José Osimar Gomes de Lima
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Atualmente é doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e adjunto 4 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: violência e Estado, polícia. Em sociologia clássica faz estudos de Durkheim, Marx, Weber para entender algumas dimensões da racionalidade social. Também faz estudos de Pareto para pensar o racional e irracional nas práticas cotidianas das instituições. A tese de doutorado foca a racionalidade do sindicalismo policial militar no Rn e seu poder de pressão. Participa do Núcleo de Estudos em Filosofia e Política /FAFIC/UERN. Após parada para tratamento de saúde, voltei em 2017 ao trabalho da tese.
Informações coletadas do Lattes em 14/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
2010 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: democracia e polícia militar no Rio Grande do Norte: Um estudo sobre as condições de democracia, liberdade e participação de policiais militares nas instituições de trabalho através da escolha racional,
Jose Antonio Spinelli Lindoso. Palavras-chave: democracia; escolha racional; cultura participativa; segurança pública.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo / Especialidade: Política, democracia e sociedade. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia da polícia.
Mestrado em Sociologia
1996 - 1999
Universidade Federal da Paraíba
Título: O conselho Municipal de Saúde no Poder Local em Mossoró: espaço participativo ou extensão do poder oligárquico?,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Eliana Monteiro Moreira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: poder local; políticas públicas; descentralização na saúde; participação popular; democracia local; conselhos municipais. Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política/Especialidade: Teoria Política Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da polícia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teorias da Democracia.
Organização de eventos
Silva, Vanderlan Francisco ; LIMA, J. O. G. . Grupo de trabalho: Sociabilidade, conflitos e violência na contemporaneidade. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Palestra "os 7 segredos do diagnóstico organizacional como ferramenta de gestãoata. 2017. (Exposição).
62ª Reunião Anual da SBPC.Capital social e saúde coletiva: o programa saúde da família como estratégia de reorientação da assistência à saúde. 2010. (Encontro).
Congresso Nacional de segurança Pública. Violência e conflitos na formação e nas práticas cotidianas da sociedade brasileira. 2008. (Congresso).
II Conferência Estadual de segurança Pública.Violência e conflitos na formação e nas práticas cotidianas da sociedade brasileira. 2008. (Outra).
1º seminário Nacional de Segurança Pública. 2007. (Seminário).
I º curso de economia política e agricultura.a Origem da família, da propriedade privada e do Estado. 2006. (Outra).
Encontro Regional de estudantes de Serviço Social.XXVII Encontro Regional de estudantes de Serviço Social. 2004. (Encontro).
13 anos de Estatuto da criança e do adolescente: o sistema de garantia de direitos.A construção possível do sistema de garantia de direitos, cidadania e do pacto pela paz. 2003. (Seminário).
IIª Conferência Regional dos direitos da criança e do adolescente da região Oester e Centro-Oeste.Direitos da criança e adolescentes: o sistema de garantias de direitos. 2003. (Outra).
Iª Conferência do Alto Oeste sobre Direitos da Criança e do Adolescente.I Conferência do Alto Oeste sobre Direitos da Criança e do Adolescente. 2003. (Outra).
VI Seminário de pesquisa em serviço social.VI Seminário de pesquisa em serviço social. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
Sousa, Aécio Cândido de; SA, V. C.;LIMA, J. O. G.. organização e gestao da policia militar como instituição de segurança pública no vale do Assu/Rn. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
FONSECA, A. S. S.; LIMA, F. V.;LIMA, J. O. G.. Direitos humanos como alternativa de um serviço de qualidade: um olhar dos oficiais da Polícia Militar do Rn. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Silva, Vanderlan Francisco;LIMA, J. O. G.; Tavares, Adeilson. Segurança Pública em Assu: Desafios e perspectivas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Silva, Vanderlan Francisco; Tavares, Adeilson;LIMA, J. O. G.. A implantação do policiamento de trânsito em Assu/RN e seus impactos sociais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Silva, Vanderlan Francisco;LIMA, J. O. G.; Justino, José. Diagnóstico sobre o afastamento de serviço no 2 BPM do RN. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Russo, Gláucia Helena Araújo; Silva, Vanderlan Francisco;LIMA, J. O. G.. Violência policial sofrida pelas profissionais do sexo do Alto do Louvor. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Sousa, Aécio Cândido de; Silva, Vanderlan Francisco;LIMA, J. O. G.. Sistema Prisional do Rio Grande do Norte: A ilegalidade dos presos nas delegacias. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, F. V.;LIMA, J. O. G.; Silva, Vanderlan Francisco. Percepções dos policiais militares do 10 BPM em Assu/RN sobre a formação inicial e os cursos de qualificação oferecidos pela corporação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, F. V.;LIMA, J. O. G.; Sousa, Aécio Cândido de. Segurança Pública e a problematização de enfrentamento ao crime organizado. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, F. V.;LIMA, J. O. G.; Justino, José. O Ministério Público e a investigação criminal: a parceria entre o Ministério Público e a polícia no combate ao crime em Mossoró. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Silva, Vanderlan Francisco; Ramos, Sâmya Rodrigues;LIMA, J. O. G.. Formação em direitos humanos dos policiais militares do Rio Grande do Norte: realidade e desafios. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, F. V.; Silva, Vanderlan Francisco;LIMA, J. O. G.. de Carvalho LOPES. Prevenção criminal na cidade de Mossoró (RN). 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.; LIMA, F. V.; Silva, Vanderlan Francisco. Imagens da ordem, vestígios do caos: um estudo sobre o (des) armamento no município de Mossoró a partir da Promulgação da Lei 10.826/03. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Silva, Vanderlan Francisco; LIMA, F. V.;LIMA, J. O. G.. Formação policial militar e suas deficiências institucionais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Silva, Vanderlan Francisco;LIMA, J. O. G.; LIMA, F. V.. Controle de qualidade e eficiência da instituição da polícia civil na cidade de Mossoró-Rn. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.; FONTELES NETO, F. L.; MORAIS, E. M. A.. O impacto da abertura política iniciada em 1979 nas punições disciplinares da policia militar do rn. 2016.
