Lucas Martin
Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021) e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (2008), com especialização MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2016) e Engenharia de Segurança do Trabalho (2022). Tem experiência técnica em P&D&I na área de energia, gás e biocombustíveis, com ênfase em análise de combustão, emissão de poluentes e eficiência energética. Atua como Docente do ensino superior desde 2016, tendo experiência com orientação, metodologias ativas de aprendizagem e aulas online.
Experiência profissional em mecânica automotiva de performance, metrologia, instrumentação, manutenção, gestão de sistema da qualidade certificada, laboratório de ensaio acreditado e coordenação de equipes de execução técnica. Gestão da produção e projeto de veículos elétricos.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Mecânica
2017 - 2021
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: ANÁLISE NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DA CHAMA PRÉ-MISTURADA DE ETANOL E AR UTILIZANDO UM QUEIMADOR DE CHAMA PLANA
, Ano de Obtenção: 2021.Roberto Wolf Francisco Júnior.Coorientador: Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior. Palavras-chave: Velocida de chama laminar; Etanol; Cinética química.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Cinética Química e Catálise. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis.
Especialização em Engenharia de Segurança do trabalho
2020 - 2022
Faculdade Educa Mais
Título: Elaboração do Inventário de riscos ocupacionais de uma equipe de montagem de andaimes no contexto das novas NR1 e NR18
Orientador: Luci Carlos de Andrade
Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos
2014 - 2016
Fundação Getúlio Vargas
Título: Aplicação das práticas da metodologia ágil em uma empresa de engenharia automobilística
Orientador: Gianfranco Muncinelli
Graduação em Engenharia Mecânica
2001 - 2008
Universidade Federal do Paraná
Título: PROJETO DE UMA BANCADA DE FLUXO DE ALTA CAPACIDADE PARA TESTE DE CABEÇOTES DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Orientador: Waldyr de Lima e Silva Júnior
Formação complementar
2021 - 2021
5ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional do SENAI. (Carga horária: 12h). , SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação em Análise e Gerenciamento de Risco. (Carga horária: 100h). , MAIS E-DUC, MESED_PPROV, Brasil.
2014 - 2014
Técnicas de Negociação com PNL. (Carga horária: 8h). , Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, ISAE, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento e Escopo com Mapas Mentais. (Carga horária: 4h). , Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, ISAE, Brasil.
2014 - 2014
Como Transformar Talento em Desempenho. (Carga horária: 8h). , Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, ISAE, Brasil.
2014 - 2014
Produção de Soluções Empresariais. (Carga horária: 8h). , Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, ISAE, Brasil.
2013 - 2013
DIAdem básico e avançado. (Carga horária: 40h). , National Instruments Brazil, NIB, Brasil.
2011 - 2011
Combustão e Emissões para Engenheiros. (Carga horária: 16h). , SAE Brasil, SAE BRASIL, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Projetos de Crédito de Carbono. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
NBR ISO/IEC 17025:2005. (Carga horária: 16h). , Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios - Paraná Metrologia, RPME, Brasil.
2010 - 2010
Veículos Elétricos e Híbridos. (Carga horária: 16h). , SAE Brasil, SAE BRASIL, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação em Sensores para P&D. (Carga horária: 24h). , Institutos Lactec, LACTEC, Brasil.
2008 - 2008
Emissão acústica Nível I. (Carga horária: 40h). , Institutos Lactec, LACTEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Termodinâmica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Biocombustíveis.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Aproveitamento da Energia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Energias Renováveis.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Sustentabilidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologias Ativas de Ensino.
Participação em eventos
Seminário Tecnológico de Geração de Energia Elétrica por Fonte Solar. 2012. (Seminário).
V Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM/PUCPR.Estudo da Superalimentação em Motociclos como Alternativa Para Atender a Legislação Ambiental. 2012. (Simpósio).
XX Seminário de Iniciação Científica PUCPR.Estudo da Superalimentação em Motociclos como Alternativa Para Atender a Legislação Ambiental. 2012. (Seminário).
IV Simpósio do PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.Estudo da Superalimentação em Motociclos como Alternativa Para Atender a Legislação Ambiental. 2011. (Simpósio).
Simpósio SAE Brasil de Novas Tecnologias Automotivas. 2011. (Simpósio).
II Seminário de energias alternativas aplicadas a mobilidade. 2010. (Seminário).
IV Forum de Tecnoplogia de motores Diesel. 2009. (Encontro).
Matriz Energética Brasileira - Alternativas álcool, biodiesel GNV e Híbridos. 2005. (Seminário).
Fórum de tecnologia de motores Diesel. 2004. (Encontro).
IX Competição SAE Brasil Petrobras de Minibaja. Equipe Uiraçu UFSC. 2003. (Olimpíada).
