Elizabeth de Assis Dias

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará(1979), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora titular, em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pará, desenvolvendo suas atividades na graduação em Filosofia e no Programa de Pós-graduação em Filosofia. Foi diretora da Faculdade de Filosofia da UFPa, por dois mandatos (2010-2014) e coordenadora do Curso de Filosofia/PARFOR da UFPa (2010-2014). A sua principal área de docência e pesquisa é a Filosofia da ciência, investigando os seguintes temas: racionalidade e objetividade científica, progresso cientifico e verdade, epistemologias evolucionárias, Ciência Moderna, Epistemologia das Ciências Humanas. Desenvolve também, estudos sobre o iluminismo francês e questões relativas à Filosofia e seu ensino. É líder do grupo de pesquisa ?Filosofia da ciência?, cadastrado no CNPQ e certificado pela UFPa. Filósofos mais estudados: Karl Popper, Thomas Kuhn e Voltaire

Informações coletadas do Lattes em 06/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

1995 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: Alguns aspectos do conceito de razão em Voltaire
, Ano de obtenção: 2000. Roberto Romano da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Razâo; Filosofia moderna do século XVIII; Iluminismo; Voltaire; Filosofia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Filosofia

1986 - 1989

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Uma abordagem racionalista-crítica das ciências sociais e humanas, Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Sérgio Luíz do C Fernandes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Epistemologia; Popper; Ciência; Metodologia; Filosofia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Especialização em Epistemologia das Ciências Humanas

1981 - 1983

Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura em Filosofia

1976 - 1979

Universidade Federal do Pará

Formação complementar

2024 - 2024

Curso de Extensão Universitária na modalidade de Difusão: Inteligência Arti. (Carga horária: 6h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Epistemologia das Ciências Humanas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ensino da Filosofia.

Organização de eventos

DIAS, E. A. ; OLIVEIRA, Damião B. ; NUNES, A. S. C. . Membro da Comissão organizadora da sessão comemorativa dos 50 anos do Cursode Filosofia da UFPa.. 2023. (Outro).

DIAS, ELIZABETH DE ASSIS ; OLIVEIRA, Damião B. ; BRITO, M. R. ; ALCANTARA, I. ; SARMENTO, J. A. ; SOUZA, ROnzelene Nazaré . III jornada de Ensino de Filosofia. Ensino de Filosofia: experiências,perspectivas e desafios em tempos sombrios. 2021. (Congresso).

DIAS, E. A. . Membro da comissão científica do X Encontro nacional de pesquisa em Filosofia da UFPa., II Encontro de Pós-graduação em Filosofia da UFPa e Congresso Internacional sobre Antifascismo, Democracia e Cultura. 2020. (Congresso).

DIAS, E. A. . Membro da comissão científica do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPa. e I Encontro de Pós-graduação em Filosofia da UFPa.. 2019. (Outro).

DIAS, E. A. . Membro da comissão cientifica do VIII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPa. 2018. (Outro).

DIAS, E. A. . Membro da comissão cientifica da III semana acadêmica de Filosofia da Universidade do Estado do Pará. 2017. (Outro).

DIAS, E. A. . membro da comissão cientifica do VII Encontro de Pesquisa da Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará. 2017. (Outro).

DIAS, E. A. ; MOREIRA FILHO, J. B. ; SOUZA JUNIOR, N. J. ; NUNES, A. S. C. ; Barros, Roberto . Membro da comissão cientifica do VI Encontro nacional de pesquisa na graduação em Filosofia da UFPa. 2016. (Outro).

DIAS, E. A. ; GUIOMARINO, H. F. ; MAIA, L. M. N. . Membro da comissão cientifica do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPa. 2014. (Outro).

DIAS, E. A. . Presidente da comissão organizadora da programação referente aos 40 anos do Curso de Filosofia da UFPa.. 2013. (Outro).

DIAS, E. A. . Membro da comissão organizadora do I Fórum de Graduação do IFCH: Licenciatura- Formação. identidade e profissionalização. 2011. (Outro).

MEIRELLES, A. F. ; COROA, P. P. ; SOUZA, Luís Eduardo ; DIAS, E. A. ; SOUZA JUNIOR, N. J. . membro da comissão organizadora do II Colóquio Kant e o kantismo. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Semana do calouro de Filosofia da UFPA.O novo Ensino Médio: algumas questões. 2025. (Outra).

I Olimpiada Nacional de Filosofia. Membro do Júri da etapa regional da I Olimpíada Nacional de Filosofia. 2024. (Olimpíada).

VII Colóquio Kant e o Kantismo - Kant 300 anos: Atualidade e Extemporaneidade da Filosofia.Popper um neokantiano?. 2024. (Outra).

XX Encontro da Associação de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF)."Paradigmas como Programas de investigação metafísica". 2024. (Encontro).

Diálogos Filosóficos.O papel dos programas de investigação metafísica no avanço da ciência no pensamento de Popper. 2022. (Outra).

Semana do calouro de Filosofia da UFPA.O curriculo do Curso de Filosofia da UFPa.. 2022. (Outra).

XIX Encontro de Filosofia da ANPOF.O papel dos programas de investigação metafísica no avanço da ciência no pensamento de Popper.. 2022. (Encontro).

Diálogos Filósoficos.Popper um iluminista?. 2021. (Outra).

III Jornada de Ensino da Filosofia. Ensino de Filosofia: experiências,perspectivas e desafios em tempos sombrios.. Educação e tolerância. 2021. (Congresso).

Seminário in Memorian de Benedito Nunes.?Benedito Nunes, idealizador e professor do curso de Filosofia?. 2021. (Seminário).

Diálogos Filosóficos."A metáfora da ciência com o jogo em Kuhn". 2019. (Outra).

Seminário de Projetos Educacionais da UFPA- SEPEDUC."Superando dificuldades no estudo da Filosofia". 2019. (Seminário).

Diálogos Filosóficos."A ciencia como um jogo em Popper". 2018. (Outra).

Semana do calouro de Filosofia da Ufpa."A filosofia na formação dos discentes da educação básica no Pará: conquistas, retrocessos e desafios". 2018. (Outra).

XVIII Encontro Nacional da ANPOF."A metáfora da ciência como jogo na concepção de Popper e Kuhn". 2018. (Encontro).

Fórum de graduação do Instituto de Filosofia da UFPa 2017"."A reforma do ensino médio e suas repercussões no Ensino superior". 2017. (Encontro).

III Semana Acadêmica de Filosofia da Universidade do Estado do Pará."Crises, revoluções e paradigmas da ciência contemporânea". 2017. (Encontro).

Projeto Diálogos Filosóficos."Aspectos históricos e sociais na teoria da ciência de Popper". 2017. (Outra).

"I Colóquio Kuhn e as Ciências Humanas". 2016. (Outra).

Projeto Diálogos Filosoficos."A virada evolucionária de Kuhn". 2016. (Outra).

XVII Encontro Nacional da ANPOF."Progresso científico e especialização em Kuhn". 2016. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA."."Revolução ou Evolução na ciência : a concepção de Kuhn acera da mudança de paradigmas". 2014. (Encontro).

XVI Encontro Nacional da ANPOF".Revolução ou evolução na ciência, na perspectiva de Kuhn?. 2014. (Encontro).

XVI Feira do vestibular da Universidade Federal do Pará. "O curso de Filosofia da Universidade Federal do Pará". 2014. (Feira).

III Encontro nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPA.Membro da Comissão científica do evento. 2013. (Encontro).

XVII Congresso interamericano de Filosofia. "Popper leitor de Einstein". 2013. (Congresso).

XVII Congresso Interamericano de Filosofia". "Psicanálise, hermenêutica, epistemologia". 2013. (Congresso).

XVII Congresso Interamericano de Filosofia". "Filosofia da ciência, Kant". 2013. (Congresso).

Encontros Filosóficos."A concepção de ciência de Popper e Kuhn". 2012. (Encontro).

II Encontro nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA."O caráter da pesquisa em Filosofia". 2012. (Encontro).

I Jornada Rousseau da UFPA."A concepção de Filosofia para o século XVIII". 2012. (Outra).

XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF."Popper um kantiano não-ortodoxo". 2012. (Encontro).

I Fórum de Graduação do IFCH: Licenciatura- Formação, identidade e profissionalização.A reformulação dos Projetos pedagógicos frente às proposições do ministério da Educação. 2011. (Encontro).

II Colóquio Kant e o Kantismo."Popper herdeiro de Kant". 2011. (Outra).

I Jornada de pesquisa na graduação da UFPA."A pesquisa em Filosofia". 2011. (Encontro).

I Seminário PARFOR- UFPA."Relato de Experiência do Curso de Filosofia/PARFOR -UFPA". 2011. (Seminário).

Projeto de Extensão Diálogos Filosóficos".A concepção de progresso científico em Popper". 2011. (Outra).

"Projeto Diálogos filosóficos"."A Ciência Moderna: surgimento e caracterização". 2010. (Outra).

XIV Encontro de Pós-graduação em Filosofia."Progresso científico e verdade". 2010. (Encontro).

