM SUPERIOR EM NIETZSCHE. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho. A EVOLUÇÃO CRIADORA DE HENRI BERGSON. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; BULCÃO, Marly. O MATERIALISMO BACHELARDIANO: UMA RUPTURA COM AS FILOSOFIAS DA CONTEMPLAÇÃO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; FERNANDEZ, Sérgio Luiz de Castilho. CONCEITO DE MENTE E TEORIA DAS IDÉIAS: FUNDAMENTOS DA TEORIA DO CONHECIMENTO DE DAVID HUME. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CHEDIAK, Karla. A TEORIA DAS MULTIPLICIDADES: UMA ABORDAGEM DO PENSAMENTO DE DELEUZE E GUATTARI. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Aproveitamento de Estudo, Transferência Interna e Externa. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Banca Examinadora Categoria Professor Associado. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Participação como membro da Banca Examinadora de Avaliação para progressão Funcional Docente ASSOCIADO. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; CUNHA, I. B.; JOURDAN, C.. Processo Seletivo para o Doutorado em Filosofia. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; REZENDE FILHO, Edson Peixoto de; PINHEIRO, P. J.. Comissão Examinadora do Concurso Público para cargo de Professor Adjunto de História da Filosofia Antiga. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; PINHEIRO, P. J.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para a carreira de Magistério Superior-Classe Adjunto, Regime de Trabalho 40h/Dedicação Exclusiva. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; LISBOA, Ivair Coelho; PINHEIRO, P. J.; JARDIM, R.; GUIMARAES, M. M.. Banca Examinadora para seleção de Professor-Adjunto Estética Teoria das Artes Visuais. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. BANCA EXAMINADORA DOUTORADO EM FILOSOFIA. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. BANCA EXAMINADORA DE SELEÇÃO AO MESTRADO EM FILOSOFIA. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. 25 UERJ SEM MUROS. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PINHEIRO, P. J.; GUBERNIKOFF, C.;ARÊAS, J. B.. A Música e o Príncipe de Individuação em Deleuze. 2019. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; SOLIS, D. E. N.; ANACHORETA, M. I.. Membro da Comissão de Horário. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ELEONORA, D.;ARÊAS, J. B.; ANACHORETA, M. I.. Membro da Comissão de Horário - Graduação. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ELEONORA, D.;ARÊAS, J. B.; ANACHORETA, M. I.. Membro da Comissão de Horário - Graduação. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Membro da Comissão de Horário 2015. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Membro da Banca Examinadora de Aproveitamento de Estudos, Transferência Interna e Externa. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CUNHA, M. H. L.; JARDIM, R.. Processo de Avaliação de progressão Funcional de professor da Categoria Adjunto à Associado Biênio 2014-2016. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. 23 SEMIC UERJ. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Membro da Comissão de Horário 2014. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Membro da Banca Examinadora de Aproveitamento de Estudos, Transferência Interna e Externa. 2014.
ARÊAS, J. B.. Membro da Comissão de Horário. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Membro da Banca Examinadora de Aproveitamento de Estudos, Transferência Interna e Externa. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Sollis, Dirce. Comissão de Horários - Graduação. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Membro da Banca Examinadora de Aproveitamento de Estudos, Transferência Interna e Externa. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Membro da Comissão de Horário 2011. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Membro da Banca Examinadora de Aproveitamento de Estudos, Transferência Interna e Externa. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Sollis, Dirce. Comissão de Horário -Graduação. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CASANOVA, M. A.; VIDEIRA, A. A. P.; ARAUJO, M.. Banca de Seleção (Doutorado) PPGFIL. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; Dirce Eleonora Nigro Solis; BULCÃO, Marly. COMISSÃO DE HORÁRIO - Filosofia Graduação. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. Banca para Avaliação Interna 18ª semana de Iniciação Científica. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; BULCÃO, Marly; Dirce Eleonora Nigro Solis. COMISSÃO DE HORÁRIO - GRADUAÇÃO. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.. Banca de seleção de Professor-Substituto (Filosofia). 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; VIDEIRA, A. A. P.; RAME, N.. Banca Examinadors de Aproveitamento de Estudos, Tranferência Interna e Externa (Filosofia - Graduação). 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; ELEONORA, D.; CASANOVA, M. A.. Comissão de Horários (Filosofia - Graduação). 