Participação em bancas
PANDINI, F. C.; FRANCISCO JR., R. W.; NAGAFUJI, G.;MARTIN, L.. Estudo do efeito da composição, da pressão e da temperatura na velocidade de chama adiabática da gasolina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Nicknich, E. B.; MEDEIROS, R.;MARTIN, L.; LIMA, N. N. C.. Projeto de sistema mola-amortecedor para um veículo tipo formula SAE através da análise de um quarto de carro.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MARTIN, L.; CARRARA, A. R. S.; ARAKI, L. K.. Ausência de combustão em motores a diesel - misfire. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.
Orientou
ANÁLISE DE UM SISTEMA DE RESFRIAMENTO DE MOSTO CERVEJEIRO; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA TRANSFERÊNCIA DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO ATRAVÉS DE UM MEIO POROSO DE UM QUEIMADOR DE CHAMA LAMINAR UTILIZANDO A FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
MEDIÇÃO DE CONSUMO DE AR EM UM MOTOR MONOCILÍNDRICO DE QUATRO TEMPOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS DE PROCESSAMENTO NA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO PARA CORPOS DE PROVA EM ACRILONITRILA BUTADIENO ESTIRENO (ABS) FABRICADOS POR FUSED DEPOSITION MODELING (FDM); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DO CANAL DE ENTRADA SOBRE A PULSAÇÃO NA VALVULA DE SUCÇÃO DE UM COMPRESSOR ALTERNATIVO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ESPUMA DO BANCO DO VEÍCULO OFF-ROAD BAJA NO DESCONFORTO DO PILOTO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
Análise Experimental de Escorregamento de Correia de uma Transmissão CVT Utilizada em Veículos Baja SAE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
ANÁLISE COMPUTACIONAL DE TRANSFEFÊNCIA DE MASSA POR DIFUSÃO ENTRE VAPOR DE GASOLINA E AR EM UM MISTURADOR PARA UM QUEIMADOR DE CHAMA LAMINAR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA TRANSFERÊNCIA DE MASSA POR DIFUSÃO ENTRE DIFERENTES ESPÉCIES QUÍMICAS ATRAVÉS DA FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
ESTUDO DE DIMENSIONAMENTO DE TUBO DE ESCAPAMENTO PARA MOTOR QUATRO TEMPOS PELO MÉTODO DE REFLEXÃO DE ONDAS DE PRESSÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
Medição de pressão dinâmica através de orifício; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE FREIO PARA O KART ELÉTRICO DO PROJETO VELLEV; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
OBTENÇÃO DA CURVA DE PRESSÃO DE UM MOTOR MONOCILÍNDRICO DE QUATRO TEMPOS A PARTIR DA LEITURA DAS CURVAS DE ROTAÇÃO E TORQUE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS E DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE UM GERADOR ELÉTRICO SÍNCRONO; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
OTIMIZAÇÃO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA BASEADO NO REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO BAJA SAE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
ANÁLISE EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA REGULAGEM DO GOVERNADOR CENTRÍFUGO E DO COMANDO DE VÁLVULAS NA PERFORMANCE DE UM MOTOR MONOCILÍNDRICO DE QUATRO TEMPOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
DESENVOLVIMENTO DE UM DINAMÔMETRO ELÉTRICO PARA MEDIÇÕES DE POTÊNCIA DE MOTORES DE COMPETIÇÃO BAJA SAE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
ANÁLISE CINEMÁTICA E DINÂMICA DE UMA CVT POR POLIAS EXPANSIVAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucas Martin;
Produções bibliográficas
-
TADANO, YARA S. ; BORILLO, GUILHERME C. ; GODOI, ANA FLÁVIA L. ; CICHON, AMANDA ; SILVA, THIAGO O.B. ; VALEBONA, FÁBIO B. ; ERRERA, MARCELO R. ; PENTEADO NETO, RENATO A. ; REMPEL, DENNIS ; MARTIN, LUCAS ; YAMAMOTO, CARLOS I. ; GODOI, RICARDO H.M. . Gaseous emissions from a heavy-duty engine equipped with SCR aftertreatment system and fuelled with diesel and biodiesel: Assessment of pollutant dispersion and health risk. Science of the Total Environment , v. 500-501, p. 64-71, 2014.
-
MARTIN, L. ; MARIANI, V. C. . Estudo da superalimentação em motociclos como alternativa para atender a legislação ambiental. In: XX Seminário de Iniciação Científica PUCPR, 2012, Curitiba. XX Seminário de Iniciação Científica PUCPR, 2012. v. 1.
-
MARTIN, L. ; MARIANI, V. C. . Estudo da superalimentação em motociclos como alternativa para atender a legislação ambiental. In: V Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM/PUCPR, 2012, Curitiba. V Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM/PUCPR, 2012, Curitiba, 2012. v. 1. p. 19-19.