"Seminário de Filosofia e Socilogia no Ensino Médio integrado"."A trajetória do retorno da Filosofia à grade curricular do Ensino Médio no Pará: conquistas e desafios". 2008. (Seminário).

IV Encontro Biopsicossocial da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana."Paradigmas, práticas científicas e ciências do homem". 2008. (Encontro).

Seminário "Licenciandos em ação"."A Filosofia no Ensino Fundamental da Escola de Aplicação: relato de uma experiência". 2008. (Seminário).

"Palestras de esxtas-feiras"."Kuhn e as Ciências Sociais". 2005. (Seminário).

I Simpósio da Região Norte de Filosofia da Educação."A Filosofia no Ensino Médio e no vestibular". 2004. (Simpósio).

"Palestras de sextas-feiras"."A nova imagem da ciência de Kuhn". 2003. (Encontro).

Seminários e debates interdisciplinares."A influência de Newton sobre o iluminismo". 2002. (Seminário).

"Palestras de sextas-feiras"."O conceito de razão em Voltaire". 2001. (Encontro).

"Palestras de sextas-feiras"."A concepção de Filosofia para os filósofos das luzes". 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Luciano Messias Simões

DIAS, E. A.; ARAUJO NETO, G. A.; SOUZA, L. E. R.; COROA, P. P.. "O realismo de Karl Popper como fundamento de sua teoria da ciência". 2025. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ailton dos Santos Siqueira

DIAS, E. A.; SILVA, P. T.; OLIVEIRA, Damião B.; MEIRELLES, A. F.. Análise do método de conjecturas erefutações popperiano e de sua aplicação ao ensino da Filosofia na educação básica. 2023. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Leandro JJosé do Passos Dias

DIAS, E. A.; ARAUJO NETO, G. A.; VERBICARO, L. P. S. P.; MEIRELLES, A. F.. Ciência e ética em Karl Popper. 2022. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adriano Santos de Oliveira

ARAUJO NETO, G. A.;DIAS, E. A.; MOTLOCH, M.A. ?O problema da incomensurabilidade semântica e suas implicações no pensamento de Thomas Kuhn?. 2021. Dissertação (Mestrado em Ética e Epistemologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Adam Augusto Silva e Silva

DIAS, ELIZABETH DE ASSIS; COROA, P. P.; ARAUJO NETO, G. A.; MEIRELLES, A. F.. Senso comum e ciência em Popper. 2020. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo Uires da Silva Gomes

DIAS, E. A.; SCHORN, S.; SOUZA, L. E. R.; MEIRELLES, A. F.. "A leitura epistemólogica popperiana da filosofia teórica kantiana". 2019. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Caroline Soares de Araújo

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; LISTON, G.; MEIRELLES, A. F.. A natureza e o carater das leis naturais em Popper. 2018. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Eduardo José da Silva Oliveira

ARAUJO NETO, G. A.;DIAS, E. A.; NASCIMENTO, E. M. M.. "O problema da demarcação no pensamento de Karl Popper". 2018. Dissertação (Mestrado em Ética e Epistemologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Wallace Andrew Lopes Rabelo

DIAS, E. A.; ARAUJO NETO, G. A.; SOUZA, L. E. R.. A objetividade do conhecimento e a deposição do sujeito na epistemologia de Popper. 2018. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo Roberto Freitas Araújo

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; ZIMMERMANN, F.M.O.. "A crítica de Hume ao ceticismo pirrônico na obra Investigação sobre o entendimento humano e a critica contemporânea ao pirronismo de Sexto Empirico". 2017. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elder Souza do Nascimento

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; ARAUJO NETO, G. A.; MEIRELLES, A. F.. "A reestruturação kuhniana da tese da incomensurabilidade nos escritospós-Estrutura". 2016. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Regina Lúcia de Carvalho Nery

MEIRELLES, A. F.; COROA, P. P.; MORAES JUNIOR, M.R.;DIAS, E. A.. "Os dois momentos da aufklärung em Kant". 2016. Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fábio Carvalho Fernandes

ARAUJO NETO, G. A.; NASCIMENTO, E. M. M.;DIAS, E. A.. ?O conceito de mundo 3 no pensamento de Karl Popper?. 2015. Dissertação (Mestrado em Ética e Epistemologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ailton dos Santos Siqueira

DIAS, ELIZABETH DE ASSIS; OLIVEIRA, Damião B.; SILVA, P. T.; MEIRELLES, A. F.. "Uma análise do método proposto por Popper para a ciência e de sua possível aplicação ao ensino da Filosofia". 2021. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adriano Santos de Oliveira,

ARAUJO NETO, G. A.;DIAS, E. A.; MOTLOCH, M.A. ?O Problema da incomensurabilidade semântica e suas implicações no pensamento de Thomas Kuhn?.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ética e Epistemologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Leandro José dos Passos Dias

DIAS, E. A.; VERBICARO, L. P. S. P.; VALLE, B.; MEIRELLES, A. F.. Ciência e ética em Popper. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adam Augusto Silva e Silva

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; ARAUJO NETO, G. A.; MEIRELLES, A. F.. "Senso comum e ciência em Popper". 2019. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo Uiris da Silva Gomes

DIAS, E. A.; SOUZA, L. E. R.; SCHORN, S.; MEIRELLES, A. F.. "Uma reflexão sobre a leitura popperiana da filosofia teórica de Kant". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Caroline Soares de Araújo

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; LISTON, G.. "A natureza e o caráter das leis naturais em Popper". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Eduardo José da Silva Oliveira

ARAUJO NETO, G. A.;DIAS, E. A.; NASCIMENTO, E. M. M.. "o problema da demarcação cientifica segundo o pensamento de karl Popper". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ética e Epistemologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Wallace Andrew Lopes Rabelo

DIAS, E. A.; SOUZA, L. E. R.; SCHORN, S.; MEIRELLES, A. F.. "A questão da objetivação do conhecimento e a deposição do sujeito na epistemologia de Popper". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo Roberto Freitas Araújo

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; COROA, P. P.. "Hume e a impossibilidade de se viver o ceticismo pirrônico". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elder Souza Nascimento

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; COROA, P. P.. A reestruturação kuhniana da tese da incomensurabilidade nos escritos pós-estrutura. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em FIlosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Regina Lúcia de Carvalho Nery

MEIRELLES, A. F.; COROA, P. P.;DIAS, E. A.. "Os dois momentos da aufklärung em Kant". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em FIlosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Geovani Pantoja Parente

COROA, P. P.; MEIRELLES, A. F.; SOUZA, J. M. R.;DIAS, E. A.. "Filosofia da arte e estética em Hegel". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fábio Carvalho Fernandes

ARAUJO NETO, G. A.;DIAS, E. A.. "O conceito de mundo 3 no pensamento de Karl Popper". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ética e Epistemologia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Wendel de Holanda Campelo

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; COROA, P. P.. "A Fundamentação da ciência do homem de David Hume". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Suzane da Silva Araújo

COROA, P. P.; MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.. "Sentimento e subjetividade em Rousseau e nos primeiros românticos". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: RONZELENE NAZARÉ SOUZA DE LIMA

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; CAPELO, V. A.. "A concepção Rousseauniana de ciência". 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Antônio Pedro de Souza Dias

NUNES, A. S. C.;DIAS, E. A.; OLIVEIRA, Damião B.. ?Relação mundo-linguagem estabelecida por Vico e a diferença do status de possibilidade de sentenças éticas dotadas de sentido?,. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: João Ricardo Mendonça Prazeres

DIAS, E. A.; NUNES, A. S. C.; MOREIRA FILHO, J. B.. Progresso científico, verdade e escolha de teorias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ketlen Pinheiro Cardoso dos Santos

DIAS, E. A.; SARMENTO, J. A.; OLIVEIRA, Damião B.. O ensino da Filosofia para crianças e jovens na perspectiva de Lipman. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Arthur Iago Albuquerque da Rocha

DIAS, E. A.; NUNES, A. S. C.; SARMENTO, J. A.. A concepção de ciência normal em Kuhn. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Patrick dos Santos Silva

NUNES, A. S. C.;DIAS, E. A.; OLIVEIRA, Damião B.. Uma breve história do pensamento complexo em Morin. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adriano dos Sants Pereira

MEIRELLES, A. F.; COROA, P. P.;DIAS, E. A.. Filosofia da História em Kant e Implicações para a Política e Direito. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Dener de Souza Borges

SOUZA, L. E. R.; MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.. ?Os argumentos céticos de Hume contra a existência do mundo externo?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Allan Freitas Ferreira

DIAS, E. A.; SARMENTO, J. A.; FERREIRA, J. E.. Subjetividade e objetividade no processo de escolha de paradigmas em Kuhn. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Máximo Gustavo Rodríguez de Melo

DIAS, E. A.; SARMENTO, J. A.; MOREIRA FILHO, J. B.. Popper, um falseacionista metodológico ingênuo?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Gabriel Shimada Rabello

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; MOREIRA FILHO, J. B.. Karl Popper e a teoria quântica: o caminho até o desenvolvimento de sua teoria das propensões. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fernando Tadeu Luiz do Rosário Júnior

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; MOREIRA FILHO, J. B.. O estatuto das regras metodológicas em Popper. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Hudson Santos Júnior

