Fabiana Aline Alves
Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis/SP (Unesp/Assis). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2012). Especialista em Fotografia: práxis e discurso fotográfico (2009) pela mesma instituição de ensino. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (2007) e em História (2008) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado dos cursos bacharelados de Jornalismo e Design da Unoeste. Membro do NDE do cursos EAD de licenciatura em História e dos cursos superiores técnicos de Design Gráfico e Design de Moda. Integrante do Colegiados das graduações presenciais em Publicidade e Propaganda, Marketing, Design Gráfico, bem como de Artes (EAD).
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Historia
2013 - 2017
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: FOTOJORNALISMO À FORÇA: planos e ângulos dos agentes políticos no regime militar brasileiro (1966-1975)
Áureo Busetto.
Mestrado em Comunicação
2010 - 2012
Universidade Estadual de Londrina
Título: Fotojornalismo e regime militar: a cobertura fotojornalística de temas polêmicos em dois jornais do Paraná (1968)
, Ano de Obtenção: 2012.Paulo César Boni.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fotojornalismo; Gazeta do Povo; O Estado do Paraná; regime militar.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fotografia / Especialidade: Fotojornalismo.
Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico
2009 - 2010
Universidade Estadual de Londrina
Título: Os ?caras-pintadas?: o fotojornalismo como elemento construtor da memória
Orientador: Paulo César Boni
Graduação em História
2005 - 2008
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Veja os "caras-pintadas": o episódio da mobilização estudantil pró-impeachment (1992)
Orientador: Ariel José Pires
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
2004 - 2007
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Jornalismo humanizado: o ser humano como ponto de partida e de chegada do fazer jornalístico
Orientador: Raphael N. N. Sebrian
Formação complementar
2018 - 2018
Tutoria em EAD. (Carga horária: 180h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2013 - 2013
Comunicação e Crise da Cultura. (Carga horária: 105h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fotografia/Especialidade: Fotojornalismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Organização de eventos
ALVES, F. A. . Meu pequeno grande interior: exposição fotográfica sobre o cotidiano do Oeste Paulista. 2023. (Exposição).
ALVES, F. A. . XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 2014. (Congresso).
ALVES, F. A. . XIII Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social do Sul. 2005. (Outro).
ALVES, F. A. . Meu pequeno grande interior: exposição fotográfica sobre o cotidiano do Oeste Paulista. 2023. (Exposição).
Participação em eventos
Adaptação acadêmica: estratégias docentes para apoiar estudantes no início da graduação. 2025. (Outra).
Adaptação acadêmica: estratégias docentes para apoiar estudantes no início da graduação. 2025. (Outra).
Encontro Pedagógico dos docentes da Unoeste. 2025. (Outra).
Encontro Pedagógico dos docentes da Unoeste. 2025. (Outra).
XXVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). 2025. (Congresso).
5ª Semana de Formação Docente. 2024. (Outra).
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2024).donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). 2024. (Encontro).
Semana de Formação Docente - Núcleo Socialis. 2024. (Outra).
4ª Semana de Formação Docente - Núcleo Socialis. 2023. (Outra).
4ª Semana de Formação Docente - Programação do Núcleo de Inovação Pedagógica em Educação e Tecnologia (NIPET-EAD). 2023. (Outra).
ENEPE 2023 - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.jornalismo visual na internet: produção de uma reportagem hipermidiática sobre costureiras do oeste paulista. 2023. (Encontro).
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2022).El camino: narrativa transmídia jornalística sobre o fluxo migratório e a adaptação de venezuelanos em Presidente Prudente. 2022. (Encontro).
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2022).El camino: narrativa transmídia jornalística sobre o fluxo migratório e a adaptação de venezuelanos em Presidente Prudente. 2022. (Encontro).
XXV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. 2022. (Congresso).
8º Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD).Produção audiovisual: como o vídeo se destaca em uma longform. 2021. (Encontro).
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Produção do jornal-laboratório do curso de Jornalismo. 2021. (Encontro).
XXIII Enped - Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste. 2021. (Outra).
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Clube de Cinema da FAFI: as práticas jornalísticas na divulgação de projeções cinematográficas e ações culturais. 2020. (Encontro).
XII ENPED - Encontro Pedagógicos dos Docentes da Unoeste. 2020. (Outra).
XII ENPED - Encontro Pedagógicos dos Docentes da Unoeste. 2020. (Outra).
V Congresso Internacional de História. ?Sexta-feira Sangrenta? nas lentes do Jornal do Brasil: as representações dos personagens pelas foto-choques. 2016. (Congresso).
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. O fotojornalismo e os olimpianos modernos: o caso de Costa e Silva na revista Manchete (1966-1969). 2016. (Congresso).
Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe).Jornal Mural: uma ação interdisciplinar. 2015. (Encontro).
XXXI Semana de História: Palavra e destino comum.Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo: apontamentos sobre a linguagem fotográfica na imprensa brasileira (1900-1950). 2014. (Simpósio).
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. ?A taça do mundo é nossa?: as relações entre futebol, política e fotojornalismo na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1970. 2014. (Congresso).
IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem e I Encontro Internacional de Estudos da Imagem.A posse de Ernesto Geisel em imagens: a cobertura fotojornalística em jornais paranaenses (1974). 2013. (Encontro).
XXX Semana de História: Memórias, narrativas e imagens.O movimento estudantil curitibano pelo discurso imagético da Gazeta do Povo e O Estado do Paraná (1968). 2013. (Outra).
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A união do fotojornalismo e do humor como uma ferramenta de crítica ao regime militar brasileiro. 2013. (Congresso).
10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Fotojornalismo de capa: um panorama da atividade nos jornais paranaenses durante o regime militar. 2012. (Encontro).
Fotografar para descobrir, fotografar para contar: a fotografia como instrumento de pesquisa. 2012. (Oficina).
III Seminário Regional de Jornalismo. 2012. (Seminário).
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). Os rostos da censura: os ?ventríloquos? no fotojornalismo durante o regime militar. 2012. (Congresso).
8º Encontro Nacional de História da Mídia.A sucessão de Costa e Silva e o fotojornalismo: a imagem do general Emílio Garrastazu Medici na revista Veja (1969). 2011. (Encontro).
III Encontro Nacional de Estudos da Imagem.O fotojornalismo na construção do conhecimento histórico: a cobertura de Veja sobre o AI-5. 2011. (Encontro).
VII Encontro de Comunicação Comunitária e Cidadania.A fotografia como linguagem expressiva para a formação cidadã. 2011. (Encontro).
XXXIV Congresso Brasileiro de Comunicação - Intercom. 2011. (Congresso).