-
MARTIN, L. ; MARIANI, V. C. . Estudo da Superalimentação em Motociclos como Alternativa Para Atender a Legislação Ambiental. In: IV Simpósio do PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, 2011, Curitiba. IV Simpósio do PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, 2011. v. 1. p. 17-17.
-
MARTIN, L. ; FRANCISCO JR., R. W. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. A. M. . NUMERICAL EVALUATION OF THE LAMINAR FLAME SPEED OF ETHANOL WITH LOW WATER CONCENTRATIONS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
KRUGER, E. A. ; BORIO, H. F. ; DAEMME, L. C. ; MARTIN, L. ; REMPEL, D. ; PENTEADO NETO, R. A. . MEMORIAL DESCRITIVO - AMPLIAÇÃO E READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEL. 2010. (Relatório de pesquisa).
MARTIN, L. ; BORIO, H. F. ; DAEMME, L. C. ; TINTORI JUNIOR, H. ; KRUGER, E. A. ; REMPEL, D. ; SILVA, K. C. C. E. ; PENTEADO NETO, R. A. . Resultados parciais dos testes do projeto Emissões Não-legisladas. 2010. (Relatório de pesquisa).
MARTIN, L. ; PENTEADO NETO, R. A. ; KRUGER, E. A. ; REMPEL, D. ; DAEMME, L. C. ; CUNHA, R. B. C. ; CORREA, L. C. ; TINTORI JUNIOR, H. . Realização de ensaios em motor, em gerador e avaliação de resultados. 2010. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2014
Avaliação de cenários e impactos resultantes do uso de diferentes tipos de combustíveis e tecnologias de motores e veículos sobre a qualidade do ar nas principais regiões metropolitanas brasileiras, Descrição: O objetivo do projeto é investigar o impacto de diferentes tipos de combustíveis, veículos de diferentes tecnologias e idades, sobre a qualidade do ar de importantes centros urbanos do sudeste do Brasil. Tem a participação da Petrobras, UTFPr , USP e Lactec.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Martin - Integrante / Renato de Arruda Penteado neto - Coordenador / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Pedro Caffaro Vicentini - Integrante / Edmilson Dias de Freitas - Integrante / Leila Droprinchinski Martins - Integrante / Jorge Martins - Integrante.
-
2010 - 2014
Projeto e instalação de laboratório para teste de motores transientes Euro V, Descrição: O projeto visa projetar e construir um laboratório para testes de desempenho mecânico e de emissões de gases provocadas por motores diesel da faixa de 450 kw, alimentados por combustíveis fósseis e por biocombustíveis. Está orçado em R$7 milhões, com recursos provenientes da Petrobras... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Martin - Integrante / Renato de Arruda Penteado neto - Coordenador / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo - Integrante / Lauro Elias Neto - Integrante / Katia Cristine da Costa e Silva - Integrante.
-
2008 - 2011
Estudo de emissões não-regulamentadas geradas por motocicletas, Descrição: FINALIDADE DO PROJETO O projeto tem a finalidade de estudar e determinar as emissões resultantes dos principais compostos ainda não-regulamentados pela legislação brasileira gerados por motocicletas. O Lactec mantém um grupo de pesquisa registrado no CNPq para estudar o tema, com o título Estudos sobre a emissão de poluentes e o desempenho mecânico de veículos e motores a combustão alimentados por combustíveis fósseis e biocombustíveis . OBJETIVOS DO PROJETO a) Prover aos membros dos grupos de pesquisa conhecimentos específicos sobre a legislação ambiental e, principalmente sobre os compostos poluentes a serem avaliados no projeto que tem foco específico para veículos ciclomotores, com ênfase em motocicletas. b) Desenvolver e consolidar uma técnica de aquisição dos gases de escape. Esta técnica a ser desenvolvida deve ser aplicável a diversos tipos de motocicletas. Cumpre ressaltar que este tema vai demandar estudos aprofundados em Mecânica dos Fluídos, de Química Analítica, Fenômenos da Combustão e Projetos de Màquinas. c) Medir as emissões provocadas por motocicletas adotando a técnica desenvolvida no item anterior. d) Interpretar os resultados obtidos em laboratório e avaliar seu impacto ambiental. e) Divulgar os resultados por meio de artigos científicos f) Complementar os trabalhos de dissertação dos mestrandos, com dados e informações obtidas em testes de laboratório METODOLOGIA a) Revisão bibliográfica sobre emissões não-legisladas emitidas por fontes móveis. b) Estudo físico-químico aprofundado dos principais compostos que compõe os gases emitidos por motores c) Levantamento dos problemas provocados pelas emissões brutas geradas por motocicletas, com ênfase especial aos óxidos de nitrogênio NOx e NO2, dióxido de enxofre SO2, hidrocarbonetos poliaromáticos e oxidantes fotoquímicos. d) Determinação das emissões de poluentes em motociclos pelas técnicas de cromatografia gasosa e por infra vermelho (FTIR). e) Avaliação dos result.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Lucas Martin - Integrante / Renato de Arruda Penteado neto - Coordenador / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Luiz Carlos Pereira Ramos - Integrante / Harlen Feijó Bório - Integrante / Marcos Francisco Gonçanlves de Oliveira - Integrante / Dmitri Vlassov - Integrante / Adriano Fontana Kerecz - Integrante / Pedro Ramos da Costa Neto - Integrante / Igor Fast Ostapiuk - Integrante.