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; SARMENTO, J. A.. "A ciência normal como pesquisa especializada". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luís Ricardo Nascimento Caldeira

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; SARMENTO, J. A.. "A natureza e origem da crença religiosa : crença religiosa como uma manifestação da natureza humana em David Hume". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Fábio Fernandes de Oliveira

DIAS, ELIZABETH DE ASSIS; MOREIRA FILHO, J. B.; SARMENTO, J. A.. "Sociedade aberta e tolerância em Popper". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Helton Lima Soares

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; MOREIRA FILHO, J. B.. "Uma análise da leitura de Popper acerca do antiteoricismo de Bacon". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Romulo dos Santos da Silva

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; OLIVEIRA, Damião B.. "Religião e Filosofia politica em Thomas Hobbes". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luiz Pedro da Silva Seabra

DIAS, E. A.; OLIVEIRA, Damião B.; SARMENTO, J. A.. A concepção de Kuhn acerca das revoluções científicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Gleyce Kelly da Luz Albuquerque

DIAS, E. A.; SARMENTO, J. A.; OLIVEIRA, Damião B.. "Ciência e dogmatismo em Thomas Kuhn". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bruno Rafael Damasceno de Oliveira

DIAS, E. A.; NUNES, A. S. C.; SARMENTO, J. A.. "Ciência e retórica :a escolha de paradigmas em Kuhn como um ato persuasivo". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: David Alípio dos Santos Larêdo

DIAS, E. A.; MOREIRA FILHO, J. B.; FERREIRA, J. E.. "Os perigos e mitos da opinião pública segundo Popper". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Cristiano Brandão Magalhães

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; NUNES, A. S. C.. "A concepção de progresso em Thomas Kuhn". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo Uiris da Silva Gomes

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; MOREIRA FILHO, J. B.. popper, leitor de Kant. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Andresa Gatinho Figueiredo

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.. "Razão e afetividade à luz de Espinosa". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Débora Rodrigues Campos

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.. Aspectos da Filosofia cartesiana e sua influência no pensamento moderno de Malebranche e Spinoza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ismael Campos mendonça

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; COROA, P. P.. "A idéias de progresso: entre uma filosofia da história e do direito em Kant". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adam Augusto Silva e Silva

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; FERREIRA, J. E.. "A visão de senso comum acerca da ciência: caracterização, origens e críticas". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Joebson Gonçalves de Carvalho

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; MOREIRA FILHO, J. B.. "Metafísica e liberdade na filosofia de Leibniz". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jeffrey Anizio da Costa Rebelo

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; COROA, P. P.. "Entre a lei moral que em mim habita e os lobos que me cercam". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Shirley da Silva Rosa

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.. "A concepção politica de Thomas Hobbes". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elder Souza do Nascimento

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; FERREIRA, J. E.. ´"As revoluções científicas e a questão da incomensurabilidade entre paradigmas em Kuhn". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Raimundo Jorge Nascimento Alves

DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.; SOUZA, J. M. R.. "A modernidade na perspectiva de Habermas: entre Hegel e Nietzsche". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia/PARFOR) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcos Veríssimo Costa

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; FERREIRA, J. E.. A natureza, o fundamento e a origem do racionalismo de Popper". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elaine Cristina Pereira Fonseca

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; FERREIRA, J. E.. O problema de Hume à luz da Filosofia crítica de Hume". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Raimundo Alves da Costa Melo

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.. "A filosofia politica em Thomas Hobbes". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Vanderley Barbosa de Lima

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; COROA, P. P.. "A concepção de progresso científico no pensamento de Popper". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Adriane Campos de Assis Remigio

COROA, P. P.;DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.. "Rousseau, do 'Segundo discurso' ao 'Emilio': um crítico da sociedade civil". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Wellington Bordalo

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; SOUZA, Luís Eduardo. "Metafísica do conhecimento". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Randall Willams F

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; FERREIRA, J. E.. Castro."O status teórico da teoria da seleção natural de Darwin na perspectiva de Popper". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Leandro José dos Passos Dias

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; FERREIRA, J. E.. "Senso comum e ciência no pensamento de Popper". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ailton dos Santos Siqueira

DIAS, E. A.; NUNES, A. S. C.; SARMENTO, J. A.. "Ciência e metafísica em Popper". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sérgio da Rocha Brasil

MEIRELLES, A. F.;DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.. "O problema da liberdade na Filosofia de Leibniz". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Daniele de Queiroz Cardoso

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; NUNES, A. S. C.. "Algumas considerações sobre o projeto ético-politico de Maquiavel em O príncipe". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Erenilda Nascimento de Almeida

SOUZA, Luís Eduardo;DIAS, E. A.; Barros, Roberto. "Uma análise de como a mente e a linguagem funcionam: consciência, intencionalidade e significado à luz das reflexões filósoficas de John Searle". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alessandra Nogueira da Silva

SOUZA, Luís Eduardo;DIAS, E. A.; Barros, Roberto. "A herança cartesiana e o problema mente-corpo em John Searle". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Kelly Cristina S

SOUZA, Luís Eduardo;DIAS, E. A.; COROA, P. P.. Corrêa."A questão do dualismo em John Searle". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alessandra Helena Xavier Tavares

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; FERREIRA, J. E.. "Kant e Foucault: a propósito do tema relativo ao esclarecimento". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Solange magalhães carneiro Brito

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; FERREIRA, J. E.. "Filosofia e moral em kant: a construção do acesso à liberdade". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Solange magalhães carneiro Brito

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; FERREIRA, J. E.. "Filosofia e moral em kant: a construção do acesso à liberdade". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luciane Farias Pantoja

COROA, P. P.;DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.. "Algumas considerações acerca da liberdade e da desigualdade em Jean Jacques Rousseau". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Priscila Souza de Lira

COROA, P. P.;DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.. "Friedrich Schiller e o projeto de uma ciência do gosto". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Carolina de Sá Ribeiro Costa

COROA, P. P.;DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.. Kant, Schiller e o romantismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Carolina de Sá Ribeiro Costa

COROA, P. P.;DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.. Kant, Schiller e o romantismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Noemy da Silva Campos

DIAS, E. A.; MOREIRA FILHO, J. B.; NUNES, A. S. C.. "O conceito de isomorfia no Tractatus Lógico-Philosophicus de Wittgenstein". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luiz Carlos Lobato da Costa

DIAS, E. A.; MOREIRA FILHO, J. B.; SARMENTO, J. A.. "Considerações acerca da epistemologia de George Canguilhem". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ValériaLúciaB

DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.; COROA, P. P.. Pereira."Existencialismo sartreano baseado naconferência Existencialismo é Humanismo". 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Roseane Gomes Lopes

DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.; COROA, P. P.. "Reflexões acerca do método investigativo daverdade no pensamento metafísico de Descartes". 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Deize de Jesus Rodrigues Ribeiro

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; FERNANDES, I.. "A metafísica cartesiana : da dúvida dos sentidos ao cogito". 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Míriam Santos Batista

DIAS, E. A.; MOREIRA FILHO, J. B.; NUNES, A. S. C.. "As proposições filosoficas no Tractatus Lógico-Philosophicus de Wittgenstein". 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará.

MOURA, E. A. F.; LIMA, J. C.; ANA JUNIOR, H. A. S.; ALCANTARA JUNIOR, J. O.; SILVA, C. B. R.;DIAS, E. A.; SILVA, I. G.. membro da comissão de avaliação com vistas a promoção para a classe E. 2021. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; OLIVEIRA, I. A.; SILVA, Maria Do Perpétuo Socorro Cardoso da. Presidente da banca examinadora do trabalho "A política e os riscos para a democracia: segredo e razão de estado do pensamento político de Maquiavel, Weber e Schmitt. 2017. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; SOUZA, ROnzelene Nazaré; MOREIRA FILHO, J. B.. Presidente da banca examinadora do concurso público da Escola de Aplicação da UFPa. 2015. Universidade Federal do Pará.

SOUZA JUNIOR, N. J.;DIAS, E. A.; SOUZA, ROnzelene Nazaré. Concurso público para a carreira do Ensino básico, técnico e Tecnologico da Escola de Aplicação da UFPA- Filosofia. 2011. Universidade Federal do Pará.

SOUZA JUNIOR, N. J.;DIAS, E. A.; Lima, Ronzelene Nazaré de Souza. Concurso Público para a Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Aplicação- Tema:Filosofia. 2010. Universidade Federal do Pará.

HARDMAN, Francisco Foot;DIAS, E. A.; GUTIERRE, Jézio. Concurso público de provas e títulos para a carreira do magistério superior da UEA para a subárea Filosofia- Filosofia da Educação. 2008. Universidade do Estado do Amazonas.

DIAS, E. A.; SOUZA, Luís Eduardo; FERREIRA, J. E.. Concurso público para o cargo de professor da matéria lógica(enfase Filosofia da ciência- Filosofia da linguagem da UFPA. 2008. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; Albuquerque, Maria Betânia Barbosa; FRANÇA, Maria do Perpétuo do Socorro Avelino. Concurso público - cargo professor para a disciplina Filosofia da Educação. 2007. Universidade do Estado do Pará.