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.; CASANOVA, M. A.; ARAUJO, L. B. L.. Banca de Exame de Seleção Mestrado (Filosofia). 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. COMISSÃO DE HORÁRIOS (FILOSOFIA - GRADUAÇÃO). 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. COMISSÃO DE HORÁRIO. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. COMISSÃO DE HORÁRIO. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. COMISSÃO DE HORÁRIO. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ARÊAS, J. B.. COMISSÃO DE HORÁRIO. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Estética bergsoniana: um estudo sobre a criação artistica; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A ciranda do tempo: cartografia das imagens cristalinas em Gilles Deleuze; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Metafísica e duração em Bergson; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Bergson: metafísica e imagem; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Música e emoção criadora em Henri Bergson; Início: 2016; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Ressentimento e desprezo do tempo: a origem contra-afetiva da metafísica clássica em Nietzsche, Heideger e Bergson; Início: 2015; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Deleuze, literatura e vida; Início: 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
A semiótica das forças políticas em Mil Platôs de Gilles Deleuze; Início: 2011; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
A espiral do tempo: considerações filosóficas acerca do pensamento crítico de Mário Pedrosa; Início: 2011; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
A Centralidade do Pensamento Matemático para a Metafísica de Bergson; Início: 2009; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);
Movimento e percepção em Bergson; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; (Orientador);
Estética bergsoniana: um estudo sobre a criação artística; 2018; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: James Bastos Arêas;
Cartografia das imagens cristalinas em Gilles Deleuze: tendências e textura; 2018; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: James Bastos Arêas;
A percepção do artista em Henri Bergoson: vida e criação; 2017; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: James Bastos Arêas;
A variação universal e a imagem-movimento no pensamento de Gilles Deleuze; 2008; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: James Bastos Arêas;
Dispositivos e diagramas na filosofia de Michel Foucalt; 2007; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: James Bastos Arêas;
Nietzche e os personagens conceituais; 2007; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: James Bastos Arêas;
Deleuze e a literatura anglo-americana: O devir pelas linhas da escrita; 2007; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: James Bastos Arêas;
DÍVIDA E SOCIEDADE DE CONTROLE NO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE; 2006; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: James Bastos Arêas;
ANTONIN ARTAUD: POR UMA METAFÍSICA CRUEL; 2006; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: James Bastos Arêas;
DEVIR-MÚSICA; 2005; 114 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: James Bastos Arêas;
O REGIME CRISTALINO DO PENSAMENTO; 2005; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: James Bastos Arêas;
RELAÇÕES, PAIXÕES E ARTIFÍCIOS; O EMPIRISMO DE DAVID HUME; 2003; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: James Bastos Arêas;
A fundamentação afetiva da metafísica: medo da morte e ressentimento com o tempo; 2019; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: James Bastos Arêas;
A ciranda do tempo: cartografia das imagens cristalinas em Deleuze; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A arte em Gilles Deleuze e Felix Guattari; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ARTE E FILOSOFIA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A arte em: Gilles Deleuze e Felix Guattari; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A dimensão problemática da imagem como ato criador nos filmes Teorema e Salò, 120 dias de Sodoma de pier Paolo Pasolini; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Limite: um arquipélago em Mário Peixoto; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Virtualidades e atualidades no plano cinematográfico segundo Gilles Deleuze: um outro cinema possível; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ARTE E FILOSOFIA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O som-percepção: relações entre a Imagem-Percepção de Deleuze e a música; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Percepção e movimento em Bergson: uma aproximação ao Cinema; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Oiticica entre Bergson e Deleuze; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Deleuze e a literatura; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