-
2008 - 2011
Estudo de Emissões não-legisladas geradas pelo uso de Diesel e de biodiesel, em motores e veículos automotivos do ciclo Diesel., Descrição: As legislações brasileira e internacional relativas à emissão de poluentes veiculares, cobrem uma gama relativamente restrita e gases para os quais são definidos limites máximos de emissão. Os gases cobertos pelas legislações, ou seja "legislados", são o CO, HC, NOx e material particulado. Há consciência dos organismos que legislam/estudam sobre o Meio Ambiente, que outros gases podem prejudicar o ar, cujos limites ainda não são cobertos pela legislação. Nesta família, intitulada de "Não-legislados", estariam, por exemplo, os demais compostos presentes nas cadeias de hidrocarbonetos. O projeto tem o objetivo de determinar uma técnica para aquisição e medição dos gases não-legislados gerados em veículos e motores Diesel alimentados por biodiesel e diversas misturas. Os resultados permitirão um conhecimento mais aprofundado dos combustíveis avaliados, e indicará um conjunto de medidas para mitigar o efeito de tais gases ao meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Integrante / Renato de Arruda Penteado neto - Coordenador / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Ricardo Brasil Correa da Cunha - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Carlo Giuseppe Filippin - Integrante / Helena Maria Wilhelm - Integrante., Financiador(es): Institutos Lactec - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Estudo do desempenho mecânico e da geração de emissões em motores alimentados por biodiesel e sua misturas com óleo Diesel. - Fundação Araucária, Descrição: Tendo em vista aspectos de caráter econômico e social, o mundo se move em direção a um aumento sem precedentes na produção e no uso de biocombustíveis para fins de transporte e outras aplicações. Este tema, no entanto, ainda é motivo de muita incerteza e desconhecimento e atividades de P&D vêm procurar esclarecer aspectos ainda não dominados. Page 1 of 6 No Brasil, a lei de número 11097, de 2005, estabelece objetivos e prazos para a introdução do biodiesel na matriz energética nacional. O Ministério do Meio Ambiente, por meio do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) publicou a resolução nº 315, de 29 de outubro de 2002 que estabelece os limites para emissões de gases poluentes gerados por motores pesados e dá um prazo para seu cumprimento, a partir de 01/01/2009. O Lactec atua na área de biodiesel desde alguns anos, participando de fóruns nacionais e internacionais sobre o tema e coordenando projetos de pesquisa em conjunto com entidades governamentais e do meio industrial. No momento os projetos em curso abordam: a) caracterização físico-química do biodiesel, b) estudo do desempenho mecânico de motores a combustão alimentados por biodiesel. c) estudo das emissões de poluentes regulamentados e ainda não-regulamentadas pela legislação brasileira, geradas por motores alimentados por biodiesel e sua misturas. Apesar do envolvimento de especialistas de várias áreas do conhecimento nos projetos elencados, existe uma lacuna de capacitação no grupo, que diz respeito à combustão, reconhecidamente um dos fenômenos mais complexos da Engenharia. O professor Vlassov é um especialista no tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Integrante / Renato de Arruda Penteado neto - Coordenador / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Ricardo Brasil Correa da Cunha - Integrante / Carlo Giuseppe Filippin - Integrante / Dmitri Vlassov - Integrante / Borys Dagostin Horbatiuk - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Estudo de desempenho de motores Diesel , para geração de energia elétrica, alimentados por biodiesel produzido a partir de óleo de buriti. Projeto financiado pela Eletronorte., Descrição: Produção de biodiesel de buriti em laboratório (Lactec\Pr) e em usina localizada no Acre. Aplicação do biodiesel em proporção com o Diesel em grupos geradores de energia. Avaliação do desempenho do grupo gerador, nos aspecto mecânico, de geração de energia elétrica e de emissão de gases, em comparação com o Diesel metropolitano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Integrante / Renato de Arruda Penteado neto - Coordenador / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Ricardo Brasil Correa da Cunha - Integrante / Helena Maria Wilhelm - Integrante / Harlen Feijó Bório - Integrante / Luiz Fernando Brum Teixeira - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2010
