Fabiana Aline Alves

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis/SP (Unesp/Assis). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2012). Especialista em Fotografia: práxis e discurso fotográfico (2009) pela mesma instituição de ensino. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (2007) e em História (2008) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Docente da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado dos cursos bacharelados de Jornalismo e Design da Unoeste. Membro do NDE do cursos EAD de licenciatura em História e dos cursos superiores técnicos de Design Gráfico e Design de Moda. Integrante do Colegiados das graduações presenciais em Publicidade e Propaganda, Marketing, Design Gráfico, bem como de Artes (EAD).

Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Historia

2013 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: FOTOJORNALISMO À FORÇA: planos e ângulos dos agentes políticos no regime militar brasileiro (1966-1975)
Áureo Busetto.

Mestrado em Comunicação

2010 - 2012

Universidade Estadual de Londrina
Título: Fotojornalismo e regime militar: a cobertura fotojornalística de temas polêmicos em dois jornais do Paraná (1968)
, Ano de Obtenção: 2012.Paulo César Boni.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fotojornalismo; Gazeta do Povo; O Estado do Paraná; regime militar.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fotografia / Especialidade: Fotojornalismo.

Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico

2009 - 2010

Universidade Estadual de Londrina
Título: Os ?caras-pintadas?: o fotojornalismo como elemento construtor da memória
Orientador: Paulo César Boni

Graduação em História

2005 - 2008

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Veja os "caras-pintadas": o episódio da mobilização estudantil pró-impeachment (1992)
Orientador: Ariel José Pires

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2004 - 2007

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Jornalismo humanizado: o ser humano como ponto de partida e de chegada do fazer jornalístico
Orientador: Raphael N. N. Sebrian

Formação complementar

2018 - 2018

Tutoria em EAD. (Carga horária: 180h). , Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.

2013 - 2013

Comunicação e Crise da Cultura. (Carga horária: 105h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fotografia/Especialidade: Fotojornalismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Organização de eventos

ALVES, F. A. . Meu pequeno grande interior: exposição fotográfica sobre o cotidiano do Oeste Paulista. 2023. (Exposição).

ALVES, F. A. . XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 2014. (Congresso).

ALVES, F. A. . XIII Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social do Sul. 2005. (Outro).

ALVES, F. A. . Meu pequeno grande interior: exposição fotográfica sobre o cotidiano do Oeste Paulista. 2023. (Exposição).

Participação em eventos

Adaptação acadêmica: estratégias docentes para apoiar estudantes no início da graduação. 2025. (Outra).

Adaptação acadêmica: estratégias docentes para apoiar estudantes no início da graduação. 2025. (Outra).

Encontro Pedagógico dos docentes da Unoeste. 2025. (Outra).

Encontro Pedagógico dos docentes da Unoeste. 2025. (Outra).

XXVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). 2025. (Congresso).

5ª Semana de Formação Docente. 2024. (Outra).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2024).donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). 2024. (Encontro).

Semana de Formação Docente - Núcleo Socialis. 2024. (Outra).

4ª Semana de Formação Docente - Núcleo Socialis. 2023. (Outra).

4ª Semana de Formação Docente - Programação do Núcleo de Inovação Pedagógica em Educação e Tecnologia (NIPET-EAD). 2023. (Outra).

ENEPE 2023 - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.jornalismo visual na internet: produção de uma reportagem hipermidiática sobre costureiras do oeste paulista. 2023. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2022).El camino: narrativa transmídia jornalística sobre o fluxo migratório e a adaptação de venezuelanos em Presidente Prudente. 2022. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2022).El camino: narrativa transmídia jornalística sobre o fluxo migratório e a adaptação de venezuelanos em Presidente Prudente. 2022. (Encontro).

XXV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. 2022. (Congresso).

8º Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD).Produção audiovisual: como o vídeo se destaca em uma longform. 2021. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Produção do jornal-laboratório do curso de Jornalismo. 2021. (Encontro).

XXIII Enped - Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste. 2021. (Outra).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Clube de Cinema da FAFI: as práticas jornalísticas na divulgação de projeções cinematográficas e ações culturais. 2020. (Encontro).

XII ENPED - Encontro Pedagógicos dos Docentes da Unoeste. 2020. (Outra).

XII ENPED - Encontro Pedagógicos dos Docentes da Unoeste. 2020. (Outra).

V Congresso Internacional de História. ?Sexta-feira Sangrenta? nas lentes do Jornal do Brasil: as representações dos personagens pelas foto-choques. 2016. (Congresso).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. O fotojornalismo e os olimpianos modernos: o caso de Costa e Silva na revista Manchete (1966-1969). 2016. (Congresso).

Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe).Jornal Mural: uma ação interdisciplinar. 2015. (Encontro).

XXXI Semana de História: Palavra e destino comum.Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo: apontamentos sobre a linguagem fotográfica na imprensa brasileira (1900-1950). 2014. (Simpósio).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. ?A taça do mundo é nossa?: as relações entre futebol, política e fotojornalismo na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1970. 2014. (Congresso).

IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem e I Encontro Internacional de Estudos da Imagem.A posse de Ernesto Geisel em imagens: a cobertura fotojornalística em jornais paranaenses (1974). 2013. (Encontro).

XXX Semana de História: Memórias, narrativas e imagens.O movimento estudantil curitibano pelo discurso imagético da Gazeta do Povo e O Estado do Paraná (1968). 2013. (Outra).

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A união do fotojornalismo e do humor como uma ferramenta de crítica ao regime militar brasileiro. 2013. (Congresso).

10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Fotojornalismo de capa: um panorama da atividade nos jornais paranaenses durante o regime militar. 2012. (Encontro).

Fotografar para descobrir, fotografar para contar: a fotografia como instrumento de pesquisa. 2012. (Oficina).

III Seminário Regional de Jornalismo. 2012. (Seminário).

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). Os rostos da censura: os ?ventríloquos? no fotojornalismo durante o regime militar. 2012. (Congresso).

8º Encontro Nacional de História da Mídia.A sucessão de Costa e Silva e o fotojornalismo: a imagem do general Emílio Garrastazu Medici na revista Veja (1969). 2011. (Encontro).

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem.O fotojornalismo na construção do conhecimento histórico: a cobertura de Veja sobre o AI-5. 2011. (Encontro).

VII Encontro de Comunicação Comunitária e Cidadania.A fotografia como linguagem expressiva para a formação cidadã. 2011. (Encontro).

XXXIV Congresso Brasileiro de Comunicação - Intercom. 2011. (Congresso).

1º Encontro PR/SC de História da Mídia.?A guerra do impeachment?: as fotografias de capa como um dos elementos de construção da memória. 2010. (Encontro).

V Seminário Intermestrandos de Comunicação.O fotojornalismo paranaense e a relação com a censura (pós-1968). 2010. (Seminário).

XXXIII Congresso Brasileiro de Comunicação - Intercom. Os "caras-pintadas": o fotojornalismo como elemento construtor da memória. 2010. (Congresso).

II Encontro Nacional de Estudos da Imagem.Fotojornalismo e noticiabilidade: a primeira manifestação pró-impeachment nas páginas de Veja. 2009. (Encontro).

XVI Semana de Estudos de História: Leituras do passado.Veja os "caras-pintadas": o episódio das mobilizações populares na derrocada do presidente Fernando Collor de Mello (1992). 2008. (Outra).