1º Encontro PR/SC de História da Mídia.?A guerra do impeachment?: as fotografias de capa como um dos elementos de construção da memória. 2010. (Encontro).
V Seminário Intermestrandos de Comunicação.O fotojornalismo paranaense e a relação com a censura (pós-1968). 2010. (Seminário).
XXXIII Congresso Brasileiro de Comunicação - Intercom. Os "caras-pintadas": o fotojornalismo como elemento construtor da memória. 2010. (Congresso).
II Encontro Nacional de Estudos da Imagem.Fotojornalismo e noticiabilidade: a primeira manifestação pró-impeachment nas páginas de Veja. 2009. (Encontro).
XVI Semana de Estudos de História: Leituras do passado.Veja os "caras-pintadas": o episódio das mobilizações populares na derrocada do presidente Fernando Collor de Mello (1992). 2008. (Outra).
XXV Semana de História: Autoritarismo e Democracia.Veja e os "caras-pintadas": as mobilizações populares pró-impeachment (1992). 2008. (Outra).
I Colóquio do Grupo de Pesquisa, Política, Poder e Instituições: Dimensões da Política na Historiografia.Mesa-redonda: História, Política, Instituições. 2007. (Outra).
II Colóquio do Grupo de Pesquisa Cultura, Etnias e Identificações - Territorialidades, Identidade (s): (I) migrações. 2007. (Outra).
Questões filosóficas a respeito do presente: o que estamos nos tornando?. 2007. (Outra).
XV Semana de História - o ofício do historiador. 2007. (Outra).
Festival da Cultura Midiática. 2006. (Outra).
Festival da Cultura Midiática - Fotografia de moda. 2006. (Oficina).
Festival da Cultura Midiática - Planejamento gráfico. 2006. (Oficina).
XIV Semana de História - História, Linguagens, Temas: Escritas e Ensino de História. 2006. (Outra).
XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET.XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET. 2006. (Seminário).
2º Simpósio Maringaense de Jornalismo e 4ª Semana de Jornalismo do Cesumar: Os novos rumos do Jornalismo Brasileiro. 2005. (Simpósio).
2º Simpósio Maringaense de Jornalismo e 4ª Semana de Jornalismo do Cesumar: Os novos rumos do Jornalismo Brasileiro - Fotografia. 2005. (Oficina).
2º Simpósio Maringaense de Jornalismo e 4ª Semana de Jornalismo do Cesumar: Os novos rumos do Jornalismo Brasileiro - Gestão em Comunicação. 2005. (Oficina).
Mostra de filmes do DECS - Reflexões em frames. 2005. (Outra).
XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET.XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET. 2005. (Simpósio).
XXIII Simpósio Nacional de História - ANPUH - Mídia e guerra. 2005. (Oficina).
XXIII Simpósio Nacional de História - História: guerra e paz. 2005. (Simpósio).
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2005. (Congresso).
1ª Psiu Trainning!. 2004. (Congresso).
Ciclo de debates CCH em Diálogo. 2004. (Outra).
I Jornada de Comunicação Social: as novas tecnologias e a transição midiática. 2004. (Outra).
I Seminário de Comunicação Social: as novas tendências da comunicação. 2004. (Seminário).
I Seminário de Comunicação Social: as novas tendências da comunicação - Assessoria Política. 2004. (Oficina).
XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica.XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Memória e identidade: a experiência da coluna Você conhece este lugar?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Edificações de realidades no imaginário da cidade: a ficcionalização de Belém nos postais do livro Belém de Saudade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Fotografia de moda como ferramenta de comunicação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. De Capa a Spielberg: uma estética para a representação da guerra. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. O uso da fotografia na preservação da história dos clubes de caça e tiro de Blumenau. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A fotografia e seu valor documental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A fotografia e seu valor documental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Ditadura militar: a fotografia documento da passeata dos 100 mil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A fotoetnografia: as imagens como instrumento de pesquisa na Antropologia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Um estudo fotoetnográfico sobre o grupo folclórico alemão Weisser Schwan. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A fotografia de natureza - instrumento de conscientização ambiental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Foto-ostentação: um novo paradigma fotográfico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Em busca de outros olhares: a fotografia aplicada à educação visual, um estudo de caso com adolescentes de Cubatão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A formação profissional em fotografia: análise de matrizes curriculares de cursos de especialização. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. Recuperação da memória fotográfica de Formosa do Oeste - 1957 a 1965. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. Incentivo à leitura por meio do jornal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. A contribuição do uso do softwares como powerpoint à prática pedagógica, evidenciando temáticas relevantes aos jovens contemporâneos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. O uso da HQ para aquisição de leitura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. Conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente através da utilização de recursos midiáticos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. O uso de jogos pedagógicos em sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. O uso de histórias infantis como meio para desenvolvimento da linguagem do aluno com surdez. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. A inclusão digital em práticas pedagógicas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. O uso do livro didático pautando a discriminação e preconceito racial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. O jornal escolar como elemento lúdico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. A sétima arte no ensino de língua inglesa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. A mídia impressa e a opinião impressa: uma investigação sobre a parcialidade em revistas de circulação nacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. A mídia auxiliando nos registros e estudos do processo de compostagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. O uso do computador como ferramenta pedagógica na aprendizagem matemática na fase de alfabetização. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. A motivação pela mídia impressa no cotidiano dos alunos das escolas públicas de Curitiba-PR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. A formação do professor para o uso das mídias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. O uso das mídias nas escolas do campo e o ensino de Geografia: as novas tecnologias na construção do conhecimento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. Mídias na educação: análise de sua utilização em um colégio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. O uso das tecnologias digitais na gestão das escolas públicas estaduais do NRE de Umuarama-PR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.. Reflexão sobre o uso das novas tecnologias no ambiente escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. A utilização dos softwares livres nas escolas públicas do Paraná. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. Professores frente aos novos recursos tecnológicos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. A utilização das TIC´s pelos professores: o caso do Colégio Estadual do Campo Reassentamento São Marcos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SOUZA, M. F.;ALVES, F. A.; LARA, A. T.. A utilização das mídias pelo professor na aula e sua proposta para ensino-aprendizagem do alunoi. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SOUZA, M. F.;ALVES, F. A.; LARA, A. T.. Laboratório de informática como ferramenta pedagógica no ensino médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SOUZA, M. F.;ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. Software educacional para ensino e aprendizagem em matemática no ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.; YAMAMOTO, E. Y.. Utilização do blog na produção colaborativa na educação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.; LUNKES, R. F.. A leitura a partir do viés dos hipertextos e hiperlinks. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. O aparato tecnológico e a educação: um estudo analítico do uso de DVD's educacionais no Centro de Educação Infantil (CMEI) Menino Jesus. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