LIMA, J. O. G.; Gonçalo; Soares. o conceito de natureza em Rousseau. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.. Terceiro setor: seu crescimento e conseqüências sobre o gerenciamento do Estado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.. As cotas para negros nas universidades brasileiras. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.. Espelho do príncipe: o retrato do político na Câmara de Vereadores do município de Governador Dix-Sept. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente.. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Silva, Vanderlan Francisco; Elcimar Dantas Pereira;LIMA, J. O. G.. comissão de avaliação dos processos de vagas não iniciais do curso de ciencias sociais. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, F. V.;LIMA, J. O. G.; Silva, Vanderlan Francisco; Elcimar Dantas Pereira. sleção da especialização em segurança pública e cidadania. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, F. V.; Silva, Vanderlan Francisco;LIMA, J. O. G.. seleção de especialização em segurança pública e cidadania. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.. Participação como parecerista de trabalhos na Jornada de iniciação científica. 2005. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.. participação na banca de seleção do PETCIS - UERN. 2003. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.. participação na banca de seleção de bolsista petcis. 2002. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.. Participação como parecerista de trabalhos na Jornada de iniciação científica. 2002. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. O. G.. participação na banca de seleção do PETCIS - UERN. 2001. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Orientou
Heróis do fogo: um estudo dos bombeiros de Mossoró/Rn; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança Pública e Cidadania) - uern/fafic/dcsp/senasp; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
o papel da guarda civil municipal no policiamento comunitário; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança Pública e Cidadania) - uern/fafic/dcsp/senasp; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
A integração das instituições de segurança pública no Brasil: o caso da cidade de Mossoró/Rn; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança Pública e Cidadania) - uern/fafic/dcsp/senasp; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
A cooperação entre a polícia civil e a polícia militar no Rio Grande do Norte; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
O dito e o feito: o policiamento comunitário no Bairro Santo antônio - Mossoró-Rn; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Crimes de estelionato na cidade de Mossoró-Rn; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
O policiamento comunitário na cidade de Mossoró-RN; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
O espelho da ordem: a formação do policial militar em Mossoró; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Quem pode manda, quem não pode obedece: algumas configurações de poder no 2º BPM; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Entre o vigiar e o investigar: as condições de funcionamento da Defuf em Mossoró; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
O nárcotráfico em uma sociedade em mudança: o caso de Mossoró; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
O movimento grevista da polícia militar do Rn - 2006-2007; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em segurança Pública e Cidadania) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Cavalaria e Poder no Século XV: os Duques-cavaleiros da Borgonha Valois (1430 - 1477); 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais - PETCIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Desfolhando-se do mundo: como se sente a morte no bairro ilha de santa luzia em Mossoró-Rn; 2004; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerontologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Orçamento participativo: mais visibilidade democrática em Mossoró?; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
O contentamento do ser consumido; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais Pet) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Antinomias afetivas do poder: a política pública de geração de emprego e renda e os instrumentos de controle do poder local em Mossoró - RN; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Do tatu ao bode: a sociabilidade das feiras; 1998; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Religião na teoria funcional de Durkheim: coerção ou coesão?; 1996; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Retratos da segurança pública: condições de policiamento, manutenção da ordem e criminalidade em dois bairros de Apodi/RN; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
A produção de capital social no Programa Saúde da Família: um estudo de caso do Conjunto Vingt Rosado em Mossoró-Rn; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Um partido na alcova? conflitos e dilemas do partido comunista durante o regime militar em Mossoró; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
ongs e cidadania; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Uma nova ética do trabalho na era da informação?; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
A naturalização da violência contra a mulher e o desafio das instituições de proteção social no Brasil pós-90; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Capitães do mundo: dramas, autoconsciência e trajetórias de meninos de rua no Brasil; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
A construção social dos gêneros; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
O estado animal: um diagnóstico hobessiano da sociedade contemporânea; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Aspirações republicanas em Mossoró - 1895-1899; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Convivência e dominação: a reflexão resistente de la Boetie e Montesquieu; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: José Osimar Gomes de Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA, J. O. G. . uma nova cultura política para a polícia. Contexto (Mossoró) , v. 4, p. 331-338, 2013.