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; SOUZA, L. E. R.. Presidente da comissão seletiva do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Ufpa.. 2019. Universidade Federal do Pará.

NUNES, A. S. C.;DIAS, E. A.; OLIVEIRA, Damião B.. Membro da comissão de avaliação de estágio probatório. 2019. Universidade Federal do Pará.

COROA, P. P.;DIAS, E. A.; Barros, Roberto. Membro da Comissão examinadora do processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPa. 2017. Universidade Federal do Pará.

SOUZA, J. M. R.;DIAS, E. A.; SOUZA, L. E. R.. Membro da Comissão examinadora do processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPa. 2016. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; SOUZA, L. E. R.. Membro da Comissão examinadora do processo seletivo especial do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPa. 2016. Universidade Federal do Pará.

SOUZA, J. M. R.;DIAS, E. A.; CHAVES, E.; SOUZA, L. E. R.. Membro da Comissão examinadora do processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPa. 2015. Universidade Federal do Pará.

BRITO, D. C.;DIAS, E. A.; KHOURY, H. T. T.. Membro da Banca de avaliação de desempenho para avaliação com vistas à Progressão funcional para a classe D, com a denominação de professor associado, níveis 1, 2, 3 e 4. 2015. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; SOUZA JUNIOR, N. J.. Banca examinadora da progressão funcional do Prof. Dr. Agostinho de Freitas Meirelles. 2014. Universidade Federal do Pará.

SOUZA, J. M. R.;DIAS, E. A.; Barros, Roberto; SOUZA, L. E. R.. Membro da Comissão Examinadora do Processo seletivo de Mestrado 2015. 2014. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; FERREIRA, J. E.; SOUZA JUNIOR, N. J.. Banca examinadora para progressão funcional do Prof. Dr. Roberto Pereira de Almeida Barros. 2013. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; FERREIRA, J. E.. Banca examinadora para progressão funcional do Prof. Dr. Jorge Alberto Ramos Sarmento. 2013. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; FERREIRA, J. E.. Banca examinadora para progressão funcional do Prof. Joâo Batista Moreira Filho. 2013. Universidade Federal do Pará.

CHAVES, E.;DIAS, E. A.; COROA, P. P.; MEIRELLES, A. F.; SOUZA JUNIOR, N. J.; SOUZA, L. E. R.. Membro da Comissão Examinadora do Processo seletivo de Mestrado 2014. 2013. Universidade Federal do Pará.

CHAVES, E.;DIAS, E. A.; Barros, Roberto; MEIRELLES, A. F.; COROA, P. P.; SOUZA JUNIOR, N. J.. Membro da Comissão Examinadora do Processo seletivo de Mestrado 2013. 2012. Universidade Federal do Pará.

CHAVES, E.;DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; COROA, P. P.; Barros, Roberto. Membro da Comissão Examinadora do Processo seletivo de Mestrado 2012. 2011. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; Lima, Ronzelene Nazaré de Souza. Seleção de Professor substituto da carreirade magistério de 1º e 2º graus da disciplina Filosofia da Escola de Aplicação da UFPA. 2008. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; COROA, P. P.; Barros, Roberto. "seleção para professor substituto da disciplina Introdução à Filosofia". 2007. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; Lima, Ronzelene Nazaré de Souza. "Seleção de professor substituto para a Escola de Aplicação da UFPA". 2007. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; MOREIRA FILHO, J. B.; Matsumoto, Minoru. "Processo seletivo para professor substituto da disciplina Introdução à Filosofia". 2005. Universidade Federal do Pará.

DIAS, E. A.; MEIRELLES, A. F.; SOUZA JUNIOR, N. J.. "Seleção para´professor substituto da disciplina Introdução à Filosofia". 2001. Universidade Federal do Pará.

Orientou

Luciano Messias Simões

O realismo de Karl Popper como fundamento de sua teoria da ciência; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Arthur Brandão Corrêa

A concepção de ciência e de progresso em Thomas Kuhn; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Wellington Farias Miranda

A formação e o papel do cientista na concepção de Kuhn; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Fábio Augusto Leal da Costa

?O conceito de Paradigma na obra de Thomas Kuhn: origem, significados, redimensionamento terminológico e abandono do termo em seus ultimas escritos?; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Roni Souza Dias

A distinção entre Filosofia e ciência em Popper; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; (Orientador);

Ailton dos Santos Siqueira

Uma análise do método de conjecturas e refutações popperiano e de sua aplicação ao ensino da Filosofia; 2023; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Leandro José dos Passos Dias

Ciência e Ética em Popper; 2022; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, ; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Adam Augusto Silva e Silva

Senso comum e ciência em Popper; 2020; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Paulo Uires da Silva Gomes

"A leitura epistemológica popperiana da filosofia teórica de Kant"; 2019; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Caroline Soares de Araújo

"A natureza e o caráter das leis naturais em Popper"; 2018; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Wallace Andrew Lopes Rabelo

"A objetividade do conhecimento e a deposição do sujeito na Epistemologia de Popper"; 2018; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Elder Souza do Nascimento

"A reestruturação kuhniana da tese da incomensurabilidade nos escritos pós-Estrutura"; 2016; Dissertação (Mestrado em FILOSOFIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Lindolfo Charles Chaves Monteiro

"A polêmica em torno do falsificacionismo de Popper"; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Epistemologia das Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Ronilson Teles de Souza

"A objetividade cientifica nas Ciências Sociais"; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

EDSON PEREIRA DE SOUZA

"Popper e o problema da base empirica"; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Francisca de Lima Araújo da Silva

Racionalismo crítico e ciência em Popper; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Marcelo Leite de Almeida

Estudo das várias formulações do problema da indução nos escritos de Popper; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

João Ricardo Mendonça Prazeres

Progresso científico, verdade e escolha de teorias; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Arthur Iago Albuquerque da Rocha

A concepção de ciência normal em Kuhn; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Ketlen Pinheiro Cardoso dos Santos

O ensino da Filosofia para crianças e jovens na perspectiva de Lipman; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Fernando Tadeu Luz do Rosário Junior

o estatuto das regras metodológicas em Popper; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Gabriel Shimada Rabello

Karl Popper e a teoria quantica: o caminho até o desenvolvimento de sua teoria das propensões; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Hudson Santos Júnior

"A ciência normal como pesquisa especializada"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Helton Lima Soares

"Uma análise da leitura de Popper acerca do antiteoricismo de Bacon"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Fábio Fernandes de Oliveira

"Sociedade aberta e tolerância em Popper"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Allan Freitas Ferreira

Subjetividade e objetividade no processo de escolha de paradigmas em Kuhn; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Máximo Gustavo Rodríguez de Melo

Popper, um falseacionista metodológico ingênuo?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Luiz Pedro da Silva Seabra

A concepção de Kuhn acerca das revoluções científicas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Gleyce Kelly da Luz Albuquerque

"Ciência e dogmatismo em Thomas Kuhn"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Bruno Rafael Damasceno de Oliveira

"Ciência e retórica: a escolha de paradigmas em Kuhn como um ato persuasivo"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

David Alípio dos Santos Larêdo

"Os perigos e mitos da opinião pública segundo Popper"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Paulo Uiris da Silva Gomes

Popper, leitor de Kant; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Cristiano Brandão Magalhães

"A concepção de progresso em Thomas Kuhn"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Adam Augusto Silva e Silva

"A visão do senso comum acerca da ciência: caracterização, origens e críticas"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Alessandra Bitencourt Azevedo

"O estatuto de cientificidade da Psicanálise na perspectiva de Karl Popper"; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Elaine Cristina Pereira Fonseca

"O problema de Hume à luz da filosofia crítica de Popper"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Marcos Veríssimo Costa

"A natureza, o fundamento e a origem do racionalismo de Popper"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Elder Souza do Nascimento

"As revoluções científicas e a questão da incomensurabilidade entre paradigmas em Kuhn"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Vanderley Barbosa de Lima

"O progresso cientifico na visão de Popper"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Bianca de Nazaré Lima dos Santos

A natureza das Revoluções científicas no pensamento de Kuhn; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Randal Willams F

Castro; "O status teórico da teoria da seleção natural de Darwin na perspectiva de Popper"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Leandro José dos Passos Dias

"Senso comum e ciência no pensamento de Popper"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Arthur da Silva da Hora

"A influência de Tarski na teoria da ciência de Popper"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Wallace Andrew Lopes Rabelo

O anti-psicologismo de Popper e a defesa de uma Epistemologia objetivista; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Daniele de Souza Brito

"O papel da observação e da experimentação na ciência segundo a concepção de Popper"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Ailton dos Santos Siqueira

"Ciência e Metafísica no pensamento de Popper"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Alex Tadeu Monteiro Pina

"As implicações éticas do critério de demarcação científica de Popper"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Odinéia Socorro Alves da Silva

"Objetividade científica e verdade no pensamento de Popper"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Maria Raimunda Cardoso Dantas

"A tese de unidade de método entre as ciências no pensamento de Poper"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Maria Heliana de Souza Amorim

"A concepção de sociedade aberta no pensamento de Popper"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Elias Nascimento dos Santos

"A comunidade científica em Thomas Kuhn como seguidora de uma estrutura paradigmática"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Maria Santana Carvalho Gonçalves

