Cristina Fumika Mori

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1999), com sólida experiência na área de Saúde Pública, atuando na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de São Paulo, com ênfase em atenção primária, promoção da saúde e gestão do cuidado.Graduada em Farmácia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2005), com experiência em pesquisa científica no Instituto Butantan, em parceria com o Instituto Biológico da Universidade de São Paulo (USP), no Setor de Bacteriologia, desenvolvendo estudos relacionados a vacinas anaeróbicas e reações adversas a imunobiológicos, com interface em vigilância em saúde.Atuou na supervisão e gestão de equipes multiprofissionais na Estratégia Saúde da Família, por meio de instituições filantrópicas, com foco na qualificação de processos assistenciais, educação em saúde e organização de serviços no âmbito do SUS.É especialista em Medicina Tradicional Chinesa pela Libertas Faculdades Integradas (CETN Centro de Terapias Naturais) e possui formação em Psicanálise pelo Centro Universitário Filadélfia. Terapeuta e gestora da Dayeh Espaço Wellness, iniciativa voltada à integração entre saúde, bem-estar e práticas integrativas e complementares, com foco na promoção do autocuidado, educação em saúde e desenvolvimento de experiências terapêuticas que articulam saberes tradicionais e científicos.Atualmente, integra o corpo docente da Universidade Paulista (UNIP), atuando como professora assistente do curso de Farmácia e, desde 2026, exerce a função de coordenadora do curso de graduação em Farmácia, com atuação em gestão acadêmica, desenvolvimento e atualização do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), inovação pedagógica e alinhamento às Diretrizes Curriculares Nacionais.Atua em linhas de pesquisa voltadas à Farmácia Viva, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e Saúde Integrativa, com interface acadêmica e científica junto à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), desenvolvendo estudos e projetos voltados à fitoterapia, uso racional de plantas medicinais, políticas públicas de saúde e integração entre saberes tradicionais e evidências científicas no contexto do SUS.

Informações coletadas do Lattes em 29/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde

2023 - 2026

Universidade Federal de São Paulo
Título: Memento Terapêutico Fitoterápico: Avaliação porprofissionais de saúde do SUS, Ano de Obtenção: 2026
Orientador: Maria Cristina Mazzaia
Coorientador: Thiago Domingos.

Especialização em Acupuntura

2016 - 2018

Libertas - Faculdades Integradas
Título: Tratamento da Insônia através da Medicina Chinesa
Orientador: Dra Larissa Bachir Polloni

Especialização interrompida em 2009 em Análises Clínicas e Toxicológicas

2008 - Atual

Faculdades Oswaldo Cruz
Ano de interrupção: 2009

Graduação em Farmácia

2002 - 2005

Universidade Bandeirante de São Paulo
Título: Processo de Purificação de Vacina Industrial de Anatoxina Diftérica
Orientador: Prof. Fernando Fratelli

Graduação em Enfermagem

1996 - 1999

Universidade Federal de São Paulo
Título: Implantação de Consulta de Enfermagem no Departamento de Diagnóstico por imagem Setor de Tomografia Computadorizada
Orientador: Prof. Dra. Luiza Hiromi Tanaka

Ensino Médio (2º grau)

1993 - 1995

fundação bradesco

Formação complementar

2019 -

Psicanálise. (Carga horária: 860h). , Instituto Gold de Psicanálise, IGP, Brasil.

2011 - 2011

MBA em Economia e Gestão em Saúde pelo Centro de Economia e Pesquisa em Saúde. (Carga Horária: 540h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Participação em eventos

"I Encontro do Departamento de Saúde do Trabalhador da ProPessoas & V Congresso do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da PROEC",. 2025. (Encontro).

Congresso de Terapia de Saúde Quântica. 2025. (Congresso).

I Seminário - Ciência da Implementação em Países de Língua Portuguesa: Oportunidades e Desafios. 2025. (Seminário).

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO CEDESS - DOCÊNCIA EM SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE. 2025. (Seminário).

XI Congresso Acadêmico da Unifesp - Emergência Climática e Justiça Social: o compromisso da universidade. "A PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA FARMÁCIA VIVA: UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE". 2025. (Congresso).

Congresso Acadêmico Unifesp 2024 - Incluir, Inovar e Fortalecer. 2024. (Congresso).

Minicurso Fitoterapia Clínica, no XXVII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil e III Simpósio de Farmácias Vivas do Brasil. 2024. (Oficina).

XXVII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil e III Simpósio de Farmácias Vivas do Brasil. 2024. (Simpósio).

Curso de Fundamentos da Psicanálise de Wilfred Bion. 2022. (Outra).

Workshop Reconstruindo. 2022. (Outra).

III Seminário Internacional de Saúde do Adulto.Ações Educativas para a prática Avançada de Enfermagem em Terapia Intensiva em nível de Graduação. 2021. (Seminário).

curso de Terapia de Indução Energética. 2018. (Outra).

Curso de Auriculoterapia. 2016. (Outra).

I Jornada Ncional de Saúde da Família. 2011. (Outra).

Curso Nacional de Saúde Mental Projeto Babel. 2010. (Outra).