-
2008 LIMA, J. O. G. . Descentralização e participação: as ambigüidades democráticas. Contexto (Mossoró) , v. 2, p. 45-56, 2008.
-
LIMA, J. O. G. ; LIMA, F. V. . Polícia, incivilidade e direitos humanos. Jornal de fato - caderno de domingo, Mossoró, 10 dez. 2006.
-
LIMA, J. O. G. . amizade sem vaidade. omossoroense, 16 nov. 2003.
-
LIMA, J. O. G. . pacto pela paz, pacto contra a guerra. omossoroense, 09 nov. 2003.
-
LIMA, J. O. G. . A utopia democrática. omossoronse, 14 set. 2003.
-
LIMA, J. O. G. . A banalidade do bem, a potencialidade do mal. omossoroense, 01 ago. 2003.
-
LIMA, J. O. G. . Hobbes e a imaginação do poder. omossoroense, 25 ago. 2002.
-
LIMA, J. O. G. . sobre o inferno. omossoroense, 12 maio 2002.
-
LIMA, J. O. G. . O poder onírico da liberdade. omossoroense, 24 mar. 2002.
-
LIMA, J. O. G. . O (res)sentimento da política. Gazeta do Oeste, mossoró, 11 jun. 2001.
-
LIMA, J. O. G. . O estranhamento e a tradição. omossoroense, 22 fev. 2001.
-
LIMA, J. O. G. . Machado de Assis e a sereníssima república. omossoroense, 15 jan. 2001.
-
LIMA, J. O. G. . O olho do poder e o poder do olhar. omossoroense, 14 abr. 1996.
-
LIMA, J. O. G. . A religião como coisa social. Gazeta do Oeste, Mossoró, 03 mar. 1996.
-
LIMA, J. O. G. . A invenção das horas. O Mossoronse, Mossoró, 04 fev. 1996.
-
LIMA, J. O. G. . alguns brasis: o real e o imaginário. omossoroense, 21 maio 1995.
-
LIMA, J. O. G. . Gramsci e o Fascismo italiano. O Mossoroense, Mossoró, 19 fev. 1995.
-
LIMA, J. O. G. . Educação, cultura e miopia social. Gazeta do Oeste, mOSSORÓ, 27 nov. 1994.
-
LIMA, J. O. G. . Os sonhos dos homens e a potência de criar. Gazeta do Oeste, Mossoró, 02 out. 1994.
-
LIMA, J. O. G. . A loucura cativa. Gazeta do Oeste, Mossoró, 02 out. 1994.
-
LIMA, J. O. G. . A democracia e a política no Brasil apartado. Gazeta do Oeste, Mossoró, 25 set. 1994.
-
LIMA, J. O. G. . As idéias de Progresso na Sociedade moderna. Gazeta do Oeste, Mossoró, 18 set. 1994.
-
LIMA, J. O. G. . A necessidade de uma nova modernidade. Gazeta do Oeste, Mossoró, p. 16, 21 ago. 1994.
-
LIMA, J. O. G. . Democracia, individualismo e bem-estar social: o que precisamos aprender com Tocqueville. Periódico Compet, Mossoró.