XXV Semana de História: Autoritarismo e Democracia.Veja e os "caras-pintadas": as mobilizações populares pró-impeachment (1992). 2008. (Outra).

I Colóquio do Grupo de Pesquisa, Política, Poder e Instituições: Dimensões da Política na Historiografia.Mesa-redonda: História, Política, Instituições. 2007. (Outra).

II Colóquio do Grupo de Pesquisa Cultura, Etnias e Identificações - Territorialidades, Identidade (s): (I) migrações. 2007. (Outra).

Questões filosóficas a respeito do presente: o que estamos nos tornando?. 2007. (Outra).

XV Semana de História - o ofício do historiador. 2007. (Outra).

Festival da Cultura Midiática. 2006. (Outra).

Festival da Cultura Midiática - Fotografia de moda. 2006. (Oficina).

Festival da Cultura Midiática - Planejamento gráfico. 2006. (Oficina).

XIV Semana de História - História, Linguagens, Temas: Escritas e Ensino de História. 2006. (Outra).

XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET.XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET. 2006. (Seminário).

2º Simpósio Maringaense de Jornalismo e 4ª Semana de Jornalismo do Cesumar: Os novos rumos do Jornalismo Brasileiro. 2005. (Simpósio).

2º Simpósio Maringaense de Jornalismo e 4ª Semana de Jornalismo do Cesumar: Os novos rumos do Jornalismo Brasileiro - Fotografia. 2005. (Oficina).

2º Simpósio Maringaense de Jornalismo e 4ª Semana de Jornalismo do Cesumar: Os novos rumos do Jornalismo Brasileiro - Gestão em Comunicação. 2005. (Oficina).

Mostra de filmes do DECS - Reflexões em frames. 2005. (Outra).

XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET.XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET. 2005. (Simpósio).

XXIII Simpósio Nacional de História - ANPUH - Mídia e guerra. 2005. (Oficina).

XXIII Simpósio Nacional de História - História: guerra e paz. 2005. (Simpósio).

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2005. (Congresso).

1ª Psiu Trainning!. 2004. (Congresso).

Ciclo de debates CCH em Diálogo. 2004. (Outra).

I Jornada de Comunicação Social: as novas tecnologias e a transição midiática. 2004. (Outra).

I Seminário de Comunicação Social: as novas tendências da comunicação. 2004. (Seminário).

I Seminário de Comunicação Social: as novas tendências da comunicação - Assessoria Política. 2004. (Oficina).

XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica.XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica. 2004. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Amanda Gonçalves de Santa

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Memória e identidade: a experiência da coluna Você conhece este lugar?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Anderson José da Costa Coelho

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Edificações de realidades no imaginário da cidade: a ficcionalização de Belém nos postais do livro Belém de Saudade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Leonardo Barbosa Rosindo

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Fotografia de moda como ferramenta de comunicação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Maikon Nikken Matuyama

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. De Capa a Spielberg: uma estética para a representação da guerra. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Michele de Melo

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. O uso da fotografia na preservação da história dos clubes de caça e tiro de Blumenau. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Olga Conceição Leiria da Silva

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A fotografia e seu valor documental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Olga Conceição Leiria da Silva

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A fotografia e seu valor documental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Débora Casali Cordeiro

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Ditadura militar: a fotografia documento da passeata dos 100 mil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Guilherme Chaves Martins França Guimarães

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A fotoetnografia: as imagens como instrumento de pesquisa na Antropologia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Louyse Gerardo de Medeiros

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Um estudo fotoetnográfico sobre o grupo folclórico alemão Weisser Schwan. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Mariana Fernandes Hertel

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A fotografia de natureza - instrumento de conscientização ambiental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Michel de Oliveira Silva

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Foto-ostentação: um novo paradigma fotográfico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Sander Newton Siqueira Mendes

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. Em busca de outros olhares: a fotografia aplicada à educação visual, um estudo de caso com adolescentes de Cubatão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Thaís Ribeiro Honorato

ALVES, F. A.BONI, P. C.; HOFFMANN, M. L.. A formação profissional em fotografia: análise de matrizes curriculares de cursos de especialização. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Carlos Roberto Paim Martins

ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. Recuperação da memória fotográfica de Formosa do Oeste - 1957 a 1965. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Beatriz Guimarães Andrianchyk

ALVES, F. A.. Incentivo à leitura por meio do jornal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Olbers Alves Rodrigues

ALVES, F. A.. A contribuição do uso do softwares como powerpoint à prática pedagógica, evidenciando temáticas relevantes aos jovens contemporâneos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Eloiza Aparecida Andrianchyk

ALVES, F. A.. O uso da HQ para aquisição de leitura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Marcela Giane da Silva Adorna

ALVES, F. A.. Conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente através da utilização de recursos midiáticos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Mariza Silvestre Novaki

ALVES, F. A.. O uso de jogos pedagógicos em sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: BEATRIZ AMORIM FAVARO

ALVES, F. A.. O uso de histórias infantis como meio para desenvolvimento da linguagem do aluno com surdez. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Conceição Daniele Wienckowski Smapaio

ALVES, F. A.. A inclusão digital em práticas pedagógicas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Orelis de Oliveira

ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. O uso do livro didático pautando a discriminação e preconceito racial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Djanira Bastos Moutinho

ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. O jornal escolar como elemento lúdico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fabiana Marca Angel Ramirez

ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. A sétima arte no ensino de língua inglesa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Neuza Angelossi

ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. A mídia impressa e a opinião impressa: uma investigação sobre a parcialidade em revistas de circulação nacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Lindamir Twardowski

ALVES, F. A.. A mídia auxiliando nos registros e estudos do processo de compostagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Maria Raquel Rocha Pszedimirski

ALVES, F. A.. O uso do computador como ferramenta pedagógica na aprendizagem matemática na fase de alfabetização. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Ceres Maria Ferralhi

ALVES, F. A.. A motivação pela mídia impressa no cotidiano dos alunos das escolas públicas de Curitiba-PR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Sandra Andreia Siqueira Mazza

ALVES, F. A.. A formação do professor para o uso das mídias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Patrícia de Fátima Wilke Guimarães

ALVES, F. A.. O uso das mídias nas escolas do campo e o ensino de Geografia: as novas tecnologias na construção do conhecimento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Maria Amélia Lesniowski Restupa

ALVES, F. A.. Mídias na educação: análise de sua utilização em um colégio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fabio Canonico Gonzalez

ALVES, F. A.. O uso das tecnologias digitais na gestão das escolas públicas estaduais do NRE de Umuarama-PR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: APARECIDA DE FATIMA PEREIRA DA SILVA

ALVES, F. A.. Reflexão sobre o uso das novas tecnologias no ambiente escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fernando Nisti Borges

ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. A utilização dos softwares livres nas escolas públicas do Paraná. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Magda Silene Cervejeira Morando

ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. Professores frente aos novos recursos tecnológicos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Gerson Antonio Pavan

ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. A utilização das TIC´s pelos professores: o caso do Colégio Estadual do Campo Reassentamento São Marcos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Marcio Mota dos Santos

SOUZA, M. F.;ALVES, F. A.; LARA, A. T.. A utilização das mídias pelo professor na aula e sua proposta para ensino-aprendizagem do alunoi. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Walter José dos Santos

SOUZA, M. F.;ALVES, F. A.; LARA, A. T.. Laboratório de informática como ferramenta pedagógica no ensino médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Mara Massaro Miyamoto Matushita

