Mônica de Sousa Bastos

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1997) e mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Atualmente é diretora de marketing - gertaxi e professora contratada da Fundação Universa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Administração

2004 - 2006

Universidade Estadual do Ceará
Título: CRM como Estratégia de Fidelização em Empresas de Auto Gestão em Saúde., Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Paulo Cesar Batista

Especialização em Especialização em Marketing

2000 - 2001

Universidade Estadual do Ceará
Título: Marketing Social - Desenvolvimento Sustentável como Estratégia Empresarial
Orientador: José de Paula Barros Neto

Graduação em Administração

1991 - 1997

Universidade de Fortaleza
Título: Marketing Promocional (Integrado/Direto/Individualizado) para Homecomputers
Orientador: Jose Adelito Regueira

Graduação interrompida em 1992 em Administração hospitalar

1990 - Atual

União Educacional de Brasília
Ano de interrupção: 1992

Formação complementar

2007 - 2007

Empretec. (Carga horária: 80h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2004 - 2004

Estratégias de Negociação. (Carga horária: 16h). , Bolsa de Valores Regional - Centro de Excelência Empresarial, BVR, Brasil.

2003 - 2004

Practitioner. (Carga horária: 200h). , Sociedade Norte Nordeste de Programação Neurolinguística, PNL NORTE NORDES, Brasil.

2003 - 2003

Gestão de Equipes para Resultados. (Carga horária: 36h). , GERE Banco do Brasil, GERE, Brasil.

2002 - 2002

Gestão da Qualidade de Custos em Empresas de Saúde. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário São Camilo, USC, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2001 - 2001

Marketing Meeting Ceará. (Carga horária: 30h). , Millenium Maxxi Marketing, M3, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Reengenharia X Qualidade Total. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

1994 - 1994

Relações Interpessoais. (Carga horária: 40h). , CEDRHUS, CEDRHUS, Brasil.

1994 - 1994

A Busca da Qualidade nos serviços de saúde. (Carga horária: 46h). , CEDRHUS, CEDRHUS, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento estratégico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: administração.

Outras produções

BASTOS, M. S. . Marketing público. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

BASTOS, M. S. . Oceanica. 2011 (Escultura).

BASTOS, M. S. . Labirinto. 2010 (Escultura).

BASTOS, M. S. . Ratatouille. 2009 (Escultura).

BASTOS, M. S. . O Beijo segundo Rodin. 2008 (Artes plasticas).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Instituto de Educação Superior de Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2012 - Atual

Fundação Universa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 30

2008 - Atual

gertaxi

Vínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: diretora de marketing, Carga horária: 20

Outras informações:
GERTAXI CARGO: Diretora de Marketing FUNÇÃO: Integrar o conjunto de funções desempenhadas na empresa, como produção, finanças, logística, recursos humanos, sistemas de informação, engenharia de produtos, pesquisa tecnológica, entre outras, que gerenciam recursos e geram resultados para agregar valor econômico ao processo empresarial como um todo. Planejamento estratégico e restruturação de cargos e salários. Engloba a tomada de decisões, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados como a análise de marketing para analisar os riscos e as oportunidades de mercado; Planejamento de marketing - selecionar o mercado-alvo e as estratégias de marketing; Implementar o marketing para desenvolver o mix ou composto de marketing; e Controlar o marketing para avaliar os resultados das estratégias e dos programas. Atuar no processo de planejamento, execução e controle das estratégias e táticas de marketing, visando otimizar os resultados para os clientes. Analisar o mercado; Identificar oportunidades e riscos; Segmentar o mercado e selecionar o mercado-alvo; Objetivos de marketing; Estratégia de diferenciação de produto; Estratégia de preços, comunicação e distribuição; Plano tático; Orçamento de marketing e Avaliação e controle. Fui coordenadora do projeto de estruturação da empresa, readequei cargos, salários e funções. Confeccionei e implantei o planejam

2002 - 2008

Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: GERENTE DE NÚCLEO DE NEGOCIAÇÃO E PRODUTOS, Carga horária: 40

Outras informações:
EMPRESA: CASSI ? Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil ? Brasília. CARGO: Gerente de Núcleo ? Negociação e Produtos FUNÇÃO: Gerenciamento de Negociação e credenciamento com os Prestadores de servicos, gerenciamento dos produtos/serviços, marketing interno e externo, custos, gerenciamento de pessoas e desenvolvimento de projetos. Participação no desenvolvimento de novos negócios e novos modelos de parcerias para agregar novas fontes de receitas rentáveis ao portfólio. Na Unidade Ceará substitui por diversas vezes a Gerencia da Unidade bem como também a Gerencia de Mercado. Na mesma empresa fui convidada pela Diretoria para fazer parte da equipe de Marketing na Sede em Brasília, para reestruturação do marketing. CARGO: Analista de Marketing Sênior ? Setor de Marketing ? Sede em Brasília. FUNÇÃO: Planejamento e implantação de ações de Marketing. Avaliação do uso dos recursos financeiros para ações de marketing pelas unidades. Elaboração de análises referentes a pesquisas de mercado, envolvendo a preparação dos questionários, orientação aos pesquisadores, acompanhamento e auditoria do trabalho de campo, tabulação e análise dos resultados. Elaboração e implantação de projetos e gestão de produtos, gestão do ciclo de vida do cliente, mercado de agregadores e conteúdo, planejamento e realização de eventos sociais visando o marketing social da empresa, desenvolvimento e gestão de serviços de valor agregado. Desenvolvimento de serviços de valor agregado, garantindo qualidade, foco do cliente, em total alinhamento com as políticas e diretrizes estratégicas. Desenvolvi os projetos de Endomarketing, Vídeo Institucional e Plano de Comunicação.

2008 - 2009

BLUE LIFE ASSISTENCIA MEDICA LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE UNIDADE, Carga horária: 40

Outras informações:
EMPRESA: Blue Life Assistência Médica/Fortaleza ? CE. CARGO: Gerente de Sede. FUNÇÃO: Gerenciamento administrativo e comercial da sede de Fortaleza ? planejamento, gestão de pessoas, vendas e prospecção do mercado, projetos, negociação com prestadores e fornecedores, credenciamento de prestadores de serviço, coordenação de auditoria, acompanhamento da regulação, marketing social e promoção de eventos na área de saúde. Implantei a unidade Ceará desde a construção do prédio, a contratação e treinamento de pessoal, criação dos departamentos e responsável em desenvolver a cultura organizacional e o bom andamento dos serviços. 4 - EMPRESA: Natura Cosméticos. CARGO: Promotora de vendas. FUNÇÃO: Coordenação, formação e treinamento da equipe de vendas (consultoras), marketing comercial, institucional e interno. Promoção dos produtos comercializados, cuidando da exposição e a divulgação dos mesmos nos pontos de vendas, bem como afixando material promocional. Promoção de ações e eventos de lançamento de produtos. Acompanhamento do recebimento de mercadorias junto às consultoras de venda. 5