Avaliação do Desempenho de Misturas de Biodiesel em Motor do Ciclo Diesel para Aplicação em Geração de Energia Elétrica. Projeto desenvolvido pela Rede Bioenerg, com financiamento do CNPQ., Descrição: Estudo realizado com a rede Bioenerg que visa determinar o desempenho de um grupo gerador de 125 kVA alimentado por biodiesel de soja - B100 (puro). Avaliação do desempenho mecânico e de emissões veiculares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Integrante / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ricardo Brasil Correa da Cunha - Integrante / Helena Maria Wilhelm - Integrante / Luiz Carlos Pereira Ramos - Integrante / Harlen Feijó Bório - Integrante / Luiz Fernando Brum Teixeira - Integrante / José Carlos Laurindo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2009 - 2014
Estudos para instalação de laboratório para determinação de emissão de poluentes provocada por motores a combustão interna da classe EURO V., Descrição: A preocupação com o meio-ambiente no âmbito mundial vem reduzindo significativamente os limites de emissões de poluentes gerados por motores a combustão interna. A obtenção destes limites cada vez menores exige do setor automotivo o desenvolvimento de soluções cada vez mais desafiadoras que procurem harmonizar dois aspectos que, a princípio são antagônicos: aumento de desempenho e redução de emissões. Simultaneamente os laboratórios para desenvolvimento e avaliação destas novas tecnologias devem ser projetados com equipamentos e instrumentos de alta confiabilidade e devem comportar sistemas de utilidades específicos que atendam a exigente demanda. No projeto aqui descrito é estudada a tecnologia disponível de equipamentos e instrumentos disponíveis, é definido o lay-out do laboratório, são estudadas as soluções para o devido provimento dos insumos ao laboratório, como energia elétrica, gases de calibração, combustíveis, água tratada, ar comprimido, detecção e combate a incêndio. O projeto será concluído com a montagem e operação do laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Adriano Fontana Kerecz - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2011
Estudo do desempenho de grupos geradores acionados com biodiesel. Projeto coordenado pelo Tecpar, com financiamento de MCT e pela Fundação Araucária/Paraná. Participação do IPT, Lactec, Bosch, MWM e Maquigeral., Descrição: Estudo da geração de energia elétrica por grupos geradores alimentados com biodiesel de soja produzido pela rota etílica. Estudo de desempenho mecânico e de emissão de poluentes, contemplando teste de durabilidade de 1500 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / José Carlos Laurindo - Integrante.
-
2009 - 2014
Estudos para instalação de laboratório para determinação de emissão de poluentes provocada por motores a combustão interna da classe EURO V., Descrição: A preocupação com o meio-ambiente no âmbito mundial vem reduzindo significativamente os limites de emissões de poluentes gerados por motores a combustão interna. A obtenção destes limites cada vez menores exige do setor automotivo o desenvolvimento de soluções cada vez mais desafiadoras que procurem harmonizar dois aspectos que, a princípio são antagônicos: aumento de desempenho e redução de emissões. Simultaneamente os laboratórios para desenvolvimento e avaliação destas novas tecnologias devem ser projetados com equipamentos e instrumentos de alta confiabilidade e devem comportar sistemas de utilidades específicos que atendam a exigente demanda. No projeto aqui descrito é estudada a tecnologia disponível de equipamentos e instrumentos disponíveis, é definido o lay-out do laboratório, são estudadas as soluções para o devido provimento dos insumos ao laboratório, como energia elétrica, gases de calibração, combustíveis, água tratada, ar comprimido, detecção e combate a incêndio. O projeto será concluído com a montagem e operação do laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Adriano Fontana Kerecz - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2011
Estudo do desempenho de grupos geradores acionados com biodiesel. Projeto coordenado pelo Tecpar, com financiamento de MCT e pela Fundação Araucária/Paraná. Participação do IPT, Lactec, Bosch, MWM e Maquigeral., Descrição: Estudo da geração de energia elétrica por grupos geradores alimentados com biodiesel de soja produzido pela rota etílica. Estudo de desempenho mecânico e de emissão de poluentes, contemplando teste de durabilidade de 1500 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / José Carlos Laurindo - Integrante.
