Márcia de Souza Rebouças
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Santos (1992). Atualmente é assistente social - Secretaria de Saúde do Estado do Acre, preceptora do módulo teórico e de serviço da residência multiprofissional em saúde da família - Gerência de Ensino e Pesquisa, docente da União Educacional do Norte - Uninorte e membro do Conselho Regional de Serviço Social - Seccional Acre. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, dst/aids/hepatites, saúde do trabalhador, saúde da família e comunidade, defesa de direitos e educação.
Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Saúde Mental
2010 - Atual
Universidade Federal do Acre
Orientador: Polyana Caroline de Lima Bezerra
Especialização em Violência Doméstica contra crianças e adolescrente
2002 - 2002
Formação complementar
2008 - 2008
Oficina para preceptores do Programa de residência. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Saúde do Estado do Acre.
2005 - 2005
Capacitação em medidas sócio-educativas.. (Carga horária: 24h). , Fundação Escola do Servidor Público do Estado do Acre.
2004 - 2004
IA teoria do Amadurecimento-Winnicott. (Carga horária: 45h). , PUC.
2001 - 2001
Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual. (Carga horária: 20h). , Instituto Sedes Sapientiae.
2001 - 2001
Treinamento para manejo de grupo. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde/Coord. Nac. de DST/Aids.
1999 - 1999
Atualização em hepatite viral. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Santos, P/SANTOS, Brasil.
1999 - 1999
Treinamento de Aconselhamento em DST/Aids.. (Carga horária: 28h). , Prefeitura Municipal de Santos, P/SANTOS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Outros / Área: Defesa.
Participação em eventos
VI Seminario Nacional de Capacitação das Cofis. 2010. (Seminário).
II Conferência Municipal de Saúde Mental.II Conferência Municipal de Saúde Mental intersetorial.. 2010. (Outra).
VII Conferência Nacional de Assistência Social. 2009. (Outra).
I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador. 2005. (Outra).
I Mostra Paulista de Trabalho Profissional em Serviço Social.Projeto Re-viver. 2004. (Outra).
1º Congresso Santista de Aids/Dst/Hepatites. 2003. (Congresso).
Avanços e Perspectivas no Enfrentamento da Violência contra a criança e o adolescente. 2003. (Seminário).
I Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. 2003. (Seminário).
I Seminário Regional da Baixada Santista "Pacto Sao Paulo". 2002. (Seminário).
Jornada Científica de Prevenção as DST/Aids Prevenção e SUStentabilidade, revendo conceitos e estratégias. 2001. (Outra).
Crianças e Famílias Afetadas pela Aids. 2001. (Outra).
III Congresso da Sociedade brasileira de doenças sexualmente transmissíveis. Identificar o perfil da população soropositiva para sífilis co-infectada com o HIV, que foram atendidas no período de Janeiro a Dezembro de 1999 no CTA/Coas de Santos-SP. 2000. (Congresso).
Jornada Científica sobre redução da Transmissão Materno Infantil do HIV e da Sífilis. 1999. (Outra).
V eminário Santista sobre Aids. 1996. (Seminário).
Aspectos Psicosociais e Aids.Aspectos Psicosociais e Aids. 1996. (Outra).
Seminario sobre o agir profissional. 1994. (Seminário).
I Seminário Aids e Drogas. 1994. (Seminário).
3º Seminário Santista sobre Aids. 1993. (Seminário).
II Seminário de Formação Profissional. 1990. (Seminário).
Participação em bancas
REBOUÇAS, M. S.; GOMES, E. M.; XAVIER, J. M.; RUFINO, L. F.. Rufino.A atuação do serviço social junto as pessoas vivendo com HIV no SAE em Rio Branco-AC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Uninorte.
REBOUÇAS, M. S.; CUNHA, F. C. O.; SOUZA, L. M.. O Enfrentamento a violência doméstica física contra a mulher em Rio Branco-AC.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Uninorte.
REBOUÇAS, M. S.; Idelzuite; NEGREIROS, I. J. M. S.; LUCENA, D. L. S.. O processo de inclusão de alunos com síndrome de down na escola estadual Humberto Soares da Costa em Rio Branco-AC.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Uninorte.
REBOUÇAS, M. S.; MAGALHAES, F. R. M.; SILVA, A. N.. Silva e Fabíola R. M. de Magalhães.Compreendendo a negligência familiart como fator de dificuldade no processo de aprendizagem: Uma experiência com os alunos da 2 série da escola Djalma Teles Galdino no ano de 2008 no município de Rio Branco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Uninorte.
REBOUÇAS, M. S.; LIMA, A. S. N. V.; MOREIRA, A. M. V.; SILVA, M. P. X.. O processo de inclusão social das pessoas com deficiências no mercado de trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em serviço social) - Uninorte.