-
LIMA, F. V. ; LIMA, J. O. G. . Estado Totalitário e Estado de exceção. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, J. O. G. ; FERREIRA, J. A. C. . Sociologia: Karl Marx. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA FILHO, C. B. ; LIMA, J. O. G. ; FORTES, L. ; ALVES, A. N. O. . Capital social e saúde coletiva: o programa saúde da família como estratégia de reorientação da assistência à saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, J. O. G. . Uma nova cultura política para a polícia. mossoró 2010 (artigo aceito para publicação).
Outras produções
Vieira, José Glebson ; Moura, José Gledson Nogueira ; Cunha, Jhose Iale Camêlo da ; LIMA, J. O. G. . Projeto pedagógico de Ciências Sociais. 2006.
LIMA, J. O. G. . caderno escola - Fora do mercado. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, J. O. G. . Sociologia de Pareto. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, J. O. G. ; LIMA, F. V. . A Democracia e a Política Brasileira. 2006. (Debate em programa de tv).
LIMA, J. O. G. . a sociedade Gobal e o desenraizamento no pensamento sociológico de Zygmunt Bauman. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, J. O. G. . a crise política brasileira. 2005 (debate) .
LIMA, J. O. G. . religião, ideologia e cultura: espaço de resistência ou conservadorismo?. 2004 (debate) .
LIMA, J. O. G. . O conselho municipal de saúde no poder local em Mossoró - RN: espaço participativo ou a extensão do poder oligárquico?. 2001 (palestra) .
LIMA, J. O. G. . enquete sobre a viabilidade de transporte aéreo. 1994 (Enquete) .
LIMA, J. O. G. . As idéias de progresso nas Ciências Sociais em Marx, Durkheim e Weber. 1994 (Monografia) .
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
A força dos policiais: um estudo sobre o sindicalismo policial no nordeste brasileiro (2000-2012), Descrição: A tese de doutorado está sendo realizada na UFRN e consiste investigação do impacto do sindicalismo policial na configuração da segurança pública no nordeste brasileiro localizando os conflitos permanentes neste campo, as relações de poder e as forças associativas de protesto policial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Osimar Gomes de Lima - Coordenador.
-
1996 - 1999
O conselho municipal de saúde no poder local em mossoró (rn); 1992-1997: espaço participativo ou extensão do poder oligárquico?, Descrição: O conselho municipal de saúde no poder local em mossoró (rn); 1992-1997: espaço participativo ou extensão do poder oligárquico? Trata de um estudo da experiência do Conselho Municipal de Saúde de Mossoró, principal município da região oeste do RN, no período de 1992-1997. Visa compreender como o Conselho Municipal de Saúde de Mossoró conseguiu mudar formas tradicionais desenvolvidas pelos governos municipais; também como, até que ponto foi possível na constituição daquele espaço participativo nos serviços de saúde a horizontalização das relações de poder, a visibilidade na gestão da saúde, o controle social sobre este setor. Este mecanismo inovador de controle social e participação popular vem sendo agendado em inúmeras experiências de governos municipais no Brasil desde o início da década de 90 de maneira distinta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Osimar Gomes de Lima - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. , Rua Prof. Antônio Campos s/n, Costa e Silva, 59633-010 - Mossoro, RN - Brasil, Telefone: (84) 3152195, Ramal: 2195, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: doutorado
2018 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
* Sociologia Geral - Economia * INtrodução as ciencias sociais - economia * Introdução a antropologia - serviço social * Metodologia cientifica - c sociais
2018 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
* Membro da Comissão de Extensão * Membro da Cose - avaliação institucional
2017 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
DSICIPLINAS MINISTRADAS: SOCIOLOGIA GERAL - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO CIÊNCIAS SOCIAIS - ECONOMIA INTRODUÇÃO SOCIOLOGIA - DIREITO TODOS COM CARGA HORÁRIA DE 60H.
2017 - 2017
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
DISCIPLINA MINISTRADAS; ética e cidadania - 60h Introdução à Ciências Sociais - 60h Introd à Sociologia - 60h Sociologia Geral - 60h
2017 - 2017
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional: adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
DISCIPLINAS GRADUAÇÃO INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA - ADMINSTRAÇÃO INTRODUÇÃO CIENCIAS SOCIAIS - ECONOMIA SOCIOLOGIA BRASILEIRA - CIENCIAS SOCIAIS METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - CIÊNCIAS SOCIAIS * TODAS COM 60 HORAS. * TAMBÉM DESENVOLVO A TESE DE DOUTORADO NA UFRN ESTE ANO.