DECKERT, C. T.; LUNKES, R. F.;ALVES, F. A.. Educação à distância: realidade ou paradoxo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. Linguagem televisiva: uma possibilidade metodológica1. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. Música na escola: uma análise do projeto de música na Escola Estadual Jaracatiá. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
YAMAMOTO, E. Y.; DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.. Análise de desenho animado Peppa Pig. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
YAMAMOTO, E. Y.; DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.. Contribuição das tecnologias de informação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. Educomunicação: a transposição fílmica de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. A função educativa do rádio na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
YAMAMOTO, E. Y.; DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.. A influência da TV na criança de educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
YAMAMOTO, E. Y.; DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.. Stop Motion - uma proposta de recurso midiático aplicado ao processo de ensino e de aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SOUZA, M. F.; LARA, A. T.;ALVES, F. A.. Interação dos jogos midiáticos na educação infantil - jogo da memória. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. O último registro da vida pela morte: costumes e práticas da fotografia Post-Mortem da Era Vitoriana. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. A fotografia como ferramenta para o ensino da Sociologia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Remakes: diferenças culturais e de linguagem no filme Três Homens e um Bebê e seu remake. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Fotografia digital nas Redes Sociais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. ?Adotar é tudo de bom? ? uma análise do poder da imagem para a sensibilização do leitor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. O álbum de família: a memória afetiva na era da fotografia digital. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Foto Muzzi: o que as fotografias de Marília diriam sobre o passado de sua arquitetura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. A institucionalização dos campeões: uma análise fotográfica dos vencedores da Copa do Mundo de Futebol. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Man Ray e a imagem da mulher: os recursos de criação nos retratos femininos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Fotografia: representação elaborada entre a imagem fotográfica e a imagem literária de Macondo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. O ?instante decisivo? de Henri Cartier-Bresson e sua aplicação no fotojornalismo londrinense. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.
FORMENTAO, F.;ALVES, F. A.; SOARES, S.. Discurso estético de fotografias: possibilidades de leituras críticas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FORMENTAO, F.; FERNANDES, M.;ALVES, F. A.. Blog na sala de aula: apontamentos para uma proposta didática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FORMENTAO, F.; SOARES, S.;ALVES, F. A.. Madagascar 2: mito e espetacularização no cinema de animação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FORMENTAO, F.; FERNANDES, M.;ALVES, F. A.. Informática educativa: auxílio no processo de aprendizagem nas séries iniciais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; FERREIRA, H.. Yerûshuâ: produção de um documentário sobre a campeã mundial de atletismo paralímpico Jerusa Geber dos Santos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; MANCUZO, R.. #insights: manual de produção de conteúdo jornalístico para Instagram. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; TOME, G.; FERREIRA, H.. Podcasts: conhecendo e reconhecendo cantores sertanejos de Presidente Prudente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; MANCUZO, R.; BACCO, T. S.. Página de nós: websérie documental no Instagram sobre adoção tardia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; TOME, G.; HOFFMANN, M. L.. Reportagem multimídia: o cenário de violência sexual infantil em Presidente Prudente (SP). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; TOME, G.. Livro-reportagem de perfil: um e-book sobre os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; FERREIRA, H.; HOFFMANN, M. L.. Radiodocumentário: Laerte Silva, o icone nos microfones em Presidente Prudente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.. .Assessoria de imprensa para uma instituição do terceiro setor: um estudo sobre suas necessidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.. O jornalismo contando histórias: o tombamento e o destombamento de um centro religioso prudentino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.. Construção da Itaipu Binacional: uma narrativa pelas imagens do jornal O Estado do Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; INAGUE, T.. .Os Desdobramentos da conquista Olímpica no Atletismo Regional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; INAGUE, T.; GARCIA, A. P. B.. .Da Ideia ao Sucesso: A narração da história do Hospital do Câncer de Presidente Prudente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; TOME, G.; INAGUE, T.. .Revista Retratos: as Histórias do primeiro Shopping Popular Prudentino pelo jornalismo humanizado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; FERRI, T. Z.. .Vídeo institucional para entidade do terceiro setor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; TOME, G.; CARDIA, R.. .A utilização do fotojornalismo na imprensa local. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.
ALVES, F. A.; FERNANDES, A. C. P.; TEIXEIRA, N. C. R. B.. Comunicação e cultura: identidades em mutação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; COSTA, A.; SOARES, S.. A ressignificação da notícia: mito, semiótica da cultura e mídia no caso do Jack Estripador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; LARA, A. T.; FERNANDES, M.. Jornalismo esportivo e humor: uma análise do quadro "Gols do Fantástico". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FERNANDES, A. C. P.; ALMENDRA FILHO, D. S.;ALVES, F. A.. Entre plantações e plantas: uma análise da cobertura do jornal Diário de Guarapuava a partir do agendamento editorial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALMENDRA FILHO, D. S.; FERNANDES, M.;ALVES, F. A.. "Para ler e curtir": o sensacionalismo e o entretenimento no jornal Meia-Hora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BACK, C. A.; RICKLI, A. D.;ALVES, F. A.. Intertextualidade e publicidade: traços da estética de Dalí em anúncios Perrier. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; NASCIMENTO, L.; COSTA, H.. A construção da pauta nos jornais Diário de Guarapuava e El Tribuno de Jujuy. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; CAMARGO, H. W.; BACK, C. A.. Olhar pictorialista: a representação artística do corpo nas fotografias de Sally Mann. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALVES, F. A.; COSTA, A.; DECKERT, C. T.. Facebook: o webjornalismo da Gazeta do Povo na rede social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
PEGORARO, E.;ALVES, F. A.; NASCIMENTO, L.. Uma análise do Jornal Folha do Oeste no Movimento Integralista Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MELECH, A. M. S.;ALVES, F. A.; COSTA, A.. A fotografia nas capas do jornal Diário de Guarapuava: a utilização do fotojornalismo como fonte de informação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Orientou
