Renata Aparecida Gonçalves Silva

Bacharel e licenciada em Química com atribuições tecnológicas pela Universidade Federal de Uberlândia em 2010, Mestre em Eletroquímica e Analítica pela Universidade Federal de Uberlândia em 2014 e Doutora em Química Analítica pela Universidade Federal de Uberlândia. Desde 2010 atuo como analista de laboratório no departamento PD&I da empresa Ourofino Agrociência, visando desenvolver e validar métodos analíticos para quantificação residual e teor de defensivos agrícolas em diversas matrizes empregando cromatografia líquida e gasosa com detectores de espectrometria massas e arranjos de diodos.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2015 - 2020

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Desenvolvimento e validação de método multirresidual para determinação de agrotóxicos em mel por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas em série
Anízio Márcio de Faria. Coorientador: Anízio Márcio de Faria. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Química

2012 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Determinação de Mancozebe em defensivos agrícolas utilizando eletrodo de diamante dopado com boro (DDB) e análise por injeção em batelada (BIA) com detecção amperométrica,Ano de Obtenção: 2014
Aline Carlos de Oliveira.Coorientador: Eduardo Richeter.

Graduação em Bacharel em Química com Atribuições Tecnológcas

2006 - 2011

Universidade Federal de Uberlândia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Química

2006 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 -

Inglês - Nível Introdutório. (Carga horária: 60h). , Special English Studies, SPENS, Brasil.

2009 - 2009

Produção de micro-dispositivos eletroquimicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2009 - 2009

1ª Escola de Inverno do IQUUFU - Química Verde. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2008 - 2008

Química Forense. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

XXI Encontro Regional da SBQ. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

Os Ciclos Biogeoquímicos e a Biotecnologia. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2007 - 2007

Composição Química e Bromatológica de Alimentos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2006 - 2007

Inglês. (Carga horária: 45h). , Central de Linguas, CELIN, Brasil.

2006 - 2006

Introdução à Química dos Polímeros. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2006 - 2006

Química do Sabor, Aroma e Cor em Alimentos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2006 - 2006

III Semana Acadêmica da Univ. F. de Uberlândia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

33ª Reunião Anual Sociedade Brasileira de Química. Estudo cinético da reação de desprendimento de oxigênio sobre eletrodos de óxidos de Ru + Ti preparados através de diferentes metodologias. 2010. (Congresso).

1ª Escola de Inverno do IQUFU. 2009. (Encontro).

Dia Nacional do Químico. 2009. (Encontro).

Sociedade Brasileira de Química - 32ª Reunião Anual. Propriedades eletrocatalíticas de eletrodos de óxidos de Ru + Ti preparados através de diferentes metodologias. 2009. (Congresso).

XVII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica.Comparação do desempenho de eletrodos de Ti/(Ru0,3Ti0,7)O2, preparados através de diferentes metodologias, para reação de desprendimento de oxigenio.. 2009. (Simpósio).

XXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (carga horária 30 horas). 2007. (Encontro).

III Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (carga horária 20 horas). 2006. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Regina Massako Takeuchi

SILVA, C. G. A.; EIRAS, S. P.; SOARES, D. F.;TAKEUCHI, R. M.; FARIA, A. M.. Desenvolvimento e validação de método multirresidual para determinação de agrotóxicos em mel por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas em série. 2020. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Regina Massako Takeuchi

BATISTA, A. D.; EIRAS, S. P.;TAKEUCHI, R.M.; FARIA, A. M.. Desenvolvimento e validação de método multirresidual para determinação de agrotóxicos em mel por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas em série. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Djenaine de Souza

OLIVEIRA, A. C.;De SOUZA, D.OLIVEIRA JUNIOR, R. T. S.. Determinação de Mancozebe em defensivos agrícolas utilizando eletrodo de diamante dopado com boro (DDB) e análise por injeção em batelada (BIA) com detecção amperométrica. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Djenaine de Souza