-
2009 - 2014
Estudos para instalação de laboratório para determinação de emissão de poluentes provocada por motores a combustão interna da classe EURO V., Descrição: A preocupação com o meio-ambiente no âmbito mundial vem reduzindo significativamente os limites de emissões de poluentes gerados por motores a combustão interna. A obtenção destes limites cada vez menores exige do setor automotivo o desenvolvimento de soluções cada vez mais desafiadoras que procurem harmonizar dois aspectos que, a princípio são antagônicos: aumento de desempenho e redução de emissões. Simultaneamente os laboratórios para desenvolvimento e avaliação destas novas tecnologias devem ser projetados com equipamentos e instrumentos de alta confiabilidade e devem comportar sistemas de utilidades específicos que atendam a exigente demanda. No projeto aqui descrito é estudada a tecnologia disponível de equipamentos e instrumentos disponíveis, é definido o lay-out do laboratório, são estudadas as soluções para o devido provimento dos insumos ao laboratório, como energia elétrica, gases de calibração, combustíveis, água tratada, ar comprimido, detecção e combate a incêndio. O projeto será concluído com a montagem e operação do laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Adriano Fontana Kerecz - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2011
Estudo do desempenho de grupos geradores acionados com biodiesel. Projeto coordenado pelo Tecpar, com financiamento de MCT e pela Fundação Araucária/Paraná. Participação do IPT, Lactec, Bosch, MWM e Maquigeral., Descrição: Estudo da geração de energia elétrica por grupos geradores alimentados com biodiesel de soja produzido pela rota etílica. Estudo de desempenho mecânico e de emissão de poluentes, contemplando teste de durabilidade de 1500 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / José Carlos Laurindo - Integrante.
-
2009 - 2014
Estudos para instalação de laboratório para determinação de emissão de poluentes provocada por motores a combustão interna da classe EURO V., Descrição: A preocupação com o meio-ambiente no âmbito mundial vem reduzindo significativamente os limites de emissões de poluentes gerados por motores a combustão interna. A obtenção destes limites cada vez menores exige do setor automotivo o desenvolvimento de soluções cada vez mais desafiadoras que procurem harmonizar dois aspectos que, a princípio são antagônicos: aumento de desempenho e redução de emissões. Simultaneamente os laboratórios para desenvolvimento e avaliação destas novas tecnologias devem ser projetados com equipamentos e instrumentos de alta confiabilidade e devem comportar sistemas de utilidades específicos que atendam a exigente demanda. No projeto aqui descrito é estudada a tecnologia disponível de equipamentos e instrumentos disponíveis, é definido o lay-out do laboratório, são estudadas as soluções para o devido provimento dos insumos ao laboratório, como energia elétrica, gases de calibração, combustíveis, água tratada, ar comprimido, detecção e combate a incêndio. O projeto será concluído com a montagem e operação do laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Adriano Fontana Kerecz - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2011
Estudo do desempenho de grupos geradores acionados com biodiesel. Projeto coordenado pelo Tecpar, com financiamento de MCT e pela Fundação Araucária/Paraná. Participação do IPT, Lactec, Bosch, MWM e Maquigeral., Descrição: Estudo da geração de energia elétrica por grupos geradores alimentados com biodiesel de soja produzido pela rota etílica. Estudo de desempenho mecânico e de emissão de poluentes, contemplando teste de durabilidade de 1500 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / José Carlos Laurindo - Integrante.
-
2009 - 2014
Estudos para instalação de laboratório para determinação de emissão de poluentes provocada por motores a combustão interna da classe EURO V., Descrição: A preocupação com o meio-ambiente no âmbito mundial vem reduzindo significativamente os limites de emissões de poluentes gerados por motores a combustão interna. A obtenção destes limites cada vez menores exige do setor automotivo o desenvolvimento de soluções cada vez mais desafiadoras que procurem harmonizar dois aspectos que, a princípio são antagônicos: aumento de desempenho e redução de emissões. Simultaneamente os laboratórios para desenvolvimento e avaliação destas novas tecnologias devem ser projetados com equipamentos e instrumentos de alta confiabilidade e devem comportar sistemas de utilidades específicos que atendam a exigente demanda. No projeto aqui descrito é estudada a tecnologia disponível de equipamentos e instrumentos disponíveis, é definido o lay-out do laboratório, são estudadas as soluções para o devido provimento dos insumos ao laboratório, como energia elétrica, gases de calibração, combustíveis, água tratada, ar comprimido, detecção e combate a incêndio. O projeto será concluído com a montagem e operação do laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Adriano Fontana Kerecz - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2011
Estudo do desempenho de grupos geradores acionados com biodiesel. Projeto coordenado pelo Tecpar, com financiamento de MCT e pela Fundação Araucária/Paraná. Participação do IPT, Lactec, Bosch, MWM e Maquigeral., Descrição: Estudo da geração de energia elétrica por grupos geradores alimentados com biodiesel de soja produzido pela rota etílica. Estudo de desempenho mecânico e de emissão de poluentes, contemplando teste de durabilidade de 1500 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / José Carlos Laurindo - Integrante.