"Ciência e pseudociência em Popper"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Sirley Alessandra Oliveira dos Reis

"A posição de Popper acerca do método compreensivo"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Marcelo de Cassio Colares da Silva

"Alguns pontos de convergência e de divergência entre Popper e os positivistas lógicos acerca da ciência"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Marcelo de Cassio Colares da Silva

"Alguns pontos de convergência e de divergência entre Popper e os positivistas lógicos acerca da ciência"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Rogério Santos Ataíde

"O projeto comteano de fundar uma ciência positiva da sociedade"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

André Luís Pereira de Freitas

"O método de Newton"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Heliel Franklim Monteiro

"A concepção de progresso científico em Popper"; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Josimar de Andrade Mendes

"A concepção comteana de objetividade científica"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Lindolfo Charles Chaves Monteiro

"O problema da demarcação científica"; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Manoel Carlos Pinheiro Melo

"A concepção de revolução cientifica em Thomas Kuhn"; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Elaine Cristina Vieira de Souza

"Popper e o problema da indução"; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Patrícia Sheila Bagot de Almeida

"Algumas consideraçõesacercado conceito de tolerância em Voltaire"; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Lailza Maria Lobato Reis

"Piaget e o problema epistemológico das Ciências Humanas"; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Jayssy Jacqueline Araújo de Lima

"O paradigma como norteador da prática científica"; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Maria da Luz Matias Ferreira

"A concepção de ciência em Popper"; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Ronaldo do Nascimento Gomes

"A concepção de comunidade científica em Kuhn e suas limitações"; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Jackson Farias Guimarães

"A concepção de Filosofia e ciência no pensamento de Popper"; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Marcos Vinícius F

de Figueiredo; "O conceito de ciência normal no pensamento de Kuhn"; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Ronilson Teles de Souza

A objetividadecientífica no pensamento de Popper; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Raimunda Amância Quaresma Pereira

a concepção de ciência de Augusto Comte; 1992; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Francisca de Lima Araújo da Silva

A natureza do racionalismo crítico de Popper; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Francisca de Lima Araújo da Silva

A ciência vista da perspectiva do racionalismo crítico popperiano; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Arthur Brandão Corrêa

Ciência e progresso em Thomas Kuhn; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Marcelo Leite de Almeida

Estudo das várias formulações do problema da indução nos escritos de Popper; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

João Ricardo Mendonça Prazeres

Progresso científico, verdade e escolha de teorias; 2023; Iniciação Científica - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

João Ricardo Mendonça Prazeres

A metodologia dos programas de investigação cientifica de Lakatos; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Arthur Iago Albuquerque

A natureza da ciência normal em Kuhn; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Maydson Monteiro Lira

Ciência e metafísica; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

João Ricardo Mendonça Prazeres

Uma análise da natureza do critério de falseabilidade de Popper; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Samya Braga do Espirito Santo

Ciência e tradição; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Andrey Fonseca Andrade

Falibilismo e ceticismo em Popper; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Helton Lima Soares

"Uma análise da leitura de Popper acerca do antiteoricismo de Bacon"; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Fábio Augusto Leal da Costa

?O conceito de Paradigma na obra de Thomas Kuhn: origem, significados, redimensionamento terminológico e abandono do termo em seus ultimas escritos?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Luiz Pedro da Silva Seabra

Uma análise da analogia feita por Kuhn entre revoluções cientificas e revoluções politicas; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Allan Freitas Ferreira

"Valores e escolha no processo de substituição de paradigmas em Kuhn"; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Luiz Pedro da Silva Seabra

"A concepção de revolução cientifica em Thomas Kuhn"; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Allan Freitas Ferreira

"A questão da objetividade cientifica em Kuhn"; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Jayssy Jacqueline Araújo de Lima

"O paradigma como norteadorda prática científica"; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Pará, UniversidadeFederal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Máximo Gustavo Rodríguez de Melo

Uma analise critica da Falseabilidade como critério de demarcação cientifica; 2017; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Máximo Gustavo Rodríguez de Melo

"A análise Situacional como método individual não subjetivo segundo Karl Popper"; 2017; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Helton Lima Soares

"Popper critico de Bacon"; 2017; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Fernando Tadeu Luz do Rosário Junior

"Verdade e verossimilhança na teoria da ciência de Popper"; 2017; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Caroline Soares de Araújo

O caráter falseável e necessário das leis científicas em Popper: contradição ou complementariedade?; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Helton Lima Soares

"Uma critica à autoridade da ciência em Bacon à luz de Popper"; 2017; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Paulo Uires da Silva Gomes

"Uma leitura epistemológica da filosofia teórica kantiana: a interpretação de Karl Popper e sua proximidade com a da escola neokantiana de Marburgo"; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Jessica Thaina Viana

"A critica de Platão a tese de que conhecimento é sensação"; 2016; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Gleyce Kelly da Luz Albuquerque

"A formação do cientista normal como uma iniciação dogmática a uma tradição paradigmática"; 2016; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Bruno Rafael Damasceno de Oliveira

"A escolha de paradigmas em Kuhn "; 2016; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Paulo Uires da Silva Gomes

"A divida de Popper para com Kant; os dois problemas fundamentais da teoria do conhecimento"; 2016; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Leandro José dos Passos Dias

"A relação entre senso comum e ciência em K; Popper"; 2012; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Arthur da Silva da Hora

"A influência da concepção de verdade de Tarski na teoria da ciência de Popper"; 2012; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Elder Souza do Nascimento

"A verdade como idéia reguladora da ciência"; 2012; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Wallace Andrew Lopes Rabelo

"O anti-psicologismo na Epistemologia Objetivista de Karl Popper"; 2012; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Elizabeth de Assis Dias;

Produções bibliográficas

  • DIAS, E. A. . Voltaire, um filósofo engajado com questões de seu tempo. Revista Iluminus , v. 1, p. 1, 2024.

  • DIAS, E. A. . O papel dos programas de investigação metafísica no avanço da ciência no pensamento de Popper. DISPUTATIO. PHILOSOPHICAL RESEARCH BULLETIN/BOLETÍN DE INVESTIGACIÓN FILOSÓFICA , v. 12 n.24, p. 205-225, 2023.

  • ROCHA, A.I.A. ; DIAS, E. A. . A concepção de ciência normal em Kuhn. Occursus- Revista de Filosofia , v. 8, p. 23-32, 2023.

  • DIAS, E. A. . Lakatos, leitor dos programas de investigação de Popper. 1036517/Argumentos.30.2 , v. 1, p. 23-38, 2023.

  • DIAS, ELIZABETH DE ASSIS . Benedito Nunes, idealizador e professor do curso de Filosofia da Universidade Federal do Pará. ARGUMENTOS: REVISTA DE FILOSOFIA (IMPRESSO) , p. 7-17, 2022.

  • DIAS, E. A. . A concepção de racionalidade científica no pensamento de Susan Haack. REVISTA PERSPECTIVA FILOSÓFICA , v. 49, p. 461-484, 2022.

  • DA SILVA SEABRA, LUIZ PEDRO ; DE ASSIS DIAS, ELIZABETH . Uma análise da analogia feita por Kuhn entre revoluções científicas e políticas. Thema (Pelotas) , v. 17, p. 871-882, 2021.

  • DIAS, E. A. . Ciência e ética em Popper: a ética da responsabilidade dos cientistas. TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO) , v. 44, p. 81-100, 2021.

  • DIAS, ELIZABETH ASSIS . POPPER E A ÉTICA MÉDICA: A PROPOSTA DE UM NOVO ETHOS PARA A MEDICINA. Em Construção , v. 01, p. 213-225, 2021.

  • DIAS, E. A. . A ilustração em Kant e Popper. Revista Modernos e Contemporâneos , v. 04, p. 30-47, 2020.

  • DIAS, ELIZABETH DE ASSIS . A ciência como um jogo em Popper. GRIOT , v. 19, p. 327-337, 2019.

  • DIAS, E. A. . 'A metáfora da ciência como jogo em Kuhn'. PENSANDO: REVISTA DE FILOSOFIA (UFPI) , v. 10, p. 01-10, 2019.

  • DIAS, E. A. . 'A dimensão histórica e social da ciência em Popper'. ARGUMENTOS: REVISTA DE FILOSOFIA (ONLINE) , v. 19, p. 186-199, 2018.

  • ARAUJO, C. S. ; DIAS, E. A. . 'O caráter falseável e necessário das leis naturais em Popper: contradição ou complementariedade?. PERI , v. 09, p. 17-33, 2017.

  • DIAS, E. A. . 'Progresso cientifico e verdade em Popper'. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 38, p. 36-47, 2015.

  • DIAS, E. A. . 'A virada evolucionária de Kuhn'. Pensando: Revista De Filosofia (UFPI) , v. 6, p. 1-22, 2015.

  • DIAS, E. A. . Popper leitor de Einstein. Kínesis (Marília) , v. VI, p. 225-237, 2014.

  • DIAS, E. A. . Popper e as Ciências Humanas. Belém: UFPA, 1992. v. 600. 155p .