Em busca de outros olhares: a fotografia aplicada à educação visual, um estudo de caso com adolescentes de Cubatão; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Um estudo fotoetnográfico sobre o grupo folclórico alemão Weisser Schwan; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Fabiana Aline Alves;
A formação profissional em fotografia: análise de matrizes curriculares de cursos de especialização; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Recuperação da memória fotográfica de Formosa do Oeste - 1957 a 1965; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Incentivo à leitura por meio do jornal; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
A contribuição do uso do softwares como powerpoint à prática pedagógica, evidenciando temáticas relevantes aos jovens contemporâneos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
A uso dos HQs para aquisição da leitura; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente através da utilização de recursos midiáticos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
O uso de jogos pedagógicos em sala de aula; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
O uso de histórias infantis como meio para desenvolvimento da linguagem do aluno com surdez; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
A inclusão digital em práticas pedagógicas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
O uso do livro didático pautando a discriminação e preconceito racial; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
O jornal escolar como elemento lúdico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
A sétima arte no ensino de língua inglesa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
A mídia impressa e a opinião impressa: uma investigação sobre a parcialidade em revistas de circulação nacional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
A mídia auxiliando nos registros e estudos do processo de compostagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
O uso do computador como ferramenta pedagógica na aprendizagem matemática na fase de alfabetização; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
A motivação pela mídia impressa no cotidiano dos alunos das escolas públicas de Curitiba-PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
DONAS: REPORTAGEM HIPERMÍDIA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM PRESIDENTE PRUDENTE (SP); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Dos Santos; SONHOS QUE PODEMOS TER: FOTODOCUMENTÁRIO DO PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;
JORNALISMO VISUAL NA INTERNET: PRODUÇÃO DE UMA REPORTAGEM HIPERMIDIÁTICA SOBRE COSTUREIRAS DO OESTE PAULISTA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;
EL CAMINO: NARRATIVA TRANSMÍDIA JORNALÍSTICA SOBRE O CONTEXTO DO FLUXO MIGRATÓRIO E A ADAPTAÇÃO DE VENEZUELANOS EM PRESIDENTE PRUDENTE (SP); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;
LIVRO-REPORTAGEM DE PERFIL: UM E-BOOK SOBRE OS DESAFIOS DAS MULHERES NAS REDAÇÕES JORNALÍSTICAS DO OESTE PAULISTA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;
O jornalismo contando histórias: o tombamento e o destombamento de um centro religioso prudentino; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Lara; Revista retratos: as histórias do primeiro shopping popular prudentino pelo jornalismo humanizado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Jornalismo esportivo e humor: uma análise do quadro "Gols do Fantástico"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Os critérios do webjornalismo aplicados ao portal Rede Sul de Notícias: uma análise do conteúdo produzido na editoria Segurança/Justiça; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Black bloc na Folha: uma análise da cobertura fotográfica online das manifestações paulistas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Olhar pictorialista: a representação artística do corpo nas fotografias de Sally Mann; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Facebook: o webjornalismo da Gazeta do Povo na rede social; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
A construção da pauta nos jornais Diário de Guarapuava e El Tribuno de Jujuy; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;
Produções bibliográficas
-
ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . O fotojornalismo e a sucessão de Costa e Silva: a imagem do general Emílio Garrastazu Medici na revista Veja (1969). Diálogos (Maringá. Impresso) , v. 16, p. 305-337, 2012.
-
ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . A Brasília de Marcel Gautherot: o deslizamento das fotografias sobre construção da nova capital publicadas pela Veja. Líbero (FACASPER) , v. XV, p. 139-152, 2012.
-
ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . Os ?caras-pintadas?: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Conexão (UCS) , v. 10, p. 161-178, 2011.
-
ALVES, F. A. ; SOUZA, Florentina das Neves . Entre a história e a ficção: a minissérie JK como um lugar de memória. Discursos Fotográficos , v. 6, p. 103-126, 2010.
-
ALVES, F. A. . "A taça do mundo é nossa": as relações entre futebol, política e fotojornalismo na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1970. In: Paulo César Boni. (Org.). A fotografia na academia: de formadora de imaginários coletivos a fonte de pesquisas. 01ed.Londrina: Midiograf, 2015, v. , p. 27-56.
-
ALVES, F. A. . O fotojornalismo também faz rir: o humor como ferramenta de crítica ao regime militar brasiileiro. In: QUEIROZ, Adolpho Carlos Françoso; CAMARGO, Hertz Wendel de. (Org.). Comunicação e política. 01ed.Londrina: Syntagma Editores, 2014, v. , p. 153-171.
-
ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . O ensino da fotografia com o auxílio de recursos audiovisuais. In: BONI, Paulo César. (Org.). Fotografia: usos, repercussões e reflexões. 01ed.Londrina: Midiograf, 2014, v. , p. 113-133.
-
ALVES, F. A. . O fotojornalismo na construção do conhecimento histórico: a cobertura de Veja sobre a implantação do AI-5. In: Paulo César Boni. (Org.). Fotografia: múltiplos olhares. 1ed.Londrina: Midiograf, 2011, v. , p. 169-199.
-
ALVES, F. A. ; SANTOS, F. M. ; BONFIM, G. N. ; MOITINHO, G. F. R. . A contribuição do formato de mídia vídeo para produção jornalísticana web. In: Encontro Científico de Ciências Administrativas, 2021, Presidente Prudente - SP. Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD), 2021. v. 4. p. 330-339.
-
ALVES, F. A. ; GOMES, I. C. ; PRADO, N. S. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. ; SILVA, G. T. ; MOTA, M. J. . Como o jornalismo informativo aborda situações do cotidiano. In: Encontro Científico de Ciências Administrativas, 2021, Presidente Prudente - SP. Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD), 2021. v. 4. p. 340-356.
-
ALVES, F. A. ; GERVAZONI, C. V. O. ; BORGES, C. R. ; DINIZ, R. A. . Fotorreportagem e a importância do relato fotográfico na conscientização ambiental. In: Encontro Científico de Ciências Administrativas, 2021, Presidente Prudente - SP. Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD), 2021. v. 4. p. 357-368.
-
ALVES, F. A. ; AOQUI, A. A. ; SILVA, L. C. F. ; BATISTA, T. F. . Produção audiovisual: como o vídeo se destaca em uma longform. In: Encontro Científico de Ciências Administrativas, 2021, Presidente Prudente - SP. Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD), 2021. v. 4. p. 369-375.
-
ALVES, F. A. . O fotojornalismo e os olimpianos modernos: o caso de Costa e Silva na revista Manchete (1966-1969). In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2016, São Paulo-SP. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.
-
ALVES, F. A. . ?Sexta-feira Sangrenta? nas lentes do Jornal do Brasil: as representações dos personagens pelas foto-choques. In: V Congresso Internacional de História, 2016, Jataí-GO. V Congresso Internacional de História, 2016.
-
ALVES, F. A. . ?A taça do mundo é nossa?: as relações entre futebol, política e fotojornalismo na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1970. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2014, Foz do Iguaçu/PR. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2014.
