Marcos Surian Thomaz

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica Ênfase Eletrônica (1991), Especialização em Gestão Industrial (2005) e Mestrado em Engenharia de Produção (2009) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é Engenheiro de Petróleo do Petróleo Brasileiro S.A. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Transferência de Tecnologia, Interfaces entre Equipes de Manutenção.

Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2006 - 2009

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Transferência de Tecnologia para Melhoria da Interface entre Equipes de Manutenção: Caso da Companhia Paranaense de Energia, COPEL,Ano de Obtenção: 2009
João Luiz Kovaleski.Palavras-chave: Transferência de Tecnologia; Transferência de Conhecimento; Gestão de Interfaces; Equipes de Manutenção; Sistematização da Gestão.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Produção e Distribuição de Eletricidade, Gás e Água.

Especialização em Gestão Industrial ênfase Conhecimento e Inovação

2005 - 2005

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE COM REFERÊNCIA NORMATIVA ISO 9001:2000 EM DUAS EQUIPES DE MANUTENÇÃO DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA 34,5 / 13,8 kV: UM ESTUDO DE CASO
Orientador: Cezar Augusto Romano

Graduação interrompida em 2006 em Licenciatura em História

2006 - interrompida

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Ano de interrupção: 2006

Graduação em Engenharia Industrial Elétrica Ênfase Eletrônica

1987 - 1991

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.

Participação em eventos

4º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais.A implantação do 5S na Divisão de Controle de Qualidade. 2008. (Encontro).

Adm 2008 - Congresso Internacional de Administração. Segmentação de mercado: turismo religioso como elemento motivador do ser humano. 2008. (Congresso).

3° Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais.A importância da tecnologia como fator chave para a gestão das propriedades rurais. 2007. (Encontro).

Adm 2007 - Congresso de Administração. Propostas para melhoria da interface entre equipes de manutenção: um estudo de caso. 2007. (Congresso).

XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Imagem turística de Foz do Iguaçu: uma análise integrada de turismo e marketing. 2007. (Encontro).

37ª Semana de História da UEPG.Brasil na Segunda Guerra Mundial: Sangue por Borracha e uma Base Aérea. 2006. (Simpósio).

Adm 2006 - Congresso Internacional de Administração. Aspectos sobre compartilhamento de conhecimento tácito e estilos de trabalho em equipe: um estudo de caso em uma empresa de energia elétrica. 2006. (Congresso).

VII Seminário Paranaense de Manutenção. 2006. (Seminário).

XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Estudo das práticas de gestão da informação utilizadas pelas empresas ganhadoras do Prêmio Nacional da Qualidade em 2003 e 2004. 2006. (Encontro).

Adm 2005 - Congresso de Administração. Expectativas de melhoria no serviço de manutenção de subestações de energia elétrica 34,5 / 13,8 kV com a implantação de um sistema de gestão da qualidade com referência normativa ISO 9000:2000: formulação de hipóteses para a pesquisa científica. 2005. (Congresso).

IX Simpósio Internacional Processo Civilizador - Tecnologia e Civilização.Aspectos sobre Responsabilidade Ambiental e Tratamento de Resíduos de Óleo Isolante Mineral em uma Empresa de Energia Elétrica do Sul do Brasil: um estudo de caso. 2005. (Simpósio).

XII SIMPEP.A auditoria tecnológica como ferramenta de diagnóstico para equipes de manutenção de subestações de energia elétrica 34,5 / 13,8 kV: um estudo de caso da fase pré-implantação de um sistema de gestão da qualidade com referência normativa ISO 9001:2000. 2005. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Rafael Tammenhain

THOMAZ, Marcos Surian; OLIVEIRA, R. M.; IGNACIO, P. S. P.. Planejamento e Controle da Manutenção Huhtamaki do Brasil - Palmeira - PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Julio Celso de Matos e Karen Bomfati Pedrozo

THOMAZ, Marcos Surian; IVANQUI, J.; BARONCINI, V. H. V.. Balança de Pesagem Dinâmica para Conferência de Embalagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Laís Cristiane Ribeiro e Felipe José Martins Hoffmann

IVANQUI, J.;THOMAZ, Marcos Surian; TROJAN, Flavio. Metodologia de Projeto Aplicada a um Transportador com Elevador de Cargas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Isabel Cristina Wierzba

TROJAN, Flavio;THOMAZ, Marcos Surian; VOLTOLINI, Hélio. Sistema de Controle de Temperatura Utilizando PID para Fornos de uma Impregnadora de Papel Melamínico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Orientou

Rafael Tammenhain

Planejamento e Controle da Manutenção Huhtamaki do Brasil - Palmeira - PR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Surian Thomaz;

Felipe José Martins Hoffmann e Lais Cristiane Ribeiro

Engenharia de Automação Aplicada a um Projeto Composto de Transportador com Elevador de Cargas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Surian Thomaz;