  • DIAS, E. A. . Sobre o novo Ensino Médio e a Filosofia. In: OLIVEIRA, D.B.; BRITO, M.R.. (Org.). Ensino de Filosofia e seus problemas. 1ªed.Belém: RFB, 2024, v. 01, p. 127-144.

  • DIAS, ELIZABETH DE ASSIS . Os pré-socráticos como os primeiros iluministas. In: SOUZA, J. M. R.. (Org.). Dossiê de pesquisa do PPGFIL/UFPa. 1ªed.Curitiba/Paraná: CRV, 2021, v. 01, p. 01-187.

  • DIAS, E. A. . "progresso cientifico e Especialização no pensamento de Kuhn". In: CARVALHO, J.D. [et al.]. (Org.). Filosofia da natureza, da ciência, da tecnologia e da técnica. 1ªed.São Paulo/SP: ANPOF, 2017, v. , p. 164-177.

  • DIAS, E. A. . 'Revolução ou evolução na ciência, na perspectiva de Kuhn?'. In: CARVALHO, M.; ÈVORA, Fátima R.;TOSSATO,Claudemir R. PESSOA Junior, Oswaldo. (Org.). Filosofia da ciência e da natureza. 1ªed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. , p. 226-238.

  • DIAS, E. A. . 'o caráter da pesquisa na perspectiva de Popper'. In: ABREU, W.F. de; OLIVEIRA, D.B.; GUTEMBERG,I.; SANTIAGO, J.B.. (Org.). Ideias de Educação e Filosofia. 1ªed.Belém: Editora da UFPA, 2013, v. , p. 185-197.

  • DIAS, E. A. . 'Popper um kantiano não-ortodoxo'. In: CARVALHO, M.; FIGUEIREDO, V.. (Org.). Filosofia contemporânea: lógica, linguagem e ciência. 1ªed.São Paulo: ANPOF, 2013, v. 5, p. 261-268.

  • DIAS, E. A. . As relações entre Popper e Kuhn. In: OLIVEIRA, Paulo Eduardo de. (Org.). Ensaios sobre o pensamento de Karl Popper. 1ªed.Curitiba: Circulo de Estudos Bandeirantes, 2012, v. , p. 145-168.

  • DIAS, E. A. . Filosofia da ciência. In: SOUZA, Maria de Fátima Matos de;MORAIS, Andrei Santos de. (Org.). Origem e evolução do conhecimento- OEC. 1ªed.São Paulo: Acquerello, 2012, v. 01, p. 109-138.

  • DIAS, E. A. . Paradigmas, práticas científicas e Ciências do homem em Kuhn. In: ABREU, W.; OLIVEIRA, D.B.; RAMOS, J. B.S.. (Org.). Entre Educaçãoe Filosofia: conhecimento, linguagem e pensamento. 1ªed.Belém: UFPA, 2011, v. , p. 39-62.

  • DIAS, E. A. . "A proposta pedagógica de Popper: uma educação para a problematização". In: Maria Neusa Monteiro; Damião Bezerra de Oliveira; Maria dos Remédios de Brito; Raimunda Lucena Melo Soares; Waldir Ferreira de Abreu. (Org.). Ensaios de Filosofia e Educação: cultura, formação e cidadania. Belém: EDUFPA, 2008, v. 1, p. -408.

  • DIAS, ELIZABETH DE ASSIS . A ciência norteada por uma ética que exige responsabilidade dos cientistas. Scielo em perspectiva- Humanas, Brasil, p. 01 - 03, 09 nov. 2021.

  • DIAS, E. A. . Superando dificuldades no estudo da Filosofia. In: Seminário de Projetos Educacionais da UFPa- SEPEDUC/ 2º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPa., 2019, Belém/Pará. Anais do Seminário de Projetos Educacionais da UFPa. Belém/Pará: UFPa, 2019. v. 03. p. 48-49.

  • DIAS, E. A. . 'O caráter da pesquisa em Filosofia'. In: 'II Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia/UFPA', 2013, Belém. Anais do II Encontro nacional de pesquisa na Graduação em Filosofia/UFPA". Belém: UFPA, 2012. v. 1. p. 1-230.

  • DIAS, E. A. . 'Paradigmas como Programas de investigação metafísica'. In: XX Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2024, Recife. Caderno de resumos do XX Encontro da ANPOF- vol.2 Eixos temáticos. Toledo/Paraná: E-book, 2024. v. 2. p. 422-423.

  • DIAS, E. A. . Popper leitor de Einstein. In: XVII Congresso Interamericano de Filosofia, 2013, Salvador. Livro de resumos do XVII Congresso da Sociedade interamericana de Filosofia. Salvador: Quarteto, 2013. v. 1. p. 1-556.

  • DIAS, E. A. . 'Popper um kantiano não-ortodoxo'. In: XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2012, Curitiba. Caderno de resumos da ANPOF. São Paulo: ANPOF, 2012. v. 1. p. 1-798.

  • DIAS, E. A. . "Popper herdeiro de Kant". In: II Colóquio Kant e o Kantismo, 2011, Belém. Caderno de resumos, 2011.

  • DIAS, E. A. . "Progresso científico e verdade em Popper". In: XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), 2010, Águas de Lindóia/São Paulo. Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia. Campinas/São Paulo: ANPOF, 2010.

  • DIAS, E. A. . 'Paradigmas como Programas de investigação metafísica'. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . O papel dos programas de investigação metafísica no avanço da ciência no pensamento de Popper. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . O papel dos programas de investigação metafísica no avanço da ciência no pensamento de Popper. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . ?Benedito Nunes: idealizador e professor do Curso de Filosofia da UFPa?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . ?Educação e tolerância?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . Popper um iluminista?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . 'Superando dificuldades no estudo da Filosofia'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . 'O programa de filosofia para crianças de Matthew Lipman'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . 'A ciencia como um jogo em Popper'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . 'O novo Ensino médio e a Filosofia'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . A metáfora da ciência como jogo na concepção de Popper e Kuhn'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . 'A virada evolucionária de Kuhn'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . Revolução ou evolução na ciência, na perspectiva de Kuhn?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . O curso de Filosofia da UFPA'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . 'A Epistemologia de Thomas Kuhn'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . 'Curso de Filosofia: Formação, conquistas e desafios'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . 'Popper leitor de Einstein'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . 'Popper leitor de Einstein'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . "A concepção de Filosofia para o século XVIII". 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . 'Popper um kantiano não-ortodoxo'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . "Relato de Experiência do Curso de Licenciatura em Filosofia/PARFOR- UFPA". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . "Progresso científico e verdade". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . "O surgimento da Ciência Moderna e sua caracterização". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . "O laboratório de Ensino da Filosofia". 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, E. A. . "Kuhn e as Ciências Sociais". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . A filosofia no Ensino Médio e no vestibular". 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, E. A. . "A nova imagem da Ciência de Kuhn". 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . "A influência de Newton sobre o iluminismo". 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, E. A. . "A leitura epistemológica de Popper da teoria do significado de Wittgenstein". 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . "O conceito de razão em Voltaire". 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . "A concepção de Filosofia para os filosófos das Luzes". 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, E. A. . "O estudo da Filosofia e suas especificidades". 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

DIAS, E. A. . Consultoria sobre publicação de livros da Editora da Unversidade Federal da Bahia. 2024.

DIAS, ELIZABETH ASSIS . Parecerista ad hoc da revista Pensando. 2022.

DIAS, E. A. . Parecerista ad hoc da revista Sofia. 2021.

DIAS, E. A. . Parecerista ad da revista Kinesis: Revista de estudos dos pós graduandos em Filosofia vol 12, n. 31. 2020.

DIAS, E. A. . Parecerista ad hoc da Revista Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia. 2020.

DIAS, E. A. . Parecerista ad hoc da Revista Kinesis: revista de estudos dos pós-graduandos em Filosofia vol. 12, n.33. 2020.

DIAS, E. A. . Parecerista ad hoc da revista eletrônica de educação - Reveduc. 2020.

DIAS, E. A. . Parecerista ad hoc da revista Pensando. 2019.

DIAS, E. A. . Consultora ad hoc da revista Sofia. 2018.

DIAS, E. A. . Parecerista ad da revista eletrônica de educação- Reveduc. 2018.

DIAS, E. A. . Consultoria ad hoc da Revista Filosofia Moderna e Contemporânea'. 2017.

DIAS, E. A. . Consultora ad hoc da revista 'Em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciências'. 2016.

DIAS, E. A. . Consultora ad hoc da revista Principia an international journal of Epistemology. 2015.

DIAS, E. A. . Parecer sobre plano de estudo PIBIC/UFPa. 2015.

DIAS, E. A. . Parecer técnico sobre relatório de atividades PIBIC/UFPa. 2015.

DIAS, E. A. . Consultora ad hoc da revista Aproximação da UFRJ. 2014.

DIAS, E. A. . Consultora ad hoc da revista Educação e Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia. 2013.

DIAS, E. A. . Consultora ad hoc da Editora UNIOESTE/EDUNIOESTE. 2012.

DIAS, E. A. . Consultora ad hoc da Revista Polymátheia. 2011.

DIAS, E. A. . Parecer técnico sobre avaliação dos Cursos de Filosofia para o Guia do estudante (GE). 2016.