-
ALVES, F. A. . A união do fotojornalismo e do humor como uma ferramenta de crítica ao regime militar brasileiro. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus/AM. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013.
-
ALVES, F. A. . A posse de Ernesto Geisel em imagens: a cobertura fotojornalística em jornais paranaenses (1974). In: IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem e I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina/PR. IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem e I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013.
-
ALVES, F. A. . Os rostos da censura: os ?ventríloquos? no fotojornalismo durante o regime militar. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2012, Fortaleza/CE. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2012.
-
ALVES, F. A. . Fotojornalismo de capa: um panorama da atividade nos jornais paranaenses durante o regime militar. In: 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba/PR. 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012.
-
ALVES, F. A. . O fotojornalismo na construção do conhecimento histórico: a cobertura de Veja sobre o AI-5. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem (Eneimagem), 2011, Londrina. Anais III Eneimagem, 2011.
-
ALVES, F. A. . A sucessão de Costa e Silva e o fotojornalismo: a imagem do general Emílio Garrastazu Medici na revista Veja (1969). In: 8º Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. Anais 8º Encontro Nacional de História da Mídia, 2011.
-
ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . "Os ?Caras-Pintadas?: O Fotojornalismo Como Elemento Construtor Da Memória. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2010, Caxias do Sul. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2010.
-
ALVES, F. A. . O fotojornalismo paranaense e sua relação com a censura durante a ditadura militar (pós-1968). In: V Seminário Intermestrandos de Comunicação, 2010, São Paulo. V Seminário Intermestrandos de Comunicação, 2010.
-
ALVES, F. A. . Fotojornalismo e noticiabilidade: a primeira manifestação pró-impeachment nas páginas de VEJA. In: II Encontro Nacional de Estudos da Imagem (II Eneimagem), 2009, Londrina. II Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2009.
-
ALVES, F. A. ; SEBRIAN, R. N. N. . JORNALISMO HUMANIZADO: o ser humano como ponto de partida e de chegada do fazer jornalístico. In: IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2008, Guarapuava. IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2008.
-
ALVES, F. A. . Palavras em "campo": uma rivalidade que ultrapassa os limites do futebol. In: XVII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Língüísticos e Literáriosdo Paraná, 2005, Guarapuava. XVII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Língüísticos e Literáriosdo Paraná, 2005.
-
ALVES, F. A. ; ARAUJO, J. G. ; ARAUJO, C. B. ; PIRES, L. R. R. . Donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). In: XXVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2025, Campinas. XXVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2025.
-
ALVES, F. A. ; ERACLIDE, A. S. ; VANSELLA, S. ; SANTO, R. G. E. . Fé-ito à mão. In: XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2022, Poços de Caldas. PRÊMIO EXPOCOM - Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação, 2022.
-
ALVES, F. A. ; OLIVEIRA, I. C. F. ; VILLAR, B. M. ; SILVA, M. A. . 'Os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. In: XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2022, Poços de Caldas. Intercom Júnior - Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação, 2022.
-
ALVES, F. A. ; VILLAR, B. M. ; OLIVEIRA, I. C. F. ; SILVA, M. A. . Os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. In: XXV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2022, Poços de Caldas. XXV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2022.
-
ALVES, F. A. . Jornal Mural: uma ação interdisciplinar. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), 2015, Presidente Prudente-SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), 2015.
-
ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . ?A guerra do impeachment?: as fotografias de capa como um dos elementos de construção da memória. In: 1º Encontro PR/SC de História da Mídia, 2010, Guarapuava. 1º Encontro PR/SC de História da Mídia, 2010.
-
ALVES, F. A. . O episódio. In: XIX Seminário de Pequisa e XIV Semana de Iniciação Científica, 2008, Guarapuava. XIX Seminário de Pequisa e XIV Semana de Iniciação Científica, 2008.
-
ALVES, F. A. ; VICENTIN, M. I. ; SANTANA, M. E. . Análise da revista Realidade. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2024), 2024.
-
ALVES, F. A. ; COSSO, M. C. C. . Análise documental: Jornal do Brasil e a transição do impresso para o digital. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024.
-
ALVES, F. A. ; ARAUJO, C. B. ; PIRES, L. R. R. ; ARAUJO, J. G. . Donas: reportagem hipermídia sobre a violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024.
-
ALVES, F. A. ; PEREIRA, L. P. S. . Pioneirismo da revista O Cruzeiro na modernização do jornalismo brasileiro. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024.
-
ALVES, F. A. ; SANTOS, J. V. F. ; PEDROSO, L. C. ; MARQUES, G. C. R. ; CAMPOS, A. F. . Sonhos que podemos ter: fotodocumentário do poder transformador da educação. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024.
-
ERACLIDE, A. S. ; SOUZA, M. E. V. J. ; SANTO, R. G. E. ; VANSELLA, S. ; ALVES, F. A. . Jornalismo visual na internet: produção de uma reportagem hipermidiática sobre costureiras do oeste paulista. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, I. Z. M. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. ; DIAS, M. S. B. . Pod Flambar: um videocast sobre as experiências de chefs de cozinha. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. . Produção de conteúdos estratégicos para as redes sociais da Escola de Comunicação. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. . Produções webjornalísticas sobre ações de ensino, pesquisa e extensão da Escola de Comunicação. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. ; FERNANDES, M. F. T. . Pré-produção, produção e pós-produção de vídeocast voltado para universitários. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.
-
ALVES, F. A. ; SANTOS, J. V. F. ; ARAUJO, J. G. . Fotorreportagem: apaixonados por música. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.
-
ALVES, F. A. ; DINIZ, R. A. ; GERVAZONI, C. V. O. ; SANTOS, F. M. ; SALVATO, N. M. ; BORGES, C. R. . El Camino: narrativa transmídia jornalística sobre o fluxo migratório e a adaptação de venezuelanos em Presidente Prudente (SP). In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2022), 2022, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2022.
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. ; TOME, G. ; MOTA, M. J. . Produção laboratorial de jornal impresso com temáticas específicas. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2022, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2022.
-
ALVES, F. A. . Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo: apontamentos sobre a linguagem fotográfica na imprensa brasileira (1900-1950). In: XXXI Semana de História: Palavra e destino comum, 2014, Assis/SP. XXXI Semana de História: Palavra e destino comum, 2014.
-
ALVES, F. A. . O movimento estudantil curitibano pelo discurso imagético da Gazeta do Povo e O Estado do Paraná (1968). In: XXX Semana de História: Memórias, narrativas e imagens, 2013, Assis/SP. XXX Semana de História: Memórias, narrativas e imagens, 2013.