2016 - 2016
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: adjunto 4, Carga horária: 40
Outras informações:
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À POLÍTICA - SERVIÇO SOCIAL; ESTÁGIO 2 e 4 - CIÊNCIAS SOCIAIS.
2016 - 2016
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: adjunto 4, Carga horária: 40
Outras informações:
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À POLÍTICA (60h) ESTÁGIO 1 (60h) ESTAGIO 3 (150h)
2015 - 2016
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 3, Carga horária: 40
2015 - 2016
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: adjunto 3, Carga horária: 40
2014 - 2015
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto 3, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina ministradas na UERN durante o período: Teoria Política 1(serviço social); Sociologia Geral (direito); Ética e cidadania (Ciências Sociais); Política Democrática e Polícia Cidadã (especialização Segurança Pública e cidadania).
2012 - 2012
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisador Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo - UERN, cursando doutorado na UFRN.
2009 - 2010
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente 4, Carga horária: 40
2008 - 2008
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente 4, Carga horária: 40
2006 - 2006
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente 3, Carga horária: 40
2005 - 2006
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente 2, Carga horária: 40
Outras informações:
Chefe de departamento de ciências sociais e política
2005 - 2006
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente 2, Carga horária: 40
1999 - 2001
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor assistente 1, Carga horária: 20
1995 - 1995
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: pró-labore, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2014
Ensino, Ciências Sociais Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, disciplina ministrada a alunos de licenciatura e bacharelado, Ética e cidadania
-
08/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral
-
08/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Política 1
-
10/2009
Ensino, Ciências Sociais Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e políticas Públicas
-
10/2009
Estágios , Departamento de Ciências Sociais, .,Estágio realizado, Estágio curricular de Sociologia no ensino médio.
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às ciências sociais - Economia, Sociologia Geral - direito, Sociologia Geral - Economia
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Ciências Sociais I, Estágio Supervisionado em Ciências Sociais III, Introdução à teoria Política
-
01/2014 - 01/2015
Ensino, Especialização em segurança Pública e Cidadania, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Política Democrática e Polícia Cidadã
-
12/2013 - 12/2013
Ensino, Especialização em segurança Pública e Cidadania, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Política democrática e polícia cidadã
-
04/2009 - 09/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, estágio supervisionado em ciencias sociais 3, teoria política contemporânea3
-
04/2009 - 09/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, antropologia juridica
-
12/2008 - 01/2009
Ensino, Especialização em segurança Pública e Cidadania, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistema de Segurança Pública no Brasil
-
05/2008 - 10/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, estágio I, Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental, Tópicos especiais em Política (Estado e violência)
-
12/2007 - 05/2008
Ensino, Ciências Sociais Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e políticas Públicas, MTPS II (Projeto de Pesquisa)
-
01/2007 - 03/2008
Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais e Política, .,Cargo ou função, Coordenador de Especialização.
-
01/2007 - 12/2007
Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania.
-
11/2005 - 11/2007
Direção e administração, Departamento de Ciências Sociais e Política, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
09/2007 - 10/2007
Ensino, Especialização em segurança Pública e Cidadania, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos em Segurança Pública
-
03/2006 - 08/2006
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇ A SOCIOLOGIA, Teoria política 2
-
10/2005 - 03/2006
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imaginário e política, Teoria política contemporânea
-
10/2005 - 03/2006
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política 1
-
05/2005 - 07/2005
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de classes e estratificação social, Ciência política2, introdução á política
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, teoria política2, C. Política 2, Fundamentos de Sociologia, Sociologia Geral, Teoria Política 1, Teoria Política contemporânea
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de classe e estratificação social, Teoria Política 2, C. Política 2, Teoria Política Contemporânea, C. Política, Tópicos Especiais em Política, sociologia do nordeste brasileiro
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Ciências Sociais Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria política contemporânea, teoria política 1, C. Política II, Introdução á ciência política, Fundamentos de sociologia
-
03/2001 - 06/2001
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria política II, Métodos e Técnicas de Pesquisa II, Teoria política I, Tópicos Especiais em sociologia
-
02/2000 - 07/2000
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política II, Sociologia aplicada à administração, Estrutura de Classes e Estratificação Social, Sociologia Regional, Estado e políticas públicas
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Classes e Estratificação Social, Tópicos Especiais em Política
-
03/1995 - 07/1995
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, sociologia da educação
2001 - 2001
Faculdade Mater ChristiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2001 - 10/2001
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Osimar Gomes de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?