Julio Celso de Matos e Karen Bomfati Pedrozo

Balança de Pesagem Dinâmica para Conferência de Embalagens; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcos Surian Thomaz;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antonio Carlos de ; KOVALESKI, João Luiz ; THOMAZ, Marcos Surian . AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NA QUALIDADE DE ENERGIA FORNECIDA PELAS CONCESSIONÁRIAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DO SUL DO PAÍS. Nucleus (Ituverava. Impresso) , v. 7, p. 139-154, 2010.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; THOMAZ, Marcos Surian . Turismo rural como fonte de renda das propriedades. Caderno Virtual de Turismo (UFRJ) , v. 10, p. 22-37, 2010.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; KOVALESKI, João Luiz ; THOMAZ, Marcos Surian . Avaliação do Impacto das Descargas Atmosféricas na Qualidade de Enegia Fornecida pelas Concessionárias: estudo de caso em uma empresa de energia do sul do país. Espacios (Caracas) , v. 31, p. 31-32, 2010.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; KOVALESKI, João Luiz . Aspectos sobre compartilhamento de conhecimento tácito e estilos de trabalho em equipe: um estudo de caso em uma empresa de energia elétrica. In: Marilisa do Rocio Oliveira; Sérgio Escorsim; Ivanilde Scussiatto Eyng; Antonio Carlos de Francisco; Luiz Alberto Pilatti. (Org.). Gestão Estratégica para a Competitividade. 1ed.Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006, v. 1, p. 173-183.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; SILVA, Ubirajara Brum da ; KOVALESKI, João Luiz ; SCANDELARI, Luciano . Estudo das práticas de gestão da informação utilizadas pelas empresas ganhadoras do Prêmio Nacional da Qualidade em 2003 e 2004. In: João Luiz Kovaleski; Luiz Alberto Pilatti; Patrícia Guarnieri. (Org.). Temas em Engenharia de Produção II. 1ed.Jundiaí: Fontoura, 2006, v. 1, p. 53-64.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; KOVALESKI, João Luiz ; THOMAZ, Marcos Surian . Avaliação do Impacto das Descargas Atmosféricas na Qualidade de Energia Fornecida pelas Concessionárias: Estudo de Caso em uma Empresa de Distribuição de Energia do Sul do País. In: ALTEC 2009, 2009, Cartagena. ALTEC 2009, 2009.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; THOMAZ, Marcos Surian . Estratégias de terceirização serviços de limpeza, conservação e segurança. In: 4º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008, Ponta Grossa. 4º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de . A implantação do 5S na Divisão de Controle de Qualidade. In: 4º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008, Ponta Grossa. 4º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; KOVALESKI, João Luiz ; KOPP, F. M. . Análise dos custos causados pelas descargas atmosféricas. In: 4º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008, Ponta Grossa. 4º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; SCANDELARI, Luciano . A qualidade de vida vista com o olhar da experiência. In: 4º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008, Ponta Grossa. 4º Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2008.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de . Segmentação de mercado: turismo religioso como elemento motivador do ser humano. In: ADM 2008 - Congresso Internacional de Administração, 2008, Ponta Grossa. ADM 2008 - Congresso Internacional de Administração, 2008.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; PILATTI, Luiz Alberto . Segmentação de Mercado Turístico: A Importância do Lazer e Recreação no Turismo. In: ADM 2008 - Congresso Internacional de Administração, 2008, Ponta Grossa. ADM 2008 - Congresso Internacional de Administração, 2008.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; SCANDELARI, Luciano ; THOMAZ, Marcos Surian . A qualidade de vida vista com o olhar da experiência. In: XV SIMPEP, 2008, Bauru. XV SIMPEP, 2008.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; THOMAZ, Marcos Surian ; LOPES, Antônio Darques Barbosa ; FRANCISCO, Antônio Carlos de . O agronegócio comprometido com o desenvolvimento sustentável e buscando a preservação dos diversos sistemas. In: 3° Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2007, Ponta Grossa. 3° Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2007.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; THOMAZ, Marcos Surian ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; SILVA, Ubirajara Brum da ; SILVA, Semilda Ghedini da ; SILVA, Mayara Cristina Ghedini da . Turismo rural fonte de renda alternativa das pequenas propriedades rurais. In: 3° Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2007, Ponta Grossa. 3° Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais, 2007.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; THOMAZ, Marcos Surian ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; SILVA, Semilda Ghedini da . Imagem Turística de Foz do Iguaçu: uma análise integrada de turismo e marketing. In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007, Foz do Iguaçu. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2007.

  • SILVA, Ubirajara Brum da ; KOVALESKI, João Luiz ; CARVALHO, Hélio Gomes de ; THOMAZ, Marcos Surian . Gestão do Conhecimento ? Identificação das Sete Dimensões da Gestão do Conhecimento. In: Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007, Ponta Grossa. Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007.