I Fórum de Segurança do Paciente. 2010. (Outra).

Jornada de Transdisciplinaridade Aplicada à Saúde. 2010. (Outra).

Curso GE Day - GE Healthcare Life Sciences pesquisa Proteômica para Produçãod e Vacina. 2009. (Outra).

I Encontro de Profissionais em Prevenção e Tratamento de Feridas mo Município de São Paulo.Estudo de Caso - Paciente em uso de Bota de Una. 2009. (Encontro).

I Encontro Nacional da SOBEND e SOBEST Cuidar de Feridas. 2009. (Encontro).

II Simpósio Estadual sobre Influenza e Camra Eliminação da Rubéola no Brasilpanha Ncional de Vacinação pa. 2008. (Simpósio).

Capacitação de Médicos e Enfermeiros no Manejo das UrgênciasPsiquiátricas. 2007. (Outra).

11 Congresso Mundial de Saúde Pública e 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO. 2006. (Congresso).

Saúde do Adolescente e do Jovem - Módulo Específico. 2004. (Oficina).

Vacinas Bacterianas, virais e recombinantes. 2004. (Seminário).

VI Simpósio Brasileiro de Vacinas. 2004. (Simpósio).

I Simpósio de Imunização do Município de SãoPaulo. 2003. (Simpósio).

VIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia e X Congresso de G&O da Região Sudeste. 2003. (Congresso).

Congresso de Saúde da Família e Comunidade. Atendimento a um paciente Diabético e Hipertenso, na Unidade Básica de Saúde. 2002. (Congresso).

I Fórum de Tuberculose do Município de São Paulo. 2002. (Outra).

II Fórum de Hanseníase do Município de São Paulo. 2002. (Outra).

IV Oficina Pedagógica: A Educação em Saúde e o Programa de Controle da Tuberculose. 2002. (Oficina).

Treinamento Teórico Prático de Ações de Prevenção em Câncer de Colo Uterino e de Mama. 2002. (Outra).

Treinamento Téorico Prático para Profissionais de Enfermagem nas Ações de Prevenção em CÃncer de Colo Uterino e de mama. 2002. (Oficina).

2o Curso de Treinamento de AIDPI. 2001. (Oficina).

Programa de Educação Continuada de Capacitação de Enfermeiros. 2001. (Outra).

VI Curso de Atualização em Hanseníase. 2001. (Outra).

51 Sociedade Brasileira Para oProgresso da Ciência. A Articulação Entre Educação e Saúde na Comunidade. 1999. (Congresso).

Expo ENF UNIFESP. Trabalho Educativo de Orientações em Diabetes exposto em Campanha do Dia do Idoso em Comunidade Nipo Brasileira. 1998. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • MAZZAIA, M. C. ; MORI, C. F. . 'A PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA FARMÁCIA VIVA: UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE'. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KOLCHRAIBER, F. C. ; MORI, C. F. . A articulação entre Educação e saúde para a comunidade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2026

    MEMENTO TERAPÊUTICO FITOTERÁPICO: aVALIAÇÃOPOR PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO SUS, Descrição: O projeto trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de natureza qualitativa, dividida em 3 etapas: A primeira etapa baseia-se na revisão de literatura e desenvolvimento de revisão narrativa correlacionando as Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares; Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde para a fundamentação do processo de implantação da farmácia viva. A segunda etapa será a produção dos dados empíricos sobre a experiência da discussão da implementação do Projeto Farmácia Viva no município, através da realização de grupo focal e a terceira etapa compreende a formulação de um produto educacional para fundamentar a prática profissional na implementação da Farmácia Viva a ser compartilhado como resultado da pesquisa para os profissionais de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cristina Fumika Mori - Coordenador / Maria Cristina Mazzaia - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Mori Serviços de Saúde e Acunpuntura. , Avenida Padre Antônio Brunetti,1662, Vila Rio Branco, 18208080 - Itapetininga, SP - Brasil, Telefone: (15) 991181436

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - 2022

Hospital Dr Leo Orsi Bernardes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Qualidade, Carga horária: 44

2011 - 2011

Instituto de Responsabilidade Social Sirio Libanês

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora da Atenção Básica, Carga horária: 40

2006 - 2011

Spdm - Associação Paulista Para O Desenvolvimento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Estratégia de Saúde da Família, Carga horária: 40

2000 - 2006

Organização Social de Saúde Santa Marcelina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Estratégia de Saúde da Família, Carga horária: 40

2004 - 2006

Faculdades Santa Marcelina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora Campo de Residência Multiprofissional, Carga horária: 40

2004 - 2005

Faculdades Santa Marcelina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora Residência Multprofissional, Carga horária: 40

2000 - 2001

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Unidade de Terapia Intensiva, Carga horária: 36

2018 - Atual

Mori Servicos de Saude Ltda

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: autônoma

Outras informações:
Terapeuta Integrativa visando promoção, prevenção e cuidado integralc entrado no paciente.

2023 - 2024

Anhanguera Educacional Participação S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: tutora, Carga horária: 16

2025 - Atual

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10