-
ALVES, F. A. . VEJA e os. In: XXV Semana de História, 2008, Assis. XXV Semana de História - Autoritarismo e democracia, 2008.
-
ALVES, F. A. ; Valéria Cristina Rodrigues do Prado . Fenômeno Chávez: o caso do presidente da Venezuela. In: XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2006, Guarapuava. XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET - Pesquisa e desenvolvimento: novos rumos e desafios, 2006.
-
Valéria Cristina Rodrigues do Prado ; ALVES, F. A. . Manifestações culturais na Ditadura Militar brasileira: a música popular e. In: XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Inicição Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2006, Guarapuava. XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Inicição Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2006.
-
ALVES, F. A. . Charges e editoriais: um outro olhar sobre o mensalão. In: XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005, Guarapuava. XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005.
-
ALVES, F. A. . Palavras em "campo": uma rivalidade que ultrapassa os limites do futebol. In: XVII Seminário do Cellip - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2005, Guarapuava. XVII Seminário do Cellip - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2005.
-
ALVES, F. A. . A construção do preconceito na mídia impressa. In: XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica, 2004, Guarapuava. XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica, 2004.
-
ALVES, F. A. ; ARAUJO, J. G. ; ARAUJO, C. B. ; PIRES, L. R. R. . donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; COSSO, M. C. C. . análise documental: Jornal do Brasil e a transição do impresso para o digital. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; ARAUJO, C. B. ; ARAUJO, J. G. ; PIRES, L. R. R. . donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; PEREIRA, L. P. S. . Pioneirismo da revista O Cruzeiro na modernização do jornalismo brasileiro. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; SANTOS, J. V. F. ; PEDROSO, L. C. ; CAMPOS, A. F. ; MARQUES, G. C. R. . Sonhos que podemos ter: fotodocumentário do poder transformador da educação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; SANTANA, M. E. ; VICENTIN, M. I. . Análise da revista Realidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; SANTOS, J. V. F. ; ARAUJO, J. G. . Fotorreportagem: apaixonados por música. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; ERACLIDE, A. S. ; SOUZA, M. E. V. J. ; VANSELLA, S. ; SANTO, R. G. E. . Jornalismo visual na internet: produção de uma reportagem hipermidiática sobre costureiras do oeste paulista. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, I. Z. M. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. . Pod Flambar: um videocast sobre as experiências de chefs de cozinha. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. . Produção de conteúdos estratégicos para as redes sociais da Escola de Comunicação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. . Produções webjornalísticas sobre ações de ensino, pesquisa e extensão da Escola de Comunicação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. ; FERNANDES, M. F. T. . Pré-produção, produção e pós-produção de vídeocast voltado para universitários. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; OLIVEIRA, I. C. F. ; VILLAR, B. M. ; SILVA, M. A. . Os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; ERACLIDE, A. S. ; VANSELLA, S. ; SANTO, R. G. E. . Fé-ito à mão. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; DINIZ, R. A. ; GERVAZONI, C. V. O. ; SANTOS, F. M. ; SALVATO, N. M. ; BORGES, C. R. . El camino: narrativa transmídia jornalística sobre o fluxo migratório e a adaptação de venezuelanos em Presidente Prudente (SP). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. ; SILVA, G. T. ; MOTA, M. J. . Produção laboratorial de jornal impresso com temáticas específicas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; MOTA, M. J. ; SILVA, G. T. ; MIGOTTO, C. E. . Produção do jornal laboratório do curso de Jornalismo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; MORALES, J. C. F. ; COUTINHO, J. V. P. ; ROCHA, L. B. ; ROSADO, P. I. S. ; VEDOVE, L. C. D. . Clube de Cinema da FAFI: as práticas jornalísticas na divulgação de projeções cinematográficas e ações culturais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; VEDOVE, L. C. D. ; ROSADO, P. I. S. ; ROCHA, L. B. ; COUTINHO, J. V. P. ; MORALES, J. C. F. . Clube de Cinema da FAFI: as práticas jornalísticas na divulgação de projeções cinematográficas e ações culturais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . O fotojornalismo e os olimpianos modernos: o caso de Costa e Silva na revista Manchete (1966-1969). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . ?Sexta-feira Sangrenta? nas lentes do Jornal do Brasil: as representações dos personagens pelas foto-choques. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . Jornal Mural: uma ação interdisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . ?A taça do mundo é nossa?: as relações entre futebol, política e fotojornalismo na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1970. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo: apontamentos sobre a linguagem fotográfica na imprensa brasileira (1900-1950). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . O movimento estudantil curitibano pelo discurso imagético da Gazeta do Povo e O Estado do Paraná (1968). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . A posse de Ernesto Geisel em imagens: a cobertura fotojornalística em jornais paranaenses (1974). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . A união do fotojornalismo e do humor como uma ferramenta de crítica ao regime militar brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . Os rostos da censura: os ?ventríloquos? no fotojornalismo durante o regime militar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . Fotojornalismo de capa: um panorama da atividade nos jornais paranaenses durante o regime militar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; LOPES, M. F. . A fotografia como linguagem expressiva para a formação cidadã. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . A sucessão de Costa e Silva e o fotojornalismo: a imagem do general Emílio Garrastazu Medici na revista Veja (1969). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . O fotojornalismo na construção do conhecimento histórico: a cobertura de Veja sobre o AI-5. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . ?A guerra do impeachment?: as fotografias de capa como um dos elementos de construção da memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . Os ?Caras-Pintadas?: O Fotojornalismo Como Elemento Construtor Da Memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . O fotojornalismo paranaense e sua relação com a censura durante a ditadura militar (pós-1968). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . Fotojornalismo e noticiabilidade: a primeira manifestação pró-impeachment nas páginas de VEJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . O episódio "caras-pintadas" no processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello (1991-1992). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; SEBRIAN, R. N. N. . JORNALISMO HUMANIZADO: o ser humano como ponto de partida e de chegada do fazer jornalístico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . Veja os. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . Veja e os "caras-pintadas": as mobilizações populares pró-impeachment (1992). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. ; Valéria Cristina Rodrigues do Prado . Fenômeno Chávez: o caso do presidente da Venezuela. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . Charges e editoriais: um outro olhar sobre o mensalão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . Palavras em "campo": uma rivalidade que ultrapassa os limites do futebol. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . A construção do preconceito na mídia impressa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, F. A. . O mosaico fotográfico de ¡No passarán!. Londrina/PR: Midiograf, 2010 (Resenha de livro).
-
ALVES, F. A. . "Olhos não se compram". Londrina/PR: Midiograf, 2010 (Entrevista).