SIEBRA, D.; GELINSKI, K. P. S.; MOURA, M. R. F.;REBOUÇAS, M. S.. Siebra, Karina Gelinski e Marineusa Moura.A reforma psiquiátrica e as perspectivas para o serviço social no hospital de saúde mental do Acre.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - União Educacional do Norte.
Orientou
O processo de inclusão social das pessoas com deficiências no mercado de trabalho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em serviço social) - Uninorte; Orientador: Marcia de Souza Rebouças;
Silva e Fabíola R; M; de Magalhães; Compreendendo a negligência familiar como fator de dificuldade no processo de aprendizagem: uma experiência da segunda série da Escola Djalma Teles Galdino, no ano de 2008, no município de Rio Branco; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em serviço social) - Uninorte; Orientador: Marcia de Souza Rebouças;
; O processo de inclusão de alunos com síndrome de down na escola estadual Humberto Soares da Costa em Rio Branco; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em serviço social) - Uninorte; Orientador: Marcia de Souza Rebouças;
Atuação do serviço social junto às pessoas vivendo com HIV/Aids no SAE na cidade de Rio Branco; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em serviço social) - Uninorte; Orientador: Marcia de Souza Rebouças;
O enfrentamento da violência doméstica física contra a mulher em Rio Branco-AC; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em serviço social) - Uninorte; Orientador: Marcia de Souza Rebouças;
Siebra, Karina Gelinski e Marineusa Moura; A reforma psiquiátrica e as perspectivas para o serviço social no hospital de saúde mental do Acre; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - União Educacional do Norte; Orientador: Marcia de Souza Rebouças;
Produções bibliográficas
-
SILVEIRA, R. ; REBOUÇAS, M. S. ; MESSIAS, A. C. ; CATALAN, X. ; ALVES, C. . Desinstitucionalização e modelos assistencias em saúde mental: Avaliação na pérspectiva da integralidade.. In: Roseni Pinheiro; Paulo Henrique Martins. (Org.). Avaliação em saúde na perspectiva do usuário: Abordagem multicêntrica.. 1ed.Rio de Janeriro/Recife: Universitária UFPE-Abrasco, 2009, v. 1, p. 95-103.
-
SILVEIRA, R. ; LOFEGO, J. ; REBOUÇAS, M. S. ; MESSIAS, A. C. ; OLIVEIRA, P. . As redes sociais e o território: desafios para as transformações do cuidado em saúde mental.. In: Roseni Pinheiro; Paulo Henrique Martins. (Org.). Avaliação em saúde na perspectiva do usuário: Abordagem multicêntrica.. 1ed.Rio de Janeiro/Recife: Universitária UFPE - Abrasco, 2009, v. 1, p. 113-128.
-
REBOUÇAS, M. S. . "Projeto Re-viver". In: I Mostra Paulista de Trabalho Profissional em Serviço Social, 2004, São Paulo. I Mostra Paulista de Trabalho Profissional em Serviço Social - Em direitos não se mexe, 2004.
-
REBOUÇAS, M. S. . Identificar o perfil epidemiológico da população soropositiva para sífilis co-infectada com o HIV, que foram atentidadas no período de janeiro a dezembro de 1999 no CTA/Coas de Santos-SP. In: III Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, 2000, Fortaleza-CE. III Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Fortaleza-CE: UFC, 2000.
-
REBOUÇAS, M. S. . Cidadania Direitos e Deveres. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REBOUÇAS, M. S. . Relação familiar X Trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REBOUÇAS, M. S. . CIDADANIA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REBOUÇAS, M. S. . Projeto Re-viver. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REBOUÇAS, M. S. . DST/DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Gerência de Ensino e PesquisaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: preceptora módulo teórico e de serviço, Carga horária: 2
2007 - 2009
Núcleo de Direitos Humanos e Combate à homofobia - UFACVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Assistente Social
2007 - 2009
Centro de Atenção Psicosocial - Alcool e drogasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora clínico-institucional, Carga horária: 4
2006 - 2008
Ass. de Ensino Superior do AcreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
2006 - Atual
UNINORTEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Além da docência, exerço a função de coordenadora de estágio curricular, supervisora acadêmica e de campo.
2006 - Atual
secretaria de saude do estado do acreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: assistente social, Carga horária: 30
2005 - 2006
Serviço Social da Indústria-AcVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: assistente social, Carga horária: 30
2004 - 2005
Prefeitura Municipal de CubatãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: assistente social, Carga horária: 30
2003 - 2005
Prefeitura Municipal de São Vicente-SPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: assistente social, Carga horária: 30
1992 - 2004
Prefeitura Municipal de SantosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: acompanhante terapêutico, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia de Souza Rebouças e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?