OLIVEIRA, A. C.; BORGES NETO, W.;De Souza, Djenaine. Determinação de Mancozebe em defensivos agrícolas utilizando eletrodo de diamante dopado com boro (DDB) e análise por injeção em batelada (BIA) com detecção amperométrica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Sebastião de Paula Eiras

EIRAS, S.P.; FARIA, A. M.; TAKEUCHI, R. M.; SOARES, D. F.; SILVA, C. G. A.. Desenvolvimento e validação de método multirresidual para determinação de agrotóxicos em mel por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas sem série.. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Sebastião de Paula Eiras

EIRAS, S. P.; BATISTA, A. D.; TAKEUCHI, R. M.; FARIA, A. M.. Desenvolvimento de validação de método multirresidual para determinação de agrotóxicos em mel por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massa em sériie.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Dayane Fonseca Soares

Faria, A. M.; Takeuchi, R. M.; EIRAS, S. P.; SILVA, C. G. A.;SOARES, D. F.. Desenvolvimento e validação de método multirresidual para determinação de agrotóxicos em mel por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas em série. 2020. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Anizio Marcio de Faria

TAKEUCHI, R. M.; EIRAS, S. P.;SILVA, C. G. A.; SOARES, D. F.;FARIA, A. M.. Desenvolvimento e validação de método multirresidual para determinação de agrotóxicos em mel por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas em série. 2020. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Anizio Marcio de Faria

BATISTA, A. D.; EIRAS, S. P.; TAKEUCHI, R. M.;FARIA, A. M.. Desenvolvimento e validação de método multirresidual para determinação de agrotóxicos em mel por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas em série. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Waldomiro Borges Neto

OLIVEIRA, A. C.;BORGES NETO, W.; SOUZA, D.. Determinação de mancozebe em agroquímicos comerciais utilizando eletrodo de diamante dopado com boro (DDB) e análise por injeção em batelada (BIA) com detecção amperométrica de múltiplos pulsos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Lúcia Bento

Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento,no ramo de atividade: controle de qualidade e análise físico -química de produtos da empresa Ourofino Agrociência em Uberaba-MG; 2011; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Lúcia Bento;

Maria Lúcia Bento

Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento,no ramo de atividade: controle de qualidade e análise físico -química de produtos da empresa Ourofino Agrociência em Uberaba-MG; 2010; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Maria Lúcia Bento;

Luiz Antonio de Faria

Comparação do desempenho de letrodos de Ti/Ru0; 3Ti0; 7)O2, preparados através dos métodos: Pechini, Sol-gel e pirólise direta dos sais precursores para a reação de desprendimento de oxigênio- Parte II; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luiz Antonio de Faria;

Luiz Antonio de Faria

Comparação do desempenho de eletrodos de Ti/Ru0; 3Ti0; 7)O2, preparados através de diferentes metodologias pra a reação de desprendimento de oxigênio; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Luiz Antonio de Faria;

Anizio Marcio de Faria

Determinação multirresíduos de agrotóxicos em mel empregando os métodos QuEChERS e extração sólido-líquido com partição a baixa temperatura por UPLC-MS/MS; 2020; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Anizio Marcio de Faria;

