Andrea Saraiva de Barros

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2008). Especialista em Teoria Psicanalítica (2013) e Licenciada em Psicologia (2007) também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Atua como Psicóloga - Agente de Defensoria no Centro de Atendimento Multidisciplinar da Regional Criminal da Capital - CAMCrim da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e como Psicologa Clínica em consultório particular.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Teoria Psiconalítica

2011 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Toxicomania: crack e sociedade
Orientador: Pedro Luiz Ribeiro de Santi

Aperfeiçoamento em Psicologia Clinica

2009 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Atendimento de adolescente na Clínica Fenomenológica e Existencial: um estudo de caso. Ano de finalização: 2010
Orientador: Prof. Carlos Eduardo Carvalho Freire

Graduação em Faculdade de Psicologia

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O sentido das medidas sócio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial
Orientador: Profª Drª Marilda Peirro de Oliveira Ribeiro

Graduação em Psicologia - Licenciatura

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Colégio Dante Alighieri

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Técnicas em Mediação. (Carga horária: 48h). , Defensoria Pública do Estado de São Paulo, DPESP, Brasil.

2014 - 2014

Atualização em Crack e Outras Drogas - Sis. Judic.. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Atividade Judiciária com Usuários e Dep. de Drogas. (Carga horária: 120h). , Faculdade de Medicina - Universidade de São Paulo, FMUSP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Práticas Psicoeducativas em Inst. e Comunidades. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2005 - 2008

Acompanhamento Terapêutico. , Projeto Humanitas, PH, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas: "multiplos olhares revisitando o fazer jurídico". 2015. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas: "multiplos olhares revisitando o fazer jurídico". Atuação Pioneira: Assistente Social e Psicóloga como assistentes técnicos no Tribunal do Júri. 2015. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas:. Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e Interdição/Acesso à Justiça, interdisciplinaridade, judicialização da vida e criminalização da pobreza/Saúde Mental e Uso Problemático de Drogas. 2015. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas: "multiplos olhares revisitando o fazer jurídico". Interface entre Saúde e Justiça: o caso dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do Estado de São Paulo. 2015. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas: "multiplos olhares revisitando o fazer jurídico". Saúde Mental e Articulação com as Políticas Públicas. 2015. (Congresso).

Impacto da Lei de Drogas sobre os sistemas de Justiça, Penitenciário e de Saúde. 2015. (Seminário).

1º Encontro Estadual das Equipes dos Centros de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado de São Paulo - Jornada Preparatória para o 1º Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas. 2015. (Encontro).

Semana de Integração Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia.Defensoria Pública e Psicologia. 2015. (Encontro).

Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com deficiência. 2014. (Seminário).

Jornada Interdisciplinar com o tema ?A Violência de Estado atual e suas raízes?.. 2014. (Seminário).

Curso de Acolhimento de Agentes - DPESP.Atuação do CAM na área criminal como assistente técnico, a situação carcerária e o tema do Mães em Cárcere.. 2014. (Seminário).

Seminário sobre Álcool e Outras Drogas - A importância da avaliação para o fortalecimento de serviços e programas. 2014. (Seminário).

Curso de Acolhimento de Agentes - DPESP.Uso Problemático de Drogas. 2014. (Seminário).

III Seminário Psicólogos na Defensoria - Reflexões sobre atend. interdisciplinar no acesso à Justiçaiça.Uso Problemático de Drogas: Reflexões sobre atendimento interdisciplinar no acesso à Justiça. 2013. (Seminário).

Drogas e Direitos Humanos "Encontro sobre Políticas Públicas de Atenção Psicossocial". 2013. (Seminário).

Programa Recomeço: Abordagem, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos e suas famílias. 2013. (Oficina).

Oficina Técnica de Drogas para Equipes da Secretaria de Administração Penitenciária.Oficina Técnica de Drogas - Rede Assistencial. 2012. (Oficina).

Intercessões Direito e Psicologia.Demandas por justiça e o trabalho interdisciplinar na DEFENSORIA PÚBLICA-SP. 2012. (Outra).

Atualização em redução de danos em álcool e outras drogas. 2011. (Seminário).

I Seminário Estadual Atendimento Jurídico à População em Situação de Rua. 2011. (Seminário).

Capacitação para o Atendimento - Módulo III: Atendimento às crianças e adolescentes e às mulheres vítimas de violência. 2011. (Seminário).

Capacitação para o Atendimento - Módulo II: Transtorno Mental - Atendimento às Pessoas com Transtorno Mental. 2011. (Seminário).

I Simpósio Internacional sobre Intervenções Breves para o uso de drogas. 2010. (Simpósio).

II Conferência Latino-Americana e I Conferência Brasileira sobre Políticas de Drogas. 2010. (Simpósio).

Curso de Formação para Novos Estagiários - Regional Criminal - Defensoria Pública do Estado de São Paulo.Atuação do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Regional Criminal da Capital de Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 2010. (Outra).

