Claudia da Silva Leão

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade da Bahia (1989); Especialização em Educação do Ensino Superior pela UFBA (1990); Especialização e Gestão Ambiental pela UCSal/FUDESP (1994); Especialização em Novas Tecnologias em Educação (2013); Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2004); Professora Substituta da Universidade do Estado da Bahia (1989-1990); Pertence ao quadro permanente da Universidade do Estado da Bahia desde 1990; Concursada pela Universidade Federal da Bahia (FACED); Professora substituta de Didática das Ciências pela FACED/UFBA por dois anos; Docente da SEC/BA por vinte e seis anos; Docente do componente curricular Educação Ambiental por mais de vinte anos; Atua como docente do Componente Curricular Embriologia e Histologia há mais de vinte e cinco anos, desenvolvendo atividades teórico-práticas

Informações coletadas do Lattes em 28/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente

1999 - 2003

Universidade Federal da Bahia
Título: Caracterização Geoambiental da Baía de Aratu - BA, Ano de Obtenção: 2004
Antônio Fernando de Souza Queiroz.Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil. Palavras-chave: Sedimento; Manguezal; Baía de Aratu; Vegetação.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Especialização em Gestão Ambiental

1993 - 1994

Fundação de Desenvolvimento de Ensino do Servidor Público
Título: Importância da Educação Ambiental para o Curso de Licenciatura em Ciências da Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas-BA

Especialização em Atualização em Ensino Superior

1989 - 1990

Universidade Federal da Bahia

Especialização em Aperfeiçoamento

1989 - 1990

Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

1983 - 1988

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

2012 - 2013

Curso de capacitação profissional em práticas pedagógicas para a melhoria d. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2013

Novas Tecnologias na Educação. (Carga horária: 360h). , Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Oficinas de Paleontologia. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia e Histologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Geoquímica de Manguezal.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação Ambiental.

Organização de eventos

LEÃO, C. S. . I Ciclo de palestras com temas em Biologia. 2012. (Outro).

Participação em bancas

Aluno: Othon Amâncio dos Anjos Sestito

LEÃO, C. S.; CARVALHO, M. R. B.; JESUS, M. L.. PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS, SOBRE ATITUDES DE RISCO FRENTE AO HIV/AIDS: UM ESTUDO EM TURMAS DE EJA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rafael Neves Mandarino Dantas

REGO, E. J. L.; CARVALHO, M. R. B.;LEÃO, C. S.. O mercantilismo do genoma: uma discussão sobre os testes genéticos comerciais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Uinnie Paula da Cruz dos Anjos

JESUS, M. L.; CARVALHO, M. R. B.;LEÃO, C. S.. Distribuição de componentes biogênicos nos sedimentos costeiros da Ilha de Madre de Deus, Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: TAIS SOUZA SILVA

LEÃO, C. S.; CARVALHO, M. R. B.; JESUS, M. L.. Estágio supervisionado em curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no período da pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

LEAO, C. S.;LEÃO, C. S.. Concurso público para docente da Universidade do Estado da Bahia. 2000. Universidade do Estado da Bahia.

Orientou

Othon Amâncio dos Anjos Sestito

Perfil sócioavaliativo frente ao tratamento, controle e prevenção do HIV e AIDS, aplicado a cursos de licenciatura e bacharelado, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II, Alagoinhas; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Aline de Andrade Barreto

Conhecimento, prática e escolhas contraceptivas de universitários da UNEB/Campus II; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Aline de Andrade Barreto

Responsabilidades nas práticas sexuais dos universitários do Campus II da UNEB; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura en Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Claudia da Silva Leão;

Grace Kelly Chagas dos Santos Oliveira

Jogos didáticos: Ferramenta de ensino-aprendizagem em educação ambiental para o ensino médio; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura en Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Claudia da Silva Leão;

Andrea de Cerqueira Torres

Gerenciamento de resíduos industriais como minimizador da problemática ambiental; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura en Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Claudia da Silva Leão;

Othon Amâncio dos Anjos Sestito

Percepções e conhecimentos sobre atitudes de risco frente ao HIV/AIDS: um estudo em turmas de EJA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Claudia da Silva Leão;

LARISSA DE LIMA CARDOSO

Confecção e aplicação de jogos como subsídios para a aboradagem da EA no ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Claudia da Silva Leão;

Dejane de Jesus

Confecção de jogos enquanto ferramenta educacional para a educação básica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Claudia da Silva Leão;

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, L. L. ; LEÃO, C. S. ; CARVALHO, M. R. B. . A educação enquanto fenômeno social: gestão e práticas pedagógicas. 24. ed. Ponta Grossa: Atena, 2022.

  • LEÃO, C. S. ; QEIROZ, A. F. . Metais traços no Ecossistema Manguezal da Baía de Aratu. In: Antônio Fernando de Souza Queiroz, Joil José Celino. (Org.). Avaliação de Ambientes na Baía de Todos os Santos. 01ed.Salvador: EDUFBA, 2008, v. 01, p. 19-298.

  • JESUS, M. L. ; LEÃO, C. S. . Análise granulomètrica de sedimentos localizados na região costeira da cidade de Salvador-BA. In: SENCBIO, 2020, Alagoinhas - BA. IV Semana de Ciências Biológicas, 2018. v. 1.

  • Grace Kelly Chagas dos Santos Oliveira ; LEÃO, C. S. . Confecção e aplicação de jogos didáticos na educação básica. In: SENCBIO, 2020. IV Semana de Ciências Biológicas.

  • Maria Eliana Cruz ; LEÃO, C. S. . Análise estatística. In: IV Semana de Biologia, 2020, Alagoinhas. IV Semana de Ciências Biológicas, 2020.

  • Dantas, R. N. M. ; NASCIMENTO, E. J. ; LEÃO, C. S. . A Mercantilização do Genoma. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARDOSO, L. L. ; LEÃO, C. S. . Confecção e aplicação de jogos como subsídios para a abordagem da educação ambiental no ensino fundamental. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEÃO, C. S. . Avaliação Estatística de dados a partir da aplicação de jogos didáticos para abordagem da Educação ambiental no ensino fundamental. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LEÃO, C. S. . Jogos didáticos para abordagem da educação ambiental. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

1994 - 1995

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1994 - 03/1995

    Ensino,Disciplinas ministradas, Didádica para o Curso de Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências

1990 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

1989 - 1990

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1990

    Ensino,Disciplinas ministradas, Biologia Geral, Educação Ambiental, Ciências do Ambiente

  • 07/1989 - 01/1990

    Ensino,Disciplinas ministradas, Bilogia Geral, Ecologia Geral, Educação Ambiental, Ciências do Ambiente