Viviane Steil

Sou graduada em Design Industrial na UNIVALI (2008) e especialista em Gestão do Design na UFSC (2011). Trabalho há 9 anos no mercado catarinense como designer industrial e gráfico. Desenvolvi pesquisas acadêmicas na área de Interação Humano-Computador e Usabilidade, que me deram bases consistentes para o desenvolvimento de websites. Minha expertise hoje é integrar a comunicação off-line (impressos) com online (web). A experiência de trabalhar como funcionária de empresas, agências de design, professora de design e freelancer, me deram a noção de como posso atuar da melhor forma no mercado catarinense. Hoje, as áreas de estudo que concentro minhas energias são: design emocional, sociologia, consumo, design gráfico, branding, gestão do design, metodologia de projeto, yoga e música. www.vivisteil.com.br

Informações coletadas do Lattes em 04/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Sociologia

2012 - Atual

Universidade Gama Filho

Especialização em Gestão de Design

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Mônica Stein

Graduação em Design Industrial

2001 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí
Orientador: Bianka Cappucci Frisoni

Formação complementar

2010 - 2010

Curso Introdutório - História e desenho de letras. (Carga horária: 9h). , Tipocracia.

2009 - 2009

SEO - Search Engine Optimization. (Carga horária: 9h). , TreinaWeb.

2009 - 2009

Lógica de Programação Orientada a Objetos. (Carga horária: 16h). , TreinaWeb.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Ergonomia Cognitiva.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Interação Humano Computador.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: DESIGN DE MODA.

Participação em eventos

11 Encontro Locaweb de Profissionais de Internet. 2009. (Encontro).

Michel Maffesoli - Le devenir mode du monde. 2008. (Outra).

7 ERGODESIGN Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído e Transporte. 2007. (Congresso).

7 USIHC Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. 2007. (Congresso).

IV Seminário de Iniciação Científica."Projetando web sites de forma consciente. O estudo de caso do desenvolvimento do web site do NID - Núcleo de Cadeia Têxtil da Rede Catarina de design sediado na UNIVALI. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Sara Klann

STEIL, Viviane; RIFFEL, R.; TESKE, S.. Ida Renaux: história e memória de um vestido da década de 30. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - ASSEVIM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAI MIRIM LTDA..

Aluno: Tuana Lorena Sousa Steil

STEIL, Viviane; HOFFMEISTER, C. M.; ROPELATTO, L.. Encaixe perfeito entre calçado e pé: Fanny's Shoes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - ASSEVIM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAI MIRIM LTDA..

Aluno: Fabiane Raquel Clemente Krieger

STEIL, Viviane; PEREIRA, S. W. A.; OLIVEIRA, V.. Como desenvolver um editorial de moda para a marca Ray Ban, que transcreva o conceito da marca e sua identidade como ícone de moda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Associação Educacional Leonardo da Vinci.

Aluno: Kesley Souza Silva

STEIL, Viviane; RIFFEL, R.; TESKE, S.. Arte em superfícies: Book para estamparia corrida inspirado nos elementos formais das obras de Gustav Klimt. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Associação Educacional Leonardo da Vinci.

Aluno: ALINE FERREIRA DA SILVA

STEIL, Viviane; HOFFMEISTER, C. M.; TRIDAPALLI, F.. Desenvolvimento de coleção de vestidos de festa em jeans. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Associação Educacional Leonardo da Vinci.

Aluno: Sielly Krieger da Silva

STEIL, Viviane. Experimentação Fashion: A importância da personal Stylist para a valorização da imagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Associação Educacional Leonardo da Vinci.