  • SILVA, Ubirajara Brum da ; KOVALESKI, João Luiz ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; THOMAZ, Marcos Surian . Benchmarking - Um Estudo das Práticas de Gestão das Informações Comparativas utilizadas pela Belgo Juiz de Fora, empresa ganhadora do Prêmio Nacional da Qualidade 2004. In: Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007, Ponta Grossa. Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; LOPES, Antônio Darques Barbosa ; THOMAZ, Marcos Surian ; SILVA, Semilda Ghedini da ; NATUME, Humberto Kazuo . Levantamento das condições ergonômicas de estudantes em uma instituição de ensino profissionalizante - Estudo de caso no Senai, Ponta Grossa - Paraná. In: Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007, Ponta Grossa. Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; THOMAZ, Marcos Surian . A importância do administrador rural para equacionar estrategicamente a produção do agronegócio. In: Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007, Ponta Grossa. Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; THOMAZ, Marcos Surian . A importância do planejamento para aumento da qualidade e produtividade do agronegócio. In: Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007, Ponta Grossa. Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; KOVALESKI, João Luiz . Aspectos sobre compartilhamento de conhecimento tácito e estilos de trabalho em equipe: um estudo de caso em uma empresa de energia elétrica. In: Adm 2006 - Congresso Internacional de Administração, 2006, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração, 2006.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; SILVA, Ubirajara Brum da ; KOVALESKI, João Luiz ; SCANDELARI, Luciano . Estudo das práticas de gestão da informação utilizadas pelas empresas ganhadoras do Prêmio Nacional da Qualidade em 2003 e 2004. In: XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006, Fortaleza. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; SANTOS, T. W. ; KOTOVEY, J. L. ; OLIVEIRA, Rivelino Edson de . Brasil na Segunda Guerra Mundial: Sangue por Borracha e uma Base Aérea. In: 37ª Semana de História da UEPG, 2006, Ponta Grossa. 37ª Semana de História da UEPG, 2006.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; LIMA, Isaura Alberton de ; ROMANO, Cezar Augusto ; PILATTI, Luiz Alberto ; GUEIBER, Daniel . Expectativas de melhoria no serviço de manutenção de subestações de energia elétrica 34,5 / 13,8 kV com a implantação de um sistema de gestão da qualidade com referência normativa ISO 9000:2000: formulação de hipóteses para a pesquisa científica. In: Adm 2005 - Congresso de Administração, 2005, Ponta Grossa. Congresso de Administração, 2005.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; LIMA, Isaura Alberton de ; ROMANO, Cezar Augusto ; KOVALESKI, João Luiz ; GUEIBER, Daniel . Expectativas de melhoria no serviço de manutenção de subestações de energia elétrica 34,5 / 13,8 kV com a implantação de um sistema de gestão da qualidade com referência normativa ISO 9000:2000: um estudo de caso. In: XII SIMPEP, 2005, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção, 2005.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; LIMA, Isaura Alberton de ; ROMANO, Cezar Augusto ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; GUEIBER, Daniel . A auditoria tecnológica como ferramenta de diagnóstico para equipes de manutenção de subestações de energia elétrica 34,5 / 13,8 kV: um estudo de caso da fase pré-implantação de um sistema de gestão da qualidade com referência normativa ISO 9001:2000. In: XII SIMPEP, 2005, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção, 2005.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; LIMA, Isaura Alberton de ; ROMANO, Cezar Augusto ; OLIVEIRA, Ivanir Luiz de ; STADLER, Carlos Cezar ; GUEIBER, Daniel . Aspectos sobre Responsabilidade Ambiental e Tratamento de Resíduos de Óleo Isolante Mineral em uma Empresa de Energia Elétrica do Sul do Brasil: um Estudo de Caso. In: IX Simpósio Internacional Processo Civilizador - Tecnologia e Civilização, 2005, Ponta Grossa. Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2005.

  • THOMAZ, Marcos Surian ; KOVALESKI, João Luiz ; PILATTI, Luiz Alberto ; SILVA, Nivaldo Pereira da ; SILVA, Ubirajara Brum da . Propostas para melhoria da interface entre equipes de manutenção: um estudo de caso. In: Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007, Ponta Grossa. Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007.

  • SILVA, Nivaldo Pereira da ; THOMAZ, Marcos Surian ; FRANCISCO, Antônio Carlos de ; KOVALESKI, João Luiz ; SILVA, Semilda Ghedini da ; SILVA, Mayara Cristina Ghedini da . Proposta de gestão de resíduos sólidos para cidades de pequeno e médio porte. In: Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007, Ponta Grossa. Adm 2007 - Congresso de Administração, 2007.