DIAS, E. A. . Parecer técnico sobre avaliação dos cursos de Filosofia para o guia do estudante (GE). 2015.

DIAS, E. A. . Parecer técnico sobre avaliação dos cursos de Filosofia do Guia do Estudante (GE). 2014.

DIAS, E. A. . Parecer técnico sobre avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia dos Estudante'. 2013.

DIAS, E. A. . Projeto de Mestrado em Filosofia /UFPA. 2010.

DIAS, E. A. . "Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Filosofia". 2010.

DIAS, E. A. . "Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia". 2010.

DIAS, E. A. . "Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia para Formação de professores para a Educação básica (PARFOR)". 2009.

DIAS, E. A. . "Projeto Filosofia e seu ensino: renovação das condições de formação do licenciado em Filosofia". 2008.

DIAS, E. A. . Projeto A Filosofia vai à sala de aula do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação. 2007.

DIAS, E. A. . "Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Filosofia". 2005.

DIAS, E. A. . "Projeto Laboratório de Ensino de Filosofia". 2004.

DIAS, E. A. . 'Licenciatura e prática docente'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DIAS, E. A. . ''A avaliação do curso de Filosofia no ENADE'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DIAS, E. A. ; MEIRELLES, A. F. ; NUNES, A. S. C. . A pesquisa em Filosofia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DIAS, E. A. ; OLIVEIRA, I. A. ; CARDOSO, W. . Curriculos em debate: os curriculos do Curso de Filosofia da UEPA e UFPA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, Damião B. ; DIAS, ELIZABETH ASSIS ; BRITO, M. R. ; MOREIRA FILHO, J. B. ; SARMENTO, J. A. ; ALCANTARA, I. ; CARDOSO, R. M. ; VIDAL, E.M.N. ; SILVA, R. L. ; Lima, Ronzelene Nazaré de Souza ; ROSA, F. ; TAVARES, P. ; SOARES, H.L. ; STABENOW, C. M. ; GOMES, I. A. ; MORAES, L. M. A. . Caderno de resumos da III Jornada de ensino da Filosofia da UFPa.: experiências, perspectivas e desafios em tempos sombrios.. 2021. (Editoração/Anais).

DIAS, E. A. . Relatório de pesquisa Popper: herdeiro da filosofia das luzes?. 2021. (Relatório de pesquisa).

DIAS, E. A. . 'Leitura e redação de textos filosóficos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, E. A. . Metodologia do trabalho filosófico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, E. A. . Relatório de pesquisa ?A dimensão social da ciência na perspectiva de Popper?. 2017. (Relatório de pesquisa).

DIAS, E. A. . Relatório de Pesquisa 'A mudança de posição de Kuhn acerca do desenvolvimento cientifico: a virada evolucionária. 2016. (Relatório de pesquisa).

DIAS, E. A. . 'Ciência e Ética'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DIAS, E. A. . Relatório de Pesquisa 'Progresso cientifico e verdade em Popper'. 2012. (Relatório de pesquisa).

DIAS, E. A. . "Texto didático de Filosofia da ciência". 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

DIAS, E. A. . "Kuhn e as Ciências Sociais". 2005. (Relatório de pesquisa).

DIAS, E. A. . "A nova imagem da ciência em Thomas Kuhn". 2004.

DIAS, E. A. . "A filosofia no Ensino Médio". 2004.

DIAS, E. A. . "Voltaire e o iluminismo". 2003.

DIAS, E. A. . "A leitura epistemológica de Popper da teoria do significado de wittgenstein". 2002 (Comunicação) .

DIAS, E. A. . "A influência de Newton sobre o Iluminismo". 2002 (Comunicação) .

DIAS, E. A. . "Alguns aspectos do conceito de razão em Votaire". 2001 (Comunicação) .

DIAS, E. A. . "O conceito de Filosofia para os filósofos das luzes". 2001 (Comunicação) .

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    O papel dos programas de investigação metafisica na teoria da ciência de Popper e sua recepção por seus críticos- Parte II, Descrição: A pretensão desta pesquisa, é analisar como os programas de investigação metafísica, propostos por Popper, foram recepcionados por seus críticos mais influentes. Nesta segunda etapa da pesquisa iremos elucidar como Thomas Kuhn, que se considera um popperiano não-ortodoxo, incorporou algumas noções popperianas a sua teoria dos paradigmas. Nossa análise irá tomar como lume os programas metafísicos de Popper para uma releitura dos escritos de Kuhn, de modo a determinar as influências, similaridades de posição, e em que aspectos Kuhn conseguiu ir além de Popper. Além de mapear o tratamento dado por Kuhn aos seus programas de investigação, que tomam a forma de paradigmas, pretendemos analisar as criticas feitas por ele a concepção popperiana e avaliar se conseguiu superar certas dificuldades inerentes a ela.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Elizabeth de Assis Dias - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2021 - 2023

    O papel dos programas de investigação metafisica na teoria da ciência de Popper e a sua recepção por seus críticos, Descrição: Nossa pretensão, nesta pesquisa, é analisar o caráter e papel destes programas de investigação metafísica no pensamento de Popper, de modo a determinar como eles se relacionam com a ciência e contribuem para o seu avanço. Ao tratar dessa questão, pretendemos esclarecer uma certa ambiguidade na sua posição, pois, ao mesmo tempo que pretende estabelecer os limites que separam a ciência da metafisica procura aproximá-las, seja reconhecendo uma certa influência da metafísica nas teorias cientificas, seja atribuindo-lhe um papel ainda maior, como programa de investigação originário da ciência e possibilitador de sua evolução. Nossa pesquisa pretende também, elucidar como essa noção de programas de investigação metafísica foi recepcionada pelos críticos de Popper. Dentre eles, elegemos dois: Kuhn e Lakatos. Esses autores, apesar de fazerem duras criticas a teoria da ciência de Popper, incorporaram algumas de suas ideias às suas concepções e, uma delas, é essa noção de programas de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Elizabeth de Assis Dias - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2019 - 2021

    ?Popper: herdeiro da filosofia das luzes??, Descrição: Esta pesquisa pretende esclarecer os vínculos de Popper com a filosofia iluminista, uma vez que o filósofo se autointitula um iluminista, ou melhor, como o ?último iluminista?. Neste sentido se reconhece como seguidor dos ideais das luzes. Mas, em que termos podemos considerar Popper como um ilustrado? Em que aspectos sua filosofia se aproxima desses ideais? Iremos considerar, que embora Popper se intitule um iluminista, bem como um racionalista e defenda o uso esclarecido da razão, o seu conceito de razão tem nuances distintas da razão das luzes. A razão para é ele não é uma deusa infalível, imparcial e onipotente. Nesse sentido, entende que um racionalista e um iluminista não tem a pretensão de ser e de transformar os outros em seres puramente racionais. O racionalismo é visto, por ele, mais como uma atitude prática. Trata-se de uma disposição para ouvir argumentos críticos e de aprender com a experiência. Tal atitude implica em admitir que ?eu posso estar errado e vós podeis estar certo, e, por um esforço, poderemos aproximar-nos da verdade? (POPPER,1974, p. 232). Assim, o papel que a razão deve desempenhar é bem modesto, trata-se da discussão crítica. Esta atitude racionalista, ou melhor, de razoabilidade, tem caráter social. A razão, assim como a linguagem são produtos da vida social, ou seja, resultam da interação com outros seres humanos. Isto significa dizer que a atitude crítica resulta da critica dos outros e que só podemos ser autocríticos devido a critica deles. Trata-se de uma tradição social de discussão crítica, aberta e livre que remonta aos primeiros filósofos gregos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Elizabeth de Assis Dias - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    ?A dimensão social da ciência na perspectiva de Popper?, Descrição: A teoria da ciência de Popper tem sido comumente caracterizada pelo seu interesse por questões lógico-metodológicas. Nesse sentido a grande preocupação de Popper seria com a lógica do conhecimento. Nesta pesquisa temos como objetivo analisar os escritos de Popper à luz de um outro holofote, o social, ou seja pretendemos investigar se podemos vislumbrar na teoria da ciência de Popper, elementos que nos possibilitem delinear uma dimensão social em sua teoria da ciência. Consideraremos como fio condutor de nossa análise que tal leitura é possível, uma vez que encontramos em suas obras, vários excertos, nos quais ele esboça essa preocupação. Assim pretendemos fazer uma releitura dos escritos de Popper, pelo viés do social e avaliar se esses aspectos sociais, que ele valoriza, de fato são suficientes para definir a ciência dessa perspectiva. A pesquisa possibilitará também, avaliarmos e confrontarmos a contribuição de Popper para a reflexão sobre a ciência dessa perspectiva social, com a dos sociólogos do conhecimento, como Manheim, que defendem que a ciência é socialmente vinculada a uma posição social e com a posição do próprio Kuhn, que se notabilizou por se opor a abordagem epistemológica tradicional e ao próprio Popper, ao defender uma ?nova filosofia da ciência? que valoriza além dos aspectos históricos, os sociais, na qual os cientistas realizam pesquisas em grupos e estão comprometidos com determinadas tradições paradigmáticas de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Elizabeth de Assis Dias - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    ?A mudança de posição de Kuhn acerca do desenvolvimento científico: a virada evolucionária?, Descrição: Kuhn, em seus últimos escritos, reavaliou os problemas, limites e impasses de sua teoria acerca do desenvolvimento científico exposta na Estrutura e esboçou, muito embora não a tenha concluído, uma nova teoria acerca do avanço da ciência, construída em uma perspectiva evolucionária, na qual pretende superar velhos problemas suscitados em sua abordagem anterior, principalmente, os que dizem respeito ao irracionalismo, relativismo e a incomensurabilidade. Com efeito, os estudiosos dos últimos escritos de Kuhn tem dado ênfase para a ?virada linguística? de seu pensamento, destacando o novo papel que a linguagem desempenha nessa fase final da obra de Kuhn. De fato, há nesses escritos uma preocupação linguística, mas ela não se separa de suas preocupações com o desenvolvimento científico. No nosso entender, nos últimos escritos de Kuhn não há apenas uma virada linguística, mas também uma ?virada evolucionária? e, aquela só pode ser entendida na perspectiva do desenvolvimento da ciência, em termos de evolução. É justamente, essa nova perspectiva que será o foco de nossa pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elizabeth de Assis Dias - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    As relações entre Popper e Kuhn, Descrição: No presente projeto pretendemos estudar as relações entre dois eminentes filósofos da ciência do século passado, Karl Popper e Thomas Kuhn. Esses filósofos tiveram a oportunidade de confrontar seus pontos de vista acerca da ciência e de seu progresso em um Seminário Internacional sobre Filosofia da Ciência, realizado em Londres, em 1965.. O debate foi reproduzido em um livro intitulado A Crítica e o desenvolvimento do conhecimento, organizado por Lakatos e Musgrave. Nosso objetivo não é reconstruir o debate Popper-Kuhn em todas as suas nuances, mas sim delinear pontos em comum entre eles de modo a mostrar a proximidade de suas ideias, como também destacar aspectos problemáticos sobre os quais eles divergem. No nosso entender Kuhn é um popperiano heterodoxo, que tem a intenção de superar seu mestre, ao pretender ter uma compreensão mais precisa da atividade científica e de seu progresso, levando em consideração, em sua análise do desenvolvimento científico, não apenas os aspectos lógico-metodológicos, mas também, os aspectos históricos e os psicossociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elizabeth de Assis Dias - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - 2014