16º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP.Os Modelos de Prevenção no Programa de Controle de Tabagismo e Outros Fatores de Risco do INCA e suas Aplicações. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Teresa Cristina Endo

SANTI, P. L. R.;ENDO, T. C.. Toxicomania: Crack e Sociedade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em teoria psicanalítica) - Coordenadoria geral de especialização, aperfeiçoamento e extensão.

Adriana Eiko Matsumoto

MATSUMOTO, A. E.; Vicentin, Maria Cristina Gonçalves; GRAMKOW, Gabriela. Trajetória de criação da ala especial de medida de segurança na Penitenciária III de Franco da Rocha: os usuários de drogas nos circuitos da periculosidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Gabriela Gramkow

GRAMKOW, G.; BICALHO, P. P. G.. Trajetória de criação da ala especial de medida de segurança na penitenciária III de Franco da Rocha: o circuito da periculosidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Gabriela Gramkow

Vicentin, Maria Cristina G.;GRAMKOW, G.; Matsumoto, Adriana Eiko. Trajetória de criação de Ala Especial de Medida de Segurança na Penitenciária III de Franco da Rocha: o usuário de drogas nos circuitos da periculosidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Cristina Gonçalves Vicentin

BICALHO, P P G; GRAMKOW, G.;VICENTIN, M. C. G.. Trajetória de Criação da Ala Especial de Medidas de Segurança na Penitenciária III de Franco da Rocha: o circuito da periculosidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Luiz Ribeiro de Santi

Toxicomania: Crack e sociedade; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicologia Clínica Teoria Psican) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Pedro Luiz Ribeiro de Santi;

Maria Cristina Gonçalves Vicentin

Trajetória de Criação da Ala Especial de Medidas de Segurança na Penitenciária III de Franco da Rocha: o circuito da periculosidade; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cristina Gonçalves Vicentin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARROS, Andrea Saraiva de . Toxicomania: crack e sociedade 2013 (Monografia).

  • BARROS, Andrea Saraiva de . O sentido das medidas sócio-educativas na vida dos adolescentes em conflito com a lei: uma reflexão à luz da fenomenologia-existencial 2008 (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC).

  • BARROS, Andrea Saraiva de . Os Modelos de Prevenção no Programa de Controle de Tabagismo e Outros Fatores de Risco do INCA e suas Aplicações 2007 (Iniciação Científica).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Defensoria Pública do Estado de São Paulo, CAMCrim. , Avenida Doutor Abraão Ribeiro, 313, 2º andar, Rua 4, sala 2-333, Bom Retiro, 01133020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 33926955

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga - Agente de Defensoria, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais Atividades 1. Centro de Atendimento Multidisciplinar da Regional Criminal da Capital - CAMCrim (desde abril de 2010) - criação e implementação do serviço de atendimento multidisciplinar a partir da avaliação das demandas institucionais e das possibilidades de intervenção profissional - atendimentos à população (réus, presos provisórios, sentenciados, pessoas em cumprimento de medidas de segurança) e seus familiares - suporte técnico nos processos de maneira formal (elaboração de estudos, pareceres, manifestações, etc) e informal (auxilio na compreensão de questões específicas nos casos) - articulação com as Políticas Públicas do Estado e Município com a finalidade de garantir o acesso da população aos seus direitos básicos 2. Plantão de Atendimento da Defensoria Pública no Anexo Judiciário do CRATOD, ação inscrita no Programa Recomeço, do Governo SP (desde janeiro de 2013 - quinzenal ou semanal) - auxílio técnico na implementação dos serviços da DPE no Programa, pautado nos preceitos da luta antimanicomial e priorizando a defesa dos direitos e interesses dos pacientes alvos dos pedidos de internação feitos por familiares - atendimento às famílias que não conseguem acessar a rede pública de atenção na área da Saúde Mental - participação em projeto de articulação com a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental de São Paulo e de estabelecimento de parceria entre DPESP e Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde para estabelecimento de fluxo para atendimento aos casos encaminhados 3. Composição do GT Interinstitucional "Saúde Mental e Liberdade",coordenado pela Past Carcerária - visitas quinzenais para reuniões com direção e equipes dos HCTPs do Estado de São Paulo e para escuta e atendimento aos pacientes, com a finalidade de diagnosticar tais instituições e fazer propostas que combatam novas internações e favoreçam a desinstitucionalização dos pacientes - proj de educação em direitos e publicização dos dados colhidos

2007 - 2009

Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic - PUCSP

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 6

2007 - 2008

Centro de Atenção Psicossocial do Mandaqui

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária - Acompanhante Terapêutica, Carga horária: 2

2008 - 2008

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sapopemba

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 6

2005 - 2005

Escola Projeto Vida

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 30

2009 - Atual

Consultório de Psicologia (particular)

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicologa Clínica