SOUZA, M. F.;ALVES, F. A.; DECKERT, C. T.. Software educacional para ensino e aprendizagem em matemática no ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Junior Antonio Stefaniak

DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.; YAMAMOTO, E. Y.. Utilização do blog na produção colaborativa na educação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Maria Rosana Guimaraes Zwieczykowski

DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.; LUNKES, R. F.. A leitura a partir do viés dos hipertextos e hiperlinks. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Andreia Ribeiro Guimarães Rangel

LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. O aparato tecnológico e a educação: um estudo analítico do uso de DVD's educacionais no Centro de Educação Infantil (CMEI) Menino Jesus. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Claudinei Clemente

DECKERT, C. T.; LUNKES, R. F.;ALVES, F. A.. Educação à distância: realidade ou paradoxo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Josiane Florentino de Oliveira

LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. Linguagem televisiva: uma possibilidade metodológica1. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Acelina Borges de Queiroz

LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. Música na escola: uma análise do projeto de música na Escola Estadual Jaracatiá. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Elaine Batista Witkowski

YAMAMOTO, E. Y.; DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.. Análise de desenho animado Peppa Pig. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Ivanira Izabel Mendes das Neves de Moraes

YAMAMOTO, E. Y.; DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.. Contribuição das tecnologias de informação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Graciele Neri Sobral da Silva

LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. Educomunicação: a transposição fílmica de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Edina Terezinha Monteiro

LARA, A. T.;ALVES, F. A.; SOUZA, M. F.. A função educativa do rádio na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Marysabelle Vesterberg

YAMAMOTO, E. Y.; DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.. A influência da TV na criança de educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fernanda Serrer

YAMAMOTO, E. Y.; DECKERT, C. T.;ALVES, F. A.. Stop Motion - uma proposta de recurso midiático aplicado ao processo de ensino e de aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Jussara Alves Padilha

SOUZA, M. F.; LARA, A. T.;ALVES, F. A.. Interação dos jogos midiáticos na educação infantil - jogo da memória. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Bruno Ferraro Weiss

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. O último registro da vida pela morte: costumes e práticas da fotografia Post-Mortem da Era Vitoriana. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Denise Akemi Nishi

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. A fotografia como ferramenta para o ensino da Sociologia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Felipe Augusto Ayer de Negri

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Remakes: diferenças culturais e de linguagem no filme Três Homens e um Bebê e seu remake. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fernando Henrique Munhoz Evangelista

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Fotografia digital nas Redes Sociais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Laura Chagas Guerra

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. ?Adotar é tudo de bom? ? uma análise do poder da imagem para a sensibilização do leitor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Licia Erica Mizokoshi

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. O álbum de família: a memória afetiva na era da fotografia digital. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Lilian Cristina Muzzi Sant?Anna

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Foto Muzzi: o que as fotografias de Marília diriam sobre o passado de sua arquitetura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Lucas Côrtes Borges Pinto

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. A institucionalização dos campeões: uma análise fotográfica dos vencedores da Copa do Mundo de Futebol. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Lívia de Sá Pinheiro

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Man Ray e a imagem da mulher: os recursos de criação nos retratos femininos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Maria Camila Osorio Ortiz

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. Fotografia: representação elaborada entre a imagem fotográfica e a imagem literária de Macondo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vivian Francielle Honorato

ALVES, F. A.; HOFFMANN, M. L.;BONI, P. C.. O ?instante decisivo? de Henri Cartier-Bresson e sua aplicação no fotojornalismo londrinense. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Elisete do Belém Karam

FORMENTAO, F.;ALVES, F. A.; SOARES, S.. Discurso estético de fotografias: possibilidades de leituras críticas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Sandro Klein

FORMENTAO, F.; FERNANDES, M.;ALVES, F. A.. Blog na sala de aula: apontamentos para uma proposta didática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Franciane Fernandes Muchinski

FORMENTAO, F.; SOARES, S.;ALVES, F. A.. Madagascar 2: mito e espetacularização no cinema de animação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Mariana Estevam Camilo dos Santos

FORMENTAO, F.; FERNANDES, M.;ALVES, F. A.. Informática educativa: auxílio no processo de aprendizagem nas séries iniciais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Allysson Altino Fortaleza de Souza

ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; FERREIRA, H.. Yerûshuâ: produção de um documentário sobre a campeã mundial de atletismo paralímpico Jerusa Geber dos Santos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Isabela Carvalhaes Gomes

ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; MANCUZO, R.. #insights: manual de produção de conteúdo jornalístico para Instagram. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Beatriz Silva Aiello

ALVES, F. A.; TOME, G.; FERREIRA, H.. Podcasts: conhecendo e reconhecendo cantores sertanejos de Presidente Prudente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Ana Flávia Correa Martins

ALVES, F. A.; MANCUZO, R.; BACCO, T. S.. Página de nós: websérie documental no Instagram sobre adoção tardia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Bruna Evelyn Pereira

ALVES, F. A.; TOME, G.; HOFFMANN, M. L.. Reportagem multimídia: o cenário de violência sexual infantil em Presidente Prudente (SP). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Barbara Munhoz Villar

ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; TOME, G.. Livro-reportagem de perfil: um e-book sobre os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Daniel Santana

ALVES, F. A.; FERREIRA, H.; HOFFMANN, M. L.. Radiodocumentário: Laerte Silva, o icone nos microfones em Presidente Prudente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Bruno Lozzi da Costa et al

ALVES, F. A.. .Assessoria de imprensa para uma instituição do terceiro setor: um estudo sobre suas necessidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Fábio Santos; Tacyelle Miranda; Thaís Agante; Talita Cruz

ALVES, F. A.. O jornalismo contando histórias: o tombamento e o destombamento de um centro religioso prudentino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Nádia Moccelin

ALVES, F. A.. Construção da Itaipu Binacional: uma narrativa pelas imagens do jornal O Estado do Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Claudionor Paschoalotto Junior et al

ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; INAGUE, T.. .Os Desdobramentos da conquista Olímpica no Atletismo Regional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Estevão Pinheiro Salomão et al

ALVES, F. A.; INAGUE, T.; GARCIA, A. P. B.. .Da Ideia ao Sucesso: A narração da história do Hospital do Câncer de Presidente Prudente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Carlos Alexandre Volpi Júnior et al

ALVES, F. A.; TOME, G.; INAGUE, T.. .Revista Retratos: as Histórias do primeiro Shopping Popular Prudentino pelo jornalismo humanizado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Caroline Ghirotto Silva et al

ALVES, F. A.; BACCO, T. S.; FERRI, T. Z.. .Vídeo institucional para entidade do terceiro setor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Cristiane de Oliveira Torres et al

ALVES, F. A.; TOME, G.; CARDIA, R.. .A utilização do fotojornalismo na imprensa local. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista.