-
2009 - 2014
Estudos para instalação de laboratório para determinação de emissão de poluentes provocada por motores a combustão interna da classe EURO V., Descrição: A preocupação com o meio-ambiente no âmbito mundial vem reduzindo significativamente os limites de emissões de poluentes gerados por motores a combustão interna. A obtenção destes limites cada vez menores exige do setor automotivo o desenvolvimento de soluções cada vez mais desafiadoras que procurem harmonizar dois aspectos que, a princípio são antagônicos: aumento de desempenho e redução de emissões. Simultaneamente os laboratórios para desenvolvimento e avaliação destas novas tecnologias devem ser projetados com equipamentos e instrumentos de alta confiabilidade e devem comportar sistemas de utilidades específicos que atendam a exigente demanda. No projeto aqui descrito é estudada a tecnologia disponível de equipamentos e instrumentos disponíveis, é definido o lay-out do laboratório, são estudadas as soluções para o devido provimento dos insumos ao laboratório, como energia elétrica, gases de calibração, combustíveis, água tratada, ar comprimido, detecção e combate a incêndio. O projeto será concluído com a montagem e operação do laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Adriano Fontana Kerecz - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2011
Estudo do desempenho de grupos geradores acionados com biodiesel. Projeto coordenado pelo Tecpar, com financiamento de MCT e pela Fundação Araucária/Paraná. Participação do IPT, Lactec, Bosch, MWM e Maquigeral., Descrição: Estudo da geração de energia elétrica por grupos geradores alimentados com biodiesel de soja produzido pela rota etílica. Estudo de desempenho mecânico e de emissão de poluentes, contemplando teste de durabilidade de 1500 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / José Carlos Laurindo - Integrante.
-
2009 - 2014
Estudos para instalação de laboratório para determinação de emissão de poluentes provocada por motores a combustão interna da classe EURO V., Descrição: A preocupação com o meio-ambiente no âmbito mundial vem reduzindo significativamente os limites de emissões de poluentes gerados por motores a combustão interna. A obtenção destes limites cada vez menores exige do setor automotivo o desenvolvimento de soluções cada vez mais desafiadoras que procurem harmonizar dois aspectos que, a princípio são antagônicos: aumento de desempenho e redução de emissões. Simultaneamente os laboratórios para desenvolvimento e avaliação destas novas tecnologias devem ser projetados com equipamentos e instrumentos de alta confiabilidade e devem comportar sistemas de utilidades específicos que atendam a exigente demanda. No projeto aqui descrito é estudada a tecnologia disponível de equipamentos e instrumentos disponíveis, é definido o lay-out do laboratório, são estudadas as soluções para o devido provimento dos insumos ao laboratório, como energia elétrica, gases de calibração, combustíveis, água tratada, ar comprimido, detecção e combate a incêndio. O projeto será concluído com a montagem e operação do laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Adriano Fontana Kerecz - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2011
Estudo do desempenho de grupos geradores acionados com biodiesel. Projeto coordenado pelo Tecpar, com financiamento de MCT e pela Fundação Araucária/Paraná. Participação do IPT, Lactec, Bosch, MWM e Maquigeral., Descrição: Estudo da geração de energia elétrica por grupos geradores alimentados com biodiesel de soja produzido pela rota etílica. Estudo de desempenho mecânico e de emissão de poluentes, contemplando teste de durabilidade de 1500 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / José Carlos Laurindo - Integrante.
-
2009 - 2014
Estudos para instalação de laboratório para determinação de emissão de poluentes provocada por motores a combustão interna da classe EURO V., Descrição: A preocupação com o meio-ambiente no âmbito mundial vem reduzindo significativamente os limites de emissões de poluentes gerados por motores a combustão interna. A obtenção destes limites cada vez menores exige do setor automotivo o desenvolvimento de soluções cada vez mais desafiadoras que procurem harmonizar dois aspectos que, a princípio são antagônicos: aumento de desempenho e redução de emissões. Simultaneamente os laboratórios para desenvolvimento e avaliação destas novas tecnologias devem ser projetados com equipamentos e instrumentos de alta confiabilidade e devem comportar sistemas de utilidades específicos que atendam a exigente demanda. No projeto aqui descrito é estudada a tecnologia disponível de equipamentos e instrumentos disponíveis, é definido o lay-out do laboratório, são estudadas as soluções para o devido provimento dos insumos ao laboratório, como energia elétrica, gases de calibração, combustíveis, água tratada, ar comprimido, detecção e combate a incêndio. O projeto será concluído com a montagem e operação do laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / Luiz Carlos Daemme - Integrante / Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo - Integrante / Rodrigo Soares Ferreira - Integrante / Adriano Fontana Kerecz - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2011
Estudo do desempenho de grupos geradores acionados com biodiesel. Projeto coordenado pelo Tecpar, com financiamento de MCT e pela Fundação Araucária/Paraná. Participação do IPT, Lactec, Bosch, MWM e Maquigeral., Descrição: Estudo da geração de energia elétrica por grupos geradores alimentados com biodiesel de soja produzido pela rota etílica. Estudo de desempenho mecânico e de emissão de poluentes, contemplando teste de durabilidade de 1500 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lucas Martin - Coordenador / Renato de Arruda Penteado neto - Integrante / Ernani Arthur Kruger - Integrante / Dennis Rempel - Integrante / José Carlos Laurindo - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
SENAI - Departamento Regional do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor FAC I, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2021
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Tecnologia Senai Curitiba.,Serviço realizado, Desenvolvimento de solução pra linha de montagem VW-Audi SJP.