VIRTUALIDADES E ATO DE CRIAÇÃO; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Tempo e montagem no cinema segundo Deleuze; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A CONSTRUÇÃO DA AUSÊNCIA: O TEMPO NOS FILMES DE MICHELANGELO ANTONIONI; 2005; 31 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O CINEMA DE DAVID CRONENBERG: AS POTÊNCIAS DO INDISCERNÍVEL; 2005; 33 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
POTÊNCIAS DA MATÉRIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE INTERVALO EM BERGSON E EM DZIGA VERTOV; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
FILOSOFIA E ARTE: GILLES DELEUZE E FELIX GUATTARI NUM DISCURSO DE CONCEITOS, AFECTOS E PERCEPTOS; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O PODER :SOCIEDADES DE SOBERANIA,SOCIEDADES DISCIPLINARES E SOCIEDADES DE CONTROLE; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O Pensamento sistêmico como uma alternativa ao padrão de interpretação fraquecitada da realidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Gilles Deleuze: a filosofia da criação de conceitos e instalação do plano de imanência; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Da concepção bergsoniana e teoria da percepção pura: Estudo sobre a identidade entre matéria e percepção; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Metafísica e duração em Bergson; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Entre loucura e criação em Gilles Deleuze; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A intuição em Bergson: uma revolução filosófica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Biopolítica: A gestão da vida segundo Michel Foucault; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Candido Mendes; Orientador: James Bastos Arêas;
Deleuze e a literatura: o devir pelas linhas da escrita; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A literatura como empreendimento de saúde: a potência neutra e o agenciamento coletivo de enunciação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A fissura: um estudo sobre a leitura de Gilles Deleuze de "A besta humana" de Émile Zola; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O exercício da sofística em uma sociedade em mudança: Atenas no século V a; C; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSCIÊNCIA PRÁTICA EM MATÉRIA E MEMÓRIA DE HENRI BERGSON; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
SOBRE A EXTERIORIDADE DAS MÁQUINAS DE GUERRA E SEUS EFEITOS POLÍTICOS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O UNIVERSO DA IMAGEM-MOVIMENTO E A METAFÍSICA DE GILLES DELEUZE; 2005; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: James Bastos Arêas;
A SOCIEDADE VIGIADA E OS TIPOS DE PUNIÇÃO SEGUNDO FOUCAULT; 2005; 30 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
FILOSOFIA E CINEMA: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE IMAGEM-AÇÃO NO PENSAMENTO DE GILLES DELEUZE; 2005; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O SOL, A LINHA E A CAVERNA NOS LIVROS VI E VII DE A REPÚBLICA DE PLATÃO; 2005; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: James Bastos Arêas;
"O ESTATUTO ONTOLÓGICO DA COEXISTÊNCIA VIRTUAL DO PASSADO EM GERAL COM O PRESENTE NA FILOSOFIA DE HENRI BERGSON; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
"A LOUCURA E SEUS DUPLOS NA HISTÓRIA DA LOUCURA DE MICHEL FOUCAULT"; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
"MICHEL FOUCAULT E A QUESTÃO DA AUFKLÄRUNG COMO NÚCLEO CENTRAL DA FILOSOFIA MODERNA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A IMAGEM COMO PROBLEMA FILOSÓFICO: DAVID LYNCH, UM ESTUDO DE CASO; ENTRE FILOSOFIA E CINEMA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
GÓRGIAS: UMA DOUTRINA DO LOGOS; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A INTUIÇÃO BERGSONIANA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O PENSAMENTO-CINEMA DE GILLES DELEUZE; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
POLÍTICA E MEDICINA DA REPÚBLICA DE PLATÃO; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A ARGUMENTAÇÃO SOFÍSTICA: PRETENSÕES DE VALIDADE, VERACIDADE E EFICÁCIA; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O SER DE SENSAÇÃO E O CONCEITO DE RITORNELO EM GILLES DELEUZE; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A GENEALOGIA DA MORAL E A SOCIEDADE DE CONTROLE; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A INTUIÇÃO EM BERGSON; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
ANALISE DA DOUTRINA HERACLITICA NO TEETETO DE PLATÃO; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A EXTERIORIDADE DAS RELAÇÕES NO EMPIRISMO DE DAVID HUME; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O NASCIMENTO DA FILOSOFIA; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A FELICIDADE NO JARDIM DE EPICURO; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O DIÁLOGO NO PROGRAMA DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A QUESTÃO DO RELATIVISMO DA LINGUAGEM NO CRÁTILO; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Metafísica e duração em Bergson; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: James Bastos Arêas;