Aline Carlos de Oliveira

DETERMINAÇÃO DE MANCOZEBE EM AGROQUÍMICOS COMERCIAIS UTILIZANDO ELETRODO DE DIAMANTE DOPADO COM BORO (DDB) E ANÁLISE POR INJEÇÃO EM BATELADA (BIA) COM DETECÇÃO AMPEROMÉTRICA; 2012; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Aline Carlos de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, RENATA A.G. ; SILVA, LUIZ A.J. ; MUNOZ, RODRIGO A.A. ; RICHTER, EDUARDO M. ; OLIVEIRA, ALINE C. . Fast and direct determination of mancozeb through batch injection analysis with amperometric detection on boron-doped diamond electrodes. JOURNAL OF ELECTROANALYTICAL CHEMISTRY , v. 733, p. 85-90, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de Metodologias Analíticas para a Quantificação de Defensivos Agrícolas em Amostras de Abelhas, Mel e Favo., Descrição: Frente ao alto consumo de defensivo agrícolas no Brasil, queda acentuada da população mundial de abelhas e a crescente necessidade de monitoramento da qualidade dos alimentos este projeto de trabalho visa o desenvolvimento de técnica analíticas modernas, sensíveis, rápidas, robustas, de fácil preparação da matriz (abelha, mel e favo), eficazes, com baixa geração de resíduo proveniente da análise, e que garantem resultados confiáveis, com sensibilidades e seletividades adequadas para a detecção e quantificação de agrotóxicos em níveis traço.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Aparecida Gonçalves Silva - Coordenador / Rosana Maria Nascimento Assunção - Integrante / Anízio Marcio de Faria - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Determinação de Mancozebe em defensivos agrícolas utilizando eletrodo de diamante dopado com boro (DDB) e análise por injeção em batelada (BIA) com detecção amperométrica, Descrição: O Mancozebe é um fungicida pertencente à classe dos ditiocarbamatos (DTC) amplamente empregado na agricultura como fungicida não sistêmico, controlando uma grande variedade de fungos em culturas de arroz, batata, citros e tomate. Atualmente, as indústrias agroquímicas quantificam o teor de Mancozebe em seus produtos comercias utilizando titulação iodométrica. O maior inconveniente dessa metodologia é o tempo de análise (cerca de duas horas e trinta minutos), o que acarreta tempo de inatividade, mão-de-obra ociosa e atrasos na aprovação do produto final, gerando problemas no fluxo de produção e atrasos na entrega. Desta forma, este projeto visa desenvolver um método eletroanalítico para a quantificação do fungicida Mancozebe em defensivos agrícolas utilizando eletrodo de diamante dopado com boro (DDB) e análise por injeção em batelada (BIA) com detecção amperométrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renata Aparecida Gonçalves Silva - Coordenador / Aline Carlos de Oliveira - Integrante / Luíz André Juvêncio - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Comparação do desempenho de eletrodos de Ti/(Ru 0,3Ti0,7)O2, preparados através de diferentes metodologias, para as reação de desprendimento de oxigênio, Descrição: Investigar o efeito que diferentes métodos de preparação exercem sobre as propriedades de um ânado binário constituído pela mistura de 30% mol de Óxido de Rutênio mais 70% mol de Óxido de Titânio, suporta sobre titânio metálico. Os eletrodos serão preparados utilizando-se três métodos diferentes: decomposição térmica de soluções aquosas dos sais precursores na proporção estequiométrica desejada; método sol-gel coloidal e método de Pechini.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Renata Aparecida Gonçalves Silva - Integrante / Luiz Antônio Faria - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Ouro Fino Agrociência

Vínculo: Empresa Privada, Enquadramento Funcional: Analista de Laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos agrícolas. Realizando análises de físico-químicas e químicas; e desenvolvimento e validação de metodologia analítica utilizando técnicas de cromatografia líquida e gasosa, com detetores de espectrometria de massas, DAD e FID. Conhecimento na implementação e manutenção da acreditação de laboratório em ABNT NBR ISO/IEC 17025.

2010 - 2011

Ouro Fino Agrociência

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Controle da Qualidade, Carga horária: 30

Outras informações:
Realização de ensaios utilizando equipamentos como: granulometro a laser, infravermelho, cromatógrafos líquidos e gasosos e acoplados a espectrômetro de massa, viscosímetro, densimetro, pHmetro, alem de outras técnicas e metodologias aplicadas a agrotóxicos, alem de outras análises de matérias-primas e embalagens.

2009 - 2009

Escola Estadual Cidade Industrial

Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora de química, Carga horária: 20