Aluno: Karoline Messias Fogaça

ALVES, F. A.; FERNANDES, A. C. P.; TEIXEIRA, N. C. R. B.. Comunicação e cultura: identidades em mutação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Caroline Borges Coleto Correia

ALVES, F. A.; COSTA, A.; SOARES, S.. A ressignificação da notícia: mito, semiótica da cultura e mídia no caso do Jack Estripador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Kamila Dussanoski

ALVES, F. A.; LARA, A. T.; FERNANDES, M.. Jornalismo esportivo e humor: uma análise do quadro "Gols do Fantástico". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Janaina Silva Carvalho

FERNANDES, A. C. P.; ALMENDRA FILHO, D. S.;ALVES, F. A.. Entre plantações e plantas: uma análise da cobertura do jornal Diário de Guarapuava a partir do agendamento editorial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Bruno Martins

ALMENDRA FILHO, D. S.; FERNANDES, M.;ALVES, F. A.. "Para ler e curtir": o sensacionalismo e o entretenimento no jornal Meia-Hora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Sara Caroline Feliczaki

BACK, C. A.; RICKLI, A. D.;ALVES, F. A.. Intertextualidade e publicidade: traços da estética de Dalí em anúncios Perrier. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Cléber Moletta

ALVES, F. A.; NASCIMENTO, L.; COSTA, H.. A construção da pauta nos jornais Diário de Guarapuava e El Tribuno de Jujuy. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Denise Moletta

ALVES, F. A.; CAMARGO, H. W.; BACK, C. A.. Olhar pictorialista: a representação artística do corpo nas fotografias de Sally Mann. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Lays Angélika Pedersseti

ALVES, F. A.; COSTA, A.; DECKERT, C. T.. Facebook: o webjornalismo da Gazeta do Povo na rede social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Poliana Kovalyk Bonfim

PEGORARO, E.;ALVES, F. A.; NASCIMENTO, L.. Uma análise do Jornal Folha do Oeste no Movimento Integralista Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Ellen Caroline de Oliveira Rebello

MELECH, A. M. S.;ALVES, F. A.; COSTA, A.. A fotografia nas capas do jornal Diário de Guarapuava: a utilização do fotojornalismo como fonte de informação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Orientou

Sander Newton Siqueira Mendes

Em busca de outros olhares: a fotografia aplicada à educação visual, um estudo de caso com adolescentes de Cubatão; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Louyse Gerardo de Medeiros

Um estudo fotoetnográfico sobre o grupo folclórico alemão Weisser Schwan; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Thaís Ribeiro Honorato

A formação profissional em fotografia: análise de matrizes curriculares de cursos de especialização; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Carlos Roberto Paim Martins

Recuperação da memória fotográfica de Formosa do Oeste - 1957 a 1965; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Beatriz Guimarães Andrianchyk

Incentivo à leitura por meio do jornal; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Olbers Alves Rodrigues

A contribuição do uso do softwares como powerpoint à prática pedagógica, evidenciando temáticas relevantes aos jovens contemporâneos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Eloiza Aparecida Andrianchyk

A uso dos HQs para aquisição da leitura; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Marcela Giane da Silva Adorna

Conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente através da utilização de recursos midiáticos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Mariza Silvestre Novaki

O uso de jogos pedagógicos em sala de aula; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

BEATRIZ AMORIM FAVARO

O uso de histórias infantis como meio para desenvolvimento da linguagem do aluno com surdez; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Conceição Daniele Wienckowski Smapaio

A inclusão digital em práticas pedagógicas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Orelis de Oliveira

O uso do livro didático pautando a discriminação e preconceito racial; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Djanira Bastos Moutinho

O jornal escolar como elemento lúdico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Fabiana Marca Angel Ramirez

A sétima arte no ensino de língua inglesa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Neuza Angelossi

A mídia impressa e a opinião impressa: uma investigação sobre a parcialidade em revistas de circulação nacional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Lindamir Twardowski

A mídia auxiliando nos registros e estudos do processo de compostagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Maria Raquel Rocha Pszedimirski

O uso do computador como ferramenta pedagógica na aprendizagem matemática na fase de alfabetização; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Ceres Maria Ferralhi

A motivação pela mídia impressa no cotidiano dos alunos das escolas públicas de Curitiba-PR; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Caroline Barbosa de Araujo

DONAS: REPORTAGEM HIPERMÍDIA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM PRESIDENTE PRUDENTE (SP); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;

João Victor F

Dos Santos; SONHOS QUE PODEMOS TER: FOTODOCUMENTÁRIO DO PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Abner de Souza Eraclide

JORNALISMO VISUAL NA INTERNET: PRODUÇÃO DE UMA REPORTAGEM HIPERMIDIÁTICA SOBRE COSTUREIRAS DO OESTE PAULISTA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Caio Vitor de Oliveira Gervazoni

EL CAMINO: NARRATIVA TRANSMÍDIA JORNALÍSTICA SOBRE O CONTEXTO DO FLUXO MIGRATÓRIO E A ADAPTAÇÃO DE VENEZUELANOS EM PRESIDENTE PRUDENTE (SP); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Barbara Munhoz Villar

LIVRO-REPORTAGEM DE PERFIL: UM E-BOOK SOBRE OS DESAFIOS DAS MULHERES NAS REDAÇÕES JORNALÍSTICAS DO OESTE PAULISTA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Fábio Santos; Tacyelle Miranda; Thaís Agante; Talita Cruz

O jornalismo contando histórias: o tombamento e o destombamento de um centro religioso prudentino; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Carlos Volpi; Diviane Alves; Leidinéia Satiro; Maria C

Lara; Revista retratos: as histórias do primeiro shopping popular prudentino pelo jornalismo humanizado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Kamila Dussanoski

Jornalismo esportivo e humor: uma análise do quadro "Gols do Fantástico"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Jéssica Lange de Deus

Os critérios do webjornalismo aplicados ao portal Rede Sul de Notícias: uma análise do conteúdo produzido na editoria Segurança/Justiça; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Alexandre Pessoa

Black bloc na Folha: uma análise da cobertura fotográfica online das manifestações paulistas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Denise Moletta

Olhar pictorialista: a representação artística do corpo nas fotografias de Sally Mann; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Lays Angélika Pedersseti

Facebook: o webjornalismo da Gazeta do Povo na rede social; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Cléber Moletta

A construção da pauta nos jornais Diário de Guarapuava e El Tribuno de Jujuy; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Fabiana Aline Alves;

Produções bibliográficas

  • ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . O fotojornalismo e a sucessão de Costa e Silva: a imagem do general Emílio Garrastazu Medici na revista Veja (1969). Diálogos (Maringá. Impresso) , v. 16, p. 305-337, 2012.

  • ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . A Brasília de Marcel Gautherot: o deslizamento das fotografias sobre construção da nova capital publicadas pela Veja. Líbero (FACASPER) , v. XV, p. 139-152, 2012.

  • ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . Os ?caras-pintadas?: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Conexão (UCS) , v. 10, p. 161-178, 2011.

  • ALVES, F. A. ; SOUZA, Florentina das Neves . Entre a história e a ficção: a minissérie JK como um lugar de memória. Discursos Fotográficos , v. 6, p. 103-126, 2010.

  • ALVES, F. A. . "A taça do mundo é nossa": as relações entre futebol, política e fotojornalismo na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1970. In: Paulo César Boni. (Org.). A fotografia na academia: de formadora de imaginários coletivos a fonte de pesquisas. 01ed.Londrina: Midiograf, 2015, v. , p. 27-56.

  • ALVES, F. A. . O fotojornalismo também faz rir: o humor como ferramenta de crítica ao regime militar brasiileiro. In: QUEIROZ, Adolpho Carlos Françoso; CAMARGO, Hertz Wendel de. (Org.). Comunicação e política. 01ed.Londrina: Syntagma Editores, 2014, v. , p. 153-171.

  • ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . O ensino da fotografia com o auxílio de recursos audiovisuais. In: BONI, Paulo César. (Org.). Fotografia: usos, repercussões e reflexões. 01ed.Londrina: Midiograf, 2014, v. , p. 113-133.

  • ALVES, F. A. . O fotojornalismo na construção do conhecimento histórico: a cobertura de Veja sobre a implantação do AI-5. In: Paulo César Boni. (Org.). Fotografia: múltiplos olhares. 1ed.Londrina: Midiograf, 2011, v. , p. 169-199.

  • ALVES, F. A. ; SANTOS, F. M. ; BONFIM, G. N. ; MOITINHO, G. F. R. . A contribuição do formato de mídia vídeo para produção jornalísticana web. In: Encontro Científico de Ciências Administrativas, 2021, Presidente Prudente - SP. Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD), 2021. v. 4. p. 330-339.

  • ALVES, F. A. ; GOMES, I. C. ; PRADO, N. S. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. ; SILVA, G. T. ; MOTA, M. J. . Como o jornalismo informativo aborda situações do cotidiano. In: Encontro Científico de Ciências Administrativas, 2021, Presidente Prudente - SP. Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD), 2021. v. 4. p. 340-356.

  • ALVES, F. A. ; GERVAZONI, C. V. O. ; BORGES, C. R. ; DINIZ, R. A. . Fotorreportagem e a importância do relato fotográfico na conscientização ambiental. In: Encontro Científico de Ciências Administrativas, 2021, Presidente Prudente - SP. Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD), 2021. v. 4. p. 357-368.

  • ALVES, F. A. ; AOQUI, A. A. ; SILVA, L. C. F. ; BATISTA, T. F. . Produção audiovisual: como o vídeo se destaca em uma longform. In: Encontro Científico de Ciências Administrativas, 2021, Presidente Prudente - SP. Encontro Científico de Ciências Administrativas (ECCAD), 2021. v. 4. p. 369-375.

  • ALVES, F. A. . O fotojornalismo e os olimpianos modernos: o caso de Costa e Silva na revista Manchete (1966-1969). In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2016, São Paulo-SP. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

  • ALVES, F. A. . ?Sexta-feira Sangrenta? nas lentes do Jornal do Brasil: as representações dos personagens pelas foto-choques. In: V Congresso Internacional de História, 2016, Jataí-GO. V Congresso Internacional de História, 2016.

  • ALVES, F. A. . ?A taça do mundo é nossa?: as relações entre futebol, política e fotojornalismo na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1970. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2014, Foz do Iguaçu/PR. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2014.

  • ALVES, F. A. . A união do fotojornalismo e do humor como uma ferramenta de crítica ao regime militar brasileiro. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus/AM. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013.

  • ALVES, F. A. . A posse de Ernesto Geisel em imagens: a cobertura fotojornalística em jornais paranaenses (1974). In: IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem e I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina/PR. IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem e I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013.

  • ALVES, F. A. . Os rostos da censura: os ?ventríloquos? no fotojornalismo durante o regime militar. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2012, Fortaleza/CE. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2012.

  • ALVES, F. A. . Fotojornalismo de capa: um panorama da atividade nos jornais paranaenses durante o regime militar. In: 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba/PR. 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012.

  • ALVES, F. A. . O fotojornalismo na construção do conhecimento histórico: a cobertura de Veja sobre o AI-5. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem (Eneimagem), 2011, Londrina. Anais III Eneimagem, 2011.

  • ALVES, F. A. . A sucessão de Costa e Silva e o fotojornalismo: a imagem do general Emílio Garrastazu Medici na revista Veja (1969). In: 8º Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. Anais 8º Encontro Nacional de História da Mídia, 2011.

  • ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . "Os ?Caras-Pintadas?: O Fotojornalismo Como Elemento Construtor Da Memória. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2010, Caxias do Sul. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2010.

  • ALVES, F. A. . O fotojornalismo paranaense e sua relação com a censura durante a ditadura militar (pós-1968). In: V Seminário Intermestrandos de Comunicação, 2010, São Paulo. V Seminário Intermestrandos de Comunicação, 2010.

  • ALVES, F. A. . Fotojornalismo e noticiabilidade: a primeira manifestação pró-impeachment nas páginas de VEJA. In: II Encontro Nacional de Estudos da Imagem (II Eneimagem), 2009, Londrina. II Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2009.

  • ALVES, F. A. ; SEBRIAN, R. N. N. . JORNALISMO HUMANIZADO: o ser humano como ponto de partida e de chegada do fazer jornalístico. In: IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2008, Guarapuava. IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2008.

  • ALVES, F. A. . Palavras em "campo": uma rivalidade que ultrapassa os limites do futebol. In: XVII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Língüísticos e Literáriosdo Paraná, 2005, Guarapuava. XVII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Língüísticos e Literáriosdo Paraná, 2005.

  • ALVES, F. A. ; ARAUJO, J. G. ; ARAUJO, C. B. ; PIRES, L. R. R. . Donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). In: XXVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2025, Campinas. XXVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2025.

  • ALVES, F. A. ; ERACLIDE, A. S. ; VANSELLA, S. ; SANTO, R. G. E. . Fé-ito à mão. In: XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2022, Poços de Caldas. PRÊMIO EXPOCOM - Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação, 2022.

  • ALVES, F. A. ; OLIVEIRA, I. C. F. ; VILLAR, B. M. ; SILVA, M. A. . 'Os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. In: XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2022, Poços de Caldas. Intercom Júnior - Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação, 2022.

  • ALVES, F. A. ; VILLAR, B. M. ; OLIVEIRA, I. C. F. ; SILVA, M. A. . Os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. In: XXV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2022, Poços de Caldas. XXV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2022.

  • ALVES, F. A. . Jornal Mural: uma ação interdisciplinar. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), 2015, Presidente Prudente-SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), 2015.

  • ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . ?A guerra do impeachment?: as fotografias de capa como um dos elementos de construção da memória. In: 1º Encontro PR/SC de História da Mídia, 2010, Guarapuava. 1º Encontro PR/SC de História da Mídia, 2010.

  • ALVES, F. A. . O episódio. In: XIX Seminário de Pequisa e XIV Semana de Iniciação Científica, 2008, Guarapuava. XIX Seminário de Pequisa e XIV Semana de Iniciação Científica, 2008.

  • ALVES, F. A. ; VICENTIN, M. I. ; SANTANA, M. E. . Análise da revista Realidade. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2024), 2024.

  • ALVES, F. A. ; COSSO, M. C. C. . Análise documental: Jornal do Brasil e a transição do impresso para o digital. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024.

  • ALVES, F. A. ; ARAUJO, C. B. ; PIRES, L. R. R. ; ARAUJO, J. G. . Donas: reportagem hipermídia sobre a violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024.

  • ALVES, F. A. ; PEREIRA, L. P. S. . Pioneirismo da revista O Cruzeiro na modernização do jornalismo brasileiro. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024.

  • ALVES, F. A. ; SANTOS, J. V. F. ; PEDROSO, L. C. ; MARQUES, G. C. R. ; CAMPOS, A. F. . Sonhos que podemos ter: fotodocumentário do poder transformador da educação. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, Presidente Prudente. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024.