-
ALVES, F. A. . Fotograficidade: a perda e a permanência na estética fotográfica. Londrina/PR: Midiograf, 2010 (Resenha de livro).
Outras produções
ALVES, F. A. . Parecerista do Grupo de Pesquisa Fotografia - Intercom/2013. 2013.
ALVES, F. A. . Parecerista Ad hoc da revista Discursos Fotográficos. 2012.
ALVES, F. A. . Avaliador Projetos Experimentais - Jornalismo. 2013. (Avaliador).
ALVES, F. A. . Fotografia: múltiplos olhares (Revisão). 2012. (Editoração/Livro).
ALVES, F. A. . Fotografia: múltiplos olhares (Editora de textos). 2012. (Editoração/Livro).
ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.8, n.12, jan./jun. 2012. 2012. (Editoração/Periódico).
ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Edição de livro (Produção editorial e transdisciplinar). 2012. (Avaliador).
ALVES, F. A. . Avaliador do Concurso Cultural Televisando o Futuro. 2012. (Avaliador).
ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.7, n.10, jan./jun. 2011. 2011. (Editoração/Periódico).
ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.7, n.11, jul./dez. 2011. 2011. (Editoração/Periódico).
ALVES, F. A. ; LOPES, M. F. . A fotografia como linguagem expressiva para a formação cidadã (Oficina). 2011. (Oficina).
ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Capa de livro (Produção editorial e transdiciplinar). 2011. (Avaliador).
ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Edição de livro (Produção editorial e transdisciplinar). 2011. (Avaliador).
ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Encarte de álbum musical, dvd, video (Produção editorial e transdisciplinar). 2011. (Avaliador).
ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Ensaio fotográfico (Produção editorial e transdiisciplinar). 2011. (Avaliador).
ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.6, n.9, jul.-dez. 2010. 2010. (Editoração/Periódico).
ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.6, n.8, jan.-jun. 2010. 2010. (Editoração/Periódico).
ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . Fotojornalismo - atividades de apoio à docência na disciplina 6NIC118, turma 1000 (Estágio docência). 2010. (Estágio docência).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2015
O jornalismo contando histórias: o tombamento e o destombamento de um centro religioso prudentino, Descrição: A presente pesquisa busca refletir como o jornalismo pode atuar como uma ferramenta de recuperação histórica por meio da identificação das técnicas jornalísticas que colaboram para a montagem de uma narrativa histórica. Assim, discutirá as afinidades e divergências entre as áreas estudando o processo de tombamento e destombamento da Catedral de São Sebastião (1983-1993), de Presidente Prudente. Para tanto, além de uma pesquisa bibliográfica, realizará entrevistas semi-abertas e análise documental, em especial de jornais prudentinos da época. Como resultado final, espera-se produzir como peça prática um suplemento piloto sobre o tombamento e destombamento da Catedral de São Sebastião, no período supracitado, a fim de corroborar com as discussões acerca de um novo tombamento patrimonial da igreja em questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.
-
2015 - 2015
Ontem e hoje: a recuperação da imagem da cidade de Presidente Prudente através da fotografia (1990-2016), Descrição: O presente projeto de pesquisa visa refletir acerca da evolução da paisagem urbana de Presidente Prudente através da fotografia. Para tanto, terá como método o estudo de caso com delineamento exploratório e caráter qualitativo. Como técnicas de coleta de dados, utilizará a pesquisa bibliográfica sobre fotografia, fotografia documental e história de Presidente Prudente, e o levantamento documental, com seleção de 30 registros fotográficos de Massuo Aoki da década de 1990. Após a seleção e análise, as fotografias serão novamente produzidas pelos participantes, do mesmo ponto de vista do fotógrafo, para a observação da transformação da paisagem urbana. As imagens farão parte de uma exposição a ser realizada em setembro, em comemoração ao aniversário da cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Integrante / Maria Luisa Hoffmann - Coordenador.
-
2015 - 2015
Revista Retratos: as histórias do primeiro shopping popular prudentino pelo jornalismo humanizado, Descrição: Este projeto busca refletir sobre como o jornalismo humanizado pode agregar informações ao gênero reportagem, dentro da área de jornalismo cultural. Para tanto, pretende relatar o cotidiano de pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Shopping Popular, popularmente conhecido como Camelódromo, de Presidente Prudente/SP. Metodologicamente, além de uma pesquisa bibliográfica, serão realizadas entrevistas semi-abertas e análise documental sobre o espaço. Será a produzida também uma edição da revista RETRATOS para divulgar os resultados da pesquisa e praticar as técnicas jornalísticas deste meio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.
-
2014 - 2015
O fotojornalismo durante o regime militar brasileiro: discursos e práticas (1968-1978), Descrição: Este projeto objetiva compreender a atuação do fotojornalismo durante o regime militar brasileiro, pensando, em especial, a articulação entre os discursos visuais construídos e as práticas de seus agentes. Busca entender as principais relações entre a mídia e política no Brasil, levando em consideração a complexidade do contexto espaço-temporal no qual o estudo se insere. Pretende-se, então, analisar relacionalmente o fotojornalismo produzido por jornais diários e por revistas no período em questão; refletir sobre o papel mediador exercido pelos profissionais envolvidos na rotina produtiva do jornalismo; e ainda remontar momentos da memória do fotojornalismo brasileiro entre os anos de 1968 e 1978. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica e documental, intenta-se arrolar e selecionar imagens fotográficas nos principais periódicos nacionais para a realização de análises iconográficas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.
-
2013 - 2014
Fotojornalismo e regime militar: a linguagem fotográfica como ferramenta capaz de burlar a censura (1968-1978), Descrição: Este projeto pretende compreender a importância do fotojornalismo brasileiro como ferramenta de comunicação capaz de burlar a vigilância da censura durante o período do Ato Institucional n.5 (AI-5). Para tanto, realizará análises iconográficas e entrevistas com editores, editores de fotografias e de repórteres fotográficos da época a fim de recuperar a memória do fotojornalismo brasileiro entre os anos de 1968 e 1978. Refletirá ainda sobre o papel mediador exercido pelos profissionais envolvidos na rotina produtiva do jornalismo e entender as estéticas e linguagens apropriadas pelas fotografias jornalísticas para que tivessem um teor considerado crítico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.