Bergson e a percepção da mudança; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Estudo sobre o Banquete de Platão: o amor, uma análise crírtica dos discursos; Do Eros à Philia; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: James Bastos Arêas;
Estudo sobre o Banquete de Platão: o amor, uma análise crítica dos discursos; Do Eros A Philia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: James Bastos Arêas;
Erótica e Retórica no Fedro de Platão; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: James Bastos Arêas;
Erótica e retórica no Fedro de Platão; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: James Bastos Arêas;
Estudos sobre o Fedro de Platão: o amor, a erótica e as manias divinas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: James Bastos Arêas;
Estudo sobre o Eros de Platão: uma abordagem sobre o Eros e as manias divinas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: James Bastos Arêas;
O SOL, A LINHA E A CAVERNA NOS LIVROS VI E VII DE A REPÚBLICA DE PLATÃO; 2005; 58 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: James Bastos Arêas;
"A IMAGEM-MOVIMENTO E A METAFÍSICA CINEMATOGRÁFICA DE GILLES DELEUZE"; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: James Bastos Arêas;
A ONTOLOGIA EM BERGSON; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A ONTOLOGIA EM BERGSON; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
O ESTOICISMO ANTIGO; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
ONTOLOGIA TRADICIONAL; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
A DETERMINAÇÃO DOS INCORPORAIS NO PENSAMENTO ESTOICO ANTIGO; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Estética bergsoniana: um estudo sobre a criação artística; 2017; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Cartografia das imagens cristalinas em Gilles Deleuze: tendências e textura; 2017; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
História da Filosofia Antiga I; 2016; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Arte e vida em Henri Bergson: a percepção do artista; 2016; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Introdução à Filosofia; 2008; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: James Bastos Arêas;
Introdução à Filosofia; 2008; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: James Bastos Arêas;
Introdução à Filosofia; 2008; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: James Bastos Arêas;
Introduçaõ à Filosofia; 2008; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: James Bastos Arêas;
Introdução à Filosofia; 2008; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: James Bastos Arêas;
Monitoria em História da Filosofia Antiga; 2007; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Orientador: James Bastos Arêas;
História da Filosofia Antiga I; 2006; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
História da Filosofia Antiga I; 2004; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
TRADIÇÃO ONTOLÓGICA E MODELOS TEÓRICOS ALTERNATIVOS DA FILOSOFIA GREGA E SUA RELAÇÃO COM A FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA - (ESTÁGIO VOLUNTÁRIO - PIBIC-UERJ); 2003; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA l; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA l; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA l; 1998; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA l; 1998; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
HISTORIA DE FILOSOFIA ANTIGA; 1997; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: James Bastos Arêas;
Produções bibliográficas
-
ARÊAS, J. B. . A PROBLEMATIZAÇÃO DO PRESENTE NO FEDRO DE PLATÃO. O Que nos Faz Pensar , v. 24, p. 151-160, 2008.
-
ARÊAS, J. B. . O DELÍRIO DOS DEUSES E A LOUCURA DO FILÓSOFO. Comum (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 11, n.25, p. 05-24, 2005.
-
ARÊAS, J. B. . A IMAGEM ARCAICA DA VERDADE E AS VOZES DO DELÍRIO. Comum (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 10, n.23, p. 05-26, 2004.
-
ARÊAS, J. B. . DAVID LYNCH: ENTRE O AFETO E A AÇÃO. NOTA SOBRE A IMAGEM-PULSÃO EM DELEUZE. O Que nos Faz Pensar , Rio de Janeiro, v. 16, p. 25-35, 2003.
-
ARÊAS, J. B. . O ESTATUTO ONTOLÓGICO DA IMAGEM NO SOFISTA DE PLATÃO. Revista de Estudos Transdisciplinares , Rio de Janeiro, n.1, p. 25-38, 2002.
-
ARÊAS, J. B. . AS VEIAS ABERTAS DA ONTOLOGIA. O Que nos Faz Pensar , n.15, p. 73-87, 2002.
-
ARÊAS, J. B. . UM PEQUENO DESVIO. ASTÚCIA E DIALÉTICA NO SOFISTA DE PLATÃO. Comum (Rio de Janeiro) , RIO DE JANEIRO, v. 6, n.17, p. 73-87, 2001.
-
ARÊAS, J. B. . ASPECTOS DA TRANSPOSIÇÃO PLATÔNICA. O Que nos Faz Pensar , Rio de Janeiro, n.11, p. 73-87, 1997.
-
ARÊAS, J. B. . DOENÇA E TEMPO. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , RIO DE JANEIRO, v. 9, n.3, p. 309-315, 1993.