  • ERACLIDE, A. S. ; SOUZA, M. E. V. J. ; SANTO, R. G. E. ; VANSELLA, S. ; ALVES, F. A. . Jornalismo visual na internet: produção de uma reportagem hipermidiática sobre costureiras do oeste paulista. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, I. Z. M. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. ; DIAS, M. S. B. . Pod Flambar: um videocast sobre as experiências de chefs de cozinha. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. . Produção de conteúdos estratégicos para as redes sociais da Escola de Comunicação. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. . Produções webjornalísticas sobre ações de ensino, pesquisa e extensão da Escola de Comunicação. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. ; FERNANDES, M. F. T. . Pré-produção, produção e pós-produção de vídeocast voltado para universitários. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.

  • ALVES, F. A. ; SANTOS, J. V. F. ; ARAUJO, J. G. . Fotorreportagem: apaixonados por música. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2023.

  • ALVES, F. A. ; DINIZ, R. A. ; GERVAZONI, C. V. O. ; SANTOS, F. M. ; SALVATO, N. M. ; BORGES, C. R. . El Camino: narrativa transmídia jornalística sobre o fluxo migratório e a adaptação de venezuelanos em Presidente Prudente (SP). In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2022), 2022, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2022.

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. ; TOME, G. ; MOTA, M. J. . Produção laboratorial de jornal impresso com temáticas específicas. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2022, Presidente Prudente - SP. Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2023), 2022.

  • ALVES, F. A. . Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo: apontamentos sobre a linguagem fotográfica na imprensa brasileira (1900-1950). In: XXXI Semana de História: Palavra e destino comum, 2014, Assis/SP. XXXI Semana de História: Palavra e destino comum, 2014.

  • ALVES, F. A. . O movimento estudantil curitibano pelo discurso imagético da Gazeta do Povo e O Estado do Paraná (1968). In: XXX Semana de História: Memórias, narrativas e imagens, 2013, Assis/SP. XXX Semana de História: Memórias, narrativas e imagens, 2013.

  • ALVES, F. A. . VEJA e os. In: XXV Semana de História, 2008, Assis. XXV Semana de História - Autoritarismo e democracia, 2008.

  • ALVES, F. A. ; Valéria Cristina Rodrigues do Prado . Fenômeno Chávez: o caso do presidente da Venezuela. In: XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2006, Guarapuava. XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET - Pesquisa e desenvolvimento: novos rumos e desafios, 2006.

  • Valéria Cristina Rodrigues do Prado ; ALVES, F. A. . Manifestações culturais na Ditadura Militar brasileira: a música popular e. In: XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Inicição Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2006, Guarapuava. XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Inicição Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2006.

  • ALVES, F. A. . Charges e editoriais: um outro olhar sobre o mensalão. In: XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005, Guarapuava. XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005.

  • ALVES, F. A. . Palavras em "campo": uma rivalidade que ultrapassa os limites do futebol. In: XVII Seminário do Cellip - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2005, Guarapuava. XVII Seminário do Cellip - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2005.

  • ALVES, F. A. . A construção do preconceito na mídia impressa. In: XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica, 2004, Guarapuava. XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica, 2004.

  • ALVES, F. A. ; ARAUJO, J. G. ; ARAUJO, C. B. ; PIRES, L. R. R. . donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; COSSO, M. C. C. . análise documental: Jornal do Brasil e a transição do impresso para o digital. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; ARAUJO, C. B. ; ARAUJO, J. G. ; PIRES, L. R. R. . donas: reportagem hipermídia sobre violência contra a mulher em Presidente Prudente (SP). 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; PEREIRA, L. P. S. . Pioneirismo da revista O Cruzeiro na modernização do jornalismo brasileiro. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; SANTOS, J. V. F. ; PEDROSO, L. C. ; CAMPOS, A. F. ; MARQUES, G. C. R. . Sonhos que podemos ter: fotodocumentário do poder transformador da educação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; SANTANA, M. E. ; VICENTIN, M. I. . Análise da revista Realidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; SANTOS, J. V. F. ; ARAUJO, J. G. . Fotorreportagem: apaixonados por música. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; ERACLIDE, A. S. ; SOUZA, M. E. V. J. ; VANSELLA, S. ; SANTO, R. G. E. . Jornalismo visual na internet: produção de uma reportagem hipermidiática sobre costureiras do oeste paulista. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, I. Z. M. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. . Pod Flambar: um videocast sobre as experiências de chefs de cozinha. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. . Produção de conteúdos estratégicos para as redes sociais da Escola de Comunicação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. . Produções webjornalísticas sobre ações de ensino, pesquisa e extensão da Escola de Comunicação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. ; FERNANDES, M. F. T. . Pré-produção, produção e pós-produção de vídeocast voltado para universitários. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; OLIVEIRA, I. C. F. ; VILLAR, B. M. ; SILVA, M. A. . Os desafios das mulheres nas redações jornalísticas do Oeste Paulista. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; ERACLIDE, A. S. ; VANSELLA, S. ; SANTO, R. G. E. . Fé-ito à mão. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; DINIZ, R. A. ; GERVAZONI, C. V. O. ; SANTOS, F. M. ; SALVATO, N. M. ; BORGES, C. R. . El camino: narrativa transmídia jornalística sobre o fluxo migratório e a adaptação de venezuelanos em Presidente Prudente (SP). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; PEDROSO, R. L. ; GOMES, V. A. ; SILVA, G. T. ; MOTA, M. J. . Produção laboratorial de jornal impresso com temáticas específicas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; MOTA, M. J. ; SILVA, G. T. ; MIGOTTO, C. E. . Produção do jornal laboratório do curso de Jornalismo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; MORALES, J. C. F. ; COUTINHO, J. V. P. ; ROCHA, L. B. ; ROSADO, P. I. S. ; VEDOVE, L. C. D. . Clube de Cinema da FAFI: as práticas jornalísticas na divulgação de projeções cinematográficas e ações culturais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; VEDOVE, L. C. D. ; ROSADO, P. I. S. ; ROCHA, L. B. ; COUTINHO, J. V. P. ; MORALES, J. C. F. . Clube de Cinema da FAFI: as práticas jornalísticas na divulgação de projeções cinematográficas e ações culturais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . O fotojornalismo e os olimpianos modernos: o caso de Costa e Silva na revista Manchete (1966-1969). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . ?Sexta-feira Sangrenta? nas lentes do Jornal do Brasil: as representações dos personagens pelas foto-choques. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . Jornal Mural: uma ação interdisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . ?A taça do mundo é nossa?: as relações entre futebol, política e fotojornalismo na conquista da Copa do Mundo FIFA de 1970. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo: apontamentos sobre a linguagem fotográfica na imprensa brasileira (1900-1950). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . O movimento estudantil curitibano pelo discurso imagético da Gazeta do Povo e O Estado do Paraná (1968). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . A posse de Ernesto Geisel em imagens: a cobertura fotojornalística em jornais paranaenses (1974). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . A união do fotojornalismo e do humor como uma ferramenta de crítica ao regime militar brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . Os rostos da censura: os ?ventríloquos? no fotojornalismo durante o regime militar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . Fotojornalismo de capa: um panorama da atividade nos jornais paranaenses durante o regime militar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; LOPES, M. F. . A fotografia como linguagem expressiva para a formação cidadã. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . A sucessão de Costa e Silva e o fotojornalismo: a imagem do general Emílio Garrastazu Medici na revista Veja (1969). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . O fotojornalismo na construção do conhecimento histórico: a cobertura de Veja sobre o AI-5. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . ?A guerra do impeachment?: as fotografias de capa como um dos elementos de construção da memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . Os ?Caras-Pintadas?: O Fotojornalismo Como Elemento Construtor Da Memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . O fotojornalismo paranaense e sua relação com a censura durante a ditadura militar (pós-1968). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . Fotojornalismo e noticiabilidade: a primeira manifestação pró-impeachment nas páginas de VEJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . O episódio "caras-pintadas" no processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello (1991-1992). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; SEBRIAN, R. N. N. . JORNALISMO HUMANIZADO: o ser humano como ponto de partida e de chegada do fazer jornalístico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . Veja os. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . Veja e os "caras-pintadas": as mobilizações populares pró-impeachment (1992). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. ; Valéria Cristina Rodrigues do Prado . Fenômeno Chávez: o caso do presidente da Venezuela. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . Charges e editoriais: um outro olhar sobre o mensalão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . Palavras em "campo": uma rivalidade que ultrapassa os limites do futebol. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . A construção do preconceito na mídia impressa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, F. A. . O mosaico fotográfico de ¡No passarán!. Londrina/PR: Midiograf, 2010 (Resenha de livro).