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2009

    A Transferência de Tecnologia aprimorando a Interface entre Equipes de Manutenção, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Surian Thomaz - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Petróleo Brasileiro S.A., UO-BA. , Av. Antônio Carlos Magalhães, 1113, Pituba, 40280-000 - Salvador, BA - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Petroleo Brasileiro S.A.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Petróleo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Curso de Formação em Engenharia de Petróleo na Universidade Petrobras - de 08/2009 até 06/2010. Trabalho na Engenharia de Elevação e Escoamento (ENGP/EE) - 07/2010. Estágio nos campos produtores de petróleo do Ativo de Produção Norte (ATP-N) como engenheiro de elevação - de 08/2010 até 01/2011. Trabalho com automação de poços de petróleo no campo de Fazenda Bálsamo (OP-FBM) - a partir de 01/2011.

Atividades

  • 08/2009 - 06/2010

    Treinamentos ministrados , Universidade Petrobras, .,Treinamentos ministrados, Curso de Formação em Engenharia de Petróleo

2008 - 2009

Centro de Ensino Superior de Campos Gerais

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 6

2008 - 2009

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1 e 2 Graus Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Contrato de Trabalho Temporário válido por 2 anos

2006 - 2009

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2006 - 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Ponta Grossa, Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção.,Linhas de pesquisa

2003 - 2009

Companhia Paranaense de Energia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/2003 - 07/2009

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Operação do Centro de Distribuição Centro Sul, .,Serviço realizado, Coordenação das informações das equipes de Manutenção de SE´s.

  • 11/2003 - 07/2009

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Operação do Centro de Distribuição Centro Sul, .,Serviço realizado, Cálculos para Aumento de Carga de Consumidores.

2003 - 2003

Simprotel Telecomunicações Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações, Carga horária: 44

Atividades

  • 08/2003 - 10/2003

    Serviços técnicos especializados , Simprotel Telecomunicações Ltda, .,Serviço realizado, Elaboração de Projetos de Instalação de Equipamentos para Telefonia Celular.

2002 - 2003

L M Telecom Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações, Carga horária: 44

Atividades

  • 07/2002 - 05/2003

    Serviços técnicos especializados , L M Telecom Ltda, .,Serviço realizado, Instalação de Equipamentos de Telecomunicações.

  • 07/2002 - 05/2003

    Serviços técnicos especializados , L M Telecom Ltda, .,Serviço realizado, Manutenção de ERB´s do SMC da Global Telecom (Vivo).

2000 - 2001

Global Telecom S A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações, Carga horária: 44

Atividades

  • 12/2000 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Transmissão, .,Serviço realizado, Instalação de Enlaces SHF de baixa capacidade.

  • 12/2000 - 12/2001

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Transmissão, .,Serviço realizado, Instalação de Modems HDSL.

2000 - 2000

Kf Tecnologia Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2000 - 12/2000

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Engenharia, .,Serviço realizado, Acompanhamento do projeto de sistema de rastreamento via satélite.

1997 - 2000

Cellsite Telecomunicações Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/1998 - 07/2000

    Direção e administração, Gerência Comercial, .,Cargo ou função, gerente.

  • 08/1997 - 07/2000

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Projetos, .,Serviço realizado, Projetos de Instalação de Equipamentos.

  • 08/1997 - 07/2000

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Projetos, .,Serviço realizado, Planos de Freqüência de RF.

  • 08/1997 - 07/2000

    Serviços técnicos especializados , Divisão de Projetos, .,Serviço realizado, Relatórios de Prospecção de Radioenlaces.

  • 10/1997 - 06/1998

    Direção e administração, Divisão de Projetos, .,Cargo ou função, Coordenador de equipe.

1992 - 1997

Telecomunicacoes do Parana S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhei com a implantação dos sistemas de telefonia celular da Telepar em Curitiba e interior do Paraná.

Atividades

  • 06/1992 - 08/1997

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Telefonia Celular, .,Serviço realizado, Implantação do Sistema de telefonia Celular no Paraná.

  • 06/1992 - 08/1997

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Telefonia Celular, .,Serviço realizado, Implantação de Enlaces de Rádio SHF de baixa capacidade.

  • 08/1993 - 10/1993

    Estágios , Departamento de Telefonia Celular, .,Estágio realizado, Curso sobre CCC no Centro de Treinamento da AT&T em Columbus Ohio.

  • 08/1992 - 09/1992

    Estágios , Departamento de Telefonia Celular, .,Estágio realizado, Acompanhamento do Trabalho na GTE Mobilnet.

1991 - 1992

Equitel S/A Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletrônico, Carga horária: 44

Atividades

  • 07/1991 - 05/1992

    Serviços técnicos especializados , Planejamento de Testes de Centrais Particulares, .,Serviço realizado, Automação da Linha de Produção de Centrais Particulares.