-
2012 - 2013
Gatilho disparador da memória: o uso da fotografia para a recuperação da história do norte do Paraná nas décadas de 1930 a 1960, Descrição: Este projeto se propõe a aplicar e testar uma nova técnica metodológica, a do uso da fotografia como disparadora do gatilho da memória, e a recuperar, estudar, organizar e classificar a história e documentos iconográficos (com ênfase voltada para a fotografia) das décadas de 30, 40, 50 e 60 no norte do Paraná. Para tanto, adotará os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, análise iconográfica com ênfase voltada à fotografia, história oral (entrevistas com pioneiros, estudiosos, pesquisadores, historiadores, autores, jornalistas e autoridades da região) e o uso da fotografia como disparadora do gatilho da memória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Integrante / Paulo César Boni - Coordenador / Maria Luisa Hoffmann - Integrante.
-
2012 - 2012
A atividade fotojornalística na imprensa paranaense durante o regime militar (década de 1970), Descrição: O projeto compreende a prática fotojornalística na imprensa paranaense na década de 1970. Pretende-se refletir sobre o papel mediador dos repórteres fotográficos e dos editores e, consequentemente, a complexidade do ato comunicacional por meio da imprensa. As estéticas e linguagens das fotografias jornalísticas veiculadas nos três jornais estudados ? Diário do Paraná, Gazeta do Povo e O Estado do Paraná ? serão abordadas, analisando o gênero discursivo do fotojornalismo com o contexto espaço-temporal (no caso desta pesquisa, a década de 1970, momento em que vigorava o regime militar brasileiro).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.
-
2004 - 2005
A construção da diferença pelo discurso: procedimentos enunciativos de exclusão na crônica jornalística, Descrição: Por meio dos pressupostos da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, este projeto busca refletir acerca dos enunciados jornalísticos e das formas de escamoteamento da exclusão e do preconceito promovidos pela imprensa. Discute-se a não transparência do discurso, não existindo termos "neutros" e sim efeitos de sentido marcados pela formação discursiva de cada interlocutor, que está ligada a sua formação ideológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Integrante / Célia Bassuma Fernandes - Coordenador.
Prêmios
2016
Aprovação em Concurso Público para professor do Magistério Superior, no departamento de Comunicação Social, nas disciplinas de Fotojornalismo e Fotografia Publicitária, Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Oeste Paulista, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Faculdade de Comunicação Social - Facopp. , Rodovia Raposo Tavares - do km 570,000 ao km 573,000, Parque Cedral, 19067175 - Presidente Prudente, SP - Brasil, Telefone: (18) 32292074, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2017
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado
Atividades
-
08/2013 - 08/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras de Assis.Linhas de pesquisa
2015 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
02/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do NDE - História (EAD).
-
02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do NDE - Design.
-
02/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do Colegiado - Publicidade e Propaganda.
-
08/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do Colegiado - Jornalismo.
-
02/2016
Estágios , Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Faculdade de Comunicação Social - Facopp.Estágio realizado, Supervisora de estágio no Portal Facopp.
-
02/2015
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotojornalismo, Trabalho de Conclusão de Curso, História do Jornalismo, Web Empresarial, Webjornalismo, Laboratório de web, Webwriting
-
02/2015
Ensino, Fotografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia Institucional, Fotojornalismo, História e Fundamentos da Fotografia, Projeto Autoral, Edição em fotografia
-
02/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia, Fotografia Publicitária, Teorias da Comunicação, Fotografia na web
-
02/2015
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia, Projeto de Graduação em Design (Portfólio), Projeto Integrador
-
02/2015
Ensino, Design Gráfico, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia
-
02/2015
Ensino, Gastronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da gastronomia, Tópicos Especiais em Gastronomia (fotografia)
-
02/2015
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da América Independente, História do Brasil Colonial, História da América Pré-Colombiana, História do Brasil Império, História do Brasil Primeira República e Era Vargas, História do Brasil Ditatorial e Democrático
-
02/2015
Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia e editorial de moda
-
02/2015
Ensino, Marketing, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Editor de imagens e redes sociais
-
02/2015
Ensino, Artes Visuais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia, Fotografia e Produção Digital
-
02/2017 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Fotografia.
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Gastronomia Brasileira: cultura e sociedade, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Aspectos históricos, sociais e culturais da gastronomia brasileira
2012 - 2015
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2015
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2014
Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotojornalismo, Fotografia Publicitária, Jornal Laboratório
-
02/2014
Estágios , Departamento de Comunicação Social.Estágio realizado, Supervisora de estágio - Gazeta Bonsucesso (Jornalismo).
-
02/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Comunicação Social.Linhas de pesquisa
-
08/2014 - 08/2014
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social.Atividade de extensão realizada, Mutirão Diocesano de Comunicação.
-
08/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social.Atividade de extensão realizada, O jornal escolar como ferramenta na construção da cidadania.
-
06/2013 - 12/2013
Estágios , Departamento de Comunicação Social.Estágio realizado, Supervisora de estágio - Ágora Conteúdo (Jornalismo).
-
02/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Webjornal Laboratório, Telejornalismo, Deontologia e ética no Jornalismo, Comunicação Organizacional, Comunicação Contemporânea, Jornal Laboratório
-
02/2012 - 12/2012
Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação e Educação, Seminário de Pesquisa, Telejornal Laboratório, Telejornalismo, Teorias da Comunicação, Tópicos Especiais, Webjornal Laboratório
-
02/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social.Atividade de extensão realizada, Educando para as mídias: oficinas de leitura crítica e cidadania.
-
02/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão ? CIEPE.Cargo ou função, Membro.
2014 - 2017
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da especialização em Fotografia, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora da disciplina "Métodos e técnicas aplicadas ao ensino de fotografia" (2 ART 185), da especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico.
2010 - 2012
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação (Strictu sensu)
Outras informações:
Editora adjunta da revista Discursos Fotográficos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UEL.
Atividades
-
06/2014
Ensino, Fotografia: práxis e discurso fotográfico, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Métodos e técnicas aplicadas ao ensino de fotografia
-
02/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Comunicação.Linhas de pesquisa
2009 - 2010
Scriba Projetos EditoriaisVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de editorial, Carga horária: 44
Outras informações:
Realização de pesquisa iconográfica, sobretudo na area de fotografia. Integrante da equipe de coordenação do processo de produção e edição de livros didáticos.
2009 - 2009
Associação Comercial e Industrial de LondrinaVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Jornalista
Outras informações:
Realização de reportagens para o jornal da ACIL e participação no Observatório da Câmara Municipal de Vereadores desenvolvido pela entidade.
2008 - 2009
Tribuna Regional do Centro-oesteVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Jornalista
Outras informações:
Definição de pautas, redação, produção de fotografias e
edição de textos e de imagens para o jornal semanal, e colaboração com o site.
2011 - 2011
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PRVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de fotografia, Carga horária: 3
2023 - Atual
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio e técnico, Carga horária: 16
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabiana Aline Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?