Orientou

Jade Borchartt

Gestão estratégica para construção de uma marca de camisetas personalizadas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - ASSEVIM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAI MIRIM LTDA; ; Orientador: Viviane Steil;

Suzana Ten Caten Andres

Plano de negócios para um empreendimento online no ramo de venda de roupase acessórios de segunda mão (Brechó); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - ASSEVIM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAI MIRIM LTDA; ; Orientador: Viviane Steil;

Heloá Maria Merizio

A Menina e o Passarinho: A criação de uma marca de natureza emocional; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - ASSEVIM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAI MIRIM LTDA; ; Orientador: Viviane Steil;

Kelly Priscila Leal

Construção de uma identidade visual para uma marca de moda; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Associação Educacional Leonardo da Vinci; Orientador: Viviane Steil;

Amanda Ullrich

Gestão de marca: A criação da marca Mantri; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Moda) - Associação Educacional Leonardo da Vinci; Orientador: Viviane Steil;

Suzana Ten Caten Andres

Desenvolvimento de coleção: Ana Lilly Confecções; 2012; Orientação de outra natureza; (Design de Moda) - ASSEVIM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAI MIRIM LTDA; ; Orientador: Viviane Steil;

Produções bibliográficas

  • STEIL, Viviane ; STEIN, M. . Design, pós-modernidade e o conceito de marca mutante: uma visão contemporânea para a nova gestão estratégica de uma empresa líder no ramo têxtil catarinense - case Tecnoblu. In: 10 P&D Design Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís. Anais do P&D Design 2012, 2012.

  • FRISONI, Bianka Cappucci ; STEIL, Viviane . Como estruturar melhor a área de contato com o usuário? A utilização da Técnica de Card Sorting para desenvolver a estrutura do website do Núcleo de Inovação em Design da Cadeia Têxtil. In: 5 USIHC - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Humano Computador, 2005, Rio de Janeiro. Anais do 5o. USIHC - 2005.

  • FRISONI, Bianka Cappucci ; STEIL, Viviane . Navegando por meio das rotas e trilhas das características e necessidades dos usuários.. In: 3 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade Design de Interface e Interação Humano Computador, 2004, Rio de Janeiro. Anais do P&D Design 2004, 2004.

  • STEIL, Viviane ; FRIZONI, Bianka Cappucci . Projetando websites de forma consciente. O estudo de caso do desenvolvimento de website do NID - Núcleo de Cadeia Têxtil da Rede Catarina de Design sediado na UNIVALI. In: IV Seminário de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq, ProBIC/UNIVALI, PIPG/UNIVALI, Artigo 170/Governo SC, 2005, São José. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica, 2005.

  • STEIL, Viviane ; FRISONI, Bianka Cappucci . Projetando web sites de forma consciente. O estudo de caso do desenvolvimento do web site do Nid - Núcleo de Cadeia Têxtil da Rede Catarina de design sediado na Univali. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

STEIL, Viviane . Website Etnia Decorações. 2012; Tema: Website Institucional Etnia Decorações. (Site).

STEIL, Viviane . Website Terra Melhor. 2012; Tema: Website Institucional Terra Melhor. (Site).

STEIL, Viviane ; LARA, C. . Website Tecnoblu. 2011; Tema: Website Institucional Tecnoblu. (Site).

STEIL, Viviane . Website GEA Construtora. 2011; Tema: Website Institucional da GEA Construtora. (Site).

STEIL, Viviane . Oficina Montagem de Portfolio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

ASSEVIM - SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAI MIRIM LTDA.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2010 - 2011

GEA Construtora

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestão de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Gestão da comunicação da empresa. Desenvolvimento de mídia impressa e web, do estratégico ao operacional.

2009 - 2011

Tecnoblu Your ID

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Mídia Web, Carga horária: 20

Outras informações:
No período de outubro/2009 até maio/2010 no desenvolvimento de etiquetas para o segmento C da empresa. A partir de Junho/2010 até Julho/2011fazendo parte da equipe de comunicação estratégica.

2007 - 2010

Maricota da Gema designers LTDA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 15

Outras informações:
Consultoria em design na área de moda, desenvolvendo serviços como planejamento e desenvolvimento de coleção, definição de matéria prima, pesquisa de novos produtos, visual merchandising para empresas, entre outros.