-
ARÊAS, J. B. . Tarkovski: visões do imponderável. In: Aluísio Gomes da Silva Júnior; Valéria do Carmo Ramos; Veronica Miranda Damasceno. (Org.). Semiótica; Afecção & Cuidado em Saúde. 1ed.Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense (UFF), 2014, v. 1, p. 13-23.
-
ARÊAS, J. B. . David Lynch e o pulsar do tempo. In: Gabriel Cid de Garcia. (Org.). Ciência em foco II. Pensar com o Cinema.. 1ªed.Rio de Janeiro: Garamond, 2013, v. II, p. 109-121.
-
ARÊAS, J. B. . Signos, afecções e afetos cinematográficos segundo Gilles Deleuze. In: Túlio Batista Franco; Valéria do Carmo Ramos. (Org.). Semiótica, Afecção & Cuidado em Saúde. 1ed.São Paulo: Editora Hucitec, 2010, v. 01, p. 93-109.
-
ARÊAS, J. B. . O cinema e os modos de subjetivação. In: Conselho Federal de Psicologia. (Org.). Mídia e Psicologia: a produção de subjetividade e coletividade. 1ed.Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2009, v. 1, p. 309-319.
-
ARÊAS, J. B. . A aventura involuntária: sentidos e devires em Gilles Deleuze. In: Mário Bruno; André Queiroz; Isabelle Christ. (Org.). Pensar de outra maneira: a partir de Cláudio Ulpiano. 1ed.Rio de Janeiro: PAZULIN, 2007, v. , p. 13-25.
-
ARÊAS, J. B. . Do universo bergsoniano das imagens às imagens do cinema em Deleuze. In: Eric Lecerf; Siomara Borba; Walter Koan. (Org.). Imagens da imanência; escritos em memória de de H. Bergson. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. , p. 97-108.
-
ARÊAS, J. B. . Nietzsche e as singularidades préplatônicas. In: Charles Feitosa; Miguel Angel de Barrenechea. (Org.). Nietzsche e os gregos: arte, memória e educação. Assim falou Nietzsche V. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2006, v. V, p. 99-107.
-
ARÊAS, J. B. . Bergson: a metafísica do tempo. In: MARCIO DOCTORS. (Org.). TEMPO DOS TEMPOS. 1ed.RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR EDITOR, 2003, v. , p. 130-141.
-
ARÊAS, J. B. . ELOGIO DA RAZÃO IRÔNICA. JORNAL DO BRASIL, , v. 289.
-
ARÊAS, J. B. . O ESCALPO EM ATO. NR GALERIA DE ARTE.
-
ARÊAS, J. B. . A HISTORIA, A FILOSOFIA E O DEVIR.. JORNAL INFORMATIVO DE HISTÓRIA ANTIGA.
-
ARÊAS, J. B. . CLAUDIO ULPIANO, UM PENSADOR NA TRANSVERSAL DO TEMPO. UERJ EM QUESTÃO, , v. 61.
-
ARÊAS, J. B. . Platão: A instauração ontológica no Sofista. In: II Seminário de Filosofia Antiga. Linguagem: Mito, Retórica e Filosofia, 2008, Rio de Janeiro. Anais de Filosofia Antiga. Rio de Janeiro: UERJ/ Capes, 2007. v. 2.
-
ARÊAS, J. B. . Do universo bergsoniano das imagens às imagens do cinema em deleuze. In: Colóquio Internacional Henri Bergson, 2007, Rio de Janeiro. Imagens da imanência; Escritos em memória de H. Bergson. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. v. 1. p. 97-108.
-
ARÊAS, J. B. . NIETZSCHE EAS SINGULARIDADES PRÉ-PLATÔNICAS. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA: NIETZSCHE E OS GREGOS, 2004, RIO DE JANEIRO. NIETZSCHE E OS GREGOS: ARTE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO. ASSIM FALOU NIETZSCHE V. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2004. v. 1. p. 98-107.
-
ARÊAS, J. B. . A PERSPECTIVA FILOSÓFICA DA TRANSPOSIÇÃO PLATÔNICA NO FEDRO. O que nos faz pensar - Cadernos do Depto de Filosofia da Puc- Rio , RIO DE JANEIRO, v. 03, p. 122-125, 1990.