    "AS influências sofridas por Popper em sua Filosofia da ciência", Descrição: O objetivo do presente projeto é analisar as influências que Popper sofreu em sua teoria da ciência, mas especificamente na solução dos dois problemas que ele elegeu como centrais em sua Epistemologia, a saber: o problema da indução, que diz respeito ao procedimento metodológico da ciência e o da demarcação cientifica, cuja problemática está voltada para os limites do conhecimento empírico. Consideramos que esses dois problemas lhe foram legados pela tradição filosófica e que a solução que ele lhes propõe foi influenciada não apenas por filósofos como Bacon, Hume e Kant, mas também por cientistas como Einstein e Claude Bernard. Pretendemos mostrar que muito embora Popper assimile, em sua teoria da ciência, algumas contribuições desses filósofos e cientistas, o seu esforço é de superação de aspectos problemáticos de suas propostas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elizabeth de Assis Dias - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2012

    "Progresso cientifico e verdade em Popper", Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar como é possível o progresso da ciência na concepção de Popper, já que podemos vislumbrar nas obras do autor uma preocupação com o avanço do conhecimento científico, com sua expansão. Consideramos que para o autor explicar o progresso da ciência ele não pode prescindir da noção de verdade. Segundo nossa interpretação, há um vinculo estreito entre a noção de progresso científico e a de verdade em sua metaciência. Essa definição de progresso, em termos da noção de verdade, só será delineada na obra Conjectura e refutações (1963), pois a idéia de que o alvo da ciência é a verdade só aparecerá em 1957, em um artigo intitulado ?The aim of science?, publicado na revista Ratio. Em 1935, quando Popper escreveu sua lógica da descoberta, a ciência era definida em termos de regras lógico-metodológicas e não de suas metas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elizabeth de Assis Dias - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2002 - 2004

    "Kuhn e as CIências Sociais", Descrição: O objetivo deste trabalho é analisar o problema da cientificidade das ciências sociais à luz da epistemologia de Kuhn. Em nossa análise do problema, procuramos, primeiramente, estudar o modelo característico da constituição de uma ciência, no pensamento de Kuhn. E, posteriormente, analisamos se as ciências sociais já atingiram o status de ciências maduras, tal como define o autor. Pudemos concluir que as ciências sociais são multiparadigmáticas e que ainda não atingiram o estágio paradigmático, próprio de uma ciência madura, no qual são desenvolvidas pesquisas convergentes, unificadas e o progresso é a característica obvia de um campo de estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elizabeth de Assis Dias - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

Prêmios

2006

Certificado de mérito por ter obtido maior nota na avaliação dos resultados dos projetos PROINT", Universidade Federal do Pará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Faculdade de Filosofia. , Rua Augusto Correa s/n, Campus Universitário I, Guamá, 66075650 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017794, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1982 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor associado, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2015

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2025

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 04/2025

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Ensino da Filosofia II

  • 03/2025

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação III

  • 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia.Linhas de pesquisa

  • 09/1982

    Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio de docência em Filosofia I, II, III e IV, Filosofia da Ciência I e II, Introdução à Filosofia, Laboratório de Ensino de Filosofia I, II, III e IV, Lógica I e II, Prática de Ensino de Filosofia I e II, Tópicos de História da Filosofia

  • 11/2024 - 04/2025

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 11/2024 - 04/2025

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Ensino de Filosofia I

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação II

  • 03/2024 - 10/2024

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2024 - 10/2024

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Ensino de Filosofia II

  • 03/2024 - 07/2024

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação I

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de ensino da Filosofia I

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de ensino de Filosofia I

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação IV

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Filosofia I

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação I

  • 01/2022 - 02/2022

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação IV

  • 06/2021 - 10/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 06/2021 - 10/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Filosofia I

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação III

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação IV

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 09/2020 - 01/2021

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos de Filosofia da ciência

  • 09/2020 - 01/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 09/2020 - 01/2021

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação II

  • 09/2020 - 01/2021

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação III

  • 09/2020 - 01/2021

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação IV

  • 09/2020 - 01/2021

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio em docência

  • 08/2020 - 01/2021

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação II

  • 03/2020 - 01/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2020 - 07/2020

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação I

  • 03/2020 - 07/2020

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação III

  • 03/2020 - 07/2020

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio de docência

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio em docência

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação I

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação II

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação III

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Filosofia II

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Estudos Antrópicos na Amazônia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação I

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação III

  • 01/2019 - 01/2019

    Ensino, Filosofia/PARFOR, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 01/2019 - 01/2019

    Ensino, Filosofia/PARFOR, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de ensino de Filosofia II

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de ensino de Filosofia I

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação II

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação IV

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação I

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação III

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio em docência

  • 01/2018 - 01/2018

    Ensino, Filosofia/PARFOR, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Filosofia I

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação IV

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação II

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Filosofia da ciência I

  • 06/2017 - 07/2017

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia.Atividade de extensão realizada, Curso de metodologia Cientifica e escrita filosófica.

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, pesquisa de dissertação em Filosofia III

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação I

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Filosofia II

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio de docência

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação II

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório de Filosofia I

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação I

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria do conhecimento I

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos de Epistemologia II

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio em docência

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 08/2015 - 08/2015

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação IV

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação III

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria do conhecimento I

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação II

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 11/2012 - 11/2014

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia.Cargo ou função, Diretora da Faculdade de Filosofia.

  • 11/2012 - 11/2014

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia.Cargo ou função, Diretora da Faculdade de Filosofia.

  • 03/2014 - 06/2014

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa de dissertação I

  • 03/2014 - 06/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 03/2014 - 06/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência I

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da ciência II

  • 06/2010 - 11/2012

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia.Cargo ou função, Diretora da Faculdade de Filosofia.

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, FILOSOFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos de Epistemologia I

  • 04/2004 - 05/2004

    Ensino, Filosofia e Epistemologia das Ciências Humanas, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas II

  • 04/2002 - 05/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia.Linhas de pesquisa

  • 03/2000 - 05/2002

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Colegiado de Filosofia.Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 04/2000 - 05/2000

    Ensino, Filosofia e Ciências Humanas, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas II

  • 10/1994 - 02/1995

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/1993 - 12/1993

    Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.Atividade de extensão realizada, Curso de extensâo "Epistemologia das Ciências Humanas".

  • 03/1989 - 02/1991

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Colegiado de Filosofia.Cargo ou função, Coordenador de Curso.

1980 - 1986

Faculdades Integradas Colégio Moderno

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Professor), Carga horária: 15

Atividades

  • 08/1980 - 02/1986

    Ensino,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação

  • 08/1982 - 09/1982

    Extensão universitária , Faculdades Integradas Colégio Moderno.Atividade de extensão realizada, Curso de extensão "Filosofia da Educação'.