  • ALVES, F. A. . "Olhos não se compram". Londrina/PR: Midiograf, 2010 (Entrevista).

  • ALVES, F. A. . Fotograficidade: a perda e a permanência na estética fotográfica. Londrina/PR: Midiograf, 2010 (Resenha de livro).

Outras produções

ALVES, F. A. . Parecerista do Grupo de Pesquisa Fotografia - Intercom/2013. 2013.

ALVES, F. A. . Parecerista Ad hoc da revista Discursos Fotográficos. 2012.

ALVES, F. A. . Avaliador Projetos Experimentais - Jornalismo. 2013. (Avaliador).

ALVES, F. A. . Fotografia: múltiplos olhares (Revisão). 2012. (Editoração/Livro).

ALVES, F. A. . Fotografia: múltiplos olhares (Editora de textos). 2012. (Editoração/Livro).

ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.8, n.12, jan./jun. 2012. 2012. (Editoração/Periódico).

ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Edição de livro (Produção editorial e transdisciplinar). 2012. (Avaliador).

ALVES, F. A. . Avaliador do Concurso Cultural Televisando o Futuro. 2012. (Avaliador).

ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.7, n.10, jan./jun. 2011. 2011. (Editoração/Periódico).

ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.7, n.11, jul./dez. 2011. 2011. (Editoração/Periódico).

ALVES, F. A. ; LOPES, M. F. . A fotografia como linguagem expressiva para a formação cidadã (Oficina). 2011. (Oficina).

ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Capa de livro (Produção editorial e transdiciplinar). 2011. (Avaliador).

ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Edição de livro (Produção editorial e transdisciplinar). 2011. (Avaliador).

ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Encarte de álbum musical, dvd, video (Produção editorial e transdisciplinar). 2011. (Avaliador).

ALVES, F. A. . Avaliador do Prêmio Expocom - Categoria: Ensaio fotográfico (Produção editorial e transdiisciplinar). 2011. (Avaliador).

ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.6, n.9, jul.-dez. 2010. 2010. (Editoração/Periódico).

ALVES, F. A. . Discursos Fotográficos, v.6, n.8, jan.-jun. 2010. 2010. (Editoração/Periódico).

ALVES, F. A. ; BONI, P. C. . Fotojornalismo - atividades de apoio à docência na disciplina 6NIC118, turma 1000 (Estágio docência). 2010. (Estágio docência).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    O jornalismo contando histórias: o tombamento e o destombamento de um centro religioso prudentino, Descrição: A presente pesquisa busca refletir como o jornalismo pode atuar como uma ferramenta de recuperação histórica por meio da identificação das técnicas jornalísticas que colaboram para a montagem de uma narrativa histórica. Assim, discutirá as afinidades e divergências entre as áreas estudando o processo de tombamento e destombamento da Catedral de São Sebastião (1983-1993), de Presidente Prudente. Para tanto, além de uma pesquisa bibliográfica, realizará entrevistas semi-abertas e análise documental, em especial de jornais prudentinos da época. Como resultado final, espera-se produzir como peça prática um suplemento piloto sobre o tombamento e destombamento da Catedral de São Sebastião, no período supracitado, a fim de corroborar com as discussões acerca de um novo tombamento patrimonial da igreja em questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Ontem e hoje: a recuperação da imagem da cidade de Presidente Prudente através da fotografia (1990-2016), Descrição: O presente projeto de pesquisa visa refletir acerca da evolução da paisagem urbana de Presidente Prudente através da fotografia. Para tanto, terá como método o estudo de caso com delineamento exploratório e caráter qualitativo. Como técnicas de coleta de dados, utilizará a pesquisa bibliográfica sobre fotografia, fotografia documental e história de Presidente Prudente, e o levantamento documental, com seleção de 30 registros fotográficos de Massuo Aoki da década de 1990. Após a seleção e análise, as fotografias serão novamente produzidas pelos participantes, do mesmo ponto de vista do fotógrafo, para a observação da transformação da paisagem urbana. As imagens farão parte de uma exposição a ser realizada em setembro, em comemoração ao aniversário da cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Integrante / Maria Luisa Hoffmann - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Revista Retratos: as histórias do primeiro shopping popular prudentino pelo jornalismo humanizado, Descrição: Este projeto busca refletir sobre como o jornalismo humanizado pode agregar informações ao gênero reportagem, dentro da área de jornalismo cultural. Para tanto, pretende relatar o cotidiano de pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Shopping Popular, popularmente conhecido como Camelódromo, de Presidente Prudente/SP. Metodologicamente, além de uma pesquisa bibliográfica, serão realizadas entrevistas semi-abertas e análise documental sobre o espaço. Será a produzida também uma edição da revista RETRATOS para divulgar os resultados da pesquisa e praticar as técnicas jornalísticas deste meio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    O fotojornalismo durante o regime militar brasileiro: discursos e práticas (1968-1978), Descrição: Este projeto objetiva compreender a atuação do fotojornalismo durante o regime militar brasileiro, pensando, em especial, a articulação entre os discursos visuais construídos e as práticas de seus agentes. Busca entender as principais relações entre a mídia e política no Brasil, levando em consideração a complexidade do contexto espaço-temporal no qual o estudo se insere. Pretende-se, então, analisar relacionalmente o fotojornalismo produzido por jornais diários e por revistas no período em questão; refletir sobre o papel mediador exercido pelos profissionais envolvidos na rotina produtiva do jornalismo; e ainda remontar momentos da memória do fotojornalismo brasileiro entre os anos de 1968 e 1978. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica e documental, intenta-se arrolar e selecionar imagens fotográficas nos principais periódicos nacionais para a realização de análises iconográficas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Fotojornalismo e regime militar: a linguagem fotográfica como ferramenta capaz de burlar a censura (1968-1978), Descrição: Este projeto pretende compreender a importância do fotojornalismo brasileiro como ferramenta de comunicação capaz de burlar a vigilância da censura durante o período do Ato Institucional n.5 (AI-5). Para tanto, realizará análises iconográficas e entrevistas com editores, editores de fotografias e de repórteres fotográficos da época a fim de recuperar a memória do fotojornalismo brasileiro entre os anos de 1968 e 1978. Refletirá ainda sobre o papel mediador exercido pelos profissionais envolvidos na rotina produtiva do jornalismo e entender as estéticas e linguagens apropriadas pelas fotografias jornalísticas para que tivessem um teor considerado crítico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Gatilho disparador da memória: o uso da fotografia para a recuperação da história do norte do Paraná nas décadas de 1930 a 1960, Descrição: Este projeto se propõe a aplicar e testar uma nova técnica metodológica, a do uso da fotografia como disparadora do gatilho da memória, e a recuperar, estudar, organizar e classificar a história e documentos iconográficos (com ênfase voltada para a fotografia) das décadas de 30, 40, 50 e 60 no norte do Paraná. Para tanto, adotará os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, análise iconográfica com ênfase voltada à fotografia, história oral (entrevistas com pioneiros, estudiosos, pesquisadores, historiadores, autores, jornalistas e autoridades da região) e o uso da fotografia como disparadora do gatilho da memória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Integrante / Paulo César Boni - Coordenador / Maria Luisa Hoffmann - Integrante.