-
ARÊAS, J. B. . Imagens do Pensamento Grego. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARÊAS, J. B. . Princípio de Esquizoanálise - Linhas e Fluxos Filosóficos, Clínicos e Estéticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARÊAS, J. B. . A vida entre imagens: Deleuze e Lynch. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÊAS, J. B. . De Zenão de Eléia a Henri Bergson: A metafísica em movimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARÊAS, J. B. . Signos e afetos em Gilles Deleuze. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARÊAS, J. B. . Corpos Ímpares - Imagens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARÊAS, J. B. . Visões do imponderável. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARÊAS, J. B. . David Lynch: Cinema, Tecnologia e Percepção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARÊAS, J. B. ; MELO SOBRINHO, Noéli Correia de . História da Filosofia. Rio de Janeiro / Petropólis: Editora PUC-Rio / Editora Vozes, 2011. (Tradução/Livro).
-
MELO SOBRINHO, Noéli Correia de ; ARÊAS, J. B. . Escritos sobre Direito. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. PUC-RIO/Edições Loyola, 2009 (Orelha).
-
Fred Tavares ; Irving, M. A ; ARÊAS, J. B. . Natureza S. A. O consumo verde na lógica do Ecopoder. São Carlos, SP, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
ARÊAS, J. B. . ESCRITOS SOBRE A HISTÓRIA. RIO DE JANEIRO/ SÃO PAULO, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
ARÊAS, J. B. . Parecer ad hoc da publicação do Centro de Ciências Sociais da Universidade do estado do Rio de Janeiro. Revista Cadernos [SYN]THESIS - ISSN 1414-915X. 2014.
ARÊAS, J. B. . Parecer ad hoc da publicação do Centro de Ciências Sociais da Universidade do estado do Rio de Janeiro. Revista Cadernos [SYN]THESIS - ISSN 1414-915X. 2013.
ARÊAS, J. B. . Consultor Parecerista Ad Hoc na avaliação da obra 'Tempos: Movimentos Experienciados'. 2012.
ARÊAS, J. B. . Revista Cadernos de Pesquisa. 2015. (Parecerista).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. ; RIBEIRO, L. A. C. ; Oliveira, F. M. . Revista da Faculdade de Direito Candido Mendes. 2006. (Editoração/Periódico).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. ; RIBEIRO, L. A. C. ; Oliveira, F. M. . Revista da Faculdade de Direito Candido Mendes. 2005. (Editoração/Periódico).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. . Revista da Faculdade de Direito Candido Mendes. 2004. (Editoração/Periódico).
ARÊAS, J. B. . Arte e Filosofia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARÊAS, J. B. . Revista da Faculdade de Direito Candido Mendes. 2003. (Editoração/Periódico).
ARÊAS, J. B. . Revista da Faculdade de Direito Candido Mendes. 2002. (Editoração/Periódico).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. , Rua São Francisco Xavier, 524, 9º andar, Bloco B, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340164, URL da Homepage:
Experiência profissional
1995 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2019 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Categoria Associado.
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História Antiga II
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Questões de Metafisica IFCO39341
-
01/2017 - 12/2019
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Filosofia.
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética i - IFC039329
-
03/2019 - 04/2019
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I, Monografia I
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga i, Monografia I
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colóquio de Doutorados
-
03/2018 - 08/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II
-
03/2018 - 08/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metafísica I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colóquio de Doutorados
-
03/2017 - 08/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I
-
03/2017 - 08/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea I
-
11/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Comissão Organizadora para seleção de docentes Substituto na área de Introdução à Filosofia.
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética II
-
01/2014 - 12/2016
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Sub Chefe do departamento de filosofia.
-
01/2012 - 12/2016
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Membro das Bancas de Doutorado e Mestrado.
-
03/2016 - 08/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética I
-
03/2016 - 08/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado Em Filosofia II, História da Filosofia Antiga I
-
08/2015 - 01/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Filosofia I, História da Filosofia Antiga II
-
11/2015 - 12/2015
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Comissão de horário 2016/1.
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Coloquio de Doutorado
-
01/2014 - 12/2015
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Filosofia.
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Filosofia II, História da Filosofia Antiga I
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética I
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colóquio de Doutorado
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II, Prática de Ensino Especifica em Filosofia
-
06/2014 - 12/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colóquio de Doutorados
-
06/2014 - 12/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II, Metodologia Cientifica , Prática de Ensino Especifica em Filosofia II
-
01/2013 - 12/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento.