-
02/2021
Ensino, Bacharelado em engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de protótipos e modelagem 3D, Desenho técnico computacional
-
02/2021
Ensino, Bacharelado em Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de protótipos e modelagem 3D
-
06/2020
Ensino, Engenharia de veículos Híbridos e Elétricos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos veículos híbridos e elétricos, Dinâmica de veículos híbridos e elétricos, Introdução aos sistemas automotivos
-
03/2020
Ensino, Fabricação Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho técnico, Estatística, Mecânica dos fluidos
-
03/2020
Ensino, Automação Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico, Fundamentos de Física, Fundamentos matemáticos
2016 - 2019
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 17
Outras informações:
Professor de Máquinas Térmicas e Refrigeração.
Orientador de trabalhos de conclusão de curso.
Atividades
-
02/2017 - 12/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Tecnológicas.,Linhas de pesquisa
-
02/2016 - 12/2019
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geração de Energia, Máquinas Térmicas, Máquinas Térmicas I, Refrigeração
2009 - 2014
Institutos LactecVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO PESQUISADOR III, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenação da equipe que realizava ensaios em bancada de motores, tanto na prestação de serviços como projetos de P&D ANP. Trabalho em conjunto com gerentes de projeto estrangeiros, de variadas culturas. Responsável pelo desenvolvimento de procedimentos e métodos de ensaio, análise de resultados e emissão de relatórios de pesquisa, tanto de maneira independente como em parceria com clientes e órgãos reguladores nacionais. Desenvolvimento de sistemas inovadores para controle das condições de ensaio e coletas de amostras críticas (Aldeídos em Diesel). Envolvido diretamente com o sistema de gestão da qualidade do laboratório. Liderança técnica na equipe que projetou e executou a montagem da Sala de Testes EuroV do Lactec, desde a seleção dos equipamentos até o comissionamento.
2008 - 2008
Institutos LactecVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuação em todas as áreas envolvidas no ensaio de motores a combustão, tanto para análise de desempenho como de emissões de poluentes, desde a instrumentação dos protótipos e preparo do ensaio até a redação do relatório final. Manutenção dos equipamentos de teste com implementação de diversas melhorias, tanto para aumentar a qualidade dos ensaios como para reduzir os custos destes.
2011 - 2019
TECMAGEM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES LTDA-MEVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pelo Sistema de boas práticas de fabricação Anvisa.
Responsável pelo Sistema de gerenciamento de risco de fabricação dos reveladores de raio X
2003 - 2019
MGM Serviços automotivos LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciei como auxiliar mecânico fazendo limpeza de peças e cronometragem em pista, passando por mecânico e montador de motores, mecânico líder e desenvolvimento de cabeçotes de competição, controle de qualidade e metrologia de montagem, por fim engenheiro chefe e líder de projetos. Atuei na gestão e operação da manutenção e desenvolvimento de carros de competição, desenvolvendo habilidades de projeto e manufatura de protótipos relacionados com as áreas das ciências térmica, fluidodinâmica e dinâmica de estruturas. Além de instrumentação e aquisição de dados. Produção de peças especiais e validação de peças produzidas por terceiros, tanto para motores de veículos importados como para projetos especiais de performance.
Atividades
-
06/2003 - 12/2019
Serviços técnicos especializados , Equipe Técnica.,Serviço realizado, Montagem de motores: usinagem de peças, metrologia, ajustagem, controle de qualidade de fornecedores, limpeza técnica, montagem e comissionamento.; Montagem de veículos: Soldagem de peças, alteração de ancoragem de suspensão, usinagem, ajustagem, alinhamento, segurança.; Instrumentação: Instalação de sitemas de monitoramento e/ou gerenciamento eletrônico. Sensores, chicotes, e configuração de software.
2022 - 2023
SEGULA Technologies BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de calibração Master, Carga horária: 40
Outras informações:
Líder de engenharia de calibração de motores do ciclo Otto. Pilotagem do time de calibração no ajuste dos parâmetros de controle da injeção eletrônica de veículos Flex e Gasolina para diferentes mercados e suas respectivas normativas de emissões veiculares.
2023 - Atual
Renault do Brasil S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Engneharia de Produto Sênior, Carga horária: 40
Outras informações:
Líder de engenharia de calibração de motores do ciclo Otto. Pilotagem do time de calibração no ajuste dos parâmetros de controle da injeção eletrônica de veículos Flex e Gasolina para diferentes mercados e suas respectivas normativas de emissões veiculares.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas Martin e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?