  • 2012 - 2012

    A atividade fotojornalística na imprensa paranaense durante o regime militar (década de 1970), Descrição: O projeto compreende a prática fotojornalística na imprensa paranaense na década de 1970. Pretende-se refletir sobre o papel mediador dos repórteres fotográficos e dos editores e, consequentemente, a complexidade do ato comunicacional por meio da imprensa. As estéticas e linguagens das fotografias jornalísticas veiculadas nos três jornais estudados ? Diário do Paraná, Gazeta do Povo e O Estado do Paraná ? serão abordadas, analisando o gênero discursivo do fotojornalismo com o contexto espaço-temporal (no caso desta pesquisa, a década de 1970, momento em que vigorava o regime militar brasileiro).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    A construção da diferença pelo discurso: procedimentos enunciativos de exclusão na crônica jornalística, Descrição: Por meio dos pressupostos da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, este projeto busca refletir acerca dos enunciados jornalísticos e das formas de escamoteamento da exclusão e do preconceito promovidos pela imprensa. Discute-se a não transparência do discurso, não existindo termos "neutros" e sim efeitos de sentido marcados pela formação discursiva de cada interlocutor, que está ligada a sua formação ideológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Aline Alves - Integrante / Célia Bassuma Fernandes - Coordenador.

Prêmios

2016

Aprovação em Concurso Público para professor do Magistério Superior, no departamento de Comunicação Social, nas disciplinas de Fotojornalismo e Fotografia Publicitária, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Oeste Paulista, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Faculdade de Comunicação Social - Facopp. , Rodovia Raposo Tavares - do km 570,000 ao km 573,000, Parque Cedral, 19067175 - Presidente Prudente, SP - Brasil, Telefone: (18) 32292074, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado

Atividades

  • 08/2013 - 08/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Letras de Assis.Linhas de pesquisa

2015 - Atual

Universidade do Oeste Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 02/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do NDE - História (EAD).

  • 02/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do NDE - Design.

  • 02/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do Colegiado - Publicidade e Propaganda.

  • 08/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do Colegiado - Jornalismo.

  • 02/2016

    Estágios , Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Faculdade de Comunicação Social - Facopp.Estágio realizado, Supervisora de estágio no Portal Facopp.

  • 02/2015

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotojornalismo, Trabalho de Conclusão de Curso, História do Jornalismo, Web Empresarial, Webjornalismo, Laboratório de web, Webwriting

  • 02/2015

    Ensino, Fotografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia Institucional, Fotojornalismo, História e Fundamentos da Fotografia, Projeto Autoral, Edição em fotografia

  • 02/2015

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia, Fotografia Publicitária, Teorias da Comunicação, Fotografia na web

  • 02/2015

    Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia, Projeto de Graduação em Design (Portfólio), Projeto Integrador

  • 02/2015

    Ensino, Design Gráfico, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia

  • 02/2015

    Ensino, Gastronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da gastronomia, Tópicos Especiais em Gastronomia (fotografia)

  • 02/2015

    Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da América Independente, História do Brasil Colonial, História da América Pré-Colombiana, História do Brasil Império, História do Brasil Primeira República e Era Vargas, História do Brasil Ditatorial e Democrático

  • 02/2015

    Ensino, Design de Moda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia e editorial de moda

  • 02/2015

    Ensino, Marketing, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Editor de imagens e redes sociais

  • 02/2015

    Ensino, Artes Visuais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotografia, Fotografia e Produção Digital

  • 02/2017 - 12/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Fotografia.

  • 02/2020 - 06/2020

    Ensino, Gastronomia Brasileira: cultura e sociedade, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Aspectos históricos, sociais e culturais da gastronomia brasileira

2012 - 2015

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2015

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2014

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fotojornalismo, Fotografia Publicitária, Jornal Laboratório

  • 02/2014

    Estágios , Departamento de Comunicação Social.Estágio realizado, Supervisora de estágio - Gazeta Bonsucesso (Jornalismo).

  • 02/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Comunicação Social.Linhas de pesquisa

  • 08/2014 - 08/2014

    Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social.Atividade de extensão realizada, Mutirão Diocesano de Comunicação.

  • 08/2013 - 12/2013

    Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social.Atividade de extensão realizada, O jornal escolar como ferramenta na construção da cidadania.

  • 06/2013 - 12/2013

    Estágios , Departamento de Comunicação Social.Estágio realizado, Supervisora de estágio - Ágora Conteúdo (Jornalismo).

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Webjornal Laboratório, Telejornalismo, Deontologia e ética no Jornalismo, Comunicação Organizacional, Comunicação Contemporânea, Jornal Laboratório

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação e Educação, Seminário de Pesquisa, Telejornal Laboratório, Telejornalismo, Teorias da Comunicação, Tópicos Especiais, Webjornal Laboratório

  • 02/2012 - 12/2012

    Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social.Atividade de extensão realizada, Educando para as mídias: oficinas de leitura crítica e cidadania.

  • 02/2012 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Interna de Ensino, Pesquisa e Extensão ? CIEPE.Cargo ou função, Membro.

2014 - 2017

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da especialização em Fotografia, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora da disciplina "Métodos e técnicas aplicadas ao ensino de fotografia" (2 ART 185), da especialização em Fotografia: práxis e discurso fotográfico.

2010 - 2012

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação (Strictu sensu)

Outras informações:
Editora adjunta da revista Discursos Fotográficos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UEL.

Atividades

  • 06/2014

    Ensino, Fotografia: práxis e discurso fotográfico, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Métodos e técnicas aplicadas ao ensino de fotografia

  • 02/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Comunicação.Linhas de pesquisa

2009 - 2010

Scriba Projetos Editoriais

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de editorial, Carga horária: 44

Outras informações:
Realização de pesquisa iconográfica, sobretudo na area de fotografia. Integrante da equipe de coordenação do processo de produção e edição de livros didáticos.

2009 - 2009

Associação Comercial e Industrial de Londrina

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Realização de reportagens para o jornal da ACIL e participação no Observatório da Câmara Municipal de Vereadores desenvolvido pela entidade.

2008 - 2009

Tribuna Regional do Centro-oeste

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Definição de pautas, redação, produção de fotografias e edição de textos e de imagens para o jornal semanal, e colaboração com o site.

2011 - 2011

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de fotografia, Carga horária: 3

2023 - Atual

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio e técnico, Carga horária: 16