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea I
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I
-
03/2014 - 06/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea I
-
03/2014 - 06/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino Especifica de Ensino I
-
03/2014 - 06/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea II
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea II
-
03/2013 - 12/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética II
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética II
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Filosofia da Arte
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II
-
10/2010 - 10/2012
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento.
-
03/2012 - 06/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colóquio de Doutorado
-
03/2012 - 06/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética I
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Filosofia Contemporânea
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II, História da Filosofia Contemporânea II
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Filosofia da Arte
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I, História da Filosofia Contemporânea I
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Filosofia I, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos I, História da Filosofia Antiga II
-
03/2009 - 06/2009
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Estética
-
03/2009 - 06/2009
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos II, História da Filosofia Antiga II
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Moderna II
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos I, História da Filosofia Antiga II, Monografia I
-
03/2008 - 06/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea I
-
03/2008 - 06/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos IV, História da Filosofia Antiga I
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos II, História da Filosofia Antiga II
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Arte II
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Arte I
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos IV, História da Filosofia Antiga I
-
09/2006 - 02/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Filosofia da Arte
-
09/2006 - 02/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos III, História da Filosofia Antiga II, Monografia II
-
07/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Comissão de Horário.
-
03/2006 - 08/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos II, História da Filosofia Antiga I, Monografia I
-
03/2006 - 06/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especias de Filosofia Contemporânea
-
08/2005 - 01/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea I (Pós-Graduação)
-
08/2005 - 01/2006
Ensino, Estatística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral Problemas Metafísicos I, História da Filosofia Antiga II, Monografia II
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Arte I (Pós-Graduação)
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral e Problemas Metafísicos II, História da Filosofia Antiga I
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II, História da Filosofia Antiga III
-
04/2004 - 07/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea II (Pós-Graduação), Seminário de Pesquisa (Pós-Graduão)
-
04/2004 - 07/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica I, História da Filosofia Antiga I, História da Filosofia Contemporânea IV, Monografia I
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II, História da Filosofia Contemporânea III, Monografia II
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Conhecimento II (Pós-Graduação)
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I, Monografia I
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II, Seminário II
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Teoria do Conhecimento (Pós-Graduação)
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I, Seminário IV
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea IV, História da Filosofia Antiga II
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Conhecimento II (Pós-Graduação)
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos da Teoria do Conhecimento (Pós-Graduação)
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos II, História da Filosofia Antiga I
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga II, História da Filosofia Antiga IV, Seminário III
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga I , Introdução à Filosofia
-
01/1996 - 07/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Comissão de Horário.
-
06/1996 - 06/1998
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, .,Cargo ou função, Sub-chefe de departamento.
-
08/1997 - 12/1997
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética IV, História da Filosofia Antiga II
-
03/1997 - 07/1997
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Antiga III
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Social e Política I, História da Filosofia Antiga II
-
03/1996 - 06/1996
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos I, História da Filosofia Antiga III, História da Filosofia AntigaI
-
08/1995 - 12/1995
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral - Problemas Metafísicos I, Seminário II
-
08/1995 - 12/1995
Ensino, Filosofia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos de Filosofia da Linguagem
-
03/1995 - 07/1995
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Contemporânea IV, Filosofia Geral - Problemas Metafisícos I, Filosofia Social e Política I, Filosofia Social e Política II, Seminário III
1995 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
1995 - 2001. Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea. 2003 - ... Curso de Especialização em Arte e Filosofia.
Atividades
-
08/2014
Ensino, Arte e Filosofia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Filosofia IV
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Especialização em Arte e Filosofia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Arte e Filosofia - Cinema
-
07/2003 - 12/2013
Ensino, Especialização em Arte e Filosofia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Arte e Filosofia IV (Cinema)
-
03/1995 - 03/2001
Ensino, Especialização em Filosofia Contemporânea, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
2000 - 2012
Universidade Candido MendesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
2000 - Atual
Faculdades Integradas Hélio AlonsoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor AAdujnto, Carga horária: 12
2014 - 2015
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuou como Bolsista de conteudista do Curso de Especialização em Filosofia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de James Bastos Arêas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?